Besteiras de Ronaldo



Lamentável ver Ronaldo, representante do Comitê Organizador Local da Copa de 2014, tentar defender o indefensável.

Em artigo publicado ontem na “Folha”, o ex-jogador, que além de integrar o comitê tem uma série de contratos comerciais ligados ao Mundial, pede à sociedade brasileira que reveja seus conceitos em relação à Copa em vez de criticá-la, algo que talvez ele não possa fazer, até por ser parte do “establishment” e do próprio COL.

Diz que “a Copa não é da Fifa, do COL ou do governo”, mas “do Brasil”. Que traz “mais empregos, turismo, capacitação, melhores aeroportos, estádios à altura das nossas conquistas dentro de campo e um país com imagem internacional ainda mais consolidada”.

Não trata dos preços dos estádios, muito maiores do que previstos, do atraso no cronograma, dos projetos de infraestrutura que simplesmente não saíram do papel e de outras questões, alvos inclusive das manifestações de junho.

Segue dizendo que somos um lindo país e que faremos uma grande festa.

E afirma que “devemos, sim, debater o financiamento público dos estádios”, mas também outras questões, como o fato de as novas arenas serem modernas e estarem entre as melhores do mundo.

Parece piada. Debater agora depois que o estrago foi feito? Porque, quando ganhamos o direito de receber a Copa, em 2007, a promessa era de que não haveria um centavo de dinheiro público nos estádios, quando não houve outra coisa. Eles foram feitos com meu, seu, nosso dinheiro. E todos no padrão Fifa.

É triste ver Ronaldo, que também vai faturar na Copa como comentarista de TV, nesse papel. Mas o que poderíamos esperar do ex-jogador que só chegou ao COL graças a Andrés Sanchez e Ricardo Teixeira, convocado para ser escudo do segundo, na época presidente da CBF e atolado por denúncias de corrupção?

E o pior é que ele termina o artigo escrevendo o famoso “Imagina depois da Copa”, como se o Mundial fosse o ponto de partida para um Brasil melhor. Só se for para não repetirmos tudo o que foi feito de errado para viabilizá-lo. E como catalisador de protestos, porque, como disse Muricy Ramalho, se cobrássemos dos políticos o que cobramos de nossos jogadores… Pena ver Ronaldo mais ligado aos primeiros do que aos últimos. Pena mesmo. Mas não surpresa.



  • candido

    Lamentável, porém, nehuma surpresa partindo de um cara que foi incapaz de distinguir uma mulher de um traveco. O pior disso tudo, ainda é o espaço que esse cidadão sem nehuma qualificação moral consegue enorme espaço na mídia para vomitar besteiras e mais besteiras as quais, desavisadamente, lemos ou ouvimos. Se ele tivesse um pingo de ética recusaria ser comentarista da copa estando tão envolvido, como está, com toda esta ratatuia que está organizando a copa do mundo. Que isenção ele terá ao fazer seus comentários nos jogos da seleção? Ele, por acaso terá a personalidade (o que ele não teve até hoje) para criticar a seleção e/ou a ratatuia que a comanda? Ora, faça-me o favor. Quero ver é quem terá estomago para aturar este cara e o Galvão Bueno (ufanista pacheco) juntos em uma tranmissão. Deus que livre!!!!!!!!!

    • janca

      A vida pessoal do Ronaldo não é problema de ninguém, Candido, diz respeito a ele _e no máximo à sua família_, não a mim, nem a você. O que me preocupa _e nos diz respeito_ é sua atuação no COL, tendo contratos com empresas, via agência de que é sócio ou mesmo como figura pública que é (comerciais que faz, por exemplo), ligadas à própria Copa e à sua organização. Acho complicado e a meu ver há ou pode haver conflitos de interesses. Mas no caso de comentar na Globo, não. A emissora pode contratá-lo à vontade. Se tem ou não isenção, já que representa jogadores que deverão estar defendendo o Brasil, cabe a ele decidir e à própria Globo. As coisas, neste caso, pelo menos estão claras. E quem não quiser que acompanhe por outro canal ou tire o som. Também é um direito do telespectador. Mas nesse caso insisto que não vejo problema algum _na relação Globo/Ronaldo, como já até escrevi a respeito, inclusive numa coluna que publiquei no LANCE!.

      • Uêdson Jorge

        Você como sempre muito lucido em suas respostas!

    • CLAYTON COSTA

      DEPOIS QUE ELE DISSE QUE NAO SE FAZ COPA DO MUNDO CONSTRUINDO HOSPITAIS FALAR O QUE DESSE CRÁPULA ? POR ACASO ELE SABE COMO FUNCIONA UM HOSPITAL PUBLICO ? ELE LEVA SEUS FILHOS A HOSPITAIS PUBLICOS ? SE ELE ENTRASSE EM UM TENHO CERTEZA QUE VOLTARIA DA PORTA DE TANTO NOJO. É CLARO COM TANTOS PATROCINIOS NAS SUAS COSTAS A COPA É UM FILÉ PRA ELE E A CBF, ALEM DA FIFA, PASSA A COPA DO MUNDO E OS EMPREGOS VAO SE EMBORA E OS CARTOLAS COM OS BOLSOS MAIS CHEIOS E O POVÃO QUE SE FD COMO SEMPRE.
      POR QUE A CAIXA FEDERAL NAO QUER PRESTATAR ESCLARECIMENTOS SOBRE A VERBA A SER LIBERADA AO CORINTIAS ? O QUE TEM DE PODRE NISSO ?:

      • Daniel

        O mal informado… o Corinthians já colocou a disposições seu sigilo bancário!

        • Pedro

          E é verdade se você vai fazer uma copa do mundo , não vai ser com hospital.
          Não estou questionando como funciona um hospital publico no Brasil mas copa do mundo se faz com estádios mesmo e não com hospitais.

        • Victor Dunstan

          O mal informado,sabe ler não? Ele falou Caixa e não o corinthians a grana é da caixa,do povo!! Volta pra escolaa

  • SAULO

    “mas o que poderíamos esperar…” Infelizmente não é somente ao que você se referiu. O passado “dele” o condena por completo (para não nos alongarmos mais, lembremos somente o caso do MOTEL). Ele é um ídolo manchado, em todos os sentidos.

    • janca

      Não me lembro de detalhes do caso do motel, a que você se refere, mas se ele pagou a conta, não ficou devendo nada, ninguém tem nada com isso. O problema é sua linha de defesa da organização da Copa e tentar nos convencer de que a Copa é nossa e não da Fifa. Aí não dá. Vida pessoal do Ronaldo não nos diz respeito, mas sua postura no COL, sim.

      • Cerque Uberlandia

        Olha Janca, não é bem assim, faz da sua vida o que quer, ele como pessoa pública e que paz de incentivar milhares de jovens tem que ter um pouco de caráter e passar isso, lembre-se, na copa qntos garotos não cortaram o cabelo igual ao dele (que ridículo) aquilo, agora imagine ele influenciando um jovem que está na dúvida em consumir cocaína ou não e vê naquela epóca que o seu ídolo consumiu, jovens em formação não tem uma mente formada como a sua. Reflita a imagem que o Brasil está passando para o mundo sobre essa absolvição dos mensaleiros, então na minha concepção os atos do Ronaldo dizem sim respeito, principalmente se uma emissora – líder em audiência – transmite essas opiniões em horário nobre. Mas essa é apenas minha opinião.

        • janca

          Claro que quando escrevo faz o que quer estou me referindo à vida pessoal. Corta o cabelo no estilo que quiser, casa com quem quiser, sai com quem quiser, mora onde quiser… Uma coisa é esse direito que ele tem, outra é o sujeito _e não é o caso dele, pelo menos que eu saiba_ fazer apologia do uso de drogas, desviar dinheiro público etc. etc. etc., pois aí não se trata da vida pessoal. E a questão do mensalão, por exemplo, não vou entrar no mérito, mas nada tem de relação com a vida pessoal de A ou B.

    • Lucius

      Uma coisa não tem nada a ver com a outra, Saulo. Não importa se ele deu, se comeu, vida dele é particular e ele sabe o que é melhor para a vida dele.

      • janca

        Exatamente, Lucius.

        • Lúcius

          Pois é, Janca. Não sei se vc concorda, um exemplo disso é o Romário. Ele aprontava das suas, gerava suas polêmicas, mas na minha opinião está mandando bem na política se tornando um justiceiro, diferente do Ronaldo que está abraçando até o capeta. rsrs

          • janca

            Acho que o Romário se saiu melhor do que o esperado até aqui, mas mesmo assim tenho um pé atrás em relação a suas motivações e posturas fora de campo.

  • Eduardo

    A verdade é que nem a imprensa esportiva debateu….e ela sera a mais benefeciada pelo evento!

    • janca

      Parte da imprensa esportiva abordou muito o assunto, sim. Outra, mais festeira e ufanista, talvez não. E a mídia esportiva tende a ser beneficiada pelo evento, sim. Mas e o país? Não está sendo como poderia. O Pan já foi um exemplo negativo, para não seguir, mas parece que a cartilha foi repetida para a Copa e será para a Olimpíada de 2016. Que também está logo ali…

  • araruta filho

    O Sr, Ronaldo entende muito e de Biba.

  • Mario

    eu não contraria a agencia de marketing do Ronaldo nem em sonho , ele e o Pele fazem questão de queimar a propria imagem com uma facilidade incrivel.
    o pior que é uma cara rico , famoso que não precisaria dessa m****** , poderia chegar ao poder na CBF ou no COL sem isso e com o apoio de muitos , realmente não pensa.

    • janca

      Também acho que fora das quatro linhas, apesar de faturarem extremamente bem, o que é um direito, claro, Ronaldo e Pelé costumam marcar gols contra. Especialmente o primeiro.

  • Socorro

    Ele é e sempre foi um mercenário. A única coisa que interessa a ele é o dinheiro. O que ele está tentando fazer , é evitar em 2014 manifestações,a mando da corja que o colocou ali.

    • janca

      Que quer evitar as manifestações não tenho dúvida nenhuma.

  • Edivaldo

    Tudo que envolveu a chegada desse sujeito ao Corinthians foi obscuro, mal explicado.
    O mesmo se dá ao ingresso dele nas altas rodas da CBF. Tudo sempre meio nebuloso…
    O que ele faz (e fará!), o que ele diz (e dirá!) não me surpreende!

    • janca

      No Corinthians não vi problema algum, Edivaldo. Já no COL… Aí é outro papo.

      • Dermivaldo

        Boa tarde Janca.
        Vai chover comentários de anti-corinthianos perseguindo o Ronaldo por ele ter jogado no Corinthians, ao invés de comentarem o desempenho dele no cargo em questão.

        Tem gente que não toma conta do próprio nariz e quer falar da vida pessoal dos outros. O cara ganha seu dinheiro honestamente, imagino que paga os impostos e que não comete crimes, portanto, o que ele faz da vida pessoal é problema dele.

        Esse Edivaldo poderia dizer o que teve de obscuro? E desconheço.

        A Copa seria legal se tivessemos competência, estrutura e condições para fazê-la honestamente. Mas num país com tantos problemas sociais, impunidade, miséria, corrupção, desperdício de dinheiro público, falta de educação, aeroportos ruins, falta de transporte publico decente e tantos outros problemas, sou contra.

        É questão de merecimento, um país que não tem política esportiva e que nao incentiva a prática de esportes não merece sediar eventos desse porte, embora o futebol seja um esporte à parte e ficará o legado dos estádios modernso, que fará bem para o futebol nacional.

        O desempenho do Ronaldo no cargo é péssimo, ele é um fantoche inútil que nunca critica nem cobra nada, faz vistas grossas para os problemas, que ele sabe quais são e se omite.
        Abraço e uma ótima semana.

        • janca

          Concordo que a Copa seria interessante para o Barsil se tivéssemos nos preparado com competência para o evento, usando-o como catalisador de mudanças. Nada disso foi feito. E política esportiva, lamentavelmente, não temos nem sei quando teremos um esboço de. Já sobre a passagem do Ronaldo pelo Corinthians acho que foi importantíssimo para os dois lados e não tem relação nenhuma com o desempenho do ex-jogador como dirigente do COL, que tem sido lamentável, a meu ver, assim como o de Bebeto. Boa semana pra você também, Janca

    • Mosqueteiro

      Agora até nisso a culpa é Corinthians. É muito nojento essa atitude quando se está discutindo outra questão completamente diferente.

  • heraldo

    Em termos de copa do mundo, só estou vendo a gastança de dinheiro na construção das arenas, o legado da copa vai ser só isso , ficaremos com os trens velhos, onibus velhos, ruas pintadas com cal para disfarçar, hospitais continuarão do mesmo jeito, em SP esta cheio de mendigo dormindo enbaixo das pontes na marginal Teitê, que vive com seu transito parado o dia todo e isso são coisas que nosso amigo ronaldo não quer que critiquemos.

    • janca

      O legado vai ser mínimo mesmo, quando, se tivéssemos nos preparado decentemente, poderia ser outro.

  • dorival

    Vivemos em uma sociedade de recompensa imediata e o mundo inteiro parece estar na mesma pagina veja o congresso americano por não gostar do afro presidente, preconceito puro, parou o país e o povo terá um prejuízo jamais visto o congresso virou o KKK.
    No Brasil a coisa não é diferente o congresso cuida única e exclusivamente de seus interesses escusos e todos os que se associam a eles o fazem pelos mesmos interesses. O Ronaldo deu mostras de sobra que não sabe nem administrar o seu próprio corpo tomou tanta droga que teve as maiores e piores lesões que um atleta pode ter se por dinheiro ele não teve dó de sacrificar o próprio corpo alguém acha que ele esta com qualquer intensão de mudar alguma coisa para os brasileiros, ele levando o dele que se dane o resto.
    País onde todo mundo quer levar vantagem todos perdem, malandro demais vira bicho.

  • Jean

    Entendo Ronaldo, em parte. Como negócio, a Copa é sim um bom investimento.

    Seria mais fácil ir a favor da onda e repetir os fáceis discursos de quem é contra tudo. Claro que sou contra os desmandos e à forma como muita coisa foi feita. O Morumbi, por exemplo, foi tirado da Copa por uma jogada política e de interesses $$.

    Mas, ainda assim, um evento como a Copa traz mais retornos do que custos. A pena, é que se fizéssemos tudo certinho, ganharíamos muito mais. Ainda assim, se você tem um negócio que custa 45 bi e te retorna 130 bi, ele é um bom negócio.

    Independente de achismos, pré-conceitos e afins. Da mesma forma que críticos, também temos que ser mais pragmáticos.

    • janca

      Eu também entendo Ronaldo. Está defendendo o “establishment”, já que faz parte dele. A Copa seria um bom investimento se o Brasil tivesse se preparado de outra forma para ela, não como se fosse tudo festa, tudo na base do improviso, do jeitinho, dos preços acima do esperado. E a Copa das Confederações acabou sendo importante para o povo brasileiro ir às ruas. Mesmo que fosse contra os gastos abusivos. Temos que cobrar nossos políticos como cobramos nossos jogadores. Nisso concordo com o o Muricy.

    • Dermivaldo

      E por que o Morumbi deveria estar na Copa e não outro estádio ou um estádio novo? Se o Morumbi fosse sediar a abertura da Copa, a reforma seria de quase 1 bilhão, nao muito diferente do Maracanã. Aí por que é estádio do SPFC pode, né?
      A Copa só seria bom como investimento se tivesse legado social para a população, o que não é o caso. Ela dura pouco tempo e vai custar caro, em Natal desviaram até o dinheiro da merenda das crianças para o estádio..

      • Jean

        Isso é para quem tem visão estreita.

        O Morumbi já existe. Uma reforma era muito mais produtiva e econômica do que um novo estádio. Tanto, que era a proposta da candidatura paulista. Que só mudou, após interferências por conta de interesses políticos e financeiros.

        Pragmaticamente, a Copa continua a ser um bom investimento. Esse papo de legado social é discurso fácil de pseudo-intelectual. O fato é que o negócio se paga e dá lucro. Ponto. Só do ponto de vista da exposição das cidades no exterior, dá mais retorno do que o que está sendo gasto. Todos os países que tiveram eventos como a Copa, elevaram seu patamar como destino turístico após o evento. E só isso, é um efeito multiplicador que gera divisas definitivas para todos os próximos anos. A questão, é que somos acostumados a enxergar as coisas muito mais pelo lado passional, do que pelo lado objetivo e prático.

        A única questão, é que se gastássemos melhor e tivéssemos mais eficiência, ganharíamos ainda mais. Então, não é uma questão de perder. É uma questão de ganhar mais, ou menos.

        • Dermivaldo

          O Morumbi que existe não serve para a Copa. Para o Morumbi sediar a abertura da Copa teria que passar uma reforma completa, a exemplo do que ocorreu com o Maracanã e isso custaria quase 1 bilhão.
          Se for gastar quase 1 bilhão para reformar um estádio, é preferivel construir um novo, como está sendo feito. E a cidade ganha mais um estádio decente.

        • fernando

          Jean, concondo 100% com vc,,, pois a copa é altamente lucrativa e qualquer país no mundo deseja… a conta é simples,, gasta X e recebe 2 x …. é um ótimo negócio.

          • janca

            Só rindo. Se há uma coisa que não é simples é a conta. É muita simplificação ou burrice, com todo respeito, dizer que se gasta X e recebe 2X depois. Então tá.

  • striknight

    Fala janca blza,

    Le esse artigo do Cosme é o mesmo raciocínio ele e o Pelé não precisam disso.

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/como-ricardo-teixeira-blatter-e-principalmente-edson-arantes-do-nascimento-tiraram-a-copa-de-2014-de-pele-o-melhor-jogador-de-futebol-de-todos-os-tempos-e-a-entregaram-de-bandeja-para-o-ambicios-05102013/

    Como Ricardo Teixeira, Blatter e, principalmente, Edson Arantes do Nascimento, tiraram a Copa de 2014 de Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. E a entregaram de bandeja para o ambicioso Ronaldo…

    • Guilherme

      materia sensacionalista como tudo na record, pq o ronaldo sempre foi o queridinho da globo

  • striknight

    Fala janca blza

    Lê esse artigo do Cosme o raciocio é o mesmo.

    Como Ricardo Teixeira, Blatter e, principalmente, Edson Arantes do Nascimento, tiraram a Copa de 2014 de Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. E a entregaram de bandeja para o ambicioso Ronaldo…

    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/como-ricardo-teixeira-blatter-e-principalmente-edson-arantes-do-nascimento-tiraram-a-copa-de-2014-de-pele-o-melhor-jogador-de-futebol-de-todos-os-tempos-e-a-entregaram-de-bandeja-para-o-ambicios-05102013/

  • http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/como-ricardo-teixeira-blatter-e-principalmente-edson-arantes-do-nascimento-tiraram-a-copa-de-2014-de-pele-o-melhor-jogador-de-futebol-de-todos-os-tempos-e-a-entregaram-de-bandeja-para-o-ambicios-05102013/

    Como Ricardo Teixeira, Blatter e, principalmente, Edson Arantes do Nascimento, tiraram a Copa de 2014 de Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. E a entregaram de bandeja para o ambicioso Ronaldo…

  • Michel

    A afirmação: “quando ganhamos o direito de receber a Copa, em 2007, a promessa era de que não haveria um centavo de dinheiro público nos estádios, quando não houve outra coisa”.

    Aqui é o ponto chave de tudo. Aqui Lula nos enganou. Aqui o Brasil afundou nesse lamaçal de ninguém é de ninguém.

    É aqui que reside minha vontade de mudança.

    Aqui é onde Ronaldo enterrou todas as suas conquistas como jogador.

    • janca

      Mas desde lá, apesar do que Lula ou Ricardo Teixeira dizia, nós sabíamos que haveria dinheiro público em estádios _e não sou contra dinheiro público em estádios públicos. Em arenas privadas é que, para mim, a história muda. O que sou contra é a forma como não nos preparamos para a Copa. E tivemos seis anos já. Vamos discutir como realizar a Copa nessa altura do campeonato? É tarde demais. Podemos minimizar os estragos, mas que eles já aconteceram, aconteceram. E Ronaldo, como membro do COL, tem sua parcela de responsabilidade. E suas explicações de que a Copa é do Brasil e não da Fifa não me convencem. Um ufanismo que não entendo e considero fora da realidade.

      • O problema não é dinheiro público na Copa pra fazer estádio. O problema é fazer estádio onde depois não haverá utilidade alguma.

        Estádio em Manaus? Qual clube relevante há no estado? Nenhum. Assim como no Mato Grosso.

        E esperar que haja outros tipos de eventos na região? Sem desmerecer esses estados, mas duvido que a Madonna ou a Beyoncé agendariam algo para algum desses estados. Logo, a chance de shows se limitaria a poucos cantores locais.

        • janca

          O problema talvez tenha sido que não pensaram num legado para o povo brasileiro. Que poderia ser não só estádios, em praças onde de fato poderão ser usados e terão viabilidade econômica, mas em discussões urbanísticas, transporte público, turismo… Mesmo na questão do turismo temos nos vendido muito mal no exterior. E não temos sabido usar a Copa para melhorar o setor.

  • Everton Martins

    Eu não me surpreendo com nada vindo dessa pessoa. Na minha opinião ( opinião esta que defendo desde os tempos que ele jogava no Real Madri ), ele foi um bom jogador, nada além disso, foi o maior do mundo em 1997 e 1998, quando defendeu o Barça e depois disso foi só mídia. Teve sua carreira salva pela horrível copa de 2002, e graças ao Galvão Bueno se tornou esse “craque”. O cara ficou aproximadamente 15 anos na Europa e nunca ganhou uma Champions League, e na carreira tem aproximadamente 400 gols, número esse que Messi e Cristiano Ronaldo devem superar em breve, sendo muito novos e tendo muitos anos de carreira pela frente. Agora como homem, Cidadão só tenho a lamentar pois é um péssimo caráter…

    • janca

      Oi Everton. Aí discordo de você. Primeiro quem somos nós para julgar o caráter do Ronaldo? Agora discordar das ideias dele, de seu papel no COL, discutir e questionar possíveis conflitos de interesse em suas funções, enfim, tudo isso é outra coisa. Sobre Ronaldo como jogador, acho que foi fora de série. Um tremendo craque. E sua atuação na Copa de 2002, que não considero um Mundial horrível _opinião é opinião_, foi excelente, inclusive pela volta por cima que deu depois de contusões tão graves que marcaram sua carreira. Mas não foi o único. Rivaldo e o goleiro Marcos, por exemplo, foram outros dois jogadores estupendos e fundamentais naquela Copa.

      • josé augusto

        ronaldo um tremendo craque???? vc pirou???
        não era bom cabeceador
        não era bom cobrador de falta
        não era bom lançador
        não era bom driblador
        apenas um bom jogador
        e muita midia

        • Waldemar

          Se tá doidão José … o cara jogou muita bola … driblador, ótimo arremate a curto espaço..pelo visto vc nunca jogou bola na vida…. e me diz um “craque” com todas essas qualidades? tá de brincadeira ne … só pode…

  • JOTA

    E tem gente que acha que o Ronaldo não poe ser criticado, que só pelo que jogou de bola tem que ser “intocável”, e se você fala algo é por “inveja”…é em cima destas pessoas que eles lucram…
    Pelé e Ronaldo podem ser admirados pelo que jogaram, agora serem bajulados como são, só mostra o nível de informação e hipocrisia neste país, se fosse outros países eles seriam muito mais criticados e taxados de alienados.
    Ronaldo não me engana…

  • joe LHP

    Cada um tem a sua opinião e por mais equivocada que seja temos que respeitar, entendo que o jeito em que foi conduzido os projetos da copa e jogos olímpicos foram equivocados e deram muita margem a desconfiança além da desorganização, fosse esses eventos bem conduzidos de forma transparente e organizada, seria sim muito rentável e vantajoso ao país.

  • Fernando pereira

    O triste é ver hoje o que quase todos sabiam em 2007: dinheiro público de montão, atraso nas obras e mais dinheiro para recuperar o atraso, nada de concreto em infraestrutura para as cidades sede e até pouco tempo nasceu um bordão “O GIGANTE ACORDOU!” ? cade esse gigante? Agora o que mais me revirou o estômago foi o comercial do Itaú com a ótima frase vamos “jogar bola que resolve” daquela época até agora já joguei muita bola e continuo ganhando pouco e pagando muito e nada melhorou, será que estou jogando errado? tem horas que é melhor ser um estúpido imbecil do que ter alguma inteligência.

    • janca

      A tendência, especialmente depois da revola popular questionando a Copa, entre outras demandas, é que as campanhas publicitárias mudem o tom e deixem um pouco o ufanismo de lado.

  • joe LHP

    Há de ressaltar também, que estamos alienados com esses gastos da copa e esquecendo outros acontecimentos, como por exemplo, a malfadada criação de “campeões nacionais” por parte do BNDES que já consumiu o equivalente a 3x o que foi investido nas obras das arenas da copa, há também o caso da usina de Belo Monte que praticamente dobrou o custo previsto, a transposição do Rio São Francisco que consome rios de dinheiro e ainda está longe da conclusão, a ferrovia norte sul, entre inúmeros casos em que a imprensa apenas solta uma pequena nota pq não dá a mesma audiência dos gastos dessas arenas, temos que abrir o olho, pois há muita coisa acontecendo nesse país além da copa.

  • Carlos Ferreira

    A Globo tem o rabo preso, sim, com os organizadores da Copa.

    Isso é mais do que evidente, quem é que vai ganhar bilhões vendendo cotas de publicidade na TV?

    • janca

      Rabo preso não. Tem os direitos de transmissão, o que é diferente.

      • Carlos Ferreira

        A Globo tem interesses economicos que estão diretamente relacionados ao sucesso, a credibilidade, e visibilidade da Copa.

        Pouco se importa com quanto dinheiro ou como ele foi gasto para fazer os estádios, mesmo que seja cheio de ilegalidades, o que interessa é ter belas arenas para emoldurar os jogos que ela vai transmitir para o mundo todo e mostrar a marca de seus patrocinadores.

        Se a Copa ficar desmoralizada pela corrupção quem vai querer associar sua marca com o evento ?

        Portanto, rabo preso, sim

        • janca

          Que tem interesses ligados à visibilidade, ao sucesso e à credibilidade do evento, concordo, o que não quer dizer necessariamente ter o rabo preso com o evento. Enfim, temos opiniões diferentes sobre isso, o que faz parte do jogo.

  • Leonardo

    Palhaçada foi o Corinthians ganhar um estádio novinho do governo, já ganhando muito dinheiro da TV…e isso fazendo o Brasil passar vergonha lá fora, assassinando um menino inocente na Bolívia.. Ronaldo, pra variar, se vendeu, aceitou receber muito dinheiro pra ser testa de ferro do Teixeira

    • Dermivaldo

      Se estão doando estádio, peça um para o seu time.
      Natal tá chegando, peça para o Papai Noel.

    • PIRATA

      QUEM GANHOU UM ESTADIO, CARA VOCE NÃO SABE QUE ESTA FALANDO ISTO E UM EMPRESTIMO, QUE SERÁ PAGO COM JUROS, VOCE POR ACASO E IDIOTA, AGORA NÃO ME VEEM FALARA QUE ESTE DINHEIRO DEVERIA SER INVESTIDO EM ESCOLAS HOSPITAIS , SO UM IDIOTA PENSA ASSIM O DINHEIRO PARA HOSPITAIS ESCOLAS EXISTE ESTA LÁ NO BANCO O MESMO QUE FINANCIOU OS ESTADIOS BASTA VOCE COBRAR DO DEPUTADO SENADOR DO GOVERNO QUE VOCE ELEGEU COBRE DELES DO MESMO MODO QUE VOCE VEM AQUI CRITICAR OU TEM MEDO DE COBRAR DELES VA COPA DO MUNDO VEIO PARA O BRASIL SE ELE NÃO TIVESSE VINDO VOCE ACHA QUE ESTE DINHEIRO ESTARIA ENCHENDO DE HOSPITAIS QUE TAL UM HOSPITAL PARA CADA 10 KM E UMA ESCOLA CADA 500 METROS ISTO E PURA IDIOTICE , ANTES NÃO TINHA HOSPITAIS E ONDE TEM NÃO TEM MEDICOS ANTES NÃO TINHA ESCOLAS E ONDE TEM PROFESSORES GANHAM POUCO ANTES DA COPA ERA ASSIM DEPOIS DA COPA SERÁ ASSIM EU VEJO POUCOS COBRAREM DE SEU GOVERNANTE, AS ELEIÇOES VÃO ESTAR AI LOGO LOGO E NADA VAI MUDAR

  • DELSON

    Ronaldo não serve como formador de opinião pelo seguinte, veio pra MG com 15 para 16 anos, apesar de craque, antes de entrar pra equipe titular, jogou pelo juvenil do Cruzeiro e fez aqueles amistosos nas cidades do interior, no amistoso aqui em minha cidade foi reserva de um ótimo jogador, de nossa terra, que por gostar de peladas e cachaça, fez apenas alguns jogos pelo profissional do cruzeiro, sem sucesso! O fato é que era reserva do juvenil, teve a oportunidade de mostrar seu futebol aqui, coisa que poucos tem e nunca demonstrou qualquer gratidão pelos ex-colegas, pelo clube, ou pela cidade! Além disso, era flamenguista e esnobou o Flamengo dizendo que tinha se tornado Corinthiano! Ele não é grato a quem o ajudou no passado e isto demonstra bem o carater do homem!

    • janca

      Não se trata de ter esnobado o Flamengo, ele fez uma escolha profissional e que se mostrou muito sábia quando defendeu o Corinthians. Sobre seu passado no Cruzeiro, logo se transferiu para o futebol europeu, não é obrigado a ter contato com as pessoas com as quais jogou no início da carreira. Não é por aí que podemos avaliar o caráter de alguém. O que contesto no Ronaldo é outra coisa, sua atuação no COL e seu papel nessa Copa de 2014.

      • Dermivaldo

        O cara é profissional e na época o Flamengo era a casa da mãe Joana. Por isso ele foi para o Corinthians, os fatos mostram que ele fez a escolha certa. O mandato da Patrícia Amorim foi catastrófico.
        Se fosse só por gratidão ele teria ido jogar no Cruzeiro, e não no Flamengo. Não é porque ele é torcedor que tem que jogar no clube.
        Aliás, nem o Flamengo tem gratidão, porque o clube deve para uma infinidade de jogadores e técnicos. Quer demonstrar gratidão? Paga as dívidas. Paga os 400 milhões em imposos (dinheiro publico).

  • Ton

    Olá Janca.Discordo de você. Acredito que a Copa do Mundo tras sim vários benefícios para o país sede, no turismo ou em outras áreas e se sediar o evento fosse prejudical, nenhuma nação se candidataria….. Claro que existem várias irregularidades, desvios de verbas, superfaturamento. Mas isso é um problema de administração pública que ocorre há tempos e não se pode pegar o evento Copa do Mundo para justificar nossa incompetência na administração dos serviços públicos.

    • janca

      Abrigar o evento não é prejudicial, mas a forma como o país está se “preparando” para ele, sim.

      • fernando

        Janca vc deseja fundar um novo pais?? o Brasil é assim a 500 anos… e até agora não existe prova de desvio de verba, mas sim aumento na previsão dos gastos,,, faltou vc mencionar no texto que mesmo com esse gasto, a Copa vai gerar Lucro.

  • vincius

    Só corrupção. Apesar da grande maioria se colocar contra, o governo investiu e investirá uma soma absurda de recursos. Não é preciso dizer que seria melhor aproveitado em outras áreas. O Ronaldo, evidentemente, só tem a ganhar pessoalmente com isso. O sentimento é de impotência. A prova cabal que essa história de democracia não existe. Vivemos em uma plutocracia ou “PUTOcracia” mesmo…

  • Divaldo Antonio de Oliveira

    Este ex-pé de chinelo se acha. É tão sem vergonha, ou mais, do que seus padrinhos políticos.

  • Janca, sabe o que é engraçado, muita gente vai às ruas contra a Copa, porém estes mesmos ficaram anos aguentando roubalheiras de governos e mais governos, fora os mensalões da vida, e não vi ninguém nas ruas protestando pq foi aprovada verba para aumento de salário de Deputados, Senadores, Vereadores, Assessores e Juízes… E agora o Ronaldo fala algo em que acredita, se ganha ou não com isso, é outro problema, muitos jornalistas plantam notícias diariamente buscando a mesma coisa que ele, porém sem a mesma competência, e além de tudo, não acho que ele precise desse dinheiro, ele já ganhou e ganha ainda muito dinheiro, com ou sem copa no Brasil!

    • janca

      Será que Ronaldo acredita no que está dizendo? Duvido, duvido… E em relação a dinheiro tem muita gente que já tem mais do que o suficiente e quer mais, quer mais… Ganância existe, Luiz Carlos, mesmo que alguns mais ingênuos acreditem que não.

  • Alexandre

    Qual a semelhança entre Ronalducho e Pelé?
    Resposta: não é só as afirmativas do Romário…, ambos só pensam em dinheiro e estão desconectados na realidade do País, lamentável!

  • Everton Martins

    Bom Janca, quem somos nós para julgar o caráter do Ronaldo, mas pelo que ele vem fazendo e falando eu o considero um péssimo caráter sim. Como jogador eu insisto em dizer que não passou de um bom jogador, que teve sua carreira engrandecida mais pelas superações do que propriamente pelo futebol que jogou. Ele é unanimidade entre os brasileiros, mas na europa ele não é visto como grande craque. Quando ele parou de jogar e foi fazer uma despedida no Santiago Bernabeu, praticamente foi ignorado pela torcida do Real e em uma pesquisa feita entre os torcedores do Barça sobre quem foi melhor Ronaldo ou Romário, os torcedores foram unanimes em escolher o baixinho, que realmente jogou muito, mas muito mais que o Ronaldo. No Milan não jogou nada, não ganhou nada, não foi artilheiro de nada. No Real era apenas mais um e no Corinthians deve ser mias recochecido por ter conseguido um estádio para o time e não pelo que jogou, já que disputou 2 paulistas, 2 libertadores, 2 brasileiros e uma copa do Brasil e ganhou apelas um paulista e uma copa do Brasil. Se for fazer um balanço, o resultado não foi tão bom, mas o fenômeno de mídia é tido como um dos maiores da história do Corinthians…

  • Marcus Vinicius

    Esperar o quê de pegador de traveco ?

  • sam

    Queridos amigos sabem porque existe corrupção no Brasil, simplesmente porque a política Brasileira è um circo cheio de palhaços e os espectadores são vocês, o povo brasileiro que mora no Brasil. Eu vejo um povo mais preocupado em o Corinthians ganhar 3 pontos no fim de semana, do que o sujeito arranjar uma casa, comida, roupa melhor para a família. Eu tenho time, e assista a quase todos os jogos, mais isso não quer dizer que esqueço de minhas outras tarefas. Acho, sinceramente, que o fanatismo, è um câncer maligno. Como disseram alguns, quando vi o povo na praia no Rio comemorando a escolha do Brasil como sede, eles felizes e comemorando, eu nunca vi alguém comemorar ser roubado. Que viva a hipocrisia no Brasil.

  • marcel

    O excelente texto já é auto-explicativo. Ronaldo tem interesses pessoais-financeiros na Copa, e pode vir a ter prejuízo se a indignação brasileira continuar com a essa roubalheira agora desenfreada, que joga dinheiro da vida pública na privada. E não se importa que um dia precisou de serviços públicos, pois agora não precisa mais, e pra ele, isso que interessa. Ronaldo é um ex-pobre, mas pelo menos, continua sendo mau-caráter.

  • Renato Carvalho

    Janca, nenhuma novidade. Ronaldo fica cada vez mais parecido com Pelé. Dentro de campo, um fenômeno. Fora dele, um desastre como caráter. Por isso o Zico continua sendo um exemplo de integridade que, infelizmente, não tem seguidores. Grande abraço e parabéns. Você, ao contrário de muitos da sua área, prima pela honestidade, caráter e visão clara.

    • janca

      Obrigado, Renato. Pelé, Ronaldo e Zico foram três jogadores excepcionais, o primeiro o melhor do mundo, mas fora de campo tenho mais simpatia pelo trabalho de Zico. Abs. e boa terça pra você, Janca

  • Alberto

    O que poderiamos esperar de um sujeito, ambicioso, ganancioso, materialista e sem personalidade como Ronaldo. Só não jogou pela Seleção Argentina, por absoluta falta de oportunidade e de direito, pois caso contrário, jogaria sem sombra de dúvidas. Um sujeito que joga pelo Barcelona e negocia com o Real Madrid. Joga pela Internazionale e ao depois, joga pelo Milan. Diz torcer apaixonadamente pelo Flamengo, treinando lá, mas negociando com o Corinthians. Ou seja, a falta de personalidade é seu forte. Ademais, um sujeito que, reconhecida e deliberadamente apenas se preocupa com seu próprio bolso, no caso fazendo campanha à anos, para que o Neymar deixasse o País, rogando “ser de interesse nacional tal desejo”, quando na verdade sabe-se que o Neymar é atleta da Nine “mais um golpe de marketing de tal Ídolo (?), fazendo a paródia com o nome Nike”, fica claro que tal indivíduo, jamais se preocupou com o País, mas sim com seu próprio bolso. Agora, propagandear e alardear a subtração do dinheiro público, em prol de colossais gigantes brancos e estádios entregues gratuitamente para um clube de futebol, reconhecidamente preferido pela mídia em relação aos outros, no caso o Corinthians. Há isso, agora é demais…..

  • fernando

    Discordo totalmente de vc Janca….para mim seu texto reflete o famoso complexo de vira-lata tão propagado por Nelson Rodrigues…

    1-De acordo com sua visão apenas países ditos de 1° mundo poderiam realizar uma copa ou olimpíada.

    2- Não é a vinda da copa que faz com que a saúde e educação sejam um desastre no pais.

    3- Futebol no Brasil, é o maior fator de identidade e integração nacional, além de propagar nossa imagem no resto do Mundo.

    4- vc não menciona os BILHÕES que serão arrecadados na copa, com turismo, divulgação do País, empregos etc.

    5- As obras da copa estão sendo fiscalizadas pelo TCU, e não há provas de super faturamento em nenhumas delas, o que existe é um aumento da previsão do valor da obra.

    • Jersão

      Concordo plenamente com você, Fernando. Mas existe uma ditadura do pensamento único (é só atentar para as bordoadas que vc vai levar por aqui) que não permite esse tipo de análise. Além disso, desde as manifestações de junho, tem muita gente fazendo coro com os “protestos” sem entender nada dos assuntos (sim, no plural, porque se protesta contra tudo, atualmente) só pra ficar bem com seu público (não acredito ser o caso do Janca). Exemplo mais patético disso foi o Dinho Ouro Preto, ao se referir aos “milhões gastos pelo governo” na obra do Beira Rio, sem nem se ligar que o estádio e a obra são particulares. É o mais patético, mas não é o único…

      • janca

        Jersão, não sei se você sabe mas na última hora o governo está tendo que injetar dinheiro no Beira-Rio, sim, mesmo o estádio sendo particular. Sobre muita gente fazer coro com os protestos para ficar bem com a opinião pública concordo com você. Mas não é meu caso, não. Até porque as manifestações ainda precisam ser bem compreendidas… E o que temos visto de vandalismo nos últimos dias…

    • janca

      Você distorce totalmente meu texto. Quando disse que apenas países de primeiro mundo deveriam ou poderiam realizar uma Copa ou uma Olimpíada? Sempre defendi que tivéssemos a Copa e a Olimpíada por aqui, mas não do jeito que estão sendo preparadas. Até hoje, por exemplo, a menos de três anos dos Jogos do Rio-2016 não temos o orçamento do evento. Nunca disse que a vinda da Copa é o que faz com que a saúde e educação sejam um desastre para o país. E quando o país recebeu a Copa a promessa do governo e da CBF era outra, que não haveria dinheiro público nos estádios, quando não houve outra coisa. Isso sim é sério. Assim como a falta de planejamento para o uso de parte das arenas pós-Copa. Sobre capacitação de motoristas de táxi, por exemplo, nada do que foi prometido foi feito. O Brasil não se vende para o exterior. E você dizer que há sobrepreço no valor das obras, como se fosse normal, só pode estar brincando. Mas cada um, cada um. E o complexo a que o Nelson Rodrigues se referia era o seu, que acha tudo isso uma maravilha, inclusive, imagino, o exemplo do Pan, quando o orçamento estourou quase dez vezes e o legado acabou minimizado. E assim caminha o Brasil…

  • Jersão

    Janca, o esporte em geral e em especial o futebol só vai ser mudado por aqueles que vivem do espetáculo, inclusive os jornalistas. Quando o Brasil recebeu o direito (sim, o direito, foi o Brasil que buscou) de sediar a copa, era o momento de se fazer a discussão. Agora, com a copa do mundo às portas, quase todo o dinheiro já investido, não dá pra vir com esse papo de “eu avisei que não ia dar certo!!”. A ficar nisso, o Brasil não pode se candidatar a nenhum evento ou sequer a receber empresas que queiram aqui investir, pois TODAS exigem contrapartidas públicas. As regras devem ser definidas a priori e o seu cumprimento fiscalizado pelo governo e por toda a sociedade. Se alguém meteu a mão na botija, cadeia nele, tomando de volta qualquer $ desviado, nem que seja daqui a 1 ou 10 anos. O que não dá é pra ficar discutindo a viabilidade da copa nessa altura do campeonato. E mais: você queria que o Ronaldo, nessa altura dos acontecimentos viesse a público e dissesse o quê? “Para tudo, que tá tudo errado?”

    • janca

      Ah! E gostaria que o Ronaldo viesse a público e não dissesse para parar tudo pois está tudo errado, o que também não é verdade. Mas que apresentasse, como membro do comitê organizador, algumas propostas, ligadas ao turismo, às próprias arenas, algumas das quais não sabemos que uso terão depois da Copa, e ao legado que podemos ter com o evento. Mas tentar enganar dizendo que é do Brasil e não da Fifa também não. Sabemos que não é bem assim.

      • Jérsão

        Aí eu concordo com você. Você simplesmente oferecer seu país pra FIFA organizar a copa do mundo, com todas as suas exigências e padrões pré-definidos, sem levar em conta a realidade do país onde vai ser jogada (até os ridículos nomes dos mascotes é a fifa quem escolhe…), é uma grande roubada. Se a FIFA acha que é dona do futebol, ela que se vire pra organizar a copa do mundo sozinha! Esses contratos que a FIFA impõem são leoninos e estão muito longe de qualquer tipo de parceria minimamente razoável. Abraço.

        • janca

          Mas ainda sobre esse assunto, não podemos nos esquecer que o Brasil se comprometeu a atender às exigências da Fifa. Mas concordo que ela não pode tratar todos os países como se fossem iguais e vivessem a mesma realidade. Nesse ponto concordo com você. E as exigências de estádios padrão Fifa interessam a quem? É algo que devemos discutir, nem que seja para as Copas futuras, porque nossos estádios ou estão prontos ou quase. E todos no padrão Fifa, como exigiu a entidade. Ou seja, dizer que a Copa não é dela, como insiste Ronaldo, não é verdade. Abs. e boa sexta pra você

  • Lendo este post seu dá para perceber um fundo de inveja do Ronaldo somente porque ele jogou no Corinthians. Se jogou no Timão ele é grato ao Andrés Sanches. Você acha que ele iria virar as costas para quem lhe deu uma enorme oportunidade? E outra: Porque você não reclamaou na época que a FIFA divulgou o nome do país a sediar a Copa. Se o fez, não adiantou nada. Deveria promover passeatas na Paulista (não a gay) para manifestações contrárias à Copa? Agora, inclusive o Ronaldo, pois entrou as obras já estavam em andamento, não adianta ir contra. É se conformar com os gastos assumidos pelo país onde a FIFA manda e desmanda. Quer queiram ou não a COPA irá trazer benefícios ao pais sim. Então prove ao contrário do que foi constatado pela Consultoria Ernest & Young, jantamente com a Fundação Getúlio Vargas estudo divulgado na época “negócios” – VIDE MATÉRIA NESTE LINK http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT149593-16357,00.html, trará 142 bilhões de retorno ao país, ou seja iremnos lucrar mais de 90 bilhões fora o legado que as obras irão deixar quer queira você ou não. Talvez você esteja um pouco triste que o seu São Paulo perdeu a Copa do Mundo para o Corinthians e isso lhe está incomodando e ataca o time do Ronaldo e do Andrés. um abraço!

    • janca

      Porque eu sempre fui a favor da Copa no Brasil, mas nunca do jeito que está sendo conduzida. Agora de onde tirou que no post há algum ataque ao Corinthians, time de Ronaldo e Andrés, não sei dizer. É que cada um vê o que quer ou o que pode. E a estupidez humana não tem mesmo limites. O que é uma pena, porque a inteligência é limitada.

  • Marcos Pontes

    É com diz o Romário o Ronaldo é mais um poeta……de boca fechada!!!

  • Francis Bastos

    Espero que estes bilhões citados pelo colega sejam suficientes para cobrir os gastos. Um dado importante sobre a construção do estádio Mané Garrincha situado em Brasilia. O Mané custou 1 bilhão de reais, o campeonato brasiliense gerou um publico pagante acumulado no último campenato de 60.000 pagantes. A pergunta é: em quanto tempo demorará para que seja pago o investimento se dependermos do campeonato local sem contar os gastos com agua, luz e infra-estrutura decorrentes ao desgaste natural?

  • JC

    O pessoal facilmente embarca nos “fatos” divulgados pela imprensa, com interesses vários, e sai repetindo como papagaios sem sequer procurar ver os fatos.
    Claro que qualquer safadeza com dinheiro deve ser punida exemplarmente.
    Os estádios para a Copa, na sua grande maioria, usa dinheiro de linhas criadas especificamente pelo BNDES. Com essa mesma linha de financiamento foi erguido em Aparecida um hotel. Serão pagos e têm garantias. Fato. Os incentivos fiscais estão na lei há muitos anos. Fato.
    Dois estádios são realmente construídos com dinheiro público sem ser por linhas do BNDES ou incentivos: o Maracanã e o Mané Garrincha. Esses empréstimos são usados corriqueiramente pelas empreiteiras.
    Agora, tem gente que fala e fala, mas esquece que está abastecendo seu carro com gasolina subsidiada; que está comprando sua televisão para ver a Copa com IPI zerado ou reduzido, portanto, subsidiado pelo governo. E esses são dinheiros que não terão retorno. Acham justo o cara que usa ônibus, anda a pé ou de bicicleta pagar pela gasolina que usam nos seus carros?
    JC

    • janca

      E o dinheiro do BNDES é o quê? É dinheiro público. Já chega a grana que o banco colocou e perdeu nas empresas X. Mais de R$ 10 bilhões. E ainda 5% do consórcio que vai administrar o Maracanã é do famoso grupo X, do Eike. Sobre subsídios do governo, temos que analisar caso a caso. Você acha legal o que deram para os carros em relação ao IPI, incentivando a população a comprá-los, quando sabemos que não há política de transporte público no país? Eu não.

      • JC

        Janca.
        Leu rápido ou leu e não entendeu.
        Não escrevi que o dinheiro do BNDES não é público.
        Pois é, amigo, e o dinheiro investido no grupo do Eike não terá volta como o dinheiro dos financiamentos de parte dos estádios pelo BNDES.
        Sobre o problema dos subsídios do governo aos preços da gasolina e IPI zerado está muito claro no parágrafo final. Relevo pela leitura rápida que deve ter feito.
        Aconselho uma leitura sobre esses planos específicos de financiamentos do BNDES. Muitos e muitos empresários os usam constantemente. É praxe comum.
        JC

        • janca

          O fato de ser praxe não quer dizer que o dinheiro seja bem aplicado. Vide o caso das empresas X. E não é tão simples assim receber os empréstimos do BNDES, com juros camaradas, não. E mais uma vez o fato de muitos e muitos empresários usarem, conforme você diz, não quer dizer que o dinheiro seja necessariamente bem aplicado. Sobre a questão dos subsídios e IPI zerado, li sim. E dei minha opinião também, que pelo jeito é semelhante à sua.

          • JC

            Claro, caro Janca, que existem casos e casos.
            Para isso existem os órgãos fiscalizadores. Não funcionam? Então vamos fechar o país para balanço.
            JC

          • janca

            Muita coisa não funciona nesse país. É só ir a um posto de saúde público para ver… Nem por isso temos que fechar o país para balanço, mas repensar muitas coisas, inclusive a atuação de órgãos fiscalizadores, sim, já que o que se perde devido à corrupção é inacreditável. Há um caso atrás do outro nas diferentes instâncias de poder, basta ler jornal para irmos acompanhando os que aparecem. É impressionante. Enfim, boa quarta pra você, João

  • lucius

    Como dizia minha mãe: Já que soltaram o pum que aguentem.

  • Lucius

    Com copa ou sem copa de nada vai mudar neste país mesquinho e mal distribuído socialmente. De alguma forma as debilidades com relação a saúde, emprego, transportes etc. sempre haverá independente de ter ou não a copa no Brasil. Só que se for fazer que pelo menos faça bem feito, e o legado, se deixar, já será de certa forma um ponto positivo nessa gastança toda.

  • jorji

    O maior problema do nosso país realizar eventos como uma copa do mundo e olimpíadas é a infraestrutura urbana precária, além de sermos um país sem domino técnico na questão de planejamento, e como consequência as obras como estádios são sempre entregues com atrasos e inacabados, reflexo de sermos ainda um país sub-desenvolvido, e o custo das obras não apenas destes eventos, mas todas as obras de domínio público são super-faturados, a corrupção é um problema que assola todas as camadas da nossa população, desde os civis, políticos, militares, religiosos, etc, somos um povo corrupto, aliás, a corrupção é inerente a natureza humana. Mas há aspectos positivos em realizar estes eventos, é uma questão de afirmação, pelo que entendi, os brasileiros não apoiam a realização destes eventos, então a culpa é do COI e FIFA, que não foram capazes de detectar este sintoma, o apoio da população é um dos aspectos fundamentais para que estes organismos esportivos aprovassem a realização aqui no Brasil.

    • janca

      Mas para a Copa, por exemplo, acho que a infra até que funciona. Inclusive porque devem decretar feriados nas cidades em dias que elas receberem jogos, além de anteciparem as férias escolares. O que lamento é que a Copa, assim como a Olimpíada, tem sido tocada como o resto no país _na base do improviso. Poderia ser catalisadora de mudanças, mas parece que vai repetir o exemplo do Pan, com orçamento bem ampliado e legado minimizado.

      • jorji

        Janca, toda as análises que fazemos da realidade brasileira é “imaginando” que já somos um país desenvolvido, e não somos.

  • Tato I

    …”imagine depois da copa”… o saldo bancário desse e de mais algumas centenas de cidadãos privilegiados nesse país.

  • Guilherme

    Na boa, porque tudo que acontece no Brasil e no mundo eu sinto um pouco de recalque sobre o Corinthians, se o ronaldo tivesse encerrado a carreira no guarani (de campinas) não o da filial na capital eu duvido que haveria tanta repercussão, mas o mais engraçado é que ele mostra a cara para bater, e, não precisa se esconder atras de um computador pra ficar exalando recalque…nem entro nessa discussão de estádio, hospital e o diabo a quatro, porque todos sabiamos oque e como seria feito isso tudo, mas só para encerrar, o cara ai é idolo no barça e no real, na inter de milão e no milan, ai tem uma cambada de v i a d i n h o s, ctza que 90% trata-se de bambis (que acreditam na fabulosa pipoca) e de flamenguistas, que não pagam nem a luz querer julgar ele.

  • Gente, o Ronaldo não conseguiu acumular a fortuna necessária para dar conta de criar suas famílias com dignidade e mais, sabe sim como funciona o atendimento público nesse país porque vem de infância pobre talvez, miserável então, o medo de ter que passar por tudo de novo é enorme. Jogadores de futebol com raras exceções são tudo igual, ou melhor o ser humano é tudo igual.
    De poder à um pobre coitado e depois de pouco tempo veja no que ele se transforma, quando a fama é alcançada por uma pessoa e depois de um tempo passa alguns chegam até a se matar.
    O Ronaldo é apenas mais uma pessoa vinda de família pobre e que teve sucesso e ganhou fama mundial a se transformou nisso que nem sei o nome de tão nojento que é assim como o Pelé, Lula entre outros.
    Cuidado apenas para você que está lendo não acabar igual caso atinja os mesmos resultados em sua vida pois, se isso acontecer toda essa discução poderá estar sendo em cima de sua pessoa.

  • pedro nilton

    nos so falamos em escola,segurança,saude publica etc mas che a eleição votamos nos mesmo corrupto que ai estão ,quando ganhamos o direito de sediar a copa ficamos quieto agora que os estadios estão quase pronto a gente vem falar arena tal e tal nos devia-mos ter falado isso antes de ganhar o direito da copa agora e tarde e tem um ditado que lugar de chorar e na cama vamos torçer para que tudo de certo e que este tal de retorno venha.
    Não adiante ter hospital se não temos medicos bons,não adianta ter policial se não tem qualidade humana para tal,não adiante ter escola se não temos professores a altura de ensinar bem, que saudade do meu grupo escolar da minha sabatina e das minhas professoras
    Dna Mariquinha Dna Lourdes Dna Maria Eluiza Prof.Pasqual e Fritz Nei e outros isto sim era professores e o aluno repetia quantos anos fossem preçiso enfim pessoal vamos tarcer.

  • Victor Dunstan

    Ronaldo…é fera em fazer besteira…quem não se lembra num amistoso ele chando o edmundo pra dar um “tapinha”….recentemente apareceu elogiando a namorada do filho ela tem 13só…os pais devem estar felizes ganharam na mega sena,so devem estar torcendo pro filho saber agir e logo engravidar a menina…atê hj muitos dizem que ele é dono da 9ine mas os donos mesmo é uma fama agência de londres…ronaldo é só a fachada…essa copa deveria servir pra dilma fazer uma limpa,devassa nas conta d dirigentes,pessoas ligadas ao futebol…logo não teriamos andrés,e outros lixos que só atrapalham…mas é a dilma né,nada sabe,nada viu!! Torço para perdermos a copa e descontarmos nas urnas,chega de tanta corrupção…até bolsa familia tem desvios…ta dificil,a população vai se revoltar cada vez mais!!!

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo