Culpa de Del Nero



O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, tem total responsabilidade pelo absurdo calendário e fórmula de disputa do Paulistão-2014 que apresentou antes de ser acuado pelo movimento Bom Senso F.C., que já conta com adesão de 300 jogadores.

Não adianta alegar que é mais complicado reduzir o número de jogos em São Paulo do que em outros estados já que há 20 clubes disputando a primeira divisão. Não é verdade. Não é difícil mudar. Basta alterar a fórmula de disputa, algo que ele deveria ter feito há tempos, escutando clubes da capital e do interior, especialistas em marketing esportivo e os próprios jogadores, além de patrocinadores e emissoras de TV.

O dirigente, que quer se presidente da Confederação Brasileira de Futebol, parece se achar o todo-poderoso, fazendo o que bem entende do futebol paulista, sem discutir o Paulistão e seu formato de disputa, sem falar na participação dos times grandes no torneio, com a sociedade civil e as partes interessadas.

Uma primeira fase em que cada clube faz 19 partidas que praticamente nada valem não interessa a ninguém, nem às emissoras de TV que mostram o torneio e não têm argumentos para motivar o torcedor a acompanhar com interesse o espetáculo. Ficam todos de olho na Libertadores e à espera do mata-mata que define o campeonato.

A pergunta que fica é a quem interessa o campeonato no atual formato? Aos clubes do interior, que vivem com seus estádios vazios, mesmo no Paulistão, não. E sabendo que 2014 seria ano de Copa, por que esperar a formação de um movimento como o Bom Senso para se mexer? Com todo respeito, Del Nero como presidente da CBF seria uma catástrofe. Como é José Maria Marin, de quem é o vice mais velho, e já foi Ricardo Teixeira, de quem Marin era o vice mais velho. Que sina!



  • Mario

    a culpa nunca é de quem é eleito , a culpa é de quem vota nessas lideranças bizarras

    • janca

      E do sistema, que tem de ser questionado. Mandatos eternos ou vitalicios não dá. E o sistema eleitoral tende a ser viciado, Mario.

      • Edson – Santo André

        Boa tarde Janca,

        Porque do apoio de dirigentes de clubes a Del Nero então? Tudo bem que é uma entidade privada, mas por mexer com a paixão de milhões de torcedores que tem seus clubes de coração como filiados, não caberia uma investigação ou algo parecido? Até mesmo a imprensa, porque ela não se aprofunda mais no assunto? Porque que paga os direitos de transmissão do evento deixa seu produto ser depreciado dessa maneira?

        Sinceramente, me vêm à cabeça duas possibilidades: Ou são totalmente incompetentes e arrogantes, a ponto de não procurar pessoas especializadas em marketing esportivo, não se espelhando em modelo de gestão, como nos campeonatos domésticos da Inglaterra e Alemanha ou são todos (nem imagino exceções) corruptos.

        Abraço!

        • janca

          Porque os clubes não se articulam para reivindicar seus direitos. E a alguns do interior ainda interessa o atual formato, mesmo que descontente os chamados clubes grandes. Abs.

    • Guilherme

      Concordo. E essas pessoas que tem o poder de mudar alguma coisa acabam optando pela mesmisse.

    • LUVERDENSE DE ITAQUERA

      CULPA DE TDDOS OS ENVOLVIDOS POIS EXISTE A APROVAÇÃO E OS CLUBES VOTAM SE OS PRESIDENTES FOSSEM HOMENS DE VERDADE NAO ACEITARIAM NA VOTAÇÃO E BATERIAM DE FRENTE, POIS DEPOIS VAO COBRAR SEUS JOGADORES QUANDO O RESULTADO NAO ACONTECE, MAS ELES NAO ENTRAM EM CAMPO NAO É MESMO ?
      O TIME CAI DE PRODUÇAO OS TORCEDORES DEIXAM DE IR AO ESTADIO E TODOS ACABA, PERDENDO, MAS EXISTE UMA TEIMOSIA NESSE MEIO QUE NINGUEM QUER VER.

    • Boa Mário.

  • joe LHP

    Esperar o quê de um sujeito que praticamente estragou o campeonato paulista para fazer politicagem???Esperar o quê de um sujeito que é mal visto até no clube de coração dele, onde o mesmo é conselheiro?Um sujeito que está cagando e andando para o desenvolvimento do futebol e que gasta o dinheiro da FPF com festinhas regadas a prostitutas e todo tipo de luxo, esse é o tipo de lixo que quer comandar o futebol brasileiro, mas os clubes merecem esse cara pois apoiam essa bandalha.

    • janca

      Esse é o problema. Os clubes, que deveriam se rebelar, especialmente os grandes, acabam apoiando o “establishment” e dirigentes como Marco Polo Del Nero, que não fazem bem algum ao futebol.

      • Edson – Santo André

        Boa tarde Janca,

        Porque do apoio de dirigentes de clubes a Del Nero então? Tudo bem que é uma entidade privada, mas por mexer com a paixão de milhões de torcedores que tem seus clubes de coração como filiados, não caberia uma investigação ou algo parecido? Até mesmo a imprensa, porque ela não se aprofunda mais no assunto? Porque que quem paga os direitos de transmissão do evento deixa seu produto ser depreciado dessa maneira?

        Sinceramente, me vêm à cabeça duas possibilidades: Ou são totalmente incompetentes e arrogantes, a ponto de não procurar pessoas especializadas em marketing esportivo, não se espelhando em modelo de gestão, como nos campeonatos domésticos da Inglaterra e Alemanha ou são todos (nem imagino exceções) corruptos.

        Abraço!

  • Conde

    Já está na hora do Bom Senso FC, também visitar os presidentes de federações…é um absurdo q na Europa o Bayer, o Real Madrid, Barcelona ou outro grande clube europeu para conquistar a competição mais famosa e rica do mundo q é a Liga dos Campeões, ter de fazer apenas 13 jogos e enquanto q no Brasil o Corinthians, o Palmeiras, o São Paulo ou o Santos ter de disputar absurdos 23 jogos para conquistar este desgastado e desbotado campeonato paulista…chega a beirar o ridículo…a teimosia destes dirigentes é q fazem os campeonatos estaduais serem chatos e sem emoção…é preciso pensar q o campeonato estadual é um produto das federações e como tal, precisa se reinventar para atrair a atenção dos consumidores q são os torcedores…fórmulas inteligentes, preços de ingressos acessíveis, horários adequados pensando na volta do torcedor p/ sua residência, entre outras medidas, poderiam resgatar o brilho de anos passados…

    • janca

      Os jogadores têm de pressionar mesmo. E os clubes também. Ainda mais porque os Estaduais estão extremamente desvalorizados, não são mais o que foram no passado. Os tempos mudaram. E ano que vem é ano de Copa. Será que Del Nero não sabia disso? Pelo jeito só está preocupado mesmo com a eleição na CBF, que será em abril. Ah! O poder…

  • Fernando Araujo

    Em outras palavras é a formula do campeonato Paulista que produz o Calendário esdruxulo, sem pre temporada, o pior e ver movimentações tambem incorretas, paliativas, como do RJ. Acredito que para 2014 tem mesmo que ser paliativo, pois as decisões definitivas tem que ficar para 2015, passa por eleições na CBF em 2014, o movimento Bom Senso ja e realidade, urgente como falado são ferias e pre temporada. Temos uma sugestão que deve ser analizada para a “emenda não ser maior que o soneto”, serve para SP, RJ, RS, MG como laboratorio para 2014. Teriamos 03 datas – 26/01, 02/02 e 09/02 para Taça Paulistana, Taça Guanabara, Taça PO e Taça BH, disputada respectivamente por Corintians, Palmeiras, São Paulo, Santos; Fla, Vasco, Bota, Flu; Inter, Gremio, Caxias, Juventude; Cruzeiro, Atletico, America, Boa Esporte.
    Segue 03 datas – 16/02, 19/02 e 23/02 para Taças SP, Rio, RS e MG, mesmos clubes. Paralelamente a estas 06 datas teriamos em SP com outros 16 clubes do atual estadual, 04 grupos de quatro clubes, disputando turno/returno e classificando o 1º cada grupo para 2ª fase do estadual, juntamente com 04 taças Paulistana e SP, total 08 clubes, jogam turno unico em 07 datas – 02/03, 05/03, 09/03, 16/03, 23/03, 26/03 e 30/03, apos 1º e 2º fazem a final em 02 datas – 06/04 e 13/04. No RJ e RS teriamos 03 grupos de quatro clubes, classificando o 1º cada grupo e 01 melhor 2º colocado para 2ª fase do estadual; em MG teriamos 02 grupos de quatro clubes, classificando 1º e 2º colocado de cada grupo para 2ª fase do estadual. Ao todo são 15 datas, por 15 datas os clubes mineiros tem seu contrato com a TV, pela qualidade dos jogos com este formato acredito ate em acordo sem redução nos contratos com SP, RJ e RS.

  • Fernando Araujo

    Enviei um comentário minutos atrás com sugestão para melhor aproveitamento das datas em 2014 respeitando ferias e pre temporada, não foi recebido ?

  • horacio nelson wendel

    O DEL NERO TEM O CÈREBRO NO NARIZ

  • LUVERDENSE DE ITAQUERA

    todos sao culpados e todos saem no prejuizo no final das contas.

  • LUVERDENSE DE ITAQUERA

    todos sao culpados e todos saem no prejuizo no final das contas, imaginem um time jogando 4 partidas no espaço de 8 dias, ou sejA: DOMINGO, TERÇA, QUINTA E DOMINGO DE NOVO.

  • israel

    OLA Janca eu tbm axo q o calendario daki deveria ser mudado com o do europeu mas tem um ponto q n entendo e a libertaderes e sul americana elas n deveria tbm mudar o calendario??

    • janca

      É uma discussão que tem de ser feita com os outros países sul-americanos. Se bem que o próprio calendário europeu tem gerado polêmica. na Alemanha há um movimento para se adotar um calendário parecido com o nosso, com o campeonato começando no início do ano e terminando no final. E não começando em agosto/setembro e só terminando em maio do ano seguinte. Os ingleses, diga-se de passagem, são contra.

      • israel

        tudo bem q tem q seguir a maioria mas eu sempre axei o nosso calendario o certo , mas eu queria mt o rio/sp de volta era mt melhor

  • Rodrigo

    Ah, mas campeonato estadual é charmoso, é tradicional, preserva as rivalidades estaduais, zoar o adversário após um clássico, blablabla…

  • Edson – Santo André

    Boa tarde Janca,

    Porque do apoio de dirigentes de clubes a Del Nero então? Tudo bem que é uma entidade privada, mas por mexer com a paixão de milhões de torcedores que tem seus clubes de coração como filiados, não caberia uma investigação ou algo parecido? Até mesmo a imprensa, porque ela não se aprofunda mais no assunto? Porque que paga os direitos de transmissão do evento deixa seu produto ser depreciado dessa maneira?

    Sinceramente, me vêm à cabeça duas possibilidades: Ou são totalmente incompetentes e arrogantes, a ponto de não procurar pessoas especializadas em marketing esportivo, não se espelhando em modelo de gestão, como nos campeonatos domésticos da Inglaterra e Alemanha ou são todos (nem imagino exceções) corruptos.

    Abraço!

  • Andrés pra presidente, fora Del nero e fora marin

  • Romarinho,Rodriguinho e Beijinho

    O incompetente é ele ou quem o elege????

  • Carlos Otsubo

    Del Nero é um câncer pro futebol Paulista!!! Tá pra gente como Caixa d’Água estava pro RJ

    Olha o desempenho dos Paulistas nesse campeonato Brasileiro……

    Os times estão esgotados….e parecem falidos…..pior vc não vê os clubes do interior se destacando mais…mesmo com essa fórmula maluca que ‘beneficia’ os pequenos.

    Além disso a Era Del Nero foi a que menos trouxe frutos na formação de jogadores, coisa que nas décadas passadas era muito comum.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo