Lei da mordaça?



O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) parece que quer impor a lei da mordaça e não deixar ninguém criticar o tribunal.

Valdívia, que parece ter virado alvo do STJD, assim como o Palmeiras, tem todo o direito de reclamar se acha as punições injustas.

Mas pelo jeito Paulo Schmidt, procurador-geral do tribunal, não pensa assim e quer analisar tudo o que o chileno tem falado de seu trabalho e da atuação do STJD.

Se achar que o jogador foi desrespeitoso, deve puni-lo mais uma vez.

Recentemente Valdivia pegou dois jogos de suspensão por ter forçado o cartão amarelo e reclamou que o rubro-negro Elias, que assumiu ter feito o mesmo, recebeu outro tratamento e não foi punido.

Semana passada, voltou a reclamar do tribunal.

Se até o STF (Supremo Tribunal Federal) podemos criticar, por que não o trabalho do STJD?

Aliás julgamento transmitido ao vivo para todo o país mostrando como funciona o STF, com presidente do tribunal acusando colega de “chicana”, manobra para atrasar julgamento, ministros nomeados pela presidência para julgar casos de partidos e políticos ligados a ela, a questão do saber jurídico, que se mostrou tão relativa e tudo o que pudemos acompanhar pela TV ajudou a mostrar como funciona a Justiça no Brasil.

Se o mesmo fosse feito em relação ao STJD, para o futebol e o público que acompanha o esporte seria interessante. Até para cada um analisar se há mesmo um peso, duas medidas.



  • Mario

    Janca esta errado o certo é STFD= Supremo Trambique Federal de Demagogos , mais irreal que eles só STF com eterno julgamento do mensalão , esta mais facil os condenados do mensalão morrem de tedio durante o julgamento do que irem para prissão , esse tribunal é só parte do mar de lama e M**** do nosso pais.

    • janca

      Nem discuto a questão do julgamento do mensalão, acredite ou não não tenho uma opinião formada em relação aos embargos infringentes, mas pudemos ver o que há de política lá dentro, as próprias indicações são políticas, você não chega necessariamente por meritocracia lá dentro, no STJD a coisa não é diferente com boa parte dos auditores. E já vimos cada decisão do STJD esdrúxula… A Copa João Havelange, lembra?, surgiu depois de lambanças do próprio STJD. A sociedade tem o direito sim de questionar decisões da Justiça, que tende a privilegiar os mais fortes. Justiça igual para todos? Nem no STF, nem no STJD.

  • Thiago

    Janca, bom dia.

    Ontem depois do jogo do Palmeiras fiquei até com dó do Valdivia, ele claramente forçou o cartao pra cumprir suspensão durante as eliminatorias e no final do jogo ao ser questionado ele não sabia nem como responder com medo de sofre nova punição, isso é um absurdo, futebol é um jogo e como todo jogo existe a malandragem de cada um e o STJD quer se aparecer em casos que “não tem importancia alguma”…

    Engraçado que as punições severas ocorrem apenas com jogadores e times polemicos que podem dar ibope para o procurador…

    Valdivia sendo punido por nada e o Corinthians sendo punido com TODA RAZÃO, porem, casos semelhantes ao do Corinthians não foram nem julgados e quando julgados foram penalizados com multas…

    Criciuma foi multado em R$ 10 mil por usar sinalizadores e o Corinthians perdeu dois mandos, Corinthians perdeu 4 jogos por briga e a torcida do Goias fez igual e nem julgamento teve…

    complicado demais…

    abs

    • janca

      Também acho tudo muito complicado, um peso, duas medidas. Criciúma apenas multado por usar sinalizadores e o Corinthians perdendo mandos de campo? E as brigas de outras torcidas? O Palmeiras _não contesto as punições_ parece alvo, não sei se outros clubes têm o mesmo tratamento. Agora domingo da torcida do Corinthians jogaram uma garrafa de plástico no bandeira… E talvez a Lusa, como mandante, seja punida junto, quando poderia, no máximo, a meu ver, ser multada, como aconteceu com o Criciúma. E não digo isso por torcer para a Lusa, que aliás já está montando a estratégia de defesa. Mas na luta pelo rebaixamento, num campeonato tão “maluco” e equilibrado como esse, uma decisão do STJD pode acabar fazendo a diferença para A ou para B. Abs.

      • A punição do Corinthians não seria por reincidência? O clube mal cumpre a punição de perda de mandos de campo e um torcedor idiota atira uma garrafa no banderinha.

        Acho que a punição deveria ser aplicada com portões fechados, assim como foi na Libertadores.

        • janca

          Pelo que eu saiba seria, sim. E no caso do Valdivia, idem. Se bem que sigo achando que o Valdivia tem todo o direito de colocar o que pensa, Rodrigo. No caso da Lusa sinceramente acho que não cabe punição, mas quem vai avaliar é o STJD. Mas, ao contrário do Corinthians, ela não seria reincidente, apesar de mandante. Enfim, o tribunal tem lá seus critérios, mas para mim não são muito claros, não. Aliás os do STF tampouco, tanto que os próprios ministros não se entendem e já vimos um acusando o outro. E sobre portões fechados sou contra. Acho melhor jogar em outra cidade com portões abertos. Inclusive porque penaliza menos o espetáculo em si.

          • Thiago

            Como eu disse a punição ao Corinthians é justa e acho que só voltaremos ao Pacaembu para um jogo de despedida antes de inaugurar a Arena, na verdade observando apenas as imagens, achei até a punição ao Vasco muito dura. Pelo que se percebe os Corinthianos vão em direção a torcida Vascaina e eles se defendem, não que sejam santos…mas precisavam se defender.
            Pode apostar que vão punir a Lusa no embalo da punição ao Corinthians, se fosse outro jogo o lance passaria despercebido e por mais que alguns gritem que não essa é a verdade, o tribunal tem punido apenas um clube. Repito, merece ser punido, mas vamos punir todo mundo.
            To começando a achar que o Sanchez precisa se calar…………

          • janca

            Oi Thiago. Concordo que a punição ao Corinthians foi merecida e que, olhando as imagens, a punição ao Vasco fica parecendo muito dura mesmo. E não duvido que a Lusa seja punida no embalo de nova punição ao Corinthians. Concordo também que se fosse em outro jogo a cena passaria despercebida. Mas como foi no jogo que marcou a rodada, inclusive pelo resultado inesperado, vamos ver o que acontece.

  • joe LHP

    Esse STJD serve como trampolim politico para algumas figuras ai que dão entrevistas até quando abrem a geladeira, isso é algo bizarro que só acontece no Brasil, pois em nenhum outro país o esporte é regido assim, onde já se viu submeter trabalhadores que cometeram atos de indisciplina a um júri como se estes fossem bandidos e transgressores da lei e o pior esse tribunal copia tudo o que há de ruim e escroto no judiciario brasileiro.

    • janca

      Sou favorável a um tribunal esportivo, mas há anos o STJD, a meu ver, vem pisando na bola. Ainda mais com a forma como os auditores são escolhidos.

  • Luiz

    Janca, na verdade o Valdivia não forçou o cartão por causa da seleção chilena, até porque ainda tem o jogo de sábado contra o ABC em Natal. O que está acontecendo é que existe sim perseguição do tribunal e em alguns casos, da arbitragem, contra o Palmeiras.
    O Valdivia e o Henrique ficam fora por tres partidas por terem sido convocados, e tomaram cartão ontem, ou seja, ficarão quatro partidas. Se isso foi forçar o cartão, eles foram muito “inocentes”.
    Agora, gostaria que o tratamento fosse igual para todos os clubes. Teve jogo em Goiania que um jogador do Goiás e um do São Paulo paralizaram a partida para pedir aos torcedores que parassem a confusão. Até agora não ví a manifestação do tal procurador do tribunal. Será que a presidência da CBF tem interferência?

    • janca

      Não estou me referindo ao jogo contra o Oeste. O Valdivia forçou o terceiro cartão num jogo no Pacaembu, salvo engano, para cumprir a suspensão justamente quando estaria a serviço da seleção chilena. Isso foi claro e ele mesmo confessou. Sobre interferência do presidente da CBF no tribunal, pelo menos em tese, não há ou não deveria haver. O tribunal é tido como independente. Não sei se há perseguição, talvez decisões equivocadas ou falta de critérios na hora de dar as penas. Acredito mais nisso daí. Se não vamos à famosa teoria da conspiração…

      • A. Celso

        É claro que há perseguição ao Valdívia e por consequência à instituição S.E. Palmeiras!! Isso é público e notório. Só não enxerga quem não quer…

  • Fernando

    As punições ao Corinthians(perda de mando de 4 jogos no Brasileiro e dois na copa do Brasil) foram anteriores ao jogo com a Portuguesa e por consequencia antes da garrafada.Portanto esta reincidencia não poderia embasar o julgamento
    Uma questão que o Janca não levantou é a possibilidade do STJD ser utilizado pela cúpula da CBF como ferramenta para prejudicar clubes não alinhados com a atual direção da entidade. Todos sabem que o ex-presidente do Corinthians Andres Sanches é virtual candidato à presidência da CBF. A FPF cujo atual presidente é o potencial sucessor de Marin se faz de cega e não busca defender o interesse de seus filiados. É notório que o Tribunal desportivo usa de pesos e medidas diferentes.
    No primeiro julgamento do caso da briga envolvendo a torcedores do Vasco e Corinthians em Brasilia penalizaram o Corinthians com a realização de jogos com os portões fechados, punição que nem estava prevista no regulamento do campeonato. Enquanto outras situações que tb envolveram brigas de torcidas sequer foram julgados.
    Na minha opinião a disputa pela presidencia de CBF tem direta relação com as punições. Aos amigos a lei, aos inimigos a DUREZA da lei.

  • Fernando

    Ambas as punições ao Corinthians foram anteriores ao jogo com a Portuguesa e por consequencia antes da garrafada.
    Uma questão que o Janca não levantou é a possibilidade do STJD ser utilizado pela cúpula da CBF como ferramenta para prejudicar clubes não alinhados com a atual direção da entidade. Todos sabem que o ex-presidente do Corinthians Andres sanches é virtual candidato á presidencia da CBF. A FPF cujo atual presidente é o potencial sucessor de Marin se faz de cega e não busca defender o ineresse de seus filiados. é notório que o Tribunal desportivo usa de pesos e medidas diferentes.
    No primeiro julgamento do caso da briga envolvendo a torcedores do Vasco e Corinthians m Brasilia penalizaram o Corinthians com arealização de jogos com os portões fechados, punição que não estava prevista no regulamento do campeonato. Enquanto outras situações que tb envolveram brigas de torcidas sequer forma julgados.
    Na minha opinião a disputa pela presidencia de CBF tem direta relação com as punições. Aos amigos a lei, aos inimigos a DUREZA da lei.

    • janca

      Sim o Corinthians foi punido antes da garrafada, mas agora terá que responder pelo que acontece no jogo contra a Portuguesa e sou favorável à nova punição. O que parte da torcida corintiana tem feito esse ano, a começar pela morte que provocou na Libertadores, é piada. Agora dizer que é uma campanha do tribunal contra o Andrés duvido que seja o caso. Até porque o tribunal não necessariamente apoia o Del Nero. E no Rio o presidente da Federação Paulista de Futebol não é visto com bons olhos. Sem falar que mais punido do que o Palmeiras… E o Paulo Nobre não é candidato a nada.

  • Diego Missaci

    Sabe, esse STJD é uma babaquice mesmo. Jogador nenhum pode dizer o que pensa porque os senhores de tal tribunal não permitem que seja dito qualquer coisa. O futebol no Brasil encaminha-se para tornar-se chato e sem paixão.

  • pedro luiz lorençon

    O problema é a biba procuradora Paulinha Schmitt. Ela shupaulina e ostensivamente contra o Palmeiras e enquanto estiver lá ( me parece que há um mandato) o clube irá sofrer represálias e sofrerá penas que mais a ninguém é imposta , exatamente para mostar o poder e a raiva que a bibinha do jd. Leonor tem do alviverde.

  • valdir

    bom dia,seria muito simples,acabar com essa vergonha de STJD e essa vergonha do futebol brasileiro,quem nao ve que so querem interesses particulares,se o brasil tivesse um pouco de seriedade,a predidente da republica ja teria acabado com essa farsa,e mandado a policia federal investigar esses que nao intendem nada de futebol e acham que sao maiores que todos os craques brasileiros do passado e do presente,entao,ou os clubes se unem,e acabam com essa vergonha do futebol,ou continuara assim ,favorecendo um ao outro,

  • Marcos

    Voltamos a lei da mordaça Janca, tome cuidado com o que voce fala senão o STF pode te suspender também kkkkkkkk.
    Se tivesse também alguém sério, com coragem e sem rabo preso, poderia expor realmente tudo que acontece, e fazer estes caras se preocuparem em ajudar o futebol brasileiro e não atrapalhar e perseguir certos times e jogadores como fazem descaradamente com o Palmeiras e se jogadores, enquanto outros times e jogadores são beneficiados.

  • Aleksander

    O Valdivia é perseguido por estes tribunais não é de hoje. Me lembro de sua primeira passagem no Palmeiras em um jogo contra o Vasco, ele foi agredido, revidou e levou 5 jogos de punição, não jogou mais no campeonato o Palmeiras que brigava pra ser campeão ficou sem nada.

  • Bruno MD

    O Palmeiras é punido constantemente pois quem deveria se manisfestar, Brunoro e Paulo Nobre, nao fazem nada e sobra pra jogador reclamar do tribunal. Enquanto a diretoria assistir passivamente tudo o que o STJD faz o Palmeiras continuara sendo punido. Por atitudes como essa que mostram que algumas coisas estao erradas.

  • EDSON PALESTRA

    Não adianta só nós torcedores reclamarem da diferença de tratamento. O Palmeiras é sem dúvida a equipe mais prejudica pelo STJD e arbitragem nos últimos 10 anos. Cabe agora, a diretoria do Palmeiras se manifestar, caso contrário irão se passar mais uma década.

  • Tri Mundial Doom

    Mas o Brasil nunca saiu da DITADURA, só tem a imagem de país democrático…Reclamou é podado;Petkovic de canto no Flamengo, mídia PRO Corinthians, protestos nas ruas, políticos escolhendo o seu próprio salário…

    • janca

      Houve alguns avanços, mas a mentalidade mudou muito pouco.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo