Alex e a Seleção



No Paraná e em outros estados também muitos perguntam se Alex, um dos destaques do Brasileirão, não terá chance na Seleção Brasileira. E a resposta é não, a não ser que Luiz Felipe Scolari mude muito de ideia.

O problema não é Alex ser veterano, prestes a completar 36 anos. Felipão o considera um baita jogador, mas acha que não tem lugar na Seleção, principalmente por sua postura em outras ocasiões. Especialmente em 2002.

Quando ficou fora da Copa Coreia/Japão, que o Brasil venceu dirigido justamente por Scolari, Alex ficou extremamente aborrecido com o treinador pelo “corte” e confidenciou depois que torceu muito contra a Seleção. Nem conseguia assistir aos jogos, tal era sua irritação, e ficou bem chateado quando o time ganhou o penta.

Com a ida de Felipão para Portugal, onde seria vice da Euro e semifinalista da Copa da Alemanha, em 2006, Alex ainda teve oportunidade na Seleção sob o comando de Carlos Alberto Parreira, que hoje trabalha com Scolari.

Jogou pela última vez com a camisa do Brasil em 2005. Na ocasião Parreira o chamou para uma conversa e explicou que não o chamaria para o Mundial de 2006 por achar que não se encaixava no esquema tático que pretendia para a Seleção.

Depois não foi mais lembrado nem por Dunga nem por Mano Menezes. Felipão admira muito o futebol de Alex, mas não vê no jogador do Coritiba o que chama de “espírito de Seleção”, sem dizer que ainda não se esqueceu do episódio de 2002, quando o atleta torceu para o Brasil perder o Mundial.

Num campeonato marcado pela atuação de veteranos, como tem sido o Brasileirão-2013, o que chegou mais perto da convocação foi Zé Roberto, que tem jogado uma barbaridade no Grêmio. Mas ele também tem poucas chances de ser chamado, ainda mais porque o grupo para a Copa está quase fechado.

Dois que seguem esperançosos são Kaká, que até se transferiu para o Milan para ver se ganha mais espaço, e Ronaldinho Gaúcho, que tem jogado muito no Galo, mas se desentendeu com Felipão antes da Copa das Confederações.

Mesmo a ida dos dois, já testados por Scolari no primeiro semestre, segue uma incógnita. Ainda mais porque o Brasil ganhou a Copa das Confederações sem os dois e eles tiveram problemas entre si na Copa da Alemanha, quando a Seleção era treinada por Parreira. E o hoje coordenador do escrete brasileiro não se esquece das confusões fora de campo que marcaram o time naquele Mundial.



  • Júnior

    Se “seleção é momento”, Alex já!

    Que se faça a justiça histórica pela não convocação em 2002!

  • Cleibsom Carlos

    Pelos conceitos que o Felipão tem de futebol é improvável que ele chame o Alex…O cara não dá butinada e não marca os avanços do lateral até a linha de fundo, então não serve para o glorioso técnico na seleção brasileira…Agora, mudando de assunto: Janca, você não acha que a máscara de “ético até a morte” do Muricy caiu com essa sua volta ao S.Paulo. De ético neste retorno não houve nada!!!

  • Mario

    Alex e o Ze Roberto que não pode ser esquecido são 2 baitas jogadores e com uma tremenda experiencia que ajudaria muito a esse grupo da seleção que ainda é muito jovem.

    agora Alex e Felipão a ferida é mais profunda por que Alex era amigo pessoal do Felipão e ajudou muito naquelas eles eliminatorias complicadas para a copa de 2002 e foi esquecido pelo amigo 2 vezes a primeira convocação para a copa e depois quando o Emerson foi cortado sendo o Ricardinho convocado , ainda tem a historia que depois Felipão foi conversar com o Alex se fazendo de amigo e a mulher do Alex soltou todos os cachorros no tecnico.

    para mim Felipão pode ganhar todos os titulos com a seleção , mas jamais sera um grande tecnico é só mais retranqueiro.

  • Zico

    O Alex sempre foi craque e quando estava emum dos seu melhores momentos não foi convocado. Assim como ele, tinha o SERGINHO (lateral) nunca era convocado mesmo sendo melhor(na minha opinião) que o Roberto Carlos. Quando ele foi chamado pediu dispensa.. Mais do que certo! Só é chamado pra amistoso caça níquel!!! Se ele fosse convocado pra amistoso ele não deveria ir !!

    • janca

      Mas entendo agora deixarem Alex e Zé Roberto, apesar da fase incrível que atravessam, de fora. O Felipão, afinal, tem o grupo dele e pelo jeito, salvo alguma tragédia, quase fechado.

  • O FUTEBOL É MARCADO PELO MOMENTO, O ALEX ESTA NO ALGE. MAS NO ALGE DO CAMPEONATO BRASILEIRO QUE POR SINAL É UM CAMPEONATO FRACO. ENTAO COMO SERIA JOGAR NA SELEÇÃO? COMO SERIA JOGAR CONTRA JOGADORES QUE DISPUTAM CAMPEONATOS MUITO MAIS DIFICEIS? POIS BEM. AINDA DÁ TEMPO DE DAR UMA CHANCE. AGORA CABE AO FELIPAO PENSAR O MESMO.

  • Everton andrade

    não deve ser convocado mesmoooooo, nosso campeonato é ridículo não serve de parâmetro, é só ver a goleada que o santos levou e ver a posição dele em nosso maravilhoso campeonato se nosso campeonato servisse para convocar alguém com certeza esse holandês do botafogo esta na seleção holandesa , ele não serve para jogar copa e futebol é marcação foi assim que a seleção Brasileira anulou a grande espanha , com todo mundo marcando vão aprender primeiro de táticas e parem de falar bobagem , quando o cara é veterano e esta rendendo algo para o time pode ser em qualquer lugar do mundo ele ficar por lá , jogador velho no Brasil é porque não consegue mais jogar na europa…..

    • janca

      Seedorf de fato vem jogando muito no futebol brasileiro, mas espaço na seleção holandesa não tem mesmo.

  • Josué

    Fala aí Janca….. hoje foi osso !!! só estou podendo acessar o blog agora…. e já estou indignado…. poxa acabo de ler que o Flavinho (Flavio Gomes) foi demitido da Espn, por ter expressado sua opinião pessoal no twiter quanto ao jogo da LUSA e gremio….. CADE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ? FLAVINHO ESTOU CONTIGO E NÃO ABRO….. Caramba a opinião é do cara se alguém se sentiu ofendido que o processe……

    • janca

      Só viu agora, Josué? Soube da notícia ontem à noite e até por isso tudo acho complicadíssimas essas redes sociais, Twitter, Facebook… Mas hoje até publiquei no LANCE! duas notas a respeito do jogo de sábado, sem saber, aliás, do que tinha acontecido na ESPN. Lamento que a Portuguesa tenha perdido o controle emocional depois do pênalti. Entendo a revolta dos jogadores, claro, mas a arbitragem também havia anulado um gol polêmico do Grêmio no início do segundo tempo. E com o descontrole do time da Lusa perdemos dois jogadores para a partida de amanhã, contra o Vasco, um deles, o Valdomiro, importantíssimo. Em relação ao Flavinho, o Twitter era pessoal, não corporativo, mas acho que a ESPN não entendeu assim. A vida é complicada, Josué…

  • Andre

    “Ronaldinho Gaúcho, que tem jogado muito no Galo” – essa foi boa…

    • janca

      Acha que tem jogado pouco?

  • Cleibsom Carlos

    Janca, a notícia mais importante no esporte brasileiro ontem foi a aprovação da MP 620!!!Será que as coisas estão mudando? Deveria ser capa do Lance…E você vai escrever sobre isso?

    • janca

      Vou, Cleibsom, mas abordo amanhã ou sexta o assunto. A MP do Esporte, como é chamada, é bem interessante, já que determina que só poderão receber isenção e recursos públicos entidades que, entre outras coisas, limitarem o mandato de seus dirigentes esportivos, estabelecendo o máximo de uma reeleição. Ainda tem que passar pelo Congresso, mas a aprovação na Câmara foi importantíssima. Quero conversar mais com advogados, atletas e dirigentes para escrever sobre o assunto, que não deixarei de abordar nesse blog. Mas hoje postei sobre a eleição do Bernard como membro do COI, bola cantada em maio e na verdade muito antes disso e que representa mais do mesmo. Uma pena. Bela vitória do Nuzman, triste, a meu ver, para o esporte olímpico do Brasil.

  • francotimao

    João, entendo o clamor publico pela convocação do Alex, Zé Roberto e Ronaldinho Gaúcho, porém eu pessoalmente estou com o Felipão, acho que esses caras já estão “ultrapassados” para jogarem na seleção (embora estejam jogando muita bola nos seus times), sempre fui a favor de renovação no futebol e a seleção não seria diferente e, estou gostando muito do ataque com jovens e talentosos jogadores, como Neymar, Lucas, Oscar, Bernard, Jô, etc…estou torcendo muito pra que esses meninos estejam “voando” na Copa e quanto aos “veteranos” respeito-os, bem como, o futebol deles mas acho que devem continuar jogando somente por seus clubes e dando suas contribuições pros clubes e para gerações futuras, Abs!!!!!

    • janca

      Eu também entendo o lado do Felipão. E ontem o Brasil jogou muito. Teve momentos brilhantes contra Portugal. A nova geração, como venho dizendo há tempos, é muito boa, Francotimão. Abs.

MaisRecentes

Fuga de patrocínio



Continue Lendo

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo