Força, Lusa



Ainda muito contente com a vitória da Lusa contra a Ponte Preta, reproduzo coluna que publiquei terça-feira no LANCE!. Sei que a situação do time no campeonato não é fácil, segue na zona da degola, mas os jogadores têm mostrado muito brio e estão de parabéns pelo espírito de luta. E gostei de a torcida da Portuguesa gritando o famoso “eu acredito”, porque eu também. Ainda tem muita água para rolar. Sábado parada duríssima contra o Grêmio, no Sul, mas depois todo um returno, quando espero que o time suba na tabela. Abaixo, enfim, minha coluna de anteontem no LANCE!:

“Quando saiu o Guia do Brasileirão do LANCE! fui o único, entre 20 jornalistas consultados pelo diário, que não apostou no rebaixamento da Lusa. Por enquanto não posso dizer que esteja me saindo bem, não, porque o sinal amarelo foi aceso já na primeira rodada, quando o time simplesmente não jogou contra o Vasco, entrando em São Januário com o único objetivo de empatar. Acabou perdendo por 1 a 0.

A campanha até aqui tem sido ruim, dando a impressão para quem olha a tabela e não acompanha os jogos da Portuguesa que ela tem uma equipe bem fraquinha, quando não é verdade. O time de Lauro, Valdomiro, Luis Ricardo, Souza, Gilberto, Diogo e Cia. tem qualidade e poderia estar em situação bem melhor no campeonato. Ainda pode se recuperar desde que os próprios jogadores acreditem que são capazes. Porque são.

O fato de estar na zona de rebaixamento não significa que o time não tenha feito partidas interessantes até aqui. Fez, como pode testemunhar quem acompanhou todos seus jogos no Brasileirão, como é meu caso.

Só que, apesar do potencial dos jogadores, que têm lutado com afinco, reconheço, há problemas sérios a corrigir. Um deles é a parte física. O time cai muito de rendimento no segundo tempo e alguns jogadores dão a impressão de sentir mais cansaço que os adversários. Fora o descontrole emocional que toma conta da equipe em momentos cruciais.

Afoita demais para segurar o resultado sempre que em vantagem, tem sofrido viradas de doer e uma série de gols no finalzinho. Contra Náutico, Atlético-PR, Criciúma, Coritiba e Atlético-MG foram oito preciosos pontos perdidos nos instantes derradeiros. E diante do São Paulo só não levou gol no final porque Aloísio fez o favor de colocar a mão na bola… Tudo bem, alguém pode lembrar que a Lusa ganhou um pontinho contra o Flamengo também nos acréscimos, gol incrível do Lauro, mas é pouco. Mesmo sábado, contra o Bahia, depois de fazer 3 a 0 nos sete minutos iniciais, não é que conseguiu assustar a torcida no segundo tempo? Felizmente, mesmo no sufoco, acabou vencendo por 4 a 2. Mas haja coração.

Talvez falte ao time arriscar mais. Quando saiu na frente fora de casa diante de Goiás, Vitória e Galo, por exemplo, acabou recuando muito, como se não conseguisse acreditar que estava ganhando e poderia ampliar o placar. Acabou cedendo o empate e depois levando a virada.

Sei que às vezes parece um milagre a Portuguesa estar na primeira divisão, até porque, ao contrário das demais equipes da Série A, tem pouquíssima torcida em casa, sem falar nos problemas financeiros e de gestão, incluindo o marketing, que enfrenta há tempos. O Canindé, por exemplo, é um ativo muito mal aproveitado, mas isso é outra história. Que preocupa muitíssimo, claro, mas deixo para discutir em momento oportuno. Hoje não. Neste espaço quero dizer apenas que ainda acredito. Espero que os jogadores também, pois capacidade tanto eles quanto o técnico Guto Ferreira têm, sim. Força, Lusa.”



  • J.MARCOS

    Não tenho assistido todos os jogos da Lusa, mas dentre os que assisti, noto muita oscilação. Há jogos muito bons, outros terríveis. O elenco não é primoroso, mas não é tão ruim assim. Mas há momentos que os jogadores parecem entrar com o freio de mão puxado. A marcação sob pressão é sempre lenta, parece que falta vontade aos jogadores. O fato é que tem time e torcida para não estar em situação tão delicada. Precisa acreditar um pouco mais. Tb não acredito que caia.

    • janca

      Oi J. Marcos. Há muita oscilação dentro de algumas _várias aliás_ partidas. É o que escrevi. Quando o time faz um gol, parece que perde o rumo tentando segurar o resultado. E acaba cedendo o empate e depois permitindo, muitas vezes no finalzinho, que o adversário vire. Mas não sinto que falte vontade aos jogadores. Pelo contrário. E apesar de só ter vencido em casa até aqui _quem sabe não quebre a escrita sábado, contra o Grêmio?, já que sonhar não faz mal a ninguém_, no Canindé muitas vezes a torcida adversária faz mais barulho do que a da Portuguesa. Mas torço muito para não cair. Porque se cai a volta não é tão fácil como deve ser a do Palmeiras ou já foi a do Corinthians para a Série A, por exemplo.

  • Claudio

    Bom dia nobre Janca

    Ontem a sua Lusa merecu a vitória e acredito que vcs tem tudo pra escapar..Se tem um time que me simpatizo é com a Lusa e ontem torci pra que vcs deixassem o z4..Ontem tambem vencemos um jogo contra o vitória e respiramos um pouco e ainda acho que meu time é muito ruim..Agora a parada é contra a Raposa e eles devem vir mordidos pela eliminação na Copa do Brasil…Boa sorte pros dois times ao longo do campeonato longe do z 4;;abss.

    • janca

      Que os dois se safem da degola, Claudio. O Flamengo é muito grande para cair, mas, se um dia cair (duvido que seja esse ano), tem tudo para ser abraçado pela sua torcida e subir no ano seguinte. No caso da Lusa temo que passe pelo processo que vive o Guarani ou viveu o Juventus. Mas lutando para se segurar na Série A. Temos todo um turno pela frente. Grande abraço, Claudio, João

      • Claudio

        Isso aí Janca,tamu juntu..srn.

        • janca

          Tamos juntos, Claudio.

  • kaoam medeiros

    Bom Dia, a Portuguesa ta levando azar de levar gol sempre nos minutos finais.

    • janca

      Mas ontem pelo menos quando levou gol nos acréscimos tinha vantagem de 2 a 0 e não deixou nenhum pontinho escapar…

  • Josué

    Bom dia, Janca, eu te disse a LUSA ” não vais caíre)…. mas perguntar não ofende, porque a diretoria não vai atrás do Boquita, penso que ele junto com o Muralha pode render muito no meio campo….. me parece que ele foi diagnosticado erradamente quanto uma lesão, (li isso em algum lugar) e nem foi culpa de nenhum clube, segundo ele (boquita) e hoje ele não tem vínculo com nenhum clube…. fica aí a sujestão… abs…

    • janca

      Espero que você tenha razão. Sobre não cair, Josué. Abs. e confesso que há tempos não ouvia falar do Boquita.

    • janca

      É, agora que vi, está na quarta divisão, recomeçando, que coisa, hein?

      • Josué

        O Janca, ele está no Atibaia, mas é para entrar em forma, o problema que foi diagnosticado erroneamente se mostrava gravíssimo só agora que descobriram que estavam equivocados, e ele não tem problema algum, é so ir atrás dele, inclusive ele foi para esta equipe a pedido de um amigo, e consta em contrato que surgindo proposta ele estará liberado…..

        • janca

          Bela sugestão, Josué. E ótima informação. Valeu mesmo. Grande abraço de novo, João

  • francotimao

    Ola, João, assim como você, eu também estou acreditando que a nossa Luzinha vai se safar mais uma vez, estaremos torcendo fervorosamente por ela, Avate Portuguesa!!!!…Abs!!!!!!!

    • janca

      Salve, Lusinha. Mas não vai ser fácil. Sábado o Grêmio, fora… Mas temos que acreditar, porque o time não é fraco, como tenho dito há tempos. E o Souza, apesar de muito nervoso (ontem poderia ter sido expulso), é um baita jogador. Tem jogado muito com Gilberto, o artilheiro, e Diogo. Abs.

MaisRecentes

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo