E os paulistas…



Se os cariocas não têm ido bem no Brasileirão, exceção feita ao Botafogo, que segue no G-4, atrás de Cruzeiro, Grêmio e Atlético-PR, os paulistas tampouco.

Assim como acontece com o Rio, com a maioria dos times mais preocupada em não cair do que almejando algo mais alto (Fluminense, Flamengo e Vasco são os primeiros acima da zona de degola), São Paulo parece mais precupado com a parte de baixo da tabela do que com a de cima.

Apenas o Corinthians briga, no momento, por uma vaga na Libertadores, ocupando a quinta posição. O Santos, que até tem surpreendido, está em décimo primeiro. Mas na zona de rebaixamento estão três paulistas, São Paulo, Ponte Preta e Portuguesa.

O drama, porém, não termina aí. Na Série B não há nenhum carioca, o que diz muito sobre o futebol do Rio tirando os quatro grandes do estado.

Entre os paulistas o Palmeiras, que caiu ano passado, lidera e tem tudo para subir, com 11 pontos de vantagem sobre o quinto colocado. Mas os demais, exceto o Bragantino, em décimo primeiro, querem mesmo não cair. Na zona de rebaixamento está o São Caetano e os dois primeiros logo acima dele são Guaratinguetá e Oeste. Retrato do interior do estado que há tempos deixa a desejar.



  • Bom dia Janca! Falando em Palmeiras, e a punição do Valdívia? Nem vou comentar, mas o pior é que o Leandro foi indiciado por simular uma flato no mesmo jogo????? É de rir muito….. Será que o procurador do STJD vai denunciar todos ou é só contra o Palmeiras… Tá ficando chato ver o que fazem com os times, menos com Corinthians e os todos os cariocas… Sei que não tem nada a ver com o post mas já encheu… Quanto ao seu post, acho que o mais intrigante é não ter cariocas na Série B.. mostra que o estado vive apenas mesmo dos 4 grandes… Abraço.

    • janca

      Não sou a melhor pessoa do mundo para opinar sobre o caso, pois tenho os pés atrás em relação à formação e ao trabalho do STJD, mas não sou contrário à punição ao Valdivia, não. O que acho é que há um peso, duas medidas (é assim que se fala, não?). Porque a impressão que a gente tem (impressão, porque não tenho prova nenhuma nesse sentido) é que o tribunal tem agido de unm jeito com o Palmeiras e não com a mesma contundência em outros casos. Mas como disse em relação ao STJD tenho os pés atrás há tempos. Aliás a “Justiça” brasileira como um todo é complicada… NUm país que temos um deputado preso que não perde o mandato… Falar o quê? Sobre não termos nenhum carioca na Série B, o Duque de Caxias caiu para a C, também acho intrigante. Como acho a queda dos paulistas, especialmente do interior que há mais de década deixou de ser o que era. A tal de globalização… Abs.

      • Josué

        Bom dia João, a análise é perfeita, mas as perspectiva de evolução dos paulistas da série A são maiores do que os cariocas, mas deixando bem claro que é só constatação, particularmente quero que todos os cariocas, mineiros, gauchos, etc estejam muito bem, pois assim nós amantes do futebol estariamos mais felizes….

        • janca

          Eu tenho minhas dúvidas. Porque o São Paulo tende mesmo a lutar pra não cair _e acho que não cai. Mas no caso de Lusa e Ponte a luta não será fácil. O Corinthians até acho que entra e fica no G-4, pelo elenco que tem e a regularidade também. Já o Santos tem me surpreendido, mas não a ponto de lutar por uma vaga no G-4. Os cariocas acho que sobem na tabela, mas, fora o Botafogo, que agora não tem mais Vitinho, sem grandes ambições. É um campeonato, como já profetizávamos antes de começar, em que outros estados fora Rio-SP podem e devem ser protagonistas. Um campeonato muito disputado.

  • francotimao

    Ola, João, hoje nos surpreende o momento dos times Cariocas e Paulistas no Brasileirão, é claro em função da história que estes dois estados possuem no cenário Nacional, porém ao depararmos com as mudanças havidas ao longo dos últimos anos ( o crescimento (ao menos dos “grandes”) times dos outros estados) é legitimo vermos a posição atualmente na tabela de classificação, uma vez que se considerarmos que o campeonato possuí mais times de S. Paulo e Rio então é “normal” que alguns destes possam estar numa posição inferior na tabela, mas que sempre será “estranho” ao menos para nós, isso será!!!..Abs!!!!

  • para vcs imprensa paulista (vc tb janca) verem, msmo sem ct,msmo a justiça bloqueando rendas do Flusão e Botafogo ,e sem investimentos q vcs tem, o futebol carioca continua brigando plo titulo ( 99,2010 e2012-além de segundo e terceiro em 2011 ),Botafogo e Fluminense perdendo jogadores importantes no começo do campeonato,o Botafogo tem gdes chances e vcs tem q ver q só tem 4 gdes tb,pois os outros só servem p inchar o paulistinha,pois sempre eles ganham só q colocam 20 p fingir q tem mais clubes fortes !!!

    • janca

      O Flu não tem investimentos? O que a Unimed faz no departamento de futebol do clube, então? E dos quatro grandes do Rio três estão encostados na zona de rebaixamento, Fluminense, Flamengo e Vasco.

  • eugenio CAP

    Janca! aqui no Paraná, (que para voces não existe), nossos clubes estão se estruturando,
    Sendo O ATLETICO, o Coritiba, e Paraná, com CT de qualidade, mesmo sem patrocinio comparavel a voces do eixo, O CAP paga rigorosamente em dia todos os seus compromissos.
    Inclusive impostos, coisa que se nosso pais fosse sério, os times do Rio estariam na 4º divisão.
    assim como muitos de São Paulo. E existe muita proteção ( roubo mesmo das arbitragens)
    em favor dos Times do Eixo.

    • janca

      Como não existem? O Atlético-PR e o Coritiba têm sido bem badalados no Brasileiro e ambos têm história no futebol brasileiro. Ok, concetro-me mais no eixo Rio-SP inclusive porque sou daqui, mas tenho visto os jogos dos dois representantes do Paraná na Série A. Do Paraná mesmo vi um ou dois apenas na Série B. Sobre roubo nas arbitragens confesso _e é sério_ que desconheço. Mas que talvez exista uma tendência de o árbitro apitar favoravelmente ao time mais forte ou de mais popularidade nacional é uma possibilidade. Assim como certas arbitragens caseiras. Mas merecem estudos mais aprofundados, Eugenio. Abs.

      • Janca, que mania esse pessoal de fora do eixo, como vc disse tem de falar que não se dá valor à eles, não é bem assim viu sr. Eugenio, o que acontece é que os campeonatos de São Paulo e Rio tem muito mais times de envergadura, e não apenas 2 ou 3 como em outros estados, agora quanto a tendência dos árbitros, desculpem mais uma vez, vi o Corinthians ser muito mais prejudicado do que favorecido em vários confrontos com times de outros estados e concordo com o Janca no que diz respeito a árbitros caseiros, ai independe quem é o time, o que vale é o mandante! Abs!

  • Pulga

    Bangu e America RJ já foram fortes!!! Pena que hoje não passam de figurantes no Campeonato Carioca… isso quando disputam a Série A do Estadual.

    • janca

      É uma pena mesmo. E em outras épocas os times de Campos também davam trabalho. Só espero que a Lusa não vá para o mesmo caminho. Até por isso tem que permanecer na Série A do Brasileiro. Porque depois que cai pra subir pode ser um drama.

  • Ricardo

    Boa Tarde !
    Perfeita análise Janca ….só acho que os Paulistas ( digo os 3 GRANDES ) até que gera estranheza e até surpresa com suas colocações , visto que tem estrutura , tem elencos ( senão os melhores, não estão abaixo de ninguém ) tem altos valores de cotas de tv e patrocínios , por isso digo que é uma ZEBRA estarem aonde estão…..Agora os CARIOCAS…..( eu sou ) estão onde sempre deveriam estar….lá em baixo …..Clubes grandes , de tradição , que não investem em nada, não tem CT, não tem Centro de Recuperação, atrasam salários….., ou seja não oferecem condição alguma para um atleta exercer o seu máximo….então, estão bem colocados ….pois diante de tudo isso , estranho é quando um ou outro consegue ganhar um Brasileiro …pois são muito bons mesmos diante de tanta adversidade…….mas esse ano ESTÁ DANDO A LÓGICA….abraços

    • janca

      Causa surpresa o São Paulo, Ricardo, mas aí tem muito do fator Juvenal Juvêncio. O Santos não se estruturou adequadamente para a saída do Neymar, não se preparou como devia, mas até que tem se saído relativamente bem no Nacional com o interino que parece que vai ficar como efetivo até o final do torneio. E o Corinthians está colado no G-4. Abs.

  • elias

    levantamento sobre os paulistas nos últimos 24 anos.
    1990 CORINTHIANS CAMPEÃO BRASILEIRO; 1991 SÃO PAULO CAMPEÃO BRASILEIRO; 1992 SÃO PAULO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E MUNDIAL; 1993 PALMEIRAS CAMPEÃO BRASILEIRO, SÃO PAULO CAMPEÃO DA LIBERTADORES, MUNDIAL, SUPERCOPA E RECOPA; 1994 PALMEIRAS CAMPEÃO BRASILEIRO(CORINTHIANS VICE), SÃO PAULO CAMPEÃO DA COMENBOL E RECOPA; 1995 CORINTHIANS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL; 1996 LUSA VICE DO BRASILEIRO; 1997 PALMEIRAS VICE DO BRASILEIRO; 1998 CORINTHIANS CAMPEÃO BRASILEIRO, PALMEIRAS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, SANTOS CAMPEÃO DA COMENBOL; 1999 CORINTHIANS CAMPEÃO BRASILEIRO, PALMEIRAS CAMPEÃO DA LIBERTADORES; 2000 CORINTHIANS CAMPEÃO MUNDIAL; 2001 SEM CONQUISTAS MAS CORINTHIANS VICE DA COPA DO BRASIL E SÃO CAETANO VICE DO BRASILEIRO; 2002 CORINTHIANS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, SANTOS CAMPEÃO BRASILEIRO E SÃO CAETANO FINALISTA DA LIBERTADORES; 2003 SEM TÍTULOS O CRUZEIRO VENCEU TODO MUNDO, MAS O SANTOS FICOU DE VICE NO BRASILEIRO; 2004 SANTOS CAMPEÃO BRASILEIRO E SANTO ANDRÉ CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL; 2005 CORINTHIANS CAMPEÃO BRASILEIRO, PAULISTA DE JUNDIAÍ CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL; SÃO PAULO CAMPEÃO DA LIBERTADORES E MUNDIAL; 2006; SÃO PAULO CAMPEÃO BRASILEIRO; 2007 SÃO PAULO CAMPEÃO BRASILEIRO; 2008 SÃO PAULO CAMPEÃO BRASILEIRO; 2009 CORINTHIANS CAMPEÃO COPA DO BRASIL; 2010 SANTOS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL; 2011 CORINTHIANS CAMPEÃO BRASILEIRO E SANTOS DA LIBERTADORES; 2012 CORINTHIANS CAMPEAO DA LIBERTADORES E MUNDIAL, SANTOS CAMPEÃO DA RECOPA E SAO PAULO DA SULAMERICANA; 2013 CORINTHIANS JA GANHOU A RECOPA. OU SEJA O FUTEBOL PAULISTA É O MAIS VENCEDOR DA HISTÓRIA, NAO CITEI AÍ OS TITULOS DA SÉRIE B E AS MUITAS VEZES VICES. ABRAÇO!

  • Claudio

    Boa noite nobre Janca

    Esse ano creio que o título fica entre o Gremio e o Cruzeiro,esses dois são mais cascudos e o Corinthians é muito instavel,ja o Botafogo esta perdendo peças importantes no seu elenco…Vejo a Copa do Brasil sub 17 e sub 20 e vejo que os times que tem melhores estrututras se sobressaem nesses capeonatos de jrs..O Flamengo faz um jogo duro contra a Raposa e toma um chocolate contra o Corinthians..Acredito que esse ano a gente cai e tem mais gente grande que sofrerá…Essa derrota foi doida e pode deixar sequelas no time..SRN.

    • janca

      O Cruzeiro segue firme e forte. O Grêmio, surpreendentemente, hoje tropeçou, mas continua na luta. Temo pelo Botafogo, que talvez caia um pouco na tabela mesmo. Mas o Corinthians acho que chega ao G-4. Tem elenco bom, Claudio.

  • Claudio

    Ja imaginou nobre Janca se a dupla FLAFLU cair pra serie B e subir os times artificiais Boa e Guaratingueta??
    Creio eu que esses dois times estão fortemente rumo a serie B no proximo ano pela mediocridade de ambos..Desses refugos que o Mengão contratou eu salvo so o Chicão e o Paulinho ja que o Elias carrega esse piano sozinho..Diante do corinthians ele sumiu e com esse time safado era mais que inevitavel que o time ia sofrer.Sua Lusa deve se safar.abs.

    • janca

      O Guaratinguetá está mais para a Série C do que a A. Luta para não cair da B. Mas, tirando o Náutico, ainda há muitas incertezas sobre a zona de rebaixamento. Lusa e Ponte Preta são sérias candidatas, embora ainda falte pouco mais de um turno para terminar o campeonato. Muita água pode rolar. E vai rolar, acredito. Só espero que a Lusa pare de levar gols no final, acredite que é capaz e não caia. Mas o Flamengo, se jogar o que apresentou quarta passada diante do Cruzeiro, também escapa e bem. Agora domingo contra o Corinthians parece que não entrou em campo… Não foi só o Corinthians que jogou bem, achei seu Flamengo muito apático, Claudio. Apesar de ter um time bom. Longe de ser uma maravilha, mas acho bom. O banco é que é um problema. E não falo de Mano Menezes. Falo das opções que o técnico tem no banco de reservas. Saudações lusitanas, Janca

  • flavio

    No eixo são paulo-rio só existe um time. Que por acaso é o campeão de tudo!! VAI CORINTHIANS!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo