Juvenal e a Independente



Principal organizada do São Paulo, a Independente segue causando problemas com os chamados torcedores comuns. Quer coibi-los de vaiar ou criticar o time, como voltou a acontecer no Canindé, domingo, quando o time do Morumbi perdeu para a Lusa, por 2 a 1.

No mês passado, membros da uniformizada entraram em um churrasco na sede social do clube e xingaram sócios contrários à gestão de Juvenal Juvêncio. Houve relatos de agressão.

Oficialmente a torcida nega que esteja apoiando a atual diretoria, dizendo que “apenas” não aceita Marco Aurélio Cunha, ex-genro de Juvenal e pré-candidato da oposição, como futuro presidente tricolor, porque ele já cantou hino de outro clube, no caso o do Santos.

Argumento, aliás, ridículo, porque é sabido de todos que Cunha, trazido para o São Paulo pelo próprio Juvenal, é médico e já trabalhou em outras agremiações como tal.

Hoje ele é vereador pelo PSD, o famigerado partido do ex-prefeito Gilberto Kassab, que fez uma péssima administração em SP, aliás, com apoio do próprio Marco Aurélio.

Por mais que diga que não trabalhe por Juvenal, o comportamento da Independente, evitando vaias e críticas ao time e à atual gestão, chama a atenção. Especialmente porque quer coibir protestos dos demais torcedores, descontentes com a fase do São Paulo, que é das piores.

Nos últimos dez jogos, desde que Paulo Autuori, nome que não era o preferido por boa parte da galera tricolor, assumiu o comando, o time perdeu incríveis oito jogos, empatando um e ganhando outro. Em 15 pontos disputados com Autuori no Brasileirão, conquistou apenas um e despencou na tabela. Hoje é vice-lanterna e luta para escapar do rebaixamento.

A Independente, porém, parece estar satisfeita com a gestão Juvenal e desde o jogo contra o Cruzeiro, quando o time de Autuori levou de três no Morumbi, quer que os demais torcedores apenas incentivem a equipe, poupando a diretoria, a equipe e a comissão técnica de vaias. Como se o direito de protestar, desde que pacificamente, não fosse legítimo.



  • Josué

    Bom dia, Janca, se porventura o SPFC chergar ao meio do segundo turno praticamente rebaizado (algo que eu não acredito) terá a independente o direito de fazer protesto contra a equipe, uma vez que tenta calar as reclamações dos torcedores comuns???

    • janca

      Direito de protestar sempre tem, desde que seja de forma pacífica. Mas que será um protesto esquisito, digamos assim, será. Afinal, apesar de oficialmente negar apoio ao Juvenal, quando tenta coibir torcedores comuns de reclamar está cerceando a liberdade de terceiros.

    • Lacerda

      Não consigo entende e a existência destas organizadas. Um membro da maior organizada do Corinthians matou um garoto durante a libertadores, a maior organizada do SP vive agredindo torcedores comuns, e agora até associados do SP, como no episódio do churrasco. A do Palmeiras do Galo do Cruzeiro, e de vários outros times vivem se matando Brasil afora. Sinceramente não consigo entender o pq dessa organizadas existirem. São torcidas pagas que contribuem apenas para violência. O mais interessante é que nenhum comentarista de TV fala sobre esses caras. Todos covardes, com medo de retaliação.

  • Mario

    Janca deixa de ser anti-spaulino , esta tudo perfeito , deixa o Juju afundar o SPFc sem importuna-lo ,no momento temos q acreditar e apoiar o nautico p/o SPFc virar lanterninha rsrsrsrsrsrsr.

    falando serio essas “torcidas/gangs organizadas” só querem é dinheiro e isso o Juju deve estar dando facil , o episodio do churrasco é a maior prova dessa parceria podre , aonde se viu um presidente de clube abrir p/essa gente entrar , mandar bater em associado e não ter punição , é o fundo do poço.

    sobre o Marco anão cunha q foi eleito originalmente pelo DEM(ex-PFL Ex-Arena) mas isso não impede de ser um presidente a altura do SPFC , afinal dentro dos clubes tem varios politicos e ex-politicos não é a toa q varios são um cancer p/os clubes , quem sabe ele possa ser a versão Spaulina da Patricia Amorim ……. rsrsrsrsrsrs

    • janca

      A relação das organizadas com as diretorias de clubes merece um capítulo à parte. Aliás vários capítulos…

    • Josué

      Mario, primeiro teve a BOCA LIVRE (porrada a valer) para as organizadas, agora o Jota ponto Juvencio colocou os ingressos a módicos dois reais. Seria como se diz no popular “É FIM DE FEIRA” ??

      • Mario

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk com ctz ou é o planejamento p/o panetone virar loja de 1,99 cheia de jogadores do paraguai kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Josué

          Mario, o que me causa mais estranheza, é que a Fifa acaba de divulgar a lista dos maiores clubes do mundo, e o SPFC ficou entre os quinze…….
          ………
          ………………….entre o quinze de Jaú e o Quinze de Piracicaba….. Abs….

        • Josué

          Mario, oque me causa estranheza, é que a Fifa acaba de divulgar a lista dos maiores clubes do mundo, e o SPFC ficou entre os QUINZE………..
          …………………..
          …………………………………………Quinze de Jaú e Quinze de Piracicaba….KKKKKKKK….Abs….

          • Tri Mundial Doom

            Tem até o Quinze de jaú e não tem o Corinthians…Deve ser porque o clube não tem história como grande…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • joe LHP

    Bem, vou em estádio desde meado dos anos 90 e apesar de ser corintiano sei muitas coisas que acontecem com essa torcida ai e isso já vem de muito tempo e da missa não é nem a metade, membros dessa torcida já agrediram mulheres, muitos roubam torcedores comuns, fazem arrastão em vendedores ambulantes, intimidam membros de torcida menores e até rasgam suas faixas, não possuem respeito nenhum por ninguém todo sãopaulino que conheço detesta a independente inclusive aqueles que já foram membros.

    • Tri Mundial Doom

      Estranho…Sou São paulino e não tem nada disso aí…

      Lembro do episódio da torcida do Corinthians quebrando as cadeiras do Morumbi aliás, seria inveja?
      Teve também Oruro…

      Era a Independente?

    • SOBERANO

      JOE, SOU SÃO PAULINO, E NÃO TENHO NENHUMA SIMPATIA, PARA COM AS TORCIDAS ORGANIZADAS.
      SEJA DE QUAL CLUBE FOR, PRA MIM SÃO TODAS VENDIDAS.

  • Gledson

    Complicado, bandido e assassinos profissionais que assumem o clube como se fosse deles e ainda por cima são mantidos por dirigentes.

    Essa relação tem de ser passada a limpo, falar em excluir é algo muito simplista por parte de todos, porque não existe Lei no mundo que proíba que pessoas se aglomerem e se unam pra acompanhar qualquer coisa, mas algo tem de ser feito e rápido, mas vai continuar igual.

    Mas me chama atenção essa forma de escrever dos jornalistas e as pessoas (me incluo nisso). Torcidas Organizadas x Torcedores Comuns? Entendo que exista uma dificuldade de classificação, mas nos colocar como “comuns” é classificar que esses bandidos e assassinos estão num nível superior. E não estão.

    Se resolvermos a “classificação” e compreender o que somos ou seja torcedores do SPFC, Santos Corinthians ou qual seja contra os “institucionalizados” ou “profissionais” nos colocará acima desses assassinos pode sim ser minúsculo início. Abraços

    • Josué

      Gledson, entendo perfeitamente quando vc fala da “superioridade” e dos comuns ao qual me classifico e se vc me permite, o qualifico também, é que de verdade prefiro ser comum (e sou) quando esses superiores de organizadas, quadrilheiros (e tem “aqueles” de Brasilia)…. vamos combinar…. somos comuns…. abs….

  • francotimao

    Ola, João, com certeza esse comportamento da Independente em relação ao JJ e ao time q esta em fase ruim é tremendamente esquisito pra não dizer q tem dente de coelho nessa parada, não tem como pensarmos diferente diante da posição de “apoiar” dessa torcida “organizada”…Abs!!!!!

    • janca

      Põe esquisito nisso, Francotimão. Abs.

  • Bom eu acho que a maior prova que a independente é infelizmente comprada e isto me causa tristeza eu dexei de frequentar estádio e apoiar meu time em campo por causa da independente pois eles são como uma gangue com muita gente mal educada e que inibe os verdadeiros torçedores aqueles que usam o escudo do spfc no peito e gosta realmente do sp eu nao vejo esta torcida apoiar verdadeiramente o time não tem canto de torcida só cantam ôôô ôôôô só sabem cantar isso e ainda se vendem para este presidente que foi um bom presidente mais que esta deixando muito a desejar esta na hora de pensar mais no spfc e deixar os egos pra la pois se são são paulinos de verdade parem com a palhaçada e ajudem o time de verdade sem se venderem pois é o torçedor que faz com que o clube seja grande e não estes homens que estão ai se fazendo de torçedores e brigando por nada eu sou são paulino de verdade e quero o bem do meu clube e vcs organizadas podem ajudar sem se vender a estes caras valeuuu

  • Bruno

    Ele cantou o hino em uma situação totalmente atípica em contrapartida já fez muito pelo São Paulo. A torcida organizada pode levar bandeira de outras torcidas uniformizadas e consequentemente de outros times ao estádio. A organizada é “aliada” da torcida do cruzeiro, de facções da torcida do flamengo, da torcida do sport entre outras…creio que não possam jogar pedra para o alto

  • RODRIGO TRICOLOR MAIS QUERIDO

    lembro muito bem que a gaviões acampou em frente a casa do Dualib e não saiu de lá até sua renúncia, ou estou enganado???A principal torcida do meu time é ridícula e usam de covardia, pois nunca vc vai ver um deles no mano a mano, é sempre em maior numero, cavardes estes “dependentes”

    • janca

      Acampou em frente à casa dele, ou melhor, fez uma enorme manifestação em frente à casa dele, mas não foi por isso que ele saiu. Dualib ainda ficou mais um tempo como presidente do Corinthians. E fez um mal danado ao clube do Parque São Jorge, assim como o Juvenal está fazendo ao São Paulo.

  • Bruno

    Ele cantou o hino em uma situação totalmente atípica em contrapartida já fez muito pelo São Paulo. A torcida organizada pode levar bandeira de outras torcidas uniformizadas e consequentemente de outros times ao estádio. A organizada é “aliada” da torcida do cruzeiro, de facções da torcida do flamengo, da torcida do sport entre outras…creio que não possam jogar pedra para o alto já que o telhado é de vidro.
    Quanto ao preço dos ingressos continuo achando caro R$ 3,00 para ver esse time, não vale nem isso. O torcedor comum é usado em todos os aspectos, quando o time está bem querem explorar e agora querem apoio….simplesmente vergonhoso. O preço deveria ser único em qualquer situação. #FORAJUVENAL

  • Vaz

    O argumento das organizadas e particularmente da Independente não são ridículos. Quem é ridículo são estas próprias torcidas e quem as apóia. E porque o fazem? Porque neste país ninguém apura estas relações e muito menos temos dirigentes processados. Distribuem dinheiro e ingressos em ato lesivo ao patrimônio do clube mas ninguém questiona e muito menos processa os responsáveis. isto é desvio de dinheiro de uma entidade e que segue normas rígidas mas como nenhum conselheiro leva a coisa a justiça vão administrações atrás de administrações, fingindo que não estão vendo.
    acho incrível como ainda dão cobertura a estes caras e em qualquer jogo, tome close dos simpáticos torcedores como se estes ainda representa-se a torcida seja de qualquer time. Estes caras não representam ninguém a não ser seus interesses criminosos.
    Gente que vai a um estádio para bater até matar quer ter opinião e ser respeitado. Estão de brincadeira.

  • JR

    CENSURA????????? Estou sendo censurado por Lance? Que feio….falam de liberdade de imprensa, reclamam que o Corinthians estaria negando credenciais a jornalistas mas não se incomodam de censurar leitores. opiniões divergentes não são bem vistas? Só os que concordam com a linha dos cronistas e da redação do jornal? lamentável

    • janca

      ???

      • Tri Mundial Doom

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Deve ser porque a resposta não aparece na hora, daí o cara soltou o verbo…kkkkkkkkkkkkk

        • janca

          É que quando o sujeito posta pela primeira vez o comentário tem que ser aprovado. Depois a postagem fica automática, sem precisar de liberação. Deve ter achado que censurei, o que nunca fiz, mesmo quando me xingam disso ou daquilo. E como tenho outras atividades profissionais não posso ficar conectado o tempo inteiro. Às vezes um pouco de paciência faz bem. E controlar a ansiedade e a impulsividade também. Mas acusar de censura é demais. Enfim, faz parte do jogo. Temos que aturar cada coisa…

  • Luccas

    Não sou do meio e não tenho tamanho conhecimento que vocês tem Janca, mas por acaso a Independente é te várias regalias sustentadas por essa gestão do JJ? Assim como até um tempo atrás a Mancha Verde era pelo Palmeiras até o Paulo Nobre cortar as regalias que a organizada tinha? Se é, obviamente vai defender o JJ e não cair no mesmo erro da MV em criticar o presidente e perder as regalias, e se não é, é muito estranho, pois ao coibir essas reclamações do “torcedor comum” da muito a entender que possuem diversas regalias.
    Hoje o problema do SPFC é a diretoria e o excesso de amadorismo que reina lá. Todos lá dentro já estão saturados do JJ que cada vez mais vai ficando parecido com um Dualib, ou um Mustafá Contursi, que só quer seu próprio bem, e não o do clube.

    • janca

      Tem regalias, sim, apesar de os dois lados oficialmente negarem.

  • Francisco

    A torcida independente do SPFC me envergonha de ser sanpaulino, assim como o JUJU tambem me envergonha.

  • Kleer

    Eu agradeço a JJ, LF9, Ceni e a Independente por acabar com minha paixão pelo SPFC…OBRIGADO…terei coisas mais úteis a me ocupar do que torcer por esta outrora nobre agremiação.

  • Rodrigo

    Vou falar uma besteira imensa: a verdade disso tudo é que, mais que qualquer outra, a torcida do São Paulo é toda estratificada por dentro; existem “camadas” de classes dentro dela que não só não se identificam uma com a outra como não fazem nenhuma questão de se misturar. Uma olha de cima para baixo; a outra, de baixo para cima. O ponto comum entre elas é apenas o clube. Aqui mesmo, nos comentários, fica evidente isso.

    Pode reparar, nos tempos de bonança é um determinado tipo de sãopaulino que aparece; só que, quando nas vacas magras, ele se omite e acaba abrindo espaço para o outro.

  • Tri Mundial Doom

    Juvenal não terá um de sua chapa eleito e não adianta em nada alguém apoiar…

    Na pior crise do São Paulo a chapa que apoiar o presidente vai se dar mal…

    Na Independente vejo apenas a reclamação do Luis Fabiano, até com fundamento, pois ele não joga os jogos importantes, mas tendo um time inteiro que não esteja rendendo não dá pra cobrar de um só.
    mas teve protesto da Independente e contra a diretoria atual…

  • @R9Sal

    Nessa confusão toda o mais interessante foi descobrir que o MAC foi eleito, com o apoio do SPFC, com a unica finalidade de impedir a construção da Arena Corinthians e tentar regatar o Morumbi na Copa como pode ser visto nesse video

    “http://www.youtube.com/watch?v=eIFqPXj2bsQ”

  • Renato

    Sou um torcedor comum, vou a estadio, ja participei de organizadas, hoje o que acho delas, é que são o grande mal para os clubes, não servem para nada de bom, não ajudam o clube em nada, somente sugam do clube e nem a propria camisa do time eles usam, um time para ser grande a primeira coisa que tem que fazer é colocar essas organizadas na arquibancada e não dentro do time…..FORA ORGANIZADAS

  • LUKAS JUSTUS

    INGAYPENDENTE SÃO UM BANDO DE COMPRADOS !!! O MAIOR PROBLEMA DOS BAMBIS É O JUVENAL E ELES APOIAM O CARA. PODEM ESPERAR QUE DEPOIS DE REELEITO E O TIME NA SEGUNDONA A INGAYPENDENTE VAI PODER ENTRAR NOS JOGOS DE GRAÇA !!! VIVA JUVENAL !!!

  • marcos

    Essa torcida “DEPENDENTE” é uma vergonha para o time, vive em funcao de ingressos “doado” pelo presidente JJ bebum.É só a torcida modinha

  • Danilo Meira

    Ridículo isso. Estamos falando de um clube que, entre seus sócios tem milhares de torcedores do Corinthians, do Palmeiras, do Santos, do Flamengo e de outros clubes e, como tal, tem todo o direito de serem presidentes, uma vez que um estatuto não pode impedir isso. Desde quando o fato de torcer para outro clube no futebol define se essa pessoa será boa ou má gestora? Ninguém seria tão mesquinho a ponto de afundar um time por mero clubismo, ainda mais um com grande repercussão. Se o cidadão for responsável e competente, porque não?

  • sylvio

    Oque tá calando a Independente…. o òbvio….: D I N H E I R O…!!!!! do pinguço

  • Nicolas

    Janca, será que os clubes não percebem o mal que as organizadas causam? Não só financeiramente. Times italianos foram punidos por causa dos Ultras, o futebol inglês tem a má fama até hoje, o Corinthians “perdeu” uma Libertadores, o Palmeiras “perdeu” jogadores, fora as mortes e outros milhões de casos… O mais estranho, é que nunca ouvi falar na existência de torcedores organizados de times como Arsenal, Manchester United, Real e Barcelona. Não seria a inexistência desses torcedores “profissionais” que fazem esses clubes se tornarem potências?

    • janca

      O grande problema é que muitos dirigentes têm uma relação promíscua com as organizadas. E as uniformizadas e seus líderes vivem do uso da marca do clube e de outras regalias mais. Muitas vezes funciona uma troca de favores entre direção do clube e as organizadas, mais preocupadas com o bolso do que em torcer de verdade.

  • Eduardo Afoso

    Não adianta reduzir o valor dos ingressos e incentivar a Independente coibir os torcedores. Por isso o publico de hoje não deve chegar aos 20.000. Mesmo com o valor de R$ 2,00.

    Por isso, FORA JUVENAL!!!!!!!! e VEM MURICY!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Carlos

    Não adianta ficar xingando a diretoria sendo que só os jogadores podem mudar essa situação, tem muito cara que não tem condição de vestir a camisa do SPFC por deficiência técnica, imagina se os únicos torcedores que queiram ou não sempre estão no Morumbi e em qualquer lugar do Brasil começam a ir lá só pra xingar jogadores que já são fracos? A torcida apoia qualquer um que seja de fato são paulino, precisamos de mais tricolores de coração na entidade, não é de hoje que no SPFC principalmente na área social há torcedores de outras agremiações até com tatuagens de time rival andando pra cima e pra baixo sem que façam nada. Quanto a Marco Aurélio Cunha, seria mesmo legal ter um presidente que não pode ver um programa de TV que quer ir lá fazer piadinhas com rivais e ficar debatendo coisas inúteis? Precisamos de uma diretoria com seriedade, todos sabem que Juvenal não sairá até o fim de seu mandato… Porque ninguém repercute o protesto feito contra a diretoria em Guarulhos, onde saíram pelos fundos pra não enfrentar a torcida? Tem que se respeitar a opinião da organizada pois liberdade de expressão é um direito, porém a torcida erra em querer coibir os torcedores comuns de reivindicar suas preferências, não fazendo valer o direito do livre arbítrio.

  • Ricardo

    Janca, eu acho que a imprensa esportiva, em vez de dedicar quase que a exclusividade de seu tempo e de seus recursos para cobrir fisgadas na coxa e o treinamento que o Bicalho fez “em separado” nesta quinta-feira, deveria ter uma postura mais investigativa. Primeiramente, do que vivem os dirigentes esportivos? Sabemos que os estatutos dos clubes não permitem que os cartolas sejam remunerados. Então, como conseguem ficar anos, dedicando-se exclusivamente aos clubes que dirigem, sem receber remuneração alguma? Sei que o Paulo Nobre é herdeiro de grande fortuna familiar. Mas do que vivem Juvenal, Gobbi, LAOR, Manuel da Lupa, Alexandre Kalil, etc.? Na última eleição presidencial do São Paulo, o oposicionista Edson Lapolla denunciou que o São Paulo recebe, mensalmente, uma quantidade colossal de faturas de supostas consultorias realizadas por seus dirigentes. Não vi nenhum desdobramento disso na imprensa. Sobre torcidas organizadas, todo mundo sabe que elas ganharam força, no início dos anos de 1970, para ser tropa de choque dos cartolas de plantão. Recebem ingressos, transporte para os estádios, passagens aéreas quando o time joga Libertadores ou Mundial Interclubes, dinheiro para escola de samba e apoio político para que a Câmara de Vereadores e a Prefeitura cedam terrenos públicos em comodato para que ali instalem suas quadras e barracões. De novo, do que vivem os dirigentes das organizadas? Todos trintões, quarentões, sem emprego que se conheça, são sustentados por quem, para atender quais interesses? Sinceramente, ter respostas para estas questões, como leitor, me interessaria muito mais do que saber da fisgada na panturrilha do Bigu ou da improvisação do Teleco na lateral-direita. Escrevo isto no seu blog porque você é um dos poucos jornalistas que vão mais a fundo nestas questões, assim como o Juca Kfouri. O papel investigativo que a imprensa faz na política e na economia, infelizmente, ainda não conseguiu fazer no esporte. E o esporte não é algo menor. Os clubes devem uma enormidade para o INSS, a Receita, vivem sendo beneficiados com renúncias fiscais do Estado brasileiro, erguem seus CTs e estádios quase sempre em terrenos públicos cedidos, etc. Não temos terrenos para construção de creches, mas temos para ceder aos clubes para que ali construam suas infraestruturas? São questões, portanto, da maior relevância para nós contribuintes. Abs.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo