A vez de Lauro



Quem sabe o gol do goleiro Lauro, nos acréscimos contra o Flamengo, não tenha sido a injeção de ânimo na Portuguesa?

O time mostrou muita garra contra o São Paulo, conseguindo vencer, mesmo no sufoco, por 2 a 1. Méritos de Diogo, sempre artilheiro, do próprio Lauro, que até pênalti de Rogério Ceni defendeu, e de Guto Ferreira, que assumiu o time há quatro rodadas e conseguiu sua primeira vitória.

A Lusa desperdiçou pontos importantíssimos no campeonato, caindo de produção muitas vezes no segundo tempo e levando gol nos instantes finais, inclusive nos acréscimos. Mas pecava principalmente por atuar sempre para trás, como se não pudesse vencer seus adversários, quando podia. E pode.

Com Guto Ferreira, o time adotou uma formação mais ofensiva e começou a se arriscar mais em busca dos três pontos. Que são essenciais. Espero que continue assim, embora quarta tenha um desafio pra lá de complicado contra o Coritiba, fora de casa. Apesar da derrota de hoje para o Vasco, o time do Alex vem jogando muuuito.

Já o São Paulo… A fase anda complicada. Se Aloísio não tivesse colocado a mão na bola no finalzinho do jogo, bem que poderia ter empatado a partida. Tem time para sair da situação em que se encontra, mas os jogadores, a diretoria e a comissão técnica devem falar a mesma língua. E isso eles não têm feito há um bom tempo.



  • A Portuguesa sempre foi aquele time meio saco de pancadas / meio azarão. Consegue ser uma zona maior que qualquer outro clube de SP na sua administração e vai levando sempre a coisa aos trancos e barrancos. No jogo de ontem o segundo tempo foi surreal. Posso dizer que se a Lusa mudasse o nome para sorte ninguém iria reclamar. R.Ceni perdendo um penal daquele jeito (e faço coro dos que dizem que foi mal batido) e o Aloísio fazendo a maior bobagem do ano em termos de bizarrice futebolística foram o que decretou a vitória da Lusa na minha opinião.
    Mas convenhamos Janca…quando a coisa está braba…ABSOLUTAMENTE tudo consegue dar errado.

    • janca

      A administração da Lusa chega a ser caótica mesmo, mas o time esse ano tem bons jogadores, poderia estar fazendo uma campanha melhor se não tivesse perdido a pausa para a Copa das Confederações. Só foi mexer na comissão técnica e contratar Guto Ferreira quando o estrago já era grande demais. Mas ele chegou bem, adotando uma postura mais ofensiva. Achei que o time fez um primeiro tempo equilibrado, caiu muito no segundo, contou com o fator sorte, a fase do São Paulo está mesmo complicadíssima, e conseguiu a vitória no final. Muito graças ao Aloísio. Mesmo assim segue na zona de rebaixamento e tem desafio muito difícil quarta, em Curitiba. Ainda mais porque o Coxa entrará mordido pela derrota diante do Vasco.

  • Mario

    a Lusa q abra o olho q se continuar tomando gols aos 45 do segundo tempo é caminho certo para o rebaixamento.
    time da zona do rebaixamento é zicado assim mesmo, perde gol facil , juiz erra mais , tudo é mais dificil e p/o Azar de SPFC e Lusa os 3 primeiros times fora da zona do rebaixamento são o Galo , Flu e Santos .

    • janca

      Para azar da Lusa, porque o São Paulo acho que se recupera logo, logo, apesar da situação turbulenta para os lados do Morumbi.

      • Lígia Maria

        Que os deuses do futebol te ouçam, Janca!!

        • Rodrigo

          São Paulo irá se recuperar na serie B ano que vem, pois nesta edição da serie A de 2013 esqueça!

      • Luccas

        É difícil falar assim que o São Paulo logo, logo se recupera, pois futebol é imprevisível. O time do São Paulo está acomodado pois realmente acha que vai sair cedo dessa situação, mas quando realmente abrirem os olhos, será tarde demais. O caso do Palmeiras ano passado mostra isso, todo mundo tinha certeza que o time sairia daquela situação, todos se acomodaram, e quando viram era tarde de mais, e mesmo jogando melhor que os times da ponta da tabela sempre acabava perdendo. O São Paulo é reflexo disso, hoje tudo da errado lá, não tem jeito, eles tem que abrir os olhos logo.

        • janca

          Esse é o perigo, LUccas, pegou no “x” da questão. Foi assim com o Palmeiras ano passado, mas o São Paulo, desde já, está sabendo do perigo. E tem, salvo engano, um jogo a mais para fazer do que a maioria dos times, inclusive a Portuguesa.

    • ANSELMO

      ATÉ O CAÑETE ESTÁ JOGANDO BEM LÁ E ESTÁ FAZENDO GOLS.

      • janca

        Mas pena que de novo a Lusa sofreu gol nos acréscimos, o empate contra o Coritiba, fora de casa. Mas o time foi guerreiro e ainda dá pra conseguir resultados melhores e quiçá fugir da incômoda situação em que ainda se encontra.

  • Claudio

    Boa tarde Janca

    Realmente a sua Lusa renasce nesses dois jogos e pode ficar na serie A com toda essa garra demonstrado nos ultimos jogos…Fiquei p… da vida do Lauro ter feito o gol no meu Mengão no apagar das luzes e ontem no classico eu vi um time,o Mano deu padrão tático nesse time e apesar da derrota pra Portuguesa eu vejo um time com vontade..Abraço.

    • janca

      Também tenho visto o Flamengo com vontade e parece que o Mano está conseguindo mesmo dar um padrão de jogo ao time. Gostei muito da atuação contra o Flu, fiquei surpreso até, achava que o Fluminense tinha certo favoritismo. Sobre o gol da Lusa no final a sorte às vezes também tem que ajudar. Tinha levado gol nos acréscimos três vezes, agora marcou e ontem com o São Paulo venceu no sufoco, com pênalti defendido pelo Lauro, aquele erro incrível do Aloísio no final… Mas vamos ver… Não estou tão confiante assim, ainda mais tendo o Coritiba pela frente quarta. No final de semana, salvo engano, pega o Botafogo no Canindé. Desperdiçou pontos importantes contra Atlético-PR e Criciúma em casa. Mas faz parte. Grande abraço, Janca

  • Claudio

    Janca vc acredita que algum time grande pode ser rebaixado:::
    Acredito que o São Paulo tem mais chance de escapar pois tem um time bom e a má fase pode passar no segundo turno…

    • janca

      Sinceramente não. Antes do campeonato até achava que o Vasco cairia, mas com a saída do Autuori melhorou. E o São Paulo conseguiu piorar o que já não estava legal. Mas acho que tem fôlego e elenco suficiente para escapar do rebaixamento. Temo pela Lusa, porque se cair pra voltar é complicado pacas. Se cai um São Paulo da vida tem tudo para subir com facilidade, como deve acontecer agora com o Palmeiras. Mas a Portuguesa é outra história…

  • francotimao

    Ola, João, tenho confiança q a “nossa” lusa vai conseguir se safar mais uma vez, ainda falta muito campeonato pela frente e praticamente todos os times irão melhorar e piorar tbm, as campanhas no brasileiro quase sempre são sinuosas, a regularidade se da ao vencedor que erra menos e portanto perde menos pontos e isso vale tbm pro Z-4, mas tenhamos fé q Portuguesa vai conseguir se manter na elite..Abs!!!!!!!

  • Vaz

    É só a diretoria não começar a fazer bobagens e suas costumeiras interferências desastradas. Com calma e muito trabalho a Lusa tem plenas condições de terminar o brasileiro entre 10º e 12º sem a agonia do grupo da degola formando uma boa base para o ano que vem.
    Quanto ao São Paulo, é possível superar esta situação com o estado atual nos bastidores e para piorar com jogadores envolvidos e trocando acusações com dirigentes, críticos e até ex-técnicos? Situação e oposição trocando “porradas”, cenas de truculência e o clube vivendo o pior clima de baixarias provocados por JJ?
    O elenco assim como a a direção do clube estão divididos. Honestamente, penso que esta na hora do Sr Rogério Ceni decidir se para de jogar e entra na política do clube ou então com o devido respeito que sua história e o clube que defende merecem, fique quieto. Muitos aplaudem mais esta ficando ridículo esta coisa do jogador viver na imprensa batendo boca e mandando recados a torto e direito para desafetos e críticos. Não esta contribuindo em nada com a solução da crise muito pelo contrário, só esta aumentando o problema.Sem união e objetivos não se supera este tipo de situação.
    Todos os times grandes ou não que caíram ou chegaram próximo a isso, tinham quase sempre o mesmo perfil, contavam com presidentes e diretoria em conflito e verdadeiras guerras eleitorais, vivendo crises internas de comando (excesso ou fraqueza), grupos de jogadores fazendo politica ou desinteressados. Alguém poderia dizer no começo do brasileiro ano passado, que o Palmeiras de Felipão, Barcos, Valdívia e companhia iriam cair? Cansei de ler e assistir comentaristas e cronistas afirmando que com o time que tinha o Palmeiras sairia da zona da degola rapidamente. O tempo foi passando, a crise interna aumentando, a divisão insustentável culminando com a saída do técnico e no final…….
    História e camisa não ganham jogos sozinhos. Ilusões menos ainda. Ainda é tempo mas com JJ mais interessado no seu projeto de permanência eterna no poder a qualquer custo do que com o São Paulo Futebol Clube….sei, não.

    • janca

      Entendo suas colocações, Vaz, e em relação à Lusa não acho o time fraco e é um grupo que tem dado muita garra. Faltou preparo físico e emocional em vários jogos, até por isso o time vinha sofrendo muitas viradas e gols nos instantes finais, além de ter caído, mais de uma vez, de rendimento no segundo tempo. Mas considero a contratação do Guto Ferreira muito boa e com muita calma e trabalho quem sabe não dê para se recuperar no campeonato? Espero que sim. Porque temo que caindo a Lusa tenha dificuldades para voltar e sofra algo parecido com o que estamos vendo com o Guarani. Mas muita calma nessa hora. Dias melhores virão, espero, ainda neste campeonato. Mas acho mais fácil, sinceramente, o São Paulo escapar, apesar de toda a turbulência interna que enfrenta. É uma crise gigantesco e em todos os entidos, como você bem colocou. Só que o Rogério Ceni não se aposenta até o final do ano. Em dezembro imagino que sim. Sobre seu futuro _muitos querem que ele seja técnico ou dirigente_ vou abordar a questão no momento oportuno. Grande abraço e boa terça pra você, Janca

  • Vaz

    Janca, qual o problema com meus cometários? Se ofendi os brios de alguém, me desculpe mas há algumas semanas que todas as vezes que “posto” algum comentário, o mesmo não é publicado.

    • janca

      Soube que o LANCENET! teve um problema técnico durante dois ou três dias, mas isso foi em julho. Salvo engano entre a tarde de sábado, dia 20, e a de terça, dia 23. Fora isso está tudo certo, a não ser que tenha entrado como spam, o que duvido. Eu não recuso comentários, tenha certeza disso, mesmo aqueles em que sou xingado disso ou daquilo. Não é seu caso, claro, mas vejo que esses dois que você postou ontem estão aí publicados direitinho. Abs. de novo pra você, Vaz, e qualquer coisa tem meu e-mail do LANCE! para reclamar, Janca

  • Ricardo Vicente

    Caramba, vc esta tão empolgado com a péssima fase do SP que até da Lusa vc escreve hein??? e falando bem ainda da ante penúltima colocada.

    • janca

      É que torço para a Lusa, Ricardo. E falo bem porque vejo que os jogadores têm se esforçado. O objetivo da Lusa no campeonato é outro, não cair. O do São Paulo era ser campeão ou chegar no G-4, agora de fato mudou. Também passou a ser não cair.

    • janca

      Ah! E a Lusa no momento é a décima sétima colocada. Mas tem um jogo a mais do que o São Paulo e dois a mais do que o Náutico, os dois últimos, salvo engano.

      • Ricardo Vicente

        Eu não sabia que vc era torcedor da Lusa, vc escreve muito pouco sobre este clube, certo? Vc sempre detona o SP, mas uma coisa eu tenho que admitir, vc responde sempre meus e-mails, isto demonstra respeito aos seus leitores.
        Não o critico por falar mal do SP, que aliás é o assunto do momento, qualquer jornalista iria aproveitar a oportunidade.
        Mesmo com este números citados, ainda aposto que cai a Lusa e não cai o SP.

        valeu!

        • janca

          Oi Ricardo. Torço pra Lusa, sim. E de fato tenho feito muitas críticas ao São Paulo, mas pelo retrocesso que a gente vê no clube do Morumbi, que já foi vanguarda no futebol brasileiro. Quando me formei na USP, finalzinho dos anos 90, fez minha monografia sobre o marketing do São Paulo, que era um exemplo para os demais. Hoje não. O São Paulo, infelizmente, parece que andou para trás. Um dos males é o Juvenal Juvêncio. Outro, o grupo que o apoia. Defenderam mudança no estatuto que permitiu um terceiro mandato, quando defendo a rotatividade do poder e a limitação de mandatos. Dois no máximo, não três. O São Paulo tinha situação e oposição fortes, hoje não tem mais. É uma pena isso. Inclusive por isso desejo sorte ao Gustavo, que assumiu a gerência executiva do futebol do clube. É um desafio complicado. Minha coluna de hoje no LANCE! é justamente sobre isso. E entre São Paulo e Lusa também aposto que o São Paulo permanece e a Lusa não. O que seria uma pena. Porque o São Paulo tem tudo para voltar com facilidade, a Lusa pode seguir o caminho do Guarani, o que me assusta. Abs.

  • ALESSANDRO

    OA NOITE JANCA,QUANTO A LUSA ESTAMOS NA TORCIDA PARA ESCAPAR E NAO SEI SE VOU DIZER BESTEIRA MAS ACHO QUE NESSE MOMENTO A LUSA ESTA COM MAIS CHANCES DE ESCAPAR DA SERIE B DO QUE O SAO PAULO,E VOU DIZER O PQ:A LUSA SABE DA SUA REALIDADE E ESTA FOCADA NISSO E VEM MELHORANDO,ULTIMAMENTE VEM FAZENDO OTIMOS JOGOS MESMO SOFRENDO RESULTADOS INJUSTOS(O JOGO CONTRA OVITORIA POR EXEMPLO ONDE A LUSA FOI INFINITAMENTE SUPERIOR)EU ACHO QUE O GUTO FERREIRA QUE E UM OTIMO TREINADOR PODE A ATE FAZER ESSE TIME SAIR DO REBAIXAMENTO E ATE CONSEGUIR UMA SUL AMERICANA.
    QUANTO AO SAO PAULO SE NAO SE ACHAR LOGO,SE NAO COMEÇAR A REAGIR NAS PROXIMAS 5 OU 6 RODADAS PODE DIZER ADEUS,NAO VAI MAIS ENCONTRAR FORÇAS,SO UM MILAGRE!!!! EU VEJO O TIME JAENTRANDO EM CAMPO DERROTADO,NAO TEM AQUELE EMPENHO AQUELE APETITE NECESSARIO A QUEM QUER ESCAPAR DA SERIE B!!!!

    • janca

      Espero que você esteja certo em relação à Lusa e concordo com sua análise do jogo contra o Vitória. O time, já nas mãos do Guto Ferreira, foi bem, assim como contra o Criciúma, quando levou gol nos acréscimos no Canindé e deixou escapar dois pontinhos. Mas espero que melhore. Só não estou otimista para amanhã, contra o Coritiba. Esse é um jogo que me dá medo, até porque o Coxa vem mordido depois de ter perdido em casa para o Vasco. Tivesse vencido e seria hoje o líder do campeonato.

  • Cleibsom Carlos

    Eu acho que os dois times grandes de São Paulo que ainda não caíram caem este ano: o Tricolor e o Santos…Quanto ao São Paulo todos estão vendo em campo, não acho que seja uma questão de esforço do time, é que os deuses do futebol parecem que já decretaram a queda do time do Morumbi, nada dá certo naqueles lados. No que se refere aos Santos me espanta a ausência de críticas na imprensa ao time da baixada santista. Querem nos fazer crer que no meio da mediocridade do elenco atual surgirá um novo Neymar! Não creio nisso e tenho certeza de que os gramados da 2ª divisão terão o Peixe em 2014…

    • janca

      Ainda tem muito campeonato pela frente. Entre São Paulo e Santos até diria que o Santos seria mais candidato ao rebaixamento, mas tem surpreendido, empatou com o Cruzeiro, fora, tem somado uns pontinhos. Já o São Paulo ainda acho que se recupera. Mas aguardemos.

  • Cleibsom Carlos

    Se meus prognósticos estiverem corretos na rodada do próximo fim de semana do Brasileirão o Santos entra na zona de rebaixamento para não sair mais até o fim do campeonato! Tratar o Giba, o Neilton e essa molecada medíocre como futuros craques custará o descenso ao peixe…

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo