Paulistas e cariocas



Como muitos previam antes do início do campeonato, o Brasileiro deste ano está sendo diferente e, exceção a Botafogo e Corinthians, especialmente ao Fogão, tem passado longe do eixo Rio-SP.

O Botafogo tem tudo pra ocupar a liderança do torneio hoje, basta bater o Vitória, em casa, mas neste momento entre os quatro primeiros não há paulistas nem cariocas. O Coritiba, grata surpresa (surpresa?) da competição, está com 20 pontos, o Bahia, quem diria, com um jogo a mais é o segundo, com 19, seguido de Cruzeiro e Inter, ambos com 18.

Tirando o Botafogo, que pelo que vem demonstrando tem chances de brigar pelo título, sim, no G-8, o grupo dos oito primeiros, só aparece mais um time do eixo Rio-SP: o Corinthians, com 14 pontos. Pode ser ultrapassado pelo Vasco, porém, se o time carioca ao menos empatar com o Goiás hoje à noite, fora de casa.

Entre os oito primeiros, seis são de outros estados: um paranaense, dois baianos, um mineiro e dois gaúchos.

Os demais paulistas e cariocas têm sofrido um bocado até aqui. O Fluminense estava na zona de rebaixamento até ontem, quando venceu o Cruzeiro e passou para a décima primeira posição. O Santos, com um time de novatos, vem logo depois, sem pretensão ao título. A Ponte Preta, que ontem levou de cinco, ronda o Z-4, a zona dos quatro piores do campeonato. E lá estão dois paulistas e um carioca: Flamengo, São Paulo e Portuguesa.

É mole? Não, mas tenho a impressão, não sei se vocês também pensam assim, que muita coisa ainda vai mudar. O campeonato difere daquele do ano passado, quando Atlético-MG e Fluminense brigavam pelo título. Agora há mais candidatos e muitas reviravoltas, sinto, a acontecer. Inclusive na zona da degola, de onde espero que a Portuguesa saia.

Doído, aliás, ver a Lusa três vezes sofrendo gols nos acréscimos, diante do Náutico, Atlético-PR e ontem, contra o Criciúma. Perdeu cinco pontos importantíssimos. Que os recupere fora de casa. Boa sorte ao Guto Ferreira, em cujo trabalho confio. Dias melhores virão para o time do Canindé. Espero. Outra queda não!!!



  • Josué

    Janca, bom dia, realmente é situação curiosa, porém momentânea, acredito que para o inicio do 2º turno as bases estejam nos seus lugares, o Fogão, Tricolor Fluzão e Gremio estarão entre os dez, Galo, TIMÃO, Inter, Cruzeiro estarão nas cabeças…. abs.

    • janca

      Também tô apostando em muitas mudanças na tabela, no topo e na zona de degola. Mas aguardemos. Um time que vem bem é o Botafogo e o Inter era a minha aposta pra favorito antes de começar o campeonato. A grande decepção até aqui tem sido o São Paulo. E o Flamengo, apesar de que ninguém imaginava que fosse brigar pelo título, vem decepcionando. Ao contrário do Vasco, que eu achava um dos candidatos à Série B e que melhorou nas últimas rodadas. Espero que a Lusa siga o mesmo caminho, mas tá difícil. E sofrido. Abs.

      • Josué

        Sinceramente, não sei se Vc. é Lusa, mas vou te dizer sou corinthiano mas passei a gostar da Lusa, desde que meu vizinho Jorginho (Cantinflas), hoje treinador, atuava pela Portuguesa, não tenho certeza mas, acho que ele jogou na varzea pelo San Remo (Vila Bancaria), depois veio o Dener (Genio), e nos dias de hoje, ilustres torcedores, Flavinho Gomes (ESPN ) e Portuga (Estádio 97 FM) enfim, curto a Lusinha …

        • janca

          Sou Lusa, sim. Era meu segundo time na infância e depois passou a ser o primeiro. Mas a coisa tá feia pelo lado do Canindé. Espero que melhore com a chegada do Guto Ferreira, ex-Ponte, não acho o time fraco, não, tem potencial, mas vinha sendo muito pouco ousado. Até por isso em dez jogos só venceu um. Ando preocupado, mas a esperança é a última que morre, não? Pelo menos é que dizem…

  • Mario

    isso q faz o Brasileirão ter potencial p/ser um dos melhores do mundo basta arrumar o calendario e fazer um trabalho de marketing serio , nenhum campeonato no mundo tem 12 times com potencial de ser campeão ou ser ameaçado de rebaixamento sem ser surpresa.

    ainda temos q lembrar q a copa do Brasil não acabou e ainda vai começar a copa sul-americana q vai ajudar a embolar ainda mais o BR/13.

    acho q a diretoria da Portuguesa tem tesão por rebaixamento ou por series B , é muito amadorismo , bom boa sorte p/lusa .

    • janca

      Ainda assim, Mario, acho que o fato de termos muitos times candidatos ao título ou a uma vaga na Libertadores é positivo e interessante do ponto de vista da competição e da emoção. Não gosto dos campeonatos nacionais europeus que têm dois ou no máximo três candidatos ao título. E às vezes o campeão é conhecido antes mesmo de o torneio começar. Sobre a diretoria da Lusa é triste mesmo. Parece que gosto de um rebaixamento. Demorou demais pra trocar a comissão técnica interina, foram nove rodadas perdidas, e não aproveitou a pausa para a Copa das Confederações, esperou o time perder três jogos seguidos pra só aí mexer. Pena. E mais do que uma pena é uma situação irritante para o torcedor.

    • flavio

      Campeonato onde este timeco do coritiba é lider jamsi pode ser considerado um dos melhores do mundo. Está abaixo de divisões inferiores da europa. Ou você acha que o Alex com trezentos anos estaria jogando bem em campeonato de ponta na europa?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • janca

        Mas não me encanta campeonato em que você já sabe o campeão de antemão ou no máximo dois ou três times brigam pelo título.

      • joão

        Ta ai um cara que acompanha futebol. Só que não.

      • Mario

        quem disse q pode ser considerado como um dos melhores do mundo?

        eu disse q tem potencial(Capacidade ou possibilidade de desenvolvimento) p/ser um dos melhores do mundo e não que é um dos melhores do mundo ,entendeu ou precisa desenhar?

      • Rodrigo

        Na boa, mas o Alex, mesmo com “trezentos anos” está mandando bem no coxa. Tivesse um Alex, o Corinthians, por exemplo, não teria deixado de ganhar tantos pontos por falta de gols.

        • janca

          E põe mandando bem nisso, Rodrigo.

  • Celso

    #ChupaEixoRj-Sp

  • francotimao

    Ola, João, o campeonato brasileiro é msm muito sui generis, sempre temos ao menos 5 ou 6 times q potencialmente podem vencê-lo e este ano não é diferente e pelo longo tempo de duração a dança das cadeiras sempre sofre mudanças em cima e em baixo, com certeza muitas emoções ainda virão pela frente, haja coração!!!..rsrsrsrs!!!..Abs!!!!

  • Galão da Liberta

    João,

    Vai mudar, e é tudo.
    Todos sabemos que no segundo turno vamos ver o Galo lá na frente, seguido pelas Marias, os gaúchos, os gambás e o Flu. Os demais, não passam de fogo de palha, figuração, “coelho” de corrida, chame como quiser …

  • #ChupaEixoRioSãoPaulo

    • Zé Garoto

      Chupar o q? As tetas da sua mãe?

  • t.

    não que o flamengo tenha um super time, mas o mano, para mim, vem decepcionando por insistir (ou seria obrigação?) com os tais reforços contratados pelo pelaipe, em vez dos melhores. quando ele dirigia a seleção, porém, não foi muito diferente, né? não sei até que ponto também os jogadores têm inteligência e vontade de entender as instruções do técnico.

    mas um campeonato onde o maxi biancucchi se destaca.

  • João Sardinha

    Alex melhor jogador da série A. Rodriguinho melhor da série B ambos merecem uma oportunidade na seleção. A mídia marketeira os ignora preferem falar de Jadson, Hernanes, Paulinho.

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA,EU ACHO ATE AQUI NORMAL ESSE EQUILIBRIO E TIMES QUE NAO SAO FAVORITOS DESPONTAREM NA FRENTE,SO QUE ACREDITO QUE COM O ANDAMENTO DO CAMPEONATO A QUESTAO DE ELENCO COMO SEMPRE VAI FALAR MAIS ALTO,E AI VEJO CORINTHIANS,INTERNACIONAL,GREMIO E BOTAFOGO NA FRENTE(O GALO NAO ACREDITO QUE VAI SE EMPENHAR NA DISPUTA DO TITULO,POIS DEVE TER OUTRAS AMBIÇOES).
    ATRAS DESSES 4 AI SIM COLOCO CORITIBA,CRUZEIRO,VITORIA E TALVEZ ATE O SANTOS NA ESPERA DE QUE UM DOS 4 VACILE E ABRA ESPAÇO PRA UM DELES PEGAR UMA VAGUINHA NA LIBERTA.
    NO BLOCO DO MEIO ACREDITO QUE FIQUEM GOIAS,BAHIA,VASCO,ATLETICO MG,FLUMINENSE E NA PARTE DE BAIXO BRIGANDO PRA NAO SER UM DOS 4 ULTIMOS FLAMENGO,ATLETICO PR,PORTUGUESA,PONTE PRETA,NAUTICO,SAO PAULO E CRICIUMA.E VOU ALEM O SAO PAULO QUE NAO SE CUIDE QUE VAI ACABAR NA SERIE B,NINGUEM ACREDITA,ACHAM IMPOSSIVEL AS RODADAS VAO PASSANDO E DAQUI A POUCO E TARDE DEMAIS.EU VOU INSISTIR NO QUE JA ESCREVI OU O SAO PAULO DA UM CHOQUE NO ELENCO,FAZ UMA REFORMULAÇAO E FICA SO COM QUEM TEM CONDIÇAO DE FICAR OU VAI PARA A SERIE B E DUVIDO QUE O PAULO AUTUORI CONSIGA LEVANTAR ESSE TIME.
    OBS:A LUSA SE BEM TRABALHADA NAO CAI,AO CONTRARIO DO SPFC QUE AINDA TRANSPIRA ARROGANCIA A LUSA SABE BEM O OBJETIVO A BUSCAR E VAI EM BUSCA DELE E ESTOU TORCENDO PARA FICAR NA SERIE A!!!!!!!!!!!

    • janca

      Oi Alessandro. No caso de sua análise sobre São Paulo e Lusa infelizmente tendo a discordar. Infelizmente pela Lusa, que gostaria que não caísse e ainda espero que não caia. Concordo, ok, que ela sabe qual é seu objetivo e vai tentar buscá-lo, mas ao mesmo tempo temo que jogue como o fez nas dez primeiras rodadas. Com receio de perder, tentando um empate e quando estava em vantagem no marcador recuava e se desesperava pra tentar segurar o resultado. Acabava sofrendo um gol (se não mais) e desperdiçando pontos importantes. Tem que ser um pouco mais arisca e ousada pra não se distanciar dos times que estão fora da zona de degola e começar a sair dela pouco a pouco. Já o São Paulo vejo diferente de você. Posso estar equivocado, mas sai da zona de degola. Pelo menos tem tudo pra sair. Time pra ficar entre os quatro últimos não tem. Não se compara o elenco são-paulino com o da Lusa, Náutico, Criciúma, Ponte e tantos outros. Agora que o time tem apresentado um futebol medíocre, exceto no sistema defensivo, que melhorou de domingo pra cá, tem. Abs.

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo