A imagem da Copa



Patrocinadores e parceiros comerciais da Copa-2014 estão muito preocupados com a imagem que o Mundial passou a ter, associada a desperdício de dinheiro público e quebra da promessa de que seria financiada com recursos privados.

A Fiat, por exemplo, tiraria sábado passado comercial incentivando a população a ir às ruas. O objetivo é que o povo saísse de casa pra torcer, não pra se manifestar contra governos municipais, estaduais e federal, exigindo isso e aquilo, como acabou acontecendo.

A Coca-Cola também começou a estudar mudanças em sua campanha e soltou até nota oficial apoiando os protestos, desde que pacíficos, mas defendendo a realização da Copa no Brasil. Alega que pode ajudar no desenvolvimento econômico e social do país.

Já o Itaú, que domingo, logo após o término da Copa das Confederações, pretendia colocar no ar comercial dando às boas-vindas ao Mundial-2014 e ressaltando a hospitalidade do povo brasileiro, analisa o que fazer depois das cenas de vandalismo que marcaram algumas das manifestações.

Muitas ações de marketing foram canceladas por empresas ligadas à Fifa ou a emissoras que exibem a Copa das Confederações, o que gerou pressão diante da entidade que dirige o futebol mundial.

A própria Globo, que tinha colocado o torneio como prioridade em junho, recuou e William Bonner, que acompanharia a seleção in loco até o final da competição, retornou terça passada ao Rio devido à dimensão das manifestações.

Os estádios, apresentados por parte da mídia como suntuosos e belíssimos como os da Liga dos Campeões, passaram a revoltar manifestantes que cobravam o dinheiro público investido neles, todos com preço acima do esperado, além de exigir hospitais e escolas padrão Fifa.

Voltando ao Brasil, Joseph Blatter, que deixara o país para ir à Turquia acompanhar o início do Mundial Sub-20, deve se reuniar com as marcas queixosas. Que investiram muito na Copa das Confederações e estão longe de ter o retorno esperado diante da situação político-social brasileira.



  • Mario

    na libertadores teve uma historia semelhante q os patrocinadores queriam uma melhora na imagem da competição e nada mudou , ela continua uma varzea , na copa vai ser parecido.

    li em outro blog não lembro qual q a Dilma p/acalmar as coisas e melhor a imagem da copa vai apoiar a abertura da CPI da CBF q no fundo sera só uma cortina de fumaça e o Blatter vai usar isso tambem p/acalmar os patrocinadores tambem.

    • janca

      Alguma coisa mudou na Libertadores. Pelo menos criaram um tribunal de penas, em tese os jogos têm que ser em cidades a determinada distância de um aeroporto decente, há um movimento para melhorar a competição, sim. É que leva tempo. O caso da Copa é diferente. E não será uma CPI da CBF, nessa altura do campeonato, que vai melhorar a imagem do Mundial. Até porque os gastos públicos são responsabilidade do governo. E quem levantou a bandeira da CPI da CBF não foi a Dilma. Foi o Romário.

      • Tato I

        Basta ver em noticiários do mundo inteiro a saia justa em que a FIFA se meteu. Se não podemos nada contra a Copa ou a FIFA que ela sinta sua imagem arranhada tendo como maior consequência a fuga dos parceiros comerciais. Quer coisa pior do que mexer com os lucros?

        • janca

          Isso. Mexendo nos bolsos da entidade ela começa a perceber que a coisa não é fácil, não. Nem deve ser.

      • Mario

        “as mudanças demoram” esse deve ser o mantra da International Football Association Board , FIFA , Conmebol , CBF , politicos e etc etc , as mudanças tem q ser rapidas.

        esse tribunal da conmebol é politiqueiro e interessado no dinheiro qnd viu q a Conmebol ia perder 200.000,00 por jogo liberou rapidinho a torcida do Timão e ninguem sabe qnd o caso só sera julgado assim sempre vai manter a ameaça de punir o clube e nunca o punira, caiu na burrocracia eterna.

        eu sei q quem criou CPI da CBF foi o Romario e tambem sei q sem apoio ou sem aprovação da Dilma essa CPI não ira sair do papel , lembrando q só é um possibilidade dessa informação se tornar uma realidade.

        • janca

          Deve ser mantra do governo também. Afinal parece que só agora ele percebeu que tem de trabalhar nos setores de educação, saúde, segurança e transporte público.

          • Rodrigo

            O discurso da Dilma agora à tarde deu dó.

          • Dermivaldo

            Qdo começou o discurso eu mudei de canal, fiquei com medo de vomitar. Não faço a mínima idéia do que ela disse, mas com certeza é conversa prá enganar trouxa.

      • joe LHP

        Um tribunal de faz de conta e por sinal muito tendencioso, libertadores continuara varzeana enquanto esses velhacos estiverem por lá.

        • janca

          Mas já é um passo. Pelo menos já existe um tribunal e penas foram aplicadas. Mas que ele tem de mudar, tem. Agiu bem mal neste primeiro semestre, a meu ver.

  • Adoro futebol, mas sou totalmente contra essa Copa 2014! Não precisa explicar, né? Aliás, já estou ficando sem o menor interesse por copa do mundo! Um torneio que visa exclusivamente o lucro, predomina a politicagem, os conchavos!
    FORA COPA 2014!
    FORA OLIMPÍADAS 2016!

    E outra: Sou Uruguai desde criancinha amanhã!

    • janca

      E eu sou Brasil. Inclusive porque o time começa a jogar com mais cara de Brasil, como time grande, não o amedrontado que vimos de agosto/setembro de 2010 a novembro/dezembro de 2012. E o povo está sabendo distinguir a seleção do que envolve a Copa de 2014. Aliás a seleção é um patrimônio nacional e deveria ser tratada como tal, não como propriedade da CBF que a gerencia para interesses próprios.

      • Tato I

        Também não deixarei de torcer. Poderia até tentar não assistir aos jogos (ainda que pela TV), em estádios já decidi que não irei. Temos que ter a consciência que futebol é um esporte e como tal tem sua importância. Mas não podemos aceitar que ele seja usado por meia dúzia (de centenas infelizmente) para desviar a atenção do povo para as questões realmente essenciais e urgentes em qualquer nação.

        • janca

          Meia dúzia talvez tente mesmo usá-lo pra desviar a atenção do povo, mas acho que muitos aprenderam a separar a seleção do que acontece no país. E a Copa _e a gastança de dinheiro público com o evento_ serviu para acordar muita gente. Que a tem usado como exemplo de como não se deve tratar o dinheiro público.

          • Dermivaldo

            Daniel Alves: enganador e não serve para a seleção, só presta para se livrar da bola mandando chuveirinho na área e erra muitos passes.

            David Luis e Thiago Silva: ótimos zagueiros, mas são violentos e o primeiro é desleal, tanto que se machuca em quase todos os jogos.

            Oscar: o pior de todos, não merece jogar na seleção. Não entendo pq é titular. Seria melhor colocar mais um volante (Hernanes) e avançar o Paulinho para fazer a armação.

            Hulk: bom jogador e só, é titular pq não temos bons atacantes. Eu daria chance para o Bernard.

            Lucas: só sabe correr com a bola de cabeça baixa.

          • ADALBERTO

            Eu concordo com o Vicente!!

            Tenho meu time do coração, já vi no estádio ele ganhar quase tudo: Libertadores, Brasileiros, Estaduais, Regionais (Rio-SP), e muito mais ainda na televisão! Tenho 10 camisas oficiais do meu time…
            Adoro futebol, conheço um pouco sobre todas as seleções importantes no mundo!
            Jogo futebol duas vezes por semana, sou goleiro de futebol de society, além de jogar, é muito gostoso também comentar sobre futebol, especialmente tomando uma cervejinha e comendo churrasco!!

            Porém, desde 2005, quando uma emissora de TV comprou a seleção brasileira de futebol, primeiramente parei de torcer, tanto que no bolão da Copa de 2006 ganhei R$ 200,00 no bolão no jogo Brasil 0 X 1 França. Em 2010 passei a odiar a seleção e a torcer contra! Depois percebi que torcendo contra, mesmo assim eu assistia as partidas, hoje não assisto mais, não dou ibope nenhum!!!

            A seleção só serve para iludir o povo brasileiro, ela não é nossa, é da globo, nike, cbf e empresários!!! Eu torço contra, mas sou indiferente, não assisto mais os jogos, não discuto os convocados, prá mim é como se fosse uma coisa que eu não conhecesse, como se fosse uma seleção de handebol…, não tô nem ai!!!

            Amanhã seria inevitável não acompanhar o jogo, gosto muito do Uruguai, única camisa que tenho de futebol fora as do meu time é uma do Uruguai, a 10 do Forlan. E também gosto da Argentina e da Espanha!

            Pão e Circo: a seleção prá nós é o circo, o pão é o bolsa-família!!
            E assim caminha a corrupção no país…

  • jo

    as pessoas n comprando nada nessas patrocinadoras da copa ajudaria muito, mais é dificil eu por exemplo tenho conta no itau n vejo outro banco melhor para mudar

    • janca

      Aliás as tarifas bancárias e os juros bancários, seja de qual banco for, são de matar.

      • Dermivaldo

        Bem lembrado, cadê o protesto contra as tarifas e juros absurdos que são praticados nesses país?

        • janca

          Os juros cobrados por bancos e cartões de crédito são inacreditáveis.

  • MARCELO

    Brasileiros de Brasileiras,

    Não somos idiotas que acreditamos em Papai Noel. Fifa, CBF tem tudo a ver com política e corrupção. Ningúém que está lá é santo. Onde há dinheiro existe abutre de plantão. Ninguém acredita mais nos políticos brasileiros por culpa exclusiva da falta de transparência, desperdício de dinheiro público, corrupção e falta de compromisso com a nação. Chega de querer enganar o povo, mesmo com baixo nível de escolaridade ainda temos noção do certo e do errado. Simples assim. Em um país onde uma Rede de TV chamada Globo manipula do jeito que quer a população e não tem sequer um programa decente para cultura dos brasileiros é de se enojar .Para refletir: A ética que é o frei da ambição.

  • joe LHP

    E vem mais por ai, tem arena que vai ter que trocar o gramado para a copa 2014 ou seja vem mais gastos por ai e outra os jogos olimpicos estão no mesmo ritmo que a copa, estão deixando tudo pra ultima hora.

  • Rafa

    Sei não, Janca, parece que virou crime acompanhar a Copa das Confederações e torcer para a seleção… leio bastante, interesso-me por política desde sempre, e por isso acho muito importante os protestos; portanto, espero sinceramente que todos os que contribuíram para a farra de dinheiro público sejam processados. Mas trabalho duro e quero me divertir também! Fui ao Mineirão, sábado, e penei para ir embora, pois o vândalos (a minoria, felizmente) queriam invadir o estádio. Ora, onde está escrito na Constituição que o direito de se manifestar pode se sobressair ao direito de ir e vir?

    • janca

      E como você disse não é crime nenhum ver os jogos. No estádio ou na TV. E temos de tomar cuidado com os protestos, já que muitos, infelizmente, mesmo que por iniciativa de uma minoria, têm partido para a truculência, saques e vandalismo.

      • André Carvalho

        Janca,

        Vandalismo é o que os políticos fazem durante todos estes anos com o país e sua população.

        Vandalismo é chegar num hospital com seu filho doente e não poder ser atendido porque o médico de plantão faltou, ou não existe, ou não existe remédio.

        Vandalismo é ter escolas que não educam, não formam cidadãos que conseguem discernir o que é violência de protestos.

        Vandalismo é ver estádios nababescos serem erguidos às custas do que eu, voce, e todos nós “otários” assalariados pagamos, enquanto os VIPs não precisam nem comprar ingressos para participar destes eventos.

        Me desculpa Janca, respeito sua opinião, mas esta Competição, a Seleção Brasileira e tudo a que envolve, apenas é lustre bonito que representa todos estes atos de vandalismo.

        • janca

          Concordo com você sobre vandalismo, André. Mas vandalismo também é saquear lojas, apedrejar patrimônio público e privado e por aí afora. De resto _sobre os estádios nababescos_ escrevi coluna sobre eles hoje no LANCE!. Intitulada, aliás “A Copa da Exclusão”.

    • janca

      Mas que o direito de protestar contra os gastos da Copa é legítimo, é.

      • Dermivaldo

        Absurdo tentarem invadir o estádio do Atlético Paranaense, que é particular. Esses mereciam levar borrachada.

  • De fato o tiro saiu pela culatra. Arrisco a dizer que é bem temeroso o retorno financeiro dos parceiros. Cada comercial relativo a copa acabou virando uma bandeira contrária (por ex: Imaigna na copa) além da FIAT.
    A Copa no Brasil seria definitivamente a melhor de todas se não houvessem tantos SE’s. Se os políticos não gastassem tanto com coisas sem utilidade posterior (A.K.A. elefantes brancos), se tivéssemos um mínimo de qualidade em infraestrutura interna na saúde, educação e afins, se o governo tivesse negociado melhor com a FIFA os superpoderes que entregaram a eles aqui, vendendo nossa constituição em prol do evento.
    Do ponto de vista de marketing, fica difícil ter a imagem da sua marca atrelada a uma copa de tanto questionamento por parte do seu publico alvo. Ainda mais um publico que anda bradando que o gigante “acordou”. Pq se acordou mesmo, essa preocupação de agora é apenas a ponta do iceberg.

    • janca

      Vamos ver como reagem as autoridades, porque ainda falta quase um ano para a Copa. E providências positivas podem ser tomadas até lá. Por que não?

      • As medidas podem ser tomadas sim. Mas será que convencerão os investidores da copa?
        Até o momento o Governo não conseguiu passar credibilidade a ninguém e num caso desses a credibilidade conta demais.
        Por outro lado, uma vez que o prejuízo se confirme inevitável, nem teria muito sentido abandonarem o barco.
        Uma situação MUITO curiosa de fato.

  • Derci

    Os patrocinadores podem ter certeza que iram perder muito com esta copa. E a Fiat nós até ficamos agradecemos, pois ela criou o slogan da manifestações de graça para nós, VEM PRA RUA, VEM PRA RUA

  • francotimao

    Ola, João, ainda a pouco passei por uma tv ligada e a Dilma estava se pronunciando, vi só um pouco, mas naqle momento ela estava exaltando os ganhos q o Brasil teve até agora, ou seja os avanços conquistados, é inegável q o Pais melhorou alias desde o FHC, porém não se investiu naquilo q é realmente importante pra nós brasileiros, saúde, educação, serviços públicos de qualidade,etc…e olhe q dinheiro tem e muito, nossos impostos são um dos maiores do mundo então se deduz q esta sendo gasto de forma errada, incompetente e a corrupção q é uma coisa terrível…Abs!!!!!

    • Rodrigo

      Se “não se investiu naquilo q é realmente importante pra nós brasileiros, saúde, educação, serviços públicos de qualidade,etc… como pode ter melhorado?

      • francotimao

        Pra vc ver como estava ruim, Rodrigo…

    • Dermivaldo

      Que avanço? Nada avança nesse país. Muito pelo contrário.
      95% das cidades tem falta de saneamento básico.
      Juros altíssimos.
      Economia estagnada.
      Violência fora de controle, assassinatos, crimes ediondos, pedofilia, estupros, latrocinios…
      Impunidade.
      Corrupção cada vez pior.
      Povo trabalha 5 meses para pagar impostos.
      Impostos e carga tributária altíssima sem nenhum retorno.
      Educação sofrível.
      Transporte público falido.
      Saúde pública falida.
      Ausência de reformas fiscal e penal.
      Péssimas rodovias e meios de transporte ultrapassados.
      Falta de presídios.
      Fome e sede no NE.
      Custo de vida altíssimo para um país subdesenvolvido.
      Alto custo dos políticos e judiciário.
      Excesso de burocracia.
      Problemas no sistema de telecomunicações.
      O povo não tem seus direitos respeitados e não tem a quem recorrer.
      Morosidade da justiça.
      Etc… o que melhorou?

      • francotimao

        Melhorou porq estava horrivel, inflação a niveis astronomicos, não sei sua idade, mas se não é tão jovem então se lembrara da inflação a 80, 90, 100%…

  • Reinaldo

    Janca, é uma pena que aqueles que são alvo das manifestações não mudam o seu comportamento. Os governos continuam a fazer promessas genéricas de que agora serão destinados mais recursos para saúde, educação e transporte, sem especificar o que será feito. O povo que ver um plano de ação, assim como se fez com os estádios da Copa do Mundo.
    De outro lado, a imprensa (também alvo das manifestações) continuam a fazer um jornalismo parcial e mentiroso. Até agora só vejo pesquisas DIRECIONADAS sobre a atuação da polícia durante as manifestações, sobre os políticos, sobre os “baderneiros” etc, porém até agora não vi nenhuma pesquisa consultando o que o POVO acha da atuação da imprensa. É triste!!!

  • não poderíamos esperar outra coisa senão a revolta da população…essa copa tinha que ser aqui mesmo???

    • janca

      Não foi a Fifa que nos enfiou a Copa goela abaixo. Acho bom que ela seja aqui, mas que poderíamos ter nos preparado de outra forma, claro que poderíamos. Até ano que vem espero que alguns ajustes sejam feitos. Inclusive no COL, que tem Marin no comando e a filha do Teixeira como uma das gestoras.

      • Rodrigo

        Deveríamos ter nos preparado para nos preparar. Fomos – ou somos – muito ruins nisso.
        Agora, pensa comigo: um Pan, uma Copa das Confederações, uma Copa do Mundo e uma Olimpíada; em quanto tempo isso vai se pagar? Seremos Barcelona-92 ou Montreal-76?

        • janca

          Mas gastar deixando um legado é uma coisa. Gastar sem legado nenhum, outra. O Pan de 2007, por exemplo, ficou mais para Montreal do que para Barcelona. Exemplo típico foi o Engenhão, interditado agora por 18 meses devido a problemas estruturais.

          • Dermivaldo

            Quando o Brasil “ganhou” a Copa o povo comemorou, agora reclamam, não entendo.
            Na época todos sabiam que haveria desperdício de dinheiro público ou superfaturamento.
            O legado dos estádios irá ficar e já estava na hora do país ter estádios decentes para começar a modernizar o futebol brasileiro.
            Times que não tem seus estádios na Copa modernizaram seus estádios (Gremio, Palmeiras, o São Paulo vai cobrir o Panetone, etc…), isso graças a rivalidade.
            A questão do investimento em outros setores é um problema à parte. Como disse o Janca, não foi a Fifa que obrigou o país a sediar a Copa.
            Em SP todo mundo está contra o estádio do Timão, querem sediar o evento à custo zero e isso não existe.
            Dia desses pegaram no pé do Ronaldo por uma declaração de dois anos aatrás em outro contexto. O povo não sabe o que quer.
            Decida-se povo.

  • aliás as propagandas sobre a Copa tentavam vender, como na época da ditadura, a imagem de um país ás mil maravilhas…claro que o tiro saiu pela culatra…

  • Estou aqui a pensar com os meus botões: Será que maior preocupação dos tais patrocinadores da Copa do Mundo Brasil 2014 não é porque – com o despertar da sociedade brasileira – eles não vão obter os lucros ASTRONÔMICOS a que estão acostumados? E, diga-se de passagem, lucros obtido às custas dos sonhos das pessoas, principalmente das classes menos favorecidas que, para ir aos tais estádios “padrão FIFA”, terão que desembolsar verdadeiras fortunas…o que, fatalmente, fará falta nos orçamentos domésticos, mais adiante. A verdadeira preocupação desses “patrocinadores” é para com os seus próprios bolsos. Para isso, praticamente extorquem o povo, seja com taxas abusivas de cartões de créditos, bebidas que afetam drasticamente a saúde das pessoas, ou alienando os mais mais frágeis de personalidade com todo tipo de programação e propaganda sublimares ou tendenciosas…e, o que é mais triste: A grande maioria das pessoas não percebem que estão sendo manipuladas. Desperta, sociedade brasileira, de verdade!

  • LUIZ ANTONIO

    O POVO BRASILEIRO É MAIOR Q/ A FIFA, POLITICOS E A GLOBO(CORINTHINS E FLA).

    • Dermivaldo

      Com certeza o povo brasileiro é mais burro que a Fifa, caso contrário o país e a sociedade não estaria nesse caos que deixamos chegar. Mais incompetentes impossível.

    • Dermivaldo

      Se Corinthians e Flamengo são os clubes que dão mais audiência, você quer que a Globo transmita mais jogos do São Paulo?

  • Dermivaldo

    Praticamente nada irá mudar.
    Esses protestos genéricos estão errados e deveriam ter causas específicas.
    Não vi o governo se manifestar sobre reforma fiscal/tributária, reforma penal, fim da impunidade, melhoria da saúde, violência, melhoria das rodovias, saneamento básico, benefícios dos políticos e do judiciário, questão dos presídios, falta de água no NE, etc…
    O governo está esperando a poeira baixar e vai continuar tudo praticamente igual, o povo só irá conseguir o cancelamento da PEC37.
    0,20 não é nada em meio ao custo de vida alto e todos os demais problemas. Deveriam cobrar tarifa de transporte a 1,00 e não se darem por satisfeitos pagando 3,00. Mesmo porque esses 0,20 serão compensados de outra maneira.
    Na minha modesta opinião isso só serviu para envergonhar a Dilma e nossos demais políticos. O PT continua no poder, todos os demais políticos e partidos corruptos continuam lá, o povo não conseguiu nada, nem mesmo a redução da maioridade penal. A corrupção e todos os demais problemas irão continuar. Não sabemos protestar, embora seja um início.
    Somos incompetentes até para protestar.

    • janca

      O preço da passagem já mudou…

  • ADALBERTO

    PÃO É CIRCO PARA O POVO BRASILEIRO!!!

    PÃO = BOLSA FAMÍLIA!!!

    CIRCO = SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL!!!

  • Flavio

    Hoje tive meu primeiro desapontamento com este blog… percebi que um comentário que postei aqui não foi publicado.
    Não sabia que o Janca, tão solícito com seus seguidores, respondendo a maioria dos posts, fosse autorizar a censura prévia.
    Isso que o texto não possui nenhuma palavra de baixo calão, nem insinuações proibitivas.

    Apenas se posicionava contra as manifestações de ruas e o espaço que o blog abriu para isso em detrimento do futebol, alimentado pela parada no campeonato brasileiro.

    Mas tudo bem, se o blogueiro não admite livre manifestação (educada), não deveria estar apoiando o direito dos que tentam se manifestas na ruas.

    Att.

    • janca

      Não há censura. Se seu comentário não apareceu é porque você deve ter colocado em blog errado ou entrou como spam. Depois que você comenta pela primeira vez e usa o mesmo e-mail, ele é publicado automaticamente. Como esse seu aí. O blogueiro admite sim livre manifestação _inclusive mal educada, já que o nível de educação do povo brasileiro é, em geral, péssimo. A acusação de “censura” que você faz é muito grave. E especialmente porque não corresponde a verdade.

  • Vaz

    Janca quando esta onda de protestos (manifestaçãoes como querem alguns) irá chegar ao Futebol? Que tal um movimento sem clubísmos babacas e fanatizados? O dia que este pessoal entender que quem banca o espetáculo é ele e que dirigentes ruins só geram clubes falidos e espetáculos cada vez mais grotescos com acusações a torto e direito, a coisa vai mudar e os gatunos escondidos como dirigentes vão correr mas enquanto a coisa for na base do meu é honesto e os outros desonestos vamos contuinuar assistindo Marins, Del Nero que substituem gênios do quilate de RT, João Havelange, Caixas D’agua da vida.

    • janca

      Seria interessante pegarem o futebol _deixando o clubismo de lado_ como tema. De certa forma estão fazendo isso quando se trata dos gastos com a Copa e nossos novos estádios faraônicos, não?

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo