Governo acalma Fifa



Preocupado com a reação da Fifa, que mostrou muito incômodo com a situação política no Brasil. o governo tentou tranquilizar a entidade e garantir a segurança não só na Copa das Confederações, mas também no Mundial do ano que vem.

Resolveu aumentar o efetivo policial nas cidades ainda com jogos do torneio e  ampliar a proteção ao redor dos estádios, evitando cenas como as de ataques a ônibus da Fifa.

Aldo Rebelo, um dos ministros convocados para reunião com Dilma Rousseff, ontem pela manhã, é o emissário do governo para serenar os ânimos da Fifa, que teve ônibus atacados por manifestantes e está descontente com os rumos da Copa das Confederações.

O Uruguai reclamou de problemas de infraestrutura enfrentados em seus dois primeiros jogos: falta de local adequado para treinamento, locomoção caótica e dificuldades com o setor hoteleiro. Não reclamou, porém, da segurança, o que têm feito alguns torcedores que não conseguiram chegar aos estádios por conta dos protestos.

Já Joseph Blatter mudou sua programação e avisou que ia deixar o Brasil rumo à Turquia. Lá o presidente da Fifa assistiria à abertura do Mundial Sub-20.

O temor do governo é que a revolta da população que começou contra aumento de passagem de ônibus adotasse como nova causa algo como “Fora Copa do Mundo”.

Até por isso a presidente da República, em seu pronunciamento à nação, tentou justificar os gastos com o Mundial, que têm sido contestados nas manifestações, e pediu para o brasileiro acolher bem o estrangeiro que virá ao país acompanhar a Copa do ano que vem.



  • Nilú

    Quer saber, se não tivermos a Copa em 2014, nossa situação vai ficar pior ainda!! Eu acho…
    Cancelar está longe de ser uma solução.
    Mas que é absurdo, garantir a segurança das pessoas só nesses momentos…
    Lá sei eu, não sei onde isso tudo vai dar !!!
    Abs
    Nilú

    • janca

      Eu também acho, Nilú, que cancelar a Copa de 2014 seria um tiro no pé. Não agora depois dos investimentos já feitos. No curto prazo, especialmente para a imagem do país seria tenebroso descumprir algo firmado em 2007. Mas que ainda dá pra mudar algumas coisas, dá. Inclusive no COL. Inaceitável continuarmos vendo Marin dirigindo a entidade e a filha do Ricardo Teixeira (e neta do Havelange) trabalhando no comitê só por questões de parentesco. E concordo com você. A segurança das pessoas tem que ser garantida não só nesses momentos. Temos que receber bem os estrangeiros, estou de pleno acordo com a Dilma. Mas garantir a segurança dos brasileiros não só na Copa. Em São Paulo, por exemplo, mesmo antes de atos de vandalismo marcarem algumas das manifestações, que segurança o governo estadual vinha nos dando? Com assaltos, assassinatos, arrastões, dia sim e outro também? Abs. João

    • Mario

      tenho duvidas se seria bom ou mal cancelar a copa no Brasil , por um lado seria um tremendo prejuizo financeiro , mas por outro seria uma boa por mostrar ao povo q ele tem força para mudar as coisas.
      o importante é q as pessoas comecem a acreditar q podem mudar e mudem em quem irão votam em 2014 e 2016.

      • janca

        Mudanças são necessárias, mas destruição, não. Cancelar a Copa seria dar um tiro no próprio pé. Não acho que seja o caminho, Mario.

      • TOLIMA DAY

        PREJUIZO FINCEIRO NAO PARA POPULAÇAO POBRE E SIM PARA OS EMPRESARIOS RICOS, O QUE NAO IRIA MUDAR NADA NA VIDA DO CIDADAO COMUM QUE JA PAGA OITO REAIS O KILO DO FEIJAO,

  • Mario

    o discurso da Dilma é só mais um discurso vazio e como todos os outros politicos ela cai na vala comum só falta ela ressuscitar o AI-5 e o DOPS , Aldo Rebelo de chefe da CPI da nike virou “calmante” da fifa isso q é decadência moral e ideologica .

    afinal quem é o presidente do Brasil , a Dilma ou Blatter?

    se o Uruguai reclama hj e são só 8 times , imagina o caos q vai ser qnd forem 32 equipes , centenas de jornalistas do mundo todo e sei lá qnts turistas de fora do pais?

    • janca

      A situação está complicada. Mas não é responsabilidade da Fifa. O Brasil, com Lula e Ricardo Teixeira, candidatou-se a receber a Copa do Mundo. Ela não foi imposta ao governo brasileiro. Que já gastou muito com o torneio. Não acho que seja hora de voltar atrás, embora alguns acertos _vários, eu diria_ se façam necessários.

  • francotimao

    Ola, joão, o discurso da Dilma não empolgou ninguém, mas sempre esperamos mais dos outros e, no caso da Presidenta não seria diferente, porém não foi desastroso e ao menos não prometeu mandar baixar o pau nos manifestantes, ao menos oficialmente…Abs!!!!!!!!!!

    • janca

      Ela ainda parece atônita _como muita gente, aliás, inclusive eu_ com o que está acontecendo. A diferença é que é ela a presidente da República… E acabou sendo um discurso vago, a meu ver. Sem novidades. Mas necessário. Ela não podia deixar pra falar só semana que vem…

  • Rodrigo

    Claro que não vai cancelar, não tem nem como. O problema foi que, na sanha grandiloquente da época, foi nítido que o governo Lula topou trazer Copa e Jogos Olímpicos pensando apenas no viés “estratégia política”, com os custos relegados a segundo plano. Ninguém parou pra pensar quanto (realmente) iria custar, que em coisa pública tem sempre alguém levando algum por fora e que a infraestrutura esportiva no Brasil é uma porcaria. Aliás, declaração do Ronaldo de que “Copa se faz com estádios” – e que hoje em dia é usada num contexto todo distorcido – era pertinente, e queria dizer “Comprou? Agora pague.”.
    Escolas, aeroportos e hospitais não deixaram de ser construídos por causa da Copa. Eles já não eram antes e continuaram não o sendo. As obras hiper-faturadas de Pan, Copa e JO só escancararam o porquê: precisamos aprender a planejar, organizar e fiscalizar. Tudo.

    • janca

      Os custos dos estádios, que acabaram extrapolando e muito o previsto inicialmente, só escancaram os problemas de gestão do governo. E a promessa é que não haveria dinheiro público em estádios. Só privado. Não foi o que se viu.

  • TOLIMA DAY

    ttodos sabiamos que pela pobreza daqui nao tinhamos condiçoes da fazer uma copa e anda fazendo estadios em NATAL, MANAUS, CUIABA que nao sera mais utilizados, isso é falta de irresponsabilidades dos politicos inclusive do LULA. quanto mais obras mais facil de desviarem dinheiros e a manifestação devia ter sido feita no inicio do ano passado.

  • TOLIMA DAY

    depois disso tudo queremos ver se a caixa ou banco do brasil ira liberar dinheiro para a construçãoi do itaquerao o qual a populaçao é contra, menos os hgambas.

    • alessandro

      LA VEM OS TORCEDORES DE OUTROS TIMES QUERER SE APROVEITAR DAS MANIFESTAÇOES PARA TENTAR PREJUDICAR O ESTADIO DO TIMAO,AMIGO ESQUEÇA!!!!!!!!!SE PREJUDICAR NOSSO ESTADIO AI Q ELA TA F……..SERAO 30 MILHOES CONTRA ELA!!!!!!!!!E A LIBERAÇAO DO DINHEIRO E PURAMENTE UMA OPERAÇAO COMERCIAL,NAO ESTA SENDO LIBERADO DINHEIRO DO TESOURO DA REPUBLICA,E UM FINANCIAMENTO DE UM BANCO DE DESENVOLVIMENTO!!!!!!!!

  • alessandro

    BOA NOITE JANCA,ACHO QUE PARA O MOMENTO O PRONUNCIAMENTO FOI ADEQUADO,MESMO PQ DETALHAR SERIA INUTIL A MAIORIA DA POPULAÇAO NAO TEM COMPREENSAO DE COMO AS COISAS FUNCIONAM NO PAIS,MISTURAM RESPONSABILIDADES FEDERAIS,ESTADUAIS E MUNICIPAIS E FAZEM UMA SALADA ABSURDA!!!
    QUANTO A COPA SERIA UM DESASTRE CANCELAR,POIS JA SE GASTOU TUDO QUE SE DEVERIA COM OS ESTADIOS,E PERDERIAMOS O LUCRO COM A COPA,OS MILHOES DE TURISTAS QUE DEVEM CHEGAR POR AQUI ANO QUE VEM E GASTAR SEUS DOLARES,EUROS,IENES,LIBRAS ETC…
    QUANTO AOS ESTADIOS EU GOSTARIA DE LEVANTAR UMA PEQUENA CURIOSIDADE,OS PERTENCENTES AO PODER PUBLICO(DAS PREFEITURAS E ESTADOS)SAO OS QUE ESTAO COM ORÇAMENTOS ESTOURADOS,ENQUANTO QUE OS PARTICULARES(BEIRA RIO,ARENA DA BAIXADA,ITAQUERAO)ESTAO RIGOROSAMENTE DENTRO DOS ORÇAMENTOS INICIAIS.CURIOSO NE!!!!!!!!EU ACHO QUE A PRESIDENTE ACALMARIA A OPINIAO PUBLICA EM RELAÇAO A OPINIAO PUBLICA SE DETERMINASSE UMA AUDITORIA RIGOROSA NAS CONTAS DE TODOS OS ESTADIOS(PODERIA SER SOLICITADO VIA BNDES)E QUE DESSE NOME AOS QUE TIVEREM MAL FEITOS E OS ENTREGASSE AO MINISTERIO PUBLICO!!!!!!!!

    • janca

      Também achei adequado para o momento. Mas é necessário que o governo comece, pouco a pouco, a detalhar o que vai fazer em cada área, porque até aqui não apresentou novidade e foi muito vaga. E faz bem em compartilhar o problema com governadores e prefeitos porque, como podemos ver, o movimento não é apenas contra o governo federal, muito pelo contrário, nem somente contra o Executivo. O Legislativo tem sido muito atacado e chegou a hora de fazer alguma coisa. Renan Calheiros, aliás, é um dos alvos dos protestos. Marco Feliciano, outro. Sem falar na PEC 37.

  • Marioh

    Janca,

    Desde o início fui e sou a favor da Copa no Brasil. O México fez a Copa em 1970 com muito menos condições e tanto foi proveitosa que repetiu em 1986. Fez a Olimpíadas em 1968 e quer repetí-la. O Brasil sediou a Copa de 1950 sem a mínima estrutura e depois disso foi Penta campeão e tornou-se o País do futebol. O progresso está na competencia e ousadia. Como diz o ditado ” Quem não se arrisca não petisca”. O pessoal diz porque não investir na saude e educação? Claro que a saúde e educção são importantes, mas para isso há os orçamentos anuais a elas destinados. Onde foi parar o dinheiro do CPMF? O protesto é válido sim, mas contra a corrupção.
    Tenho minha convicção que no Brasil, os estados que mais sobressairam no futebol e no esporte foram onde em 1950 sediaram a Copa. O México , Japão, Coreia do Sul e EUA mostram como o progresso futebolístico nestes países foram evidentes após eles sediarem a Copa do Mundo. Aqueles que tem medo de investir nunca terão sua casa própria.

    • janca

      Eu também era a favor da Copa no Brasil. Mas não da forma como está sendo feita. Mas reconheço que a maneira como está sendo feita, cheia de estádios com sobrepreço, digamos assim, e feitos graças a recursos e benefícios públicos, serviu pelo menos para uma coisa. Escancarar como se usa mal nosso dinheiro. Foi uma gastança com a verba pública até não poder mais. E muitos têm razão. Se há estádios padrão Fifa, por que não temos escolas ou hospitais padrão Fifa? E outra coisa: se a verba pra educação e saúde é limitada _os valores anuais destinados a elas, como você diz_, porque os valores para os estádios foram subindo e subindo e subindo? Nasceram em árvores? Não. Vide o caso do Maracanã e o do estádio de Brasília, que foram os dois mais caros e dois verdadeiros escândalos, embora muito bonitos e só por isso enaltecidos por alguns veículos de comunicação. Mas a que preço?

  • HENRIQUE

    MEU P/ PEGAR UM INGRESSSO P/ IR NO ESTADIO CUSTA LA P/ 50 OU 60 MILHOES TIPO EM JOGOS MIXURUCAS

  • HENRIQUE

    MEU P/ PEGAR UM INGRESSSO P/ IR NO ESTADIO CUSTA LA P/ 5 OU 6 MILHOES TIPO EM JOGOS MIXURUCAS

MaisRecentes

Brigas no Fla



Continue Lendo

Paulistas com medo



Continue Lendo

A mágoa de Ceni



Continue Lendo