Copa das revoluções



E não é que a Copa das Confederações virou pauta das manifestações populares contra o governo?

É alvo dos protestos ao lado do aumento das passagens de ônibus e da PEC 37, a contestada proposta de emenda à Constituição que restringe poderes de investigação criminal às políciais, retirando poder do Ministério Público.

A gastança de dinheiro público com estádios, ao contrário do prometido em 2007, quando o Brasil ganhou o direito de abrigar a Copa, tem sido questionada em todas as cidades que serão sedes do Mundial.

Até os veículos de comunicação que tentavam criar clima de euforia com a Copa das Confederações tiveram que se render e  noticiar com mais ênfase a farra com a grana do contribuinte.

Caos em frente ao Congresso Nacional, na Assembleia do Rio, em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza… É manifestação que não acaba mais, deixando em quinto, sexto, décimo plano a seleção brasileira. E colocando a Fifa com várias pulgas atrás da orelha…

Jornalistas estrangeiros que vieram ao Brasil cobrir o torneio também deixaram a bola de lado para tratar dos manifestos. Não sabem aonde vão acabar. Nós, tampouco.



  • João

    Olha Janca, vou lhe confessar uma coisa. Eu comprei ingressos para o jogo do Brasil na Copa da Confederações que vai acontecer em Fortaleza. E o fiz pois eu gostaria de assistir a um jogo do Brasil com meu pai, que vai ser meu acompanhante na ocasião. Fiz isso pois ele já é um idoso de mais de 60 anos, e eu sei que, infelizmente, ele não vai ficar mais muito tempo aqui nesta vida, e eu gostaria de usufruir ao máximo os momentos que eu posso ter com ele, e um destes momentos é este jogo, pois eu nunca tive a oportunidade de ir a um jogo da seleção com ele, e por causa disso não perdi a oportunidade! Mas, com toda sinceridade, hoje eu estou constrangido por causa de tudo isso, pois minha consciência me diz que, em vez de estar dentro do estádio, eu deveria estar protestando por um Brasil melhor, como uma parte dos brasileiros estão fazendo atualmente. Só espero que que a manifestação em Fortaleza seja pacífica, e que apesar de ir para o jogo, apoio em quase tudo o que os manifestantes exigem, pois acredito que, apesar de grupos extremistas infiltrados, a maioria da pessoas estão agindo de boa fé e simplesmente querem um país melhor, como acho que qualquer cidadão de bem quer! Um Abraço!

    • Nilú

      Oi Janca
      E novamente, o futebol, está mostrando o Brasil para o mundo, mas não em campo, e que saber, eu estou feliz, agitada e um pouco assustada, devo confessar.
      Sei que isso atrapalha seu trabalho, e acredite, o meu também, e muito, mas por um Brasil um pouco melhor, pelo menos, vale o sacrifício, eu acho!!
      Um novo dia, vamos ver como vai…
      Ps. Bacana o texto do João , o que está acima_rs
      Nilú

      • janca

        Eu também achei, Nilú, porque o João que comprou ingressos para o jogo em Fortaleza externaliza um sentimento de muitos que compraram ingressos. Aquela coisa de “o que eu estou fazendo aqui?”. Quando o mais importante está lá fora. Nas ruas. Sobre as manifestações elas assustam pelo comportamento de uma minoria, mas é muito bom ver os jovens se mobilizarem. Tanto falavam da apatia dos brasileiros… O povo saiu às ruas. E não está engolindo essa Copa das Confederações. A beleza dos estádios insulta um povo que não tem hospitais, escolas, transporte público decente, segurança…

    • janca

      Talvez uma coisa que as manifestações tenham escancarado, João, é que o mundo é muito mais do que uma bola e tem muita gente cansada da política pão e circo. Não fossem as manifestações a Copa das Confederações, turbinadas pelas emissoras de TV, pelo governo e os belos estádios, poderia virar um oba-oba só. Não. Virou secundária. E o povo tem razão de reclamar da forma como foi organizada (ou como não foi organizada). Abs. e bom jogo amanhã. Apesar dos pesares, o lazer faz parte da vida. E sempre vai fazer. É mais do que necessário. O que não precisava era o governo gastar tanto nas arenas. Que nem mais de estádios são chamadas…

  • Mario

    é parece q o “legado da copa” sera bem diferente do q Lula , Dilma e cia queriam ,só espero q não fique só no protesto e q ano q vem o povo pare de votar nos mesmos corruptos q votam sem pensar apenas por medo de mudanças.

    • janca

      E espero que apareçam outras alternativas. Inclusive porque as alianças políticas de Lula e Dilma são tristes, pra não dizer outra coisa. Basta ver Renan Calheiros, José Sarney, Fernando Collor, Henrique Eduardo Alves e essa turma toda no poder. Não é por acaso que o número de ministérios aumentou. São 39. Muitos apenas pra contentar a base aliada. E que sempre quer mais um pouco, mais um pouco. O descontentamento é também com a forma de fazer política. Não é contra partido A ou B. Até porque em São Paulo o alvo virou o governador Geraldo Alckmin, responsável pela polícia que abusou da força e partiu para a truculência na última quinta. Haddad, definido como poste pelo seu mentor, o ex-presidente Lula, deveria rever a política de transporte público. Se é que há uma. E aproveitar o movimento para peitar os empresários de ônibus, que dão trabalho _também pra não dizer outra coisa_ aos paulistanos há anos e anos.

    • Lacerda

      Precisamos de uma nova liderança. Uma terceira via. Chega de PT, PMDB, DEM e PSBD. Os cofres públicos não aguentam mais uma administração desses grupos de sangue sugas do patrimônio. Quem for a campo deveria cantar o hino nacional de costas João, ou com uma mão fechada e estendida pra cima, como faziam o doutor Socrates e o Reinaldo do Galo. Em seguida cantar a music ade Geraldo Vandré, Pra não dizer que não falei de flores (Caminhando e cantando e seguindo a cação….) Estou gostando muito do debate político na sua coluna Janca. Tão interessante quando as sua colocações são as opiniões do internautas. A opinião do colunista não se sobrepõem as dos leitores. Todos os comentários acabam tendo a mesma relevância.

      • janca

        É, Lacerda, precisamos de novas lideranças mesmo. Está sendo interessante ver protestos contra Alckmin, Dilma, Cabral, cada um de um partido diferente, mas um mais parecido do que o outro. Todos apegados ao poder.

  • Johannes

    Que as manifestações sejam pacíficas, mas que continuem…e a PEC 37…é mais uma tentativa de dificultar as investigações da corrupção no Brasil, já que inúmeros parlamentares são alvos de investigação do Ministério Público…

    Grande Abraço, João Carlos e….. NÃO à PEC 37 !!!

    • janca

      Também sou contra a PEC 37, Johannes. E que as manifestações sejam pacíficas. Até porque, quando alguns partem para a depredação, o vandalismo e o ataque ao patrimônio público e privado, perdem totalmente a razão. Grande abs. João Carlos

  • Junior

    Será que tem curintiano protestando? kkkkkkkkkkkkkkkk

  • francotimao

    Ola, João, podemos notar nestes episodios de protestos duas coisas fundamentais, primeira é o retorno do povo as manifestações de protestos depois de muitos anos, nos parecia q o grande vilão era a Ditadura mas hj vemos q ela é apenas um dos vilões, afinal não é conceito de governo q é bom ou ruim e sim as pessoas q fazem do conceito “muleta” mas vivem de acordo com seus princípios que quase sempre são os mesmos de antes e de agora, ou seja, façam o q eu quero e fiquem de boca fechada senão irão ser reprimidos e quase sempre com violência…assim como nós concordamos q seria muito salutar q aparecesse uma terceira opção de sucessão na CBF o msm se aplica a politica, chega de PT, PSDB, PMDB, DEM, PC do B, etc…precisamos de novas ( na idade e nas idéias) lideranças com novos conceitos e pensamentos, hj vermos a declaração do ministro dos esportes ( acho q ele é do PC do B) afirmando: ” não toleraremos nenhuma forma de protesto” ou coisa q o valha, é inacreditável q eles PT, PC do B, etc..sempre estiveram na vanguarda dos protestos, greves e lutas e hj aplicam os mesmos “corretivos” contra aqueles que deveriam ser seus pares…Abs!!!!

    • janca

      Acho que as manifestações, apesar de terem apoio e participação do PSOL e do PSTU, não são partidárias. Ainda não sabemos aonde vão parar… Mas sinto que são uma forma de demonstrar o descontentamento com a forma de se fazer política no Brasil e o desrespeito com o trato do dinheiro público. Mas tem muita gente que protesta e evita olhar para o próprio umbigo. A cultura brasileira, ainda muito ligada ao “jeitinho”, continua. Isso tem que mudar, mas leva tempo. E muito investimento em educação, um de nosso grandes gargalos. Abs.

  • Tri mundial Doom

    E na Copa tem mais se o governo não acabar com a inflação que surgiu graças a Copa e seus estrangeiros que visitam o Brasil…Os políticos achavam que iria ter uma copa tranquila e que todo mundo iria achar bonito as cores diversas das bandeirinhas…
    O governo vai ter que fazer churrasco pra todo povo brasileiro na época da Copa e com a baixa dos valores e consertar as merdas feitas até agora, para ter uma Copa tranquila e calma…Viva Neymar !!!!!!!

    • janca

      A inflação não surgiu graças à Copa, a questão é que ela poderia ter sido conduzida de outra maneira. A Copa, digo. Desde 2007 sabemos que o Mundial será no Brasil, que poderia ter aproveitado a oportunidade e não o fez. O resultado é a construção ou reforma de 12 estádios de ponta, graças a muito dinheiro público, sendo que boa parte deles ficará nas mãos da iniciativa privada depois e outra parte tende a virar elefante branco.

  • Tarcísio Rezende

    Gasto oficial já chegou a 28 bilhões, que vergonha !
    E já pensou quanto a FIFA lucra com suas isenções e facilidades ?
    É por isso que não queremos a copa no Brasil.
    Os estádios já estão prontos, que argumento fraco, aproveita eles para transformar em presídios e colocar todos os corruptos presos, ou vcs acham normal quem autorizou 3 reformas no Maracanã em 15 anos ?! Quem joga dinheiro público na latrina deveria ser considerado criminoso hediondo.
    Sugestão, fazer vigilia cívica e panelaço em frente de cada hotel das seleções deste “torneio inicio de seleções”, que por sinal não vale nada, até elas desistirem desta palhaçada.
    E não se esqueçam #Blattergohome

    • janca

      #Blattergohome é boa. Pelo menos ele podia ficar calado, já seria uma boa, já que só tem falado abobrinha, Tarcisio. Abs. João

MaisRecentes

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo