Cruyff fala muito…



Johan Cruyff, presidente de honra do Barcelona, continua espinafrando Neymar e sua contratação pela equipe catalã. Provavelmente porque o jogador é brasileiro.

Não é de hoje que o holandês mostra ressentimento com nosso futebol e nossas estrelas. Criticou a seleção brasileira que ganhou a Copa de 1994, nos Estados Unidos, a de 1998, que eliminou Dinamarca e a própria Holanda do Mundial da França, a de 2002, que levantou a taça em Yokohama, e a de Telê, em 1982, eliminada no Sarriá pela Itália.

Sobre Neymar, afirmou, com descaso, que nunca o viu em ação e criticou a contratação do atacante dizendo que um barco não pode ter dois comandantes, referindo-se à presença de Messi no time, e que uma equipe é formada por 11 jogadores. Ou seja, o futebol é coletivo e não individual, algo que estamos cansados de saber.

Os comentários negativos seguem sendo feitos à imprensa espanhola e à holandesa também. E não têm relação direta com o futebol, a qualidade ou mesmo a personalidade do próprio Neymar. Para Cruyff, pelo jeito, o maior problema é que quem está sendo badalado, tendo garantido a melhor audiência do site do Barça desde 2011, é um atacante brasileiro.

A birra do holandês com nosso futebol é antiga e talvez diga mais respeito a ele mesmo do que a nosso estilo de jogo, que vem variando com o tempo. O Brasil, bem ou mal, foi cinco vezes campeão do mundo. A Holanda, não. Aliás, perdeu as três finais que disputou. Em 1974, na Alemanha, quando teve disparado o melhor time da Copa, eliminando o próprio Brasil nas semifinais, em 1978, na Argentina, e em 2010, na África do Sul. Lá, aliás, caiu na final diante da Espanha, na prorrogação. E batendo muito nos espanhóis. Se fossem os brasileiros que tivessem feito isso… Como foram os holandeses, Cruyff talvez tenha preferido deixar pra lá.



  • Entende nada de futebol ele, quem sabe mesmo é o Felipão e o Muricy.

    • Daniel

      Hahahaha, boa resposta.

      • TOLIMA DAY

        SE ELE NAO CONHECE O NEYMAR ENTAO PODE LARGAR TUDO PORQUE O NEYMAR FOI SELECIONADO DUAS VEZES ENTRE OS 23 MELHORES DO MUNDO, PREMIO DE GOL MAIS BONITO UMA VEZ, E O CARA NUNCA OUVIU FALAR ? JORNAIS DA ESPANHA A 3 ANOS FALANDO DO MENINO E ELE NUNCA LEU ? ELE DEVE CONHECER O ZIZAO.

    • Ironia é foda! hahahahahahhaha foda!

    • heusner

      Boa tarde, Janca.
      Assino em baixo do que vc disse. Além do mais, grandes jogadores, como o Cruyff, dedicaram-se totalmente ao futebol e à competição, por isso não tiveram tempo de ler, de aplicarem-se nos estudos, e essa falta de cultura e educação costuma transparecer em suas declarações à imprensa.

      • Fábio

        Tu ta achando que lá é que nem cá, né? Analfabetismo e idiotice epidêmica é muito mais privilégio nosso, viu?
        Vocês vão ter mesmo a arrogância de querer discutir futebol com o Cruyff?

        • Jef

          Haha. Parece que ninguém mais lembra do comentário do Thierry Henry: “É difícil definir os jogadores do Brasil, pois eles já nascem com a bola nos pés. Por outro lado, quando eu era criança, precisava estudar das 7h às 17h. Pedia ao meu pai para jogar bola, e ele dizia que antes vinham os estudos. Já eles (brasileiros) jogam futebol das 8h às 18h”.

        • eduardo guercia

          Ignorância é privilégio de brasileiro.
          Basta perceber que eventos como copa e olimpiadas JAMAIS poderiam ser realizadas em países de quarto mundo, eivados de corruptos,que se aproveitam dessa situação para roubarem mais..
          Então por ai, percebe-se que não basta ser jogador de futebol para ser ignorante.Em países europeus, como a Holanda por exemplo, estudar é obrigação…Foi como o Tierry Henry uma vez solapou dos brasileiros dizendo que não vai á escola e que já nascem com uma bola na mão, e mesmo assim deu no que deu….
          Quanto ao Cruif?Ele está bem longe de ser ignorante.
          O problema é que NÃO suportamos críticas negativas e NÃO RESPEITAMOS a opinião alheia.
          Certo ou não, é opinião de respeito e um barco realmente NÃO PODE TER DOIS COMANDANTES.
          Mas, só o futuro dirá quem está certo…..Se o Barcelona é hoje time ganhador, deve muito aos holandeses que implantaram sua filosofia e não a deixaram no passado ,para imitar outras culturas de futebol.
          Vá à Holanda ,â Alemanha, e vc verá qualquer empregada doméstica resolvendo logarítimos, falando inglês, lendo livros de filosofia…Entre em qualquer ônibus, metro, de cada 10 pessoas, 7 estão com um livro na mão.
          Essa imprensa fica com esses assuntos imbecis, porque está completamente corrompida, ao invés de informar e alertar contra as coisas erradas que acontecem no páis, no futebol, em educação, etc, i,que seria sua maior obrigação, e não vir aqui ficar com essas materiazinhas populistas.

          • Nosdelg

            Infelizmente o que da audiencia é isso. O corrompimento em nosso país não da ibope. Lembrando que aqui é um site esportivo e mesmo assim é corrompido.

          • janca

            ???

          • janca

            Corrompido por quem?

    • Leo

      Entende tanto de futebol que quando foi técnico levou fumo do São Paulo de Telê, e nunca vi a Holanda ser campeã mundial. Ele realmente sabe de futebol, mas desprezar um dos melhores futebol do mundo (no caso o nosso) é pura inveja, só pode

    • carlos

      meu amigo , ele pode entender muito de futebol com certeza, e jogou muito também, mas não passa de um tremendo despeitado isso sim, e eh verdade, o Brasil tem 5 estrelas estampadas no peito com muito orgulho e muito futebol e os maiores craques de todos os tempos nestas 5 conquistas, co mais orgulho ainda, e esse holandês e sua Holanda não tem nada, eh fato.

    • geraldo santos

      Aqui em Minas temos um ditado: Gente boba é igual mato , tem em todo lugar !!!!!!! Calado é um grande ex-jogador!!!!

    • junior

      felipão é campeão mundial e conquistou varios titulos aqui no brasil, que é pentacampeão, e o murici pelo que sabemos tem titulos em todos os times que passou. Será que este holandes sabe mais que os dois? Dúvido. Sem complexo de vira latas por favor.

    • Tri Mundial Doom

      kkkkkkkkkk Jogaram mais que Cruyff…Montaram times melhores que o Barcelona de Stoyshikov, Romário, Laudrup e Guardiola,os melhores jogadores de seus países na época…

    • TOLIMA DAY

      QUANTAS COPAS DO MUNDO O CRUYFF GANHOU ? NAO FOI ELE QUE CRITICOU OS BRASILEIROS NA COPA DA AFRICA QUE O BRASIL DEVIA VOLTAR COM O FUTEBOL ARTE E QUE ESSE ATUAL ESTA TENTANDO SER IGUAIS OS TIMES DA EUROPA QUE JOGAM FECHADO ESTILO ONCE CALDAS DE ITAQUERA !

      • Esse comentario deve ser d algum fregues do once caldas,ou alhuma porcaria q esta pela segunda vez na serie B,triste comentario

  • Luiz Fernando

    Janca, Bom dia!
    Desculpe, mas acho que o problema não é o Neymar ser Brasileiro, afinal no super time do Barcelona comandado por ele havia um baixinho que era titular absoluto, e posteriormente um centro-avante eleito o melhor do mundo!!! Acho que o problema, neste caso, é o valor da multa rescisória, o Holandês não vê com bons olhos o pagamento de multas altas de jogadores que não vieram da Europa e o risco do jogador não se adaptar. Abs.

    • janca

      Pode até ser, mas não é de hoje que ele fala mal do futebol brasileiro. E é no mínimo estranho não ter visto o Neymar jogar. Se é que realmente não viu, o que duvido. Acho que disse isso por despeito. Abs.

      • Celso

        Janca, primeiro que se ele esta errado em criticar a seleção brasileira de 94 então todos os que criticam tb estao(muitos por sinal), outra coisa, a mesma e ate mais pesada foi feita põe ele à seleção holandesa vice campeã da ultima copa que por sinal nao tinha nenhum brasileiro, a respeito do Romário, atacante brasileiro,ele disse, ‘é o rei da grande area’, ou seja, quando tem que elogiar ele o faz, acredito que sua critica se da principalmente a situação financeira na Europa e a loucura desse futebol inflacionado.

  • cosme

    o ti vice holandes foi um grande jogador,é inegavel e como tal tem direito a ter opiniões,até concordo com as criticas a duas enganações que tornaram o futebol este posso de incompetencia,covardia e medo de jogar bola que é hoje, os titulos das copas de 1994,da seleção que jogava em função de um unico jogador,e o tecnico p/ quem o gol é um detalhe,e que foi vencida graças a incompetencia da italia; e a de 2002,o da tal familia scollari,em que jogar futebol não interessava e sim segurar e segurar a bola,ainda bem que ronaldo e rivaldo não estava muito interessados nisto e a cbf não estava comprometida com nenhun acordo extra campo; mas voltemos ao que interessa,o problema é a birra que o sr.cruyff tem com o futebol brasileiro e nossos jogadores,ele esquece que a holanda só eliminou o brasil em 2 copas do mundo pq. a nossa incompetencia se fez presente,primeiro com um imbecil chamado zagallo,um idiota que sabendo que iria enfrentar a seleção sensação da copa de 1974,sequer se preocupou em estudar o jogo do adversario,o resultado todos sabem e em 2006,bem foi a “ERA” dunga;tirando isto a holanda não pode se comparar a historia do futebol brasileiro;o que neymar deve fazer é mostrar todo o seu talento e calar a boca do holandes,como já fizeram ronaldo e rivaldo,e não como o tal robinho…

  • joao

    Janca primeiro tem que se respeitar e muito a opinião do Cruyff , e segundo “Ele não gosta de brasileiros”…. complicado , lembrando que ele fez o Romario ser o que é , e sinceramente devemos respeitar a opinião de alguém de dentro do Barcelona e que convive diariamente com este ambiente.

    • janca

      Eu escrevi “ele não gosta de brasileiros”? Acho que não… Escrevi, salvo engano, que possivelmente ele espinafrou o Neymar porque o Neymar é brasileiro. E é estranho ele não ter visto o jogador em ação. Em que mundo vive?

      • joao

        Então se o Neymar fosse espanhol ele aplaudiria , não sei .A questão e que se tornou um Brasil x Holanda , quando na verdade trata-se de um Neymar e Barcelona , Janca tb me ferveu o sangue quando ele falou do Neymar , pois considero um craque , mas devemos ao invés de criticar o Cruijff tentar entender o que ele quis dizer , pois como mencionei acima ele sabe muito de Barcelona e principalmente da sua filosofia de jogo. Abraço

        • janca

          Mas você acha que o Neymar não se encaixa na filosofia de jogo do Barcelona, João?

        • Rene

          O Cruyff não gostava do Rivaldo,tanto que ele fez com que o Rivaldo saísse do Barcelona…..

          • MAICON ALESSANDRO

            rene voce esta confundindo com o van gal. esse sim detesta brasileiro e argentino, vide riquelme 2002. abraco.

      • Boris

        Janca, logo você um cara tão lúcido? Não estou entendendo essa patriotada? Achou um livro de OSPB ou Moral e Cívica do tempo de ginásio? Isso não faz nenhum sentido para uma pessoa inteligente como você. O Cruyff provavelmente não viu o Neymar jogando mesmo, porque aqui na Europa, o futebol brasileiro e próprio Neymar são considerados uma grande palhaçada, tanto que o brasileirinho é o ÚNICO campeonato sulamericano que não passa EM TV NENHUMA DAQUI E DOS EUA (onde eu moro). O Neymar é conhecido aqui na Europa como “the diver” (o mergulhador) e “showpony” (pelos penteados ridículos). Desejo à ele todo sucesso no Barcelona, até porque é o meu time do coração, mas ele aqui vai aprender a se resumir a insignificância dele, e se submeter ao poder máximo do grande DEUS DO FUTEBOL: Leonel Messi.

        • janca

          Se não viu o Neymar jogar melhor não opinar. E se é presidente de honra do Barcelona deve estar mordido porque alguém viu o Neymar jogar e apostou no jogador. Não deve ter sido por acaso que o Barça o contratou. Imagino que não tenha sido pelos penteados, não. Se foi, sinto muito.

          • junior

            Este boris deve ser um daqueles brasileiros que foram pro estados unidos limpar privada de americano, levando em consideração a babação de ovo pra esse holandes que não ganhou porra nenhuma como jogador. Foi bom ele ter ido morar (e lavar latrina) no estados unidos. Aqui não faz falta nenhuma. E o barcelona ja era. Perder de 4 é numa semi final da champions pra mim e coisa de time pequeno.

      • Fábio

        O que dá na mesma, né, Janca? Você disse “sem dizer”.

        • Pessoal o Barcelona tem um dossie sobre o Neymar essa historia d não conhecer o brasileiro e puro marketing pra ele aparecer um pouco pois anda meio sumido da midia,eles acompanham o Neymar mais ou menos 3 anos,se foi contratado é pq se encaixa no perfil e na filosofia do Barcelona.

  • Ele com certeza morre de inveja do talento brasileiro.

    • janca

      É o que eu acho.

  • sandro

    Vi a entrevista do Cruiff pelo que entendi, ele não desmereceu o futebol, brasileiro, nem o jogador no caso o Neymar.Disse em outras palavras que o Barcelo investiu muito em um jogador que possui caracteristicas parecidas com as do Messi e que por se tratar de um jogador quem vem da América corre-se o risco de não vingar, como muitos que sairam daqui e não deram nada na Europa.Sobre a seleção, não acho que ele falou besteira, ganhamos uma copa pifia em 94, com uma seleção que só jogava no contra ataque, teve sorte no jogo mais duro daquela copa que foi contra a Holanda, onde achamos aquele gol de falta nos ultimos minutos. Em 2002, outra copa fraquissima, onde um catado de jogadores como Kleberson, Gilberto Silva,Lúcio deram certo e ainda contavamos com um suspiro de genialidade do Ronaldo e Rivaldo e com as mãos de São Marcos, ganhamos mais uma copa. A partir de então, entrou em ação Ricardo Teixeira e suas maracutaias.Não vi o ex-craque falar mal do Brasil, falou a verdade. Quanto ao Neymar, tambem tenho dúvidas quanto o seu futuro na Europa, vamos aguadar, porque aqui ele é Rei, lá ele sera mais um no time do Messi.

    • Nick Oslahf

      E qual seleção está encantando? Futebol já perdeu a magia faz tempo. A Espanha foi campeã fazendo nada mais, nada menos do q o fundamento básico do futebol: bola de pé em pé. Encantou? Não! A última final de Copa do Mundo foi a mais chata q eu já vi. Em 94 e 2002 tínhamos um diferencial: craques decisivos, vide Romário, Ronaldo, Rivaldo… Não só o Brasil, mas nenhuma seleção tem isso hoje (talvez a Argentina com Messi?), o jogador q bate no peito e leva o time nas costas. E o Cruyff pode não gostar do Neymar, mas falar q nunca o viu jogar tira qualquer credencial desse senhor, simplesmente por se tratar de um mentirosa sua afirmação (a não ser q ele tenha vivido numa caverna nos últimos anos).

      • janca

        A última final de Copa foi mesmo um pavor. Mas a Espanha e a Alemanha têm encantado. Você acha que não? E gostei muito da última Euro, inclusive da Inglaterra e da Itália.

      • janca

        Ah! Sobre a declaração do Cruyff penso exatamente como você. Ou ele mentiu ao dizer que nunca viu o Neymar em ação, pra desmerecer o jogador e o futebol brasileiro, ou tem vivido numa caverna ou algo do gênero, como você colocou, longe de uma TV.

        • Anderson

          Ele deve ter batido palmas quando o De Jong
          bancou o Bruce Lee p/ cima do Xabi Alonso.
          Imagino o que ele deve ter falado do Felipe Melo
          contra a própria Holanda, hein?????

    • César

      Será ?

      Primeiro Neymar e Messi tem lá sua diferenças no modo de jogar e posição a ocupar em campo, duvido e muito que Neymar será mais um no time de Messi.

      Se você comprar Neymar com qualquer um do Barcelona, na minha opinião, ele só fica atrás de Messi, Iniesta e Chavi. Já imaginou esse quarteto junto ?

      Segundo que, posso até estar sendo patriota de mais(mesmo sabendo que patriotismo nunca é demais), Cruiff pode falar o quê quiser, afinal cada um tem a sua opinião, mas nosso futebol tem muito mais prestigio no mundo todo do que o do país dele.

      O choro é livre senhor Cruiff !

    • janca

      Ele fala mal do futebol brasileiro em geral. Da seleção de 82, da de 94, da de 98, da de 2002… Mas já da atuação da Holanda na final da última Copa… Queria ver se tivesse sido o Brasil. E dizer que não viu o Neymar jogar é no mínimo desinformação. E mostra que ele não está nem aí para o que o Brasil tem, teoricamente, de melhor.

      • MAICON ALESSANDRO

        ele foi o critico mas ferrenho da holanda na ultima copa pelo futebol germanizado.

        • janca

          Futebol germanizado??? O futebol alemão está aí pra desmentir o Cruyff. É um futebol de muito talento e que evoluiu muito nos últimos anos.

      • boa noite, concordo que pelos comentários dele parece despeito, mas como você mesmo disse o futebol brasileiro muda demais e talvez isso motive esses comentários. Talvez se o brasil fizesse como ele e mantivesse sua filosofia de jogo como o barcelona que desde os anos 90 indenpedente do jogadores que tem joga sempre bem parecido as vezes menos brilhante mas segue essa filosofia criada na holanda que nos dias de hj nem eles mesmos pratiquem. Porém ele criticou a seleçao holandesa em 2010, nao muito mas criticou, até mais.

  • Dermivaldo

    Eu acho que no Barcelona o futebol do Neymar vai ficar oprimido, em virtude da grande quantidade de bons jogadores, além do esquema tático ser toque de bola.
    No Real Madri ele poderia pegar a bola e fazer a jogada que quisesse, o futebol dele iria aparecer muito mais.
    Se tiver muito individualismo no Barcelona o time cai de pau nele.
    No Real logo o CR7 vai embora e o Neymar ficaria “dono” do time. Além disso, seria importante para o campeonato o Neymar e messi jogando em times rivais.
    Sei lá Janca, mas acho que o Cruyff está certo nessa… abs.

    • janca

      Pode até estar certo no conteúdo, mas não na forma. Quando diz que nunca viu o Neymar jogar está tentando desmerecer o atacante. E acho isso desnecessário. Em relação ao Real dizem que o clima nos bastidores do clube e no vestiário não é dos melhores. No Barça seria mais leve. Enfim, aguardemos o que o Neymar irá apresentar. Se vai dar certo ou não não sei, inclusive porque o conceito do que é dar certo é meio relativo, mas tomou a decisão de ir atuar na Europa e espero que se saia bem. Por ele e pelo futebol brasileiro. Abs.

      • ricardo

        Janca, como tenho mais de 40 anos e já vi muita coisa no futebol, posso opinar. Esse holandês SEMPRE desdenhou do Brasil, nuca ganhou uma copa e também não foi esse craque todo no Barcelona. outra coisa, quando ele fala que só tem um comandante o Barcelona, não sabe mesmo o que está falando. O Neymar não foi para ser o comandante, é um bom jogador que irá compor o elenco, e quem sabe ser uma das estrelas do time. Nunca gostei deste cara e tenho vontade de dar umas porradas nele, sempre criticou o Brasil e nós somos Penta campeões, e ele nada, e ainda tentou emplacar a porcaria do filho dele lá e não conseguiu.

  • Josué

    Olá, Janca, quer saber, investimento errado foi o Barça ter contratado o Jordi (filho dele) que éra um caneludo…

    • janca

      Risos.

      • Luiz Fernando

        Isso todos concordamos!!!

  • TNT

    Dor de cotovelo, despeitado… Manda o Cruyff pegar emprestado a chuteira do Pelé para colocar na boca!

    • João

      RSrsrsrsrsrs, boa! Esse merece um belo sapato na boca!

      • Dermivaldo

        Vocês são ignorantes. O cara foi um grande jogador e tem direito de dar a opinião dele.
        Brasileiro fala mal de todo mundo pelos cotovelos, mas os estrangeiros não podem criticar a gente que todo mundo fica nervosinho. Vão pescar.
        Neymar nunca jogou nada contra bons times e boas seleções. Só faz firula contra galinha morta. Na Europa vai ser apenas mais um.

  • Sandro Gomes

    Esse pessoal é muito estranho. Ficam queimando as seleções brasileiras campeãs do mundo. Principalmente a de 94 e a de 2002. Elas ganharam com o futebol que se jogava nessas épocas. Não dava pra vencerem da mesma forma que venceram em 58, 62 ou 70. No entanto, brasileiros ficam deslustrando os títulos da seleção que é a maior vencedora de todas. Boa deve ser a Holanda, que inventou formas maravilhosas de jogar, mas não ganhou nada. Quanto a esse Cruyff, é aquele tipo que ganhou fama de inteligente e aí todo mundo acha bonitinho e concorda com o que ele fala. Achei no mínimo antiético, além de antipático, dizer que nunca viu o Neymar jogar. O que aliás é uma mentira, a não ser que ele esteja desatualizado demais. Os brasileiros deviam valorizar as coisas boas que temos, ao invés de ficar dando ouvidos a esses medalhões. No final das contas, é mais um capítulo dessa empáfia europeia, achando que ainda são esse refrigerante todo.

    • janca

      E a de 2002 ganhou jogando bonito. Pelo menos eu achei. Sete jogos, sete vitórias, entre elas uma contra a Inglaterra e outra, na final, contra a Alemanha.

      • MAICON ALESSANDRO

        jogando bonito. contra a turquia, china, costa rica, belgica, sorte contra a inglaterra e aquele goleiro veterano e uma alemanha que nao era nem sombra dos times de 2002 e 2006.

        • janca

          Sete vitórias pra jogar no lixo?

          • carlos

            nem perca tempo em responder a esses moleques geração facebook, fas de messi da vida, o Janca, perdoe-me a falta de acentos, meu teclado eh japonês, já viu neh??

        • carlos

          rapaz, teve nuita seleção grande que apanhou de muitas coreias da vida, então não desmereca as vitorias do brasil nesta copa, essa sim uma seleção vitoriosa como a de 94, bonito fez a espanha que ganhiou na base do 1 a0 e ainda por cima perdeu pro timaço da Suica, suou pra ganhar de 1 a 0 do Paraguai e na prorrogação, gozado , e os cara enchem a bola de Espanha de campanha medíocre nesta mesma copa que foi campeã, com futebolzinho tico-tico no fubá como dizia o Zagalo, ah da licença, tem brasileiro que esta no pais errado, vai pra europa lamber os caras de perto.

        • junior

          Que babaca. mas com este nome, o pai e a mãe deve ser analfabetos e desinfomados que nem ele, mas adoram um estrangeiro.

    • carlos

      mas eh isso mesmo Sandro, nunca vi um povo ou uma geração , babar tantos os ovos dos europeus como agora, talvez por causa de tanta informação sei la… minha nossa, nossos títulos e tantas vitorias do futebol brasileiro, nenhum pais do mundo tem tantos títulos a nível de clube e seleções como a do futebol brasileiro, seja na principal, ou no sub 20 e sub 17 por ai vai, não , os babacas daqui seja na mídia ou na torcida da mais valor aos de fora, nunca vi, eterna colônia e colonizados com muito complexo de vira-latas, eh nosso povo, não todos, mas na sua grande maioria, prefere mandar pra fora o que temos de melhor e dar valor no que esta la fora, eu penso diferente e acho que vc também neh??

      • junior

        Assino em baixo tudo que escreveu carlos. Não Suporto babação de ovo pra estrangeiro, principalmente pra europeu quebrado.

  • Rodrigo

    Pra vc ver Janca, como Cruyff é um velho amargurado e frustrado por não ter ganho uma copa do mundo, e agora ainda me parece q está ficando senil!!!!!!!!!

    Veja bem, primeiramente Cruyff diz q um barco não pode ter dois comandantes, avaliando q Neymar dividiria as atenções no Barcelona c/ ninguém mais, ninguém menos q Lionel Messi, porém, posteriormente, o velho holandês senil diz q nunca viu Neymar jogar!!!

    Oras, se Cruyff nunca viu Neymar jogar, como q anteriormente ele afirmou q Neymar dividiria o comando de um time multicampeão c/ um jogador q venceu 4 bolas de ouro consecutivas??????????

    Eu diria q Cruyff foi no mínimo incoerente!!!!!!!
    E de uma má vontade absurda c/ o menino!!!!!!!!!!

    • janca

      Talvez seja amargura mesmo. E não é amargura de hoje…

  • Iuri

    Ele não foi o único técnico holandês do Barcelona a se mostrar tão declaradamente contra o futebol brasileiro. Não posso citar o nome por medo de errar a pessoa, mas a passagem de Rivaldo e Geovani pelo clube também foi marcada pelo descrédito do treinador e eles só prevaleceram por estarem no auge da forma física e técnica, em um período no qual os jogadores holandeses eram maioria na equipe.

    • Rodrigo

      O técnico era o Van Gahl

  • Antoine Weiss Fudhr

    Mais uma matéria paga para defender o Neymala. Se tem alguém falando besteira aqui, é você.

    • janca

      Eu pelo menos já vi o Neymar jogar pra poder opinar. Se o Cruyff não viu, sinto muito. Talvez agora acompanhe já que pra ele existe a Europa… e a Europa. O resto, pelo jeito, é resto.

      • Fernando

        Você viu o Neymar jogar? E viu ele ser decisivo quando precisou? Todas as vezes que o santos ou a seleção dependeu dele, ele amarelou, e não me venha com aquela libertadores onde o time era ótimo e a válvula de escape era o Robinho, não ele. Cruyff tem razão, quando realmente se precisa do Neymar, ele desaparece, ou seja, nos momentos decisivos, ninguém vê ele jogando.

        • janca

          Mas se o Cruyff nunca viu o Neymar jogar melhor não opinar. E se viu e disse que não viu só pra fazer pouco caso do brasileiro é pior ainda.

      • marcello

        Janca vc esta tendo os mesmos sentimentos que tem mineiros, gauchos, paranaenses, baianos……… pra vcs so existe rio e sp

  • Edson – Santo André

    Janca,

    Vendo de maneira bem fria essa situação, penso que, apesar do holandês ter essa birra (vamos dizer assim) com nosso futebol, no caso da transferência do Neymar não vejo tanta incoerência. Quando o jogador Lucas foi transferido para o PSG, os comentários de uma boa parte da imprensa internacional tratavam o jogador como uma incógnita, uma promessa que custou muito e aos poucos começa a se adaptar ao time, campeonato e país estrangeiro.

    O Neymar, apesar de ter um grande talento, o que ele ganhou fora do país, principalmente pela seleção? Jogou bem na Libertadores que o time do Santos conquistou, mas depois, foi aquele fiasco vergonhoso contra o próprio Barcelona, na final do mundial e nos amistosos também não correspondeu.

    Soma-se a isto a fama dos jogadores brasileiros que costumar dar muita dor de cabeça aos times europeus que os contratam, seja pela adaptação, saudade da família, clima, até pela falta de feijão (vide Viola nos anos 90 quando foi jogar na Espanha) entre outros fatores.

    Então somando a falta de preparo psicológico que muitos jogadores brasileiros têm o que Neymar vem demonstrando já há algum tempo e não levando em conta essa má vontade dele em relação ao nosso futebol, não vejo incoerência nas palavras atuais do Sr. Johan Cruyff não.

    Acho até mais ou menos parecido com a nossa própria má vontade em alguns casos, por exemplo, com o futebol mexicano, que ultimamente sempre tem ganhado do Brasil, a prepotência de muitos em achar que os times brasileiros são muito melhores do que os outros que disputam a Libertadores (e no final, de 06 times, só sobraram 02 esse ano) e por ai vai.

    Em minha opinião, o Neymar já era para estar jogando na Europa há pelo menos um ano, estaria mais preparado para ajudar a Seleção Brasileira na Copa. Lá ele será tratado da mesma forma que todos são, diferentemente daqui, onde ele era superestimado. Mas desejo sorte a ele. Vai precisar.

    Abraço.

    • janca

      Não digo que o Neymar vá dar certo _ou errado_ na Europa, não sei. Isso o tempo dirá. Mas dizer que não viu o jogador atuar é demais. Ah! Sobre o Lucas acho a desconfiança na chegada normal, inclusive pelos valores pagos pelo atleta. Abs.

    • carlos

      so que graças principalemten ao jogador brasileiro, romario, Rivaldo, Ronaldo, roberto carlos, cafu, Djalminha, e Ronaldinho gaúcho, kaka e tanto outros, que vngaram e muito bem, que essa europa nojenta teve um pouco de bom futebol, somado aos argentinos emuits africanos, que fizeram com a bola rolasse redonda por la por muito tempo, justamente graças ao futebol brasileiro que esse invejoso do Cruiff desdenha, e muitos brasileiros parecem que tem muita memoria curta mesmo , resumindo, tivemos muito mais suscesso com nossos jogadores que foram pra la do que insuscesso, no caso da libertadores meu amigo, sua memria eh curta mesmo, mas vai la, nos ultimos 10 anos, soh da Brasil na final da libertadores, ganhamos as ultimas 3, e temos ainda chance e grandes ganhar, com o galo mineiro, etnao procede e muito a afirmação que os times brasileiros são superiores aos demais da libertadores, mesmo porque se fosse no jogo limpo soh daria brasil mesmo, não sou corinthiano, mas o que fizeram com o Corinthians foi um estrupo, e isso acontece sempre contra nossos times, justamente porque os Hermanos abe que na bola não da, agora vc vbem querer desmerecer nosso futebol ah da licença, mais um frustado querendo descontar suas neuras no próprio pais…

      • fernando

        sou fa do futebol do neimar,torco para que faca sucesso no barca, mas pergunto a todos voces que estao comentando, algum de voces viu o cruiff jogar, estao criticando um dos maiores jogadores da historia porque ele esta expressando sua opiniao.
        quanto ao possivel despeito isso e balela, foi o cruiff quem pediu a contratacao do romario e ele foi a grande estrela do barca na epoca.

  • Felipe Lima

    Cabe apenas ao Neymar provar quer Cruyff está errado ou não. 2 anos é um bom período para avaliações!

  • francotimao

    Ola, João, É inegável q ele foi um jogador fora de série, assim como a seleção holandesa la nos idos tempos, mas a famosa laranja mecânica, inovou, renovou o futebol e assim como a seleção de 82 também não conseguiu ganhar a copa, mas ficou o legado de ambas as seleções e naquele time ele era o comandante…não sei se ele tem birra de brasileiro mas é descabida as criticas ao Neymar, espero q a calopsita possa “calar a boca” dele e fazê-lo engolir suas palavras, pra cima deles Neymar!!!…Abs!!!!!!!!

  • lee-e

    O problema é que a imprensa esquece que há 3 anos a convocação dele e do ganso era unânime, assim como é unânime que ele nao joga bem contra equipes competitivas.

    Ele é tipo o gaucho: è muito bom, mas nao chama na chincha a responsa igual romário, o fenômeno.

    Outro dia estava vendo um video do baggio olhando por trás o romário, parecia estar com medo, parecia que estava vendo um deus, sendo que o italiano era um dos melhores do mundo.

    Acho que o que falta ao neymar, é a mesma coisa que sempre faltou ao Ronaldinho: Chamar a responsa e parar de fazer polityicagem qd está de frente para os jornalistas..

    Por isso acho que o holandês está certo em palpitar

    • janca

      Todo mundo tem o direito de palpitar. E de fato há três anos acabaram com o Dunga por não ter convocado Neymar e Ganso. Acho que deveria ter chamado os dois _na época o Ganso não era o de hoje_, mas entendo a aposta que o técnico quis fazer, deixando os dois de fora. Um direito dele. Sobre não chamar a responsabilidade pra si, há controvérsias. O Ronaldinho Gaúcho não faz isso _chama muitas vezes a responsabilidade pra si_ no Galo?

      • Edson – Santo André

        Concordo!

  • Fla_na_veia

    Janca,

    Não sei se por acompanhar muito futebol europeu, eu entendo os questionamentos dele.

    Resumindo: Para o Barcelona, haviam melhores opções no mercado. Tanto para necessidade que a equipe tem hoje, quanto pela certeza de um ‘bom negócio’.

    Ex: Rooney é a melhor opção desta janela. Sairá de Manshester e é um craque. Com a péssima fase vivida pelo Villa, encaixaria de forma perfeita no Barça. E falar que o Neymar é mais jogador que o Rooney, me ajuda aí neh?! Se bem que todo mundo aqui é ‘craque’ desde cedo…

    Outro nome para o ataque: Falcão Garcia.

    O Barça tem uma necessidade imensa de defensores, e poderia trazer 2 bons jogadores com este valor….

    Ou seja, ele está certo.

    Não estou dizendo que o Neymar não irá render, mas PODE não render. E particularmente, acho que ele nunca será um dos GRANDES JOGADORES do futebol mundial.

    • Fla_na_veia

      Todos os outros jogadores PODEM não render também? Sim, mas com a probabilidade bem menor…

    • janca

      Eu entendo os seus questionamentos, não os do Cruyff, ainda mais quando fala de dois comandantes num barco, como se Messi e Neymar fossem bater cabeça. E como se Neymar tivesse sido contratado pra ser comandante. Agora algo que você também tem que levar em conta quando faz uma contratação é o objetivo que ela tem. O Neymar completou 21 anos, o Rooney fará 28…

      • Fla_na_veia

        Janca,

        Concordo em termos.

        Você acha então que o Barça pode ter a intenção de trabalhar com Neymar a médio e longo prazo? Que seja um jogador para ficar 8 / 9 anos no clube? Será que o pensamento inicial é este?

        O Rooney jogará em alto nível pelo menos mais 3 anos. Fácil fácil…eu sei que você não falou o contrário, mas acho que a opção dele seria a mais interessante para o Barça tentar voltar a estar no topo. Não quer dizer que a do Neymar tenha sido péssima.

        Quanto ao posicionamento de ter 2 (dois) comandantes, concordo com você. Até mesmo porque o Neymar não foi contratado para isso. Mas acho que até a própria imprensa espanhola tem dado uma atenção demasiada a esta contratação. Sinal de que o Neymar além de ser um BOM JOGADOR, está sabendo muito bem levar a sua imagem fora de campo….

        • janca

          Imagino que o Barça esteja pensando em ficar com o Neymar pelo menos cinco anos. E não discuto qual opção seria melhor _Rooney ou Neymar. Até porque tenho dúvidas. Mas acho que o Neymar é mais do que “apenas” um bom jogador. Tem muito talento. Só precisa ser mais lapidado, digamos assim.

          • Fabricio Carvalho

            Barça tem é que arrumar a defesa. Ataque eles tem, de monte.

  • Alexandre

    Já não basta você e mais duas dúzias de jornalistas brasileiros para bajular o pipoqueiro do Neymar? Agora todo mundo tem que ver o Neymar pelo youtube e exaltar o novo Pelé como merece? O Holandês tem todo direito de expressar sua opinião e Neymar ainda não jogou um futebol convincente para ser tratado como um Ronaldo fenomeno ou Romário prestes a desembarcar na Europa. Bajulação demais, mimo demais e futebol mediocre pela nossa seleção, não estou falando em coletivo, digo que individualmente não produz nada, Copa America foi um fiasco, Olimpiadas não se viu o garoto na final. Será o maior projeto de marketing de todos os tempos esse jogador?

    • Alan Miguel

      Mais um que não sabe ler um texto argumentativo. O que o Janca escreveu foi sobre a crítica do Cruyff (por uma birra inútil do holandês, diga-se) á contratação de Neymar e dizendo que nunca viu o ex-camisa 11 do Santos em ação. O jornalista, simplesmente, não bajulou ninguém e muito menos chutou o balde contra ninguém. O problema é que você, como a maioria dos brasileiros, leu o texto e, das duas, uma: ou você não entendeu o que o Janca quis argumentar, ou, pior ainda, entendeu bem o texto e, ainda assim, quis se fazer de nervosinho cri-cri sabe-se lá com o quê. Analfabetismo funcional é complicado, realmente.

      Inútil!!!!!!!

      • Fabricio Carvalho

        Frase fora do contexto nada diz, ou diz o que a gente quer.
        O que o Cruyff realmente disse é que uma contratação apenas não faz um time, e que essa grana poderia ser investida em posições do time do Barça que necessitam mais (zaga principalmente). Ele é um ferrenho opositor do Sandro Rossel (picareta e amigo do ricardo teixeira)…

  • Luli

    Em momento algum ele espinafrou o Neymar, muito ao contrário, elogiou, afirmando que tem sobre o jogador as melhores referências. Discorda da contratação mas em momento algum criticou o brasileiro, e as críticas do craqaço holandês têm endereço certo: o presidente do Barcelona de quem é inimigo declarado.
    Fontes: El Pais, Marca e Mundo Deportivo.

  • Hádam Lima

    Janca, como já citado em outros comentários, também penso que não devemos tornar isso um Brasil x Holanda. Certamente a opinião do Cruyff não é compartilhada por muitos dos holandeses, de modo que a argumentação final do seu texto certamente será vista de forma ofensiva por qualquer cidadão de lá – inclusive os que conhecem e gostam do Neymar. Mas tudo isso à parte, é como todos dizem: cabe agora ao Neymar calar os críticos. Abraço

    • janca

      Ofensiva aos holandeses? A crítica não é a Holanda, aliás um país sensacional. A crítica é ao Cruyff.

  • O jogador que carregava o número 14 às costas merece todo meu respeito e admiração; já o senhor que só dispara amarguras, não.

    Abraço,

    João

  • Alan Miguel

    Janca, boa tarde. Não me surpreende essa declaração do Cruyff, mas creio que ele já deva ter visto o Neymar em ação, nem que seja pela Seleção (onde ele não faz a diferença, realmente). Isso se resume, como você bem disse, ao ressentimento que ele tenha por causa do Brasil ter vencido 2 Copas (1998 e 2002) jogando um futebol pragmático, longe do estilo de futebol coletivo e envolvente que ele mesmo, como atleta e técnico, adotou. E pelo fato de a Holanda não ter conquistado títulos com um futebol de mais qualidade. E acredito que ele queira puxar um pouco dos holofotes pra ele agora. Acredito que ele prestaria mais um ótimo serviço se fosse comandar a Seleção Holandesa (ou as seleções de base da Holanda). Porque, sejamos sinceros, se contentar em ser presidente de honra do Barcelona (com todo respeito!) e ser treinador da Seleção da Catalunha (com todo respeito!!!), com tudo o que ele já fez pelo futebol, não é algo que combine muito com o jeito Cruyff de ser!!!! Abs, Alan…

  • Rafael

    Janca, dada a posição dele, talvez a afirmação de que nunca viu jogar tenha de ser contextual.

    Ele fala de uma contratação milionária e de peso, que chega com o status, vulgo heroi, renovação, de um time que está em decadência em relação aos seus últimos anos.

    Talvez ele tenha visto o gol onde o Neymar recebeu o prêmio, algum clássico de Brasil x Argentina ou Brasil contra alguma seleção grande (o que não teve com frequência nos últimos tempos né?).

    Mas isso é ver jogar para afirmar que uma contratação é válida ou não quando chega com esse status? Acredito que não.

    Talvez ele tivesse sido mais feliz em responder que não viu o suficiente para justificar sua contratação. Mas acho que ainda sim teria gente reclamando dessa afirmação também…
    E tem a barreira do idioma, onde ele pode não ter dito algo exatamente assim.

    No final das contas, tendo dito exatamente isso ou não, acho o ponto de vista dele muito válido. Se ele tem mais o que fazer na vida dele, com certeza ele não viu tanto o Neymar. Com a Alemanha disputando forças com a Espanha pelo melhor futebol do mundo, com vários craques na Europa – perto dele – e competições também, ele tem muito mais coisa para assistir, melhor que ver Neymar só jogar contra time pequeno nos últimos tempos, e olhe lá, e não jogar nada seleção 🙂

    Quem tem que se preocupar com novos talentos são olheiros, e até onde eu sei, essa não é a profissão dele.

  • Rih

    Opinião é opinião, não se discute, apenas se lamenta,
    só o tempo vai dizer se Neymar vai “calar” o “craque” holandês.

  • Rodrigo

    “… em 2010, na África do Sul. Lá, aliás, caiu na final diante da Espanha, na prorrogação. E batendo muito nos espanhóis. Se fossem os brasileiros que tivessem feito isso… Como foram os holandeses, Cruyff talvez tenha preferido deixar pra lá.”

    O Cruyff foi critico ferrenho do estilo de jogo da seleção holandesa na Copa da Africa. Foi contestado em seu país por conta dessas criticas e pelos elogios a seleção da Espanha.

    Discordo dele quando diz que Neymar e Messi não podem jogar na mesma. Será que ele (Cruyff) faria o mesmo sucesso sem Rensenbrink, Rep, Neeskens sem o comando de Rinus Michels?

    Meio contraditório esse discurso do Holandês.

    • janca

      Ele elogiou a Espanha na final, sim. Mas não falou metade do que disse quando o Brasil ganhou da Itália em 1994 nos pênaltis. E Espanha x Holanda, na final, foi um jogo tenebroso. Principalmente por parte dos holandeses, que bateram demais.

  • sergio

    Janca… O Cruyff, como vc bem disse, vem “cuspindo abelhas africanas” sobre os jogadores e futebol brasileiro há tempos. Concordo que não temos mais o encanto de outrora. Longe disso. Encanto mesmo só o Barcelona nas últimas temporadas possuía. A própria seleção da Espanha nunca jogou o que o Barcelona joga. Talvez pela não existência de um tal Messi… Bom, mas o fato é que no caso Neymar, que já adianto: acho um jogadorzaço, mesmo eu torcendo contra o ex-time dele, ele nunca demonstrou, principalmente para os europeus do que ele é capaz. Ninguem lá assiste Campeonato Paulista, Brasileirão ou Libertadores. O mundo futebolístico dos europeus, se resume estritamente à Europa. O Neymar pela seleção nunca conseguiu ser protagonista contra uma forte seleção europeia, e quando jogou o mundial de clubes pelo Santos, a equipe toda foi engolida pelos espanhóis.
    Então Janca, a gente sabe do potencial do Neymar. O Cruyff e 90% dos europeus não. Normal a desconfiança.. Só nos resta torcer pro holandês queimar a língua..
    Abss

  • Airton

    Cruiff foi um grande jogador. Agora caberá ao Neymar mostrar e provar para ele que está errado a seu respeito. Outro problema é que, o jogador brasileiro quando vai para o exterior, poucos conseguem manter o nível, a maioria amarela, apronta, enfim. Mas boa sorte ao Neymar que jogará no “butantan espanhol”.

  • Fábio

    Estranho… Cruyff disse que não viu o Neymar jogar… se nunca viu jogar como pode opinar a respeito do futebol do mesmo?? Como pode dizer se dará ceto ou errado??

    • janca

      É o que penso, Fábio.

  • MAICON ALESSANDRO

    João Carlos Assumpção com todo o respeito….. mas……. quem e voce para falar do genio holandes. ninguem e presidente de honra do barcelona a toa . e simplesmente falou a verdade que nos brasileiros nao queremos ver, neymar nao e ainda o genio que achamos estar no mesmo nivel ou superior a messi. esse jogador ainda nao existe. e falar que o yohan tem birra de brasileiro e besteira visto que ele pessoalmente pediu a contratacao do romario e do zagueiro aloisio nos anos 80. e tem uma admiracao grande pelo rivaldo. posso dizer isso por que tive a honra de trabalhar com o holandes no chivas do mexico.

    • janca

      Sou um cidadão que tem o direito de ter opinião. E até aí quem é o presidente do Barcelona? Sandro Rosell, aquele aliado do Ricardo Teixeira e envolvido no escândalo do amistoso Brasil x Portugal no Distrito Federal. Que virou caso de polícia, aliás. Não temos que babar ovo pra tudo o que vem da Europa.

      • Pedro 12

        O que há de tão grave na fala do Cruyff? Não vejo absurdo algum em ele não conhecer o futebol do neymar, dado que o próprio quando jogou alguma partida de expressão internacional mostrou o que realmente é: nada, um jogador superestimado por vocês da mídia. maicon, o neimar ainda não é e nunca será gênio, tá longe disso. JAnca, e pensar que vc deve receber pra escrever essa coisas, chega a ser trágico.

        • janca

          Mas bem provável que você gostaria de estar no lugar do Neymar ou de contar com ele em seu time, seja ele qual for. A inveja mata…

  • João

    Janca, concordo com voce!
    Se todas as coisas que esse Cruyff fala saisse da boca de um ex-jogador brasileiro, qualquer deles que fosse… Se fosse o coitado de pelé então nem se fala, seria chamado de nomes que eu nem ouso escrever aqui. Já em relação ao Romário, talvez o mesmo seja respeitado pelo Cruyff pois teve contato pessoal com este, diferente de outros brasileiros, os quais mesmo sem o holandes conhecê-los, gosta de criticá-los. Sinceramente, acho que este sujeito já deu várias mostras do recalque dele. Vai saber o motivo que o levou a ter toda essa má vontade com os brasileiros. Pra mim, o que este sujeito fala é indiferente.

  • Felipe Scarpelini

    Ele definitivamente tem alguma birra muito forte contra o futebol brasileiro no geral, Janca. E olha que ele venceu a nossa seleção… normalmente as pessoas tem birra de quem as vence demais. Se bem que o Brasil eliminou a Holanda duas vezes em 94/98. Vai saber. Só queria fazer um comentário sobre o texto, o próprio Cruyff falou muito mal da seleção holandesa de 2010, que não jogava um futebol bonito. Ele mesmo disse que não era torcedor daquela seleção.

  • Fabio

    Na final do Mundial de 92 entre São Paulo e Barcelona o Cruyff desdenhou do São Paulo e levou de 2 a 1. Depois falou que se fosse pra ser atropelado, que fosse por uma Ferrari. Eu acho ele um boçal mas pelo jeito admite o erro. Que Neymar durante sua passagem no Barça faça a diferença e cale a boca do camisa 14 mais incrível que já vi jogar.

  • Thiago

    So tem um detalhe a melhor seleção de 74 num foi a holandesa rs foi a polonesa rs mas isso e so mais um detalhe pro cruyff rs

  • Marcelo Abdul

    Cruyff voltou ao planeta Terra agora? Onde ele estava? Na galáxia Andrômeda com a Enterprise ou ensinando os Skrulls a jogar bola?

    Acho que o Neymar vai calar a boca desse holandês arrogante. Parece que nunca aprende. Tomou fumo do Beckenbauer em 1974 e do Telê em 1992 e continua com o nariz empinado.

    • carlos

      eh isso ai mercelo, os europeus na verdade não admitem o podrio do futebol brasileiro.eles pensam assim , como pode uma colônia pobre cheio de índios e negros , pobre ser a maior potencia do futeb. mundial em todos os tempos?? eles não suportam essa realidade, e tem muito brasileiro, pior ainda neh?? que não admite também, prefer babar os ovos dos europeus, nunca vi, precisa jntar um continente inteiro pra poder peitar o futebol brasuca e ainda assim eles apanham de nos, pra cima deles neymar e viva o Brasil em 2014, a copa sera na nossa casa , e mais isso que eles temem…

      • Fabricio Carvalho

        Quanto pachequismo barato…
        Neymar precisa comer muito arroz e feijão pra fazer metade que o Cruyff fez.

        Não se esqueçam que nas últimas duas copas a final foi europeia (Itália x França; Espanha x Holanda).

  • Anderson

    Com Campeonato bipolar da Espanha com certeza o Neymar vai conquistar uma Liga,a Liga Espanhola é mais fácil que o Brasileirão e sobre o Cruyff não passa de um recalcado,e sempre desdenhou do Futebol Brasileiro,mas ele já quebrou a cara quando foi técnico do barça em 92 quando perdeu pro São paulo tanto no tereza herrera quanto na Copa Toyota 1992.

  • Roger

    Esse Cruyff é um babaca frustrado, foi ótimo jogador mas só fala merda.

  • Pedro 12

    Engraçado seu argumento , janca. Qual o problema de ele não ter ouvido falar no neymar? O menino é uma promessa , nada mais que isso;quandoteve chance de mostrar que é “fenômeno” não fez nada, absolutamente nada. Entendo o cruyff em dizer que não conhece o Neymar. O que ele fez na copa america, nas olimpiadas e no mundial interclubes? Dar chapeu com bola parada, humilhar os cabeças de bagre do brasil é facil, bastante fácil. E outra, quando encontrou times mais ou menos organizados foi anulado com facilidade. Outra coisa, quando conv´[em falar de título e futebol feio vcs se valem de tal argumento. Em 94 a seleção era horrorosa e levantou a taça, agora presta? A de 82 foi campeão “moral”, presta tabém, agora, a laranja mecânica não ganhou nada, não presta! Ahhh va . O neymar é o novo robinho, apenas isso

  • Hiroito

    Bom dia, Janca!

    Concordo que o Cruyff volta e meia abre a boca para falar bobagens e soltar pérolas. Não me esqueço de quando falou, às vésperas da final do mundial interclubes de 1992, que o Barcelona, à época treinado por ele, era ‘infinitamente superior’ ao São Paulo. O resultado todos já sabem…
    No ano seguinte ele voltou a soltar a mesma frase antes da final da Champions League entre o time catalão e o Milan e acabou sendo massacrado por sonoros 4 a 0!

    Apenas discordo quando diz que o ex-craque holandês fez ‘vista grossa’ para a violência da Holanda em 2010. Em entrevistas antes da final, ele criticou muito a seleção de seu país e disse que o justo seria a Espanha levar a Copa.
    Também não concordo quando diz que a Holanda tinha o melhor plantel de 1974. Na minha opinião a Alemanha era bem superior. Já assisti algumas vezes aquela final na íntegra e os 4×2 ficaram barato para os holandeses.

    Quanto à Neymar, não tenho qualquer dúvida que vai arrebentar no Barça!

  • Fabricio Carvalho

    Janca,
    Em primeiro lugar há de se respeitar o Cruyff, ainda mais quando ele fala de Barcelona. O Barça é esse time espetacular nos últimos 5 anos muito por causa da filosofia de jogo dele e de Rinus Michel. Ele pode ter usado mal as palavras e sido desrespeitoso com o Neymar, mas não façamos disso um embate “Holanda e Brasil”…muita pretensão patriótica comparar Neymar com Cruyff, assim como comparar a história das seleções do Brasil e Holanda.
    O Cruyff, para quem acompanha mais de perto o futebol espanhol, é crítico ferrenho da gestão Sandro Rossel (que é aliás é um picareta de mão cheia, e amigo íntimo de Ricardo Teixeira), e acha que a grana investida em Neymar poderia ser mais bem empregada em outras posições mais carentes do time (zaga e goleiro principalmente)…
    O Cruyff pode até ter birra com o Brasil, talvez até inveja, mas…há de se respeitar o que pensa Cruyff sobre o Barcelona, pois o Barça deve muito a ele.
    Aliás, no fundo ele está certo.
    Barça precisa de pelo menos um zagueiro titular e pelo menos mais um para opção (aquele Bartra não tem condições). Precisa de um goleiro, pois Valdez vai sair. Precisa de opção para a ala esquerda. O ataque ficará muito potente com Neymar, Messi e mais um (Fábregas, Villa, Pedro ou Sanchez)…mas o problema do Barça principal é a zaga.

  • HOLANDA , DEIXA DE DAR UMA DE VASCO . GANHE UMA COPA DO MUNDO E QUEM SABE TALVEZ VENHAMOS A CONVERSAR CONTIGO .

  • Augusto

    Caro, Janca.
    Não sei se o Cruyff é tão compra os Brasileiros quanto vc. fala, já que foi ele que disse que o Romário é o gênio da pequena área. O que concordo completamente.
    Quanto as críticas a seleção brasileira, também aqui no Brasil existe e as vezes mais contundentes, principalmente com relação aos técnicos, acho exagerado, já que os craques estão escassos e com relação ao Neymar temos que esperar para ver como ele se adaptar ao futebol espanhol e ao time do Barça. De qualquer forma a crítica do Cruyff é válida também para a seleção hoje, não basta ter um único comandante tem que ter um time forte pra ganhar. O que até agora não ocorreu faltando 1 ano e meio pra copa. Abraço.

  • Pedro 12

    O neymar não é nada e o Cruyff não tem obrigação de conhecê-lo, dado que em TODAS as suas apresentação a nivel internacional nada fez. NADA. Cruyff é gênio, a laranja mecânica foi uma baita seleção e os louros que o Barça colhe quem plantou foi ele. Quer dizer que o que legitima uma seleção são os títulos? Então pq tanto alarde sobre a seleção de 82? O novo robinho não é ninguém, repito, ninguém ! Destacar-se aqui é facil, bastante fácil, tanto que os refugos europeus (Seedorf, R10, Ronaldo fenômeno) viraram gênios e craques novamente. O Di Maria é muito melhor que o Neymarketing

  • Vaz

    Em alguns meses saberemos quem tem razão. Acho que nessa o cara atirou no que viu e acertou no que não viu. Para mim continuo achando que Neymar ainda precisa de muita quilometragem para sabermos se é um craque ou mais um pretendente a craque.
    Quanto aos saudosos de plantão vale lembrar que até a pouco a maioria não achava nada disso sobre o atleta (penso também que de forma injusta) mas foi bastar um gringo falar mal e as defesas do jogador quase viram unanimidade.
    Neymar para mim continua sendo ainda um Denilson, Robinho, Rubens Feijão, Zé Sergio etc. etc. etc. Muito marketing, vários jogos brilhantes e outros tantos medíocres. Ainda não aconteceu e espero que seja em breve já que a safra é ruim pacas.

  • é imprecionante como este holandeses são racistas e preconceituósos , isto , porque , nunca ganharam nada no futebol , no máximo uma Eurocopa e olha lá .

    • janca

      O povo holandês em geral é muito bacana e civilizado.

  • Lopes

    Janca, não fale besteira. Cruyff não tem nada contra os brasileiros. Pelo contrário, ele sempre falou que Romário foi o melhor jogador dentro da área que já surgiu nesse mundo. Ele apenas está descrente com Neymar, assim como muitos brasileiros. E não queira discutir futebol com o Cruyff, independente do que ele tenha ganho ou não, futebol são 11 em campo e não apenas 1. Ferenc Puskas tb não venceu Copa do Mundo, e aí? vai falar do gênio hungaro tb? Mais respeito Janca, esse é o problema dos jornalistas brasileiros, ficam nervosinhos quando falam mal de algum jogador daqui e agem como crianças birrentas. Engraçado que vc deve ser um daqueles que elogia e fica todo babão com o futebol do Barcelona, não é mesmo? Pois não sei se tens conhecimento sobre os fatos, mas o futebol apresentado pelo Barça atualmente nada mais é do que fruto do trabalho de Cruyff nas equipes de base da equipe catalã. Foi Cruyff o grande responsável por isso. Janca 10 vezes antes de querer dar uma de zé entendidinho e criticar pessoas como o Johann. Só lamento pela sua ignorância meu caro.

    • janca

      Você descobriu a América. Que futebol são (sic) 11 em campo e não apenas 1.

  • Paulo

    “Tragam-me o Cuca e eu lhes darei o mundial”.
    O Atlético mineiro segue, através do Cuca,a quela velha escola do futebol brasileiro, o resto copia a Europa, principalmente o Corinthians. O futebol brasileiro (aquele antigo, alegre, p/ frente) morreu. que manda hoje é o dinheiro. Dificilmente o Brasil será novamente campeão mundial.

  • Thiago

    Se Yohan Cruyff falou, boto fé ! NEYMIDIA É APENAS MÍDIA ! Cruyff LEGENDÁRIO !

  • Moreno

    Janca,
    Se ele assistiu a todos os jogos da seleção brasileira em que o Neymar foi convocado, provavelmente nunca viu mesmo o Neymar jogar. E se o Neymar jogou realmente em alguns destes jogos, provavelmente o Cruyff não assistiu, o que é compreensivo. Eu mesmo, brasileiro, não lembro de ter visto o Neymar jogar na seleção. No Santos provavelmente não viu por que, talvez, não transmitem seus jogos contra os Jabaquaras para o exterior …

    • janca

      Pelo jeito ele não assiste aos jogos do Santos nem aos da seleção. Ou diz que não assiste. E deve ter zero de voz ativa no Barça, porque, bem ou mal, vai ter que engolir a contratação do Neymar.

      • Moreno

        Janca,

        Ele é só presidente de honra. Apenas uma homenagem prestada pelo jogador que foi. Mas eu também não acredito que o Barcelona tenha sido a melhor escolha para o Neymar. Sua maneira de jogar se adaptaria melhor ao Real. De qualquer maneira veremos se o Neymar é tudo isso mesmo. Não acho que seja.

        • janca

          Eu o acho extremamente talentoso, mas se vai produzir mais do que vem produzindo, especialmente na seleção, onde de fato deixou a desejar na maior parte dos jogos, o tempo dirá. E sei que presidência de honra não é a de fato, exercida pelo Sandro Rosell, amigo de Ricardo Teixeira. Sobre o Real, o clima lá dizem que não é dos melhores, longe disso, aliás. Agora, com a mudança na comissão técnica, talvez as coisas mudem um pouco de figura.

MaisRecentes

Flamengo e CBF



Continue Lendo

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo