Real ou Barça?



Com as duas propostas _de Real Madrid e Barcelona_ aceitas pelo Santos, Neymar, seus familiares e estafe ficaram de decidir qual das duas aceitar.

A tendência natural seria o Barça, clube que o atacante queria defender há tempos e o vinha assediando fortemente há mais de um ano.

Curiosamente, um dos motivos recentes que favorecem a equipe catalã é o fato de ter perdido a Liga dos Campeões. A avaliação é que se Neymar chegasse com o Barça no topo e viesse um ou outro mau resultado a cobrança em relação a ele seria ainda maior do que já deve ser.

Em favor do Real, que corre por fora, está Ronaldo, um dos sócios da 9ine, agência de marketing esportivo que cuida da imagem de Neymar, Lucas e Leandro Damião. Também ajuda o time de Madrid a saída do português José Mourinho, de temperamento forte e difícil, que não vinha dando espaço a Kaká e poderia, na avaliação do estafe de Neymar, fazer o mesmo com o santista.

Que Neymar tenha sucesso na Espanha e possa aprimorar seu futebol por lá, porque talento já mostrou que tem e de sobra. Por mais que alguns insistam que ele não passa de uma fabricação da mídia, do que discordo.

E sua contribuição para o Santos foi enorme. O maior legado, a geração de novos pequenos torcedores que passaram a torcer pelo time por conta do craque. Alguns devem seguir com a equipe da Vila, outros, não. Mas que nesses últimos três, quatro anos a torcida mirim do Santos cresceu, cresceu. E muito. Que o Santos continue “fabricando” novos craques e aprenda a jogar sem Neymar, algo, aliás, que já deveria estar fazendo desde o ano passado.



  • Mario

    Finalmente um dos assuntos mais chatos do futebol nacional ira acabar e vamos descobrir se o Neymar é tudo isso mesmo ou só mais um robinho.

    realmente o Santos ganhou muito , mas tambem perdeu muito qnd não montou uma boa equipe ou não vendeu Neymar depois de perder p/o Barça e pior q ha noticias q vai gastar o dinheiro q ganhar nessa venda trazendo velhos idolos ou medalhões uma politica q já se provou ser um fracasso.

    • janca

      No caso do Santos Muricy deveria ter começado a pensar numa forma de o time jogar sem Neymar há tempos. Mesmo porque, por conta da seleção, ele vinha desfalcando muito o time já no ano passado, vide o que aconteceu no Brasileirão.

  • Felipe Lima

    Essa saída do Neymar lembra muito a saída do Pato para o exterior.
    Um novo fenômeno do futebol brasileiro, cobiçado por vários clubes da Europa, com multa lá na estratosfera, e pôde “escolher” onde queria atuar. Alguns anos depois, vimos como está esta história…
    O que pesa em favor do Neymar é que ele não é “de vidro” como Pato – e fará menos propagandas por lá, o que deve diminuir sua agenda.
    Pesa contra que ele é baladeiro também. Como o Barcelona (provável destino) é rigoroso com isso, é bom que o estafe do jogador o oriente de verdade e não dê mancada!
    No mais, é torcer…

    • janca

      Os compromissos comerciais _ou propagandas, como você diz_ foram necessários para viabilizar a permanência de Neymar no Santos até aqui. Lá fora a história tende a mudar.

      • Felipe Lima

        Sim, sim. Nisso eu hei de concordar. Até acredito que uma “exposição individual” menor lhe seja benéfica no aspecto esportivo.

        Agora, o Santos pretende utilizar o valor da transferência trazendo o Robinho? Na boa, rende muito no Santos, mas será que vale o investimento? Me corrija, Janca, se eu falei besteira!

        • janca

          Há especulações nesse sentido e acho que valeria o investimento, sim. Acontece que a diretoria talvez tenha _e com razão_ outras prioridades no momento. Pelo que saiba não tem atrasado salários nem pagamento de direitos de imagem, mas tem sofrido para manter as contas em cia. Nesse sentido, então, a grana com a venda do Neymar pode ser importante para equilibrar as finanças. Mais até do que trazer o Robinho, como estão cogitando por aí.

  • João Sardinha

    Qualquer que seja a decisão, Real ou Barcelona ficará uma frustração. Isso é normal a vida é cheia de escolhas e nunca nos damos por inteiramente satisfeitos qualquer que tenha sido a decisão.
    Muita gente critica o Robinho, injustamente. Robinho deu grandes alegrias ao Santos e jogou partidas muito boas pela seleção, o problema é que joga em times que tem jogadores que não acompanham sua inteligencia e habilidade. Robinho dá uma bola redonda e recebe um tijolo. Se sou o Felipão não o descartaria para uma possível convocação. O segredo para você ter o Robinho competitivo, é motivá-lo e mostrar a sua importancia para o time.

    • janca

      Também acho o Robinho um baita jogador, mas a frustração talvez se justifique porque se esperava um pouco mais dele depois que foi para a Europa. Nem cotado para a seleção tem sido, João.

  • Daniel

    1. Robinho é muito melhor que qualquer outro atacante da seleção brasileira no momento, com excessão de Neymar. Falar do futebol dele em tom pejorativo é um absurdo.

    2. Neymar tá correndo um risco grande de ir pro banco no Real ou no Barça e tem chão até a copa de 2014, futebol ele tem de sobra mas a adaptação pros lados de lá nunca foram fáceis (a imprensa de lá é mais sensacionalista que a daqui). Imagine ele fora do time titular da copa. Pode acontecer sim!

    3. Nunca houve “novela Neymar”, ele sempre afirmou que ficaria no Santos, durante dois anos ele disse em toda entrevista isso. Porém, tanto encheram o saco, tanto pressionaram que está aí o resultado. O futebol brasileiro não pode manter grandes craques jovens, não porque não tem dinheiro, mas sim porque a mídia brasileira ao invés de ajudar o clube a mantê-lo faz o inverso, pressiona diariamente para vendê-lo.

    4. Você como bom conhecedor de futebol deve ter acompanhado pelo menos a maioria dos jogos do Santos, então estranhei você ter dito que o Santos deveria aprender a jogar sem o Neymar, já que desde o ano passado o time jogava muito melhor sem ele. Pelo menos era um time e não 10 jogadores apostando na individualidade de um. Basta ver os jogos sem Neymar e com Neymar e comparar quais o time jogou melhor

    • janca

      Quem está falando do futebol do Robinho em tom pejorativo? Sobre ficar fora do time titular da Copa, duvido, mas até lá temos pouco mais de um ano pela frente. Acompanhei boa parte dos jogos do Santos sem o Neymar no ano passado e não acho que o time jogava melhor sem ele. Aliás, quando atuou, salvou a equipe várias vezes no Brasileirão. A dependência do Neymar é nítida e a questão deveria ter sido trabalhada pela comissão técnica do Santos já no ano passado. A meu ver não foi.

      • Daniel

        Quem falou do Robinho em tom pejorativo foi o Mario do primeiro post.

        Quanto ao Neymar, você está falando de jogos de 6 meses atrás, do ano passado. No Campeonato Paulista desse ano o time jogou bem melhor sem o Neymar do que com ele. Aprendeu tanto a jogar sem ele que com ele não se encontra em campo.

        Eu respeito a sua opinião mas às vezes preciso ir contra o senso comum porque vejo as pessoas repetindo sempre as mesmas coisas sem sequer analisarem direito.

        E curioso você não ter comentado sobre a influência da imprensa nacional na venda de Neymar e no problema que isso pode ser para o futebol brasileiro.

        • janca

          Comentei várias vezes antes da transferência, fosse no blog, fosse na coluna que tenho no LANCE!. Mas não acho que seja necessariamente um problema para o futebol brasileiro sua ida para a Europa, como não via como problema sua permanência no Santos. Também respeito sua opinião, mas no Paulistão não acho que o Santos se saiu melhor sem o Neymar do que com ele. Aliás acho que fez uma campanha razoável, nada mais do que isso. Uma primeira fase que quase nada valia e quando o campeonato passou a contar o time avançou nos pênaltis contra Palmeiras e Mogi _e no caso do Mogi o jogo foi bem complicado_ e foi mal nos dois jogos contra o Corinthians. Que mereceu o título pelo que apresentou nas finais.

          • Daniel

            Você só confirmou o que eu disse, hehe.

            Jogou terrivelmente mal contra o Palmeiras, Mogi e os dois jogos contra o Corinthians. Em todos eles o Neymar estava em campo. Também não jogou bem contra o Flamengo-PI e contra o Joinville. Se pegar os jogos que o Neymar não esteve em campo o time jogou muito melhor, apesar dos jogos não valerem quase nada para os grandes.

            Se pra você não é problema o Brasil não conseguir segurar os craques jovens porque a mídia pressiona diariamente, então tá. Pra mim isso é um problema pro futebol brasileiro sim.

          • janca

            Não, Daniel, eu confirmaria o que você disse se tivesse apontado grandes jogos do Santos neste ano sem o Neymar. E não apontei nenhum. Até porque em geral o Santos não jogou bem no Paulista, com ou sem Neymar. Fez um ou outro jogo bom ou razoável, mas contra adversários discutíveis _até porque o Paulista não é aquelas coisas. Ano passado, no Brasileirão, jogava mal sem Neymar, melhor quando ele estava em campo. Agora se você acha que o Neymar é um jogador fraco e atrapalhava o desempenho do Santos, ok. Cada um com sua opinião. E um jogador não vai para o exterior por pressão da mídia, há uma série de fatores. Inclusive o interesse e propostas de times de fora, como foi o caso de Neymar com o Barcelona.

          • Daniel

            “Agora se você acha que o Neymar é um jogador fraco e atrapalhava o desempenho do Santos, ok.”

            hahaha, depois dessa eu parei mesmo, você é incapaz de compreender frases, foi até engraçado.

            Hasta!

          • janca

            Se pra você o Santos sem Neymar ia melhor do que com ele… Tchau.

  • MARCELO KAPA SANTOS

    ele agora está feliz,até a cara dele mudou comparado a dias atrás ontem ele saiu da reunião feliz e afirmou isso.
    é triste que vemos que enquanto o futebol sulamericano for o que é desorganizado,não teremos grandes campeonatos e muito menos grandes craques atuando por aqui e servirá só de garimpo para europa.
    o neymar ficou muito tempo aqui,acredito que fez muito pelo o santos e o santos fez muito ele o santos vai sentir muito a falta dele e na minha opnião não se prepararam para a ausencia dele.
    Vai ser oito oitenta ou as coisas irão melhorar,pelo fato do clube investir e centralizar todos seus recursos no neymar ou será um baque muito grande podendo até influenciar na permanencia do clube na elite do futebol brasileiro.
    Gostaria muito que ele continuasse até o fim da carreira no santos,mas era nitido o desgaste um monte de perna de pau no time,um técnico que não consigo entender o que ele faz e pretende no santos é o culpado pelo time sobrecarrega-lo um técnico com 2 anos de clube não criou um esquema que o neymar não fosse sobrecarregado e sim um diferencial e ainda chega na seleção e querem responsabiliza-lo por todo os resultados negativos.Acredito que o próprio neymar chegou nessa conclusão e pediu para ser negociado.

    • janca

      Quando você toma uma decisão, seja ela qual for, a tendência é ficar aliviado mesmo. E vamos ver agora como fica o Santos sem o Neymar. Não só em campo, mas fora dele.

  • t.

    pré-contrato assinado, ou não, postagem no twitter, ou não, quase certo é que neymar parecia nutrir uma vontade de jogar no barcelona há tempos.

    considerado o maior jogador brasileiro da atualidade, possivelmente teria a oportunidade de escolher qual clube jogaria ao se transferir para a europa, como o fez.

    porém, com tudo isso, queria saber é se foi inteligente o suficiente pra já ter feito/estar fazendo aulas de espanhol, de cultura hispânica, pra ter mínima noção de espanha x catalunha etc., ou vai deixar tudo só pra quando desembarcar, ou nem.

    • janca

      Bobo o Neymar não é. E de fato parecia nutrir a vontade de defender o Barça há tempos. Tanto que o Real sempre correu por fora. E no final acabou fechando com a equipe catalã mesmo.

  • francotimao

    João, fazendo um exercício de mãe dinah, afirmo q o Neymar vai jogar no Barcelona,rsrsrrsrsrsr!!!!!!!!!!!, brincadeiras a parte, não possuo os dados a respeito do contrato q ele fez, mas é sempre bom lembrar q na Espanha o Imposto é altíssimo e tira uma grande parte do salario do cara, além do q na Catalunha dizem tbm existir uma “caixinha politica” ( vc sabe do q estou escrevendo), então não sei se os responsáveis pelo menino estão atentos a esses fatos..Abs!!!!!!!!!!!!!!

    • janca

      Confesso que não sei nada sobre o que você chama de caixinha política, Francotimão. Abs.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo