Ney Franco fica, mas…



Juvenal Juvêncio segue bancando o técnico do São Paulo, apesar da pressão de conselheiros e de parte da direção do clube pela demissão de Ney Franco, eliminado nas semifinais do Paulista e nas oitavas da Libertadores.

O treinador, cujo contrato vai até o final do ano, fica, mas…

Mais do que o dedo dele vimos as mãos e a cabeça de Juvenal na decisão de afastar sete jogadores do elenco, entre os quais Cañete, Cortez, Fabrício e Wallyson. Foi do presidente também a iniciativa de colocar Luís Fabiano no mercado. Se aparecer um comprador, Fabuloso, que tem sido um fiasco nos últimos tempos, pode sair.

Lúcio, porém, mesmo já tendo entrado em rota de colisão com Ney Franco e virado vilão após a expulsão que resultou na virada do Galo no jogo de ida da Libertadores, fica. Como o técnico, bancado pelo presidente, que se mantém firme na decisão de mantê-los.

Até quando não sabemos, mas certamente o zagueiro e o treinador seguem enfraquecidos e muito pressionados.

O desempenho do São Paulo, afinal, como lembram alguns conselheiros e até parte da cúpula são-paulina, foi muito abaixo do esperado, especialmente no torneio sul-americano. Dos dez jogos que fez, incluindo os dois da Pré-Libertadores, o time conseguiu perder seis, sendo três derrotas para o Galo.

Como chegou a declarar o próprio Juvenal, o primeiro semestre está perdido. O pior é que não sei se lições foram tiradas do fracasso e o clube continua comandado por uma cabeça só. A do próprio presidente, que tem sido tomado pela soberba ultimamente. Só ultimamente?



  • Mario

    Janca parabens como sempre vc foi extremamente educado vc podia dar umas aulas p/o Juju.

    ontem o Juju mostrou o ditadorzinho q ele é , a forma como dispensou os jogadores foi a mais cruel e covarde q eu vi em anos, eles tinham q ser dispensados de outra forma , ninguem pode ser expostos assim e ainda mais q não tiveram nem uma culpa na eliminação tricolor.

    Ney Franco só esta esquentando o banco qnd tiver um bom treinador acertado com o SPFW ele vai ter o mesmo tratamento q os jogadores tiveram ontem , acho q só não contrataram o Mano Menezes por medo da torcida.

    Cade o Rogerio Senil? q lider é esse vê essa covardia acontecer e some

    • janca

      Juvenal Juvêncio está procurando bodes expiatórios e decidiu dar uma satisfação à torcida afastando sete do São Paulo. Mas o problema não eram os sete. Ou eram, no máximo, parte da questão. Um dos problemas é o próprio Juvenal, que defendeu mudança no estatuto para conseguir mais um mandato e o resultado estamos vendo aí.

      • Mario

        bode expiatório q virou burro expiatório

      • ITSO QUE ESTA ACONTECENDO NA VILA SONIA… É IMPAGAVEL…….

        AQUELA IMPAFIA,PRESUNÇÃO,, DE ACHAR QUE É O MODELO,QUE SÃO OS BAMBAM,

        ASSEDIAM JOGADORES DE OUTROS TIMES , NA COVARDIA,, SÓ QUER JOGADOR DE GRAÇA.,

        SAO OS ESPERTOS,, MAS ULTIMAMENTE SÓ LEVAM CACETADAS,,CASO OSCAR, MURUMBI VETADO P COPA, VER O MAIOR RIVAL NO TOPO, E ESTES TIME HORRIVEL, QUE A MAIORIA
        DA IMPRENSA INSISTE EM DIZER QUE É BOM…. É BOM P O RIVAIS DAR RISADA,, E AINDA
        O GRANDE ROGEIRO CENI, ENCERRANDO A CARREIRA , VIRANDO CHACOTA NACIONAL….

        OS BAMBIS MERECEM, MUITO MAISSSSSSSSSS

        • XEXEU

          SÓ PELA MANEIRA DE ESCREVER DÁ PARA PERCEBER O QUÃO BURRO VC É EDU…..É EMPAFIA E NÃO “I”MPAFIA………CORINTHIANO BURRO COMO TODOS SÃO!

          • O SAO PAULO DEFINIU FAZER A “PRÉ-TEMPORADA” ….. KKKKKKKK…. NO RIO DE JANEIRO PARA APROVEITAR A ONDA DE ESTUPROS QUE ESTÁ ACONTECENDO…..

        • Denilson

          NOSSA CARA VC É ALFABETIZADO?????? QUANDO FOR POSTAR ALGUM COMENTÁRIO, ESCREVA ANTES NO WORD E PASSE O CORRETOR DE TEXTO, LOGO APÓS COPIE E COLE…..KKKKK MUITO BURRO

        • manofjua

          Quem hoje critica e zomba do modelo de organização que é o São Paulo, esquece que bebeu desta fonte, pode ter certeza. Os clubes que hoje estão despontando é porque viram que com organização planejamento ficariam fortes, infelizmente pra nós, acabamos caindo na mão de um ditador que não tem humildade nem é capaz de enxergar os fatos.

          Por tudo o que ele já fez de besteira até agora a torcida tem que gritar FORA JUVENAL!!!

        • marcos

          sua mae q deve ta gostando de levar rola seu viadinho inrrustido do caralho

        • renato

          Edu, vai bater palminha para os ELIMINADOS, vai!

        • Canja de Galinha

          O BAIRRO É MORUMBI Ô PAGA PAU, SEM NOÇÃO!

      • Angelo Cardoso

        Sim! E daqui a pouco, ele vem com o mesmo papo, sobre arena, hotel e cobertura do Morumbi. O torcedor e os cardeais simplesmente caem nessa lorota. Outra coisa, querer insistir em um técnico que não deu liga, só tem uma explicação. É o Juvenal quem escala e comanda o time, não existisse outra explicação, pois qualquer outro técnico de nível, jamais iria concordar com isso.

      • andre luis falararo

        PORRA!!!! a torcida do são paulo é muito pacífica d++++ odeio os gambá lá…os porcos lá…+ os kara vão p/ cima exigirem mudanças. Os torcedores de São paulo do tricolor, especialmente torcidas uniformizadas devia todo dia, noite e dia, fazerem pressão p/ que aquele pinguço, sem vergonha, sete um, charlatão, do juvenal entregasse o cargo…sabe…virarem , apedrejarem o carro dele, pixarem a casa, o ct, o morumbi…sei lá tinha que fz alguma coisa, pois enquanto esse velho não sair vai ser isso. O são paulo tá com dinheiro em cx gente…Vendeu Lucas, ganhou a sulamericana, dinheiro de shows…porra aí só traz jogadores bixados, e por empréstimos…sem contar o morumbi…ninguém fala+ em cobrir…não dá!!!!!!!! não dá p/ aceitar isso…vamo botar p/ foder….nosso time está largado, estamos e já viramos chacota dos nossos rivais, td por culpa desse velho idiota e sem carater..`e só!!!!!!!!

  • Vaz

    O que me irrita é que os clubes e dirigentes em geral continuam incompetentes e medíocres administrando o futebol como vitrine para seus projetos pessoais enquanto a maioria dos torcedores, jornalistas, formadores de opinião continuam achando que temos talentos para jogar o tal futebol arte e que só não o fazemos por causa do burro do técnico o que acaba escondendo as lambanças dos maiores responsáveis que são os dirigentes. Quem ousa mudar o discurso e aponta outros responsáveis é logo taxado de dor de cotovelo, anti alguma coisa ou é linxado nas redes sociais como inimigo do clube.
    Assistir o São Paulo (vale para Flamengo, Palmeiras, Lusa, Guarani, Vasco……) de hoje regredindo ao que de pior existe no passado e presente do futebol brasileiro é desanimador para qualquer um que goste do esporte e não transforme o futebol em fanatismos babacas. Este mesmo São Paulo que já foi o exemplo, dono da melhor estrutura e modêlo a ser seguido acabou pecando na omissão na política interna não abrindo o leque de eleitores e ficando na mão de vitálicios e patronos. Bastou um grupelho qualquer ser eleito por meia duzia de conselheiros politiqueiros para que a coisa desande. Juju é uma piada e não difere nada de Dualibs e Mustafas da vida.
    O pequeno tirano começa a dar as caras e não demonstra nenhuma intenção de largar o poder e o fato de ser com o São Paulo, antigo celeiro de talentos mas que hoje esta contaminado pelo seu presidente que passou a condição de revelador de talentos a de aliciador de jogadores de outros clubes.
    Depois ficamos tentando fórmulas mágicas para que a seleção deixe de ser tão medíocre, sonhando com o passado do futebol brasileiro que hoje encontra-se no ostracismo, nossos técnicos não evoluirem e muita badalação por qualquer cara que faça 2 gols em uma partida e passa a ser gênio. O futebol brasileiro está na base da terra arrasada e o que esperar do futuro quando o que esta errado entre várias coisas é a estrutura de poder no futebol brasileiro e que é uma fabrica de figuras como JJ, Del Nero, Marin, Teixeiras e tc. etc. etc.
    Talvez o pior de tudo seja o torcedor. Neste caso o que faz o são paulino (vale para qualquer outro) que não cobra mudanças na cupula do clube, exige a saída de JJ e companhia bela? Preferem pedir a cabeça do técnico, do jogador A ou B mais parece adorar estas figuras que estão na raiz da falência do futebol brasileiro e se deixam acreditar que são elite, superiores e que vão ganhar tudo a qualquer momento. A única coisa que se faz no mundo do futebol é pedir a cabeça do técnico e pronto. Esta sendo assim com o São Paulo mas não édiferente com os outros já que muitos clubes que no momento do sucesso continuam aceitando os mesmos dirigentes de sempre que no final viram donos do clube. Acham que quando estão ganhando podem ser reeleitos eternamente e talvez ai esteja o maior dos problemas do futebol brasileiro: a perpetuação no poder de fórmulas desastradas e personalistas.

    • janca

      O São Paulo na era Juvenal vive um tremendo retrocesso. A rotatividade do poder sofreu forte golpe e hoje não há uma oposição forte como outrora. Há divergências e pressões dentro da própria diretoria, mas peitar o Juvenal, que é o presidente e tem a última palavra, não peitam. E ele vai comandando o São Paulo como o Dualib comandou o Corinthians e o Mustafá, o Palmeiras. O resultado estamos vendo _e insisto que não é de hoje. O São Paulo perdeu há algum tempo seu papel de vanguarda.

      • Rodrigo

        Então, mas o São Paulo só entende que outros clubes podem ser como o São Paulo, mas nunca o contrário. E é esse exclusivismo que, fomentado durante anos até pela própria torcida, agora se reflete na diretoria e envenena o próprio clube.

    • Claudemir gomes

      Muito sensato,otimo comentario

    • FABIO IZAIAS

      Vaz, você foi perfeito, faço das suas palavras as minhas.
      Sou SÃO PAULINO desde que nasci, são 5 gerações aonde vimos nosso glorioso SÃO PAULO ganhar tudo, e agora, nos últimos anos ser chacota.Sempre incentivei meus amigos e colegas, SÃO PAULINOS ou não, a comprar produtos licenciados de seus clubes e a irem aos estádios, e no meu caso assinei durante anos o PAY PER VIEW só para assistir ao tricolor no conforto do meu lar. Fiz muito isso por que acredito que isso fortalece os clubes de um modo geral..Hoje o futebol para mim, particularmente, perdeu o encanto, nas poucas conversas que tenho sobre futebol com amigos mais nostálgicos, lembro dos tempos de TELE SANTANA; CILINHO, entre outros que tinham o dom de descobrir talentos. Víamos o SÃO PAULO com 3 ou 4 times que encarariam qualquer equipe do mundo sem tremer na base e hoje o nosso FRACO treinador não consegue escalar 11 jogadores iisso acontece por que ele, NEY FRANCO não conhece futebol, por que ele, NEY FRANCO, não tem o DOM para descobrir talentos, escala o time e se a formação der certo, vamos que vamos.
      Então meus amigos TRICOLORES, na minha humilde opinião, não temos que ir em centro de treinamento ou recepcionar com ovos e garrafas os jogadores no aeroporto, e sim quebrar o caixa.
      Na minha humilde opinião temos que deixar de comprar produtos; deixar de ir ao estádio; não comprar jogos na TV a cabo e assim por diante, por que na minha humilde opinião enquanto os trouxas dos torcedores ( como eu já fui um dia ) continuarem consumindo artigos do clube o dinheiro vai continuar entrando e nada mudara.

      abraços a todos

  • Enviei um email, no blog o que fazer São Paulo? sobre a situação em que vive o time do São Paulo, só não citei que trocar o treinador, de nada adiantará do ponto de vista tático, isto porque, nossos distintos treinadores são ultrapassados, arrogantes e prepotentes, ficando por aqui para não tecer mais elogios a esses “profundos conhecedores” do pardalismo futebolístico, miremos o exemplo da nova safra de treinadores europeus, resgatando um futebol técnicamente e taticamente bonitos de ser ver e muito eficiênte, vencedor (o mais importante de tudo, pois é assim que se atrai mais patrocinadores, interessados nessas vitórias, para aumentar seu retorno financeiro, atraindo esses torcedores). Resgataram os pontas que tanto faziam parte da alegria e magia do futebol. Alguém se lembra de algum País aqui da América do Sul, que foi abundante de craques nessas posições que tanto encantaram com suas exibições em gramados do mundo inteiro?

  • jean

    O Juvenal erou muito feio ao supervalorizar o time no comeco do campeonato. O time nao ganhou porque nao tinha atletas a altura do Atletico. Isso e obvio!
    Ja, quanto as dispensas, isso sim, concordo mesmo. Nao se sabe o que acontece dentro do Morumbi. Mas acho que apenas o Fabricio podia ficar mais um pouco. O Canete estava gordo, e jogador que ganha muito, e nao se cuida, merece se cuidar em outra esquina. Wallison, diziam que era indolente no treino, e quando jogou, nao fez nada. E J Felipe, H Miranda e L Eduardo nem eram relacionados. E poderiam, junto com o Cortes, tambem deixar o clube Rodolfo e Luis Fabiano, que parece que pediram para sair, e acho que deveriam sair mesmo, porque jogador que nao ama a propria camisa tem que mesmo ir pro olho da rua. Denilson, para mim, tambem, ja que nao tem qualidade pra ser titular.
    Dispensar significa que havera reciclagem, porem nao ha ainda indicios de que havera qualidade. Quero so ver quem o Juvenal vai trazer. Eu traria, no minimo, Maicon e Felipe Luis, para as laterais, Felipe Melo, de volante, e Thiago Ribeiro e Ricardo Oliveira pro ataque.
    Terrivel foi a volta do Juan! Por que nao trazer de vez o Gustavo Nery?
    E realmente nao gosto mais de ver o Luis Fabiano com a camisa tricolor. Depois do comentario de que tinha deixado de vestir a camisa do rival, deveria ter saido imediatamente.
    Quanto ao Ney, preferia outro treinador com mais voz de comando, mas na falta…
    E se o Juvenal nao sai, esperava ao menos que o Dr Adalberto Batista fosse afastado.

  • Tiago Moraes

    O correto era que um grupo de sócio-torcedores ou conselheiros, entrassem na Justiça pedindo o afastamento do Juvenal Juvêncio do cargo, sob alegação de incapacidade mental para o exercício da função.

  • vic sanches

    Já disse e repito: Os problemas do São Paulo vão muito mais além. O Juvenal apesar de tudo que fez pelo São Paulo, e devemos enaltecer seus feitos, não está agindo de forma normal. Essa derrocada do clube nos ultimos anos é fruto da sua má administração e do seu egocentrismo. Não pode uma pessoa em juízo perfeito, depois de tantos fracassos, acreditar que é um bem para o clube. Com a palavra o digníssimo conselho do clube.

  • Marcos

    ……”SACROSANTOMORUMBI”………..AÍ PERDEU-SE A RAZÃO

    ……………………QUE DÓ

    ……VAI CORINTHIANS

    • Que dó …

      Já Foi … já foi … Buáaaaaaaaaaaaaa !!!!!!!!!!!! Periférico .

    • Canja de Galinha

      VAI CAÇA MARIDO MANÉ!

  • SE O JUVENAL DIZ QUE O LUCIO,EMBORA NÃO ESTEJA JOGANDO NADA,É UM EXEMPLO PARA OS
    JOGADORES NOVOS,UM PACIFICADOR EXEMPLAR,QUE CREIO REALMENTE O É,PORQUE O JUVENAL
    NÃO CONTRATOU O PAPA FRANCISCO QUE TAMBÉM É TUDO ISSO!

  • Willy Milane

    A solução é muito simples, recomessem o clube do zero mandando todos embora, mas todos mesmo, diretoria, comissão técnica, jogadores e o primeiro tem que ser o Juvenal Juvêncio. Deem espaço pra gente nova, que tenha amor pelo esporte, prazer pela competição, alegria de vencer além de pensar só em dinheiro, assim quem sabe, nasce uma filosofia vencedora? Por que é exatamente isso que está faltando.

  • Rodrigo

    Estaria Juvenal, a seu modo, tentandoTitebilizar Ney Franco?

    • Mario

      talvez o certo seria a jujulização kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Everton

    Sou são – paulino mas confesso que está cada vez mais dificil torcer para o São Paulo. Pior do que a covardia e mediocridade da diretoria ao dispensar jogadores que se quer participaram das eliminações, foi as declarações do sr. JJ. Perguntado se tem alguma culpa nas eliminações ele simplismente respondeu que não, que é o maior vencedor da história do clube, da pra acreditar? Depois questionado sobre o Lucio, ele disse que o Lúcio é um exemplo, isso mesmo, disse que o Lúcio é um exemplo. Nós vimos o exemplo que ele deu no jogo contra o Atlético e em tantos outros jogos. Me parece pouco inteligente dispensar o Cortês e ficar com Carleto, esse só sabe dar pancada, gritar, e vibrar com chutões, além de Wellington, Tolói…..
    Bom, espero que algo seja feito para que esse ditador que está acabando com o São Paulo seja mandado embora o mais rápido possível….abraços Janca

    • Tais Holtz

      Concordo plenamente com vc……tenho vergonha de ser são paulina. Já passou da hora do Juvenal cair fora….

      • Michael Joshua

        Pra isso Everton e Tais,vcs deveriam convocar a torcida são paulina que assim como vez a torcida corintiana,fossem aos estádios,sede do clube,centro de treinamento e reuniões da diretoria (mesmo que fiquem do lado de fora) e protestem pra saída do presidente,enquanto vcs se omitirem,o “coronel”Juvêncio ditará as regras “eternamente” no seu clube.
        É inadmissível que em 20 campeonatos (mata-mata) o são paulo tenha sido desclassificado em 19.

  • alexandre cambito

    O SPFC PRECISA ACABAR COM A ERA JUVENAL JUVENCIO FORAM 3 PIORES MANDATOS DE UM PRESIDENTE A FRENTE DO TREICOLOR ….ADALBERTO BATISTA NAO CONHECE NADA DE FUTEBOL CONTRATOU JOGADORES RIDICULOS QUE NAO SERVIAM NEM P AMARRAR A CHUTEIRAS DOS NOSSOS IDOLOS QUANTO MAIS O MANTO SAGRADO………FORAM COVARDES EM FAZER ESTE LISTAO JUSTO AGORA QUEIMOU NOSSOS 2 GAROTOS DA BASE QUAL A CULPA DESSES MULEQUES NENHUMA……..SE QUERIAM MESMO ACHAR OS CULPADOS VOU FAZER UMA BREVE LISTINHA DE UM TORCEDOR REVOLTADO QUE PAGA P VER JOGOS…A MENSALIDADE EM DIA DO SOCIO TORCEDOR P VER TIMES MEDIOCRES EM CAMPO…….LISTAO DO TORCEDOR
    JUVENAL JUVENCIO…..ADALBERTO BATISTA….LECO…..JESUS LOPES (DIRETORES DE MERDA)
    TECNICO NEY FRAAAAACO E SEU AUXILIAR
    JOGADORES RIDICULOS……DOUGLAS ESTE MERDA PESSIMO LATERAL QUANTO MAIS ATACANTE…..PAULO MIRANDA NAO ACREDITO QUANDO ESTE CARA VESTE O MANTO…….LUCIO…..RODOLPHO O PODRE……CARLETO……..DENILSON……EDSON SILVA ZAGUEIRO DE VARZEA……….TOLOI VOLTA P GOIAS JOGADOR TIME PEQUENO………LUIS FABIANO PIPOQUEIRO VAI JOGAR NA TIME GAMBAZADA……NAO AGUENTO TANTO JOGADOR RIDICULO EM TIME COMO O SPFC A TORCIDA MERECE RESPEITO………MARCO AURELIO CUNHA PARA PRSIDENTE EM 2014 E ROGERIO CENI P DIRETOR FUTEBOL VAMOS RESGATAR O SAO PAULO FC O MAIOR CLUBE DAS AMERICA E UM DOS MAIORES DO MUNDO

  • paulo eduardo

    Janca, boa tarde.

    O SPFC, está como o Brasil.
    Há necessidade de jogar uma bomba, e começar do zero, passar a régua.
    Simples assim.

    • Carol

      O time do São Paulo precisa de mais humildade e esquecer um pouco glórias e conquistas do passado. Isto é,l colocar J.J em seu devido lugar.

  • elner das neves

    amigos sao paulinos e so sair esse presidente acaba toda essa bagunca , colocando o dr marco aurelio de presidente do sao paulo tudo mudara esperem pra ver

  • elner das neves

    tanto jogador bom que foi embora , ja pensou dagoberto , jadson , borges , ganso , lugano, miranda, hernandes , oscar no sao paulo hoje iriamos massacrar qualquer time sem falar do lucas

  • Oscar de melo

    Junenal Juvêncio,o maior presidente da história do Corinthians.Vida longa ao Juju.Fica Juju.

    • Canja de Galinha

      MELHOR QUE ELE SÓ O DUALIBI…CHUPA GALINHA…
      E VIVA A REDE GLOBO!!!

  • É lamentável, sr. Juju passou dos limites, aliás faz muito tempo. Fora já!!!1

  • cambito cacapava

    SOLUCAO P ESTA DESORDEM SE CHAMA MARCO AURELIO CUNHA PRESIDENTE……..
    LISTAO DOS VAGABUNDOS
    JUVENAL JUVENCIO…..
    ADALBERTO BATISTA…
    LECO …..
    JESUS LOPES DIRETORIA
    NEY FRAAAAAACO……AUXILIAR (COMISSAO TECNICA)
    LUCIO…
    CARLETO…
    TOLOI…
    .RODOLPHO….
    CORTEZ….
    WALLISON…

    CANETTE…
    JOAO FILIPE….
    DOUGLAS ESTE PIOR TODOS….
    PAULO MIRANDA RIDICULO…..
    EDSON SILVA…..
    LUIS FABIANO PIPOQUEIRO DO CARALHO……..
    DEVERIAM TODOS SER MANDADOS EMBORA NAO MERECEM VESTIR MANTO SAGRADO TRICOLOR…………….REVOLTA A TORCIDA PAGAR P VER ESTES VAGABUNDOS JOGANDO SEM AMOR A CAMISA PRECISAMOS MUDANCA JA ESTA DIRETORIA DESTRUIU TODO RESPEITO DO NOSSO TIME HOJE SOMOS ALVOS DE TIMES MEDIOCRES COMO ESTE DO ATLETICO MG SO TEM EX JOGADOR E AINDA SIM DA UM BAILE

    • E O PINOQUIO SE APOSENTAR………..P PARAR DE PASSAR VERGONHA…. NÉ????

      E TRAZER O ANDRES SANCHES, P DAR UMA AULA DE ADMINISTRAÇÃO

      • Que dó …

        TÁ FAZENDO O QUE AQUI NA PÁGINA DO SÃO PAULO SEU PERIFÉRICO IMUNDO ? VAI CAÇAR BORBOLETA COM O QUEIXUDO … OTÁRIO

  • Leonardo

    Será que foi tão injusto assim?

    O que mostraram esses jogadores ao São Paulo?

    Canete, Wallisson, Cortez (que conseguiu perder a vaga para o Carleto), Fabrício (que ganha uma baba e não joga), João Felipe (afastado à séculos) e dois garotos que devem ser emprestados para ganharem rodagem! O que tem de absurdo nisso?

    Começou a faxina… E que não fiquem expertos: Douglas, P. Miranda, Denilson, Edison Silva, Wellington e Lúcio, pois o recado foi dado: ninguém é intocável! Luis Fabiano já tomou um presta atenção, bem feito.

    O São Paulo é um clube tradicional e um dos maiores vencedores no futebol brasileiro, nosso clube jamais se vendeu à empresas (para se lavar dinheiro) e estamos sempre nas cabeças. O Juvenal ter conseguido o terceiro mandato foi manobra jurídica, ruim ao clube e a continuidade de uma gestão rotativa. Mas quem disse que rotatividade é sinônimo de democracia, transparência e eficiência? As histórias recentes de Palmeiras e Flamengo nos mostram isso!

    O São Paulo precisa de uma oposição forte e bem estruturada, coisa que começou a desaparecer no clube após a brilhante gestão de Portugal Gouveia e que hoje é aproveitada pelo JJ. Quem vocês gostariam de ver como presidente: Aurélio Miguel ou aquele midiático, arroz de festa, que adora uma chanchada na TV aberta (e até pouco tempo atrás era dessa mesma laia)?

    O São Paulo esta caindo ou os outros copiaram e hoje a coisa está se equiparando por cima? Faz quanto tempo a seleção brasileira não ganha de 6 de uma seleção fraca… O futebol mudou, hj não tem mais bobo.

    Acho muito bom se criticar o São Paulo ou qualquer outro clube diante de uma derrota como essa, mas saiba que caímos de pé, pois não é nenhuma vergonha perder nas oitavas para um clube forte como o Atlético! Não estamos e nem nunca fomos à segunda divisão do nacional.

    O Tricolor merece ser repensado, mas de forma global e não pontual. Assim como é injusto colocar a culpa só nos jogadores, também é sofisma só se apedrejar a diretoria ou a presidência.

    O São Paulo perdeu um jogo, fomos eliminados, mas o clube está aí. E tenho certeza que tudo isso só irá nos fortalecer mais. O Juvenal passa, os jogadores passam, mas nossa camisa e história ficam.

    Não vejo perda de hegemonia, vejo um período de reformulação, natural de um processo de desgastes após uma era super vitoriosa. Tanto que esse ano acabará e o São Paulo continuará sendo, junto do Santos, o time brasileiro mais vitorioso em libertadores.

    Não defendo o Juvenal, nem ninguém… Amo o tricolor e as discussões justas. Não há crescimento sem crise, e nem solução se não se conhece bem o problema.

    Abraço.

    • Rodrigo T. Matos

      FALOU TUDO, LEONARDO!!!

    • Leo

      Blz xara!

      Entao quero ver voce ir no Morumbi como eu fui nos ultimos 2 jogos contra o Atletico e Corinthians,pagar 50 pilas por cada um e ver um tecnico escalar Douglas e PM,ver o Lucio prejudicar o time….etc
      Entao vai la no estadio e aplauda o Juan,Douglas e PM…voce deve ser fa deles.E quando o Osvaldo machucar peca para o Ney colocar o Douglas e resolver o jogo.
      Desculpe mas nao sou omisso a situacao e ja vi o Sr.Juvenal levar o SPFC a segunda divisao do Paulista em 1991…com Tele e tudo.

      • Carlos Nogueira

        Brilhante lembrança Leo. Eu fui a varios jogos na temporada de 91 com 300 pagantes pra ver um time sofrivel. E quem era o diretor de futebol? Ele mesmo: Juvenal Juvencio. Este déspota vai acabar nos levando a serie B com tantos desmandos e incompetencia. Ele se cerca de incompetentes como Adalberto Batista, justamente para centralizar tudo nas suas mãos.
        Eu temo e muito pelo futuro do nosso Tricolor nas mãos desta diretoria.

    • Fabricio Carvalho

      Leonardo,
      defender essa corja é típico de nossos torcedores (eu sou são-paulino também). Você fala de sofismo, mas é você que fala que está justificando o injustificável. Desde 2008 não ganhamos nada de importante (Sulamericana é competição de segundo escalão), já são 5 anos não sendo os protagonistas que merecemos ser.
      Nesses 5 anos sei lá quantos técnicos passaram pelo clube. Um monte de elencos diferentes foram montados e desmontados. O que foi a única coisa que não mudou? O presidente, e sua arrogância e soberba.
      Essa dispensa em massa, de jogadores reservas, que tem pouco ou nada de culpa nesse processo é “jogar para a torcida”, é enganar mais uma vez a nós torcedores! E além disso, é desvalorizar muito esses jogadores. Se gastou muita grana com Cortêz, Fabrício, Cañete e Wallyson…e agora vai o presidente do clube, em rede nacional praticamente, jogá-los no lixo do futebol. Só em clubes desorganizados isso ocorre.
      Na mesma entrevista o mesmo JJ disse com todas as letras que não é culpado pela péssima (pior de muito tempo, com 6 derrotas). Ora, ano passado não foi ele quem falou a frase “me deem a sulamericana, que eu dou um timaço para a libertadores 2013″…o que ele fez? Quem veio pro lugar do Lucas? O São Paulo economizou e não contratou o Vargas. Economizou na compra de um zagueiro que há pelo menos 2 anos não jogava nada. E apostou apenas no renascimento do Ganso, que faz tempo que não faz uma temporada boa.
      O problema do SPFC assim, é apenas um! Falta de liderança e gestão incorreta e ultrapassada! Só não vê quem não quer.
      Estamos muito atrás de pelo menos 4 times brasileiros atualmente! Atualmente não, há 5 anos já! Desde 2008 perdemos a tal da hegemonia.

    • Fabricio Carvalho

      Leonardo,
      defender essa corja é típico de nossos torcedores (eu sou são-paulino também). Você fala de sofismo, mas é você que fala que está justificando o injustificável. Desde 2008 não ganhamos nada de importante (Sulamericana é competição de segundo escalão), já são 5 anos não sendo os protagonistas que merecemos ser.
      Nesses 5 anos sei lá quantos técnicos passaram pelo clube. Um monte de elencos diferentes foram montados e desmontados. O que foi a única coisa que não mudou? O presidente, e sua arrogância e soberba.
      Essa dispensa em massa, de jogadores reservas, que tem pouco ou nada de culpa nesse processo é “jogar para a torcida”, é enganar mais uma vez a nós torcedores! E além disso, é desvalorizar muito esses jogadores. Se gastou muita grana com Cortêz, Fabrício, Cañete e Wallyson…e agora vai o presidente do clube, em rede nacional praticamente, jogá-los no lixo do futebol. Só em clubes desorganizados isso ocorre.
      Na mesma entrevista o mesmo JJ disse com todas as letras que não é culpado pela péssima (pior de muito tempo, com 6 derrotas). Ora, ano passado não foi ele quem falou a frase “me deem a sulamericana, que eu dou um timaço para a libertadores 2013″…o que ele fez? Quem veio pro lugar do Lucas? O São Paulo economizou e não contratou o Vargas. Economizou na compra de um zagueiro que há pelo menos 2 anos não jogava nada. E apostou apenas no renascimento do Ganso, que faz tempo que não faz uma temporada boa.
      O problema do SPFC assim, é apenas um! Falta de liderança e gestão incorreta e ultrapassada! Só não vê quem não quer.
      Estamos muito atrás de pelo menos 4 times brasileiros atualmente! Atualmente não, há 5 anos já! Desde 2008 perdemos a tal da hegemonia.

  • Augusto

    Leonardo,
    Brilhante comentário.

  • Augusto

    Só discordo, Leonardo, de alguns pontos.

    1. Lúcio deveria ser punido. O erro dele tem um agravante: o da experiência. Nelson Rodrigues é que dizia isso, “O jovem tem todos os defeitos do mundo, e mais esse, da inexperiência”. Lùcio não tem essa desculpa. Não o vi pedindo desculpas publicamente, não o vi assumindo responsabilidades, não o vi chamando para ele a liderança que poderia exercer. Não agregou. E custa caro.

    2. Juvenal não é um demônio, como pintam. Ajudou muito em um período bastante vitorioso do time. Acho, simplesmente, que é hora de reciclar. Não tem andado mais. Ele tomar medidas radicais, acho que é justo. O clube investe (pesadamente), dá alojamento, CT, nutricionista, médico, psicólogo, tudo de que o atleta precisa, e este, por sua vez, não acha que tem obrigação de retribuir. Se nós, trabalhadores comuns, não damos retorno às nossas empresas, somos dispensados. Simples assim. Esses caras, ainda por cima, recebem pra ficar afastados e pensarem na vida. Sinceramente? Acho natural. Como disse, apenas acho que faltou o Lúcio nesta lista. E que o Cortês não é pior que Carleto ou Juan. Mas aí é opção do treinador.

    3. Acho que o recado dado para o L.Fabiano foi de bom tamanho. Respeito a história é sempre importante. Está entre os dez maiores artilheiros da história do clube. Não é de graça. Foi conquistado, com bastante garra. Mas que ele recebeu um aviso claro, acho que recebeu. Falar, por exemplo, do Corinthians, foi uma falha gravíssima. Não é assim que funciona. Questões internas se resolvem internamente. Quanto ao desempenho dele, é um dos melhores do país, basta ver se algum centroavante este ano está com média melhor de gols. Um ou dois, acredito que possa haver, mas mais do que isso, não. A questão é disciplinar. E aí, acho que o jeito é mexer no bolso, de forma bem pesada. Multa violenta por cartão tomado. Até aprender. E obrigar o cara a se tratar com psicólogo contratado pelo clube. Acho que é o mínimo, pois a instituição vem sendo prejudicada com as expulsões.

    • Leonardo

      Augusto, obrigado pelo elogio.

      Sou um tricolor muito crítico não só com o São Paulo, mas com o futebol no todo.

      Sobre o Lúcio eu concordo com vc, achei um erro péssimo, daqueles que põe tudo a perder. Foi um desajuste, um descompasso, mas entendido (embora não concorde) com a sua manutenção… Primeiro por ser um jogador experiente, campeão do mundo, com uma disciplina tática boa (afinal, jogou diversos anos como zagueiro na Itália) e o cara num fez corpo mole. Tem um pouco a questão do repeteco zagueiro do presidente, o JJ não quer dar o braço a torcer. Mas ele que não fique experto que vaza, pois paciência tem limite.

      Sobre o fato da paciência ter limite, o L. Fabiano já havia sido avisado depois daquele cartão infantil contra o Tigres, mas…
      Ele faltou em um momento importante para o São Paulo, a partida da Argentina contra o Arsenal (que seria o mínimo, sem o plus da Conmebol) e, ainda, de pano deu azo para a Confederação nos punir (eles estavam muito predispostos a tanto). Resumo: a conversinha dele com o árbitro depois do jogo custou o nosso artlheiro por 4 jogos! Foram 3 derrotas e 1 vitória.
      Em qualquer empresa o funcionário eficiente, mas indisciplinado dança. Ninguém consegue trabalhar com um gênio indomável, o São Paulo não é aras para se domar cavalo bravo.

      Por fim, mas não menos importante: o Sr. Juvenal. Ele vai passar e a história será a sua maior crítica. Não o condeno, assim como não o absolvo. Ele quer ser centralizador, estar rodeado de incompetentes e forçou um questionabilíssimo terceiro mandato. Agora, agüenta, o mundo vem na cabeça pro bom e pro mal.

      Um certo Roger Federer, certa vez, disse que o mais difícil não é chegar no topo, mas se manter lá. Copiar é uma dádiva, qualquer um faz. O difícil é inovar, ser autêntico e buscar o topo surpreendendo.

      Os outros copiaram, mas nós erramos ao pensar que inovaríamos.

      Quem hoje inova? O chinês do Corinthians?

      Abraço.

  • Felipe

    Eu acho que na verdade não tem infelizmente como mudar o presidente. Ele foi bom presidente até um certo ponto. Depois deixou seu ego estragar o que tinha feito. Acho que ele apenas mantem o Lúcio porque foi uma contratação dele. Não foi o Ney que pediu, ele que bancou a volta do Lúcio. Se ele afasta o Lúcio seria o mesmo que dizer que ele errou e ele não quer isso claro. Apenas não concordo em relação ao Luis Fabiano. Ele errou muito na parte disciplinar, mas falar do futebol dele não é justo, enquanto ele tinha o lucas e o osvaldo ele fazia gols direto. Ele é um finalizador. Preciso de jogadores de suporte. Não espere dele pegar a bola e sair driblando todos. Dizem que ele pipocou contra o atletico. Quem deu suporte pra ele no ataque?

  • Desde 2006 não vejo o São Paulo tão aguerrido como foi o time TRI-MUNDIAL! podia não ser uma assumidade em tecnica mas era um time fechado coeso brigador que buscava resultado com marcação forte …emfim, vi peças saindo(e quase nenhuma chegando) para repor o setor e ainda sim vimos o Tri-Hexa! Resquicios de uma gestão competente de Portugal Gouveia! Mas o que se viu em 2009 em diante foi o começo do fim! Com excessão de 1 ou outro só veio cabeça de bagre! Vide Washington! Gente boa! Mas na real, coração valente era o nosso por aguentar um jogo ate o final com esse cara! E o pior que com tanto gol perdido ainda foi o artllheiro da temporada!!! E tal de Fernandão? Sonho de consumo de juju! O cara so falava bonito em coletiva pq em campo era raro de se ver pois so ficou no REFFIS se recuperando… Do que? Ricardo Oliveira em sua segunda passagem pode se chamar no minima discreta pra nao falar em branco! 2010 primeiro classico vencido so o do Palmeiras no brasileiro com gol de Lucas,esse sim de muitos que passaram deixou de fato sua marca e mora no coração do torcedor! Mas como de praxe o juju so pensa na grana e não segurou o menino! Emfim talvez ate seja bom administrador mas ta provado que ele e seus asseclas não entendem nada de plenejamento e contrataçoes de peso e talento! Ficar lançando filmes campanhas camisetas ridiculas e viver do passado nem tão distante assim mas que não foi feito em sua gestão é algo pra se envergonhar! E o pior esse velho conseguiu segregar o ódio entre torcidas rivais e sua propria torcida com suas declarações cheias de Soberbas e arrogancia e que com tantas derrotas nos fizeram virar piadas prontas pra rivais de outrora falidos e que hj gozam de situação “confortavel”(pra não dizer privilegiada dada a tantas “ajudas “…) me pergunto pra que CT luxuoso pois sinceramente não vejo gana nessa molecada da base! Quero estar enganado e que apareçam varios craques e o TRICOLOR volte a ser um vasto seleiro de talentos como era no passado! Até essa nossa fama esse velho conseguiu destruir! Sou São Paulino e tenho FÈ que essa fase ira passar logo,pois hj tenho 32 anos e de moleque vi a trajetoria linda desse clube com todos seus altos e baixos mas sempre dando a volta por cima! E agora sou pai e quero torcer junto com meu moleque assim como torci e torço com meu velho por muitos e muitos titulos pelo meu SÃO PAULO F C !!! BORA TRICOLOR TÚ ÉS FORTE TÚ ÉS GRANDE ENTRE OS GRANDES ÉS O PRIMEIRO!!!

    • Marcos

      ……..TRI-MUNDIAL!!!!!!!!!!!!ONDE ESTA ESCRITO ISSO…..CARA

  • Jean

    Claro que nao tenho nenhuma admiracao pela administracao do Roberto Dinamite no Vasco, mas ter vencido o Eurico Miranda foi uma grande vitoria da democracia. Nao tem por exemplo nenhum bicampeao mundial, pronto pra segurar a bronca? Caras como o Rai, e principalmente, o Leonardo, sao honestos, inovadores, e tem tino administrativo. Mas dificil mudar alguma coisa com tanto conselheiro reacionario que apoia essa gestao. Em principio, com o Sr. Marcelo Portugal Gouveia, por quem tinha admiracao, a coisa foi muito bem. Mas depois, com a atual gestao, foi, aos poucos, virando despotica. E quando nao e tao despotica, o pior e que os outros membros da diretoria atrapalham mais que ajudam. Bom… Vou terminar o meu comentario com a brilhante colocacao do Sr. Adalberto Batista, a frase da semana: “O Santos vai continuar procurando um substituto para o Pelé. Nós vamos procurar para o Lucas.” Que profundo entendedor de futebol… Acho que o senhor, seu Adalberto, e que poderia ir substituir o Pele, em seus comentarios. E deixar livre o posto de diretor de futebol.

  • Murtosa, Tito, Karanka e os segundos treinadores…
    http://500copa.blogspot.com.es/2013/05/quando-o-segundo-e-um-espelho-do.html

  • joâo batista anselmo

    vejo comentário de todo tipo mas o maior erro esta na base, onde os dirigentes tem que ser de alto nível não basta ser amigo do presidente, agora qt a fase atual tivemos a fase vencedora ,os outros nos copiaram e hoje vencem também ,vamos ter calma não jogando o nosso passado vitorioso fora, tenho certeza voltaremos a vencer.

  • Paulo

    Meu caro jornalista, se o senhor fizer uma lista bem criteriosa do Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético, Grêmio, Internacional, verá que os números são mais ou menos iguais.
    Imparcialidade é isto, mostrar de todos e não apontar para um só, isto é coisa de mau profissional. Os troca-trocas são normais, aconteceram no passado, acontecem no presente, e vão acontecer ao tanto no Brasil como na Europa. Então o senhor não está falando nada de novo.

    • janca

      ??? Por acaso os números de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Galo, Inter, Flamengo e outros mais são “mais ou menos” iguais? Em que mundo você vive? Tampouco a política adotada pelos clubes necessariamente se equivale, ao contrário do que você quer colocar, pelo jeito justificando problemas de gestão de um com possíveis problemas de gestão de outros. Problemas que, aliás, nem sempre são os mesmos.

  • Fernando Mathias

    Quando alguma coisa não anda bem, precisa se reformular com urgência. Esse é o caso do São Paulo Futebol Clube. Clube acostumado com grandes títulos e ter em seu elenco grandes jogadores. Hoje, vemos um São Paulo fracassado. Com uma diretoria, comissão técnica e jogadores medíocres. A torcida tem que fazer o seu papel de cobrar e pedir reformulação. Porquê se continuar assim, o São Paulo corre o risco de ficar vários anos sem títulos.

  • jean

    Olha os jogadores que, por exemplo, o Atletico trouxe… E quem o Atletico vendeu, de mais expressivo, nos ultimos anos? O Sao Paulo vendeu Lucas, Oscar, Breno, Hernanes, Lucas Piazon, Marlos, Ilsinho, Denilson, Juninho, Bruno Uvini, Carlinhos Paraiba, Jean, Fernandinho, Piris, Andre Dias, Josue, Souza, Leandro, Aloisio, Leo Lima, Eduardo Costa, e muitos outros que se perde ate a conta. E quase todos os jogadores que vieram estavam em fim de contrato. Tudo bem que se aguardem boas oportunidades no mercado. Mas ter vendido tudo isso, e nao ter investido quase nada, e mais do que um absurdo, e mais do que vergonhoso, para um time carecendo de reforcos, para um time que foi humilhado pelo Atletico! A base revelou ate que bastante, mas media de idade baixa nao ganha nenhum campeonato, e preciso experiencia e qualidade. Ja que nao e possivel reformular esssa diretoria agora, precisamos de reforcos com urgencia! E o protesto pacifico e organizado do torcedor e bem vindo neste momento!

  • francotimao

    João, Vejo o s. paulo como sendo um clube q “parou no tempo”, porque, por q por seu presidente, com sua empáfia e prepotência, não conseguiu ver além do seu próprio umbigo, a extensão do seu mandato foi uma clara visão de quem acha msm e acredita piamente q tem potencial e capacidade para gerir o futebol do clube dentro e fora de campo e é exatamente ai q ele erra absurdamente e sucessivas falhas são detonadas e fazem com q o time reflita esse estado de coisas dentro de campo…Abs!!!!!!!!

  • Não creio que o problema do São Paulo sejam todos dos sete afastados. O PRIMEIRO A SER AFASTADO SERIA
    JUMENTAL JUMÊNCIO, NEY FRACO, E TODA PORCARIA DE COMISSÃO TÉCNICA… E POR FAVOR QUE ELES LEVEM O LÚCIO VACA BRAVA E DOUGLAS JOGA NADA (NUNCA VI UM PIOR, CONSEGUE SER PIOR QUE O ALESSANDRO DO CORINTHIANS)…

    Mandar o Luis fabiano, o Canete, e outros, não vai dar em nada, o JUMENTAL ta colocando a culpa dele nos jogadores… Eu aposto que esses que ele tá mandando embora vão acabar sendo que nem o JEAN DO FLUMINENSE, O AROUCA DO SANTOS e outros…

    Vamo que agente consegue:

    #FORAJUVENAL
    #FORANEYFRACO

    • evandro

      Lucio nao esta na lista por causa da Audi cup que exigiram a presença dele no torneio

  • MARCOS PAIXÃO

    NÃO E CULPA DO TÉCNICO NEY FRANCO, O QUE ADIANTA O JOGADORES NÃO FAZER A PARTE DELES QUE E JOGAR BOLA. ANALISA BEM O JOGADORES TREINA TODOS OS DIAS TEM SUA ROTINA DE UM TRABALHADOR? TEM QUE MOSTRA SEU POTENCIAL A CADA DIA QUE PASSA NÃO E ,ENTÃO O CHEFE QUE VER ISSO E ISSO QUE O NEY FRANCO QUE MOSTRA PRA DIRETORIA SE O FUNCIONÁRIO NÃO DER CERTO NA EQUIPE MANDA EMBORA. ELE QUE VER RESULTADO.

  • Danilo

    O Janca o que voce acha da possível contratação Scocco,Benedetto,Coates… pouco investimento porém qualidade de sobra!!! principalmente o Scoco, o substituto ideal do Lucas… será que o SPFC teria coragem de fazer esses investimentos?

    • janca

      Acho que a diretoria do São Paulo, especialmente no tocante ao futebol, está perdida. Não sabe direito o que fazer e não é de hoje, tanto que nos anos anteriores a cada fracasso mudava o técnico e não consegue formar um time. Ney Franco fez um bom trabalho no Brasileirão do ano passado e na Sul-Americana, mas se perdeu esse ano no Paulista e na Libertadores sem o Lucas e com os desentendimentos dentro do próprio elenco tricolor.

  • Mauro

    PELO AMOR DE QUALQUER COISA….. TOLOI? WELINGTON? CARLETO(NAO ACERTA UM CRUZAMENTO) PAULO MIRANDA? AONDE ESSES ELEMENTOS SAO PROFISSIONAIS??? ATÉ O TIME AQUI DA MINHA RUA JOGA MAIS QUE ESSES CARAS!!! DAI VEM O BEBADO E MANDA EMBORA CARAS QUE NEM JOGARAM??? E A TORCIDA MAIS UMA VEZ VAI FICAR QUETA….. ESTÁDIO ZERO COMO PROTESTO…..!!! E CAMPANHA: SALARIO MINIMO PARA JOGADOR!!!

  • jean

    Janca, parabens pelas colocacoes. Ja mencionei no seu blog que tambem nao gosto da atual diretoria. Mas, nao creio que o sr. Marco Aurelio Cunha, que parece ter boa aceitacao do publico, seja um nome adequado. E obvio que, na sua epoca, o departamento de futebol funcionava bem melhor do que com o Sr. Adalberto Batista. Porem, seu apoio aos tecnicos Leao e Ricardo Gomes, alem da indicacao do indisciplinado Carlos Alberto, nao me parecem muito sensatos.

    • jean

      O que voce acha desta provavel candidatura?

      • janca

        Do Marco Aurélio Cunha? É um direito que ele tem o de concorrer. Mas está longe de ser a oposição ideal, a meu ver. E não deixa de ser uma espécie de cria do próprio Juvenal Juvêncio. Enfim, não acho uma boa alternativa.

  • Delcir de Castro

    Precisamos de mais dispensas sim, só não podemos fazer a besteira que foi feita como Cícero, Jean, mas, tbm precisa urgente de boas contratações, indico = Dudu ex. Cruzeiro, Felipe Melo e Rodrigo Palácio argentino que está na Irtenazionale.

  • Leonardo

    Janca,

    Estão falando em: V. Love, Nilmar e Felipe Melo!?

    Essa diretoria não cansa de andar em círculos?

    Gostaria de ver: Scoco do NOB ou o Palácio ex-BJ.

    Ainda, vi boas apostas no Olímpia (que vai tirar o Fluminense) e no Santa Fé.

    Como o São Paulo vai gastar dinheiro em um volante? Tínhamos o Arouca e o Cícero!

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo