Alerta contra caxirola



A Conmebol fez um alerta aos brasileiros para que tomem cuidado com possível uso de caxirolas nos estádios em competições sul-americanas.

Antes havia feito novo alerta contra sinalizadores, que continuam presentes nos jogos, especialmente na Argentina e no Uruguai, país de Eugenio Figueredo, novo presidente da Conmebol.

A entidade que comanda o futebol sul-americano ficou preocupada com os incidentes no clássico Ba-Vi, na Fonte Nova, em Salvador, já que a torcida do Bahia jogou pra dentro do campo caxirolas, instrumento criado por Carlinhos Brown para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.

Revoltados com nova derrota para o Vitória, torcedores do Bahia usaram as caxirolas, que poderiam ter acertado jogadores, quinteto de arbitragem e a galera rival, para protestar.

À Conmebol, a direção da CBF informou que a caxirola não oferece perigo. Que é leve justamente pra evitar atos de vandalismo, embora haja o risco de a torcida colocar outros materiais no instrumento. Originalmente ele é feito de plástico colorido com uma textura que parece palha. A ideia é que passe a ser conhecido como a vuvuzela brasileira.

O Comitê Organizador Local da Copa e o Ministério do Esporte demonstraram preocupação com os incidentes na Fonte Nova, já que as caxirolas podem se transformar em armas nas mãos de torcedores e ferir, além de encher o campo em caso de derrota do Brasil ou de algum time brasileiro na Libertadores. O torneio sul-americano termina, vale lembrar, depois da Copa das Confederações, quando o objetivo é que as caxirolas passem a ser presença constante em nossos estádios.

A Fifa não comentou o episódio, que a empresa responsável pela fabricação e distribuição do instrumento, a multinacional The Marketing Store, considerou um “fato isolado”.

Caxirolas à parte, já que risco de que acabem atiradas no campo sempre vai haver, como havia com as próprias vuvuzelas na África do Sul, a Conmebol deveria se preocupar também com os julgamentos de seu tribunal de penas.

Não consegui entender a punição para Vanderlei Luxemburgo, suspenso por seis jogos pela confusão no Chile no final do jogo contra o Huachipato. O técnico gremista pode até ter provocado os rivais _e imagino que o tenha feito_, mas quem partiu para a agressão e pancadaria foram os chilenos. E o técnico Jorge Pellicer e o preparador físico Marcelo Rosemblat foram suspensos por um jogo só…

Enfim, apesar dos pesares, melhor um tribunal de penas do que uma terra de ninguém. Dá para aperfeiçoá-lo, afinal. Ainda mais com patrocinadores e detentores de direitos de TV da Libertadores cada vez mais de olho. E nós também.



  • sergio

    Janca… a cultura do torcedor brasileiro é ir pro estádio gritar, incentivar, xingar, chorar, enfim, sentir a emoção de ver seu time e extravasar o estresse do dia a dia. Quando, na história, utilizamos um chocalho imbecil pra isso?? Eu não sei se na África do Sul eles tinham (tem) cultura de vuvuzela. Mas eu sei que AQUI NÃO TEM. Tudo bem que são pouco os torcedores mais abastados financeiramente que irão assistir um jogo na Copa, mas mesmo este público de Copa está sendo moldado a se comportar de um jeito que não é nosso. Pra que essa porcaria de caxirola?! Se a Copa é aqui, que deixassem o mundo ver pelo menos um pouco do que é o torcedor brasileiro dentro do estádio. Diante disso tudo, só posso imaginar uma coisa: A produção do tal objeto deve estar agradando o bolso de alguém ou “vários alguéns”. A mim só resta ficar olhando tudo isso e pior, ouvindo um barulho infernal, tal qual na Copa da África… E como diz o outro: temos de ter orgulho da caxirola… Ahh, vai pra… Acho ridículo quando torcedor invade campo ou atira objetos no gramado, mas se o público jogar as benditas no gramado durante um jogo da Copa eu ia achar a melhor parte do certame. E queria ver a Dilma balançar aquele troço diante da vergonha internacional. A culpa será do torcedor sem educação… Abs.

    • Francisco

      Concordo plenamente com você Sérgio, esse troço é um lixo, uma invenção imbecil.
      Nossa copa já tem tudo pra dar errado e o governo quer aumentar as chances disso acontecer.
      Pro inferno governo imbecil, cbf imbecil.

      • Vagah

        Tô para ver imbecilidade maior do que ficar fazendo sociologia moralista de classe média por conta dessa estória da caxirela. Eu sou totalmente contra atirar qualquer coisa em qualquer um mas adoraria ver essa classe média burra e racista ser soterrada por uma avalanche de smart fones

      • Luis Lima

        Ué, mas foi o governo que inventou isso ?

        • Carlos SANTANA

          Olha,se aquele imbecil mostrou essa merda ao lado da Dilma e da Marta , provavelmente o Governo teve interesse nisso…

    • FRANCISCO AUDISIO PINHEIRO

      Acho impressionante as “ideias” desse artistas de nada, para ganharem dinheiro às custas dos bstas…Mais uma porcaria essa tal caxirola, chocalho de imbecil…Vai se transformar em arma; o torcedor mal intecionado abre um burravco na “merda” verde, enche de pedras, só vai dar pra radiola do juiz…você tem muita razão meu caro Sergio…

      • Michel

        Falaram tudo, não preciso acrescentar mais nada.

    • GB

      Carlinhos Brown leva garrafada na cabeça mas não aprende, mesmo.

      • Vagah

        Vc também não aprende que são as pessoas que definem se vão curtir a geringonça ou não. Da mesma maneira que vc resolveu se endividar para ter o seu smartfone bem xuxuzinho! Ou naõ!

        • Celso

          Você Vagah Bund@ é um frustrado, Que pode ter um smartphone de mais de R$ 1000,00 não vai fazer chuva com ele, e também não fará chuva com essa merd@ de caxirola, pois tem amor próprio e não ficará fazendo papel de idiota usando esse chocalho para atrair macacos. Carlinhos brown é um babaca, essa merd@ só terá algum prestígio na bahia, e espero que fique por lá.

    • Eduardo José Pereira do Nascimento

      A vuvunzela é uma corneta horrorosa com um som pior ainda muito usada nos estádios brasileiros mais ou menos entre 1980 e 1998. Como os sul-africanos não entendiam nada de futebol e a sua seleção era ruim, eles ficavam tocando estas cornetas, fazendo a maior bagunça e não estavam nem ai para o jogo. Talvez seja esta a ideia da caxirola, pois a nossa seleção vai pelo mesmo caminho.

    • Marcos

      TOTALMENTE de acordo!!!

    • carlos kaufman

      Agora sabemos oficialmente que a corrupcao e oficial na CBF, FIFA, Conmebol…Havelange, Teixeira, Leoz, todos recebiam comissao por facilidades…neste caso da Caxirola, e so seguir a rota dos pagamentos para ver quem esta recebendo comissao por essa porcaria..

      • Hugo Alexander

        Para quem não sabe, a caxirola é um negócio de apenas R$ 3 bilhões. A empresa fabricante é a mesma que fabrica as embalagens do Mc Donald’s e diversos políticos já tem sua fatia nessa “negócio”.
        Para que esse troço não pegue, basta que o povo brasileiro não compre. Simples!
        Mas acho muito difícil isso acontecer, pois por aqui muitos falam, mas agir que é bom, nada!
        Na hora vai rolar um tal de: Acho feio mas comprei pras crianças.
        Brazil!!!

  • Mario

    É impressionante como as pessoas vivem em outro mundo , esse pseudo artista criou (plagiou do caxixi) essa atrocidade da caxirola e nem pensou que ela poderia ser usada como arma já que no futebol atual esta cheio de brigas de torcida , pior governo não vai proibir o uso por q é um produto da FIFA.

    a vuvuzela era uma droga , mas era é da cultura dos sul-africanos , já caxirola é lixo sem ligação nenhuma com nossa cultura.

    o Luxa é mane metido a malandro , já tinha ganhado o jogo não precisava provocar ninguem ali , ele criou a confusão e agora vai pagar .

  • Bruno

    Já pararam pra pensar quem pagou pelas caxirolas usadas e jogadas fora? De onde saiu esse dinheiro? Quem é o fabricante? Como foi feita a licitação?
    Ninguém fala sobre isso ne… curioso

    • Rodrigo

      Verdade amigo.

      Janca você poderia investigar isso para nós? Quem foi o doido da “cachola” que pagou por esse monte de “caxirola”? Com qual dinheiro? Será que foi feito com verba da Fazenda Estadual ou Federal? Por favor invetigue isso, pois gostaria muito de saber quem foi o responsável por essa idiotice!

      Em relação à punição do Senhor do “pojetu”, acho que apesar de desproporcional foi acertada, uma vez que não se deve, nunca, incitar a violência!

      • janca

        As caxirolas foram distribuídas pelo fabricante, uma multinacional chamada The Marketing Store, que arcou com os custos das 50 mil distribuídas no Ba-Vi. A empresa é a mesma que fabrica o instrumento, que foi patenteado por Carlinhos Brown e cujo lançamento teve apoio do Ministério da Cultura, via Marta Suplicy, e da presidência _leia-se Dilma Rousseff.

        • Breno

          Janca, pra que serve caxirola, carlinhos brown, marta suplicy, esquenta, faustão, ratinho, gilberto barros, raul gil, gugu, funk, sertanejo universitário…

          Esse país se supera a cada dia, quando se pensa que já chegou o fundo do poço… tá difícil sobreviver aqui…

  • Alvaro

    Tomara que seja proibida essa Caxirola mesmo!!!! Eta coisa ridícula!

    • Celso

      Aqui no Sul esse lixo não vai vingar.

  • Hamilton

    Bom dia! Sejamos sinceros, isto é uma vergonha, coisa do Brasil, eta nos

  • “Revoltados com nova derrota para o Vitória, torcedores do Bahia usaram as caxirolas para tentar acertar jogadores, quinteto de arbitragem e a galera rival.”

    Cara acho que você não assistiu o jogo! Primeiro, foi uma forma da torcida se manifestar contra a diretoria. Segundo, não tinha intenção nenhuma de acertar nem jogadores,torcedores ou arbitragem, pois a caxirola foi lançada ao lado do campo enquanto o jogo rolava, ou seja, antes de falar merda, pesquise beleza?
    É nisso que dá essa galera do Sul/Suldeste não ter nem os times no seu próprio site que diz ser um dos maiores site de futebol do Brasil e não representa o Nordeste, e jamais representará!
    A tentativa Carlinhos Brown foi boa, apesar de os torcedores do Brasil terem uma cultura de xingamentos e gritos, mas ninguém ver no lado de incentivo de uma criança ir ao estádio, de um som diferente, de uma cultura diferente que pode ser implantada.

    • janca

      Que poderiam ter acertado jogadores, quinteto de arbitragem ou a galera rival, sim. Usaram para protestar um instrumento que não foi criado para ser atirado no campo, não.

    • janca

      E acompanhei boa parte do jogo, sim, como acompanhei o anterior, de reabertura da Fonte Nova, quando o Bahia levou de cinco. Coisas do futebol. E o Carlinhos Brown teve uma iniciativa, que não estou criticando, embora tenha sido feita com objetivos financeiros. Para ele próprio e a multinacional que produz e distribui o material. E que deverá ser comercializado por cerca de R$ 30,00.

    • sergio

      até a hora que o auxiliar errar um impedimento fatal, ou o juíz marcar um penalti inexistente, jogador rival fazer gol e tirar onda com a torcida do time da casa.. enfim. Você que é entendido e mestre em futebol nordestino deveria saber que se domingo foi jogado a caxirola como protesto, amanhã poderá ser jogado como tentativa de agressão.
      E outra, a cultura do nordestino dentro do estádio é a festa, o torcedor fantasiado, o velho zé do Rádio, aquela bandinha na torcida do Vitoria, o caldeirão nos Aflitos e na Ilha, a torcida do Bahia que não para de cantar 1 segundo… ESSA é a cultura do nordestino. Um chocalho imbecil não faz parte. E não será por essa porcaria que uma criança vai ir ou deixar de ir pro estádio… Não sei se você vive num mundo a parte, mas a caxirola vai render uma grana astronômica pra empresa produtora e para mais alguns. Esse algum não é você, tenha a certeza…

      • Dermivaldo

        Nesse país nada se cria, tudo se copia. Invejaram das vuvuzelas africanas e tiveram uma idéia imbecil.

        • Luis Lima

          Em 1980 no jogo Flamengo x Atletico-MG (final no maraca) já existiam muitas e muitas vuvuzelas, só que não com esse nome, porém igualzinha.
          Portanto não imitamos africanos, só se lá tivessem antes aí eu não sei.
          Mas esse negócio de caxirola é meio infantil mesmo, poderiamos er inventado o berimbau voador assim pelo menos acertariamos o juiz.

      • janca

        E além do mais não se trata de uma “briga” Sul/Sudeste contra Nordeste, isso era algo que deveria estar enterrado, somos todos do mesmo país. Isso aconteceu na Fonte Nova porque lá foi a estreia das caxirolas, mas poderá acontecer em outros lugares e, dependendo do protesto, atingir juiz, adversário quando fizer um gol ou for cobrar escanteio, enfim, como você colocou aí no texto. E que tem gente faturando _e que quer faturar muito_ com as caxirolas oficiais da Copa não tenha dúvida, Sergio.

        • Reginaldo

          O que eu entendi, e acho correto, é que esta porcaria de caxirola não faz parte da cultura do nordestino isso é, foram IMPOSTAS.

          • janca

            Claro que não faz parte da cultura seja do nordestino, seja do sulista, não faz parte da cultura do brasileiro. Foi imposta, sim.

  • Dermivaldo

    Governo estúpido.
    Lamentável a presidente da república apoiar e dar dinheiro para uma idéia tão imbecil quanto essa da caxirola.
    Esse negócio é um lixo, só presta para fazer barulho e perturbar os torcedores. E foi um troço inventado por simples oportunismo.
    Alguém vai ganhar muito dinheiro com esse lixo.
    O povo brasileiro é extremamente mal educado, com certeza irão jogar essas porcarias no gramado, como aconteceu no jogo de salvador.
    Acorde Dilma, levante a bunda da cadeira e faça alguma coisa útil pelo país, acabe com a impunidade, crie uma política esportiva, mate a sede dos nordestinos, etc…

    • Dermivaldo

      Espero que na Copa a Fifa proíba a entrada dessa porcaria dentro do estádio.

      • Mario

        infelizmente a caxirola é um produto oficial do Mundial , aprovado pela FIFA e dificilmente sera proibido .

        • carlos kaufman

          Comissao para a FIFA e CBF…..ta tudo corrompido….a Caxirola e mais um engendro da corrupcao…

    • Cristiano Galo Doido

      Rapaz, o que Dilma tem a ver com isso? Caxirola é programa do governo federal, agora? Har har har. Você tá meio equivocado aí.

      Copa é Fifa, e Fifa é padronização. Toda copa tem sua cerveja oficial, musiquinha, instrumento, mascote…. Se é costume local, ou se não é costume local, a Fifa quer que se lasque. Ah, não pode cerveja no estádio? Na Copa pode. Copa é um evento com dinheiro demais no meio, infelizmente não dá pra fazer plebiscito pro chocalho que o cara vai vender na porta. Acho que já fizeram até muito de botar Carlinhos Brown no meio. Achei que seríamos obrigados a tocar vuvuzela.

      Quem quer Copa na sua casa, tem que jogar no padrão da Fifa. Ou então bater o pé bem revoltado, reclamar da Copa, achar ruim, falar que não quer Copa… e continuar vendo o futebol brasileiro sem a MÍNIMA exposição mundial e consequentemente sem qualquer futuro no mundo de hoje. Temos mais crianças torcendo pro Barcelona hoje do que pra muito time nosso aí.

      • Dermivaldo

        A Dilma tem tudo a ver com isso.
        A Caxirola foi invenção do governo.
        A Dilma liberou verba para a criação e fabricação desse artefato.
        Essa porcaria foi certificada pelo ministério dos esportes.
        E a dilma fez questão de apresentar o lançamento dessa porcaria.
        Abs…

      • Renato Sá

        Sim, o governo federal mandou produzir! Bancou com dinheiro público para ser distribuída!

  • Ton

    A Vuvuzela é da cultura sulafricana, caxirola não é da nossa cultura. Nossa cultura era o estádio dividido meio a meio nos Clássicos e os Bandeirões e já acabaram com essa festa bonita desde o fim dos anos 90.

  • Salve, Janca!

    Concordo com os comentários anteriores; essa história da Caxirola é patética e só nos torna um pouco mais patéticos no afã de exibirmos toda nossa alegria e tropicalidade artificialmente moldada aos feitios do “invasor”. Após a destruição do antigo Maracanã e a construção da Arena Justo Veríssimo em seu lugar, não há bom senso no horizonte do futebol brasileiro. Fulecos, cafuzas, caxirolas… Quem aguenta tanta mentira, como se a população brasileira fosse a grande artífice de todo esse processo, como se estivéssemos juntos com a Coca-cola ou a FIFA? Não se trata “apenas” de superfaturamento, de truculência e de mentiras, mas sim de desrespeito à cultura e à memória do nosso país.

    A seleção não representa mais o povo há tempos. E agora essa de um “novo perfil de público” nos estádios… Quanto cinismo! Construíram centros de compra (arenas) por todo o país; tão grandes que cabem até um campo de futebol para entreter os consumidores, sequestrando toda a aura que envolvia os antigos estádios. Do Maracanã, coitado, roubaram tudo: tudo! As dimensões, a marquise, a geral, as arquibancadas, as traves (as traves!!!), a rede e até a vista que os geraldinos tinham do Cristo Redentor lhes foi arrancada… País pobre é um país sem memória.

    Abraço,

    João Sassi

    Ps: escrevi sobre esse assunto no Borogodó. Dá um pulo lá! http://www.borogodofutebolclube.blogspot.com.br/2013/04/maracana-chucrute-com-banana.html

    • janca

      Já tinha lido seu texto, João, e dado um pulo no seu blog. E no caso da caxirola concordo que é uma forma de exibirmos nossa suposta alegria, além de tropicalidade, como você coloca, de uma maneira artificial. E põe artificial nisso… Grande abraço, Janca

  • Alberto

    Essa copa vai ser o maior vexame de nossa história. Por ex. o que ira acontecer com algum maluco que invadir o campo, ou mesmo jogar algo dentro dele ??? Absolutamente nada, não temos nenhuma lei que venha a coibir isso. Fora isso teremos este lixo de seleção que pelo menos a mim não representa jogando um futebol medíocre, a nível desses popstars que estão na nossa seleção. Mais o lado positivo e que esta copa será um divisor de águas, pois logo após o fiasco teremos eleições, alguém já pensou nisso ???

  • América LATRINA é foda viu!!!! Depois o brasileiro reclama quando é chamado de ignorante, burro, analfabeto e outras ofensas que eles interpretam como “racistas”…

    • janca

      ???

    • Vagah

      Não faz confusão. Não seja burro, ignorante e analfabeto. Já a sua raça, é problema teu

  • FOD#######SE BEM FEITO..O QUE CUSTYOU AO NOSSOS COFRES COM O DINHEIRO PUBLICO EU TB JOGAREI FORA ESSA PORCARIA.

  • Luis Furtado

    Se essa tal caxirola já está criando todo esse debate e discórdia agora, imaginemos na copa do mundo. A verdade é que trata-se de algo totalmente desnecessário e até certo ponto irritante, a torcida brasileira sempre cantou, usou fantasias e alegrou o futebol no mundo inteiro, então pra que introduzir e tentar forçar algo tão fora da nossa cultura? A verdade é que não estamos em uma boa fase, nosso futebol está longe de nos dar alegrias nesse momento, a torcida já está desanimada com a seleção e já começa a protestar, essa tal caxirola não vai ajudar em nada. O melhor a fazer é aposentar essa ideia medíocre e puramente comercial.

  • Fernando Duarte

    A Conmebol é uma entidade que atua de forma lamentável há muitos anos. Faz quase sempre tudo errado.
    Entretanto, a César o que é de César. Essa inominável caxirola precisa ser barrada no nascedouro. É preciso cortar as asas de todos esses envolvidos, multinacional e esse “esperto” Carlinhos Brown, antes que nossos estádios sejam infestados por essa geringonça barulhenta, dispensável, e com potencial de ajudar a tumultuar os jogos no momento em que for jogada no campo. Quem ganha com essa joça ? Quem fez e quanto pagaram para que a própria presidente chacoalhasse essa porcaria ? Quem disse que esse lixo me representa culturalmente ?
    Proíbam essa porcaria nos estádios já !!!!!!

  • Danilo

    Vocês estão de brincadeira que esse troço representa nossa cultura… o barulho é irritante como foram as malditas vuvuzelas…

    Alegria tem a ver com sorrir e respeitar, não irritar ninguém com barulho chato…

    E Carlinhos Brown artista é forçar a barra, se ele é então todo brasileiro é…

  • leandro

    Na boa gente, as tais vuvuzelas foram duramente criticadas devido ao barulho irritante e incômodo criado no estádio, aí vem um brasileiro que gosta de ganhar dinheiro sem trabalhar de verdade, “inventa” uma porcaria dessas pra fazer barulho e irritar à todos na hora dos jogos, para servimos de piadas de mau gosto para os estrangeiros que aqui estarão.Tem hora que me dá ódio de ter nascido aqui devido a certos indivíduos desse País.

    • Dermivaldo

      Quer apostar que na festa de abertura vai ter mulatas rebolando com a bunda de fora? E os mesmos cantores de sempre (Daniela Mercure, Ivete Sangalo, etc…)? E que na de encerramento vai ter funk?

      • leandro

        Com certeza Dermivaldo, sem sombra de dúvida, sem esquecer o megassucesso nacional NALDO, há e tem a ótima PRETA GIL também, todos com presença garantida pela dona PLIM PLIM.

        • Dermivaldo

          Ah, não pode faltar o nosso ídolo Michel Teló, é claro… rs

          • Rodrigo

            Rezem para não aparecer algo pior, pois se isso ocorrer é bem provável que cante o hino nacional em todos os jogos.

            Já pensaram se aparece um Funkaxé Universitário, com seu novo hit, com dancinha e tudo: “meu Fuleco vai cafuza sua caxirola”!! Formidável!!! kkk

      • Luis Lima

        Pô Dermivaldo, concordo com vc quando reclama dos cantores de sempre (Daniela Mercure, Ivete Sangalo, etc…) e funk também.
        Mas deixa as bundas das mulatas quietas, essa é uma boa rsrs

  • Manda a comenbol ir a m…o que se joga de porcaria nos estadios nessas competições Sul Americanas.Objetos contundentes e até letais.Tão de sacanagem……………………………………

  • francotimao

    Ola, João, essa caxirola foi uma idéia de quem ta a fim de ganhar uma grana, só por isso, pois de minha parte acho um “troço” no minimo desnecessário, descabido e desenxavido…quanto a punição do Luxa, também concordo q foi desproporcional ( embora ache q ele mereça por ser muito chato..rsrsrsrs!!)…Abs!!!!!!

  • wander

    Lembram do kit de primeiros socorros que nos obrigaram a comprar? è a mesma merda . Agora vem essa porcaria inventada por um baiano que só sabe fazer barulho.E povinho sem cultura…

    • Vagah

      Ô Wander, não seja abestalhado. O seu nome mesmo revela a sua origem popular. A criatividade na invenção e adoção de nomes próprios. O abuso do W. Eu não acho bonito, mas é criativo. Wanderlayson, Wellington, Wilerson, Walderclay e por aí vai. É a forma popular de americanizar. É o mesmo que as classes alta e média faz para americanizar os nomes de todo o resto: condomínio, shopping, carro. Coisa sem criatividade nenhuma. Sinal apenas da sua subserviência ancestral.
      Barulho?! Carlinhos Brown? Ah então tá. Para de frescura e cai no samba! Presta atenção: tem uma sonora majestade rítmica; tem muita mulher e dá um tesão danado!

  • ALESSANDRO

    TORÇO SINCERAMENTE QUE A CONMEBOL PUNA EXEMPLARMENTE A TORCIDA QUE USAR ESSAS PORCARIAS NO ESTADIO,QUE O TIME CUJA TORCIDA USAR ESSE LIXO TENHA QUE JOGAR DE PORTOES FECHADOS!!!!!!!
    EU SOU UM DEMOCRATA ,DEFENDO A LIBERDADE DE EXPRESSAO,MAS HONESTAMENTE A CADA DIA QUE PASSA EU FICO MAIS REVOLTADO COM O PESSIMO USO DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE DE EXPRESSAO,COMO SE USA ISSO PARA SE FAZER COISAS IDIOTAS,BURRAS E QUE DENIGREM O PATRIMONIO CULTURAL BRASILEIRO,TAO BONITO E RICO E A IMAGEM DO NOSSO PAIS!!!!!!!!!
    A CADA DIA AS MANIFESTAÇOES MUSICAIS E CULTURAIS DO BRASIL VAO CADA VEZ MAIS AO FUNDO DO POÇO!!!!!!!!!

    • Vagah

      Vc é um democrata, desde que o seu uso esteja de acordo com o que VOCE considera; a liberdade de expressão fica boa, mas para a SUA expressão; vc respeita o patrimônio cultural, mas aquele de acordo com a sua CLASSE SOCIAL, aos SEUS valores, sobre aquilo que seja bonito e rico. AHH! Tá bom, vc faz uma concessão para um FOLCLOREZINHO! Tão rústico! Alessandro vc NÃO é democrata.
      Caso fosse vc aceitaria a expressão cultural dos outros, mesmo as mais simplórias, e admitiria que a sua razão de ser e a sua beleza até escapa ao seu entendimento. É natural não gostar! Ruim é desvalorizar só porque não lhe coube apreciar

  • Vagah

    Neguinho acha o MMA uma maravilha!; o Flamengo já criou o seu time de futebol americano; SP tem autódromo mas fecha parte de uma via vital para fazer prova de Indy e criar a maior zona. Monta aí o seu time de Rugby! Bota uma imensa estátua da liberdade na porta do seu shopping! Bota nome inglês no seu condomínio. Chama o “Estádio” do Mineirão de Minas “Arina”. Se veste de monstrinho no Morumbi para ver a Gaga. Tudo isso pode!!!! Registra no smartfone!
    Agora, bolar um chocalhinho, inspirado no caxixi, para fazer bagunça em estádio. Fazer disso um negócio, á semelhança do que fizeram os sul-africanos com as vuvuzelas, e todos os outros com todas as bugigangas. Ahhh isso é motivo para insultar o povo e sua cultura, o governo e tudo o mais. Pega esse moralismo e o seu smartfone e……

  • Luis Lima

    Em 1980 no jogo Flamengo x Atletico-MG (final no maraca) já existiam muitas e muitas vuvuzelas, só que não com esse nome, porém igualzinha.
    Portanto não imitamos africanos, só se lá tivessem antes aí eu não sei.
    Mas esse negócio de caxirola é meio infantil mesmo, poderiamos er inventado o berimbau voador assim pelo menos acertariamos o juiz.

  • Renato Sá

    Janca, desta vez eu aplaudi a torcida do Bahia! Estivesse no estádio jogaria a minha caxirola no gramado!
    Estão dizendo que o torcedor brasileiro é um inconsequente e pratica essas atitudes reprováveis. Uma parte da mídia está escandalizada com a atitude de jogar as caxirolas… Sigo o que disse José Trajano. Foi a atitude mais sóbria no esporte brasileiro em anos! É a REVOLTA DA CAXIROLA, como vi noticiarem!
    Revolta contra os gastos alvimastodonticos sobre esses estádios. Revolta contra o NÃO-Legado que herdaremos da Copa… Nada de trem, metrô, transporte de massa, Hospitais, Escolas, Praças…. Nada de útil, apenas estádios esterilizantes da cultura! O torcedor está prestes a ser expulso dos estádios para dar lugar aos apreciadores de ópera, como na Inglaterra o é!

    Com relação a essa caxirola, custeada à dinheiro público na ordem de R$20 cada e uma produção de 50mil exemplares para distribuição ao público… Algo inventado ontem, com direito de patente de um indivíduo e direito de fabricação de uma empresa….

    Que todas as caxirolas sejam arremessadas no gramado!

    • janca

      Eu discordo, Renato, e o Bahia pode ser inclusive punido por conta disso. Porque não foi uma revolta contra a caxirola, foi uma revolta contra a atuação do time do Bahia. Se tivessem outra coisa em mãos seria ela que os torcedores atirariam no campo.

  • wilson

    sou Brasileiro e nunca ouvi falar nessa bosta de caxirola, que deve ser mistura de corno com bola. o detalhe é o seguinte a merda tem o molde de soco ingles, então ja se sabe pra que vai servi

  • A caxirola esta sendo financiada pelo BNDES….

    Mas essa invenção do carlinhos broww vai ajudar , a acabar com o jogo dos argentinos. Kkkkkkkk

  • Socratess

    ….A VERDADEIRA INTENÇÃO DESTE INSTRUMENTO É TIRAR O FOCO DO TORCEDOR DO JOGO. UMA VEZ QUE NOSSA SELEÇÃO ESTA UMA DRAGA, OS POLITICOS CRIARAM UMA MANEIRA DE MANTER OS GADOS INTERTIDOS ENQUANTO A SELEÇÃO TOMA GOLS!!! ELES CRIARAM AS NOVELAS COM ESSE INTUITO E DEU CERTO. ELES CONTINUAM NO PLANALTO FAZENDO MARACUTAIA DE SEMPRE…

  • fernando alves

    Muito dinheiro, muita promoção, muita covardia e pouco futebol. este é o lastimão do tite tecnico medroso e covarde com medo do boca.

  • Hartman

    Até agora to sem entender qualé dessa Caxirola, isso nunca fez parte da cultura do nosso futebol, não tem como fazer algo criativo tem que vir com algo que remete a Vuvuzela Africana!, coisa idiota isso ai, tomara que não emplaque e de tanta dor de cabeça que ela seja proibida de vez…

  • primeiramente este instrumento que o carlinhos disse ter inventado ja existia é um instrumento usado na capoeira,seu nome é CAXIXI e ele só fez uma adptação no mesmo.
    agora ele bater no peito e dizer que inventou esta tal de caxirola eo pior o nosso governo investir 1,5 MILHOES eu faço este instrumento e vendo por 5 reais cada que diferença heim

    • janca

      Que eu saiba não foi bem isso, a caxirola teria tido como base o caxixi, mas não é exatamente uma cópia. E é o que a empresa responsável pelo produto _via assessoria de imprensa do produto caxirola_ diz. Que ele foi inspirado no caxixi.

  • Tudo no Brasil, ou quase tudo, transpira oportunismo. É lamentável.

  • Brasil vamos colocar em pratica a tecnologia nas torcidas, o futuro no Mundo.

    • janca

      ???

MaisRecentes

Revolta corintiana



Continue Lendo

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo