O São Paulo renasce



A vitória do São Paulo, 2 a 0 diante do Galo, não só garantiu a classificação dos paulistas, como lhes dá moral para a fase seguinte da Libertadores.

No segundo tempo a equipe jogou com uma garra que ainda não demonstrara em 2013. E apresentou bom futebol. Tem chances de eliminar o Atlético-MG nas oitavas de final, apesar de a melhor campanha na fase de grupos ter sido dos mineiros, com 15 pontos, cinco vitórias e apenas a derrota de ontem.

Mesmo com o primeiro jogo no Morumbi e a decisão sendo em Minas, não vejo favoritismo do Galo. Acho que o futebol mais bonito praticado no Brasil é o do Atlético, mas isso não necessariamente ganha jogo. E nos dois jogos contra o Galo o São Paulo foi bem. Fora que Cuca, apesar de ser um excelente treinador, não é exatamente especialista em mata-mata.

Não que o Atlético não possa vencer. Pode. E pelo que mostrou até aqui tem, como já disse, o futebol mais vistoso da Libertadores. Mas insisto que isso, por si só, não ganha jogo. E o São Paulo pode jogar mais relaxado e mais forte emocionalmente a partir daqui. A pressão e a responsabilidade passam a ser do Galo. Mudam de lado.

E isso tudo sem falar que Rogério Ceni ganha força de novo. Criticado até pela mulher de Denis, o goleiro reserva do Tricolor, mostrou coragem ao bater o pênalti que deu vantagem ao São Paulo ontem. E ajudou a colocar o time nas oitavas de final e a calar, pelo menos por enquanto, muitos de seus críticos, alguns dos quais defendiam que abandonasse o futebol. Quando a hora de parar, repito, quem tem de saber é ele. Nâo somos eu e vocês.



  • socram1958

    Parabéns pelo comentário Janca, não é ainda o tricolor de meus sonhos e creio que também da maioria dos tricolores, mas penso que o comentarista, analista, jornalista ou como quiserem denominar tem que ser imparcial em seus comentários e você demonstra isso nessa análise, uma grande e forte equipe não se forma da noite pro dia…abraços…

    • Nosdelg

      Pena que eu não posso duzer o mesmo do André Kfouri.

  • kleber

    o são paulo jogou até melhor contra o arsenal e o strongest…mas hj os gols sairam,,,detalhes do futebol…

  • Felipe

    Acho que se os jogadores que entrarem como jadson e fututramente o luis fabiano tiverem a mesma disposição o time será muito melhor tecnicamente.
    O que me animou muito foi ver a consistencia defensiva ( lucio e toloi foram muito bem como dois xerifes). Além do meio de campo que marcou muito bem, lembrou o são paulo da sul americana em alguns momentos. Claro que infelizmente com a falta daquele jogador decisivo pelo lado direito. Mas o meio de campo foi muito bem.

    • janca

      A defesa ontem mostrou firmeza e soube parar o Atlético, que pouco perigo ofereceu. Mas o ataque no primeiro tempo também rendeu pouco. O São Pualo também tem que se preocupar com o sistema ofensivo, como você bem colocou parece que faz falta um jogador decisivo. E não só pelo lado direito. É minha impressão, Felipe.

    • Júlio

      Boas e pertinentes observações, Felipe, mas acho que, ao menos no segundo tempo, o Osvaldo foi decisivo pelo lado direito, pois deu o passe para o Aloísio sofrer o pênalti e a assitência para o gol do Ademílson (a qual eu achei brilhante, pois tinha certeza que ele iria chutar aquela bola para o gol).

  • BETO CANADA

    O SP ja está nas quartas , foi só o R10 soltar aquela besteira sobre treino de luxo ou treino pra próxima fase que Ele deu uma de “Léo” e entregou a faca e o queijo pro SP. Independente disso , time que tem Cuca no comando e Jo no ataque ( e olha que de jo nós Corinthianos entendemos bastante ) não merece ir muito longe nessa competição.
    Aos tricolores Parabéns pelo jogo de ontem , pois no geral da competição o SP foi um fracasso , agora veremos se o Galo estava mesmo de treino ou é um time bom, Eu não boto fé nos mineiros.

  • Thiago BH

    Sem Bernard e Diego Tardelli no time das frangas, fica fácil vencer, né Janca? Quero ver é nas oitavas, quando ambos os times estarão completos!

    • janca

      Mas até aí o Luis Fabiano também não jogou, está suspenso, nem vai jogar as próximas. Mas que Bernard e Diego Tardelli, especialmente o primeiro, que forma dupla fantástica com Ronaldinho Gaúcho, fazem falta, concordo. E que falta!!!

      • Júlio

        Não só o Luís Fabiano, mas o Jádson também não jogou, e não há como negar que o time do São Paulo é muito dependente desse jogador…

        • janca

          Bem lembrado, claro.

        • Felipe Lima

          Quanto ao Jádson, concordo piamente.
          Já o Luis Fabiano, o time acostuma a jogar sem ele. Não dá pra confiar!

  • Claudio Rosenbaum

    Janca, sou corinthiano roxo você sabe, mas entre amigos acabei acertando os resultados de ontem, por mero palpite. Discordo da sobrevida ao Rogério Cêni, que ja foi um grande jogador. Bater pênalti é papel do goleiro no São Paulo pq não há quem o faça no lugar dele e o atlético não chutou uma bola sequer ao gol que exigisse algum esforço maior do Rogério . Também acho que não há favorito no confronto entre os dois, assim como depois do jogo de ontem , não vejo qualquer chance do Atlético levar a taça . Abraços

    • Nosdelg

      Janca, sempre próximo a perfeição, parabéns o texto esta 10, e 10 também para o Mito.
      Agora Claudio, talvez vc não entenda tanto de futebol como pensa. Presta atenção, os melhores jogadores disponiveis para o técnico, este coloca em campo partindo do melhor goleiro ao melhor atacante. Quem no são paulo é o melhor cobrador de penalti? Quem no São Paulo é o melhor cobrador de faltas? Se os melhores estão em campo cabe a eles a responsabilidade.

    • janca

      Oi Claudio, tudo bem? Putz, discordo um pouco de você, embora também entre amigos tenha acertado não os resultados, mas o segundo classificado do grupo, que foi o São Paulo. Na verdade não estou me referindo à sobrevida ao Rogério Ceni, apenas acho que é ele _e também a comissão técnica e a diretoria são-paulina_ que tem de definir quando é a hora de parar. Se ele tivesse perdido o pênalti e o São Paulo fosse eliminado como lanterna do grupo ontem ficaria, no mínimo, chato. Mas não. Ele foi decisivo e não é todo jogador que vai lá, bate o pênalti, coloca muita coisa em jogo, chama a responsabilidade para si e marca. Como ele fez. As oitavas de final vão ser complicadas, não vejo favoritismo do Galo, que ficou com o primeiro lugar entre os classificados mas um gosto amargo na boca, nem do São Paulo. Lanterna entre os classificados, mas empolgado com a classificação e com a forma como ela veio. Vamos ver o emocional dos dois times como fica. O Galo joga mais bola, tem futebol mais envolvente, bonito, pra frente, Bernard e Ronaldinho formam uma dupla incrível, mas o São Paulo não pode ser jogado fora. Ainda mais depois da classificação dramática. E passando pelo São Paulo não vejo o porquê de o Galo não poder ser campeão. Lembrando que sempre vai decidir em casa. Futebol pra isso tem. Cabeça… Não sei. Abs., Claudio, Janca

  • peter

    Janca, vôce se espantou com o resultado?
    Eu não,visto que este timeco de galinhas só joga contra times mulambos.Quando pega um time de verdade êles mostram sua verdadeira cara.

    • Dermivaldo

      Eu já havia dito que o São Paulo Futebol Woman se classificaria, pois o Atlético não tem camisa e até hoje só ganhou um único título de expressão. Tiveram a chance de mandar o Cruzeiro para a segunda divisão e tomaram de 6. E cá entre nós, time argentino perder para time boliviano dentro da Argentina seria inédito.
      Lamentável a opinião de 90% da imprensa, dizendo que os bambis não se classificariam. E o besta do Belletti tem coragem de dizer que o Atlético é o melhor time do país. O Bernard e o Tardelli não puderam jogar e o time só teve um lance de gol em 90 minutos. Campeonato se conquista com elenco e não com 11 titulares, se não tiver reservas à altura, não ganha nada.
      Acho que os times que irão mais longe na Libertadores serão Corinthians (provavelmente bi-campeão), Fluminense e Bambis.
      Um ótimo dia à todos.

      • Dermivaldo

        E o Morumbi é ridículo e completamente ultrapassado, a torcida fica muito longe do gramado e o estádio não tem sequer cobertura, se chover granizo, sai todo mundo machucado.

        • Dermivaldo

          Aquele Marcos Rocha é ruim demais, como pode estar na seleção? Hoje em dia é muito fácil jogar em time grande e na seleção, basta ter um bom empresário.

  • Cleibsom Carlos

    Quando vejo “comentaristas” empolgados com um jogo horrível como este percebo que em termos de futebol o Brasil perdeu o bonde da história. É garra prá lá, garra pra cá; futebol de “macho” e gladiadores em campo…Jogar futebol que é bom, nada!!!!A bola deve ter saído toda dolorida desta “batalha” porque ela foi muito maltratada.

    • janca

      Não se trata de empolgação. Pelo contrário, não dá pra comparar o desempenho do Galo ontem com o dos cinco jogos anteriores na Libertadores. Mas que o São Paulo voltou a jogar com raça, voltou.

      • Cleibsom Carlos

        Mas é essa a questão, Janca: um time jogando com raça, mesmo que com técnica sofrível, contra outro relaxado, desligado e desinteressado do que está ocorrendo em campo, penso que o resultado desta partida será óbvio…Então porque tanta festa e tanto elogio?

        • janca

          Para o São Paulo claro que muita festa. O time estava à beira da eliminação e conseguiu a classificação. E diante do time que fez a melhor campanha da Libertadores. Motivo pra comemorar, sim. Se tivesse perdido, a casa cairia. Não perdeu, avançou e tem chances de ir às quartas de final.

  • Mario

    parabens p/SPFW , mas vamos ser francos o Galo amarelou , não deu um chute a gol para felicidade do Rogerio Senil .

    Acho q o SPFW virou favorito contra o Galo , não pelo futebol apresentado ontem e sim por q o Cuca vai amarelar como sempre fez na carreira dele quando o bicho pega .

  • sergio

    Janca… acho que o Galo não deu o devido valor ao jogo como deveria ter dado. Se tinha a chance de eliminar um rival fortíssimo, que o fizesse. Isso não significa que ganharia o jogo de qualquer forma, mas me refiro a ter vontade, gana de eliminar o SPFC e olhar pro mata mata. Tirando o Richarlyson, os outros 10 em campo pareciam estar em um coletivo. Pois bem, agora já foi, e o confronto ta aí… Igualou o embate e embora o Galo continue tendo um time melhor que o do SPFC, o favoritismo se esvaiu. Poderiam ter cortado o “mal pela raíz” (sem ofenças no termo), mas deixaram a árvore crescer. Pra derruba-la agora vai dar trabalho. Muito trabalho. Fica de aprendizado pro Galo.. E quanto ao SPFC, entra com a confiança lá no topo contra um time melhor. Vai sair faísca e pra quem teve de aguentar, até agora – 18/04 -, jogos imbecis contra Penapolenses, XV de Piracicaba, Atl Sorocaba dentre outras maravilhas, o prato está servidíssimo! O futebol agradece!!

    • janca

      Oi Sergio. De fato, apesar de eu considerar o time do Galo melhor e com um futebol mais bonito _na média_ do que o do São Paulo, agora o Tricolor pode ter renascido e renascido forte. O que pode complicar para o Galo nas oitavas de final. Em relação ao Paulistinha, que você cita aí, é uma lástima, assim como a maioria dos Estaduais. Que servem pra contentar as federações locais, que elegem o presidente da CBF. E ocupam um terço de nosso calendário _os Estaduais, digo. Que nem pra pré-temporada servem. Sem comentários.

      • sergio

        O pior de tudo, Janca, é ler que o nosso bravo Marin colocou um cheque gordo num envelopinho para entregar aos Presidentes de Federações Estaduais… Realmente dá nervoso ler notícias como essa… É você ser rotulado de palhaço, ser palhaço e não poder fazer nada. Enquanto nos revoltamos aqui, eles dão risada lá… E o nosso futebol não evolui. Em nada. Parece que a dinheirama derrubada nos clubes oriundos da TV e patrocínios serviu para criar uma pseudo-imagem de Futebol brasileiro as mil maravilhas… Não é possível que os sujeitos só tenham uma visão de 10 cm a frente do rosto. E incluo o meu time nisso, mesmo ele sendo o mais rico do país. Nosso futebol está sem futuro.. Cada um pensa no seu próprio bem estar…
        Me tire uma dúvida, Janca: Existe meios de alguém, como a Dilma por ex, intervir na CBF? Ou ela é uma entidade privada e ninguem tem o direito de meter o bedelho?
        Abs.

        • janca

          O que existe é a possibilidade de o papel e o formato da CBF mudarem. E por pressões externas. Intervenção na CBF não cabe, segundo corrente de juristas. Mas, por outro lado, a CBF administra um bem que pode ser considerado público, que é a seleção. Daí a história mudaria de figura. Mas não acho que caiba ao governo intervir. Cabe ao Congresso e à sociedade rediscutirem o modo de funcionamento da entidade. Ao Poder Legislativo, enfim, se mexer.

  • tato I

    Parabéns ao São Paulo. Jogou com mais vontade e mereceu. Alguns pontos no GALO me deixaram intrigado: que posição é essa que Ronaldinho jogou? E a função de voltar ao meio e armar as jogadas? Richarlison não viu a cor do Osvaldo, aquilo lá tava uma avenida. Não sei se o Cuca armou a equipe errada, mas é fato que Bernard e Tardelli fazem falta ao bom futebol do GALO. Bom, pelo menos caiu essa de “time 100%” e outras coisas… O São Paulo vai como franco favorito para as oitavas na opinião da mídia e dos torcedores em geral. “Saiu fortalecido e cheio de moral” para as oitavas. Por mim melhor, que venham as oitavas.
    GALO!

  • Arthur

    Janca veja o semblante do Cuca em jogos apertados, dificeis e decisivos. Representa fielmente o fracasso, derrotismo, não saber lidar com a pressão nas horas decisivas, seus times sempre foram assim e será sempre sinõnimo de FRACASSO este técnico. Oh Céus, oh vida. Sou corinthiano e o SPFC irá atropelar esse time desequilibrado emocionalmente do galo nas oitavas.

  • Rodrigo T. Matos

    O RONALDINHO GAYUCHINHO JOGOU DE SALTO ALTO… PRECISA SER MAIS HUMILDE. AVISO AOS CORNETEIROS… O SÃO PAULO NÃO FOI BEM DURANTE A PRIMEIRA FASE, MAS TEM DNA DA LIBERTADORES. AGORA COMEÇA O MATA-MATA… FORÇA, TRICOLOR!!!

  • lee-e

    Certo, legal, mas nao consigo compreender como algumas pessoas acreditam que um time , por sua tradição apenas, pode ser considerado experte em alguma competição.

    Vejam o palmeiras, que ja participou inúmeras vezes…mas olhem o elenco. Não tem como falar que o palmeiras vai fazer pesar a camisa se só tem jogadores ‘virgens’ na libertadores. A mesma coisa podemos dizer do sao paulo, tirando um ou outro…

    Fico irado qd vejo comentaristas profissionais falando sobre times tradicionais da liberta, mas nao to dizendo que é o caso aqui

    • Cleibsom Carlos

      Mas estes caras se acham donos da verdade e não descem do salto…Veja a final do ano passado: O Boca tinha bem mais tradição na competição do que o Corinthians e era favorito, na opinião destes “entendidos”…Mas na final não foi páreo para a falta de tradição do alvinegro paulista.

  • Julio Cezar

    Pocotó pocotó pocotó pocotó…minha eguinha pocotó! Acho que o cavalinho paraguaio parou no meio do caminho, com o Cuca na montaria.
    Saudações Tricolores (carioca, claro).

  • César

    Quem diria, heim !?

    Sou corintiano e assisti o jogo pensando que seria um jogo bonito, afinal temos a galo do futebol bonito e cisne vestindo a camisa são paulina. Mas o que se viu foi um time que venceria a qualquer custo e um que pouco se importava se o jogo era amistoso ou final de mundial.

    Parabéns ao São paulo, que jogou como se deve jogar uma Libertadores e pobre do Atletico-MG que se voltar a apresentar esse futebol preguiçoso e dependente de bolas aéreas do Ronaldinho vai perder lá e aqui.

  • Ton

    Olá Janca, eu não acertei o placar mas tinha apostado na vitória do SPFC, e me tomei como base o fato do Galo já está Classificado como o melhor dos 1º sem pretensão nenhuma e foi exatamente o que se viu ontem. Qual foi a grande defesa do RC? Ele praticamente não foi exigido. Agora nas oitavas de final, as coisas vão depender da primeira partida. É fundamental para o Galo marcar gols no primeiro jogo e para o Tricolor não sofrer, porque gol fora de casa conta e muito. De qualquer forma, ou a tradição e camisa do Tricolor ou o melhor futebol da primeira fase fica pelo caminho na próxima fase. Melhor assim, para os outros brasileiros! Abs.

  • francotimao

    Ola, João, ficou claro ontem q um time queria vencer ( São Paulo) e o outro não queria jogar (Galo), como sempre quem quer vencer quase 100% acaba vencendo, é indiscutível q o galo perdeu uma grande chance de eliminar um rival a altura do msm, pois o time argentino já havia se mostrado fraquíssimo pra pegar o galo de novo, como não sou torcedor do galo é muito melhor ver dois jogos entre eles do q contra a “galinha morta” argentina, já pro torcedor “mineiro” vão ficar com o “coração na mão” e, como sempre q vença o melhor…Abs!!!!!!!!!!

  • Cesar (Atleticano)

    Antes de mais nada quero deixar claro, sou Atleticano. Daqueles que nunca viram o time ganhar o campeonato brasileiro, já que nasci em 72…e tenho “só” 40 anos…daqueles que sofrem, ano após ano, com a falta de personalidade e tranqulidade para manutenção do padrão de jogo em momentos decisivos…vendo vários títulos “escorrerem entre os dedos”…

    Bom, já tendo me apresentado, gostaria de deixar registrado que fiquei INDIGNADO com a postura do Galo ontem (do time, como um todo) e surpreso com a declaração do Ronaldinho. Olha, com o salário que os jogadores ganham hoje em dia precisariam “comer a grama” (como os jogadores do SPFC fizeram) em TODOS os jogos. Agora, um jogador importante, formador de opinião, falar pra imprensa, no intervalo, que um jogo de Libertadores é “treino” e ele quer “se divertir” ??? Vai se divertir nas peladas de final de semana, com os amigos e as marias-chuteira!!! A torcida esperou 13 anos para chegar na Libertadores (de novo) e ela NÃO QUER só passar o tempo, quer ser campeã. Por causa da “diversão” do time ontem, do “treino” no Morumbi, o Galo vai deixar de pegar o fraquíssimo Arsenal (que tomou 10 gols dele) e vai pegar o SPFC, logo após ter dado uma “baita moral” pra ele… é de fazer doer o coração atleticano!!!

    É com tristeza que digo que (na minha opinião) o Galo deu adeus à Libertadores 2013 ontem, de forma antecipada, ao ressucitar um “defunto”, que agora, como “zumbi”, verdadeiro “morto-vivo”, tende a ganhar força na próxima fase e reforçar o estigma de “cavalo paraguaio” do meu time… uma pena!

    • janca

      E eu concordo com você. Não entendi a postura do Galo e também fiquei surpreso com a declaração, o deboche, digamos assim, do Ronaldinho Gaúcho. O atacante não só provocou o rival como, ao não jogar nada, assim como boa parte dos seus companheiros, acabou dando moral ao São Paulo.

      • rubens

        a impressão que passou foi de desculpa para a derrota, como se no intervalo já estivesse decretado o resultado final. Declaração infeliz do RG que demonstra desprezo ao adversário ou um enorme desconhecimento do regulamento!

        • Cesar (Atleticano)

          Na verdade muito se falou de desrespeito ao adversário, mas eu não vejo somente assim. Vejo a declaração do R10 como um desrespeito à torcida da qual ele sempre fica dizendo ter aprendido a gostar… lamentável.

          E, vendo o vídeo do discurso motivacional do Rogério Ceni, me deu uma profunda inveja… não vejo este espírito no Galo, que se envaideceu antes da hora (MAIS UMA VEZ) e (aparentemente) vai colher novamente os louros da “melhor arrancada”, “melhor 1o turno”, “melhor 1a fase” ou “futebol mais bonito”…. sem título.

  • Oscar de melo

    Torci como se o Galo fosse o Timão,mas confesso que o São Paulo mereceu a classificação.Erva daninha tem que arrancar pela raiz,se cresce e volta a incomodar.Meu palpite é que o Galo vai pagar pela indisplicência,essa situação já está virando regra na Libertadores,todos que classificam em primeiro lugar,cai na fase seguinte.

  • rubens

    Parece que é a sina do Cuca montar bons times e ser derrotado por times mais fracos. Foi assim no Botafogo (bi vice em duas finais contra o Fla, quase foi tri vice), no Cruzeiro de 2011 que tinha melhor campanha e perdeu para o Once Caldas com direito a cotovelada do Cuca no Renteria sem contar aquele ultimo jogo do Brasileirão onde o Galo poderia ter rebaixado o maior rival e perdeu de 6 x 1. São Paulo favorito.

MaisRecentes

Flamengo e CBF



Continue Lendo

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo