A novela de Oruro



A Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, segue preocupada com o que considera morosidade da Justiça boliviana no caso dos 12 corintianos presos em Oruro.

O receio da uniformizada é o risco de os torcedores seguirem presos mesmo depois do prazo de seis meses para o término das investigações. Uma brecha na legislação local permitiria que os suspeitos fiquem até três anos presos até que saia a sentença definitiva. A Gaviões ainda espera que os 12 respondam o processo em liberdade. Eles foram detidos em 20 de fevereiro. Dos 12, nove são da Gaviões e três, da Pavilhão Nove.

As duas torcidas seguem reclamando das autoridades brasileiras, que teriam se “esquecido” dos brasileiros presos, suspeitos de terem participado, direta ou indiretamente, do lançamento do sinalizador que matou Kevin Espada, de 14 anos, em San Jose x Corinthians, pela Libertadores.

O governo brasileiro diz que vem fazendo tudo o que está em suas mãos pelos 12 corintianos, mas que não pode interferir na legislação boliviana. Um jovem de 17 anos, menor de idade, portanto, apresentou-se no Brasil como o responsável pelo disparo. Não há chances de ser extraditado para a Bolívia, onde a maioridade penal começa aos 16 anos.

Pelo jeito muita água ainda vai rolar…



  • maik

    sou santista mas essa situação ja passou
    dos limites, ta muito claro q esses rapazes
    não participaram do ato!
    se não podem provar não podem deter!!!

    • helio antunha lascane

      temos que lembrar, que eles estão na Bolivia, a lei é diferente, eles não reconhecem o menor que se entregou no Brasil, tem que pegar o avião e se entregar la, ai serão soltos, na situação atual vão continuar como suspeitos e presos até o fim do processo, contratem um bom advogado boliviano, o melhor senão vão ver a copa e as olimpiadas pela televisão.

      • Moreno

        Eles estão na Bolivia, mas não é porque não reconhecem a confissão do menor no Brasil que podem manter inocentes presos. Eles querem um culpado, que vão atrás. Porque não foram mais eficientes e impediram a saida de todos os torcedores do país? O menor saiu sem problemas …

        • NÃO IMPEDIRAM A ENTRADA DOS SINALIZADORES ,NÃO PRENDEU O VERDADEIRO CULPADO (RÉU CONFESSO) , PRENDEU VÁRIOS TORCEDORES SEM PROVAS, POIS ATÉ AGORA NÃO APARECEU NENHUMA EVIDENCIA QUE ALGUM DOS DOZE CORINTHIANOS ESTEJAM LIGADOS AO CRIME , OU SEJA INCOMPETENCIA TOTAL DA POLICIA E DAS AUTORIDADES BOLIVIANAS QUE MUITA GENTE ACHOU QUE ERA EXEMPLO.

      • Moreno

        Mai uma coisa: Todos falam que “é que eles estão sujeitos às leis da Bolivia” e criticam quando o menor não se apresenta lá. Oras, o menor está sujeito às leis daqui. Por que, então, ele deveria se apresentar lá?

        • Rogerio

          É simples, porque o crime foi cometido na Bolivia!!!!!!

          É tão óbvio que chega até ser engraçado ter que explicar isso!!!!!!

          As legislações dos países são diferente, portanto as leis tem que ser aplicadas aonde o delito foi cometido!!!!!

          Se um brasileiro vai ao Estados Unidos em mata alguém, dependdendo do Estado Americano em questão ele sofrerá pena de morte, se for no Brasil quando muito será preso!!!

          Portanto o bandido tem que ser punido pelas leis locais, isso é ÓBVIO!!!!!!!

          • Moreno

            É tão óbvio ou você é burro demais?

            O menor está aqui e não lá … não há acordo para extradirtar, cabeçudo … não comente se não entendeu um determinado comentário, ignorante.

          • Rogerio

            Amigo eu daria educação para meu filho não fazer isso!!!!!!

            Simples assim!!!!

            E se ele cometesse, eu queria que ele cumprisse sim, porque senão amanhã ele poderia matar a mim, porque não??

            E como eu disse, pare de ofender as pessoas, exponha suas idéias debata, discorde mas não ofenda!!!!!

          • CABEÇA ROXA

            Rogério você esta coberto de razão lugar de bandidos,desordeiros e marginais é na CADEIA,

          • Mauricio

            Rogério, concordo que deva ser julgado na Bolívia, mas manter presos até aqueles que estavam fora do estádio? Tudo indica que somente estão presos por política e pessoas interessadas em uma indenização milionária por parte do Corinthians, que não acredito que iria para os pais do menino Kevin. Se formos pelo seu raciocínio, uma pessoa transporta droga dentro de um ônibus e todos os demais passageiros serão presos por tráfico;

          • E AONDE ESTÁ A PROVA CONCRETA CONTRA OS TORCEDORES PRESOS?OU SEJA, NÃO TIVERAM COMPETENCIA PARA EVITAR A TRÁGICA MORTE DO GAROTO KEVIN AGORA TENTAM ARRUMAR UM CULPADO PARA JUSTIFICAR A PRÓPRIA INCOMPETENCIA.

        • Rogerio

          SINCERAMENTE UM CIDADÃO QUE PARTE PARA OFENSAS COMO VC JÁ PODEMOS IMAGINAR A EDUCAÇÃO QUE TEM!!!

          Não o ofendi mas vc fez isso, não me supreende estar defendendo um possível criminoso!!!!!

          Mas vou lhe explicar, não existe extradição nesse caso, todos sabem disso, mas nada imprede que ele se apresente lá, ou existe?

          Evidente que não!!!

          Leia o texto, sei que vc consegue, releia o que vc afirmou!!!!!!!!!

          Vamos lá interpretação de texto fazem parte da boa convivência na Internet, vc não é BURRO tenho certeza disso!!!!!!

          Nesse caso não há extradição pela legislação brasileira não permitir tal pratica com menores, porém no país aonde ocorreu o delito, esse “de menor” seria pres, julgado e condenado pois a legislação da Bolivia preve essa pratica para maiores de 16 anos!!!!!

          Estude um pouco e pare de ofender as pessoas na Internet, isso pode te causar problemas!!!!!!

          • Moreno

            Você embarcaria seu filho, se fosse o caso, pra Bolivia? Sem hipocrisia, por favor …

          • Rogerio

            Amigo eu daria educação para meu filho não fazer isso!!!!!!

            Simples assim!!!!

            E se ele cometesse, eu queria que ele cumprisse sim, porque senão amanhã ele poderia matar a mim, porque não??

            E como eu disse, pare de ofender as pessoas, exponha suas idéias debata, discorde mas não ofenda!!

          • Moreno

            Rogério,

            Está explicado. Parece que você não tem filho …

            Bom, eu tenho. Dei educação a ele e nunca tive problemas. Pode-se afirmar que o garoto que disparou o foguete não foi bem educado, que seja delinquente? Não vejo assim, até porque foi um acidente. Por falar em menor delinquente, sei do que se trata por trabalhar na Vara da infância e da Juventude.

          • Rogerio

            Amigo me desculpe mas pode ter sido tudo, menos acidente!!!!!!!

            Quando o individuo que cometeu o homicidio levou um sinalizador daquele tipo, de navio, para o estádio e o disparou, ele assumiu todo risco de matar!!!

            É simples assim!!!!

            Se vc acha que estou errado, veja o seguinte exemplo:

            Um cara que pega o carro bêbado, e atropela e mata alguém, assumiu o risco de matar, portato é homicidio!!!

            Os casos são iguais, tanto o sinalizador, quanto dirigir bêbado, âmbos são homicídios!!!!!!

            Sobre a questão do filho, não tenho mesmo, mas se tivesse ele teria que responder por todos os seus atos, uma coisa é vc amar e dar carinho ao seu filho, a outra é vc passar a mão na cabeça de um filho que cometeu um homicidio!!!!

            Agor lhe pergunto, e a mão e o pai do menino assassinado, vc ja se pôs no lugar deles???

          • Guilherme

            Po Rogério, até eu que não tenho filho sei que mesmo meu filho sendo culpado eu NUNCA, mandaria ele para a Bolivia.

            Mas enfim, esse negocio de direito internacional, é muito aberto e amplo….não há uma coisa acerta…. é simples assim o menino cometeu crime lá, e conseguiu fugir para o Brasil. Ele vai ser julgado com as leis daqui…é OBVIO!! Imagina se o GOVERNO manda um dos SEUS, um dos seus ”FILHOS”, um brasileiro para outro pais, para ser julgado, e possivelmente ser MORTO lá. Porque tá obvio que os bolivianos matariam ele….

            O Brasil nunca entregaria, isso afetaria o povo, a nação….Mesmo havendo contratos de extradição, não entregaria, seria julgado aqui….

            E desculpa Rogério, se você entregasse SEU FILHO, para a bolivia, você já poderia constata-lo como morto e DUVIDO, que você faria isso, você fala da boca pra fora.

            é muito facil falar quando não é com a gente. E sim entendemos o pai dele, e qual a diferença de pagar aqui ou lá? E outra fazer o menino sofrer vai trazer o filho de volta? LOGICO QUE NÃO!!! Então para de ser hipocrita e falar coisas que você não faria….

          • POSSÍVEL CRIMINOSO? VC ESTÁ VIVENDO DE HIPÓTESES ASSIM COMO AS AUTORIDADES BOLIVIANAS.

        • Lucio

          Simples,
          Dos 12, 3 tinham vestígios de pólvoras nas mãos e portavam sinalizadores como o que atingiu o Kevin. Os outros estão presos por cumplicidade.
          O ‘di menó” que fique aqui sob a legislação brasileira e os outros lá, afinal todos sabemos que esse “di menó” foi comprado por R$ 10.000,00 e uma bolsa de estudos.
          Só sendo muito imbecil para acreditar que um advogado vai fazer de tudo para que se acredite que seu cliente é culpado. Vamos parar de hipocrisia motivada pela paixão.

          • CABEÇA ROXA

            ganhou uma bolsa de estudo na Faculdade do Crime, e deve ter bom aproveitamento.

  • Janca, já teve até boato de que o governo de lá quer usar eles como moeda de troca por um senador exilado deles que está aqui. Boatos não são confiáveis no todo, mas explica o motivo do “desinteresse” pelos 12 de oruro.
    É uma queda de braço em que eles não tem, de fato, o menor interesse em apressar.

    • Jonas Marcos

      Felipe se este boato for real, digo que os 12 brasileiros (não apenas corintianos), presos na Bolivia estarão condenados a muitos anos de cadeia, pois com certeza os nossos governantes dão apoio aos políticos safados lembra o italiano que o Lula não extraditou?

  • Lucas

    Bom Dia, Janca.

    Olha o que esta acontecendo na bolivia se chama, politicagem pois a filha do politico que esta na embaixada do brasil la, veio a publico informar que os caras querem trocar os 12 pelo pai dela, acho que o brasil já ta de palhaçada só sabe ficar passando a mão na cabeça desse povo da bolivia, os caras faz o que quer com o povo brasileiro e ninguém fala nada, a refinaria da Petrobras eles foram la e tomaram e o brasil apenas disse obrigado, pelo amor de deus o governo tem que fazer alguma coisa com essa boli via, os caras nem prova tem sobre esses 12 corinthianos, referente ao mlq de 17 anos pega esse maninho e leva ele para fazer uma visita ao presidio onde os caras estão manda ele depor la , leva ele com advogados e políticos que de 20 que foram para a boli via 29 querem aparecer para ganhar alguma coisa e manda o mlq contar toda a verdade, pois querendo ou não Janca os caras tem família tinham empregos e se não tem provas não tem como deixar eles presos, e uma brincadeira levar os caras para fazer reconstituição e chegar no estadio e falar para eles que não vai ter mais, isso ainda vai dar um merlim muito grande se esses 12 corinthianos sofrem alguma coisa na penitenciaria ai sim o governo brasileiro vai fazer alguma coisa, pois como todos sabemos o brasil só faz alguma coisa depois que as pessoas morrem e sobre a familia do Keven eu faria a mesma coisa iria ate as ultimas da minha força para lutar pela morte do meu filho.

    O que mais queremos e paz no futebol, poder levar nossas famílias e curtir um jogo bom como era antigamente sem confusão e morte nos estádios brasileiros e fora do brasil também.

    Valeu Janca Paz ai e boa tarde.

    • A torcida do San Jose, estava muito incomodada com a partida de volta, e após o fim do jogo, relataram que foram muito bem recebidos e tratados. Não houve alguma represária por parte dos torcedores corinthianos. Enfim, esta detenção dos torcedores está ficando a cada dia, mais caracterizada como jogo politico, não existe alguma manifestação da justiça boliviana ou formalização de alguma acusaão sobre os detidos. Enquanto isto, os politicos ficam passando a mão na cabeça dos Bolivianos. Evo Morales lavou as mãos….. A velocidade do envolvimento de nossos politicos para tratar de assuntos externos envolvendo brasileiros é totalmente inversa quando estão legislando em causa propria.

  • Cativeiro

    Na boa, se o bandido “de menor” foi o responsável (q eu duvido muito) pela morte do Kevin, manda ele para a Bolívia e q pague pelo q ele fez.
    Agora, em um país que não há justiça nem para o seu próprio povo em solo nacional, o q podemos dizer com relação a crimes cometidos por brasileiros fora daqui ?!?!?!?!?!?!?

    Por nossa culpa o Brasil é um piada !!!

    VAI CORINTHIANS !!!!!

    • janca

      Não há hipótese de extradir o menor para a Bolívia. E nisso acho que o Brasil está certo.

      • Cativeiro

        Na boa, estaria certo se aqui houvesse justiça, algo q sabemos não existir. E claro q cada um tem sua opinião, por isso respeito a sua.
        Agora se fossemos pai do garoto morto, vc acha q concordaríamos com a justiça de um país onde um “de menor” mata alguém é sofre “punição” socioeducativa ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Não dá mano !!!!

        • janca

          A extradição não cabe aqui, gostem os bolivianos ou não. Nem está prevista entre os dois países. Agora é claro que a Justiça boliviana tem de ser respeitada _como está sendo até aqui. Tanto, lembremos, que os brasileiros continuam detidos.

          • Cativeiro

            Concordo, agora imagina ficar preso sendo inocente, vendo q o “verdadeiro” autor do crime confessou. Ferrou !!!!!

            Sem um acordo entre os países envolvidos, não haverá justiça lá, tão pouco por aqui.
            A situação pode não acabar da forma q deveria.

            Vlw !!!!!

          • Cativeiro

            Moreno,

            Eu acredito q devemos ser imparciais, o “de menor” confessou que disparou o sinalizador, ainda não constatou realmente se o mesmo foi o q matou o garoto boliviano. Até então ainda podemos considera-lo inocente, até q se prove o contrário.
            Se realmente for julgado e culpado pelo ocorrido, te repondo como pai: Sim mando para a Bolívia, e sabe pq ??? tem 12 pessoas presas lá pagando ou não pelo q ocorreu !!!!
            É justo ser preso por aquilo q não cometeu, ainda mais um assassinato ???
            Tb sou pai, cuido e ensino para q no futuro eu esteja criando uma pessoa com caráter
            e não mais número de estatística.
            Se colocando no lugar de quem esta preso e sendo inocente, vc tb não gostaria q o responsável se apresenta-se para vc ser liberado e volta para o seus país e seus familiares ??

            Concordo com vc é complicado se colocar na situação de ambos os lados !!!!

            Vlw mano !!!

        • Roberto

          Sinceramente vc acha que a Bolivia tem um sistema jurídico e prisional melhor que o daqui? Então pega uma graninha e vá até La Paz, capital e melhor cidade boliviana, ( é barato memo), passe dois dias por láe depoisvenha dizer sua opinião. Temmais eu sugeri La Paz a capital, imagine em Oruro no intrrior.
          Vá lá e forme sua opinião.

          • janca

            O nosso é uma beleza, né?

          • Cativeiro

            Não é porque q um país é uma bosta que o nosso tem q ser tb, se vc se contenta com pouco fd-se !!!!
            É por pensar assim q vivemos em meio essa merda !!!!
            A Bolívia não é um exemplo, mas, chamar um marmanjo de 17 anos, de menor infrator, é fd !!!!
            Vc deve ser só mais babaca. Quando alguém da sua família tomar um tiro no meio da cara e o fdp responsável por isso for “de menor”, quero ver se sua opinião não muda !!!!!

            Opinião é uma coisa q parece q vc ainda não tem !!!!!

          • Cativeiro

            Roberta !!!!!

        • Moreno

          Mas, e se você fosse o pai do menor brasileiro que supostamente disparou o foguete, o que você preferiria? Este negocio de preferir é muito pessoal, cada um vai escolher o que mais lhe convém naquela situação e naquele momento …

          • Cativeiro

            Na boa mano, cada um paga pelo q fez, passar a mão na cabeça do filho, amigo, sobrinho, etc….. só piora, hoje mata uma pessoa, e amanhã ??? Como eu não quero o mau para mim, não vou desejar o mau para vc !!!!
            Caráter se constrói de berço, se não aprendeu….. a vida ensina, e da pior maneira.
            Tenho exemplos na minha família e sei quanto é fd !!!!

            Vlw !!!!

          • Moreno

            Cativeiro,

            Concordo plenamente com você. Tenho um filho e não tive problemas com ele, mas trabalho na Vara da Infância e da Juventude e sei o quanto é difícil para os pais. Já ouvi pai desistindo do filho. Mas como você diz, na boa, você embarcaria seu filho pra Bolivia? Sem hipocrisia …

            Em tempo, não sou um mau carater. E lamento o que houve com o garoto boliviano. Mas quando não se está na pele de um ou de outro é fácil comentar e se fazer de santo como muitos aqui se fazem …

          • Cativeiro

            Moreno,

            Eu acredito q devemos ser imparciais, o “de menor” confessou que disparou o sinalizador, ainda não constatou realmente se o mesmo foi o q matou o garoto boliviano. Até então ainda podemos considera-lo inocente, até q se prove o contrário.
            Se realmente for julgado e culpado pelo ocorrido, te repondo como pai: Sim mando para a Bolívia, e sabe pq ??? tem 12 pessoas presas lá pagando ou não pelo q ocorreu !!!!
            É justo ser preso por aquilo q não cometeu, ainda mais um assassinato ???
            Tb sou pai, cuido e ensino para q no futuro eu esteja criando uma pessoa com caráter
            e não mais número de estatística.
            Se colocando no lugar de quem esta preso e sendo inocente, vc tb não gostaria q o responsável se apresenta-se para vc ser liberado e volta para o seus país e seus familiares ??

            Concordo com vc é complicado se colocar na situação de ambos os lados !!!!

            Vlw mano !!!

          • Prezados. Tenho filho que mostrei ser o corinthians o meu time de coração e assim ele optou por também ser corinthiano. Até agora, ele com 13 anos, não o levei ao estádio para ver uma partida de futebol – e ele me cobra – não o levo com medo da violencia alheia, e não a dele. Entendo as opiniões, e creio que seja muito difícil vc embarcar seu filho para pagar por algo que fez em um local distante, outra cultura… etc…, de um outro lado, como ser racional, penso que ele tem que pagar por isto. Quando assumimos a possibilidade do erro, arcamos com as consequencias e isto pode marcar para a vida inteira. Sinceramente, eu apresentaria meu filho com toda assistencia possivel ( tenho certeza que o menor que disparou o morteiro, não mirou no jovem que acabou sendo alvejado, mas assumiu a possibilidade do erro, portanto deve ser julgado, antes de condenado ).

          • Moreno

            Cativeiro …

            Os que lá estão, são inocentes, concordo e não questiono. É a injustiça de lá …

            Também acho que o adolescente que cometeu o ato deve pagar pelo que fez.

            O que questiono é se este adolescente deve ser apresentado lá, se os pais dele
            devem embarcá-lo pra Bolivia. Muitos aqui afirmam que sim, mas nem pai é. Então é comodo dizer “manda o moleque pra lá”.

          • Cativeiro

            Branco e Preto,

            Concordo mano, a maior treta é quando depende da parte financeira para se ter uma maior assistência, mas o q vc escreveu é a linha de raciocínio coerente ao meu ponto de vista.
            Com tudo só podemos observar o andar da carruagem e pensar em qual poderia ser a nossa atitude nessa situação, tando de um lado como do outro.

            Vlw !!!!

          • Cativeiro

            Moreno,

            Pode crer, o complicado é mandar sem ter a certeza do crime. Mas tudo isso seria resolvido com leis melhores. Da forma q esta parece “vantajoso” ser criminoso. Lamentável.
            Para nós q somos pais, se colocar em ambas as situações é muito tenso.

            Vlw mano !!!!

  • Mario – Corinthiano

    oi Janca , sinceramente o assunto dos 12 já cansou e daqui p/frente só deveria só ter espaço nas paginas policiais ou Lance deveria é contratar o Gil Gomes p/cobrir esse tipo de historia ,aproposito grande torcedor da lusa como vc , um parabens para o Naviraiense e sinto muito para a portuguesa .

    A morte do Kevin foi triste , uma barbaridade , mas vamos encarar a realidade dessa tragedia nada mudou no mundo do futebol , nossos cartolas furadas e politicos FDP vão continuar a não fazer nada ,um bando de hipócritas vão comentar aqui os corinthianos são assassinos , bandidos , etc , depois vão lá votar nos Lulas , Serras da vida e não vão fazer porra nenhuma p/mudar nada as coisas na nossa sociedade e quando o assunto esfriar os 12 serão libertos lá na bolivia e o kevin vai virar mais um que morreu em vão.

    • janca

      Sobre o Naviraiense, achei emocionante a festa que eles fizeram. Mas sobre o que estão fazendo com a Lusa _presidência e diretoria, jogadores e comissão técnica_ é assunto pra outro post. Amanhã vou tratar disso, Mario.

  • Cleibsom Carlos

    A justiça boliviana tem de cumprir o seu trâmite normal…Se lá suspeitos podem ficar até 06 meses na prisão enquando duram as investigações, é isso que tem de acontecer com os 12 corinthianos. Não há nada que o Brasil possa fazer de concreto antes deste prazo! Qualquer opinião à favor da liberdade dos presos antes destes 06 meses é populismo barato!!!!!!!!!!!Ao contrário do que muitos pensam, a confissão mandrake do menor não encerra automaticamente o processo em solo boliviano.

    • janca

      Os corintianos querem responder em liberdade nestes seis meses, mas a Justiça boliviana entende que há risco de fugirem do país e tem o direito de mantê-los presos por um semestre. Se forem indiciados e tiverem que responder pelo crime, com a participação que for, ou seja, com a acusação que for, correm o risco de ficar detidos até 2016, mesmo que não saia a sentença definitiva.

      • Cleibsom Carlos

        ou seja, Janca, está tudo dentro da lei boliviana…Se ela é justa ou não já é outra história!

        • janca

          Se a legislação brasileira é justa ou não também é outra história. Aliás o conceito de justiça é relativo. Tanto que a maioridade penal é discutida, um dos assuntos mais em pauta hoje na sociedade brasileira. Muitos preferem a Justiça boliviana, para a qual a maioridade penal é de 16 anos. Aqui é de 18. E não acho que eventual redução da maioridade resolva o problema. Não por si só. E nem deve ser feita por motivos eleitoreiros ou num clamor popular por justiça, justiça, justiça. Justiceiros…

          • Moreno

            Concordo. Não sou favorável a redução da maioridade penal. Esta seria mais uma, dentre tantas, enganação dos politicos brasileiros. O mal se acaba pela raiz. Deve-se atacar as causas e não as consequencias. Dizem que a ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente é uma lei de primeiro mundo, moderna, mas é aplicado num país de terceiro mundo (pra não dizer um “quase sub-mundo”). Como pais, que precisam trabalhar para por comida na mesa, vão educar e cuidar dos filhos se não há creches, escolas em periodo integral e os menores não podem trabalhar? Esta lei sim deve mudar ou, então, nossos governantes dar condições para que estes garotos frequentem escolas e tenham seu tempo ocupado com alguma coisa que agreguem. Acho que teriamos menos bandidos mirins …

  • GGALO10

    Uma advogada parece que tem imagens que provam que o sinalizador que matou o menino não poderia ter saido de onde estava a torcida do Corinthians. Acho que essa tese já deveria ter sido explorada pela defesa, pois penso que nem isso a policia (meia-boca) da Bolivia consegue provar.

    • Cleibsom Carlos

      Como que esta tese vai ser explorada pela defesa se já tem um corintiano que assumiu a culpa? Ou a Gaviões virá à publico assumir que a confissão do menor foi armação para que os 12 presos na Bolívia fossem soltos?

      • O “menor” assumiu a culpa aqui, no Brasil. Lá é outros 500.
        E eles vão dar uma canseira duca mesmo nesse caso, isso pode apostar.

        Não entendo de direito e muito menos de direito internacional, mas acredito que o governo brasileiro deveria ter notificado o boliviano de que temos uma confissão de crime que ocorreu no território deles.
        Partindo dessa notificação aí sim o advogado deles lá teria base para reclamar pq estaria com um documento oficial de um governo dizendo que existe um culpado declarado por tal crime.
        Na pior das hipoteses não seriam julgados por assassinato ou coisa que o valha.
        Mas, enfim, nem sei se o que disse está certo mesmo…é apenas o que eu acho.

      • Dermivaldo

        O menor assumiu que efetuou o disparo. Se atingiu ou não o garoto boliano ele não tem como saber.

      • leandro

        ele assumiu ter disparado o sinalizador que mostra na tv, agora se o sinalizador que ele soltou é o mesmo que acertou o mlk isso ai ninguem sabe…

      • leandro

        ele assumiu ter disparado o sinalizador que mostra na tv, agora se o sinalizador que ele soltou é o mesmo que acertou o mlk isso ai ninguem sabe…

        • CABEÇA ROXA

          é preferivel ser cego que ler um comentário como esse.

      • Moreno

        Acho que é uma tese que pode ser explorada …
        Tem-se a imagem do disparo, mas não a do destino final do disparo …

        • fernando

          é exatamente isso, o absurdo é que não existe prova cabal ou seja do destino do objeto, lembrando que o menino que morreu estava mais próxima da torcida organizada do San josé que estava com centenas de sinalizadores….. e até atearam fogo em algumas faixas.Um exame de perito deveria dizer em qual lado a vitima foi acertada na cabeça, pois se foi do lado contrario ao posicionamento do sinalizador atirado pela torcida Corinthiana mostra que não foi esse o sinalizador mortal,,, mas tudo esta obscuro no caso, e nem na pericia boliviana é possivel acreditar, vide que eles nem foram na reconstituição do crime.

          caso extremamente complicado, meus pesames a familia de Kevin e aos torcedores “inocentes” presos em outro país. E lamentar a justiça boliviana, pela falta de estrutura e ao governo brasileiro pela incapacidade de negociação. Esse caso mostra o quanto a America latina é atrasada.

  • Manoel Martins de Almeida

    Isso pra mim é pura vingança. Quiseram dar um de “espertinhos”, aqui no Brasil, apresentando um bode expiatório, e aí, as autoridades bolivianas, se sentindo enganadas, prenderam esses 12, q., ao que tudo indica, ñ.tinham nada a ver c/o crime e, então, estão pagando pelo q.ñ.fizeram.

    • Dermivaldo

      Se fossem 12 americanos, não ficariam presos nem 3 dias.
      O que aconteceu com os dois pilotos do Legacy?

      • CABEÇA ROXA

        quer comparar Americano com curintianus, tá de sacanagem.

    • leandro

      eu conheço o menor e conheço boa parte dos 12 que estão lá, e eu posso afirmar pra voce que ele não está sendo bode espiatorio

      • CABEÇA ROXA

        Porém o crime dos 12 foi de acobertamento que é tão grave quanto quem cometeu,então amigo tem que responder pelo que fez.

        • Alexandre

          E você consegue provar que os torcedores detidos acobertaram quem de fasto atirou o sinalizador? Tem 5 desses torcedores que alegam que nem no estádio tinham entrado ainda…
          Estão sendo culpados até que se prove a inocência, e não os deixam provar inocência!

  • Antoine Weiss Fudhr

    O menor convenientemente confessou um assassinato no Brasil onde ele não vai pegar nem 1/2 dia de cadeia. Mesmo sendo ele o assassino de um outro menor de idade, coisa que não acredito, esses 12 não foram presos de grátis. A justiça boliviana está dando um show na Brasileira, que só faz passar a mão na cabeça de bandido, seja do colarinho branco, preto ou branco e preto. Interessante notar que até esse momento a defesa do suposto assassino marginal fez de tudo para comprovar que ele é o verdadeiro culpado, coisa que não se vê todo dia, em algo que me parece uma clara manobra para liberar os chamados “12 de Oruro”. Pra mim, tanto faz. Eu não levo sinalizador para estádio. Eu não faço parte de organizada. Eu não entro em conflito com torcedor de nenhu time. Eu quando viajpo para o exterior procuro me manter na linha, evito aglomerações de todo e qualquer sentido, especialmente em países de terceiro mundo, como o Brasil é, e a Bolivia, idem. Estão pagando por algo que dizem não ter cometido, mas a justiça boliviana tem uma satisfação para dar aos pais do menino de 14 anos que foi ao estádio torcer pelo seu time do coração em uma competição internacional contra o campeão do mundo, e não voltou pra casa. Se fosse meu filho, talvez os 12 já tivessem ido para a fita, e o dimenor idem. Se fosse um boliviano que tivesse matado um brasileiro, a imprensa nacional estaria em outra batida. Muita calma nessa hora. Se ficarem presos até 2016, pra mim, tanto faz. Acho que assim os estádios ficarão um pouquinho mais seguros. Menos 12 jumentos para fazer bobagem. Só falta o pequeno aprendiz de sociopata ter o dele, mas se passar dos 25 já tá no lucro. Falei?

    • leandro

      acho que deveria saber um pouco mais sobre os que lá estão antes de julgar hein

      • Marcelo

        De verdade, não sei se fosse algum inocente da sua família voce estaria agindo assim. Espero de coração que voce nunca tenha alguem de sua família (Filhos) envolvido em algo que seria inocente.

        • Rogerio

          E eu espero que vc nunca tenha alguem da sua familia ASSASSINADO, e ninguem culpado por isso!!!!

    • Acredito que o Sr tenha visitado varios paises no mundo pra ter esta definição, porém, filhos e quiçá alguem que possa ter um bem querer seu vc não tenha. Tanto faz, como tanto fez faz parte do pensamento neoliberalista, onde, o sangue pode correr pelas beiradas das sarjetas e nunca sobre a calçada.

    • CABEÇA ROXA

      Parabéns Antoine,mandou muito bem.

  • francotimao

    Ola, João, este caso da Bolívia é muito sui genris e se tornou um imbróglio difícil de resolver, tenho certeza q a policia local não possui qualquer prova ao menos cabal de culpa de qualquer um dos 12 brasileiros mas precisa dar um resposta a sociedade ou conseguir auferir algum tipo de “lucro” no fato, então fica mantendo detido os caras e deixam o tempo passar, pois se de alguma forma possuem alguma prova essa não veio a tona, ao meu ver eles só tem indícios de culpa e, isso juridicamente é muito pouco palpável…Abs!!!

  • César

    São dois pontos Janca,

    Primeiro:

    -Um inquérito com imagens péssimas, onde você não tem um vídeo completo mostrando de onde saiu o sinalizador e onde ele foi parar precisa demorar tanto tempo assim ? Afinal, que provas estão buscando ? Querem achar um vídeo em que doze sinalizadores saiam da torcida corintiana e acabe do lado boliviano ? Piada.

    Segundo:

    -Pelo fato de não existirem provas contundentes, nesse caso, e o menor ter confessado o crime não existe mais o que discutir dentro da lei. Podem demorar o tempo que for, mas para a lei, se ninguém mais confessar nada, o menor é o autor do crime e duvido que exista promotor no mundo capaz de mudar essa cena de crime. O menor deve para, lá ou aqui, deve pagar.

    Resolvido isso, agora temos que lembrar: o próprio povo brasileiro foi o primeiro a condenar os doze corintianos, xingaram Tite de assassino durante partidas de futebol, você acha que o governo vai se importar com quem nem o povo se incomodou ?

    Agora é facil todo mundo vir aqui e postar que não existem provas e que os caras estão lá de bode expiatório, lembra quando postei isso aqui no seu blog no inicio dos fatos e quantos ignorantes e frustrados com a vida vieram dizer que eu estava protegendo bandido ? Pois é.

    Minha opinião ? Esses caras só vão sair de lá quando alguém de dentro do Corinthians pressionar o governo e o governo federal tomar alguma posição mais firme quanto ao pré-julgamento dos caras, porquê se depender de opinião pública os caras estão esquecidos no final dessa Libertadores.

    Ai eu te pergunto: SE os caras forem realmente inocentes, quem vai devolver pra eles o tempo que vão passar presos na Bolívia ?

    O culpado tem que pagar pela morte do menino, mas deve ser O culpado, UM só, e não os doze primeiros que acharam pela frente. Abraços

  • Rogerio

    Sinceramente a cada dia me impressiono mais!!!

    Agora disseram que o sinalizador que atingiu o Kevin não era o mesmo que foi soltado pelo assassino, e sim um outro!!

    Como eu disse sempre, daqui a pouco vão exumar o corpo do menino que morreu, e prendê-lo porquer na verdade a culpa só pode ser dele, afinal estava com a cabeça bem no lugar aonde ia passar o foguete não é??

    Dizer que não existem provas para que eles fiquem preso, é exercício de achismo, a delegada disse que existem provas, portanto como ela é conhecedora do inquérito sabe o que está falando, portanto que continuem presos!!!!!

    O resto é exercício de achismo!!!!!

    • leandro

      como existe provas contra 2 pessoas que estavam fora do estadio por exemplo?

      • Rogerio

        Como eu disse quem afirma existir provas contra os presos é a delegada não sou eu.

        Portanto como ela tem todas as informações do inquérito, acredito nela.

        E como vc afirma que 2 estavam fora do estádio??

        Vc estava lá?

        Viu os autos do processo??

        Senão viu portanto está acreditando em informações de terceiro que não viram o processo, ou praticando achismo!!!!

  • Rogerio

    E sobre o “de menor”.

    Se é mesmo o culpado, eu não acredito mas é só uma opinião, que ele se apresente na Bolívia então!!!

    Que se apresente lá e sofra todos os rigores da lei!!!!

    Muito fácil se apresentar aqui no Brasil aonde ele sabe que não sofrerá nenhuma punição, ao contrário dizem que ganhou até bolsa de estudos!!!!!

    Vai entender!!!

    Portanto se é culpado que vá até lá, sei que não existe a possibilidade de extradição, porém ele pode sim se apresentar lá, que pegue seu advogado e o faça então!!!!!!!!

    Só quero lembrar o que disse o pai do menino Kevin em entrevista:

    “Apesentar um menor no Brasil, e dizer que este é o culpado, é pura armação”

    • leandro

      ninguem o apresentou ele se apresentou por livre e espontanea vontade. ele queria ter o feito la mas removemos essa ideia da cabeça dele. ele teria se apresentado bem antes aki no brasil, mas o carro que o trazia a frente de nós quebrou e por conta disso ele chegou aki tarde e só pode se apresentar no domingo, muita gente fala sem saber aff

      • Rogerio

        Como eu disse se ele cometeu o assasinato tem que se apresentar na Bolívia, e ponto final!!!!

        Não se apresentou porque a Legislação de lá prevê cadeia para maiores de 18 anos, ou porque não foi ele!!

        Em ambos os casos a pratica está errada!!!!!!!!!

        É muito fácil se apresentar aqui sabendo que não será punido!!!!!!

        Mas pelo jeito vc estava lá, e disse :

        “ele queria ter o feito la mas removemos essa ideia da cabeça dele”

        Vc disse isso, vcs removeram essa ideia dele na Bolivia????

        Quer dizer então que vc ajudou ele a fugir????

        Não entendi será que vc poderia explicar????????

        • leandro

          caso não saiba os outros 12 que NÃO tiveram nada a ver com o fato estão correndo risco, imagina um menor que assume o ATO.

        • Rogerio

          Perae Leandro vc não respondeu!!!!!

          Vc estava lá??

          Vc ajudou o “de menor” a fugir??

          A organizada do corinthians sabia que ele tinha matado um menino e o acobertou na fuga???

          São questões, não afirmações, mas são baseadas no que vc disse!!!!

          Caro Janca acho essas afirmações feitas por ele graves, que SE CONFIRMADAS, provariam o envolvimento da torcida na fuga de um possível asssassino!!!!!!!

          Aguardamos respostas!!!

          • leandro

            ele não fugiu ele se entregou aqui no brasil e vai cumprir sobre as leis brasileiras e sim eu estava la

      • Lopes

        Sei sei, quantas desculpas, “ele queria se entregar”, “o carro quebrou”, etc, etc…
        Agora porque antes de se apresentar na justiça ele APARECEU NO FANTASTICO?
        Porque estão pagando faculdade para ele, e para outros menores da Gaviões que não tem condições, não deveriam ter a chance? Ou porque não são BOI DE PIRANHA?
        Porque a torcida estava utilizando sinalizadores de navios? Existem outros tipos de sinalizadores que não lançam projeteis, ou isso TAMBÉM é utilizado como armas? (sei que são, não precisa responder)
        Não é o caso de saber ou não, um jovem INOCENTE foi ASSASSINADO por um SINALIZADOR de navios.
        Se o moleque é culpado é simples, ele que vá para a Bolívia e pague por seus crimes, e que os outros 12 meliantes sejam soltos para apavorar no Brasil.
        Espero de coração que eles apodreçam na cadeia, não é a solução, mas é gratificante ver meliantes PAGANDO POR CRIMES, mesmo que não seja no Brasil.

    • vaz

      Você se apresentaria???????????
      Pimenta nos dos outros é refresco não é? Só para refletir: manter preso 12 por um único sinalizador disparado e que matou o garoto não é pura armação? Será que lá tudo é verdadeiro?
      O cara que afirma diante da justiça que disparou o sinalizador e foi recolhido na Fundação Casa já está na rua e até bolsa de estudos já ganhou. Se bobear participa da próxima edição da Fazenda ou BBB.
      Vamos aos fatos: neste momento um senador boliviano Roger Pinto, encontra-se na Embaixada Brasileira a 11 meses (e não é boato) solicitando salvo conduto e asilo politico para sair do país e que o Sr Evo Morales se nega a conceder e o governo brasileiro finge que não sabe de nada para não contrariar a gregos e troianos. Seu crime? Opinião e oposição ferrenha ao Evo. esta é a democracia e o país da verdade que você parece admirar como paladinos da justiça. Aqui é ruim meu caro mais lá é muito, mais muito pior, agora será que estes caras não vão virar moeda de troca?
      Antes que você me venha com a tese da cumplicidade vale lembrar que portar sinalizadores e mesmo compra-los não é proibido e nem contra a lei, o que é proibido e pode levar a prisão é utiliza-lo fora de sua finalidade e agrava-se mais ainda quando provocam ferimentos e morte isso é aqui e em qualquer país.
      Antes que você fique revoltado esclareço que sou inimigo de torcidas organizadas principalemnete de Gaviões, Mancha, Torcida Jovem e Dragões que em minha opinião servem de refugio para marginais e mais inimigo ainda da falta de bom senso e do fanátismo “futebolístico” que assola este país e manda a racionalidade para o espaço agora não posso achar por não gostar de A ou B que devamos prender todos a revelia pelo simples fato de fazerem parte de alguma torcida ou torcerem por alguma agremiação.
      Estas falsas moralidades e indignaçãoes que terminam quando o seu está na reta são um pé no saco meu cara.
      abs.

      • Rogerio

        Como eu disse várias vezes amigo, como vc pode afrmar que os 12 que estão lá são inocentes?

        Como vc pode afirmar que não foi 1 ou masi deles que dispararam ou concorreram para que o fato acontecesse?

        Vc leu o inquérito??

        Viu as provas??

        Acho que não.

        Eu também não vi, por isso fico com a opinião da delegada que preside o inquérito, e tem as informações necessárias para deixá-los presos!!!!!

        No que diz respeito a Bolívia, acho que suas afirmações não vem ao caso, simplesmente pelo fato que a organização politica da Bolivia não está em questão, está em questão um assassinato!!!

        Então quer dizer que porque o pais é uma zona, alguem pode chegar lá e matar que está tudo bem?

        Acho que não.

        Aliás não vi ninguém aqui dizer que a Bolivia é uma maravilha ouqualquer coisa do tipo!!!!!

        Mas que NESSE CASO ESPECÍFICO, eles estão mostrando algo para a justiça brasileira, isso estão, porque se fosse aqui, não teria ninguem preso!!!!!

        • Rogerio

          E sobre o “de menor” se foi ele mesmo, coisa que duvido, ele tem que se apresentar lá!!!!

          É muito fácil vir para o Brasil, declarar que foi ele e saber que não será punido!!!!!!

          • César

            Estão mostrando algo a justiça brasileira ?

            Rogério, eles estão no máximo sendo BEM malandros e ganhando tempo para que aopinião publica de lá não detone os responáveis no poder. E se você estudar um pouco sobre a história da Bolivia vai se tocar que a policia brasileira é mil vezes mais competente e menos corrupta.

            Não se esqueça que grande parte de pó que é vendido nas favelas brasileiras foi produzido lá e as autoridades de lá tão pouco se cagando se os jovens brasileiros vão perder a vida por causa da fonte de PIB principal deles.

            Outro ponto que o senhor aborta sem conhecimento algum é falar que não existe politica no meio, falar que não é uma possivel represalia com o caso do senador boliviano Roger Pinto, pelo amor, né ? Vá se informar sobre o querido Evo e como ele consegue as coisas que pretende. Aquilo joga mais sujo que porco no calor.

            O culpado deve pagar sim e muito caro pela morte do garoto, mas cuidado com a cegueira que te envolve, existe um abismo gigantesco entre justiça e abuso de poder.

            Se o seu senso fosse de justiça, você estaria querendo a todo custo que O CULPADO fosse logo apontado, com as devidas provas e que esse sujeito pague com o peso igual ao de qualquer um para o tal crime. Assim como pensam os pais de Kevin.

            Mas o que se vê é um enorme: ‘ foda-se, eles são corintianos e tem mais é que apodrecer lá sem direito a defesa ‘

  • Marcelo

    Janca Boa Tarde

    Só torço para 2 coisas amigo.

    1 – Que exista justiça, e que caso sejam inocentes, que volte para seu País e para sua família.

    2 – Que essas pessoas que por PAIXÃO de times, nunca tenham na vida uma situação em que um FILHO que realmente seja inocente de qualquer coisa, seja ACUSADO e PRESO por algum crime que não cometeu.

    Assim sendo Janca fica clara minha opinião sobre tal situação; ou seja; condenando, chamando de ASSASSSINAS, pessoas que “TALVEZ” possam ser iocentes antes mesmo se se provar alguma coisa.

  • Lopes

    Que APODREÇAM na Bolívia, e acho que 12 “torcedores” (bandidos) foi pouco.

    • leandro

      os 12 bandidos trabalham tem filhos e aposto que essa hora estariam apoiando voce se voce estivesse no lugar deles.

      • striknight

        Desculpe se trabalhasse não tava na bolivia numa quarta feira

        • CABEÇA ROXA

          lugar de bandido é na cadeia no Brasil ou na Bolívia.

      • Leandro. Opiniões assim, demonstram a lei de Gerson. Graças a Deus ele “acha” que foi pouco, pois se tivesse certeza ele seria o advogado do pai de Kelvin, tamanha convicção com que aponta os culpados. Talves, comprovada a inocencia, pode-se utilizar a afirmação de ” bandido” e “assassino” como ponto de partida em uma representação.

  • Marcos

    Janca…..se o problema é o Senador que esta em nossa embaixada……que de linha a ele, que resolva os seus problemas…….pois……o mesmo governo (para mim não passa de continuação do Lula),….LEMBRA…..os dois boxeadores que o Lula devolveu para Cuba? pois é , continuamos com memória curta.
    ………….se o problema é indenização…….o pai do garoto não aceitou….segundo o Gobbi…e segundo o pai do garoto , não tem niguem como advogado representando a família.
    ………….mas acho que o governo deveria tomar uma providência maior com esse Presidente Boliviano, que não passa de um indio cocaleiro, tomou na mao grande a petrobras de lá e o Lula nada fez, apenas concordou……mas acho que invadir la não precisamos pois temos terras suficiêntes….e o que eles tinham de bom o “estado do Acre”, já pagamos.
    …………..Porque será, que as vezes sinto falta do pessoal que nos obrigava a ter aulas de O.S.P.B.-Organização Social de Politica Brasileira…naqueles idos mas longincos tempos

    VAI CORINTHIANS

  • artur

    Só uma pergunta? Qual a diferença entre a justiça brasileira e a Boliviana, qual a diferença entre as prisões brasileiras e as bolivianas… quantos caras foram presos eram inocentes e saíram depois de ano da cadeia mesmo tendo provado que eram inocentes, isso no Brasil… qual a diferença… na minha opinião apenas o idioma…

    • CABEÇA ROXA

      ARTUR,PORÉM NESSE CASO NÃO EXISTE INOCENTE,

      • leandro

        voces julgam sem saber isso me da nojo

  • striknight

    Alguem assitiu a reportagem do panico no domingo que fizeram lá na bolivia ?

    Os 12 estão presos por se omitirem e não ajudarem nas investigações ,ta na cara que eles sabem ou todos compraram o sinalizador no mesmo lugar na 25 de março com o mesmo mulambeiro … isso eles sabem mais porque não jogarem limpo para sairem mais rapido ?

    No minimo devem ter um pacto ninguem entrega ninguem !!!

    Foi feita uma entrevista com os pais do garoto morto deu dó eles contando a historia , lá eles falaram que só querem a justiça pela morte do garoto e que tem a certeza que o menos apontado no brasil foi uma jogada para a liberação dos 12 presos.

    Sobre a legislação deles tem de ser respeitada e não qualquer um deputado vagabundo que não faz nada pelo povo brasilieiro que vai mudar isso.

    Se tiverem de ser libertados por não deverem que sejam mais isso ainda vai render

    • CABEÇA ROXA

      CONCORDO PLENAMENTO COM SUAS PALAVRAS, POIS FOI A VIDA DE UMA CRIANÇA QUE FOI TIRADO POR ESSES BANDIDOS.

  • CABEÇA ROXA

    GENTE DEIXE DE BESTEIRA, SÃO MENOS 12 BANDIDOS AQUI EM NOSSO PAIS.

  • Eduardo Junior

    Janca é um assunto polêmico.

    Os 12 estão sendo acusados de suspeitos, ou de cumplicidade. E bem provável que eles não fizeram nada, mas acobertaram o menor, pois o vídeo mostra bem claro um grupo acobertando uma pessoa saindo do estádio, enfim, eles acreditam na justiça deles, e boa parte dos brasileiros acreditem na justiça aqui em favor deles.

    A família dos 12 se acham injustiçados, e a família do boliviano morto acha que a justiça esta sendo feito, e como o crime foi cometido na Bolívia, os 12 estão sujeitos as leis bolivianas.

    Eu particularmente, acho tudo muito estranho, seja pelo lado dos torcedores, tanto pelo lado da justiça boliviana.

    Foi a PRIMEIRA VEZ NA VIDA que vi um advogado falar q seu cliente é culpado, sinceramente isso pra mim é inédito.

    Acho que se não foram os 12, algum acobertou o menor, pois mandaram o garoto embora, sabendo que era de menor e se confessasse aqui não sofreria dano algum, enfim, e tudo muito estranho.

    O problema que o brasileiro não esta acostumado a ficar preso, não esta acostumado com radicalismo e tal, com leis rigorosas e tal, enfim, dai todo mundo fica desesperado.

    Até penso que a Bolívia ta mantendo os 12 mais para dar uma resposta a família, pois a torcida protegeu o verdadeiro culpado, então para ela alguém tem que pagar.

    • César

      Concordo com ti Eduardo,

      O único aspecto que acho bom discutir é o pensamento das autoridades Bilivianas de que ‘alguém tem que pagar’. O culpado deve pagar e não qualquer pessoa aleatória que estava assistindo o jogo. Se foi mesmo o menor que pague aqui ou lá, mas que pague.

      Vamos nos lembrar que a própria policia de Oruro errou naquela noite ao não revistar, que a Conmebol não puniu o time mandante e que os sinalizadores continuam presentes nos jogos em território boliviano.

  • CABEÇA ROXA

    EDUARDO, se acobertaram o dito menor, participaram do crime da mesma forma.

  • Não sei pq tanto barulho já foi explicado mil vezes e até na nota acima foi, eles estão presos para investigação e o prazo (minimo) e de 6 meses , meu! não se passaram nem 2 meses, esquece não vão soltar ninguém antes disso e a lei deles gostem ou não, assim como e a nossa com a do menor que mata e não vai preso e absurda mais e nossa lei.

  • JOSÉ

    Tem gente que fala sem conhecer , se todo mundo que tivesse restos de pólvora na mão for suspeito , vai faltar cadeia na Bolívia , soltaram mais de 500 sinalizadores no campo e as 2 torcidas . Faço uma sugestão aos grandes advogados do assunto que escrevem com tanto conhecimento : compre um sinalizador naval deste e tente acertar alguma coisa a 50 metros de distancia .É impossível alguém afirmar que uma pessoa aponte e atire um sinalizador deste para acertar uma pessoa e matar .O imbecil que soltou este sinalizador , no desespero de soltar e vendo que a bandeira estava subindo ( se acerta a bandeira ele é linchado ) ele jogou para o lado .só mais uma coisa os suspeitos estão presos para uma barganha politica , expulsa o Senador da Embaixada para ver se não acontece reconstituição e liberam todos .

    • fernando

      parabéns José o comentario mais inteligente que li até agora, gente que conhece e frequenta estádio e sem hipocrizia, foi bem isso na hora que o bandeirão subiu o ” cara” la no desespero mirou pro lado o sinalizador para não atingir o bandeirão, e fez o que fez.lamentavel.

  • Carlos

    Aos corintianos (como eu) e aos anti-corintianos:

    Independente do time que torcemos, penso que eu uma coisa ao menos TODOS concordamos:

    Essa situação da prisão dos 12 tem a ver com essa maldita IMPUNIDADE existente com os “di menor” aqui no Brasil; essa porcaria de ECA, que protege e imacula estupradores e homicidas 17 anos e 362 dias de idade reflete até fora do País, pois os bolivianos sabem que, caso eles aceitem o menor que se diz responsável pelo disparo, ele jamais sofrerá pena alguma, pois assim como outras “criancinhas” de 17 anos, ele será protegido por essa lei hipócrita e absurda denominada ECA (que, aliás, lembra coisa bem similar mesmo).

    • Eduardo

      Totalmente correta sua posição. Só se fala no retorno dos 12. Por que não levam para a Bolívia o garoto que assumiu o crime.
      Por que as organizadas não propõe essa troca, ficaria justo.
      Hipocrisia ao extremo.
      Abraço

    • CONCORDO PLENAMENTE COM A SUA OPINIÃO E DIGO MAIS, SE ALGUM DOS DOZE ESTIVER ENVOLVIDO DIRETA OU INDIRETAMENTE COM O CRIME QUE A JUSTIÇA PROVE E PAGUE POR ISSO.

  • Eduardo

    Sou palmeirense e totalmente a favor do retorno dos 12 que se dizem não ter qualquer responsabilidade na morte de Kevin, mais também só se fala no retorno deles. As torcidas envolvidas deveriam de ter a honra e dizer que aquele que cometeu o crime também deve pagar pelo que fez e pagar na Bolívia onde ocorreu o crime.
    Por que as torcidas não propõe essa troca.
    Que se dane o crime? É isso?
    Cabe muita reflexão as torcidas que reclamam da morosidade da justiça boliviana.

  • Ademir santino de Lima

    Falando sério! acho que o governo brasileiro não deve mover um palha a favor desse pseudos torcedores da gavião. São todos covardes, não só do Corinthians, mas, todas as torcidas organizadas que deveriam ser monitoradas de perto e ao menor deslize, cana dura. Só assim os verdeiros torcedores poderão retornar aos estádios. Os que estão presos na Bolívia acharam que poderiam chegar lá e esculachar… Se ferraram…

  • Nicolas

    Janca, sou a favor dos bolivianos nesse caso. Quando esses caras entraram no ônibus aqui no Brasil, revistaram todas as mochilas e sabiam que estavam levando esse artefato. Se não viram esse arsenal de sinalizadores, então qualquer um poderia estar armado no ônibus, o que é bem pior… Quem conhece gente de organizada, sabe como funciona as coisas. Outra coisa, na hora alguém viu quem atirou o sinalizador, por quê não pegaram e o denunciaram naquele momento? Isso só tem mídia porque são doze “diretores” que tem bom fluxo na diretoria. Vê se o assassino quer ser julgado como maior de idade… Eles quiserem ser malandros, sabendo que a justiça brasileira é uma mãe para os “de menor”! Se eu sou a justiça boliviana faria o segunte: O “de menor” cometeu o crime no MEU país, então vou julgá-lo com minhas leis. Entreguem o “de menor” e eu devolvo os doze cúmplices. Simples assim!

    • PIMENTA

      Nicolas muito bom seu comentário, todos sabemos como funciona essas tais torcidas organizadas,o nível de gente que a frequenta(tem gente de boa índole com rara excessão) talvez por isso nossas autoridades não vem se empenhando em buscar uma solução rápida para o caso.

  • jorge

    isto e ridiculo os 12 despararan o sinalisador

    • PIMENTA

      jorge, não foram os 12 que dispararam o sinalizador, porém dentro da mochila deles foram encontrados sinalizadores igual ao que matou o menino KEVIN, e o pior eles acobertaram a fulga do assassino, então participaram do crime, tem e vao pagar pelo que fizeram.

  • jorge

    os caras vem p/ o Brasil fazem o q/ quer efringen todo tipo de lei a nada acontece e só ir ate obras q/ vc v e roupa pirata e lojas sem documentação tirando os brasileiros quantos nem tem visto p/ ficar aq/ dirigindo pelas ruas sem abilt eoq/ acontece nada cade a justiça brasileira . os cara sonegam imposto na cara dura e ai e os caras presos la sendo humilhados se os caras são inocentes e estão pagando pelo q/ não fez estes boliviano aqui no Brasil deveria pagar pelo menor pelo q/ eles fazem de errado aq vcs nao acham vamos cobra dos nossos governantes atitude se eles podem humilhar os brasileiro ta na ora de agente começar a fazer o mesmo olho pr olho e dente pr dente no Brás e no centro tem um monte deles eso querer vamos la rapaziada vamos cobra q/ a justiça seja feita também no Brasil e não deixar os caras deitar e rolar aq/ e nos aceitarmos enquanto eles nos humilha demorou p/ cobramos .

  • PAULO

    COMETERAM UM CRIME, TEM QUE PAGAR POR ISSO, NÃO ME VEM COM CLUBISMO NÃO, EU SOU CORINTHIANO, MAS ELES COMETERAM UM HOMICIDIO, PORTANTO PAREM DE FALAR M….

  • Marcos

    JORGE COMO VOCÊ FALA BOBAGEM E COMO SE EXPRESSA MAL, VAI ESTUDAR ANTES DE VIR AQUI NO NOSSO BLOG FALAR BOSTA

  • JORGE

    CHUPA SEUS GAMBAS ANALFABETOS, TEM QUE FICAR PRESO MESMO, MENOS VAGABUNDOS Á SOLTA

  • AS 12 GALINHA PRETA QUE ESTA PRESA NA BOLIVIA TA CHUPANDO PINTO DOS POLICIAL BOLIVIANO POIS O IMPORTANTE E SE FIEL CHUPA GAMBA CHUPA GAMBA ETERNA SEGUNDONA 1982 TAÇA DE PRATA E 2007 ASSASSINAS DE JOVEM DOIS DESSE VAGABUNDO SAÕ DIRETO DA GAVIAÕ GAY PEGA COBRA E COME A CABEÇA , TEM PASSAGEM POLICIAL AQUI NO BRASIL ENTAÕ NAÕ SAÕ SANTO CHUPA GAVIÕEIS GAY PEGA COBRE E COME SO ACABEÇA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • CHUPA GAVIAÕ GAY PEGA COBRA E COME SO A CABEÇA ETERNA SEGUNDONA MAIS O IMPORTANTE E SE FIEL CHUPA ETERNA SEGUNDONA SERI BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB MENOS 12 PARA ROBA AS CARTEIRAS NO METRO CHUPA GAMBA CHUPA GAMBA ETERNA SERI BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

  • MARQUITA BOQUETE VAI DA SEU SOBRECU DE GALINHA PRETA PARA TIRA OS 12 PILATRAS QUE SUJARAM O FUTEBOL BRASILEIRO CHUPA GAMBA CHUPA GAMBA O PAU DAS ALTORIDADES DA BOLIVIA PARA TIRA ESSE 12 VERME DA CADEIA CHUPA PAULA GAY REVISTA G ETERNA SEGUNDONA 1982 TAÇA DE PRATA 2007 CHUPA PAULA GAY REVISTA G QUEO DIGA VAMPETA GAY E DINEY GAY KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • UMA PERGUNTA TIME GRANDE CAI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NAÕ SO TIMINHO SERI BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB.BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB CBOCOCBURINTINHA ETERNA SEGUNDONA 1982 TAÇA DE PRATA E 2007 SO NAÕ CAIRAM 4 VEZES GRAÇA O FAMOSO TAPETAÕ 1987 COPA UNIAÕ FICARAM UTIMO E NO JOAÕ AVELANGE 24 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TIVERAM QUE CHUPA PINTO DOS BAMBI E GRAFITTI PARA NAÕ CAI NO PAULISTA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AINDA FALAM QUE SAÕ GRANDE GRANDE BOSTA TIMINHO SUJO DE LARDAÕ MAMA NA TETA DO LULA LADRAÕ CHUPA GAMBA ETERNA SEGUNDONA BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB OU NO DEDO COTOCO DO LULA GAVIAÕ GAY PEGA PINTO E SENTA NO PAU E PEGA COBRA MAIS SO COME A CABEÇA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • PIMENTA

    Algum desses presos na Bolívia tem passagem pela polícia, que sabe responder???????

  • GAVIAÕ GAY GOSTA DE PEGA COBRA COME SO A CABEÇA CHUPA GAMBA CHUPA GAMBA ETERNA SEGUNDONA 1982 TAÇA DE PRATA E 2008 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB TIMINHO DE BANDITO VIVE NA AVEIA DOS COFRE PUBLICO PAI LULA SEM DEDO CHUPA TIMINHO REGIONAL DE ITAQUERA RIO TIETE CHEIO DE BOSTA TIMINHO SERI BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

    • JOSÉ

      Qual a sua dificuldade em escrever certo ?
      obs : A sua maior torcida fica na Zona Leste de São Paulo , para ser mais exato no lugar mais podre da Aricanduva , onde tem muito ladrão , traficante e deu uma garoa dá enchente . E mais um detalhe o “Timinho” não é de Itaquera a sua sede é no Tatuapé , que por um acaso tem a maior renda por metro quadrado da cidade de São Paulo .
      Só uma pergunta : a vila Belmiro fica a onde ? Londres , Paris , Beverly Hills , Milão , Barcelona ?

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo