Leão na Lusa?



A goleada para o Comercial, pela fase final da A-2 do Paulista, revoltou a torcida da Portuguesa e deixou sua diretoria dividida. Uma parte defendia a substituição do treinador, Péricles Chamusca, por um técnico mais gabaritado. O nome mais ventilado no Canindé era o de Emerson Leão, que recentemente passou, sem sucesso, por São Paulo e São Caetano. Outra defendia a permanência de Chamusca, que há pouco acabou mesmo dispensado pela direção apesar de, em nota oficial, ela falar em “comum acordo”.

Candinho, que responde pela diretoria de futebol, vinha apoiando o trabalho do técnico, mas o presidente Manuel da Lupa era pressionado por conselheiros a mexer na comissão depois dos 7 a 0 de sábado.

A principal reclamação em relação a Chamusca é que ele seria retranqueiro demais, abusando de volantes e comemorando resultados magros, como o 1 a 0 diante do Capivariano, quarta passada, quando o time, mesmo vencendo, recebeu vaias da torcida.

Pela Copa do Brasil a equipe joga amanhã, contra o Naviraiense, no Canindé. No jogo de ida, houve empate por 0 a 0. Nas mãos de Chamusca, o time vem apresentando fraco desempenho ofensivo, mas se destacava pela atuação da defesa. Até levar sete do Comercial, porque aí passou a ser complicado elogiar a retaguarda.

Pra quem não sabe, os dois primeiros do grupo da Lusa sobem à elite do Paulista. A Portuguesa é a segunda colocada com seis pontos, mesmo número obtido pelo Comercial, mas com saldo de gols pior. E põe pior nisso. Em terceiro está o Capivariano, com quatro, o Catanduvense, na lanterna, tem um. Faltam três rodadas, sendo a última no dia 28, e a próxima partida do time do Canindé pela A-2 será domingo, em casa, diante do mesmo Comercial.



  • odair

    NAO ACHO QUE SEJA A HORA DE TROCAR A COMISSAO TECNICA POIS ESTA EM UMA RETA DECISIVA DO CAMPEONATO,ACABARIA GERANDO UMA CRISE E NAO DA TEMPO DE ARRUMAR O TIME ,CABE AO CHAMUSCA REVER E ACERTAR ALGUMAS COISAS E FECHAR O GRUPO POIS SAO ESSES JOGADORES QUE VAO ATÉ O FIM DO CAMPEONATO,O QUE VC ACHA JANCA?

    • janca

      Também não acho que seja a hora de mudar. O time vinha jogando defensivamente, o que é legítimo, mas está em segundo no grupo. Resta ao técnico e à diretoria conseguirem passar tranquilidade e força de vontade aos jogadores, que têm de reagir e mostrar garra neste momento. A forma como a Portuguesa assimilar a derrota é o “x” da questão. Pode levar o time à Série A-1 ou a desmantelar de vez. Espero que aconteça a primeira coisa. E cabe à torcida protestar e exigir garra dos jogadores, se achar que é o caso, mas sempre pacificamente. Se não quem vai desmontar o time e o sonho de voltar à divisão de elite do Paulista é a própria torcida. Ainda nada está perdido e espero que não se perca nessa reta final de A-2. Faltam só três joguinhos…

  • celso corrêa

    Caríssimos Lusos,
    não façam essa besteira, ele vai quebrar de vez a Lusa.
    Além de ser autoritário, por onde passou rompeu contratos
    e sempre ganhou fortunas nas rescisões.
    Só assinem com ele se ele não exigir uma multa astronômica
    para sair. Pergunta se ele assina sem multa rescisória.
    Duvido e o dó!

    • janca

      E a Lusa não está nadando em dinheiro. Muitíssimo pelo contrário.

  • João Carlos

    Entrar na barca furada do Leão.

  • Mario

    Leão???? ta de brincadeira quem sugeriu esse ex-tecnico em atividade , para mim Leão representa tudo de ultrapassado e atrasado nos tecnicos brasileiros.

    não sou desses que acha q tecnicos não possam ser mandados embora, mas antes disso precisa profissionalizar o clube ,deixar de ser passional e depois se for trocar tem escolher sempre por um tecnico melhor e não um igual ou pior.

    a Lusa passou anos na segundona do Brasileirão e agora no paulistinha e aparece que não apreendeu nada, não se organiza , não mexe nas estruturas , não muda , não faz nada de diferente , aproposito como acabou a historia dos emprestimos feito pelo Manoel da Lupa que o Banif cobrava ?.

    • janca

      O Banif segue cobrando. E o problema da Lusa, como o de boa parte dos clubes brasileiros, é de gestão. A diretoria desfez o time que subiu para a Série A do Brasileiro, que ficou conhecido como Barcelusa, não investiu em ações de marketing como poderia ter feito, não aproveita o Canindé para arrecadar dinheiro, não equacionou as dívidas que tem… Assim fica difícil. Acho que há situações em que o técnico tem de ser trocado, sim, mas eu manteria o Chamusca, que está longe de ser o único responsável pelo fiasco em Ribeirão. E o que a Portuguesa menos precisa agora é de um bode expiatório.

      • janca

        Bom, mas a diretoria resolveu sacá-lo. Muita gente vinha criticando seu trabalho. Desde, aliás, o início do campeonato, quando o time perdeu para o Monte Azul.

        • Mario

          bom com Chamusca a não ai a lugar nem um , como não ira com Leão , Geninho e outros genericos , agora é torcer p/contratarem alguem com ideias novas e sem vicios como Cristóvão Borges

  • alessandro

    BOM DIA JANCA SE E PRA TROCAR PQ NAO TRAZER DE VOLTA O JORGINHO?????
    E EU NAO TROCARIA AGORA FARIA ISSO PARA O BRASILEIRAO,DEIXA O CHAMUSCA TERMINAR A A2,REFORÇA O ELENCO TRAZ O JORGINHO E TENHO CERTEZA A LUSA FARA UMA BELA CAMPANHA NO BRASILEIRO,FATO QUE SERIA IMPORTANTISSIMO,CONSIDERO QUE O CAMINHO PARA A RECUPERAÇAO DA GRANDEZA DA LUSA E SE FIXAR NA SERIE A DO BRASILEIRO,COM O TEMPO,COM VERBAS MAIORES VINDAS DO BRASILEIRAO ACREDITO QUE A LUSA SE ESTABILIZE.

    • janca

      A volta do Jorginho, não. Ele acatava tudo o que a diretoria mandava, foi um dos responsáveis pela queda do time à A-2, sempre abaixando a cabeça para os mandos e desmandos da direção e tampouco foi bem no Bahia. Depois de um início promissor, acabou saindo do time baiano. Eu seguiria com o Chamusca, Alessandro.

  • Marioh

    O estádio da lusa está em uma localização estratégica. Fácil acesso e próximo ao Metrô. O Canindé poderia ser melhor aproveitado. É questão de gestão como você mesmo citou. Poderia ser melhor aproveitado como arena multiuso, pois, o estádio não é pequeno e nem monstruoso. Vários craques foram revelados pela lusa (Djalma Santos, Julinho, Dener, Ditão, Ivair, Enéas,etc). Pena que nas categorias menores , a lusa não tem investido como antigamente. Os contratos de alguns técnicos como Leão, Luxemburgo, etc quando saem por deficiência técnica, detonam o clube financeiramente.

    • janca

      Tem razão, Mario, é uma tecla em que tenho batido. Não só a do estádio, que é bem próximo do Terminal Rodoviário do Tietê, caminho para o aeroporto de Guarulhos, perto de shopping, do Anhembi, enfim, mas tambem a do investimento na base. Um dos motivos que a diretoria aponta para a redução no investimento na base é o assédio de outros clubes e empresários. O que, pra mim, é balela. Não que não exista, mas a Portuguesa tem que voltar a formar jogadores. E firmar bons contratos com eles, defendendo-se de possível assédio com a lei, que, bem ou mal, dá alguma proteção ao clube formador.

  • TRi Mundial Doom

    O mano entende de segunda, contratem o mano … kkkkk

    Andrade desempregado depois de ser cmpeao brasileiro é um bom técnico, toda vez que entrou de interino salvou a bagunça do Flamengo.

    • janca

      Isso é verdade. Sobre o Andrade. Outro bom nome é Cristóvão Borges, que a meu ver mandou bem no Vasco e é um técnico competente, trabalhador e humilde.

  • Eu pensaria, seriamente no Benazzi ou no Geninho….mas, vindo da nossa direção tudo de negativo é possível.

    Jorginho eu também gostaria.,

    • janca

      De jeito nenhum. Benazzi já teve sua vez. E Geninho também. Saiu, tentou o São Caetano e não deu certo. Eu não trocaria de técnico agora, mas já que a diretoria resolveu sacar o Chamusca… A pressão era grande. Vamos ver quem assume o time… Leão certamente não é barato.

  • PELO AMOR DE DEUS: LEAO,JORGINHO, CRISTOVÃO NÃOOOOO ATÉ GOSTEI DA IDEIA DO ANDRADE POIS ELÉ HUMILDE E BOLEIRÃO E SE NÃO CONSEGUE SER UM GRANDE ESTRATEGISTA PELO MENOS GANHA O GRUPO PELA SIMPATIA COMO FEZ COM O FLAMENGO, MAS O MOMENTO É PARA O BENAZZI. O QUE ACHA JANCA?

    • janca

      Eu gosto dos nomes do Andrade e do Cristóvão, Jorginho agora não, foi com ele que o time caiu no ano passado. Eu teria mantido o Chamusca, mas como ele caiu sou mais uma das duas primeiras opções.

  • Ton

    Olá Janca. Eu admito desconhecer o atual elenco da Portuguesa, apenas sei das dificuldades financeiras que o clube se encontra, creio que Leão não seria uma boa. A minha sugestão é o atual técnico do Atlético de Sorocaba Vagner Benazzi que inclusive já trabalhou na Lusa. Eu gosto do estilo dele, bom treinador. Abs.

    • janca

      O atual elenco é fraco do meio-campo pra frente. A defesa era considerada boa, apesar de o goleiro, Glédson, ser apenas razoável. Mas para o Brasileirão precisa de reforços. E de repente um Benazzi da vida dá jeito no time. Não sei… Abs.

  • francotimao

    Ola,João, essa “lavada” é dura de digerir, é msm impossível sobreviver-se a ela, e como sempre o técnico é sacado, caso venha o Leão com certeza a diretoria estaria pensando em “choque de gestão” no caso técnico, pois é sabido q o Leão costuma conseguir bons resultados a curto e curtíssimo tempo o problema é depois de algum tempo…Abs!!!!!!!

    • janca

      Mas o Palmeiras levou de seis e não só sobreviveu como emplacou cinco vitórias consecutivas… Mas que a Lusa precisa de um choque de gestão _e isso não é de hoje_, precisa. Abs.

  • alessandro

    BOA NOITE JANCA,O CHAMUSCA ACABOU CAINDO E AGORA QUEM CONTRATAR????
    PELOS QUE ESTAO DISPONIVEIS E DIFICIL OU SAO CAROS OU TEM CURRICULOS DUVIDOSOS.EU SOU TOTALMENTE CONTRARIO AO LEAO ACHO O CUSTO E O RISCO MUITO ALTO.ACHO QUE UMA BOA OPÇAO PARA A LUSA TAMBEM PODERIA SER O MARCELO VEIGA QE ESTA NO BOTAFOGO DE RIBEIRAO,UM TECNICO BOM,SABE TRABALHAR COM JOGADORES MENOS BADALADOS E COM JOGADORES DE BASE E ACHO QUE PRECISA DE UMA OPORTUNIDADE EM UM CLUBE MAIOR.

    • janca

      Mas será que o Marcelo Veiga trocaria de time agora??? Ficar com o coronel Edson Pimenta como interino é que não dá.

      • alessandro

        EU ACREDITO QUE SIM APENAS TERIA QUE ESPERAR AS FINAIS DO PAULISTAO PARA VER ATE ONDE O BOTAFOGO VAI E NAO DESPREZANDO O BOTAFOGO,QUE TEM UMA BELA HISTORIA MAS PARA O MARCELO VEIGA IR PARA A LUSA SERIA UM TREMENDO PASSO NA CARREIRA E ACHO QUE PARA A LUSA SERIA MUITO BENEFICO,E UM TECNICO JOVEM QUE JA FEZ BONS TRABALHOS NO BRAGANTINO E AGORA NO BOTAFOGO TANTO QUE O TIME ESTA CLASSIFICADO PARA AS OITAVAS DO PAULISTAO E VOU ALEM TEM ALGUNS JOGADORES QUE PODERIAM VIR PARA A LUSA PARA MONTAR O GRUPO DO BRASILEIRAO.

        • alessandro

          E PARA O RESTO DA FASE FINAL DA A2 PQ NAO O CANDINHO QUEBRAR O GALHO E VOLTAR AO CAMPO E DIRIGIR O TIME???ELE TEM MUITA EXPERIENCIA E COMPETENCIA PARA ISSO.

          • janca

            O Candinho era o defensor do Chamusca. Mas acho que seria uma boa ideia, sim. Muito melhor do que ter o Edson Pimenta no comando.

  • Rodrigo

    Palmeiras tomou 6 do Mirassol, e agora tá classificado na Libertadores, e praticamente como primeiro colocado. Além do mais, o palmeiras está invicto a 5 jogos e só tem enfiado “goleada” nos adversários. Essas historinhas de trocar de técnico qualquer hora, já virou balela para diretoria se esquivar.

    Obs.: Eu não sou palmeirense, apenas um bom apreciador de futebol!

  • Flavio

    E pensar que o Leão já foi técnico de ponta do futebol brasileiro… antes era disputdo por Santos, São Paulo, Palmeiras, Inter… agora é lembrado por São Caetano, Portuguesa.

    Minha sugestão é o Candinho assumir a Lusa até a eliminação do Palmeiras na Libertadores e ai contratar o Gilson Kleina.

    Abs

    • Divaldo Antonio de Oliveira

      Va sonhando Flávio, vá sonhando.

  • Divaldo Antonio de Oliveira

    A Lusa é o segundo ou terceiro clube de todos os paulista, portanto não tem o direito de corrigir um possível erro cometendo outro maior. O Leão é incompetente e desagregador.

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo