Conflito de interesses?



Ronaldo pediu socorro à Globo para se defender das perguntas sobre possível conflito de interesses no fato de ter aceitado comentar a Copa das Confederações e o Mundial pela emissora e ao mesmo tempo seguir cuidando da imagem de jogadores como Neymar e Lucas, presenças consideradas certas nos dois eventos.

Assim que foi convidado e fechou acordo com a TV, Ronaldo passou à emissora a tarefa de negar conflito de interesses entre seu papel na 9ine, empresa da qual é sócio e capta patrocínios para as duas promessas do futebol brasileiro, e a função de comentarista. Segundo o estafe do ex-jogador, cabe à Globo, que fez o convite, e não a Ronaldo, justificar o porquê de não verem conflito de interesses com a nova tarefa.

A Central Globo de Comunicação logo se manifestou _e segue nessa linha_, dizendo que o ex-atacante já criticou os jogadores publicamente, que os contratos com os atletas não envolvem exclusividade e que a trajetória de Ronaldo permite que ele comente os jogos com espírito de independência e isenção.

Em 2011, Ronaldo atrapalhou-se ao defender sua participação no Comitê Organizador Local da Copa, a convite de Ricardo Teixeira, mesmo sendo sócio da 9ine, empresa de marketing esportivo que intermedeia contatos ligados ao Mundial. Foi por isso, aliás, que agora resolveu agir diferente e se escorar na Globo.

O interesse da emissora em contar com um jogador com a história de Ronaldo é antiga e o sonho de um dia tê-lo como comentarista, nem que fosse com o status de convidado, vem desde os tempos em que Casagrande ficou afastado em tratamento médico. Além de Ronaldo, a Globo chegou a cogitar, tempos atrás, a contratação de Romário, que depois acabaria enveredando pela política. E se tornando comentarista da Record, função que exerceu no Pan de Guadalajara, em 2011, e depois nos Jogos de Londres, no ano passado, quando já era, diga-se de passagem, deputado pelo PSB-RJ.



  • reinaldo

    Acho isto uma grande bobagem, Janca. Diversos são os comentadores que possuem algum vínculo com determinado jogador ou marca. O ex-jogador Neto, por exemplo, é comentarista na Band e dirigente no Corinthians. Temos também alguns comentaristas que são sócios do seu clube de coração. Enfim, acho que cabe ao telespectador verificar a imparcialidade e isenção do comentarista durante a transmissão. O que você acha?

    • janca

      No caso de comentar jogos para a Globo também não vejo problema, não. Vejo, sim, na função que ocupa no COL em relação a seu trabalho na 9ine.

    • Rafael

      O Neto não é dirigente no Corinthians, é conselheiro

      • TRi Mundial Doom

        Ta explicado entao, a puxa saco também é corintiana e diz ser inter, tem um medico que nem sei porque ta ali, Ronaldo, os que conseguem ser imparciais sao ex jogadores…Ronaldao na globo é melhor que aqueles atores horriveis falando mais besteira que atuando…

  • reinaldo

    Onde tá escrito “comentadores” leia-se comentaristas.

  • Ronaldo como já foi dito se tornou “um descompromissado ganhador de dinheiro” , se ele tiver vantagem apoia Ricardo Teixeira, faz lobi para o Real Madrid, joga no Barça e no Real, no Milan e na Inter, tanto faz. Casa hoje, trai amanhã, Pega mulher, pega homem, Aff !!! O que importa para ele é o quanto…

  • Assim será pra sempre. Qualquer atividade ligada ao Ronaldo, será sempre questionada sobre um possivel jogo de interesses. Logo, estaremos lendo comentarios que ele irá favorecer o corinthians, que ele é farinha do mesmo saco do Andrés, enfim, uma enxurrada de bairrismo irá aparecer.

  • Edson – Santo André

    Olá Janca!

    E mais uma vez vemos a ética jogada na lata do lixo, trocada por interesses pessoais e corporativos. Não precisa ser ilegal para ser imoral.

    Seria a mesma coisa Janca se você fosse por exemplo do “staff” do Neymar e continuasse com o blog. Como você poderia emetir opiniões e críticas a um jogador com o qual você trabalha ou gerencia a sua carreira? Como iria soar sua opinião?

    E ainda mais porque os negócios do ex-jogador são públicos e envolvem milhões de reais.

    E a TV Globo hein? Poderia ter evitado muito bem essa situação e não passar uma mensagem negativa, de mistura de interesses ou atrelamento destes com o novo contratado.

    Fico triste em ver muita gente achar isso normal. Em um país cheio de maus exemplos, muitos estão perdendo a noção de ética. Insisto: Pode não ser ilegal, mas é imoral.

    Estou acompanhando neste instante a entrevista do Ronaldo para o Esporte Espetacular, a reporter Glenda pergunta se o Neymar é um jogador cai-cai e ele responde que o Neymar é um jogador fantástico e deveria ir à Europa, ai a apresentadora pergunta se haveria algum conflito de interesses por ele agenciar alguns jogadores de seleção que irá emitir comentários, o Ronaldo responde que tem compromisso com seu público e que já havia criricado o Neymar nesta entrevista.

    Já vi tudo hein?

    • janca

      Mas neste caso já era esperado. Ele será uma das atrações da Globo, a emissora, via central de comunicação, emitiu nota dizendo não ver conflito de interesses e nos programas da TV _o Esporte Espetacular é apenas um deles_ ele vai ter outras oportunidades para se defender. O que eu vejo é conflito de interesses no Ronaldo da 9ine com o Ronaldo do COL. Aí acho que é uma situação diferente. Porque, pelo menos em tese, o torcedor que assistir aos jogos na Globo já sabe que ele trabalha para Neymar e Lucas. Ou seja, não está sendo ludibriado. No caso dos negócios da 9ine com empresas ligadas à Copa ou parceiras da Fifa ou CBF, seja o que for, e do papel do Ronaldo no COL, lidando muitas vezes com interesses das mesmas empresas com as quais trabalha, a história muda de figura. Pelo menos é o que penso, Edson.

  • Edson – Santo André

    E não é errado só por ser o Ronaldo com a Globo e sim todos que tem esses vínculos conflitantes, como foi dito em um comentário acima do Neto ser sócio do Corinthians e ser comentarista da Band, inclusive de jogos deste clube.

    Totalmente evitável!

    • janca

      Mas eu não vejo problema nenhum em um jornalista/comentarista ser sócio de um clube, torcer por A ou B, até porque isenção absoluta não existe. Quando nos colocamos somos sempre parciais, por mais que muitos digam que jornalista deve ser imparcial, imparcialidade absoluta é uma cascata.

  • Mario

    pra mim tanto faz se é o Ronalducho ou Caio Ribeiro ou outro comentarista , coloco a tv no mudo qnd tenho q assistir na futebol na Globo/Sportv , band ou Fox , é muita narração e comentario ruim p/alguem aguentar durante 90 minutos , muito melhor ligar o radio e procurar uma boa narração da partida , q saudade qnd era mlk e ouvia Tostão , Gerson ou Rivelino comentando os jogos.

    • TRi Mundial Doom

      Gosto da FOX pela forma como tratam a Libertadores, diferente das idiotices da Globo…Fizeram um comercial de gala para as finais da Libertadores do ano passado, por isso acho que vale a pena ver jogo na Fox…Fora comentarios e debates imparciais. Se o clube brasileiro esta errado, eles metem o pau sem dó, como aconteceu na entrevista ao advogado do Flamengo na epoca da sacanagem com Ronaldinho Gaucho. Mas o restante nao vejo nada de util mesmo, melhor o radio.
      A Record lançou bons narradores, Mauricio Torres narra muito bem, indo da Globo,mas a TV sumiu do futebol, nao consegue comprar nem torneio de botao.

  • TRi Mundial Doom

    Sera que Neymar ta certo na Copa ? Eu tenho duvidas, ainda mais depoois dele demonsrar nao suportar pressao, como aconteceu no jogo do Mexico em que ele demonstrou nervosismo e nao renovando com o Santos depois de ser criticado…
    Jogador elogiado que nem ele quando foi convocado,entrou e no primeiro jogo já deu show, Ronaldo fez isso, Romario, Denilson, Ronaldinho, Pelé…Neymar ta a um bom tempo sendo colcado como estrela do time sem jogar nada. Vai pro Barcelona, provavelmente, e se nao jogar bola logo vai encerrar a carreira que nem Robinho….

    • janca

      Acho nome certo pra Copa, sim. A não ser que aconteça alguma tragédia até o ano que vem.

  • Edson – Santo André

    Janca, insisto!

    O ex-jogador/comentarista/dono de empresa na área de marketing/ membro do Col pode misturar tudo isso e ainda achar normal?

    Mesmo que ele não fosse membro do Col, ele agencia jogadores diretamente envolvidos em seus comentários. Isso não é errado Janca!

    • janca

      Misturar isso tudo não acho legal, Edson, mas o fato de trabalhar para jogadores diretamente envolvidos em seus comentários quem deve decidir se tem problema ou não é a emissora que o contrata. Não acho isso errado. O que acho errado é ele ser membro importante do COL e ser sócio de uma empresa de marketing esportivo que faz negócios diretamente envolvidos com a Copa. Pelo menos é o que penso, Edson. Posso estar equivocado, é minha opinião. Respeito a sua, que é diferente da minha e nem por isso menos legítima.

      • Edson – Santo André

        Tá certo Janca,

        Boa Pascoa, muita paz e saúde para você a sua família!

        • janca

          Pra você também. Abs.

  • paulo

    Sempre haverá interesses em áreas em que estão envolvidos valores tão altos como os que circulam no futebol. Uma vez na década de 1970, o capitão do tri, Carlos Alberto disse que o torcedor não sabia o que era o futebol e eu penso que nós continuamos a não saber. Ninguém, nem jogadores, dirigentes ou boa parte da mídia que envolve este “circo”, quer que as coisas sejam realmente claras, vide os recentes escandalos de arbtragens em 2005, que ficou por isso mesmo e agora a denúncia de um dirigente do esporte sobre convocações compradas. Perdeu-se a capacidade de ficar chocado com tudo isso. Fazem duas ou tres piadas sobre o assunto e jogam no lixo.

  • Nunca ouvi dizer que o neto era dirigente do corinthians . pelo menos euzinho da silva nunca vi .

    • janca

      Dirigente não é. Pode até ser sócio do clube, o que é um direito legítimo dele.

  • Pedro

    Alguma dúvida? Hoje ele já bajula descaradamente os lixeiros da marginal, a cacatua pipoqueira e o ursinho rosa, imagine com tanto $$$ assim da copa…

  • Celo

    Ninguem vai falar do Poderoso Audax RJ ….heimmmmmmmmmmmmmmm

  • radamantys

    Ta tudo certo, Chapa pra dominar o futebol (globo,Ronaldo e Andrés) é desse jeitinho ai mesmo.
    Cada vez isso ai vai ficar pior, a Globo como medo de perder pra Fox e record ta fazendo de tudo
    pra manter o contrato de exclusividade, tornando os clubes seus reféns cada vez mais.
    E tem o apoio do Andrés e do Ronaldo nisso ai, (se o Andrés assumir a CBF o Ronaldo vai virar presidente da próxima liga do Brasil, que será vendido pra Globo com Exclusividade).
    Toda a mídia sabe que esse esquema ta rolando ai, mas finge que não ver, ética não tem menos no meio do futebol.

  • francotimao

    Janca, caramba!!!!!!!!!!!a globo gosta de “dar” dinheiro pro Ronaldo, hein???rsrsrsr!!!!!…no medida certa ele já levou uma grana preta e agora como comentarista, mas não vejo incoerência nas funções, o publico e a própria mídia ira julga-lo caso ele “pise” na bola..Abs!!!!!!!

  • fernando

    existe alguma lei que proíbe ele de exercer esses cargos simultaneamente??

    parem de discutir o que é moral ou imoral, pois isso é algo subjetivo, o que pode ser moral para vc pode não ser para mim e vice versa.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo