A interdição do Engenhão



Não é de surpreender a interdição do Engenhão, cuja estrutura de cobertura, segundo a Prefeitura do Rio, corre o risco de desabar. Desde 2003, quando começaram as obras do estádio, houve um problema após o outro, fosse na questão do custo, fosse na do próprio projeto, mudado em mais de uma ocasião. Depois do Pan de 2007, sem que houvesse um plano para mantê-lo, acabou cedido para o Botafogo.

É um alerta para as arenas que estão sendo construídas para a Copa de 2014. Não basta erguê-las, é preciso uma estratégia para conservá-las e viabilizá-las economicamente, algo que não foi montado até agora em pelo menos metade delas.

No caso do Engenhão não custa lembrar que as obras começaram a ser feitas pela Delta, construtora alvo da CPI que investigou os negócios do contraventor Carlinhos Cachoeira e, como previsto por muitos, acabou em pizza. A Delta, no entanto, assim como faria também com o Maracanã, acabou pulando fora do consórcio que construía o estádio, terminado pelas construtoras OAS e Odebrecht.

O maior problema que enfrenta é de responsabilidade. Não é a primeira vez que o Engenhão, finalizado em 2007 para o Pan do Rio, apresenta problemas na estrutura. O Botafogo acha que cabe à Prefeitura do Rio solucioná-los, o município discute com as empreiteiras, que quer receber para iniciar a reforma, seja do clube, seja da administração Eduardo Paes. E ninguém assume a culpa por uma obra atrapalhada, para não dizer outra coisa, que tanta dor de cabeça _e tantas goteiras_ tem dado ao Rio.

Projetada para receber uma Olimpíada, a arena é chamada de estádio olímpico. Estádio olímpico João Havelange,vale lembrar. Mas para abrigar os Jogos de 2016 teria que passar por nova reforma, fora a questão da cobertura. Precisaria de mais lugares _pelo menos 12 mil_, além de equacionar a questão do estacionamento e do transporte público até o estádio e resolver seus problemas estruturais.

E tem ainda a questão do gramado. Com o excesso de jogos no estádio sem o Maracanã, que foi derrubado para ser construído do zero para a Copa do ano que vem, ele chegou a um estado calamitoso. Tanto que chegou a ser interditado no Brasileiro do ano passado, já que oferecia risco à integridade física dos jogadores.

Ops, e tudo isso sem falar no preço. Orçado inicialmente em 60 milhões de reais, o custo final da obra foi de 380 milhões de reais. Pelo jeito construir estádios não é exatamente uma especialidade brasileira…



  • Rogerio

    Realmente é uma vergonha!!!

    É por essas e outra que muito se pergunta se alguma coisa ainda vai ser bem feita nesse pais com dinheiro público!!!!!

    • janca

      Põe vergonha nisso. Venderam-nos o Pan de um jeito, o preço final dos Jogos acabou praticamente multiplicado por dez e o legado lamentavelmente minimizado. Veja o Maracanã, que estaria reformado para receber a Copa (por conta dos Jogos de 2007) e nada. Veja o Engenhão, que de estádio olímpico não tem nada. Tanto que precisaria de nova reforma para 2016, fora os problemas estruturais.

    • Mario

      é uma vergonha as pessoas aceitarem essas coisas sem fazer nada e continuar a não levantarem contra o Lula , serras , sarney e essa corja politica brasileira

      • Rogerio

        É verdade Janca!!!

        E tem mais, fizeram um estádio com dinheiro público, longe pra caramba, não enche em praticamente nenhum jogo, e depois de 6 anos está caindo aos pedaços!!!

        Gostaria de ver se isso acontecesse em um pais sério!!!

        Quer dizer, acho que não ocorreria, mas se por um aborto da natureza ocorresse já estaria meio mundo na cadeia!!!!!!

        Mas no Brasil, sabe como é né……

        • Carlos Sant’Anna

          Meu caro;
          Não há muito que se estranhar, já havia um risco logo após a inauguração e foi criada a polemica das escoras hidraulicas e um setor, ou vários interditados por prevenção.
          Todo o país sabe que trata-se de uma obra super faturada, várias vezes, queriam o que?
          Qual é o time do Prefeito Menudo – 1, do Governador Menudo – 2?
          O que o povão tem que fazer? Abandonar o futebol!
          A Justiça caberia punir após uma séria investigação!
          Isto é utopia, brincadeirinha!
          O Brasil não é e nunca será um país serio, não tem um povo serio e politizado!

          Aqui, tudo acaba em pizza, samba e futebol, esqueci, “Em Eleições”!

          O Vasco vai sair do buraco comesta colaboração fraudulenta e oportunista!

          Perguntar se macaco quer banana?

          Bom Dia!

          Carlos Sant’ Anna

        • janca

          É um caso muito grave e desde o início dos trabalhos. Só o preço subiu mais de seis vezes. Seis anos depois o estádio está caindo aos pedaços. E foi feito com dinheiro público, do contribuinte do Rio. É inconcebível. Deveriam fazer uma caça às bruxas para apurar direitinho a responsabilidade de cada parte envolvida no projeto. E na manutenção do estádio.

          • rubens

            feito com dinheiro público e o que é pior, pelo próprio poder público, que deveria estar preocupado com outras prioridades.

          • janca

            O fato de ter sido feito pelo poder público pra mim não seria problema desde que não houvesse aumento no preço inicial nem os problemas que encontramos no Engenhão. Fora que não tem sentido nenhum construir um estádio com dinheiro público _é a esse ponto que me atenho_ e depois terceirizar a administração para um clube de futebol, uma multinacional, uma empresa privada, o que for. Se o poder público tem condições de erguer um estádio deveria ter de mantê-lo e não entregá-lo de presente a um clube, caso do Botafogo, no Engenhão, ou a um consórcio, o que deve acabar acontecendo com o Maracanã.

          • Bento Pereira

            A caça às bruxas já começou. E como sempre o alvo é quem tem menos responsabilidade e que, política e economicamente, não tem condições de retaliar as acusações oportunistas da mídia inconsequente.
            Primeiro você insinua que o estádio Foi “CEDIDO” ao Botafogo”.
            A verdade é que houve uma concorrência para a qual foram chamados a participar os quatro grandes do Rio. O Vasco não se interessou porque já tinha São Januário, o Flamengo não conseguiu as certidões necessárias para participar, e o Fluminense ofereceu uma proposta inferior a do Botafogo. Então, o estádio não foi CEDIDO como o senhor infantil e desonestamente informa. Ele foi arrendado por um clube que entregou TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA a tempo e direito.
            Segundo, o senhor diz que: … O Botafogo “ACHA” que a responsabilidade é da prefeitura. A sua fonte deveria se preocupar em se ater aos fatos porque, CONTRATUALMENTE falando, a estrutura do Estádio é sim de responsabilidade da prefeitura, condição imposta pelo consórcio que assumiu para dar continuidade à obra.
            Ao Botafogo, sempre coube a manutenção do Estádio. E isso ele sempre fez, inclusive municiando a prefeitura de relatórios sobre problemas no estádio.
            Então, antes de apontar a sua metralhadora carimbada clubisticamente, procure fazer o bom trabalho de repórter: Investigue, apure, analise, confronte e depois publique. Tire a bunda do sofá e saia dessa confortável posição de acusador inconsequente.

          • janca

            Não estou acusando ninguém, mas que há uma sucessão de erros num estádio que deveria ser olímpico, consumiu mais do que seis vezes o planejado e está na situação em que está, há. Sobre sua agressividade e mau humor diz mais respeito a você do que a qualquer outra pessoa. E apenas lamento. Por você.

    • Marco Aurelio

      Como o povo brasileiro é crédulo! ou finge ser. Tenho por natureza e convicção a certeza de que praticamente tudo no Brasil e mesmo no mundo envolve interesse sujo. Como diz um amigo meu…”a maldade do ser humano não tem limites..”. Uma semana após a dupla Fla-Flu renovar com o Engenhão por achar caro o preço do consórcio do Maracanã, o Engenhão fecha. Fecha, isso sim, minhas ideias. Eduardo Paes, secretário e amigo e Maia/Cabral, construtoras que se envolveram com o Maracanã e Engenhão, palpite da mesma empresa alemã. E, de repente, vento de pouco mais de 60 km por hora derruba a cobertura. Que nada sofreu enquanto desabava o morro do bumba, enquanto a região serrana foi arrasada, enquanto ventos de quase 100 km derrubaram árvores no último verão e enquanto um outro engenheiro afirma que o Engenhão não vai cair.

      Até entendo os crédulos que acreditam em boitatá, em saci pererê e em sinceridade de político. Mas, não jornalista. Ao menos, deveriam trabalhar com a hipótese de “estranhas coincidências”.
      Não estou afirmando que a cobertura não precise de algum reforço, mas por que agora? por que não no intervalo do próximo torneio de seleções?

      E, fala sério…dizer que a culpa pode ser do Botafogo????? SE A PRÓPRIA PREFEITURA, OBVIAMENTE, DIZ QUE UM ERRO DE PROJETO OU DE ESTRUTURA???o que o Botafogo poderia fazer? a apenas acompanhava e dizia que não havia risco iminente. Tanto que a Prefeitura(por ser um estádio Olimpico) é que mais acompanha o caso do “telhado” e em consultou o arrendatário. O Botafogo nem foi consultado. Pura intervenção. O Botafogo deve é ser ressarcido por essa manobra de bastidores, que antecede a qualquer risco.

  • Janca, me fale sua opiao sobre o programa sócio torcedor lançado.
    voce nao acha que deveria haver um plano mais em conta….com valores simbolicos a partir de 5,00????
    nao vou ver jogo no estadio….nao vou utilizar as dependencias do clube….quero apenas contribuir….já pensou na quantidade de pessoas doando 5,00….a torcida passa de 20 milhoes…..mas se um milhao aderir….já está ótimo….

    nao estou inventando a roda….é uma coisa muito simples…..
    o Zico tinha que ver o nosso lado…
    Um grande abraço.
    SRN

    • janca

      Putz, peço desculpas mas tenho que me informar melhor sobre o programa para emitir uma opinião. Apenas acho que o programa até pode ter um “módulo” ou uma “classe” com valores simbólicos, mas isso seria realmente simbólico, uma forma de o torcedor poder dizer que é sócio. Mas temos que fazer uma distinção: o sócio-torcedor é aquele que paga para depois ter facilidades maiores do que os demais para comprar ingressos e ver o time em campo, como já aconteceu no ano passado com o Corinthians na Libertadores. E quanto mais assíduo o sócio-torcedor (no estádio), mais vantagens ele tem pra comprar ingresso para os jogos mais concorridos. E o sócio-torcedor não é sócio do clube, não desfruta do departamento social do clube nem deve fazê-lo. Grande abraço, Janca

      • Pois é Janca….foi lançado o programa para socio torcedor nas seguintes modalidades: Raça, +Raça, Amor, + Amor, Paixao, +Paixao.
        com planos a partir de 39,90…..e é para socio torcedor mesmo, aquele que nao desfruta do clube….mas, dependendo do plano, tem algumas coisas que é oferecido.

        Gostaria que analisassem a possibilidade de criar um plano pra quem quer contribuir, somente….com um valor simbolico…que, com a adesao de milhoes de torcedores, nao seria tao simbolico pro clube.

        obrigado pela atençao.
        SRN

        • janca

          É uma ideia, mas será que teria muita adesão? Sei que você daria 5 reais por mês para seu clube de coração em troca de uma carteirinha, que fosse, mas será que outros fariam o mesmo? Eu, sinceramente, não daria um centavo prum clube de futebol. Agora entrar no programa Sócio-Torcedor é outra coisa, inclusive porque você acaba tendo, como você mesmo disse, benefícios. Na hora da compra de ingressos, por exemplo, sem falar nos jogos mais concorridos _no caso do Corinthians a fidelização e assiduidade são premiadas. Abs.

          • Janca, os residentes fora do RJ…..mesmo sendo socio torcedor nao vao usufruir dos beneficios oferecidos pelo plano….vao apenas pagar para ter o direito, mas vai ver um jogo na vida e outro na morte.
            mas entendo sua opiniao.

  • Mario

    escolherram o nome certo p/o estadio engenhão afinal o João Havelange é podre , decrépito e caindo aos pedaços.
    quando inaguram o estadio os politicos estavam todos lá , agora q o estadio esta desmorando todos sumiram.
    nosso pais é governado por uma corja de FDP q deveriam ser apedrejados em praça publica por essas obras e desmandos.

    • Paulo

      Infelizmente o povo tem o governo que merece.
      A maioria das pessoas, que só reclama, não deixa de dar uma grana para não ser multada pelo policial e, se tivesse no poder, estaria agindo da mesma maneira, metendo a mão no dinheiro público.
      As pessoas se preocupam mais em copa do mundo, olimpíada do que saúde e educação.
      Estão mais preocupados com a homofobia de um deputado do que com o que ele rouba.
      Essa é a nossa nação.

      • Rogerio

        Paulo concordo integralmente com vc!!!!

        Sabias palavras!!!

        O povo tem exatament o governo que merece, digo isso sempre!!!!

        É só assistir os noticiários, e notarmos quem são os “representantes do povo”!!!

        Sempre os mesmos, envolvidos em falcatruas, maracutaias!!

        Tem político que responde 1000 inquéritos, ja foi condenado um monte de vezes, mas tem mandato, e quem o colocou lá?

        O povo pois foi pelo voto!!!!

        Portanto não tem do que reclamar!!!!!

        Agora com essa lei da ficha limpa, talvez melhore um pouco, mas sinceramente não acredito!!!!

  • Carlos Sant’Anna

    Pobre Flamengo!

    Quando conquistou o Hexa de forma brilhante, uma porta única foi aberta, o mal instalou-se na gavea.
    Com a chance de manter, elenco, treinador, midia, seriedade, poetura e dignidade, foi jogada na lixeira com a eleição da senhora do desterro, Patricia Tamborim e seus fiés trapaceiros.
    Até o cara mais sério que conheço no Fla e no futebol brasileiro, foi maculado. Pior que a Patricia só o Edmundo do Rego! Outra gestão tregicomica!
    Sócio torcedor ao preço que estão colocando é abuso de confiança! Primeiro eles tem que resgatar o respeito, credibilidade e depois uma boa dose de dignidade. Ai sim, a galera pode até entender e fechar com eles.
    Por enquanto! Não passa de ouro de tolo!

    Me engana que eu gosto!

    Carlos Sant’Anna

  • Mariano

    Só quero deixar uma coisa clara aqui… Nada disso aí é culpa do Botafogo não! Ele não tem que pagar nada! O problema ou foi da prefeitura na época ou das construtoras responsáveis… O próprio prefeito identificou que não foi problema de manutenção do Botafogo, portanto, o clube fez a sua parte nesse quesito… Tanto que o próprio Botafogo já tinha mandado relatórios aos governantes reportando sobre problemas estruturais do estádio já em 2009 e depois em 2010… Enfim, só pra esclarecer isso daí. Abraço!

    • janca

      Mas o prefeito também em um momento cita problemas estruturais, em outro problemas no projeto, ainda não está claro o que aconteceu. O que se sabe é que há muita coisa errada por trás disso tudo, é inconcebível um estádio construído e entregue em 2007 estar interditado em 2013 por risco ao torcedor. E um estádio construído por um preço mais do que seis vezes maior do que o prometido inicialmente. Sobre a manutenção que o Botafogo faz não tenho condições de avaliar. E em 2009 e 2010 houve um jogo de empurra entre o clube e a prefeitura sobre os problemas, como goteiras, que o estádio enfrentava. Grande abraço, Janca

      • janca

        E lembrando que o estádio é dos tempos do César Maia, não do Eduardo Paes. Sem querer defender nem um nem outro, inclusive porque se o Botafogo alertou sobre problemas estruturais em 2009 e 2010 a coisa foi empurrada com a barriga por um tempo pela atual administração municipal. E agora não deu mais. Melhor interditar, aliás, do que esperar uma tragédia. Nesse sentido acho que Paes acertou.

    • janca

      Só pra enfatizar que ninguém está dizendo que a culpa é do Botafogo e que ele tem que pagar alguma coisa. Mas se mandou relatórios reportando problemas estruturais em 2009 e nada foi feito de lá pra cá, tanto que a história acabou na interdição do estádio, tem boi na linha. No mínimo. Abs. de novo, Janca. PS. E as responsabilidades (não estou dizendo que são do Botafogo) têm de ser apuradas. E os responsáveis deveriam pagar pelo que está acontecendo. Não tem cabimento um estádio que era pra ser pra lá de moderno com tantos problemas em menos de seis anos de existência.

    • Celo

      fique tranquilo a culpa é do CORINTHIANS … PERGUNTE AOS JORNALISTAS CARIOCAS E GAÚCHOS PRA VC VER

  • Sandro Rocha

    Bom amigos, a coisa é bem pior do que parece! O Engenhão sempre foi um “ELEFANTE BRANCO”, e a bomba estourou de forma calma, pois, seria pios caso ocorresse o real desabamento das estruturas. Mas ainda tenho que deixar-lhes mais tristes, já que a estrutura montada para a cobertura do maracanã, pasmem: É de lona e não oferece nenhuma segurança aos torcedores, assim sua durabilidade é curta, o que fará com que o estádio no qual eu e vc gastamos Bilhões, seja novamente interditado e que outros bilhões sejam nele gastos. VIVA SÃO JANUÁRIO, foi construído a mais de 50 anos, por um conglomerado de Portugueses e Brasileiros, popurlarmente chamados de BURROS, não gastou um centavo de verbas públicas, é mantido com dinheiro dos sócios, precariamente é fato, mas é nele que se apoiam a federação e os os “sem estádios” (urubuzento, bambis tricolores e faisca) para terminarem este campeonato que desde 2004 tem sido manipulado pelos próprios, que agora pedem para usar o único estádio em condições de jogo na capital.

  • marcelo

    Tudo bem, tudo é uma merda,
    Mas não custa destacar que ainda bem que foi interditado antes que acontecesse um acidente. Já é um avanço,
    abs

    • janca

      Sim, pelo menos foi interditado antes que algo de mais grave acontecesse. Concordo.

      • Janca

        Não acredito que o problema seja tão grave. Dúvido que qualquer um, por mais inescrupuloso que seja, assumiria o risco de um acidente com proporções tão grandes. Ainda acredito que há sim alguma coisa podre por trás disso tudo. Problemas estruturais como estes dão sinais ao longo do tempo e podem ser identificados e sanados com antecedência. Falo porque trabalho com estruturas metálicas a 12 anos e sei como estas construções se comportam.

  • Alertando

    Tem mt gente que não sabe de nada de nada…
    A garantia do Engenhão com a OAS e a Odebrecht acabou ha alguns meses.
    E depois de o próprio botafogo ter alertado a prefeitura para as empresas serem acionadas o prefeito ignorou e nada fez.
    E justamente sem garantia ele vem falar em preocupação???
    OAS e a Odebrecht são maiores financiadoras do prefeito.
    Só que como o dinheiro acabou, receberão agora em um novo contrato para reforma. Com mais dinheiro público.
    E todo mundo acha normal!

    • janca

      Espero que não seja assim… Só falta as duas construtoras ganharem ainda mais dinheiro com nova reforma _embora já estivesse programada uma com vistas à Olimpíada, outra excrecência, já que o estádio construído para o Pan era para ter padrões olímpicos. Pelo jeito não tinha. Tanto que precisava de reforma para 2016.

    • Paulo

      Outra coisa que deveria ser apurado pelo Ministério Público, além desse fato aventado de que a Prefeitura poderia ter adiado essa decisão de só agora fechar o Engenhao (após o termino da garantia) para beneficiar essas construtoras. Outro coisa muito importante. Por que só agora, quando as empresas, para se candidatarem para a licitação do Maracanã, têm que se associar a dois grandes clubes do Rio é que o Engenhao é fechado? Seria para reduzir o poder de barganha dos times, por falta de opção? Até porque o prefeito diz que não sabe por quanto tempo o estádio ficará fechado. Vocês não acham que esse processo licitatorio deveria ser adiado até o Engenhao ser reaberto???

      • janca

        Uma coisa não tem relação com a outra. O Maracanã é do Estado do Rio, o Engenhão, da Prefeitura. E empresas não têm que se associar a nenhum clube para participar do processo licitatório do Maraca, Paulo.

  • Loco

    Simples, erro de projeto, quem assume o prejuizo é o consórcio que errou e a prefeitura que não fiscalizou, o Botafogo não tem nada com isso, como disse o prefeito todas as manutenções que era da resposabilidade do botafogo foram realizadas, volto a dizer erro de projeto.

  • TRi Mundial Doom

    Eu pensei que esse Engenhao quando construido, viisava a Copa…. Nao sei nao se os outros estadios estarao seguros após serem entregues.

    Acho que o Botafogo e o governo deveriam dividir as despesas da reforma e se houve imprudencia na construcao, a construtora deve arcar…Mas 60 milhoes para um estadio de mais de 40 mil pessoas só com areia da praia que nem o edificio que caiu, 380 milhoes já é pouco se o estadio for bem feito.

    Essas licitacoes são aprovadas por engenheiros ou politicos? Pra sair estadio que era para ser pelo menor preco e maior qualidade com maior preco e menor qualidade, alguem ta aprovando errado.

    • janca

      A Copa não, o objetivo era a Olimpíada.

    • Dante

      O Botafogo, em 2009, apresentou um relatório ao Prefeito Eduardo Paes, com todos os problemas do Engenhão… O Sr. Prefeito reuniu-se com as emprenteiras responsáveis e decidiram que nada precisava ser feito… Nesse período, o estádio ainda estava na garantia da construtora.

      Agora, que a garantia venceu, o Sr. Prefeito vem e diz que não podemos mais ter jogos no Engenhão, pois a cobertura apresenta problemas estruturais… Muitos destes levantados pelo Botafogo no relatório de 2009… E a garantia da construtora venceu…

      Nada suspeito, não?

      O próprio Eduardo Paes retirou toda e qualquer culpa do Botafogo, que vem fazendo o melhor possível para manter o estádio.

      E ainda cogitam a hipótese do Botafogo ter que arcar com os curtos da reforma. Não bastaos prejuízos que o clube vai ter que arcar com os patrocinadores que estampam suas marcas no estádio? Vários eventos marcados e pagos COM ANTECEDÊNCIA?

      Quem tem que arcar com o prejú é a Prefeitura, que enquanto podia fazer a coisa sem custos, disse que estava TUDO OK!

      Saudações Alvinegras!

  • Carlos Ferreira

    Janca,

    Só uma pequena pergunta para você:

    Se você aluga um apartamento e aparece uma falha de projeto e execução em uma das colunas de sustentação do imóvel, a responsabilidade do problema é do inquilino ou do proprietário do imóvel?

    Está bastante claro que o Botafogo não tem nada a ver com o problema. Aliás, é a maior vítima e está sendo imensamente prejudicado.

    Jogar alguma responsabilidade para o clube é burrice ou leviandade.

    abs,

    • janca

      Talvez nem do inquilino nem do proprietário, mas da construtora. E o mundo não é binário, Carlos, não precisa ser uma coisa ou outra. Pode haver um acúmulo de responsabilidades. Abs.

      • Carlos Ferreira

        Janca,

        Me desculpe, você está muito mal informado mesmo, nem parece jornalista, deveria estudar melhor antes de escrever.

        A responsabilidade sempre é do proprietário, que pode ser vítima de erros da construtora, mas problemas estruturais de projeto e execução NUNCA são responsabilidade do inquilino, em nenhum lugar do planeta…. Estude um pouquinho o assunto que vai ser melhor para você

        • janca

          Do inquilino não, mas não necessariamente do proprietário _pode ser da construtora que ergueu o prédio, por exemplo. E mais uma vez o mundo não é A ou B, ao contrário do que você pensa. Pode ser C, D, E…

          • Marco Aurelio

            Claro…o mundo não é binário…pra colocar um cezinho na conta do Botafogo, né? jornalista parcial é assim…palavras ao vento e tudo contra o Direito.

  • César

    Incrível,

    O trem mal existe, mal fica cheio e tem que fazer reformas pra ser um estádio olímpico ? A cobertura está comprometida !?

    Orçamento SEIS VEZES maior, cara, SEIS VEZES É MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA.

    É nessa horas que nos damos conta de que não existe autoridade séria nesse país.

    Falando em trem.. quem viu aquela noticia do metrô de Salvador, que foi comprado a anos, a obra foi subindo o preço, nunca fica pronta e hoje se ficar pronta os trens não servem mais. Ai vem gente dizer que o Brasil é um país pobre..

  • Tudo isso esta sendo orquestrada pela toda poderosa GLOBO, que não gosta do BOTAFOGO, e ainda por cima sabendo que o BOTAFOGO está no caminho conquistar também o 2° turno, por ser o melhor entre os outros grandes. Porque não foi interditado antes do campeonato começar, é exatamente pelo motivo de já o BOTAFOGO nas finais.

    Isso também aconteceu em 2007, quando o BOTAFOGO vinha embalado e ai fecharam o maracanã antes da realização do jogo entre BOTAFOGO x CORINTHIANS, podendo ainda ter jogado no ENGENHÃO, que na época já tinha condições para realização de pelo menos esse jogo.

    São coisa que acontecem por debaixo dos panos, muita sujeira.

    Afirmo TANTO O PREFEITO EM PARCERIA COM A GLOBO, estão envolvidos nessa merda que fede a cada dia que se passa.

    Alias esse é o pior prefeito que já tivemos, somente os ignorantes não enxergam, o que esta sendo feito (que não é prioridade) e o que não foi feito (promessas de campanha: ESCOLAS, HOSPITAIS SEGURANÇA…).

    Obras pra todos os cantos (sem necessidade), o que gera dinheiro público nos bolsos desses canalhas e corruptos.

    • janca

      ???

    • Marco Aurelio

      ??? o texto acima faz sentido.
      Mas, o maior sentido é a dupla Fla-ter renovado com o Engenhão…mesmo que o jornalista que o consórcio não precisa da dupla Fla-Flu, eu digo que tem tudo a ver…há necessidade de 2 clubes…os 2 clubes foram para o Engenhão, que fechou. Por que? tam tam tam tam…pra fecharem com o Maracanã para jogarem lá depois da Copa de junho próximo. Em julho, no Brasileiro, todos irão para o Maracanã. Na força e na pressão. Aliás, estádio grande demais(e caro) para a maioria dos jogos, que tem público de 10 a 20 mil torcedores. Quando muito.
      ENFIM…QUEM ACREDITA EM POLÍTICO BRASILEIRO, EM BOITATÁ, EM SACI, EM DUENTE, ACREDITA EM EDUARDO PAES.
      Ou seria uma visão propositadamente ingênua???????

  • Otávio Castro

    Essas coisas, além de muitas outras, só me incentivam cada vez mais a votar nulo. Sei que o voto nulo não anula eleições, mas quando a população passar a votar nulo em grande número, verão que tem algo errado e algo será feito.

    VOTE NULO

  • franctimao

    Ola, Janca, literalmente o caso é “chover no molhado”, é uma pilheria um chiste, pois trata-se de problemas na cobertura do Engenhão, ao menos é o q nos é passado pelos mandatários e ai cumpre-nos ao menos se perguntar, seria msm só na cobertura os problemas do estadio???…Abs!!!!!!!!!!

    • janca

      E mesmo que seja “só” na cobertura já é grave. Tanto que foi interditado, Francotimão. Abs.

  • Celo

    Com certeza a culpa disso tudo é do CORINTHIANS afinal de contas ele existe logo é culpado.
    Perguntem ao André Risek e aquele advogado que moveu uma ação contra o patrocínio da Caixa se eles não concordam com isso.

    • Rogerio

      Cara me desculpe mas acho que vc se enganou!!!

      O André rizek é um dos maiores corinthianos na mídia brasileira!!!

      E declarado!!!

      Da uma procurada no You Tube e vc acha os vídeos dele!!!!

      Abraços!!!!!

  • COSME

    finalmente uma ação de uma prefeitura antes de uma tragedia anunciada,será devido ao indiciamento do prefeito de santa maria por responsabilidade no incendio da boate kiss?,bem o importante é a medida tomada,é obrigação das autoridades que impeçam que tragedias sejam evitadas,até se ter certeza que não há risco NENHUM ao publico,o que me surpreende é que descobriram que o engenhão foi construido com dinheiro publico,coisa aliás comum a TODOS estadios brasileiros que durante a historia do sec. XX foram construidos com o dinheiro publico,direta ou indiretamente, e com acordos com ditaduras apesar que muitos clubes o neguem,qto. a qualidade das obras feitas c/ dinheiro publico os orgãos controladores e o MP deveriam estar atentos assim que as obras são anunciadas,e exigir que prazos,valores e qualidades contratados sejam cumpridos sem adendos,desculpas ou que sejam,obras são prometidas p/ 3,4,ou 12 meses e levam o dobro,triplo ou mais do tempo,são prometidas pelo valor x,e custam 5,6,10 e até 20 vezes mais,isto é falta de controle dos orgãos controladores aparelhados por politicos,TEM QUE ACABAR COM ISTO…..

    • Cosme
      Duvido que o bicho seja tão feio quanto estão falando pois senão ninguém estaria colocando o “seu” na reta desde 2007. Acho que tem é sacanagem por conta de eleições no ano que vem.

      • Marco Aurelio

        ???? sacanagem por conta de interesses sujos de construtoras e consórcios? você nasceram em Marte???
        ???

  • Celo

    Acredito que por este problema que está acontecendo no Engenhão o CORINTHIANS deveria ficar 2 anos sem participar de torneios internacionais e pagar uma multa de 500 milhões de libras.

    O André Risek deve dizer isto em seu programa da Sportv … estranhei ele não ter culpado os Corinthianos por isso ainda.

    • TRi Mundial Doom

      O CURINTIAS TE CONTRATOU PRA FALAR ISSO ? KKKKKKKKKKK

      QUE SE DANE O CURINTIAS !!!

      • Celo

        calma santa … quem dera tivesse me contratado … não ganho nada pra perder tempo nesta net chata

        • TRi Mundial Doom

          Pra quem perde tempo torcendo pro curintias, net nao é nada…..kkkkkk

  • Celo

    A Prefeitura do Rio de Janeiro deveria cobrar isso do CORINTHIANS pois ele já jogou lá … e com certeza contribuiu para a deteriozar o estádio com sua torcida selvagem.

    Perguntem ao Sr. André Risek e alguns outros jornalistas cariocas e gaúchos pra ver se eles não concordam !!!!!!

    Háaaaa … e a Dilma deveria deixar o CORINTHIANS sem poder entrar com torcida durante 5 anos nos estádios e não participar mais de torneios internacionais. Né não André ?????

  • bob

    Janca,por que tanto espanto,afinal vôce mora aqui e já deveria estar habituado com essas coisas.Ainda bem que o problema é na cobertura ,já imaginou se fôsse na estrutura?
    Este problema é de fácil solução ,êles é que o estão valorizando mais para poder superfaturar o reparo, vôce ainda não entendeu?
    Basta ver como estão todas as demais obras em andamento,sempre requisitando mais e mais verbas para sua conclusão, o que nunca acontece.O orçamento inicial já foi para o brejo a muito tempo, mas isto que está ocorrendo era totalmente previsível,conhecendo-se como as obras aqui,como um todo,são feitas.

  • Novamente os politicos nos enfiam uma mentira goela abaixo. É obvio que o problema do Engenhão vem desde sua inauguração, porém o que não devemos esquecer que 2014 além de copa do mundo teremos eleições para governador e uma interdição vem a calhar porque Engenhão seria fechado de qualquer maneira pois para atender as exigências do COI para 2016 são preciso mais 12 ou 15 mil lugares no estadio, o que deve acarretar em duas arquibancadas adicionais na área Norte e Sul. Pois bem, quem é do ramo de engenharia como eu, vai concordar que comercialmente é muito muito mais vantajoso financeiramente mexer naquela estrutura complexa da cobertura do que só edificar as tais arquibancadas adicionais. Agora analisando o lado politico da coisa, este é um momento em que os pré-candidatos estão fazendo suas alianças visando apoio financeiro em suas campanhas e para isso é preciso prometer algumas coisas e se for o caso dividir a pizza logo agora. Agora vem alguns pontos que jamais serão esclarecidos:
    1- Porque não se divulga o teor do contrato fechado com a construtora para saber quais responsabilidades estão amarradas por escrito?
    2- Quem vai atestar que um cumprimento recorde de etapas do cronograma de construção pode ter suplantado a qualidade do serviço prestado?
    3- Onde estão os certificados de qualidade dos materiais?
    4- Aonde estava o CREA que vem só agora apontar esta ou aquela falha depois que a confusão está armada como fizeram quando o prédio caiu no Centro?

    Se for enumerar tudo o que eu vejo de sacanagem nisto vai faltar linha aqui porém, resumindo, quem sai prejudicado nisso é o Estado do Rio, o Povo do Rio, o Botafogo, e o Torcedor de todos os clubes do Rio.

  • Vaz

    Centenas de jovens morrem em casa noturna por falta de fiscalização e cumprimento da lei, há toda hora prédios desabam, assisto ao telejornal e vemos edíficios construidos para abrigar vitimas das chuvas sendo demolido antes da entrega por estar em eminente risco de desabamento e as eternas explicações sem nexo (parece roteiro de filme de terror), estradas interditadas por barreiras que ninguém monitorou e agora estádio com cobertura a ponto de cair por falta de fiscalização. Quem vai perder o emprego? Quem responderá criminalmente?
    O ilustre prefeito aparece agora com ar de homem público atento e que cobrará responsabilidades ao mesmo tempo que gagueja, desconversa e tira da reta. Pelo amor de Deus prefeito, erro de 50% de cálculo e desde 1977 e o que tem a dizer é que estavam monitorando? Estão monitorando o que, já que não viram uma rachadura de pelo menos 5 cm e enferrujada o que indica não ser recente?
    Como sempre tudo aquilo que interessa não é prioridade, fiscalização e fazer as coisas funcionarem não tem discurso de inauguração, ninguém nota e não da voto. O negócio são obras e quanto mais vistosas e inuteis melhor e a maioria adora.
    Ninguém lembrou ao prefeito que a marquise do Maracanã só não caiu na cabeça de alguém graças reforma para a Copa (pensei que nunca agradeceria a copa por alguma coisa) onde detectaram que a estrutura estava podre e em eminente queda. O que fazia o prefeito? Passou batido e não li uma linha questionando o ilustre sujeito, não o cobraram. O que acontece com nossos governantes? Não conseguem fazer o elementar que é fiscalizar o privado e muito menos rigor com os equipamentos públicos.
    Esqueceram que existia um responsável por tudo que dizia respeito ao Pan (obras, organização, instalações e etc…) onde anda? O que fez durante a construção? Isto não é só um problema de Manutenção mas sim uma imensa, gigantesca cagada (ou desvio de $$$$$$$$) na construção.
    Temos responsáveis pelo comitê organizador da Copa e da Olímpiada respectivamente, quem são?
    Na Copa na França foi Platini, na Alemanha Beckembauer, na Italia foi Luca de Montezzemollo (hoje presidente da FIAT e Ferrrari) há quem cabiam responsabilidades por qualquer fato relativo ao evento que ia desde de recepção das delegações, transportes, segurança, obras e até hospedagem. Respondiam por qualquer coisa e tinham mandato para fazer chover ou sair sol. Eram autoridades máximas no assunto.
    E aqui no Brasil quem é o “cara”? Dilma, Rebello, Marin, Ronaldo, Bebeto, Romário, Zé da Esquina ou o motorista da CBF? Quando da voto todo mundo aparece, tá cheio de pai e mãe a começar pela presidência e seus Ministros mas na hora que dá merda, ninguém assume nada e nem a figura decorativa do responsável pelo Comitê Organizador que existe mas ninguém lembra quem é, aparece ou é cobrada. Ficam jogando a culpa de um para o outro e se bobear, sobra para o Zé.
    Quando a casa cai a única coisa que sabem falar é que foi: Fatalidade.

    • Vaz

      Apenas uma correção, onde se lê desde 1977 leai-se 1997.

  • Sério que citou o gramado ruim? Problema já solucionado há muito tempo? Aff…

  • Celo

    E o CORINTHIANS heimmmm ninguém vai culpar não …… to achando muito estranho isso. Com certeza se procurarem bem … vão achar alguma coisa que o CORINTHIANS fez de errado nesta história aí.

    Né não gauchada

  • Celo

    A Coréia do Norte está ameaçando os EUA com mísseis nucleares ….. com certeza a culpa disso tudo é do Corinthians …. se essa guerra acontecer, os advogados gaúchos e os jornalistas cariocas ,devem pedir a exclusão do CORINTHIANS do futebol …. é inadmissível a diretoria CORINTHIANA não fazer nada com relação á isso.

    Mandem os Gaviões lá resolver essa parada Pô …… ficam de braços cruzados … depois o mundo acaba e aí.

    Advogados gaúchos vocês que se preocupam tanto com o Brasil … por favor … movam uma ação contra o CORINTHIANS …. pois omissão também é crime. E o Judiciário Gaúcho é tão bom né.

  • Ton

    Quando uma obra é orçada 60 milhões e termina com valor final de 380 milhões, temos dois fatos que carecem de observação:
    1) Pelo histórico do Brasil, suspeitas de corrupção são evidentes.
    2) Gasta-se muito mal, incompetência administrativa é algo explícito!

  • Gledson

    Não sei porque estão todos surpresos. O mundo inteiro sabia que seria assim, e já sabem como será com a copa e a olimpíada. VIVA ESSA ENERGIA!!! País de trouxas.

  • Claudio

    Boa tarde nobre Janca

    O campeonato carioca é fraco e não tem torcida…Te pergunto não fara falta nenhuma ja que os quatro times grandes do Rio não vão ao estadio..O meu Mengão com essa pífia media de publico pagante é uma vergonha…O Engenhão fará falta pro Flu por conta da Libertadores e os outros times do como é o caso do Botafogo e do Mengão na Copa do Brasil…Isso mostra a realidade do futebol carioca e seus respectivos politicos…Triste não ter o principal estadio ja que o falecido maraca esta em obras inacabadas..Parabens aos dirigentes e a ferj que não acaba com esse campeonato carioca cheio de falhas e bizarrices,,abraços..SRN.

    • janca

      O Campeonato Carioca é uma piada, mas o Paulista não é muito diferente, com um regulamento esdrúxulo e uma série de jogos sem interesse nenhum, Claudio. Grande abraço, Janca

  • AGORA FALTA INTERDITAR O ROBERTO !
    Ninguém vai preso ?

  • Bento Pereira

    A caça às bruxas já começou. E como sempre o alvo é quem tem menos responsabilidade e que, política e economicamente, não tem condições de retaliar as acusações oportunistas da mídia inconsequente.
    Primeiro você insinua que o estádio Foi “CEDIDO” ao Botafogo”.
    A verdade é que houve uma concorrência para a qual foram chamados a participar os quatro grandes do Rio. O Vasco não se interessou porque já tinha São Januário, o Flamengo não conseguiu as certidões necessárias para participar, e o Fluminense ofereceu uma proposta inferior a do Botafogo. Então, o estádio não foi CEDIDO como o senhor infantil e desonestamente informa. Ele foi arrendado por um clube que entregou TODA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA a tempo e direito.
    Segundo, o senhor diz que: … O Botafogo “ACHA” que a responsabilidade é da prefeitura. A sua fonte deveria se preocupar em se ater aos fatos porque, CONTRATUALMENTE falando, a estrutura do Estádio é sim de responsabilidade da prefeitura, condição imposta pelo consórcio que assumiu para dar continuidade à obra.
    Ao Botafogo, sempre coube a manutenção do Estádio. E isso ele sempre fez, inclusive municiando a prefeitura de relatórios sobre problemas no estádio.
    Então, antes de apontar a sua metralhadora carimbada clubisticamente, procure fazer o bom trabalho de repórter: Investigue, apure, analise, confronte e depois publique. Tire a bunda do sofá e saia dessa confortável posição de acusador inconsequente.
    Em tempo: Quanto ao gramado, o senhor disse: …” ter chegado a um estado calamitoso…” Faltou informar que:
    Primeiro: Houve um erro de projeto e o gramado não recebe sol na sua totalidade, dificultando a regeneração da grama; (O omisso Botafogo contratou especialistas e através de ações de marketing – e não ajuda da prefeitura – vem revitalizando o gramado através de replantio, oxigenação e utilização de luzes artificiais sobre a área que recebe pouco sol);
    Segundo: A CBF e a Federação do Rio marcavam jogos das séries A e B (se o senhor lembra, o Caxias mandou jogos no Engenhão pela série B);
    Terceiro: Não houve por parte da imprensa nenhuma atuação que não fosse criticar ferozmente o Botafogo pela qualidade do gramado intentando desvalorizar o estádio.
    Ontem foi o acesso (frequentei anos o Maracanã e me lembro das horas que demorava para chegar e sair de lá; caos na Radial Oeste, Avenida Maracanã, Zoológico…Tudo esquecido. Só se fala na dificuldade de acesso do Engenhão. Do Maracanã???
    Hoje é a cobertura. Interessante… O clube vive um bom momento faturando com o estádio, o time vem com uma boa campanha, e de repente… O Engenhão vai cair… Ninguém vê nada político, ninguém vê nada armado…
    A providencial pseudo queda da cobertura do Engenhão é o novo dopping do Dodô.
    Mais fácil é ficar na poltrona….

    • janca

      Não há metralhadora nenhuma e, pra ficar apenas em um ponto que você levanta, a questão do gramado no Brasileirão do ano passado, que estava uma lástima, o excesso de jogos com a reforam do Maracanã é claro que prejudicou ainda mais o campo.

      • Justamente,, problema do gramado sanado, merecendo elogios, e o bloqueiro criticando, e levantando uma bola há muito caída.

        • Marco Aurelio

          Não era nem para falar de gramado, que está ótimo. E lembre-se que 3 equipes(fora outras, eventualmente) jogava lá diversas competições. Tem o problema da falta de sol em alguns setores, que agora parecia sanado.
          Moro na zona sul, fui ao Engenhão de trem e de carro(é verdade que as ruas são estreitas e mais casas deveriam serem desapropriadas, para fechar o entorno), mas daí a dizerem alguns(neste caso não o blogueiro) que o estádio é um lixo, muito longe, etc…é brincadeira.
          Gente esnobe é assim..podem colocar um trem-bala com ar condicionado que vão continuar a falar mal.
          Acho que boa parte tem inveja. Um bairro que fica logo depois do Meier não pode ser considerado tão longe assim. Nasci no interior, em um grande município(Campos) e lá não se menospreza as áreas mais longínquas(AINDA MAIS QUANDO NÃO SÃO. SÓ QUEREM JOGAR NO MARACANÃ…O CENTRO DO UNIVERSO…). Futebol precisa de vários estádios no Rio. Tem lugar para o Engenhão, sim.

  • Jailson

    Concordo com muito do que foi dito. Mas queria acrescentar que parte da imprensa também tem seu grão de responsabilidade. Estou falando daquela parcela que vem apoiando, quase irrestritamente, esses eventos. Levantando a todo instante um “legado” para polulação carioca e brasileira que só eles conseguem enxergar; fazendo matérias bastante controversas, para não dizer outra coisa, mostrando benefícios que tiveram outras regiões do mundo que patrocinaram grandes competições esportivas no passado, quase sempre mostrando apenas um lado história. Tudo isso a despeito da realidade que vem batendoa nossa porta nesses últimos anos: orçamentos estourados a todo instante – O Engenhão, por exemplo, custou quase dez vezes o orçado inicialmente -; obra em cima de obra – para o Pan foi feita uma reforma no Maracanã que consumiu um valor parecido com a da construção do Engenhão que foi, literalmente, demolida, três anos depois, pois havia “necessidade” de uma nova reforma para a Copa; construção de “elefantes brancos” pelo país – Cuíaba, Manaus, Brasília -; o Velódramo, cadê o Velódramo?
    Isso sem contar que ficamos sem o nosso Célio de Barros.

  • LAlves

    Janca vc está errado o sr Eduardo Paes era o Secretário de Esportes e participou dessa mafia que “construiu” o Engenhão.
    Ele que não venha dar uma de cachorro morto. Pq ele tb tem culpa no cartório.
    E ele ainda aparece rindo nas entrevistas. Lamentável!!!
    Certamente todos levaram algum desse super faturamento.
    O único prejudicado foi o Botafogo que deve ser indenizado pela prefeitura e pelas construtoras que “contruiram” o estádio.

    • janca

      Com todo respeito o único prejudicado não foi o Botafogo, que aceitou administrar o estádio, não foi forçado por ninguém a geri-lo. Há vários prejudicados, especialmente o contribuinte carioca. E os torcedores de outros times do Rio, caso dos do Flu, que não poderão ver o time atuar pela Libertadores na capital fluminense.

      • Bento Pereira

        O prejuízo do Fluminense é real mas limitado à sua participação na Libertadores.
        A perda do contribuinte é onde??? Nos impostos pagos??? Na má gestão do dinheiro público???
        Na perda de uma praça de desportos (já que o atletismo treina mo estádio???). Tudo válido, tudo merecedor de investigação e prisão aos (ir) responsáveis pela obra.
        Enquanto não houver posicionamento do povo (que se preocupou mais com a final do BBB), nada acontecerá.
        Não é e nunca será só o Engenhão que locupletará a vida financeira de políticos e empreenteiros. Não vi ninguém criticar a inundação nas obras do Maracanâ. O que a causou??? O excesso de chuva ou o Rio Maracanã que transbordou mais uma vez???
        Agora o maior prejudicado é o Botafogo sim, que vê seu nome, sua marca e seus investimentos prejudicados por essa situação.
        Acusar é fácil, difícil é apresentar provas. Por isso, a imprensa inconsequente insinua. E já tem muita gente insinuando que a culpa é do Botafogo.

        • janca

          Ninguém está dizendo que a culpa é do Botafogo, mas achar que é o único prejudicado não é verdade. E quando se trata de dinheiro público _mau usado, no caso, pela Prefeitura do Rio ao construir (e pelo jeito com defeitos) o Engenhão_, a questão é ainda mais grave.

    • Carlos Sant’Anna

      Meu caro L Alves

      Bom dia!

      Muito bem lembrado, O menudo Eduardo Paes er o cara na época.
      Foi ali que ele arrumou muita grana para custear sua campanha milhonária para vecer o Gabeira
      e pagar sua eleição.
      Afinal, a ratazana Cesar Maia é economista dos bons,para ele e seus comparsas.
      Lógico, Eduzinho teve um bom professor!
      Bom dia Alves, se é que vai conseguir ter com tanta M acontecendo!

  • Eduardo Mendes

    O verdadeiro motivo: o Engenhão ficará “fechado” até Flamengo e Fluminense assinarem o uso do Maracanã, se não este pode virar um elefante branco.

    • Marco Aurelio

      Acertou!!! até que enfim alguém lúcido que “vê a vida como ela é”.

  • Carlos Sant’Anna

    Meu caro Janca, bom dia!

    Curto e grosso!

    Já ouço o burburinho de uma demolição do engenhão. Sairia mais barato.
    Uma adequação a realidade olimpica de 2016, o tal conserto da cobertura entre outras.
    Derruba tudo e faz novo.

    Não é piada, é uma realidade promissora nas mentes da CBF, COB, Prefeito, governador e construtoras. Lógico e as várias contas bancárias que serão beneficiadas.

    Me desculpem, mas nosso povo é igual a corno!
    É traido, sabe disso, perdoa e volta para a amada traidora.
    Ele é corno mas, vive feliz!

    Quanto a ratazana Cesar Maia:

    Ele tem um DNA altamente qualificado para roubar o queijo de dentro da
    geladeira come-lo sem abrir a porta.

    Quem vai dar a merendinha para os famintos?

    O povão! É claro!

    Janca!

    Procure ter um bom dia!

    • janca

      Demolir o estádio eu duvido, mas… Ótimo dia pra você também, Janca

  • Felipe

    Bom Dia Janca!
    Tudo Bom?

    Essa história toda é muito estranha, pois eu lembro que em 2010 saiu essa noticia sobre problemas estruturais no engenhão e a pergunta que não quer calar.. porque não foi fechado na época?? Eu te respondo.. O engenhão não foi fechado o maracana estava fechado… aonde seriam os jogos???
    Agora o maraca esta para ser aberto, nenhum clube quer ficar com ele, inclusive o Fla e o Flu ja fecharam com o engenhão e resolveram como sempre forçar uma situação.

    O maior prejudicado? O Botafogo que vai ter um enorme prejuizo.

    Sds,

    Felipe

    • janca

      Um ponto interssante que você levanta é esse: Por que não fecharam o Engenhão antes se já havia suspeitas de problemas estruturais? O que está por trás disso tudo? A reconstrução do Maracanã, que ainda não terminou, pesou na decisão? Abs. Janca

      • Felipe

        Então Janca acredito que seja um jogo de interesses muito grande.. infelizmente vivemos em um pais onde a prioridade são os interesses pessoais das pessoas que estão no poder.

        Tem uma entrevista do Engenheiro responsável pela cobertura Sr. Flavio D’ Alambert dizendo que não há porque fechar o estadio.

        Muita contradição né???

        Até quando vamos passar por situações assim?

        • janca

          Põe contradição nisso tudo… Muitas versões e o povo, ó!!!

    • Gustavo – Seedorf a lenda

      A verdade é que a Globo quem deu a ordem para fechar o engenhão. Eles querem favorecer a empresa e os políticos que vão administrar o maracanã e para o Botafogo não fechar o Maning Rights com a Wolks, já que nao é interesse da Globo.

  • Leonel

    TEM QUE CAIR!!!!! Simples assim………….e se matar meia dúzia ou dúzia inteira, melhor para uns pior para outros…….esse é o Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • J Carlos -01

    – Ainda bem que não terminaram o Maracanã. Já está interditado.

    – É hora de se assumir reswponsabilidades e avaliar sua construção, principalmente no tocante ao material utilizado.

    – Evita-se assim uma tragédia anunciada.

  • rogério dinis

    Senhor Carlos Sant’ Anna,

    Vi no seu comentário de ontem que o Vasco será beneficiado, é alguma brincadeira? Só temos levado na cabeça. Somos o único clube que comprou o terreno de sua sede e construiu um estádio decente, isso tudo c/ recursos próprios, e que mesmo tendo quase 90 anos, continua de pé. Qdo ganhamos o 4o campeonato brasileiro, os corneteiros queriam dar o título antes que o campeonato terminasse de ser disputado, jogamos com um time q vinha da “2a divisão” (ganhamos o título no campo), enquanto isso, o outro aqui do Rio que diz que é Hexa, e se recusou a jogar.
    Por favor pense bem antes de falar mal do Clube q sempre foi discriminado, e que mesmo assim, é um dos maires do país.

  • Renato Sá

    Quando ganharam as olimpíadas ouvimos algo similar do então prefeito da cidade…. então farei uma pequena mudança na frase:

    “QUE ME DESCULPEM OS CARIOCAS, MAS COMPETÊNCIA É FUNDAMENTAL!”

  • Acho sinceramente que o departamento jurídico do Botafogo está demorando muito para agir. O clube deveria entrar com uma ação contra o município, pedindo indenização por danos morais e alegando prejuízos financeiros irreversíveis, pois o clube tem contratos publicitários em andamento de longa duração a cumprir, vendas de ingressos antecipadas e a perda de programação profissional que terá que ser refeita, com prejuízos incalculáveis para o clube. O Vasco da Gama está se aproveitando das notícias que surgiram de forma muito rápida e inesperada ( muito estranho isso ter surgido assim, o estádio estava sendo usado à tempos com problemas e do nada é interditado) e quer obrigar o Botafogo a jogar com público reduzido no clássico entre ambos. O mandante é o Botafogo e o Vasco como grande parceiro tenta inverter as coisas e oferece carga reduzida de ingressos para o time que é mandante do jogo, pois a PM, não dá garantia de segurança para o estádio de São Januário jogar com duas grandes torcidas. Aí vem a pequenês de pensamento de homens sem escrúpulos como o presidente Roberto Dinamite a quem eu como pessoa até admirava, e tenta através de subterfúgios obter vantagens ilícitas com essa situação e inescrupulosamente usando sua ainda que pequena malandragem adquirida no cargo político que ocupa, querer levar vantagem com mazelas. Pobre Vasco, que outrora com sua grandeza e sem precisar de armações e baixarias disputar e vencer campeonatos, agora vive a pescar oportunidades para conseguir alcançar seus objetivos, pois com competência e profissionalismo não tem sido possível alcançá-los.
    E com grande pesar admitimos que políticos corruptos, inescrupulosos, pessoas sem o mínimo caráter e com alto grau de periculosidade para o mal, estão dando as cartas e tentando subjugar o povo e manipulando as situações a seu favor.
    Que venha a ordem e a decência para nos salvar, temos que olhar para os céu e acreditar que algo de bom nos espera e que esses maus exemplos cancerígenos ainda assim serão extirpados.
    Um abraço,

  • Nao e so o maraca e o engenhao que esfao interditado . O mengao esta interditado a construir o seu proprio a seculo-.

  • O mengao precisa de 11craques pra colocar na resesva e 11 titulares perebas com titulares, do tipo cadu que esta na pior a mais de 2 anos .

  • Pois o mengao adora manter perebas em campo. Do tipo wallace, alex silva, cadu e outros.

  • O mengao quer jogar amistosos no meio do.ano fora do brasil… pra quer? Para fazer vergonha.

  • Paulo Vieira

    Coloca o Renato santos

  • alfredo

    Janca, é mais uma prova de que grandes eventos nas mãos de gente incompetente e/ou corrupta deixam apenas dívidas monumentais como legado. Houve um investimento bilionário em instalações e equipamentos para os Jogos Pan-americanos no Rio, e quase tudo está sucateado e terá de ser refeito para a Olimpíada. Para o povo carioca, legado zero. Nada melhorou, ao contrário. Agora, a mentira é repetida, os espertinhos de sempre repetem a balela do legado. A cartolagem e as empreiteiras fazem a festa com o dinheiro do contribuinte. Enquanto isso, o contribuinte implora por saúde, educação, transporte, moradia etc.

  • O bota chora milhoes de prejuuizo por ficar por um tempo sem o engenhao. E o mengao vai ficar levando muito mais. Prejuaizo doque esse do bota ate quando ? Creio que essa diretoria do fla vai querer beneficiar os donos do maraca e deixar o mengao sem estadio e deixar os caras lucrarem em cima da gente sempre… a desculpa e dizer que temos dividas ,a mas mesmo quando elas form pagas… nao vao querer. E e. Por isso que temos dividas gigantescas… pois nao gostamos dr faturar e deixamos terceiros faturar em cima da gente. Enquanto eles tiverem olho gordo . O prejuizo e so nosso. Entao, um estadio pro mengao ja.

  • O resende venceu… ferrou tudo. Pois basta vencer mais um jogo que chegarar a 12 pontos e mesmo que o mengao venca restarar so mais 2 jogos contra times pequenos. Estou esquecendo jogos contra o flu pois tanto o resende quanto fla podem perder pro flu.entao o mengao teria mais facilidade de descontar logico quee seria em cima de time pequeno. Mais so que restando so 2 jogos e tendo 5 de diferenca… dependendo do saldo de gols e numero de vitorias… o resende bastaria so um emnpate… isto e:-) ao resende em 3 jogos bata uma vitoria e um empate. Contra time pequeno. E o resende vencer os pequeno e um tarefa facil , pois e disparado o melhor dos pequenos. Entao mengao… arrume a casa para o brsslleirao… se nao quer cairppra segunda e psra de querer ajudar recuperar jogadores para empresario do tipo cadu e contrate craque pra valar milhoes pagos de salarios…. pois pagar milhoes pagos a cadu nao e sinal de economia e SRN.

  • Temos que ter craques que vale milhoes e nao gastar milhoes para recuperar cadu para time de fora/e/pro empresario dele.se ele estava parado la mais de 2 anos….porque fomos buscalo. Ja que abriram mao do valorde emprestimo… deveriam tbm abrir mao do salario milhionario dele tbm. Do tipo adriano. Era pra ganhao so por produdividade. E entao nao estaria recebendo nada, pois nao esta produzindo nada tbm. Olha para ele ficar ruim tem que melhorar muito. Entao fora pelaipe, fora pelaipe e fora pelaipe. De o fora do mengao. Esta formando time de merdas.

  • Se essa diretoria atual tivesse deixado a addidas ter fechado o contrato no meio do ano passado sem colocar areia no negocio… teriamos ja recebido os 40 milhoes do ano passado e com esse ano mais 40 milhoes e fora uns 20 milhoes de comissao sobre as camisas e fora patrocinio vindo desde o ano passado. Que poderia ser de 25 milhoes cada. E tendo no minimo uns 2 que e o que a adidas gostaria que seja e eu tbm… seria mais uns 50 milhoes. Dando um totol de 150 milhoes que deveriam esta em maos do nosso amado mngao…. mais como a diretria atual gosta de economia…. entao primeiro eles economiza os nossos ganhos. E com esse valor teriamos mantido o vagner love e cheio de craques.

  • Olha, se o mengao tem dividas com o governo e por isso nao pode ter patrocinio deles… entao e facil de resolver. Basta usar a inteligencia de amas as partes… basta fechar o negocio do tipo a caixa e dair se o mengao deve 30 milhoes e so descontar na fonte. Isto e:-) tem que receber 30 e deve 30 fica sem receber e quita a divida no ato da tranzacao e depois no ano seguinte recebe o seu sem mais dividas. O governo ajuda o mengao e o mengao tbmajuda a caixa. Todos saem ganhando. E elevariam o nome do brasil para o mundo com o time mais amado do mundo e SRN.

  • Ambas as partes

  • Gustavo – Seedorf a lenda

    A verdade é que a Globo quem deu a ordem para fechar o engenhão. Eles querem favorecer a empresa e os políticos que vão administrar o maracanã e para o Botafogo não fechar o Maning Rights com a Wolks, já que nao é interesse da Globo.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo