Dois pesos, duas medidas



Está certo que foram apenas três jogos e é difícil comparar um trabalho de três meses com um que ultrapassou a casa dos dois anos, mas a mídia em geral tem sido muito mais compreensiva com Luiz Felipe Scolari do que foi com Mano Menezes.

A seleção decepcionou nos dois últimos amistosos, quando fez um péssimo segundo tempo contra a Itália, por pouco não levando uma virada, e ontem acabou acuada pela Rússia. Não vejo o time com um esquema de jogo _nem com um esboço de_, a defesa parece um buraco, a marcação é falha e o ataque não rende o necessário, criando muito menos do que poderia.

Até podemos ganhar a Copa das Confederações, como ganhamos a de 2009, na ocasião nas mãos de Dunga, como podemos ganhar o Mundial do ano que vem, mas não temos jogado bola pra nada disso. Estamos alguns patamares abaixo das principais seleções do mundo, fruto da incompetência da CBF, que errou ao apostar tanto tempo em Mano e não teve a ousadia de chamar um técnico estrangeiro pra substituí-lo, no caso Pep Guardiola, que poderia nos devolver a verdadeira essência do nosso futebol. Aquele jogado pra frente, com ótimo toque de bola, criatividade e, por que não?, autoestima.

O brasileiro hoje entra em campo de cabeça baixa, como se já estivesse derrotado. E o que temos visto em campo é um futebol feio, que não marca nem cria, tampouco empolga o torcedor, cada vez mais distante da seleção.

Ainda há tempo para uma mexida, mas Felipão dessa vez não começou bem. Fosse Mano o técnico, estaria sendo massacrado, já que não tem o passado, o currículo e os títulos que o atual técnico da seleção tem. Mas nada disso ganha jogo e, ao contrário de José Maria Marin, que diz ter visto uma evolução na equipe de Felipão, não consigo enxergar nada disso. Nem entender a convocação de alguns jogadores, como Diego Costa, Filipe Luís e o próprio Hulk.

Aliás gostaria de entender a função de Carlos Alberto Parreira na comissão técnica do Brasil. Até aqui não consegui compreender, além de estar lá, a meu ver, como mero figurante, por ter sido campeão do mundo em 1994. Mas depois disso deu vexame em 1998 com a Arábia Saudita, demitido com a Copa em andamento, ainda na primeira fase, com o Brasil em 2006, perdendo o controle do grupo, e com a África do Sul em 2010, primeira vez em que a seleção anfitriã foi eliminada da Copa na fase inicial.

Estão tratando muito mal a amarelinha. O amistoso com a Rússia ontem na Inglaterra foi apenas mais um exemplo disso. Que as coisas mudem daqui pra frente, porque há tempos corremos contra o relógio. Há tempos.



  • @R9Sal

    * Futebol brasileiro sempre conseguiu superar a organização tática do futebol europeu, na base do talento individual. Por diversos motivos, nossa fartura de craques diminuiu drasticamente, especialmente do meio pra frente, que sempre foi o grande diferencial do nosso futebol

    * Mano Menezes diagnosticou corretamente o problema e vinha trabalhando na solução. Taticamente, trazer o futebol brasileiro pro século 21. Maior participação de todos sem a bola, time mais compacto, marcação pressão, transição rápida. Não se monta um time, uma filosofia, da noite pro dia. Pra isso o Mano deu um passo atrás e durante o ano de 2012, começou a colocar tudo isso em pratica contra adversarios mais fracos.

    * No final desse periodo, no jogo contra o Japão, uma seleção de nível mediano no cenário internacional, o Brasil apresentava claros sinais de progresso, ou seja, no plano tático, estávamos saindo da pré história. Time jogou com muita intensidade nessa partida.

    * Trabalho do Mano é abortado e chega Luis Felipe Scolari, tecnico ultrapassado com histórico recente de péssimos trabalhos. Em 2 anos de Palmeiras (se não me engano) por exemplo, em nenhum momento sua equipe conseguiu apresentar alguma qualidade tática, seu time se resumia unicamente a bicudão pra área pro centroavante cabecear.

    * Seleção brasileira volta novamente 20 anos no tempo. Time espaçado, homem da bola no adversário não é incomodado, volantes brucutus, time estático no ataque esperando a jogada individual que nunca acontece pois falta aquele velho talento de antigamente.

    * Quartas de final em 2014 seria praticamente um milagre. E quanto mais cedo abrirmos os olhos pros verdadeiros problemas que nos prejudicam dentro de campo, mais chances teremos em 2018.

    • janca

      Não é porque o Felipão começou mal que temos de idolatrar o trabalho do Mano, que foi bem fraquinho, aliás. Tanto que não conseguíamos enfrentar uma seleção de primeiro nível. E maior participação de todos sem a bola, com um time mais compacto, enfim, era algo que o próprio Parreira já pregava na década retrasada. E que deu certo no Corinthians, por exemplo. Até aí…

      • @R9Sal

        Eu sou fã do mestre Carlos Alberto Parreira, aquele time de 2002 dava gosto de ver jogar. Também sou fã do Mano e do Tite. Juntamente com Osvaldo de Oliveira, são os técnicos que eu mais gostei trabalhando no meu clube

        Não por acaso. São técnicos que tem em comum a organização da equipe. Com eles, o Corinthians podia ganhar, perder, ou empatar, mas jamais o time entrava em campo bagunçado.

        **********

        Eu tento pensar com a cabeça do Mano. É claro que ninguém quer ficar enfrentando Iraque, China, mas o momento pedia um passo atrás.

        Acredito que aquele chocolate contra a Alemanha em 2011 assustou todo mundo e o Mano escolheu adversários mais fracos, pra encorpar a equipe. Obrigatóriamente, na Copa das Confederações, chegaria o momento de enfrentar as seleções mais fortes novamente. Testes mais fortes, mas com o Brasil mais forte taticamente também.

        • Thiago

          Mano não ganhou nada importante para ser técnico da Seleção. Bi campeão da Serie B e ganhou a Copa do Brasil, que até Santo Andre e Paulista Jundiaí já ganharam, não é parametro para ninguem. Muito Navio pra pouco Pirata

          • Rogerio

            Parei na parte do Oswaldo de Oliveira!!!

            Só ai já da para ver o nível de técnicos!!!!!

          • @R9Sal

            Sedoorf sempre dá declarações elogiando o trabalho do Osvaldo

            Rogerio acha que o Osvaldo é fraco.

            Tô tranquilo.

          • Rogerio

            Engraçado seria se o Seedorf criticasse ele!!!

            Vc ja viu alguém criticar seu próprio técnico?

            Ainda mais um craque como Seedorf, que além de gênio da bola, é um cara muito educado!!!

            Elogiaria até o Givanildo!!!

            Sinceramente Oswaldo de Oliveira é de doer!!!

            Como diria o outro:

            Picolé de chuchu!!!!!

          • loko20114

            THIAGO o MANO não ganhou nada de importante, mas o FELIPÃO ganhou ? levou o PALMEIRAS para a segunda onde é o verdadeiro lugar dele e não me venha com passado porque passado é passado e se for por importância de titulo o técnico da seleção tem que ser o TITE

          • wshow

            naum ganho nada pra vc que nao tem visão nenhuma de futebol mordeno…kara….
            se ligar e fica com esse rediculo felipão

        • janca

          Mas não foi um passo atrás, R9Sal, foram dois anos praticamente jogados no lixo. E jogos contra Iraque, reservas da China, África do Sul e outros do mesmo naipe não servem de parâmetro. Mesmo na Olimpíada acabamos fracassando contra o México, era uma chance de resgatar a autoestima dos nossos jogadores e levamos um baile na final. Temos opiniões diferentes, respeito a sua, mas acho que você está pensando no que A ou B fez trabalhando pelo Corinthians. Eu estou pensando na seleção. E o Parreira de 2006 foi uma decepção total. Como em 2010 pela África do Sul. Mesmo quando trabalhou na Major League Soccer nos Estados Unidos _acompanhei de perto seu trabalho em Nova York/Nova Jersey_ foi uma lástima. Gostei dele em 1994, mas depois disso fiquei encantado com o trabalho que fez no Corinthians, no futebol turco, mas fora isso… Não sei o que faz na CBF, já que a convocação, a escalação e o esquema tático são do Felipão.

          • Emerson Rodrigues

            Metendo um pouco o bedelho ai no meio.

            Concordo em boa parte com o R9Sal, mas vamos tirar um pouco os clubes de lado. A nível de seleção, vejo que talvez nem Pep Guardiola, nem Mourinho, nem ninguém pode trazer o time a tona, se pelo menos os atletas não chamarem a responsabilidade para si. O Brasil não possui lideres, e não me venham com R. Gaúcho, ou Kaká, estes são hoje veteranos, mas longe de ser um líder nato como Rogério Ceni, Roberto Carlos, Dunga foi, entre outros. Neymar que é a estrela Mor se acomodou no Brasil, não esperem absolutamente nada desse rapaz enquanto não conquistar seu espaço no futebol mundial, jogando a nível de. O Brasil teve uma ou outra fase de grupo, mas no geral eram os talentos individuais, aquela jogada mágica que sempre arruinava os esquemas de fortes adversários, como por exemplo Brasil x Holanda 1994 (na minha opinião Holanda poderia ter levado aquela copa). O futebol progrediu nos outros países, temos hoje venezuela entre os 4 nas eliminatórias, fato esse que a 10 anos atrás era inimaginável. A disciplina tática e as safras de jogadores europeus estão em um nível acima hoje dos sulamericanos. Acredito eu que todos tem a sua fase, o Brasil passou muitos e muitos anos como protagonista, agora o Brasil também que além de reconhecer seus próprios erros, reconhecer também a evolução dos outros times, chegou a vez dos outros brilharem, as vezes é bom ser um simples coadjuvante, é bom para refletir e olhar para o próprio umbigo ao invés de tentar menosprezar e diminuir os outros, como o fez Felipão ao dizer que o Brasil era penta quando questionado o porquê da Russia estar a frente no ranking. Treinadores com disciplina tática e tato para desenvolver o Brasil tem, para a próxima copa poderiam dar a vez ao Muricy Ramalho, Tite, ou até mesmo Oswaldo. Seleções renovam seus jogadores, porquê não renovar comissão técnica. As táticas de Felipão, Wanderley, Leão e outros leões de chácara podem estar mesmo defasadas a nível de seleção. Ganhar estaduais e disputar o Brasileiro não é fácil, mas se adequar aos mais variados estilos internacionais não é para qualquer um.

    • TRi Mundial Doom

      Mano diagnosticando o problema ? Ele era o Problema, o defeito da Uti onde morria muita gente era a Dr. Morte…

      Nao existe futebol de século 21, existe uma tatica e jogadores que se encaixam nela, a organizacao do tecnico ou os jogadores formando uma tatica…O que chamam de evoluçao do futebol é uma tatica dando certo por causa de um treinador e um time que se encaixou e outros copiando, assim como Sao Paulo tri campeao brasileiro e um monte de treinador usando 3 e até 4 volantes, uma Copa de 2002 ganha com 3 zagueiros e todo mundo usando 3 zagueiros, A Italia ganhando a Copa de 2006 e uma porçao de técnicos usando só contra -ataque e a Copa de 2010 com 1 x0 toda hora…Compara com quem manteve o seu padrão, A Espanha com toque de bola aprendendo a ser objetiva e a Holanda sempre com ponta e mais 2 atacantes, a mesma de 98. O próprio Ney Franco no Sao Paulo agora tentou a tatica com Lucas mas sem o Lucas, nao deu certo como dava com o Lucas…

      • @R9Sal

        Não existe futebol do seculo 21?

        Tenta assistir um jogo da Copa de 70

        Dá uma pesquisada, quanto um jogador corria na Copa de 82, e quantos km um jogador corre hoje.

        • TRi Mundial Doom

          Ai você falou de preparo físico, futebol usa o preparo físico, não é o futebol .

    • wshow

      concordo o brasil tava fazendo simplesmente como as grande seleçoes grandes da europa dava dandu um passo atraz pra dar quem sabe um dez passos a frente igual a seleçoes como Alemanha, frança, italia e propria melhor do mundo a espanha ser vc for analisar só faltou esse marin o presidente da cbf que nao me lembro de ter felito alguma coisa boa pra seleçao …
      ser inteligente é esperar um pouco…

  • Rogerio

    Também acho que a seleção está devendo e muito!!!

    O time é muito desorganizado, qualquer time europeu é mais organizado que o Brasil!!!

    Acho que boa parte disso se deve aos técnicos brasileiros!!

    É inegável que estão defasados, desatualizados, insistem em teoria retrógradas de jogo que não se aplicam mais!!!

    A única esperança que resta é lembrar que quando Felipão assumiu da outra vez, tomou um vareio da Argentina em Buenos Aires, e depois foi eliminado da Copa América por Honduras.

    Depois conseguiu ajeitar a casa e ganhar a Copa apresentando até um bom futebol!!!

    É esperar para ver no que vai dar!!!

    • janca

      Mas não podemos generalizar. Não defendo Cuca para a seleção, mas que ele tem feito o Galo jogar para a frente, tem. Agora que boa parte dos nossos técnicos está defasada e ganham muito pra fazer pouco estamos de acordo. Até por isso defendia Pep Guardiola para a seleção. Para, por mais paradoxal que possa ser, já que ele é espanhol, resgatar as origens do nosso futebol. A brasilidade.

  • Mario

    Felipão não recebe criticas por q uma parte da imprensa tem um relacionamento de “amizade” com ele e uma outra parte se borram de medo dele , ai sobram poucos jornalistas serios q vão criticar ele.

    para mim o Felipão não deveria ser o tecnico por q esta ultrapasado ,mas ele tambem não fez um bom trabalho na seleção antes da copa 2002 ate perdeu p/honduras sendo q aquele grupo pre-copa era muito mais experiente (ate se dava ao luxo de não convocar Romario na epoca) se comparado a atual e só se deu bem na copa qnd teve tempo p/trabalhar com os jogadores e um psicologo .

    agora temos q se justos se Hulk não tivesse entrado o brasil teria perdido , aproposito alguem viu Neymar ontem em campo?

    • janca

      Pra você ver como opinião cada um tem a sua e em relação à seleção então nem se fala. Hulk até que teve umas atuações entre o bom e o razoável na seleção, mas ainda não acho o nome certo para estar entre os 22. Espero estar enganado e que ele cale minha boca. Sobre a relação da imprensa com o Felipão, uma parte amiga, outra, receosa, concordo. Em relação a 2002 também concordo, Felipão começou mal, mas fechou o grupo na Copa e ganhamos com mérito aquele mundial. Lá ele foi nota dez. Espero que venha a ser de novo agora. Torço por ele, pois torço pela seleção. Apesar dos Marins da vida, torço pela seleção, Mario.

  • TRi Mundial Doom

    Eu vejo a selecao limitada por causa do Neymar que nunca jogou bola na selecao a nao ser contra China, Iraque…O Incrivel Hulk jogou melhor na posicao do que o Neymar. Se. ele fosse o Cristiano Ronaldo, Messi ou Ronaldinho até ia, mas ele nunca conseguiu jogar contra selecao forte, adversario forte…Contra Novo hoorizonte, a zaga do Sao Paulo ruim, China, Botafogo -SP, Flamengo é fácil.

    Se o felipao nao estivesse insistindo no Neymar e a imprensa incetivando, talvez já tivesse aparecido Bernard no lugar dele.

    • janca

      Não podemos colocar toda a responsabilidade nas costas do Neymar. Sobre o Bernard, não entendo como não é convocado. Forma dupla incrível com Ronaldinho Gaúcho. Aliás não entendo como não foi à Olimpíada, tinha idade pra isso.

  • fabio dias

    Vamos criticar com categoria …Hulk foi um dos melhores ontem e você ainda tem coragem de reclamar do Filipão.. você assistiu qual jogo?? Imagina se o técnico da seleção fosse você!

    tem mais cabeça de bagre na imprensa que na seleção.

    Me desculpe a franqueza.

    • janca

      Opinião sua. Acho que a seleção não foi bem ontem, a defesa estava um queijo suíço. Por pouco não perdemos. E jogamos mal como no segundo tempo contra a Itália. Quanto ao Hulk não o avalio por um jogo. E tenho o direito de reclamar do Felipão, somos todos obrigados a elogiá-lo por ter arrancado um empate da Rússia no final? Queria ver se fosse o Mano…

  • Thiago

    Janca,
    Sei que o Mano não foi o tecnico que esperavamos, depois da boa impressão do primeiro jogo, parece que ele começou a se perder nas suas ideias, porem, não acho que o trabalho dele foi ruim. Não é facil fazer uma nova seleção, na minha opinião o maior erro foi em 2010 quando levamos pra Copa uma seleção velha que não deixaria nenhuma herança para o futuro do nosso futebol.
    Lembro que em 2010 a Alemanha levou um time muito jovem ja pensando na Copa de 2014, enquanto nós levamos Grafite´s e Julio Batista´s para tentar trazer o caneco. E o resultado podemos ver hoje, uma seleção com jogadores que sentem o peso e não conseguem mostrar o mesmo futebol apresentado em seus clubes, isso sem contar que não contamos com nenhum jogador que realmente faça a diferença. Temos uma molecada que talvez fique pronta para disputar a Copa de 2018, vc que conhece a seleção melhor do que eu pode responder. Essa fase não lembra muito o que aconteceu entre a copa de 82 e 90??
    E pra ajudar ainda contratam Felipão e Parreira, isso é um absurdo, dois treinadores ultrapassados e que ha muito tempo não ganham nada. Se é pela historia na seleção deveriam chamar o Zagallo, afinal, ninguem tem mais historia que ele.
    Apenas para constar quando o Mano assumiu o Corinthians seu trabalho tbm não começou nada bem, nem no paulista nos classificamos e foram contratados diversos jogadores até que se formasse o time que ganhou a serie B, porem, o Mano tinha o grupo diariamente, treinava a exaustão e o time começou a jogar um futebol bonito em 2009. Sabemos que isso não é possivel com a seleção, mas tiraram o Mano na hora errada ou tirava antes ou deixava do jeito que esta.
    abs.

    • janca

      Não é tão simples assim _”ou tirava antes ou deixava ficar”. Ainda há tempo pra fazermos um trabalho, apesar de mais de dois anos perdidos. Foi boa a saída do Mano, embora continue dizendo que preferiria ver o Guardiola comandando a seleção. Sobre Felipão não acho um mau nome, pelo contrário, tem muita experiência e trabalho comprovado na própria seleção e também no exterior _vide o trabalho que fez em Portugal. Apenas acho que não começou bem e espero que melhore daqui pra frente. Abs.

      • Thiago

        Janca, olha bem os argumentos para defender o Felipão..”ele foi campeão em 2002″… “fez um bom trabalho com Portugal em 2004″…ja faz 10 anos, o que foi bom ontem, pode não servir hoje e o Luxa é um bom exemplo disso. O Brasil acho que é o unico pais onde treinadores ultrapassados e com trabalhos pifios nos ultimos anos ganham a chance de treinar a seleção pelo que fizerem a 10, 20 anos atras. Apenas para constar…
        Eu tbm era a favor da mudança, desde que, o nome escolhido fosse o Guardiola. Era o unico que podia dar um jeito na seleção. E mesmo assim não havia uma certeza de que conquistariamos a Copa.

        • FLAVIA

          Quanta bobagem!!! Pedindo Guardiola na seleção… dizendo que treinador no Brasil tem ideias ultrapassadas…Gente, treinador é uma profissão como qualquer outra e sendo assim os profissionais daqui também tem cursos, experiência e para quem não sabe tem treinadores brasileiros que dão palestras no exterior. O Parreira e o Felipão são conhecidos e respeitados no exterior, ao contrario do Mano Menezes que antes de treinar o Corintians era pouco conhecido no Brasil e vamos aceitar a verdade, ele só ganhou a 2ª divisão e a copa do brasil.

          • Thiago

            Parabens, isso quer dizer que eles são otimos palestrantes, assim como temos ex-jogadores que dão palestras e são muito bem sucedidos em seus novos negocios apos largarem o futebol e nem por isso devem voltar a vestir a camisa da seleção.
            Mais um detalhe uma coisa é ser treineiro/motivador, outra completamente diferente é ser conhecedor de tatica e um estudioso do futebol, como sabemos o Felipão ganhou a Copa do Mundo com a familia Scolari, mas nunca foi um grande estrategista.
            É por pensamentos “patrios” como o seu que o Brasil esta se afundando no futebol, afinal, ainda acreditamos que somos o pais do futebol.
            Não sei sua idade querida Flavia, mas quem viu jogadores como Ronaldo, Rivaldo, Romario, Cafu, R. Carlos e tantos outros que ja usaram a camisa da seleção darem lugar para Neymar, Fred, Hulk e cia chega a ser triste.
            Quanto aos treinadores afirmo com convicção quase todos são ultrapassados e com certeza uma cultura diferente iria ajudar a reerguer o futebol brasileiro.

        • janca

          O Luxemburgo continuo achando um bom treinador. Aliás, entre os brasileiros seria minha primeira opção. E ó que fui muito contra a gestão dele quando treinou a seleção brasileira.

        • janca

          Ah! E certeza de conquistar a Copa não teremos com ninguém, isso não existe. Mas acho que o Guardiola seria uma mudança interessante. Uma boa mexida pro nosso futebol.

          • Thiago

            Poxa Janca, como assim o Luxemburgo seria sua primeira opção?? Ja faz tempo que a primeira opção do Luxa não é treinar ninguem, depois que ele inventou essa historia de “menager” a carreira dele foi por agua abaixo. Se não me engano o ultimo grande titulo dele foi o Brasileiro de 2004 com o Santos, depois disso não ganhou mais nada.
            Acredito que assim como ocorre com os jogadores, o tecnico da seleção deve ser aquele que esta em um melhor momento ou consegue manter a regularidade por algum tempo.
            Considerando apenas treinadores brasileiros a minha preferencia seria a seguinte: Muricy (esta ha quase 10 anos conquistando titulos); Abel Braga (desde 2006 conquistando titulos); Tite (pelo momento, não pela historia. Mas no caso dele o trabalho teria que ser de longo prazo, ficou claro nesta passagem pelo Corinthians que demora para ele colocar a filosofia dele em pratica).

          • janca

            Ele inventou essa coisa de “manager” faz tempo e sempre fui contra isso. Mas acho que ele sabe montar uma equipe, tem se saído bem no Grêmio. Dos técnicos do Brasil era minha primeira opção. Felipão e Abel Braga vinham em seguida. Tite e Muricy já não. Cheguei a pensar no Muricy em outra ocasião, mas desde o final de 2011, quando o Santos foi humilhado pelo Barça, ele tem me decepcionado como treinador.

          • Flavia

            Ah, Thiago, então voce diz que pelos meus pensamentos pátrios, a seleção está afundando. Então voce acha que é melhor para a Seleção Brasileira trazer um treinador que nunca treinou nem a seleção de seu país para vir fazer experiência com nosso time em plena Copa do Mundo. O Curriculo do Felipão, Parreira é baseado em fatos concretos, conquistas que eles realizaram. Voce quer dizer que eles sçao velhos para treinar a seleção, lembra do Zagallo, em 1970 ele foi campeão do mundo e com suas mesmas convicções chegou ao vice mundial em 1998.
            Eu também vi, Ronaldo, Rivaldo, Cafu jogarem, e admirava quando eles estavam em plena forma fisica, porém me decepcionei com os mesmos quando por obrigação dos patrocinadores eles foram convocados e formaram o time titular em 2006 quando estavam gordos e fora de forma.
            O problema volto a dizer (como em outro comentario) não é o treinador, mas sim alguns jogadores protegidos pela midia.

          • Thiago

            Flavia, mas em 2006 alem da falta de comprometimento dos jogadores, ja começavamos a ter problema com esses treinadores ultrapassados, o Parreira não teve peito pra segurar a boleirada. Naquela situação tenho certeza que o Felipão seria a melhor opção. Quanto ao Zagalo vc só pode estar de brincadeira, naquela epoca ele ja era muito criticado, tanto é que surgiu o bordão “Vcs vão ter que me engolir”.
            Muito bonita a historia de todos esses treinadores, mas não da mais, chega. É necessario um choque de gestão na seleção.
            Engraçado vc querer um treinador com historia no futebol e questionar o Guardiola que disputou 16 campeonatos e ganhou 14 com o barcelona (se não me engano os nrs. são esses ou bem proximos), mas o que vc tem a me dizer do Dunga que nunca tinha treinado nem o time do bairro? E na seleção se não foi brilhante no estilo de jogo, pelo menos nos numeros foi um baita treinador. E contra os numeros não ha argumentos né. Campeão da Copa America e Copa das Confederações e ganhou de todas as grandes seleções até pegar a Holanda na copa. Jogo contra a Argentina era certeza de vitoria, a gente só não sabia o placar exato…kkkk
            Sobre o pensamento “patrio” que mencionei, é o mesmo que tem as “mumias” que comandam a CBF. “pra que um estrangeiro, nunca precisamos disso”. Piada!!!
            Futebol é momento para treinadores e jogadores e no momento Felipão e Parreira estão em final de carreira e não mereciam a chance de treinar o maior campeão mundial de futebol.
            Mas pelo menos concordamos quanto aos jogadores que a midia inventa, vc tem toda razão, isso mostra como a nossa safra é fraca.
            Por fim cara Flavia, não fique brava hein…é sempre bom “discutir” futebol, que graça teria se nossa opinião fosse a mesma né..kkkkk…Mais uma coisa…Pra qual time vc torce??

  • Claud

    Janca, a midia por enquanto esta correta,o Felipão esta apenas no início além de ser um técnico muito mais capacitado do que o outro(Mano),este é um técnico apenas bem sucedido na 2° divisão, alem de ficar fazendo armações nas convocações,autênticos absurdos.
    Fica tranquilo que no final tudo vai dar certo,”REMEMBER 2002″,OK!

    • janca

      Espero que você esteja certo e torço realmente por isso. E entre Felipão e Mano sou muito mais o primeiro. Mas não é por isso que temos que dizer amém pra tudo o que ele faz. Abs. (PS. Não me esqueço de 2002, não, estive lá e acompanhei de perto o bom trabalho do Scolari, mas isso não quer dizer que o êxito se repetirá agora. Espero que sim, mas…)

  • RENATO

    Você não consegue entender a convocação de Diego Costa, Filipe Luís e o próprio Hulk.
    Com todo respeito vc não vê jogos fora do Brasil????
    Filipe Luis joga e muito no Atlético de Madrid (porém acho ele opção na reserva, mas não vejo outro jogador na reserva no lugar dele)… Diego Costa idem…pode não ser um craque mais é brigador e lutador…e que atacante no Brasil tem essas características que coloque o caração na ponta da chuteira, ao contrário, são uns “dodóis”.
    Hulk e questionável..mais e brigador…tem força e chuta de longe… da pra utilizar de vez em quando…e na falta de qualidade e criatividade que o Brasil anda, quase sempre.

    • janca

      Vejo sim e pelo jeito você também. Mas não é por isso que temos de ter a mesma opinião. E se fosse o Mano a convocar o Diego Costa lá viriam as insinuações de sempre.

  • FLAVIA

    Devemos lembrar que as equipes que o Felipão enfrentou são de longe muito superiores as que o Mano Menezes (que os jornalistas e blogueiros defendem tanto, sabe-se lá porque) enfrentou, ex: China. Então entende-se que a midia deve ser coerente e isenta de parcialidade no sentido de não cobrar tanto o trabalho do novo técnico quando percebe-se que ele não teve tempo hábil para treinar os jogadores, jogadas ensaiadas, estudar o adversario. Além disso, tem que se admitir outra verdade, ÑÃO ESPEREM MAIS NADA DO NEYMAR, se ele não mostrou competencia durante 02 anos sendo convocado e titular absoluto da seleção (enfrentado jogadores da mesma idade dele como na olimpíada), o que a imprensa e blogueiros pensam que ele vai fazer na Copa.
    Será que o Felipão vai precisar repetir com o Neymar o que fez em 2002 quando a mídia pressionava para levar o Romário e ele não levou e com isso fomos campeões.
    Confio no trabalho do Felipão, porém não confio na forma como está acontecendo, com tantos patrocinadores forçando a escalação do Neymar e outros jogadores e tendo apoio da midia para isso. Lembrando que a midia é patrocinado pelas empresa que também patrocinam o Neymar.

    • Ton

      Flávia, acho que a situação é totalmente diferente daquela de 2002. Naquela oportunidade, o Felipão assumiu a seleção nas eliminatórias e teve tempo de formar “um grupo”. E esse grupo era experiente com muita qualidade, Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo, todos ganharam “bola de ouro” e da mesma maneira que você diz que “O Felipão pegou adversários fortes nos amistosos e o Mano equipe mais fracas” lembre-se que em 2002 o Brasil teve muita sorte porque as melhores seleções do momento eram França e Argentina e ficaram pelo caminho. Não acho que o Felipão seja um bom nome para comandar a seleção na Copa, ele foi colocado lá pelo que ele fez há 10 anos e não pelo momento, ele é um treinador obsoleto que não conseguiu sequer manter o palmeiras na primeira divisão!

      • Flavia

        O Felipão assumiu a seleção já no final das eliminatórias, faltando quase 01 ano para a Copa de 2002, tal como ocorre atualmente. Temos 01 ano para preparar a seleção e formar “um grupo”. Temos sim, jogadores com experiência no exterior e qualidade também ( Diego Cavalieri, Daniel Alves, Fred, Thiago Silva, etc). Seria bom se eles tivessem o troféu “bola de ouro”, porém lembre-se que o Messi que tanto ganha esse troféu deixa a desejar quando joga em sua seleção.
        Eu lembro de 2002 e ao contrário do que você disse o Brasil não venceu a Copa de 2002 por pura sorte, lembre-se que os 02 times do grupo do Brasil (Brasil e Turquia) se classificaram para as semifinais, mostrando assim que os times eram competitivos. A França (por ser campeã Mundial) e Argentina ( Porque tinham grandes jogadores) eram badaladas na época e isso foi prejudicial para eles pois todas as outras seleções estudaram e vieram preparadas para derrotá-las. Da mesma maneira que hoje temos a Espanha e Argentina (que nem Copa America conquistou) como seleções do momento.
        O Felipão é um dos melhores nomes para a Seleção (ao contrário do Mano – Que não conquistou nada para o Brasil e Pepe Guardiola -que nunca treinou uma seleção qualquer) pelo que fez na Seleção do Brasil, na Seleção de Portugal e pelo que está em seu currículo.
        Quanto a manter o Palmeiras na 1º divisão com aquele elenco, o Palmeiras não precisava de um técnico, precisava de um milagre.

        • Flavia

          Só para terminar, Neymar tem que ficar no banco.

          • Rogerio

            Bom Flávia é no mínimo uma covardia jogar toda culpa nas costas do Neymar!!!

            Ele não vem jogando bem é verdade, mas quem está jogando??

            Então minha filha vamos colocar o time inteiro no banco, porque ninguém está jogando nada!!!

            Se vc conhecer um pouquinho de futebol vai saber que o Messi já jogou 2 Copas do Mundo, sem destaque nenhum, e a Argentina foi um fiasco!!!

            Vc sabia disso??

            E por que isso aconteceu??

            Porque o time era uma porcaria, e com isso ele não apresentava na seleção NENHUM FUTEBOL, era xingado, achincalhado assim como o Neymar está sendo agora.

            E o que aconteceu??

            Agora que a Argentina tem um bom time, ele está voando na seleção!!!

            Portanto vomitar teses e culpados na internet é muito fácil, agora parar e analisar o que está acontecendo poucos fazem!!!

            Pela sua tese jamais teríamos ganho em 2002, porque naquela época o Ronaldo era chamado de bichado, e o Rivaldo de velho, e deu no que deu!!!

            Portanto analise um pouco mais o futebol antes de falar qualquer coisa!!!

          • Flavia

            Nossa, que machinho revoltado, foi só falar do Neymar que ele ficou bravinho…
            Todos os jogadores vão para o banco, com excessão do Neymar, admita ele é o único intocavel nessa seleção desde o tempo do Mano, vou além, desde a época do Dunga, gritavam que ele devia ser convocado. Até o presente momento, ele não rendeu nada na seleção, é fato, então deve ir para o banco ou nem ser convocado como foi feito com todos os outros jogadores.
            Comparar Neymar com Messi é piada, né, faz-me rir…
            Primeiro, não me preocupo com Argentina (se ela joga em função do Messi ou não) eu me preocupo com a seleção do Brasil.
            E seleção (Como diz o próprio nome) tem que ter os melhores jogadores, e não quem vive de fama.
            Eu, ao contrário de voce, analiso futebol sim apenas não sou manipulada pela opinião de comentaristas esportivos como voce parece ser.

          • Rogerio

            Desculpe mas se tem uma coisa que vc não faz é analisar futebol!!!!!

            Vem com ironias e tal!!

            Mas vamos lá se vc entende alguma coisa de futebol, o que eu acho dificil pelos seus comentários, vai saber que a Argentina só conseguiu que o Messi jogasse quando formou um time!!!

            Coisa que o Brasil não tem!!

            Por isso o Neymar não joga, aliás não só ele, o TIME INTEIRO, !!!!!

            Então vai lá sabichona, quem é melhor que o Neymar??

            O Hulk??? o Diego Costa??

            Faz me rir minha filha, se vc soubesse um pouqinho de futebol saberia que o Neymar com 21 anos já ganhou 9 titulos, deu ao Santos uma Libertadores praticamente sozinho ao clube, todo mundo reconhe o valor dele, e vc acha ele ruim???

            Paciência minha filha cada um ve o que quer !!!

            Eu vejo futebol pelo jeito vc analisa outro esporte!!!

            Vc disse que se preocupa com o Brasil e não com a Argentina, me desculpe mas fique ai no seu mundinho de redoma, e não olhe o que as outra seleções estão fazendo, Argentina, Alemanha, Espanha entre outras!!!!!!!

            Bela nálise vc dve ter de futebol se sequer vc sabe como jogam as outras seleções!!!

            Não deveria mas vou te dar uma pequena aulinha de história do futebol, para comprovar o quão estapafúrdia é sua tese, sua arrogância e seu desconhecimento :

            Em 1974 o então técnico brasileiro na Copa do Mundo antes do confronto decisivo conta a Holanda de Cruiif, Zagallo disse que não se preocupava com o que a laranja mecânica iria fazer, se preocupava somente com o Brasil!!!

            E o que aconteceu??

            O Brasil levou um vareio do carrossel holandês e veio para casa com o rabo entre as pernas!!!

            Mesmo tendo grande nomes como Rivellino, Luis Pereira, Ademir da Ghia entre outros!!!

            Portanto sabichona se vc não quer nem saber o que está acontecendo com as outras seleções, vc demonstra um desconhecimento de futebol ENORME!!!!

        • Rogerio

          E só para terminar como vc diz, vc defende o Felipão em relação ao Guardiola pelo que ele fez de 2002 a 2004 com Brasil e Portugal??

          Desculpe minha filha mas estamos em 2013 ja se vão quase 10 anos!!!

          Se for assim então coloca o Rubens Minelli que é tri campeão brasileiro por 3 times diferentes, e de formaq seguida!!!

          Se for assim então coloca o Zagallo!!!

          Desculpe mas o Guardiola era sim o melhor nome para assumir a seleção!!

          Técnico que gosta que seu time jogue, sempre para frente, é inegável sua capacidade, só um analfabeto futebolístico para negar isso!!!!!

          Vc diz que ele não teve experiência em seleção, mas é claro cara pálida, ele trnou SÓ O BARCELONA até agora, só isso!!!

          Sem a menor dúvida o melhor time que vi jogando, com um conceito de futebol aonde odos tem que saber jogar!!!

          Melhor que o Barça provavelmente só o Santos de Pelé e o Brasil de 70!!!

          Portanto não fale besteiras!!!

          E quanto ao Felipão livrar o Palmeiras da segundona, vc deve estar de palhaçada, um técnico desse nível que vc diz, comandando um time grande que não interessa se tem um elenco meia boca, mesmo sendo meia boca era melhor que todos os times pequenos, e se ele fez o Palmeiras cair foi por incompetência e não por outra coisa!!!!!

          • Flavia

            O Barcelona é aquele time imbativel que foi eliminado pelo Chelsea, que já perdeu titulo pro Internacional, só isso já mostra que não é lá grandes coisas, ganhou do Santos porque o Neymar, como eu já disse antes é pipoqueiro.
            Acho que temos vários treinadores sim no Brasil que podem assumir a seleção, o Felipão é apenas um deles que pela circunstancia do momento assumiu o cargo.Ò Abel Braga é melhor que fique no Fluminense, assim como o Luxemburgo, e quanto ao Muricy, uma vez ele foi convidado, mas recusou.
            AGora quem provou ser analfabeto futbolistico foi voce dizendo que o Palmeiras era melhor que todos os times pequenos, alô, acorda, ele foi rebaixado no campeonato brasileiro, onde não tem times pequenos. Tem times de outros estado, que voce por ser mal informado não conhece, mas não são times pequenos. EX: Bahia, Coritiba, Náutico. Informe-se antes de vir comentar.

          • Rogerio

            Sinceramente é de doer seu analfabetismo futebolistico!!!!!

            Vc julga o Barcelona por perder 1 jogo para o Chelsea e 1 para o Inter??

            Me desculpe mas va se tratar, seu problema é psicologico!!!!

            O Barcelona perdeu do Chelse na champions do ano passado, e dai??

            Aonde estão os dois times agora?

            Te digo, o Chelsea virou um nada, está na Liga Europa, e o Barcelona é DE NOVO FAVORITO A GANHAR A CHAMPIOSN e JA E CAMPEÃO ESPANHOL!!!!!

            E o Chelsea??

            Me desculpe mas comparar esse time do Barcelona com Chelsea, tem que ser analfabeto funcional para fazer isso!!!!

            É sem dúvida o maior time do mundo, pergunte a qualquer um, ou melhor assista 1 jogo sequer, porque acho que isso vc nunca fez!!!!!

            Com relação ao Palmeiras vc diz que não tem times pequenos no futebol brasileiro??

            HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

            Minha filha existem 10 times grandes no Brasil o resto é time pequeno!!!

            Coritiba, Bahia, Atletico Paranaense, Figueirense, Avai, Vitória, Ponte Preta, entre outros são sim times pequenos!!!

            Portanto no dia que vc for a estádio assistir sequer um jogo nos falamos, do contrário é a mesma coisa que se discutir gramática com analfabeto, vc NUNCA VAI ENTENDER!!!!!!

        • Ton

          Quem mantou o “elenco” do palmeiras foi o próprio Felipão, ele até pode não ser o único responsável pela queda do alvi-verde, mas não está isento de responsabilidade no fato em questão. Você disse que “Guardiola” nunca treinou uma seleção”…acha isso um parâmetro para julgar a qualidade dele como técnico?
          O Dunga tinha treinado quem antes de assumir a seleção??????????
          E ele ganhou tudo, Copa América, Copa das Confederações…..só perdeu a Copa do Mundo.

          • Flavia

            Pois é, voces não acham então falta de coerencia terem detonado o Dunga e hoje endeusarem o Guardiola…

          • Rogerio

            O sabichona agora vc defende o Dunga??

            E ele tinha treinado quem antes de ir para seleção??

            O time de botão da filha dele??

            Minha nossa, essa não entende nada mesmo!!!

            Quer dizer então que o Guardiola não pode ser técnico da seleção porque não tem experiência afinal´”SÓ TREINOU O BARCELONA” e o Dunga podia???

            É verdade ele deve ter treinado o time do condomínio dele antes!!!!!!

            hahahahahahahahahahahahahahhahahaha

            MELDEUS!!!!!! ANALFABETISMO É DURO!!!!!!!

          • Flavia

            Chega a ser ridiculo criar expectativa durante 03 anos por alguns jogadores, como acontece no Brasil.Já que voce Rogerio gosta de se informar do que acontece no exterior, veja também o que os jornais estrangeiros estão falando do nosso “CRAQUE”, eles estão debochando do astro da seleção, dizem que o Neymar perto do Messi parece ser de vidro, cai a toa, virou chacota, ele ganhou 09 titulos sim, mas apenas no Santos…E dentro da America do Sul…Quando foi para a Europa para enfrentar os adversarios que ele vai encarar aqui na Copa, ele não aguentou a pressão. Se esconde no jogo…Não consegue se destacar. No jogo com a Inglaterra, até o Fred fez gol, nosso goleiro defendeu bastante. Temos bons jogadores sim.
            Eu lembro quando o Felipão fez um comentario na TV dizendo que pedia reforços mas a diretoria do Plameiras trazia Juquinhas e Joaozinhos…Então para informar ao Ton, ele não montou o elenco que ele queria, ele teve que se virar com o que a diretoria mandava para ele.

          • Rogerio

            Sinceramente vc não fala nada com nada!!!!

            E ainda por cima é mal informada!!!!!

            O que sai na mídia internacional é outra coisa .

            Todo dia sai o interesse do Barcelona, do Real Madrid, do Manchester City.

            Portanto não sei de onde são os jornais que vc lê.

            O único que fez chacota foi o jogador do “nagnífico” Olimpique de Marseille Barton se não me engano, que aliás NINGUÉM conhece pelo futebol, apenas por falar besteiras!!!

            Ele ganhou 9 titulos sim, inclusive Libertadores, ai vc pergunta quando saiu ganhou o que?

            Te respondo ele PERDERU o mundial para um dos maiores times da história = Barcelona
            E PERDEU a Olimpíada.

            Agora por 2 torneios vc vai julgar e achar que ele não joga nada????

            Se manca filha, quem joga pra vc então, se o Messe é ruim, se o Neymar não joga nada, e o Barcelona não é lá essas coisa quem é bom pra vc????

            Sinceramente acho que vc pensa que Jesus Cristo é uma farça, afinal fez oo Mundo em 7 dias, deveri ter feito em 5. hahahhahahahahahah!!!!

            Sobre o elenco do Palmeiras, vc tá de sacanagem, ele montou sim o elenco, e vc diz que a diretoria trouxe o Huguinho, Zezinho.

            Ai eu te pergunto nos TIME PEQUENOS DO CAMPEONATO, Figueirense, Náutico, Ponte Preta, Sport, etc etc etc, quem são os craques???

            São todos huguinhos e zezinhos,!!!!!

            Então se ele caiu for por incompetência pura!!!

            Essa é a verdade!!!

          • Rogerio

            Obs:

            Caros amigos do blog, me perdoem os erros de português, o teclado é crual quando se digita rápido!!!!

            Mas até que é bom, pois com analfabetos sobre futebol como a Sra em questão, respondemos com analfabetismo funcional para que a conversa fique no mesmo nível!!!!

            Senão vira covardia!!!!

            hahahahahahahahahahahahaha

            Mas daqui pra frente vou digitar mais devagar!!!!!

            Abraços e só lembrando:

            “O Barcelona não é tudo isso”

            hahahahahahahahaahahah

          • Flavia

            Quando uma pessoa despreparada e sem argumentos é contrariada a única coisa que sabe fazer é ofender o outro ou baixar o nivel, coisa que voce acabou de provar que é.
            Voce está irritado com o fato de uma mulher entender de futebol e está contrariando suas ideias.
            O Dunga fez um ótimo trabalho na seleção, até que começaram a exigir que ele convocasse o Neymar e o Ganso. Como ele não atendeu, começaram a manipular a opinião pública até que ele teve o azar de perder um jogo na Copa e foi demitido do cargo para entrar o imcompetente do Mano. Esse sim, fez tudo que a midia e outros interesses queriam convocações suspeitas e outras coisas mais, mas ganhar jogo que é bom, nada…
            Rogerio, vai chorar na cama que é lugar quente, Guardiola na Seleção Brasileira é nunca!!!

          • Rogerio

            Sinceramente filha cada um pensa o que quiser!!

            Se tem alguem aqui que começou a ofender e ironizar foi vc, reveja seus posts!!!!

            Vc diz que estou irritado com o fato de uma mulher saber de futebol??

            Essa é pra rir, primeiro que vc não entende nada de futebol, só o fato de acha que o Barcelona não é tudo isso, já demosntra, não preciso falar mais nada!!!

            E não tenho problema nenhum a mulheres falarem de futebol, muitas entendem e muito, estou debatendo idéias jamais disse aqui que porque vc é mulher não entende de futebol, vc viu eu escrever isso??

            Desculpe mas vc está deturpando o que eu falo por não ter argumentos!!!

            Se vc acho o trabalho do Dunga bom, desculpe mas eu não achei!!!

            Um cara que vai para uma Copa do Mundo, e no jogo decisivo fica perdido não sabe o que fazer, tanto isso é verdade que ele sequer chegou a fazer a 3 alteração no jogo contra a Holanda!!!!!

            Como pode isso, um cara perdendo o jogo saindo da Copa do Mundo está tão perdido que sequer realiza as alterações que lhe são permitidas, para tentar mudar o quadro??

            Desculpe mas o nome disso é despreparo!!

            Agora me espante defender o Dunga, um cara inexperiente que sequer dirigiu o time do condomínio aonde mora, sendo que vc coloca a barreira da falta de experiência para achar que o Guardiloa não poderia ter assumido a seleção brasileira!!!!!

            Não seria um contrasenso??

            Acho que sim né!!!

            Portanto minha filha, quem começou com as ofensas foi vc, eu respondi com argumentos e ironia!!!

            S vc não tem argumentos, me desculpe!!!

            Mas que vc não entende nada de futebol!!!

            Isso é verdade!!!

          • Flavia

            Sua arrogancia com relação aos outros times do Brasil é de dar nojo, o que voce define como time grande? Saiba que time “grande” não ganha jogo e nem titulos, temos exemplos de times considerados grandes, mas que por má admisnistração foram rebaixados, ex: Corintians, Palmeiras, Fluminense e outros.
            Voce me critica por julgar o Barcelona por 02 jogos que perdeu, mas condena o Felipão por ter empatado 02 jogos? Isso é entender de futebol? è fazer a tão falada analise futebolistica que voce tanto prega???
            Primeiro tenha coerencia com suas ideias depois venha discutir aqui, ok. Ah e pare de xingar, baixar o nivel, ser arrogante…

          • Rogerio

            Admiro sua persistência!!!

            Vc tem vontade, quem sabe lendo o que nossos companheiros do blog e o blogueiro que entendem de futebol vc não aprende não é?

            Vamos lá responder novamente a miscelânia de coisa sem nexo que vc escreve, não que vc responda os argumentos que te passei, longe disso vc simplesmente desvia do assunto, mas entendo, reponder o que não se sabe é dificil mesmo!!!

            Vamos lá:

            Vc disse uma frase que é no mínimo intrigante:

            “Saiba que time “grande” não ganha jogo e nem titulos”

            Perae se time grande não ganha nem jogos nem titulos como é grande?

            Será que pra vc o Ibis é grande?

            Porque de cabeça é o primeiro time que me lembro que não ganha nem jogos nem titulos!!!

            Sinceramente essa afirmação sua é dificil de entender!!!!!

            Jamais disse que clubes como Fluminense, Corinthians e Palmeiras são times pequenos por terem caído para segunda divisão!!!

            Pelo contrário são gigantes do futebol brasileiro, e o fato de terem caído para segundona é sazonal!!!!! Ciclico!!!!

            Aprenda um grande clube se mede por alguns fatores, entre os pricipais estão, TITULOS, TORCIDA, PATRIMONIO, entre outros!!!

            Mas com certeza principalmente pelos TITULOS, isso é inegável!!!

            E afirmo novamente, times como Avai, Figueirense, Criciuma, Coritiba, Atl Paranaense, Nautico, Sport, Bahia, Portuguesa, Ponte Preta, Santa Cruz, etc etc etc, são pequenos não tem como negar isso!!!!!!!!!!!!

            São clubes que em algum momento conseguiram algum destaque nacional, foram até campeões em nivel nacional, como Coritiba, Bahia, entre outros, porém depois voltaram a sua condição de pequenos que são!!!

            Os times grande no Brasil inegavelmente são!!!!

            São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Vasco, Inter, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo e Atlético Mineiro!!!

            Deixei Botafogo e Atlético Mineiro por último não por acaso, são clubes muito grandes, o Botafogo com uma história muito rica, o Atlético com uma torcida maravilhosa, porém dos grandes sem dúvida são os que estão ficando para trás!!

            E se não abrirem o olho podem se apequenar!!!

            Apesar que o Botafogo ganhou a Taça Guanabara, que não significa muito mas mostra um sinal de recuperação, e o Atlético tem um timaço desde o anos passado, e não a toa tem a melhor campanha da Libertadores nesse ano!!!!

            Esses são os grandes, oresto me desculpe mas é time pequeno sim!!!!!

            Sobre o Barcelona, vopu te dar mais uma informação que com certeza vc não sabe!!!

            Nos últimos anos, dos jogos importantes, não foram 2 derrotas, foram 3, vc não se lembra, ou não sabe que houve uma derrota para a Inter de Milão na semifinal da Champions League, inclusive vencida pela Inter do então técnico José Mourinho.

            E pergunto e dai?

            Vc acha que a Inter é melhor que o Barcelona? Aonde está a Inter hj?

            Te respondo, fora da Champions e sem chances de ser campeã na Itália!!!

            E o Barcelona, favorito de novo a ganhar a Champions e Campeão Espanhol!!!

            Portanto me desculpe, mas mesmo com as 3 derrotas, o Barcelona é inegavelmente o melhor time do mundo disparado!!!

            Se vai ganhar a

          • Rogerio

            A Champions esse ano? Não sei nem sempre o melhor vence no futebol, na maioria das vzs sim, mas não em todas!!!

            O Brasil em 82 era o melhor e perdeu, a Hungria em 54 era a melhor e perdeu, a Holanda em 74 era a melhor e perdeu, a história está cheia de exemplos assim, por isso o futebol é tão apaixonante!!!

            Não critico o Felipão por 2 jogos, critico pelos últimos 9 anos de trabalhos pífios e sem sucesso nenhum!!!

            Seu último grande trabalho foi em 2004, chegando a final da Euro e perdendo para o time ridículoda Grécia, e em casa!!!

            Mas foi bem!!!

            Depois disso o que ele fez?

            Em 9 anos foi um fracasso, ai vc pode dizer que ele ganhou a Copa do Brasil com o Palmeiras, a sim mas o Wagner Mancini tb ganhou com o poderoso Paulista de Jundiai!!!

            O Santo Andre ganhou contra o Flamengo no Maracana, com o Péricles Chamusca!!!

            Portanto o mérito é mensurável nesse caso!!!

            E tem mais, ele foi o responsável direto pela queda do Palmeiras, iso é inegável!!!!

            Pergunte a um Palmeirense se ele prefero o título da Copa do Brasil, ou ficar na serie A, vc saberá a resposta!!!

            E por último vc fala que sou incoerente, essa parece atá piada!!!

            Vc pode concordar ou não com meus argumetos, mas eles tem uma linha de raciocinio, agora vc diz que:

            O Dunga é uma grande técnico!!!

            Mas ele dirigiu o que antes da seleção? Nem time de condominio!!!

            O Guardiola não pode dirigir a seleção por não teer experiência!!

            Mas porque então o Dunga podia sem ter experiência, e o Guardiola não?

            E eu sou incoerente com o que falo?

            Desculpe mas acho que vc está se atrapalhando nisso!!!

            Leia e reflita, vc consegue!!!

            E só para terminar, então para vc os únicos que podem assumia seleção são:

            Felipão, Parreira ou qualquer outro técnico que tenha obrigatoriamente já dirigido a seleção? Desculpe mas não entendi, então o Felipão não poderia ter assumido em 2002, poeque antes ele nunca tinha treinado a selação?

            É isso mesmo??

            Se for a coisa é pior do que eu pensava!!!

            Então que dizer que se a selção de Portugal resolver contratar o José Mourinho, não pode porqu ele nunca dirigiu uma seleção??

            Minha nossa!!!

            Ma depois dessas humildes informações que procurei passar, e todos os posts dos amigos aqui do blog, e principalmten do Janca que entendeu muito de futebol e sempre posta textos com muito conteudo, espero que vc consiga assimilar algum conhecimento sobre futebol!!!!Vai por mim vc ta precisando!!!!

            Beijos e abraços!!!!!

  • Ton

    Tenho curiosidade de saber o que vai ocorrer se o Brasil der vexame na Copa das Confederações…….será que o Marin demitirá o Felipão?????…

  • Edson – Santo André

    Boa tarde Janca!!

    Dá para elencar vários motivos entre os quais a nossa Seleção esteja apresentando esse futebol ridiculamente fraco. Em minha opinião destaco alguns:

    Fragilidade do comando da CBF, no sentido da falta de apoio ao Dunga, lá atrás, quando o então presidente Ricardo Teixeira simplesmente não se manifestava, não demonstrava apoio ao técnico;

    Um grande hiato de novos talentos em nossa Seleção desde 2006. Os únicos que tínhamos estavam em decadência ou com a idade avançada: Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Roberto Carlos, Kaká, etc;

    No final de 2009 para o início de 2010, apareceram dois jogadores muito promissores _Neymar e PH Ganso_ que não foram aproveitados na seleção, não ganharam experiência em Copas, assim como foi feito com Ronaldo em 1994. Ao invés disso, Dunga levou sua “família” composta por muitos botinudos, como Felipe Melo, Grafite, por exemplo, e os pouquíssimos jogadores com alguma qualidade, ou eram mal aproveitados, ou estavam sem as condições físicas ideais, vide Kaká que jogou todas as partidas com limitações por problemas em seu púbis.

    A escolha, por influência do Andres Sanches, do técnico Mano Meneses. Apesar de ter feito bons trabalhos no Grêmio e no Corinthians, ainda não tinha “tarimba” para assumir esse cargo, assim como o Dunga, que nem serviços prestados como técnico tinha;

    Mais uma vez, a falta de cuidado da CBF, expondo toda a comissão técnica, sem nenhuma intermediação ou assessoria de imprensa eficiente.

    A fatídica fuga do Ricardo Teixeira, a falta de rumo da CBF e a entrada do “notável” Marin. Uma mudança política dos rumos da CBF, levando a queda do Técnico Mano Menezes, quando este começava a dar pequenos sinais de algum avanço técnico e tático na Seleção e a saída de Andres, fritado pela atual gestão.

    Ai Janca é como você disse, perdemos um precioso tempo e uma grande chance de inovar, trazer alguém como Guardiola, com idéias atuais sobre futebol, e no lugar, temos uma dubla superada como Felipão, que é muito bom na parte motivacional, mas tecnicamente e extremamente limitado. Mesmo em seus melhores trabalhos mostrava instabilidade e o Parreira, onde seu último grande trabalho foi a 11 anos no time do Corinthians em 2002.

    Jogamos 08 anos na lata do lixo, não formamos jogadores com a qualidade de um Ronaldo, Romário, Ronaldinho no auge, e o único jogador de um nível um pouco melhor é superestimado, ainda em formação, muito mal orientado por ter aceitado tantos patrocinadores e ter que cumprir todos os compromissos com eles, fazendo que a sua preparação para o futebol fique muito prejudicada.

    Para finalizar (desculpe me estender demais) acho que neste momento, deveríamos aceitar nossa inferioridade técnica e tática, armar o time bem reforçado na defesa, com linhas bem definidas, jogar no erro de adversário e promover convocações de jovens jogadores como Bernard do Atlético, pensando em uma base mais forte para 2018, pois para mim 2014 têm tudo para ser uma Copa a se esquecer. Espero estar errado.

    Abs.

  • Eduardo Junior

    E Janca,

    O problema do Mano foi suas convocações para satisfazer empresário, e enriquecer o Andrés. Mano convocou mais que os últimos cinco técnicos da seleção.

    Nos últimos amistosos que ele resolveu convocar os “melhores”, sua seleção deu uma engrenada com a entrada de kaka, que insistia em deixar de fora e chamar cada jogadorzinho.

    Toda a escalação de um técnico da seleção sempre vai ter um ou outro jogador contestado, mas enfim, o Felipão para min não seria meu técnico, prefiro até o Ney Franco que foi o único que fez o Neymar, Oscar e Lucas voarem, mesmo que seja na base.

    Sei lá, não to confiante, e acredito que o Felipão vai cair depois das confederações.

  • francotimao

    Janca, o Felipão é o melhor q temos no momento e ao meu ver não temos tempo pra outras experiencias, então só nos resta torcer pra q ele consiga dar uma cara de time a seleção, notadamente no período cd copa qdo ele poderá e terá mais tempo pra treinar o elenco..Abs!!!!!!!!!

  • Rogerio

    Sinceramente alguém chegar e dizer:

    “O Barcelona não é la essas coisas”

    É de doer!!!

    Sinceramente é caso de internação!!!!!

    Mas é a Profª Pardal do blog,!!!!!

    Fazer o que??

    O MÉDICO MANDOU NÃO CONTRARIAR!!!!!

  • Jean Pierre PS

    Só para compreendermos, quando o Janca diz que a “mídia em geral” tem sido muito compreensiva, ele está querendo dizer que a Globo está fazendo esse papel.

    • janca

      Não, se fosse a Globo eu escreveria a Globo. Se escrevi a mídia em geral é porque não me refiro a um veículo de comunicação específico.

  • Flavia

    Sinceramente, um homem que não aguenta debater futebol com uma mulher e começa a baixar o nivel, é de doer!!!
    Sinceramente é caso de internação!!!!!
    Mas é o Prof Pardal do BLOG, !!!!
    Fazer o que!!!
    O MÉDICO MANDOU NÃO CONTRARIAR!!!!!

    • Rogerio

      Refute seuqer 1 dos argumentos que apresentei!!!!!

      E contraponho suas opiniões e vc muda de assunto!!!

      Evidentemente por não ter argumentos!!!!

      Ai vem com esse papinho de “uma mulher discutindo com um homem”

      A minha filha essa não cola não, estou debatendo idéias e argumentos, aliás os quais em todas as situações que vc foi inquirida pelos leitores do blog, não soube responder ou fugiu do assunto!!!

      Estou pouco me importanto se vc é mulher, homem, traveco, drag quem, espantalho, hemafrodita ou qualquer outra coisa!!!!

      Isso não me importa nem um pouco, não me diz respeito e não me interessa!!!

      Estou discutindo futebol, vc entendeu!!!

      Não se esconda nessa mascara de coitadinha porque está sem argumentos!!!

      Como disse conheço e muitas mulheres que entedem de futebol, promovem um debate sadio e tudo mais!!!

      Agora vc não está nesse universo, de entendedoras e de manter um debate sadio!!!

      Basta dizer que vc ironizou a mim e outros participantes do blog, ou vc esqueceu???

      Leia seus posts e da proxima vez não provoque, pois quem fala o que quer escuta o que não quer!!!!

      • Rogerio

        E para terminar como vc diz, releia o primeiro post que respondi um comentário seu, somente com idéias, e vc ironizou com:

        “Nossa, que machinho revoltado” e disse que eu nera manipulado por jornalistas e bla bla bla!!!

        Portanto as ofensas partiram de vc, pois ficou sem argumentos para defender suas teses!!!!

        • FLAVIA

          Então voce diz que eu comecei te ofendendo não é, então leia o primeiro post, antes desse que voce acabou de citar, que eu falei machinho, voce me chama de covarde, vem com ironia me chamando de “minha filha” sendo que eu não tinha nem me dirigido meus comentarios a sua pessoa, leu…ficou cego… ou preferiu pular essa parte e se fazer de vitima… Então como te respondi na mesma altura voce ficou revoltado e começou a falar esse monte de besteiras… ACORDA PARA A VIDA, O GUARDIOLA NÃO É TECNICO DE SELEÇÃO…E NEM VAI SER DA SELEÇÃO BRASILEIRA.

          • Rogerio

            Sinceramente debater com vc é dificil!!

            Vc foge do assunto, desvia o foco, não responde a questões pertinentes, até por falt de conhecimento entendo isso!!

            Vc disse que eu te chamei de covarde??

            Minha nossa essa foi de lscar, como diria o outro!!!

            Mas tudo bem, o Guardiola não é técnico de seleção não, mas o Dunga dever ser!!!

            hahahahahahahahahahahah

            MINHA FILHA fique ai no seu mundinho, porque o futebol é muito mais do que vc acha saber!!!!

          • FLAVIA

            Fica voce no seu mundinho, esperando o Guardiola treinar a seleção brasileira eo Neymar jogar futebol que preste, mas espera sentado porque de pé voce vai cansar.

          • Rogerio

            Vc é engraçada!!!!!!

            Faz o seguinte, deve ter um curdinho de futebol em algum lugar, aqules para leigos, ou leigas, que ensine o que é juiz, esquema tático, técnico, etc, etc etc!!

            Dá uma olhada, sério mesmo se vc quer tanto falar de futebol, por favor se informe senão vc vai continuar passando vexame no blog!!!

            Falando coisas desconexas, sem sentido, do tipo “O Barcelona não é tudo isso”, entre outras aberrações!!!!!!

            Faz isso, as vezes na vida não basta gostar de uma coisa, tem que saber o que é, portanto vai estudar, se informar ai quem sabe um dia vc consegue falar de futebol!!!!!!

            Combinado??

            hahahahahahahhahahaha

            Obs: Só para te lembrar, aquele cara de camisa e calção preto no meio do campoé o ÁRBITRO, tá??

            hahahahahahahahahahah

            Beijos!!!!

          • Flavia

            Antes de expor minhas idéias, deixo claro que quem começou com as ofensas foi voce sim, e observando seus textos precebe-se a nitida intenção de desqualificar quem se opõe as suas idéias. Voce me chamou de covarde quando eu disse que o Neymar não está jogando bem, foi irônico chamando-me por “minha filha”e não satisfeito começou a vomitar sua arrogancia me dizendo para aprender a analisar futebol…Fala sério, cara, voce é doente, eu expus meu ponto de vista e voce começou a dar piti, fala sério cara, voce é doente!!!
            Afirmo que o Guardiola não é técnico de seleção, pois além de nunca ter treinado uma seleção, ele não tem tempo hábil para conhecer o futebol brasileiro e montar um esquema para nosso time.
            Digo que o Barcelona é um time forte, mas não imbativel e citei exemplos, mas que voce em sua cegueira foi incapaz de aceitar.
            Engraçado voce, ein? Voce afirma que o Barcelona perdeu 02 jogos mas mesmo assim é imbativel, e condena além de Felipão como já citei antes, o Dunga, por depois de ter conquistado vários titulos com a Seleção, em apenas um jogo foi desclassificado da Copa do Mundo?
            Afirmo que quem não está em condições para um debate sadio é você.
            Vai um conselho para voce, leia bastante, pesquise outras fontes de infromação além das que voce vê atualmente, quem sabe assim, voce possa ter mais conteudo quando vier conversar. Ah, e pare de se iludir, Neymar é FARSA e Guardiola, pode lamentar, kkkkkk, é sonho.

          • Rogerio

            Querida vc de nvo?

            Já respondeu as questões que te fizW

            Nenhuma não é? sem argumentos é complicado!!!!

            Mas como vc é esforçada quem sabe um dia consegue!!!!

            Eu disse e repito jogar TODA CULPA EM CIMA DO NEYMAR É COVARDIA, e não sou só eu que disse isso não, leiaos jornais, estão todos dizendo isso, se vc se enquadra nisso? Não sei!!! Vc colocsa toda a culpa no Neymar? A carapuça seviu? Desculpe não posso fazer nada!!!!!

            Quanto ao minha filha, se vc achou irônico acertou na mosca, vc sabe a diferença de ironia e ofensa?

            Querida interpretação de texto faz parte da boa convivência na Internet, mas releia, tente, vc consegue!!!!

            Vc me chamou de doente?

            Hum cuidado querida, isso é ofensa!!!!

            Mas vindo de vc falando sobre futebol, soa até como um elogio, fique tranquila interpretei como elogio mesmo, pois como eu dissse seu conhecimento sobre futebol, me parece restrito!!!!

            Sobre Guardiola não ser técnico de seleção por não ter experiência, continuo achando engraçado o fato de vc pensar que ele não tem experiência mesmo tendo ganhou 14 títulos em 4 anos, entre eles todos os mais importantes do mundo, e ao mesmo tempo vc defender o Dunga com unhas e dentes, sendo que ele assumiu a seleção mesmo sem ter dirigido sequer o time do condomínio!!!

            Mas sei lá é seu pensamento, vai entender não é? Mas isso sei que vc não vai responder, vc vai tirar o foco mesmo!! Normal!!!!

            Jamais disse que o Barcelona é imbativel, NENHUM TIME JAMAIS SERÁ, o Santos de Pelé não foi, o Brasil de 70 apesar de ganhar a Copa invicto, e provavelmente ser o maior time da história, o fez em 7 jogos, se jogasse de quarta e domingo como o Barcelona faz, com certeza perderia jogos isso é inegável!!!

            Porém o fato de perder alguns jogos não impede um time de ser o melhor do mundo, de maneira nenhuma!!!!! Mas o Barcelona é INEGAVELMENTE O MELHOR TIME DO MUNDO!!!! Todos sabem disso menos vc, porque será?

            E aliás vou te dar uma aulinha de história de futebol novamente, dos jogos importantes nos últimos anos o Barcelona perdeu 3, pois também foi derrotado pela Inter de Milão do então técnico Jose´Mourinho, ma isso vc com certeza não sabia!!!!!

            Mas querida como eu te disse, continue com suas convicções, vá em frente apesar de vc contrariar o mundo inteiro que vê futebol com as suas opiniões, dizendo que o Barcelona não é tudo isso, que o Guardiola não tem gabarito para assumir uma seleção como a Brasileira, que o Neymar não joga nada, que o Messi não joga nada, que vc está pouco se importando como jogam os outros o que importa é o Brasil, etc etc etc.

            Quem sabe o mundo está errado e vc está certa não é verdade?

            Um beijo e um conselho:

            Estude mais, acompanhe futebol, tente analisar, do contrário vc vai continuar passando vergonhas em blogs sobre futebol!!!!!

  • Cleibsom Carlos

    A verdade é que o Felipão não passa de um Gilson Kleina com grife. A sua filosofia de futebol é a retranca e os chuveirinhos na área. Esperar que o bigodudo faça que a seleção brasileira jogue um futebol estilo Barcelona é cegueira. Quando plantamos melancia não podemos esperar que nasça abacate…Luís Felipe Scolari é essa feiúra que estamos vendo, mesmo!!!!!!!!

  • César

    Janca,

    O pior de tudo é que agente já sabia que seria assim, não é ?

    Seila, mas eu acho que o Luxa era o cara para renovar essa seleção, xingar todo mundo e fazer o pessoal jogar bola. O Felipão é muito ruim, me da nauseas ver ele no banco, pra piorar ainda tem o Parreira do lado, é muita gente ultrapassada a frente da canárinho.

    Também me espanta o Neymar não conseguir jogar 10% do ele joga no Santos, tudo bem que o Felipão destruiu o pouco de padrão tático que o Mano criou, mas dai ao cara não conseguir fazer absolutamente NADA em campo é de se espantar. Deve ir para o banco, e pelo histórico do Felipão isso não demora muito.

    Só não concordo sobre as criticas ao Hulk, acho que ele tem, pelo menos, vergonha na cara e quando entra da o sangue. Não é um Neymar ou um Robinho que cisca pra tudo que é lado pra dar show, mas faz o feijão com arroz em pró do time. Alias, acho que nesses dois ou três anos, faltou esse elenco se tornar um time. Abraços !

    • janca

      Discordo de você. O Felipão é muito competente, tem histórico no futebol, currículo e experiência. Mas que começou mal o trabalho na seleção agora acho que começou.

      • César

        Janca,

        Com todo respeito, mas o histórico do Felipão é:

        – Um ótimo trabalho no Palmeiras em 1999(que era recheado de craques, era PARMALAT)

        – EXELENTE na Copa(que só tinha MITOS em campo).

        – Bom em Portugal(que dependia muito do R9 e mesmo assim perdeu a final da Euro para uma seleção da Grécia nada espetacular).

        Mas de lá pra cá só caiu. No país do futebol, nao conseguiu montar uma equipe capaz de ao menos permanecer na primeira divisao, é verdade que ganhou uma Copa do Brasil que ninguém consegue entender nem explicar como, mas ai vieram os bons entendedores de futebol da nossa querida CBF e convidaram o cara para ser técnico da seleção ?! Ah, pera aí, põ !

        Aqui imperou o compadrismo e o mais completo desapreço pelo mérito, isso era tragégia anunciada desde o ínicio e te digo que se o Neymar não começar a jogar bola o Marin frita o Felipão fácil.

  • Rogerio

    Então vamos lá!!

    Segundo “entendedores (as) máximos (as) do futebol”

    1 – O Messi não joga nada!!!
    2 – O Neymar não joga nada!!
    3 – O Barcelona não é tudo isso!!
    4 – O Guardiola é um técnico meia boca!!
    5 – Não existe time pequeno no futebol brasileiro!!!
    6 – O Dunga foi um técnico excepcional na seleção!!
    7 – Técnicos brasileiros são grandes palestrantes!!!
    8 – Não devemos nos preocupar com outras seleções, apenas a brasileira o que se faz no mundo do futebol não importa!!

    É sei lá né, vai ver que esse monte de coisas ai está certa e o resto das pessoas que enxergam futebol estão erradas!!!

    Vai saber!!!!!

  • Leonardo

    Janca, a seleção da CBF (como diz M. c. Pereira) tem apenas um problema: mandos e desmandos. Não sei se era a hora de trocar o Mano por um obsoleto Felipão. Acho que a mudança seria positiva, se fosse o Guardiola ou, até, o Guus Hiddink ou Mourinho.

    A seleção não pode ter lugar cativo para certos jogares, ou ser local de balcão de mercado (como na história mal explicada do Presidente do Sport). Patrocinadores não podem escalar jogadores.

    Mas, falando de futebol aqui vão algumas relfexoes:

    1-) Não há hoje no Brasil um treinador que entenda de variações táticas no nível dos técnicos europeus (e arrisco dizer até em relação a alguns técnicos argentinos).

    2-) Vivemos um período de entre safra, sendo a seleção um monstrengo com jogadores jovens e medalhões que pouco rendem e não impõe respeito.

    3-) O Brasil desde quando começou a formar sua seleção com maioria esmagadora de jogadores que atuam na Europa somente faturou uma Copa (me refiro a partir de 1998, pois em 1994 foi meio-a-meio). Faz-se um catadão, e tenta-se jogar em estilo e esquema europeu.

    4-) Guardiola disse que o Brasil não joga mais como o Brasil.

    Mas não se preocupem, com sorte manteremos a média das últimas Copas, sexta colação.

    Abraço.

    • janca

      E Guardiola tem razão. O Brasil não joga mais como Brasil, Leonardo, e é isso que temos que resgatar. Olhar menos para os europeus e voltar às nossas raízes. O jogo do Barcelona de uma certa forma foi montado a partir do jeito que nós jogávamos, como admitiu o próprio Guardiola. Acho que o Atlético-MG tem jogado como o Brasil jogava. Um futebol ofensivo, bonito, com jogadores inteligentes, talentosos, bom toque de bola… Escrevi inclusive sobre isso na minha coluna de hoje no LANCE!. Abs. e bom final de terça pra você, Janca

      • Ton

        Eu concordo que o time no Brasil que tem se aproximado mais daquilo que chamamos de “jogar bonito” é o Galo. Porém, eu não acredito que seja méritos do Cuca e não acho que o Cuca seja um nome para seleção, mas a dúvida persiste. Se o Brasil der vexame na Copa das Confederações e for eliminado na primeira fase, o Felipão cai????????????

        • janca

          Duvido que caia, Ton.

  • Edvaldo

    Querida Flávia, se é que posso ter essa intimidade, você diz que o Guardiola não poderia assumir a seleção brasileira por nunca ter dirigido uma seleção, mas o Felipão quando assumiu em 2001 ele também nunca tinha esse feito. O Felipão foi ser o treinador da seleção por causa de 2 títulos de Libertadores e que perdeu os 2 mundiais que disputou por Palmeiras e Grêmio e nem por isso deixou de fazer um ótimo trabalho na seleção. Em relação à copa de 2002 você lembra que o Brasil deu sorte sim, porque era para ter empatado com a Turquia no 1ºjogo (foi ajudado pela arbitragem), França e Argentina se deram mal na 1ª fase, a Itália foi roubada nas quartas para passarem um das donas da casa (a Coréia) e pegou uma Alemanha na final em que a maioria dos jogadores estavam em fim de carreira tanto que em 2006 houve grandes mudanças na Alemanha. Não acho que só os técnicos brasileiros estão defasados taticamente, mas também os próprios jogadores que em sua maioria são “boleiros” e não profissionais que deveriam estudar como jogam os adversários, quem iriam marcar ou marcá-los. E apesar disso tudo o atual campeão mundial de clubes é brasileiro que só tinha um estrangeiro em seu plantel.

    • Ton

      A Espanha também foi roubada descaradamente contra a Coréia. Nunca vi nada igual, o Juiz até aposentou depois daquele jogo. Em resposta a Flávia sobre o Felipão, ele indicou vários jogadores do São Caetano e o hoje comentarista da TV Bandeirantes Edmundo disse que isso era muito suspeito, ou seja, tem alguma coisa errada. O fato de você ser mulher realmente não impede que vc entenda de futebol, acho que vc até faz algumas colocações interessantes, porém um pouco “inocentes”. Talvez, vc não faça ideia da politicagem e sujeira que rola nos bastidores do futebol……..

      • Flavia

        O Edmundo jogou essa noticia no ar e sofreu um processo por isso. Apesar de ter sido absolvido dessa acusação, a Band teve de retirar do ar essa declaração do Edmundo. Volto a dizer um time é rebaixado por má administração e não apenas por culpa do treinador.

    • Flavia

      Qual o motivo de voce querer que o Guardiola venha para a Seleção? Voce acha que ele vai conseguir implantar na seleção brasileira um esquema semelhante ao Barcelona em tão pouco tempo? Se sim, quais jogadores podem exercer as funções na seleção brasileira dos jogadores do barcelona.
      Voce acha mais fácil fazer os jogadores mudarem seu jeito de jogar ou mudar o esquema de jogo?
      Agora, com relação a Copa do Mundo de 2002, é ridiculo dizer que um time só conseguiu ser campeão às custas de sorte ou arbitragens. façam uma pesquisa no google e vejam que nas copas de 2006 e 2010 aconteceram reclamações e erros de arbitragem também e o Brasil não foi campeão nelas. Voces vão desmerecer o trabalho das campeãs dessas copas também?

      • Leonardo

        Flávia, você acha que jogadores consagrados em seus times na Europa davam bola para oq o Mano dizia? E o rebaixado e obsoleto Felipão tem respeito entre a bolerada?

        Pode até ser que em 1 ano o Guardiola não conseguisse implementar sua filosofia, mas pelo menos a bolerada iria ouvi-lo e respeitá-lo, pelo seu passado recente. O cara criou um sistema campeão com o Barcelona (base da seleção bicampeã da Europa e atual campeã do Mundo).

        Se imagine como um craque do Real Madrid, treinado pelo Mourinho, você chega na seleção e se depara com o Gaúcho bufador que é muito bom em gerenciamento de pessoas, mas ruim como estrategista e em variações táticas (eufemismo para um retranqueiro que só sabe jogar de um jeito). Você levaria este cara tão a sério?

        Fica a pergunta.

  • Edson – Santo André

    Janca,

    Acho que também vai do Técnico, que é muito experiente, conhece como poucos os meandros do futebol e da mídia esportiva. Salvo engano, o acessor dele é o Acas, que tem grande transito entre os jornalistas, fora que o Felipão sabe utilizar muito bem todo o espaço que lhe é oferecido na mídia, diferentemente do Mano, que não tem essa tarimba e muito menos carisma, coisa que o Felipão tem de sobra. Técnicamente acho o Mano mais conhecedor de futebol, mas o Felipão é macaco velho e sabe se aproveitar de situações adversas.

    Abs.

  • Rodrigo

    Janca,
    Eu acho q a seleção evoluiu sim, mas evoluiu muito pouco. tanto q foi quase imperceptivel.
    acho q conseguiu criar um pouco mais do que vinha criando, mas parava na entrada da area e dava branco. dali pra frente é q realmente se precisa de um diferencial (e me vam a cabeça o passe do kaka pro robinho na copa de 2010, sem espaço algum e ele acha o robinho dentro da area congestionada). isso no momento infelizmente nao temos. e nem acho que teremos até a copa. nao temos um romario estourando no barcelona que o parreira (tao querido por alguns ai em cima) cismava em nao chamar. quase nao fomos pra copa em 94 e fomos campeoes. nao vejo aquele time desestruturado das classificatorias pra copa de 2002. quase nao fomos pra copa e fomos campeoes. ser a sede, ao menos para o brasil, foi o maior problema. se nao fossemos a sede, teriamos 16 jogos a serio para testar a seleçao, onde o time do outro lado precisa vencer. amistoso, por mais q tenhamos apanhado em quase todos, nao mede nada. o outro lado em meio a qualificatorias, nao quer nem se cansar. e ainda assim a gente perde. empata. nao consegue fazer gol.
    particularmente nao gosto de ninguem do meio pra frente na selecao. a unica coisa q temos decentes, sao os laterais e o thiago silva (em nivel de selecao). eu queria muito q o Dede estivesse nesse nivel, mas ele nao esta. de qualquer forma. meu vasco é prova que um zagueiro sozinho nao faz verao. precisa de volantes na frente dele dando combate, senao é isso ai. peneira.(principalmente se seu lateral é o dani alves, que acha q esta no barça, sobe e nao volta) os volantes que temos, apesar de estarem falando como jogaram bem esses dois jogos nao me impressionaram. acho q valeria a pena ouvir os corinthianos chatos e botar pelo menos o paulinho ali. o ralf, se nao tiver absolutamente ninguem melhor. afinal eles jogam juntos.
    meias. dizem q o tal do lucas é muito bom. nunca me encheu os olhos. nao consigo pensar em nenhum no brasil que mereça vestir a amarelinha. penso penso e so me vem na cabeça kaka e R10. o resto é resto. e ainda assim nenhum dos dois esta jogando metade do que ja jogaram antes. mas nao tem jeito. nao tem material humano. quanto a frente. nao acho q o fred seja um cracasso. mas na falta de um cara melhor, ele faz gol. faz no flu e faz na selecao. deixa ele la. mas precisa de outros. acho q o hulk nao merece a amarelinha. mas tambem nao vejo ninguem muito melhor q ele por aqui. pra mim a grande injustiça (toda seleçao tem uma) é o Bernard. o motorzinho do atletico. pra mim daria mais punch pro ataque. mais que Neymar. que muito se fala, mas se o time for melhor q os pequenos do paulista, nao joga la essa bola toda. (em nota, nunca fez nada jogando contra o Vasco, que diga-se de passagem tem um elenco mediocre ha anos) nao acredito no Neymar na seleçao. pois bem. depois de tudo isso fico feliz de nao ser o tecnico.

    e concordo com voce. a soluçao teria sido o Pep. ninguem teve culhao pra botar o espanhol no comando da amarelinha. agora aguenta o bigode que nao ganha nada desde 2002. (mentira ele ganhou a kazak league e a copa do brasil com o palmeiras e so. em 11 anos)

  • Mario

    Concordo com a Flávia. Neymar não está jogando nada. Enfrentar times que marcam bem como o Corinthians e europeus, ele desaparece. Devemos sim, testar o Bernard do At. mineiro. Joga mais para o time.

  • Cleibsom Carlos

    O problema é bem mais grave do que está sendo exposto aqui e pela mídia esportiva em geral. Não é um questão de vontade apenas ou de nomes…Há uma mentalidade instalada no futebol brasileiro em todas suas esferas e níveis, das confederações às categorias de base dos clubes, e eu diria até na própria mídia que critica tudo isso, de que o futebol de marcação é o melhor para o Brasil, enche-se o meio de volantes, faz um gol chorado e fecha o ferrolho para segurar o resultado. Demoraram três décadas para eles acabarem com o futebol brasileiro, para recuperarmos a tão decantada magia de nosso futebol devemos esperar pelo menos estas mesmas três decadas, no mínimo!!!!

    • Rogerio

      Concordo com vc!!!

      A tempos as pessoas vem fazendo isso com o futebol brasileiro!!!!

      E o resultado está ai hoje!!!

      Só acho que se a mentalidade mudar, poderemos nos recuperar de maneira até relativamente rápida!!!

      Mas do jeito que está, a coisa vai de mal a pior!!!!

  • AFFONSO

    Sr. João Carlos, o senhor bem sabe pq a mídia paulista adora o Scolari. O cara tirou o Sport Club Corinthians Paulista duas vezes da Libertadores. Esse é o maior serviço prestado por esse técnico bronco pra essa corja de anti-corinthianos. Derrotou o Timão vira ídolo na hora.

  • FLAVIA

    Em resposta ao Rogerio:
    Também fico impressionada com a sua mania de usar minhas frases e tentar mudar o sentido delas. Mas então vamos relembrar a do seu último comentário:
    …Saiba que time “grande” não ganha jogo e nem títulos.
    Você realmente entendeu o que escrevi, acho que não, pois para quem adora chamar os outros de analfabeto e analfabeto funcional, você não conseguiu enxergar que a palavra grande veio acompanhada de aspas. Saiba que em gramática uma palavra entre aspas, denota sentido figurado ou de ironia. Portanto antes de corrigir os outros corrija a si mesmo.
    O que determina um time ser grande sim é sua torcida, títulos, patrimônio. Porém propaganda não vence jogo.
    Ou me responda se essas características que você tanto fala foram eficientes para evitar o rebaixamento do Corintians, Gremio, Atletico/MG, Fluminense e outros times tradicionais. Bem, parece que não.
    Para um sabichão como você , parece que a causa desses times terem sido rebaixados não seja uma péssima administração, mas sim por motivos cíclicos rsrsrs, sazonais rsrsrs. Esses termos que você adora utilizar, talvez para querer se auto afirmar perante outra pessoa, porém são termos muito vagos.
    Porque se você acha sazonal e cíclico a queda de alguns times grandes, então como explicar o fato do Palmeiras ter caído 2 x nessa década. Bem, talvez se o Palmeiras trouxesse o PEPE GUARDIOLA isso jamais teria acontecido, não é. Ele é o melhor técnico do mundo, não é.
    Outra demonstração de arrogância de sua parte é sua relação de times grandes do Brasil. É ridiculo o seu critério para medir a grandeza de um clube: Voce diz que o Atletico/MG é time grande (Sendo que ele tem 01 titulo nacional 1970) e determina que , vou usar como exemplo, o Atlético Paranaense não é time grande (Sendo que ele tem também 01 tiulo de 2001). Com relação a tamanho da torcida, você acha que torcida do Atlético/PR, Bahia e outras na Região Nordeste são menores que as torcida dos times do RJ/SP/MG/RG. Isso sim é pura falta de conhecimento!!!!
    Com relação ao Barcelona, obrigada por me lembrar que tiveram mais outra derrota em jogo importante. KKKKKKKKKKK E você pergunta e daí kkkkkkkkkEntão você acaba de dizer que o time que perde o jogo é melhor do que o time vencedor.kkkkkkkkkkkk Essa é para rir. Depois dizem que sou eu que não entendo de jogo. Cada uma que me aparece…
    Puxa vida… Realmente é caso de loucura.
    O Barcelona perde todos os jogos mais importantes e mesmo assim é o melhor time do mundokkkkkkkkkkkkkk infelizmente alguns pensam isso. Graças a Deus, ainda existem pessoas lúcidas neste planeta, ou você acha que os torcedores do Real Madrid pensam o mesmo que você. O Barcelona é um grande time, rico, vencedor, Não é o melhor, é um dos melhores.
    Voce pergunta onde está o Chelsea, ou a Inter de Milão, talvez suas vitorias foram cíclicas, sazonais…mas quando tiveram que vencer o jogo essas equipes venceram, o que importa para você, é vencer ou apenas competir.
    Reflita.
    È verdade que nem sempre o melhor vence no futebol, mas o vencedor sempre será lembrado. Ou você acha que a seleção brasileira de 78 é lembrada como campeã moral da Copa.
    Ou você vai se juntar aos torcedores do Atletico/MG e vai comemorar o titulo de campeão moral de 2012 que eles tanto falam…
    Eu prefiro muito mais as seleções de 1950,58,70,94 e 2002 do que a de 1982 que alguns jornalistas insistem em dizer que era a melhor da Copa. Ainda mais se lembrarmos que naquele time tinha o Zico (queridinho da mídia) que era o craque do Flamengo (time dele), pois na seleção foi pura decepção. Qualquer semelhança com Neymar não é coincidência.
    A seleção de 1982 não era melhor que a seleção da Italia. Ou vai dizer que a Italia venceu apenas o Brasil, apenas 01 jogo… Seleção é momento e naquele momento a Itália foi a melhor da Copa. Nem vou perder meu tempo aqui te mostrando os exemplos da Hungria e Holanda de 74, esses sim, como você gosta de dizer foram fatos cíclicos, sazonais.

    • FLAVIA

      Talvez seja dificil admitir, pois para você o time que perde é melhor do que o que vence.kkkkkkk
      Voce desqualifica o trabalho do Felipão, eles teve erros e acertos, porem lembre que eles treinou vários clubes nacionais e internacionais, 02 seleções, conquistou títulos, portanto tem experiência na carreira. Diferentemente do Guardiola que além de não ter treinado nenhuma seleção, treinou somente o Barcelona, isso é fato.
      Reflita, ele era treinador de uma equipe milionária, com os melhores jogadores do mundo, é OBRIGAÇÃO e não virtude dele como técnico tornar esse time vencedor.
      Qual a outra experiência dele. Se nem em seu próprio país ele treinou outros clubes ou a seleção de seu País.Ou você acha que ele conhece o futebol brasileiro e tem tempo para implantar o seu esquema de jogo aqui. E não me venha comparar com o Scolari em Portugal porque ele foi para lá em 2003. Ou seja, teve 03 anos para conhecer o futebol português diferentemente do nosso caso que falta 01 ano para a Copa.
      O Dunga não foi técnico em nenhuma outra seleção, porém teve tempo suficiente para montar seu esquema de jogo, que teve êxito, sim, ou você vai querer negar as conquistas da Copa America, Confederações, amistosos que vencemos sobre a Argentina, Italia. O único tropeço foi na Copa, mas como você sempre diz “Nem sempre o melhor vence e por isso o futebol é apaixonante”.
      Depois de ler tudo isso você não quer ser taxado de incoerente, Quando o time do Guardiola perde, ele continua sendo competente, mas quando a derrota é do Felipão ou Dunga eles são incompetentes e ultrapassados.
      Ah, Voce adora dar conselhos, ouça também, vá se informar, ler outros blogs, não ser manipulado pela mídia. Aceite que o Neymar não merece estar no time titular. Deve dar espaço para outro jogador. E comparar ele com o Messi, você só pode estar de brincadeira, o Messi não ganhou Copa do Mundo, porém ganhou a Olimpiada quando enfrentava adversários de sua idade, sendo o destaque do torneio, nem isso o Neymar conseguiu…
      Leia Nelson Rodrigues, “Toda unanimidade é burra, quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.

      • Rogerio

        Flavia desculpe mas vc não entende nada de futebol!!!!

        É mesma coisa que um médico, discutir medicina com um engenheiro!!!

        Posso te provar por a + b que vc esta errada, e todos sabem disso, tanto que ninguem concordou com vc!!!

        Vc cita teses absurdas, fala coisas desconexas, foge do assunto por não ter o menor embasamento para falar de futebol!!!

        Impressionante vc não sabe nada mesmo!!!

        Mas como vc não respondeu a nenhum questionamento, não discutirei mais!!!

        Como eu disse vc não tem gabarito para discutir futebol comigo, com nenhummparticipante desse blog, e muito menos com o blogueiro que por sinal é muito bom no que faz!!!

        Portanto fique com suas teses mirabolantes, e viva feliz!!!

        Mas que vc não entende nada de futebol, todos no blog perceberam!!!!

        Brigue sozinha, fique com suas verdades, aliás vc se acha a dona da verdade, continue assim vc vai longe!!!!

        Se morda de raiva minha filha, pois vc no quesito futebol é um zero a esquerda!!!!

        Beijão linda e adeus!!!

        Obs: Só para te lembrar aquele cara de uniforme preto no campos, é o árbitro viu!!!

        HAHHAHAAHHAAHHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

        • Rogerio

          Só uma última observação!!

          O professor faz de tudo para ensinar o aluno, mas se ele não consegue repete de ano!!!

          E vc filha, foi um desastre!!!

          PEDE PRA SAIR!!!!!

          HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA

          Beijos lindinha, tenta culinária, vôley, futebol americano, basquete, qualquer coisa porque futebol não é a sua praia!!!!!!

          • Flavia

            Ah, voce cansou é… Depois que seus argumento são derrubados, voce diz que não quer mais conversar comigo, OK, volte para o seu mundinho e vá chorar suas lágrima. Só não precisava chamar a atenção do Janca e de seus amiguinhos blogueiros, isso é coisa de derrotado. Voce diz que ninguem concordou comigo…kkkkkkkk, leia com atenção que tem sim algumas pessoas que postaram e concordam com meu ponto de vista mas é dificil para pessoas acéfalos como voce aceitar que não são donos da razão.
            Acho que se tem alguém que realmente se mordeu de raiva aqui foi voce.
            impressionante como voce insiste nessa tese absurda de PEPE GUARDIOLA para seleção do Brasil.
            AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA. ISSO É PIADA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.
            Voce não tem gabarito para discutir futebol com ninguém, o máximo que voce consegue é entrar em blog de amiguinhos onde todos compactuam de suas mesmas idéias e se um se recusa, voce começa a apelar ofendendo, xingando…Normal essa é atitude de quem não sabe discutir idéias.Vou fazer o que voce disse, vou ficar com minhas verdades enquanto voce fique com suas mentiras essas que a midia vomita e voce prontamente absorve, mas isso é coisa normal em se tratando de pessoas manipuláveis.
            Ah, tenta bater uma laje, aprnder mais sobre o Brasil, buscar outras informações, porque voce de futebol é muito fraaaaaaaaaaaaaco!!!!!

  • Sousa

    Além de hipocrisias, até hoje não li um só argumento racional para APOSTAR, e esta é a palavra correta, APOSTAR no Guardiola ! Os devaneios com este treinador parece que nunca terá fim.

  • Wellington

    A Flávia está certinha… Esse Neymar é um tremendo pipoqueiro!!! E o Guardiola apesar de ser um tremendo técnico não seria a melhor solução para o Brasil, aliás não vi nenhum argumento concreto para apostar nesse técnico. Voce entende de futebol sim, ao contrario de alguns pela saco de Blogueiro que vi nessa página.

  • Wellington

    A Flávia está certinha… Esse Neymar é um tremendo pipoqueiro!!! E o Guardiola apesar de ser um tremendo técnico não seria a melhor solução para o Brasil, aliás não vi nenhum argumento concreto para apostar nesse técnico. Voce entende de futebol sim, ao contrario de alguns p.e.l.a s.a.c.o de Blogueiro que vi nessa página.

  • Wellington

    A Flávia está certinha… Esse Neymar é um tremendo pipoqueiro!!! E o Guardiola apesar de ser um tremendo técnico não seria a melhor solução para o Brasil, aliás não vi nenhum argumento concreto para apostar nesse técnico. Voce entende de futebol sim, ao contrario de alguns puxa saco de Blogueiro que vi nessa página.

  • Pedro

    O Neymar é não tá jogando nada, quando o jogo tá dificil, ele se esconde. É hora de mudar, testar outros jogadores, Alexandre, Pato, Welington Nem, Bernard. E também não entendo porque alguns compraram essa idéia de Guardiola na Seleção. Não vejo motivos que o qualifiquem para esse papel, já que ele treinou apenas um time em toda sua carreira.

  • Wellington

    Também concordo com a Flavia, esse Neymar deveria ir para o banco e o não vejo argumentos plausiveis para que ele possa ser treinador do Brasil.

  • Wellington

    Ué, Janca? Está censurando meus comentários…Somente porque eu disse que o Neymar é pipoqueiro e deve ir para o banco? E Também concordo com a Flávia com relação ao Guardiola?
    Pensei que o jornalismo defendesse a liberdade de expressão…

    • janca

      Censurando que comentário? Não censuro ninguém.

  • Fabio

    O que falta ao Felipão é tempo para treinar a sua equipe. Garanto que com 01 mês de treino essee time estará arrebentando, da mesma maneira que aconteceu em 2002.
    Vemos claramente que algumas convocações são por pressão de patrocinadores, esse é o problema, pois corre-se o risco de se repetir o que aconteceu com o Dunga que foi execrado por não ter levado para a Copa o Neymarketing e o Gansado na época.

MaisRecentes

Flamengo e CBF



Continue Lendo

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo