Caravana para Oruro



Uma caravana de políticos brasileiros do PT e PSDB está sendo montada para pedir à Justiça boliviana a transferência dos 12 corintianos detidos em Oruro a uma prisão domiciliar. A ideia é aproveitar o amistoso entre Brasil e Bolívia, no dia 6 de abril, para também exigir do governo local um melhor tratamento aos detentos por conta do episódio que resultou na morte do menor Kevin Espada. Além de PT e PSDB a comitiva deverá ter representantes de outros partidos.

Os corintianos dizem estar sendo vítimas de chantagem, tortura e maus tratos na prisão de Oruro e reclamam da falta de apoio da diplomacia brasileira, segundo reportagem da revista “Isto É”. Um exemplar da revista circulava na manhã de hoje no presídio, mas um trecho da matéria pode ser usado contra os corintianos. O torcedor Tiago Aurélio Ferreira, um dos 12 detentos, afirmou à “Isto É” que “se alguém mexer com um de nós, o bagulho vai virar guerra (e) aí eles vão ver o que é torcida uniformizada”. A declaração foi vista como ameaça e pode complicar a situação de Ferreira.

Segundo os bolivianos, os 12 estão detidos por serem suspeitos de participação na morte de Kevin Espada. As autoridades locais não estão convencidas de que o menor de 17 anos que se apresentou no Brasil como autor do disparo do sinalizador que matou o garoto de 14 anos esteja falando a verdade. Dois dos 12 brasileiros detidos portavam sinalizadores marítimos como o que vitimou o menino e os outros dez são considerados cúmplices por supostamente terem ajudado a acobertar o crime.

O governo brasileiro diz que tem feito o possível pelos corintianos, mas que tem de acatar a legislação boliviana. Diz não haver descaso, ao contrário do que dizem os torcedores detidos. Ah! Vale lembrar que eles estão presos preventivamente _ainda não houve julgamento_ há mais de um mês em Oruro. E dos 12 detidos três são da Pavilhão Nove e nove da Gaviões.



  • Renei C. Rachadel

    Pra socorrer desabrigados do Rio de Janeiro, não existe comissão alguma de Deputados não é politicos de m…………..

    • artur

      é exatamente isso q eu acho… isso não da voto… e qdo falamos de Corinthians estima-se 30 milhões de pessoas….. ou no minimo 20 milhões de eleitores….. da para traçar um paralelo do por quê?

      • Gavião do ABC

        Deixa de ser otário rapá, todos os Corinthianos que tentaram se eleger as custas da Fiel não conseguiram entrar, nao tem nada haver uma coisa com a outra, vc fala demais sem conhecimento de causa, julga pelo que ouve na TV, ou seja, u alienado !!! Vai dormir vai , ohhhh Sr. Moral !!!

        • artur

          mas que os caras tentam ah tentam… ou ninguem mais lembra da campanha do Zé Izar, são paulino…. dizendo que corinthiano vota em corinthiano…..
          agora tentar falar na giria com quem se criou na Brasilandia Freguesia, Morro Grande e hoje vive em Osasco… não vira…. valeu truta.

    • Pra que ? Certamente pediriam mais dinheiro pra obras que nunca sai do papel mas o dinheiro sempre somi , onde foi parar os recurcos do ano passado?

      • luan

        qual recurso explique e mostre as fontes ate agora so entrou dinheiro nas obras de emprestimo e da construtora

        • artur

          as obras as quais eles se referem, são contra os deslizamentos, como os de cubatão e região serrana do RJ, e não das obras dos estadios e elefantes brancos.

    • Gavião do ABC

      Pois é, da proxima vez vc ve direito em quem vc vota !!!

    • vladys

      mais um desastre jà a tempo anucido nós morros do rio de janeiro.. não ouve uma cometiva para saber porque não foi feito nada para aver tantas mortes!

  • artur

    Os caras não tem que votar lei não… para que existe o Itamaraty… como tem “medieiro” nessa política brasileira…. se o Consul fez o q podia ou não só compete a ele…
    Estamos em ano de eleição só pode ser… e o pior… vão com o dinheiro, de nós contribuintes, tratar de um assunto que não os diz respeito…. pqp… Janca, sou corinthiano mas desculpa a indignação.

    • janca

      Oi Artur. Só pra explicar. Ninguém vai votar lei nenhuma, a comissão vai pedir melhor tratamento aos corintianos e direito à prisão domiciliar. Certamente vai ter deputado ainda para aparecer na foto e conseguir alguns votos, conhecemos nossos políticos. E no caso de brasileiros presos no exterior, como já aconteceu na Ásia _há países com pena de morte para quem é flagrado com droga (ou comercializando droga)_, cabe ao Itamaraty se mexer. Mas nem sempre consegue resultados. A legislação local tem de ser respeitada. Na Bolívia, por exemplo, a maioridade penal é aos 16 anos, no Brasil, aos 18. O menor de 17 que diz ter atirado o sinalizador lá seria tratado como adulto. Aqui não.

      • artur

        Janca, o que eu quis dizer é que… os caras não tem suas obrigações no Brasil… o que eles vão fazer lá é só aparecer… daqui a pouco começa o horário eleitoral e esses caras vão exibir as fotos deles visitando a torcida em oruru, sendo que o cara preso, em território que não lhe pertence da uma declaração daquela…. cada vez mais me surpreendo cada vez menos.

        • janca

          Ah! Que tem muito gente que vai querer aparecer em cima disso tenho certeza de que vai. Muito político atrás de voto. Em relação a isso concordamos, Artur.

    • Rafael

      Meu querido, vale lembrar que eleições são somente no ano que vem..!

      • artur

        Rafael por isso escrevi, “estamos em ano de eleição só pode ser….”, para os caras irem la fazer média… é muito mais para mostrar as fotos em ano de eleição do que realmente fazer algo efetivo….
        é apenas para ter um trunfo em ano de eleição….

  • Mario

    Sera q se entramos com um pedido na justiça boliviana para prender os politicos brasileiros q forem p/lá e jogar a chave fora eles aceitam?

    li q o Dep. Vicente Candido PT/SP socio do Del Nero sera um politicos q ira p/bolivia mas o Del Nero nem deve saber disso ne #ironia.

    como Corinthiano não acredito q os 12 sejam culpados pela morte do Kevin e ate deveriam ser soltos , mas como p/mim quem faz parte de torcida organizada é bandido deveriam ficar na cadeia da bolivia para as ruas de são Paulo ficarem com 12 bandidos a menos livres .

    • artur

      Como diria o finado Chorão,

      Foi você quem colocou eles lá
      mas eles não estão fazendo nada por vocês
      Enquanto o povo vai vivendo de migalhas
      Eles inventam outro imposto pra vocês
      Aquela creche que deixaram de ajudar está por um fio
      E a ganância está matando a geração 2000
      E a sua tolerância está maior do que nunca agora

      Dormem sossegados os caras do senado
      Dormem sossegados os que fizeram este estrago
      Dormem sossegados os caras do senado
      Dormem sossegados os que pintaram este quadro

      Só você vai saber lidar com o mal que há em você
      E o bem que há em você, toda a miséria
      Que gera a insegurança imposta à você, que oprime você

      (…)

      Deixe de ser covarde homem
      Deixe de ser covarde
      Deixe de ser covarde homem
      Seja homem de verdade

      Você devia dar uma importância maior
      Pras coisas corriqueiras da vida
      Você devia dar uma importância maior
      Pro que realmente tem valor na sua vida

      Dormem(dormem) bem despreocupados os caras do senado
      Dormem(dormem) sossegados os que fizeram este estrago

      Mais vale a liberdade
      E o bem que ela te faz
      Liberdade é tudo aquilo, liberdade é muito mais!
      Vem, vem e me traz, mais paz quero, vem, vem, vem e me traz mais…
      Paz, eu quero mais paz…
      Vem e me traz mais paz…

      ou seja o problema é muito mais social, prova disso é o cara q devia brigar por sua liberdade da uma declaração como o Janca destacou… e os caras vão continuar dormindo sucegado.

  • Maritza

    Poxa Arthur, voce tá querendo dizer que é melhor deixar pra lá os brasileiros só pq vai gastar dinheiro publico? Que por serem corinthianos não devem ter toda a ajuda possivel para que sejam libertos, já que não foram os mesmos que causaram a morte do menino? Graças a Deus está perto das eleições então, já que só assim se pode tentar melhorar a vida de brasileiros detidos sem provas num país vizinho por pura incopetencia da policia local e preconceito dos próprios brasileiros….

    • artur

      Eu sou corinthiano… mas imagina os caras com relaxamento da prisão…. esses caras fogem e voltam para o Brasil, se no Brasil a justiça é desmoralizada a todo momento, tomara que la não… e só por encontrarem vestigios de pólvora nas mãos dos caras não os fazem assassinos mas os fazem cumplices… e os politicos não vão la para liberta-los vão la para aparecer… quem cuida do caso são os advogados… e o Itamaraty… e na boa… se até o Corinthians lhes viraram as costas… pq eu não faria o mesmo.

      • janca

        Um ponto interessante em que você tocou é o seguinte: do jeito que tem brasileiro falando da Justiça e do sistema carcerário boliviano até parece que o nosso é uma maravilha. Somos o país da impunidade!!! O Itamaraty tem que cuidar dos interesses de brasileiros lá fora, tenham eles cometido o crime que for, mas político aparecendo pra ganhar votos também acho complicado.

        • artur

          O problema não é o tamanho da pena, mas a certeza que ela vai ser cumprida… isso define a justiça, a grande questão é que, poderiam ser corinthianos, palmeirenses, flamenguistas, são paulinos, as quatro maiores torcidas do país, independente, aprontou, arque com suas consequências, como eu disse, não serão os políticos que irão livra-los, e sim os advogados, e talvez com a ajuda do Itamaraty, e quem ve pensa, que as prisões brasileiras são muito diferentes das prisões da América do Sul em geral….

          Tudo bem que eles não peguem a pena pelo assassinato, mas que peguem a pena por cumplices, formação de quadrilha, entre outros que eles estejam enquadrados, e que seja justo o julgamento deles, porém não tem ninguém inocente nessa história, prova disso foi a declaração de um dos detentos.

          Agora se eles querem servir de vitimas e tirarem foto ao lado dos politicos que estão indo lá “fazer pressão”… notamos ao que os caras estão se sujeitando.

          • Enderson Fabiano

            Caro Arthur, se for pra prender pessoas por terem vestígios de pólvora nas mãos, teriam que prender o estádio inteiro, pois todos estavam com sinalizadores nas mãos. Esse argumento da polícia boliviana não cola. Eu sou totalmente contra as torcidas organizadas, mas aí usar 12 pessoas como bode expiatório não pode. A policia boliviana está mantendo os 12 em cárcere, mas sabe que foi o menor quem disparou o artefato. Mas como o mesmo está no Brasil, não vão soltar os 12, pois sabem que eles vão dar um jeito de voltar para o Brasil. E voltando todos para o Brasil a Bolívia fica sem a sua “justiça”. Isso vai se estender por muito tempo.

          • artur

            Ederson, o lance é o seguinte, pegaram os 12, fizeram o teste do carbono 14 encontraram vestigios de pólvora e com dois os mesmos artefatos utilizados na morte do garoto…. eu acho q a justiça tem que ser feita, o porém que o garoto de 17 anos no Brasil vai sofrer intervençao de no maximo 3 anos, sendo solto e sua ficha limpa… la ele pegaria 30 anos… o q tem q prevalecer é a justiça…. tem que haver um julgamento… e se forem condenados cumprir a pena…
            agora me diga, qtos caras de torcidas matam e estão presos? Até onde sei só um…..
            O pior é estarmos aqui num site de noticiais de esportes, comentando a morte de um garoto de 14 anos, como se falassemos do “noticias populares”, e lá na Bolivia, é a primeira vez q morre alguem dentro do Estadio e no Brasil quantos ja morreram dentro e nos arredores?

      • Gavião do ABC

        Deixa de ser idiota e hipócrita rapá, existem mais de 50 tipos de sinalizadores, e o estádio estava abalroado de vários tipos dele naquele fatídico dia, vai se infomar mais sobre o ocorrido ao invés de vir aqui com seu discursinho moralista e hipócrita seu zé ruela. Usa o seu pseudo moralismo e faz alguma coisa para prender os corruptos desse país, ja que vc é tão articulado assim.

        • Rogerio

          Pelo comentário do dito membro da torcida em questão, podemos pensar se os que estão presos lá são inocentes, não é?

          Belo vocabulário!!!

          Parabéns pela “não agressividade”!!!!!!!!!

          • artur

            mal sabe ele que sou corinthiano… so que prezo muito mais pela vida… do que esse monte de pseudos-mafiosos, que se escondem atras de girias… como disse nasci na Brasilandia, jogava bola no Morro Grande, conheci muita gente do Penteado… moro em Osasco… sou nascido e criado na periferia, onde, os maluco da minha idade, são poucos q chegaram longe, hoje a maioria q jogava bola comigo, ta guadado, pediram para subir….. e nem todos eram de torcidas uniformizadas….

            Hipócrita é se esconder dentro de uma torcida… pq sozinho… os caras são uma pessoa com varios… os caras se transformam… e o pior dentro do estadio a grande maioria é irreconhecivel… e dificilmente não é para pior.

          • Rogerio

            Parabéns pela sua postura Arthur!!

            Se o ou os assassinos fossem da torcida do clube que torço, teria a mesma postura que a sua!!

            Aliás o que menos importa é de qual torcida é ou são os criminosos, o que importa é que sejam punidos!!

      • luan

        se for assim deveria prender metade do estadio ja que metade tinha sinalizadores , larga dessa hipocrisia

    • Claud

      Maritza,para de falar asneiras e defernder esse bando de marginais que infestam o futebol brasileiro.Se não tens o que fazer não o faças aqui no blog,vai pilotar um fogão ou lavar um tanque de roupa suja,que é o melhor que você pode fazer. Você não sabe de nada a respeito deste assunto.para de ficar emitindo essas opiniões totalmente sem fundamento autênticas tolices,pelo seu nome dá para se sentir que tipo de pessoa você é, totalmente futil,OK!

      • Maritza

        Claud, Pare com tanta prepotencia e arrogancia, o fato de voce não concordar com a opinião de outra pessoa não te faz o dono da verdade. Aliás, quem não tem o que fazer neste blog é voce pelo simples fato de não conseguir argumentar e aceitar a opinião de outros. Vai bater uma laje, cavar uma terra para ver se afofa…que é o melhor que voce pode fazer. Percebe-se pelo seu texto o tipo de pessoa que voce é, um perfeito acefalo.

  • Évelin

    Esse pessoal que vomita ódio e preconceito baseando-se apenas em rivalidade futebolística deveria acordar para vida!

    Como bem disse a Yube Bisetto em seu texto:

    “Veja-se, não estou falando de futebol. Não estou falando de torcida, não estou falando de bandido ou condenado por um devido julgamento.

    Estou falando de doze pessoas que eu, pessoal e particularmente, não consigo ver como “doze organizados” ou “doze Corinthianos”. São doze brasileiros, doze pessoas, doze cidadãos, doze vítimas da violência moral e física causada por um sistema precário e atentatório aos direitos mínimos dos seres humanos. Um absurdo jurídico, um absurdo desportivo, um absurdo diplomático. Sobretudo, um absurdo humanitário.”

    • artur

      qual a diferença da prisão boliviana para uma brasileira…. o idioma???? so que esses caras no Brasil não estariam presos…..

    • Rogerio

      Vc citou a Yule Biseto, blogueira corinthiana conhecida na internet não é??

      Pois bem como vamos considerar a declaração de uma integrante da torcida organizada em questão???

      Pois ela é declaradamente membro da Gaviões da Fiel, ou não???

      Se ela está falando de 12 cidadãos que estão presos, EU ESTOU FALANDO DE 1 CIDADÃO MORTO POR ALGUM, OU ALGUNS MARGINAIS QUE ATRAVESSARAM A FRONTEIRA PARA MATAR!!!

      Portanto chega de hipocrisia, pois se quisesse falar algo que presta, ela teria ao menos citado o menino que morreu, e nem isso fez!!!

  • Edson – Santo André

    Olá Janca!

    Acho obvio que o Itamarati intervenha nesse caso, assim como o de qualquer outro brasileiro que esteja passando alguma dificuldade jurídica, seja por prisão, deportação, etc, inocente ou não. Essa atitude também não é garantia de liberdade. Se cometer algum crime fora de nosso país, deve receber as punições da justiça local.

    Mas os nossos políticos, evidentemente oportunistas, querem aparecer em cima de um caso que está com uma investigação em curso, onde a prisão é preventiva, não é punição sumária ou condenação. Pior é falar sobre o sistema prisional boliviano ou sobre suas leis, sem nem conhecê-las a fundo. Se é difícil entender as nossas, imagina a de outros países.

    Acredito que essas leis possuam falhas, assim como em qualquer sistema judiciário, mas acho muita presunção acharmos que o sistema judiciário da Bolívia é desprezível. Deve ter problemas muito parecidos com os nossos (acho). Pior é ver o réu confesso da tragédia em Oruro receber como prêmio (ou pelo menos se cogitou) pela morte do jovem Kevin uma bolsa de estudos. Esse é o pior recado que pode ser dado à sociedade. Que além da impunidade, cometer crimes pode lhe garantir prêmios.

    Isso sim é o fim da picada!

    Abs.

    • janca

      Essa bolsa de estudos de presente para o rapaz que diz ter atirado o sinalizador tampouco entendi. E também acho muita presunção de nossa parte achar que o sistema judiciário e penal e carcerário da Bolívia é um caos como se o nosso fosse uma maravilha. E como você disse a prisão é preventiva, como foi a do rapaz que atropelou um ciclista na avenida Paulista, atirou o braço dele fora (impedindo eventual reimplante) e também acabou detido. Mas parece que já foi solto…

  • GGALO10

    Sou corinthiano fanatico, acho que a Bolivia está fazendo show e querendo aparecer na midia internacional às custas do Corinthians. Porem essa cambada de politicos só está querendo aparecer para tentar ganhar votos da torcida corinthiana. Nenhum deles está interessado em nenhum dos doze corinthianos presos.

    • epaminondas

      Todo mundo querendo mamar nas tetas do Corinthians.
      Vê o caso do advogado gaúcho invejoso que entrou com processo contra o patrocínio da Caixa. A justiça suspendeu suspendeu o patrocínio do Corinthians, mas todos os outros clubes tem patrocínios estatais liberados, inclsuive os outros clubes que também são patrocinados pela Caixa. Ou seja, dois pesos e duas medidas, mas essas cosias tornam o Timão cada vez maior, pois oq ue não mata fortalece.

  • Rogerio

    É o retrato da sociedade falida que vivemos!!!!!

    Um bando de deputados, que com certeza querem aparecer, e com certeza entre eles muitos tem as torcidas organizadas como seus currais eleitorais, vão a Bolívia para aliviar os 121 presos!!!!

    Vivemos em um país no qual ser honesto, estar dentro das leis, ser um bom cidadão não conta!!!!!!!

    UMA VERGONHA?!!!!

    Agora pergunto, algum desses deputados de meia pataca vão até a casa do menino que morreu para saber se a família precisa de algo??

    Acho que não né!!!

    • Rogerio

      Desculpe o erro são 12 “santinhos”

      • artur

        12 inocentes

        • Rogerio

          Como vc pode dizer que são inocentes?

          Que provas vc tem?

          A confissão de um “de menor”?

          Desculpe amigo, mas a opinião da presidente do inquérito, a Delegada boliviana é outra!!!

          E entre as opiniões de um leigo e da PRESIDENTE DO INQUÉRITO, fico com a dela!!!

          • artur

            fui ironico… totalmente ironico… se vc ler todos os meus posts antreriores, vc vai ver o qto fui ironico…

          • Rogerio

            Desculpe, depois li seus outros comentários!!!

            E que tem gente que consegue defender esses caras, inclusive teve um que disse que a Bolívia está querendo aparecer em cima do corinthians, é mole??

            Um abraço!!!

          • artur

            Eu sou corinthiano.. mas nenhuma instituição pode estar acima da vida de alguem

          • Luiz

            Então os peritos contratados pelo Fantatisco que afirmaram que foi o menor que disparou o sinalizador são mentirosos?. Vc realmente acha que aqueles peritos jogariam toda a carreira no lixo mentindo em rede nacional?

          • epaminondas

            Se apareceu o culpado é porque os outros são inocentes. Se for prender todos que tinham algum tipo de fogos ou sinalizadores, teriam que estar presas umas 500 pessoas, inclusive os que entraram no estádio com galões de querosene para botar fogo no alambrado. O Itamaraty está lerdo demais, se fosse para defender político, empresário ou alguma autoridade, não ficaria uma semana preso.

          • Rogerio

            Aonde apareceu o culpado??

            O ” de menor”??

            A fala sério!!!!

            Como sempre digo, fico do lado da Delegada Boliviana que tem todas as informações do Inquérito!!!

            O resto é conversa fiada!!!!

          • Epaminondas

            Exatamente. O culpado é o “de menor” e já foi provado por peritos.

    • Marioh

      Sou contra a torcida organizada, e a punição ao culpado deve ser exemplar , inclusive deveria ser extinta de todos os clubes. Mas que a Bolivia quer tirar proveito, isto é verdade. Já desapropriou uma usina de petróleo e uma de aço do Brasil. Carros roubados no Brasil sáo encontrados em milhares na Bolívia. Cocaína enviada ilegalmente ao Brasil nas barbas do governo boliviano. Milhares de bolivianos trabalhando ilegalmente em SP. Será que este governo gostaria que a policia federal do Brasil escolhesse aleatoriamente 120 bolivianos ( legal ou ilegalmente no Brasil) e os prendesse, apenas por ser boliviano?
      Estava com pesar com a família do Kelvin até o momento em que o pai não quiz receber o consul brasileiro e a direção do Corinthiians. Recusou a renda do jogo Corinthians x S. José, mas aceitou da seleção. Mas a seleção terá jogadores do Corinthians. Tem muita gente querendo tirar proveito, inclusive políticos e principalmente o governo boliviano insuflado pelos anti corinthianos. Inclusive alguns bloguistas quando o IBOPE está baixo coloca este assunto em destaque.

      • Rogerio

        Desculpe mas vc falou um monte de besteiras.

        1 – Não existe relação entre nacionalizar uma usina de petróleo e uma morte. Se a Bolivia esta certa ou errada, sei lá, só sei que nehuma usina tem o peso de uma vida.

        2 – Carros roubados no Brasil e levados para lá, são roubados por brasileiros, ou não?

        3 – Bolivianos trabalhando ilegalmente, se eles matarem alguém então segundo sua tese, não tem que ser presos??

        4 – A família do garoto não receber o dinheiro do corinthians. BATO PALMAS de pé para essa atitude, mostra que dinheiro nenhum paga uma vida, eles não quiseram receber dinheiro da instituição cujo 1 ou mais membros mataram seu filho, estão de parabéns!!!

        Desculpe mas vc fez uma mistureba de coisas que não tem nada a ver, só faltou falar da altitude, do vento, enfim!!

        Queria ver se fosse seu filho que tivesse sido ASSASSINADO, ai eu queria ver se seu discurso seria o mesmo!!!

        • Marioh

          Falei que o culpado deveria ser punido exemplarmente!
          Você não entendeu porque o clubismo fala mais alto e estão glorificando as leis da Bolívia.
          1) Agora queria ver seu filho ou seu irmão ser drogado e ter traficantes e exportadores de drogas também impune. A lei da Bolívia é essa plantar coca e vender e dane-se quem consome.
          2) Se prenderam 12 e não provaram que são culpados é o mesmo que prenderem 120 bolivianos no Brasil sem saberem se são legais ou ilegais. Esta é a lei que eles estão aplicando.
          3) Se a Bolívia fosse séria, carros roubados não deveriam nem entrar no País independente de o ladrão ser brasileiro ou boliviano. Esta é a lei da Bolívia: Se é carro roubado e está na Bolívia então é dos bolivianos.
          4) Vamos agora apropriar-se da GM, Volks, Ford, Shell, etc porque estão em território brasileiro. É isso que a Bolívia está fazendo com a Petrobras, etc.. Se está no território da Bolívia é dos bolivianos . Contratos não valem nada , está é a lei da Bolívia.

  • francotimao

    Ola, Janca, não sabemos se são inocentes ou não, mas cabe ao Itamarati verificar e acompanhar o desfecho deste imbróglio, afinal são brasileiros e culpados ou não precisam de retaguarda e ajuda..Abs!!!!!!

    • artur

      o problema não é o Itamarati, e sim os 12 congressistas….

      • francotimao

        Com certeza, com o perdão da alusão os congressistas estão fazendo show “pirotécnico”…

  • César

    É complicado,

    Por um lado os caras fizeram merda e tem de pagar, por outro são brasileiros e eu sou contra que paguem isso lá, num país que não é deles e que tem sede de vingança pela morte de Kelvin.

    • César

      Alias,

      Não sabemos nem se foram eles, a policia em um mês não tem uma conclusão.

    • artur

      cara eu acho q os caras tem que ser julgados sim… um julgamento justo… com direito a defesa…. e condenados… vão pagar contra qualquer outro argumento apresentado no Brasil…
      O pior que o bonde passou e nada foi feito, o Corinthians perdeu um mando…
      O Velez perdeu outro…..

      na década de 80 um jogo entre Liverpool e Juventus, a torcida do Liverpool derrubou um muro matando 38 torcedores da Juve…

      o q aconteceu?
      Banimento dos times da Inglaterra (todos), por 5 anos, e a Margareth Tatcher promovendo uma devassa nos clubes e nas suas respectivas torcidas, hoje os caras assistem jogo sem alambrada….

      Poderiam ter feito algo para moralizar o esporte na América do Sul.. e não fizeram…. deixaram o bonde passar…. e estamos prestes a realizar uma copa do mundo, porém a copa do mundo não é para torcedores que vão ao estadio de futebol e sim para uma pequena grande elite…

  • Gavião do ABC

    Isso ae, se niguém vai fazer nada, deixa que a gente faz do nosso jeito, já que é assim que eles querem…Gaviões não age, reage !!!

    • artur

      entao entra la no país dos caras… vão até a prisão e arrebentem… ja q vc ta certo… forma uma milicia… e vai la resgatar os seus truta… ja q tu é malandrão… vai la junta uns 50 caras e vão la…. armado até os dentes… mais vai com a camisa da uniformizada…. mostrando bem quem vc é… pastel

  • Luiz

    Existem mais de 100 brasileiros (culpados ou não) presos na Bolivia e o Itamarati nada faz. Esses 12 torcedores (inocentes neste caso pelo que parece) estão sofrendo torturas assim como os outros brasileiros que lá estão. Se fosse ao contrario o presidente deles já estaria aqui, jantaria com o governo federal e todos estariam livres. Recentemente a PF mostrou que 80% das pessoas que praticam roubo de bagagens nos aeroportos brasileiros são bolivianos ilegais no Brasil. Carros roubados no Brasil são levados para lá e são legalizados pelo governo boliviano. O Brasil é um país mto frouxo de aceitar tudo isso.

  • fernando

    é muito preconceito e desconhecimento o que se lê aqui.

    1- foi um crime culposo e não doloso.Como alguém é cúmplice de um crime sem intenção de matar?

    2- Uma pessoa atirou o sinalizador e não 12, e segundo dois peritos respeitados aqui no Brasil confirmaram que foi o menino de 17 anos, portanto não foi invenção da torcida, como muitos afirmaram que o menino era um laranja, essa tese também caiu.

    3- quando o presidente Evo Morales invadiu a Petrobras e estatizou uma empresa brasileira e deu ao povo Boliviano, nós também ficamos quietos.

    4- e agora eu me pergunto e os milhares de imigrantes ilegais bolivianos que estão aqui no Brasil, não deveriam ser depostos, ou no minimo se enquadrar a lei brasileira de imigração???

    5- a Morte do menino foi uma coisa trágica, acho que esse moleke de 17 anos deveria responder pelo crime aqui no brasil quando completar 18 anos, agora encarcerar 12 pessoas la e acreditar estar fazendo justiça é um absurdo.

    • Rogerio

      Acho que o desconhecimento é seu.

      Como vc afirma essas coisas todas?

      Vc viu o inquérito?

      Vc conhece as leia da Bolivia?

      Vc acompanha a investigação?

      Portanto como sempre digo, entre a opinião de um leigo e a opinião da PRESIDENTE DO INQUÉRITO, a Delegada que conduz as investigações e tem TODAS AS INFORMAÇÕES.

      FICO COM A DELEGADA!!!

      • artur

        eu queria ver esse cara perdendo o pai ou um filho… pq foi assistir um jogo……

        • fernando

          se vc deseja isso para mim eu desejo isso para vc também, seu imbecil,,, lei meu post inteiro, e veja no final que eu lamento a morte do menino, e acho que o muleke de 17 anos deveria responder pelo crime quando completar 18 anos aqui no Brasil.

          • César

            Calma Artur,

            E se fosse seu parente preso num País com sede de vingança ? E se fosse seu irmão, seu primo ou amigo próximo ?

            As pessoas precisam apreender a escutar mais e falar menos, o garoto morreu por irresponsábilidade de muita gente, INCLUSIVE da policia boliviana que não fez a revista entes do jogo. Isso Policia essa que vocês citaram como ‘exemplar’ e que nem a revista fez.

            Se erraram, SE erraram, tem mais é que pagar não só eles como todos envolvidos. Fica facil doze brasileiros(isso acima de tudo são brasileiros, seus conterraneos) presos e o resto dos responsáveis impunes.

            Quem deixou de fazer a revista na fronteira ? Quem não a fez na entrada do jogo ? Quem realmente disparou o artefato ? Foram necessáios doze pessoas, ou seja, vinte e quatro braços para disparar um sinalizador ? Quam autorizou o jogo em Oruro ? Quem deveria parar o jogo para que os sinalizadoras(que existem em todos os jogos da sulamericanos) fosse apreendidos ?

            A incompetencia é multipla e escancarada, mas aos olhos de alguns o pré-julgamento é inevital não é assim ? ‘é culpa dos corintianos, tudo bandido, tem mais é que ficar lá pro resto da vida’. Isso se chama préconceito, no caso até préjulgamento.

            Ora, tem que punir a todos e não a menoria sem poder algum e acima de tudo a punição deve ser feita com base em provas reais e não ir lá procurando doze caras e aprizionando sem prova A nem B. Senso de justiça é igualdade, a morte é triste, ainda mais se tratando de uma criança, mas justiça não é sentimento, justiça é fria e com bases fundamentadas.

            Imagina se o caso é diferente, se é UM estadonidense aprizionado aqui.. Pode ter certeza que por mais que o cara fosse culpado o Obama MANDAVA soltar o cara para que fosse julgado em seu país.

            Mas aqui a grama do vizinho é sempre mais verde, né ? E o senso de que corintiano é tudo bandido ainda prevalece no julgamento dos ignorantes.

          • artur

            não cara… eu nao desejo para ninguem… só que hoje eu não levo minha filha de 5 anos no estadio pelo q pode acontecer da minha casa até o estadio, la dentro e depois o retorno…
            Porém tenho um pai que é palmeirense, e a 6 meses atras, para quem não lembra, teve uma guerra na Inajar de Souza entre a Gaviões e a Mancha, meu pai em dias de jogos, põem a camisa do porco para ir na padaria comprar pão e foi bem na frente da champagne onde o bicho mais pegou, do lado da casa dele… e se um panguão grita… “ali mora um porco”, como explicaria para minha filha, que o avô dela estava no hospital ou pior dentro de um caixão simplesmente por torcer para outro time, que não o meu ou o seu…. ou dos caras que poderiam te-lo agredido na rua.. .ou dentro da casa dele… diz pra mim o que eu falaria pra minha filha…..

      • fernando

        com vc eu já debati outras vezes e é perda de tempo, se vc acha a Bolivia uma maravilha , vc deveria se mudar para la, e pedir emprego na Petrobras que eles roubaram do povo brasileiro.

        sobre o inquérito o que eles tem até agora apresentado é aquela imagem do sinalizador, o vestígio de pólvora em 2 dos 12 presos, e a afirmação que os outros 10 são cúmplices, assim teríamos no minimo 200 cúmplices, que era o numero de corinthianos no jogo e ninguém falou nada para policia…

        • Rogerio

          Vc mostra desconhecimento total!!!

          Como eu disse:

          Vc leu o inquérito?

          Fez alguma investigação?

          É advogado de alguma das partes?

          Portanto se vc não tem informações não seja leviano!!!!

          Fico com as informações da delegada boliviana!!!

          • fernando

            Rogério, as informações que todo brasileiro tem foram essas que eu citei,,, vc também não leu o inquérito, se é que existe? e esta me acusando de não ter lido, para cara, não se faça de burro, pois não parece, sua opinião vale menos que a minha pois eu me baseio no que saiu na imprensa até agora e vc?????

            me mostra o inquérito e me mostra o que a tal delegada afirmou e com base no que??? além daquilo que eu já citei.

          • Rogerio

            Exatamente eu não li o inquérito!!!

            Está corretíssímo!!

            Por isso sempre cito que!!!

            FICO COM A DECISÃO DA DELEGADA BOLIVIANA QUE TEM TODAS AS INFORMAÇÕES A SUA DISPOSIÇÃO!!!!

            Entendeu??

        • fernando

          essa resposta é ao Rogério… sobre vc Artur deve colocar melhor seus posts, pois do jeito que vc falou pareceu sim que vc desejou isso para mim,,, no entanto fica por aqui o mal entendido , abraço

          • artur

            falei no geral.. e na boa fique muito preocupado no dia q teve o encontro de torcidas na Inajar… como falei sou da periferia… e meu pai ta ali na Freguesia…

            o q eu fiz foi me colocar no lugar dos pais do garoto… ja pensou perder um filho… por ter ido a um jogo… eu não gosto de imaginar… e poderia ter acontecido com meu pai num domingo de jogo…

          • Rogerio

            Se acho a Bolívia uma maravalilha?

            Evidente que não!!!!

            E acho que isso não vem ao caso, mas que NESSE CASO a justiça boliviana está dando uma aula na justiça brasileira, a isso tá!!!

            Se fosse no Brasil, depois da apresentação do boi de piranha “de menor”, já estaria todo mundo na rua!!!!

            E lá continuam todos presos até a conclusão do inquérito!!!

            Portanto NESSE CASO, eles estão nos dando exemplo!!!

  • tri só o time do morumbi

    O Lula é amigo do sindicalista cocaleiro. Basta chamar o home que ele resolve !

    • epaminondas

      O sãopaulino Maluf também é amigo de muita gente que não presta e vê um todo dia quando se olha no espelho.

      • epaminondas

        O flamenguista Sarney ídem.
        Tem para todos os clubes.

        • artur

          O sanstita Mercadante,

          • Epaminondas

            Isso. alguns torcem prá time pequeno.

  • fernando

    para o Rogério novamente,, ai esta a questão a delegada Boliviana não tem mais provas , nem pode colher mais provas.

    1 por que não existia câmeras no estadio,, pois aquilo la ta mais para estadio da serie C do brasileiro.

    2- eles estão pagando por um crime que não cometeram, pois foi provado que o crime foi do menor de 17 anos,, ou preciso desenhar? através de imagens e confirmação de dois peritos..

    3- seu senso de justiça é deixar 12 caras presos em outro país por um crime que não cometeram??? parabéns, se isso te conforta e faz com que eles deem aula de como se faz justiça… parabéns.

    vc deve concordar com aquela opinião do Alckmin que disse numa chacina da policia paulista ” quem não reagiu esta vivo”

    • Rogerio

      Como eu disse vc fala um monte de coisas se conhecimento algum!!!

      Como vc pode dizer que a delegada boliviana não tem como colher provas??

      Vc mora lá??

      Esta a par da investigação?

      Quem provou que foi o “de menor” que cometeu o crime??

      Peritos brasileiros contratados para dizer tal coisa??

      Ah tá!!!!!

      Como vc pode dizer que são inocentes!!!!

      Desculpe mas vc não tem embazamento nenhum para dizer isso!!!!

      Vi a delegada dizer que tem provas, e ela não precisa apresentá-las a mídia, prinncipalmente a brasileira, e tem mais lá na Bolívia o tempo para conclusão do inquérito é de 6 meses, então meu caro que se cumpra esse prazo!!!!!

      E tem mais se o “de menor” é o culpado. porque ele não se apresenta na Bolívia???

      Simples porque lá ele seria preso, julgado e condenado!!!!!

      E antes que vc venha dizer que ele não pode ser extraditado por ser “de menor” e bla bla bla, ele não pode ser extraditado, porém pode se apresentar lá!!!!!

      Portanto se ele é mesmo o culpado que vá para Bolivia e liberte os outros “inocentes” que estão lá!!!

      Muito cômodo um cara “de menor” chegar no Brasil dizer que foi ele, e esperar que num passe de mágica os 12 que estão lá serem libertados!!!

      Muito conveniente!!!

      Então meu caro se vc tem mais informações que a delegada Boliviana as conte, mas se não tem o que é certeza, não se manifeste sobre questões processuais as quais vc não tem o menor conhecimento!!!

      Como eu disse:

      FICO COM A DECISÃO DA DELEGADA BOLIVIANA QUE TEM TODOS AS INFORMAÇÕES SOBRE O INQUÉRITO!!!!

      • fernando

        agora vc esta afirmando que os peritos foram contratados para dar seu veredito??? vc esta colocando em duvida a idoneidade dos peritos???? se vc sabe tudo de direito, deve saber que não se pode fazer uma afirmação dessa sem provas.

        e quando vc afirma que o corinthiano de menor tem que se entregar la na Bolivia para em troca libertar os 12 presos, vc esta afirmando e reconhecendo que os mesmos são inocentes!!! outra brecha sua rsrsr

        antes de elaborar seus argumentos pense um pouco.

        • Rogerio

          Meu caro, não me faça rir!!!!!!

          Vc sabe o que significa um ponto de interrogação???

          Quer que eu desenhe??

          Não acusei ninguém, apenas perguntei vc sabe a diferença??

          Desculpe meu caro mas interpretação de texto faz parte da boa convivência na internet!!!!!!

          Sobre o segundo ponto, minha nossa é pior ainda mas vamos lá!!

          Eu disse que SE o “de menor” FOR mesmo o culpado porque ele não se apresenta na Bolívia???

          Entendeu agora ou vc precisa de um desenho???

          Se precisar estamos ai!!!!!

          Mas leia de novo, tenho certeza que vc consegue!!!!

          Abraços e força ai!!!!!

          • fernando

            vc colocou claramente em duvida o trabalho dos peritos, não interessa se colocou o ponto de interrogação, vc sugeriu sim que eles foram contratados para dizer isso, só não vê isso quem não entende sua MALICIOSA ARGUMENTAÇÃO!

            palavras suas: “Quem provou que foi o “de menor” que cometeu o crime??

            Peritos brasileiros contratados para dizer tal coisa??

            Ah tá!!!!!”
            ———————————————————————–

            até uma criança do primario do ensino publico brasileiro saberia interpretar isso que vc esta insinuando…………… teu problema além de clubistico é de um neo-conservadorismo atroz. Na próxima vez faça um argumento inquisidor melhor, porque esse só convence os miopes ou as ovelhas do sistema.Além do mais se vc estivesse num tribunal de verdade vc teria que provar essas acusações, coisa que não iria conseguir, um bom advogado seja de defesa ou de acusação não sai “atirando para todo o lado” jogando palavras ao vento. Vc esta mais para apresentador de programa de Tv sensacionalista, daqueles bem baratos.

          • Rogerio

            Bom meu caro, como vi que a interpretação de texto não é o seu forte, fica difícil argumentar!!!

            Pois se vc não entende, como vamos fazer?? (interrogação, pergunta, entende?)

            Portanto continue com sua opinião de que os 12 “anjinhos ” que estão lá são inocentes, que o mundo foi feito de flores, e que ningém será punido pelo que aconteceu!!!!!!

            Eu fico com a minha, baseado nas informações da Delegada que preside o inquérito!!

            Que afirma ter provas para mantê-los presos lá!!!

            O resto é especulação e blá blá blá!!!

            Um abraço, e fica a dica para vc fazer um curso de interpretação de texto, seria de grande serventia para vc!!!

          • Rogerio

            E só para concluir!!!

            Não sei de onde vc tirou que sou advogado!!!!

            Mas fica a pergunta, uma frase com ponto de interrogação no fina ( ? ) é uma pergunta ou afirmação???

            Na minha opinião e da língua portuguesa, pergunta, e na sua opinião?????????????

            Abraços!!!!!

          • fernando

            Eu não vou perder mais meu tempo debatendo com vc….

  • artur

    Só uma questão que me veio a cabeça graças ao Gayvião do ABC

    O Corinthians é maior que os 12 que estão presos, maior que você e essa torcida que vc diz representar mas não é maior que a vida do garoto que foi tirada…..

  • roberto

    Deviam ficarem os politicos presos no lugar dos torcedores.Bandidos por bandidos

  • roberto

    Uma boa oportunidade para prende-los.

  • vanderlei

    Politícos gostam mesmo de aumentar seus beneficíos como acabaram de fazer com a ajuda de custo,viajar e fazer média com os otários,bandidos,ignorantes e prostitutas.Nos países de primeiro mundo e até nos nossos vizinhos como Uruguai,Argentina se os politícos tentar tirar qualquer direito o bicho pega,aqui não todo mundo de olho no futebol,samba,cachaça enquanto são enganados com bolsa família e fome zero (compra de voto) e faz o brasileiro rir achando que já é país de primeiro mundo a ponto de os desdentados e mortos de fome dizer que já estamos emprestando dinheiro para a Europa,frente a isto o nordeste se acaba na seca o sudeste nas enchentes e a juventude no sexo, drogas etc.

  • O negocio p\ a boliviana que se diz autoridade máxima está muito bom ela cismou que mataram o garoto e pronto agora so falta armar o cadafalso e enforcá-los, a realidade é o rapaz foi morto pelo individuo que estava na torcida mas não queria matar ninguém o troço estourou e partiu sobre a cabeça da torcida indo acertar o rapaz do outro lado, onde a cumplicidade, onde a culpa dos doze, eles não mataram ninguem e nem foram pra lá para isso foram assistir um jogo de futebol e entre as torcidas não havia nenhuma animosidade o que prova que o fato ocorreu por um lamentável acidente e vendo a trajetória do objeto fica a dúvida como aquele objeto atingiu alguem que estava à esquerda da trajetória do objeto é o que mostra um croqui apresentado na TV a menos que o croqui que atingiu a vítima seja outro mas da torcida brasileira só um objeto partiu a polícia errou e a autoridade quer cuida do caso errou e continua errando e o governo brasileiro é um zero à esquerda e não merece confiança a mulher que cuida do caso apresentou a um reporter brasileiro um pacote enorme de papel como depoimentos prestados, haja testemunhas, e a perícia onde está se é que existe perícia, o caso em si é por demais absurdo.

    • fernando

      vc poderia explicar melhor a questão do objeto estar a esquerda, porque pela localização da vitima, pela imagem da TV “parece” ou é possivel que tenha sido aquele sinalizador mesmo.
      No entanto a imagem só mostra a saida do sinalizador e não seu destino.

  • luis carlos

    atençao bolivianos,ta indo do brasil sujeitos piores do q estao presos,p/ tentar libertar os assassinos reu confesso.prenda esses tbm q vai nos ajudar e muito.se eles nao quiserem ficar na bolivia,transfira p/ guantanamo.e coloque na ficha deles:terrorista,especialistas em explosivos,americano adora terroritas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,ai eu quero ver os direitos humanos interver!nem a onu bota a cara.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.e ai bolivianos estao gostando das franguinhas?aqui tem mais 30milhoes,vai querer mais?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Edson – Santo André

    Janca, imagina se o incidente em Oruro acontecesse no Brasil? Os hipotéticos 12 torcedores do San Jose já estariam soltos faz tempo, teriam pago uma fiança de alguns “mil reais” e provavelmente já estariam na Bolívia.

    Porque ninguém (da CBF, federações ou até de nosso poder judiciário) cogitou utilizar este incidente para sugerir alterações em nossas leis, como por exemplo classificar como crime hediondo (desculpem a grafia se estiver errada) as mortes por confrontos entre torcidas, banir dos estádios os torcedores que provocarem tumultos, brigas, portarem materiais inadequados aos estádios, fazer com que os torcedores baderneiros tenham que comparecer a uma delegacia 2 horas antes e depois de cada partida do time por determinado tempo ou perpetuamente. Se alguem já sugeriu isso, me desculpe não notei, mas acho que mais uma vez, estamos perdendo uma grande de fazer algo terrível se tornar um marco para avanços importantes em nossas leis e em nossa sociedade em geral.

    Abs.

  • Adalberto F. Franco

    Acontece que todo brasileiro pensa que pode zoar lá fora que nada vai acontecer, o único país que impera a impunidade é o Brasil, por que não levaram o tal garoto que se apresentou para a Bolivía ? Lá lei penal começa aos 16 anos e esse infeliz pegaria uma cana de cadeia mesmo, aqui como as leis são brandas aliviariam para o rapaz. Acontece que as autoridades bolivianas não estão acreditando nessa armação. É bom o torcedor brasileiro começar à aprender que lá fora o bicho pega mas pega mesmo. Quanto a vida do jovem Kevin, fica para um segundo plano.

  • Victor Dunstan

    Janca isso tudo é de uma enorme falta de respeito para com nós Brasileiros…que trabalhamos,a maioria se vira com salário minimo…aturar politicos defendendo Marginal…isso mesmo Marginal,o rapaz até citou se alguém mexer o ”bagulho” vira guerra…é de dar risada,eles estão sofrendo e é fácil imaginar 12 contra a cadeia lotada,eles estão fugindo da guerra que ainda nem começou…rsss…na verdade querem é livrar o Tadeu,parceiro de corinthians,andrés,LuLa…esse sim sabe de coisas que ainda não foram ditas!!! E convenhamos nem o americano que foi pego com drogas aliviaram,se aliviar dos 12 santos,vai ser uma vitória,ate terá fogos na volta

    • fernando

      Sendo uma organização onde só tem marginais ” torcida do Corinthians” vc esta bem informado sobre o que acontece la hein?? sabe até o nome das pessoas envolvidas. Ou vc faz parte da torcida e os presos são seus inimigos, ou vc é tipo o governo americano, tem informantes da CIA infiltrados que lhe geram preciosas informações.

      • Victor Dunstan

        Quem não sabe que o tal Tadeu,varios blogs e sites dizem que ele é o financeiro da gaviões

  • O julgamento está se estendendo muito. Não se tem provas concretas da culpabilidade dos 12 homens brasileiros detidos,por terem a COLABORAÇÃO DAS AUTORIDADES BOLIVIANAS DE ADRENTAREM AO ESTADIO DO SÃO JOSÉ DE ORURO. NOTA-SE ATRAVES DAS FILMAGENS QUE ATÉ TORCEDORES DO SÃO JOSE ESTAVAM MUNIDOS IRRESPONSAVELMENTE TAMBEM DE SINALIZADORES,FOGOS DE ARTIFICIO. JOGAVAM INADIVERTIDAMETE OS OBJETOS PELO ESTADIO TODO. PODERIAMOS AFIRMAR QUE O ESTADIO MAIS PARECIA UM CAMPO DE GUERRA
    JOGUEMOS ENTÃO A CULPA NA IRRESPONSAVEL VIGILANCIA POLICIAL DO ESTADIO DE ORURO.
    LOGO APÓS CUMPRIDA A ORDEM DO CORINTHIANS JOGAR SEM A SUA TORCIDA NA ATUAL FASE DA COPA LIBERTADORES DA AMERICA,AO SER LIBERADA A VOLTA DA TORCIDA AO ESTADIO,ESSA O FEZ DE FORMA ORDEIRA E OS TAIS OBJETOS COMO OS SINALIZADORES FORAM BANIDOS DE VEZ DO ESTADIO,UMA VEZ QUE O UNICO PREJUDICADO SERIA O TIME DO CORINTHIANS….ENTÃO DEVE-SE RELACHAR ESSA PRISÃO DOS 12 BRASILEIROS QUE É AVILTANTE AOS DIREITOS HUMANOS!!!

  • LUIZAO SANTOS

    Eu pensei que esta caravana era para levar ajuda a familia do garoto ASSASSINADO pelos torcedores bonzinhos mas o que esperar de politicos eles vão ajudar quem possivelmente auxiliou o ASSASSINATO do garoto coisa de politicos brasileiros mesmo e a vergonha aumenta.

  • altair

    Eu acho que a culpa toda é do Kevin, pois onde já se viu ficar na frente de algo lançado por um corintiano que tem muito mais valor que os outros seres do planeta né? De acordo com o que eu leio aqui é que ser corintiano é ser superior aos outros… ser o maioral… o fodão … o destemido … o correto em tirar a a vida humana, em ceifar vidas, roubar etc …

MaisRecentes

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo