E a seleção…



Não sei o que vocês acharam do jogo, mas achei que no primeiro tempo o Brasil mostrou potencial, principalmente com Oscar, Fred e Neymar, que teve uma boa atuação. Na etapa inicial, porque na final o time caiu muito e foi sufocado pela Itália. Eles conseguiram o empate e poderiam ter virado, não fossem duas belas defesas de Júlio César.

O que acho triste é ver a seleção a pouco mais de um ano da Copa ainda tão crua. Faltam ritmo de jogo, entrosamento, um time que seja de fato base… Faltam Bernard e Ronaldinho Gaúcho, a meu ver, especialmente o primeiro, não entendo como não é chamado. Mas o segundo também, além de ótimo jogador tem muita experiência e os dois formam bela dupla.

Nomes à parte, a seleção começa apenas agora a se preparar para o Mundial do ano que vem porque jogamos mais de dois anos e meio no lixo. O resultado está aí. Não que não possamos ganhar a Copa, porque podemos, só que as mazelas da administração da CBF ficam evidentes com a bagunça que vemos em campo. O apagão do time no início do segundo tempo acontece diariamente na confederação que deveria gerenciar a nossa seleção. E o pior é que gerencia. Mas mal pacas.



  • Tri mundial doom

    Um calendario ovo e com uma semana ao menos para treinar poderia ajudar, esse entrosamento ou falta dele resultado de 2 treinos mais ou menos… A selecao foi mais ou. menos. também. Nao entendi o Julio Cesar adiantado a toa.

    • TOLIMA DAY

      O Felipao nao devia ter tirado o Oscar e sim o Hulck, queriamos ver o Oscar e Kaka jogando juntos, isso sim devia ser entrosado, duas qualidades juntos com o Fred e Neymar seria um bom teste, o meio de campo deixa a deseja r bastante, deixam o adversario jogar ficando só olhando.

    • TOLIMA DAY

      A CBF PERDEU MUITO TEMPO ( 2 ANOS ) COM O TRASTE DO MANO MENEZES, TEMPO PERDIDO, UNICA COISA QUE ELE AJUDOU FOI O CURINTIAS NA LIBERTADORES, NAO CONVOCOU NINGUEM DURANTE A LIBERTADORES E SÓ DEPOIS, MAS OS JOGADORES DO SANTOS NAIO FOI PERDOADO NAS CONVOCAÇÕES E AS DO CURINTIAS FORAM POUPADOS, DEPOIS OS HGMABAS NAO QUEREM QUE FALEM, TUDO SACANAGEM.

  • Tri mundial doom

    novo

  • estamos no caminho certo … a base é esta agora é torce por uma melhora do kaka ( que pode ser muito util ), o lucas se encaixar e ganharmos um poco mais de confiança.

    • Tri mundial doom

      Eu acho que o Kaka esta bem, só nao entra em campo no Real, quando entra, faz gols e da passes pra golsm o Mourinho que nao quer ofuscar o C.Ronaldo que tambem é portugues.

  • Ton

    O desentrosamento existe porque a seleção não tem um grupo formado. Agora a tendência é que o Felipão faça “A família Scolari 2 – A Saga continua” .
    O Dunga perdeu a copa, mas de resto, a seleção ganhou tudo na época porque ele fez a “panelinha” dele e com isso o time ficou entrosado.

    • janca

      Não é culpa do Felipão _não termos um grupo formado_, mas que não temos um, não temos. E responsabilizo a péssima administração da CBF por isso. A própria comissão técnica foi formada há pouco, perdemos mais de dois anos com o Mano Menezes, tudo é feito na base do improviso, assim fica complicado, Ton. Abs.

      • Ton

        E culpa do calendário também…….Eu lembro que quando eu era criança foi disputada a eliminatória da Copa de 94, não nesses moldes, uma competição ininterrupta e agora quem joga as eliminatórias sulamericanas (não é o nosso caso) também não consegue entrosar sua seleção. É a maldita mania que sulamericano tem de copiar Europeu.

  • Edson – Santo André

    Olá Janca!!

    Sobre o jogo, acho que o Brasil se aproveitou do desconhecimento da Itália no primeiro tempo e também contou com as figuras de ataque com uma boa movimentação. Na segunda etapa, o Técnico Italiano leu bem o jogo, anulou quase que completamente nossas figuras ofensivas, não houve transição entre meio-campo e ataque e a Seleção não soube sair da marcação pressão do adversário. No somatório geral, vi duas seleções equivalentes em um nível regular apenas.

    Acho preocupante a maneira que o Felipão enxerga o jogo. Ele demora muito para entender uma mexida tática do adversário. Seus times historicamente (mesmo o Palmeiras campeão da Libertadores e a Seleção de 2002) tem momentos dentro das partidas de completo apagão diante das alterações do adversário. Ele é ótimo motivador, mas acho ele como técnico em si questionável.

    Também não entendo Janca jogadores como Bernard, Ronaldinho podem estar fora da lista, também me espanta ver um Filipe Luis titular, um Hulk, Diego Costa, etc.

    Quanto ao comando da CBF o que dizer a respeito de tanta incompetência e mediocridade?

    Acho que a Copa das Confederações vai nos dar uma boa idéia de como a nossa Seleção vai se definir e qual potencial se pode alcançar.

    Abs.

    • janca

      Também fico espantado ao ver alguns jogadores vestindo a camisa do Brasil quando acho que temos opções melhores. Mas não sou o técnico, Edson, nem tenho a pretensão de ser. Se bem que o salário seria uma boa _rs. Abs.

      • Edson – Santo André

        Essa boquinha até eu aceitaria por 5% do que o Felipão ganha. Mas deixa como está que está bom né, Janca. A CBF não nos merece rsrsrsrs!!!

      • Daniel

        Janca que você odeia o Mano Menezes, está claro isso há bastante tempo que frequento esse espaço, mas pare de apoiar nessa muleta que usará assim que o Felipão, técnico ultrapassado e previsivel em suas susbtituições, perder a Copa do Mundo, afirmando que perdemos dois anos com o antigo técnico. Essa proteção ao Felipão é que não entendo, técnico que chegou a seleção depois de levar o Palmeiras a segunda divisão, técnico que também tem relações com empresário, ou concorda com a convocação do Diego Costa do mesmo empresário do bigode. O Felipão não foi o gênio em 2002 que com o mesmo tempo de trabalho levou o Brasil ao título? Então a culpa do desastre de ontem não é do Mano, pois não faz parte da comissão técnica, deixe de lado suas birrinhas contra o antigo técnico e analise o atual momento do Felipão, substituições desastrosas ontem, convocação pífia, nada diferente da sua segunda passagem pelo meu Palmeiras. Onde está a coerência? Daqui a pouco vai dizer que o Dunga e o Parreira influenciaram negativamente ao atual momento da seleção.

        • janca

          Não tenho nada de pessoal contra o Mano Menezes, encontreio-o poucas vezes na vida e sempre foi muito gentil comigo. Assim como nada tenho de pessoal contra Luiz Felipe Scolari. O que questiono é o trabalho do primeiro, o do segundo acabou de começar e acho que não está indo muito bem, não _aí concordamos. Jamais escrevi que a responsabilidade pelo empate de ontem foi do Mano, acho que você leu errado. A responsabilidade por tudo o que está acontecendo é da CBF, foi isso o que eu disse, até porque foi a direção da CBF que escolheu o Mano, ficou mais de dois anos com ele e depois o dispensou. Errou ao contratá-lo e errou ao dispensá-lo. Como acho que errou ao chamar Felipão _eu defendia o Guardiola. Sobre o Parreira influenciar negativamente o atual momento da seleção claro que isso pode ser dito. Inclusive porque ele faz parte da comissão técnica, algo que você talvez não saiba. Já Dunga não tem ligação nenhuma com a situação. Deixou a seleção em 2010 e não voltou.

  • rocket

    Quanto aos dois jogadores citados,estou de acordo com sua opinião,jogaram muito bem.
    Agora o que dizer desta “coisa” chamada Hulk,que não joga absolutamente nada,e que jamais poderia integrar uma seleção,seja ela de que nivel fôr,muito menos a seleção brasileira principal.
    Esta “coisa” ,pois me recuso a chamá-lo de jogador.nunca em tempo algum poderia figurar na nossa seleção. Aonde estava a cabeça dos “técnicos” que tiveram e têm a coragem de convocá-lo ainda?
    Esta “coisa” na realidade não serve nem para levar a maleta do massagista,pois com certeza ainda assim, conseguiria se atrapalhar todo,é lastimavel ter que se tolerar esta aberração.
    Jogador que é de seleção tem que saber jogar futebol.e esta “coisa”, não sabe absolutamente nada deste assunto. È um BOTINUDO EM TODOS OS SENTIDOS.

  • rocket

    Quanto aos dois jogadores citados,estou de acordo com sua opinião,jogaram muito bem.
    Agora o que dizer desta “coisa” chamada Hulk,que não joga absolutamente nada,e que jamais poderia integrar uma seleção,seja ela de que nivel fôr,muito menos a seleção brasileira principal.
    Esta “coisa” ,pois me recuso a chamá-lo de jogador.nunca em tempo algum poderia figurar na nossa seleção. Aonde estava a cabeça dos “técnicos” que tiveram e têm a coragem de convocá-lo ainda?
    Esta “coisa” na realidade não serve nem para levar a maleta do massagista,pois com certeza ainda assim, conseguiria se atrapalhar todo,é lastimavel ter que se tolerar esta aberração.
    Jogador que é de seleção tem que saber jogar futebol.e esta “coisa”, não sabe absolutamente nada deste assunto. È um BOTINUDO EM TODOS OS SENTIDOS. publiqem o comentário OK!

    • janca

      Acho que o Hulk até teve algumas atuações acima do esperado, mas eu tampouco o convocaria. Acho _opinião pessoal_ que temos jogadores muito melhores do que ele pra colocar em campo.

  • Fred

    Tem horas em que fazer o simples, o óbvio, é o que dá mais certo. E o óbvio é que Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Fred seriam titulares absolutos em qualquer seleção. Não tem ninguém que dê assistências como o Ronaldinho, no futebol brasileiro; não tem nenhum segundo atacante com a técnica do Neymar, no futebol brasileiro; não tem, no Brasil, nenhum centro-avante “matador” como o Fred. Simples assim. Mas não sei porque tem que aparecer uns Hulk, Luiz Gustavo, etc etc como “bola da vez”, a serem testados…

  • Edson – Santo André

    Mas também vejo poucos jogadores “estrangeiros” com real capacidade de vestir a camisa de nossa seleção: Julio Cesar, D. Alves, D. Luiz, T. Silva, Marcelo, Ramires, Hernanes, Kaká. Fora esses, não vejo nenhum jogador da Europa melhor dos que estão atuando no Brasil: Zé Roberto, Bernard, Renato Augusto, W. Nem, Ronaldinho, Paulinho, Jadson, Dedé, Neymar, Ralf, Réver, Arouca, Fábio Santos, D. Cavalieri, Jefferson, Luis Fabiano (mais tranquilo claro) e por ai em diante. É só não inventar que dá para convocar uma seleção decente, sem Hulks, F. Luiz e Diegos Costas da vida para não passarmos vergonha na Copa.

  • Edson – Santo André

    Mas também vejo poucos jogadores “estrangeiros” com real capacidade de vestir a camisa de nossa seleção: Julio Cesar, D. Alves, D. Luiz, T. Silva, Marcelo, Ramires, Hernanes, Kaká. Fora esses, não vejo nenhum jogador da Europa melhor dos que estão atuando no Brasil: Zé Roberto, Bernard, Renato Augusto, W. Nem, Ronaldinho, Paulinho, Jadson, Dedé, Neymar, Ralf, Réver, Arouca, Fábio Santos, D. Cavalieri, Jefferson, Luis Fabiano (mais tranquilo claro) e por ai em diante. É só não inventar que dá para convocar uma seleção decente, sem Hulks, F. Luiz e Diegos Costas da vida para não passarmos vergonha na Copa.

    Ia me esquecendo do Lucas do PSG.

  • Rafael Kaniatti

    Janca, Bom dia!

    Acompanho seu blog a muito tempo e acompanhei diversos posts seus contra a gestão do Mano Menezes, porém até agora (sei que é cedo para discutirmos isto), mas qual foi o ponto positivo da seleção do Felipão? Pois no meu ponto de vista, não houve diferença alguma, pelo contrário, acho que no esquema tático piorou. Por grande parte do jogo de hoje, a seleção teve em campo três volantes.
    Na questão de convocação de jogadores que são teoricamente desconhecidos, o Felipão está igual ao Mano Menezes.
    Resumindo, a seleção continua do mesmo modo que estava com Mano Menezes seja taticamente, seja nas convocações ou seja no estilo de jogo nojento de fazer gols apenas em contra ataques.

    Se fosse o Mano Meneses no banco hoje, a culpa era do Mano, se fosse o Tite, a culpa era do Tite, mas como é o Felipão, a culpa é da CBF? Sinceramente, não entendi..

    • Claudio Rosenbaum

      Concordo com vc.

    • janca

      Foram apenas dois jogos, não dá pra fazer uma avaliação mais profunda. Mas não estou gostando do início do trabalho dele (Felipão), como não gostei do fato de Carlos Alberto Parreira fazer parte da comissão. Fica difícil comparar três meses de trabalho com pouco mais de dois anos. Mas a responsabilidade não é de Mano nem de Felipão. É de quem os colocou lá. Quem colocou o Mano _e depois tirou (e demorou a fazê-lo)_ foi a CBF. Quem colocou Felipão/Parreira também. A CBF não tem responsabilidade de nada?

  • Claudio Rosenbaum

    Acho q vamos jogar mais um ano no lixo. A seleção com o Escolari esta muito pior que antes . Ele piorou o que estava sendo feito . No primeiro tempo a Itália perdeu muitos gols e ja poderia ter virado na frente .
    Fora o Marin que deveria estar na cadeia.

    Abs

  • Thiago

    Caro Janca, tudo bem?

    Fugindo um pouco do assunto “jogo”, como podemos dar uma opinião sobre a seleção sendo que não temos mais a oportunidade de ver os jogos. Parece que fazem de proposito, a seleção só joga durante a semana no meio da tarde. É impossivel para boa parte do torcedor acompanhar e poder opinar. Existe alguma explicação para isso, depois treinadores e dirigentes reclamam que o publico/torcedor não tem mais “ligação” com a seleção do seu pais.
    É possivel vc com toda a sua experiencia fazer um texto para tentar explicar o que acontece??
    Faz muito tempo que não sei o que é ver um jogo da seleção na integra.
    abs.

    • janca

      Sua reclamação procede, Thiago, nem tinha pensado na questão do horário, mas você tem toda razão. Sem falar que ela pouco joga no Brasil, algo que vai começar a mudar, embora seja um pouco tarde. Deveriam ter feito isso antes. A torcida anda cada vez mais afastada da seleção. Cada vez mais longe. E indiferente. Sinal de que o escrete anda mal administrado pacas. Mais um sinal, aliás. Abs.

      • Fred

        Thiago, mas o jogo só foi a tarde porque foi na Europa! Ou seja, existe uma explicação pra ter acontecido num horário em que quase niniguém pode ver: fuso horário. Quando a seleção faz amistosos no Brasil, normalmente é à noite, “depois da novela”…

        • Thiago

          Caro Fred, eu sei que foi devido ao fuso horario.
          Mas é inaceitavel que a nossa seleção só jogue longe do Brasil e em horarios que agradem apenas os interesses comerciais. Ha quanto tempo o Brasil não joga no Brasil? Posso estar enganado, mas acho que a ultima vez foi no super classico ou contra a China. Tudo bem que sem as eliminatorias só temos opções de jogar amistosos, mas devido a copa TODOS os jogos deveriam ser realizados no Brasil. Até para promover o pais e começar a gerar receita antes mesmo do mundial.
          E sabe qual é o cumulo desse absurdo, teremos eliminatorias e jogos internacionais durante todo o final de semana e marcaram o jogo do Brasil para SEGUNDA FEIRA, isso só pode ser brincadeira de mal gosto né.
          abs.

  • francotimao

    Ola, Janca, diante do acontece na seleção só podemos esperar e “confiar” na estrela do felipão q sempre demonstrou ser bom de mata-mata, afinal a copa é um mata-mata (tiro curto), então ele teria um mês ou mais antes da copa iniciar-se, só nos resta torcermos..Abs!!!!!!!!!!!!

    • janca

      Mas nem sempre a estrela brilha, Francotimão. Um pouco de organização por parte da CBF e da própria comissão técnica do Brasil seria interessante. Sinto tudo na base do improviso.

  • edfogo

    Simpllesmente o país anfitrião da Copa do Mundo de Futebol, passa por uma série de problemas extra-campo que interferem potencialmente no futebol da seleção. Por mais que torçamos, e há algo que nós brasileiros sabemos de melhor fazer que, temos de enchergar que há pouco tempo para que se faça alguma coisa… Só espero que a Copa no Brasil, não seja igual a última, que muitos criticaram a falta da qualidade técnica das seleções, e os erros absurdos das arbitragens, muito por culpa da própria FIFA.

  • Rogerio

    Fala Janca!!!

    Concordo com vc que a CBF tem muita culpa no que diz respeito a seleção, demorou para trocar o Mano Menezes, etc.

    Porém não podemos eximir o Felipão de tudo.

    É certo que ele assumiu a pouco tempo, mas ele faz coisas que não dá para entender!!

    O Fernando não é jogador de seleção de maneira nenhuma, jogador comum que só marca, outro dia estava no banco do Grêmio para o Adriano ex Santos, que é um jogador meia boca, tudo bem que Paulinho e Ramires foram cortados, mas é aquela coisa se vc tem jogador ruim no elenco, uma hora ele joga, e foi o que aconteceu!!

    Colocar o Dante e deixar o Thiago Silva de fora, é piada de mal gosto.

    O mesmo pode se dizer do Felipe Luiz em relação ao Marcelo, o lateral do Real Madrid é disparado o melhor brasileiro na posição, e deixá-lo no banco beira ao ridículo.

    E por último o Hulk, sinceramente não consigo entender como um jogador desse vai para seleção, e o pior joga de titular, é esforçado tem bom porte físico, mas peraí o cara não tem técnica nenhuma protagonizou um lance bizonho que o Neymar deixou ele na cara do gol e ele pisou na bola, e em nenhuma das vezes que jogou na seleção jogou bem, portanto sua convocação e escalação são injustificáveis!!!!

    Agora por último quero falar do Neymar, é impressionante a covardia de parte da mídia com esse garoto, parte da torcida é compreensível pois os torcedores de rivais tem por ele uma raiva, eu diria inveja, que motiva esse sentimento mas a por parte da imprensa chega a dar nojo.

    Efetivamente ele não fez na seleção nenhuma partida daquelas que faz no Santos, porém pergunto e quem fez?

    Outra coisa no jogo de ontem ele inverteu a bola do primeiro gol em um grande lançamento no peito do Hulk que para variar errou o cruzamento e na sequância saiu o gol.

    Depois ele fez uma bela jogada e deixou o Oscar sozinho para fazer.

    No segundo tempo ele fez outra grande jogada, deixou o Hulk na cara do gol, e o mesmo pisou na bola.

    Em outro momento ele fez mais uma grande jogada, e colocou a bola no peito do Hulk na grande área, e o brucutu dominou errado e perdeu a bola.

    Ora bolas, em um jogo de duas grandes seleções, o muleke cria 4 chances de gol, está ruim??

    Em um nível de jogo desses, as oportunidades tem que ser aproveitadas, ele cria 4 um brucutu erra duas e a culpa é dele??

    Sinceramente acho que ele pode jogar muito mais que isso, e vai jogar, porém com tudo que criticam ele, as chances de gol do Brasil passaram por ele, portanto acho essa cobrança descabida pela sua desproporcionalidade com a realidade.

    E para finalizar gostaria de escalar uma seleção que tenho certeza é muito melhor do que a que vem jogando, e fico me perguntando se eu que não sou técnico vejo isso, como pode o Felipão não ver:

    Segue o time:

    Cavalieri – Daniel Alves – Thiago Silva – David Luiz – Marcelo – Arouca -Paulinho – Zé Roberto – Oscar – Neymar e Pato.

    Será que esse time é pior do que o que vem jogando??

    Acho que não!!

    Abraços e parabéns pelo blog Janca!!!

    • Fred

      Pato? É sério isso? No lugar do Fred?

    • janca

      Valeu, Rogério. Sobre as críticas que você faz em relação ao Felipão acho que são legítimas. Em relação ao Neymar, tenho escrito sobre ele e penso de forma parecida com a sua. Já escrevi sobre isso no blog e na coluna que mantenho às terças no LANCE!. Já em relação à convocação e ao time que entra em campo _a escalação_ cada um tem a sua (ou o seu). Unanimidade em relação a isso nunca vamos ter. Se A fica contente com a escalação, B não fica. É a vida e a diversidade de opiniões. Abs. Janca

MaisRecentes

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo