A economia do Mengão



A nova diretoria do Flamengo acerta na política de reduzir os custos na Gávea, embora não conte com a compreensão de parte da torcida, que quer um elenco mais forte já para 2013.

Não havia sentido o clube continuar com Vágner Love, por exemplo, cujo salário seria superior a 600 mil reais por mês. Tampouco com Dorival Júnior, que receberia cerca de 400 mil reais por mês (a quem fale em quase o dobro) e não aceitou redução salarial. Com Jorginho, ex-auxiliar de Dunga, o clube vai pagar menos e é hora de pensar em economizar.

Segundo a direção do Mengo, têm sido pagos impostos federais e municipais que estavam atrasados, algo que o torcedor não vê, mas cujos resultados podem aparecer no médio ou longo prazo. Passou o tempo de fazer loucuras, especialmente na Gávea, e espero que os torcedores entendam, não pressionem a nova direção, que optou sabiamente pelo saneamento financeiro e que ela não comece a fazer a abrir as torneiras como as gestões passadas.

Mas além de cortar custos, o que o clube fez também com os chamados esportes olímpicos, deve pensar em arrecadar mais recursos, explorando o potencial que representa a torcida do Fla, a maior do Brasil _embora a de maior poder de consumo seja a do Corinthians. Que invista pesado em marketing, num programa de sócio-torcedor e busque parcerias usando a marca do Mengão, uma das que têm maior apelo no cenário nacional. Encontrando tais parcerias, pode, pouco a pouco, não só reforçar o elenco, mas também voltar a investir em judô e ginástica artística, algo que deixou de fazer também para reduzir custos.

Torço pelo sucesso da gestão de Eduardo Bandeira de Mello porque o Flamengo merece voltar a brilhar. Mas isso leva algum tempo, a casa estava pra lá de desorganizada…



  • Pedro

    Não entendi o maior poder de consumo do Corinthians? A torcida comprou 1 milhão de camisas em 6 meses como a do Flamengo? No auge recente de cada um a resposta da torcida do Flamengo foi maior. é só excluir a libertadores, pq o Flamengo não teve esse momento ainda para efeitos de comparação. Pay per view tb o flamengo lidera. A frase “pronta” não condiz com a realidade em iguais condições de “temperatura e pressão”.

    Pago três pra um que o jornalista é paulista.

    SRN

    • Concordo plenamente Pedro” Agora temos que da força pra essa Diretoria, pois ela ja ta colocando ordens na casa. Aguardem porque nós seremos ainda maior do que somos. SRN !!!!!!

      • Bardawil

        Maiores Comédias …

      • Crizante

        E incrível que tem gente que acredita que o corinthians tem potencial de consume maior que o flamengo. Só em dois aspectos vou acabar com esta história. Primeiro a torcida do flamengo e quase odoro da do corinthians, só aí a receita media do flamenguista poderia ser a metade da receita do corinthians o que e muito falso pois além do rio de janeiro possuir custo de vida mais caro que são Paulo, a grande maioria dos corinthians e como eles falam do povao. O flamengo vende mais pai per vier, vende mais camisa, e possui um time medíocre faz três anos. Quem viver Vera o menção faturando 500 milhões ano e o corinthians falido por consta do estádio da onde eles planejam desviar dinheiro da obra para o time e para o bolso pois um estádio medíocre daqueles eu faço com 300 milhões e eles estão querendo fazer por 1 bi

    • bruno

      kkkk concordo.

      • Bardawil

        Agora o flamengo vai aumentar os custos para jogar no engenhao.. o Botafogo aumentou o valor ….

        Mas pelo menos vai ter onde jogar né… kkkkkkkk

        Nao tem CT , Nao tem estadio , nao tem a maior torcida , nao tem credito , nao tem idolos ….

        • rrr

          temos a sua mãe para compensar

        • Fabio Silva

          Bardawil só uma dica: Isso que vc ta fumando não é erva, é bosta de cavalo…. Qual é o ídolo do seu time? Nós não temos UM, temos um time inteiro na década de 80 e VÁRIOS outros na história do Flamengo. Não temos estadio e nem precisamos das benécias de um presidente da Republica que representa bem a torcida do Corinthians: Analfabeto, metido em maracutaias, acusado de ter arquitetado junto com sua quadrilha o maior desvio de dinheiro publico da historia do País.
          Assim como o Barça em 2003 estava quebrado, sem time e com uma divida absurda, vamos nos levantar, e ai seja qual for seu time vai tomar tanto, tanto, mas tanto, que vai perder o rebolado.

          SRN!!!

        • Anderson

          o pardalwil, porque voce nao vai ver o que a tua mulher ta fazendo com o teu visinho to sabendo ele e flamenguista seu chifrudo.

    • Junior

      Concordo! O que os jornalistas esquecem é que o Curintia vive o melhor momento da vida deles e NÓS estamos em momento muito difícil e aí ficam comparando números atuais. No auge do Fla colocávamos 80 mil no Maraca contra o Goitacaz!
      Precisamos de Diretoria Competente+Tempo+Força da Nação= A Verdade aparecerá!

      • Thales

        Acho que o jornalista se refere a presença de público. Nós nos gabamos de ter a maior torcida, mas a mto tempo que isso não se traduz em público nos estádios, a não ser qdo o time tá bem, o que não conta muito né? Eu moro em MG, e eu vejo a torcida do Atlético, por exemplo, lotando estádio direto, e isso pq o time deles faz uma vergonha atrás da outra… A torcida do corinthians vem enchendo estádio desde que eles estavam prestes a caír pra série B. Enquanto isso a nossa torcida reclama e some quando o preço do ingresso sobe pela primeira vez em sei lá quantos anos! Enfim, vamos ver se o programa de sócios vai mostrar alguma coisa, pq o cadastro rubro-negro (que é grátis) não mostrou muita coisa…
        Esse é o tipo de coisa que muita gnt não gosta de ouvir, mas é o que tem acontecido, dizer que o nosso momento não é dos melhores não é motivo pra não apoiar.
        SRN

        • janca

          Não, como disse eu me refiro ao potencial de consumo. A torcida do Corinthians tem o maior poder aquisitivo do Brasil, segundo pesquisa da Pluri Consultoria, embora a do Flamengo seja maior (em quantidade, não em poder de compra). Abs.

          • Angelo

            Grande fonte…uma empresa de Curitiba que acabou de se fundir com a Stochos que é paulista. Ou seja, empresa com abrangência local e de sócios corinthianos.

      • Bardawil

        Quando a verdade aparecer a Record e a Band serao lideres de audiencia …

        O Flamengo é o mascote da globo … sendo ajudado de todas as formas … mas mesmo assim é isso que vemos …

        Ridiculo !!!

        Campanha !! Flamengo saia do armario e assuma de vez ser uma escola de samba !!!!

        Mulambos do aterro do flamengo… kkk

        • Thiago

          Maior torcida do Brasil desde 1940 ! Globo criaada na década de 60 ! Valeu filhote de jumento, vai estudar e não deixa a inveja te matar ! FLAMENGO ATÉ MORRER !!

          • Celo

            Onde vc ouviu ou leu essa mentira … desde a década de 40 !!!!!!!!!!!!!!!!! nesta época faziam pesquisa ????? Vc é louco … nessa época a FIEL TORCIDA era no minimo 20 vezes maior que o da merda flamenguista. Hj depois que o lobe que a globo fez não é tão maior assim … mais é muito maior em tudo.

            Só os alienados que não enxergam

            VAI CORINTHIANS

        • Rafael

          E a anta ainda acha que o clube é no aterro? kkkkkkkkkkkkkkkkkk SRN

    • Peraltas

      CORINTHINAS CAMPEAO INVICTO E O MAIS RICO DAS AMERICAS..
      Atual campeão invicto, o Corinthians também é o clube mais rico das Américas graças a seus impressionantes números obtidos na temporada 2012. A maior receita da história foi anunciada pela direção corintiana no mês de março. Sem a transferência de atletas, o Corinthians atingiu mais de R$ 324 milhões. Se somadas as negociações, o valor salta para R$ 357 milhões.

      Neste infográfico, o Terra traz muito mais que isso e praticamente abre a “caixa-preta” das finanças corintianas. Explicamos a ascensão, as principais fontes de receitas, as negociações de atletas e, entre outros, o curioso crescimento da dívida do Corinthians.

      Em seis anos, o Corinthians subiu 416% em recursos arrecadados sem incluir negociações de jogadores. Em relação ao ano anterior, o salto para 2012 foi de 41%. Se incluída a categoria venda de atletas, o último exercício totaliza R$ 358,5 milhões

      2007 – R$ 62,9 milhões
      2008 – R$ 90,7 milhões
      2009 – R$ 151,1 milhões
      2010 – R$ 177,7 milhões
      2011 – R$ 230,8 milhões
      2012 – R$ 324,7 milhões

      • Tri mundial doom

        MAS O SAO PAULO ERA O QUE MAIS FATURAVA ANTES DE 2011/2010, 2012 APENAS O LUCAS DEU QUASE UM TERCO DE 324 MILHOES E 2011 UMA VENDA de miseros 15 milhoes, GRACAS A CONVOCACAO de um jogador que ninguem mais ouve falar deu ao corinthians o maior faturamento do ano…Somando os anos de dominio do sao paulo mais a proximidade nos 2 anos que o coorinthians ficou na frente, o sao paulo tem muio mais, fora contrato desigual com tv por causa de contagem nao confiavel de ibope de torcida.

        esses numeros seus nao fazem muito sentido, diga que daqui uns 8 anos ou 10, gracas as mentiras de pesquisa de torcida o corinthians pode ser o mais rico, se o Sao paulo nao ganhar mais libertadores, nem vender um outro grande jogador’ como sempre aconteceu e depois que a odebrecht recuperar o dinheiro dela…

    • Costa

      Pedro sou Flamenguista como todos ou a maioria que frequenta essa pagina,acho que ele esta querendo dizer que o gasto por torcedor (em R$ por compra de matérias com a marca)e maior eles gastão mais,acho que isso e infelizmente correto mas tem um motivo os fardamentos do mengão são poucos a venda em sua maioria todos iguais,só que ver o programa de sócio que esta por vir tem que abranger todos os torcedores.
      Hoje eu posso comprar todas a camisas que quiser,mas já recebia salário minimo e sei com e difícil lidar com ele.Então espero que o marketing pense bem nisso nossa torcida e grande mas talvez não tenha o mesmo poder de comprar como dos outro clubes grandes,pense nisso e abraços nos vemos e Tókio ano que vem!

  • Theo kennedy

    Parabens gostei tem gente que ganha muito e nao tava rendo nada

  • ANDREFLA

    eu ate concordo eles querem cortar gastos ta certo mas renovaram com renato canelada que com certeza nao ganha menos de 200mil e tambem o leo morto que é dai p/ mais,e tem tambem o clebe santana.juntando o salario dessas tres merdas nao daria p/ pagar o love?teriamos um grande centroavante e o time seria basicamente oque temos hoje,e com uma melhor qualidade ofensiva

    • Jandir Palhano

      Mas e o 7.5 milhões de EUROS que ainda faltavam pagar.

      • Bardawil

        Calote !! nao é assim que o mengao sempre faz !!!

        • hunno3

          acho que o cristian que jogou no curincha ainda nao recebeu o direito de imagem, acho que isso tbm se chama calote. abraços

    • Alexandre

      André, respeito a sua opinião. Mas lembro que não se faz revolução no futebol. Eles mantiveram Renato e Leo, não pelo que podem render tecnicamente, mas como veteranos, identificados com o Clube, capazes de conduzir a garotada e os “repatriados”. É basicamente um contrato de liderança. O mesmo vale para o Cléber Santana. Repare que os contratos dos dois primeiros não são longos. Pois, logo que perceberem que a turma consegue andar com as próprias pernas, vai dispensar os líderes.
      Assim foi feito no Barcelona de 2003. Dispensaram Rochembak e Geovanni, por considerarem más compras, Riquelme, Saviola e De Boer, entre outros, por considerarem caro, e mantiveram alguns antigos como líderes, sobretudos os holandeses Cocu, Kluivert e Overmaars e o espanhol Luis Henrique. Investiram no Ronaldinho, Quaresma e Rafa Marquez, e promoveram da base Iniesta, Valdés e Oleguer.
      Nos anos seguintes, já com as finanças equilibradas, que é o que espero que aconteça com o Fla no ano que vem, tanto trouxeram outros jogadores promissores com 25 anos em média (Giuly, Edmilson, Deco, Belleti, E’too etc), como promoveram da base (Jorquera e Damiá) e outros como Xavi e Puyol começaram a ter oportunidades como titulares. Daí vieram Messi e outros. Assim, formou-se a atual máquina de títulos.
      Para mim, está bem claro que o que Fla almeja neste ano é uma vaga na Libertadores. Claro que vão jogar para ganhar tudo, mas não vão montar time para ganhar tudo, apenas para conseguir a tal vaga.
      A partir do próximo ano, vão começar a fazer contratações mais relevantes, misturadas com essa galera da base que está aí. Essa é minha percepção. grande abraço e SRN!

      • Wagner

        ASSINO EM BAIXO!!! SRN!!!

      • Lins

        Muito bom comentário !

        • Marcelo Vítor

          Concordo. SRN.

      • Muito bom comentário! É por aí mesmo, infelizmente os que estiveram antes na presidência (sem nenhuma exceção!), não se preocuparam em fazer o mínimo para que o clube recuperasse prestígio e credibilidade acima de tudo! Sendo Assim, teria que ter um presidente e uma cúpula profissional que se preocupasse em fazer o mínimo, como por exemplo, pagar impostos, para que o clube tivesse suas certidões liberadas e pudesse trabalhar e inclusive conseguir patrocínios! Sabemos que já mostram resultados, porém, para arrumar a casa mesmo vai levar mais um tempo, mas com a ajuda da torcida e paciência, o clube como um todo irá reagir e colocar o Flamengo, primeiro em um patamar melhor, para depois voltarmos a brigar com força por títulos de expressão como nos acostumamos a ver o time brigar na década de 80! Força Bandeira de Melo e Wallin Vasconcelos, quem trabalha sério e com transparência, sempre terá apoio da maior torcida do mundo!!!!

      • ALex Sandro

        Disse tudo amigo. NO barça aconteceu isso, mais tem uns idiotas que não sabem esperar. Pensam que estão jogando video game, que é só colocar o cara no time é pronto, sem estrutura e salario fica dificil.

      • Arthur

        Concordo com o Alexandre. O Renato e o Léo renovaram com redução do salário e, ainda, o Vagner Love tinha a dívida com ele e o CSKA. Tem ainda o fato de eu e alguns outros montes de torcedores concordarem que ele vivia uma má fase, além de não ser um primor de técnica, mas, concordo que ele se matava em campo. Nós torcedores não devemos criticar essa diretoria, devemos dar tempo a eles. Uma pergunta, alguém já viu alguma diretoria do nosso mengão trabalhar sério como esta trabalha??? Abraço pra nação!!!!!!

      • Bardawil

        kkkkkkk

        Vc ta dormindo ou sonhando ???

        Sabe a unica semelhança do Barça para a comedia do mengo ?? Que ficam anos sem patrocinio …

        • Bardawil

          so que o Barça por opçao e o flamengo por falta de opçao … nehum empresa seria que se associar a uma instituiçao desmoralizada … kkkkk

          A verdade doi !!!

          Tirem o rei da barriga e assumam seu lugar !!!

          • Marcelo Vítor

            Olha quem fala de “rei na barriga”…
            Acorda, jumento, você acha que é o Corinthians que paga a construção do Itaquerão??

            Leia mais jornais, informe-se, e só depois venha fazer postagens.

    • diógenes brito

      ha hoje é léo “morto” né mas a cinco ou seis anos atrás ele prestava? acho que você andré está sendo injusto com o léo. o cara veste o manto há mais de sete anos ganhou vários títulos por nós
      aceitou reduzir seu salário só para ficar no mengo.

      • Wesley

        Realmente, hoje se jogam muitas pedras em Léo e Renato, mas os dois já prestaram grandes serviços ao Flamengo e se for dar uma olhada no mercado hoje, não tem muitas opções, ainda mais pra um clube com as finanças em total desordem como estava. Eles já não estão no auge da forma, mas, dentro das opções que temos, ainda são melhores que muitos de muitos times da Série A. SRN.

    • Bardawil

      Que isso .. p brocador , aniquilador de paciencia .. Super Hernane !!! Ganha apenas 180 mil kkkkkkk

      Mas ele sabe jogar com a canela e o love nao … kkkkkkk

      Clube comédia …

      • Thiago

        VOCÊ JÁ ASSUMIU SEU LUGAR DE REBAIXADO SEU COMÉDIA ? O FLAMENGO TE INCOMODA E POR ISSO VOCÊ ESTÁ AQUI SE AUTO AFIRMANDO ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TEM É MEDO DE NÓS.

        • Celo

          A imprensa vive associando o Corinthians ao lixo do flamengo pra ver se equipara os dois clubes ….. isso é impossível … um clube que não paga ninguém …. teve até assassino sendo preso lá ( o goleiro ) …. não tem torcida …. diz que tem né … mais essa farsa caiu … é igual a torcida sem vergonha do são paulo … só aparece quando o time ganha … Sinceramente jornalistas parem de comparar o Timão com o timinho merda do rio de janeiro.

          Vc´s forçam a barra para que este lixo aí seja grande … mais não é … não tem nem comparação.

          • Robson C. F.

            Acorda rapaz;O Flamengo sempre foi maior que o timinho da marginal que precisa do governo pra construir estádio.
            Para vc que não sabe não foi a Globo ue criou essa torcida do Flamengo .
            O Flamengo já era o maior em torcida do Rio e com a divulgação da Rádio Tupi e nacional dos jogos do Rio de Janeiro a torcida só aumentou.
            Qto ao assassino o Flamengo o contratou do Corinthians. Então onde foi que ele aprendeu a matar hein?

            Leia primeiro antes de falar besteiras

  • francotimao

    Janca, é sempre bom vermos cartolas realmente preocupados com o saneamento das dividas de um clube de futebol, pois após décadas de desperdícios e irresponsabilidades pensamos não haver mais pessoas honestas, mas essa diretoria do flamengo esta realmente mostrando q não ficarão só no discurso e, isto é muito bom..Abs!!!!!!!

    • Diacono Antonio Marcos

      Pois é amigo, espero a torcida entender a nova direção do FLAMENGO, pois e meta é: ORGANIZAR A CASA. E para isso é preciso realmente fazer alguns cortes de gastos. Com certeza e podem confiar nesta nova diretoria pois em breve teremos um Mengão fortalecido e com prestigio no mercado, pois vão ver que a nova diretoria honra com os seus compromissos verdadeiramente PAGA. Me doí muito ver um cara como o ex-jogador Vampeta querendo fazer media com o nome do FLAMENGO, dizendo aquela velha frase: ” eu finjo que jogo e e eles finge que me paga”.
      A nova diretoria estaya no caminho certo de termos um MENGÃO forte e vendedor.

  • paulo roberto

    Gosto muito do futebol de Wagner Love, mas ultimamente ele não vinha rendendo bem, e para um jogador caro como ele, estava produzindo muito pouco, fizeram muito bem em dispensá-lo, o Flamengo infelizmente não pode se dar a um luxo desse. O momento é realmente de cortar gastos. Parabéns diretoria, só acho que vocês demoraram a acontecer no Mengão, e podem crer , essa diretoria atual do Flamengo vai servir de bom exemplo para muitos clubes brasileiros, em um futuro bem próximo.

  • Ton

    Concordo com você Janca. A decisão de cortar custos elevados como no caso Vágner Love e Dorival Júnior foi acertada. Mas ainda falta a diretoria rubro-negra trabalhar com mais afinco na exploração da marca “Flamengo”. Inadimissível que um clube da grandeza do Flamengo não tenha um programa de sócio-torcedor nos moldes do Corinthians por exemplo. O Mengão precisa melhorar sua arrecadação de receitas e potencial para isso o clube da gávea tem, basta o departamento de Marketing arregaçar as mangas, feito isso o clube terá recursos suficiente para montar um elenco de qualidade e brigar por títulos. Abraços!

  • ROBERTO

    BASTA DE AMADORISMO!!!!! TEM QUE SE PROFISSIONALIZAR E ACABAR DE VEZ COM ESTA BADERNA QUE É A MAIORIA DOS CLUBES BRASILEIROS. AS DIRETORIAS ANTERIORES NO FLAMENGO, MUITAS VEZES ATENDIAM A TORCIDA, CONTRATAVAM JOGADORES CARÍSSIMOS QUE EM SUA MAIORIA NÃO RESOLVIAM NADA, GANHAVAM SALÁRIOS ASTRONÔMICOS (QUANDO RECEBIAM) E DEIXAVAM O TIME MERGULHADO EM DÍVIDAS… É MOMENTO DE CRESCERMOS E TERMOS CONSCIÊNCIA QUE O MENGÃO MERECE ESTAR NO TOPO DE TIMES GRANDES MUNDIALMENTE, MAS PARA ISTO É PRECISO DAR UMA FAXINA E LIMPAR A SUJEIRA QUE DIRETORIAS INCOMPETENTES E IRRESPONSÁVEIS FIZERAM…
    COMO TORCEDORES, DEVEMOS ENTENDER QUE O TIME ESTÁ ACIMA DE QUALQUER JOGADOR, E, FRANCAMENTE, PASSOU TANTA GENTE COM NOME E FAMA E NÃO GANHAMOS NADA, ENTÃO, É HORA DE HUMILDADE, TRABALHO E HONESTIDADE, ASSIM CHEGAREMOS LONGE…

    ESTAMOS COM A DIRETORIA…

    É PRECISO QUERER E TER ORGULHO DE VESTIR ESTE MANTO SAGRADO E TEM MUITA GENTE POR AÍ QUE MERECE…

  • muito bem lembrado…nao adianta pensar em cortar gastos e pagar dividas atrasadas para esse governo que nao dá retorno algum dos impostos que recebe….a diretoria deve chamar o pessoal do marketing e exigir receitas….pois estao falando do time mais querido…EU SOU UM EXEMPLO…ESTOU AGUARDANDO O LANÇAMENTO DO PROGRAMA PARA COMEÇAR A CONTRIBUIR….e como eu tem muitos.

    cortar gastos sim…mas temos que investir num bom profissional….cara que chegue pronto pra jogar…que chame a responsabilidade…..e de onde virá o dinheiro?….dos torcedores….me perdoem mas esse carlos eduardo é um doente…vai ficar no estaleiro, entrando mal nos jogos até se queimar com a torcida e depois ser vendido a preço de banana….prontinho…pra um vasco da gama qualquer….aí sim…vai entrar jogando….

    estou esperando….quero contribuir…..receitas já….

  • Paulo Pinheiro

    No meu modo de ver ao menos um técnico de ponta deveríamos ter.

    Mas, enfim… quem está lá é que sabe como é o sufoco.

  • Ricardo

    Responsabilidade fiscal sempre!
    Agora o Flamengo vai para a frente, é só esperar um pouquinho!
    SRN e parabéns à nova diretoria!

  • Germano

    “A torcida do Fla, a maior do Brasil _embora a de maior poder de consumo seja a do Corinthians”
    Janca esta sua afirmativa não tem base nenhuma, já que o Fla possui maior torcida em todas as classes econômicas, várias pesquisas comprovam isto. Com exceção das encomendadas pela diretoria dos Gambás. Para que time vc torce?
    Abraços

    • janca

      Lusa. Abs.

      • Luiz

        Essa BOBAGEM de maior poder de compra é uma invenção da mídia paulista. O Flamengo tem uns 15 milhões de torcedores a mais espalhados por todo o país.
        Quem vende mais pay-per-view? Flamengo.
        Quem vende mais camisas? Flamengo.
        Querem fazer parecer que todo torcedor paulistano é rico! E que o resto do país é pobre. Ah, para né.

        Sou de Brasília e a torcida do Flamengo aqui é absurdamente maior que a do Corinthians, e Brasília tem a maior renda per capita do país. Além do DF já ser a 3ª maior concentração urbana do Brasil somente atrás de Rio e Sampa.

    • Ton

      Germano, a pesquisa sobre poder de consumo tem fundamento. O Corinthians é o time do Brasil que tem maior torcida dentro do seu Estado de origem. São Paulo é a maior cidade do Brasil, umas das mais populosas do Mundo. A torcida do Flamengo é maior que a do Corinthians graças as regiões Norte/Nordeste e torcedores de lá não geram receita para o Mengão. Ou vc acha que um cidadão que mora no Amapá vai vir no domingo para o Rio assistir um jogo e voltar para casa na segunda???????????
      O Timão, juntamente com o Internacional, tem um dos melhores programas de sócio-torcedor do país. É só uma questão de comparativo de receitas!

      • Junior

        Não precisamos que um torcedor do Flamengo saia do Amapá e venha até o Maraca!
        Que comentário é esse?
        Quem disse que todo Nordestino é pobre?
        O Flamengo é o ÚNICO time do Brasil com torcida representativa em TODO o País!
        Existem diversos produtos e serviços que podem ser explorados para cada região etc… e isso só o FLAMENGO tem!
        Sou Paulistano e Flamenguista, o que me diz? (meu Pai era Paulista e Palestrino), não tenho Carioca nem Nordestino na Família…!!!!
        Quando o Gigante acordar não sobrará nada!

        • Marcelino

          Sou do Rio Grande do Norte e estou só esperando o sócio torcedor, as camisas novas da Adidas e outros produtos do Mengão. O Nordeste tem potencial econômico também caro Ton, basta o Flamengo saber aproveitar a imensa nação do Norte/Nordeste. Esse ano já comprei três camisas oficiais do meu Mengo.

      • Jason1

        Cara, vc disse besteira… Quem disse que poder de compra é ir ao estádio? Compra de produtos oficiais, se aderir ao programa de sócio-torcedor (o que o Flamengo ainda não tem.). Então, ir ao estádio não é a ´nica e creio que nem é a mais importante medida para avaliar poder de compra de uma torcida.

    • Celo

      o doente … para de usar drogas cara … a torcida do Corinthians é pelo menos 3 vezes maior que a do flamengo … o flamengo não ganha em torcida nem do palmeiras … pra mim esta entre a 3 ou 4 no Brasil e olhe lá.

      Só aí no rio que servem essa droga … ainda bem

      • Robson C. F.

        Quem tomou droga foi vc meu caro. leia antes de comentar, Conheça a hist´roia do clube e depois comente ok
        Eu sei mais da hist´ria do seu timinho do que vc
        e olha que li por acaso
        um dia vc compreenderá pq o Mengão é uma nação

  • Robert Deivid Pinheiro Machado

    Olá pessoal boa tarde,
    A nova diretoria do Flamengo está no caminho certo.
    Como pode dever mais do que arrecada?
    Infelizmente essa era a situação do Flamengo deixada pelas diretorias passadas.
    Essa diretoria quer resgatar a credibilidade do clube que a anos foi jogada no lixo. Como dizia Vampeta o Flamengo finge que paga e eu finjo que jogo… E o pior que o Vampeta tinha razão era assim que as coisas aconteciam. Agora as coisas estão bem diferentes.
    Quem já leu meus comentários aqui já viu minha total revolta com o maucaratismo que era tratado a questão das certidões negativas que liberavam os créditos da ex-patrocinadora Petrobrás/Lubrax.
    E é justamente o que essa nova diretoria quer reparar! Conseguir as certidões para conseguirmos os patrocínios públicos.(Petrobrás, CEF, Eletrobrás etc).
    Não irá me assustar se até a meio do ano for vinculado a volta do patrocínio da Petrobrás/Lubrax.
    Não foi a Petrobrás/Lubrax que não quis mais patrocinar o Flamengo foi o Flamengo que não quis mais o patrocínio da Petrobrás/Lubrax.
    Só que é lei e deve ser cumprida, para receber tais patrocínios deve-se ter as certidões negativas “em dia”.
    Essa é a estratégia e da nova diretoria é para isso que ela está trabalhando.
    Cortar custos é necessário.. Tive um professor que dizia custo é igual a unha toda semana devemos cortar.
    Gosto do Wagner Love como jogador e torcedor do Flamengo, mais não termos dinheiro para pagar o acordo feito com CSKA e não tínhamos como pagar seu salário.
    E nesse caso tem também o fato de mostra para todos como é a nova filosofia da diretoria. Serviu para dar exemplo.
    Contratamos Carlos Eduardo, Elias, Wallace e João Paulo e não pagamos nada! Não vou aqui entrar em discussão se estão jogando bem ou mal, mais lembrem de quandos jogadores o Flamengo contratou por uma fortuna pagando um dinheirão?
    Peço que deixem a diretoria trabalhar, pois, são só três meses de trabalho e ainda não há tempo hábil para julgamento se são bons ou maus profissionais para o Flamengo.
    O que disse e ratifico que concordo com as ações até aqui tomadas, pois, acredito em uma máxima na administração que diz: Peixe apodre-se da cabeça para o rabo… Assim, também as mudanças e as ações devem ser tomadas pelos cabeças das organizações e seguidas pelos demais membros da companhia.

    Robert Deivid P. Machado

  • Urubu Guerreiro

    Não entendo como o poder econômico da torcida do Corinthians pode ser maior que o da torcida do Fla. Quem compra mais pay-per-view há anos? A torcida do Flamengo! Quem comprou mais de um milhão de camisas oficiais em menos de 6 meses? A torcida do Flamengo! Imagine o Flamengo campeão da Libertadores, com alguns ídolos no elenco… Não tem comparação! E com o lançamento do novo Manto Sagrado, vamos bater outro recorde! Com a credibilidade de volta, conquistas e ídolos, a MAIOR TORCIDA DO MUNDO é uma enorme e inesgotável fonte de recursos… Até “ontem” o Corinthians não existia, era rebaixado, ninguém consumia nada oficial. Mas no futebol, como na vida, tudo muda com o passar do tempo. O Fla começou seu processo de volta ao topo e quando chegarmos lá, não tem pra ninguém!

    • Ton

      O Corinthians é o time do Brasil que tem maior torcida dentro do seu Estado de origem. São Paulo é a maior cidade do Brasil, umas das mais populosas do Mundo. A torcida do Flamengo é maior que a do Corinthians graças as regiões Norte/Nordeste e torcedores de lá não geram receita para o Mengão. Ou vc acha que um cidadão que mora no Amapá vai vir no domingo para o Rio assistir um jogo e voltar para casa na segunda???????????
      O Timão, juntamente com o Internacional, tem um dos melhores programas de sócio-torcedor do país. É só uma questão de comparativo de receitas!

  • andrefla

    caro amigo alexandre se esses meninos dependerem de apoio e experiencia desse renato canelada com certesa sera uma experiencia negativa p/eles.se querem um conselheiro coloca um que tenha muita experiencia e que não presisa jogar nem ganhar esse dinheiro todo:EX ADILHO, PETI, E ATE MESMO O ANDRADE.E O PIOR QUE JORGINHO JA COMESSOU MAU NO SEU PRIMEIRO TRENO,COLOCOU CANELADA E WALACE ENTRE OSTITULARES.ESPERO QUE NAO FAÇA ISSO NO JOGO CHEGA DESSE CANELADA.

  • andrefla

    SO QUERO VER ESSES QUE ESTÃO APOIANDO ESSA DIRETORIA AGORA, QUANDO ESTIVERMOS TOMANDO PORRADA EM CIMA DE PORRADA NO BRASILEIRO E BRIGANDO P/ NÃO CAIR SE TERÃO A MESMA OPINIÃO.TIME DA GRANDEZA DO FLAMENGO NÃO PODE ENTRAR EM CAMPEONATOS COMO GUADIJUVANTE.NÃO PODEMOS NOS CONTENTAR COM REFUGOS TEM QUE MONTAR UM TIME BOM SIM NÃO IMPORTA COMO ,ATE PORQUE PROMETERAM EM CAMPANHA.

    • paulo roberto

      Para que mania de grandeza , que time de grandeza que nada, temos que encarar a nossa realidade, diretorias passadas nos puseram no fundo do poço, não temos credibilidade no mercado , nem no exterior, chega de contratar e devolver por falta de condições para cumprir os acordos , temos que jogar o brasileiro dentro das nossas condições, com mais alguns reforços certamente que dará para isso sem risco de queda, não podemos é continuar como antes, comendo sardinha e arrotando cavia.

      • Luiz

        Ano passado já brigamos na parte de baixo da tabela, mesmo com a diretoria desvairada, Vágner Love, etc.
        Temos que por a casa em ordem. E se isso demandar um ano sem resultados expressivos no futebol… paciência.
        Quero um futuro pro meu Mengão e não esse presente cheio de dívidas e problemas.

  • Jose Raimundo Prado

    Boa noite a todos acima: Concordo plenamente com a nova Diretoria, tem que cortar gastos e o fizeram muito bem, principalmente acabando com o come e dorme que existia no Flamengo nas últimas administrações, principalmente a Sra. Patrícia que deixou correr solto as regalias no clube piorando ainda mais as finanças não sabendo investir e gastando sem poder pagar altos compromissos como foi o caso do Ronaldinho e agora recentemente o caso do Wagner Love que não está fazendo falta nenhuma no time. Do ponto de vista financeiro a troca de técnico foi benéfica para o clube que contratou um outro bem mais barato junto a uma comissão técnica bem mais viável para a Diretoria pagar em dia junto com os salários dos jogadores e isso é muito importante para quem trabalha e você poder cobrar resultados. Mas para o Campeonato Brasileiro o Flamengo vai precisar contratar jogadores de mais gabarito para algumas posições mais carentes como lateral direita, Zaga, volante e principalmente um grande atacante para fazer gols. É isso aí. Até mais. Tchau…..

  • Claudio

    Boa noite nobre Janca

    Concordo com cada linha escrita por vc amigo,a hora de cortar gastos e começar pelo bom e barato…Mas ao mesmo tempo se não não tiver um time que brigue pelo menos pra ficar no meio da tabela não adianta de nada cortes e mais cortes…Assino embaixo o que a nova diretoria esta fazendo..O Mengão esse ano so cumprirá tabela na Copa do Brasil e o a Taça Rio ja que no brasileiro tempos pelos menos uma sete equipes na nossa frente. Abss.

    • janca

      É… Em alguns casos o “bom e barato” pode ser interessante, mas claro que o clube tem que tomar cuidado porque às vezes o chamado “bom e barato” vira “ruim e barato”. E aí a coisa complica… Abs.

  • Edson – Santo André

    Alô Janca, não responde mais os posts???

    Aparece ai meu!!! Rsrsrsrsrs

    • janca

      Vou voltar a responder e interagir com os internautas, Edson, como costumo fazer. É que essa semana tem sido turbulenta, a próxima talvez também seja, mas depois volto à “normalidade”. Grande abraço, Janca

    • janca

      Ah! E pelo menos alguém sentindo minha falta… E diante de tanta polêmica de segunda pra cá, estádio do Corinthians, crise do São Paulo, acabei acompanhando as discussões, que muitas vezes foram pra baixaria, retrato da nossa sociedade, à distância. Abs. e bom restante de semana pra você, Janca

  • Edson – Santo André

    Alô Janca, não responde mais os posts???

    Aparece!!! Me ajuda ai!! Rsrsrs

    • janca

      Oi Edson. Dias turbulentos, acabei não conseguindo responder os comentários ontem e hoje, mas em breve “volto ao normal” e passo a interagir com os internautas. Abração, Janca

  • Tri mundial doom

    Eu acho ótimo o Flamengo acordar e acabar com a bagunça e parar de fazer o que nao pode depois ficar cheio de processos de jogadores caros, o Flamengo vai começar a crescer agora… Mas isso um perigo, depois esse presidente sai e deixa tudo arrumado, chega outro e com tudo pago,clubes podem fazer enormes empréstimos, como fizeram alguns clubes europeus sendo que eram ingleses, italianos e espanhois e tiveram problemas, como sempre tem um jogador que vale muito eles se salvaram para nao cair pra segunda divisao, o Liverpool vendeu Fernando Torres após comprar ele com empréstimo que quase quebra o clube. Para um novo presidente fazer isso no Flamengo pelo que aprendi de Flamengo,pouco custa.

    Dorival Junior recebia 400 mil reais ? Ele é mais treinador que Ganso, Tiago Neves, Aléx, Conca são jogadores ?

    • Jason1

      cara, temos que tomar cuidado mesmo… mas se o trabalho dele der certo, ele irá se reeleger e cas resolva sair daqui a uns 2 mandatos, quem ele indicar, será eleito.

  • paulo roberto

    Alguns torcedores ficam chamando o Renato Abreu pelo apelido chulo de canelada, se esquecem que ele já nos deu muitas alegrias e que já foi protagonista de muitos belos gols , hoje ele está em final de carreira, mas continua sendo um profissional dedicado e muito bom exemplo para os jovens pela sua identidade com o Clube, e talvez sendo esta sua identidade e dedicação uma das principais razões para ser mantido no elenco pela nova diretoria. O que não devemos é menosprezar os mais experientes , por acaso vamos ignorar os nossos pais por terem mais idade do que nós, vamos jogar os velhos fora?

    • Tri mundial doom

      Paulo, o renato Abreu é um dos piores meias do futebol brasileiro, ele nao deu alegria nenhuma ao flamengo, fez gols bonitos porque ele chuta bem mas jogar bem eu nunca vi ele jogar, quando vejo alguma pelada do Flamengo o Renato abreu nao arma jogada, nao marca e as vezes nem chuta e ele ganhou um titulo gracas a Petkovic, fora isso só estadual com 2 times na competicao e estadual nao conta.

  • andrefla

    amigos não se iludam o flamengo não vai parar de dever nunca tem que fazer igual o fluminense arrumar um patrocinador forte que banca o time.fluminense com certeza tem divida igual ao fla ao proprio corintians e ao atletico mineiro porem eles tem um belo time.então amigos para com essa lorota porque os times não vao parar de dever nunca.so se todos os times colocarem um teto salarial de uns 5mil reais mensais p/ todos jogadores e olhe la se consegue parar de dever.talves vcs tambem acreditem em papai noel mula sem cabeça.kkkkkkkkkkk

    • Peraltas

      CORINTHINAS CAMPEAO INVICTO E O MAIS RICO DAS AMERICAS..
      Atual campeão invicto, o Corinthians também é o clube mais rico das Américas graças a seus impressionantes números obtidos na temporada 2012. A maior receita da história foi anunciada pela direção corintiana no mês de março. Sem a transferência de atletas, o Corinthians atingiu mais de R$ 324 milhões. Se somadas as negociações, o valor salta para R$ 357 milhões.

      Neste infográfico, o Terra traz muito mais que isso e praticamente abre a “caixa-preta” das finanças corintianas. Explicamos a ascensão, as principais fontes de receitas, as negociações de atletas e, entre outros, o curioso crescimento da dívida do Corinthians.

      Em seis anos, o Corinthians subiu 416% em recursos arrecadados sem incluir negociações de jogadores. Em relação ao ano anterior, o salto para 2012 foi de 41%. Se incluída a categoria venda de atletas, o último exercício totaliza R$ 358,5 milhões

      2007 – R$ 62,9 milhões
      2008 – R$ 90,7 milhões
      2009 – R$ 151,1 milhões
      2010 – R$ 177,7 milhões
      2011 – R$ 230,8 milhões
      2012 – R$ 324,7 milhões

  • andrefla

    amigo paulo roberto que alegria esse canelada deu ao fla?kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • paulo roberto

      Gostaria de deixar bem claro aos amigos que torcem pelo Flamengo assim como eu, que não faço campanha para nenhum jogador , até mesmo porque a muito que não exite mais amor a camisa da parte deles, apenas torço para que aqueles que vestem o Manto, sejam bem sucedidos nas suas funções, e não acho justo pegar no pé dos caras enquanto eles estão na equipe, e estão tentado acertar, mesmo com suas dificuldades técnicas, até porque não existe nenhum craque por aí , existe bons jogadores. Quero também pedir desculpas àqueles que discordam dos meus comentários, mas ressaltando que respeito a opinião de todos que vem aqui para falar de futebol e principalmente do nosso amado Flamengo.

  • Boa paulo roberto esse tal de andre fla. É tipo de torcedor mais péssimista que , ja vi na minha vida, nossa que cara chato , só entra ak pra criticar calma véi , cara sem noçao, parabens diretoria.

  • Victor

    Acho que essa fase é um mal necessário…É óbvio que queremos um time mais competitivo, de ponta, como o nosso mengão merece, mas a credibilidade do clube deve ser um caminho que atrairá investimentos e jogadores, mas que diferentemente de times como Corinthians, Grêmio, Atlético-MG não vamos dar um passo pra trás (SEGUNDONA) para darmos dois a frente…
    O mengão vai voltar…vejamos o Corinthians..montaram um time muito competitivo sem ter nenhuma estrela no ano passado…é preciso que contratemos jogadores versáteis, aguerridos e comprometidos em dar o seu melhor para nos levar ao topo…
    Mas de nada adianta todo esse esforço se a torcida não incendiar, lotar os estádios, incentivar…Todas as vezes que estamos desacreditados a torcida compra a briga, incentiva e leva o nosso time a patamares que nem mesmo a gente acreditava, como em 2009..
    VAMOS LOTAR O ESTÁDIO, INCENTIVAR, FAZER FESTA, COMPRAR OS PRODUTOS DO MENGÃO E ACIMA DE TUDO PERTURBAR TODO MUNDO COM O NOSSO FANATISMO…
    SÓ QUEM TEM SANGUE RUBRO-NEGRO SABE O QUE É ISSO TUDO!!!!
    Vamos com tudo mengão!!!!!!!!!!

  • Douglas Dias

    Dá-lhe diretoria, assim como numa empresa grande deve-se cortar gastos quando necessários, muito mais deve se cortar gastos, num clube como Flamengo, um clube de uma torcida imensa e maior que muita população de cidades espalhadas pelo Brasil.
    Quem torce pelo flamengo de apoiar a nova diretoria, porque esta tentando reerguer a entidade Clube de Regatas do Flamengo!
    Torcida do Mengão vamos apoiar e dar um voto de Confiança!!!!!!!!!!!

  • Daniel Primavera do Leste – MT

    E quem aí comprou a camisa do Zico 60 anos? Eu comprei, a original. Comprem! Vamos ajudar o time nos produtos, não esperem apenas pela camisa oficial (também comprarei pra família toda).

    Vamos comprar o chaveiro, o short, a caneca, todos os produtos oficiais! Além de bonitos e de qualidade, ajudam o Mengão a voltar pra onde não deveria ter saído: PRO TOPO!

  • Marcelo Moreira

    Galera,

    Vamos todos nos cadastrar no site do mengão e daqui uns meses poderemos ajudar o time no programa de socio torcedor que vai sair

    Ai vamos mostrar a força da nossa torcida

  • Jason1

    Não acho que o poder de compra da torcida corintiana tenha um maior poder de compra. Vale lembrar que somos líderes em vendas de camisas até 2011. nos anos de 2007-2008-2009 a média de público foi superior a 40mil… Os produtos licenciados eram sucessos de vendas. Só estamos passando por um mal momento. Isso vai passar e vc verá o verdadeiro poder de compra do rubro-negro.

    SRN

    • janca

      Oi Jason. Segundo levantamento da Pluri Consultoria, o maior poder de consumo é da torcida do Corinthians, sim, embora o Flamengo tenha mais torcedores. Em segundo lugar aparecem, praticamente empatados, São Paulo e Flamengo. Abração, Janca

      • Pedro

        Janca, você já viu esse levantamento da Pluri Consultoria??? Vc leu ele e viu os números desse estudo??? Quero crer que um jornalista com o seu currículo, não iria copiar e colar informação de outros veículos de comunicação sem ir atras da verdade alegada. Enfim, só achei veículos paulistas que citam a tal consultoria, exaltando o suposto poder de consumo do corinthians. No entanto, no estudo disponibilizado pelo site da Pluri não encontrei os numeros, mas sim que o Flamengo uma participação maior que a do corinthians de considerados as 10 unidades da Federação de Maior PIB.

        http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/Pluri%20Pesquisas%20-%20POTENCIAL%20DE%20CONSUMO%20-%20TAMANHO%20DAS%20TORCIDAS.pdf

        Sem querer ser grosseiro, mas espero que não seja covarde e cumpra com o seu dever de informação, mostrando aonde está o estudo e o numero levantado pela Pluri.

        Até pq, considerar PIB do estado é uma coisa e parcela da torcida nas classes economicas do mesmo estado é outra. A torcida do Flamengo tem maior parcela em todas as classes economicas do RJ e pais a fora o mesmo se repete, confesso minha ignorancia qnt aos numeros do Corinthinas, mas duvido que seja maioria até na classe A de SP…

        Aguardo o estudo da Pluri para ver os numeros e matar minha curiosidade sobre o estudo apontado por vc.

        SRN

        • Peraltas

          CORINTHINAS CAMPEAO INVICTO E O MAIS RICO DAS AMERICAS..
          Atual campeão invicto, o Corinthians também é o clube mais rico das Américas graças a seus impressionantes números obtidos na temporada 2012. A maior receita da história foi anunciada pela direção corintiana no mês de março. Sem a transferência de atletas, o Corinthians atingiu mais de R$ 324 milhões. Se somadas as negociações, o valor salta para R$ 357 milhões.

          Neste infográfico, o Terra traz muito mais que isso e praticamente abre a “caixa-preta” das finanças corintianas. Explicamos a ascensão, as principais fontes de receitas, as negociações de atletas e, entre outros, o curioso crescimento da dívida do Corinthians.

          Em seis anos, o Corinthians subiu 416% em recursos arrecadados sem incluir negociações de jogadores. Em relação ao ano anterior, o salto para 2012 foi de 41%. Se incluída a categoria venda de atletas, o último exercício totaliza R$ 358,5 milhões

          2007 – R$ 62,9 milhões
          2008 – R$ 90,7 milhões
          2009 – R$ 151,1 milhões
          2010 – R$ 177,7 milhões
          2011 – R$ 230,8 milhões
          2012 – R$ 324,7 milhões

          • Marcelo Vítor

            Esse aí vai postar isso até 2050…

        • janca

          O estudo não é meu, é da Pluri Consultoria e foi disponibilizado em fevereiro do ano passado. Se não concorda com ele, sinto muito. Vá reclamar com a consultoria e apresente sua pesquisa que aponta o contrário.

          • Verde de Desgosto!!

            …Boaaaa amigo!! enfim alguem com cerebro aqui, mas com certeza vc não é flamenguista burro ne? esses alienados acham que são donos do mundo!! acorda seus trouxassss….vamos arrumar a casa depois veja o quintal do vizinho e aprenda…

          • Pedro

            cadê o link do estudo??? eu te mandei um que não fala oq vc afirma, da mesma Pluri Consultoria…que do jeito que vc defende deve ser referência no assunto, mas não disponibiliza qualquer material na internet??? Pqp o cara se baseia em Pluri Consultoria, esse blog deve ser pra diversão, pq sua profissão deve ser outra, jornalista de pluri consultoria é dosE!

          • janca

            Não sou da Pluri Consultoria, Pedro. Se quiser conversar com eles, a questão é sua. O site deles é http://www.pluriconsultoria.com.br, sendo que disponibilizam para jornalistas os estudos que fazem. Se você acha ruim, lamento. É só contatá-los e reclamar do que for. Já sobre sua agressividade, lamento também. Diz mais respeito, pelo jeito, a você do que a mim, ao blog, à Pluri Consultoria ou a qualquer outra empresa que faça faça estudos na área de marketing esportivo.

        • janca

          E todos os estudos da Pluri Consultoria, pra seu governo, são encaminhados para a imprensa esportiva. Dizer que o Flamengo tem maior parcela em todas as classes “país afora” parece um tremendo chutômetro. Que estudo que indica isso?

          • Pedro

            Interpretação de texto pra jornalista é dose… lê de novo oq eu disse.
            Em tempo, o estudo só é divulgado internamente para jornalista???? cadê o estudo da pluri que você menciona??? cadê???? fanfarrão vc janca….

      • Peraltas

        CORINTHINAS CAMPEAO INVICTO E O MAIS RICO DAS AMERICAS..
        Atual campeão invicto, o Corinthians também é o clube mais rico das Américas graças a seus impressionantes números obtidos na temporada 2012. A maior receita da história foi anunciada pela direção corintiana no mês de março. Sem a transferência de atletas, o Corinthians atingiu mais de R$ 324 milhões. Se somadas as negociações, o valor salta para R$ 357 milhões.

        Neste infográfico, o Terra traz muito mais que isso e praticamente abre a “caixa-preta” das finanças corintianas. Explicamos a ascensão, as principais fontes de receitas, as negociações de atletas e, entre outros, o curioso crescimento da dívida do Corinthians.

        Em seis anos, o Corinthians subiu 416% em recursos arrecadados sem incluir negociações de jogadores. Em relação ao ano anterior, o salto para 2012 foi de 41%. Se incluída a categoria venda de atletas, o último exercício totaliza R$ 358,5 milhões

        2007 – R$ 62,9 milhões
        2008 – R$ 90,7 milhões
        2009 – R$ 151,1 milhões
        2010 – R$ 177,7 milhões
        2011 – R$ 230,8 milhões
        2012 – R$ 324,7 milhões

    • Peraltas

      CORINTHINAS CAMPEAO INVICTO E O MAIS RICO DAS AMERICAS..
      Atual campeão invicto, o Corinthians também é o clube mais rico das Américas graças a seus impressionantes números obtidos na temporada 2012. A maior receita da história foi anunciada pela direção corintiana no mês de março. Sem a transferência de atletas, o Corinthians atingiu mais de R$ 324 milhões. Se somadas as negociações, o valor salta para R$ 357 milhões.

      Neste infográfico, o Terra traz muito mais que isso e praticamente abre a “caixa-preta” das finanças corintianas. Explicamos a ascensão, as principais fontes de receitas, as negociações de atletas e, entre outros, o curioso crescimento da dívida do Corinthians.

      Em seis anos, o Corinthians subiu 416% em recursos arrecadados sem incluir negociações de jogadores. Em relação ao ano anterior, o salto para 2012 foi de 41%. Se incluída a categoria venda de atletas, o último exercício totaliza R$ 358,5 milhões

      2007 – R$ 62,9 milhões
      2008 – R$ 90,7 milhões
      2009 – R$ 151,1 milhões
      2010 – R$ 177,7 milhões
      2011 – R$ 230,8 milhões
      2012 – R$ 324,7 milhões

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK São os mais rocos bla bla bla então por que estão pedindo esmolas para a prefeitura e o bnds,para terminar o pardieiro,para de falar merda,contrato nike-timeco 10 anos 200 milhões,contrato adidas-fla top five 450 milhões,a caixa vai assinar com o fla por mais do que acertaram o o timeco,na tv tudo igual mas o fla tem direito a um bonus 100 mil a mais que o timeco,nosso problema são as dividas das diretorias anteriores,uma vez saudadas já era timeco !!!!

  • Fla-Japao

    Disse tudo Janca, hj em dia todos os torcedores sao imedatistas e isso atrapalha uma programacao a longo prazo como essa que a nova diretoria vem fazendo, claro que quero ver o Fla no topo o mais rapido possivel mas quero que isso aconteca de uma forma organizada e planejada. Esse negocio de “clube caloteiro” nunca mais!

  • Renato Rasiko

    É claro que a nova direção do Flamengo está certíssima e se for preciso passar 1 ou 2 anos sem títulos de expressão a fim de reorganizar a casa, que assim seja. Só não dá pra concordar com a afirmação do Eduardo Bandeira de que “Não haverá caça às bruxas, não vamos olhar pelo retrovisor” em relação a administração anterior. Como assim??? Patrícia Amorim quase acabou com o clube – pra ficar na síntese – e fica tudo por isso mesmo??? Quem é o (a) responsável por essa situação caótica onde até o patrocínio da Caixa está em stand-by por falta de certidão negativa? Motoristas sabem muito bem o risco que correm se não olharem pelo retrovisor. A nova direção tem a obrigação moral de fazer um minucioso levantamento e colocá-lo à disposição da torcida. Caso contrário, sinto cheiro de mais do mesmo com uma maquiagem diferente. Se liga Bandeira! e deixe as politicagens no passado. Isso sim tem que ser enterrado junto com a Patrícia. E, cuidado! Meus informantes me garantiram que o oportunista do Hélio Ferraz anda rondando por aí.

    • janca

      Confesso que desconhecia essa declaração do presidente rubro-negro e concordo com você, Renato. O clube tem que olhar para o retrovisor, sim. Se tiver que fazer caça às bruxas, por que não? Os responsáveis pela atual situação do clube devem uma satisfação à torcida, aos novos dirigentes e à sociedade. O Flamengo é um patrimônio nacional.

  • a diretoria está de parabens….apenas deve se manter na primeira divisao em 2013…se cair vai tomar paulada de todo lado…..nao adiantará todo esse esforço….quer emagrecer????…se parar de comer vai morrer….as doses devem ser homeopaticas….pouco a pouco….nao adianta se desesperar com dividas de mais de 20 anos…querer pagar de uma unica vez….deve procurar investir tbm pra nao cair….

    poderiam seguir a mesma linha que fizeram com o DJ e propor reduçao salarial pros caras veteranos que estao afundando o mengao…ibson, renato, e outros que ganham muito e apresentam um futebol horrivel.
    SRN

    mais uma vez…parabens diretoria…torço por voces….acredito na boa intençao

  • Jorge Carlos

    O Flamengo nunca deixou de brilhar, mesmo com tantos desmandos.

    Abraço,
    SRNS

  • Acho engraçado as comparações,será que levam em conta o momento de cada time? Todas as vezes que um time está bem ele vende mais,exceto o mengão,que estando bem ou não vende de qualquer maneira e isso qualquer pessoa da área de marketing sabe.OS PAULISTAS NÃO CANSAM DE QUERER COLOCAR OS TIMES DE SÃO PAULO COMO OS MELHORES E MAIORES…KKKKKKKKKKKKKKKKKKK,só rindo. O futebol do rio mesmo judiado por incompetentes,continua sendo o mais atraente do brasil. Deixa o presidente do mengão colocar a casa em ordem e depois vamos ver.PACIENCIA GALERA DO MENGÃO,DIAS MELHORES VIRÃO! … E CAMPEONATO É SÓ POR A RAÇA QUE CONSEGUIREMOS! DÁ-LHE MENGO!

  • Janca, voce sabe algo sobre aquela proposta de sócio torcedor?
    teriam 3 modalidades: raça, amor e paixao.
    estranho, fiz minha inscriçao em dezembro e disseram que iriam finalizar o projeto assim que a diretoria tomasse posse….e enviariam email para iniciar as contribuiçoes….mas até agora nada.

    abrçs.

    • janca

      Sei que está para sair com a nova gestão e espero que seja logo e que o programa funcione bem. Abs.

  • Pedro

    Janca, você já viu esse levantamento da Pluri Consultoria??? Vc leu ele e viu os números desse estudo??? Quero crer que um jornalista com o seu currículo, não iria copiar e colar informação de outros veículos de comunicação sem ir atras da verdade alegada. Enfim, só achei veículos paulistas que citam a tal consultoria, exaltando o suposto poder de consumo do corinthians. No entanto, no estudo disponibilizado pelo site da Pluri não encontrei os numeros, mas sim que o Flamengo uma participação maior que a do corinthians de considerados as 10 unidades da Federação de Maior PIB.

    http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/Pluri%20Pesquisas%20-%20POTENCIAL%20DE%20CONSUMO%20-%20TAMANHO%20DAS%20TORCIDAS.pdf

    Sem querer ser grosseiro, mas espero que não seja covarde e cumpra com o seu dever de informação, mostrando aonde está o estudo e o numero levantado pela Pluri.

    Até pq, considerar PIB do estado é uma coisa e parcela da torcida nas classes economicas do mesmo estado é outra. A torcida do Flamengo tem maior parcela em todas as classes economicas do RJ e pais a fora o mesmo se repete, confesso minha ignorancia qnt aos numeros do Corinthinas, mas duvido que seja maioria até na classe A de SP…

    Aguardo o estudo da Pluri para ver os numeros e matar minha curiosidade sobre o estudo apontado por vc.

    SRN

    • Gaviões da Fiel

      ….Bandos de alienados cegos….enquanto vcs ficam enganando vcs mesmo dizendo que são os maiores do Brasil, o CORINTHIANS trabalhou calado e hj ja é o maior das AMERICAS..CHUPEMMMM..

      • Marcelo Vítor

        Ah, esqueceu de informar… COM DINHEIRO DA CAIXA E PASSANDO DE FASE COM UM ROUBO ESCANDALOSO DE ARBITRAGEM CONTRA O VICE DA GAMA, ou já esqueceu?…

        #SRN.

        • Verde de Desgosto!!

          ….O choro é livre amigo! vcs passaram 20 anos recebendo $ da petrobras e não ganharam nada!! kakk kakak ak por acaso a petrobras tbm não é empresa publica? não tem 60% de $ do governo? cabeça de camarão!! vc tem telhado de vidro…..

  • ANDREFLA

    gente vcs tem que entender que dirigente de futetol é igual a politico,quando assume o cargo sempre coloca a culpa na administração passada que pegou o clube quebrado que ta arrumando a casa,mas ninguem faz nada.apatricia amorim tinha o mesmo discurso viram no que deu.cade os tijolinhos?CARO RODOLFO SO SOU REALISTA E NO FUTURO VAI VER QUE TENHO RÃO

  • Peraltas

    CORINTHINAS CAMPEAO INVICTO E O MAIS RICO DAS AMERICAS..
    Atual campeão invicto, o Corinthians também é o clube mais rico das Américas graças a seus impressionantes números obtidos na temporada 2012. A maior receita da história foi anunciada pela direção corintiana no mês de março. Sem a transferência de atletas, o Corinthians atingiu mais de R$ 324 milhões. Se somadas as negociações, o valor salta para R$ 357 milhões.

    Neste infográfico, o Terra traz muito mais que isso e praticamente abre a “caixa-preta” das finanças corintianas. Explicamos a ascensão, as principais fontes de receitas, as negociações de atletas e, entre outros, o curioso crescimento da dívida do Corinthians.

    Em seis anos, o Corinthians subiu 416% em recursos arrecadados sem incluir negociações de jogadores. Em relação ao ano anterior, o salto para 2012 foi de 41%. Se incluída a categoria venda de atletas, o último exercício totaliza R$ 358,5 milhões

    2007 – R$ 62,9 milhões
    2008 – R$ 90,7 milhões
    2009 – R$ 151,1 milhões
    2010 – R$ 177,7 milhões
    2011 – R$ 230,8 milhões
    2012 – R$ 324,7 milhões

    • Thiago

      METADE DISSO AI É DINHEIRO DO GOVERNO ! SEUS BUNDAS MOLES.

      • Gaviões da Fiel

        ….Metade foi ganho alugando sua bunda suja na Aven Copacabana!! Alienados!! acham que são grandes? sai da casinha de sonho urubu!! chupaaaa…

        • SRN

          Não achamos que somos grande, seu gavião analfabeto… SOMOS O MAIOR… se tá preocupadinho com a farsa do seu clube corruPTo, vai postar na página dele, ô mané..

          • Verdão!!

            ….Maior em que? em dar calote nos pobres jogadores de favela que vc recrutam tipo: muralha,renato,leo,negrete rssss…..Maior em fazer vergonha e viver numa utopia!! não tem estadio, nem ct, não tem moral na praça, não tem nada e ficam se achando os tais!!! vamos verdãoooo

      • Verde de Desgosto!!

        ….Kd as tetas da petrobra que vcs mamaram por 20 anos? alguem cortou?

  • O corte do tecnico nao foi por motivo de economia nao e sim politico. E estao gabando por isso. Se precisam economizar…. entao manda o cadu embora… vai dar quase a metade do salario da comissao tecnica… e olha que e so ele, o tal cadu./fora os outros novos contratados que nao serve pra nada. Esse negocio de economia e balele. O mengao nao tem tempo de economizar nada… temos que ganhar tudo e ate patrocinio forte para pagar dividas e/contratar crraques. Senao vamos virar pequenos. Nao podemos trazer cadu para ficar um ano e meio de graca no passe. E sinal que a volta do futebol dele sera longa. E por isso. O salario dele e caro por meio milhao… entao eu pergunto… e essa a economio da nova diretoria e seria e eficaz ? E srn.

    • janca

      Foi principalmente por economia.

  • Fla

    Eu ñ sei da onde vc tirou qu a torcida ñ esta sendo compreensiva,ñ vejo nenhuma manifestação contra,pelo contrario.

    • janca

      Não disse que a torcida não está sendo compreensiva, disse que tem de ser compreensiva. Se escrevi que não está sendo e generalizei, peço desculpas. Até porque uma torcida está longe de ter pensamento único. Mas em momentos como esse muitas acabam não sendo (compreensivas). Ou pelo menos alguns setores delas parte para o protesto. E acho que o Flamengo está no caminho certo.

  • Gaviões da Fiel

    ….Bandos de alienados cegos….enquanto vcs ficam enganando vcs mesmo dizendo que são os maiores do Brasil, o CORINTHIANS trabalhou calado e hj ja é o maior das AMERICAS..CHUPEMMMM..

  • sou da mesma opiniao do marcos….como pode a diretoria contratar o Carlos Eduardo….um desconhecido….ganhando uma fortuna….e nem está pronto pra jogar…cadê a economia??
    alem disso…depois de tanto tempo se recuperando….ganhando salario sem produzir nada…entra em campo e fica mais perdido do que cego em tiroteio…..ACHO QUE DEVEM REVER ESSA CONTRATAÇAO….TALVEZ MANDAR EMBORA LOGO ANTES DE PROVOCAR MAIS ROMBO….nao fará falta alguma..
    SRN

  • clube “FLAlido” kkkkkkkkkkkk. Mais nada a declarar a vcs mulambos!!!!!!!!!!!

  • ANDREFLA

    CONCORDO COM O MARCOS. SE QUEREM CORTAR GASTOS PORQUE NÃO MANDA O SEU PELAIPE EMBORA OU PEDE PARA ELE PROPRIO REDUZIR O SALARIO DELE MESMO,PELO QUE SEI SÃO TREZENTINHOS MENSAIS,ME CORIJAM SE TIVER ERRADO.DIRETOR JOGA BOLA?SEM CONTAR QUE ELE SO ESTA CONTRATANDO JOGADOR DO EMPRESARIO AMIGUINHO DELE.JA O CARLOS EDUARDO DERAM FOI UMA PERNADA NO MENGÃO,O RUBEM KASAN SABIA QUE A RECUPERAÇÃO DELE ERA DEMORADA E MANDOU PARA O MENGÃO P/ SE LIVRAR DO SALARIO,QUANDO ESTIVER RECUPERADO VOLTA.MUITO INTELIGENTE ESSA DIRETORIA,ACHO QUE O GALINHO ENTROU NUMA BARCA FURADA

  • Vermelho de Vergonha

    …..Ainda vivemos nos gabando achando que somos os maiores!! não sabemos nem contratar bons jogadores!! isso cheira a beira da falencia moral e financeira…..são jorge salve o flamengo!! mas são jorge é CORINTHIANO? hiiiii fodeu……

  • ONTEM O VICE DA GAMA CAIU DE NOVO……ETA RJ PORRETA….FUTEBOL DE EXPORTAÇAO…

  • AINDA BEM QUE TEM O VASQUIM PRA ME DAR ALEGRIA…..

  • paulo roberto

    Acho que o meu nome foi cronado.KKKKKKKKKKKKKKKK

  • Daqui a pouco os patrocinios do mengao cortarar os ganhos do mengao… eles pagarao fortunas pra que???? Se o mengao ests virando um time pequeno. Sem. Jogadores e moral.

  • Daqui a pouco os patrocinios do mengao cortarar os ganhos do mengao… eles pagarao fortunas pra que???? Se o mengao ests virando um time pequeno. Sem. Jogadores e moral. Olha, ja tenho quase 60 anos.portanto velho como os dirigentes do fla. Se demorar uns 10 anos pro mengao voltar a ter crsques…. ate la ja poderei esta morto e sem ver o mengao do geito que era. E mrrece. E ser grande.

  • Esses jogadores do tipo cadu elias e os outros contratados agora… nem de graca eu quero. Quanto mais ganhando uma fortuna que ganha… cade a politica de corte.

  • Gosto muito do zico, mais qando ele largou o mengao e foi viver a sua vida propria . Ele chegou a trabalha no vasco e foi vice no mundial pelo vasco- e quando sisma de ajudar o mengao.. so nos coloca em furadas primeiro nos encheu de pernas de pau., no ano passado-. E agora trazendo essa diretoria. Pois pra mim sao peixe fora dagua.

    • Renato Rasiko

      Marcos, é óbvio que vc é parte da quadrilha da Patrícia. Só não vê quem não quer. Disfarça melhor… se tiver competência.

  • Renato Rasiko

    Janca, a declaração do Bandeira (“Não vamos olhar pelo retrovisor”) está no blog do Lúcio de Castro na Espn. Quero deixar claro que apoio inteiramente a nova diretoria, que está mostrando serviço, e do bom, mas esse tipo de declaração e posicionamento está longe de atender as reivindicações e o direito dos torcedores. Como você bem assinalou, o Flamengo é patrimônio nacional. A gestão da Patrícia foi a pior de toda a história rubro-negra, superando até mesmo o malfadado Edmundo Santos Silva.

    • janca

      Concordo com você, Renato. E acho que a gestão da Patrícia foi desastrosa sim. Só não sei se pior do que a do Edmundo Santos Silva. Aí é jogo duro. Abs.

  • Paulo Vieira

    E só sair outro campeão libertadores que acaba essa palhaçada até o Olímpia do Paraguai ganhou.

    • Fla!!

      Até o Olimpia ganhou, mas o flamengo não ganha jamais com esse time meia boca!!!

  • Jose Raimundo Prado

    Boa tarde a todos acima: A Diretoria do Flamengo está muito certa de fazer contenção de despesas em função de uma dívida muito grande que o clube tem ao longo dos anos em administrações desastradas e no momento tem que ser assim. São pessoas que trabalharam no setor privado e público e sabem muito bem o passo que estão dando e eu concordo em genêro, número e grau tudo que estão fazendo nesse início de ano no clube. Acho que fizeram muito perto do que a Patrícia Amorim não fez em tres anos de gestão. Percebe-se pelas notícias pela internet principalmente que o desmando na sua administração foi uma das piores que o Flamengo ja teve em toda sua vida. Essa é minha opinião. Até mais. Tchau…..

  • Fla!!

    Ainda bem que tem time como o vasco para dar alegria, pq se fosse depender desse flamengo a gente estava fudido!!! eita time sem vergonha!!! todo ano a mesma ladainha!! traz tecnico e dois meses depois derruba tecnico!!! e a torcida? vevi se iludindo!!! logo tem mais processos de cobrança contra a gente!!! ja estou vendo o Ofical de Justiça batendo na porta da gavea com uma citação nas mãos!!!! bora flammm

  • Kalunga da Fiel!!

    Corinthians terá mais torcida fora, do que Flamengo atuando em casa.
    23 de Março de 2013 às 16:20
    Comentários (21)

    Foi confirmado nesta sexta-feira, de que os dois mil e quinhentos ingressos destinados à torcida corintiana para a partida diante do Guarani, domingo, em Campinas, já estão esgotados. A partida, será válida pela décima quarta rodada do Campeonato Paulista, e como de praxe, a Fiel vai invadir.

    Uma curiosidade, é que na partida diante do Bugre, fora de casa, o Timão terá mais torcida do que o Flamengo, que diz ter a maior torcida do Mundo, quando atua em ‘sua casa’.
    Na partida diante do Resende, na semana passada pela estréia do segundo turno do Campeonato Carioca, apenas 1.764 pessoas compareceram ao Engenhão para assistir a partida numa bela noite de quarta-feira, e com ingressos ao mesmo preço dos que se encontra em São Paulo: o mais barato, 40 reais.

    Ou seja, já neste domingo, diante do Guarani, o Corinthians já irá levar mais torcida, em uma partida fora de casa, do que o time que diz ter a maior torcida do mundo consegue jogando em seus domínios.

  • ANDREFLA

    parabens diretoria estamos caminhando a passos largos p/ segundona do brasileiro.abram os olhos torcedores iludidos,vamos cobrar essa diretoria urgente ,esse discurso de economia vai nos levar ainda mais p/ o fundo do poço.isso é uma vergonha não ganhar de olaria e boa vista.esta na hora de parar de conversa fiada e fazer um time.

  • Andrefla, estamos junto e misturado. Nao vamos puxar saco de ninguem. Eles pegaram o cadu e vai pagar 9milhoes em um ano e meio,dezoito meses, de salario mais de 500 mil mes. Eu acho engracado .se ele deu mais um ano meio de lanbuja para o clube de la…. e porque esse um ano e meio no mengao sera jogado fora para se recuperar as custa do mengao e fora o salarios. Isto foi otimo o cadu e pro time dele e pro mengao….e como ter eentrado de gaiato no navio. Entao nao vem me dizer que nao temos jogadores melhores por causa dinheiro e a tal economia… se fosse por isso eles nao gastariam milhoes com o intuito de recuperar jogadores pros outros. Valau.. vamos ficar de olho neles e SRN.

  • Olha, estamos perdendo moral por causa dessas economia burra. Fora que estamos perdendo bilheterias…. que com elas daria para pagar bons jogadores. Nos estamos economizando ou estamos com um time caro? Manter esse time por qualquer valor e muito caro…. pois nao jogam merda nenhuma. Pra ser time pequeno. No maximo que um time pequeno paga e na casa dos 3 a 5 mil por mes. Entao nao estou vendo economia nenhuma nessa porcaria de time. e olha, os bons nao aceitam reducao salarial. Metem o pe. Eles so conseguiam reduzir dos pobres velhinho, renqto abreu e do leo moura. E so. Olha, esse. Time e tao pequeno que nem dos pequenos ganhamos mais rsrs. E mole?

  • A coisa esta preta no mengao e gostaria wue o bandeira e o wallim chegasse ao torcedor do mengao. Tamanha vergonha. No inicio da patricia foi bem melhor e fomos campeao invicto , ganhando os 2 turnos e se classificando para a libertadores. E agora vams conseguir o que? Serar que vai ser nao conseguir ir pra semi da tarca rio e final do carica e ir pra segundona maldita. E nao venha so falar de economia nao. E melor pagar as dividas ao pouco doque recuperar pestigio ao pouco nao acha.

  • O wallim tem que dizer o porque eles estao ferrando o mais querido. A midia tem que pedir o porque eles estao fazendo essa vergonha toda.

  • Na entrevista que agora o pereba do pelaipe, esta dando na radio globo. Cheio de dedo…. falando pra dentro,tipo humilde. O cara perguntou se o jogador com salario atrazado…. faz corpo mole. Entao eu digo e que e cortado o salario pela metade, nao e quase igual.. e ka pra nos! Usar o vampeta como desculpa para nao tem um bom time ai e foda. Estamos com receitas muito boas para manter so perabas. Sera que tbm nao dar para dividir o salario do pelaipe tbm.

  • O pelaipe esta torcendo pro mengao jogar no maraca e eu sonho com o/mengao ter sua casa. Isto e:-) estadio proprio

  • Temos que tirar leite de preda para aturar esse time e essa diretoria. O pelaipe fslou igual ao traira da terra dele, que se chama ronaldinho gaucho. Disse assim:-) ” hoje eu sou flamengo estou sendo flamengo. Seraque depois vai cair fora quando o barco comecar a afundar do tipo ronaldinho.

  • Temos que tirar leite de preda para aturar esse time e essa diretoria. O pelaipe fslou igual ao traira da terra dele, que se chama ronaldinho gaucho. Disse assim:-) ” hoje eu sou flamengo estou sendo flamengo. Seraque depois vai cair fora quando o barco comecar a afundar do tipo ronaldinho. E melhor cair fora logo pelaipe.

  • Se o mngao quer economizar de verdade… manda embora o pelaipe e as tralhas que ele troxe do tipo cadu, elias, wallace, gabriel e joao paulo. Essea seria uma economia e tanto. Compara ele ao zinho por favor ! O zinho fazendo economia seria troxe jogadores baratos e de futuro do tipo:-) amaral, welliton silva, esse menino novo que esta jogando muito e merece ser titular , e por ai vai. K pra nos o querido zinho flamenguista e bem melhor doque esse gremista chamado pelaipe. Ther… o zinho e tri legal e melhor doque vc. Fora pelaipe e volta zinho pelo amor de DEUS.

  • ANDREFLA

    hoje um torcedor que comprar uma camisa,mais ai não tem um jogador para falar eu quero comprar acamisa de fulano de tal.ai compra a de zico 60anos é oque nos resta.abra o olho o contrato da adidas é de produtividade cada campeonato que não ganha vai caindo o patro.se não tiver time com jogadores de nome não vai vender camisa não vai ter publico.aqui no meu bairro so que sei tem eu e mais 5 colegas que tem a camisa do mengão e são todas do love.sera que alguem compra uma camisa do grosso do hernane,elias etc.

  • Robson

    Moro aqui em Campo Grande/MS e número de corintianos vêm aumentando ano a ano. Acredito que se o Corinthians continuar nesse caminho de conquistas, com certeza, em breve, terá a maior torcida. Não há como fugir disso, é uma tendência mesmo. Se olharmos as primeiras pesquisas sobre o números de torcedores, veremos que o Flamengo liderava como uma folga imensa. Hoje não é mais assim, além do que, o Corinthians pertence ao Estado mais rico da nação. O seus torcedores estão mais concentrados em grande maioria em São Paulo, Paraná, agora aqui nos 2 estados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já estão emparelhados com os do Flamengo. A situação é toda favorável ao Sport Club Corinthians, gostem ou não…

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo