Nobre e a Mancha



Não consigo entender como Paulo Nobre seguiu dando regalias à Mancha Alviverde depois de tudo o que aconteceu com a diretoria anterior, que chegou a ser ameaçada por integrantes da uniformizada e viu a lanchonete do então vice-presidente Roberto Frizzo, o tradicional Frevinho, invadida por torcedores no ano passado. Jogadores palmeirenses tiveram que contratar seguranças para evitar que fossem agredidos na rua e mesmo assim a organizada seguiu recebendo ingressos de graça, por exemplo, para jogos no exterior.

Um deles foi o de quarta, contra o Tigre, em Buenos Aires. O resultado foi a pancadaria no aeroporto, cujo alvo principal era o chileno Valdívia e que acabou atingindo o goleiro Fernando Prass, logo atendido pelo médico do clube. Acabou com três pontos na cabeça.

Em 2008 o técnico Vanderlei Luxemburgo também fora alvo da torcida, assim como o atacante Vagner Love, o primeiro no aeroporto, o segundo, em uma agência bancária. E os privilégios à uniformizada continuaram.

Menos mal que agora o novo presidente do Palmeiras, embora já esteja administrando o clube há mais de um mês e meio, tenha dito que vai cortar as regalias da torcida. E deveria ir fundo na questão. Não deixar que ela use o escudo do clube para lucrar fabricando e vendendo camisas, bandeiras e outros artigos mais.

Não bastasse o episódio envolvendo a Gaviões da Fiel e a Pavilhão Nove na Bolívia, agora vem a Mancha na Argentina? Já passou na hora de rediscutirem as relações dos clubes com suas organizadas. Que elas sintam no bolso. E que os dirigentes deixem de ser reféns de torcedores que não representam a instituição, seja ela Palmeiras, Corinthians ou São Paulo. Os verdadeiros torcedores são outros. Uma maioria talvez silenciosa que tem de começar a falar.



  • Armando Lima

    Janca, infelizmente a maioria das notícias que recebemos das torcidas organizadas são as piores possíveis. Quer mais uma: há algum tempo deixei de ir aos estádios por temer sofrer arrastões; com medo de tanta violência, que quase sempre vem das organizadas. Enquanto não houver duras punições, teremos sempre de estarmos lamentando as péssimas notícias que delas vem.

  • alfredo

    Exatamente, Janca! Por que as regalias continuaram? Espero que, depois de todas as portas e janelas arrombadas, o presidente do Palmeiras justifique o sobrenome. O Brasil tem uma grande chance de limpar seu futebol. Luciano Bivar, presidente do Sport, levantou outro problema que teria de ser investigado profundamente: a de pagar pra ter jogadores de seu clube convocados pra seleção brasileiro. Ele contou que em 2000 pagou um lobista pra colocar Leomar na seleção treinada por Emerson Leão. Disse que é comum no futebol. A ser verdade, começo a entender porque 70, 80 jogadores são convocados em apenas um ano.

    • Alfredo. Há muito tempo que futebol virou negócio nojento, na maioria das vezes ganha, quem a FIFA, CBF e outras entidades determinam, más atualmente a seleção no comando o FELIPÃO, pode ficar tranquilo, que este ninguem vai dizer a ele, com deve ou não deve ser convocado. Lembra na copa de 2.002, que a imprensa parcial deste país, praticamente exigiu a convocação do Romário? Não tomou conhecimento não aceitou pressão e não convocou e ganhou a copa do mundo. Nesse técnico eu boto a mão no fogo, com ele esse tipo de safadeza não existe.

  • francotimao

    Ola, Janca, penso ser praticamente impossível acabar-se com as organizadas, mas é possível puni-las, combatê-las, inibi-las, etc…inclusive privando-as do uso do escudo do time como vc sugere no post, desta forma e assim agindo ficaria difícil pra elas continuarem a “viver” dos clubes e como vem acontecendo ultimamente estão mais denegrindo a imagem dos clubes do q colaborando pra melhoria da marca do time do coração, seja como for, esta passando da hora de tomar-se atitudes pra q no minimo melhore a ação destas facções esportivas..Abs!!!!!!!

  • Janca!

    Quero deixar registrado neste Blog que essas torcidas organizadas têm que serem exterminadas.
    Não podemos tolerar mais esses marginais nos estádios – por que torcedores somos nós; os chamados “torcedores comuns” – desse modo é que somos chamados por eles (os marginais).
    Eu li a respeito de organizadas na ocasião do ataque ao jogador Wagner Love e outros – e o que mais me surpreendeu é que houve um relato de enriquecimento ilícito de um ex presidente de organizada do proprio Palmeiras e ninguém mais ouviu falar.
    Se foram os clubes que criaram – que agora destruam estas torcidas que se transformaram em facções.

    Viva a nova diretoria do Palmeiras.

    Abraços Palestrinos.

  • Benedito

    Já passou da hora. Porém não é tarde!
    O futebol está refém de poucos. Mas muitos fazem o prazer de alguns.
    Quem são os quevivem destas organizações? A questão é o medo de mexer com eles e perder-los? Quando vejo mulheres e crianças nos estádios, percebo a maravilha que é o esporte, porém para alguns isto é fantasia de falso moralismo, porque a midia e o marketing vivem de outras coisas, sobrevivem de agitações fantasiosas. As cameras são colocadas estrategicamente para vermos a maravilha do torcedor alegre e cantando. O perigo é os bastidordestasfacçoes organizadas. E garanto não é o clube A ou B, são muitos, o futebol brasileiro precisa ser repassado a limpo. E aquelesque vivem do futebol sejam mais criativos e menos dependentes.
    Para vender cerveja necessito de mulheres bonitas e seminuas
    Para vender cigarro tenho que levar vantagem em tudo!! SERÁ???
    POBRE FUTEBOL BRASILEIROS E TUPINIQUIM.

  • Divaldo Antonio de Oliveira

    O que não da para entender e como um clube da dimensão do Palmeiras aceita ser refém de uma ou duas centenas de desocupados delinquentes que nada fazem além de se beneficiarem da imprudência de diretores e conselheiros, denegrirem a imagem do clube e causarem prejuízos não só patrimonial como moral e de imagem. Que o Sr. Nobre use a nobreza do sobrenome e ajuíze sem tardança ação que proíba esta quadrilha de usar ou comercializar qualquer simbolo do clube e que a multa pelo não cumprimento seja diária e astronômica. Coloque esta sucia no olho da rua e não permita mais o ingresso destes celerados em qualquer dependência do Palestra.
    Casse de imediato o mandato de vagabundos representantes da facção eleitos como conselheiros e informe a eles que a porta da rua continua sendo a serventia da casa.
    Sou radical? sou. Mas lugar de bandido sempre foi e sempre será na cadeia.

  • F. LIMA

    Essas uniformizadas já deveriam está eliminadas, porém, o que vemos é regalias, apoio dos dirigentes palmeirenses…sabem o que é isso? MEDO, MEDO, todos os presidentes e diretores tem medo de falar, agir contra essas facções que matam, surram, espancam, causam grandes prejuízos aos times de futebol Brasileiro (viram o Corinthians?), por parte de Brasil não vai acontecer nada… O poder judiciário é fraco inerte com relação a estas torcidas, fazem que punem e eles (torcidas) fingem que cumprem as punições. Como podemos chamar torcedores que se juntam em bandos para assassinar, roubar, depredar, espancar, etc… Podemos dizer com toda convicção que são um bando de ladrões, quadrilhas de bandidos…a mancha fez isso, e não vai acontecer nada, daqui uns dias vão aprontar novamente. Porque não copiar as leis de paízes de primeiro mundo? O Brasil não aprende com seus própios erros, as pessoas não vão mais aos estádios com medo de violência…com vou levar meu filho para assistir um jogo do Palmeiras? Deputados, Senadores, Juízes, Dirigentes, Cartolas (todos ganham muito bem) façam alguma coisa séria e rápida, para salvar o nosso futebol de tanta violência…se não vai chegar o dia em que os times de futebol vão jogar sozinhos em estádios vazios.

  • Vaz

    Infelizmente diante de toda indignação apresentada pelo Nobre uma coisa demonstrou que na pratica nada vai mudar, pois lá pelo meio de sua declaração nos brinda com a seguinte colocação: que o Palmeiras está suspendendo as relações com as torcidas enquanto estas organizadas não se organizarem. Fica claro que a ação é temporária e que termina quando as as TO’s se organizarem seja lá o que isso signifique.
    Nobre assumiu a menos de dois meses mas logo nas primeiras semanas outro jogador foi agredido pelo mesmo torcedor que já tinha agredido outro atleta na entrada do clube e apesar da veêmencia das declarações informou que não iriam denunciar o agressor. A conivencia continua e nada mudou.
    Agora, nenhum BO elaborado, exame de corpo de delito e menção que algum processo vai ser aberto.
    Espero que em relação as torcidas, o Corinthians cobre na justiça a multa e o prejuizo de portões fechados da Gaviões, Camisa 12 (que parecem esqueceram) e Pavilhão seja lá qual. Começariam a dar o exemplo e teriamos muito dirigente comprometido.Infelizmente vão pagar a conta, dar um tempo e depois a coisa volta a rotina de promiscuidade.
    Só vejo um jeito para acabar com isso: MP, Receita Federal e órgão s de fiscalização. Torna-se necessário investigar as relações de dirigentes com estas pragas e pararem de insinuar isso, insinuar aquilo mais nenhum fato é levado a justiça.

    • Palmeiras Sempre

      Perfeito o seu comentario amigo Vaz, o Nobre infelizmente tambem parece estar contaminado por estes baderneiros, e espero que ele devagar mas sempre vai apertando estas organizadas até conseguir elimina-las da entidade SEP, aí sim ele tera meu total apoio. Por enquanto ainda fico com o pe atras pois por ele ja ter participado de torcida “organizada” acha isso bonito e lindo de ver e aplaude estas organizadas que sao hoje em dia na realidade faccoes do crime.
      Diz tambem que nao pode fazer nada para acabar com elas, desculpe mas nao concordo, é muito simples como ja foi postado aqui, nao permita que se utilize a marca Palmeiras nas camisas destas TO’s, ou seja, que eles utilizem apenas e tao somente aquele simbolo ridiculo da mancha sem o uso da marca Palmeiras associado. Isso por si so ja seria de uma grande valia e tiraria o nosso Palmeiras de bem desta marca de criminosos da Mancha Alviverde.

  • julio

    Já assisti grandes jogos no morumbi, palmeiras x corinthians, palmeiras x são paulo, sempre com público acima de 110.000. bons tempos. haviam algumas brigas, mas logo chegavam a turma do deixa disso e tudo voltava ao normal. depois começaram a aparecer as “organizadas” e com o tempo, se envolveram politicamente com o clube e virou esta cafajestada de hoje. quais os motivos que levam o presidente de plantão a fornecer ingressos gratuitos para estas torcidas? por que permitem que usem os simbolos do clube em suas vestimentas e não cobram nada por isso? por que não acabam com estas gratuidades, impeçam o uso da marca sem licenciamento? tragam de volta os verdadeiros palmeirenses de volta. paulo nobre é jovem, e não deve estar contaminado pela velha politica. “chuta o balde, meu nobre”

  • Ton

    Os verdadeiros torcedores são os torcedores comuns! São aqueles que torcem, paga caro no ingresso, enfrenta a má educação da polícia motivada por esses bandidos das TOs.
    Pode apostar que esses marginais travestidos de torcedores que causaram essa bagunça na Argentina foram os mesmos que agrediram os jogadores do Palmeiras em ocasiões anteriores e NUNCA são punidos!
    Pelo menos, a postura firme do Paulo Nobre foi correta, tomara que ele cumpra a promessa e de fato, corte essas regálias das TOs.
    Quem defende as Organizadas, citam ações sociais desenvolvidas pelas mesmas, porém elas não fazem Jus ao nome porque não possuem a mínima organização para controlar e punir seus membros diantes de atos de vandalismo. Só resta uma pergunta a fazer! Até quando?????????????????????????????????

  • kafepaulo

    kafepaulo disse:
    26 de fevereiro de 2013 às 11:44

    Por que o Sport Club Corinthians Paulista, na pessoa do seu presidente, o Dr.Mario Gobbi Filho, não proibe de vez de toda e qualquer torcida organizada de entrar no estádio, em seus jogos com as camisetas deles, faixas e tudo o mais que remetem a organizadas…o torcedor corinthiano vai agradecer e muito essa providencia, pois que eles façam a festa em prol deles mesmo em suas quadras, futsal entre eles, e tudo o mais que eles fazem para arrecadar fundos para a sua existencia…
    Deixem a instituição Sport Club Corinthians Paulista, para os torcedores, e até para “eles”, más que sejam com camisas comuns ou camisetas do Timão, NÃO AS CAMISETAS ORGANIZADOS NO ESTÁDIO!!!!!
    Responder

    Vaz disse:
    26 de fevereiro de 2013 às 11:58

    Porque só o Gobbi tem que fazer isso? Os demais não, as outras não precisam ser proibidas? Caimos na discução novamente de santos e demônios. Nada de útil vai de produzir se continuarem enxergando que aos amigos tudo aos inimigos a lei. quanto a livre associação é só é possível dentro de entidades que cumpram as normas jurídicas deste país. Ninguém (estou extrapolando confesso) pode se associar sob pena de cadeia a entidades que mesmo dentro da lei estão em processo de fechamento e punições legais (quem o faz acaba envolvido e tem sua atitude questionada e colocada sob suspeita) o problema é que não investigam estas organizações que como você mesmo menciona Janca já cairam de podre faz muito tempo e ao não faze-lo acabam por mantendo-as em banho-maria ou seja com um pé na ilegalidade e outra funcionando na base de liminares e outros instrumentos legais que nunca são caçados. Ao estingui-las e responsabilizar criminalmente seus dirigentes a coisa muda com certeza, agora enquanto for bacana fazer parte de organizada, dar IBOPE e for simbolo de status a coisa não muda. Estes caras precisam da mídia para existirem e enquanto continuarem podendo ostentar seus símbolos, faixas, musicas e outros instrumentos de propaganda nada vai mudar e vão continuar aparecendo e aliciando menores como é o caso. novamente uma boa oportunidade está sendoo perdida até que nova morte aconteça e lá venham as acusações. quem será a próxima?
    Responder
    kafepaulo disse:
    26 de fevereiro de 2013 às 21:14

    Eu coloquei o Dr.Mario Gobbi Filho, pois é o presidente, de fato do Sport Club Corinthians Paulista, dai uma norma da instituição, terá de partir dele, e que PM e seguranças particulares façam o trabalho deles de forma correta, não deixando “eles” com as camisetas deles, para que os torcedores fieis corinthianos não tenham de pagar pelas besteiras “deles”. Claro está que isso não acabará com a bagunça, que alguns poucos irão fazer, pois são humanos, talvez com alguma deficiencia em termos de educação familiar/escolar, respeito e tudo o mais que faltam aqui nessa terra de ninguém, más com certeza é um pequeno passo para moralizarmos as pessoas mal educadas.
    Não ter direito ao espaço no estádio, que pouco a pouco, os próprios torcedores vão se adequar as novas exigencias.
    Um outra coisa que não entendo, como foi falado pela direção do Timão, que todos os ingressos populares são vendidos pelo programa Fiel Torcedor, para que existem os previlegios dos ingressos para as TO’s, vendidos em suas sedes? Não são através da internet, como o são para os outros? Por que do privilégio? Dai vem o presidente, dizer que não tem vinculo com organizados? Aonde está a verdade nisso tudo? Vou deixar claro que não sou a favor de eextinção das organizadas, só estou dizendo que nos jogos do Timão, teriam de usar camisetas do Corinthians, sejam oficiais ou piratas, e nunca camisetas que remetem a organizadas, pois esses tem a preferencia pelas organizadas, só isso.
    O maior exemplo disso que digo é o Coritiba Football Club, que aboliu a entrada das camisetas das TO’s em seus jogos, e o que vemos na torcida deles, é uma maioria de mulheres e familias na torcida lá no Couto Pereira, essa descisão foi tomada, após os lamentáveis acontecimentos na final do BRA10, na queda para a segunda divisão.
    Responder
    SERÁ QUE COISAS JÁ FALADAS NÃO DÃO UM SUBSIDIO PARA QUE ALGUÉM TOME AS PROVIDENCIAS??????

  • Cesar Magalhães

    No Brasil e estes presidentes só agem depois da porta arrombada.
    Mas espero que os presidentes se unam com as autoridades e prendam quem é bandido seja no campo, na torcida ou em qualquer lugar que eles estejam. Lugar de bandido é preso ou joga os caras no mio da Amazônia om uma bola de 10kg nos pés.

  • danone

    torcedor, é realmente aquele que independentemente da situação bate no peito e diz que tem orgulho do seu time, aplaudi e fica em silêncio muitas vezes. vai para o estádio para incentivar, não estraga patrimônio do clube, pois quer o time sempre melhor financeiramente, ou você quebraria um patrimônio seu? não faz baderna no estádio para o clube perder mando de campo e ser multado, para ter que jogar sem torcida e tendo despesas extra para mandar seus jogos fora de casa, deixa seus atletas trabalharem em paz, para terem bom desempenho, ainda bem que os bons torcedores são a maioria………….

  • Luis Marcos

    Falam que as torcidas uniformizadas,são fieis,vão ao estadio.Então alguem me explica!Porque a media de publico nos campeonatos brasileiros são menores se comparado com outros paises.

  • Rodrigo

    Incrivel como o cara ainda arranja alguma coisa pra falar mal do Palmeiras. Vc deveria elogiando a atitude do Paulo Nobre. E não dizendo q demorou pra fazer isso.

    • janca

      Mas só agora ele percebeu que a organizada faz mal ao clube, inclusive ameaçando e, como vimos, agredindo jogador? Quem mandou dar ingressos para esse pessoal? Mas ainda como disse antes tarde do que nunca.

  • o cancer do futebol, estas chamadas organizadas, de todos os clubes, sem exceção prestam um dserviço ao clube e ao futebol…. agora outro que presta deserviço ao meu palmeiras e o chinelinho validiva,,, porque não aproveito o episodio e pede o bone e cai fora…. teve 3 anos para mostrar a que veio, e não fez…não acredito mais no jogador valdivia….. senti que o time sem ele, no classico contra o corintias jogou bola, com valdivia o time é nervoso e sem personalidade….

  • Gabriel

    Janca,
    As organizadas se tornaram escudos para um bando de convardes praticarem atos criminosos impunemente. Enquanto não sentirem quaisquer consequencias, vão continuar praticando-os. Enquanto o Palmeiras continuar vendo nelas os representantes da verdadeira torcida, eles vão continuar praticando-os. Estes bandidos, que prejudicam o clube, quer afastando atletas, quer afastando torcedores, não podem continuar a ter a aquiescência do clube. Eles devem ser banidos!!! Os verdadeiros torcedores somos nós, que fazemos do Palmeiras um clube grande, e não estes bandidos, que só fazem provocar danos.

  • CRAQUE NETO O CAMPEAO DA LIBERTADORES E DO MUNDO CHORA PORCAIADA .

    PALMERDA, SERIE B SO NA REDE TV KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • nelson

      voce é 1 idiota, cretino irresponsavel, ignorante e deve se chamar na verdade quero dar a rosca para 1 macho e por isto entra no blog de outros times né florzinha???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • sandro

      vai se fude bixinha

  • Policastro

    No começo da gestão o presidente tinha que tomar pé da situação, se ele entra e ja toma medidas mais drásticas a própria imprensa iria criticar, o importante é que agora depois do primeiro problema, ele tenha pulso forte, e mostre para estes bandidos que o Palmeiras tem rumo e não é um barco a deriva dirigido por um banana como o presidente anterior

    • janca

      Menos mal que agora comece a se mexer, embora as “confusões” aprontadas pela Mancha não sejam de hoje, vide casos com a gestão anterior e com outros jogadores antes do Valdívia, alvo agora dos torcedores. Embora tenham atingido o goleiro…

  • Marcelo

    Quando as organizadas saírem, eu, torcedor comum, volto aos estádios!

  • O que acontece de verdade…..não assisto mais jogos em estádios, nossos filhos e sobrinhos já deixaram de ir também, agora já deixei de ler noticias e sites, netos, e jucas,…E outros….ou seja….imagine tudo isto continuar ocorrendo como estaremos em dez anos….

  • Se nosso Palmeiras foi um clube que nos fez e faz sentir orgulho do seu passado…..certamente, não seremos nada no futuro….conselheiros e torcida estão so dando uma forcinha para antecipar isto….

  • Verdaço

    Eu acho engraçado e estranho que a Mancha verde nunca tenha tentado nada contra o verdadeiro mal que existe dentro do Palmeiras, o senhor Mustafá Contursi. Se ela tivesse feito com ele o que fez contra o Vagner Love, João Vitor, Fabinho Capixaba entre outros, este homem acho jamais pisaria dentro do clube deixando em paz nossa instituição para a reconstrução necessária.

    • janca

      Mas a Mancha não tem que fazer nada contra ninguém. Nada justifica a violência.

  • Diogenes

    Milícia organizada que trabalha com finalidades escusas para uma facção política do clube. Em troca obteem imunidade para cometer todo tipo de terrorismo contra aqueles que não compactuam com suas práticas. Criminosos a serviço de verdadeiros capos de tuti cape disfarçados. Foram a Argentina com a finalidade de hostilizar e desequilibrar os jogadores antes do jogo. Que time tem uma torcida que sai do seu país com a finalidade de promover o seu fracasso? Agora ameaçam a integridade física daqueles que pedem o seu fim. Precisa mais o que para que as autoridades acabem com eles de maneira exemplar? Usem o fim da nódoa alviverde como exemplo para as outras, quem sabe daí não vai nascer um novo torcedor, uma nova associação, com mais respeito pelo clube e seu patrimônio e pela integridade das pessoas. A indignação da maioria tem de prevalecer sobre os interesses escusos de uma minoria criminosa.

  • Boa dia, gostaria de deixar claro que esses bandidos ja deveriam estar sem regalias a muito tempo, acho tbm que tudo tem uma consequencia, exemplo, se o kleber tivesse feito o gol contra o tigres o valdivia teria sido xingado? seo fraquissimo kleina tivesse mantido o esquema tatico tirando o maikon leite por lesão e tivesse colocado um atacante ou um meia, o palmeiras teria recuado??? o tigres estava morto!!!!! o valdivia vem sendo o melhor jogador em campo nos ultimos jogos, quando ele joga faz a diferença, logico que queriamos um tme mais qualificado mas, temos esse time que agora não considero ruim então, vamos prestigiar os jogadores que temos e dar força ao palestra.

  • O TIME É O TERMOMETRO DA TORCIDA , MESMO APESAR DE ALGUNS JOGADORES DE NÍVEL MUITO RUIM , SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE VIOLENCIA.
    ESSE NEGOCIO DE SE ACUSAR APENAS A MANCHA VERDE NAO É JUSTO , POIS QUALQUER TORCEDOR DO PALMEIRAS , QUE COMETE ALGUM ATO DE VANDALISMO DISSEM QUE É A MANCHA.
    TEM IDENTIFICAR O AGRESSOR SE É REALMENTE DA MANCHA OU QUALQUER OUTRA FACÇÃO ,E PUNI-LO COM RIGOR.
    O PROBLEMA É QUE VIVEMOS NUM PAIS DE M… QUE A IMPUNIDADE IMPERA , NAO EXISTE LEI PARA MARGINAIS , UM PAIS ONDE O TRABALHADOR PAGA OS MAIS ALTOS IMPOSTOS DO MUNDO E POLITICOS,DIRIGENTES CORRUPTOS(VIDE DIRETORIA DO PALMEIRAS , TIRONES , MUSTAFAS ETC.) , BANDIDOS ,ASSASSINOS CONFESSOS E TRAFICANTES VIVEM DANDO
    RISADA À TOA.

  • Benedito

    Ponto de vista é pessoal e nem sempre condiz com a verdade! Muitos falam, poucos dizem alguma coisa. Muita falácia em ética mentirosa não tem sentido.
    Um ex presidente do Corinthians, fotogrado ao lado do Kia e do Dualibi, utiliza-se de seu rico vocabulário suburbano periférico, dizendo que tiraria a Copa do Murumbi a qualquer custo. Esta provocação é também violência, porém passamos a mão na cabeça dos “parlatores” e façamos de conta que nada ouvimos, afinal vem do (…). Jogar dinheiro contra um atleta também é violência. Desvirtuamos o acontecido na Bolivia, por que alguns medíocres fizeram da mente drogada asneiras sem sentido na Argentina, eles também devetiam estar preso lá.
    A conclusão que se tira desta história é que a violência começa de fora para dentro do esporte. Não tem um, mas muitos males no futebol. A impunidade começa em quem deveria fiscalizar e denunciar os infratores. São os coniventes para não dizer cúmplices.

MaisRecentes

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo

Fuga de patrocínio



Continue Lendo