Quem matou Kevin?



O rapaz de 17 anos que irá se apresentar à polícia como autor do disparo do sinalizador que matou Kevin Espada parecia, na entrevista ao “Fantástico”, mais preocupado em salvar a pele dos 12 brasileiros detidos na Bolívia do que com qualquer outra coisa. Se foi ele o autor do disparo ou não, não sei, embora seja “conveniente” o fato de ser menor de idade.

O que acho é que faltam muitas coisas a esclarecer e que seguem no ar depois das declarações do rapaz à TV Globo.

Não perguntaram, mas continuo curioso por saber quem bancou a viagem dele à Bolívia. E a viagem dos demais, inclusive dos 12 detidos, um dos quais aparece como um dos responsáveis pelas finanças da Gaviões. Tampouco entendi como se pode comprar na rua 25 de Março, em São Paulo, sinalizadores marítimos. Que loja vende tal artefato, um artefato naval que pode matar e matou em Oruro? Como mais ninguém sabia de nada, se 2 dos 12 detidos na Bolívia estavam com sinalizadores semelhantes ao que o garoto diz ter usado? Quer dizer que no intervalo do jogo ele foi perguntar para a polícia se alguém tinha se ferido do outro lado e a resposta foi que estava tudo bem? Só soube da morte do boliviano mais tarde, quando já estava no ônibus? Há muitas, muitas coisas obscuras.

Seguimos sem saber que foi o autor do disparo e parece que ninguém se importa com o que ocorreu com Kevin. Mesmo na hora em que pediu desculpas à família do garoto de 14 anos, incentivado por uma pergunta do repórter Valmir Salaro, fez questão de incluir pedido de desculpas aos familiares dos 12 corintianos presos em Oruro, que segundo o jovem não têm relação nenhuma com o acontecido.

Talvez, como muita coisa no Brasil, a história acabe em pizza. Ou em medidas socioeducativas.



  • Ton

    Vc tem toda razão, com certeza tem mosquito nesse angu! E na minha opinião a Gaviões tem muito o que explicar ainda…….
    Acho que se as TOs ( de todos os clubes) querem continuar existindo precisam rever seus conceitos. Pra começar entendo que para ser sócio de uma TO o indivíduo tinha que ser maior de idade.

    Peço licença a vc pra abrir um parênteses na esfera esportiva.

    Mas uma coisa que não consegui entender Janca é que o regulamento da competição diz que as partidas de futebol tem que ocorrer em cidades que possuirem aeroportos á uma distância máxima de 100 km. O aeroporto mais próximo de Oruro fica á 170 Km localizado na cidade de Cochabamba. Isso quer dizer que pelo regulamento essa partida NUNCA deveria ter acontecido em Oruro.

    A CONMEBOL não foi capaz de cumprir o seu próprio regulamento e agora a pessoas citam o regulamento para justificar a punição ao Corinthians????????????

    • Carlitos

      Ton, ótima explanação! Uma pessoa foi morta e isto nada poderá sanar. Mas respondendo à pergunta do Janca… Muitos mataram Kevin… quem vendeu o sinalizador… quem o colocou nas mãos de quem não sabe manuseá-lo… quem deixou entrar no estádio… quem formulou a competição e teria que supervisionar toda a segurança e respeitar o regulamento, como você mesmo observou. Hoje pra quem não sabe ou se faz de leigo a torcida Gaviões da Fiel trabalha como empresa possuindo lojas de seus artigos, sem contar que recebe cota para o Carnaval e tem mensalidade paga dos seus associados e convênios com agenciadores de Viagens. Estou dizendo isto, não sou integrante da organizada, aliás de nenhuma, mas conheço pessoas que são e que vão na maioria dos jogos e pagam do próprio bolso, desde ao churrasquinho à passagens aéreas.
      Culpar somente ao Corinthians sobre o acontecido é muito comodo, ainda mais quando é um fato isolado, sem haver briga generalizada. Muita gente está falando muita m… por aí, mas estão se esquecendo na rodada seguinte ao acontecido rojões e sinalizadores estavam presentes nos jogos, sinal que nada foi feito mediante ao ocorrido. A CONMEBOL deveria no mínimo sofrer uma intervenção da FIFA.

      • Junior

        FATO ISOLADO???
        HÁ TEMPOS QUE NO BRASIL TODOS OS ANOS PESSOAS MORREM EM RESULTADO DE GUERRAS ENTRE DESORGANIZADAS E AGORA QUE MORREU UMA CRIANÇA DE OUTRO PAIS VAMOS CHAMAR DE FATO ISOLADO???
        QUANDO A FESTA É FEITA TODOS SAO TORCEDORES, NA TRAGEDIA ELE NÃO É TORCEDOR?????

        CLUBISMO????
        ANTIS????
        INVEJA????

        QUERIA VER SE FOSSE TEU FILHO….
        QUERIA VER SE FOSSE OUTRO CLUBE QUE TEM MENOS INVESTIMENTOS DA GLOBO….

        • Carlitos

          Junior talvez vc. não entendeu ou eu me expressei mal, mas fato isolado quer dizer não houve briga generalizada,m tipo aquela que aconteceu no Pacaembú em 95 na Taça São Paulo onde houve uma vítima fatal e mais de 100 feridos! Acho que agora vc. entendeu!

          • Marcos

            Boa Carlito, pisou na goela deste trouxa………..mais um Anti,somente.

            VAI CORINTHIANS

          • Ton

            Acho que a questão aí Carlitos é porque morreu alguém de “fora”. E as pessoas estão preocupadas não com o garoto ou com a família dele e sim com a imagem dos brasileiros no exterior já que os bolivianos (cometendo a burrice de generalizar) chamaram os brasileiros de assassinos e não os corintianos como esta acontecendo no Brasil (outra burrice de generalizar).
            O exemplo que vc citou é perfeito! Quando um torcedor do Time A do Brasil mata um outro torcedor do time B também do Brasil ninguém chama os torcedores do time A de assassinos, porque no Brasil pra eles é normal.
            E os Hipócritas adotam esse discurso de falso moralismo como se estivesse “chorando” a perda do garoto, mas ninguém adotou o mesmo discurso quando centenas de outros torcedores perderam a vida nos estádios brasileiros, como no caso que vc citou em 1995.

          • Firmino

            Prezad Carlitos, sua colocação é no mínimo pueril, há de convir que os antecedentes da torcida não são dos melhores (vandalismo, …) e o fato de não se ter revista não caracteriza culpa aos bolivianos, pelo contrário demonstraram ingenuidade (até conhecerem essa torcida). A torcida é culpada sim, e ainda por cima coloca um “laranjão” menor pra se apresentar como infrator! Criminosos, assassinos!

          • adilson

            é mais na briga generalizada houve morte entre integrantes de facçoes organizadas, eles se degladiaram ate a morte, todos culpados, agora nao morreu um adolescente inocente que morreu sem nem saber pq . futebol é um lixo comparado a uma vida inocente,pena que os valores para vcs sao diferente estaomais interessados no time de vcs do que procurar justiça pelo o que aconteceu

          • Raphael

            Poxa vc pode ta certo sobre oq escreveu mais ja imagino oq nesse estádios sul americanos acontecem e jogação de objeto em jogadores sempre tem que ter a policial la … e ja parou pra pensa quantas pessoas ja pode ter feridas ou mortas nesse mesmo estadio ?? Desculpe a morte do menino sim foi um fato real não se pode negar mais por ser tratar de Corinthians esta criando grandes proporções só corinthiano não nego também sei que o que aconteceu uma tragedia mais isso td também de deve a falta de fiscalização de controle nesses estádios

          • Fernando Oliveira

            Tem que ser curinguento para lançar um míssil num muleke de 14 anos de idade, apresentar um vagabundo de um laranja menor de idade para assumir a culpa e ainda ter na cabeça a vontade de ficar do lado de fora do pacaembu causando mais arruaça…
            A punição deveria ser cana para todos estes desocupados de organizadas.
            Gaviões é o baralho, é tudo ladrão, e lugar de bandido é na cadeia!

          • Carlitos

            Firmino, com todo respeito que vc merece, pois nem lhe conheço, acho que ingenuidade foi sua em falar que os Bolivianos são ingênuos, em se tratando de Copa Libertadores não existe ingenuidade. Houve foi negligência da Polícia Boliviana e da Própria CONMEBOL, como sempre Houve! Quanto ao se colocar um menor pra responder pelo crime, se realmente não foi ele quem usou o artefato que Matou Kelvin, o tiro pode sair pela culatra, pois a Maioridade na Bolívia é de 16 anos, aliás somente no Brasil e na Venezuela é que a maioridade é à partir de 18 anos! Já no seu caso prefiro que seja ingenuidade sua em generalizar e chamar todos de assassinos, pois antes ingênuo do que Hpócrita!

        • ONCE CALDAS DA ZL

          FATO É QUE A IMPRENSA EM GERAL FICAM ACHANDO LINDO AS BAGUNÇAS QUE OS GAMBAS FAZEM FALANDO QUE´FOI UMA FESTA, ASSIM COMO QUEBRARAM O AEROPORTO DE CUMBICA, DETONARAM TUDO LA E A IMPRENSA FALARAM QUE FOI UMA LINDA FESTA DE DESPEDIDA, POR ACASO NAO TEVE PREJUIZOS ? QUEM PAGOU OS PREJUIZOS ? A GLOBO E BAND FICARAM QUIETOS E NAO FALARAM NADA, REALMENTE SAO TORCEDORES DE RODOVIARIA MESMO, O LÉO ESTAVA CERTO, TANTO QUE FORAM À BOLIVIA DE BUZAO !
          CHUPA SHEIK CHUPA

          • VERDADEIRO

            moça morre por culpa da organizada do santos no carnaval, palmerense morre a pauladas em pleno pacaembu por são paulinos em pancadaria generalizada promovida pelas organizadas dos dois clubes, corintiano morre por estar com camisa do corinthians em esquina conversando com amigo culpa organizada do palmeiras etc……Tem varios outros casos de morte com culpa de torcedores não concordão. Só uma pergunta na pancadaria no pacaembu a mais violeta da historia do futebol brasileiro qual foi a punição do são paulo e do palmeiras nenhuma, então antes de falarem merda cuidem do proprio rabo, chamarem o time e torcida do timão de assasinos como chamaremos vocês, sem esqueçer em momento nenhum o caso do goleiro do flamengo um assasino alguem chamou os flamenguistas de asssasinos

          • Nelson

            Vc está bem desinformado rapaz. Vai procurar no youtube e vc vai ver que quem começou toda a confusão no aeroporto foi a própria policia. A policia pediu para os torcedores sairem e eles já iam saindo do aeroporto e um policial começou a atirar e dai a torcida começou a correr pq ficou assustada quem não correria? Poderia ter acontecido uma tragédia graças a policia. Sorte que um cara filmou tudo e foi até ameaçado de morte pela própria policia. Busque informação e não fale oque não sabe seu trouxa.

          • Zuludamaré

            Manezão assim como sheik falou para o otário deste timinho pega carona aí após a conquista linda do mundial, coisa que o seu timinho ficou de 444444444444 para o barça, digo o mesmo pega carona aí otário!!!!!

        • Junior

          NÃO HOUVE BRIGA GENERALIZADA, MAS HOUVE UMA PESSOA MIRANDO ATIRANDO E DEPOIS FUGINDO DO SEU ATO E ALEM DE TUDO MENTINDO APÓS O OCORRIDO… É UMA PENA TER QUE ADMITIR QUE O CLUBISMO E A INTERVENÇÃO DE UMA EMISSORA VAI NOS TIRAR A OPORTUNIDADE DE MUDANÇAS PROFUNDAS NO FUTEBOL….

          E MARCOS NINGUEM PISOU NA MINHA GOELA NÃO, ESTÃO PISANDO NA GOELA DOS PAIS DO GAROTO E DO POVO BRASILEIRO COM ESSE TEATRINHO NOJENTO CRIADO PELA FACÇÃO DO CLUBE…

          JUSTIFICAR O INJUSTIFICAVEL, E O QUE A ALGUNS DA “TORCIDA” DO CLUBE ESTÁ FAZENDO.

          SE JÁ MATARAM PORQUE NÃO POSSO MATAR TAMBEM, AFINAL. FOI UM ACIDENTE….

          • F. M.

            O senhor é apenas mais um torcedor doente com um discurso repleto de hipocrisia. É temerário crer que o o discurso e a reção de alguns cidadãos possa ser tão vazio. Obviamente não se pode generalizar, não se trata de instituições ou torcidas inteiras, mas o que se vê na internet nos últimos dias é uma vergonha. Em alguns momentos, parece que há torcedores de outros times felizes com a morte do garoto, pois havia a necessidade de criticar os corinthianos, e o desempenho do clube não permitia. A torcida que generalizavam dizendo ser pobre mostrou seu poder de compra e lotou o Japão, mas um fato triste ocorre, e surge uma porção de falsos moralistas opinando de forma doentia, e quase comemorando o fato de ter sido o corinthians a fazer tal coisa. Moralistas estes, que estão tão preocupados com a moral do pais e dos brasileiros, que só se manifestam quanto a esta morte. Gil Rugai matou o pai foi condenado e está solto… ninguém diz nada; pessoas morrem todos os dias por ações criminosas de nossos governantes e … nada; agora, uma pessoa morre em um acidente ( e não estou dizendo que não deva haver punição, pois como diria Arnaldo: “sem querer também é falta”) e os torcedores de outros times crescem e se mostram como cidadãos preocupados com tudo e com todos… POIS QUE SEJAM ENTÃO… CRITIQUEM, INDIGNEM-SE… MAS NÃO APENAS POR INTERESSES ESPORTIVOS, QUE SEJA DE CORAÇÃO E QUE NÃO SEJA SUPERFICIAL… ESTUDEMOS ATENTAMENTE OS FATOS, POIS EU NÃO SEI SE TÊM CULPA, MAS HÁ 12 PESSOAS PRESAS, E SE AO MENOS UMA DELAS NÃO TIVER CULPA ALGUMA, QUEM APONTA E OFENDE (A PESSOA E A FAMILIA) ESTÁ COMETENDO UM CRIME… NÃO CONTRA AS LEIS, MAS CONTRA O DIREITO A UMA VIDA DIGNA… (tenho certeza que todos tem amigos corinthianos… poderia ser um deles lá)… eu apenas lamento tudo… o acidente e falta de humanidade nas opiniões.

          • Carlitos

            F. M. Falou tudo companheiro!!!

        • Gozado será que as outras emissoras não tem departamento de jornalismo investigativo , será que é só a Globo ? Muito suspeito o cara aparecer no fantástico e dizer que foi ele que lançou o sinalizador , a TV globo está por trás de tudo isso , dando respaldo aos assassinos do garoto para proteger o CurintianUs , o time que eles dizem que dá mais audiência . A TV dando respaldo aos gambas . Emissora nojenta que todos os anti-gambás estão começando a boicotar a emissora , os santistas já estão fazendo a muito tempo ! Essa é a primeira vez que vejo o advogado provar que seu cliente é culpado . Não sei se é trágico ou cômico , para mim tenho vontade de rir , mas em respeito ao garoto que foi assassinado vou me segurar para não rir !!!

          • Carlitos

            Ulisses antes a Band era intolerável… agora é a Globo é muito difícil engolir… o Corinthians e a sua grandeza!

        • Daniel

          Ou talvez igual aquele jogo também da copa SP de 1992 no interior no estádio do Nacional o jogo era Corinthians e São Paulo onde um torcedor São Paulino jogou uma bomba de fabricação caseira na torcida do Corinthians e matou o torcedor corintiano Rodrigo Gasperi de 13 anos qual a diferença dos fatos qual foi a punição ao São Paulo por esse evento qual foi a repercussão da mídia sobre o fato envolvendo o corintiano de apenas 13 anos morto injustamente temos é que parar e pensar, deixar a paixão clubista falar mais alto e pensar em como evitar que mais mortes deste tipo aconteça até quando vamos perder nossos jovens para a violência e a mídia pra mim é a maior culpada disso tudo em vez de promover debates sadios entre entidades e população ficam fazendo sensacionalista de caça a bruxas, onde o Clube Sport Clube Corinthians tem culpa na morte do Kevin, no fato ocorrido da final da sul americana onde os funcionários do São Paulo agrediram e coagiram o time do Tigres no outro dia a imprensa tavá toda do ládo do São Paulo teve reporte que disse que o Tigres até mereceu é um absurdo…

        • Juca

          Ton , apesar de nao me surpreender , e um absurdo a posição da CBF , em relação a tudo o que aconteceu .
          Sabe o que eles fizeram e vão fazer ….
          O que sempre fazem NADA, NADA,NADA

        • Sezão

          E incrível como, de repente, o Corinthians passou a ser o vilão do futebol brasileiro, clube de assassinos. Será que as criticas são realmente isentas de paixão clubistica? Será que se o mesmo fato tivesse sido causado por um torcedor boliviano na Venezuela teriam tantos brasileiros indignados? Será que tem algum saopaulino, palmeirense ou santista mandando e-mail para a comenbol para pedir a punição do Velez ou do penarol ou mesmo do San José, que liberou a bagunça toda no estadio? Será que tem realmente alguem, seja corinthians, saopaulino ou flamenguista realmente preocupado com a gravidade do que ocorreu? Ou o Corinthians esta bravo porque foi punido e agora vai pegar de vingança no pé dos outros ate conseguir mudar sua punicao (e dai esquecer tudo) e os outros times vão fiçar satisfeitos com somente a punição do corinthians?

      • CANTIDIO LUIZ ULIVI NETO

        Seu comentario é perfeito, agora só falta o Janca responder, por que ele está cobrando só esta parte da historia. E os outros culpados? Como reporter, levante esta historia, e não fique só jogando lenha na fogueira.

        • janca

          Se tratar do assunto é jogar lenha na fogueira, Cantidio, sinto muito.

          • CONHECEDOR

            Em 1989, no Maracanã, Brasil X Chile decidindo uma vaga para a Copa do Mundo de 90 na Itália, Brasil precisando de um empate e ao Chile só a vitória interessa. Após um primeiro tempo truncado, com o Chile melhor, no segundo logo no começo, uma bola sobrando para Careca cara a cara fazer 1 x 0. A pressão do Chile começava a assustar, pois era aquele mesmo Chile que havia feito 4 x 0 no Brasil na Copa América. O Chile bem melhor, eis que surge um sinalizador VERDE que cai no gramado próximo ao goleiro Rojas do Chile e tudo acabou conforme sabemos. Eu estava lá, junto da torcida do Cruzeiro no meio de campo. Aquele sinalizador partiu da torcida do Palmeiras, atrás do gol, já que eram lançados diversos, antes e durante o jogo, todos VERDE. Saímos do estádio com uma sensação ruim, pois o jogo foi interrompido antes do final e nas rádios só se falava que o Brasil por esse ato iria se F…. Era levantada a possibilidade de as autoridades brasileiras apresentarem o infrator para ver se o Brasil se safava. Não é que uma mulher, depois conhecida como “Fogueteira do Maracanã” (Rose), assume a autoria pelo disparo do artefato que foi encontrado no banheiro segundo ela, e com isso se abriu inquérito policial para apurar a situação, e, com a tal da “farsa” montada pelo Chile, o capitão da equipe, sobrinho do técnico e o goleiro Rojas foram banidos do futebol, com Rojas continuando a prestar serviços em “terras brazilis”, o Chile sendo escurraçado e tudo mais e o Brasil na Copa. Não lembro se alguém na época sugeriu a exclusão do Brasil ou impedimento de sua torcida em assistir aos jogos ou se um mar de sugestões pedisse a apuração do local de onde partiu o artefato ou da torcida que lá estava ou ainda se o Brasil tinha responsabilidade pela entrada de tais “foguetes”. Não morreu ninguém naquele episódio e o Brasil de vilão passou a ser vítima, falar o contrário era crime “lesa pátria”. Isso é história, inclusive porque a tal Rose, já não está mais entre nós. Histórias semelhantes não. Enredos parecidos, mas tratando-se de Brasil, tudo podia, todos unidos. Agora com a paixão clubística, vem os invejosos de plantão, possivelmente muitos dos que em 1989 achavam absurdo se fazer algo contra o Brasil. Pura hipocrisia e oportunismo. O que é necessário é união para que se diminua todo tipo de ato e não lançar fatos em livros de história. Para o bem ou para o mal, o Corinthians deveria abandonar a libertadores e criar uma liga de clubes das Américas, administrada pelos clubes que teriam direitos e responsabilidades. Começando com os clubes que não disputam a libertadores deste ano, e depois com os que também aceitem desistir para criar a primeira liga dos campeões em 2014, sendo os fundadores beneficiados nos mesmos moldes da NBA. Enquanto a política fizer valer o “status quo” de seus participantes nada avançara. Sobre a trágica morte do menino na Bolívia, isso é assunto de polícia e ponto final. Não se esqueçam, teremos Copa das Confederações este ano e do Mundo no ano que vem, no mesmo país que se bate em equipes estrangeiras no vestiário, se matam dentro e fora dos estádios em brigas e tudo mais que a História conta. Quer fazer parte da História, seja decente, respeite o próximo e a leis impostas. Exija seus direitos, mas antes cumpra seus deveres.

          • janca

            Estava lá no jogo e até hoje tenho minhas dúvidas se foi a tal de Rose que atirou o artefato em campo. A atitude do Rojas, porém, foi um desastre, uma farsa esportiva das piores. Naqueles tempos a segurança era diferente _para mim ainda pior do que é hoje_, mesmo na Copa de 1994 os estádios eram outros, muito mais simples do que os que hoje um país tem de ter para receber um Mundial. Que envolve muito mais grana do que outrora.

          • Nelson

            O assunto é o todo e não partes foi isso que ele quis dizer. Em primeiro lugar o primeiro culpado pelo Kevin ter morrido foi a própria Conmebol pelo seu regulanto. Depois pela policia que não revistou ninguém. Em terceiro o próprio San José, depois a própria gaviões que levou o menino que matou o Kevin e depois o Corinthians que é o menos culpado da história mas é culpado tbm. Dai sim teríamos os verdadeiros culpados quer dizer todos foram.

          • Roper

            Esse tal de CONHECEDOR, está quase me convencendo que o errado foi o Kevin por ir ao estádio, pois ele foi num confronto com o Corinthinas, como pôde se iludir que seria um jogo de uma torcida só? sem rivalidades? Será que ele não viu a invasão do Japão? Será que em Cochabamba não pega a TV Globo e a Band? Será que não viu o Embarque em Cumbica? Porque não dobrou os joelhos diante do bandeirão da Gaviões? Mostraria respeito aos colonizadores e ainda escaparia da morte! Pobre Kevin, inocente e pueril como nossos amigos que aqui comentam e sentenciam! Você realmente foi o maior culpado e não é justo punir uma nação de 300000000000000000000000000000 de torcedores por sua morte! Mas sua morte não será em vão! Afinal você foi mais um louco do bando! Teve até faixa para você no jogo contra o Bragantino! E sempre que o povo boliviano ver e ouvir #aquitemumbandodeloucos, com certeza lembrarão de você Kevin B. Espada.

          • Leandro

            É engraçado se o menino não se entrega ele é covarde, se ele se entrega ele ta acobertando alguém. Assim fica dificil entender né?
            Convivo nos Gaviões há mais de 4 anos, conheço cada um deles e posso afirmar com propriedade que o menor que se entregou realmente foi o autor do “disparo” e mais uma vez eu digo foi ACIDENTAL, por favor de julgar o menino. O garoto morreu? Morreu! Ficamos sentidos? Sim, mas dai a julgar o garoto por um acidente é demais né??
            Parem de julgar, não juguem para não ser julgado.

          • janca

            Com ou sem intenção _também imagino que foi sem intenção_ mataram um garoto boliviano de 14 anos.

      • amém !!!!

        uma prece pela alma do kelvin = “pai nosso que estás no céu
        santificado seja vosso nome
        seja feita a vossa vontade
        assim na terra como no céu… amém!!!
        Senhor, proteja a familia do kelvin, e perdoa este país por ter “assassínos” torcedores (?)
        e pra variar sempre corintianos !!!! quem sabe vai existir um dia em que essa torcida vai cair em si e saber que o mundo mudou, o canabalismo acabou, a idade da pedra acabou, as guerras acabaram, estamos na era da internet, a educação tem que ficar em primeiro lugar, acabou o tempo desses marginais metidos a valente, cresçam e se eduquem, já foi esse tempo dos leões soltos nas arenas…

        • Carlitos

          Janca, se vc realmente acha que um acidente, então não pode culpar o Corinthians por isto, e sim quem deixou um artefato proibido e tiveram vários dois dos lados da torcida, e o pior lá estavam eles no jogo seguinte também. Então vamos deixar o clubismo de lado e culpar quem realmente é culpado!

          • janca

            Eu não acho que foi uma fatalidade, como diz o presidente do Corinthians. Quem atira um artefato daqueles assume o risco de matar.

        • Juca

          A torcida do seu time e um exemplo de civilidade , nao e mane?

        • Juca

          Amem , o brilho de uma disputa e empanado pela atitude desse maluco que se diz menor de idade , voce nao acha que esse fato deveria provocar uma busca de modificação na lei penal?

      • Marcos

        Tem torcida organizada que tem mais torcedores registrados e pagantes do que os socios torcedores do clube.
        As torcidas organizadas deveriam pagar uma comissão para os clubes, pois ganham muito dinheiro usando o nome deles.
        Outra coisa, revista nao adianta nada, se o cara quer entrar com material proibido e perigoso no estadio ele entra.
        Lembro de que quando eu ia ao estadio, os caras das organizadas eram revistados e depois que passavam jogavam uma corda e os que nao tinham entrado ainda amarravam os objetos nessa corda, isso é só um exemplo.

        • janca

          Mas os clubes são coniventes e deixem que usem sua marca, seu logo, seu escudo, tudo, enfim, à vontade. Jogo de compadres, digamos assim.

      • Cris

        O irmão de um dos que estão presos disse que faz 6 meses que ele esta em São Paulo e já viajou para o Japão e agora para a bolivia, isso desempregado…????????????????????????

    • CONHECEDOR

      Veremos daqui por diante, com essas centenas de milhares de manifestações, quem realmente é coerente, já que não importa o desenrolar dos fatos, pois uma vida se perdeu. Enquanto ficarem em redes sociais pedindo punição por pura inveja, outras vidas não serão salvas. Quero ver essa energia toda para manifestos reais, perante políticos, perante a sociedade nas ruas, na mídia, para se fazer algo concreto em prol da sociedade e não em competições esportivas. Mas, parece que a coisa esfriando, os críticos movidos a inveja desaparecerão. Duvido que se manifeste como fazem agora para melhorar a assistência médica pública, as aposentadorias, a prestação de contas por parte dos políticos, etc… No futebol é mais fácil falar, é paixão, mas também a mais pura manifestação de falta de foco, ignorância e manutenção de empregos que cercam o espetáculo, inclusive e principalmente nos meios de comunicação. Parabéns, Vai Brasil !!!!!

      • Edson – Santo André

        Honrou o “nome” CONHECEDOR! Falou tudo! Gostaria de ver essa mesma energia para assuntos de interesse nacional, inclusive a mudança do código penal que é simplesmente ridículo aqui no Brasil. Até na Bolívia marmanjo com 16 anos é considerado maior de idade.
        É uma pena grande parte das pessoas de nosso País não se interessarem e se manifestarem em prol do fim da corupção, por moradia digna, educação de qualidade, etc. Agora vem um monte de “Talibans”, escondidos atraz de um teclado, querendo a mais dura punição da história da humanudade à pessoas e instituições, sem saber o que realmente aconteceu. Só tenho uma coisa a dizer: LAMENTÁVEL.

        • Ton

          Pra vcs verem………

          No nosso país as pessoas preverem cobrar punição a um clube de futebol do que cobrar punição a um pai que violenta a própria filha.

          O lado bom da coisa é saber que possuímos uma vantagem mental sobre essas pessoas!

          • Junior

            Para vocês verem…..

            Nosso país as pessoas colocam as paixões clubisticas para defenderem manipulação de resultados, uso indevido de dinheiro publico e por fim querem manipular a “tragedia”….

            Bom se todos matam, por que não podemos matar tambem afinal somos os “loucos” e tudo não passou de um mal entendido.

            O QUE SERIA DO CAPIM SEM OS BURROS??

          • janca

            Essa do capim e dos burros não conhecia… Mas é boa.

      • Nelson

        Parabéns meu amigo são poucos como vc . Aqui oque manda é clubismo se tiver que matar por clube eles matam e são os mesmos que falam que a torcida do corinthians é assassina muita ignorância. Desse jeito esquece não mudar nada pode morrer quantos forem pq aqui não tem foco.

      • Carlitos

        O engraçado nisto tudo foi o Denilson no programa após às “Lágrimas de Crocodilo” e pedindo a exclusão do Corinthians achando que a punição ao Corinthians foi muito severa e que o Clube não deveria ser expulso da competição… vai ver que usou um pouco da massa cinzenta… e pensou: são eles que pagam o meu salário

    • janca

      Sobre a questão do aeroporto estava pensando sobre isso ontem. E os clubes brasileiros têm que pressionar para o regulamento ser cumprido. Pelo que entendi _assim como você_ não era para o jogo ter sido em Oruro e a Conmebol não cumpriu o próprio regulamento da competição. Um absurdo. A não ser que tenha algum aeroporto _apto_ mais perto, o que desconheço.

      • Ton

        E a FIFA também poderia parar de ser omissa e punir a incompetência da CONMEBosta!

        • A FIFA punir ! Os dirigentes desta entidade estão mais sujo que pau de galinheiro . É voto vendido para alguma federação de países que queiram ser sede de Copa do Mundo . É escândalos de propina recebida , veja os casos de Ricardo Teixeira e João Havelange e o Joseph Blatter , hoje presidente da entidade . Até hoje ele não divulgou os relatórios incriminando os brasileiros !!

      • Juca

        Tem muito a ser questionado em relação a Comebol , inclusive a sua existência

    • Renato

      Boa tarde!

      Como Corinthiano acho que a punicao foi justa e o culpado tem que pagar pelo crime que cometeu, adulto ou menor, eu nao estava la para ver, mas tenho certeza que nao foram os 12 que estao la. Porque simplesmente seria impossivel 12 pessoas terem disparado artefato. Nao sei se o culpado esta entre os 12 ou nao, o fato e que ninguem pode pagar pelo crime de outra pessoa. Entao e injusto o que esta sendo feito na Bolivia, o correto e apurar a fundo com uma investigacao seria o que ocorreu de fato.
      Essa situacao que ocorreu poderia acontecer com qualquer um de nos. E hipocrisia dizer que so a torcida do crotinthians faz isso, nao precisa voltar nos anos 90 recentemente morreram corinthianos, palmeirenses, saopaulinos, cruzeirenses, atleticanos, goianenses e varios outros…
      A questao do menor… infelizmente e cultural e noa vai ser na esfera futebolisitca que isso vai mudar, nem adianta a populacao que torce contra um time ou outro se escandalizar. O jeito e mudar a lei e diminuir a maioridade penal, ai acaba com esse tipo de coisa. Sinceramente alguns comentarios infelizes de que e bom ver um monte de corinthiano preso, e digno de do. Amanha pode ser um parente seu preso no exterior sem direito a defesa adquada e sem ter sido de fato o autor de determinado crime. Segundo a lei todo reu e inocente ate que se prove o contrario, independente de time, sexo, religiao ou nacionalidade. Que o verdadeiro culpado pague pelo seu crime seja ele maior ou menor.

      • janca

        Claro, Renato, a investigação tem que ser muito bem conduzida para que inocentes não paguem por terceiros. Dos 12 na Bolívia pelo menos dois estavam com artefatos parecidos com o usado na morte do garoto. Os demais teriam tentado proteger quem matou e atrapalhado as ações da polícia e são tidos como cúmplices. Mas a investigação tem que ir a fundo para pegar os responsáveis, não quem nada teve a ver, direta ou indiretamente, com a coisa.

      • Juca

        Renato extremamente sensato seu comentário , como cidadão do planeta , como Corinthiano ,estou muito triste com o ocorrido e o melhor de seu comentário e em relação a maioridade no Brasil…..
        Caso houvesse uma lei penal punindo esses pseudônimo menores de idade , eu poderia pelo menos estar mais tranquilo com minha consciência .
        O Kevin morreu e era menor de idade , o assassino vai ficar livre e na realidade nao tem nada de menor …

    • pedro roberto

      desculpa por entrar neste comentário, sou torcedor do Corinthians, e estou profundamente chateado pois tenho filho que frequenta estádio e um é jogador, há muito tempo que neste país a pizza deixou de ser motivo para encobrir os desmando políticos e sociais, a moda agora é o escondidinho, começou com o Presidente não sei de nada, congresso não vi nada, a sociedade não é nada com a minha pessoa e assim nós vamos lutando e afundando neste mar de lama, sequestro, estrupo, mortes banais, compras de voto, etc só existe por conta de uma única palavra IMPUNIDADE, ela mostra que o crime compensa…. e nós quando saímos de casa para trabalho como o Tite o fez ontem somos chamados de assassino, desde que eu me lembro nos últimos 15 anos já morreram uns 10 e nada foi feito, o Corinthians deve ser punido sim, com o Santos , São Paulo, Palmeiras, Flamengo que banca um bando e pessoas que fazem do futebol um meio de sobreviver e de se esconder, tem muitas perguntas que jamais será respondida, o fato é que tem uma família que sofreu um belo golpe e que nós Corinthianos (Gaviões, Mancha, Camisa 12 e outras) temos a obrigação de ajudar e se pode falar assim reparar este dano….. Que Deus de conforta a família pois o garoto sem duvida esta em um lugar melhor junto de Deus.

    • Roberto

      Ton,
      Onde vc ja viu bandido rever conceito?
      T. Organizada hoje são grupos criminosos com camisas de clube?
      Me conta uma ação de grandeza realizada por uma T.O.
      Dor sangue? ate calouro bebado faz isso em trote de faculdade.
      Ja viu T.O. Ajudar idolo do clube em necessidade ou doença? Algum trabalho social em alguma comunidade?
      Qto a punição, nao creio q

    • Jorge Fiel

      Muito bom Ton,

      Parece também que o amigo Janca continua não assistindo os noticiários, onde a própria torcido Gaviões da Fiel, disse que cada associado é responsável por “bancar” suas viagens, pagando pelas passagens, ingressos para os jogos, alimentação e tudo mais que se fizer necessário.

      O Janca também está pouco ligando para o menino morto, está querendo ganhar IBOPE em cima noticia, está parecendo o Datena.

      • janca

        Eu não preciso do que você chama de Ibope e não vivo disso. Quem se aproveita do Corinthians para viver é a Gaviões, que tem membros detidos na Bolívia e um garoto, que seria sócio da torcida, dizendo-se o responsável pela morte de Kevin Espada.

    • ONCE CALDAS DA ZL

      ENQUANTO NAO MANDAREM UM POUCO DESSES GAMBAS PARA OS PRESIDIOS DEIXANDO UNS 20 ANOS LA ELES NUNCA VAO APRENDER, A CULPA É DA IMPRENSA QUE ACHAM LINDO AS BAGUNÇAS QUE ELES FAZEM,. SAO SEMPRE IMPUNES DOS SEUS ATOS DE VIOLENCIA, O QUE ESSES BAGUNCEIROS ESTAVAM FAZENDO NO MEIO DE SEMANA NA BOLIVIA ? PELO JEITO SAO UM BANDO DE VAGABUNDOS DESOCUPADOS, SE FOSSEM PESSOAS SÉRIAS ESTARIAM TRABALHANDO E NAO ACOMPAMNHANDO UM TIME DE PIKARETAS BANCADO PELO MENSÃLÃO DO LULA METRALHA 9 DEDOS.

      • Marco

        Eles eu não sei o que fazem, porém, pelo visto, você é quem não deve fazer nada, pois, está postando asneiras às 15h25 de uma tarde de segunda feira. Por favor, vá trabalhar e produzir algo de útil para esta nação.

      • Juca

        Tem muito a ser questionado em relação a Comebol , inclusive a sua existência

    • marcos r.g.

      Vamos colocar a situação como se fosse oposta. Digamos que um sinalizador marítimo caísse na torcida do corinthians e morresse um torcedor. O corinthians iria lutar por uma punição? A mídia iria colocar o ocorrido como uma fatalidade? Seria uma fatalidade? Eu acho que nem precisa fazer uma auto análise sobre essa questao, não e verdade? Ora, como eh triste saber que a mídia e o dinheiro passam por cima de tanta coisa…

    • Benedito

      Eu estou buscando entendimento para muitas perguntas. Não do passado, mas para o futuro.
      Antes era estalinhos, depois rojões, fogos coloridos com muita fumaça, sinalizadores inocentes e agora sinalizadores culpados, futuramente (banana de dinamite), onde vamos parar.(?)
      O sinal vermelho é para parar…. será?
      Beber é crime….. será?
      Ir a um evento social é para se divertir …. será?
      Jovens ´devem estudar….será?
      Vai fazendo leis que um dia resolve…..será?
      Vão me chamar de falso moralista, use preservativo…. será?
      Escola de samba é para sambistas ou organizadas…. será?
      As organizadasssss são tão organizadassss assim….. será?
      As respostas para o SERÁ?: está nas atitudes de cada um , as leis são para os que são isensatos, sem imaginação, para os que não tem discernimento.
      Porém depois que criam essas vacas gordas de úbres enormes que alimentam politicos e politiqueiros, e uma gama de lactentes insaciáveis que sobrevivem do nectar precioso.
      Buscar culpados fica mais dificil, pois nesta hora ninguém foi…..setá?
      Aí meu amigo fica dificil

  • Mario

    Janca boa sorte como reporter policial , que tal relançar o NP em versão digital?

    infelizmente o Kevin morreu , mas era e continua sendo uma tragedia anunciada, não precisamos precisamos esclarecer o obvio , precisamos é cobrar a Dilma , Geraldo Alckmin e o Deputado boca aberta Romario p/acabar com os bandidos do futebol q se escondem nas torcidas organizadas ,nas diretorias dos clubes, nos cambistas e etc ,senão o Kevin sera só mais um.

    • Fabio

      Meu amigo então a culpa da irresponsabilidade dos outros também é dos governantes? Será culpa deles se o verdadeiro canalha que fez isso não ficar uns 30 anos na cadeia… pois, tá muito, mas muito na cara que esse moleque que se diz o autor, é mais um projeto de bandidinho que ficará 03 míseros anos na Febem fazendo faculdade pra maiores atrocidades quando sair!

      • Mario

        se em 1995 depois da batalha campal entre SPFW e Palmeiras entre outras brigas, se os nossos governantes tivessem excluido esses bandidos das uniformizadas o Kevin ou outros teriam morrido?

      • sandro

        Nem pra FEBEM ele vai!!! Duvido que foi esse garoto que soltou o sinalizador, ele foi pra Bolivia sozinho??Quem é o maior de idade responsavel por ele??Onde esta o pai e a mãe desse Menino????Isso é armado, arrumaram um menor pra acabar em nada, tera toda a assistencia da organizada e do clube,isso só servira para livrar a cara dos (santinhos) que estão na cadeia lá na Bolivia!! Santos do pau oco, encobriram o assassina, escondendo os sinalizadores em meio as bandeiras!! Isso se não foi mesmo algum deles que soltou!! Uma vergonha, para o Brasil !!!!

        • Robson Pacheco

          Sandro, talvez você não tenha atentado pra um pequeno detalhe na matéria do Fantástico, a mãe do garoto estava do lado…gente, que mãe no mundo permitiria que seu filho assumisse a culpa por uma morte da qual não foi responsável??? Mesmo sendo uma “mãe curintiana”…

          • Renato

            O cú rintia pagou R$ 2.000.000,00 por esta confissão, via Galinhas da Fiel, verba de carnaval!

          • sandro

            Não vi a materia do fantastico, mas se a mãe estava junto, e deixou que ele acendesse o sinalizador e mirasse na torcida adversaria, tem que prender ela tambem , porque é tão irresponsavel e criminosa quanto ele.
            Pra mim isso é farsa!!!!

  • Ednaldo Barbosa

    O momento de fazer isso já passou, quando houve um ato de selvageria na decisão entre São Paulo e Palmeiras, ali se matou a pauladas dentro do campo e você não postou aqui que os times tinham que ser banidos. O caso que ocorreu na partida do Corinthians pode sim ter sido um ato irresponsável ou até mesmo um ato criminoso de UM torcedor. Que por culpa TAMBÉM do mandante do jogo PERMITIU (e o mandante do jogo não era o Corinthians) que se entra-se com aquele tipo de sinalizador. Veja o caso do Japão lá a torcida do Corinthians também estava presente, mas como as autoridades são rigorosas, nada ocorreu. Basta de hipocrisia! Basta de recalques e de inveja! Não defendo aqui que se mate, que se cometa violência nos estádios, apenas que se tenha isenção.

    • janca

      Aquele jogo do São Paulo contra o Palmeiras aconteceu nos anos 90. Eu não postei aqui porque não tinha blog no LANCENET, Ednaldo, na época trabalhava na “Folha” e cobri o caso para o jornal e as medidas tomadas contra as organizadas em geral, que não achei boas, tanto que não resolveram o problema.

  • Rogerio

    Janca bom dia!!

    Essa é uma das armações mais ridículas que eu já vi!!!

    Evidente que irão imputar a culpa a esse muleke, porque de uma vez só :

    1 – Vão tentar libertar os 12 que estão na Bolívia.

    2 – Vão reverter a punição ao corinthians!!

    Sinceramente é de doer, não sou jurista, investigador nem coisa parecida mas assisti ao “depoimento” desse cidadão e me chamou atenção, entre vários pontos o seguinte!!

    Esse muleke dissa que queria fazer alguma coisa diferente e que comprou o artefato na 25 de Março!!

    Pois bem se isso for verdade, porque então os 12 que estão presos lá possuiam o mesmo artefato?

    Eles tiveram a mesma idéias, foi coincidência?

    Ou então o muleke comprou para todo mundo??

    Vamos fazer uma conta simples, 12 sinalizadores a R$ 150,00 = R$ 1800,00, será que ele tem dinheiro para comprar isso??

    A me poupem mas é um dos maiores circos que já vi na minha vida!!!

    Sem contar que a imagem mostra ele apontando para a torcida adversária, que depois de disparar ele corre, e que O FATO DELE LEVAR O ARTEFATO PARA O ESTÁDIO E ACONTECER O QUE ACONTECE É DOLO EVENTUAL, ASSUMIU A CHANCE DE MATAR!!!!

    Mas como é conveniente que ele seja menor, mais uma vez não vai acontecer nada!!!!

    Digo e repito o Brasil e a América do Sul são terrra de ninguém!!!

    É revoltante!!!!!!!

    • Marcos

      Toma um cha, VAI MELHORAR

      VAI CORINTHIANS

      • Rogerio

        É verdade, fale isso para a familia do garoto que morreu!!

        Pelo visto, vc e muitos que usam esse termo que vc usou, estão se lixando para a morte que ocorreu!!!

        Mas parabéns, isso só demonstra que a atitude e o circo são apoiados por vcs, “milhões” como dizem!!

        Parabéns vc deve ser um “ser humano” de alma muito boa!!!!!!!

        • Nilton

          Milhões não amigo. Vc também é um daqueles fanáticos que dizem que 30 milhões de Corinthianos são assassinos, analfabetos, etc e tal? Milhões de Corinthianos estão indignados com o que ocorreu e, como eu querem justa punição ao Corinthians sim. Nada é mais importante que uma vida. Mas vc sim está exaltado e muito mais preocupado com uma possível reversão da pena imposta ao Corinthians. Mais uma vez a paixão clubística fala mais alto. A cada aspas usadas por vc já demonstra para mim sua índole. Lembre-se que julgar é muito fácil. E mais ainda, vc será julgado com a mesma intensidade com que julgou.

          • Rogerio

            Cada um lê o que quer ler!!!

            Jamais afirmei que 30 milões, que aliás não é esse número nunca, são ladrões ou qualquer outra coisa!!!

            Se vc ler o comentário, vai ver na enumeração 1 -LIBERTAR OS 12 QUE ESTÃO PRESOS!!

            Portanto como NUMERO 1, denota a preocupação PRINCIPAL de punir o assasino!

            Leitura e interpretação de texto são bons, sabia?

            E pelos comentários de blogs, inclusive esse, a maioria dos corinthianos são contra a punição ao clube.

            Portanto nesse quadro vc é minoria!!!!

            E se em cada aspas vc avalia minha índole, parabéns vc deve ser um vidente poque eu não possa avaliar a sua pois não o conheço!!

            Mas índole boa deve ter a pessoa que soltou o sinalizador, ele é um anjo, ruim deve ser o menino que morreu, ou eu que estou pedindo punição para quem o fez!!!

            Esse é o mundo que vivemos!!

            PACIÊNCIA, NÉ?

          • Cristiano

            Com a família do torcedor do Náutico que foi assassinado no Nordeste pelos torcedores do SPORT ninguém tá preocupado??!! Não ouvi ngm comentar nada… é muita hipocrisia

          • Nilton, não perca seu tempo…. O Rogério disse um monte de coisas, só esqueceu, ou melhor talvez não saiba, que estes artefatos são proibidos pela Comembol e não deveriam estar dentro do estádio, portar objetos que não são permitidos não é exclusividade de uma ou outra torcida, porém, existe a responsabilidade do policiamento local coibir o uso e mais a entrada destes objetos, fato que INICIOU A MORTE DO KEVIN e até agora, a Polícia da Bolívia tirou o dela da reta e está quietinha, pois sabe a M que fez… Quem fez tem que pagar, porém dos dois lados, e não só de um… se tem dúvidas Rogério, leia o regulamento ok!

          • Rogerio

            Caro Luis Carlos, também é proibido portar armas no Brasil, e milhares morrem nas ruas!!!

            O Estado é culpado, sem duvida, por deixar entrar armas no país, porém o maior culpado é o que REALIZA O ATO, ou estou errado??

            Do jeito que vc fala, o culpado é o menino que estava no lugar errado, e a polícia que deixou o sinalizador entrar, mas o torcedor que atirou não!!

            É um absurdo, mas é sua opinião, fazer o que?

            E como vc disse de regulamento, se vc realmente o leu, o clube É RESPONSÁVEL PELOS ATOS DE SUA TORCIDA E PODE SER EXCLUIDO DO TORNEIO, PELAS ATITUDES DA MESMA!!

            Agora eu digo, se tem dúvida, leia o regulamento!!!

        • Marcos

          O BOBÃO, mandei vc tomar um chá, para acalmar sua volupia anti-corinthiana……vai tomar um chá vai.

          VAI CORINTHIANS – SEMPRE CORINTHIANS – SÓ CORINTHIANS

          • Cativeiro de cu e rola

            Não seria melhor dizer: VAI ASSASSINOS – SEMPRE ASSASSINOS – SÓ ASSASSINOS

    • Leonardo Casari

      Estou aqui para falar de futebol!
      Punição exagerada, as pressas e por pressão. Pq ninguém levanta a questão da falta de segurança do estádio boliviano e não puni o clube por isso?!
      Vamos esquecer o “clubismo”

      • janca

        É outra questão que tenho levantado desde que aconteceu o episódio. O sistema de segurança e policiamento falhou e o mandante era o San José.

    • janca

      A questão da compra dos artefatos não está esclarecida. Dos 12 que estão detidos na Bolívia, dois estavam com artefatos semelhantes, segundo a polícia local. O garoto comprou pra todos? Compraram e entregaram um pra ele? Não dá pra dizer que é armação, mas há mais interrogações do que qualquer coisa nessa história.

      • Anderson

        Eu acredito em pura armação da Gaviões apresentando esse menor.

        Ele se apresentando no Brasil, jamais será extraditado para a Bolívia.
        E se chegar a ter alguma punição a ele…..se chegar, pois eu acho muito difícil…será realmente branda.
        Ao que indica é um “menino bom, trabalhador, torcedor fanático da Gaviões da Fiel…e tem apenas 17 anos”.

        Um cara desse com 18 anos tem a ficha mais limpa que a neve.

        Acredito que os culpados estejam realmente lá na Bolívia e ele vai apenas aliviar a barra deles.

        Aí janca eu deixo uma hipótese, seguida de pergunta no ar:

        “Ele está assumindo a culpa para proteger os 12 que estão presos”.
        – O que ele ganhará em troca da Gaviões com isso?

      • Marcelo

        Janca me desculpe, mas perto da morte do boliviano, a questão de quem comprou o sinalizador é insignificante….a apuração da autoria, é muito mais importante, a não ser que, quem comprou falou para o adolescente….atire contra a torcida adversária….aí sim….haveria um ilicito, mas do jeito que esta, não é o caso; imagine uma situação fática A (maior) empresta um veículo para B (menor); esse menor atropela e mata uma pessoa; vc, em sá consciência, acha que A vai responder por homicídio? é lógico que não….ele responderá apenas por ter fornecido veículo para pessoa não habilitada. Cada um, só pode responder na medida exata por sua culpa. (existem, lógico, sanções na área civel)…

        • janca

          Insignificante de jeito nenhum. Primeiro temos que saber que foi o autor do disparo. Depois, quem o ajudou e acobertou. E o exemplo que você dá não procede. No ano passado, numa praia de SP, uma criança foi atropelada e morta por um garoto que dirigia um jet ski. Quem emprestou o jet ski estava respondendo pelo crime também. A coisa não é tão simples como você quer colocar. Alguém dá uma arma para uma criança de dez anos, ela atira e mata duas pessoas, o dono da arma que a emprestou não responde por participação no homicídio? De onde você tirou isso?

          • marcelo

            não foi um revólver….foi um sinalizador, o qual não é uma arma…., (pode até ser utilizado como se fosse, mas não é arma, o que encaixa perfeitamente no meu exemplo); quanto ao jet ski….se vc lembrar bem…na hora em que ocorreu o atropelamento, não havia ninguém em cima dele e por isso, outras pessoas estão sendo responsabilizadas, meu amigo…; realmente quem contribuir de forma dolosa, entregando arma ou objeto que o valha, para a pratica de um crime deve responder como participe, ou ainda co-autor, pois sabe que tal objeto será utilizado para prática do ilicito, mas se não sabe, fica complicado né….volto ao exemplo do carro… pessoas estão sendo mantidas presas de forma injusta, isso não é justiça, é vingança; Justiça, é quando o verdadeiro autor do fato é punido
            … (cansei)…

          • janca

            Não havia ninguém em cima do jet ski porque o garoto, pelo jeito, não sabia manejá-lo. Responsabilidade é de quem entregou ao menor a condução do jet ski, que matou uma garota. E um sinalizador marítimo em estádio de futebol é uma arma, sim. E que segundo a polícia boliviana estava nas mãos de pelo menos dois dos 12 detidos na Bolívia. Os demais seriam cúmplices. Assim como na fuga do garoto que diz que lançou o sinalizador e é integrante da Gaviões da Fiel houve, segundo ele, gente _não deu nome aos bois_ que o convenceu a fugir do país e o ajudou na fuga.

          • CONHECEDOR

            NÃO DISVIRTUAIS ! É PREVISTO EM LEI, QUEM EMPRESTA CONTINUA PROPRIETÁRIO, SÓ ESTÁ SEM A POSSE, E É NECESSÁRIO VERIFICAR AS CONDIÇÕES DO EMPRÉSTIMO, GRATUITO OU ONEROSO. SE VENDE, É COMÉRCIO, RESPONSABILIDADE SÓ SE VENDE ALGO EXPOSTO NÃO PERMITIDO A VENDA. SENÃO, COITADAS DAS AGÊNCIAS QUE VENDERAM AS PASSAGENS AÉREAS PARA OS TERRORISTAS DO ONZE DE SETEMBRO. QUALQUER CONSULTA OU OPINIÃO JURÍDICA NO SENTIDO DO MENOR SE APRESENTAR APENAS NO BRASIL, ESTÁ COBERTA LEGALMENTE PELO EOAB, LEI FEDERAL.
            MAS, VOLTANDO AOS FATOS, SE PASSOU UMA SEMANA E A COISA COMEÇA A ESFRIAR, POIS APENAS SE CONCENTRARAM NA PUNIÇÃO A UM CLUBE DE FUTEBOL. ONTEM NO URUGUAI A BRIGA FOI VIOLENTA, IGUAL NO JOGO REAL E BARCELONA NOS ARREDORES DO ESTÁDIO. SORTE QUE NÃO MORREU NINGUÉM, MAS DEVE TER GENTE “LOUCA” PARA QUE ACONTEÇA MAIS UMA TRAGÉDIA, PARA APAZIGUAR A MORTE NA BOLÍVIA. NÃO SEI MAIS AONDE ISSO VAI CHEGAR. A HOSTILIZAÇÃO ENTRE TORCIDAS RIVAIS SÓ AUMENTOU. VIROU UM BARRIL DE PÓLVORA PRONTO A SER DETONADO, E, INFELIZMENTE, ESPERO ESTAR ERRADO, MAS VAI ACONTECER OUTRO OU OUTROS PROBLEMAS GRAVES E NÃO VAI DEMORAR MUITO. O CORINTHIANS, MORALMENTE DEVERIA SE RETIRAR DA COMPETIÇÃO, E DAR O EXEMPLO. OUTROS CLUBES DEVERIAM SEGUI-LO AO INVÉS DE JOGAR A POEIRA PARA BAIXO DO TAPETE. MAS ISSO É QUERER DEMAIS, POIS AS ENGRENAGENS AQUI NAS AMÉRICAS CENTRAL E DO SUL, FUNCIONAM COM PÃO E FUTEBOL, TAL QUAL GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, COM O MESMO INTENTO DO CIRCO ROMANO. OUTRO FATO A QUE NÃO SE ATENTAM, É QUE A PUNIÇÃO AO SCCP, É BRANDA, VALE ATÉ 23 DE ABRIL, OU ANTES, CASO O JULGAMENTO SEJA EM MENOS DE SESSENTA DIAS, O QUE EQUIVALE A DIZER QUE PARA OS MATA-MATAS CASO SE CLASSIFIQUE JÁ TERÁ TORCIDA EM CASA. MAS, O JULGAMENTO PODE AGRAVAR A PENALIDADE, O QUE NO FUNDO, AO QUE ME PARECE, É APENAS ISSO QUE QUEREM EVITAR. MAS, SERÁ MAIS UMA MORTE EM VÃO ? O QUE ACONTECERÁ HOJE NO ENTORNO DO ESTÁDIO ? CHEGARAM TORCEDORES DO MILLONARIOS E AONDE FICARÃO ? FUTEBOL, É ESPORTE, DIVERSÃO. CRIME É COM A POLÍCIA, E COM A JUSTIÇA. ESTAMOS EM 2013 E COM AS IMAGENS DAS TVS, MELHORADAS E AUMENTADAS COM PIXELS A GOSTO, É PERFEITAMENTE VIÁVEL COMPARAR COM O MENOR QUE SE DECLARA CULPADO, MAS A QUEM ISSO INTERESSA ? PARA A JUSTIÇA BOLIVIANA COM CERTEZA QUE NÃO, POIS JAMAIS TERIA O CULPADO PARA JULGAR, MAS EXERCER PRESSÃO ILEGAL TAMBÉM NÃO PODE. TUDO TEM QUE SER FEITO, NESTE CASO CONCRETO, SOB A JURISDIÇÃO DAS LEIS INTERNACIONAIS, ESPECIFICAMENTE AQUELAS ADOTADAS NO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, EM HAIA – HOLANDA. O ITAMARATY TERÁ QUE ATUAR, SOB RISCO DE COMPETÊNCIA DE SOBERANIA, ISSO SEM CONTAR A SEGURANÇA DOS MILHARES DE BOLIVIANOS QUE VIVEM EM SP, EM SUA MAIORIA IRREGULARMENTE. PRECISAMOS DE DECISÕES RÁPIDAS, JUSTAS, DENTRO DA LEGALIDADE E QUE TAMBÉM VENHA DE ENCONTRO À SOCIEDADE, EM SUA GRANDE E ESMAGADORA MAIORIA, PESSOAS DE BEM.

          • janca

            Não estou desvirtuando nada. Acho que você não entendeu minha colocação. E suas críticas à polícia boliviana, pelo menos até aqui, a meu ver, não procedem. E quando cita os bolivianos que vivem em São Paulo _muitos deles explorados, diga-se de passagem, por brasileiros_ dá a sensação de querer pressioná-los ou ameaçá-los, não entendi ao certo, como se a situação em Oruro fosse criar um confronto entre Brasil e Bolívia. Não é o caso e espero que nem venha a ser.

    • Renato

      Da proxima vez vota melhor ou cobre a pessoa em quem vc votou para diminuir a maioridade penal, ai acaba isso. Nao adianta ficar revoltado porque e um corinthiano, sendo que isso acontece todo dia do seu lado, no seu bairro, na sua cidade, no seu Estado no seu Pais. Hj todo criminoso tem um menor pra jogar a culpa de seus crimes e ninguem fala nada. Quer moralizar o futebol, vamos comecar por nossa casa….

      • marcelo

        Meu amigo…para diminuir a idade penal, é necessária uma nova constituição, pois idade penal é uma garantia do cidadão, logo é uma cláusula pétrea…abraço..

  • JULIO

    sou corinthiano, mas achei muito estranho essa entrevista tambem, o menino não estava nem um poruco nervoso por ter matado o menino e sim por ter 12 corinthianos presos na bolívia

    • janca

      Nervoso não me pareceu em nenhum momento. Preocupado com os 12 corintianos presos na Bolívia aí sim. Foi pelo menos a sensação que me passou.

      • Robson Pacheco

        Amigos, insisto…a mãe do menino esteve ao lado dele o tempo todo, mãe nenhuma permitiria que o filho assumisse uma culpa dessas pra livrar a cara dos outros, mesmo um “mãe curintiana”.

        • LucasTT

          nunca duvide disto…muitas mães jogam filhos fora, muitas mães fazem coisas absurdas porque acreditam que é o melhor para o filho, para salvar a vida do filho que está sendo ameaçado….muitas mães são presas no lugar dos filhos que estão envolvidas com criminosos e algumas morrem por isso…não duvide que aquela mãe faria de tudo para salvar o filho…

        • Investigador

          Sr Robson, exixtem muitas maneiras de se “convencer” uma família a entregar um jovem para assumir a culpa. E não seria a primeira vez em nosso tão amado país. Ameaças e muito dinheiro são algumas destas formas. Mas todo mundo é inocente, até q se prove o contrário.

        • Renato

          R$ 2.000.000,00 para muita gente é uma fortuna incalculavel!

        • Jones

          Robson isso na quer dizer! O que muda? Não vai acontecer absolutamente nada com esse muleque e os 12 presos vão logo mais sair da cadeia.

      • BRUNO GARCIA

        O ESTE MENOR SUPOSTO AUTOR TINHA AUTORIZAÇÃO DE QUEM PARA SAIR DO PAIS???….ESTAVA ACOMPANHA DE QUEM????C REALMENTE ELE TEM CULPA QUEM LEVOU ELE ATÉ LA OU AUTORIZOU TB TEM…

        • janca

          Não sei quem deu a autorização, imagino que a mãe ou o responsável, e quem o estava acompanhando lá.

  • MARCELO BRAZIL

    A TV Globo esta tramando essa historia todo por puro interesse financeiro,sabe que o Corinthians é importante na Libertadores.

    • Luiz Orelha

      Essa é a leitura do momento. Aquilo no Fantástico foi uma afronta a inteligência da sociedade.
      É nítida a tentativa de proteger os 12 que estão na Bolívia e essa entrevista exclusiva obtida pela Globo me parece uma trama com interesses econômicos evidentes em tentar achar um culpado e reverter a pena de jogar com portões fechados.

      • Anderson

        Claro que é.

        A gaviões entre em briga com a mancha e mata um cara que era da diretoria da mancha (isso aconteceu em questão de 2 ou 3 anos atrás eu acho).

        Agora nesse caso, ela manda o garoto “se entregar”, e o advogado dela está envolto nas negociações e no primeiro fantástico depois da tragédia o garotinho nhênhê dá entrevista se dizendo muito preocupado com os 12.

        Aí esse povo está chamando todo mundo de burro.

        Eu sou corinthiano cara….mas isso é brincadeira.

  • ta cheirando pizza.

  • Joel

    A paixão clubística está falando mais alto na maioria dos posts aqui.. A verdade é o que todo mundo já sabe: Dentro pouco tempo tudo será esquecido, como sempre aconteceu aqui no Brasil. Afinal, quem lembra das mortes de torcedores que aconteceu no Brasil, pelas torcidas organizadas do Palmeiras, São Paulo, entre outras? Claro, já nos esquecemos, afinal, o brasileiro faz muito bem em atacar os outros, reclamar, mas quando é para cobrar coisas dígnas da cidadania, vem a omissão. Se o governo é culpado? Certamente, já que tudo começa por um sistema educacional falido, passando pelos sistemas da saúde e jurídico lamentável; entretando, se cada um de nós tivesse uma mentalidade de cidadania, cobrar, reclamar, mas correr atrás do que lhe é devido, o Brasil não seria a terra que é. Porém, esse é um panorama que nunca mudará.. A única perda nessa história toda é da familia do garoto; perda que não retornará por nenhum dinheiro desse mundo. Mas enquanto o ser humano for egoísta como é, muitos Kevins ainda morrerão sem nenhuma punição aos devedores.

    • janca

      Como sempre, lamentavelmente, a paixão clubística, que cega, assim como a política, está falando mais alto mesmo. E põe mais alto nisso.

  • Nilton

    Este é o mundo no qual vivemos sim. E cada vez mais com oportunistas de plantão. Desculpe, não quis lhe ofender. Errei ao falar de sua índole, pois , vc tem razão, eu nem o conheço. Mas Rogério, o que eu quis dizer é que a grande maioria dos não Corinthianos só querem punição ao Corinthians e nem se importa com o assassinato do Kevin. E estes Corinthianos, maioria na internet, não querem a punição porque também não se preocupam com a perda de uma vida, ou tem alguma relação com as torcidas organizadas.
    Abraço.

    • Rogerio

      Entendo Nilton, fique tranquilo aceito suas desculpas!!!

      Mas quero dizer que não me importa se foi a torcida do corinthians, do Santos, do Treze da Paraíba, enfim o importante é que os culpados sejam punidos.

      No fundo queremos a mesma coisa!!

      Caro Nilton, vou ao estádio a 16 anos, sou um torcedor comum e sei o que estou falando, essas torcidas organizadas são juntamente com os dirigentes do nosso futebol, o grande câncer do futebol brasileiro!!!!

      Só servem para protagonizar episódios como esse!

      Defendo uma punição severa ao corinthians, mas não por ser ele, defenderia para qualquer clube, inclusive o que torço, simplesmente pelo fato de que os clubes financiam suas organizadas, logo como financiadores tem que ser responsabilizados!!!

      Mas evidentemente, em primeiro lugar vem a questão penal, a questão esportiva vem em segundo plano!!

      Espero ter explicado melhor!!

      Um abraço!!

      • Nilton

        Concordo com vc em tudo o que disse. Que bom que nos entendemos. Um abraço.

    • Jones

      O problema não são os torcedores comum e sim as torcidas organizadas, não só do Corinthians, mas de todos os clubes. Todo mundo sabe que elas são financiadas pelos próprios clubes ou pelo trafico de drogas. Infelizmente mais um caso que acaba em pizza.

    • Robson Pacheco

      Nilton, quero deixar bem claro que não defendo a impunidade e que espero que os responsáveis paguem pelo crime, mas vou além na questão da punição ao Corinthians. A imensa maioria dos juízes de plantão, dos justiceiros que estão em todos os blogs e redes sociais só estão preocupados com a punição “severa e exemplar” que deve ser aplicada ao Corinthians, mas estão andando pro fato em si que é a morte, dane-se o garoto, dane-se a família do garoto, mas principalmente DANE-SE o Corinthians…e isso fica claro nos “kkks” nos “rsrs”, nos “chupa curintia”…tudo isso é mais importante que a busca pela justiça, a justiça é secundária desde que o “curintia” seja julgado, condenado e executado
      Talvez vocês não tenham atentado pra um pequeno detalhe na matéria do Fantástico, a mãe do garoto estava do lado…gente, que mãe no mundo permitiria que seu filho assumisse a culpa por uma morte da qual não foi responsável??? Mesmo sendo uma “mãe curintiana”…

      • Nilton

        Concordo Robson. Eu sou a favor da punição independentemente do clube em questão. Infelizmente o clube punido é o meu amado Corinthians. Eu sinceramente já não me abalo mais pelos comentários citados por vc, que realmente estão por toda a parte. Acho que o mais importante é que se faça justiça neste caso e acima de tudo, saber quem somos. E eu sei que a maioria dos Corinthianos são pessoas de bem. Um abraço.

        • Ton

          Nilton, na esfera esportiva……
          A punição ao Corinthians é justa por quê? Porque estava no regulamento????
          A própria CONMEBOL não cumpriu o regulamento quando realizou a partida em Oruro.

          Uma medida tomada na esfera esportiva não vai melhorar nada na esfera criminal.

          O grande problema aqui é que as pessoas misturam as esferas!

          • Nilton

            É uma opinião minha. Eu entendo que somos uma extensão do time fora das quatro linhas. Se tivermos comportamento reprovável, que foi o que ocorreu em Oruro, sou favorável a penalização do time. Mas, como disse, esta é minha opinião e respeito as demais. O que não concordo é com os oportunistas de plantão que tratam os Corinthianos como assassinos, sendo que tal comportamento reprovável ocorre em todas as ditas torcidas organizadas. Um abraço.

  • juliana ferreira dos santos cabral

    Na verdade pouco importa a morte desse rapaz, o que sua família está passando…. o importante é que nada aconteça ao corinthians e sua torcida de assassinos, isso é fato…e que se dane a vida !!!!! Infelizmente é isso que está acontecendo, a morte desse rapaz não está fazendo diferença para quem defende esses marginais, sim marginais, pois quem vai a um estádio de futebol munido desse equipamento sabe muito bem o que pode acontecer.

    • Marcos

      O JUJU…………VAI TOMAR UM CHAZINHO VAI,…UEM SABE VC SE ACALMA………….VAI MENINA VAI

      VAI CORINTHIANS

    • Ton

      Tá bom Juliana, agora volta lá que vc esqueceu o fogão ligado.

      • Andre

        Pede para sua mãe, ou irmã ou vó apagar! Ou será que vc não tem uma? Babaca

        • Ton

          Minha mãe, minha irmã e minha vó não falam merda em rede social. leia o que ela escreveu antes de ficar revoltadinha, seu verme!

          • Andre

            Ton (affffe) aproveita que sua mãe, vó, irmã,( não falo esposa pq vc não sabe o que é mulher, né filho de chocadeira), e pede´pra elas te fazerem um chazinho…verma

  • Andre

    mandou muito mal nesse post Janca!
    essa frase foi completamente infeliz
    “Seguimos sem saber que foi o autor do disparo e parece que ninguém se importa com o que ocorreu com Kevin. Mesmo na hora em que pediu desculpas à família do garoto de 14 anos, incentivado por uma pergunta do repórter Valmir Salaro, fez questão de incluir pedido de desculpas aos familiares dos 12 corintianos presos em Oruro, que segundo o jovem não têm relação nenhuma com o acontecido.”
    Infelizmente nao pode mostrar a cara dele, mas a tv bolviana ja mostrou a cara de qm foi. entao se nao fosse a mesma pessoa, nao perderiam nem tempo com a reportagem
    Sendo verdade, o que parece que é, vc acha justo os outros 12 que nao cometeram o crime ficar preso num pais estrangeiro? e se vc ou algm da sua familia estivesse assistindo o jogo la e de repente os policias “escolhem” q vc seria preso. Se sentir mal pela familia dos 12 presos nao quer dizer que nao se sinta mal pelo garoto.Tem que se sentir mal pela familia dos 12 sim
    Eh impressionante como as pessoas gostam de julgar sem saber de nada………

    • janca

      Não estou julgado, quem está julgando é você. Eu estou apenas colocando a sensação que me passou. E dois dos 12 detidos na Bolívia estavam com artefatos semelhantes ao atirado no Kevin Espada e os outros dez são tratados como cúmplices _e se foi o garoto ele teve cúmplices, como deixou a entender, no mínimo para fugir da Bolívia. Caberia punição, portanto, não só ao suposto autor.

  • MAURÍCIO

    Na reportagem de ontem do Fantástico onde um menos assumiu ter sido o autor do disparo do sinalizador começa da seguinte forma: “Em uma casa humilde o rapaz ao lado da sua mãe, resolveu abrir o jogo e falar toda a verdade…mas por ser menor de idade (17) não pode mostrar o rosto.”
    Se foi ele ou não, ai eu já não sei mas, há muitas coisas a serem analisadas.

    1º- Humilde,mas viajou de São Paulo para Bolívia no domingo para assistir o jogo na quarta e chegou novamente em São Paulo no sábado.(essa pessoa ficou 7 dias em viajem por uma partida de futebol sem comer? sem dormir? não trabalha? não estuda? a mãe dele patrocinou sua viajem, ou a organizada, ou o clube?

    2º- Se ele estava assistindo o jogo aonde estava a torcida do corinthians, o campo onde acontecia o jogo estava em sua frente, e a torcida do São José ao seu lado esquerdo.
    Porque esse projetil não foi atirado para a frente? porque ele virou para a torcida adversária para disparar?

    3º- Disse que comprou o sinalizador na 25 de Março mas não sabia manusear, no entanto os sinalizadores apreendidos pela polícia Boliviana são idênticos ao que matou o menino.
    ele comprou todos os sinalizadores e distribuiu para os demais que foram presos? foram todos juntos a 25 de Março comprar os sinalizadores? ou ele ganhou dos integrantes da organizada?

    4º- Na reportagem ele disse que depois do disparo (acidental) permaneceu sentado enquanto a polícia revistava e aprendia os suspeitos. “ISSO NÃO É VERDADE” ele correu para se esconder. A TV boliviana gravou o exato momento do disparo do sinalizador e ele correndo para fugir do flagrante, até mesmo o Lance já divulgou esse video.(Tá ai o link)
    http://www.lancetv.com.br/videos/VIDEO-Novas-imagens-identificam-sinalizador_3_869943041.html

    Isso é estrategia para abafar o caso? já que sendo menor será tratado como criança pelas leis Brasileiras, como disse uma especialista ontem na reportagem do Fantástico (CRIANÇA?)

    Cabe a polícia e ajustiça decidirem isso…mas que está muito estranho ,ahhh isso tá!!!

    • Junior

      Sou Flamenguista.
      Torcida Uniformizada é uma vergonha para a Sociedade!
      TODOS sabemos que a maioria são bandidos e vagabundos!
      O próprio Corinthians está perdendo uma chance de ouro para dar exemplo e iniciar uma revolução que seria tão importante para o futebol quanto a democracia corinthiana.
      Os clubes não precisam deste tipo de torcedor que afastam a maioria de “bem”.
      Estou enojado de tudo que acontece nesse País e não fazemos nada!
      Vergonha!

    • janca

      Eu já respondi esse seu comentário, Maurício, as perguntas 1 e 3, especialmente, acho importantíssimas e não foram respondidas até agora. A segunda ele respondeu. Disse que não sabia mexer no artefato que por engano teria ido para o lado da torcida boliviana quando foi disparado.

      • Jones

        Sempre fui fanático por futebol, mas pra falar a verdade eu acho que o futebol deveria acabar. Quantas pessoas já morreram em estadio e principalmente fora. A intolerância chegou no nível máximo absurdo de eu ler nas redes sociais, pessoas que apoiaram a atitude desse jovem que “supostamente” matou o adolescente boliviano.
        Uma coisa é fato, tenho certeza que não foi esse rapaz que cometeu esse crime, aqui no Brasil adolescente que comete crime não é punido, então as coisas vão ficar do jeito que estão. Daqui a alguns dias os torcedores preso na Bolivia serão libertos e assim caminha a impunidade.

        • janca

          Quem matou sigo sem saber quem foi, Jones, mas o futebol não tem que acabar, não. Tem que repensar e mudar uma série de coisas, entre as quais relações nefastas com organizadas.

  • hugo

    tem que excluir esse time pra sempre!!!
    time de bandido………..

    • Cuidado cara, inveja mata também…

    • bandido é seu pai que fez um escroto que é vc

    • Marcos

      hUGUINHO..VAI TOMAR UM CHAZINHO………..ACALMA MENINA……….OLHE O CORAÇÃO

      VAI CORINTHIANS

  • Dermivaldo

    Janca, se for por esse pensamento, então terão que prender até a presidente da república, o Papa e vai sobrar até para o Universo pelo simples fato do garoto existir.
    – O garoto matou porque financiaram sua viagem e compraram os sinalizadores prá ele, então tem que punir quem comprou, quem vendeu e até quem fabricou os sinalizadores;
    – a culpa é também da polícia que deixou ele entrar com o sinalizador;
    – a culpa é do fabricante que vendeu e não deu curso para ensinar a usá-lo;
    – a culpa é da mãe que deixou ele viajar;
    – a culpa é do pai que botou ele no mundo;
    – a culpa é da Conmebol que sempre pregou a impunidade;
    – a culpa é da Gaviões por deixarem ele soltar o artefato e por acobertarem o garoto;
    – a culpa é da sociedade porque tem 50 mil assassinatos em nossos país;
    – a culpa é dos governantes porque dão o mal exemplo da impunidade;
    – a culpa é da Dilma por não se manifestar pro mudanças das leis;
    – a culpa é do time que perdeu para o San José porque se esse time não tivesse ido para a Libertadores esse jogo não teria acontecido;
    – a culpa é do boca Juniors, que se tivesse ganhado do Corinthians, o time paulsita não teria ido jogar na bolívia e esse torcedor não teria viajado;
    – a culpa é do Vasco, que se tivesse ganhado do Corinthians, o time paulsita nãot eria ido jogar na Bolívia;
    – a culpa é do Neymar, que se tivesse feito gol no corinthians e elimanado, provavelmente o Corinthians cairia em outro grupo e não teria ido jogar em Ururo.
    – a culpa é do Cássio que defendeu o chute do diego souza;
    – a culpa é do são José que colocou a torcida naquele lugar;
    – a culpa é do motorista do onibus, que se tivesse atrasado na estrada, a torcida nãot eria chegado à tempo do jogo;
    – A culpa é da TAM, que se tivesse dado uma passagem aérea ao garoto, ele não teria embarcado ocm sinalizador;
    – a culap e’da professora do garoto, que nunca disse que é perigoso soltar sinalizadores;
    – a culpa é do ministério dos esportes, pro incentivar o futebol e não o tenis, se o torcedor não gostasse de futebol, ele não teria viajado apra a bolívia;
    – a culpa é de quem influenciou o torcedor a ser corinthiano;
    – a culpa é do locutor da Fox, que poderia ter avisado o torcedor para não soltar sinalizadores;
    – a culpa é da Bolívia, por ficar na américa do sul, se fosse na Àsia não haveria esse jogo;
    … se for ver direito a culpa é do meu cachorro, da via Láctea, da física quântica, do Homo sapiens, vai sobrar prá todo mundo.

    Sinceramente Janca, cada um é responsável por sí e tem que responder pelos seus atos, mesmo proque ele é de maior segundo as leis bolivianas. O fato de terem comprado o sinalizador para o rapaz ou terem financiado a sua viagem não tem nada a ver. Se alguém lhe der uma granada não significa que você pode sair por aí esplodindo as pessoas.

    • Dermivaldo

      Explodindo, desculpa os erros, digitei muito rápido e dei enter antes do tempo… rs.

      • Junior

        Se a imprensa colocou na cabeça de milhões de idiotas que são um bando de loucos…
        Pergunto.
        O que é um bando?
        O que loucos fazem?
        Contra fatos não há argumento.

        • Robson Pacheco

          Junior, quantas vezes você falou “estou louco pra viajar”, “estou louco pra trocar de carro, “amor, sou louco por você”??? Alguma dessas vezes você foi internado ou julgado mentalmente prejudicado??? Não??? Sabe por que??? Porque isso é uma forma de expressão!!!

          Você já ouviu um grito de guerra do SPFC que diz “no dia que tu não existir (sic), eu não quero sorrir nunca mais”???

          E do Palmeiras “se você for jogar no céu, morro só pra te assistir”???
          Você acha que eles estão falando literalmente???
          Idiota é essa sua generalização!!!

          • Ronaldo

            Perfeito!

    • Flavio Rodrigues

      Dermivaldo, eu discordo da totalmente punição que o Corinthians sofreu por “N” motivos, o clube era o mandante do jogo. Não era o responsável pelo policiamento e consequentemente não era ele o responsável pela segurança do estádio. É uma punição pra “servir de exemplo”… não teve culpa no que aconteceu mesmo. Qualquer pessoa que não tenha um sentimento de prejudicar um clube que não gosta, no caso, o Corinthians, consegue enxergar isso. Acho que foi uma decisão incoerente sim… mas, se o Corinthians pagou a passagem do cara pra lá… aí eu mudo de ideia instantaneamente. Concordo que cada um é responsável por, si, sem dúvida, mas já passou dá hora de levar o futebol pro lado da civilidade. Integrantes de torcidas organizadas, infelizmente, mexem com drogas, procuram brigas, levam armas e muito mais coisas que vão contra qq tipo de civilidade… mais uma vez foi mostrado isso e da pior forma, a morte de um garoto inocente, se o Corinthians financia esse pessoal, ai, meu amigo, tem sim que ser punido rigorosamente… Mas, por outro lado, isso é especulação… tem q ser apurado se ajudou ou não. mesmo…

      • Dermivaldo

        Concordo, tem que fazer isso e punir TODOS OS CLUBES, acaba com TODAS as torcidas. O errado é pensar que pode disparar sinalizadores, desde que passem raspando as cabeças das pessoas.
        Errado é punir um clube como bode espiatório, quando sabemos que nada irá mudar, no dia seguinte havia uma infinidade de fogos dentro dos estádios nos outros jogos.

        • Flavio Rodrigues

          Também acho errado, todos alegam que essa punição vai servir de exemplo pq os torcedores não farão mais pra não prejudicar o time… balela, papo furado!!! não vejo isso funcionar… um exemplo, claro que sem comparar a dimensão do ocorrido, foi o Santos, a imprensa, o Neymar, todos imploraram, avisaram, pediram mil vezes pra que não jogassem moedas no Ganso para que o Santos não perdesse mando de campo… adiantou? não!!! e bandido é bandido… eles vão continuar fazendo a mesma coisa… Se eu achasse que adiantaria, seria o primeiro a apoiar a decisão. Mas, não acredito. Pouco tempo atras, passou um documentário muito interessante sobre organizadas na ESPN Brasil, claro que não são todos, mas tem caras que vão no estádio pra fazer guerra e ponto… são animais… não tão ligando pra nada… Se tiver uma função essa punição, que seja, para que os dirigente dos clubes (Todos, como vc disse) entendam de um vez por todas, que não podem financiar organizadas… de resto… a Conmebol e o próprio San Jose, não muito mais responsáveis pelo que aconteceu, do que o Corinthians… Acho também que a Fifa devia chamar a Conmebol e as confederações sul-americanas, todas, e dizer? E aí? Vai continuar esse lixo até quando?

    • janca

      Pela sua tese a polícia, no caso que for, não pode falar em cúmplices. E ele é menor segundo as leis brasileiras e teria voltado foragido ao Brasil, protegido por?

      • Dermivaldo

        Aí há controvérsias Janca, porque isso não tem como provar. Irão alegar que ele voltou porque quis, que ninguém sequestrou ele e nem o trouxeram para o Brasil forçadamente, nem amarraram ele no ônibus. O crime foi cometido na Bolívia e segundo as leis bolivianas ele é maior de idade e responde pelos seus atos. É como se ele fosse dono de si e responsavel pelso seus atos, até mesmo pela sua fuga, se for o caso.

        • janca

          Ele está no Brasil e segundo as leis brasileiras é menor de idade. E deixou claro que acobertaram sua fuga e o aconselharam a voltar ao Brasil sem se entregar, fugindo da Bolívia. Ou seja, no mínimo houve cúmplices.

          • lia

            Q eu saiba ele não é foragido ja q a Policia Boliviana ja encontrou e prendeu os culpados não é ???

          • janca

            A polícia boliviana pegou dois que estavam com o mesmo artefato usado contra o torcedor boliviano e com pólvora nas mãos. Os outros dez são considerados cúmplices até aqui. E quem disse que foi o autor do disparo foi ele, à TV Globo, tendo fugido, segundo diz, do país, aconselhado e acobertado por… Precisamos dos nomes. A polícia, pelo menos, precisa.

    • Edson – Santo André

      Muito bom Dermivaldo!

      A situação, apesar de trágica, é de simples entendimento: Esfera criminal: irá apurar e punir (espero) os culpados. Esfera desportiva: cumprir o regulamento (que é um lixo). Clube Corinthians: Tentar se defender da punição emposta pela Conmenbol. O resto é pura paixão clubistica. A vida do jovem rapaz infelizmente não voltará, mas que pelo menos sirva de lição para se melhorar as condições e leis desportivas.

    • Batista

      Nunca tanta repercussão, tanto sensacionalismo quanto nesse caso que vitimou esse menino da Bolivia. Nem quando a Mancha verde matou a pauladas aquele torcedor do São-Paulo dentro do gramado do pacaembú, na partida da Copa São Paulo. Hoje renata Fan foi clara e declarou que “caso não ouver punição vai continuar falando do caso durante uma semana”. tem muito muito JOrnalista pegando carona com a renatinha e Denilson. O Show… Mas penso que pela Diretoria do Corinthians é sim merecedor de todo esse sensacionalismo. Pois são uns baba ovo da Band!

  • Junior

    Para o bem das pessoas de bem….
    A exemplo do que acontece em jogos da Seleção Brasileira por ordem da CBF, que seja proibido o uso de camisas de clube de futebol nos estádios e partir de agora não haverá mais divisão de torcida!
    Para quem não sabe até os anos 60 não havia divisão de torcidas no estádio, na hora do gol pulava metade e outra metade ficava sentada..kkk. Atitude de pessoas de bem, simples assim.

  • Junior

    Sou Flamenguista.
    Torcida Uniformizada é uma vergonha para a Sociedade!
    TODOS sabemos que a maioria são bandidos e vagabundos!
    O próprio Corinthians está perdendo uma chance de ouro para dar exemplo e iniciar uma revolução que seria tão importante para o futebol quanto a democracia corinthiana.
    Os clubes não precisam deste tipo de torcedor que afastam a maioria de “bem”.
    Estou enojado de tudo que acontece nesse País e não fazemos nada!
    Vergonha!

  • EU

    POR QUE A GLOBOSTA EM VEZ DE ENTREVISTAR UM ASSASSINO E QUERER TRANSFORMAR ELE EM UM COITADINHO, NÃO VAI PARA COCHABAMBA E ENTREVISTA A FAMILIA DO KEVIN? DAQUI A POUCO A GLOBOSTA VAI DIZER QUE O MAIOR CULPADO FOI O KEVIN DE ESTAR NO ESTADIO E NAO DEVERIA ESTAR LÁ, E ASSIM NAO TERIA MORRIDO…

  • Antonio

    Dermivaldo , a culpa é da sua parteira!!!

  • Junior

    Se a imprensa colocou na cabeça de milhões de idiotas que são um bando de loucos…
    Pergunto.
    O que é um bando?
    O que loucos fazem?
    Contra fatos não há argumento.

    • Dermivaldo

      Assim como tem bando de loucos, tem bando de bambis, bando de urubus, bando de porcos, bando de sardinhas… que tem a ver?
      A torcida do São paulo não faz parte do bando de loucos e já matou 8 torcedores. A do Palmeiras matou 8. A do Vasco matou 8.

      • Junior

        Não existe nada disso que vc citou.
        Se não consegue responder o que é um bando e o que fazem os loucos, cale-se!

      • Junior

        Se vc é um corinthiano de bem, não deveria compactuar e defender esse tipo de nomenclatura e de atitude!
        Eu não faço parte de bando nenhum e também não sou louco!
        Sou torcedor e amo meu time! Apenas isso, não preciso machucar ninguém e nem ofender.

        • Dermivaldo

          Cada torcida se intitula como quiser e você sabe bem que o “bando de loucos” diz respeito à fidelidade da torcida.
          Você ouve rock? Já traduziu as letras das músicas para saber se não incentivam coisas ruins? Você assiste filmes de violência? Joga no playstation ou xbox aqueles jogos violentos?
          O “bando de loucos” foi sucesso de marketing e ficou famoso no mundo todo.

  • Trabalhador Brasileiro

    Quem matou Kevin? Resp: Um curintiano.

    • Dermivaldo

      Um brasileiro matou o Kelvin, não interessa a camisa que ele vestia, mesmo pq todas as torcidas são iguais e cometem as mesmas barbáries..

    • quem falou que vc é trabalhador?…………..vagabundo do caralho

  • Flavio Rodrigues

    Bom, impossível não ter a impressão que ele foi escolhido para “Bode Expiatório”. Só discordo de o fato de ele pedir desculpas aos caras que foram presos na Bolívia seja algo que indique a farsa… E, sinceramente, não sei se os cara que estão lá, também não foram escolhidos pra Bode Expiatório pela polícia boliviana… tanto aqui, quanto lá, funciona assim, tapa-se o sol com a peneira pra inglês ver e abafar as coisas… Agora se a polícia boliviana, tiver testemunhas e provas que aqueles 12 cometeram o crime ou foram cúmplices, a gaviões pode fazer mil manobras e maracutaias, que eles vão apodrecer lá… mas, como achar é fácil, o que eu espero é que JUSTIÇA seja feita, doa a quem doer.

  • Samuca

    Janca, estão usando o rapaz como cobaia para livrar a Organizada em primeiro lugar, porque a pressão esta forte contra eles em todo os sentidos, nunca foram tão acoados como nesse episódio, e segundo para dar uma resposta ao Corinthians porque deve ter diretor em cima querendo alguma coisa pra livrar o clube. Acredito que não será tão simplista assim a resolução, pois na Bolívia as leis são de verdade e não aceitarão uma barganha de o menor cumprir aqui e liberar os 12 para voltarem. Como te disse no outro tema, a organizada tem que ter a sua parcela de responsabilidade nesse caso, sofrer punições severas sim, pois se usam um fardamento, tem espaço e ingresso diferenciados nos estádios, podem e devem haver punições. Não isento a responsabilidade do clube, mas esse fica na área esportiva, organizada tem ir além pois eles sabem as merdas que fazem e como fazer para safar disso. Esse rapaz foi estudado por uma semana para não darem nenhuma vacilada na Lei e garantir que ele fique e cumpra a pena e soltem os outros e tudo fica por isso, mas o seu discurso ou entrevista, mostra claramente que foi preparado pelo advogado, não só pelo nervosismo como também inexperiência do rapaz. Infelizmente fiquei com vergonha de uma atitude como essa, ontem assisti ao jogo com vergonha, porra sabemos que existe financiamento para essas porcarias que são organizadas, pra que? pra cantarem, pularem, xingarem, agredirem ou matarem, usando um clube onde existem milhares a frente deles, eles se acham donos do clube, mas não compram nada oficial e nem pagam direitos sobre a marca, ganham de 5000 a 7000 ingressos para os jogos que ai sim são revendidos aos associados. Pra quê proporcionar uma vergonha dessas e agora essa desculpa mais esfarrapada. Infelizmente aqui nada acontece, deviam ser mais que 12 presos porque a maioria sabe das merdas que levam, porque já fui de organizada e até sei onde escondem os rojões, bombas ou esses artefatos nos onibus para evitar revista.
    Organizada sempre será a minoria de uma torcida, no nosso caso então chega ser insignificante para tanta vergonha que proporcionam ao Corinthians.

    • Dermivaldo

      Você fala como se a torcida do seu time fosse santa. Proporcionalmente em relação à quantidade de torcedores de cada clube, a torcida do Corinthians não foi quem mais matou:

      QUEM MAIS MATOU

      1º Corinthians – 14
      2º Goias – 11
      3º Fortaleza/Palmeiras/São Paulo/Vasco – 8
      4º Atlético MG/ Cruzeiro – 6
      5º Ceará/Grêmio/Vila Nova – 5
      6º Flamengo/Paysandu – 4
      7º Bahia/Sport/Remo – 3
      8º Atlético-PR/Santa Cruz/Botafogo – 2
      9º Brasil de Pelotas/Internacional/Coritiba/Fluminense/Santos/Avaí/Guarani/Ponte Preta – 1

      • Rogerio

        Chega a ser impressionante um comentário desses!!

        Estão fazendo proporcionalidade para mortes?

        Me poupe, 1 vida perdida já é demais, imaginem todas essas!!

        Agora a defesa é a seguinte?

        “Perto do tamanho da nossa torcida, até que matamos pouco”

        MINHA NOSSA AONDE VAMOS PARAR???

        Comentário pra la de infeliz!!!!

        • Dermivaldo

          Não se trata de competição, você é que está distorcendo a informação, apenas estou mostrando que não tem santo nessa história, está cheio de gente criticando a torcida do Corinthians como se fosse pior que as outras e não é por aí. Os números não mentem e mostram que o problema é mais à fundo.

      • Dermivaldo

        Se juntar as torcidas do São Paulo e do Palmeiras, por exemplo, ainda dá menos torcedores do que tem o Corinthians, mas juntas já mataram 16. Ou seja, tem menos torcida que o Corinthains e mataram mais.

        • Rogerio

          E o argumento persiste!!!

          LAMENTÁVEL!!!!!!!

          Não sei nem o que dizer diante de uma im…. dessas!!!!

          Só resta lamentar!!!!

          • Dermivaldo

            E você continua distorcendo a informação. Não adianta tampar o sol com a peneira.

          • Marcos

            JA DISSE PARA VOCE IR TOMAR UM CHAZINHO………..ANTI……….VAI MENINA……..DE A MÃO PARA O DENILSON E RENATA FAN……….VAI CHORAR JUNTO..VAI

            VAI CORINTHIANS

        • Bom dia, as todos !

          Ai está uma estátistica, que é completamente comprovadora sobre oque os demais fazem, pior que a torçida do corinthians, porém enquanto acham cupado o clube tem que fazer as devidas atitudes faler, poís oque a gaviôes fez ontem foi lindo, nossa me senti o corintiano, mais feliz do mundo. Veio até as lagrimas nos olhos, Faço aqui um apelo, uma campanha, no jogo a torçida grita cantar o nome do menino kevin, prestar a homenagem, porque ele mereçe quantos de nois, adora ver nossos times no estádio, poderia ter sido nóis, o CORINTHIANS tinha que joga com o nome do kevin nas costa a libertadores inteira, em homenagem a ele, dar assistência a familia, eu sou pequeno demais para mobilizar essa campanha mais, com ajuda da nossa nação corintiana digna, correta e transparende nóis segue KEVIN KEVIN KEVIN FICA COM DEUS IRMÃO, ABRAÇOS… Pra nois corintianos voçê sempre será um idolo, um personagem que jamais vamos esqueçer
          aqui presto minha soliriedades.

        • Nilton

          Aí não Dermivaldo. Lamentável amigo.

      • Junior

        Minha nossa!
        Não defenda assassinos em nome de paixão clubística!
        Não seja manipulado! Pense!
        Fora as mortes, quantas pessoas foram gravemente agredidas?
        Cadê as pessoas de bem desse país?

        • Dermivaldo

          Quem defendeu assassino? algum advogado comentou aqui?

      • Samuca

        Amigo, acredito que vc não leu o que escrevi, digo completamente ao contrário, estou brigando para que eles tenham punição maior porque vão sabendo das merdas que irão fazer e estão usando esse rapaz como boi de piranha.

        • Dermivaldo

          Samuca, deve ter sido sim esse menor que disparou o artefato, a mãe dele não seria idiota em permitir que o filho assuma um crime que não cometeu, mesmo porque a família é bem humilde e deve ter seus próprios problemas. Isso vai ser comprovado e não tem anda de laranja.
          As únicas pessoas que podem saber se foi disparado com ou sem intenção é o próprio garoto ou quem estava perto dele. Claro que isso não o exime de culpa e ele tem que pagar pelo ato, mas deve ficar impune por ele ser de menor, assim como acontece com todos os outros delinquentes menores desse país. Todos devem ser iguais perante a lei.
          Tem algum vidente postando no blog?
          Abraço.

          • Samuca

            Dermivaldo, não acredito que foi esse rapaz, muito coisa se contradiz, além do que tem muita coisa envolvida em Uniformadas que são de arrepiar, vai saber a situação deles, uma semana depois é tempo para achar uma boa solução, porque eles estão acoados como nunca foram pela opinião pública e pelo clube, pq tem diretor em cima com certeza.

          • janca

            E os cúmplices, quem ajudou o garoto a fugir da Bolívia? Se ele foi o autor do disparo e foi acobertado na fuga _diz que foi_ tem que dar nome aos bois, pois no mínimo tem cúmplices.

          • CONHECEDOR

            Cúmplices ? Estão confundindo muita coisa. Ao que parece, assessorados por profissional jurídico, que aconselhou a apresentação no Brasil, nada de errado fizeram. Cabe a quem conhece as leis fazer uso das mesmas, goste a opinião pública ou não. É preciso entender melhor a legislação e para isso só advogados e demais membros públicos da justiça. Chega de hipocrisia, clubismo e oportunismo, a justiça brasileira e boliviana seguirá com os atos necessários. Já tem alguns dizendo que pelo menos pararam de falar de Santa Maria ! Porque ao ser humano a tragédia é tão debatida e as medidas preventivas não ? Porque se prefere ter razão ao invés da conciliação ? Mundo capitalista dirão uns, já que a polêmica salva empregos e dá Ibope, e é cada um por sí e assim continuará sendo. Se para mudar um País transformando-o em nação são necessárias 3 (três) gerações, com cada uma de 80 (oitenta) anos, vamos tentar começar agora, senão nunca se chegarão nesses quase 250 anos com alguma mudança. Repensem.

      • Perfeito Dermivaldo você transformou a morte e a dor provocada pela estúpida perda de vidas em estátistica. Brilhante meu caro, tudo para você se resumiu em números e uma estúpida necessidade de ranquear o número de mortos para afirmar que 33, 34 sem lá quantos milhões de corintianos são criminosos e os demais santos. Para você Inter é mais santo que o SPFC assim como este émais santos que Goias e Corinthians! A que se presta esta informação?
        Mas se fosse um só cidadão morto isto por sí só já é trágico e inadímissivel. O que me incomoda nesta história é a generalização. Quanto tempo você acha que a coisa vai sair de blogs e ir para as ruas serem resolvidas na porrada? Estas bobagens tem que ter um fim e não dá mais para continuar com estas tentativas de jogar mais combustível na fogueira da estupidez transformandor a tragédia em motivo para insultos e provocações por redes sociais.
        Quanto ao texto do Samuca e do Janca não li uma linha sequer onde afirma que a torcida é santa portanto meu caro me incomoda é a sua preocupação em generalizar. Santistas, Corintianos, são paulinos, palmeirenses e por aí vai não são assassinos e nem bandidos , ladrão e nem toda este lixo que se atribui de forma generalizada aos adversários. Esta estátistica saida sabe-se lá de onde já que a coisa mais díficil é saber os números desta tragédia pelo país só reforçou uma certeza, não existem santos nesta histório triste das TO portanto defendo o fim de todas, todas sem excessão. Formas existem não se faz porque não se quer, não interessa, não dá voto ou não estão interessados

        • Dermivaldo

          Não transformei nada, números e estatísticas existem e são informações valiosas para analisar os fatos de uma maneira mais ampla.
          Há muita diferença entre um assassinato e 200 assassinatos.
          Essa informação se presta para vermos que todas as torcidas tem culpa e não apenas uma. Infelizemente essa tragédia é um caso muito comum no Brasil e na América do Sul, portanto, o caso deve ser generalisado sim. Querem resolver o problema em definitivo ou achar um culpado momentâneo para que na semana que vem tudo se repita em outros estádios?

  • Junior

    O Dermivaldo esquece o Corinthians!
    Pense na vida de todos que foram assassinados!
    Vc ja foi em estádio alguma vez na sua vida?

    • Dermivaldo

      Que tem a ver o Corinthians? O caso vai muito mais além e o problema é mais sério.
      Eu penso sim, são 50 mil assassinatos a cada ano no Brasil, fora os crimes de trânsito, nunca vi você protestar sobre isso.
      Temos centenas de milhares de assassinos à solta no Brasil, o que você faz à respeito?

  • Dermivaldo

    Quem tá defendendo assassino? Cada um é responsável pelos seus atos e tem que pagar pelo crime que comete, mas o garoto não tem que ser tatado diferente do Gil Rugai, do Pimenta Neves, o juíz Nicolau, da georgina de Freitas…
    Vejamos o caso do gil Rugai, que cometeu duplo homicídio premeditado há mais de 10 anos. somente na semana passada foi julgado, os recursos irão até 2021 e se for preso ficará no máximo 3 anos na cadeia. Não vi você protestar sobre isso. Uma vida vale mais que a outra?

    • janca

      Porque você não lê tudo o que eu escrevo. Lamento o Código Penal brasileiro permitir _e permite_ que mesmo condenado a mais de 33 anos de prisão Gil Rugai tenha saído do julgamento livre e possa continuar respondendo em liberdade _por dois crimes que aconteceram há quase dez anos. Uma coisa não justifica a outra, Dermivaldo.

      • Dermivaldo

        Concordo Janca, estava respondendo o outro comentário… rs. Você sabe que sou contra torcidas organzidas e por mim todas deveriam ser extintas.

  • César

    Interesse politico,

    A organizada precisa tirar seus doze sócios da Bolivia, o Corinthians precisa se livrar da punição(que ao meu ver não é cabivel), a querida COMEBOL precisa abafar o caso pois as pessoas já estão começando a entender que a culpa TAMBÉM foi dos organizadores, o San José também prefere abafar o caso para não levar punição(afinal, como time mandante, deveria ter feito a revista) e a policia não fez a revista, não retirou os torcedores com artefatos antes da morte e após a morte prendeu os doze primeiros que conseguio segurar.

    Enfim: o caso precisa ser abafado para muita gente grande não ser exposta. Em contra-partida temos um menor disposto a confessar o crime. Pizza Janca.. e daquelas bem sem vergonhas.

  • sandro

    A culpa é do clube que financia essa corja de vagabundos(estou generalizando).
    A culpa é sim do governo que já deveria á tempos ter extinguido esse negocio de organizadas.
    Nunca foi feito nada, fecharam a Mancha Verde, ela voltou com o nome de Mancha alvi Verde e continua por ai!! Fecharam o barracão, interditaram a quadra da Independente, e de que adiantou??Ela continua ai!! A Gaviões ja aprontou de tudo quanto foi jeito, no carnaval, quebrou aeroporto e agora mais essa, mataram um inocente fora do país. Cade a policia federal brasileira, que não foi na sede da torcida exigindo a apresentação dos responsaveis pela merda toda??No Brasil ninguem faz nada!!! Agora arrumaram um moleque e vão entrega-lo como o autor??Que palhaçada !!!

  • striknight

    Governo boliviano não aceitará passivamente a decisão da Gaviões. Apresentar um menor como autor do disparo que matou Kevin Beltrán. Um garoto que não pode ser extraditado. E a Conmebol nunca acreditou no blefe de desistência da Libertadores pelo Corinthians…

    Não será tão fácil quanto todos imaginam.

    A Gaviões da Fiel promete apresentar amanhã um menor.

    Um garoto de 17 anos que teria disparado o sinalizador que matou outro garoto: Kevin Beltrán.

    Já vazou a tese de que ele fez sem intenção.

    Queria comemorar o gol e se atrapalhou com o sinalizador.

    Não se apresentou como o autor do crime na Bolívia.

    Porque viajou sob responsabilidade da torcida por ser menor.

    Ele assumindo o crime nada acontece.

    Porque o governo brasileiro não extradita criminosos.

    Muitas vezes até italianos, como Cesare Battisti.

    Ele é um ex-terrorista italiano com acusações de quatro mortes na década de 70.

    A tese é essa.

    A Gaviões apresenta um menor de idade como autor do disparo.

    Nada acontece a ele.

    E os 12 membros das organizadas, alguns dirigentes de torcidas, são soltos.

    Deixam a penitenciária de Oruro.

    Ao mesmo tempo, a Conmebol se dobra.

    Diante da ameaça velada de o Corinthians abandonar a Libertadores.

    Mesmo tendo de pagar R$ 600 mil e ficando de fora das três próximas que se classificar.

    A entidade sul-americana revoga a medida de afastar seus torcedores.

    Ninguém é punido pela morte de Kevin Beltrán, de 14 anos.

    Ele perdeu a vida graças a um foguete que entrou no olho direito e esfacelou seu cérebro.

    O sinalizador atingiu 360 quilômetros por hora.

    Todos viram as costas, se esquecem do que aconteceu.

    O garoto de 17 anos fica no Brasil sem preocupação.

    E o Corinthians luta pelo bicampeonato da Libertadores.

    Isso não vai acontecer.

    A começar pelo blefe do clube abandonar a competição.

    Mesmo a covarde Conmebol sabe que isso é uma bravata.

    Feita para tentar pressionar o Comitê Disciplinar.

    Amanhã sairá a decisão se revogará a própria sentença em relação aos estádios de porta fechada.

    Por isso os boatos incentivados no próprio Parque São Jorge.

    Para consumo da imprensa e pressão nos membros da Conmebol.

    O octogenário José Maria Marin recomendou a Mario Gobbi desmentir o abandono.

    Não haveria como pressionar a entidade de Nicolás Leoz dessa maneira.

    Não diante da estúpida morte do menino de 14 anos.

    Governo boliviano não aceitará passivamente a decisão da Gaviões. Apresentar um menor como autor do disparo que matou Kevin Beltrán. Um garoto que não pode ser extraditado. E a Conmebol nunca acreditou no blefe de desistência da Libertadores pelo Corinthians…

    Marin também recomendou a Gobbi que modere suas palavras.

    “Acidente acontece” foi uma péssima maneira de resumir a morte de Kevin.

    Se fosse filho ou neto do corintiano, ele não falaria dessa maneira.

    Marin disse que sabe lidar com Nicolás Leoz.

    Ele tem certeza de que a pena será diminuída.

    Não extinta completamente.

    Mas diminuída.

    Gobbi seguiu as determinações.

    Será mais prudente, terá o mínimo de sensibilidade na hora de se expressar.

    E garantiu que o Corinthians não sai da Libertadores.

    Não haverá desistência do torneio.

    O governo de Evo Morales vê como uma questão de honra a punição.

    O caso saiu da esfera esportiva há muito tempo.

    O Itamaraty de Dilma Rousseff está dando assistência aos presos corintianos.

    Mas não há a mínima condição moral de pressionar a Conmebol.

    A justiça boliviana não irá comprar tão fácil a tese da Gaviões da Fiel.

    Já fez sua investigação.

    E chegou aos nomes de Cleuter Barreto Barros e Leandro Silva de Oliveira.

    Seriam eles os autores do disparo.

    E os outros dez detidos são acusados de cumplicidade.

    Deverão ser julgados em agosto.

    Se não houver uma prova irrefutável, nada mudará.

    Principalmente porque um menor estará se apresentando.

    E no Brasil, onde não pode ser punido.

    O confronto político está armado.

    E é muito mais profundo do que parece.

    Há até uma certa revolta na imprensa boliviana.

    E descrença em relação ao garoto da Gaviões.

    A direção corintiana continua cumprindo a sua palavra.

    Está de costas para o que acontece com a torcida.

    As organizadas que se virem para defender seus membros.

    Assim como não terá apoio na hora de mostrar o tal menor de idade.

    Para a diretoria de Mario Gobbi só interessa se livrar da punição.

    Quer no estádio os torcedores que levaram R$ 15 milhões aos cofres na Libertadores de 2013.

    E que seus jogadores tenham o apoio das arquibancadas.

    Mas tudo está entrelaçado.

    Muito confuso.

    Mas se a covarde Conmebol promete não se dobrar…

    Precisa acordar para o San José, mandante da partida.

    E da falta de revista da polícia na entrada do estádio em Oruro.

    Como os membros das organizadas entraram com os sinalizadores?

    O clube merece uma severa punição.

    A situação é muito pior em relação à justiça boliviana.

    Não funcionará a simples lógica da Gaviões da Fiel.

    Que basta apresentar o menor como autor do disparo.

    E sem poder ser julgado em Oruro.

    Que terá vida normal no Brasil sem a extradição.

    E que os 12 membros das organizadas serão soltos na Bolívia.

    Mesmo se as fotos do tal menor sejam irrefutáveis.

    Advogados dizem que os corintianos seriam acusados de cumplicidade.

    Porque ocultaram a identidade do autor do disparo.

    E ainda facilitaram que se escondesse das autoridades.

    Ainda não há nenhum motivo para comemorações.

    Nem no Parque São Jorge.

    Muito menos na superlotada cadeia de Oruro.

    O temido ‘Cárcere São Pedro’…

  • Junior

    Quem matou Kevin: A Gaviões da Fiel!

    • Ton

      Não é mais o Corinthians? Parabêns, Junior vc está evoluindo =)

      Foi como ter passado da primeira série do primário para a segunda.

      Continue assim, garoto!

  • striknight

    E se fosse ao contrário? Um boliviano de 17 anos da organizada do San Jose tivesse confessado matado um menino brasileiro, corintiano no Pacaembu? As desculpas, as coincidências seriam aceitas? A punição do San Jose seria anulada pela Conmebol?

    E se fosse ao contrário?”

    Corinthians e San Jose jogam no Pacaembu.

    É a primeira partida da Libertadores.

    O adversário andino é campeão do mundo, recheado de estrelas.

    Prevê faturar R$ 330 milhões em 2013.

    A Bolívia, pentacampeã do mundo, tem força demais na Conmebol.

    O Pacaembu está lotado.

    Aos cinco minutos do primeiro tempo, o time boliviano faz 1 a 0.

    Da pequena torcida, cerca de 200 membros, vários sinalizadores são disparados.

    Um deles atinge um menino brasileiro de 14 anos.

    O artefato lançado entra no olho direito e esfacela o cérebro do menino.

    A 360 quilômetros por hora.

    O menino tinha saído escondido dos pais.

    Viajado, digamos de Jaú, terra do presidente do Corinthians.

    E estivesse realizando o sonho de ver seu time no estádio.

    Sua felicidade que durou cinco minutos, até cair morto.

    Como a torcida do San Jose levantava uma bandeira enorme, a polícia paulista não viu.

    Não sabe quem lançou o sinalizador.

    Há sérias dúvidas.

    As imagens da tevê são distorcidas.

    Mas o menino de Jaú está lá, morto, com a cabeça ensanguentada na arquibancada.

    Os outros corintianos ao seu redor clamam desesperados por ajuda.

    Torcedores se revoltam com a pavorosa morte.

    Muitos choram.

    Em poucos minutos, começam a gritar “Assassinos. Assassinos.”

    Logo repórteres de rádio descobrem o que aconteceu e divulgam.

    O Pacaembu inteiro faz o coro de ‘Assassinos’ para os bolivianos.

    A Polícia tem de dar uma resposta e prende 12 membros das organizadas do San Jose.

    Entre eles, vários torcedores importantes para a torcida, com cargos inclusive.

    Porque nas organizadas existe hierarquia.

    Há uma comoção não só na América do Sul.

    O mundo todo repele a selvageria dos bolivianos.

    A Conmebol acorda da letargia e pune preventivamente o San Jose.

    Terá de atuar sem seus torcedores em casa e mesmo jogando fora.

    O prejuízo do clube colombiano chegaria a R$ 15 milhões.

    Em 2011 foi campeão da Libertadores.

    Essa seria a quantia se o clube chegasse até a disputa do título novamente.

    Algo que sua diretoria apostava, tanto que gastou cerca de R$ 50 milhões em reforços.

    Ninguém na América Latina gastou nem perto dessa quantia.

    Além de não ter vendido nenhum titular campeão mundial.

    Sim, os bolivianos são campeões mundiais.

    Diante dessa pressão, o presidente do San Jose convoca uma coletiva.

    Delegado, ele diz que não aceita a punição.

    Seu clube não tem ligação alguma com as suas torcidas organizadas.

    Esquece que o presidente a quem sucede foi fundador da, digamos, Pavillon Nueve de Oruro.

    Ele é seu mentor e ídolo.

    Conseguiu um estádio de um bilhão de reais ao centenário clube.

    Graças à suas ligações com políticos.

    E este estádio vai abrir a Copa do Mundo na Bolívia.

    Em relação ao menino morto violentamente, o presidente é direto.

    Diz de maneira fria o que pensa.

    “Acidente acontece.”

    Enquanto isso aqui no Brasil, a opinião pública está revoltada.

    E exige punição imediata para os vândalos que mataram o garoto.

    A Policia apresenta rapidamente os resultados de sua investigação.

    Dois membros das organizadas são apresentados como aqueles que dispararam o artefato.

    Tinham pólvora nas mãos.

    Podem pegar até 30 anos de prisão.

    Os dez demais são indiciados como cúmplices.

    Estava tudo certo.

    Mas uma notícia bombástica vaza em Oruro.

    No sábado à tarde o advogado da principal organizada do San Jose avisa.

    Chama a Folha de Oruro e a emissora Planeta.

    Antecipa ao jornal que apresentará o verdadeiro autor do sinalizador.

    Ele é menor, não pode ser extraditado ao Brasil.

    Sua punição deverá ser prestar serviços comunitários.

    Ao mesmo tempo, os 12 torcedores das organizadas do San Jose devem ser liberados do Brasil.

    A entrevista será dada à TV Planeta, no domingo.

    A Planeta tem a exclusividade do futebol na Bolívia desde a época da ditadura.

    O San Jose é a sua grande aposta, o clube que lhe dá maior audiência.

    A quem paga mais para mostrar seus jogos.

    Assim garante dinheiro para reforçar a equipe com novas estrelas.

    E assegurar mais gente interessada em vê-lo jogar.

    No ano passado, foi o clube quem obteve os maiores índices no futebol.

    Mais do que a Bolívia pentacampeã do mundo.

    Seria péssimo do lado mercadológico o San Jose fora da Libertadores.

    Terrível para os patrocinadores que gastam mais de um bilhão de reais com o futebol.

    Na entrevista da TV Planeta, ao lado da mãe, o menor confessa.

    Está de costas, só é possível enxergar o blusão da organizada.

    Ele é de família muito humilde.

    Mesmo assim viajou para o Brasil no primeiro jogo da Libertadores.

    Tinha seis sinalizadores na bagagem.

    Diz que disparou um deles na hora do gol.

    E se confundiu.

    E foi direto à torcida corintiana.

    Matou o menino de 14 anos.

    O torcedor do San Jose ouviu os gritos de ‘assassinos’ no Pacaembu.

    E perguntou a um policial o que havia acontecido.

    O soldado da Rota disse que estava tudo bem.

    Mas ao sair do Pacaembu, soube que havia matado um torcedor corintiano.

    reproducaoglobo E se fosse ao contrário? Um boliviano de 17 anos da organizada do San Jose tivesse confessado matado um menino brasileiro, corintiano no Pacaembu? As desculpas, as coincidências seriam aceitas? A punição do San Jose seria anulada pela Conmebol?

    Disse a torcedores da organizada boliviana que iria se entregar.

    Mas lembraram que estava no Brasil.

    Era melhor confessar na Bolívia.

    Os torcedores foram muito solidários.

    Deixaram o garoto, insignificante na hierarquia da torcida, torcida ir embora.

    Entrar no ônibus.

    Mesmo sabendo que 12 torcedores inocentes ficavam presos em São Paulo.

    Vários com cargos importantes na torcida.

    Solidariedade estranha dessas organizadas.

    O menor fala com uma desenvoltura de quem pensou muito no que iria declarar.

    A entrevista é divulgada nacionalmente na Bolívia no domingo.

    Assim como no domingo o presidente do San Jose diz que não abandonará a Libertadores.

    Mostra em uma camiseta com a manga arriada, deixando exposta uma fitinha preta.

    Está ao lado de um padre.

    O efeito dramático é evidente.

    A ideia é mostrar o luto em solidariedade ao garoto brasileiro.

    Fotógrafos registram, claro, a cena.

    Seu clube declarou luto por sete dias pela morte do menino.

    Notícia divulgada nacionalmente.

    O San Jose jogava uma partida de inexpressivo torneio local.

    Suas organizadas esticavam uma faixa para ser vista.

    “Menino brasileiro, fica em paz”.

    E se fosse ao contrário? Um boliviano de 17 anos da organizada do San Jose tivesse confessado matado um menino brasileiro, corintiano no Pacaembu? As desculpas, as coincidências seriam aceitas? A punição do San Jose seria anulada pela Conmebol?

    Tudo no domingo.

    Ontem foi um dia muito importante para essas manifestações.

    Porque hoje, nesta segunda-feira, a Conmebol divulgará se manterá a punição.

    O dia fundamental para o San Jose fazer pressão é o anterior à decisão.

    O advogado da organizada do clube diz que entregará o autor do disparo hoje às autoridades.

    Tudo se encaixa de uma maneira mágica.

    Foi um garoto boliviano que matou o menino brasileiro.

    Ele não pode ser extraditado para o Brasil.

    E na Bolívia deverá se submeter a serviços comunitários.

    Ficar sob a guarda de sua mãe, muito provavelmente.

    A ‘vida não acabou’ como declarou à tevê Planeta.

    Longe disso.

    Seus problemas com a justiça deverão levar no máximo três anos.

    Aos 20 estará livre.

    E com muita moral na organizada que ama.

    Suas palavras podem ser suficientes para livrar os 12 torcedores presos no Brasil.

    Além de poder atenuar a pena imposta pela Conmebol ao San Jose.

    Livrar seu time do coração de enorme prejuízo.

    Deu a desculpa que pode abalar com a covarde entidade.

    Há agora motivo para a punição ser revertida, atenuada.

    Indiretamente seria ótimo para a TV Planeta.

    Ela teria o clube de maior audiência ao lado de apaixonada torcida.

    Com muito mais chance de ser bicampeão da Libertadores.

    Disputar o Mundial de novo no final do ano.

    E dar outra vez grandes índices de audiência.

    Os influenciáveis dirigentes da Conmebol podem mudar de opinião.

    Proibir a torcida em um, dois ou até três partidas, acredita gente importante do San Jose.

    Mas não para o resto da competição, como havia prometido.

    Bastaram as palavras de um garoto de 17 anos.

    A Folha de Oruro dá hoje manchete interessante no seu caderno de Esportes.

    “Queria buscar espaço na torcida, diz menor.”

    Se refere ao menor autor do disparo do sinalizador.

    Se ele queria, conseguiu, depois de sua confissão.

    A segunda-feira tem tudo para ser um dia feliz para o time boliviano.

    E mesmo na cadeia onde estão presos os 12 bolivianos.

    Os três advogados que tentam a sua liberação estão animadíssimos.

    Sim, são três advogados trabalhando pelos membros da organizada.

    A opinião pública brasileira está estarrecida, chocada.

    Até revoltada.

    Já soube o que aconteceu no último domingo.

    Da oportuna confissão do garoto de 17 anos.

    Da movimentação do San Jose para se livrar da punição.

    Com direito até a envolvimento do presidente da Federação Boliviana de Futebol.

    Um grande apreciador de medalhas, ex-governador biônico de Oruro.

    Por coincidência, mesmo estado do San Jose.

    Animação na Bolívia.

    Espanto no Brasil.

    Só em um local nada muda.

    Na casa do menino de 14 anos morto na quarta-feira.

    Onde suas fotos com a camisa do clube amado espalhadas pela casa.

    O sentimento é o vazio, a dor profunda dos pais.

    E a certeza: de que ele morreu por nada.

    Mesmo se tudo for verdade, seria péssimo estar do outro lado.

    Ser boliviano e ver o que acontece no Brasil.

    Tudo o que o Corinthians está fazendo para se livrar de punições.

    Mesmo com o regulamento da Conmebol responsabilizando os clubes por suas torcidas.

    Como acontece em todo mundo civilizado.

    Quanto à confissão do garoto à TV Globo.

    Provoca espanto tanta coincidência.

    Com muitos torcedores soltando sinalizadores…

    Justo o de um menor, que não pode ser extraditado, matar Kevin Beltrán.

    A confissão que pode ter força para libertar 12 membros de torcidas organizadas.

    Inclusive àquela que o menor pertence.

    Se coloque no lugar dos pais do menino morto.

    Para sentir de verdade, traga a realidade para o nosso país.

    Se em Jaú estivesse enterrado um garoto de 14 anos?

    Cuja cabeça tivesse sido estraçalhada por um sinalizador?

    Vindo da torcida organizada do San José.

    Só que, em vez dos 12 presos pela polícia brasileira…

    Um menor boliviano confesse ter matado o menino.

    E que por ter 17 anos não pode ser extraditado?

    Vai ficar por Oruro mesmo.

    A Polícia agora passasse a ser pressionada a libertar os bolivianos?

    Qual seria o sentimento no Brasil?

    Se tudo fosse ao contrário?

    Como não é, só resta uma coisa a fazer como bom brasileiro.

    Colocar a mão no peito e gritar.

    Vai, Corinthians!

    Sem parar para pensar.

    Sem questionar.

    Fazendo até melhor: esquecer de Kevin Beltrán.

    E só pensar na Libertadores.

    Se preparando para pagar até R$ 500,00 pelo ingresso no Pacaembu.

    Exatamente como muita gente poderosa quer…

    • FZZ

      para de escrever bíblias, ninguém lê tudo isso ai não ..

      • Junior

        se fosse ao contrario a GLOBBBO já teria feito um novela para o caso… e colocado o culpado em uma fogueira….

      • striknight

        Isso é pra quem gosta de ler , se vc não gosta esta no local errado !!!

        Procure por imagens no google

    • Torcedor Verdadeiro

      Sou corinthiano e não precisaria imaginar essa inversão de papéis para dimensionar a importância dessa tragédia. Concordo com quase tudo o que você colocou, mas algumas coisas devem ser colocadas. Concordo que a torcida organizada é responsável pelo acontecido e deveria ser punida como tal. Concordo que o fato de ser menor o “disparador” parece muito suspeito. A punição ao Corinthians me pareceu injusta, não porque eu ache que é incompatível com o fato, mas porque o Corinthians foi, ao meu entender, o menor culpado e o maior punido. Eu concordaria com essa suspensão e até com a exclusão da competição, desde que punições equivalentes fossem aplicadas aos outros culpados (polícia de Oruro, San Jose e Conmebol).

    • Torcedor Verdadeiro

      Outra coisa: não é por ele ser menor que não pode ser extraditado. Nenhum brasileiro pode ser extraditado por crimes cometidos em outro países.

  • Bernardino

    Janca, a grande verdade (se é que verdade tem tamanho) é que 99,9 % das pessoas que abordam esse assunto não estão preocupadas com a morte de 1 pessoa e sim com a punição a 1 clube de futebol. Se a Conmebol excluir o Corinthians da Libertadores eu dou um aviso : não saia de casa no dia seguinte, as ruas estão repletas de gente comemorando a exclusao (ou o assassinato do garoto). A sociedade esta perdendo uma otima oportunidade de mais uma vez discutir a violencia, as TO, as condições dos estadios da Libertadores……e relamente tomar uma atitude e punir os responsaveis, seja quem for

    • janca

      Concordo que ninguém está preocupado com a morte do garoto, estão todos preocupados com o clubismo e a sequência da Libertadores. Retrato da nossa sociedade, Bernardino.

      • Ton

        Não é isso não, caro Janca. É uma questão de separar Esfera esportiva da Espera Criminal.

        Um clube de futebol não mata pessoas. Só pessoas matam pessoas!

        E tem muita gente misturando tudo!

        • janca

          O clube está respondendo na esfera esportiva por um regulamento que aceitou e assinou e previa tal penalização _como poderia ser outra, mais leve ou mais rigorosa.

  • FZZ

    Desculpa Janca, mas quem bancou a viagem deles, se foi com grana própria, emprestada, o seja lá o que, ISSO NÃO É PROBLEMA DE NINGUÉM, e sim deles …

    De onde vem o dinheiro que você usa pro seu lazer é problema seu e de mais ninguém ….

    • janca

      Não se tem gente financiando a compra de artefatos que podem matar _e na quarta passada um matou_ em estádios de futebol.

    • janca

      Sem falar que a origem do dinheiro é importantíssima, sim. Se vem do tráfico de drogas, de esquemas de corrupção, de desvio de verba pública (não estou dizendo que é o caso do garoto, claro), a polícia e o Ministério Público têm que saber ou ir atrás. Não é tão simples como você coloca ao dizer que o dinheiro que você usa não é problema de ninguém. Dependendo do caso, pode ser, sim.

  • Igor Rykovski

    Janca, eu como corinthiano estou envergonhado com tudo isso… Toda hora vem um e fala: Vcs mataram o menino… E realmente, era um cara com roupa do meu time que fez isso… Me sinto co-responsável sim… É mais ou menos como ter um assassino na família… Só que seria mais fácil suportar se pelo menos a diretoria assumisse isso também… Eu teria orgulho… Mas não… Ontem, em Bragança eu senti nojo… Os jogadores visivelmente transtornados, cabisbaixos e durante o minuto de silêncio, a torcida começou a cantar as canções de sempre… Foi como se nada tivesse acontecido… Eu pensei que talvez, deveria fazer algo, como corinthiano… Eu entrei no Facebook do São José e pedi desculpas… E recebi esse comentário: Esta es la clase de persona que enseña a no generalizar… Ou seja, todos lá esperam ao menos o mínimo… Um pedido de desculpas e não um monte de senãos… Eu não tenho mais vontade de assistir futebol…

    • janca

      O que acho, Igor, é que não dá para generalizar. Se um corintiano matou, já houve torcedores de outros times que também mataram e eles não representam a coletividade. Sobre o jogo de ontem em Bragança fiquei com a mesma sensação, embora não tenha sentido os jogadores transtornados. Acho que ficaram logo depois do jogo, mas ontem já estavam focados em outras coisas. Sobre a torcida, abrirarm uma bandeira em homenagem ao Kevin, mas também fiquei com a sensação de que querem apagar o que aconteceu quarta e bola para a frente. A preocupação não é com o Kevin. É com a punição ao clube. No fundo, no fundo _e no raso também_ é isso, Igor. Boa semana pra você, Janca

      • Igor Rykovski

        Janca, nós temos o costume de falar com orgulho dos brasileiros Airton Senna, Guga, Ronaldo, Pelé… Deveria ser o mesmo quando é do lado negativo… Se você entrar no Facebook do São José, vai ver o que estão falando de brasileiros por lá… Temos costume de falar que essa roupa suja não é nossa, mas quando limpa, ela estava dentro do nosso guarda-roupa… Eles não representam a coletividade, mas a coletividade é responsável por eles… Os corinthianos e os brasileiros tem o dever de tentar consertar ou amenizar essa barbárie… Depois, nos entendemos com nossas ovelhas desgarradas…

        • janca

          Mas aí temos que separar as partes dos todos. Não dá para criarem um clima contra todo o corintiano ou todo brasileiro por conta disso.

    • Samuca

      Igor, senti a mesma coisa que você vergonha durante o jogo, não comemorei nenhum gol, porque estava alguma coisa errada, quando disseram que acharam o culpado veio um alento, mas quando assisti a entrevista a noite, me deu nojo. Pra mim é tudo arquitetado e armado pela Organizada, somente para dar uma resposta a sociedade. Acreditar naquilo é assinar meu diploma de idiota. Isso tem que acabar, eles sempre serão minoria em qualquer lugar, a nação Corinthiana é muito maior que essas facções.

      • janca

        Entendo o sentimento de vocês, Samuca e Igor. Não só o jogo, mas especialmente a entrevista, eu diria, tudo isso deveria fazer a gente parar para pensar. Pelo menos é o que parece que um ou outro tem feito e isso é bom.

      • Igor Rykovski

        Eu concordo… Essa torcida não me representa, mas é a torcida do meu time… Os atos deles respingam em todos nós… Eu Igor não fiz nada de errado, mas faço parte do todo, não posso agora fugir disso… Logo depois de ter feito história no Japão, seremos lembrados por ter matado um menino…

        • Samuca

          Sem demagogia alguma, é isso que pesa, saber um infeliz com um monte de irresponsáveis fizeram uma merda daquelas, agora estudam uma forma de se livrar do pepino, porque pela tragédia estão nem ai, aliás estão prontos sim pra próxima, porque eles são gaviões vida-louca, que nada se reflete na essência dessa torcida, que é sim formada por pessoas humildes, o povão, mas que são trabalhadores, honestos e fazem o impossível (sem ser irresponsável ou inconsequente) para estar vendo ou usando uma camisa do Corinthians, que ensinam seus filhos a seguirem esse amor, não por ser gavião, e sim com as suas atitudes, onde os filhos enxergam essa coisa que é ser CORINTHIANO. E é essa maioria que está triste e sente esse vazio depois de quarta-feira, os corinthianos que cobram uma punição a essas facções caracterizadas torcidas, sim esses que você conhece que são vizinhos, amigos ou parentes, que vale a pena tomar uma cerveja e curtir a amizade independente do time.

        • janca

          A Gaviões pode não te representar, Igor, o que não torna você menos ou mais corintiano _até imagino que seja mais do que boa parte dos que fazem parte da organizada. O Corinthians é muito maior do que suas uniformizadas e deveria tentar se desvincular delas, assim como outros times brasileiros das suas.

        • Ton

          Só na sua visão Igor. Eu não me sinto responsável por ter matado ninguém. Cada um é responsável por suas próprias atitudes e Deus nos concedeu o Livre Arbítrio.

          Não é porque somos corintianos temos que ser responsável por atitude de um único individuo. Sua visão é tão limitada que seria a mesma coisa que eu me sentir um criminoso só porque outro Ton matou alguém simplesmente porque tenho algo em comum com ele (o nome).

          Pensa um pouco, amigo!

    • Junior

      Parabéns! Vc é uma pessoa de bem! Fique com Deus em seu coração!

  • sandrofla

    Não se pode extraditar o rapaz pois ainda é comodamente menor em idade. Me pareceu frio e sem noção da gravidade do que está assumindo.
    O Corinthians é grande mas tem de saber separar as coisas pois o que é seu maior patrimônio hj pode lhe trazer graves problemas futuros.

    • janca

      Sobre a entrevista, Sandro, foi exatamente a sensação que me passou. Parecia um sujeito frio e sem noção da gravidade do crime que está dizendo que cometeu. Impressionante.

  • Dermivaldo

    Esses termos “assassinatos”, “tragédia”, “mortes” tomam conta da mídia e ficam na cabeça das pessoas, consequentemente acaba atraindo mais mortes, é a Lei da Atração do Universo em ação. Já tivemos recentemente o caso de Santa Maria (também sinalizador, coincidência?) e uma coisa puxa outra. É melhor sermos “à favor da paz” do que “contra a violência”, pois o poder das palavras e dos pensamentos é grande. Quanto mais se fala sobre a violência no Brasil, mais ela aumenta.
    Abraço e um ótimo dia à todos.

  • Junior

    A PERGUNTA JÁ ESTA RESPONDIDA:

    A GAVIÕES É RESPONSAVEL PELO GAROTO, TANTO QUE FEZ QUESTÃO DE TIRAR O “GAROTO” DA BOLIVIA.

    DEU NOJO DE VER AQUILO ONTEM, ME SENTI UM ASNO… VENDO UMA EMISSORA TENTAR CORROMPER DE FORMA VIL UMA SITUAÇÃO DESSAS, SUBESTIMANDO A INTELIGENCIA DO POVO.

    AGORA PERGUNTO PARA VOCÊ JANCA, QUAL É O FUTURO DO FUTEBOL BRASILEIRO DEPOIS DO QUE VIMOS ONTEM?????

    • janca

      É um momento que, se bem aproveitado, poderia gerar mudanças. Espero que algumas pelo menos aconteçam, Júnior.

      • Junior

        JANCA, CORINTIANO NÃO PENSA MUITO ALÉM DO UMBIGO DELES O FATO E QUE EXISTEM INTERESSES DIVERSOS E GIGANTES POR TRÁS DA ABSOLVIÇÃO DESSA TORCIDA, É A IMAGEM DE EMPRESAS SENDO UMA DELAS PUBLICA, SÃO OS ALTOS INVESTIMENTOS QUE A GLOBO FEZ NO CLUBE COM A INTENÇÃO DE EXPLORAR A FORÇA DA TORCIDA.

        SE OS CARAS ESTÃO AFIM DE MANIPULAR UMA MORTE IMAGINA O QUE NÃO FAZEM COM RESULTADOS DE JOGOS EM CAMPEONATOS QUE ELES DOMINAM??????

        SEM QUERER SER EXAGERADO, MAS A CONFIABILIDADE DO FUTEBOL NACIONAL ESTARÁ SENDO PROVADO NESSE EPISODIO, SERÁ QUE ALGUMA FORÇA OCULTA VAI CONSEGUIR TIRAR O FOCO DA DISCUSSÃO E LIVRAR O LOMBO DAS DESORGANIZADAS DO BRASIL???

        • Fabio

          Muda nada não, Janca.
          Ano passado, so em Campinas onde moro e acompanho o noticiario local, morreu um ponte-pretano morto pela torcida do SPFC (vindo de SP só pra isso), um Bugrino no Derbi Jr pela torcida da ponte.
          Acho que a imprensa deve investir mais tempo na denuncia de praticas nocivas e ilegais das TO antes da “m” acontecer.
          Tem que punir o ato, nao a consequência. Punir todos os times (dinheiro, dirigente em cana), diretores de torcidas, pois todos cometem os mesmos atos.
          Todo jogo entre dois times de torcida grande (incluindo Guarani e Ponte) tem rojão jogado um no outro, fogo em estadio (ponte e Guarani, Grêmio e Inter, etc).
          Infelizmente, pode tirar da libertadores, pode tirar torcida, pode tirar 15M BRL (em bilheteria) do Corinthians que nao vai salvar a vida de mais ninguém. Pode até acirrar mais o conflito.
          Se nao agir nas causa que todos aqui demonstram conhecimento e listam (que dirá de quem é pago para saber -policia, promotoria), nao muda NADA.
          Se queremos contribuir, Janca, vamos cobrar os promotores, policia, FIFA, CBF, governo, pelos atos (ilegais por si) que vemos toda semana, na hora que os atos acontecem. Não vamos esperar por mais uma consequência trágica, como mais um boliviano morto, mais um campineiro morto, mais um gaucho morto, mais um paulistano morto, mais um carioca morto…
          Na hora que não estavam fazendo revista para entrar no estadio e barrar os bandidos, onde estava a delegada “fodona”, o jornalista durao (outros, nada contra voce), etc?
          Na hora que as torcidas marcam briga para se matar, onde estão todos?

          • janca

            As brigas em Campinas são mesmo impressionantes. E a relação dos times campineiros com suas organizadas e o modo de elas funcionarem também deveriam ser alvo da polícia. Já vi jogo em Campinas com briga de assustar… E como você bem lembrou recentemente teve até morte de torcedor _ano passado, como você disse.

  • LUTERO

    KKKKKKK. Tá na cara que os Dirigentes do Curingão estão querendo trazer a historia para o Brasil que é, sabidamente o Paíz da Impunidade……Que entrevista brega, sem sustentação alguma.

  • Junior

    JANCA DIANTE DO INFERNO QUE ESSAS ORGANIZADAS PROVOCAM NO FUTEBOL BRASILEIRO QUERO SABER SE VOCE TAMBEM CONCORDA QUE O FATO FOI ISOLADO OU FOI RESULTADO DE ANOS DE AÇÕES IRRESPONSAVEIS????

    • janca

      Claro que não foi um fato isolado. São anos de ações irresponsáveis, para não usar um termo mais pesado, que não se restringem ao futebol muito menos a organizadas do Corinthians.

  • Alexandre

    Janca,
    realmente este caso ainda tem muito a se investigar. Muita informação solta, e muito conveniente que o autor assumido do crime seja menor de 18. Porém, quanto a isso, não seria bastante simples comprovar se o moleque é um laranja ou o verdadeiro culpado?
    A TV Boliviana não divulgou as imagens do infrator? É só conferir se as imagens são do moleque de 17 anos ou não. Contra imagens não há argumentos.
    Sobre a punição ao Corinthians, creio que poderá sim ser justa. Porém, em primeiro lugar deve-se julgar e punir o infrator na esfera civil. O Corinthians não irá fugir durante as investigações, e portanto acho errado punir antecipadamente, sem conclusão das investigações e sem provas de culpa.
    Se comprovado que o clube financiou a viagem do infrator até a Bolívia, o clube deve ser responsabilizado também. mas isso será descoberto apenas com uma investigação séria, que deve ser extendida também a outros clubes. Qual a ligação de fato entre os grandes clubes e suas organizadas?
    De imediato, quem deve ser punido é o autor do crime. Esta é a verdadeira justiça pra familia do garoto.
    Após investigações concluidas, pode-se punir o Corinthians, o San José (mandante do jogo e responsável pela segurança local), a Gaviões, e até mesmo a Conmebol possa ser punida pela FIFA (uma vez que não cumpre os regulamentos e não oferece segurança nos estádios).
    A propósito, a Conmebol sequer cumpriu a regra que prevê que só pode ser sede de uma partida de Libertadores um estádio que esteja no máximo a 100km de um aeroporto.
    A Conmebol também não cumpre a questão de segurança, pois centenas de sinalizadores são encontrados em todos os jogos do campeonato, embora na regra sejam proibidos. Isso é negligência na fiscalização, não? A torcida do San José entrou inclusive com um galão de querosene no estádio, imagina o perigo, e como a catástrofe poderia ser ainda maior do que já foi?
    Será que punir apenas o Corinthians irá resolver o problema? Não entrarão mais sinalizadores no estádio após esse exemplo? As revistas serão mais rigorosas? Não morrerão mais torcedores nos estádios e nos arredores? Caso contrário, é apenas uma punição “pra inglês ver” (ou no caso, pra Conmebol fazer uma moralzinha com a FIFA).
    Abraço,

    • janca

      Mas pelas leis brasileiras, se o culpado for um menor de 17 anos, ele vai acabar recebendo como punição, provavelmente, medidas socioeducativas, o que faz parte do jogo. Não sei se dará uma sensação de “justiça”, digamos assim, à família do garoto bolivano, mas é a lei brasileira e o garoto que dia que atirou conseguiu fugir para o país. Mas há várias perguntas não respondidas ainda. Se foi realmente ele, os nomes de quem o ajudou a fugir, de quem o acobertou, como foi a compra dos artefatos _não era só ele que portava um… Sobre a questão da Conmebol e do estádio, que não tinha, pelo que consta, um aeroporto nas proximidades, contrariando o regulamento da competição, como permitiram isso? Como ninguém falou nada antes do jogo? Porque é sério. E havia condições de segurança no jogo? Qual a responsabilidade do mandante? Muitas coisas a serem esclarecidas na esfera esportiva e também na criminal _morreu, não podemos jamais esquecer disso, um adolescente de 14 anos.

  • Paulo

    O problema é que tem mais gente querendo ver o Corinthians se danar do que resolver o problema da segurança nos estádios. Juro pra vocês, eliminar a torcida corinthiana dos estádios não vai eliminar o problema de segurança, nem se matarem todos os corinthianos do mundo. É muito hipocrisia ignorar que todas as outras torcidas, inclusive bolivianas, levam artefatos expolsivos e outros objetos perigosos para dentro das arquibancadas. O buraco é mais embaixo!

    • janca

      Nesse sentido concordo com você.

  • Samuca

    Sem demagogia alguma, é isso que pesa, saber que um infeliz com um monte de irresponsáveis fizeram uma merda daquelas, agora estudam uma forma de se livrar do pepino, porque pela tragédia estão nem ai, aliás estão prontos sim pra próxima, porque eles são gaviões vida-louca, que nada se reflete na essência dessa torcida, que é sim formada por pessoas humildes, o povão, mas que são trabalhadores, honestos e fazem o impossível (sem ser irresponsável ou inconsequente) para estar vendo ou usando uma camisa do Corinthians, que ensinam seus filhos a seguirem esse amor, não por ser gavião, e sim com as suas atitudes, onde os filhos enxergam essa coisa que é ser CORINTHIANO. E é essa maioria que está triste e sente esse vazio depois de quarta-feira, os corinthianos que cobram uma punição a essas facções caracterizadas torcidas, sim esses que você conhece que são vizinhos, amigos ou parentes, que vale a pena tomar uma cerveja e curtir a amizade independente do time. Simples assim.

  • A questão é a seguinte quem vai indenizar a família do garoto acho que a maior punição seria reverter toda a renda do corintia como mandante para a família do garoto até o fim da libertadores.

  • Junior Simões

    Janca… na minha opinião a Gaviões da Fiel tem que ser punida sim, pois são cúmplices e responsáveis pelo menor. Para jogos como Corinthians como mandante é possível punir só a uniformizada. Não sei se você sabe, mas no plano de Fiel Torcedor do Corinthians, há um lote destinado às organizadas chamado Minha Torcida. É perfeitamente possível bloquear os ingressos deles, deixando os torcedores de paz e comuns assistirem o jogo normalmente. Abs.

    • janca

      E se provarem a responsabilidade da Gaviões em todo o episódio lamentável de Oruro é o que deveriam fazer. Um lote destinado às organizadas é o fim da picada, Junior.

  • francotimao

    Ola, Janca, não é possível dizer-se q o culpado foi “arranjado”, uma vez q a Bolívia tem um close do suposto atirador do sinalizador, então ao se comparar a imagem e o garoto, iria por terra a suposta estrategia, qto a sua ânsia de aprofundar a investigação é legitima e séria, mas sinto decepcioná-lo pois não ira se investigar nadica de nada e ficara possivelmente na punição ao timão, o q se confirmado sera uma injustiça enorme, pois o S. Jose e a COMENBOL não sofrerão qualquer forma de punição e no fim só sobrara nosso lamento, assim como lamentamos o tempo todo tanta coisa errada no Brasil e no Mundo, Abs!!!!!!!!!!!

    • janca

      Não estou dizendo que o sujeito que se diz o atirador foi arranjado, mas sigo com mil questões a respeito até agora não respondidas. Inclusive sobre, caso tenha sido ele mesmo o autor do disparo, quem é que o acobertou e o ajudou na fuga da Bolívia.

  • Marco

    O garoto morreu e, se houver justiça, um culpado deverá pagar por isto. Espero que a apresentação do menor não seja apenas uma manobra para livrar a cara dos 12 que estão na Bolívia e da própria Torcida Organizada. De qualquer forma, seja esta apresentação, seja o homicídio, seja a viagem dos torcedores, seja as contas da torcida organizada (e das demais torcidas também), tudo mas tudo mesmo deve ser muito bem investigado. Espero que agora apareçam promotores sérios e não oportunistas que só queiram votos, venham esmiuçar estas facções. Evidente que não haver impunidade na morte do garoto é algo muito importante, mas, neste momento, o mais importante é a vida dos demais torcedores do Brasil. Já estou farto destas brigas de organizadas marcadas na internet. Já estou farto de ver esses babacas provocando a polícia. já encheu o saco! Vamos lá jornalistas, pressionem as autoridades para que aproveitem este momento de comoção e busquem a verdade por trás das facções. Quem os financia?, quem paga seus advogados? Espero que os jornalistas, que tem muito mais voz do que nós torcedores comuns, iniciem um movimento pela investigação profunda e sem parcialidade destes babacas que se acham muita coisa mas só quando andam em bandos pois quando estão sozinhos são mansinhos, quietinhos e ainda se fazem de coitadinhos.

    • fernando

      sobre o financiamento das organizadas, eu posso lhe afirmar que a GAVIÕES, sozinha com suas festas, carnaval, associados etc etc lucra muito mais que vários times do BRASIL, portanto antes de falar sobre financiamento de organizadas estude o assunto para não falar bobeira, eu sei que a arrecadação da GAVIÕES é muito alta, e isso caminhando com suas próprias pernas..

      outra informação que vc provavelmente não sabe é que a maior audiência da história do carnaval, foi da GAVIÕES DA FIEL, isso em competição ate com as tradicionais do rio, portanto as fontes de renda da Gaviões são varias meu amigo desinformado.

      • janca

        Com suas próprias pernas ou de carona no Corinthians? Lembrando que, apesar de suspeitas de ligação com crime organizado, teve o presidente preso ano passado e ainda recebe verba da Prefeitura de SP _seu, meu, nosso dinheiro_ para desfilar no Carnaval paulista. Que ano passado acabou com ataques e depredação do patrimônio público da cidade.

        • Marco

          Fernando, desinformado é você. Lembre-se que a Gaviões arrecada muito com o Carnaval (aliás o dinheiro vem da Prefeitura), mas também gasta muito com o mesmo carnaval. E você, pelo jeito não sabe ler. Eu disse que precisamos aproveitar o momento e investigar a fundo. Se da investigação ficar apurado que a Gaviões se sustenta que bom para você. Apesar que isto não muda o comportamento ridículo desta e de tantas outras torcidas organizadas.

        • Ton

          E porque ela não foi punida pelo episódio do Carnaval ano passado???????????

          Quando a impunidade reina, os fatos se repetem!

          Só não acho justo torcedor comum pagar por erros de TOs!

          • janca

            A vida não é justa, Ton. Que o diga a família do Kevin.

  • Rogerio

    Faço uma pergunta, e repito é uma PERGUNTA!!!

    Será que o suposto que assumiu a autoria do assasinato, não fez isso por alguma razão financeira??

    Muitos disseram aqui que jamais ele assumiria um assassinato, se não fosse o autor estando ao lado da mãe.

    Mas repito, pergunto e PERGUNTAR NÃO OFENDE:

    SERÁ QUE ELE RECEBEU OU RECEBERÁ ALGUMA VANTAGEM FINANCEIRA??

  • Gente, sou corinthiano, mas primeiramente sou pai, e imagino a dor desta família, que não deve ser pouca.
    Não adianta esses comentários estas discussões em vão, isso não vai punir ou abrir os portões do Estádio.
    Vamos orar pela alma de um garoto que foi ao estádio de futebol para assistir a um jogo e por vários erros em todas as escalas, não retornou para sua casa e seus familiares.

  • Rogerio

    E tem outra coisa.

    Ele assumiu porque sabe que não vai ser punido.

    Agora chega pra ele e diz assim:

    Olha foi vc, tudo bem então vc vai para Bolívia e vai cumprir pena lá.

    Sem apoio nenhum do governo porque vc matou alguem!!

    E ai Janca, será que ele assumiria?

    DUVIDO!!!!

    Abraços e parabéns pelo blog, sua interatividade com os leitores é muito bacana!!!

    • Torcedor Verdadeiro

      Infelizmente Rogerio, essa situação é impossível pelas leis brasileiras. Eu acho que a justiça boliviana deveria impor como condição para liberação dos 12 presos, a apresentação desse rapaz na Bolívia. Além do mais eu acredito que o presidente da T.O. deveria ser corresponsabilizado, uma vez que a TO era a responsável pelo menor no exterior.

    • Marcos

      VAI TOMAR UM CHAZINHO …………..VAI CARA

      VAI CORINTHIANS

      • Junior

        A-HA U-HU O ASSASSINO É NOSSO!!!!!!!!!!!!!!!!

        DAQUI UNS ANOS O MOLEQUE VAI VIRAR CELEBRIDADE POIS LIVROU O LOMBÃO DO CURINGÃO…….

        FUTURO PRESIDENTE DA T.O

        “EU ESTAVA QUERENDO FAZER UMA MÉDIA”

        PRONTO MEU CARA JÁ FEZ……

  • Torcedor Verdadeiro

    Minha opinião é que são culpados, em ordem de importância: o rapaz que disparou o sinalizador, a polícia de Oruro que não fez uma fiscalização eficiente, a torcida organizada que forneceu o dispositivo e era, com documento assinado, responsável pelo menor, o San Jose que deveria cobrar essa fiscalização e a Conmebol que deixa tudo isso acontecer há “trocentos” anos. Eu não acho que o Corinthians seja culpado por nada, mas pondero duas coisas: primeiro o regulamento diz que a torcida é uma extensão do clube, sendo este corresponsável por todos seus atos. Segundo, existe a possibilidade de ter havido financiamento da TO por parte do Corinthians (todos sabemos que existe esse tipo de financiamento). Não sou jurista nem nada mas imagino eu que punições justas seriam: cadeia pro menino que disparou o sinalizador e pro presidente da organizada. Investigação séria acerca das vendas desse tipo de equipamento. Multa para ambos os clubes e perda de mandos de campo (acho que suspender todos os jogos da libertadores é muito, acho que a perda de dois ou três jogos seria algo mais justo). Mas principalmente e mais importante que tudo isso, a Conmebol tem que começar a tomar atitudes para organizar essa várzea. Só pra constar, sou corinthiano, fiel torcedor, estive em jogos da libertadores e no Japão no ano passado, compro (com meu próprio dinheiro) produtos oficiais do time, só não compareço a mais jogos porque não moro em São Paulo.

  • fernando

    a questão é que tem um réu confesso, cabe aos juristas e não aos comédias ai dizerem se foi armação ou não, se foi !inclusive a mãe do menino esta cometendo crime…

    como é impossível pelas imagens concluir algo, e tem um réu confesso que tem 17 anos e pelas leis nacionais não vai para cadeia, a questão fica bem complicada…

    afinal apenas um atirou o sinalizador mortal e não 12, e o fato de outros estarem portando objetos semelhantes não caracteriza crime, pois os mesmos não atiraram, ok?? ou é preciso desenhar???

    para acabar de polêmica sou CORINTHIANO, defendo que devemos sair da competição em respeito ao menino que morreu, e ainda por cima prejudicaríamos a globo, fox, e o tal do lance que sem o CORINTHIANS todos perdem ,,, é esse o mais nobre ato do CORINTHIANS seria sair da competição, porque descobrir quem foi o real autor do crime é quase impossível.

    • Rogerio

      A então tá.

      Faz o seguinte se um dia alguem que vc conhece, ou vc mesmo, sofre um assalto, um tiro ou qualquer coisa do tipo (TOMARA QUE NÃO ACONTEÇA, ´deixo isso claro ou algum entendido vem dizer que desejo mal aos outros), e digamos que estejam em dupla!!

      Ai como é comum o maior se exime de culpa e o menor assumi tudo porque sabe que não será punido.

      Vc aceitaria??

      Acho que não né??

      Mas seria réu confesso como nesse caso não??

      Desculpe amigo, mas confissão não é o fim de um caso, ainda mais de um homicídio!!

      Portanto respeito sua opinião mas discordo!!!!!

      E repito, fale para ele então que com a confissão, ele vai cumprir pena na Bolivia por assassinato, país aonde a maioridade penal é de 16 anos.

      Ele confessaria??

      DUVIDO!!!!

      Mas se vc acha que sim, paciência respeito sua opinião!!!

      • Marcos

        O ROGÉRIO………JÁ QUE VOCE NÃO VAI TOMAR UM CHAZINHO CARA……….VAMOS LÁ

        APARECEU O CULPADO……………….PUNA-SE O CULPADO

        SÓ ISSO……………..LEI É PARA ISSO…..AGORA VOCE QUE QUE O CORINTHIANS PAGUE ..NÉ ZÉ MANÉ………O TEU PROBLEMA É O CORINTHIANS.

        POE EM SUA CACHOLA QUE VC NÃO É NINGUÉM…………..NO MAXIMO………UM CARA PINTADA(COLLOR)…….

        SEU PROBLEMA É O CORINTHIANS E NÃO A VIDA QUE FOI CEIFADA………….PORISSO NOVAMENTE

        VAI TOMAR UM CHAZINHO………..OH ANTI………..VAI

        VAI CORINTHIANS – SEMPRE CORINTHIANS – SÓ CORINTHIANS

      • Rogerio

        Bom pelo palavreado imagina só o nível né??

        Hhahahahahahhaha

        Mas temos que conviver com esse tipo de pessoa, fazer o que né??

        Só tenho que rir e ter pena de um cara desses!!!

        Mas como aprecio o nível do blog, não baixarei o nível!!!!!

      • fernando

        a questão é as imagens deixam claro o autor do disparo???

        alguém viu o destino do sinalizador, ??? não é prova cabal

        a localização do menino que morreu era mais próxima da torcida organizada do time adversário que inclusive tocou fogo no estadio , fez cascata e tava com muiiiitos sinalizadores.

        e pelo que eu vi a lei brasileira não permite extradição nesse caso.

        então diante de toda essa falta de provas , temos apenas um réu confesso, que coincidentemente ou não tem 17 anos… ou seja um caso muito difícil de ser resolvido….

        e outra se vc acha que um réu confesso não prova nada, deveria estudar um pouco de leis. ainda mais num caso onde não se chegou a conclusão alguma até agora.

        • Rogerio

          Me desculpe mas quem não conhece de leis é vc amigo!!!!

          Se vc acha que qualquer caso em que uma pessoa assuma, o caso está resolvido sem uma investigação e provas para formular tal tese, me desculpe mas está muito mal informado!!

          Pois qualquer um sabe que não é assim.

          E tenha certeza, sei um pouquinho mais de leis do que vc!!!

          • fernando

            então já que vc é advogado apresenta uma prova além da confissão do muleke de 17 anos??? uma prova não uma suposição.

            teu discurso é vazio meu amigo, vc acusa o que ?? até agora não entendi a sua.

        • Rogerio

          Não estou acusando nada e nem ninguem!!!

          Leia melhor os meus comentários e vc verá!!!

          Leitura de texto é importante, mas interpretação é fundamental!!!!!

          Fiz algumas perguntas, interrogação ( ? ) sabe??

          Dá uma olhada ai !!

          Vc consegue!!

          Abraços!!

          • fernando

            respondendo a sua pergunta ( ja que vc não responde as minhas)é óbvio que ele não confessaria se ele estivesse na bolivia( a não ser sob tortura),,, por isso o mesmo veio para o Brasil.

            vc pergunta e questiona o óbvio, o que eu tento imaginar é uma solução para a questão de acordo com as leis brasileiras e bolivianas, ou você acha que esta certo 12 caras pagarem pelo crime de 1?? esse é seu senso de justiça?

            pra finalizar o correto se for o muleke mesmo o autor do disparo, seria a extradição dele para Bolivia… mas de acordo com as leis brasileiras pelo que eu saiba isso não ira acontecer..

            esta ai um crime sem solução…. vc é espertinho em vez de responder algo , vc questiona.

    • janca

      Cabe à polícia fazer a parte dela, ajudando, inclusive, a identificar o autor do crime, sendo o garoto ou não, e cooperando com a polícia boliviana nas investigações.

      • Marco

        Já disse e repito. A questão aqui não é de time. Tanto faz o clube que estava em campo. Poderia ser qualquer um. O importante é usar o fato como exemplo. A Conmebol acha que já fez a parte dela. Se dará resultado o tempo dirá (eu até acho que não serve para nada esta condenação). Agora o fundamental é aproveitar o momento e fazer uma devassa nas organizadas (entender o que há por trás destas facções). Insisto. Os jornalistas deveriam fazer um forte movimento, envolvendo a classe como um todo, o MP, etc. Sem medo e sem rabo preso.

        • janca

          Sobre a devassa nas organizadas estou de pleno acordo.

      • Marioh

        Janca,
        Como você mesmo diz cabe a polícia identificar o autor do crime. Agora do jeito do seu comentário você está pré julgando que parece uma farsa. Se foi uma farsa deve duplicar a punição inclusive a mae do rapaz. Entendo que o torcedor que disparou deve ser punido exemplarmente, porém vejo muitos torcedores e bloguistas aproveitando da situação para colocar mais lenha na fogueira. Em torneios da Comebol ,o técnico Leão foi quase assassinado em um jogo na Argentina, com várias fraturas na face. Quantas vezes assistimos pedras em jogadores que vão cobrar escanteios? Quantas vezes assistimos juizes não conseguindo sair do campo após a partida? A punição pífia ao clube mandante, jogadores na decisão da final última sul americana, na qual houve invasão ao vestiário, sangues nas paredes devido a briga generalizada, time não retornando ao segundo tempo. Pouco foi publicado sobre esta “punição” de mudança de jogo do Morumbi para o Pacaembu. E o time do Tigre foi punido? Quem pagou os ingressos e só assistiu meio tempo de futebol não serão ressarcidos?

        • janca

          Em nenhum momento disse que foi uma farsa. Apenas disse que sigo sem a certeza de quem matou o garoto.

  • Thiago

    Gostaria de comentar os fatos o mais imparcial possível, achei a punição “justa” pelo ocorrido, na verdade o SCCP não deve ser punido por um ato da torcida, principalmente quando não é dele a responsabilidade pela segurança do evento, e exatamnete por isso não é justa a exclusão da competição perda de pontos ou nada do tipo, tem que punir em 1º lugar quem fez isso (a torcida), foi um tiro disparado por um integrante da maior TO do clube, e essa mesma torcida escondeu o autor do disparo, só o revelando agora, porque ? talvez por que tem outras pessoas presas por esse ato e que não deveriam esta ? não sei, então que se puna a torcida, e se a punição para a torcida acaba prejudicando tambem o clube, infelizmente tem que ser feito, assim como quando se pune um criminoso os pais que não devem nada tambem sao prejudicados, isso vai acontecer tambem, dessa forma esta se punindo quem atirou, quem acobertou, e etc, essa forma com certeza vai inibir ações desse tipo de TOs, ou caso contrario todos serao punidos, assim até incentiva como em varios casos que acontecem aqui mesmo no brasil, quando algum torcedor jogar algo no gramando ou entrar com algo improprio no estadio a propria torcida o denuncie e evite asim punições como esta, mas isso é só o começo, pois muito mais culpados do que o Corinthians foram o cluebe e a policia local que permitiram que se entrasse com esse artefato no estadio, a comenbol que em anos de libertadores nunca penalizou clubes onde a torcida vive jogando pedras, sapatos, etc nos jogadores quando vai bater escanteio, a comenbol foi sempre ausente e se fazia de que nao é problema meu, então fora a torcida esses também tem que serem punidos, pois são muito mais culpados que o Corinthians, que repito na minha opinião nao tem tanta culpa assim, e sou a favor da pena para punir a torcida que além de ser a responsável por isso, ainda ajudou a esconder o verdadeiro culpado se ainda não estiver escondendo, espero que isso sirva de aprendizado e de exemplo para que não volte a se repetir, bom a próposito sou Palmerense, e tudo que disse acima garanto como Pai, torcedor e ser humano que se fosse torcedor do Palmeiras ao invés do Corinthians teria a mesma opinião.

  • ONCE CALDAS DA ZL

    CHUPA SHEIK CHUPA, O LEO FALOU E É VERDADE MESMO, OS GAMBAS FORAM À BOLIVIA DE BUZAO, POR QUE NAO FORAM DE AVIAO ? CHUPA SHEIK CHUPA, SEUS TORCEDORES MAIS CONFIRMARAM QUE SAO UM BADERNEIROS DESOCUPADOS, QUEBRARAM CUMBICA E NINGUEM FOI PRESO E NINGUEM FOI PUNIDO, A GLOBO E BAND DISSERAM APENAS QUE FOI UMA LINDA FESTA, FESTA COM QUEBRA QUEBRA, QUE LINDO NÉ ? ENQUANTO A IMPRENSA FICAREM PASSANDO A MAO NA CABEÇA DESSES BANDIDOS CURINTIÂNUS É ISSO QUE SEMPRE VAI ACONTENCER, SÓ QUE SE FERRARAM, LA TEM LEI E ELES COSTUMAM CUMPRIR, AQUI É TUDO COMPRADO, OS GAMBAS PRESOS ESTAO SENDO MULHERZINHA DOS BOLIVIANOS PRESOS.

  • Marcos

    ISSO MESMO RESPEITE O BLOG DO JANCA, POIS , É UMA COISA QUE VOCE NÃO FEZ DESDE

    SUAS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES AQUI………

    SUA PREOCUPAÇÃO É O CORINTHIANS……CARA……

    VAI TOMAR UM CHAZINHO VAI

    VAI CORINTHIANS

  • kafepaulo

    Em idos dos anos 80, recebi um primo japones bem distante, fanatico por futebol, que veio somente para ver e apreciar o futebol daqui. Na época, era da camisa 12…fomos a um jogo contra um pequeno pelo paulista, e qual não foi a surpresa dele e minha, ao ver que ele ficou meio que assustado com a festa da torcida na bancada do paca, e sempre disse, mesmo em festas no morumbi, aonde o espaço é maior, e ficava apreensivo com o fato, dos exageros, que para nós, brasileiros, são coisas “normais”. Depois que ele foi embora, comecei a questionar e ver o quão são exageradas e perigosas essas “festas”, sem educação e respeito, que são feitas hoje em dia nos estádios em todo o Brasil. Ainda sou frequentador de estádios, pois hj em dia não pago mais ingressos, tendo direito a não pagantes, más associado ao Fiel Torcedor, pois quero ajudar a instituição de qualquer maneira. Em quase 3 anos de associado, tenho quase 40 ingressos comprados, sem precisá-lo deles…
    Como tenho lido, que as organizadas tenham inscrição e serem como empresas, acho louvável, más integrantes que nelas agem e as chefias/diretorias fazem vistas grossas, somente pelos números, acho que é um erro, e também que a instituição Sport Club Corinthians Paulista, seja um refém ou conivente com todas as mazelas, que temos visto, não acho correto mesmo.
    A maneira da instituição sair disso ou não ser refém, e seria uma medida louvável dela, de não permitir a presença da camiseta deles, nem faixas, e nem bandeirões, que devem ser expostos para bater “recordes”, em estádios vazios, pois estádios devem ser prioridades e preenchidos por torcedores, e que sejam do “bem”, pois de “marginais” a policia deveria cuidar.
    Louvável e a atitude do Coritiba FC, Gremio e alguns outros que não permitem a presença da torcida, sem serem camisetas do Clube, e sem nenhuma alusão a torcida organizada. Não a presença de camisetas de TO’s em jogos do Timão…vamos lá, diretoria, vamos colocar um outro parametro em nossos jogos…quem não estiver com a camiseta do Sport Club Corinthians Paulista, não poderá entrar no estádio em jogos do Timão.

    • kafepaulo

      Desculpem…aonde disse, quem não estiver com a camiseta do Sport Club Corinthians Paulista, não poderá entrar no estadio em jogos do Timão, quis dizer, que seria somente da instituição Coritnhians, seja oficial ou pirata, sem alusão nenhuma a TO’s, logicamente incluindo as camisas ou camisetas que não tenham nenhuma alusão aos mesmos…

  • Dicknoass Ducurintia

    Os comentarios aqui sao comicos, mas vindo de doentes corintianos nao poderia ser diferente. “A culpa e da Conmebol porque deixou entrar o sinalizador no estadio”, “O Corinthians nao tem nada a ver com isso.”, “Nao se pode punir um time por sua torcida”. Na verdade o regulamento e claro e diz que se for comprovado que uma determinada confusao foi iniciada em uma determinada torcida oa equipe sera punida, nao importando o mando de campo. O simples fato de que na Bolivia nao revistaram o ASSASSINO, nao quer dizer que ele pode matar alguem e jogar a culpa na policia local. Se foram cometidos tres crimes ao mesmo tempo, um nao pode ser utilizado para amenizar o outro. Exemplo: Uma amigo seu entra em sua casa armado e atira no filho de seu vizinho, quem e o culpado? O governo, porque a policia “deixou” o assassino andar armado, voce por deixar seu amigo entrar armado na casa ou a pessoa que puxou o gatilho? E claro que quem puxou o gatilho e nao ha desculpas. O verdadeiro autor do crime, que com certeza nao e o “dimenor” que se entregou, mesmo que nao tivesse intencao de matar, deve ser julgado por homicio e ponto. A pena contra a equipe tem como objetivo educar sua propria torcida de maneira que “acidentes” como esse nao se repitam. Apos uma punicao como estas, acredito que o normal e que a torcida do Corinthians se transforme em uma torcida exemplar, e que a CBF tomesse essa medida como exemplo e passe a punir os clubes no Brasil da mesma maneira.

  • Dicknoass Ducurintia

    ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS ASSASSINOS

    • Epaminondas

      E o Timão não sai da mídia… os antis piram e borram o batom.
      Imagina se a torcida coloca 300 mil torcedores nos arredores do Pacaembu, as imagens rodarão o mundo e mais uma os antis irão se descabelar de raiva.
      Alguém acha que algum anti está preocupado com o coitado do kevin?

      • Trabalhador Brasileiro

        Quem vai descabelar são os assassinos curintianos…junto com os 300.000 a notícia vai falar do boliviano morto covardemente por um membro da facção criminosa.

  • Rogerio

    Declaração da delegada Boliviana:

    “Como o jovem saiu da Bolívia? Com que ajuda? Há várias interrogações que têm de ser esclarecidas em Oruro. As autoridades não têm de levar em conta provas produzidas em outro lugar. Quem garante que este garoto não foi pressionado?”, disse Saba, por telefone, ao UOL Esporte

    Simplesmente brilhante!!!

    Acho que alguns pensavam que o povo boliviano era tolo, mas pelo jeito não se deixam enganar tão fácil!!!!

    E seguem as investigações.

    Veremos os próximos capítulos!!

    • Epaminondas

      a bolívia é exemplo de alguma coisa? Esqueceram do que o Evo Morales fez no caso Petrobrás?
      No fim de semana houve outra tragédia em Oruro, numa festa popular, envolvendo outro menor vítima de outro sinalizador. Interessante que isso ninguém fala. Ou seja, o exemplo do Kevin não serviu prá nada, muito menos para os bolivianos.

      • Rogerio

        Pra vc ver!!

        São um país muito menos avançado, e muito mais pobre que o nosso!!

        Ainda sim buscam a justiça, mesmo tendo menos artificios do que o Brasil para tal!!

        Acho louvável!!!

        • Epaminondas

          Se buscassem justiça fariam vistoria nos torcedores e a tragédia não teria se repetido no final de semana na festa popular da cidade.
          Querem “buscar justiça” para se eximirem da culpa.

          • Rogerio

            Também acho que eles tem muitas falhas!!

            Longe de mim achar que a Bolivia melhor que o Brasil!!

            De jeito nenhum!!

            Porém acho que nesse caso deveríamos aprender com eles!!

            Se fosse aqui no Brasil a tragédia, não haveria ninguém preso!!!!

            Isso tenho certeza!!!

  • Rogerio

    E mais uma declaração da delegada Boliviana!!

    Segundo Abigail, no entanto, essa confissão não muda em nada a situação dos outros 12 corintianos que seguem detidos em Oruro. “Que existam outras pessoas que unilateralmente digam que são autores. Não podemos tomá-los [como verdade]. Em um outro vídeo da TV boliviana, as pessoas estão dizendo que o autor [do disparo] foi o Nonato”, disse ela, referindo-se a Hugo Nonato, de 27 anos, que está entre os detidos na Bolívia.

    Nunca pensei que fosse dizer isso mais, são bolivianos ensinando ao Brasil e muitos brasileiros como se faz justiça!!!!

    Impressionante!!!!!!!

    • fernando

      Impressionante é seu senso de parcialidade, quem garante que essas testemunhas não foram plantadas pela policia boliviana? o mesmo argumento que eles podem usar contra os brasileiros, os brasileiros podem usar contra eles….

      se eles mostrarem o vídeo com a imagem clara desse cara que eles afirmam ser o autor do disparo eu concordo, agora testemunhas” não são provas cabais ”

      além do mais a diversas testemunhas brasileiras, torcedores presentes ao estadio que afirmaram que os presos foram escolhidos aleatoriamente, ou seja testemunhas existem tanto de acusação quanto de defesa.

      • Rogerio

        São palavras da delegada Boliviana que preside o inquérito.

        Será que vc quer saber mais do caso do que ela??

        Vc está por dentro das investigações para questioná-la??

        Acho que não né!!

        Portanto entre uma pessoa que investiga o caso desde o começo, e um leigo fico com a primeira opção!!!

      • Marcos

        FERNANDO…………não perca tempo com esse Zé Mané………….

        já já ele vai começar a dissertar………..a culpa……………que o PODEROSO CORINTHIANS tem em

        relação do METEORO que caiu na Russia…………..o cara é noiado…só mais um ANTI

        VAI CORINTHIANS

        • Rogerio

          Quando não se tem argumento

          Se usa a ofensa!!

          Bem usual isso!!

          Não utilizo desse expediente!!!

          Um abraço a vc!!!1

  • Um Corinthiano

    Vejo toda esta movimentação e vem a pergunta, quando qualquer cidadão mata uma outra pessoa o estado é responsabilizado? E a morte do Palmeirense em 1995, na final da Copa São Paulo de Futebol Juniors, quando um São Paulino (Sem Dó), desceu o porrete na cabeça do tal do Palmeirense (Imagens aos montes na WEB), teve toda esta repercução? A coisa é simples, para parar com tudo isso e não se tocar mais no assunto basta só uma coisa; Eliminem o Corinthians da disputa desta libertadores que voces verão que todos param de falar na hora. Pois a opinião publica dos estádios não estão interessadas no Kevin, más sim em ver o Corinthians ser punido para poder pisar e pisar no Timão, esta é a verdade. Vejam voces que aqui no Chile, e nem na Argentina não estam comentando sobre o tema, pois lamentavelmente ocorreu uma morte em uma praça desportiva e vão apurar os culpados e pronto. Não tem mais o que fazer!! Agora caso queiram utilizar o Corinthians que é poderoso como um marco para punir todos que cometam erros graves como este, vamos em frente, pois na verdade para a grande maioria de São Paulinos; Palmeirenses e Santistas, pouco importa o tal de Kevin, más sim tentar manchar a gloriosa marca “Corinthians” que tanto faz inveja a todos!!! Imaginem só se o time do Parque São Jorge ganhar esta edição da libertadores, chhiiiiiii!!!! Daí não vai faltar “antis” dizendo que não valeu devido a este insidente lamentável, pode apostar!

  • fernando

    Marcos vc tem razão, agora esse cara é o porta voz oficial da delegada boliviana. Parei.

    • Rogerio

      Como eu disse.

      Prefiro acreditar nas informações da presidente do inquérito.

      Ao invés de “axismo” de um leigo!!

      Abraços e obrigado pelos elogios!!!

  • dirceu

    imagina se a moda pega, o hopi hari deveria estar fechado com uma vitima, os hospitais deveriam estar todos fechados, porque todos os dias morrer gente sem atendimento, e a briga de 1995 medieval entre Palmeirenses e Sao Paulinos, carnaval tambem teria que parar, assim vai, agora o corinthians pagar por isso, é a maior piada da história, e o mandante do jogo não vai acontecer nada, a responsabilidade é deles, e a policia o que estavam fazendo lá, enfim piada nacional e tem meia dúzia de babacas, crueis, sem qualquer noçao condenam o Corinthians, tem um ditado o que faz aqui paga, isso pode acontecer com vcs tambem nao esqueçam disso

  • Junior

    A-HA U-HU O ASSASSINO É NOSSO!!!!!!!!!!!!!!!!
    A-HA U-HU O ASSASSINO É NOSSO!!!!!!!!!!!!!!!!

    DAQUI UNS ANOS O MOLEQUE VAI VIRAR CELEBRIDADE POIS LIVROU O LOMBÃO DO CURINGÃO…….

    FUTURO PRESIDENTE DA T.O

    “EU ESTAVA QUERENDO FAZER UMA MÉDIA”

    PRONTO MEU CARO JÁ FEZ……

    • Marco

      Dâããããã. Falou o Nobel de ciências …
      Mais um da TO querendo escrever, porém não tem neurônio.

  • MAURICIO FERRARI

    Vamos lá:
    1-Ele estava no ônibus????Da Gaviões da Fiel
    2-Quem alugou o ônibus???A Gaviões da Fiel
    3-O Responsavel pelo ônibus e seus ocupantes???A Gaviões da Fiel
    4-Alguém da Gaviões revistou o rapaz???Não
    5- Viajou 3 dias e meio e niguem viu o sinalizador???
    Sou corinthiano mas nesse mato tem cachorro

    • janca

      É bem possível que tenha mesmo, Mauricio. E que tem muito coisa ainda a esclarecer, tem.

  • SPORT CLUBE CURINSSIANÚS PAULISTA

    AI ESTA O CLUBE MAIS BEM FALADO DO MUNDO!!!!

    VAIIIIIIIIIII CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    RUMO AO OSCAR DE REPORTAGENS DO VIDEOS INCRIVEIS QUE PASSA NO DISCOVERY…..

    CLUBE DE ASSASSINOS VAGABUNDOS!!!!

    TODO CORINTHIANO SEM EXCESSÃO ÉHHH CRIMINOSO!!!!!!

    NÃO VALEM NEM A MERDA QUE CAGAM ESSES MALDITOS!!!!

    TUDO ASSASSINO!!!!!!!

    BANDO DE LOUCOS MESMO!!!! ATÉ MATAM PARA PROVAR ISTO!!!!

    ASSASSINOS!!!!!

    PODEM FALAR, SE JUSTIFICAR O QUE QUISER!!! SÃO ASSASSINOS E PONTO FINAL!!!!!!!!

    O JUSTO NÃO SE JUSTIFICA!!!! AGORA VOCÊS VEEM UM BLOG E SÓ VIVEM SE JUSTIFICANDO????

    POR ISSO SÃO ASSASSINOS MESMO!!!!

    ESSE ANO SERÁ DE DESGRAÇA NA VIDA DO CORINTHIANS!!!!!

    É SÓ O COMEÇO LOGO NEM O SATANÁS VAI QUERER ESTAR NO MEIO DE VOCÊS!!!!!

    VAI CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! RUMO A VALA!!!!!!!!

  • SPORT CLUBE CURINSSIANÚS PAULISTA

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    CHUPA ASSASSINOS SEM ESTADIO!!!!!!!!!! ATÉ DA PREFEITURA TIRARAM DE VOCÊS!!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

    CHUPA
    CHUPA
    CHUPA
    CHUPA

    FALA AI O QUE QUISER SEUS MERDAS CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    • Carlos

      MAnda um oi pra tua mãe.
      Ela tá aqui de boa…

      Nem te conto o que tô fazendo com ela…

    • Ernesto de Minas

      Chupa chupa chupa. Quem tá aqui de 4 chupando é sua mãe, que por sinal tá banguela.

  • Ademir Santino de Lima

    Uma coisa é certa: Enquanto não houver uma punição severa aos responsáveis por essa barbaries, estaremos fadados a cada vez mais ver os estádios vazios. Porque deixei de ir aos estádios? Por causa desses vandalismos praticados por marginais protegidos por dirigentes de clubes, federações e até CBF.
    Creio que a punição correta seria a exclusão do Corinthinhas da competição e a extinção das torcidas organizadas de todas as agremiações. Assim talvez a paz votasse aos estádios e as famílias poderiam novamente torcer de verdade para seus clubes de corção

  • Ronaldo

    Se o Gil Rugai foi condenado pelos assassinatos do pai e da madrasta e saiu do fórum livre, leve e solto vai prender o garoto porque? Que país é esse?

  • até quando vamos aturar este bando de marginais entrando nos estádios, alguém precisa tomar alguma providencia e banir “todas” as torcidas organizadas do país….bando de vagabundos, sustentados por clubes!!!!

  • eu acho que estamos todos correndo na contramao, me digam uma coisa quando alguem vai pro trabalho operar uma maquina o patrao fica ou poe alguem desconfiando que o funcionario vai sabotar(quebrar) o equipamento. a resposta e nao….. a culpa da morte nao e do menor , dos que estao presos, da policia, (de la e da ki) se eu quiser ou estiver determinado a cometer um crime nao sao estes orgaos que vao me impedir, ate pq nao se preve um assalto ou assasinato. (se fosse assim nao teriamos roubo a banco)o sistema e que nao funciona, pq se a comebol no caso proibir a entrada de fogos ,bandeiras, sinalizadores . a policia vai se ater em fiscalizar isto. simples entao eu entro com algo que tenha um peso suficiente pra agredir alguem (que convenhamos e impossivel proibir todos e cometo o delito assim mesmo. (TA NA HORA DE MUDAR SIM MAS O PENSAMENTO) pensar e se fosse comigo , e se fosse meu filho, e se fosse minha familia.. e como disse em entrevista a propria mae do homen de 17 anos que se julga responsavel pelo assasinato(SE FOSSE EU NAOOOO PERDOARIA)!

  • CA

    Quanta discução, já to de sa… cheio
    E se fosse o contrário?
    Se um torcedor do san jose tivesse matado um corinthiano?
    Será que teria alguém se preocupando com esse assunto?

  • Carlos

    Quem bancou a viagem? E o que muda na história?

    Ou você quer que ele fale que foi o Corinthians que bancou?

    Para enfim, dizer que a culpa indiretamente é do Corinthians, por ter pago?

    Como se o Palmeiras não pagasse da Mancha Verde; São Paulo da Independente; Santos da Força Jovem…

    Quanta hipocrisia meu caro jornalista.

    • janca

      Um erro não justifica o outro.

    • MAURÍCIO

      Caro Leitor Carlos.

      E o que muda na história?
      -Quem está sendo punido pelo ato do torcedor é a torcida não o clube.

      Se fosse o clube perderia mando de jogo, seria multado, perderia os pontos ou talvez fosse sumariamente eliminado da competição.

      São Paulo e Tigres foram punidos dessa maneira por terem brigado no campo, o São Paulo perdeu um mando de jogo no Morumbi, mas a sua torcida vai poder ver o jogo no Pacaembu, em quanto o Tigres foi multado em alguns mil dolares e tbm pode contar com o seu torcedor no estádio.

      Por tanto amigo ,tem diferença sim…. Torcida e clube.

  • Todos os brasileiros , afinal foi um brasileiro o assassino , brasileiros não prestam ,são todos assassinos e homicidas .
    Afinal de contas esperar o quê de um país onde os governantes são genocídas?
    Brasileiros são todos assassinos , um goleiro matou a amante , esquartejou , jogou para os cães e só não matou o filho porque um assassino bonzinho ficou com dó .
    Todos aqui moram nas terras de atrocidades cometidas com os índios , uma terra manchada de sangue e nunca indenizaram os índios , um índio foi queimado vivo , várias chacinas , isso aqui é a Babilônia , onde moram somente assassinos brasileiros .
    A prostituição infantil é praticada por juízes , promotores , políticos e brasileiros , quem matou Kevin?
    Você também matou Kevin os que aqui comentaram mataram Kevin , eu matei Kevin porque somos coniventes com as injustiças diárias e nos apegamos a amores impetrados pela mídia …
    ASSASSINOS … BRASILEIROS ASSASSINOS!

  • RICARDO

    O que não da pra acreditar é que a Mãe do jovem esta sendo condenada, pois já esta sendo julgada como mentirosa… o que da para perceber é que a mídia e torcedores de outra torcida querem somente que 33 milhões e o time do Corinthians sejam condenados, não importa o que aconteça o Corinthians tem que ser expulso e a torcida tem que ser banida, como se 66 milhões de mãos seguraram e atiraram aquele artefato junto com o Tite e seu jogadores…
    Ninguém quer a verdade!!
    O que fizeram com o Tite em Bragança não foi torcedor do bragantino foi de um falso moralista injusto, mas talvez a culpa não seja à ignorância dele, pois o que se ver em redes sociais ou “antissociais” como ela realmente é vista. E que todos estão chamando a torcida, jogadores dirigente de assassinos isso é um absurdo talvez as pessoas nem sabe o nome da mãe do Kevin que é a unica que merece ser amparada junto a família dela, o que importa e ofender o Corinthians e seus torcedores e não parte só de pessoas parte da mídia isso que é o mais triste! se esta força fosse realmente verdadeira, talvez os dois pilotos americanos que derrubaram um avião da gol não ficassem em pune! sem contar o caso de eutanásia que esta rolando junto o caso do Kevin, a 20 anos uma medica mata paciente no hospital a mídia não apresenta uma nota sobre a noticia!

  • Trabalhador Brasileiro

    Ficam posando de “bando de loucos” mas estão como cordeirinhos na prisão boliviana, dizem que são a “nação curintiana” mas pedem ajuda para a embaixada de outra nação, a “Nação Brasileira”, porque não pedem ajuda ao “país” coríntians e deixam o Brasil fora dessa vergonha? Não são o “todo-poderoso”? Então porque não livram seus “fiéis” da prisão, já que se dizem inocentes? E o fanfarrão e hipócrita Tite que dizia trocar o mundial pela vida do pobre menino boliviano e que agora o time do governo nem punição quer receber, tanto que arrumou até um “dimenor” em conluio com a facção? Eu sabia que em algum momento viria a reação para esse time que usa de politicagem da mais baixa possível para construir seu patrimônio usando dinheiro público que deveria ser destinado para o bem da população como um todo, não exclusivamente para o “bando de loucos”.

  • Ernesto de Minas

    Aos que negam que foi um fato isolado me respondam: quais foram as outras vezes em que um sinalizador matou alguém num campo de futebol? Eu nunca soube, então me digam.

  • Cris

    Quem matou Kevin? a mídia, qdo enalteceu o tal bando de loucos no mundial, quando chamaram aquilo de torcida no acontecido do quebra quebra no aeroporto, tudo pra eles tem dado certo, pque não continuar como estavam agindo se com isso o clube ganhou um estadio depois de humilhar seu rival, apresentam números inflados e a mídia aprova, mostram seus gritos de guerra com verdadeiros semblantes de faccistas e a mídia os chama de FIEL, e por fim, NÓS BRASILEIROS QUE ENGOLIMOS TUDO O QUE A MÍDIA NOS APRESENTA, ATÉ UM BANDO DE LOUCOS!

  • Ricardo

    Talvez eu e todos os outros 35 milhões não acha ? Afinal de contas, somos todos assassinos não é mesmo ???? Estou esperando o camburão vir pegar. Antes de vomitarem um monte de merda por ai, porque não fazem algo de útil e investiguem a fundo…….mas pra que né ? é mais confortável achar um bode expiatório e dar um de politicamente correto….tem gente que até chorar na TV choraram….durma-se com um barulho desses…quanta hipocrisia e falta de competência.

  • Flafilho

    Quem matou o garoto foi um ¨bando de loucos ou bandidos¨!!!SRN.

  • MAURÍCIO

    Simplesmente “RIDÍCULA” a estratégia de defesa… ( ou somos tão idiotas assim?)

    Essa é 1ª vez que eu vejo um advogado querendo provar que o seu cliente é o “CULPADO”.

    • janca

      Pelo jeito…

  • Cesar Magalhães

    Quem matou o adolescente H.A.M. Até que provem ao contrário. O resto é leviandade e torcida contra o Corinthians.
    E se esta confirmação for verdadeira a Gaviões sim que tinha a responsabilidade de levar o garoto, tinha a obrigação de não permitir que ele tivesse fogos, drogas etc.
    Tem sim que processar a instituição e sua direção.
    Não o Corinthians.

  • Marco

    Janca, sou Corinthiano e concordo com a punicao da Conmebol. Esta prevista no regulamento e, paixao a parte, é o modo de se prevenir este tipo de comportamento. Afeta o clube, claro, mas, principalmente, o torcedor.
    Acho que a Conmebol errou feio ao nao tomar nenhuma atitude com relacao a organizacao daquele jogo. O San Jose era o mandante, responsavel pela seguranca e organizacao.
    O que aconteceu na Bolivia nao é um fato isolado mas o resultado de uma pessima cultura no futebol sulamericano. A internet é um excelente meio de comunicacao, aberto à todos, infelizmente. Ha muito clubismo e criancas de 12 anos discutindo com senhores de 50. O Corinthians nao é assassino, alguns torcedores sao. Assim como torcedores do Sao Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, etc… Hoje ninguem lembra, por exemplo, daquela guerra no Pacaembu apos a final da Supercopa de juniores entre Sao Paulo e Palmeiras. Um torcedor do Sao Paulo, de 16 anos, morreu.
    Infelizmente todos os clubes, sem excecao, mantem uma relacao muita estreita com suas organizadas. O futebol sulamericano ainda e amador em muitos aspectos.

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Pt partido de asaltantes esta querendo o regime de cuba no brasil, acorde povinho a democracia vai acabar ok?

  • Você acha que 12 pessoas presas, mais um que confessou e será processado, é terminar em pizza? Foi um homicídio. Tem que ser julgado como tal. Se foi culposo ou doloso, a pena muda… Sabia?
    Eu me preocupo sim apenas com o CORINTHIANS. Quem tem que se preocupar com a morte do jovem é a polícia boliviana e os acusados. Quando minha sogra foi morta e ninguém foi achado, não fiquei procurando bode expiatório. TODOS OS DIAS morrem pessoas inocentes aqui e na Bolívia. O mundo é desequilibrado. O Futebol se insere neste contexto.
    Fazer justiça e sacrifícios com o sangue alheio é muito fácil. O CORINTHIANS nada tem a ver com essa tragédia e espero que a justiça seja feita, na CONMEBOL ou fora dela.

  • Johannes

    Há muitos responsáveis e a Conmebol decididamente é um deles…vêm desde muito tempo fomentando a mística do selvageria e do vale-tudo pela taça….A Libertadores é e continuará a ser uma competição desorganizada com péssimos gramados, péssima segurança, péssimas arbitragens, péssimos dirigentes, enfim…uma competição que deveria integrar o continente sulameicano só faz fomentar a violência dentro e fora de campo…e isso vêm de longe…tragédias maiores já aconteceram…permita Deus que esses episódios não se repitam….punir clubes por si só não resolve…embora em muitos casos a punição possa ser justa…é preciso mudar a filosofia da competição, auditar a segurança dos estádios e punir mesmo quando não houverem incidentes, pelo mero fato de haverem condições de segurança apropriada…não se pode achar normal escanteio protegido por escudo de polícia e outras barbaridades…

    • janca

      Mas pelo menos do ano passado para cá há um movimento de melhoras na competição. Um deles é o clube mandante ter um aeroporto numa área perto da cidade, raio de 100km, salvo engano, o que não aconteceu, pelo que eu saiba, em Oruro.

      • Johannes

        É isso Janca, se fosse implementado seria uma melhora, mas como você disse, ficou apenas no papel. Tomara que haja melhoras mesmo, elas são de fato necessárias. Abração.

        • Johannes

          Janca eu acabei de ver a entrada que o Ronaldinho tomou no jogo contra o Arsenal de Sarandí(ARG)…o árbitro nem sequer expulsou o sujeito…inacreditável….juizito “padrón de qualidad CONMEBOL”…esse jogador teria que ser excluído do futebol por no mínimo uns seis meses…isso é tentativa de lesão corporal…

          • janca

            Foi inacreditável. Poderia ter quebrado a perna do Ronaldinho Gaúcho. E o cidadão que cometeu o pênalti seguiu em campo…

  • Johannes

    corrijo…condições de segurança inapropriadas.

  • Luciano

    Mtos fatores contribuiram. Mas da verdadeira culpada ngm fala. A Conmenbol que organiza (sic) um campeonato chulo, onde não há segurança. Se houvesse no mínimo uma segurança decente, o cara podia ter ido com uma metralhadora comprada da Al Qaeda que nada teria acontecido.

  • LUIZ

    “O que se esconde em Oruru”

    Poucos assuntos parecem atingir um consenso tão grande como as torcidas organizadas. Hoje é fato público e notório que se trata de gente desqualificada, criminosos travestidos de torcedores, marginais. Os predicados variam ao gosto de quem escreve e quem lê.

    É fato, também, que elas contribuem bastante para que esse preconceito se dissemine, assim como a atuação medíocre do mainstream do jornalismo brasileiro que já não se dá o trabalho de apurar os fatos, e condena por antecipação. A morte do garoto Kevin, descortinou esse quadro como nunca antes, além de evidenciar uma série de incongruências no futebol latino-americano, em todas as suas instâncias.

    As torcidas compõem um ambiente mais heterogêneo e complexo do que possa parecer. Seus associados mais ativos, contudo, são em grande parte jovens entre 17 e 25 anos, cheios de energia e disposição, a procura de um sentido para a vida. E encontram nas torcidas um ambiente propício para manifestar seu amor latente, sua vontade de ser alguém, e também sua violência.

    A pesquisadora Heloísa Reis, da Unicamp, talvez a única estudiosa sistemática da violência e das torcidas organizadas no Brasil, porém, ensina: “As raízes da violência (ou violências, grifo meu) relacionada ao futebol estão na sociedade brasileira. A formação de indivíduos apáticos ou agressivos e violentos ocorre a partir de sua sociabilidade primária, quando já podem ser percebidas manifestações agressivas ou apáticas: que será mais explicitada na juventude, podendo permanecer na fase adulta.”

    No caso do futebol, seria ingênuo dissociar a violência do torcedor da violência do policial, da violência do organizador, da violência do poder público, e da impunidade. Mas por que eu estou falando de violência? Estou falando de violência porque o episódio em Oruro foi protagonizado por torcedores organizados.

    E para todos, isso basta. É simples assim?

    Então vejamos. Há imagens e testemunhas, entre elas algumas que afirmam que o sinalizador quase atingiu os próprios brasileiros, sem esquecer do réu confesso. Além disso, o sinalizador foi disparado logo após um gol. Geralmente, nas arquibancadas, quando acontece um gol do seu time, sua torcida comemora. Não há muito tempo para pensar em atirar sinalizadores dentro do crânio de adolescentes.

    Então por que continuar a falar sobre violência? Só porque o torcedor pertencia a uma torcida organizada? Sim, a lógica parece ser exatamente essa.

    Um dos pontos que mais chama a atenção é a relação ambígua que a imprensa alimenta com as torcidas organizadas. Ainda que já tenham recebido todas as adjetivações possíveis e imagináveis, são essas mesmas torcidas que são utilizadas para promover o espetáculo.

    Grande parte dos jornalistas e cronistas esportivos, ou não (o tema é tão consensual que até intelectuais de áreas diversas se arriscam), destilam seu preconceito e ignorância temática durante os programas de televisão. Contudo, nos intervalos, o que não faltam são imagens de torcedores uniformizados fazendo festa nos estádios. Bandeiras, cantos, papéis picados e, pasmem, muitas vezes são sinalizadores que vemos nessas imagens.

    O jornalista Juca Kfouri, por exemplo, ainda que acredite ser uma infâmia alguém se arriscar a “defender” (seja lá o que queira dizer isso) torcidas organizadas, recheou o seu livro Corinthians, paixão e glória de foto dessas mesmas torcidas.

    Resumidamente, o lado belo das torcidas serve apenas para promover o evento e render uns trocados, sem dar a elas qualquer direito à voz, qualquer direito à defesa.

    Mas, partindo do pressuposto de um ato não-intencional, na hora do gol, acendendo um sinalizador que é utilizado em estádios para justamente promover o evento e fazer a festa, por que não um pouco mais de complacência e coerência num momento triste e delicado como esse?

    Descarregar toda a responsabilidade do episódio em cima de um garoto de 17 anos que teve a infeliz ideia de acender um sinalizador para comemorar um gol irá prevenir outras mortes? Manter 12 torcedores presos, sem que tivessem tido qualquer participação no episódio, apenas porque pertencem a torcidas organizadas, para saciar a sede de justiça da opinião publicada e daqueles que a reverberam, irá fazer com que os sinalizadores, ou parte deles, sejam proibidos?

    Ah, mas dois deles tinham sinalizadores do mesmo lote. Sim, mas nesse estádio pirotécnico, os sinalizadores foram proibidos? Então por que as imagens mostram um faixa de torcida boliviana incandescente somada a dezenas de sinalizadores queimando sem qualquer tipo de incômodo? Por que a polícia, segundo relatos, não teria feito revista?

    Será que foi porque o clima entre os torcedores era amistoso? Caso não fosse amistoso, será que os próprios torcedores do San José teriam ido até a prisão prestar solidariedade aos torcedores presos? Torcedores organizados não são animais que sabem apenas se matar? Confuso isso, não? Afinal, esse material era ou não proibido?

    Caso não fosse, quem libera a entrada? Só Corinthians e corinthianos merecem ser punidos, ainda que, o embaixador brasileiro e o advogado da embaixada do Brasil apontem diversas incoerências no inquérito? Ainda que o histórico de punições no futebol sul-americano parece ser de escassa jurisprudência?

    Por que não uma visão um pouco mais equilibrada e imparcial, de modo a evitar que eventos como esse voltem a se repetir. Que as punições sejam justas e responsabilizem a todos, além de torcedor e Corinthians – Conmebol, San José, quem comprou, quem distribuiu, quem vendeu. Não apenas a parte mais fraca da estória, e da história. Assim, talvez pudéssemos acreditar que esse fato não servirá apenas para saciar sentimentos mesquinhos travestidos de luta por justiça.

    Afinal, a Conmebol vai continuar a permitir jogos em pequenas cidades a quase 4.000m de altitude sem que o clube local garanta a segurança do evento? Será capaz de tomar medidas outras que não escolher bodes expiatórios para maquiar sua própria incompetência e emitir notas de lamento?

    Continuará tendo suas decisões sendo tomadas por uma única pessoa, sem que sejam pelo menos apurados os fatos? Continuaremos presenciando jogadores sendo protegidos por escudos em cobranças de escanteio, sem que os mandantes sejam responsabilizados? Quem vende sinalizadores de navio no centro da cidade? Eles são vendidos legalmente? Estavam vencidos? E os responsáveis pelo policiamento, alguém recebeu, ao menos, uma advertência?

    A família de Kevin será indenizada pela Conmebol, terá seus direitos de consumidor respeitado, já que a perda de uma vida não pode ser reparada? A hegemonia das emissoras de TV na condução do futebol será incomodada, ou apenas terão sua audiência ampliada com essa punição?

    Tudo isso faz do episódio emblemático. Em Oruro, se escondem as responsabilidades da própria Conmebol. Em Oruro, se esconde uma imprensa tacanha, incapaz de interpretar com imparcialidade os poucos fatos que apura. Em Oruro, se esconde uma sociedade hipócrita. Em Oruro, esconde-se a mentira chamada Libertadores da América. No Brasil, se manifesta e grandeza do Sport Club Corinthians Paulista, nas atitudes pequeninas, incapazes de manter paixão clubística e preconceitos toscos afastados de assuntos sérios.

    Mas e a violência? É mesmo, as torcidas. Segundo a pesquisadora Heloísa Reis, “os fatores geradores da violência são vários e complexos, mas pode-se afirmar que a disseminação de uma cultura em que violência e futebol sempre caminharam juntos contribuiu para a disseminação da violência nos estádios e dificulta a sua minimização.

    A ‘reação simbiótica’ entre esporte e futebol não é exclusividade do futebol. Dunning afirma que todos os esportes competitivos conduzem ao aparecimento de agressão e violência (Elias e Dunning, 1992). Mas, por sua popularidade e seus valores masculinos, é no futebol que ela encontra um terreno fértil. É nesse conteúdo cultural que a expressão da violência física socialmente aceita e ritualizada aparece”.

    Mas isso, isso é uma outra estória. O garoto Kevin não morreu devido à violência. Espero que não tenha morrido em vão. Justiça gera paz.

  • LUIZ BASTOS

    Poucos assuntos parecem atingir um consenso tão grande como as torcidas organizadas. Hoje é fato público e notório que se trata de gente desqualificada, criminosos travestidos de torcedores, marginais. Os predicados variam ao gosto de quem escreve e quem lê.

    É fato, também, que elas contribuem bastante para que esse preconceito se dissemine, assim como a atuação medíocre do mainstream do jornalismo brasileiro que já não se dá o trabalho de apurar os fatos, e condena por antecipação. A morte do garoto Kevin, descortinou esse quadro como nunca antes, além de evidenciar uma série de incongruências no futebol latino-americano, em todas as suas instâncias.

    As torcidas compõem um ambiente mais heterogêneo e complexo do que possa parecer. Seus associados mais ativos, contudo, são em grande parte jovens entre 17 e 25 anos, cheios de energia e disposição, a procura de um sentido para a vida. E encontram nas torcidas um ambiente propício para manifestar seu amor latente, sua vontade de ser alguém, e também sua violência.

    A pesquisadora Heloísa Reis, da Unicamp, talvez a única estudiosa sistemática da violência e das torcidas organizadas no Brasil, porém, ensina: “As raízes da violência (ou violências, grifo meu) relacionada ao futebol estão na sociedade brasileira. A formação de indivíduos apáticos ou agressivos e violentos ocorre a partir de sua sociabilidade primária, quando já podem ser percebidas manifestações agressivas ou apáticas: que será mais explicitada na juventude, podendo permanecer na fase adulta.”

    No caso do futebol, seria ingênuo dissociar a violência do torcedor da violência do policial, da violência do organizador, da violência do poder público, e da impunidade. Mas por que eu estou falando de violência? Estou falando de violência porque o episódio em Oruro foi protagonizado por torcedores organizados.

    E para todos, isso basta. É simples assim?

    Então vejamos. Há imagens e testemunhas, entre elas algumas que afirmam que o sinalizador quase atingiu os próprios brasileiros, sem esquecer do réu confesso. Além disso, o sinalizador foi disparado logo após um gol. Geralmente, nas arquibancadas, quando acontece um gol do seu time, sua torcida comemora. Não há muito tempo para pensar em atirar sinalizadores dentro do crânio de adolescentes.

    Então por que continuar a falar sobre violência? Só porque o torcedor pertencia a uma torcida organizada? Sim, a lógica parece ser exatamente essa.

    Um dos pontos que mais chama a atenção é a relação ambígua que a imprensa alimenta com as torcidas organizadas. Ainda que já tenham recebido todas as adjetivações possíveis e imagináveis, são essas mesmas torcidas que são utilizadas para promover o espetáculo.

    Grande parte dos jornalistas e cronistas esportivos, ou não (o tema é tão consensual que até intelectuais de áreas diversas se arriscam), destilam seu preconceito e ignorância temática durante os programas de televisão. Contudo, nos intervalos, o que não faltam são imagens de torcedores uniformizados fazendo festa nos estádios. Bandeiras, cantos, papéis picados e, pasmem, muitas vezes são sinalizadores que vemos nessas imagens.

    O jornalista Juca Kfouri, por exemplo, ainda que acredite ser uma infâmia alguém se arriscar a “defender” (seja lá o que queira dizer isso) torcidas organizadas, recheou o seu livro Corinthians, paixão e glória de foto dessas mesmas torcidas.

    Resumidamente, o lado belo das torcidas serve apenas para promover o evento e render uns trocados, sem dar a elas qualquer direito à voz, qualquer direito à defesa.

    Mas, partindo do pressuposto de um ato não-intencional, na hora do gol, acendendo um sinalizador que é utilizado em estádios para justamente promover o evento e fazer a festa, por que não um pouco mais de complacência e coerência num momento triste e delicado como esse?

    Descarregar toda a responsabilidade do episódio em cima de um garoto de 17 anos que teve a infeliz ideia de acender um sinalizador para comemorar um gol irá prevenir outras mortes? Manter 12 torcedores presos, sem que tivessem tido qualquer participação no episódio, apenas porque pertencem a torcidas organizadas, para saciar a sede de justiça da opinião publicada e daqueles que a reverberam, irá fazer com que os sinalizadores, ou parte deles, sejam proibidos?

    Ah, mas dois deles tinham sinalizadores do mesmo lote. Sim, mas nesse estádio pirotécnico, os sinalizadores foram proibidos? Então por que as imagens mostram um faixa de torcida boliviana incandescente somada a dezenas de sinalizadores queimando sem qualquer tipo de incômodo? Por que a polícia, segundo relatos, não teria feito revista?

    Será que foi porque o clima entre os torcedores era amistoso? Caso não fosse amistoso, será que os próprios torcedores do San José teriam ido até a prisão prestar solidariedade aos torcedores presos? Torcedores organizados não são animais que sabem apenas se matar? Confuso isso, não? Afinal, esse material era ou não proibido?

    Caso não fosse, quem libera a entrada? Só Corinthians e corinthianos merecem ser punidos, ainda que, o embaixador brasileiro e o advogado da embaixada do Brasil apontem diversas incoerências no inquérito? Ainda que o histórico de punições no futebol sul-americano parece ser de escassa jurisprudência?

    Por que não uma visão um pouco mais equilibrada e imparcial, de modo a evitar que eventos como esse voltem a se repetir. Que as punições sejam justas e responsabilizem a todos, além de torcedor e Corinthians – Conmebol, San José, quem comprou, quem distribuiu, quem vendeu. Não apenas a parte mais fraca da estória, e da história. Assim, talvez pudéssemos acreditar que esse fato não servirá apenas para saciar sentimentos mesquinhos travestidos de luta por justiça.

    Afinal, a Conmebol vai continuar a permitir jogos em pequenas cidades a quase 4.000m de altitude sem que o clube local garanta a segurança do evento? Será capaz de tomar medidas outras que não escolher bodes expiatórios para maquiar sua própria incompetência e emitir notas de lamento?

    Continuará tendo suas decisões sendo tomadas por uma única pessoa, sem que sejam pelo menos apurados os fatos? Continuaremos presenciando jogadores sendo protegidos por escudos em cobranças de escanteio, sem que os mandantes sejam responsabilizados? Quem vende sinalizadores de navio no centro da cidade? Eles são vendidos legalmente? Estavam vencidos? E os responsáveis pelo policiamento, alguém recebeu, ao menos, uma advertência?

    A família de Kevin será indenizada pela Conmebol, terá seus direitos de consumidor respeitado, já que a perda de uma vida não pode ser reparada? A hegemonia das emissoras de TV na condução do futebol será incomodada, ou apenas terão sua audiência ampliada com essa punição?

    Tudo isso faz do episódio emblemático. Em Oruro, se escondem as responsabilidades da própria Conmebol. Em Oruro, se esconde uma imprensa tacanha, incapaz de interpretar com imparcialidade os poucos fatos que apura. Em Oruro, se esconde uma sociedade hipócrita. Em Oruro, esconde-se a mentira chamada Libertadores da América. No Brasil, se manifesta e grandeza do Sport Club Corinthians Paulista, nas atitudes pequeninas, incapazes de manter paixão clubística e preconceitos toscos afastados de assuntos sérios.

    Mas e a violência? É mesmo, as torcidas. Segundo a pesquisadora Heloísa Reis, “os fatores geradores da violência são vários e complexos, mas pode-se afirmar que a disseminação de uma cultura em que violência e futebol sempre caminharam juntos contribuiu para a disseminação da violência nos estádios e dificulta a sua minimização.

    A ‘reação simbiótica’ entre esporte e futebol não é exclusividade do futebol. Dunning afirma que todos os esportes competitivos conduzem ao aparecimento de agressão e violência (Elias e Dunning, 1992). Mas, por sua popularidade e seus valores masculinos, é no futebol que ela encontra um terreno fértil. É nesse conteúdo cultural que a expressão da violência física socialmente aceita e ritualizada aparece”.

    Mas isso, isso é uma outra estória. O garoto Kevin não morreu devido à violência. Espero que não tenha morrido em vão. Justiça gera paz.

  • Junior

    Texto que eu fiz pro meu blog,a respeito do ultimo jogo do corinthians, deem uma olhadinha lá. e nos ajudem com criticas, sugestões e reclamações, abçs.
    http://nastrave.wordpress.com/2013/02/28/ate-que-foi-facil/

  • fabio

    sou corinthiano fanatico desde os meus 7 anos de idade,essa gavioes da fiel nao manda e nao e o povo corinthiano,quem ama o corinthians como eu e demais jamais manchariam o clube,esse de menor e so mais um bode espiatorio,para a tal gavioes da fiel se safar,eles os 12 ou 13 que paguem pelos seus erros olha o vocabulario dos inocentes essa agremiaçao ta na hora de ser fechada o corinthians nao precisa de alguns que se dizem torcedores o corinthians precisa de respeito e nao de meia duzia de noia matando espancando inocentes ,corinthians se vcs amam mesmo esse clube nao disputem essa libertadores em memoria do garoto kevin esse ato seria a maior prova de respeito ao ser humano e serviria de liçao aos demais clubes foda-se a rede globo o que esta em jogo agora e a honra de um time,sem mais……

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Temos papa, lulala e sua quadrilha com apoio do barbosinha……………..

MaisRecentes

Flamengo e CBF



Continue Lendo

Oposição santista



Continue Lendo

Santos em SP



Continue Lendo