Bota e Vasco em apuros



A situação financeira de Vasco e Botafogo segue bem complicada no Rio. Jogadores têm reclamado de atraso no pagamento de salários tanto em um quanto em outro e não será surpresa se os clubes sofrerem ações na Justiça.

O primeiro, cujas contas apresentadas pela gestão de Roberto Dinamite têm sido contestadas há tempos, teve rescindido contrato de patrocínio com a Eletrobras. O motivo teria sido o fato de o clube de São Januário não ter regularizado sua situação fiscal no prazo estipulado pelo Tribunal de Contas da União.

No segundo, conselheiros de oposição protestam contra a prestação de contas, lembrando que nem as de 2011 até agora foram aprovadas.

Situação diferente parece viver o Flamengo, cujo presidente, Eduardo Bandeira de Mello, insiste que dará prioridade ao saneamento financeiro, tentando manter a folha de pagamentos em dia. O clube ainda promete lançar o programa sócio-torcedor, com campanha em todo o Brasil, a fim de começar a faturar com o potencial de sua torcida. Não custa lembrar que, apesar de ser o time que diz ter o maior número de torcedores no país, o Mengão arrecada menos com ações de marketing do que Grêmio ou Internacional, dois clubes que têm estádios próprios.

Apesar de dizer que está com a folha salarial em dia, o Flamengo, assim como Vasco e Botafogo, tem se queixado de prejuízo no Estadual do Rio, torneio que segue atraindo pouco público. O Fluminense, por sua vez, tem as atenções voltadas para a Libertadores, onde está num grupo complicado, tendo no Grêmio seu maior rival.



  • ALESSANDRO

    BOM DIA JANCA A SITUAÇAO DO VASCO JA ERA ESPERADA SAO DECADAS JOGANDO DINHEIRO FORA QUE FORMARAM DIVIDAS IMENSAS E PRATICAMENTE IMPAGAVEIS.QUANTO AO BOTAFOGO MAIS UMA DEMONTRAÇAO DE IRRESPONSABILIDADE,POIS NOS ULTIMOS 2 ANOS GASTARAM UMA MONTANHA DE DINHEIRO EM REFORÇOS CAROS E O PIOR SEM GANHAR TITULOS.O FLAMENGO PARECE QUE ACORDOU PARA A REALIDADE E SE MANTIVER ESSA POSTURA EM ALGUNS ANOS ESTARA MAIS CONFORTAVEL PODENDO ATE OUSAR UM POUCO.
    RECLAMAR DO ESTADUAL DO RIO ME PARECE DESCULPA ESFARRAPADA,POIS TENHO CERTEZA QUE O GAUCHO POR EXEMPLO DA MENOS RETORNO E NEM POR ISSO INTER E GREMIO ESTAO RECLAMANDO E AMBOS TEM, MUITO MELHOR SITUAÇAO QUE OS CARIOCAS.
    OBS:FALEI DE GREMIO E INTER,MAS O GREMIO TAMBEM SE NAO ABRIR O OLHO PODE SE JUNTAR A DUPLA CARIOCA COM PROBLEMAS FINANCEIROS,ESTA INDO NO EMBALO DO LUXEMBURGO E PODE SE DAR MAL,JA TEM A MAIOR FOLHA DO BRASIL E NAO ESTA NEM ENTRE AS 5 MAIORES ARRECADAÇOES.

    • janca

      O Grêmio pode ter futuras dores de cabeça, sim, vou até abordar esse assunto num dos posts da semana. Sobre o Flamengo, depois do desastre que foi a administração de Patrícia Amorim, espero, que de fato, esteja acordando para uma nova realidade e aproveite todo o seu potencial de marketing, que é enorme. É o time com mais torcida no Brasil, embora a de maior poder de consumo seja a do Corinthians. Ainda assim há um vasto campo a explorar.

      • Fábio

        Janca, eu n sei se vc leu, mas o dinheiro que entrou agora em janeiro da Eletrobras era a última parcela. Outra coisa a Eletrobras já havia anunciado que não iria renovar com o vasco, por causa da redução das tarifas que a presidente Dilma aprovou.

        • janca

          Foi a última parcela, mas o patrocínio não poderia continuar por causa da situação do Vasco e de suas dívidas fiscais.

          • Não é que não poderia continuar, não deveria nem ter começado pois o Vasco sempre esteve em débito com os órgão federais, ou seja, sempre foi devedor.

        • francisco canuto

          qual o clube no brasil que tem suas contas saneadas ???

      • eduardo Oliveiro

        JANCA A TORCIDA DO CORINTHIANS COM CERTEZA É A MAIOR EM CONSUMO POIS DEIXA DE COMER PRA COMPRAR UMA CAMISA DO CLUBE CANSEI DE VER CARAS COM A MESMA CAMISA A SEMANA TODA E NEM LAVA AQUELA COISA DIREITO TORCER SIM MAS SER DUENTE JA É DEMAIS!

  • Ton

    Oi Janca. Não gosto muito de associar futebol com política, mas aqui em São Paulo a melhor coisa que o Governo fez foi a “Lei da Responsabilidade Fiscal”. Essa lei deveria ser obrigatória em todos os clubes de futebol também porque muitos presidentes contratam jogadores ganhando quantia astronômica sem e depois não possuem a mínima condição de honrar seus compromissos. E isso ocorre principalmente nos períodos de transição como no caso do Palmeiras que a Diretoria em fim de mandato prometeu mundos e fundos para o Barcos e jogou a bucha para o sucessor. Bom domingo pra vc!

    • janca

      A lei da responsabilidade fiscal, que você cita, pelo que eu saiba vale para o Brasil todo. Pelo menos em tese. No caso dos clubes de futebol acho que deveria haver uma lei semelhante, uma forma de responsabilizar os dirigentes por seus atos. Se não vemos aquela velha história de o presidente fazer loucuras num mandato de dois anos, por exemplo, estourar o orçamento e a caixa do clube e jogar a dor de cabeça para quem for sucedê-lo. O dirigente tem que pensar no futebol e na qualidade do time que comanda, mas também em como bancá-lo e na situação econômico-financeira da instituição. Bom domingo pra você também, Ton, abs. Janca

  • Rodrigo

    Bom dia Janca!
    Confesso que não sei em quem acreditar. Pois, de acordo com a entrevista do diretos geral Cristiano Koehler os salários estão em dia. Faltando o acerto com os direitos de imagem.

    http://www.netvasco.com.br/n/123639/cristiano-koehler-afirma-que-salarios-estao-em-dia-e-revela-como-negociou-com-atletas-que-sairam

    • janca

      No Brasil fazem uma mistura entre salários e direitos de imagem… O Vasco já perdeu neste ano jogador por conta de atraso na folha de pagamentos… Veremos antes do Brasileirão o que irá ocorrer… Sobre a briga entre diretoria e oposição _o Dinamite perdeu muitos aliados que viraram oposicionistas_ ela continua feia. E as contas do clube seguem questionadas, inclusive porque atraso nos pagamentos não envolveria só jogadores, mas também funcionários do Vasco, como ocorreu várias vezes na gestão do Dinamite. Uma pena, porque ele chegou com uma proposta diferente e não pode ficar dando desculpas por conta da gestão do Eurico, que foi uma lástima mesmo. Já teve tempo para colocar as coisas minimamente em ordem e pelo jeito não o fez. Que o digam o TCU e a Eletrobras, Rodrigo. Abs. e bom domingo pra você, Janca

    • janca

      E vale lembrar que o lateral-esquerdo Foguete, de 17 anos, recém-contratado pelo São Paulo, saiu do Vasco dizendo que não recebia salários e outras obrigações trabalhistas do Vasco há um tempo. Uma das preocupações de Renê Simões, diretor executivo do Vasco, é justamente essa. Assédio de outros times a atletas que não têm recebido em dia e acabam indo à Justiça. O goleiro do Palmeiras é outro exemplo recentíssimo da situação financeira caótica do Vasco nas mãos de Dinamite. Não que nas de Eurico estivesse melhor, pois pior do que aquilo é difícil. Mas a situação segue caótica. E Dinamite não está em seu primeiro mandato como presidente. Tempo pra começar a colocar a casa em ordem já teve. Pelo menos eu acho.

  • O Bota Fogo é compreensível a péssima situação financeira. Um clube que não tem torcida, o mínimo que poderia fazer para melhorar suas finanças seria revelar jogadores. ( Santos é um exemplo, apesar de que tem mais torcida que seu xará carioca). Moro no interior da Bahia há 5 anos e tenho viajando praticamente todo estado e torcedores destes times é raridade.

    O futebol do Rio é uma lástima. O carioca não tem atração alguma. Na região de Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, cidade grandes do estado, bota fogo, flu, santos praticamente não existem. O que predomina aqui ( devido a globo) flamengo e vasco seguido por SCCP e bem próximo vem Palmeiras e SPFC, todos com muitos torcedores mesmo, a ponto de encher as ruas em jogos decisivos.

    Olha a diferença exorbitante do Paulista para o Carioca. Pelo menos tem tem clubes fortes para se classificarem, já o Carioca dá dó de ver.

    • janca

      Oi Mandel. Vou só discordar de você em um ponto. Concordo que dá dó de ver o Estadual do Rio, mas o Paulistão não fica atrás. Ninguém dá importância à primeira fase, que tem 19 jogos para cada time, classificando-se oito para o chamado mata-mata que realmente vale alguma coisa. E aqui temos jogos pavorosos também e grandes poupando suas principais estrelas.

    • Mandel,
      não sei aonde você tirou isso que Botafogo e santos nåo tem torcida aí no nordeste… você não pode fazer uma avaliação só por onde você anda… vou várias vezes a cidades do nordeste brasileiro e esse times tem torcedores sim … principalmente nas capitais….por isso antes de falar besteira..pesquise!!!!

  • sera q esse osvaldo alem de burro é cego pq todo mundo ve a ruindade do rafael marques e a avenida marcio azevedo sera q é proibido tirar esse lateral q nao joga nada deveriam ter vendido e logo para o pallmeiras

  • Botafogo

    Mendel, você é um débil mental. Você sempre foi assim ou foi ficando? Aqui está a torcida do Botafogo.

  • Botafogo

    Mendel, você é um débil mental. Burros como você não deveriam ter acesso à Internet. Aqui está a torcida do Botafogo.

  • Botafogo

    Mendel, você é um débil mental. Aqui está a torcida do Botafogo.

  • Rai Passos

    Acho estranho que a mídia especializada já dê como certa a restruturação no Flamengo. Clube carioca com uma das maiores dívidas, seu presidente ‘saneador’ está há pouquíssimo tempo no cargo, promete mundos e fundos, e suas primeiras contratações são o razoável Elias e o debilitado Carlos Eduardo, ambos com salários altíssimos, e não há críticas, apenas elogios ao seu arrojo. Acho que falar bem do Flamengo deve dar pontos dentro das redações cariocas.

    A mídia caolha adora falar do Vasco. O patrocínio da Eletrobrás (como outrora foi da Petrobrás) já não se mostrava rentável há tempos, as dívidas trabalhistas histórias do Vasco dificilmente seriam pagas a tempo. Assim, que se procure mesmo um patrocinador privado. No mais, o clube restruturou seu time, competente a baixo custo, e sua equipe de gestores, com profissionais remunerados e competentes. As reformas no Estádio começarão em breve e estamos no aguardo da construção do Centro de Treinamento.

    O Fluminense, difícil comentar. Com tanta grana de patrocínio, treina nas Laranjeiras dos ratos, e diz-se muito sobre manobras fiscais utilizadas para manutenção do elenco de alto custo.
    Novamente, há alguma razão para ninguém na mídia achar estranho montar um supertime com o dinheiro da Unimed e não pagar conta de água? É esse o modelo de gestão de futebol esperado?

    Lamentável.

    • janca

      Sobre o Flamengo não é certa a reestruturação econômico/financeira do clube, mas pelo menos o discurso do presidente tem sido neste sentido. No caso do Vasco, a Eletrobras foi quem resolveu sair, inclusive porque o clube não cumpriu as exigências impostas pelo Tribunal de Contas da União. Já a dependência do Flu em relação à Unimed, que é complicada, todos nós conhecemos.

      • wilson

        Claro que não cumpriu já q as dividas de contas da união se juntando da mais de 400 milhões de reais…por causa de acordos com ex jogadores q o vasco não reconhece algumas dividas por exemplo a do Romario que cobra 50 milhões de reais do vasco….de um acordo estranho entre ele e o eurico miranda..sem fala de outras dividas q são contestadas até hoje….

        • José Carlos Melo

          É a mídia sempre tendenciosa. Só pucha pro lado da Mulambada. Seja imparcial.

  • George André B. da Silva

    Anota ai, Fluminense sem libertadores vai virar mulambo igual o Flamengo…esse sobe e desce dos times do rio ja vem de anos. 2014 Vascão estruturado e campeão Brasileiro.

    • Anderson Fla

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Tá usando droga retardado????
      Vasco esse ano cai pra segunda idiota!!!
      Tira esse cachimbo da boca imbecil!!!

  • alex

    Quer dizer entao que a divida MONSTRUOSA do flamengo está resolvida ? Lendo o post do jornalista parece…mais um da flapress ???

    • janca

      Longe de estar resolvida, põe longe disso. Mas não fazer as loucuras que a Patrícia Amorim fez nos últimos tempos já é um avanço. Resta saber se é discurso de início de gestão ou se continuará nessa linha. Espero que continue.

    • Anderson Fla

      Vai cuidar do lixo do seu time mongolóide invejoso!!

  • Germano Machado

    Ao que parece, a pessoa que escreveu essa matéria não é bem informada.

    1º- Eletrobras saiu, mas antes pagou a mensalidade que ia até junho. E ainda abriu o caminho para o Vasco fechar logo com a Nissan, ou seja, o Vasco pode receber pelo mesmo periodo, dinheiro de 2 Patrocinadores.

    2º- Ao falar que o Flamengo é o único que está colocando em ordem a “casa”, ele está ignorando que Vasco e Botafogo, conseguiram recuperar penhoras e estão mais aliviados.

    3º- O Vasco também está atualizando o plano de sócios, não é só o Flamengo.

    4º- O Vasco diminuiu a folha salarial em 800 mil reais, mais do que o Flamengo, e tem um time tecnicamente pouco acima do dele.

    5º- Ao falar “Mengão”, já dá para perceber para qual time ele torce, e porque ignora tantos fatos a favor dos Rivais, só para exaltar os do time dele.

    Isso não é jornalismo, e sim Manipulação de informação!!

    • janca

      Se você gostaria de ler que a situação financeira do Vasco vai de vento, não vai. Pelo menos o novo presidente do Flamengo está tentando reduzir os estragos da última gestão, coisa que o Dinamite, infelizmente, até agora não fez. E a última gestão foi a dele, que aliás não está em primeiro mandato.

    • Anderson Fla

      Larga de ser burro!!
      No ultimo jogo todo mundo viu o time técnicamente acima!!
      kkkkkkkkkkkkkkk
      Lava essa boca de lixo pra falar do Mengão!!
      Vasco é um lixo falido!!
      Segunda de novo esse ano!!

      • José Carlos Melo

        GERMANO, falou tudo. Só tendência pro seu FLALIDO. Mulambada CARNIÇA.

  • Leonardo

    Torcedores idiotas! temos que torcer pelo futebol brasileiro, que todos os clubes sejam fortes.
    Os flamenguistas inteligentes querem que vasco e botafogo acabem, vão jogar contra quem, Audax, grêmio prudente etc.

  • Caro Janca, a situação dos times do RJ é insustentável, dos 4! São anos e anos de desmandos administrativos e financeiros, onde dirigentes se serviam dos clubes ao invés de serví-los. A única certeza era a impunidade. O máximo que poderia acontecer era a perda de um mandato e o gestor ia pra casa cheio de grana no cofre. Deu no que deu. E no que vai dar, ninguém sabe.
    A única certeza é que, se o governo não abrir as pernas, todo mundo vai quebrar. E a discussão sobre esse assunto é longa, muito longa…
    E começa por dimensionar o que é exatamente o futebol para o brasileiro. Depois da família e do trabalho, é o mais importante (para alguns, não necessariamente nesta ordem). Se o poder público deixar essas instituições quebrarem, a única certeza é que alguém da oposição vai capitalizar o fato e o governo vai perder muitos votos. Muitos mesmo!
    Então, o raciocínio é simples: não deram um estádio pro Corínthians? Então tem que dar o equivalente para os outros também.
    Eu não vejo outra solução…

    • janca

      Entendo sua preocupação com os clubes do Rio, mas discordo de sua lógica. O governo já foi complacente demais, vide patrocínios estatais para Flamengo, por cerca de duas décadas, e Vasco, ambos com enormes dívidas junto à União. O Botafogo ganhou de presente um estádio para administrar e não adianta ficar passando a mão na cabeça dos dirigentes que gastam, gastam e gastam, sem preocupação sobre como a conta será paga. E sigo contra recursos e benefícios clubes para arenas privadas, especialmente recursos _e no caso de benefícios também sou contra se o clube não acertou sua questão fiscal.

  • Samuel Camara

    Bom dia janca:Sou vascaino de coração,acho lamentável oque esta acontecendo com o vasco,não sei se somente eu,mas vejo um time,que poderá cometer os mesmo erros do palmeiras no ano passadoo,mas espero que surpreenda como no início do campeonato do ano passado.Uma noticia que saiu,não sei da veracidade,seria a proposta ao Carlos Alberto,Jorge Kajuru ,tinha dito em seu programa,que a diretoria,teria proposto,a adiar seu salário,para pagar algumas contas,e na sua renovação,ainda reduzir o salário,por se tratar do salário mais alto,será?se for verdade,espero que no time tenha mais jogadores,com amor a camisa.Oque imaginar para este time no brasileirão 2013?

    • janca

      Para o Brasileirão de 2013 não vejo boas perspectivas, mas posso estar equivocado. No Brasileirão do ano passado o time já tinha atraso de salários _vide caso Juninho Pernambucano_ e ainda assim começou muito bem o torneio, depois foi caindo. Mas o problema do Vasco é administrativo/gerencial e isso não é de hoje. Muita coisa tem que mudar em São Januário. Abs.

  • leandro haseda

    JANCA vc e contra a recursos publicos serem usados para construir um estadio privado, entao oq me dizer sobre o estadio do corinthians???
    Eu acho q e a maior robalheira de dinheiro publico divulgado para todos verem e msm assim ninguem fala nada, sou contra ussar o meu dinheiro o dinheiro de palmeirenses, sao paulinos e santistas para a contrucao de um estadio privado ao corinthians, se querem construir um estadio para a copa q esse estadio seja do gorverno de sao paulo como o maracana e do rio de janeiro, ou a torcida do corinthians q vc diz ter o maior poder de consumo imite a torcida do glorioso vasco da gama e construa o seu estadio com a suas forcas.
    como ja nao se bastase o estadio o corinthians ainda tem a maior receita de patrocinio vindo da caixa economica FEDERAL mais um disrespeito com o dinheiro publico.

    • janca

      Eu já me manifestei várias vezes aqui neste blog contra a forma como o estádio do Corinthians foi viabilizado. E também sou contra a concessão do Maracanã à iniciativa privada, especialmente da forma como deverá se dar o procedimento. Sobre o patrocínio da Caixa não sou contra, não. O Corinthians é o clube cuja torcida tem o maior poder de consumo do Brasil, tem forte apelo de marketing e a Caixa tem o direito de patrociná-lo, desde que ele não esteja com dívidas não negociadas com o governo federal.

  • Dyego Ferraz

    Olha o Mandel está um tanto equivocado, uma vez que sou de São Luís-MA e conheço várias cidades, dos estados vizinhos ao meu (Pará,Piauí) e a torcida do Botafogo e Fluminense é claro que as torcidas de Flamengo e Vasco só bem maiores, no entanto existe um contingente bastante significativo de torcedores. Aliás não esqueçamos que os times cariocas são de expressão nacional diferente dos times de São Paulo que dos 4 grandes apenas 3 são de expressão nacional, ou seja,em termos relativos a torcida do Botafogo e Fluminense são bem maiores que por exemplo:Santos,Cruzeiro,Atlético-MG,Inter, pois esses times são de cunho regional!

  • Se houver união entre a diretoria,o conselho fiscal e o conselho deliberativo do Vasco,certamente nosso querido Club de Regatas Vasco da Gama,voltará a dar alegrias à sua torcida e também colocará suas contas em dia .

    • janca

      Mas o que não há no Vasco é união. O clube está extremamente dividido e vários dos outrora aliados do Dinamite hoje são oposição.

MaisRecentes

Os erros do Verdão



Continue Lendo

Vencer ou vencer



Continue Lendo

Arena santista



Continue Lendo