Financiamento das organizadas



Depois do caso Oruro, onde um adolescente morreu atingido, segundo a polícia local, por um sinalizador naval atirado por um torcedor corintiano, uma das principais questões a esclarecer é quem bancou o sujeito na Bolívia. E muito mais do que isso: a relação entre clubes, jogadores e organizadas. Quem as sustenta? Como elas vivem? Quais suas fontes de financiamento? E a relação com clubes e diretores? E com jogadores e comissão técnica?

Fico me perguntando como um trabalhador consegue ir para a Bolívia acompanhar o time no primeiro jogo da Libertadores e depois seguir vivendo em função do Corinthians, viajando aqui e acolá, fazendo disso profissão? No mínimo precisa de recursos para se manter e manter os custos, que não são poucos, de viagens, hospedagem, ingressos…

Sou contra a extinção das organizadas, ato unilateral tentado, sem sucesso, nos anos 90 e feito por quem queria espaço na mídia. Medida populista, enfim. E autoritária. Mas a polícia e o Ministério Público deveriam investigar as entranhas de torcidas profissionais que contam com integrantes que causam problemas, marcam brigas por redes sociais, depredam patrimônio público, ferem e matam.

Punido pela Conmebol, tomamos ciência de que o Corinthians jogará sem torcida na Libertadores. Em casa terá portões fechados, fora, nada de cota de ingressos. O clube, que já havia vendido quase 85 mil entradas para seus jogos na primeira fase, terá que devolver o dinheiro para cada torcedor. Mas deveria refletir sobre eventuais privilégios que tenham os uniformizados. Porque uma coisa é sócio-torcedor, um programa que, no caso corintiano, tem dado certo, outra é a relação com as organizadas.

Punição ao Corinthians à parte, há muitos outros pontos a esclarecer, pontos que não se limitam às organizadas. O policiamento no estádio não falhou? O San Jose, como mandante, ofereceu condições de segurança para seus torcedores e os adversários? Porque a responsabilidade não é só do Corinthians.

No ano passado sinalizadores eram usados à vontade e a Conmebol não dizia nada. Uma tragédia já poderia ter acontecido e a punição ao Corinthians não resolve o problema. Insisto que o mundo do futebol tem de ir mais a fundo. Investigando, vale repetir, a relação entre clubes e os chamados torcedores profissionais, que se consideram donos dos times, quando não são. Ou não deveriam ser.



  • Samuca

    Janca, sou Corinthiano doente já fui de uniformizada, o que pega em todas elas são as Drogas, em cada viagem longa ou curta seu consumo é grande, e são esses que arrumam merda nos estádios, e como são todos “família” acaba pagando a conta desses idiotas, e digo mais tem otário que ta nem ai pro clube o que conta é a uniformizada e o fácil acesso as drogas que se tem. Isso é um problema GENERALIZADO, todas as uniformizadas são assim. Esta ai um louco cheirado e covarde porque fugiu e tem 12 la se ferrando por ele, dispara a merda do sinalizador, um inocente que poderia ser qualquer um de nós morto (o que é o mais agravante) e um time prejudicado junto com os verdadeiros torcedores, que são sócios, consomem produtos licenciados, que pagam perp-view enfim os verdadeiros e não marginais, vagabundos e viciados transvestidos de torcedores. o fato real é esse.

    • RIP Kevin

      ATENÇÃO!!! ESSE JANCA É UM OPORTUNISTA QUE ESTÁ APROVEITANDO A MORTE DO MENINO KEVIN PARA CAUSAR POLÊMICA PROVOCANDO OS CORINTHIANOS PEDINDO UMA ABSURDA PUNIÇÃO AO TIME! A melhor maneira de dar à esse pseudo jornalista parcial a resposta que ele merece é ignorar esse colunista e não dar os clicks e polêmicas que pagam lhe o seu salário! Vamos ignorar ele sempre que ele será obrigado a trazer informação construtiva, para outros times, coisa que ele não sabe fazer!

      • Joaquim

        Ele não está pedindo a punição, ela já foi decretada pela comenbol.

        • Samuca

          O Corinthians já esta sendo punido por responsabilidade sobre a sua torcida ok. Agora e a torcida, qual será a sua punição? são independentes do clube, o fdp fez a merda estava uniformizado ou fardado como queiram, qual será parte deles nesse processo? Estou usando o Corinthians pelo fato acontecido, mas todas as torcidas possuem o mesmo problema. Uma informação interessante, em todas as merdas feitas com brigas de torcidas, reparem quantos estavam com as camisas do clube e quantos uniformizados, chega a ser quase 80% uniformizados com os materiais de torcida, então se tem uma amostragem de onde sai o problema. Mas solucionar, como? se são currais eleitorais, se são fonte de drogas em abundancia, se não existe a menor punição ou lei aplicada como nesse caso só o Corinthians, sim nosso amado e glorioso esta sendo punido. Cadê a torcida era no mínimo apresentar o culpado e ajudar o clube, além dos 12 que estão detidos, mas se omitem porque não tem punição e não são alcaguetas. Assim que amam o clube, tirando dele receitas pois vendendo fardas o cara não compra material licenciado, depois fazem protesto pelo preço do ingresso, mas só assim e sem ajuda do clube pode se limpar o estádio de gente nóia e pirada de farinha até as tampas. Infelizmente tem que se generalizar, por causa de um somos uma torcida violenta la fora.

          • Homem Sábio

            Entrei no site de uma torcida organizada e não há uma nota.

            Deveria tratar torcida organizada como torcedor comum.

            Pagar e retirar o ingresso no guichê, simplesmente.

      • Leandro

        Acho que você leu outra matéria.

        A questão é a de como um trabalhador comum consegue fazer essas viagens com o time?

        Sou corinthiano, mas acho que o time deve ser punido também, claro que não foi a diretoria que mandou o idiota mirar o sinalizador na torcida adversária, mas também entendo que além de punir o responsável o “torcedor” tem que pensar bem antes de fazer uma idiotice dessas, pois prejudicará seu time.

        Podem até colocar aqui que o torcedor não pensa e fará essas coisas. Discordo, se não tem discernimento do que faz, sendo certo ou errado tem que ser internado.

        • Samuca

          Concordo com vc, mas a matéria chega ser superficial em relação ao problema, pois sabemos que um trabalhador honesto jamais faria uma barbárie dessas, o Corinthians esta pagando muito caro, pois TODAS as torcidas são independentes em sua administração e gestão, o clube permite o uso de seu escudo somente. Isso acredito seja o maior problema, qual a parte deles nesse processo, o clube ter 8,5 mi de prejuízo como estimado, é correto. Você, eu ou qualquer outro que usar uma camisa do Corinthians no país vizinho ser mau tratado por causa de 1 que usava uma farda é normal. O que se tem que questionar e é isso que estou fazendo, é o onde chega a responsabilidade das torcidas sobre seu associados, até agora só nós que estamos perdendo.

          • janca

            Se o clube permite o uso do escudo e distribui ingressos gratuitamente, como já colocaram aqui, as torcidas não são independentes. Elas estão atreladas ao clube que, direta ou indiretamente, as mantêm na ativa.

          • Samuca

            Mas não são mantidas sobre o mesmo estatuto do SCCP. Tem seus próprios gestores, presidentes, estatuto etc. são independentes sim, podem responder por esse crime sim, já existe filmagem e vc vê a vestimenta, não é camisa do Corinthians isso eu te asseguro. E tem seu cadastro com nome, endereço e tudo na sede, é isso que eu estou batendo aqui, qual a responsabilidade deles (organizada) se o clube tem sobre sua torcida (30 milhões) pq eles não teriam sobre os seus? Eles sabem quem foi quem fez aquilo, pq não fazem o correto e entregam? Pq nada atingirá eles não existe lei, pois existe um enorme clube na frente para servir de escudo, só que esse clube é de todos não somente de uma minuscula parcela.

          • janca

            A questão não é o estatuto. A questão é outra. Quem financia as organizadas? Quanto o Corinthians cobra para elas terem direito de usar o símbolo do clube? Quem distribui os ingressos gratuitamente? Para quem eles vão? E o papo de que o clube é de todos não dá, pois é uma forma de tirar qualquer responsabilidade do mesmo.

          • Samuca

            Mas Janca o clube esta sendo penalizado por ser de todos, foi de sua torcida o disparo do sinalizador esta sendo empregado o clube é de todos, o que eu quero enfatizar é que por mais corrupção ou facilidades existam entre clube e torcida, a torcida pode responder pelo ato, é isso, ela não é uma extensão do clube, sua sede não fica no rua PQ são Jorge 777, nem filiada ao clube ela é. Verificou que é torcedor do Corinthians ok, mas torcedor comum?? não pelo visto é uniformizado, cabe punição a torcida também, para chegar no individuo e não deixar somente para o clube, eles não vendem artigos do Corinthians, e sim artigos próprios.

          • janca

            Ainda assim, Samuca, vendem artigos com o logo do Corinthians, com autorização do clube, ganham ingressos de graça, essa relação tem que ser investigada, sim. Por que os clubes agora não passam a priorizar, de fato, o sócio-torcedor em detrimento do “torcedor profissional”? O verdadeiro torcedor é o chamado comum, não o que faz disso uma carreira profissional com a permissão do clube. Mas quero só chamar atenção para um ponto: não ficou comprovado, ainda, que se trata de torcedor organizado, embora os indícios sejam neste sentido. Mesmo que não seja, Samuca, veja o que aconteceu com o Santos: uns idiotas jogaram moedas dentro do gramado, tentando atingir o Ganso, o clube vai pagar por isso. Perdeu mando de campo _era mandante contra o São Paulo, não é o caso do Corinthians, que não era mandante contra o San Jose. Mas a ligação do Corinthians _se é que há_ com o torcedor que matou e os demais que entraram no estádio armados de artefatos perigosíssimos tem de ser apurada. E vou mais longe: a dos outros clubes com suas uniformizadas também.

          • Samuca

            Janca, concordo com vc, mas deve haver punição pra eles também, caso do santos, o clube perdeu mando de jogo e os animais que atiraram as moedas, foram torcedores normais? ou foram organizados? tem que haver leis que apliquem a eles também e não só o clube é isso que enfatizo. Pois com essas punições se chega a ponta do novelo, ai vão saber de onde saiu, como chegou quem bancou, pois com leis aplicadas a essas instituições seriam obrigados a investigar o elemento, ai digo a vc caro Janca, se caso um dia isso acontecer, prepara seu nariz que vai feder muito e feder pra gente grande. Quanto ao fato acontecido 99,9999% de ser alguém uniformizado, sem menor chance de errar, a policia sabe como eles funcionam e são, não tem nenhum torcedor comum preso la na Bolivia? só por ai ja se vê como funciona esse sistema podre.

          • rubens

            Concordo inteiramente com voce, punir o clube antes de punir a torcida organizada – o nome já diz, ORGANIZADA, tem presidente, estatuto, sede, cadastro – é simplesmente jogar pra opiniao pública. Esse episódio deveria ser exemplar, ou seja, com apuração das responsabilidades de todos os que concorreram para o homicidio, inclusive dentro do próprio clube, seja diretores ou jogadores. Esse “financiamento” não é oficial, não está chancelado em prestação de contas, se existem pessoas responsáveis por esse financiamento, essas sim devem ser punidas severamente. Punir o clube e só, significa jogar uma cortina de fumaça sobre o mais importante que foi o homicidio, que foi cometido por uma pessoa fisica e para o qual concorreram outras pessoas fisicas.

        • janca

          Oi Leandro. A questão que coloco é essa mesma, a de como um trabalhador comum consegue fazer essas viagens com o time. Vai para todos os jogos da Libertadores? Acompanha o time também em todos os jogos do Paulista e do Brasileiro? Quem paga a conta? É o próprio? Será que não tem ninguém financiando? E como é feito esse financiamento?

          • Felipe

            Um vôo de São Paulo para La Paz não sai por nada menos que 1.200 Reais. Será que todos tem condições de pagar isso?

          • janca

            É o que eu pergunto. E ir em um ou dois jogos, ok, mas há os que acompanham o time em todos. Ganham pra isso? Como funciona o esquema? Quem banca? Quem financia?

          • valter

            Janca,

            Espero que logo após o enterro esse assunto não desapareça. Espero que não seja somente mais um momento pra e vender jornal e de blogueiros oportunistas. Espero que não seja também manchete só porque envolveu o Corinthians. Pelo que conheço do meio, somente você pode levar esse bandeira pra frente, mesmo porque não vi a mesma
            repercussão quando atletas do Tigre foram atocaiados e agredidos nos vestiários do Morumbi, pela Diretoria do São Paulo. Também não vi nenhum jornal ou jornalista defendendo punição para o São Paulo. Não sou contra punição para o Corinthians, não essa de não permitir torcida para o restante da competição, pois isso é jogar pra mídia. Cadê a punição para o time Boliviano? Ele não era o responsável pela segurança do jogo?

          • janca

            Tende a desaparecer loguinho, Valter, assim como a tragédia de Santa Maria. Nos dias e até nas semanas seguintes é um auê, depois vira pé de página. Até a próxima tragédia. Por isso que a ação dos ingleses contra os hooligans e o Relatório Taylor foram um marco no futebol. De uma tragédia foram tiradas lições. Aqui, ainda mais com paixão clubística tomando conta dos torcedores, a coisa complica. Sobre o caso do São Paulo a situação é diferente. Foram os jogadores do Tigre que se dirigiram para atacar o vestiário são-paulino ou os seguranças do São Paulo que fizeram uma “tocaia”, conforme você diz? Por mim teriam sido punidos os dois, Tigre, inclusive pelo que vimos em campo, e São Paulo, que não ofereceu condições de segurança aos visitantes _e não falo sobre os vestiários porque há versões conflitantes, refiro-me ao ônibus da delegaçaõ argentina que foi apedrejado por são-paulinos. E puniria Corinthians, sim, e San Jose, o mandante do jogo.

          • Fabricio

            Sr. Janca… Fui da Gavioes e fui em inumeras caravanas e o Corinthians não da nada, nem transporte, nem ingresso… Trabalhava noite, folgava de quarta e ia com dinheiro seco do ingresso+caravana…. pra comer, um levava alguma cois, quem tinha dinheiro e comprava algo, repartiam…. tinha desempregado, comerciante, emfim, gente de todas as classes. A força da Fiel, vem do seu amor pelo clube e por proprio esforço… Teve casos de pessoas quererem ir, nãoter a grana e a propria torcida fornecer o buso e pagar o seu ingresso. Ja vi gente roubando em paradas e diretoria pagar o valor, indo depois cobrar o “correria” dentro do onibus. Iamos pelo Corinthians…. Só quem viveu esse mundo, pode opiniar… O seu “achismo” de que somos subsidiados e´equivocado. Ninguem conhece o amor do Corinthiano pelo Corinthians. Quem soltou o sinalizador, que tenha um julgamento justo e pague sua divida com a justiça. A mais de 6 anos não piso em estadio, hoje so no PPV…. E´mais seguro, mais comodo, tenho banheiro limpo em casa, não tenho policial despreparado e imbecil valentão, me acuando…. e posso beber minha cervejinha.

          • janca

            Desempregado segue o Corinthians o ano todo? Como paga a passagem? Como consegue o ingresso? A não ser que seja um desempregado rico, herdeiro ou coisa do gênero. Se não for, a conta não bate.

        • Leandro

          o torcedor organizado retira o ingresso como qualquer outro

      • fabio

        deixa de pensar pequeno e pensa num todo , qq organizada acontece a mesma coisa , e sim , o clube tem q ter responsabilidade sim pelos atos da organizada , ou o clube ñ tem acesso aos líderes e pedir a colaboração pra achar o vagabundo que fez isso , pedir ñ , exigir , duvido que vão 500 1000 torcedores pra lá e ninguém sabe quem foi o infeliz que fez isso , a culpa ñ é do clube , é do criminoso , mas o clube tem sim sua parte de responsabilidade em esclarecer o caso e achar o escroto que acendeu a porcaria desse sinalizador.

        • rubens

          o clube não precisa fazer isso, as torcidas organizadas tem sede, cadastro de membros e diretores responsáveis, que já deveriam estar todos presos preventivamente colaborando para captura do homicida. Ao invés disso jogam pra opiniao publica e punem a instituição Corinthians que nessa cadeia de responsabilidade esta atras de muita gente.

      • Babu

        Meu esse Kevin è Louco!!! sou conrintiano oque ele falo concordo, quem finacia esses vagabundos irem para lá? se trabalhacem duvido muito que conseguiriam viajar para bolivia!
        meu não viaja o Kevin, vc no minimo deve fazer parte desse bamdo…

      • BABU

        Meu esse Kevin é louco! no minimo deve fazer parte desse bando! sou corinthiano concordo plenamente com o jornalista, porque se esses vagabundos trabalhacem não teria tempo para viajar para bolivia então quem banca? esmola de farol que não é né….

      • Jonnas

        Caro corintiano você esta equivocado e longe das noticias no que diz respeito do seu tima em paginas do crime em vários jornais do mundo todo. Que fama mais ridícula para um time que acabou de sair do anonimato e de nunca ter ganho uma competição internacional como a liberta.
        Titulo manchado por um delinquente de sua PROLE e que vocês são omissos e covardes e ocultam esse bandido vestido de corintiano. Já imaginou aqueles que se vestem de palhaços assassinos (FIEL) para fazer o mal nos estádios usando drogas e traficando entre os mesmos, levando armas e marcando confrontos com outras organizadas tomando o lugar de um torcedor que pode levar sua família pra ver um espetáculo em campo e não ver um bando de delinquentes planejando fazer o mal? Seria ótimo pra você e seus filhos chegarem num estadio onde a divisão seria apenas nad disputa de bola e não na torcida, mesmo a adversária!

    • Gente a questão é de educação, de comportamento.

      Se o torcedor brasileiro soubesse se comportar poderiam até serem permitidos sinalizadores, bandeiras com mastros, vender cerveja e oxalá não se separar mais torcidas . Só é preciso que quem frequente os estádios saiba que vai responder pelo seus atos.

      Existe uma estória que um governante preocupado com sequestros resolveu PROIBIR a industria automobilística a produzir carros com porta-malas, assim os sequestradores não poderia esconder as vítimas. tentar transferir a não revista a polícia boliviana é mais ou menos como repetir essa piada…

      …Lá os sinalizadores são permitidos, o povo não tem tanta rivalidade ao ponto de se agredirem, outro fator, o tipo de sinalizador lá utilizado é diferente, ATÉ PORQUE NA BOLIVIA NÃO TEM MAR, então sinalizador NAVAL sequer é comercializado.

      A proposta de se punir o clube NÃO É NOVIDADE, vejam por ex a lei anti-fumo ela multa o comerciante, esse se quiser se manter livre deve providenciar que o cliente se comporte, chamando a polícia se assim precisar, mas se alguém fumar em local coberto quem reponde é dono não o fumante.

      Recentemente o santos foi punido por que A TORCIDA (supostamente) atirou moedas no Ganso, não foi o clube, não existem imagens de quem atirou as moedas, sequer das moedas no ar somente delas já no gramado, não importa! o clube foi punido, claro agressão menor, pena menor, vai ter que mandar o jogo fora de sua praça.

      É assim para todos, está inclusive no regulamento, aceito e assinado por todos. E esta é a unica maneira dos clubes perceberem que só tem a perder com torcedores mal educados e que devem prestigiar e possibilitar um maior ascesso é do torcedor comum.

      Chega de pavilhão @!#$$%… de sangue @#$%&… de máfia @#$%& … etc.

      Que se divulguem só as marcas e escudos DOS TIMES!!!

    • LucasTT

      quando se pensa em punição esta deve ir em primeiro lugar para o que tem mais responsabilidade sobre todos e depois se possível para os que fazem parte do mesmo esquema. neste caso quem tem mais responsabilidade é o clube, é ele que financia a organizada de forma direta, bancando viagens, ingressos e facilidades e de forma indireta permitindo que eles faturem alto utilizando o nome, o símbolo e tudo mais do clube. seria bom a pessoa jurídica da organizada ser penalizada também, mas pode não ser necessário se esta penalização for de forma rígida que venha a inibir o clube de manter a organizada.

  • kleber

    E as emissoras de televisão dão closes nessas torcidas durante os jogos, enchem a bola delas durante as transmissões…no mínimo constrangedor, caro Janca.

    • Marcello

      Concordo!
      Será que essas mesmas emissoras (clubistas) não teriam as imagens do momento do crime? Cabe a polícia averiguar…

      Tem muita coisa errada rolando nesse meio. A mídia deveria mostrar mais disso, mas infelizmente, poucos se interessam em fazer a “faxina” que o nosso futebol tanto precisa!

      Aqui, um jornalista de coragem: http://blogdopaulinho.wordpress.com/

      • Renato

        A mesma polícia que deixou entrar com sinalizadores? A mesma que prendeu 12 pessoas?? Pela indicação do blog, deu para perceber o seu “jornalismo”.

  • Invicto…..

    Infelizmente temos vagabundos e assassinos em todas as torcidas, pior ainda é termos nos estadios policiais coniventes com certas atitudes de alguns torcedores( digo alguns, pois são uma minoria), que fazem oq querem, entrar com qualquer objeto, e consequentemente acabam causando situações desagradaveis para todos!!!!!
    Só não acho justo mais de 30 milhões serem culpados por um ato de um vagabundo qualquer que se entitula torcedor!!!!
    Torço para o Corinthians, adoro ir ao estadio, mas esta ficando cada vez mais dificil acompanhar nosso time nos estadios……por mais que amamos nosso time, irmos assistir um jogo e apenas um jogo….e ficar com medo de acontecer alguma coisa conosco ou com alguem proximo é muito complicado!!!
    Espero que as ações cabiveis sejam tomadas e que não se reflita nessa torcida linda e apaixonada…..a mais fiel do Mundo!!!!!

    Justiça seja feita para quem merece punição!!!!!!!!

  • 100 corinthianos gritando fora do Pacaembu

    Sempre houveram sinalizadores sendo disparados à vontade nos jogos da Libertadores.

    O Corinthians deveria ser punido sim, mas não como o único culpado. Acho que é de fundamental importância identificar o torcedor que disparou o artefado, até mesmo para comprovar que ele é realmente corinthiano.

    Pode: disparar sinalizadores e passar raspando as cabeças dos torcedores.
    Não pode: disparar sinalizadores e acertar os torcedores.
    Mas qual é o limite do pode até o não pode?

    Em todos os jogos da Libertadores há problemas, vamos ver se na próxima haverá punição semelhante para outros clubes.

    Acho que o clube deveria se retirar da competição ou então a torcida lotar a Praça Charles Muller e ficar gritando durante os jogos, fazendo os gritos ecoarem dentro do estádio. A torcida poderia fazer algo épico, colocando 100 mil torcedores do lado de fora do estádio, isso ficaria marcado na história do futebol, sem violência, é claro.

    • 100 corinthianos gritando fora do Pacaembu

      E a torcida poderia fazer uma homenagem ao garoto que infelizmente se foi.

      • 100 corinthianos gritando fora do Pacaembu

        Digamos que ao invés desse disparo ter sido fatal, o tal sinalizador tivesse passado raspando a cabeça do garoto, o fato teria sido tratado como se nada tivesse acontecido e só teria repercussão quando viesse a falacer alguém num futuro jogo. Essa é a questão.

        A distância entre passar raspando e acertar é mínima e a morte passa por um triz. Todo mundo sabe que esses artefatos são perigosos e nunca ninguém fez nada para proibí-los.

        O maior culpado é a Conmebol por nunca ter punido os clubes que permitem a entrada desses artefatos nos estádios.

        • artur

          Vendo as palavras do Edu Gaspar, dizendo que o garoto que foi atingido estava a 15 metros dele, e se morteiro tivesse acertado o Edu, vcs diriam que foi fogo amigo, uma baixa de guerra….
          desde quando se vai num jogo de futebol para se ter uma guerra entre torcidas, o cara apontou contra a torcida do San Jose…. Qual a finalidade de se apontar um artefato, que chega a 360km/h contra uma massa de pessoas?
          simplismente por estar usando uma camisa de outro time… q mundo é esse?:…

  • José Ignacio

    Palmeiras perde mando de jogos por ação de vandalos, corinthians terá prejuizo grande e vamos considerar que ele só tenha portões fechados em 1 jogo, por conta da ação de vandalos até quando será mantida esta promiscuidade entre organizadas e times, prejudicando o verdadeiro torcedor

  • Mario

    bom agora commebol vai ter q punir todo mundo q jogar coisas no gramados , apedreja onibus dos clubes visitantes e etc e não só o corinthians.

    tambem tem dar nomes dos politicos q protegem as organizadas.

    torcidas organizadas tem q ser fechadas SIM , são bandidos fantasiados de torcedores!

  • Invicto…..

    Um vagabundo desse acaba dando um prejuizo enorme para a Instituição, afinal uma libertadores inteira sem torcida…..
    Testemunhas, vamos identificar esse Otario e servir de exemplo…..

    Vai Corinthians!!!!!!!!

  • Luiz

    Próximo patrocinador do time de marginais assassinos: FOGOS CARAMURU.

    • 100 corinthianos gritando fora do Pacaembu

      Próximo patrocinador da sua mãe: Vibradores Extra G Plus da marca Arrombador.

    • sergio

      olha.. pode até ser a Fogos Caramuru. E garanto que se for ela mesmo, vai pagar muito mais pro Corinthians do que o patrocinador atual do seu time paga, seja ela qual for.

    • Homem Sábio

      É como as demais torcidas aqui de São Paulo não matassem as outras, e premeditadamente!

      Será que a FPF ou CBF irá tomar a mesma postura que a CSF?

      Difícil!

    • Leandro

      Realmente é muito engraçado fazer piadas com base na morte de um garoto de 14 anos.

      Lamentável.

      • Dermivaldo

        Em 2012 foram assassinados 23 torcedores no Brasil. E aí?

    • Jonathan

      Interessante este seu comentario… e quanto ao desastre de Santa Maria/RS… vc se revoltou tambem? Postou algum comentario identico nos posts sobre o caso? Se sentiu revoltado e exigiu justiça tambem?

    • ALESSANDRO

      E SEU TIME SERA PATROCINADO PELO LUBRIFICANTE K&Y,AFINAL E PRODUTO DE PRIMEIRA NECESSIDADE PARA A TORCIDA DO SEU TIME!!!!!!!!

  • Rogerio

    Caro Janca!!

    Concordo novamente em quase 100% do que vc diz!!!

    Evidentemente esses caras são financiados pelos clube. E não so pelo clube em questão, todos os clubes financiam suas torcidas organizadas, portanto são sim responsáveis pelo que elas fazem!!

    Vou a estádios a 16 anos, e o que acontece Janca é bem simples!

    Para não se dar dinheiro diretamente para as torcidas organizadas, os clubes repassam ingressos de graça para eles, e as torcidas por sua vez vendem esses ingressos para os seus membros, e outros torcedores, de modo a terem receita. Com isso financiam a torcida e seus dirigentes, que viram torcedores profissionais!!!

    Quando os jogos são fora, o clube paga ônibus e outras dispesas para eles!!

    O engraçado, é que todo mundo sabe disso mas ninguém faz nada!!!!

    A única parte que não concordo com vc é sobre a extinção das organizadas!!

    Sou 100% a favor, são antros de bandidagem, de marginais que se escondem atrás de um símbolo de clube para fazerem o que quiserem!!!!

    Mas como vc disse não nos moldes da década de 90, em que os torcedores organizados foram proibidos de entrar no estádio sem a camiseta da torcida, mas estavam lá!!

    O que tem que ser feito é a completa extinção das instituições chamadas torcidas organizadas(se é que podemos chamar assim), todas elas independente de time, comproibição total.

    Desapropriar suas sedes, o Ministério Público cassar suas contas, descobrir seus braços financeiros e políticos, pois cada uma delas tem um político por trás, enfim desmantelar esse sistema todo, e proibir que TODOS que fazem parte dessas torcidas entrem em estádio de forma alguma por 5 anos!!!

    Sinceramente Janca só assim a violência nos estádios vai começar a acabar, as famílias vão poder voltar aos estádios, e esse é realmente o público que interessa, que sustenta o clube compra seus produtos, paga os ingressos!!

    E não esses “torcedores” que torcem para si mesmo e não para o clube!!!!

    Abraço e parabéns pelo trabalho!!!

    • janca

      Pode ser que você esteja certo _em relação à extinção das organizadas. Eu, em tese, sou contra, pois o direito de associação existe. Agora, ficando comprovado que se trata de entidades ligadas ao crime organizado, aí a história é outra e elas têm de responder criminalmente por seus atos. Por isso cabe uma ampla investigação e que não se restrinja ao Corinthians e suas uniformizadas, mas que vá além disso. Grande abraço, Janca

      • Edson – Santo André

        Janca, fiquei pensando sobre o assunto e mudei um pouco a minha opinião. Acho que o “órgão” mais sensível no ser humano é o BOLSO e explico:
        _ Eliminar o clube da competição acho um pouco exagerado, uma vez que de fato o clube não teve culpa no episódio, a menos que esses torcedores que viajarão à Oruro fossem patrocinados pelo Clube. Se foram, a eliminação é pouco, os dirigentes responsáveis pelo acesso desses torcedores até lá deveriam ser indiciados criminalmente também.
        _ Impedir que o torcedor entre no estádio acho injusto, uma vez que quase todos os ingressos da primeira fase já foram vendidos e a grande maioria dos torcedores que vão ao estádio não tem nada a ver com o caso.
        _Quanto banir as organizadas, penso como você, direito de associação é garantido por lei. O grande problema é que leis nessa “terra sem lei” como o nosso País e América do Sul são um resfriado: Se pega, logo passa e nem se lembramos depois.
        Por isso acho que atacar o “bolso” do clube seria a melhor decisão, pois dificultaria novas contratações, investimentos, mostrando a esses pseudo-torcedores o mal que eles representam aos clubes, que poderiam impedir a entrada deles nos estádios, mostrando a todos a responsabilidade que cada um tem como torcedor.
        Mas o principal problema do nosso País é cultural. Falta educação e cultura ao nosso povo, esses atos acabam refletindo como somos (claro, com exceções) no nosso dia-a-dia.
        Abs.

        • janca

          Talvez passe pelo bolso mesmo, Edson, inclusive porque as organizadas viraram, pelo jeito, um grande negócio. Mas em relação a uma possível punição no bolso, qual a pena? Quanto vale a morte do garoto? Quem tem que pagar por ela? Por isso as investigações devem ser muito bem realizadas. Muita calma nessa hora, como tenho dito desde ontem.

          • Edson – Santo André

            É verdade Janca, a vida não tem preço mesmo. Porém, se faz necessário atitudes que acabem ou pelo menos inibam esses atos. Quando me referi ao bolso, pensei no mundo em que nós vivemos, capitalista e extremamente competitivo, onde o mais fortes muitas vezes aniquila o mais fracos. Já que não temos condições de devolver a vida ao garoto Boliviano, que pelo menos os torcedores responsáveis pelo lançamento do artefato paguem criminalmente pelo que fizeram, que o clube tome uma multa nunca vista antes (talvez toda renda líquida dos seus jogos como mandante seria viável). E uma investigação não só no Corinthians, mas em todos os clubes, ao ponto de descobrir se há desvio de dinheiro (lícito ou não) para as organizadas e autuar criminalmente esses dirigentes que, se foi o caso, são co-autores dessa fatalidade. Ai o clube vai pensar o que é melhor. Manter uma torcida organizada ou valorizar o verdadeiro torcedor.

            Abs.

  • Benedito

    Falam em evolução humana (?)
    Onde foi que o homem evoluiu tanto, na tecnologia, nas artes (?)…. O sinalizador da boate quase 300 mortos, tobogã maluco para avalanches, sete feridos. Concordo com o torcedor sobre as drogas. Porém o ser humano não evolui em nada, familias são deixadas por causa de time de futebol. O que ganham para tal? O sinalizador foi apontado para a torcida adversaria, ninguem contesta o fato. Uma “brincadeira” triste e sem sentido, voltar atrás, não podemos. Nos resta pensar para frente. Parem de passar a mão na cabeça daqueles que não à tem, somente por que rendem falácias descabidas emolduradas por frases de efeito. Aquele seguidores do jornalismo da época do futebol “romantico”, quando não havia tal retrocessos.

    • Homem Sábio

      Essa história de evolução foi inventada para dizer que o homem de hoje é mais inteligente que os de 200 anos atrás, ou 1000 anos, só porque pode inventar um Iphone de 2 mil reais e brincar de tetris nele.

  • Torcedor Organizado não é Vagabundo

    Janca, existem atos violentos que nem sempre ocorrem com torcidas organizadas……..
    Acho que ocorre um determinado preconceito em relação as torcidas, isso mesmo “preconceito”ao meu ponto de vista.

    Bom….Janca, faço parte de uma torcida organizada, já acompanhei muitas caravanas…..Infelizmente, torcedor que faz parte “organizada” ou “uniformizada” são taxados como marginais, vagagundos, bandidos…..entre outros…..mas o “preconceito” está voltado de forma exclusivamente aos torcedores….muitas autoridades protejam, por exemplo atos “contra homofobia”como um exemplo a sociedade, e de fato realmente é…. mas, a midia trata muito mal o “torcedor”, com mensagens, que ao meu ver, são “facistas”…..

    Caro Janca, com muito orgulho e graças a minha profissão, formação academica e professor voluntario para adolescentes carentes, casado e com duas filhas, tenho recursos para acompanhar meu time seja aonde for…..agora, julgai os torcedores que foram na Bolivia ??? Porque eles são vagabundos então ??? Eu por exemplo, vou tirar férias e acompanhar meu time no meio da semana para ve-lo jogar e nem por isso, sou vagabundo.

    Vi que de suas palavras, houve muito “?”….pode ser que eu lhe pergunte:

    Quem as sustenta? Resp. Sócios que pagam mensalidades ou compram artigos, tais como roupas, adesivos, e outros assessórios…

    Como elas vivem? Simplesmente entidade, ou seja, existem contabilidade, depto. financeiro, contas bancarias, enfim, basicamente “igual a uma entidade sem fins lucrativos” …ocorrem festas constantes e a renda são dedidicadas ao funcionamento da instituição e pagamentos a fornecedores.

    Quais suas fontes de financiamento? Manter o patrominio de sua instituição, para locação de onibus, compras de bandeiras e etc.

    E a relação com clubes e diretores? Nenhuma, simplesmente são torcedores iguais a outros torcedores….. gostam de pular, gritar, e cantar com muito orgulho o nome de seu time

    E com jogadores e comissão técnica? cobrança sempre vão existir, porém, pacífica.

    Janca, muitos e muitos torcedores fazem projetos sociais, como doação de alimentos, doação de sangue, ajuda social….que infelizmente, a midia não cita ou acompanha….mas na hora de “descer a lenha” e a primeira……com certeza existem pessoas de má fé…mas são todos mesmos ??? Porque generalizar ????

    Estamos muitos triste o que aconteceu com o jovem na Bolivia…..mas isso, se a policia realmente investigar eles vão achar…e aí tiramos as conclusões.

    Torcida seja ela organizada ou não, fazem sim, um espetaculo nas arquibancadas.

    O torcedor é muito hostilizado por 90% da mídia brasileira, infelizmente….

    e, CADEIA AO QUE MATOU O JOVEM NA BOLIVIA

    • janca

      Ninguém disse que torcedor que vai à Bolívia ou seja aonde for é bandido. Mas é importante saber como os sujeitos _e foi mais de um_ pegos com artefatos que podem matar chegaram a Oruro, com que recursos, financiado por quem. Afinal imagino que seja caro passar o ano viajando para acompanhar o Corinthians em todos os jogos do time. Quando você diz que cobranças (em relação à comissão técnica e jogadores) sempre vão existir, mas pacíficas, não é verdade. Ano passado jogadores e dirigentes do Palmeiras foram ameaçados de morte. Isso não é pouca coisa, não. E o vandalismo contra a cidade de SP depois do Carnaval paulistano de 2012? Não sou contra o direito de a torcida se reunir em associações organizadas, não, mas possível envolvimento delas ou de seus integrantes com crime organizado tem de ser apurado e investigado até a raiz.

      • Jonathan

        Janca, sorte que nenhum jogador até agora foi atingido violentamente por uma das pedras que a torcida local costuma jogar quando existe um escanteio onde ficam aqueles policiais com escudos. Caso ocorra isso, qual vai ser a punição para o time.. a mesma? Pois ao meu ver se o cara se dá ao trabalho de pegar uma pedra ou pilha e jogar contra uma pessoa, a intenção dele é exatamente igual ao acéfalo que atirou o sinalizador contra a torcida do San Jose. Eae? Estao esperando alguma tragédia acontecer para dai sim ficar com melodrama e punir os times ou torcidas que amam fazer isso em campos sulamericanos?

        A instituiçao deve pagar por um ato de um individuo que agiu por si só? Se o Corinthians vai pagar o preço, porque nao o San Jose, ou a policia que deixou o marginal entrar armado no estadio?
        Imagina se a moda pega e bandidos se infiltram entre torcidas e praticam atos de selvageria somente para prejudicar o time contrario…. tenso.

        Parabens novamente pelo post Janca!

        • artur

          ja foi sim ou vcs esqueceram do Elivelton na década de 90, pela selação olimpica….

          • Jonathan

            De fato, mas caso de morte acho que nunca houve.

    • Rogerio

      Me desculpe mas discordo frontalmente!!!!

      Primeiro preconceito é um sentimento que se sente contra uma pessoa entidade ou instituição por uma coisa que ela não fez ou não é!!

      Portanto como vimos INÚMERAS vezes as torcidas organizadas deram e dão ate hj motivos para que se pense o que achamos delas!

      Sinceramente acho que vc não vive no mundo real, TODAS , repito TODAS as confusões, brigas, mortes e todo tipo de situação adversa que já se detectou em estádios de futebol no Brasil foram provocadas por torcidas organizadas, isso é fato e não pode ser refutado!!!

      Os exemplos são inúmeros, eu ficaria aqui o dia inteiro e não conseguiria citar os exemplos todos, portanto essa história de preconceito não cola mesmo!!

      Dizer que as torcidas organizadas não tem apoio de dirigentes de futebol, é um absurdo maior ainda, e provar isso é facil me responda aonde vc compr seus ingressos para ir ao jogo, na bilheteria ou na torcida?? Evidente que é na torcida, e digo mais isso é tão fácil de detectar que no próprio ingresso vem impresso o NOME DA TORCIDA ORGANIZADA, e não o nome do torcedor, portanto os ingressos são repassados para que as torcidas os administrem!!!!

      Falar que as cobranças em relação a jogadores e comissão técnica são respeitosas, me desculpe, mas beira o ridículo!!!

      Quantas vezes vimos torcedores organizados ameaçando e até batendo em jogadores e técnicos???

      Vou citar 4 exemplos, cada um de uma torcida organizada dos grandes de SP, para provar que falo DE TODAS AS ORGANIZADAS, e não somente de um time!

      São Paulo – 2003 Torcida do SP invade o CT ameaça os jogadores e enche os CT de pipocas fazendo referência aos jogadores.

      Palmeiras – 2012 O jogador João Vitor é agredido por torcedores de organizada em frente ao Parque Antártica

      Corinthians – 2000 Após a eliminação da Libertadores para o Palmeiras, torcedores organizados invadem o Parque São Jorge e ameaçam jogadores, entre eles Edilson que por esse fato saiu do clube.

      Santos – 2002 – Antes do início do Brasileiro no qual foi campeão, torcedore organizados invadem o CT AMEAÇANDO JOGADORES, e pedindo a saída de jogadores como Elano e Paulo Almeida

      Esses são só 4 exemplos de ameaças a comissão técnica e jogadores, e tem muitos mais, Luxemburgo apanhando em aeroporto, Leão apanhando dentro da Vila Belmiro, etc etc etc etc etc etc !!!

      Portanto amigo vir falar em preconceito é conversa fiada!!

      Outro ponto, vc comentou sobre ações sociais, etc, louvável sim porém o fato de realizar ações de caridade não dá direito a ninguém de cometer atos ilicitos de nenhuma espécie!!!!

      Portanto digo e repito um dos maiores males no futebo, brasileiro se chama torcida organizada, são reponsáveis por todas as confusões existentes dentro e fora dos estádios, são responsáveis por todas as mortes até hj no que diz respeito ao futebol, enfim não tem como defender!!

      Todos os integrantes delas são marginais? Evidente que NÃO, porém são coniventes pois sabem o que acontecem e se associam a esse tipo de organização!!

      E tenho a mais absoluto certeza em dizer que A GRANDE MAIORIA dos torcedores ditos organizados, não disfrutam de boas intenções ao se encaminharrem para um estádio de futebol!!!!

      Pensem todos, eles são responsáveis (entre outros fatores) pelo afastamento de boa parte do público do futebol, ou eu pergunto quem leva tranquilamente seu filho, sua esposa, sua mãe a um lugar aonde facções se dirigem para se degladiarem?????

      Me desculpe Janca mas é um ddesabafo de um torcedor comum que vai assiduamente ao estádio a 16 anos, e já viu muita coisa !!!

      Abraços e novamente parabéns pelo trabalho!!!

      • Leandro

        o engraçado de tudo isso é que quando fazemos festas beneficientes doações ou coisas desse tipo ninguém fala nada quando houve tragédia em SC o Gaviões foi a ONG ou instituição como voces preferirem chamar que doou mais alimentos. Ninguém fala dos cursos de inclusão digital, campanha do agasalho entre outros. Criticar é muito fácil..

        • janca

          Até aí há muitos mafiosos que usam do social para se promover. A mulher do Carlinhos Cachoeira, contraventor alvo de uma CPI, também dizia que o marido fazia muito pelo social.

          • Leandro

            E as humilhções que passamos nas viagens???
            Passamos por que gostamos de ser humilhados???

  • alfredão

    Janca, a gente sabe como as coisas funcionam – ou melhor, não funcionam – na Conmebol, curral do eterno Nicolas Leoz. Pressionada pela Fifa, que também é outro antro, mas não rasga dinheiro, fez um regulamento certa de que ele não precisaria ser cumprido e que vale a partir deste ano. E, no regulamento, está explícita a proibição do uso de sinalizadores e a punição que, em caso extremo, pode banir o clube da competição. Se o regulamento fosse omisso, como sempre foi, ficaria por isso mesmo e ninguém seria punido esportivamente, também como sempre. Ou seja, sem querer, a Conmebol deu apoio legal para uma ação justa. Investigar as organizadas e seus cabeças, descobrir seus braços financeiros e políticos, é perfeito. Que os clubes apoiam, é notório. Não vai ser difícil, por exemplo, levantar de onde vem o dinheiro para o desfile de carnaval de algumas delas. Não vou citar o nome porque o personagem usou o esporte pra se eleger, mas a história é verídica: uma determinada torcida organizada recebia convites para acompanhar o time em viagens. Pois o time foi jogar em Natal e o personagem, na época diretor do clube, decidiu acabar com a festa. Pois a reação da organizada foi imediata. No jogo seguinte, apareceu com faixas na porta do estádio detonando a diretoria do clube. E ainda sobre os sinalizadores: as organizadas tem vários macetes pra entrar com objetos proibidos. Pra fazer uma revista completa, só mesmo deixando todo mundo nu. Mesmo assim, não seria suficiente. Tem torcedores que escondem os apetrechos dentro dos estádios, horas antes do jogo e da abertura dos portões, com a conivência dos clubes. Não é invenção minha, chegou a ser apurado que algumas organizadas tinham salas dentro do próprio estádio.

    • janca

      Sobre salas de torcidas em estádios isso era notório nos anos 70 e 80. Depois dos anos 90, parece que a coisa mudou um pouco. Mas não o elo entre elas e os clubes, que costumavam distribuir ingressos para as organizadas e as favoreciam em viagens, cedendo, inclusive, ônibus e transporte. Como essa relação anda hoje? Acho que atrás disso temos que ir. Do financiamento das organizadas. Parece eleição política. De onde vem o dinheiro? Quem paga a conta? Quem paga a conta depois quer favores, como costumamos ver em diversos governos…

      • rubens

        Acho que antes de chegar nas contas do Corinthians vai chegar nas contas de diretores, técnicos, jogadores. Enquanto as pessoas não forem responsabilizadas pelos atos de barbarie, esses crimes ficarão sem culpados, sem punição correspondente ao crime que foi cometido. Essas pessoas deveriam responder pelo crime que cometeram, desde os torcedores profissionais, os dirigentes das organizadas e diretores e pessoas ligadas ao clube que financiam esses torcedores. Só assim acredito que poderá haver mudanças de verdade.

  • Ton

    Janca,

    Como vc mesmo disse “até o momento, só o Corinthians foi punido”. E eu não duvido nada que continue assim, como disse no outro tópico, responsabilizar o Corinthians sozinho é uma forma de mascarar a responsabilidade dos verdadeiros culpados, mas daqui alguns anos isso irá acontecer de novo com outro clube porque essa CONMEBOL não muda e digo isso me baseando em fatos porque já aconteceu a mesma coisa na Argentina em um jogo Boca x Racing nos anos 80, morreu uma pessoa e impediram a entrada de fogos de artifícios nos estádio? Claro que não. Como disse é mais fácil responsabilisar um clube do que uma corja de velhos poderosos como a CONMEBOsta.

    Sobre o finaciamento das organizadas, eu não sei se o clube financia viajens e hospedagens…..O que sei é que o clube libera uma cota de ingressos gratuitamente que são comercializadas na sede da torcida e eles vendem para todos os torcedores. Pouco antes de ser implantado o fiel torcedor, eu fui na Gaviões (sou torcedor comum) e comprei o ingresso, foi muito mais prático e tinha menos filas do que no Pacaembu. Claro que nem todos (alguns membros da facção) não pagam pelo ingresso.

    • janca

      Se o clube distribui uma cota de ingressos gratuitamente para as torcidas organizadas comercializá-los depois isso é gravíssimo. É um elo claro entre os dois lados e uma fonte de possíveis negociatas. Sobre a Conmebol, cujo presidente, aliás, é vitalício, sem comentários, embora achasse que algo deveria ser feito. Mas tem que ser algo mais rigoroso, porque o problema é muito sério e não envolve apenas a entidade sul-americana. Envolve segurança nos estádios, artefatos que podem ser usados, artefatos que não podem ser usados, a responsabilização de um clube por seus torcedores, dentro ou fora do seu estádio, a responsabilidade do clube mandante e daí em diante.

      • Ton

        Eu vi ontem o jogo entre Deportivo Lara x News Olds Boys e (um dia depois do ocorrido) a torcida do Deportivo Lara fazia uso dos mesmos sinalizadores. Ou seja, sabe o que mudou punido o Corinthians????????????

        “Nada, nada, nada nada…………………..” ♫♫♫

        • janca

          Por isso acho que a discussão tem de ser mais ampla e não ficar restrita ao jogo do Corinthians. Sinalizadores os corintianos usaram aos montes na final da Libertadores do ano passado e outros times, inclusive argentinos e uruguaios, também usam. E paraguaios, onde fica, aliás, a sede da Conmebol, cujo presidente, com apoio de José Maria Marin, é vitalício. Só sai de lá morto.

          • Paulo

            Os piscas, tochas, conhecidos como “sinalizadores”, usados para fazer festas nos estádios da América do Sul, Leste Europeu etc não mata, aquilo era um sinalizador marítimo.

  • Roberto Junior

    Benchmarking é o segredo.

    Vai lá na Inglaterra, vê o que foi feito após Heysel, lê o bendito Relatório Taylor e, no que for possível, o aplica no Brasil.

    A saída existe. Falta vontade de agir.

    Abraço.

  • Luiz

    O bando de loucos de repente virou um bando de inocentes.

    • Ronaldo

      Não confunda as coisas.
      Uma coisa é a torcida composta por gente decente que vai estádio para se divertir, pular, gritar, incentivar o time. Outra coisa são os marginais que vão ao estádio para fazer baderna, arrumar confusão, usar drogas e incentivar a violência.
      Primeiro, não generalize.
      Segundo, não fale como se as outras torcidas de futebol também não tivessem bandidos.

  • Victor

    Vale lembrar que as organizadas são as unicas “empresas”do mundo que licenciam produtos com o escudo/logo dos clubes e não repassam R$1,00 de royalties.
    Como faço para ter uma barbada dessas?

    • janca

      Boa pergunta.

  • artur

    Só uma coisa Janca… sabe pq existe o subsidio…. pode até ser invonluntário mas existe… pq se vc fizer uma pesquisa rápida no google vai lembrar que em 2009 o Sr Andres Sanches pegou a arrecadação do jogo entre Corinthians e Flamengo, e repassou para as organizadas, dizendo ser para o Carnaval, o intuito dele pode até ter sido para o Carnaval… mas alguem sabe se esse dinheiro foi para o carnaval, alguem fez uma auditoria….
    Acredito que não né

    • Anderson

      Mano dinheiro pras escolas de samba quem dá é a prefeitura.

      • Rogerio

        Mais uma inverdade!!!!

        Em 2009 o citado pelo nosso amigo, DEU SIM DINHEIRO PARA A ORGANIZADA , no Carnaval de SP!!

        Inclusive o enredo era o ex-presidente Lula, e por obra do acaso, depois disso o corinthians ganhou um estádio novinho, será que tem relação??

        Tenho minha opinião mas não vou externá-la aqui, porque esse não é o objetivo do post!!

        O objetivo é demonstrar a relação entre organizadas e clubes, e quando se recebe dinheiro para se fazer um desfile de Carnaval, se demonstra uma relação, ou estou errado????

        • janca

          A Gaviões, no Carnaval, recebe sim dinheiro da Prefeitura, assim como as demais escolas, Rogerio. Não são só as ligadas a organizadas que provocam confusão. Veja o que aconteceu na apuração do Carnavalo paulistano do ano passado, uma confusão iniciada, salvo engano, por um sujeito que seria ligado a Império da Casa Verde. Depois muita briga, vandalismo, envolvendo integrantes da Gaviões da Fiel, mas não só. O caso foi parar na polícia e a direção da Vai-Vai, por exemplo, também foi chamada a dar explicações por suposto envolvimento na confusão que marcou a apuração. Votos rasgados, invasão de área privada, pedras jogadas contra o patrimônio público, uma “festa”, enfim.

          • Rogerio

            Sim Janca não questionei o dinheiro da Prefeitura, ele é dado a todas as escolas de samba!!

            Acho isso errado, mas isso é outra história!!

            O que eu disse, foi que o corinthians financiou e financia, o carnaval da sua principal torcida organizada!

            Com isso estabelecemos um vinculo entre os dois corretos?

            Ou seja o corinthians em algum momento financia sua ou suas organizadas!!

          • janca

            Rogerio, confesso que desconheço que o Corinthians financie o Carnaval de sua principal torcida. E tenho questionado se financia _aí não falo de Carnaval_ torcedores uniformizados no estádio, com ingressos e viagens gratuitas _o presidente diz que não_, sem falar no uso do escudo corintiano pela Fiel e outras organizadas. E quero saber como estes torcedores foram à Bolívia? Bancados por alguém? Pela torcida? Pelo clube? São torcedores profissionais?

          • artur

            é só pesquisar no google e ver essa frase do antigo mandatário do Corinthians, e mais do que isso sou Corinthiano, tenho um pai palmerense, que mora na Freguesia, subdistrito Vila Palmeira, onde a cerca de seis meses teve uma batalha campal entre corinthianos e Palmeirenses na av. Inajar de Souza proximo a bartolomou do canto na frente das Padarias Gaia, Champagne, onde meu pai compra pão nos fins de semana para o seu café da manhã, imagina que se nesse dia, ele sai com a camisa do palmeiras, que eu particurlamente não gosto, mas é opção dele, e por estar com a camisa de time q ele tem verdadeira paixão toma uma surra é humilhado e chega a falecer, ele tem 60 anos… imagina como eu e meu irmão ficariamos, minha filha vendo o avo dela num hospital ou num caixão por simplismente estar usando uma camiseta verde…. diz pra mim o que eu falaria pra ela… ou o q eu diria a mim mesmo?

          • rubens

            ou seja, como a prefeitura tambem financia a organizada, pela mesma lógica deve ser punida pela morte do garoto.

          • janca

            Rubens, a prefeitura paga para que a escola se prepare para o Carnaval, a prefeitura não disputa a Libertadores. O regulamento do torneio, que é disputado pelo Corinthians, dá brecha à punição.

  • Vaz

    Mais um morto pela idiotice e boçalidade das tais organizadas. São sujeitos fanatizados e prontos para se identificarem com qualquer porcaria que diga representar algo. Não pensam, não tem conciência nem responsabilidade por nada, acredito que muitos são psicopatas ,a falta de emoções, da capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa para pelo menos, imaginar seu sofrimento, fica clara quando confrontos são diversão e se vangloriam dos ferimentos causados e sofridos.
    A coisa começa em redes sociais onde brigas são marcadas. Basta usar uma camisa de qualquer time para ser espancado. É uma falta de objetivos na vida. Aqui mesmo vemos caras propondo boicote a você, o sujeito que faz gracinhas e piadinhas sobre o patrocinador para o Corinthians. É muita hipocrisia, cínismo e falta de compreensão do que esta ocorrendo. Total insensibilidade e o triste fato só serve para alguns como forma de trocar insultos. Fazem parte do efeito manada.
    Quanto as torcidas organizadas, são empresas hoje em dia que cobram e ganham muinto dinheiro de seus associados, eventos em suas quadras (samba, feijoada, pagode e noitadas) de patrocinadores sem contar outras “cocitas”. Até dinheiro da Prefeitura recebem por conta de Carnaval. Seus diretores e presidentes vivem disso e bancam a turma da pancadaria, os amigos, que são minoria dentro da própria torcida e que lá estão para servirem de tropa de choque. Os demais, a maioria, pagam ingressos e ônibus e terminam pagando a conta em todos os sentidos. Esta na hora de jogar estas organizadas na ilegalidade, realizar uma busca e aprensão judicial, dos órgão de segurança e PF nestas agremiações. Razões não faltam. Basta ver que as tais organizações criminosas tem seus telefones e internet monitorados. Efetuar uma devasa e enquadra-lo criminalmente. Investigar até onde vai o relacionamento de clubes com estas torcidas mas não dá para punirmos apenas o Corinthians neste momento e ignorarmos que isso é um câncer neste país.
    Quando estas coisas aontecerem veremos se continuarão aprontando?. Estes sujeitos se escondem atrás do anonimato que estas torcidas oferecem agora comece a pagar a conta e veremos se estarão dispostos a ir em cana por causa dos outros. Penas rigorosas e rapidas, agora transferir a responsabilidade para o clube é conveniente e estímulo a impunidade e não altera em nada pois repito, estes caras não tem conciência de nada e futebol é apenas uma oportunidade para resolverem suas frustrações.
    Se medidas radicais não forem tomadas contra todos nada vai acontecer, muito pelo contrário só vai piorar.
    Quanto a Commebol, 60 dias para resolver o problema e definir uma punição? 60 dias e tudo já foi superado e esquecido. Não vai dar em nada, será suspensa a torcida um jogo entrarão com recurso que ficará em suspenso a punição e terminará em 200 paus de multa. E por que? Porque não estão interessados em investigar nada, a coisa é geral. Vai sair muita porcaria daí e muita lavagem de roupa suja.

    • janca

      Um ponto interessante que você colocou, Vaz, é sobre muitas organizadas serem verdadeiras empresas. E algumas até dinheiro da Prefeitura recebem por conta do Carnaval. Mas até aí outras escolas de samba, que não são atreladas às organizadas, também recebem e já foram acusadas disso e daquilo, inclusive de marcar brigas em lugares públicos via redes sociais. Por trás de tudo está o dinheiro. Cifrão, cifrão, cifrão.

      • Anderson

        Todas as escolas de samba recebem dinheiro da prefeitura.

      • Edson – Santo André

        Por isso Janca afirmo que a única solução cabível nesse momento é uma multa pesada, tomar toda a renda dos jogos de mando do clube e de todos que daqui para frente permitirem que coisas assim aconteçam. Não esquecendo de investigar qual a ligação dos clubes com essas torcidas organizadas, responsabilizar os dirigentes que financiam essas “empresas”. Só não podemos punir o torcedor de bem, a imensa maioria, com jogos sem torcida no estádio.

  • Dermivaldo

    Alguém assistiu o jogo de ontem da Libertadores na Venezuela? Notaram a quantidade absurda de fotos disparados de dentro do estádio?

  • striknight

    Hugo Nonato, suspeito pela morte do garoto boliviano, é amigo de Andres Sanches e Neto
    O comentarista Neto, da BAND, evitou comentar com maior profundidade a tragédia ocorrida ontem, na Bolívia, que vitimou um garoto de 14 anos.
    Disse que era “assunto para o Datena”.
    Porém, noutras oportunidades, em casos de bem menor gravidade, não deixou de opinar.
    Dos 12 “corinthianos” detidos, a maioria dos “Gaviões da Fiel”, segundo informações, um deles, Hugo Nonato, ex-presidente da “Pavilhão 9”, torcida que tem Andres Sanches como fundador, é o principal suspeito.
    Violento, é temido até pelos próprios pares, capaz, segundo testemunhas, “das piores atrocidades.”
    Nonato tem viajado constantemente às custas da diretoria do Corinthians, junto com parceiros, além de fazer parte de um esquema de ingressos que beneficia dirigentes, conselheiros e criminosos organizados.
    Sob a asa de Andres Sanches, tem em comum alguns de seus amigos, entre eles o o ex-jogador Neto.
    Esteve, recentemente, infelicitando o povo japonês, em nova viagem bancada pelo Corinthians, desta vez autorizada, acreditem, por um delegado de polícia, que, por sinal, é presidente do clube.
    Compareceu também a todas as festas da gestão Sanches, desde as políticas, até os shows comemorativos, como os de Zeca Pagodinho e Roberto Carlos.
    Uma coisa é certa, se Nonato não fez – embora há quem diga que tenha feito – sabe quem foi o autor.
    Cabe agora ao Ministério Público de São Paulo, com a identificação feita por nosso espaço, não apenas do “organizado”, mas também de seus amigos e parceiros, solicitar mais informações a dirigentes alvinegros, no intuito de ao menos inibir novos atos lamentáveis nos estádios brasileiros.

    • Marco

      Não sou curintiano, mas independente do clube para o qual torcemos, devemos analisar o ocorrido de modo bastante frio. O que ocorreu quarta-feira poderia ter ocorrido aqui. Aliás, na verdade ocorre, porém sob outras formas: é encontro para brigas marcadas na internet; policiais espancados que acabam revidando (lógico); jogadores que apanham; torcedor esfaqueado; torcedor que leva tiro (vide o do Náutico outro dia); torcedor que já tá morto e leva um cavalete na cabeça (lembram do caso de BH?). Pois é e sempre por traz destas ocorrências estão as uniformizadas ou organizadas, como queiram. Na verdade são facções criminosas, recheadas de bandidos, que se reunem para distribuir drogas, arrumar brigas e até torcer (mas só nas horas vagas). O momento é de reflexão. As autoridades devem aproveitar o fato e ir a fundo nestas organizações (mapear integrantes; vasculhar contas; publicar os reais financiadores destas facções. Os estádios só voltarão a ser alegres de verdade quando estas ditas torcidas não existirem mais. Não são homens, são animais. Quando estão sozinhos são mansinhos, mas quando se juntam aí acham que são machos. Punir o curintians não é nada perto do que deve ser feito. Lugar de marginal é na cadeia. Fora Gaviões, fora Mancha, fora Indenpendente, fora Força Jovem. Só voltem no dia em que aprenderem que futebol é só um jogo, criado para diversão e não como fuga para frustrados mostrarem o quão selvagens são. Selvagem deve ficar atrás de grades e não nos estádios e nas ruas.

      • Leandro

        muita gente falando merda sem saber, desde quando reservar ingressos nas torcidas organizadas, ingressos que por sinal a gente para por eles é crime? é esquema?? ninguém conhece o cara e tão ai falando merda dele mano, o cara tem o trampo dele, tem uma familia tem uma dignidade e o povo falando merda aff…

        O CERTO NÃO SERÁ CALADO PELO INJUSTO, FORÇA GUERREIROS TAMO JUINTO ESSA LUTA É NOSSA MAIOR RAZÃO

        • Marco

          Guerreiros??? Que guerra que nada! É paz que a gente precisa. Fora organizadas!!!

          • Marco

            E tem mais. Por que reservar ingresso. Vai comrar no guichê que nem todo mundo. E quem pagou a viagem para a Bolivia??? Os caras não tem dinheiro nem para ir para Itaquera….

          • Leandro

            se voce soubesse a luta que é assitir um fora de casa, as humilhações que passamos apenas por amar nossos clubes. iria entender o por que chamamos uns aos outros de GUERREIROS.

            Tirem – nos do futebol e tentem sustentar o time e as médias de publico sem a gente, vai lá ver quem ta lado a lado com o time em um momento de crise, vejam quem viaja o Brasil inteiro pra acompanhar os times, são os torcedores comuns né?? ah ta

          • Leandro

            os nossos ingressos são comprados via o plano de sócio torcedor minha torcida, onde a torcida COMPRA o ingresso como QUALQUER OUTRO TORCEDOR e os REVENDE pra gente sem LUCRAR NADA com isso…

            Muito bla bla bla

  • Trabalhador Brasileiro

    Agora mudem de patrocinador, de CAIXA para CAIXÃO. Assassinos.

    • afc curitiba

      Faça jus a seu apelido e vá trabalhar (se realmente vc tem emprego), pois seu comentário está mais para desocupado brasileiro.

  • Walter Dias

    Eu tenho defendido isso há tempos. As Diretorias dos Clubes deveriam criar benefícios aos sócios torcedores, em vez de bancar esses “desocupados”.

    Veja minha crônica: http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=66514&categoria=&lista=lidos&pag=2

    • Leandro

      e quem disse que o clube nos banca?

  • francotimao

    Ola, Janca, esse assunto é bastante complexo, mas eu não vou entender nunca e posso estar errado, q se puna um clube e consequentemente todos os outros torcedores por atos de vândalos, bandidos, retardados, não vou jamais me conformar com isso, esse negócio de culpa presumida é complicado e pode gerar diferentes entendimentos para diferentes situações…Abs!!!

    • janca

      O que acho é que, descoberto o assassino e flagrados outros torcedores com artefatos que matam, Francotimão, a polícia e o Ministério Público têm que apurar como eles foram à Bolívia, como conseguem ingressos, quem os financia… Há alguns anos não era um _eram vários clubes em SP e no Rio, pelo menos_ que cediam suas sedes e seus estádios para as organizadas, por exemplo. Isso acontecia em São Januário e no Morumbi, para ficarmos em apenas dois exemplos. Esse elo tem que ser investigado.

      • francotimao

        Concordo q se deveria haver uma investigação profunda das organizadas, mas ó óbvio q isto não vai acontecer, acho q a CONMEBOL se precipitou em função da gravidade e da divulgação imensa do caso, pois esta punindo o clube antes q seja provado qualquer culpa do Corinthians no caso…

  • kerllon

    Só o corinthians tem torcida organizada?

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Pt so gosta e gasta furtunas com os presidiarios. verbas furtadas dos aposentados e trabalhadores ok? ministro da educação so gosta da coisa preta deve ser o cú dos brasileiros.

  • Dorival

    Isto pode ajudar, Fora José Maria Marin asine a petiço e vamos mudar esta situação:
    http://www.avaaz.org/po/petition/Jose_Maria_Marin_Fora_da_CPF/?tSRKudb

    • janca

      Ah! Isso pode sim.

  • Leandro

    Janca nem li todo o seu post mas o começo ja me indignou. Ja foi á ensaio dos Gaviões? sabe o quanto de dinheiro que movimentamos todos os sabados com vendas da nossa loja??? nossa torcida é pobre não viaja de avião, e sim de onibus… Nossa agremiação conta com mais de 100.000 associados, sabe o que é isso? sabe o quanto isso movimenta de dinheiro por ano??

    GAVIÕES DA FIEL TORCIDA EM PRÓL DO GRANDE CORINTHIANS
    FORÇA INDEPENDENTE

    não dependemos do Corinthians não vivemos do Corinthians, mas sim vivemos PARA O CORINTHIANS a razão MAIOR da nossa existencia

    TORCEDOR ORGANIZADO NÃO É VAGABUNDO

    • janca

      Se te indignou, sinto muito. Fiquei mais indignado com a morte de um adolescente de 14 anos.

      • Rogerio

        Belas palavras Janca!!!

        Fique indgnado também com a morte, mas para eles isso pelo jeito não significa nada!!!!!

        • Leandro

          Em momento algum eu me disse conformado com o fato ocorrido, eu assim como todos tambem estou sem palavras pra explicar e descrever essa FATALIDADE mas o que me deixa indignado, é o fato de voce nos colocar como pessoas que se aproveitam do clube, ou que temos algum tipo de beneficio do SCCP, o que é totalmente leviano de sua parte. Não temos qualquer benefício, muito pelo contrario, pagamos nossos ingressos e nossas caravanas arcamos com os custos das nossas entidades, e os fazemos por amor ao clube apenas isso nada mais…
          Quanto a morte do garoto eu lamento, mas não é justo que sejão levantadas varias questões sem fundamentos contra as entidades organizadas.. Voce sabe a humilhação que passamos para assistir um jogo? voce sabe o que é chegar no RJ e o PM te chamar de PAULISTA DE MERDA e jogar spray de pimenta na sua cara sem voce ter feito nada??
          Se não nos conhece favor não nos julgue..

          • Neto

            Leandro,
            você já comprou alguma camisa ou produto oficial?!? É, como eu, sócio torcedor do clube?!? Moro no estado do Pará e mesmo assim pago o programa de sócio torcedor e compro muitos produtos oficiais, além de pay-per-view e sempre que posso vou ao estádio.
            Já vi inúmeras vezes confusões de integrantes das organizadas. Não generalizo que são todos marginais, pois tenho amigos trabalhadores que fazem parte, ainda assim acho que as organizadas se importam mais consigo do que com o clube.
            Se elas não existissem os clubes continuariam o que são, ou você deixaria de ir ao estádio por não existir mais a Gaviões?
            Acho importante apurar e punir, não só o clube, mas todos que contribuem com essa onda de violência sem sentido que afasta quem realmente deveria estar no estádio.

  • alessandro

    BOA TARDE JANCA,ESTOU ABSOLUTAMENTE INDIGNADO COM ESSA PUNIÇAO NO MINIMO SUMARIA E CAFAJESTE DADA PELA COMENBOL AO CORINTHIANS!!!!!PRIMEIRO O INQUERITO SEQUER FOI TERMINADO,NADA FOI JULGADO E NINGUEM FOI CONDENADO NAO SE SABE COM CERTEZA SEQUER QUEM FOI O IDIOTA QUE ATIROU O SINALIZADOR E AI POR CONTA DAS PRESSOES DA MIDIA VEM OS ABUTRES DA SUL AMERICANA PRA DAR UMA RESPOSTA AO CLAMOR DOS QUE TEM SEDE DE VINGANÇA PARA SATISFAZER SEUS DESEJOS!!!!!QUE CULPA TEMOS NOS OS MILHOES DE CORINTHIANOS QUE SOMOS HONESTOS QUE JAMAIS SEQUER PENSARIAMOS EM COMETER A BARBARIDADE QUE FOI COMETIDA COM O GAROTO BOLIVIANO,AI SOMOS PUNIDOS SIM AO VERMOS NOSSO TIME SER PREJUDICADO,E TEM MAIS PQ UM SUJEITO PERTECE A UMA ORGANIZADA ELE NAO PODE COMETER ATOS INDIVIDUAIS???? ME DESCULPE MAS ESTOU ENOJADO COM AS OPINIOES QUE TEM SIDO DADAS SEM NENHUM FUNDAENTO CONCRETO EM NOME APENAS NA SEDE DE VINGANÇA!!!!

    E TEM MAIS SE FOSSE EU PRESIDENTE DO CORINTHIANS EM SENDO MANTIDA ESSA RIDICULA PUNIÇAO EU ME RETIRARIA DA LIBERTADORES,ISSO MESMO SAIRIA DA LIBERTADORES,QUE E UM TORNEIO QUE PAGA UMA MISERIA EM COTAS(NAO PAGA MAIS QUE 2 MESES DA FOLHA CORINTHIANA)E MAL ORGANIZADA COM ARBITRAGENS TENDENCIOSAS PRA NAO DIZER ARRANJADAS E SEM UM MINIMO DE SEGURANÇA(SO SE FALOU NA MORTE DO GAROTO,NINGUEM FALA DAS PILHAS,PEDRA E OUTROS OBJETOS ATIRADOS NO CAMPO NO JOGO COM O SAN JOSE E QUE E FREQUENTE EM JOGOS NA ARGENTINA,URUGUAI,PARAGUAI E OUTROS PAISES)

    O CORINTHIANS NAO PRECISA PASSAR PELO Q ESTA PASSANDO!!!!!!!!!

    • Rogerio

      É por esse tipo de declaração que o mundo está desse jeito!!!

      Veja a frase:

      “O CORINTHIANS NAO PRECISA PASSAR PELO Q ESTA PASSANDO!!!!!!!!!”

      Quer dizer então que a família do menino ASSASSINADO, merece passar pelo que está passando??

      Sinceramente fica difícil comentar uma declaração dessas!!!!

      • janca

        Estamos de acordo, Rogerio. Quem não merecia passar por uma situação dessas era a família do garoto.

        • rubens

          e a punição para homicidio, que eu saiba, é a prisão dos autores e co-autores. pessoas com identidade, CPF e maiores de idade.

      • ALESSANDRO

        SIM O CORRETO E POR CONTA DE UM PSICOPATA MILHOES DE PESSOAS E UMA INTITUIÇAO QUE TEM PESSOAS QUE LA TRABALHAM COM SERIEDADE E COM DEDICAÇAO SEJAM PUNIDOS E PREJUDICADOS!!!!!!!
        ANTES DE FAZER COMENTARIOS ABJETOS LEIA E ENTENDA O QUE ESTA ALI CONTIDO,NAO ME JULGUE PELO QUE E SEU LIMITADO MUNDO EU ENTENDO PERFEITAMENTE O DRAMA DA FAMILIA DO GAROTO SIM ACHO TERRIVEL O QUE ACONTECEU SIM,MAS DAI SE PUNIR QUEM NAO TEM NADA HAVER COM A SITUAÇAO SEM SEQUER SE APURAR A VERDADE EU DEFINITIVAMENTE NAO ACEITO!!!!!!
        VC NAO PASSA DE MAIS UM DAQUELES QUE NAO QUEREM VER A VERDADE REVELADA APENAS QUER VINGANÇA QUE SE PUNA QUEM VIER PELA FRENTE!!!!
        NEM A FAMILA DO GAROTO,NEM A INSTITUIÇAO CORINTHIANS MERECIA PASSAR POR ISSO!!!!!!!
        ANTES DE POR PALAVRAS NOS ESCRITOS DAS PESSOAS PENSE UM POUCO!!!!!!

    • janca

      A Libertadores é um torneio para o qual o próprio Corinthians dá tremenda importância, Alessandro, vide a forma como entrou na disputa no ano passado. O que aconteceu em Oruro foi um crime que tem de ser apurado. Um garoto morreu. Mas a Conmebol deve respostas, inclusive sobre o policiamento local que deixou torcedores entrarem com artefatos criminosos no estádio.

      • ALESSANDRO

        ENTAO JANCA ANTES DE PUNIR SUMARIAMENTE QUE SE APURE A VERDADE E QUE SE PUNA DEPOIS E AIDEPOIS SE FOR COMPROVADO QUE A INSTITUIÇAO NAO TINHA LIGAÇAO COM O CRIME OCORRIDO QUEM ARCA COM O PREJUIZO????
        ESSA PUNIÇAO POR ACASO IRA DEVOLVER A VIDA DO GAROTO???
        QUAL A GARANTIA QUE EXISTE DE QUE PROIBINDO A TORCIDA IRAO SE EVITAR FUTURAS MORTES????
        EU INSISTO O QUE VAI INIBIR ESSES ASSASSINOS E QUE SE ENCONTRE O ASSASSINO DESSE GAROTO E QUE ELE RESPONDA POR ISSO E SEJA DEVIDAMENTE PENALIZADO,MESMO PQ SOMENTE ISSO TRARA A FAMILIA DO GAROTO UM POUCO DE CONFORTO POR SABER QUE A JUSTIÇA FOI FEITA!!!!!!!

        • janca

          Pelo regulamento da Conmebol a possibilidade de punição, que poderia ser até mais forte, estava prevista. Em relação à família do garoto, que imagino esteja revoltada com a torcida corintiana, como ficaram os demais torcedores, chamando os brasileiros de assassinos, nada devolve a vida do rapaz. Mas o sujeito que atirou o artefato e matou tem de ser punido. Estádio de futebol não é pra isso.

          • Ton

            Mas vc entendeu Janca que muita gente que odeia o Corinthians está aproveitando da ocasião para externar esse ódio pelo clube?

            Parece que a leitura que fazem do ocorrido é sinalizador no estádio pode, só não pode matar ninguém com ele! Ou seja,

            Se vc ganhar na loteria, pode pegar um 38 e efetuar disparos na praça da Sé as 6:00 hs da tarde, só não pode acertar ninguém.

          • janca

            Que tem muita gente que odeia o Corinthians aproveitando da situação também acho. Por isso acredito que a discussão deva ser mais ampla e envolver o futebol brasileiro e sul-americano como um todo. Nos anos 80 foi a torcida do Liverpool que fez a confusão e provocou uma tragédia. Todos os clubes ingleses pagaram o pato. Aconteceu com o Corinthians, poderia ter acontecido com outro grande clube brasileiro. E providências têm de ser tomadas. Por parte do Corinthians e dos demais para que algo semelhante não se repita, Ton.

  • Rogerio

    Janca vou relembrar um fato e gostaria que vc comentasse!

    No ano passado, nas oitavas de final da Libertadores se não me engano, o Corinthians jogou contra o Emelec – EQU em Gauyaquil.

    Pois bem depois de ter considerado a atuação do juiz péssima, o presidente do Corinthians Sr Mário Gobbi, foi até o campo em um ataque de histeria e falando aos 4 ventos coisas como, A Libertadores é uma várzea, É esse o torneiozinho que vcs endeusa, etc, etc!!

    Pois bem o que mais chamou a atenção de todos naquele dia foi a virulência a qual Mario Gobbi reclamava contra tudo e todos!!

    Ontem pude ver a entrevista coletiva desse mesmo Sr, que permanece como presidente da instituição, e o que vi me encheu de nojo!!!

    Apesar do fato da morte do menino, ser de uma magnitude incomparável com a atuação de um árbitro, não vi nenhuma indgnação nele!!

    Pelo contrário sempre sereno e fugindo das perguntas.

    Sinceramente fiquei enojado!!

    E o Sr Mario Gobbi, proferiu a frase que reputo de maior infelicidade dos últimos tempos que foi a seguinte:

    “Foi um acidente, uma fatalidade afinal acidentes acontecem”

    Sinceramente não sei o que dizer sobre uma boçalidade desse tamanho!!

    Se estivesse indgnado, ele procuraria ajudar nas investigação, ajudar a achar os culpados, mas não !!

    Para ele foi tudo um simples acidente!!!

    Ou seja o árbitro na visão deles erra, tem que ser queimado em praça pública.

    Mas um assasino da torcida do clube que ele preside, mata um menino de 14 anos, e foi só um acidente.

    É por isso que não acredito em mudanças, por isso vai continuar tudo como está, até o próximo ser assassinado!!!!

    • janca

      Com todo respeito, Rogerio, não me lembro deste fato e duvido que o Mario Gobbi tenha dito estas palavras, porque a Libertadores há tempos virou prioridade para o Corinthians _e não só para o Corinthians. Sobre ter sido uma fatalidade, um acidente, não. Foi crime que tirou a vida de um garoto de 14 anos. Vão discutir se com ou sem intenção, sou da tese de que deve ter sido sem intenção, não consigo imaginar alguém entrar num estádio determinado a matar. Com ou sem dolo, tirou-se a vida de um garoto de 14 anos. É inaceitável.

      • Rogerio

        Entendo Janca.

        Mas pegue no You Tube, essas declarações dele foram repercurtidas e muito pela imprensa, e ele disse as palavras que citei e muito mais!!!

        E como eu disse ontem, ele disse que foi fatalidade, um acidente!!!

        Isso me indgnou demais!!

        Abraços de novo, e parabéns pela interação que vc tem com quem comenta no blog, muito bacana!!!

        • janca

          Sobre ser uma fatalidade eu escutei ele dizendo. E não foi um mero acidente. Foi mais do que isso. Abs.

  • Rafael Tomé

    Pera ae Janca!!!

    É proibido o clube de futebol ter alguma relação comercial com torcida organizada?? até onde sei não,(DEVERIA SER POR LEI E PELO ESTATUTO DO CLUBE) mas não é, então esta sua insistencia em investigar a relação com o clube e organizada é meramente informativa sem carater punitivo, outra coisa o Presidente Gobbi afirmou que as organizadas não tem regalias com o clube a não ser a reserva de ingressos em setor do estadio por determinação do MP para ficar mais facil a identificação.

    Outro ponto, vou tomar a Gaviões como exemplo, por ser a maior organizada do Brasil, ela contém milhares de associados (MILHARES MESMO) que contribuem mensalmente para ser membro da torcida e uma marca também fortissima, conheço varias pessoas que nem sequer passou perto da quadra da Gaviões e tem varios acessórios da organizada, ou seja tem Caixa, fluxo de dinheiro não a toa gastasse milhões no carnaval, tendo em vista que as organizadas não são organizações falidas pelo contrario deve dar muito lucro, não me parece absurdo que haja um revezamento de membros da mesma que viaja acompanhando a equipe. Se não há nada de ilegal nesta relação não vejo pq a instituição CORINTHIANS ser punida juntamente com 30 milhões de apaixonado por ele.

    • janca

      Não disse que o Corinthians tem, necessariamente, que ser punido _embora o regulamento de brecha pra punição. O que questiono é a relação dos clubes em geral com suas organizadas. Não é ilegal a ligação, mas é não é permitido entrar em estádio com sinalizador naval e corintianos, pelo jeito atrelados a organizadas, entraram. A direção sabia disso? A da torcida? A do clube? Como estes torcedores profissionais vivem? Eles não são torcedores, eles se alimentam do clube. Apaixonado pelo clube é outra coisa.

      • rubens

        Falar é muito fácil, já que voce sabe mais que o presidente do Corinthians vai lá e prova, as contas do clube estão disponiveis no site e auditadas pelo que sei. Se esse financiamento de fato existe, pode vir de jogadores e dirigentes, que são pessoas fisicas com RG e CPF e devem responder solidariamente pelos crimes cometidos pelos torcedores profissionais.

        • janca

          Existe o uso do escudo do time. Distribuição de ingressos e pagamento de viagens devem ser apurados.

          • rubens

            Mas e os responsáveis? As pessoas que tem que ser presas? punir clube nao resolve o homicidio, pessoas tem que ser presas e não ficar se escondendo atras de punição ao clube. só assim algo poderá mudar.

          • janca

            Doze estão em prisão temporária na Bolívia. Dizem não conhecer o autor do disparo, mas dois deles estavam com o mesmo artefato. A polícia está investigando e tem de punir. Espero que encontrem o sujeito.

    • LucasTT

      o que você escreveu esclarece bem porque o clube deve ser punido. como você mesmo disse eles fazem caixa vendendo o corinthians, eles são claramente uma extensão do clube, gaviões é o mascote do corintians, fiel é o torcedor do corintians, na página do site deles, nas quadra, nos escritórios deles o símbolo do corintians é utilizado de forma ostensiva para fazer, como você mesmo diz, fluxo de caixa. nada disso seria possível sem o total consentimento do clube corintians. o que o colunista está levantando é exatamente que se esclareça que tipo de negociação existe entre o clube e a organizada, algo que deve ser válido para todas, de todos os outros clubes.

  • Marioh

    Janca,

    A punição inicial já foi dada aos 12 torcedores. Ficarão até agosto na prisão que é a previsão final do processo. Por mim deveriam ficar um ano completo além de cumprir a pena total depois de julgado.Eles pensam que estavam no Brasil , na qual a pena é branda e no dia seguinte estariam nas ruas.
    Mas vejo que a legislação esportiva da Comebol é falha ou incompleta :
    1) No campeonato brasileiro a legislação fala que o clube é inocentado quando o torcedor agressor é identificado. No caso da Comebol nada disso é citado.
    2) O clube mandante ( S. jose) também não deveria ser punido? Falha nas inpeções?

    • janca

      No caso da Conmebol havia brecha no regulamento até para expulsar o Corinthians do torneio. Sobre o San Jose, acho que deveria ser punido, sim, como clube mandante. E que houve falha na inspeção, como você diz, para mim é evidente que houve.

  • Groselha

    Quanta groselha,.

  • Carlitos

    Punir o clube desta forma, realmente joga na lata do lixo, toda a sujeira e a coo-participação da entidade Conmebol, pois é dela a responsabilidade sobre a segurança, a torcida adversária também soltou o maior foguetório, outro fato é que torcedores do San José atiraram objetos nos jogadores do Corinthians, que na verdade nada têm a ver com o fato, e não me venham falar de causa e efeito, pois um erro não justifica outro. E senhores jornalistas, por favor o sensacionalismo e falso melindre frente as câmeras de TV e imprensa escrita ou virtual, de nada faz melhorar esta situação e sim apenas faz vender mais jornais e produtos relacionados ao horário de apresentação.

  • Carlitos

    Não podemos agora pegar somente o Corinthians para Cristo e esquecer que a maior culpada do ocorrido é própria CONMEBOL, que sempre foi omissa nos casos anteriores e neste também, além de não fiscalizarem a revista de entrada no estádio, ainda pecaram em vários itens de segurança. Como exigir que as autoridades locais escoltem o torcedores adversários após o jogo, deixarem os jogadores do Corinthians ao relento após o intervalo sendo estes expostos a objetos atirados ao campo nas suas direções. Esta punição relegada ao Timão tem só uma característica unilateral. O Corinthians entrará com recurso agora, e se eu fosse o presidente entraria com uma representação na FIFA, para exigir perdas e danos, pois as normas de segurança têm que ser seguidas tanto pelo mandante quanto pelo Organizador do evento esportivo! Mas apenas consolidando, fica aqui o repúdio ao que aconteceu no estádio, pelo fato de um torcedor completamente despreparado para portar tal artifício, tendo ele ou não intenção de machucar alguém.

  • Carlitos

    Eu parei de ir aos estádios em 91 por causa das duas maiores organizadas do Corinthians, sempre que ia ao estádio ficava do lado dos gaviões, até um imbecil mijar em uma bandeira e passá-la na minha cara, aí o pau quebrou! Era eu e meu irmão contra a Gaviões no Morumbi e depois ainda na Fuga veio a Camisa 12, pra mim aquele foi o fim dos estádios. Mas eu não posso julgar a grande maioria da Massa Corinthiana pelo ocorrido, pois a organizada não representa nem 0,5% da torcida do Corinthians! Quanto ao ocorrido é simplesmente lamentável, é lamentável como diferente do Japão, não haja uma revista e proibição de rojões e sinalizadores nos estádios, mas assim é a Conmebol, sabem quantos barras bravas já se mataram em confrontos de times argentinos pela disputa da libertadores?! Sabem quantos títulos Argentinos tem na Libertadores? Sabem quantos Times Argentinos foram punidos? Veja bem não estou aqui, advogando em causa do meu clube, até acho que o mais sensato seria que se provado a culpa do torcedor torpe e acéfalo, é que o Corinthians indenizasse a Família de todas as formas possíveis, e que este torcedor apodrecesse na Bolívia, sem nenhuma ajuda de Advogados do Clube! Mas eu não posso aqui generalizar e culpar toda a torcida do Corinthians, pois ela é muito maior que esta que foi para a Bolívia! Este não será o primeiro e nem o último fato ocorrido nesta competição, mas quando o fato é relacionado ao Corinthians, a ocorrência fica do tamanho do Clube! E todos sabem o por que? Pois se vende muito…

    • LucasTT

      você deu uma boa razão para punir o corintians, todos nós sabemos que a mídia se rende facilmente ao tamanho da torcida ($$$) e por isso quando um clube que tem um tratamento todo especial por parte da mídia é punido, isso pode sinalizar mudanças na competição. a partir de agora a mídia passará a exigir punição aos argentinos e outros clubes porque jamais vão aceitar esta punição imposta ao corintians e isso pode ser muito bom pra quem ama o futebol

      • rubens

        mas nao resolve nada, nao apura as responsabilidades, ninguem sera punido, caira no esquecimento até que aconteça novamente, provocado pelos mesmos maludos de organizadas.

  • Caro Janca e torcedores de todos os times!todos estamos cansados de saber,que em todas organizadas seja de que time for,existem baderneiros,pessoas que extrapolam o codigo civil por se acharem numerosos e protegidos,Apos ler tantos comentarios clubisticos que nao levam a soluçao alguma,me ocorreu um pensamento,essa puniçao do modo que foi feita,irregular,sem julgamento ,sem direito de defesa,nao abriria um grave precedente para que soh aumente a violencia nos estadios ? imaginem eu corinthiano entrando no estadio com uniforme do time adversario e junto com a mesma torcida e provocar barbaridade do mesmo tipo que esse torcedor o fez,somente para prejudicar o adversario de meu time?para se punir deve-se ter base fundamentada e solida,nao apenas na visao precipitada de um dirigente,para mim, isso serviu apenas para tirar as co-responsabilidades do San Jose e da commebol,que no caso sao os maiores responsaveis pela garantia total dos torcedores!

  • LucasTT

    você levanta uma questão importante e que este tipo de punição pode começar a esclarecer. os times devem sempre ser responsabilizados pelas atitudes da organizadas sim, porque são eles que bancam estes torcedores. nenhuma organizadas, ou nenhum cidadão, pode utilizar o escudo, cores, nome, símbolos do clube sem a expressa autorização deles, tente abrir uma loja com o logo do corinthians e você descobrirá rapidamente quantos advogados eles tem. as organizadas utilizam de tudo que remete ao clube de forma consensual, o clube permite e neste momento passa ser responsável solidário. alguém seguiria a gaviões se ela não pudesse utilizar o nome corinthians, se fosse proibida de utilizar o simbolo do clube e se não tivesse apoio financeiro do clube?

  • Valdir

    Janca, finalmente alguns colunistas comecaram a avaliar as condicoes do estadio e da organizacao, a maior cara de pau e do governo da provincia boliviana dizer que la e proibido entrar com sinalizadores. E brincadeira, todo o estadio estava tomado de sinalizadores, tem foto da torcida La Temible ( bem. Amigavel), que eu tive a paciencia de contar 50 sinalizadores acesos, sem falar as pedras que jogaram no banco do Corinthians e sei la mais o que.
    No jogo do Milinarios atiraram uma pedra no bandeirinha, no jogo do Galo x Sao Paulo sinalizadores na torcida do Sao Paulo.
    Tudo bem querem tomar o Corinthians como exemplo, mas a justica deve ser igual para todos, ou as regras so valem contra o Corinthians? O que e isso tribunal de excessao?

    • janca

      Não é tribunal de exceção, Valdir. Um torcedor de 14 anos morreu vítima de um sinalizador naval atirado, segundo a polícia, pela torcida corintiana. Há 12 corintianos presos em Oruro.

      • rubens

        e dos doze nenhum é o homicida, será que o homicidio ficara impune?

  • CHARAS

    Um torcedor atirou???
    Diga, um membro da gaviões da fiel atirou!!!Em nenhum momento cita o nome da torcida organizada, responsável pelo assassinato do boliviano.
    Deplorável a desvirtuação que os meios de comunicação e ate mesmo oficiais se manifestam sobre o ocorrido no país vizinho.
    Esta preso um dos principais diretores da gaviões da fiel, esses mesmos que recentemente mataram com arma de fogo torcedores do outro time em um confronto premeditado, esses mesmos que no colocaram fogo no sambódromo e depredando os entornos…

    Eles possuíam artefatos idênticos ao encontrado na cabeça do menino.
    O artefato em si, é um sinalizador marítimo, o disparo é equivalente a um tiro, diferente de qualquer sinalizadores da própria torcida boliviana.

    Dizer que “uma tragédia poderia ter acontecido”, e inocência sua.

    O cara apontou para a torcida adversária. Intenção de acertar, com um artefato letal.

    A torcida é assim, covarde, mal intencionada e mesmo assim abafam os casos. Tem conivência do poder publico e de veículos de comunicação.
    Tem que investigar sim a relação o clube.
    O corinthians financiou sim a ida de membros da gaviões da fiel, neste e em outros jogos. Eles contribuem.

  • Jonnas

    ONDE ESTA AQUELES TORCEDORES QUE ESTAVAM PERTO DESSE ASSASSINO QUE DISPAROU O SINALIZADOR? SERÁ QUE ESSAS PESSOAS QUE VIRAM ESSE SUJEITO TEM MEDO, SÓ POR ELE FAZER PARTE DE UMA ORGANIZADA QUE TEM MUITOS BANDIDOS NO MEIO SE FAZENDO DE TORCEDOR? LEMBRE SE QUE O BEM NÃO COMPARTILHA O MAL OU VICE VERSA!!

  • cosme

    foi a primeira vez que isto aconteceu? aconteceu só com a torcida do corinthians?vai ser a ultima vez que aconteceu?NÃO,ENTÃO CHEGA DE PALHAÇADA E DEMAGOGIA BANDO DE IMBECIS,A POLICIA BOLIVIANA SÓ PROCUROU E ACHOU UM BODE EXPIATÓRIA DE SUA INCOMPETENCIA,O MANDANTE É RESPONSAVEL PELA SEGURANÇA DO ESTADIO E ARREDORES,A QUANTIDADE DE FOGOS E SINALIZADORES PRESENTES DENTRO DO ESTADIO ERA GIGANTESCA,SEGUISSE AS NORMAS DE SEGURANÇA NADA DISTO TERIA OCORRIDO,FICAR COM ESTAS CONVERSINHAS FIADAS,ESTA FALSA INDIGNAÇÃO E APROVEITANDO O MOMENTO P/ ATACAR O CORINTHIANS E A FIEL,COMO SE AS OUTRAS TORCIDAS NÃO FOSSEM IGUAIS OU PIORES CAUSA ASCO,PODERIAM ESTAR APROVEITANDO O MOMENTO E COMEÇAR A CRIAR MECANISMOS P/ CONTER A VIOLENCIA E NÃO FICAR MANEIRAS DE ACUSAR,HUMILHAR,REBAIXAR OUTROS CLUBES E TORCEDORES COM A DESCULPA DE RIVALIDADE…

  • Carlos

    Primeiro; saber quem são os diretores desse clubinho que financiam para esses marginais irem junto com o time.
    Segundo; prisão para esses diretores e para os culpados
    Terceiro: punição sim para o clube, como foi feito com os times da Inglaterra, e ficar 5 anos sem disputar a Sul americana
    Quarto; acabar com todas as torcidas uniformizadas, sem excessões

  • Fabricio

    Sr. Janca… Fui da Gavioes e fui em inumeras caravanas e o Corinthians não da nada, nem transporte, nem ingresso… Trabalhava noite, folgava de quarta e ia com dinheiro seco do ingresso+caravana…. pra comer, um levava alguma cois, quem tinha dinheiro e comprava algo, repartiam…. tinha desempregado, comerciante, emfim, gente de todas as classes. A força da Fiel, vem do seu amor pelo clube e por proprio esforço… Teve casos de pessoas quererem ir, nãoter a grana e a propria torcida fornecer o buso e pagar o seu ingresso. Ja vi gente roubando em paradas e diretoria pagar o valor, indo depois cobrar o “correria” dentro do onibus. Iamos pelo Corinthians…. Só quem viveu esse mundo, pode opiniar… O seu “achismo” de que somos subsidiados e´equivocado. Ninguem conhece o amor do Corinthiano pelo Corinthians. Quem soltou o sinalizador, que tenha um julgamento justo e pague sua divida com a justiça. A mais de 6 anos não piso em estadio, hoje so no PPV…. E´mais seguro, mais comodo, tenho banheiro limpo em casa, não tenho policial despreparado e imbecil valentão, me acuando…. e posso beber minha cervejinha.

  • elder lima

    Tirando algumas exceções, todos estão muitos preocupados com os prejuizos que o corinthians terá. Será que ninguém parou ainda pra pensar que isso é o de menos? E o pai e a mãe desse garoto? O prejuízo dessa família irá perdurar para sempre! Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e etc que se fodam.
    É por isso que esse país foi transformado em um monte merda! Ninguém se preocupa em ir em frente a uma câmara de deputados, vereadores e etc, para cobrar daqueles vagabundos melhoras para a população. Eu sou saopaulino, mas entre minha família e o são paulo futebol clube, quero que o clube se foda! Eu sou apenas torcedor, não faço do futebol minha razão de viver. E o que vejo aqui é que os valores foram todos invertidos, é necessário refletir sobre o que é realmente importante em nossas vidas. A vida é mais que um simples clube de futebol, enquanto essa mentalidade não for mudada, ainda veremos outras tragédias do tipo.

  • migdiole

    depois de pensar com o coração na hora da comoção, é hora de pensar com o cérebro e deixar de querer se aparecer as custa do todo poderoso, pois o anfitrião é o responsável direto pelo bem estar e segurança do espetáculo;… imagine na copa do mundo no Brasil, se os hooligans faz o que fez os corintiano,num jogo Brasil e Inglaterra, vai punir o time visitante por incompetência na nossa organização, acredito que não!…essa mesma torcida que lota estádio que os ant tem inveja, é a mesma que muitos dirigente de clube pequeno anceia por um jogo com o timão pra sanar suas finanças, aponto de abrir mão do mando de campo pra jogar em estádios aonde a mais concentração de torcedores corintianos, vide nacional do Paraguai na libertadores passada e alguns times do Brasil.

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Lulala deve ser o cabeça do sinalizador e do mensalão, e seu barbosa com o saca nas mão e nada de solução, é so papo furado e malandão, pt so gosta e gasta furtunas com os presidiarios, ministro da educação so gosta de cota, e da coisa preta deve ser o cú dos brasileiros, aló pedofolos……………seu amigo esta no p……………….

  • JULIO

    parabens Elder lima vc falou tudo.

    sou corinthiano, mas em primeiro lugar minha familia, o resto e resto,ate que enfim uma pessoa conciente nesse lugar.

  • Elcio Souza

    São perguntas que sempre me fiz, mas me foram esclarecidas por um integrante da torcida jovem do Flamengo que hoje por estar com a minha idade, se afastou das viagens indo ao estádio muito esporádicamente e em uma conversa na beira mar, como era meu amigo de peladas na praia, contou-me que quem financia tudo para as organizadas é o Clube, inclusive ele foi à Tókio assistir ao Mundial tudo custeado pelo Flamengo e que os clubes sabem quem vai pois recebe a relação dos mais atuantes nas torcidas organizadas que os chefes indicam para viajarem, portanto esta relação o Corinthians com certeza tem de forma velada mas tem, basta o Ministério Publico investigar que descobre todos que viajaram e as custas de quem.

    • janca

      E é uma investigação importante, porque se não ninguém quer assumir responsabilidade de nada e fica como se tivesse sido um ato individual _quando não foi, já que mais de um integrante entrou no estádio com sinalizador naval_ e uma mera fatalidade. Quando tampouco foi. Havia o risco de matar ou ferir alguém com um artefato daqueles. E mesmo outros levados por torcedores. Não só do Corinthians, Elcio.

  • Dermivaldo

    Os ônibus da torcida estão na estrada, por que a polícia não os para e identifica os responsáveis? No caso o torcedor que fez o disparo e os que o acobertaram. E os líderes da torcida também tem que responder se o rapaz for menor.

  • joelmir

    acabo de queimar minha camisa da gavioes,organizada nunca mais

  • fernando

    Me desculpe o termo mas é muita imbecilidade o que se fala das organizadas do CORINTHIANS sobre eles serem financiados pelo clube. É exatamente o contrario , na verdade as Organizadas do CORINTHIANS que financiam o clube gerando a maior renda que um clube possue na américa latina. Ou os quase 4 milhões arrecadados de bilheteria pelo Corinthians no começo do paulistinha foi financiado pelo próprio CORINTHIANS?? não sonhem acordem para realidade, vejam como era as condições financeiras dos clubes paulista entre 96 e 2003 período em que as organizadas estavam completamente proibidas de entrarem nos estádios com seus artefatos, acordem para realidade. A classe média no Brasil só vai em jogo importante e final, quem segura a bilheteria dos clubes são as organizadas, senão elas já teriam sido banidas a tempos. A média do Corinthians no ultimo brasileiro em casa foi de aproximadamente 25 mil pagantes, e posso garantir que mais de 50% desses torcedores eram de organizadas ou tem uma relação com elas.

    • janca

      E o torcedor comum? O cidadão que entrou no Fiel-Torcedor, um programa que está indo bem? O Corinthians é muito mais do que sua organizada. São 30 milhões de torcedores, a maior parte desvinculada de uniformizadas.

      • fernando

        Só para informar:

        Andrés Sanches o cara que mudou a história do CORINTHIANS foi um dos fundadores da Pavilhão Nove, e é membro da Gaviões da Fiel

        Rosemberg disse categoricamente que as organizadas são o cliente preferencial do fiel torcedor por que elas vão em ” todos” os jogos.

        dos 30 milhões de torcedores do CORINTHIANS vc pega 1 milhão que vai em pelo menos 1 jogo por ano, deveria inclusive existir uma estatistica de se o cara ja foi em algum jogo de futebol.

        os 30 milhões são importantes para audiencia de tv e venda de produtos, para bilheteria eles não representam nada, eu vou pegar um numero alto digamos que 400 mil corinthianos na cidade de são paulo costumam ir em média 3 vezes ao ano no estadio, é com esse universo que os clubes trabalham para gerar bilheteria e não com os tais 30 milhões.

        a experiência sem organizadas ja foi feita entre 1996 e 2003 e posso garantir que ela foi desastrosa para as contas dos clubes, o CORINTHIANS vivia graças as parcerias com a hicks e depois com a Msi, vc sabe disso…. e eu me pergunto porque o torcedor comum não ia aos estadios nessa época? simples resposta porque os estadios não tinham graça, eram frios, não tinha as musicas das torcidas , as bandeiras, a bateria, culturalmente o povo brasileiro gosta de festa.

        só pra terminar, muitos torcedores comuns hoje vão aos estádios para cantar o ” aqui tem um bando de louco” ” nunca vou te abandonar” bater fotos dos bandeirões, o espetaculo não se resume apenas ao jogo. As organizadas são atores importantes do futebol brasileiro queiram vcs ou não.

MaisRecentes

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo