Fifa e Arena Pantanal



A Fifa quer explicações do Brasil sobre a crise que ameaça as obras na Arena Pantanal, em Cuiabá. A entidade que dirige o futebol mundial foi pega de surpresa sobre a situação da Santa Bárbara Engenharia, uma das construtoras responsáveis pelo estádio, que fica a cada dia mais grave. Com dívidas na casa dos 500 milhões de reais, ela estaria à beira da falência, colocando em risco a construção.

Segundo um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, no atual ritmo em que as obras estão e com a crise da Santa Bárbara, cujo pedido de recuperação judicial foi feito no final do ano passado, até outubro o estádio não fica pronto. A Fifa esperava vê-lo concluído em dezembro passado, mas dada a situação caótica da construtora, aceitou estender o prazo até outubro. As obras começaram há mais de dois anos e meio e ainda não chegou à marca de dois terços concluídos.

A Secretaria Extraordinária da Copa em Cuiabá, porém, considera a situação “normal” e mantém o prazo de outubro para a conclusão da Arena.

Mas o estádio está longe de ser o único problema da cidade, uma das 12 sedes da Copa de 2014.  O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra que também estava sendo planejada e tocada pela Santa Bárbara e cujo orçamento ficou na casa de 1,5 bilhão de reais, pode acabar ficando de lado, já que a urgência agora ficou toda por conta da arena.

No Rio, o Maracanã, que também sofre problemas com o cronograma das obras, enfrentou problema semelhante com a construtora Delta, que se retirou do consórcio responsável pelo estádio, assim como já se retirara da construção do Engenhão para o Pan de 2007. Vale lembrar que a Delta Engenharia era a empresa com ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira, investigado por uma CPI no Congresso que terminou em pizza.

Já em Minas, apesar do caos que foi a inauguração do Mineirão, outro estádio da Copa, o secretário extraordinário para o Mundial em Belo Horizonte, considerou “normais” os problemas de acesso e estacionamento que tanto incomodaram torcedores e tantos protestos geraram no clássico mineiro. De “normal” em “normal”, caminhamos rumo à Copa das Confederações, logo mais em junho, e à Copa de 2014, que já está à vista.

Volto a postar na próxima segunda (dia 18), mas até lá, dentro do possível, tento responder os comentários de vocês. Bom restante de semana a todos e desde já um ótimo final de semana, João Carlos



  • Mario

    Concordo com a Secretaria ,esta tudo normal e dentro dos planos do governo Brasileiro p/se criar o caos e ter injetar mais bilhões na copa sem controle , afinal a copa é deles e a conta é nossa.

    Janca bom descanso e ate mais.

    • janca

      É, a conta é nossa, Mario, e o legado cada vez fica menor. Vide o que está acontecendo com as obras de infraestrutura, cada vez mais enxutas. Abs. Janca

  • Tri mundial doom

    Essa Copa do Mundo realmente vai acontecer no Brasil?

    OS PROBLEMAS QUE ENVOLVERAM ESTÁDIOS ainda envolvem e em vez de diminuir eles aumentam, pois se construídos as pressas podem sair de qualquer jeito e dar problemas maiores quando superlotados…o Mineirao foi o Primeiro, o do Gremio nao esta na copa, mas foi terminado rapidamente e quando aglomerou movimento teve acidente, o brasileiro nao vai ficar sentado e aplaudindo que nem ingles…

    • janca

      Não acredito em problemas de estádios para a Copa, não, Tri mundial. Mas quero ver depois… E o que me preocupa na questão dos estádios é o preço, cada vez mais alto, e como o país irá mantê-los mais tarde. Pois são feitos com nosso dinheiro. Não acho que devam ser entregues de graça à iniciativa privada, por isso precisam de um plano de gestão. Até agora ninguém pensou nisso? Pelo jeito não.

      • Felipe Lima

        Se tem uma coisa que as autoridades sabem fazer é evento esportivo!
        Assim como no Pan, as falhas que ocorrerão serão mínimas, aceitáveis. Depois, é que veremos o tamanho da conta.
        E, Janca, a cada dia que passa, podemos dizer que você se enganou quanto uma Copa poder alavancar desenvolvimento pro Brasil. Com o pessoal que está liderando a “organização”, era pule de dez que aconteceria essa confusão toda.

        • janca

          Era uma tragédia anunciada, ok, mas mesmo assim acho que receber uma Copa e uma Olimpíada são grandes oportunidades. Lamentavelmente aqui deixamos tudo pra última hora porque alguns saem ganhando com isso. Os de sempre. E os preços aumentam. Mesmo assim no mínimo uma discussão sobre o modo de o Brasil funcionar e nossa política esportiva eventos como a Copa e a Olimpíada podem gerar. Há um legado, sempre há. O problema é ele ser bem menor do que o esperado e prometido e os custos, bem maiores.

          • Jair Sergio

            Janca parabéns pelo seu blog, sou leitor recente e devo dicordar de você, Copa do Mundo no Brasil é como fazer festa de inauguração em casa não teminada, nosso país tem enormes problemas estruturais, culturais, legais e políticos e sociais, nem o Panamericano era prá ter sido no Brasil, foi feito e todo mundo viu o que aconteceu, como você mesmo escreveu era uma tragédia anunciada, não se pode esperar coisa melhor dos governantes do nosso país e
            infelizmente ainda não podemos esperar coisa melhor de nós mesmos, porque afinal de contas somos nós quem votamos neles, Rui Barbosa já dizia sobre seriedade décadas atrás, Pelé uma vez disse que o brasileiro não sabia votar, Charles de Gaulle disse que o Brasil não era sério, infelizmente tudo isso é verdade!

          • janca

            Mas poderíamos _e em alguns (poucos) setores) até iremos_ aproveitar a tremenda oportunidade que é receber esses eventos. Não são eles que vão resolver nossos problemas estruturais, culturais etc. etc. etc., mas poderiam ajudar no processo. Abs. e bom final de semana desde já, Janca

  • Felipe Lima

    E já que você falou em “entregar à iniciativa privada”…

    http://blogs.lancenet.com.br/rio2016/2013/02/12/a-hora-e-a-vez-do-maracana/

    • janca

      Escrevi uma coluna sobre o caso do Maracanã, Felipe. Um dia desses reproduzo aqui no blog. Abs.

  • Oscar de Melo

    Janca,das doze cidades sedes da copa,três elefantes brancos já são anunciados de ante-mão,Cuiabá,Manaus e Brasilia não escapam desse destino;São Paulo,Curitiba e Porto Alegre,sem chances,já estão com sucesso garantido;Belo Horizonte,Rio,Salvador,Recife e Fortaleza,se sustentarão.Só resta Natal como dúvida.Concorda?

    • janca

      Fortaleza tem enfrentado problemas com os clubes locais, Oscar. Acho o caso de Natal complicado e mesmo o conceito de arena multiuso no Brasil vamos ver até que ponto pega. Não teremos astros nacionais e internacionais toda semana se apresentando nos estádios. Na Europa o chamado “dia do jogo” é muito valorizado e mantém o estádio, algo que aqui talvez demore pra pegar. Se pegar. Espero que sim.

    • Raul

      Só não entendi uma coisa, você diz que as arenas de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre serão elefantes brancos? como assim? Estas arenas perteceram respectivamente a Corinthians, Atlético Paranaense e Internacional, todos com imensa torcida que certamente não permitirão que seus estádios se tornem elefantes brancos!

      • janca

        São Paulo, Curitiba e Porto Alegre de jeito nenhum. Nem Maracanã e Mineirão, apesar de não serem estádios que pertençam ou virão a pertencer a clubes, Raul.

  • striknight

    Boa janca,

    Cade o Ronaldo e o Bebeto nesse momento com o chapeu de operario vistoriando as obras da copa.

    E ainda vem com o comercial imagina a festa ! , Gastar 1,5 bilhão pra um elefante branco num pais em que a saude , educação e segurança é pessima sem comentarios.

    Toda essa jogada politica , tantos super faturamentos . Infelizmente aqui é brasil !!!

    • janca

      Ronaldo e Bebeto aparecem nas fotos…

  • Vaz

    Janca, para estes caras, anormal seria se tudo estive-se dentro do orçamento e no prazo. Estas tais mobilidades urbanas só serviram para justificar a sua execução para a Copa e tira-las do papel ( a maioria já foi retirada da matriz de responsabilidades e ficarão prontas sabe-se lá quando e depois de quantos aditivos) com forte financiamento público federal (leia-se BNDES) e passar por cima do Ministério Público, já que em nome da Copa muita coisa foi colocada de lado.
    Ex: para sair de Cumbica é um assalto com serviço de taxi sindicalizado, ruim, mal educado e que cobra o que quer, transporte de ônibus caro e sem qualquer outra opção. Resolveram o problema para a Copa? Não! Estão fazendo como obra da Copa o monotrilho Congonhas/Berrini. Faz sentido? A maioria dos grandes hotéis estão nos Jardins, Itaim e Paulista e redondezas. Para chegar lá o turista estrangeiro assim como todo brasileiros que vem a São Paulo vão continuar dependendo de um transporte inadequado, caríssimo e insuficiente seja de Congonhas ou de Cumbica.
    Quanto a Arena Pantanal não será nada diante do Maracanã que até sexta-feira não havia iniciado a colocação das membranas de cobertura coletoras de energia, refletores e telões, gramado, cadeiras, acabamento já se fala que não ficará pronto, estacionamento ainda se discute a remoção do tal museu do índio e do centro de atletismo sem contar com todo o equipamento de controle e segurança que não sairam do papel e tudo a 60 dias da entrega. Dá para acreditar que ficará pronto? E se ficar corremos o risco de fazer os problemas da Arena Pantanal parecerem perfumaria.

    • janca

      O Maracanã está com problemas e a força que montaram pra finalizar o estádio, um dos indicados para a Copa das Confederações, é impressionante. Espero que fique pronto mas não tenha o mesmo destino do Engenhão. Aliás quem apostava que os arredores do Engenhão ganharia em infraestrutura, comércia etc. etc. etc. com o estádio, até agora nada. Na hora de vender o produto é uma festa, mas a prática nós conhecemos. Ou os resultados. Vide o exemplo do Pan. Legado mínimo e custos multiplicados por dez.

  • Triste é ver Cuiaba(que nem tem time de futebol)sediar Copa doMundo e Goiania que ja tem o Serra Dourada ficar de fora por questoes politicas.Ainda daria tempo mudar de Cuiaba para Goiania ja que nada foi feito por lá,e seria um presente pro estado que tem um dos melhores campeonatos estaduais do Brasil. ESPERO que essa ideia passe adiante por que sendo em Cuiaba só teriamos mais um ELEFANTE BRANCO! Boa noite a todos!

    • janca

      Não sou contra Cuiabá e já torraram uma grana no estádio, que está com 62% das obras concluídas. Sou contra o que não está sendo feito, especialmente em termos de mobilidade urbana. Mas no caso do estádio não sei como vão mantê-lo depois. E se Cuiabá cair fora, o que duvido, o Brasil ficaria com 11 sedes. Devem tentar acelarar a obra com mais verba pública. Pra variar.

      • Edson – Santo André

        Olá Janca! Fico muito triste de ver a change que nosso País está desperdiçando, tendo uma Copa do Mundo e uma Olimpíada na sequencia, fora a Copa das Confederações para organizar minimamente, dar melhores condições as cidades, o chamado e surrado legado vai ficar no bolso dos nossos “ilustres” dirigentes. Espero estar vivo para ver algo melhorar de verdade em nosso País, a começar pela dignidade de nosso povo e nossos governantes.

        Abraço!!

        • janca

          Também fico triste por estarmos jogando no lixo três grandes oportunidades, como você bem colocou. Ou as aproveitando muito menos do que poderíamos.

  • Rodrigo

    Efeito Pan: começa com um orçamento; recalcula-se (pra cima) no meio tempo. Aos 44 do segundo ainda está faltando metade das obras, mas eis que, então, exatamente dentro do prazo, tudo está exata e festejadamente como planejado. Custando o quádruplo e cheirando muito, muito mal.

    • janca

      No Pan o custo final subiu dez vezes, Rodrigo.

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA,EU ACHO CURIOSO O SEGUINTE MUITOS DOS QUE SE METEM A COMENTAR AQUI FALARAM HORRORES DA ARENA DO CORINTHIANS,FALARAM TODO TIPO DE COISAS,COLOCANDO EM XEQUE A IDONEIDADE,POIS BEM A OBRA CAMINHA BEM DENTRO DOS PRAZOS E NAO SE FALA EM VERBAS EXTRAS,ENFIM DENTRO DO PREÇO INICIAL ESTIPULADO E DOS PRAZOS TB!!!
    E NO FIM AS ARENAS QUE NINGUEM NEM CITAVA SERAO AS PROBLEMATICAS ONDE SERA NECESSARIO DESPEJAR MONTANHAS DE DINHEIRO!!!!!!
    VI UM MONTE DE GENTE DIZENDO QUE O CORINTHIANS ESTAVA SENDO FAVORECIDO POR DINHEIRO PUBLICO,QUANDO NA VERDADE ESTA CONTRUINDO O ESTADIO COM UM EMPRESTIMO DO BNDES(COISA QUE QUALQUER EMPRESA DE MEDIO E GRANDE PORTE CONSEGUE)E COM INCENTIVOS FISCAIS QUE QUEIRAM OU NAO ESTAO DENTRO DA LEI!!!!!!!
    PODE CONTAR AI A ARENA DO CORINTHIANS E MAIS 3 OU 4 SERAO AS UNICAS DENTRO DOS ORÇAMENTOS PREVISTOS AS DEMAIS VAO PRECISAR DA INJEÇAO DE RIOS DE DINHEIRO QUE IRA SE PERDER NA CORRUPÇAO,MAS OS ACEFALOS CLUBISTAS EM VEZ DE QUETIONAR ISSO NAO PREFEREM ATACAR A ARENA DE ITAQUERA APENAS POR SER DO CORINTHIANS!!!!!!!!

    • janca

      No caso da arena do Corinthians o problema está sendo o BNDES aceitar as garantias para liberar a verba para a construtora finalizar a obra, mas ela está caminhando bem e deve ficar pronta no prazo. O que muitos questionaram é que o estádio foi viabilizado com benefícios e verbas públicas e é particular. Até agora o Corinthians não colocou a mão no bolso. A discussão, na verdade, é outra. Abs. e boa quinta pra você, Janca

      • ALESSANDRO

        BOM DIA JANCA,CONCORDO QUE A VERBA SEJA PUBLICA,MAS NO CASO DO BNDES E UM EMPRESTIMO QUE SERA PAGO PELO CORINTHIANS.QUANTO AOS INCENTIVOS FISCAIS DA PREFEITURA EU VEJO O BENEFICIO PARA A POPULAÇAO DE FORMA INDIRETA,POIS AQUI EM SP A POPULAÇAO DA ZONA LESTE,MAIS AINDA A REGIAO DE ITAQUERA SEMPRE FOI DEIXADA DE LADO,ALIAS A ZONA LESTE SEMPRE FOI A REGIAO QUE MAIS PRECISOU DO GOVERNO E A QUE MENOS TEVE.
        A CONSTRUÇAO DO ESTADIO ESTA ELEVANDO A AUTO ESTIMA DA POPULAÇAO LOCAL,E ALEM DISSO DEVERA ATRAIR CRESCIMENTO ECONOMICO,POIS A REGIAO ESTA SE TORNANDO UM POLO DE DESENVOLVIMENTO EU ACREDITO QUE A MOVIMENTAÇAO NO COMERCIO POR EXEMPLO SERA OUTRA COM O ESTADIO,O ENTORNO ESTA COM VARIOS PROJETOS PREVISTOS DESDE UMA UNIVERSIDADE ATE RODOVIARIA.EU ACREDITO PELO QUE SE TEM VISTO QUE O ESTADIO DEIXARA UM BOM LEGADO PARA A POPULAÇAO LOCAL,COISA QUE NAO ACONTECERA COM A MAIORIA DOS ESTADIOS DA COPA.

        • janca

          Eu espero que seja assim, Alessandro, porque não foi o que ocorreu em relação aos arredores do Engenhão tampouco nas cercanias de mais de um dos estádios construídos para a Copa da África do Sul. Espero que o estádio sirva para movimentar, como você diz, a região de Itaquera e arredores, promovendo crescimento econômico.

  • Fabrício

    Temos de ser muito mais críticos com essa “organização”.
    A cbf e fifa estão fazendo o que querem com o país…as obras de infraestrutura não existem, só irão existir estádios…e todos com MUITO $$ público rolando…E ninguém dá a mínima…
    Essa copa e as olimpíadas vão significar é só sangria aos cofres

    • janca

      A Fifa não vejo fazendo o que quer, não. O problema é a direção da CBF _no caso do COL (é a mesma)_ e o governo, que deveriam ter se preparado e planejado para o evento e pelo jeito fazerem (ou estão fazendo) o trabalho daquele jeito que conhecemos.

  • Joe LHP

    Vejamos, um estádio de 500 mi, uma linha de vlt custando 1,5 bi e uma só construtora tocando essas obras e ainda operando sem as devidas garantias financeiras, creio que alguem teve o olho maior que a barriga.

    • janca

      Não é a única ligada à obra, seja a do estádio, seja a do VLT. Mas que o caso é bem complicado, com certeza é, Joe. Abs.

  • francotimao

    Ola, Janca, teve um bom carnaval??…bem, em relação ao post, infelizmente tudo é normal no Brasil, já notou???…a casa ta caindo e as “autoridades” dizem q ta tudo bem, tudo sobre controle, tudo dentro do prazo e, a gente já esta cansado de saber, vamos pagar mais impostos pra aplacar a fome voraz dessas verdadeiras amebas, sangue sugas, parasitas do erário publico, a pergunta que nunca cala, até quando???…Abs!!!!!!!!!

    • janca

      Oi Francotimão. Passei o Carnaval trabalhando, mas aproveitei os quatro dias, inclusive indo ao Pacaembu sábado e domingo ver dois jogos pelo Paulistão. Sobre o que voc\ẽ escreve, ainda temos o ministro do Esporte dizendo que o povo brasileiro é que é pessimista (ou algo do gênero) e que no final dará tudo certo. Mas a que preço?

      • francotimao

        Vdd…tenho certeza q no fim tudo estará certo, mas como vc msm disse…A q preço??…

  • leandro

    Boa tarde Janca,Na minha humilde opinião essa copa esta sendo feita só para o governo favorecer as construtoras “amigas” dele como a Odebrecht.É um absurdo que a Santa Bárbara consiga ganhar uma obra pública, mesmo cheia de dívidas e beirando a falência.A única parte boa dessa m… de copa é a geração de empregos no setor de construção,mas esses empregos podeiram ser gerados na área de infraestrutura das cidades, já que o dinheiro é nosso mesmo.Sem preconceito a alguns estados (antes que os moradores venham aqui me “apredejar”)mas é inconcebível que se permita construir estádios nos estados onde sabemos que não terá público para utilizar e gerar lucro como Amazonas, Mato Grosso, Natal e DF, e ainda coloco Pernambuco porque o Santa Cruz tem o Arruda o Sport tem a Ilha e o Náutico que me desculpe tem torcida para no máximo encher o pequenino Aflitos.Esses políticos estragam nosso País…

  • Johannes

    Grande João Carlos,

    Arenas e desperdício de dinheiro a parte, passei só para deixar um abraço a você, doravante tenho certeza você terá muito trabalho e muito sobre o que escrever pois vindo aí Copa das Confederações e Mundial…some-se nossos políticos…haja assunto…

    • Pedro

      Assunto não falta. Confusão muito menos.

      • janca

        Oi Johannes. Espero que esteja tudo bem com você. Sobre as confusões dos nossos “gerentes” da Copa não são poucas mesmo. Não só pra Copa das Confederações mas também pra Copa do Mundo. Sem falar nos Jogos Olímpicos. O Pan ja foi um exemplo que era pra não ter sido seguido, mas… Bom final de semana pra vocês, Johannes e Pedro, abração, Janca

      • Johannes

        Verdade!

  • Pedro

    Siga escrevendo sobre as obras e os políticos e os dirigentes. Futebol é mais do que o que se passa dentro das quatro linhas.

    • janca

      Também concordo, Pedro. Ainda mais nos tempos de hoje e com Copa das Confederações e Copa do Mundo à vista. Abs.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo