Como Neymar incomoda…



É interessante observar a reação das pessoas diante de Neymar. Ou melhor, a relação das pessoas em relação ao futebol e ao estilo do santista. Como aconteceu com Zico, muitos o consideram jogador de clube, alegando que ele nada joga na seleção e que só faz graça contra times pequenos, caso do Ituano e de boa parte das partidas do Paulistão. Outros o consideram um craque, algo inaceitável para alguns. Sem falar na discussão sobre simulação de faltas, postura diante de defesas mais fracas ou defesas mais sólidas, como foram as do Vélez e do Corinthians na Libertadores do ano passado.

Não vou entrar no mérito das questões levantadas, apenas acho que a reação contrária a Neymar mostra muito do comportamento de alguns brasileiros. Que se incomodam de ver o carismático jogador na mídia, protagonizando uma propaganda atrás da outra, repleto de fãs mirins, lucrando _e muito_ numa atividade que pratica com prazer. Isso irrita muita gente, quando quem deveria irritar, isso sim, era a cúpula que comanda a CBF e o esporte brasileiro, os deputados e senadores que elegeram para presidir Câmara e Senado, respectivamente, o que há de pior na política brasileira, mas não. A ira de alguns torcedores volta-se contra Neymar. Como se ele fosse o responsável _quando não é_ por todas as mazelas que afetam a sociedade brasileira. Menos, por favor, menos. Deixemos o santista um pouco em paz. Ele não joga sozinho, não faz milagres e não tem culpa por ganhar dinheiro. Pelo que me consta, honestamente.



  • Nilu

    Nossa João, você disse tudo!
    O que o povo tem do Neymar, é inveja, simples assim. Além de tudo, ele é um menino bem formado pela família, tem um pai que o orienta , no início ficou muito mais deslumbrado com tudo isso que vem conseguindo, mas agora parece que a bola está baixando, espero!
    Infelizmente, nosso povo foi _deixado ignorante_, o que sempre foi conveniente para muitos governantes, por isso, esse comportamento, só sabem falar, brigar e se orgulhar por nosso samba e futebol ! E para o que nos envergonha mesmo, que é esse bando de políticos corruptos, não estão nem aí. Boa sexta e quatro dias de sossego. Nilú

    • janca

      Oi Nilú. Depois deste post talvez não tenha tanto sossego como gostaria, inclusive porque tem muita gente que não gosta do Neymar e acha que a imprensa é a responsável por ele estar sempre em evidência. Mas graças ao clubismo, à inveja e a outras coisas mais há quem simplesmente não suporte o Neymar e acaba jogando suas frustrações no santista, quando deveria jogá-las em boa parte dos políticos que estão aí e eleitos com nossos votos. Também acho que o Neymar deu umas pisadas de bola no início da carreira, o que faz parte do jogo, depois foi amadurecendo e espero que continue assim. Que não se deslumbre nem se perca com a fama, algo que acontece com muita gente. Boa sexta e ótimo feriado pra você também, João

      • Edson – Santo André

        Fala Janca!
        Bem que você disse que voltaria com esse assunto rsrsrsrs. Concordo com você quando fala que alguns têm inveja por tudo que o Neymar representa hoje. E é verdade que ele é carismático, atrai mídia e a atenção das crianças e adolescentes e disso não vejo mal algum. Ele trabalha honestamente. Se o futebol movimenta muito dinheiro, nada mais justo em pagar alto pelo retorno (principalmente midiático) que o jogador oferece.
        Em que discordo é principalmente pelo futebol que ele apresenta. Não o comparo com Zico, que era de uma categoria infinitamente superior e que jogou sim bem pela Seleção, infelizmente não foi campeão, é coisa que acontece. Mas podemos cobrar mais futebol do Neymar porque ele mostra que tem habilidade e boa técnica, pode evoluir, mas longe de compará-lo com Zico, Muller, Edmundo, etc. Sem contar que, ai sim, dentro de campo, o jogador tem um caráter futebolístico muito duvidoso. Não acho certo as firulas (digo o drible de deboche, que visa humilhar o adversário, principalmente quando está ganhando de time pequeno) e as seguidas simulações que o jogador faz todo jogo. Vê se contra a Inglaterra ele fez isso. Já vivemos num país onde boa parte das pessoas (a exemplo de nossos excelentíssimos Parlamentares) quer levar vantagem em tudo, onde sempre se usa o “jeitinho Brasileiro”, o jogador que é ídolo para muitos deveria dar melhores exemplos. Abraço.

        • janca

          Disse que voltaria com o assunto e voltei _rs. Abs. e bom feriado pra você, Janca

          • Henrique

            Janta, você precisa aprender a distinguir “críticas ao Neymar” e “críticas a jornalistas”. Sou um dos que veio aqui criticar a penosa atuação do Neymar (mais uma!) diante da Inglaterra (outra boa defesa!). E, sim, me diverti porque lembrei dos pachecos de plantão que insistem em vender jornais e posts chamando o Neymar de gênio e comparando-o a Messi, CR, etc. E você, janca, é mais um deles!
            E nao critique quem questiona sua opiniao dizendo que nao criticam outras coisas. Vários de nós (seus “opositores”) criticamos sim o Senado, a CBF, a mediocridade do povo brasileiro e afins.
            NUNCA torci contra a seleção (como você alegou no outro post), apenas me diverti por ver seu jogador favorito se lascando mais uma vez em um jogo de qualidade.

            Duro não é ver os jornalistas insistirem em assuntos polêmicos como esse post. Duro mesmo é ver que você prefere atacar os leitores que nao concordam contigo ao invés de rever suas opiniões. Vir aqui defender quem nao pediu para ser defendido (pelos menos oficialmente) faz com que seus leitores comecem até mesmo a questionar seus métodos, imparcialidade e objetivos.

            E, mais, ouvir opiniões discordantes é uma das maravilhas da Democracia. Além de gerar o debate, abre portas para repensarmos nossas opiniões.

            Abraço e bom feriado!

          • janca

            O problema é que você coloca palavras em minha boca e lê o texto como quer ou como pode. Nunca escrevi que o Neymar é meu jogador preferido. E quando diz que eu defendo quem não pediu para ser defendido dá a impressão de querer censurar o que eu posso ou não escrever, quando tenho todo o direito de defender o Neymar. O curioso é que em seguida exalta as maravilhas do que chama democracia… Sobre minha suposta imparcialidade (quem supõe é vocè) claro que ela não existe, Henrique. Qualquer ser humano quando coloca uma posição está sendo parcial. Jà escrevi muito sobre isso. Imparcialidade absoluta não existe. Se ainda acredita nela, com todo respeito, deve acreditar em Papai Noel. Abs. e bom feriado pra você, Janca

    • Oscar de Melo

      Bom dia Nilu.
      Quanto ao Neymar,a inveja,pelo menos para os torcedores,fica no desejo de vê-lo em seu time.A inveja pessoal,só por colegas de profissão menos abastados.
      Quanto à ignorância do povo em relação à política,já fomos piores.Uma vez,li um livro exatamente com esse título “Já fomos piores”,que relata as barbáries da humanidade no passado,e sempre que vemos nos deparamos com barbáries,nos perguntamos “onde esse mundo vai parar”,mas nos esquecemos de olhar para o passado,em relatos históricos,que apontam,por mais lento que seja,um avanço na humanidade do ser humano,que se organiza cada vez mais para que barbáries não sejam aceitas,ao menos oficialmente.Na política,o “Já fomos piores” também se enquadra.É difícil imaginar,em um país com tantos problemas,que tivemos no passado,um povo mais politizado.

      • Nilú

        Boa noite Oscar!!!
        Tivemos sim Oscar, um povo mais politizado! Os ideais eram outros… Eu acho que existem muito mais barbáries hoje, que são facilmente aceitas… Pense bem!! Nilu

    • Você falou tudo, o que a maioria dos jornalistas e internautas não falaram, só pega no pé do Neymar como futebol não fosse coletivo.
      Não tem ninguém pra tabelar, fazer um dois,não recebe um bola redonda e sempre fica três marcadores em cima dele.
      Brasileiro só da valor para jogador de fora , a seleção sem entrosamento e um meio de campo que não existe, Luis fabiano não ganhou bola batia e voltava.
      A inveja mata porque o garoto joga por prazer……

    • ONCE CALDAS DA ZL

      TODOS QUEREM QUE O NEYMAR CUBRA OS FRACASSOS DO ZICO, SOCRATES, FALCAO, CEREZO, EDER, CHULAPA, JUNIOR, RONALDO ( 2 COPAS CONTRA A FRANÇA), RIVALDO (CONTRA A FRANÇA), CAFU E ROBERTO CARLOS E DUNGA CONTRA A FRANÇA, NAS FINAIS EM OLIMPIADAS TENDO O ROMARIO,M BEBETO, RONALDO, RONALDINHO GAUCHO, SENDO QUE O ZICO FRACASSOU EM 3 COPAS DO MUNDO, O MESSI FRACASSOU EM 2 COPAS DO MUNDO, CRISTIANO RONALDO 2 COPAS DO MUNDO, TODOS ESSES FORAM CONSIDERADOS CRAQUES E FRACASSARAM EM COPAS, O NEYMAR AINDA NAO JOGOU NUMA COPA E TRABALHOU APENAS COM O MANO MENEZES QUE NEM DEVERIA TER ASSINUMDO A SELEÇÃO, O NEYMAR AINDA NAO TRABALHOU COM UM TECNICO DE VERDADE A NAO SER COMEÇANDO AGORA, SE JUNTARAM NUMA SEGUNDA FEIRA, NAO TREINARAM NAQUELE ZERO GRAU, E PEGARAM A ENTROSADA INGLATERRA NA CASA DELES.
      NAO SE PODE COBRAR DE NINGUEM NEM MESMO DO FELIPAO, MAS COMO TODOS TEM INVEJA DO NEYMAR DE APENAS 21 ANOS, É NORMAL A INVEJA IMPERAR JA QUE TODOS QUERIA TER NELE NO SEU TIME.

  • Mario

    sobre Neymar é normal , ele é santista e torcedores do outros times vão criticar é natural ,como é natural os santistas criticarem o poderoso Timão.

    em relação politica , CBF/COL ,COB e Feds são corruptas por q são um reflexo da nossa sociedade atrasada e corrupta , afinal cada povo tem o governo que merece.

    Janca tenha um bom carnaval,abç

    • janca

      Bom feriado pra você também, Janca

  • Oscar de Melo

    Cristovam Buarque,ex governador do Distrito Federal,numa palestra para universitários americanos,quando questionado se achava justo a Amazônia pertencer ao Brasil e não ao mundo como globalizado,respondeu aos alunos,inteligentemente com outras perguntas:Não deveria o arsenal americano ser globalizado?Não deveria o Museu do Louvre ser globalizado?O combate à pobreza não deveria ser globalizado?…,e por aí se estendeu por mais umas dezenas de exemplos.Por fim concluiu “o mundo me trata como brasileiro,e não como cidadão do mundo,e enquanto brasileiro,defenderei até a morte o direito da Amazônia brasileira”

    Janca,o Senado,a Câmara e a CBF,que na teoria são órgãos do povo,recebe críticas o tempo todo.Dificilmente se acha alguém que não critica esses órgãos.Pena que não conseguimos mudar o sistema corrupto dos mais de 500 anos de Brasil.Porém,permita-me discordar da comparação como referência pra indignação dos brasileiros.Neymar,diferente de tais órgãos políticos,não é do povo brasileiro,não representa o povo(no caso torcedor)brasileiro,o craque representa o Santos,como sempre faz questão de demonstrar em campo,e falar fora dele.Neymar joga pra torcida do Santos,e assim como no nobre sentimento do ex-governador,ele não é de todos,não joga pra todos,não é globalizado,e nunca fez nada de expressivo para o torcedor brasileiro,e enquanto ele se auto intitula santista,nenhuma outra torcida tem a obrigação de bajular o cara como se faz na imprensa.

    • janca

      Mas que eu saiba o Neymar, nos últimos tempos, desde que Mano assumiu a seleção, aliás, tem defendido também a seleção brasileira. E é uma das nossas grandes esperanças pra Copa. Então, com todo respeito, ele é mais do que um “simples” jogador do Santos. Que as outras torcidas não gostem dele, ok, há o clubismo que cega e a inveja também. Aposto que muita corintiano e são-paulino gostaria de tê-lo em seu time.

      • Oscar de Melo

        Que todos gostariam de ter o Neymar em seu time não há dúvidas,que é craque muito menos,mas enquanto ele estiver no Santos,será ídolo santista,assim como o odiado Rogério Cene é craque do São Paulo,o tripudiado Ronaldo é ídolo do Corinthians após sua passagem por lá,e como Edmundo e Evair eram ídolos do Palmeiras.O sentimento do torcedor por seu clube é mais forte que pela seleção,salvo de 4 em 4 anos em copa do mundo,até lá,cada firula do Neymar,cada falta cavada,ele será tratado por torcedores não santistas,como qualquer jogador de outro time é tratado por santistas.

  • Tri mundial doom

    O Neymar acha que joga sozinho, nao joga nada com times de marcacao com zagueiros que marcam bem, mesmo nao tendo tecnica nenhuma com a bola no pé, jogou. contra um zagueiro horrivel e deitou e rolou com Paulo Miranda, zagas de Copa do Brasil, com um golaco contra a zaga fraquissima doFlamengo, china, iraque,botafogo de ribeirao preto, contra o Velez e um lateral de 19 anos marcou ele muito bem e o Santos se classificou gracas a joogadas de outros jogadores, nao jogou contra o Corinthians tambem, nao conseguiu arrebentar contra o Palmeiras com Felipao e o Santos perdeu os jogos, nao apareceu em nenhum jogo contra o Mexico, Argentina, Alemanha, Holanda, Franca e por fim a Inglaterra, nao conseguiu ate hoje colocar o Santos entre os 5 melhores do Brasileirao e a imprensa fala dele por causa dessas propagandas que mantem os programas esportivos no ar, fora isso, o Neymar ganhou titulos na epoca de um GANSO jogando muito e a Libertadores que estava fraquissima na epoca…

    • Edson

      Ai Colega, apesar de ser Santista não sou advogado do mlk, mas veja que alguns pontos são a visão de quem vê! Não acho que ele acha que joga sozinho, até porque, fuebol é esporte coletivo. As pessoas é que formam opiniões. Então, no exemplo do Velez que vc cita, os demais também devem fazer sua parte. No caso da seleção, acho que quase ninguém está aparecendo.
      Odeio a CBF e não defendo o Scolari, mas não existe sequência de jogos e treinos para entrosamento, e, além disso, nem queria nenhum jogador do meu time na seleção! Fazem um baita esforço para manter determinado jogador no BR e esses VERMES dessa cbf usufruim e não pagam nada!! deveriam pelo menos pagar o proporcional ao período de ausência no clube. Por isso é que se tornaram milionárias de uns tempos para cá (cbf e fifa). Mas vamos lá, vc também escreve que não conseguiu colocar o SFC entre os 5 do Brasil. Claro, só jogou um terço das partidas. É o que comentei a pouco! SFC paga e cbf utiliza. Depois vc menciona que dá ibope para mídia. Aí concordo em partes. Ele tem marketing pessoal, mas o time da mídia é outro. Finalmente, libertadores de 2011. Ganso jogou muito!?!? vc tá maluco. Ganso ficou fora boa parte do torneio. Para nós, SANTISTAS, quem carregou o piano além do MLK, foram Rafael, Adriano, Arouca e Elano que foi importante em alguns jogos, além do Muricy que posicionou melhor o time. Então, é isso, já vi “jogadorzinhos” aparecerem com muita marra e mala e não deram em nada. Ninguém pode negar que o Neymar tem um Família que proporciona estrutura e orientação que a maioria dos jogadores não tem, ou esquecem quando ganham um dinheiro a mais!

    • ONCE CALDAS DA ZL

      O NEYMAR FOI CAMPEAO PAULISTA EM CIMA DA MESMA DEFESA DO CURINTIAS EM 2011 COM UM GOL ENTRE AS CANETAS DO CHICAO DO CHAPEU E AINDA ESTAV CANSADO DA LIBERTADORES.
      NO ULITMO JOGO NA VILA DEU UMA CANSEIRA DA SÓLIDA DEFESA DO CURINTIAS LEVANDO 5 MARCADORES DO TIMAO TENDO O PAULINHO E RALK ENTRE ELES CRIANDO O GOL DO ANDREZINHO FORA A CANSEIRA.
      EM SETEMBRO DO ANO PASSADO NO PACAEMBU, CURINTIAS 1 X3 SANTOS, O SANTOS COM MEIO TIME RESERVAS E COM UM A MENOS, O NEYMAR DEU OUTRA CANSEIRA NO TIMINHO DA MARGINAL QUE O CHICAO DO CHAPEU CHEGOU A MARCAR ATE CONTRA DE MEDO DO NEYMAR.
      ESSAS COISAS OS CURINTIÂNUS NAO LEMBRAM NÉ ?

  • francotimao

    Ola, Janca, penso q no caso do Neymar, os outros torcedores se incomodam com o possível excesso de elogios por parte da imprensa, ou supervalorização do futebol do msm, ao menos é o eu penso, mas com certeza todos os outros torcedores gostariam de tê-lo em seus respectivos times, inclusive eu..rsrsrrrs!!!..Bom Carnaval…!!!!!!!!!!

    • janca

      Pra você também, Francotimão, abs.

  • tato I

    Sempre achei o Zico um bom jogador. Craque não. Jogava muito na seleção e não precisava carregá-la nas costas. Tinhamos ótimos laterais (Leandro, Júnior, Edinho…) ótimos jogadores de meio (Cerezzo, Falcão, Sócrates, Batista…) ótimos atacantes (Éder, Reinaldo… Chulapa nem pensar, hehehehe) ótima zaga (Luisinho, Oscar…). Neymar no Santos é o centro das atenções, o time joga pra ele (assim como o Barcelona apesar de ter inúmeros craques joga para o Messi) ele busca a bola e os companheiros entregam pra ele. Na seleção ele tenta buscar a bola e nem sempre recebe. Não vai resolver nada sozinho mas poderia ter um pouco mais de ousadia e partir pra cima dos adversários (coisa que não fez contra o Barça e contra Inglaterra, por exemplo). Quanto ao fato das críticas que recebe é aquela velha história do “pão e circo”, prefirimos discutir e jogar nossas frustrações no nosso time, seleção do que correr atrás do que realmente deveria ser “crucial” no nosso dia a dia: moralizar a política e sermos realmente bem representados. Mas foram criar Brasília lá na PQP… e acho que de propósito.

    • Marcio

      Quem começa uma frase dizendo que Zico foi só um bom jogador não entende nada de futebol ou gosta de ser do contra. E olha que o galinho praticamento foi “quebrado” por uma entrada criminosa e ainda sim jogou em alto nível, sempre.

      • Jair Sergio

        Zico foi craque!

  • Ton

    Janca, penso que há exageros de quem gosta do Neymar e também há exageros de quem não gosta. Vivemos em uma época que a paixão clubística está muito acima do patriotismo pela seleção e claro que o melhor jogador em atividade no momento em nosso país incomoda aos rivais, porém se o Neymar não se jogasse tanto em algumas jogadas, seria mais fácil conquistar a simpatia dos torcedores de todos os clubes, afinal ninguém gosta de ver o juiz marcando um penalti ou uma falta inexistente no Neymar contra seu time de coração. Das faltas que ele sofre 80% ele apanha mesmo, o problema são os 20% que ele se joga. Abs.

  • Louise Herréra

    Eu não gosto do Neymar simplesmente porque ele tem uma personalidade irritante. Isto não me impede de me revoltar contra políticos corruptos, a cúpula da CBF, o esporte brasileiro etc.
    Uma coisa não anula a outra.
    Todos são obrigados a gostar do Neymar?

    • janca

      Não. O que pra você pode ser uma personalidade irritante pra outros pode não ser.

  • Lazaro

    Jamais vou querer Neimala no meu Coringao. Nao gosto de quem quer aparecer mais que o meu time!
    Quanto a seleçao, nem vou falar nada… Faz muito tempo que nao ligo pra ela. Ganhando ou perdendo nada muda pra mim, pode afundar seleçao com Neimar e tudo…

  • César

    Ai eu dei valor,

    Parabéns ! O brasileiro precisa a apreender gostar do utebol de Neymar, pois ele é o craque que temos e precisa do apoio de todos quando está vestinho a canarinho.

    Sou Corintiano e quando ele esta com a camisa do San7os eu o vejo como um cai-cai, que não consegue furar a zaga consistente do timão.

    Mas quando ele veste a canarinho É MELHOR QUE MESSI !

    Tomara que o Pato possa pegar ritmo de jogo e ajudar Neymar na seleção, porquê cá entre nós, ficar refem de Luis Fabiano é brincadeira. Fred é goleador, mas acho fraco no homem a homem.

    Abraços !

    • Jair Sergio

      César, vamos falar francamente, eu torço pelo Luiz Fabiano na seleção mas parece que não vai, o Fred
      eu não acho que deva estar na seleção, acho que ainda não encontramos um centroavante que encaixe
      no time, outra coisa, a seleção com o Mano começou a melhorar quando ele levou o Kaká e o time jogou sem centroavante, na minha opinião foi um erro do Felipão não convocar o Kaká, o Ronaldinho Gaúcho jogou bem no Atlético o ano passado, mas prá mim tem que ser o Káká de tiltular, Ronaldinho ocupa a mesma faixa de campo que o Neymar, além do que o Neymar fica tímido perto dele(por ser ídolo), não deveria mas fica, o Neymar realmente não jogou bem, precisa partir prá cima e encarar esse
      europeus sem medo de errar e receber críticas, no Santos ele fica a vontade, Felipão deveria falar prá ele” Vai prá cima moleque que eu seguro o rojão”, nem o Felipão nem o Neymar tem que ter medo da
      opinião da mídia, vai prá cima e pronto! no jogo Paulinho e Ramires também não jogaram bem, Adriano foi uma lástima e alguns outros também, prá mim se salvaram David Luiz, Dante e Oscar e um pouco o Júlio César, o resto não jogou nada, mas o Neymar é o mais cobrado, então Felipão precisa segurar sua onda e mandar ele ir prá cima, e é lógico que ele também precisa fazer sua parte, ser confiante como no Santos que mesmo quando joga mal às vezes decide. encarar os caras sem medo de trombada ou de errar a jogada.

  • André

    O que me parece demais é colocar nas costas do garoto o peso da camisa amarela! Jogadores como R49 e Kaká deveriam estar agora dando suporte para meninos como o Neymar, o Lucas e o Oscar para brilharem na seleção, mas esses jogadores não rendem e outros experientes estão fora dos planos sendo assim, na minha opinião, esses meninos que citei ainda não estão prontos para carregar a seleção, essa geração de jogadores jovens que citei acima deveria, com suporte dos mais experientes, estar sendo preparada para carregar a seleção pra copa de 2018 e no atual momento fazer parte do grupo, serem importantes mas não carregar como algumas pessoas esperam deles agora!

    • janca

      Por isso acho que o ideal é mesclar a nova geração com jogadores veteranos e calejados.

  • Raphael

    NEYMAR = MT MIDIA e Pouco futebol.

    Craque do campeonato paulista. kkkkkkkkkkkk

  • Marcio

    O Neymar é um craque e suas jogadas demonstram isso, mas um craque não se mede apenas pelas jogadas. Algumas coisas ele ainda aprenderá com o tempo e com o enfrentamento dos melhores jogadores do mundo, que estão na Europa, queiramos nós ou não. Acho que o amadurecimento dele como craque de futebol depende de sua ida ao velho continente. Nas décadas de 70 e 80 o Brasil tinha os melhores jogadores jogando aqui e o nível era muito alto. Hoje a realidade é outra. Que ele continue sendo bem sucedido.

    • Jair Sergio

      Sou Santista e confesso que depois do jogo contra a Inglaterra pensei a mesma coisa, mas torço prá que ele evolua sem precisar sair daqui, sempre tivemos o melhor futebol do mundo e atualmente só se fala em Europa, nossos jogadores precisam voltar a ter a atitude dos antigos que quando vestiam a amarelinha até os de qualidade duvidosa se enchiam de confiança e encaravam qualquer um , hoje não tanto se fala de Europa que parece que nossos jogadores já estão se sentindo inferiores coisa que nunca aconteceu! A nossa tendência é culpar a imprensa, mas a imprensa, pelo menos a honesta só expressa sua opinião, mas ninguém é obrigado a aceitar e concordar, sempre foi assim, sempre contestaram, a diferença é que antes valorizavam o futebol daqui, agora só enaltecem a Europa, agora
      se nós torcedores e principalmente os jogadores entrarem nessa onda, aí irá de mal a pior, não pode se deixar levar pela opinião dos outros, acho que tem que ter personalidade, temos história, somos cinco vezes campeões do mundo, já fomos campeões até com times fracos como de 94, porque os caras já entravam com respeito dobrado contra o Brasil, agora não, os europeus sabem que até aqui
      nossõs jogadores estão sendo desvalorizados, até nossa principal promessa é questionada(Neymar), então precisa retomar o velho respeito, vamos torcer prá que dê tudo certo.

  • Não entendo,o cara arrebenta contra China e Sudão ai ele é craque,jogou um jogo contra um time japones antes do Barça,ali ele era craque.Quando joga com times de verdade vcs vem falar do coitadinho.Ele assume os microfones,ele adora dar entrevistas,a fama tem o BONUS mas também existe o ONUS.

    • Dermivaldo Piraputanga

      De acordo. Ele fala o que não deve, provoca os adversários, humilha os fraquinhos, se sente o rei da cocada preta, mas na hora do vamos ele não joga nada e ainda é tido como coitadinho.

  • carlos Rocha

    Parabens , voce e o primeiro comentarista ou blogueiro que diz a verdade, o fato do neymar nao ter se destacado nos jogos contra Corinthians e Velez deve se pela forte marcacao em cima dele combinada pela armacao do Mano Meneses e Andres Sanches , criando jogos pela Selecao para tirar ele do Santos e cansar o jogador com viagens e jogos caca niqueis. E quanto a jogar contra times fracos os criticos tem toda razao ate hoje ele so deu Bone no Chicao do Corinthians,acabou com as defesas de Flamengo e Atletico Mineiro e Internacional tudo time fraquinho e sem expressao.

    • Dermivaldo Piraputanga

      Deu chapéu no Chicão com o JOGO PARADO.

      Acabou com a defesa do Flamengo e perdeu o jogo, o melhor da partida foi o Ronaldinho, que fez 3 gols e ainda deu uma assistência.

      O jogo não valia nada para o Atlético Mineiro e o zagueiro era reserva.

      Vá ver a posição que o Inter terminou o campeonato.

      • “Acabou com a defesa do Flamengo e perdeu o jogo, o melhor da partida foi o Ronaldinho, que fez 3 gols e ainda deu uma assistência.”______ questão de opinião se foi o melhor ou o segundo, jogou muito, porque não podem haver 2, 5 ou 22 bons. 1 tem que excluir outro? Que absurdo!!!

        “O jogo não valia nada para o Atlético Mineiro e o zagueiro era reserva.”_____ Bom e para o SANTOS valia o que?!?!?!?! jogou muito de novo. Houveram muitas outras partidas do atletico com mais 19 clubes, NINGUÉM repetiu a proeza!

        “Vá ver a posição que o Inter terminou o campeonato.” ________E vá ver em que posição que acabou o Neymar !!!

        Não adianta seu comportamento e sua visão parcial refletem exatamente o post do JANCA. Se fosse encomendado não poderia ser tão emblemático:

        “””Como Neymar incomoda…
        por janca em 08.fev.2013 às 4:42h””””

      • Ton

        Muito bem observado. Esse lance do Chicão, o jogo estava PARADO isso sim não é atitude de fair play, pior que as embaixadinhas do Edilson porque naquele momento bola estava em jogo.

    • BIMUNDIAL

      Time fraquinho e sem expressão e´o seu que ficou de 4 no Japão kkkk Meu time deu a volta olimpica no Japão o seu deu????? Na Libertadores foram eliminados e armação quiseram fazer voces apagando a “luz” da arena havaianas…..Chupaaaaaa

  • leandro

    Boa tarde Janca , até onde eu sei o Lance é um site de esportes, então ninguém vai fazer críticas aos nossos políticos ou situação econômica do País aqui, certo ?

    Todo mundo critica o garoto porque quando ele faz seus dribles e “humilha” adversários de times fracos a mídia o chama de craque e o coloca no mesmo patamar dos melhores do mundo,mas quando enfrenta defesas sólidas o “craque” some.As críticas vão continuar até que ele prove que não é somente craque do campeonato paulista.

    Pra mim ele não passa de uma mistura de Robinho com Denílson.

    • janca

      É que você não deve saber que tem político misturado com futebol. E na própria CBF. O José Maria Marin é o quê?

      • leandro

        Bom dia Janca,eu sei que tem político misturado com futebol (Patrícia, Dinamite, etc…) , mas eu deixo pra falar de político em outros sites.

  • Dermivaldo Piraputanga

    Janca, o Neymar é um ótimo jogador, mas é muito mais uma invenção da mídia. Pode ser craque no Brasil, mas a nível mundial ele é apenas mais bom jogador e nada mais.

    Arrebenta contra times pequenos, faz firula contra jogares ruins, mas quando enfrenta adversários melhores ele some. Nunca fez nada contra as melhores seleções, teve apenas alguns lampejos contra seleções de quinta categoria. Contra a Inglaterra ele novamente se acovardou e não tentou nenhuma jogada de efeito.

    Contra o Corinthians ele deu chapéu no Chicão quando o jogo estava parado, mas quando foi prá valer ele sumiu e não ganhou uma do Ralf.

    O Neymar nunca jogou nada contra times argentinos (o que ele fez contra o Velez?), sumiu contra o Corinthians na Libertadores, não viu a cor da bola contra o Barcelona. Ele está se queimando quando joga pela seleção, tem até jogador ingles desconhecido zuando ele.

    Com esse futebolzinho que joga na seleção ele vai esquentar o banco do Barcelona, isso se for prá lá, porque eu imagino que ele tem medo de jogar na Europa.

    Claro que ele é novo, já fez muito para a idade e pode vir a se tornar um craque, mas por enquanto é enganação, igual ao Robinho. Ele nem tem culpa, pois os culpados são os jornalistas brasileiros que ficam enchendo demais a bola dele. A imprensa tem uma facilidade enorme em elevar qualquer jogador a status de craque. Vê o Lucas, que não joga nada e é outro tido como craque pela imprensa esportiva.

    Acho que há um equívoco, ninguém tem nada pessoal contra o Neymar nem o invejam, as pessoas apenas não gostam do jeito dele, principalmente por fazer firula contra times ruins e pipocar contra os grandes, essa é a questão. A partir do momento que ele se sujeita a isso, também responde e paga por isso. Como ele ganha mais, é mais badalado, está o tempo todo na mídia e é tido como craque, logicamente a responsabilidade aumenta e ele é cobrado, é isso que nós torcedores fazemos.

    Craque de verdade joga bem contra qualquer adversário, como faziam Sócrates, Zico, Ronaldinho (nos velhos tempos), Messi, Cristiano Ronaldo, Zidane, Platini, Beckenbauer, Maradona, Pelé, Rivellino, romário, Ronaldo, Roberto Dinamite, Matthauss, Edmundo e outros.

    • Dermivaldo Piraputanga

      O próprio Neymar não se preserva.

      No dia da final entre Corinthians e Boca ele postou foto vestido com as cores do Boca para provocar os corinthianos. Só que o Timão ganhou e ele teve que aguentar. Mesma coisa fez o Léo.

      Você já viu o Júnior ou o Zico provocarem os adversários dessa maneira? Portanto ele não vem sendo tão bem orientado como vocês dizem. E se foi bem orientado, então ele não prestou atenção, porque não usou camisinha.

      • Ton

        Dermivaldo, vc fez uma ótima observação com relação ao lance do Chicão, lembro que na ocasião até o Diego Souza que era do Palmeiras comentou que era um absurdo o jogador fazer aquilo com a bola parada e depois ao ser questionado ele disse que “Deu vontade, ele fez”, aí teve aquele jogo que o Palmeiras ganhou do Santos ( da dança do Armero) todos os jogadores já estavam revoltados com essa atitude.

        Ele tem habilidade, então ele pode sim, chapelar, canetar…..COM A BOLA EM JOGO, como ele tem capacidade pra fazer, com a bola parada não!

        • Dermivaldo

          Nada contra ele enfeitar as jogadas, mas desde que tente fazer isso contra todos, inclusive contra os bons. O que não acho correto é ele querer humilhar os pequenos e diante dos grandes afinar. Ele pode driblar do jeito que quiser, mas com respeito.

          Viu a entrevista do Tite dizendo o que ele falou na preleção antes do jogo contra o Chelsea?
          – “O melhor marcador deles é o Ivanovic, então o primeiro que pegar a bola perto dele tenta uma caneta”.
          Isso para mostrar que o time não tinha medo do Chelsea.
          E o Danilo deu uma caneta no Ivanovic, inclusive foi na defesa.

          Mas contra a Inglaterra o Neymar não tentou nada, respeitou demais.

          Um abraço e um ótimo Carnaval ao Janca e à todos.

  • cosme

    há exagero,sim há exagero,mais que o neymar está devendo está,não foi brasil e inglaterra,é brasil e alemanha,é brasil e mexico,é brasil e colombia,é brasil nas olimpiadas,o neymar com todas as babas que o brasil jogou,jogou muito;mas quando precisou(olimpiadas) ,contra grandes adversarios,cade o sr. neymar? sumiu,desapareceu,escafedeu – se;na hora de elogiar aqui no brasil pode tudo,ufania,exageros e muitas bobagens,mas hoje em dia no brasil de lula,criticas,opiniões contrarias já são chamadas de inveja,golpe,clubismo,chega ser ridiculo,a torcida santista é uma destas que faz o papel de ridiculo,nada se pode falar do neymar,que já sai disparando p/ todos os lados;não precisam acreditar em mim,vejam só o restropecto do neymar na seleção desde 2010,babas lá está o neymar,grandes cade o neymar?as olimpiadas,na hora de elogiar é neymar isto e neymar aquilo e mais ninguém,mas se tiver que criticar,pode criticar a todos,neymar não,nunca;acho que ele vai ser o melhor do mundo um dia,se sair de sua zona de conforto,ir p/ europa e mostrar todo o seu talento,ainda mais que não votam p/ melhor do mundo que jogue fora da europa,a menos que ele arrebente na copa do mundo…

  • Fabiano

    Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, gosto é igual nariz cada um tem o seu. Que ele é um grande jogador não se discute, mais quanto a personalidade dele dentro de campo e nas entrevistas, não sei se é isso td de carisma que alguns joranlistas puxa saco falam não. Acho ele muito arrogante as vezes e que ele se acha muito acima dos demais, ele eCR7 no mesmo time não dariam certo nunca pq um ia querer aparecer mais que o outro.
    Já ele e Messei juntos menos ainda pq op argentino só com o futebol ofuscaria qualquer tintura de cabelo q o Neymar fizesse pra aparecer.

  • J.Martins

    Endosso as palavras do sr. Dermivaldo e complemento: o N.Jr. é um bom jogador, mas, indo para a Europa, cairá no ostracismo, seguindo os passos de seu amigo Robinho, pois lá ele não terá o salvo-conduto que os árbitros brasileiros (estimulados pelos famigerados comentaristas de arbitragem, profissão que só existe em nosso triste país…) sempre lhe deram, e seu futebolzinho de lampejos e brilharecos será devidamente desmascarado, o que, aqui, a imprensa esportiva não tem interesse em fazer. Acabará sua carreira riquissimo (se tiver juízo) mas imortalizado como aquele que “nunca foi o que pensavam que poderia ter sido”….

  • Rafael Kaniatti

    O que realmente me incomoda é a proteção da mídia para um bom jogador (apenas isto). O craque não simula falta; O craque não some quando precisa; O craque chama a responsabilidade para si; O craque cresce em jogos decisivos e os decide;

    Infelizmente para nós brasileiros a copa está logo ai, e o Neymar só é craque em marketing.

    Caso o Neymar vá para a Europa, infelizmente, ele será apenas um Robinho piorado.

  • Em vez de falar do Neymar, eu acho que nós brasileiros que amamos nossa nação deveriamos ir as ruas e propagar a idéia firme de fechar o congresso nacional, pois pelo menos o Neymar não está metendo a mão no meu bolso, pois como disse o JANCA, é um trabalho honesto, então galera tá na hora de propagar a idéia no facebook, twiter, enfim abaixo o congresso nacional, porque esses caras não fazem nada, só nesse carnaval vão ficar 12 dias parados, e ai vamos nos unir nas redes sociais e colocar abaixo esse covil de podridão e desrespeito a nossa nação e a nós mesmo.

    • Gwaihir

      Nisto, você meu caro, está 100% coberto de razão. Essa ideia tem de ser propalada, não é possível aceitar as coisas como estão sendo feitas…como é possível ter consideração por um congresso que elege dois presidentes (Senado e Câmara) de suas casas sendo estes fichas sujas???????????????????????????

  • reinaldo

    Janca,
    Acho que eu e grande parte do povo brasileiro não gosta do Neymar pelo fato de ele jogar no Santos…rsrs..

    • janca

      Também acho, Reinaldo.

      • Dermivaldo

        Vocês estão enganados… rs.
        Torcedores de todos os clubes gostam do Neymar, mas tem bronca dele e o criticam como jogador em virtude de algumas atitudes e por não jogar nada na seleção, não é nada pessoal.
        Ninguém tem raiva do Santos.

  • Janca, creio que seja normal esperar isso da torcida, basta lembrar Ronaldo em 98.

    Entretanto acho oportunismo da imprensa pegar pesado com ele, até porque ele é jovem demais para carregar uma seleção sem planejamento algum nas costas. Sou critico de algumas gracinhas sem objetividade do Neymar, mas considero um extremo exagero de parte da mídia culpá-lo, sendo que, se não brilhante, nunca foi pífio na Seleção.

  • Julio

    Fala Janca,

    Eu acho que quem sabe jogar tem que fazer firula mesmo.
    Se o cara der chapéu, atravessar o campo fazendo embaixadas, der canetas…se não tocar a bola com a mão, é do jogo e bom para o espetáculo.
    Quem se irrita não entende nada de futebol. Quem não sabe, tem aplaudir.
    Eu sou corinthiano e torço pelo Neymar. Achei uma besteira a reclamação da torcida sobre aquele chapéu no Chicão. Que o Neymar arrebente contra o Corinthians e que o Todo Poderoso sempre ganhe no final, como tem ocorrido. O talento de um craque se combate com um bom sistema defensivo e na bola, coisa que o Corinthians vem fazendo contra times supostamente mais habilidosos. Isso também dá gosto de ver.

    Vai, Neymar!
    Vai, Corinthians!!!

    • Julio

      e outra…

      O Neymar tem 20 anos. Vamos parar de encher o saco do garoto, Se a seleção não joga bola, a culpa não é dele.

      • Dermivaldo

        A seleção não joga nada porque ele que é o principal jogador não joga nada. Não faz gol, nem assistências, não cria jogadas, não cobra faltas, nenhuma jogada de efeito, só sabe tocar de lado para se livrar da responsabilidade.

        • Dermivaldo

          Se ele não pode ser cobrado só porque tem 20 anos, então tira ele da seleção e volta quanto ele tiver uns 25.

          • Edson – Santo André

            Perfeito Dernivaldo! Só é cobrado que tem algo a oferecer. Se pensarmos bem, todos nós, nas nossas vidas somos muito cobrados: Em casa, no trabalho, ganhando um sálario corroido pela inflação (e ainda dizem que está controlada). Trabalho desde os 13 anos e tinha responsabilidades, era cobrado e procurava me fortalecer com isso, como muitos brasileiro fazem. Devemos elogiar o Neymar, assim como qualquer jogador quando atuar bem e criticar sim quando atuar mal, pois ele nos criou uma expectativa muito grande em termos um jogador decisivo para nossa seleção e vem nos decepcionando seguidamemte, espero que isso mude. Quanto a ele ser jogador do Santos não tem nada a ver o fato de muitos não gostarem dele. Veja o exemplo do goleiro Marcos do Palmeiras, é ídolo tanto em seu clube como para muitos torcedores de outros, inclusive corinthianos.

          • janca

            Foi ele quem criou a expectativa ou somos nós que depositamos muitas expectativas em Neymar, como se a seleção fosse ele e mais dez?

          • Dermivaldo

            A imprensa que criou essa super expectativa em cima do Neymar. E o torcedor está vendo que a imprensa exagerou e agora a própria imprensa começa a criticá-lo.

    • W Souza

      Nada contra chapéu. Que dê um, dois três, e chute ao gol. Se for para ver isso sem objetividade, tem um monte de mulher gostosa (herdeiras da Milene Domingos) que manda muito bem nesse e em outros campos!

  • elita

    Nossa sr. João, que erro brutal de avaliação de sua parte. Vou creditar isso a essa artimanha dos blogueiros de ter uma visão maniqueísta sobre tudo apenas pra provocar reações indignadas dos que pensam o oposto. Uma visão mais equilibrada sobre o Neymar, indica sim que um jogador protegido e badalado por 90% da mídia especializada, não pode ser considerado exatamente alguém que incomode. Faça-me o favor. Sem esse pachequismo totalmente dispensável, a verdade é uma só: A maior esperança do futebol brasileiro para a Copa do Mundo é um jogador que em várias oportunidades, em confrontos grandes, não foi o grande jogador que todos dizem ser. Isso é fato. E enquanto jornalistas com você insistirem nesse discurso pró-Neymar, aí é que ele não vai assumir que tem limitações. Pois limitações táticas e físicas tb são limitações para um jogador ser considerado top. O moço só vai atingir o mesmo nível dos grandes jogadores mundiais, inclusive de outros brasileiros, quando efetivamente conseguir desempenhar o mesmo futebol contra grandes equipes, que desempenha contra equipes fracas do interior. E isso, meu caro blogueiro, ele só vai conseguir se for cobrado para tal.

  • Jailson

    Concordo. Só queria acrescentar que, além da CBF e dos políticos citados, me irrita bastante parte da mídia brasileira que apóia sem nenhum senso crítico os bilhões que vem sendo derramado dos cofres públicos em construções de estádios pelo país afora. Sem levantar questões como a necessidade das obras, o superfataramento, da utilização após a Copa e dos custos de manutenção de equipamentos que estão sendo levantados em locais que praticamente inexiste futebol profissional (não cabe também o argumento que são arenas multiusos, pois alguém acha que os megaeventos de artistas internacionais, e até nacionais, que o país costuma receber vão ser realizados nessas localidades distantes em número suficiente para sustentar, pelo menos, a manutenção dos elefantes brancos”?).
    Eles, sempre com sorriso no rosto, falam do legado (?) para esporte brasileiro. Será que eles estão falando do velódromo que foi construído para o Pan e que terá ser demolido, pois não serve para Olimpíada? Ou do Engenhão, estádio mais moderno do Brasil, que custou 10 vezes o valor o orçado e que não serve para a Copa? Ou do dinheiro que custou a reforma do Maracanã para o Pan que foi para o ralo?
    Me irrita também políticos que fazem promessas que não são compridas. Lembro me do nosso ex-presidente Lula encher a boca numa entrevista para uma emissora de tv a cabo (porque não dizer, foi para ESPN) para dizer que não saíria um centavo do erário para construção de estádios. Pois é! Logo ele que pediu a FIFA para aumentar o número de sede de 10 para 12 e que, praticamente, escolheu as sedes de Manaus e Cuiábá, cidades que não possuem times nem na 2ª divisão do futebol brasileiro.

    • W Souza

      Amigo, se a mídia fizesse isso, faria jornalismo. Mas já nos acostumaram com propaganda. Editorial nenhum de jornal fala isso. Alguns comentaristas dizem, mas não fazem eco.

      E não há nada que possamos fazer.

      • Jailson

        Hoje, graças a tecnologia, podemos, pelo menos, mostrar a nossa indignição.

        • janca

          Isso é verdade e tem ficado claro no caso do protesto contra a eleição de Renan Calheiros pra presidir o Senado. No lugar de José Sarney… Seis por meia dúzia.

  • W Souza

    Compará-lo a Zico? Outros o compararam a Garrincha (depois de tripudiar – com o jogo ganho – em cima de um amigo de profissão). Apesar de ter apenas 21, na escala do futebol, em termos de conquistas de expressão no inicio da carreira, ele está abaixo do Robinho, por exemplo (ganhou um brasileiro e foi finalista da Libertadores).

    Ele se cria na carência de ídolos (entende-se garotos-propaganda) que acaba influenciando também a mídia. Sem os galáticos do final dos anos 90 e 2000, talvez um Denilson ou o próprio Robinho fariam o mesmo sucesso.

    Falar que o povo deveria prestar atenção nos políticos e esquecê-lo, é o mesmo que falar para a pessoa decidir entre mascar chiclete e descer escada. Dá para fazer as duas coisas – principalmente quem respira futebol.

    Não estou falando que ele é um Zé Ruela e que deva ir para a cruz, mas também não acho que ele deva ficar fazendo sua presepadas em um altar (nada contra ficar no altar anunciando cuecas ou canetas Bic). Ele ainda tem um calvário pela frente. Cabe a nós observar e comentar.

  • Sergio

    Acho q um torcedor rival pegar no pé eh normal.. agora, eu, como corintiano, nao gosto quando chega um zé, la do outro lado do mundo, desconhecido pela maioria ate entao, e critica o moleque.

    • W Souza

      Cara, acho que o Neymar está para os gringos assim com o Ciro, Cyro, sei lá, estava para nós. Ele era um moleque que jogava muita bola no regional do nordeste, na série B, mas para nós só chegavam os vídeos. Era um jogador lendário no eixo Rio-São Paulo, assim como é o Neymar na Europa.

      Tantos os “sulistas” fizeram, assediaram, prometeram que “acabamos” contratando.

      A história do Neymar ainda não chegou no ponto do contrato. Mas, acredito que se ele não for pós-Copa, não entrará para a história do futebol mundial (como tem potencial para fazer).

      Nisso, acho que o gringo tem razão, o mundo so vai conhecer (e reconhecer) se ele joga ou não, quando ele estiver em uma liga de ponta.

  • Opa Janca, olha concordo com sua coluna. Mas em relação a cobrança em cima de Neymar que só rende com adversários paulistas, acho que a cobrança é até pouca, e os elogios exagerados.

    Quando vejo Neymar pela seleção em clássicos e não jogando um décimo do que joga pelo Santos, não dou nem mérito a defesa adversária e sim a postura do próprio Neymar que nem testa a qualidade da defesa adversária. Ele recebe a bola na ponta e não tenta o drible, el etoca de lado, tenta um cruzamento ou outro e por aí vai.

    Não to pedindo pra ele sair de lá de trás e arrancar passando por todo mundo, dando lenço etc, quando pegar uma Inglaterra, Argentina, Itália……e por aí vai. Mas pelo menos partir pra cima do marcador era o mínimo, ele não tentou dar um ‘projeto

  • Opa Janca, olha concordo com sua coluna. Mas em relação a cobrança em cima de Neymar que só rende com adversários paulistas, acho que a cobrança é até pouca, e os elogios exagerados.

    Quando vejo Neymar pela seleção em clássicos e não jogando um décimo do que joga pelo Santos, não dou nem mérito a defesa adversária e sim a postura do próprio Neymar que nem testa a qualidade da defesa adversária. Ele recebe a bola na ponta e não tenta o drible, el etoca de lado, tenta um cruzamento ou outro e por aí vai.

    Não to pedindo pra ele quando pegar uma Inglaterra, Argentina, Itália……sair de lá de trás e arrancar passando por todo mundo, dar lençol e marcar um golaço. Mas pelo menos partir pra cima do marcador era o mínimo, ele não tentou dar nem um ‘projeto’ de drible contra os ingleses, e assim é em todos jogos da seleção, ao meu ver o problema não é só o adversário forte e sim a postura dele com a camisa da seleção!

    PS: Não é inveja dele, vejo um enorme potencial nele em ganhar o mundo, mas acho q a ida dele pra Europa seria fundamental pra ele se acostumar a pegar adversários de outro nível, para não chegar na Copa e sofrer.

  • Jair Sergio

    Leio muitas opiniões sobre o Neymar ter que melhorar prá ser o melhor do mundo, mas ele mesmo já disse que não quer ser o melhor do mundo, só quer jogar futebol, ganhar títulos e ser feliz, a Biblia diz que não adianta conquistar o mundo e perder sua alma, ele tem que melhorar seu futebol, tem mesmo, mas prá jogar cada vez melhor, não prá ser o melhor do mundo, nunca ouvi isso do Pelé, mas acho que ele também não pensava nisto, acho que o ele
    queria era jogar cada vez melhor, o Zico treinava prá caramba, tem tantos outros que podem servir de inspiração pro Neymar, ouvi dizer que o Pelé estudava os adversários, o Neymar poderia
    fazer isso também, tem muita coisa que ele pode começar a melhorar, não vai chegar a ser Pelé, talvez nem a Messi, Zico e outros mais, mas que ele pode melhorar isso pode.

  • Lukas

    Na verdade, o Neimar é um jogador não educado, dissimulado e adora enganar árbitros (faltas, penaltis, etc). Estamos no país do jeitinho, dos espertos e acima de tudo, de levar vantagem em tudo, certo?! Errado. Não vejo relação alguma entre política e futebol, como descrito aqui. Quanto à política, deveríamos sim cobrar mais nossos políticos, atuar mais em manifestações e quem sabe até fazer “agitações” como vemos em outros países. Mas nem por isso, posso apoiar um jogador de clube (sim!), que só espera a oportunidade para “ganhar” uma falta, um penalti, uma advertência para o adversário, que também é profissional como ele. Oras, chega de passar a mão na cabeça de meninos que se julgam o máximo. A meu ver, Neimar AINDA é uma promessa, e se continuar nesse caminho, vai ficar no ainda…!!!
    Precisamos de pessoas, tanto na política como no esporte como na religião, sérias, que tenham realmente compromisso com aquilo que fazem, para que possam fazer melhor e servir de espelho para outras gerações de como fazer bem! Estilo de cabelo, oportunista, que faz o que quer com quem quer (vide seu vasto relacionamento dizendo “pensei que podia fazer tudo”!). Exemplos para gerações futuras devem ser deixados por profissionais sérios, que só não “vistam nem suem a camisa”, mas demonstrem ter compromisso com as coisas que fazem.

    • Gwaihir

      Eu até concordo com vc, mas como estamos no Brasil, perdi completamente as esperanças e só mais 500 anos pra, quem sabe, as pessoas entenderem conceitos como ética, valores morais (no Brasil em franca decadência), honestidade, alteridade, respeito ao outro, etc…o fato limpo e seco é que grande parte dos nossos patrícios são desconectados de um senso prático de decoro e do que em alguns países é chamado de “acountability”, que nada mais é do que um misto de responsabilidade+compromisso+honestidade+ética naquilo que é de sua alçada realizar.

  • lee

    Sou tricolor..fluzao..e minha mulher é mais umas dentre tantas que só torcem para o time do namorado..e posso garantir….que ela nao gosta e nao entende nada de futebol. Usa até uma camisa do flu pq acha bonit…mas na época que o neymar apareceu legal..ela cansou de assistir jogos do santos por causa dele…numa boa..só pra ver as paradas que ele fazia dentro do campo…e o carisma, é lógico…

    . Eu tb cansei de assitir jogos dos santos…..muitos mesmo e até hj ..qd posso..eu assisto……mas creio piamente que boa parte dessa revolta é composta mais por torcedores muito jovens ou que só curtem os clubes pela internet mesmo

  • Felipe Lima

    Bom, se me permite, vou postar em partes:

    * Tendo a concordar com a inércia do povo (generalizando, e me incluindo) quanto a nossos políticos. Só reclamar não adianta, teríamos que fazer um senhor protesto! E não adianta vir com campanhas de Facebook, twitter, e o escambau, pois nada disso faz pressão real, só virtual!
    * Neymar: óbvio que aqui no Brasil ele faz por merecer o destaque que tem – apesar de eu achar exagerado, o que “ajuda” a desgastar sua imagem perante o público. Talvez o que o povo reclama é que, se ele é o protagonista da Seleção, o mais habilidoso e imprevisível, deveria ter um pouco mais de iniciativa pra resolver situações mais complicadas, e não ficar tímido porque tem outro jogador que pra ele é ídolo e manda no grupo.
    Mas creio que ele precisa urgentemente treinar e jogar em outra liga no velho continente. É necessário pra sua evolução, enfrentar esquemas mais sólidos, aprender estilos de marcação e como se desvencilhar deles. Acho que seria válido pro Muricy também, pra que aprendam novas formas de se portar em campo.
    * Só um pequeno parênteses: as pessoas dizem que ele é jovem, mas se não me engano já tem 5 anos como profissional, já teria que estar calejado pra algumas coisas, cobranças principalmente.

  • Ulisses

    me responde uma coisa pq ele da show no brasil (ele e o melhor aqui e ponto final)mas quando joga contra times bem armados nao da ??seria ele o novo robinho ??eu acho que sim!!

  • Vaz

    Janca como podemos ver a cada dia se discute menos futebol e mais fanatismos. Está díficil hoje em dia ter opinião, não concordar com este ou aquele grupo de histéricos de plantão. A burrice está se tornando uma virtude. Concordo em partes com você e em outras discordo, mas isto são apenas opiniões que poderiam e devem ser discutidas e debatidas com inteligência. Estas pessoas gostam de falar em o jornalista não muda de opinião mas elas mudam? Agora o curioso vai ser se em uma Copa do Mundo o cara entrar em campo e arrebentar, os radicais de plantão vão vaiar? Atirar ovos no cara? Vão desligar as TV’s ou retirar-se do estádio? Não, claro que não, vão estufar o peito e gritar gol ao final se campeão o cara vai virar gênio e aí estes mesmos críticos radicais vão esquecer o que escreveram e o que pensavam (se podemos chamar algumas opiniões de produto do pensamento, para mim parece mais o efeito manada do chamado torcedor).
    Como muita gente fica ofendida com comentários que as contrariam. As pessoas estão cada vez mais hipócritas pois o que criticam hoje por não fazer parte do seu circulo de amizades ou opiniões tornam-se inimigos mortais que devem e tem que ser calados e humilhados a força já se o objeto de suas críticas passa a fazer parte daquilo com que simpatiza seja por contratação (no caso de jogadores) seja por opinião e passa a condição de idolo e tem que ser defendido até a morte. Se você amanhã fizer uma crítica ao Neymar verá aqui estes mesmos caras que o consideram defensor do jogador, vendido, incoerente, aplaudi-lo e tecer elogios. Opiniões hoje em dia incomodam. Infelizmente a cada dia mais e mais pessoas parecem que vivem anestesiadas, fechadas em grupos que compartilham as mesmas idéias radicais e ditatoriais (acho que isso é um pouco o lado negativo do Facebook com seus “curtiu” e seus perfís cheios de radicalismo e incapacidade de pensar). parabérns pela opinião em que discorde em partes e concordo em outras e vamos aguardar aqui a quantidade de neófitos imbecilizados xingando e exercendo a imensa capacidade da ignorância e burrice. isto é o que está virando o Brasil. Cultura e inteligência nenhuma, viver em uma democracia só é legal naquilo que me beneficia mas quando beneficia os outros logo querem a ditadura e a censura. pobre país.
    Janca fui e bom Carnaval. Até quarta-feira de cinzas onde com certeza os “doentes” de plantão estarão agredindo outra pessoa por suas opiniões.

    • janca

      Bom Carnaval pra você também, Vaz. E de fato muitas pessoas se irritam ao se defrontarem com opiniões contrárias. E isso acontece muitas vezes comigo também, vou confessar. Muitas vezes. Mas ninguém é dono da verdade e o debate, desde que feito com educação e bom senso, claro, pode ser muito interessante. Até para que mudemos de ideia, por que não? Abs. Janca

  • Felipe

    Bom dia amigos.
    Acho triste o fato de que não podemos mais criticar ninguém. Cada dia me parece mais evidente que o Neymar tem o total e imparcial apoio da imprensa, e que criticá-lo é uma injúria.
    Não pode ser assim. É com críticas que seguimos melhorando.
    Ele precisa demonstrar um melhor retrospecto contra times melhores. Contra os grandes do Brasil (salvo alguns jogos), contra o Barcelona e pela seleção, ele simplesmente amarela, e isso é um fato.

    • janca

      Claro que podem criticar, quem disse que não? Mas quando você coloca que pela seleção ele simplesmente amarela, que isso é um fato e ponto final encerra a discussão, pois se coloca como dono da verdade. E não necessariamente é. Eu, por exemplo, não vejo assim.

      • Gwaihir

        Mas ele “amarela” com “A” amarela, ou se não, está sendo, no mínimo, desidioso com a dita camisa e não somente ele, outros assim também o fazem…

  • batista

    Janca: Apesar de achar que o Neymar ultimamente ta parecendo muito com o tal personagem “Kekeilson” do casseta. É indiscutível ele é o melhor das Américas. E sim incomoda muita gente. Janca saberia me dizer qual é o prazo final para inscrição de atletas na “CBF”?

    • janca

      Para a Libertadores encerrava ontem, pelo menos que eu saiba.

  • Dorival

    Janca, o Tostão disse em um dos seus comentarios que: O importante é a arte e não o artista, um bom exemplo é Amadeus, no filme vemos uma pessoa completamente desajustada socialmente, mas um genio em sua arte.
    Hoje em dia se endeusa as pessoas e não a sua arte ou habilidade, afinal somos apenas humanos com erros e acertos, dias bons e maus, julgar alguém sem conhecer é no ninimo absurdo. Alguns comentaristas e jormalistas entram na area pessoal julgando o comportamento dos jogadores como se tivessem este direito, todos os membros da midia podem julgar o trabalho dos profissionais da area, não seu comportamento ou decisões e escolhas pessoas é dai que vem muitas confusões e atrito levando aos torcedores se colacarem em certas possições de quererem fazer justiça com as proprias mãos.
    Concordo que o nosso povo não reage contra os roubos e desmandos deste país de exploradores independente que quem esteja no poder no Planalto central. Temos 500 anos de exploração e descaso com a educação e saude um povo doente e desnutrido tem seria dificuldades de aprendizado, mesmo tendo escola seu desenvolvimento é menor dos que tem um poder aquisitivo melhor. Isto devera mudar? Não acredito, teriamos de promover um reforma completa em toda a sociedade e isto não é de facil execução, estaremos daqui a cem anos discutindo mais do mesmo.

    • janca

      Eu concordo que o importante é a arte, mas sem o artista… Ficamos apenas com a natureza, que é lindíssima, embora esteja sendo destruída há séculos pela humanidade. Mas isso é outra história. Sobre o poder no Brasil, sem palavras. Como gosto de dizer a história recente me lembra muito “A Revolução dos Bichos”, do Orwell. E PT e PSDB cada vez mais parecidos… Abs. e bom feriado, Janca

  • Sérgio

    Sou Palmeirense e acho o Neymar um tremendo craque!
    Messi é atualmente o melhor do mundo, sem dúvida. Porém, nem o argentino nem nenhum outro jogador da atualidade tem o grau de imprevisibilidade do santista.
    Como explicar aquele gol contra o Flamengo?! Coisa de gênio.
    O moleque tem 21 anos e vive uma pressão enorme por ser o melhor do Brasil e, sim, um dos melhores do mundo.
    Ele não vem jogando bem pela seleção principal. Fato!
    Porém, sempre é bom lembrar que, somente agora, Messi desabrochou no selecionado argentino.
    Enquanto os recalcados tentam morder seus cotovelos, mesmo jogando em clube adversário, eu me divirto assistindo o moleque deixando os beques “fulos” da vida! rs
    Paciência com o garoto. Que ele continue trazendo alegria aos gramados brasileiros.

  • Gwaihir

    Esse Neymarzinho é inteligente demais, está podre de rico, figura em todas as manchetes, marketing e propagandas, está sentado na grana, o time dele lucra milhões também, agora me digam: jogar mais bola pra quê? Já tá bom demais e apesar das mentiras propaladas pela imprensa ele está sim acomodado. Já deu e continua dando provas disso, na “selecinha” não faz a diferença. Jamais será um Romário que aconteceu numa copa (94), e nunca , nunquinha mesmo poderá se comparar ao menos com Messi, mas que ele é inteligente, ah, isso é mesmo…

  • jetro

    Boa tarde Janca!!!
    não acho que o Neymar incomoda tanto assim,pergunte pra qualquer defesa boa!!!rsrsrsr
    Me diga um jogo que ele jogou bem com defesas bem postadas?
    o problema é que a mídia o coloca como salvador da pátria,coisa que ele(ainda)não é….
    tenha um ótimo feriado!!!

    • Dermivaldo

      Hoje em dia é uma moleza.
      Imagina se o Neymar pegasse pela frente Baresi, Gamarra, Luis Pereira, Oscar, Mozer, Aldair, Beckenbauer, Figueroa, Domingos da Guia, Passarella, Bobby Moore, Mauro, Belini, Luizinho, Ruggeri…

      • Dermivaldo

        Esqueci do Maldini, que nos velhos tempos botaria o Neymar no bolso.
        Substituição na minha lista: Sai Mozer, entra Maldini.

        • Dermivaldo

          Vá tentar fazer firula contra o zagueiro Ayala nos velhos tempos, argentino já aposentado.

      • Jetro

        concordo plenamente!!!

  • Amanda

    A cada dia as criticas em cima do Neymar se superam, esses dias mesmo eu
    vi comentarem que é errado ele tirar a camisa e abaixar um pouco o short,
    não sabem mais o que dizer pra tentar derrubá-lo, mas o lado bom disso
    é que ele é forte e continua o mesmo.O lance do penalti se ele pegasse a bola da mão
    do Ronaldinho pra bater iam dizer que ele não é humilde e como ele deixou,
    disseram que ele não teve personalidade. Eu sinto que as pessoas são muito armargas,preferem briga,xingar,fala mal do que admirar. Aí dizem que a midia
    o inflam…mas e o Ronaldo,Romário, Ronaldinho, Zico, Pelé e outros, que o acham
    de um talento incrivel? Será que esses gênios do futebol estão inventando ?
    Com apenas 21 anos e os titulos que tem, é normal ? Coincidencia?
    Por que o Real Madrid e BArcelona estão ‘brigando’ por ele?
    Realmente nesse jogo ele não foi bem, mas nenhum jogador do Brasil foi,
    pra começar o Ronaldinho pra mim não serve mais pra seleção, o Kaká foi o unico que
    conseguiu puxar a responsabilidade pra ele, não entendi pq Felipão nao o convocou,
    Na lateral eu prefiro o Maicon do q Daniel, Marcelo e Thiago Silva são incontestaveis.
    David Luiz ta nesse dilema de ser voltante e zagueiro. Eu gosto do Paulinho e do Ramires,
    apesar dos 2 terem ido mal.O Julio Cesar foi mt bem,mas eu apostaria no Cássio.
    E apesar de tdos os erros que o Mano Menezes cometeu,só no final estava surgindo um pequeno caminho, do Neymar,Kaká,Oscar,Hulk(ou Lucas) confundindo a marcação, com movimentação e o Neymar mais solto. Acho que o time deveria ser esse e eles começarem a se entrosar o mais rapido possivel. Infelizmente o Felipão parece que tem uma ideia diferente, mas eu vou sempre torcer pela minha seleção, e principalmente pelo Neymar, que é um jogador diferente, um dos pouco (talvez o unico) no mundo com essa magia brasileira e que queiram ou não ele fez e ta fazendo historia no Brasil, não só pelo futebol mas pela sua
    personalidade ousada ( como ele msmo diz ). E sim, ele incomoda, algumas pessoas não suportam ver alguém brilhar e ser feliz.

    • Dermivaldo

      Tem que ver as circunstâncias dos títulos que o Neymar conquistou.
      Ganhou o campeonato Paulista roubado do Santo André, pois o gol legal anulado daria o título ao Sto. André.
      Teve sorte em pegar o Guarani na final do Paulista de 2012.
      Ganhou a Copa do Brasil perdendo para o Vitória na final, inclusive tomou sufoco o jogo todo e ganhou na sorte.
      Ganhou a Libertadores enfrentando só galinha morta e quase ficou na primeira fase, teve a sorte de não enfrentar brasileiros nem argentinos.
      …………….
      Sem contar outros títulos que o Santos literalmente “ganhou”:
      – Ganhou 2 Libertadores qdo era um torneio de 4 clubes.
      – Ganhou 6 Brasileiros da CBF via Fax (na realidade eram Taça de Prata e Robertão)
      – Ganhou a Intercontinental roubado do Milan.

      • Amanda

        Parabéns Dermivaldo, você já pode ter a carteirinha oficial dos anti-Neymar.

    • CLAUDIO SANTASTICO

      AMANDA CONCORDO PLENAMENTE COM VC, ESSES MESMOS TORCEDORES QUE SÃO ANTI NEYMAR E SANTOS FC RESPECTIVAMENTE, VIVEM CRITICANDO O MESMO QUANDO ELE NÃO JOGA BEM NO PRÓPRIO SANTOS, INFELIZMENTE NA SELEÇÃO BRASILEIRA ELE AINDA NÃO MOSTROU TUDO O QUE SABE, O QUE ACHO ENGRAÇADO QUE O MELHOR JOGADOR DO MUNDO, O MESSI NO BARCELONA ARRASA NAS PARTIDAS, MAS NA SELEÇÃO DA ARGENTINA DEMOROU MUITO PARA DESLANCHAR, INFELIZMENTE OS ANTI-NEYMAR VÃO ACHAR QUALQUER MOTIVO PARA FALAR MAL E TUDO MAIS , O GOZADO QUE QUEREM FAZER COMPARAÇÃO COM O FUTEBOL QUE SE PRATICA NO CONTINENTE AMERICANO E NA EUROPA…O NEYMAR JOGA NO CONTINENTE AMERICANO, E NA AMERICA ELE É O REI QUEIRAM ACEITAR OU NÃO A TORCIDA QUE NÃO GOSTA DELE, NA SELEÇÃO BRASILEIRA QUEREM ACHAR UM SUPER HEROI E COLOCAR NEYMAR COMO “CARA” QUE VAI FAZER A SELEÇÃO BRASILEIRA CONQUISTAR A COPA DO MUNDO NO BRASIL EM 2014, O GOZADO É QUE ESSAS MESMAS PESSOAS SÃO AQUELAS QUEM ERAM CONTRA O TECNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM 2010 DE CONVOCAR NEYMAR E GANSO NA COPA DO MUNDO DA AFRICA DO SUL…A TORCIDA PRECISA ENTENDER QUE NO JOGO CONTRA A INGLATERRA FOI O PRIMEIRO JOGO DA SELEÇÃO CONTRA UMA EQUIPE FORTE, E NÃO COM AQUELAS SELEÇÃO QUE O BRASIL JOGA DANDO UMA GOLEADA ARRASADORA COMO FOI COM A CHINA, ALIAS ESSES AMISTOSOS CONTRA EQUIPE DE MENOR EXPRESSÃO NO FUTEBOL MUNDIAL, NA QUAL SOU TOTALMENTE CONTRA, PORQUE NUMA COMPETIÇÃO TÃO IMPORTANTE COMO O MUNDIAL E OU A COPA DAS CONFEDERAÇÕES NÃO SÃO ESSAS EQUIPES COM CERTEZA QUE VÃO PARA AS OITAVAS OU QUARTAS DE FINAL, POR ISSO ACHO UMA PERDA DE TEMPO A SELEÇÃO BRASILEIRA JOGAR COM ESSES TIMECOS QUE NÃO TEM TECNICA E FUTEBOL DE PRIMEIRA LINHA, PORQUE QUANDO JOGAM PARA VALER NUM MUNDIAL COM TIMES DE TRADIÇÃO A SELEÇÃO BRASILERA SÓ DA O MAIOR VEXAME…SE A SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO CONQUISTAR A COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL, AMANDA MINHA CARA AMIGA VC PODE TER CERTEZAÇÃO QUE AS PESSOAS E A MIDIA VÃO QUERER PROCURAR UM “CRISTO” PARA JUSTIFICAR ESTE VEXAME…ADIVINHA QUEM SERÁ??? É NEYMAR NA CABEÇA COM CERTEZA…SÓ QUE TEM UMA DIFERENÇA UMA SELEÇÃO BRASILEIRA, É COMPOSTA DOS MELHORES JOGADORES DO BRASIL, ACREDITO EU, E POR ISSO OS PRÓPRIOS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO PODE PENSAR QUE NEYMAR PODE RESOLVER TUDO SOZINHO…..LEMBRAM-SE DO DESABAFO DO NEYMAR EM RELAÇÃO AO ELENCO DO SANTOS FC NO FINAL DO ANO PASSADO, QUANDO DISSE QUE O ELENCO SANTISTA NÃO PODE PENSAR QUE ELE SEMPRE VAI RESOLVER AS COISAS??? É O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SELEÇÃO BRASILEIRA TAMBEM…

  • Luiz Marfetan

    Janca o sr. está confundindo alhos com bugalhos, NÃO gosto do futebool de lhe. NÃO me importa se ele ganha grana feito agua. NÃO estou alheio aos problemas da CBF, mas NÃO posso fazer muito a respeito. NÃO voto em corrupto, Calheiros, Collor, Sarney entre outros muitos NÃO estão lá com meu sufragio.
    Zico era jogador de Maracana lotado, lá era o salão de festas de lhe, nunca se formou na Europa. Jogou na Udinese um ano no segundo o mandaram embora. Tampouco me importo com a grana que ganhou, nem com a que ganha. Na seleção jamais fez um golzinho sequer decisivo, sempre que fez 1 o jogo já estava 2, 3 p/o BR.
    Conheço varios jogadores que eram feras nos clubes, nunca se formaram na seleção 2 exemplos: Dirceu Lopez e o Divino Ademir da Guia entre outros. O que nunca foi demerito p/eles, ao contrario.
    Neymar e um Robinho melhorado, mas não muito.
    E minha opinião que hoje vai contra seus sempre bons artigos!

    • janca

      Temos opiniões diferentes, inclusive sobre Zico, que jogou muito pela seleção e não era jogador só de Maracanã não, ao contrário do que muitos quiseram vender. Mas respeito a sua opinião, embora continue com a minha. Abs. e ótimo feriado, Janca

  • sandrofla

    Concordo com tudo só faço uma ressalva quanto ao jogador humilhar o adversário gratuitamente, sem perigo algum de gol, apenas para mostrar superioridade. Mas é da idade e com a chegada da maturidade ele vai saber lidar com isso.

  • SANTÃO

    Janca concordo plenamente com vc.
    Falar que o neymar é cai cai é muito fácil, se ele não tiver elasticidade e escapar ou se jogar para não ser quebrado, ele estaria em cadeira de rodas.
    Acho que o santos agiu orretamente em contratar bons jogadores como o cicero, montillo, rene junior além de manter outros bons, para poupá-lo de de toda a responsabilidade.
    A medida que o time for se entrosando deverá ficar mais facil de jogar.No caso da seleção que a maioria dos jogadores jogam no exterior e encontram tres ou no máximo seis vezes por ano, e cada encontro ´elenco é diferente, fica mais dificil.
    No caso das seleções europeias , a maioria dos jogadores de suas seleções jogam na europa, e se conhecem mais, fica mais facil de criar padrão de jogo.
    Acho que temos que dar crédito ao filipão , pois a cobrança aqui é grande, e as dificuldades maiores ainda, e com certeza todos nós vamos queremos o hexa.
    Quanto aos torcedores de outros times como o cu…. que se acham, eles tem toda a razão de não gostar do neymar, pois ele já mostrou que em campo várias vezes ganhando dos gambás, mas eles só lembram de um jogo que eles ganharam.
    fazer o que né ?

    • Dermivaldo

      Até que enfim um que concorda com o Janca… só santista mesmo.

  • Erick Carvalho

    Pô meu camarada, não me leve a mal não, mas o Zico jogou pra caramba pela seleção e só não ganhou a copa porque futebol não tem lógica e ele só era considerado jogador de clube por vocês paulistas que inclusive o vaiavam quando a seleção jogava aí em São Paulo e ele fazia gol. Vocês são muito bairristas, as coisas de vocês sempre são melhores pra vocês é claro.

    • janca

      Em São Paulo vendiam o Zico como jogador do Maracanã. Mas ele foi muuuuuuito mais do que isso. Muuuuuuuito mais, Erick.

    • Dermivaldo

      Morei no estado de SP a maior parte da minha vida e nunca ouvi dizer que o Zico era jogador de clube. Acho que seu sentimento de vítima de bairrismo não procede.

      Sempre vai existir a rivalidade entre os torcedores dos clubes de cada Estado, mas jogadores do naipe de Pelé, Rivellino, Ademir da Guia, Gerson, Garrincha, Sócrates, Zico, reinaldo, Roberto Dinamite sempre foram respeitados.

      Os clubes paulistas sempre ganharam muito mais títulos que os cariocas em todos os campeonatos e isso é fato, também não se trata de bairrismo.

      Acho que é justamente o contrário, a imprensa do Rio sempre protegeu os times cariocas, enquanto a imprensa paulista sempre procura algo para criticar os clubes paulistas, querem ver o circo pegar fogo.

      • Dermivaldo

        Tome como base 2012:
        A imprensa de SP passou o ano criticando o Palmeiras e elogiando Corinthians e Fluminense. E o Fluminense não é paulista. Estamos em 2012 e a imprensa paulista continua elogiando o Fluminense. Cade o bairrismo?
        Criticam o Flamengo e o Vasco pelos motivos que todos sabem.

        • janca

          Não existe uniformidade na imprensa, ao contrário do que seu discurso apregoa, seja em São Paulo, seja no Rio. Se o Fluminense foi elogiado em 2012 não será por ter feito uma boa temporada e conquistado inclusive o Brasileirão? Flamengo e Vasco foram criticadíssimos no Rio (e em SP), assim como o Palmeiras pela campanha no Brasileirão. Nem poderia ser diferente.

          • Dermivaldo

            Foi isso que eu disse Janca. Um ótimo domingo prá ti.

          • janca

            Pra você também, embora tenhamos diferentes visões em relação aos times do Rio e de SP e o tratamento que recebem da imprensa. Mas isso faz parte do jogo. Grande abraço, Janca

      • janca

        Não é verdade. Em São Paulo muita gente dizia que Zico era jogador de clube, especialmente na segunda metade dos anos 70. E esse papo de que a imprensa do Rio protege os times cariocas enquanto a paulista critica os de São Paulo está ultrapassado. E mesmo a questão do bairrismo, que fica evidente em seu texto quando trata de títulos conquistados por clubes paulistas e cariocas, mudou muito nos últimos anos. E as rivalidades, inclusive. Seu discurso que não, Dermivaldo.

        • Dermivaldo

          Janca, nunca vi nenhum desrespeito ao Zico em em SP, se isso ocorreu na metade dos anos 70 eu era um garotinho. E isso deve ter sido mútuo, dos dois lados. A imprensa carioca sempre protegeu os times do Rio e continuam protegendo, principalmente o Flamengo. Não teve nenhum bairrismo no meu texto, é fato que os Paulistas tem muito mais títulos que os cariocas em todos os campeonatos. Não mudou nada nos últimos anos, pois no ano passado o Fluminense só foi campeão por causa dos erros de arbitragem. No anterior o fluminense ganhou graças às entregadas do São Paulo e do Palmeiras. O Flamengo ganhou graças à entregada do Corinthians. Também é fato, nada mais. Eu adoro o Rio.

  • marco piacitelli

    Bem o incrivel é que voce disse tudo , e depois tentou defender o cara , o Neymar é sim jogador de clubve pode um dia a vir a ser jogador de seleção brasileira mas está muito longe de ser craque , porque na minha concepção o “craque decide”

  • Edu Machado

    zico passou a vida inteira com a perna dependurada de tanto levar carrinho e voadora. nunca chegou 100% em uma copa.

    neymala o juiz marca falta em cima dele se o kra der 1 espirro.

  • Gledson

    Parabéns pelo post. Só acho que o Santos deveria preservar mais o seu jogador o que evitaria um monte de baboseiras. Veja ele dar reboladinha na frente de zagueiro do Ituano é uma coisa na frente da zaga da seleção inglesa é outra, isso é pura verdade então pra que deixá-lo jogar contra esses timecos do paulista? O Santos tem elenco suficiente pra fazê-lo atuar apenas contra jogos importantes em casa ou que tenha algum apelo publicitário tipo jogo pra TV. Excesso de exposição fazê-lo jogar no interior quente de SP pra 2 mil pessoas preserve pra ganhar jogos importantes e daí ter que aguentar jogadorzinho querendo dar lição de moral passa a ser lenda.

    • Felipe Lima

      1º: O Neymar já é o dono do time. Se ele quiser jogar, jogará, independente de qualquer planejamento.
      2º: Ele atrai público. Então existe o interesse de que jogue em outras cidades, contra adversários mais modestos, para que essas equipes tenham bilheteria.

      • janca

        Mas se ele atrai público _e atrai_, inclusive uma criançada que começa a torcer pelo Santos por conta do ídolo, não é por mero acaso. Pelo menos não acho que seja no caso do Neymar, não, Felipe.

  • Não entendo as pessoas que defendem o Neymar, dizendo que na seleção ele não joga sozinho.Sendo assim, será que os companheiros de Santos são melhores do que os companheiros de seleção?Seria um André, melhor do que Luis Fabiano, Fred?seria um bruno perez, melhor do que Daniel Alves?Na minha opinião Neymar é um bom jogador, que se destaca atuando no brasil, pelo fato de o futebol aqui está nivelado por baixo.Agora não dar para entender algumas pessoas, que insistem em falar que ele é um gênio, que ele é um fora de série, e que ele pode ganhar a copa para o Brasil.Também não consigo entender as pessoas que o colocam no mesmo patamar de Cristiano Ronaldo e Messi.O povo brasileiro tem que entender que aquela superioridade que tínhamos antes, não existe mais no futebol mundial, e hoje os melhores jogadores(infelizmente) não são mais jogadores brasileiros

  • zizinho

    deixem que falem,quanto mais ele jogar aqui no brasileiro e na libertadores é melhor para o nosso santastico,quanto a seleção me de um jogador que esta jogando bem, portanto que a cada convocação aparecem varias surpresas, o brasileiro tem que por na cabeça que o brasil não é mais o pais do futebol. os antigos jogadores foram para o exterior e ensinaram aos gringos como jogar bola .temos que olhar mais é para a politica brasileira, que os caras fazem oque querem e fica por isso mesmo.

  • aristoteles silveira souza..eternamente santastico…

    Disse tudo :

    O futebol brasileiro, assim como o povo, é reflexo de tudo que de ruim acontece neste
    País. Simplesmente ” ACABARAM COM A NOSSA MAIOR PAIXÃO ” Esta corja de gente
    que se mantêm no PODER POLÍTICO deste país,e não larga o osso.
    Quando os ” civilizados ” europeus se dizem dono deste esporte e vemos nesta mídia a
    realidade maquiada das COPAS DO MUNDO por exemplo, as denúncias nos campeonatos
    europeus, ” civilizados e ordeiros, mas sem cascas de bananas ” me vem um questiona –
    mento…..

    Porquê será que PELÉ nunca saiu…?

    Obrigado Neymar…..Obrigado Pelé…

    Como é bom ser santista….!

    • Dermivaldo

      Independente do clube de cada um, todos nós temos uma simpatia pelo Santos, pela Portuguesa e pelo América.

  • alexandre

    CAI CAi, CAi CAi, CAI CAI……………………..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E a juizada marca, vamos progeter a “jóia”, cai

  • César

    Se o pior jogador da seleção é o artilheiro e líder em assistências, imagine os os outros ? Ah, irão dizer que fez jogos contra times ruins e contra os bons ele amarela, e eu repito, “imagine os otros”

MaisRecentes

Revolta corintiana



Continue Lendo

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo