Bebeto e a guerra política



O convite de José Maria Marin para ex-jogador Bebeto coordenar as categorias de base da CBF tem um viés político. Para o presidente da confederação é uma forma de colocar um homem de sua confiança e que não seja atrelado a Andrés Sanchez, ex-diretor de seleções da entidade.

Tanto Marin quanto Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, vice mais velho da CBF e desafeto de Andrés, Bebeto sempre foi fiel se posicionou ao lado dos dois nos conflitos da alta cúpula do futebol brasileiro, ao contrário do ex-jogador Ronaldo, que é visto como partidário do ex-dirigente corintiano.

Tanto Bebeto quanto Ronaldo integram o Conselho de Administração do COL, o Comitê Organizador Local da Copa-2014. Bebeto, ao contrário de Ronaldo, é tido como figura apagada por Marin e Del Nero e um bom cumpridor  de ordens.

Além do convite para trabalhar na base e fazer parte do COL, onde tem papel decorativo, Bebeto é deputado estadual (PDT) no Rio. Ronaldo, que comanda a empresa de marketing esportivo 9ine, deve passar dois anos em Londres, aperefeniçoando-se na função de executivo.

A crise na gestão das categorias de base do futebol brasileiro, que não é de hoje, estourou com o fiasco da seleção sub-20 no Sul-Americano da categoria. Comandado por Emerson Avila e contando com o meia Mattheus, filho de Bebeto, no time, o Brasil foi eliminado logo na primeira fase, ficando entre os dois últimos colocados do torneio. A Argentina também caiu fora logo e ambos não conseguiram vaga para o Mundial Sub-20.

Jorginho, técnico do Bahia, chegou a ser convidado por Marin para treinar a seleção sub-20, mas depois foi descartado, com a justificativa de que teria passado a informação à imprensa antes do anúncio oficial.



  • Alexandre Ribeiro

    A CBF acusa os jogadores de não terem tido comprometimento. Eu pergunto: a CBF teve com as categorias de base? Esperou acontecer a tragédia pra se mexer? A vaga pro Mundial já era. Foi. Acabou. Essa medalha Marin não vai ter.

    • janca

      Pelo jeito faltou comprometimento, como dizem por aí, a todos. Se a CBF mal cuida da seleção principal _e sabendo que o Mundial do ano que vem acontece por aqui_, iria se preocupar com a base? Uma lástima mesmo, Alexandre.

    • César

      Janca, esse Zé da Medalha é mais politiqueiro que o Ricardo Teixeira, não faz nada pensando no futebol brasileiro, é só conchavo para perpetuar no poder, VEXAME HISTÓRICO EM 2014.

    • Rodrigo

      E ainda tem a questão do futebol feminino, que é o que está levando a nossa moral nas costas lá fora ultimamente.

      • janca

        Não está mais. O futebol feminino, apesar de tantas promessas (nunca cumpridas) pela CBF _e inclusive por conta disso_, está em decadência. Vide a última Olimpíada.

  • Mario

    sera q seria dificil contratar o Gerson ou o Zico ou Rivelino ou Rai ou qualquer pessoa q não fosse um boneco de ventriloco p/fazer um trabalho serio , profissional e melhorar a imagem da CBF?

    falar o q da divições de base da CBF se a seleção principal q convocou JC e pipocou noticias apos isso q ele ia p/a Manchester , Arsenal e etc ?

    • janca

      Oi Mario. Dos quatro que você citou acho que o Zico ou o Raí poderiam fazer um trabalho mais independente, digamos assim, ou poderiam tentar, melhor dizendo, porque o que a CBF quer mesmo é um fantoche _ou uma espécie de. Sobre a convocação do Júlio César, não vejo problema nenhum, Felipão apostou na experiência, com a anuência e o dedo de Parreira, que defendia o goleiro da Copa de 2010. Eu teria convocado o Diego Cavalieri, que foi o melhor goleiro do Brasil em 2012 e está em ótima fase, mas entendo a decisão e respeito a opção da comissão técnica do Brasil. Que não sofreu, vale ressaltar, pressão de Marin na convocação. O presidente da CBF, neste caso, pensa como eu. Teria chamado o goleiro do Flu.

      • flavio

        Para fantoche eu acho que o tal de Raí seria o indivíduo ideal. Ele que sempre foi uma sombra de jogador de futebol e sempre bem relacionado com diretores exemplares como os de seu ex-time.

        • janca

          Pelo menos montou uma Fundação, a Gol de Letra, que pelo que me consta tem feito um bom trabalho social e de inclusão.

          • flavio

            Sera que os beneficiados realmente são crianças carentes?

          • janca

            Você tem alguma informação contrária? Porque eu não. Se tem e se há alguma irregularidade na fundação seria bom que denunciasse, afinal de contas não faltam ONGs de fachada ou outras que não são de fachada mas vivem de recursos do governo, mal prestando contas à sociedade, quando não deveria ser assim. Mas não acho que seja o caso da Fundação Gol de Letra. Se é e você sabe de alguma coisa, com todo respeito, em vez de insinuar, seria importante para a sociedade que denunciasse.

  • Arthur

    Só sei de uma coisa se Ronaldo se candidatar para presidente da CBF o coitado do Del Nero pode começar a colocar as barbas de molho. Ronaldo fenomeno pode ter qualquer tipo de restrição para o cargo, mas seria infinitamente melhor tê-lo na presidencia da maior entidade de futebol deste país que o velho, ultrapassado, politiqueiro, beijador de mãos do Del Nero. Concorda Janca?

    • janca

      Eu ainda preferiria uma outra via, mas sem dúvida entre Del Nero e Ronaldo sou mais o segundo, mesmo ele tendo defendido com unhas e dentes Ricardo Teixeira, o que me desapontou. Ronaldo não deixa de ser um político, mas, como disse, ainda prefiro seu nome ao de Del Nero. Mas não sei se seria barbada, não. Marin e Del Nero têm os presidentes das federações nas mãos e pra que uma candidatura seja viabilizada, pelo que me consta, deve ter o apoio de pelo menos 7 das 27 federações e 5 dos 20 clubes da Série A.

      • Corinthiano folgado (imparcial)

        Eu não gostaria de ver o Ronaldo presidindo a CBF, pois ele nunca bate de frente com ninguém e é facilmente “comprável” ou no mínimo “manipulável”.
        E também não é porque o cara foi um grande jogador que tem competência para assumir a CBF. O próprio Zico já disse que não tem perfil administrativo.
        Sou à favor de mudanças e trocar de vez esses cartolas antigos, que fazem mal ao esporte em geral, tem que haver rotatividade em todos os cargos.
        Mas todos sabemos como é feita a eleição, ou seja, uma troca de favores e quem não apóia sai perdendo. Da mesma forma o Nuzman se mantém no COB.

        • janca

          Também acho que não tem que ser um ex-jogador. Não é porque jogou bola que necessariamente sabe como administrar uma confederação como a CBF. E também defendo a rotatividade no poder e vejo as eleições como viciadas _uma troca de favores, como você bem colocou.

          • Arthur

            Janca esse é o problema, acho Ronaldo dos ex-jogadores o mais preparado para administrar algo, até porque sua carreira sempre foi bem gerida tirando alguns episodios que mesmo tendo pisado na bola mostrou desenvoltura em dar a volta por cima, essa é sua maior força. Não estou escrevendo que deve ser o Ronaldo, mas sua última resposta deixa claro que ninguém está preparado, ninguém, não há um nome hoje que assumirá a CBF e estará totalmente preparado para fazer nosso futebol crescer da forma correta. A pergunta que lhe faço: QUEM ?

          • janca

            Não sei se é o mais bem preparado, ele está se preparando, claro, geriu bem sua carreira, comanda a 9ine, que tem um trabalho importante no marketing esportivo, tem renome internacional, mas tende a se aliar com os poderosos _veja a reaproximação com o Ricardo Teixeira, que foi quem o nomeou para o COL, sendo que defendeu o então presidente da CBF até não podr mais. O Leonardo, apesar de algumas alianças que podem ser contestadas no cenário internacional, é outro ex-jogador que tem preparo. O próprio Zico conhece muito bem o ramo. Enfim, não temos um nome só, sendo que não precisamos necessariamente de um ex-jogador dirigindo a CBF.

  • flavio

    Quando este tal marin assumiu a presidência eu disse que teríamos saudades do RT e quem viver veria. Só para variar minhas previsões estão se concretizando, pois com exceções óbvias dos torcedores do time do jd leonor que são especialistas em defender crápulas como estes. Os demais torcedores estão desesperados com o andamento do futebol brasileiro. Estamos caminhando para o fim. Graças aos canalhas que comandam o futebol mundial teremos mais uma copa do mundo arrumada para o brasil. Fator que dará um fôlego aos ridículos que comandam a CBF, porém a tendência é a falência a médio prazo. A derrocada da seleção sub-20 foi só um exemplo de como os canalhas favorecem seu próprio time e prejudicam a seleção repassando o treinador da categoria para comandar o time de coração. Dias piores virão e novamente eu digo. Quem viver verá!

    • janca

      Saudades de jeito nenhum. Mas não é por isso que somos obrigados a elogiar Marin, que aliás é herança do próprio Teixeira _era o vice mais velho do ex-presidente da CBF, como foi vice de Maluf no governo de SP durante o regime militar. Maluf, aliás, que tem sido muito assediado tanto por PT quanto por PSDB, dois partidos com a mesma cara, pelo menos a meu ver.

      • Corinthiano folgado

        Não dá para ter saudade do RT, que é bandido do nível do Jerome Walcke, Blatter, Avelange, Nicolas Leon e toda a cúpula da Fifa.
        Antes que falem qualquer coisa, o Maluf é sãopaulino.
        Eu não gosto do Lula e acho ele corrupto, mas não acho certo criticarem ele por ser corinthiano ou criticarem o Corinthians por o Lula ser torcedor.
        O Sarney é um dos piores e é flamenguista.
        Há péssimos políticos que torcem para todos os clubes, assim como torcedores que são tão bandidos como os políticos.

  • Corinthiano folgado

    Por que tem que ser sempre cariocas comandando a base? O Milton Cruz seria um ótimo nome.

    • janca

      Também acho um bom nome. Mas quem escolheu Bebeto foram Marin e Del Nero, que são de São Paulo.

      • Corinthiano folgado

        Sim Janca, mas o problema é a forma como escolheram. Que experiência tem o Bebeto nesse cargo? E ele é deputado, não vai fazer bem uma coisa nem outra. O Bebeto é bonzinho e chorão demais para ocupar um cargo desses, não tem perfil e vai botar na seleção um monte de jogadores mimados que acham que são craques só pq jogam em times grandes.
        Acho que a escolha do Bebeto foi uma maneira do Marin e do Polo agradarem os dirigentes e clubes cariocas, é um jogo de cartas marcadas. Senão diriam que barraram os profissionais cariocas.
        Não é questão de bairrismo, mas os melhores profissionais das categorias de base não estão no Rio. Apenas o fluminense faz um trabalho melhrozinho.
        Esse último técnico da seleção vimos no que deu, aonde acham esses incompetentes?
        Abraços.

        • Corinthiano folgado

          Seleção tem que ser merecimento por bons serviços prestados nos clubes.

        • janca

          Também acho que o Bebeto não tem o perfil adequado _tem o perfil que queriam Marin e Del Nero. É submisso e segue as ordens que recebe. Abs.

  • Vaz

    Embora seja muito cedo já que as eleições na CBF (se não tivermos nenhuma surpresa) não sejam para este ano ou ano que vem mas pelo andar da carruagem cada vez mais parece que Marin/Del Nero estão ficando isolados. Aqui ou ali vem ficando claro, gestos de distanciamento gradual da dupla dinâmica por parte de federações, dirigentes e demais atores. São articulações que começam de onde pareciam (só pareciam) improvável como Juju/Andrés, Federações do Sul e Sudeste (exceto SP) e vários dirigentes de clubes que vem mantendo relacionamentos apenas formais com Marin. Del Nero não é bem quisto a muito por vários dirigentes de outros estados e mesmo por aqui e agora a coisa piorou com seus gestos de Eminência Parda. Marin tem oposição ferrenha que quase terminou em rompimento e desrespeito ao estatuto (certo ou errado) e só assumiu com a promessa de deixar a CBF após o término do mandato. A cada decisão da dupla a coisa desanda mais um pouco e ficou mais evidente na inauguração dos estádios do Mineirão e Fortaleza onde foram olimpicamente ignorados pelas autoridades estaduais e federais e nota de rodapé em uma ou outra cobertura das inaugurações.
    A situação da Sub-20 foi emblemática da (in)capacidade de administração e a visão da dupla ao demitir técnico (mania de conspirações) as vésperas do campeonato da Sub 20 e depois de ignorar o substituto sugerido (que diga-se, tinha mais competência neste momento para conduzir a equipe em um momento turbulento nas seleções mas por ser indicação do Andrés bateu o medo politico) e partir para uma solução confortável politicamente para a dupla a quem acabaram por largar sem qualquer apoio ou retaguarda.Agora com Bebeto parece adotar a mesma linha de comissão inofensiva politicamente.
    Descartar Jorginho por ter supostamente vazado a informação é rídiculo.
    Como nada por aqui é permanete e as coisas mudam ao sabor dos interesses é prematuro dizer alguma coisa mas qua a batata dos dois está sendo preparada para assar isso está, só o tempo dirá se terão capacidade de impedir e pelo momento atual não acredito que haja salvação para os dois. Fica pelo menos a esperança de que dai saia alguma coisa que mude o futebol pelo menos em partes e que destas articulações saiam alguns caras com visão moderna mas de qualquer forma, seria bom que ao menos as moscas mudasem para vermos se alguma coisa começa a mudar.

    • janca

      Não vejo o Marin e o Del Nero isolados, Vaz. E a eleição para presidente da CBF foi antecipada há algum tempo para abril do ano que vem. Será antes da Copa para não prejudicar a atual cúpula do futebol brasileiro em caso de fracasso da seleção no Mundial _e em caso de fiasco na organização do evento.

      • EVERTON

        ANDRES ? AH O SUPER ANDRES O HOMEM DA MODINHA CORINTIANA , CORINTIANO QUE TIVER BOA MEMORIA VAI LEMBRAR QUE ESTE MESMO ESTEVE JUNTINHO COM O KIA DA MSI ( PARCEIRA QUE LAVAVA DINHEIRO AQUI NO BRASIL) ISSO NINGUEM LEMBRA OU NÃO QUER LEMBRAR . PRO CORINTIANO ESSE ANDRES É UM SANTO . AGORA PARA O RESTO DO PAIS ELE É UM PILANTRA , NUNCA ESQUECEREMOS DE 2005 AONDE FALCATRUAS LEVARAM UM TITULO PRA SÃO PAULO NA MÃO GRANDE QUE ATÉ O PRESIDENTE DA ÉPOCA ASSUMIU QUE FOI COMPRADO ( PALAVRAS DE DUALIB ) ESSE ANDRES SEMPRE FOI BOI DE PIRANHA DE ALGUEM . DUALIB , KIA , RICARDO TEIXEIRA . SEM MAIS JANCA , MAS É REVOLTANTE OS CARAS SÓ FALAREM CONTRA OS CARIOCAS , QUE MARIN É SÃO PAULINO ENTRE OUTRAS BABOZEIRAS DE CORINTIANOS . OLHEM ANTES PARA O CLUBE DE VCS E VEJAM AS AJUDAS ETERNAS QUE VCS TEM . AGORA ESTADIO , CAIXA . ETC , ETC , ETC

        • janca

          O que eu escrevi contra os cariocas??? E em algum momento do texto defendi o Andrés? Coloquei as razões para Marin/Del Nero, dupla que considero péssima para o futebol brasileiro, chamar o Bebeto, outro cujo trabalho até agora não vi, a não ser servir como marionete dos dois.

  • francotimao

    Ola, Janca, é óbvio e ululante q o Marin/DelNero não querem ninguém “aparecendo” na mídia e fazendo um trabalho digino,honesto e competente, pois isso os remeteria a uma situação vexatória e relegados a segundo plano, jamais uma raposa felpuda como os dois iria colocar alguém assim a frente dos “trabalhos” da CBF, é mais que utópico imaginar os dois como coadjuvantes, haja vista a cara de pau deslavada e desenxavida do Marin na premiação da Copa S. Paulo de Juniores…Abs!!!!

    • janca

      É, lá estava Marin na final da Copa São Paulo para os holofotes na hora da premiação. Parece que dessa vez recebeu uma medalha do Neymar, não? Abs.

  • sandrofla

    Se Bebeto afastar mesmo os empresários das seleções de base vai ser macho pra caramba. Eu acho dificil!

    • janca

      Nem acho que ele esteja pensando nisso _ou preocupado com isso. O que é uma pena.

      • sandrofla

        …foi uma de suas promessas ao assumir o cargo, mas acho difícil.

  • flavio

    MARIN/DEL NERO/BEBETO/FELIPÃO/PARREIRA E OUTROS. O FUTEBOL BRASILEIRO MERECE A POSIÇÃO ATUAL NO RANKING E TOMARA QUE CONTINUE CAINDO AINDA MAIS. DEPOIS PERGUNTAM QUAIS AS RAZÕES DO FUTEBOL EUROPEU SER VISTO EM MUITOS OUTROS PAÍSES E ADMIRADO PELA BOA ADMINISTRAÇÃO; ÓTIMOS ESTÁDIOS; BONS PÚBLICOS (COM ALGUMAS EXCEÇÕES) E ETC…

    • janca

      Não é bem assim. Há muita suspeita sobre o futebol europeu, inclusive de lavagem de dinheiro, países que não investigam de onde vem a grana, clubes indo à falência (algo que acho bom se são mal geridos), sem falar em máfia das apostas e acertos de resultados… Sobre a posição atual do Brasil nho ranking ela aconteceu na gestão Marin/Del Nero e com a seleção nas mãos de Mano Menezes. O primeiro jogo do Brasil sob o comando de Felipão/Parreira será semana que vem.

  • Luiz Marfetán

    É o que imaginava, Bebeto foi “nomeado” por que é “pau mandado” e não por que tenha condições de desempenhar a função. Esse é o futebol Brasileiro nas mãos do x9!

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo