Grandes querem mudar Paulistão



Dirigentes de Corinthians, Santos e São Paulo devem se reunir nas próximas semanas para rediscutir o atual modelo do Paulistão. Apesar de considerarem boas as premiações do campeonato, avaliam _e com razão_ que os jogos na capital ou no interior não atraem mais o interesse dos torcedores.

Com o calendário apertado, acham um exagero passarem quase quatro meses disputando um Estadual esvaziado, já que a prioridade há tempos passou a ser outros torneios, como a Libertadores e a própria Copa do Brasil. Uma das ideias é que os grandes, a partir de 2015, comecem a entrar apenas na fase decisiva.

Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, é contra a mudança, assim como boa parte dos clubes do interior. O Palmeiras, que terá eleição presidencial na segunda quinzena de janeiro, não se manifestou.

Mais preocupados com a Libertadores de 2013, Corinthians, Palmeiras e São Paulo já sinalizaram que devem usar time misto em alguns jogos do Estadual, que tem sido visto mais como um laboratório de testes. O Santos, com foco no tetracampeonato e sem vaga no torneio sul-americano, tende a jogar com os titulares.



  • Loko abreu

    O Palmeiras, como virou um time pequeno, jogaria as fases iniciais…concordo plenamente.

    • Paulistão com 14 clubes….seriam 13 RODADAS só ida, classificam 4 clubes, fazem 2 jogos de SEMI e mais 2 jogos da FINAL, pronto vc teria um campeonato com 17 rodadas ( 7 a menos que hoje ) ou seja 20 dias prá treino ou excursão. SÓ NÃO FAZEM PORQUE TEM MEDO DE PEITAR A FEDERAÇÃO E A GLOBO

      • Finger

        Acho que não é nem o fato de peitar a federação. Diminuir o n° de clubes prejudicaria ainda os clubes pequenos. Eu acho que igualar o calendário Brasileiro ao Europeu seria a melhor alternativa

        • Pachiani

          Para voce igualar o calendario europeu, vc tem que acabar com os estaduais….. o que eu acho a melhor ideia….

          • Flávio

            Você só pode ser xarope, acabar com os estaduais, os clubes contratam jogadores de outros estados e outras cidades como, por causa de alguma experiência em campeonatos. Não os estaduais são tradição e tem mais o nosso país é a a Europa toda em tamanho são muitos times, querem acabar com os pequenos. Os times da Europa não revela ninguém só contratam até o Barcelona contrata porque eles vivem de jogadores nossos. O que tem que fazer é diminuir os clubes e os grandes irem jogar mais no interior, e ter ingressos atrativos para o público. São Bernardo x Santos a R$60,00 é o cumulo primeiro jogo e já enfiam a faca com cabo e tudo. Jogos de meio de semana tem que ser mais barato que os de fim de semana.

          • Acabar com um dos estaduais mais charmosos do país, é acabar com a tradição do futebol paulista e brasileiro, já que tudo isso começou com essa Copa do Brasil, que mais parece um Pré-Brasileirão, pois se apenas os campeões de cada estado participasse, como seria o certo, não teríamos tantos jogos pela Copa do Brasil, o que “aliviaria” as partidas do Paulistão. A verdade é que o tempo já não é como antigamente, a mídia esportiva com esses novos colunistas que para mim não entendem nada sobre futebol e tradição, querem acabar com os chamados times pequenos, pois sem partidas dos times da capital no interior, como sobreviveram? E essa mania agora de quererem igualar com o calendário europeu, por aqui se eu estiver enganado ainda não tem neve.

          • Raphael

            ESTADUAL TEM QUE FUNCIONAR COMO PRÉ-TEMPORADA. NÃO PODE CONSUMIR MAIS DO QUE 8 JOGOS DE CADA UM DOS GRANDES. O RESTO DE TEMPO TEM QUE SER APROVEITADO PARA FAZER EXCURSÃO PELA EUROPA. JOGAR TAÇAS DO TIPO TERESA HERRERA. CHEGA DE TER IDEIA DE PAÍS DE TIME DE QUINTA.

          • jose

            concordo plena mente o futebol brasileiro so vair ser visto como futebol gande a hora que acabarem com os estaduais

          • Anderson

            Os estaduais devem ser mantidos, mas acho que poderia voltar o Rio-São Paulo.

            Seria assim: o Rio-São Paulo teria os 4 grandes de cada estado (ficaria 8 times). Aí os vencedores dos campeonatos tanto carioca quanto o paulista (que seria disputado por times do interior) ficaria com uma vaga cada.

            Teríamos um campeonato estadual dando uma vaga para um dos torneios mais emocionantes que já foi disputado no Brasil.

          • Magdiel Fabio

            estaduais aki é como a copa do rei na espanha….nao precisaria acabar…e sim fazer em mata mata..

          • pedro gaino

            Olha só, estão falando em eliminar o torneio regional, porque neste ano, tres dos grandes estão na libertadores, pois já temos jogos agora, em fevereiro, mas no ano em que não tivermos ninguem dos grandes na libertadores, com já aconteceu? e aí? rsrsrs… os clubes vão ficar só nos treinamentos até chegar o Brasileiraõ?… é bom pensar nisso!… ainda acho que é viável os regionais, o que tem que se fazer, é uma mudança no regulamento, a idéia de reduzir a quantidade de clubes é uma boa! ou a dos grandes entrar na fase decisiva, como estão querendo, mas acabar com eles nunca, jamais!….

      • rodrigo

        exato!

        • JOAO FUMAÇA

          Temos que igualar nossos calendarios com os europeus, respeitar as datas FIFA e assim não ficarmos tão distoantes dos demais campeonatos

          • elcio

            Tem que mandar a Fifa para a PQP.Pois ela só visa dinheiro faz a copa do mundo usa o Pais não paga nada e ainda muda campeonatos que faz historia ha muitos anos.Ainda leva todo o dinheiro da copa sem pagar nada.Abaixo a FIFA.

          • Fabricio

            Concordo com o Elcio

      • o campeonato paulista deve ser mantido é tradição e nele é descoberto vários jogadores do interior e a galera do interior adora ver os grandes , e quando um jogador se destaca contra os grandes já desperta o interesse dos times do brasil o interior é um grande celeiro de craques observem seus times e sempre vão ter um caipira que fez sucesso o paulistão é investimento futuro …… precisamos parar com esse imediatismo e pensar no futuro OKKK

        • Marcelo

          é isso, torcedor do grande e glorioso, mas para que isso ocorra vc teria que ter um esquema onde por exemplo cada grande cedesse, por exemplo, 9 jogadores da base para serem emprestados sem custos para os pequenos que pagariam os salários destes atletas então 36 atletas que seriam divididos 3 para cada um dos , por exemplo 12 times pequenos, a federação faria um seguro contra acidentes de trabalho…os garotos sub 20 dos clubes grandes estariam disputando um paulista, os times pequenos ficariam mais fortes, a torcida de um Grande, exemplo Palmeiras..teria interesse em assistir um jogo onde uma revelação do verde estivesse jogando contra um são paulo ou corinthians…na segunda feira seria aquela discussão..vc viu o meia do meu time..arrebentou com o jogo..e o outro vc viu o nosso golerinho…fez dois milagres e ai por diante…ah a base sub 20 dos grandes teria custo quase anulado durante o paulistão

      • Júlio César

        Entendo que poderia criar uma formula com 2 grupos de 10 times e classifica 2 de cada chaves em jogos somente de ida, neste caso vamos ter apenas 9 jogos na primeira fase para cada time e uma semi com 1 jogo e uma final com jogos de ida e volta. neste caso o campeão teria de jogar apenas 12 partidas. Com essa mudança seria possível termos uma pré temporada de 40 dias sem comprometer o calendário.

      • tekoTJS

        mais a globo ne?

      • Raffael Malta

        Sugestão tão ruim como está hj, se querem entupir de times faz 4 grupos com 8 clubes 7 jogos em turno único e mais 4 nas finais (1 nas 4as, 1 nas semis e 2 finais) 11 datas, 2 meses no máximo com menos enrolação

      • CANTIDIO LUIZ ULIVI NETO

        Falou, filhote de Del Nero.

      • PVC

        Seria uma boa Luiz… O Campeonato, apesar da importância e a da história, está inchado, com muitos times… poderiam dar uma enxugada mesmo.

      • Tri mundial doom

        Pra mim, os estaduais nao precisavam nem existir, mas tem times pequenos que revelam jogadores e conseguem se manter assim, entao que fosse um torneio rapido de 4 grupos com 4 times, cada um cm 1 grande, classificando 2 de cada grupo, quartas, semi e final de um jogo só, que fica mais emocioante, onde daria para os pqnos terem o prazer de enfrentar os grandes, revelarem jogadores, o que é importante para o futebol brasileiro e ter um estadual antes do brasileiro, com mais datas para selecao, pra libertadores que em acordo poderia ser pelo menos ate setembro ou outubro, colocandoo estadual antes da Libertadores, da copa do brasil e brasileiro…

      • os times grandes só entrar na reta final!! mais que baba pros grandes,.
        querem quebra mais ainda com os times chamos pequeno? mais que vergonha.
        se liga presidentes dos chamados grandes.

      • Luis

        Acabar com os estaduais não é a solução!!! Mais deveriam apenas dividir esses 20 clubes em 2 grupos de 10, ficando 2 grandes de cada lado, e classificam os 4 de cada grupo com quartas e semi de 1 jogo apenas e final com 2 jogos… seriam 13 rodadas que poderiam começar apenas em fevereiro dando mais tempo para a pre temporada ou espalhar elas com mais tempo de descanso no começo do ano…

        Abraço

      • Lanza

        não acho justo os grandes jogarem só as finais só por que eles tem mais dinheiro não da o direito de serem diferentes. ou eles ja começaram grandes.
        uma solução seria dividir os 20 clubes em 2 grupos saindo 4 e rebaixando 2 de cada ou
        dividir os 20 clubes em 4 grupos com turno e returno saindo 1 ou 2 e rebaixando 1 de cada grupo.

        de qualquer maneira é complicado pois qualquer campeonato é divertido e os grandes por ja terem vagas garantidas em muitos campeonatos devem sofrer mesmo, está é a consequencia de ser grande pois tem que dar a chance dos pequenos tambem se tornarem grandes

      • Thiago

        Concordo plenamente, 14 clubes no paulista e 16 no brasileirao, o resto é tudo time ruim mesmo , assim os clubes teriam mais tempo com pré temporada e menos jogos por ano, e conseguiriam fazer excurssões para arrecadar mais renda

      • RENATO SANTISTA

        A MINHA PROPOSTA E IGUAL A DO TADEU 54 MAS COM A ALTERAÇÃO DOS PONTOS, CONFORME ABAIXO?
        EMPATE DE 0X0 : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 1 PONTO E O PERDEDOR LEVA 0.
        EMPATE DE 1X1 OU MAIS : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 2 PONTO E O PERDEDOR LEVA 1.
        VITORIA: LEVA 3 PONTOS.

      • Soares

        Concordo em parte, nao é medo da Federação, é medo da rede GLOBO, que a muito tempo domina o futebol brasileiro.

        Na minha opiniao, quem disputa a serie A do Brasileirao nao deve disputar os estaduais, so atrapalha na realidade.

    • Soldier

      Eu acho que o título dessa reportagem é uma provocação absurda com a torcida de colônia mais representativa desta grande cidade! Falta de respeito mesmo. Um time não deixa de ser grande por estar em uma fase ruim… todas as torcidas apesar das brincadeiras, sabem bem quem são os times grandes do estado de SP e eu acho que a Portuguesa deveria processar o Lance por não ter sido citada!! rsrs!!

      • janca

        Mas falando sério, Soldier, pela história que tem a Portuguesa merece tratamento de time grande. É uma pena que ela muitas vezes pareça querer se apequenar, como no ano passado, quando parece que implorou para cair para a A-2 do Paulista. Espero que volte para a elite do Estadual.

        • Soldier

          Sem dúvida Janca! Mas tem coisas que não mudam! A Portuguesa sempre teve uma diretoria amadora ao extremo e isso não dá sinais de mudança para os próximos anos… quanto ao Palmeiras, falando sério, se não houver uma mudança radical no rumo atual, no ano da copa os palestrinos estarão na série C do brasileiro… e sinceramente, não torço pra isso não! É apenas uma previsão realisata em função da situação atual.

          • janca

            A situação do Palmeiras está complicadíssima mesmo e não é de hoje. Em relação à Portuguesa a direção precisa de novos ares. E novas cabeças pensantes. Se não vai ficar num eterno cai, sobe, cai, sobe… E isso já cansou o torcedor.

        • Denis

          Simplesmente ridículo! Infelizmente perdi meu tempo e dei ibope a mais um pseudo jornalista!

          Profissão essa que nem exige diploma!

        • mauro santos

          Olá Janca.Isso também serve pro Guarani certo.E para a AAPP(rsrsrsrsrs).Esses clubes não podem ser considerados pequenos ,no mesmo patamar que os demais.Abraço

      • Curintianus Fanaticuzão

        Grande mesmo é meu curingão, tão grande quanto meu cu arrombado, grandes porque gostamus de homem com pinto grande. Vai Curintias!!!

        • Corinthians minha vida, Corinthians minha história, Corinthians meu amor

          Prá você bambi frustrado:

          “Vai Corinthians Loyalty” – Rapper G

          http://www.youtube.com/watch?v=CmLquobDgik

          • Anti Lixo

            HAHAHAHAHAHAHHAHA…….. GAMBAZADA ACABOU DE TIRAR UM PASSAPORTE E ACHA QUE TEM MORAL DE FALAR QUE O TIME TEM HISTORIA!?!?!?!?!?!?!?!

            QUEM NASCEU PARA SER LIXO, SERÁ LIXO SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • Aqui é corinthians, é nóis (por Alexandre Pato)

            Até os japoneses se renderam, só falta você bambi invejoso.

            http://www.youtube.com/watch?v=lWLJMUd57cM

          • Aqui é corinthians, é nóis (por Alexandre Pato)

            Com certeza os bambis irão copiar, não duvido se daqui a uma semana o Ricky Martin ou o Boy George ou o George Michael fizerem um clipe para o são Paulo.

      • “Eu acho que o título dessa reportagem é uma provocação absurda com a torcida de colônia mais representativa desta grande cidade! Falta de respeito mesmo. Um time não deixa de ser grande por estar em uma fase ruim… ”
        _Achei que estava se referindo ao palmeiras. Sem sarcasmo. É sério!!!

        • janca

          De jeito nenhum. O Palmeiras é grande, claro, mas os outros três que querem discutir a questão _Corinthians, Santos e São Paulo_ também são. Qual o erro ou a provocação? Coloquei, inclusive no texto, que o Palmeiras não se manifestou. Se achasse que não era um clube grande, não teria citado. Ao citar, quis dizer que dos grandes foi quem não se manifestou. Já a Portuguesa não citei porque, apesar do seu passado e da sua tradição, está na A-2 do Paulista. Antes de debater a A-1 tem que voltar para a elite do Estadual. E espero que faça isso neste ano.

          • Marcelo

            Clubes grandes e orelhudos de visão curta,outro dia conversei com uma pessoa que trabalha com marketing esportivo e ela me falou que esteve num encontro de 12 representantes de grandes clubes da europa…e ficou impressionada com a fala do representante do Barcelona na reunião…algo como :…” se arrependimento matasse..nós na espanha fizemos um esquema de negociações individualizadas por equipe ( tipo globo faz aqui com os times ) e o que ocorreu é que em pouco mais de 10 anos destruímos o campeonato espanhol…antes vc tinha um valência..um atletico de madrid entre outros que tinha chance de chegar as vezes….hj é barcelona contra real..e se um abrir do outro já na primeira metade do campeonato..aí é péssimo…o interesse ta diminuindo ano a ano..e manter os estadios cheios mesmo com programas de pre venda ta cada vez mais difícil..a midia tb tem menos interesse ano a ano..patrocinadores..mais a crise na Europa….e em seguida citou ligas americanas de esportes como basket com solução..tipo..um valor máximo para suportar elenco e se um clube estourar o orçamento..ai tem que pagar a diferença para que os mais fracos da liga se reforcem..só para refletir

          • edu

            Rapaz qual time eo maior campeão do brasil !!quem ganhou a ultima copa do brasil ? tamo na serie b mas vamos voltar em 2014 !! se o palmeiras e time pequeno o resto e minisculo !!

          • janca

            E quem disse que é time pequeno? Você que está dizendo. Eu, jamais. Inclusive citei no texto que, entre os grandes, o Palmeiras nao se manifestou. Os demais _Santos, Corinthians e São Paulo_ querem debater mudanças no Paulistão. Aliás até em reunião para discutir o Paulista deste ano o Palmeiras foi o único que não conpareceu. Entre os 20 participantes, foi o único a se esquecer de mandar representante.

        • A citação não é sua Janca, mas do Soldier…

          Quando se refere: “a torcida de colônia mais representativa desta grande cidade!” me remeteu ao palestra ITÁLIA ” + “Um time não deixa de ser grande por estar em uma fase ruim”.

          Acho que no caso do Palmeiras pode ser considerado um time grande em uma fase ruim, já no caso da Lusa não. É justamente o contrário, um time ruim que teve (mas faz tempo) uma fase boa.

          Contra fatos não há argumentos a portuguesa nunca foi grande, foi e será sempre tradicional, assim como juventus.

          Fique tranquilo Janca sua cordialidade no trato com todas as torcidas nunca foram colocadas em dúvida, só me enganei, achei curioso e comentei…

          • janca

            Ok, Chacal. Agora entendi melhor o que você quis dizer. Mas só um adendo: acho que a Lusa pode crescer, tem potencial pra isso, mas não consegue muito por conta de erros administrativos e visão míope no marketing. Tem tradição, costumava formar bons jogadores (hoje não os forma mais), tem estádio próprio e bem localizado, voltou para a Série A do Brasileiro formando a “Barcelusa” e logo depois desfaz o time, cai para a A-2 do Paulista e por pouco não volta pra Série B no Nacional. É isso que não pode. Além de ter que colocar mais torcedores no Canindé, algo que, pelo menos eu acredito, pode ser feito se explorar melhor seu potencial não só com torcedores advindos da comunidade portuguesa. Abs. e ótimo domingo procê, Janca

          • Soldier

            Chacal, a idéia foi só uma piada… provocativa, mas piada! A intenção era confundir mesmo… fazer com que pensassem que estava falando do Palmeiras, mas no fim, colocar a Lusa. O dia em que não pudermos fazer chacota dos outros times o futebol perde a graça! Sou contra ataques pessoais, ofensas com palavrões, preconceituosos ou apelativos… penso que alguns comentários que vi acima, que não tem criatividade e não sabem provocar com um pouco de inteligência, deveriam apenas ler… até aprender!

    • batista

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • teu cu

    • joao roberto

      cara, senão cair tambem no paulistinha para a serie B, o que seria maravilhoso Kkkkkkkk

    • Sérgio da Silva Costa – Orlândia – SP

      kkkkkk…. boa !!!

    • Artur

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….muito boa…

    • Mauro

      No dia que São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras, criarem vergonha na cara, peitam essa m…
      de federação e fazem o campeonato como quiserem, se quserem fazer, porque se disserem que não vão jogar, quero ver a FPF, realizar algum campeonato.
      Da mesma forma,caso houvesse uma união mais forte dos 4 de SP, dos 4 do Rio e dos dois de MG, mudaria-se calendário do futebol brasileiro e tudo o mais que desejassem pois sem esses dez times, não existe futebol brasileiro.
      Os dirigentes de equipes brasileiras, precisam e devem urgentemente encarar o futebol de maneira empresarial, e parar de achar que só se ganha dinheiro com venda de jogador, com miséria de cota de televisão, pois há mil maneiras de valorização, mas desde que se imponham contra esses abusos das federaçoes, da CBF e da própria Conmebol, que impoe esses times como Tigre, Tolima, Bolivar e outros em uma competição como a Libertadores, que se bem administrada, poderia sem dúvidas rivalizar com os torneios Europeus. Faltam vontade e coragem. Nada mais.

      • giulio

        Mauro. Parabéns pelo comentário. A coalisão dos clubes que são sustentáculos da FPF realmente iriam revolucionar a fórmula do Campeonato Paulista. Uma virada de mesa. Tal e qual aconteceu em 1.987, quando os grandes clubes peitaram a CBF, gerando o “imbróglio” que até hoje está mal solucionado – a questão do verdadeiro campeão do Brasil naquele ano – porém tudo isso evoluiu para um campeonato brasileiro equilibrado. Vinte e quatro clubes, os quatros últimos caem, os quatro primeiros da série B sobem, e fundamentalmente. a tardia implantação do sistema de pontos corridos. Agora é preciso peitar a CBF com relação à arbitragens e a funesta influência da midia nos horários de jogos. Quanto à Libertadores, a Conmebol é um lixo. Comandada por mandatários e com sede em um país que não têm expressão no futebol da América do Sul. O Mário Gobbi, nesta última Libertadores disse com razão de sobra, que a liga que comanda o futebol amador de São Paulo é muito mais consistente e organizada que a instituição em questão. À primeira vista parece um absurdo, um exagêro do Presidente alvinegro, porém, sinceramente acho que ele está muito próximo da realidade. Para a efetiva evolução do esporte, é necessário apenas aquilatar o esporte pelo esporte. Chega de decisões de cunho político por esta ou aquela razão, em detrimento de quaisquer esportes, fundamentalmente o futebol, o rei dos esportes no mundo moderno. Permita-me complementar sua última frase: Faltam vontade e coragem exclusivamente destinadas ao esporte. Na verdade, é em decorrência da “zona de conforto” deste mandatários, para não falar que ninguém quer tirar “a boca das mamas cheias de leite”. Este estado de coisas tem de ser destruído por força dos artistas do espetáculo, os clubes, isto não ocorre, porque antes é necessário estes se profissionalizarem. E deixarem de serem administrados por uma horda de inconsequentes, referindo-me à absoluta maioria das administrações desportivas deste País. Quer sejam CBF, Federações e os clubes. Salvo raríssimas exceções.

    • Eduardo

      Cara fica queto , temos 17 milhões de Torcedores , e n é porque caímos para série B q vamos deixar de apoiar o Palmeiras , #AMOR SEM DIVISÃO e o recalque longe

      Ficaa xiuuu ae pois o time q vc chama de pequeno é o MAIOR CAMPEÃO NACIONAL , e ele dará a volta por cima

      Palmeiras , AMOR ETERNO !

    • PAULISTÃO COM MESMO NUMERO DE TIMES…….

      SÓ QUE DIVIDIDOS EM 2 GRUPOS… CADA GRUPO JOGA ENTRE ELES……..EM TURNO UNICO
      [9JOGOS]

      CLASSIFICAM 4 DE CADA ..MATA MATA ATE AS FINAIS…….. IDA E VOLTA A PARTIR DAS SEMI

      [MAIS 5 JOGOS]] SEMPRE COM VANTAGEM P MELHOR CAMPANHA//… TOTAL DE 5 JOGOS A MENOS…………….. OS TIMES DO INTERIOR JOGARIAM UM CAMP A PARTE VALENDO UMA VAGA NA COPA DO BRASIL..PARA NÃO FICAREM PARADOS……………..DEPOIS DO TERMINO DO PAULISTÃO…………

    • RENATO SANTISTA

      A MINHA PROPOSTA E IGUAL A DO TADEU 54 MAS COM A ALTERAÇÃO DOS PONTOS, CONFORME ABAIXO?
      EMPATE DE 0X0 : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 1 PONTO E O PERDEDOR LEVA 0.
      EMPATE DE 1X1 OU MAIS : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 2 PONTO E O PERDEDOR LEVA 1.
      VITORIA: LEVA 3 PONTOS.

  • EU ACREDITO QUE JOGAR NO INTERIOR E BOM SO PRA ELES PARA OS TIMES GRANDES E MUITO MAIOR O PREJUISOORQUE NAO ACEITAR JOGAR SO A PARTIR DAS 8 OITAVAS ERA MUITO BOM NE
    QUEM ENTRAR NESTA ESTARA DE BOM TAMANHO MAS JOGAR CONTRA ESTES TIME ITUANO PAULISTA NAO DA NE

    • Nick Oslahf

      Desativa o CapsLock/Fixa.

  • Fábio Mendes

    Ao invés de fazer o sistema de liga e cada time jogar 19 jogos, fora os jogos de playoffs, muda para torneio, forma 4 grupos com 5 equipes, cada grupo com um time grande, com jogos de ida e volta, com cada time folgando duas rodadas, classificando os dois melhores para jogos de playoffs de jogo único, incluindo a final. Isso reduzirá o tempo do campeonato agrandando as grandes equipes e agradará as equipes do interior que ao menos irão receber 1 jogo contra time grande em casa.

    • janca

      Essa primeira fase com 19 jogos inúteis pra classificar oito pra fase que realmente importa não dá mesmo, Fábio. Nisso concordamos. O atual formato já caducou. Se bem que o do Rio tampouco acho interessante, cheio de clássicos que acabam desvalorizadas. Jogos decisivos, digamos assim, em demasia para um torneio (o Estadual) que não chama o público. Não desperta interesse.

    • herrera

      Fábio, penso, há tempos, exatamente dessa forma que vc elucida. Desta feita, teria-se um time de nome, em cada grupo, como cabeça de chave, teria-se, no máximo 8 jogos nesta fase, passando fase a fase, jogaria-se, no máximo 14 jogos (ainda acredito que seja um número alto, mas mais adequado). Com isso agradaria a esse pessoal que não abre mão desse campeonato defasado, que nada acrescenta e as datas que restariam daria para aproveitar melhor, ou em outros campeonatos, ou fazer uma pré-temporada maior e mais qualificada.
      Em minha opinião extinguiria-se tal campeonato, não existi razão de tê-lo, com isso os clubes poderiam excursionar pelo mundo e se preparar melhor e não aconteceria as aberrações que houveram no ano passado, em relação à porcaria da seleção, onde o Neymar jogou mais pela “bosta” da seleção do que pelo seu time.
      Fabio, concordo plenamente contigo

    • Paulistão com 14 clubes….seriam 13 RODADAS só ida, classificam 4 clubes, fazem 2 jogos de SEMI e mais 2 jogos da FINAL, pronto vc teria um campeonato com 17 rodadas ( 7 a menos que hoje ) ou seja 20 dias prá treino ou excursão. SÓ NÃO FAZEM PORQUE TEM MEDO DE PEITAR A FEDERAÇÃO E A GLOBO

      • MATEULÃO!!!

        Meu, é simples…19 rodadas e o melhor é o Campeão…pronto!!! Semi- Final, e Final ficam pros 4 melhores do interior, assim dá uma renda a mais pra eles, e aumenta a visibilidade dos pequenos clubes…

        • louco pelo santastico

          porra ai se quer voltar com a porra de ponto corrido
          que é chato pa carai,
          brasileiro gosta é de emoção
          da debate no boteco antes de cada
          mata-mata de uma semana de nervosismo emoção
          esperando chegar o domingo o dia da final
          o grito de é campeão com estadio lotado
          ó que chato a taça do brasileirão entrgue duas semana depois que graça tem
          o fluminense foi campão longe da torcida
          isso é bom pro europeu que nem comemora gol
          vai pro estadio de terno e gravata
          q nem uns loucos alienados
          nos somos brasileiro festeiros

          • Nelson Carriati

            concordo com voce Santista. Santos sempre Santos.

  • João Carlos

    Já me manifestei em outra ocassiões, e volto a bater na tecla. Os campeonatos regionais deveriam ser extintos, perderam o interesse. Deveria se ampliar a copa do Brasil q seria disputada nas datas q ficariam disponíveis com a extinção dos regionais.

    • Serjão

      Não dá para extinguir os estaduais, mas sempre se pode mudar
      o modelo de disputa. Uma das formas seria dividir em séries, encabeçadas
      pelos grandes e fazer um mata-mata geral pra quem se classificar.
      Caso pra se pensar.

      • janca

        Ou uma outra alternativa seria ampliar os Estaduais, que nem precisam ter a presença dos grandes, fazendo-os uma espécie de classificatório para a Série D do Brasileirão e dando vaga para a Copa do Brasil também. Do jeito que está eles prejudicam os grandes e não ajudam os pequenos, que montam uma equipe para jogar de janeiro a maio _time de aluguel_ e depois se desfazem dela durante todo o segundo semestre.

        • Oscar de Melo

          Também seria uma boa alternativa,mas seria difícil de convencer os presidentes de federação que depende dos grandes pra manter as mordemias.

    • Oscar de Melo

      Concordo pLenamente contigo,ampliar a copa do Brasil,seria interessante até para os times do interior,que ao invéz de ficar disputando um estadual sem graça,poderiam disputar fases preliminares do nacional,e mesmo com um campeonato inchado,seria muito mais interessante,ao moldes da UEFA Champeons League.

    • janca

      Ou poderiam ser disputados pelas equipes chamadas pequenas valendo vaga para Série D, Copa do Brasil e outras competições. O Campeonato do Nordeste voltando achei uma ideia interessante, embora, como já afirme, não vejo muito sentido num Rio-SP, que quando voltou há pouco mais de dez anos não deu certo. Não pegou.

    • marcos lima

      poderia disputar com os times sub 20 , isso obrigaria a colocar a molecada pra jogar e com certeza teriamos bons jogadores descobertos ……..

    • louco pelo santastico

      c é louco tem q adequa ñ acabar
      é um campeonato gostoso de assistir
      o q tem q ser feito de vdd é os ingressos ser mas acessivel
      adequado ao salario minimo do brasil
      60 reais é muito caro se vc 8 vezes no estadio por mes ja vai
      480 reais q pai de familia guenta por isso q os estadios esão vazios
      só vai as organizadas que paga metade
      é um absurdo este valor num pais q o salario é menos q 700 reais pense nisso

  • RAFAEL OTAVIO SERRA

    SE ESTA IDEIA DE COLOCAR OS CHAMADOS GRANDES SÓ NA FASE SEMI FINAL DO PAULISTA , VAI ACABAR COM PELO MENOS 70% DOS TIMES DO INTERIOR , QUE SERVEM DE BASE PARA MUITOS TIMES GRANDES DO BRASIL , SOU CONTRA .

    • janca

      Mas os times do interior já morreram faz tempo. Vários formam time de aluguel para disputar o Paulista e depois do torneio o desmontam.

    • Paulistão com 14 clubes….seriam 13 RODADAS só ida, classificam 4 clubes, fazem 2 jogos de SEMI e mais 2 jogos da FINAL, pronto vc teria um campeonato com 17 rodadas ( 7 a menos que hoje ) ou seja 20 dias prá treino ou excursão. SÓ NÃO FAZEM PORQUE TEM MEDO DE PEITAR A FEDERAÇÃO E A GLOBO

  • Marcelo

    São apenas seis jogos na primeira fase da Libertadores, a Copa do Brasil tem um jogo por mês praticamente. Eu gostaria de saber o que os clubes grandes vão ficar fazendo no restante do tempo. Treinando? Haja treino hein….

    • janca

      Muita coisa. Mudar os Estaduais pode significar uma brecha no calendário, período para excursão, ampliação do Brasileiro, mais tempo para outras competições… O que não tem sentido é um torneio de quase quatro meses que não interessa a ninguém. Ou não desperta o interesse de quase ninguém. Uma ideia interessante foi a volta do campeonato regional no Nordeste. É mais interessante, embora, no caso do Sul e Sudeste, acho que um Rio-SP ou um MG-RS-PR, por exemplo, não pega.

  • marcelo

    Esses caras são muito burros. É só fazer um campeonato paulista mais enxuto, com no máximo 10 times e pontos corridos, com duração de dois meses. E uma segunda divisão maior. Assim todo ano, sobem dois ou três da segunda para a primeira. Será que é tão difícil enxergar o óbvio.

    • janca

      Isso poderia interessar aos grandes, mas interessa aos pequenos e à Federação Paulista de Futebol, que depende do interior também para eleger (ou reeleger) seu presidente?

  • Breno

    A grobo se mostrou muito irritada com o Fluminense por iniciar o estadual com os reservas, vamos ver se a grobo vai se irritar também com o são paulo, santos e um dos seus queridinhos, o corinthians.

  • Victor Dunstan

    Seria a hora do time reserva e titular fazer amistosos,e colocar molecada,os que estão voltando de lesão,algum que ainda não tenha se encaixado no elenco,enfim…Acho que seria a hora de faturar $$
    E a globo que paga? Vai mesmo querer reservas??

  • Oscar de Melo

    O Paulistinha deveria sumir do calendário logo de uma vez,ninguém liga mais pra estaduais,só os presidentes de federações se importam,pois vivem deles,e os clubes grandes de São Paulo não podem mais ficar bancando esses caras,devem se dedicar mais aos nacionais e internacionais,que é realmente o que importa hoje em dia.

  • kenji

    interessante, apesar de quase “matar” os times do interior que dependem da renda dos jogos com os “grandes” para honrar seus compromissos, seria interessante. Só resta definir como ficarão os rebaixados.

  • VÉIO TA NA CARA Q O PAULISTINHA É PREJUÍZO PARA OS TIMES GRANDES, ALÉM DO PRÉMIO SER RIDÍCULO, OS CAMPOS SÃO HORRÍVEIS NO INTERIOR, E É AI Q MORA O PREJUÍZO PQ CAMPOS ESBURACADOS QUASE SEM GRAMA CAUSAM LESÕES, FÁCIL, FÁCIL SEM CONTAR COM AS POSSAS DE AGUAS. SE EU TIVESSE A FRENTE DESTA FEDERAÇÃO PAULISTA, IRIA EXIGIR A TODOS CLUBES SEM EXCESSÃO, Q NO MÍNIMO TIVESSEM CAMPOS E ESTÁDIOS EM CONDIÇÕES DE RECEBER UMA PARTIDA DE FUTEBOL !!! PQ BASTA UMA TORÇÃO NO TORNOZELO E PERDEMOS UM JOGADOR POR ATÉ 2 MESES DEPENDENDO DO NÍVEL DA TORÇÃO SE ROMPER LIGAMENTOS PODE IR ATÉ 6 MESES E TIMES GRANDE Q PRECISA DO JOGADOR POR ESTA EM CAMPEONATO INTERNACIONAL ACABA SENDO PREJUDICADO, POR TER IDO JOGAR NUM CAMPO Q NÃO REÚNE, AS MENORES CONDIÇÕES DE JOGOS !!! SOU A FAVOR SIM DE SÓ ENTRAREM NA SEMI FINAIS TIMES QUE ESTÃO DISPUTANDO CAMPEONATOS INTERNACIONAIS !! QUEM NAO TIVER QUE JOGUE O CAMPEONATO INTEIRO, DO CONTRARIO VAI CONTINUAR SENDO IGNORADO O CAMPEONATO PAULISTA E SENDO USADO COMO LABORARTORIO !!!

    • Donizeti

      Meu Deus!!!!!!alguem pode me traduzir o que foi escrito? Acabou com nosso idioma. Sem pontuação, erros de concordancia…….

      • O PROFESSOR…..AQUI É P CADA UM DAR SUA OPINIÃO SOBRE FUTEBOL…………..

        ESTE NEGOCIO DE FICAR POLICIANDO AS PESSOAS…É UM JEITO CHATO DE SE APARECER..

        DE SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO E ENFIA A VIOLA NO SACO…..E DEIXA DE SER O SABICHÃO…PRESSUNÇOSO E DESAGRADAVEL…………

        SE ERREI ALGUMA PALAVRA….. ME CORRIGE AI ,,OOHHHHH BIDU

  • Lucas Peixe

    O correto seria dividir 2 grupos com 10 times cada, onde os clubes se enfrentam dentro dos proprios grupos em um turno. Os quatro primeiros colocados se classificam para as finais conforme modelo atual.

    Com isso cada time iria disputar 9 jogos na primeira fase e nao 19 como eh hoje.

    • MUITO BOA IDÉIA ou fazer Paulistão com 14 clubes….seriam 13 RODADAS só ida, classificam 4 clubes, fazem 2 jogos de SEMI e mais 2 jogos da FINAL, pronto vc teria um campeonato com 17 rodadas ( 7 a menos que hoje ) ou seja 20 dias prá treino ou excursão. SÓ NÃO FAZEM PORQUE TEM MEDO DE PEITAR A FEDERAÇÃO E A GLOBO

      • Absolon Soares

        Aprovado, tanto a ideia do Luiz como a do Lucas!!!

  • Davi Alves

    Vão se reunir ainda? já deviam ter feito isso á pelo menos 5 anos.
    minha sugestão para que não acabem os regionais é que os 8 melhores classificados na edição anterior entrem numa fase mais aguda do campeonato com 12 times em turno único, os 8 melhores se classificam para as finais também em jogo único, assim os finalistas fariam 14 jogos no máximo e os clubes que não fizerem boas campanhas iniciam o regianal lá para setembro ou outubro, normalmente são os de interior e assim ficaria melhor para eles em questão de elenco, patriocinio e etc.

    • janca

      É que infelizmente os clubes são desunidos mesmo. Pelo que apurei a iniciativa partiu do Santos, que ainda prepara um estudo pra reformular todo o calendário brasileiro, e teve boa aceitação da direção do Corinthians e do São Paulo nos bastidores. O Palmeiras, que segue em momento conturbado, não se manifestou.

  • Fagner Uilian

    Acredito que a melhor forma seja :

    Fazer 4 grupos de 5 times

    Os grande ficariam em cabeça de chave de cada grupo; ai cada time do interior teria pelo menos 1 jogo por ano com os grandes em casa. Classificaria os 1º e 2º de cada grupo para os mata mata

    • herrera

      Fagner, penso, há tempos, exatamente dessa forma que vc elucida. Desta feita, teria-se um time de nome, em cada grupo, como cabeça de chave, teria-se, no máximo 8 jogos nesta fase, passando fase a fase, jogaria-se, no máximo 14 jogos (ainda acredito que seja um número alto, mas mais adequado). Com isso agradaria a esse pessoal que não abre mão desse campeonato defasado, que nada acrescenta e as datas que restariam daria para aproveitar melhor, ou em outros campeonatos, ou fazer uma pré-temporada maior e mais qualificada.
      Em minha opinião extinguiria-se tal campeonato, não existi razão de tê-lo, com isso os clubes poderiam excursionar pelo mundo e se preparar melhor e não aconteceria as aberrações que houveram no ano passado, em relação à porcaria da seleção, onde o Neymar jogou mais pela “bosta” da seleção do que pelo seu time.

  • Mario

    fato o estaduais são falidos só as federações e a globo não querem ver , deveriam ser extintos ,mas como isso é impossivel então deveriam ser enxutos e ser igual a taça guanabara sem segundo turno da taça rio ou copiando o calendario ingles Premier League= Brasileirão , Copa da Liga Inglesa = copa do brasil e Copa da Inglaterra = estaduais transformados eles em mata-mata.

  • Oscar de Melo

    O sistema Inglês de ligas e divisões deveriam ser observados com mais carinho por nossos clubes,pois com 11 divisões,as possibilidades de subir de divisão é muito grande,e animador pra quem disputa,sem interferir no planejamento anual dos grandes com jogos em excesso,o que amplia as fronteiras de suas competições,e valoriza ainda mais a Premier League.

  • Não sou a favor de acabar com o Paulistão, é a única forma de times do interior ainda ter um pouco de visibilidade, e acho que deveriam era fazer os jogos dos times grandes todos no interior, as torcidas das grandes equipes não vão aos estádios mas a do interior sempre coloca um bom publico, e ao contrário de classificar os oitos classificar somente os quatros, ai queria ver se os chamados grandes colocaria sempre equipe reserva ou mista, e sabem como e difícil ganhar no interior… A em breve teremos mais uma equipe da região metropolitana no pareo, FORÇA OSASCO…

    • janca

      Mas do jeito que é hoje as cidades do interior não vêem dois dos quatro grandes. Então se você torce pelo Corinthians e ele não joga em Mirassol, por exemplo, a partida sendo na capital, fica sem ver seu time do mesmo jeito. Os jogos não são de ida e volta. Ainda bem. Mas 19 jogos para não decidir quase nada (oito se classificam para a fase que realmente vale) não dá.

      • Ton

        Aí o torcedor do Corinthians que mora em Mirassol compra o ingresso pra ver o time titular e acaba vendo os reservas sem entrosamento nenhum. Claro que não é a mesma coisa e gera frustação no torcedor.

        • janca

          É outro grande risco, Ton.

  • Diego sep

    Nada a ver tem q jogar no interior tbm lá tem torcedores do palmeiras , corinthians , sao Paulo e santos q nao podem vim a capital ou ao litoral para ver seu time de coração e là e a única oportunidade q eles tem de ver um jogo do seu time .

    • Marcelo

      Mas pra isso acontecer tem que haver uma estrutura digna, pois senão por qual motivo os times farão altos investimentos em jogadores e estrutura do clube.

    • Ton

      Diego, vc tem que considerar que não tem vantagem o cara que mora no interior ver o time dele jogar, sendo que não haverá nenhum titular em campo.

  • Paulistão com 14 clubes….seriam 13 RODADAS só ida, classificam 4 clubes, fazem 2 jogos de SEMI e mais 2 jogos da FINAL, pronto vc teria um campeonato com 17 rodadas ( 7 a menos que hoje ) ou seja 20 dias prá treino ou excursão. SÓ NÃO FAZEM PORQUE TEM MEDO DE PEITAR A FEDERAÇÃO E A GLOBO

  • marcelo crispim

    e muita divirgencia tem diminuir pra menos time o campeonato paulista eo sistema faz dois grupo os dois melhores se classificam semi final e final era o jeito mais correto o campeonato mais curto ja pensaram nisso

  • Jose da Silva

    Caramba, quem inventou que bambis, porcus e piranhas são grandes. Quanta mentira. Nesse modelo de campeonato só o Corinthians iria para a fase decisiva por ser o único BI-Campeão Mundial FIFA das Américas.

    Vai Corinthians!

    • Ei José…De José para José……..Não tá faltando uma Libertadores não Hó José.Se perdeu ná conta em cara ….uma libertadores,dois mundiais,como pode!Se torneios de verão valem mundiais,o Santastico teria no minimo Cem mundiais.

      • herrera

        José Antonio, não se dê o trabalho em responder esse tipo de comentário. Esqueceu que esses meliantes são analfabetos funcionais???

      • ESTAMOS FALANDO EM MUNDIAL DE VERDADE PELA FIFA A MAIOR ENTIDADE DO FUTEBOL..

        E NÃO O TEMPO DA BOLA DE COCO..CAMPOS SEM TRAVE,,JOGOS SEM SUMULAS….

        E JOGADORES JOGANDO DE QUICHUTE…………….. O PAPO É SERIO…TEMPOS MODERNOS…

        O TEMPO DEVE TER FURTADO SUA MEMORIA….EU ACHO QUE VC TEM UNS 80 ANOS..

        PORISSO MEU RESPEITO……………………….UM TIME QUE JOGA 2 JOGO PODE SE CONSIDERAR CAMPEÃO DO QUE////

  • Baldan

    Eu acho que os campeonatos estaduais, pelo menos o Paulista são válidos. Pra mim, não tem que acabr nenhum campeonato, e sim diminui-los. Faz um Paulista com 16, 14 times, um Brasileirão tbm com 14, 16 times, aumenta a dificuldade destes campeonatos diminuindo a quantidade de clubes. Só que o grande PROBLEMA é a TELEVISÃO que manda e desmanda. Prejudicaram a Copa Sul-Americana, colocando Copa do Brasil o ano inteiro, só pq até então, não tinham os direitos federativos de tal, agora que conseguiram, vão deixar a zona que ficou o calendário ???? Precisa rever quem manda no futebol brasileiro !!!

  • francotimao

    Ola, Janca, com relação ao paulistinha, para os grandes só ha msm duas alternativas, ou eles entram só fase final ou são liberados pra jogarem somente com reservas, não vejo outra maneira de manter-se esse torneio vivo..Abs!

    • janca

      A não ser que atuem com sub-20… Mas só essa ideia já mostra como o torneio está desvalorizado em termos de interesse. Abs.

  • Todo começo do campeonato Paulista é mesma coisa, se diz que é preparação, que não
    vale nada etc., mas qdo chega na final muda totalmente o conceito, aí todos querem ganhar, o campeonato é importante, quem perde entra em crise, o caso do São Paulo o ano passado !
    O Povo brasileiro tem que se alimentar mais de Peixe, porque estão com a memoria curta !!!
    Viva o Peixe !!!!

    • janca

      Mas até chegar à fase decisiva são 19 jogos pra cada time que valem quase nada.

  • carlos polvolo

    eu concorda !!! palmeira, corintias, santos, são paulo, portuguesa todos são time pequeno…
    somente times da Europa são grande….. pois o valor cota de participação idêntico do time pequeno da Europa….heheheh

  • Para mim tinha que voltar o Rio-São Paulo

  • dio cruzz

    campeonato estadual tem que ser so nae quartas feira o ano todo ..que nem a copa da inglaterra e o brasileirão ano todo aos domingo .. e as finais em dezembro seria 3 finais ..estadual brasileiro e a copa do brasil

  • Neil Azevedo

    Janca, sou totalmente contra o estadual… e olha que moro em São José dos Campos, equipe que já teve times fortes.
    A própria cidade monta equipes de aluguel para encher o bolso de dirigentes com premiações pagas pela FPF para que continuem no poder.
    Os grandes, que deveriam mandar no futebol, deveriam se unir e alterar o calendário propondo pré-temporada e excursões para o exterior.
    abraço.

    • janca

      Concordo com você, Neil. E os times do interior, que já foram fortes em dado momento, hoje viraram uma caricatura. Abs.

      • mauro santos

        Olá Janca.Não concordo que os times do interior eram fortes e hoje fracos.Na média sempre foram fracos,sacos de pancadas.O único clube que incomodou realmente foi o Guarani.Se pegar o histórico dos jogos dos grandes x contra os times do interior ,vai verificar que os times do interior venceram 5 ou 6 jogos ao longo dos anos.Além disso os times tiveram 2 ou 3 anos bem e depois nao suportaram o tranco.O Guarani é diferente.Por mais de 25 anos (entre 1975 e 1999) sempre montou bons times,jogadores formados aos montes e uma estrutura que era muito superior se comparado a Corinthians,Palmeiras e outros.Abraço Janca.

  • Eduardo

    Eu sou contra o protecionismo aos times grandes. Quem tem mais dinheiro tem que montar um time com mas opções.

    • Eduardo

      Corrigindo – mais opções

      • janca

        Não se trata de protecionismo, mas será que disputar o Estadual de janeiro a maio, como costuma acontecer, de fato interessa a eles? Temos que pensar nos interesses dos pequenos, mas nos dos grandes também. E o Paulista, do jeito que é disputado, nem tem ajudado os pequenos, vide o estado do futebol do interior. O Guarani, vice do Paulista no ano passado, que o diga. Caiu para a Série C no Brasileirão.

  • Victor Hugo

    Sou santista e msm assim nao concordo acho que a graça do paulista é pra que pessoas como eu que moram em cidades do interior poder ver jogos do time da minha cidade contra os grandes

    • janca

      Mas são só dois jogos de times grandes em sua cidade. E alguns deles nem lotam os estádios.

  • alexandre

    Faça uma fase eliminatória sem os 4 grandes, pode até ter 20 times do interior, com 20 datas, jogos só de ida, desses 20 se clasificam os 4 melhores. Que enfrentariam os 4 grandes na quarta de final (sorteio) com jogos de ida e volta. Ou seja se todos os grandes avançarem, 2 jogarão 4 vezes e os outros 2 jogarão 6 vezes. Isso se passarem pois os times do interior estarão embaados e entrosados. Simples, facil e indolor, mas graças aos dinossauros da ditadura do nosso futebol (Marin, Del Nero) continuaremos com esse formula riducula por muitos anos, a menos que os clubes se rebelem.

  • Joe LHP

    O paulista é um campeonato legal e tradicional, tem quase 100 anos de disputa e acho q não deve acabar e sim reformulado, com no maximo de 16 equipes, com jogos só aos finais de semana e com mais enfase nos classicos que é o filé desse campeonato evitando esses jogos de ficarem proximos de jogos da libertadores e sem falar em uma formula de disputa mais simples possivel e com finais.

  • Mike

    4 GRUPOS DE 5 TIMES, IDA E VOLTA DENTRO DO GRUPO, 8 JOGOS.
    8 CLASSIFICADOS 2 DE CADA GRUPO FAZEM UMA QUATAS DE FINAL IDA E VOLTA.
    4 CLASSIFICADOS FAZEM UMA SEMI FINAL IDA E VOLTA.
    2 CVLASSIFICADOS FAZ A FINALISSIMA TB EM DUAS PARTIDAS.

    14 DATAS E PRONTO TÁ BOM DEMAIS.

  • Joe LHP

    A verdade é que a FPF inchou esse campeonato por pura politicagem e acabou estragando um pouco o paulistão.

  • valter luiz courbassier

    o santos vai disputar o campeonato mineiro,aqui nao tem mais graça.

  • GANJA

    Grandes querem mudar Paulistão
    Corinthians
    Sao Paulo
    Santos
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PALMEIRAS MINHA PIADA E VC!
    VIU COMO VCS SAO PEQUENOS? SEM DIRETORIA? E SEM VOZ ATIVA? CHUPA GUARANI DA CAPITAL!

    • janca

      O Palmeiras também é grande, mas não se manifestou sobre possíveis mudanças, inclusive porque a atual diretoria está de saída.

  • Rafael

    Fpf e um lixo onde se viu ficar mudando horário de jogo…. e ainda para um dia de semana as 17:00 … a Fpf deve achar que os torcedores são vagabundos e não trabalham… só pode ser isso… federação vergonhosa

  • Flávio

    Presta ateção no que vc escreve seu merda, deu pra sentir o desprezo em suas palavras, mais respeito com o Palmeiras, o Maior Campeão Nacional nunca terá sua história rebaixada !

  • Anderson

    Vamos falar a verdade! estadual tem é mesmo que acabar… só aqui no Brasil tem isso mesmo, o que temos que fazer é adequar o nosso calendario com a temporada na europa, assim, copa do mundo, amistosos da seleção, classico das americas (ridiculo isso) e eliminatorias da copa não atrapalhariam tanto dos clubes grandes, é eu sei… e os clubes pequenos? enquanto os tratar-mos como pequenos… serão sempre pequenos, um bom trabalho de base, investimentos e outras coisas mais… transformariam boa parte dos pequenos e ao menos médios…. mais tudo isso que eu disse é besteira mesmo né… então deixa como esta.

  • Marcelo

    Até que enfim, isso seria bom para o futebol paulista, entraremos mais forte em outros campeonatos, teremos mais jogadores de maior valor e qualidade, apesar de tudo prefiro ver o futebol paulista campeão, se for meu Corinthians melhor, mas se não der que seja o Santos, Palmeiras ou São Paulo, Abraços e vamos torcer sem briga.

  • Eraldo Oliveira Passos

    Tenho minha opinião; todos os times do interior jogariam em fase eliminatória . Depois o trio de ferro ou seja os grandes da capital, CORINTHIANS, SÂO PAULO e PALMEIRAS, só entraria na fase final. para disputar dois jogos com os times que passou de fase sendo um em casa e outro fora todos eliminatórios…. ou seja mata mata… ai sim com certeza iria ser bom para todos….menos jogos…..VAI CORINTHIANS……………………

  • Leandro

    O Paulistão poderia continuar com 20 clubes, mas divididos em 2 grupos de 10 cada um, com dois grandes em cada grupo. Cada grupo joga todos contra todos em turno único, o que daria 9 rodadas, os dois grupos jogariam simultaneamente cada rodada, assim o Paulistão que hoje dura 19 rodadas até a classificação final, duraria apenas 9.
    Após o fim da fase de grupos, acontece o seguinte: os 4 melhores de cada grupo se classificam para a disputa das quartas-de-finais e os 2 últimos de cada grupo são rebaixados. Q partir das quartas de finais, o campeonato segue o modelo atual, com apenas 1 jogo nas quartas e na semi.
    No final, o Paulistão teria 13 rodadas no total, ao invés das 23, e poderia ser totalmente disputado em 2 meses.

  • Queria ver se fosse o timeco do parque São Jorge que fosse disputar um TETRA Paulista,queria ver se tem ou não valor….Chupem o Santastico,bando de anafas,E escutem uma coisa…não fassam faltas no Neymito,se não voces sabem né,Marcos Assunção…é caixa…CHUPEM.

  • Boa Tarde!
    O Paulistão é um campeonato tradicional e competitivo e que ainda desperta atenção do torcedor. O que poderia ser feito é mudar o atual modelo com 20 vintes times jogando entre si para duas chaves com 10 times em cada uma e os dois melhores de cada chave jogariam um quadrangular de onde sairia o campeão. Menos jogos, menos cansaço, menos contusões e mais motivação, simples assim!

  • Ton

    Eu tenho 30 anos mas leio muito sobre história do Futebol e pelo que eu li galera, JÁ FOI BEM PIOR……tanto em Paulistas como em Brasileiro, para quem tem curiosidade que nem eu procurem saber como foi o Paulista de 1981 ou o Brasileiro de 1979…….Regulamentos rídiculos sem o menor sentido!!!

    Eu não sou a favor da extinção dos estaduais, mas o número de jogos é um absurdo, temos muitas competições. Esse modelo não cabe. Os grandes deveriam sim entrar na segunda fase. Os clubes que não estão nas séries A e B do Brasileiro começam a treinar em novembro. Logo, é racional que essas equipes começem o Estadual antes! Abs.

  • Vinicius

    FPF nao manda me… nenhuma. Corinthians, Santos, SP >>>>>>>>>>>>> FPF

    Espero que diminuam em no minimo 50% as datas dos estaduais.

  • bem eu não sei quanto ao são paulo e palmeiras,porque santos não vai disputar nada esse ano então tem por obrigação entrar com os titulares tirando o neymar que é fora de serie o time reserva do timão é melhor que o elenco titular dos bambis e das porcadas agora qual torcedor pagaria 30rs para ver um centro avante do seu time no paulistão o corinthians vai ter pato ,renato augusto ,gil, zizão, romarinho e possivelmente dedé quem não pagaria para ver ese time no paulista em campo jogadores bons então não fiquem chorando e apoiem mais suas equipes para que elas se reforcem e façam um campeonato competitivo do inicio ao fim e não ja sabendo que afinal sera corinthians x santos palmeiras x são paulo façam como a ponte fez o ano passado deu um show no paulistão

  • JOAO PAULO BARROS – ACRE

    essa idéia ta nascendo… sou totalmente a favor da mudança de calendário e nao extinçao, mas diminuiçao dos estaduais. pelo menos dos grandes centros… pois o estadual deveria servir como pré-temporada e nao um campeonato d 4 meses…
    A PIOR COISA QUE EXISTE NO COMEÇO DO ANO NA TV DO BRASIL… ESTADUAL E BBB!!!
    e ainda falam q a gente dá mais valor pra coisas da europa. é, mas prefiro assistir MILAN, JUVENTUS, BARÇA, REAL, etc… do q v MIRASSOL, DUQUE DE CAXIAS, CRUZEIRO DE PORTO ALEGRE, BOA…
    e a má notícia é que só pensam pra 2015…

    e ainda qrem o DEL NERO pra presidir a CBF… AFF!!!

  • Douglas

    mancha verde é o cancer do palmeiras,certa vez mas preciso no ano de 2000,final palmeiras e Boca no morumbi,nao encontrei mas ingresso comprei de um cambista paguei uma fortuna em dois ingresso,meu amigo nao conhecia a quadra da mancha levei ele pra conhecer,já fui um ex integrante e pra minha grande surpresa o cambista lá,entregando um maço de dinheiro dos ingresso para o sr serdam,acreditem deu o restos dos ingressos pra ele é retirou um pra ele,depois disso me desliguei dessa torcida é numca mais fiz parte de torcida organizada alguma,mancha eo grande cancerrrrrrrrrrr do palmeiras.

    • herrera

      Douglas, não é só a Mancha que é um câncer, todas as torcidas organizadas, sem excessões, são canceres e outras coisas. Sou santista e compactuo com seu sentimento. As torcidas, há muito tempo, são facções criminosas, quando muito torcem para si mesmas e não para o clube. Tenho um amigo corintiano que me relatou que a tal da gaviões vive brigando com as outras organizadas do time. Veja se há interesse futebolístico. São uns criminosos, pilantras e que só fazem mal ao futebol AO clube fazem mal duas vezes; além de receberem de graça ingressos (o que é um assalto aos cofres do clube), afasta a verdadeira torcida, a que realmente apoia, compra artigos do clube (e não da organizada) e que fomentaria futuros torcedores.

  • Lucas Palmeiras

    Campeonato desnecessario…. sem valor algum

    • È porque o Santastico vai deixar os porcos para traz em dois anos e depois pegaremos as galinhas do fundo de quintal do tiete fedorento que fede como eles …gambasssssssssss….fedidos…..

      • Corinthians 7 x 1 santriste

        O santriste vai la pr baixada disputar o clássico contra a portuguesa santista e deixe os gandes da capital, vc ta fedendo peixe podre.

        • louco pelo santastico

          um acidente bem menor
          do q disputar taça prata
          segunda divisaõ da
          taça brasil
          campeão da segunda divisão
          bi segundona vai la na historia
          v se o glorioso ja visitou a segundona
          ja q é pra viver de passado
          o santos vio pra pertubar o trio de ferro
          em 27 finais entre santastico e trio papamos 17
          conta o curinthians forão 10 titulos disputado ganhamos 7
          ja q é pra falar de historia mane eterno fregueses
          este ano tem mais quero vcs na final pra dar mais uma surra

          • SE A TAÇA DE PRATA ERA UMA SEGUNDONA…………

            ENTÃO EM 83 O SANTOS IRIA DISPUTAR A TAÇA DE PRATA…….

            SÓ NÃO DISPUTOU POIS FOI CONVIDADO P 84………………..

            ANTES DE ESCREVER MERDA OLHA O SEU RABO…… E AGRADECE O PELE POR TER EXISTIDO

            SE NÃO VCS SERIAM UM JABAQUARA PIORADO…………………….

  • um estado que e maior que muitos paises, ficar sem campeonato regional? nao consigo entender. tem cidades ricas e com grandes clubes e torcidas tambem. agora os outros estados sao campeonatos metropolitanos, e na maioria os times do interior nao tem estrututa nenhuma.do jeito que ta indo a globalizaçao no futebol, daqui a pouco vao achar melhor acabar tambem com o brasileirao, afinal o mais importante e o mini brasileiro(libertadores), junto com um monte de porcaria de clubes das americas.

  • ALEX R.7

    UM CAMPEONATO MUITO INCHADO SÓ ESVAZIA A QUALIDADE DOS JOGOS DO PAULISTÃO
    VAI CORINTHIANS É NOIS….
    O CAMPEONATO PODERIA ESTAR MAIS INTERESSANTE COM O MELHOR TIME DO MUNDO COM OS SEUS PRINCIPAIS JOGADORES E OUTRAS EQUIPES O MESMO JÁ QUE ESTÃO DISPUTANDO OUTROS CAMPEONATO COMO PRÉ LIBERTADORES ETC…
    MAIS UM DO BANDO DE LOUCOS ALEX R.7

  • Mike

    TEMOS GRANDES TIMES NO INTERIOR DE SÃO PAULO, NÃO PODEMOS RIDICULARIZAR ESTAS ESCOLAS. DEVEMOS REDUZIR DATAS COM CERTESA, HA SOLUÇÃO, O QUE NÃO PODE É AFUNDAR OS TIMES DO INTERIOR QUE SÃO TRADICIONALMENTE BONITO DE VER UMA VEZ POR ANO AS GRANDES EQUIPES POR LÁ.

  • Janca,bom retorno e felicidades neste novo ano,quanto ao regional,acho que esta faltando visao aos dirigentes da FPF,times ganharem carros por participaçao nao ajuda em nada no que se refere a publico,o campeonato eh logo e enganoso,claro que nao pode ser extinto,porque isso seria ao meu ver a falencia dos times do interior,que foram outrora grandes celeiros de craques o que se precisa fazer eh tentar premiar as torcidas incentiva-las a comparecer,uma das minha ideias seria usar a imagem do jogador,jah que eles recebem por direito de imagem,que tal alem de reformular com menos jogos e mais objetivos,nao premiam os torcedores com camisas autografadas pelos jogadores,seria muito legal ver torcedores sendo premiados apos cada partida,pois o publico eh a razao do espetaculo,nao apenas os artistas(no caso,os jogadores)

    • janca

      Oi Roger. Também não defendo a extinção dos Estaduais, apenas acho que eles devam ser reformulados, caso do Paulista e de outros mais. E vejo com bons olhos a iniciativa de Santos, Corinthians e São Paulo de pelo menos debater e discutir a possibilidade de um novo modelo para o Paulistão. E um novo calendário para o futebol brasileiro, algo que o Santos está interessado em propor. E acho bom que o faça logo. Abs. e bom ano pra você, Janca

  • Rogério Sereno

    Oscar de Melo concordo com você e tem mais os clubes grandes e os pequenos não são os responsáveis pela lama em que jogaram os campeonatos regionais. Os responsáveis por tudo isso são os dirigentes da FPF e CBF que apenas cuidam dos interesses pessoais.Vejam só fecharam um grande patrocínio da Chevrolet, é muito dinheiro e com certeza todo o dinheiro não vai para pagar a premiação do campeonato e também não vai para pagar as contas.Então é muito dinheiro que sobra e que poderia ser investido na melhoria dos estádios e dos clubes do interior é claro, mas será que Marco Polo del Nero e outros dirigentes estão preocupados com isso ou devem estar preocupados em conseguir o cargo de presidente da CBF.Esse Marin e esse del Nero perderam a oportunidade de ficarem calados quando disseram que não vai haver mudança no calendário do futebol brasileiro aos moldes do Europeu, e outro disse que para o torcedor é mais importante ver São PauloxCorinthians do que ver São PauloxFlamengo.Isso que é regionalismo falso e descabido mesmo é por isso que os clubes do interior e outros clubes estão falidos e desaparecendo.

  • LUKAS jUSTUS

    Há muitos anos o Paulistão vem sendo pré temporada do Campeonato Brasileiro. Sem apelo nenhum os Torcedores estão guardando grana para acompanhar o Campeonato Brasileiroe outras competições mais importantes.
    Paulistinha deveria ser Extinto assim como todos campeonatos regionais do Brasil !

  • francisco

    Aviso á todos. o Palmeiras não é time pequeno, time pequeno é o corintians, que pegou dinheiro do povo para construir á fazendona, o Palmeira é o maior de todos, deixem o Palmeiras em Paz.
    Isso é pra vc Loco Abreu

  • Alexandre

    Acredito que se a fórmula do Campeonato Paulista fosse igual ao Carioca, inclusive em quantidade de clubes, o povo voltaria aos estádios.

    • janca

      Com todo respeito, Alexandre, tampouco gosto da fórmula do Estadual do Rio, embora a considere melhor do que a do Paulista. Acho que banaliza os clássicos.

  • brandis

    Eu torço para o futebol e acho que a formula mais correta para aumentar as receitas e visibilidade dos clubes do interior,porem diminuir os jogos seria da seguinte forma:
    Aumentaria para 32 times divididos em 8 grupos de 4 times.
    santos,sao paulo,palmeiras,corinthians,e mais 4 seriam cabeças de chaves.
    classificariam o campeao de cada chave , fazendo apenas 6 jogos.
    os 8 times classificados formariam as semi-finais em sistema de mata-mata,fazendo mais 6 jogos saindo assim o campeao.
    para decidir sobre o rebaixamento, os 8 piores times da primeira fase jogariam entre si e os 4 piores cairiam. resumindo 32 times para doze rodadas.

  • Rafael Tavares

    Acho q do jeito que era até 2001 (16 clubes) era ótimo.. podia ser assim pra começar…
    Quanto a fórmula: 2 grupos de 8, turno único. passam 4 de cada para as quartas de finais, aí mata mata até a final.. quem chegar a final terá jogado somente 13 jogos.. quanto aos eliminados, poderiam jogar um torneio da morte para o rebaixamento.. Agora se um grande não passar para os mata-matas.. paciência… não pode ter virada de mesa…

  • Sergio Buassali

    O grande problema e’ a Copa do Brasil … Colocam-se times que nem existem de cidades que nao se acha no mapa e o Campeao basicamente jogou 2 ou 3 partidas dificeis ,,,e ainda premiam com um lugar na Libertadores …. na verdade futebol encontram-se em Sao Paulo , Rio , Minas e Rio Grande do Sul .. o resto e’ algum time que algum ano faz alguma coisa .. dever-se-ia acabar com esse papa-niqueis .
    Se for o caso de uma vaga na Libertadores , o Paulistao ( os outro 4 deveriam seguir ) teria no maximo 10 times ( a nata do futebol paulista ) , os capeoes dos 4 estados jogariam entre si por uma vaga na Libertadores …

    • janca

      Mas aí acho que não serla legal, Sergio, inclusive porque seria um privilégio aos times do Sul-Sudeste e não podemos nos esquecer dos de outras regiões do Brasil. Que aliás têm torcidas imensas, caso de Sport, que caiu, Bahia, que permaneceu na Série A e do Santa Cruz, que está mal administrado mas tem uma baita galera, que comparece aos estádios como poucas. Abs.

  • edu

    O titulo diz gamba ,bambi,sardinhas ..com certeza o jornalista desprezou o palmeiras ..agora a gente percebe oquanto a imprensa e anti-palmeiras !!

  • Willian Carvalho

    Acabar com os estaduais não é a melhor solução para o calendário brasileiro de futebol. Uma solução para o paulistão seria diminuir o número de times do campeonato para 14 ou 15 times, os melhores colocados de cada estado entrariam na fase seguinte que seria a Copa do Brasil, o que tornaria os estaduais e até mesmo a copa do brasil mais atrativos para o público, o campeão da copa do brasil continuaria com o direito de ir a libertadores e não aconteceria de clubes que estão na libertadores entrarem na fase final da copa do brasil (vergonha). O campeonato brasileiro poderia ter 18 times ao invés de 20 times, seria mais competitivo e faria da serie b um campeonato ainda mais forte e com maior apoio dos torcedores, continuaria caindo 4 e os 4 primeiros entrariam na libertadores.

  • Renato

    Estranho! se me lembro bem, nos anos 90 os considerados grandes de SP faziam de tudo para ganhar o Paulistão ( torneio que agora é desprezados pelos mesmos ), os gambas se gabavam por serem os maiores ganhadores do torneio, estadios cheios, bandeiras nas arquibancadas, e agora começam com essa palhaçada, sou totalmente a favor dos estaduais, parabéns a diretoria dos Santos na busca pelo tetra do paulistão.

  • samuel

    OS ESTÁDIOS DOS CAMPEONATOS PAULISTA E CARIOCAS ESTÃO E FICARAM SEMPRE VAZIOS POR CAUSA,QUE AS FEDERAÇÕES NÃO SE PREOCUPAM E NEM TEM RESPEITO COM OS TORCEDORES DOS CLUBES
    PREFEREM VENDEREM OS JOGOS PARA A TV E A CABO DIGO(GLOBO E SPORTV),E AI PQ QUE NÃO SE TEM LICITAÇÕES ELA A REDE GLOBO E O SPORTV,COLOCAM JOGOS AOS HORÁRIOS QUE LHE CONVENCEM.
    ANTIGAMENTE OS JOGOS DOS 2 CAMPEONATOS MAS VALIOSO DO PAÍS,NOS DIAS DE SEMANA COMEÇAVAM ÁS 20.40 HS,NOS DOMINGO EM SP AS 16.00HS,E NO RJ ÁS 17.00
    OS ESTÁDIOS VIVIAM CHEIOS DE TORCEDORES,
    AGORA TEM JOGOS AS 22.00 DIAS DE SEMANAS,E ÁS 18.30 FINAIS DE SEMANAS,VC ACHA QUE OS TORCEDORES QUE TRABALHAM TEM CONDIÇÕES DE IR AOS ESTÁDIOS NESSE HORÁRIOS
    HJ EM DIAS JOGOS SÃO PARA PREVILEGIAR A TV E A CABO,OS TORCEDORES QUE SÃO A RAZÃO DOS CLUBES FICARAM EM SEGUNDO PLANO.
    MAS ISSO É BRASIL
    VEM AIIIIIIIIIIIII A COPA DA VERGONHA,E A OLIMPÍDAS DOS SOFREDORES
    ENQUANTO NOSSOS POVOS VIVEM PASSANDO FOME,SEM GUA NO NORDESTE,SAÚDE NO CTI,EDUCAÇÃO ABAIXO DA MÉDIA

  • rafael ribeiro cavalari

    eu acho que poderia ter uma fase preliminar com mais clubes do interior algo como 4 grupos com oito clubes cada sem os grandes e classificando os 2 primeiros de cada se unindo aos 4 grandes em um grupo com 12 clubes em turno único classificando os 2 primeiros para semi final e final seriam

  • herrera

    Janca, como colcoquei em repsota a alguns, acredito que a melhor forma seria 4 grupos de 5 times. Desta feita, teria-se um time de nome, em cada grupo, como cabeça de chave, teria-se, no máximo 8 jogos nesta fase, passando fase a fase, jogaria-se, no máximo 14 jogos (ainda acredito que seja um número alto, mas mais adequado). Com isso agradaria a esse pessoal que não abre mão desse campeonato defasado, que nada acrescenta e as datas que restariam daria para aproveitar melhor, ou em outros campeonatos, ou fazer uma pré-temporada maior e mais qualificada.
    Em minha opinião extinguiria-se tal campeonato, não existi razão de tê-lo, com isso os clubes poderiam excursionar pelo mundo e se preparar melhor e não aconteceria as aberrações que houveram no ano passado, em relação à porcaria da seleção, onde o Neymar jogou mais pela “bosta” da seleção do que pelo seu time, pois espassaria mais os jogos, até em prol dessa caça niqueis da seleção, já que não respeitam nem as datas fifas.
    NOTA: Por mim, acabariam os estaduais, mas, já que é para tê-los, acredito que a forma que apresento, faria o campeonato mais interessante, pois não teria-se o excesso de jogos e nem o demasiado numero de clássicos. É claro que quando chega na final torna-se interessante, só que para se chegar até lá haja saco.
    Quanto à seleção, para mim o clube é um milhão de vezes mais importante, eu não torço para seleção eu torço para o meu time e, acredito, que a grande maioria também, sendo assim, penso que os clubes teriam que ter mais prioridade em certos pontos

    • janca

      É uma ideia _a sua. Uma ideia interessante (a de dividir os times em quatro grupos). Extinguir os Estaduais eu não exitinguiria, acho que as características regionais do Brasil têm de ser respeitadas, uns são mais valorizados do que outros, o que acredito que tenha de ser feito é repensarmos o papel (e a presença) dos grandes em tais torneios. Já sobre a seleção, cada um é cada um, eu torço pra ela e acho que representa muito para o nosso futebol e nossos clubes. Mais do que alguns imaginam…

  • Carlos Martins

    Os pequenos só sofrem porque a maioria fica parada boa parte do ano
    Se fizessem um super paulistão com os times que ficam fora de atividade o restante do ano, como excelente premiação para todos, ( a federação paulista tem dinheiro) com classificação para os melhores, que se juntariam aos que estivem na série A e B do brasileirão, totalizando, no máximo 14 equipes para a disputa de torneio “tiro Curto”.
    Ex. Clubes série A – Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa e Portuguesa
    Clubes série B – Palmeiras, São Caetano, Bragantino, Guaratinguetá
    Total : 9 clubes
    O restante deve se classificar no super Paulistão, ou seja: 5 clubes.

  • Donizeti

    Por este motivo deveria ser extinguido os campeonatos estaduais,já que andam esvaziados.Já existe claramente um abismo de diferença entre os times chamados da capital e os times do interior.Dveria ao meu ver ser mexido no calendário e se criar uma liga nacional e fosse atraente.O campeonato carioca,por exemplo,só tem flamengo,fluminense,botafogo e vasco que tras um equilibrio enre si qdo jogam,o restante só servem para preencher tabela e dar grana(pouquissima) para a federação.O campeonato paulista,por sua vez,se ve esvaziado com a prioridade de times como,sao paulo,corinthians e palmeiras pela libertadores.Logo se pouparão para evitar possiveis baixas em seus elenos por conta de lesões.Daí vem brasileião,copa do Brasil,sul americana que visam dar vaga a disputas de torneios internacionais.Os estaduais hje em dia é como uma estrada que liga o nada a coisa nenhuma,virou competições sem atrativos maiores.E este inchaço no calendário e o alto custo para se manter um plantel ,onde hora vc tem q vender pra fazer fluxo de caixa,hora vc tem que comprar para tentar manter qualidade de equipe,acaba tornando sofrivel a situação dos clubes.

  • kafepaulo

    Quem participa da serie A, B do brasileirão, devem ter a participação em fases de mata mata, que seriam antecedidas por um torneio classificatório, regionalizado, aonde os últimos disputariam vagas com os que tiverem ranking para subir para a divisão especial. Com respeito a fases finais em mata mata, ficariam em jogos nos meio de semanas ou em datas de finais de semanas em folgas do brasileirão A e B, já previamente colocadas para tal fim. A federação, só tem de negociar patrocionios em função de arrecadar fundos para a distribuição para os clubes menores, e não ficar dando carros para os times grandes usarem em seus deslocamentos, e tbém a federação não ser uma caixa bancaria, e sim de organizar, participar, distribuir para que todos os times tenham condições de se sobreviverem…Se não tem condições de pagar jogadores, comissão e todos os componentes, WO, e rebaixamentos, simples assim.
    O torneio ficaria para o ano todo, e todos os times, teriam de ter no minimo, 4 jogadores, na faixa dos 16 a 19 anos, em todos os jogos, isso valendo essas idades na inscrição dos atletas no seu inicio.

  • cassio farinacio

    Temos que acabar com essas porcarias chamadas campeonatos estaduais, nos adequarmos ao calendário europeu e pararmos de uma vez por todas com esses estaduais caça niqueis, que servem apenas para atrapalhar a preparação dos clubes grandes e sustentar os vagabundos que trabalham nas federações, quanto aos grandes clubes teriam mais tempo para excursionar para o exterior difundirem suas marcas e arrecadarem mais.

  • Mário Nogueira Neto

    Já passou da hora de diminuir drasticamente os estaduais. É um modelo chato e esvaziado. Tem que aumentar as divisões do Brasileirão e colocar todo mundo pra jogar o ano todo. Com o tempo isso é possível e até lá os estaduais não podem passar de um mês ou pouco mais. O problema é que tem mutia gente ganhando dinheiro nas costas dos clubes grandes.

  • Dudu

    A galera ta esquecendo do que move e mantém os times: A torcida!!! O término dos estaduais dificultariam os humildes torcedores interionanos. Como essa torcida vai poder acompanhar seu time do estádio?
    Tudo bem que os grandes levam desvantagem em relação a arrecardação, mas não esqueçam que os pequenos levam desvantagem em todo o resto… Cotas de TV, Patrocínio e etc…
    Sou contra o fim dos estaduais, porém defendo uma mudança, claro que amplamente discutida!!!

    Abraços

    • Donizeti

      Dudu,poderia sr adotado um sistema como os do campeonato ingles,pr exempl,onde eles fazem uma liga expecifica para eles.e que ganhasse lá por dois anos,por exemplo subiria para a serie principal,seria somente neste caso a diferença.

  • jota medrado

    nem todos os torcedores de CORINTHIANS,SANTOS,PALMEIRAS e SÃO PAULO que moram no interior tem condições de acompanhar seu time de coração nos estádios da capital.
    isso acontece nem sempre por motivo financeiros,más pela distância.
    assistir a um desses times jogar no interior paulista é uma satisfação muito grande para o torcedor e também uma fonte de renda para os times menores.
    assim sendo,deve-se adequar o calendário,mas tirar as chances dos pequenos jogar com eles jamais.

  • LucasTTI

    Eu acho ki a solucao seria dividir o campeonato Paulista em 2 grupos de 10 times cada com turno unico e em cada grupo 2 times grandes em cada e em cada grupo classifica 4 assim vc diminui os jogos e ainda faz um campeoato atrraente

  • Luiz

    Não é de hoje que a imprensa vem sistematicamente tentando diminuir a importancia do campeonato paulista, isso acabou acarretando na praticamente falencia de muitos times do interior que costumavam ser celeiros de bons jogadores e davam muito trabalho para os grandes, querem criar um cartel onde só os 4 grandes tenham espaço, mas cuidado, desses 4 pode virar 3, 2 e apenas 1, considerando que tem um time que é sócio do governo, fica fácil deduzir qual é.

    • Donizeti

      Luis nao e a imprensa que esta diminuindo ou tentando diminuir o valor do campeonato paulista,mas sim o calendário estas diversas competiçoes expremidas entre datas de calendário onde obriga os clubes priorizar aquio que eles entendem ser o melhor para eles.Campeonato como o basileirão pela duração e a quantidade de jogos até que da alguma grana aos cofres dos clubes,mas com isto vem o desgaste dos lencos(quem tem um elenco).Os campeonatos internacionais trazemuma grana boa e se torna uma vitrine mundial,o que se torna mais atrante que os estaduais,onde so tem servido para dar grana aos cofres das federações que em nada se importa com aqueles que as sustentam.

  • moacir

    Eu acho que como os times da serie b e ficam boa parte do segundo semestre sem jogar, então porque não começar campeonato estadual no mês de setembro classificando os oito melhores, em janeiro entra os quatro grandes formando dois grupos por sorteio, jogando ida e volta que daria dez partidas,classificando os dois primeiros, jogando o primeiro conta o segundo de cada grupo, saindo dai os dois times que faria a final em um total de quatorze partidas teria o campeão estadual.
    Os dois últimos de cada grupo cai, disputando no primeiro semestre com os times da serie b a chance de subir para o grupo de elite, eu acho que assim os times menores tinha jogos o ano todo, tendo a chance de revelar bons valores

  • BEZERRAdaSILVA

    Querer “falar” sobre esporte neste país, seja ele qual for… tem haver com política. “TROCARAM” 6 por 1/2 dúzia…
    vejam o link:
    http://blogs.lancenet.com.br/blogdojanca/2013/01/08/cbf-renova-com-teixeira/
    ah tá bom, coloquem ai no google corrupção no futebol brasileiro (para quem acha que o LANCE não é parcial). Parabens ao nosso governo “PT” que por muitos anos acreditei ser diferente nãoooo mudou nada tirando RICARDO TEIXEIRA: Desde que deixou o comando da CBF, o ex-presidente, hoje radicado na Flórida, recebe uma mesada da entidade para, segundo Marin, atuar como consultor. Chega a receber até 120 mil reais por mês da CBF, “mais” do que ganhava como presidente da confederação.
    todos…iguais. como já dizia nosso amigo goleiro MARCÃO, o povo cobra dos jogadores e querem agradi-los, ainda não sabem cobrar dos dirigentes nem dos políticos.
    Ouço torcedores dizendo que o jogador e técnico são mercenários, me diz, qual trabalhador que não quer ter aumento de cr$500,00 ou mais mudando de emprego hj.? ai não é ser mercenário né..kkk. Nosso governo fala tanto em ‘ditadura” e no entanto o que mudou hj.? a diferença é que tem câmeras pra tudo que é lado denunciando a todos, sejam eles de qualquer meio, político ou não. Porém a justiça nesse páis é “CEGA” mesmo, e quando conseguem punir é daquele jeito. Fica com os milhões , vai apenas perder o mandado..é phoda. _resumindo pra quem não entendeu… NÃO É GLOBO, SBT, RECORD, BAND ou qualquer outra emissora.. quem controla qualquer FEDERAÇÃO neste país é nosso GOVERNO, que mantem os mesmos corruptos por anos, assim como a maioria dos polícos são, ou você aceita ou não faz parte do clube da “luluzinha”.

  • Alaska Saedelaere

    Achei interessante um cara dizer que o Barcelona não investa na base e vem bsucar jogadores no Brasil. Isso é um total desconhecimento da realidade. O atual time do Barcelona é formado pos mais da metade de jogadores formado na base do Barcelona e o cara vem dizer que eles não investem.

    • PODEM ATÉ INVESTIR NA BASE MAS O ASTRO DA EQUIPE É ARGENTINO SENDO QUE ANTES DELE ERA UM BRASILEIRO!

  • Osvaldo Luiz Prado

    A verdade, é uma só: atualmente é preciso reduzir o número de times no campeonato brasileiro e no paulista para possibilitar aos times um período de pré-temporada. Sem isso o futebol brasileiro ficará estagnado como está hoje. Vejam a copinha e a seleção brasileira sub20, o nível é um dos mais baixos da história do futebol brasileiro e a tendência é cair ainda mais. Ou os times se reunem e mudam isso ou dentro de pouco tempo teremos uma sequência enorme de falência de times no futebol brasileiro.

  • BEZERRAdaSILVA

    …concordo com todos os comentários até o momento, vale lembrar que cada um tem seu ponto de vista de acordo com leituras e informações recebidas deste ou aquele outro no qual acreditamos. corrigindo comentário anterior (feito por mim) o correto é “mandato e políticos”.
    Já fui torcedor e por não concordar com aquele campeonato de 2005 e outras maracutais, deixei de torcer, não vale a pena deixar a mulher na cama esperando pra ver um jogo as 23hrs. e depois ser anulado, continuo sim acompanhando qualquer esporte desde que me sobre tempo.

  • Acho interessante dividir em chaves estilo campeonato Carioca, poderiam colocar 4 chaves de 5 times classificam 2 (ou 1) de cada chave e depois manda pro mata-mata obedecendo a ordem de pontuação para montar os confrontos, igual na Libertadores. Se desse tempo poderia fazer 2 taças Taça São Paulo e Taça Bandeirante depois os campeões se enfrentam pra definir quem é o campeão paulista.

  • Weber

    20 times ta bom é so dividir
    4 grupos com cinco clubes cada …os 4 grandes seria cabeça de chave …classifica 2 de cada grupodai quartas , semi e final e pronto . seria apenas 16 datas para o paulistao .

  • Lédio

    … se o time titular do Palmeiras já é sofrível, imaginem o misto…

  • Voltar com o Rio-São Paulo??????
    Vc sabe porque acabou?????
    Porque só o Santos ganhava e ele não é da capital.hahahahah

    • COMO SÓ O SANTOS GANHAVA SE O MAIOR CAMPEÃO É O CORINTHIANS! COM 5 TAÇAS.

  • Tetra

    TAnto faz o Santos vai ser tetra de todo jeito ahuahauhauauha

  • tricolor

    pra mim deixava so os clubes do interior participarem desse falido paulista que foi bom ate nos anos 90..mas emfim como tem que disputar a formula é ter 4 grupos e classifica2 para as quartas e ai vai ate na final..hoje os clubes grandes reclamam mas chega na reta final do paulista ate treinador perde o cargo…..deveria disputar esse paulista com time reserva ate o final pra mostrar para esse presidente da federeção que os grandes estao fartos com o estadual..tem que deixar so pros times do interior e para a lusa e palmeiras sao times pequenos a anos e ninguem viu ainda.kkkk.

  • tricolor

    haa tambem faço uma critica ´para essa copa sao paulo juniors que ultimamente é uma merda..tem muito time ai formado por empresarios e tirando times do mato que nem sao proficionais..muito time grupos que chega ate o z so nao tem mais grupos por que o abecedario acaba no z..e o pior nao revela ninguem só o lixo essa copa..bons tempos que nos anos 90 era so 24 clubes..me lembro que em 1995 comvidaram o cerro porteno do paraguai ai nosso tricolor ganho de 4 a 0 epoca boa da copinha que nakela oportunidade revelava jogadores de verdade…

  • QUERO TRETA AFINAL DE CONTA COCO CURINTINHA ONCE CALDA DE ITAQUERA GANHOU MAIS PAULISTA NA EPOCA DO AMADORISMO SO TINHA TRES CLUBE INMAGINE COMO ESSES CLUBE NAÕ FORAM ROBADO NAÕ TINHA RADIO NEM TEVE INMAGINE COMO O APITO AMIGO NAÕ AJUDOU COCO CURINTINHA ONCE CALDA DE ITAQUERA SO GANHOU MAIS PAULISTA NO SECOLO 13.19.20. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHUPA ETERNA SEGUNDONA 1982 TAÇA DE PRATA E 2008 EU EU EU NUCA VOU ESQUECE AS GALINHADA CHORANDO CAI CAI QUENEM MEDA CAI NO ESGOTO KKKKKKKKKKKKKKKK GUAL A DIFERENCIA DO COCO PARA COCO CURINTINHA ONCE CALDA DE ITAQUERA NEM UMA OS DOIS CHEIRA BOSTA KKKKKKKKKKKKKKKK GALINHADA GAY MAIOR TORCIDA GAY DE SP QUEO DIGA VAMPETA E DINEY REVISTA G AS GALINHADA COMPRA TUDO NA EPOCA QUE VAMPETA E DINEY SAIRAM NA REVISTA G KKKKKKKKKKKK SE NAÕ FOSSE BANCO EXCEL RIQUIS MOSES KIA LADRAÕ RONALDO DEDADA COCO CURINTINHA JA TINHA FECHADO AS PORTA CADE A GRANDESA DO TIMINHO PEQUENO DE ITAQUERA KKKKKKK

    • ESTE BETO SEMPRE LEMBRA DO VAMP E DO DINEI……………

      FALA BETINHA QUAL PG VC MAIS GOSTOU DO VAMP?? E DO DINEI ????

      ENCONTREI SEU PRIMO O NENO AI NO BOQUEIRÃO…TROQUEI UMA IDEIA COM ELE

      E ELE ME FALOU DA SUA VIDA SEXUAL…. O SEU NEGOCIO É REVISTA MAN NÉ???

      VOU TE ENVIAR A DO LONG DONGS….E O KID BENGALA…. FICA FRIO QUE TA CHEGANDO…

  • Edilson Grego

    Creio que poderiam igualar ao calendário europeu e transformar os estaduais em campeonatos classificatórios para as divisões mais baixas do Brasileiro. Assim, os melhores jogadores e os clubes mais profissionais (com melhor planejamento) seriam valorizados. Isso faria com que os pequenos precisassem se reinventar, talvez até pensando em transformar-se em uma franquia (como são os times americanos), sustentados por diversas marcas que se identificam com determinada cidade. A clube pequeno que não se preparar, ou continua amador ou fecha as portas, então a cidade da qual pertence, começa a se interessar mais por outros esportes (Ex.: Franca, apesar de existir a Francana, o foco é o basquete) e assim começamos até a ter um país mais cultura esportiva.

  • Sherlock

    O problema é que, quem manda na Federação são os times do interior. Nenhum presidente irá contra a maioria. Os “timinhos” do interior querem ver a grana de bilheteria contra um “grande” de São Paulo. Isto é o que importa. A qualidade do espetáculo; presença do público, isto não interessa para os pequenos . Resulta que são os quatro grandes que arcam com os prejuízos e sua torcidas são obrigadas a aguentar jogos chatos, modorrentos por longos quatro meses.

  • Wander

    Os grandes tem que entrar na fase decisiva do campeonato e tambem diminuir o número de clubes,tem gente que fala que vai prejudicar os times pequenos? problema é deles!o meu time vai ficar sustentando time pequeno?

  • Ruan

    Mantém os 20 times, divide em duas chaves com dez e classifica os 4 primeiros. Todos os times jogam com 2 grandes paulistas pelo menos e o campeonato se encerra com no máximo 15 jogos para o campeão e no mínimo 9 para quem não se classificar. Não atrapalha preparação para outros torneios e não arrebenta com times que reclamam esses jogos com o quarteto de ferro!

  • Aimebek

    Quatro chaves com cinco clubes cada. Os grandes nessa fase jogam todos os jogos fora (há torcedores em todo o interior de SP.) e classificam dois de cada chave. Dai começa o mata-mata com jogos de ida e volta.
    Já que não dá para acabar com esses estaduais, dessa forma o torcedor do interior tem como assistir ao vivo os jogos dos grandes em suas cidades.
    O futebol está se tornando um grande negócio e não tem como manter um campeonato deficitário e sem nenhum brilho.
    Os grandes clubes precisam ter uma pré temporada e datas para excursão para jogarem contra times europeus.

  • TEM QUE ACABAR COM ESSE CAMPEONATO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, A MÍDIA PAULISTA E O TRIO DE LATA DA CAPITAL JÁ ESTÃO DESESPERADOS, POIS, A 3 ANOS SÓ DÁ PEIXE, E PELO ANDAR DA CARAVANA VEM TETRA POR AÍ !

  • Pessoal, minha proposta é a seguinte: turno único com pontos corridos no Paulista série A, todos contra todos, após os 19 jogos o campeão será o que tiver mais pontos claro… No ano seguinte invertem-se os mandos dos jogos, ah e quanto aos rebaixados ? Simples: O campeão da série B herda os mandos do 17º colocado (que foi rebaixado claro ), o vice da série B herda os mandos do 18º e assim por diante ! E VAI TIMÃO !

    • RENATO SANTISTA

      A MINHA PROPOSTA E IGUAL A DO TADEU 54 MAS COM A ALTERAÇÃO DOS PONTOS, CONFORME ABAIXO:
      EMPATE DE 0X0 : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 1 PONTO E O PERDEDOR LEVA 0.
      EMPATE DE 1X1 OU MAIS : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 2 PONTO E O PERDEDOR LEVA 1.
      VITORIA: LEVA 3 PONTOS.

  • Danilo Machado

    TOTALMENTE CONTRA!

    ESTÃO QUERENDO BENEFICIAR OS TIMES GRANDES, OS CARAS GANHAM MUUITO PRA JOGAR E CADA VEZ MAIS QUEREM DIMINUIR O NUMERO DE JOGOS, ANTIGAMENTE ERA DOMINGO E QUARTA, AGORA QUEREM SÓ DOMINGO, JAJÁ SERÁ IGUAL UFC, UMA JOGO A CADA 3 MESES! MARCOS ASSUNÇÃO ACABOU DE GANHAR UM CARRO DE 200 MIL DE EMPRÉSTIMO E NÃO PODE JOGAR DUAS VEZES POR SEMANA?

    POR FAVOR CORINGÃO, NÃO APOIE ISSO, É UMA VERGONHA!

  • CAMBADA VIADO

    Globo Lixo …… sempre mandando e desmandando no futebol !
    Para que competir sendo que na opinião da globo corinthians e flamengo é bom ganhar sempre!

  • RENATO SANTISTA

    A MINHA PROPOSTA E IGUAL A DO TADEU 54 MAS COM A ALTERAÇÃO DOS PONTOS, CONFORME ABAIXO?
    EMPATE DE 0X0 : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 1 PONTO E O PERDEDOR LEVA 0.
    EMPATE DE 1X1 OU MAIS : COBRANÇA DE PENALTS E QUEM GANHAR LEVA 2 PONTO E O PERDEDOR LEVA 1.
    VITORIA: LEVA 3 PONTOS.

  • Predador

    Eu concordo com oque disse o Rafael.Acho que o Campeonato Paulista deveria ser mantido.Porém, de outra forma. No máximo em 20 dias. Ainda sou a favor do campeonato regional porque este campeonato revela muitos jogadores…Mas, os clubes grandes precisam ter mais tempo para participarem de torneios internacionais para poderem ter mais visibilidades. Enfim, sou da opinião que os regionais podem, por enquanto, continuarem mas com tempo e rodadas menores e os times grandes, sem perigo de rebaixamento pois esse campeonato, atualmente, só é bom para os times do interior.

  • Thallis

    4 grupos com 4 clubes e os grandes como cabeças de chave seria o ideal, jogos de ida e volta e classificando dois de cada grupo para próxima fase.

    • Thallis

      Com jogos só aos finais de semana, começando na primeira semana de fevereiro, estaria tdo liquidado na metade de maio. quando se inicia o campeonato brasileiro….

  • Vinny

    Pessoal.
    Os campeonatos estaduais sao feito de forma que as federações ganhem apoio dos times do interior e permaneça no poder.
    O grande exemplo é sao paulo e RJ.
    Eles tem campeonatos aonde os grandes fazem 17 19 jogos contra times do interior,e como as receitas sao divididas,assim ganham dinheiro com pelo menos 4 jogos.Isso agrada os clubes pequenos e os mesmos mantem os presidentes no poder.
    Sou contra o fim dos estaduais,e mais contra os grandes começarem na segunda fase(vai contra o principio desportivo de competitividade,e do que vença o melhor).
    O ideal é ter menos datas.Como em MG,deveria ter apenas 15 datas para o estadual.E pra isso é simples:
    2 grupos de 10,com apenas jogos de ida.Passam os 4 melhores de cada grupo. quartas,semi e final em mata. Pronto,teremos 15 datas.
    Os 3 clubes de cada grupo que nao seja os 4 grandes e que nao se classificaram pras quartas de final,disputariam um mata mata pra disputar o titulo do interior, a quarta vaga seria entre os times do interior que nao chegaram as semifinais do paulistao.Caso nao sobre,o time de melhor campanha da primeira fase,ja estaria na final,enquanto os outros 2 fazem uma semifinal.
    Os 3 piores de cada grupo,disputam um hexagonal pra rebaixar 4.

    Pronto,assim vc faria com que os times do interior joguem as mesmas 15 datas dos clubes grandes. O campeonato fica enxut,facil de acompanhar,e emocionante do principio ao fim.
    Alem de favorecer para que os clubes tenham um ano bem planejado

  • Fernando

    Se eu fosse o presidente do Corinthians não jogava o Paulistão ano que vem. Ficaria preparando para as 3 competições principais. E faria excursões para outros paises, arrecadaria bem mais do que com o Paulista. Deixa o Paulista para os clubes pequenos…

    • rogerio

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      O ego do corinthiano é muito grande…
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • para falar a verdade quais os times do intrior q hoje vale apenas ir ver jogar porque não existe mais times como os outros do passado hoje não tem mais então acho que e desperdicio de dinheiro para ptorcedor a federação do marco polo del nero deveria ter vergonha na cara pois o paulistão so seve para ele nos torcedors não temos estimulos nenhum de ir a estadios pelo intrior de sampa o paulistão virou porcaria para os clubes que participa e prar o torcedor que e quem paga por min não existiria mais e acho que amelhor forma de campeonato e com turno e returno valendo o campeão dos dois turno fazando uma final em dois jogos obrigado a todos sem indiferencia

  • George Esperança

    Por mim, o campeonato estadual deveria ser disputado nos mesmos moldes do campeonato carioca. 12 clubes em duas chaves de 6 com semi-finais e finais em cada turno. O campeão do primeiro turno joga contra o campeão do segundo.
    Seriam no máximo 17 jogos. Com certeza, a federaçao paulista e a globo aprovariam esse modelo.

  • Jorge Linhaça

    Deixa como está e usa como laboratório para os reservas e garotada da base. Muita gente recebendo salário sem jogar e, em não jogando não mostra serviço e nem se pode avaliar as reais condições em competições de bom , aí a torcida queima vários jogadores porque entram em poucos jogos, fora de ritmo e não arrebentam com o jogo logo de cara.
    Torcedor é muito imediatista e patológico. Sinceramente, o Paulista para mim não é prioridade, caso meu time o conquiste ótimo, entra dinheiro, caso não conquiste não muda nada…agora, por outro lado, colocando reservas e base juntos para jogar, ainda que determinado jogador não apresente o perfil desejado para o São Paulo, ou por excesso de jogadores na mesma posição ou por outras razões que só compete à comissão técnica e a diretoria avaliarem, ainda assim podem se tornar, com essa vitrine, fonte de renda para o clube e encontrar oportunidade em outras agremiações, inclusive no exterior. O expressinho foi uma prova viva de que esse tipo de ação pode dar muitos bons frutos.

  • Pedro

    Não há necessidade de os grandes disputarem apenas as fases finais, ou então reduzir o número de times e muito menos excluir o estadual.
    Basta pensarem, mude o formato! você cria 4 grupos com cinco times, faz turno e returno, com 1 grande em cada grupo, com o número reduzido de jogos por clube pode iniciar o regional posteriormente, e como sobraria 1 time por rodada, deixaria os grandes para estrearem na 2ª rodada, disponibilizando um prazo maior para a pré-temporada, classificam 2 por grupo, classificando o mesmo número de times que classificam hoje! podendo ter jogo de ida e volta inclusive já nas quartas de final.
    O que falta é interesse em quem organiza, transmite e patrocina em diminuir o número de jogos sem perder a emoção! Só tem um detalhe, com menos jogos e menos chances de classificar obrigaria os grandes a jogarem com os titulares, 1 ponto pode fazer muita diferença!
    Vai a ideia!

  • Flavio Prado

    Eu amo o Neymar,eu só falto dar para o Neymar, e agora quero dar para o Pato!
    O Pato tem os mesmos problemas que o Ganso, mas como o Ganso largou o Neymar que me come, eu falo que o Pato é um jogador fantástico e o Ganso é uma incógnita!
    Só um detalhe, o Ganso já conquistou, 3 Paulistas, 1 Libertadores, 1 Copa do Brasil, uma recopa sulamericana e uma copa sulamericana!
    O Pato? Mundial interclubes pelo Inter!

  • José A. Pavinato

    Janca. Tenho opinião diferente. Sugiro que, os times que participam dos campeonatos nacionais, entrem nos regionais com seus times “B”, compostos por jogadores que estouraram a idade sub20, sub-20 e outros em recuperação. Com início em MARÇO e término em NOVEMBRO/DEZEMBRO, com jogos sómente nos finais de semana, em paralelo aos campeonatos nacionais. Os clubes teriam dois meses de pré-temporada(janeiro e fevereiro).
    Os jogos dos regionais, dos times que participam dos nacionais, poderiam ser preliminares destes.
    Os jovens sentiriam maior apoio das torcidas, e, mais chances de aparecerem para a comissão técnica do time principal.

  • ernie

    É necessário que se reformule…que se encontre uma fórmula que permita a pré-temporada dos clubes considerados grandes, pois os outros iniciam em dezembro…parece que financeiramente o campeonato é atraente…vai daí que o departamento de marketing dos clubes e da federação devam se entender…é por aí….

  • Carlos Alves

    Por que não fazem em formato de copa com 24 clubes.
    1ª fase = 6 grupos com 4 times jogos de ida e volta = 6 jogos
    oitavas de final = 2 jogos
    quartas de final = 2 jogos
    semifinal = 2 jogos
    final = 2 jogos
    O time que chegar a final faria apenas 14 jogos.

  • Marcelo Amaral

    Não há motivos para discutir algo q já está morto! Os campeonatos estaduais já cumpriram bem os seus papéis no futebol brasileiro, Hj só servem para inchar o calendário. Os times precisam de tempo para fazer uma pré-temporada descente (e não treinar 10 dias e dpois já começa uma competição) para começarem bem nos campeonatos que realmente interessam.
    Mas isso tem q vir tbm com uma adequação do calendário nacional ao europeu/resto do mundo. Coisa q, infelizmente, acredito q não vá acontecer tão cedo.

  • concordo um monte de jogos que servem apenas p encher linguiça,fato!!!coloca os grandes na segunda-fase,faz um torneio paralelo apenas com os times do interior,classificando oito equipes, com os quatro grandes 12-times,em jogos de mata-mata,game over!!

  • Carlos

    Janca

    O Paulistão série A pode ficar com 20 times. Mas também pode definir uma fase inicial de pré-Paulistão com os 10 últimos do ranking da série A daquele ano. Estes disputariam um mini torneio em que apenas os 2 primeiros irão para a segunda fase, quando entram os 10 primeiros do ranking. Ficamos com um Paulistão com 12 clubes, muitos terão uma pré-temporada mais extensa e 10 clubes de menor estatura disputarão um torneio que vale muito mais do que apenas fugir do rebaixamento.

    Abs

  • Alex

    Se eu fosse presidente de um clube grande eu usaria o Paulistão para promover os destaques da base para irem ganhando experiência. Usaria um time todo de jovens recém profissionais. Tem um monte de molecada boa nos times grandes que ficam o tempo todo no banco até o empresário surtar e negociar o jogador.

  • bochechinho

    Tem que dividi em 2 grupos de 10 times, classifica 4 de cada grupo e faz só mata até as semis e 2 jogos na final, vai por mim. Só nessa dos grupos já diminui 10 rodadas, o problema é política, onde os times do interior querem jogar com os grandes por causa de bilheteria e os cambal. Do jeito que tá o campeonato fica inchado e chato.

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo