Brasil na Libertadores-13



E não é que a Conmebol quer fazer um plano de marketing para valorizar a Libertadores e conseguir mais patrocínios e contratos comerciais tendo como pano de fundo o futebol brasileiro? Na estratégia da entidade o foco será a importância que os clubes daqui têm dado à competição, que virou verdadeira obsessão nacional.

E de fato os brasileiros no passado não davam o valor que hoje imputam à Libertadores. O momento da mudança começou com o São Paulo, no início dos anos 90, ganhando duas vezes seguidas a competição e conseguindo o bi mundial no Japão, ao bater Milan e Barcelona. E culminou com as conquistas do Corinthians em 2012, ganhando a Libertadores do Boca, no Pacaembu, e o Mundial do Chelsea, em Yokohama, em título marcado pela invasão de seus torcedores.

Por trás da estratégia dos brasileiros também estão a globalização do futebol e o desejo de internacionalizar a marca, além da própria decadência dos Estaduais, que ocupam boa parte do primeiro semestre e perderam o glamour há mais de década. O formato do Brasileirão, que coloca em jogo não apenas a disputa do título, mas também outras três vagas para a Libertadores (sendo duas para a Pré), é outro fator que ajudou na valorização do torneio continental.

Não por acaso a Conmebol resolveu acatar pedido dos brasileiros e reforçar a segurança nos estádios, criar um comitê disciplinar e impedir que um time mande seus jogos em local que não tenha um aeroporto a até 100 km de distância.

Para a Libertadores de 2013, ainda mais do que nos anos anteriores, o Brasil vai com tudo. Estará, pelo menos em tese, muito bem representado no torneio. Apesar de o maior destaque ser o Corinthians, não creio em favoritismo dos atuais campeões. O Fluminense, que venceu o Brasileirão e nunca ganhou a Libertadores, entra com tanta força quanto. Terá o risco, no entanto, de poder enfrentar logo na primeira fase outro brasileiro, o Grêmio, que disputa Pré-Libertadores contra a LDU, do Equador. Grêmio, diga-se de passagem, que além de ser um time copeiro, é muito bem dirigido por Vanderlei Luxemburgo.

Já o Atlético-MG, ótima novidade na competição, é sinal de futebol bonito e ofensivo. Pode até não ganhar, mas tem condições de dar espetáculo. E caso o São Paulo vença o Bolívar, na Pré-Libertadores, terá o time paulista em sua chave.

Dos brasileiros, até pelo momento difícil que atravessa, a maior incógnita é o Palmeiras, mesmo tendo um grupo fácil pela frente, com Sporting Cristal, do Peru e Libertad, do Paraguai, além de Tigre, da Argentina, ou Deportivo Anzoátegui, da Venezuela.

Um ponto que não entendo e acho que pode ser modificado em anos vindouros é o campeão da Sul-Americana ter que disputar a Pré-Libertadores. Poderia, a meu ver, ganhar vaga direta para a Libertadores, algo que em um momento até pensei que acontecesse, depois vi que não.

E uma dificuldade que todos terão para 2013 e pode complicar a competição é que ela será interrompida por conta da Copa das Confederações. Depois das quartas de final, em maio, semifinais e finais só em julho. E entre maio e junho muita coisa pode acontecer. Para o bem ou para o mal.

Libertadores à parte, um ótimo 2013 a todos, volto a postar na quinta, mas até lá, dentro do possível, tento responder os comentários de vocês.



  • Joe LHP

    Parece que estão acordando e saindo do amadorismo, já tiraram aquele absurdo do cartão amarelo valer 100 dolares, já é um começo.

    • Rafael

      Acho complicado incluir os times de lá, sou contra até a entrada dos Mexicanos.

      É inegável que a MLS agregaria muito valor a competição, mas a viagem para confrontos lá é muito longa e desgastante. Além do mais eles já tem a Concacaf

      • janca

        E como você bem lembrou há mesmo o desgaste das viagens que podem atrapalhar especialmente se levarmos em conta o calendário já tão apertado.

        • Tri mundial doom

          Mas se estender a Libertadores, nao só os clubes dos EUA Poderiam entrar, como uns 4 variados da concacaf pelo menos na pre e se tiverem futebol pra chegar, que cheguem a fase de grupos…Os patrocinios fortes nao irao colocar dinheiro alto numa competicao que comeca e termina em menos de 6 meses e tem poucos paises para vender sua marca, a liga. dos campeoes tem a Heineken investindo alto, mas ela tem um comercial da competicao, tem uma temporada inteira com sua marca sendo mostrada, varios paises na Europa comprando a ideia e o produto, ou seja, o retorno vale a pena. A libertadores com varios clubes na America toda disputando daria mais rrretorno para quem fosse patrocinar…

          • César

            Janca, o 5PFW tem só um título mundial de 2005 roubado em cima do Liverpool, pare com essa desinformação ao público, Intercontinental (entre dois continentes), não é Mundial (todos os continentes), só no Brasil alguns jornaleiros cometem essa gafe, nem um outro clube fora do Brasil que já ganhou esse amistoso da camionete considera esse título sem federação como mundial, recicla meu caro, você ainda é jovem, faça diferença em seu meio, deixa de ser jornalista/torcedor.

          • juca

            César voce é um imbecil

          • Guilherme

            O nome da competição naum é importante.

            O Intercontinental decidiu o melhor time do mundo de 1960 a 2004 e isso é oq importa !!! Sendo assim, o campeão do Intercontinental é Campeão do Mundo sim e derrotar Barcelona (botando na roda) e o Milan (campeão de tudo na década de 90) naum é pra qualquer um …

            Mas corinthiano fala assim pq só agora que começou a fazer alguma história. Tivessem eles ganho algum torneio destes e naum estariam desdenhando !!!

        • Paulo Rogério – Praia Grande/SP

          Acho que seria uma ótima termos um Campeonato das Américas, as distâncias são longas sim, contudo se acertarmos o calendário é possível. Este campeonato deveria ser disputado em temporada completa e não apenas em metade dela, além disso o equivalente a copa sulamericana deveria ser disputado em paralelo, nos mesmos moldes europeus.
          A questão para fazer esse tipo de campeonato é que acabaria com a Libertadoes e com o campeonato da Concaf, isso sim seria o complicado devido as questões de política e poder que envolvem estas confederações…

    • Cleber Gomes

      Ainda não está bem claro para mim, mas ainda tem o plus de a Copa do Brasil a partir deste ano se fortalecer com times que sairão antecipadamente da Libertadores .Copa do Brasil esta que garante vaga na Libertadores do ano seguinte. Vamos ver…

  • Eric Neves

    Acho que já era hora de pensar em incluir de vez os times da América Central e Norte na competição. Eles poderiam disputar a tal pré – Libertadores entre eles, e se juntar aos sul americanos.

    • janca

      Os times mexicanos são convidados, os demais têm uma competição entre eles, mas a MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos, está de olho no Brasil e no mercado sul-americano. Quem sabe um dia…

      • Tá,tudo legal,muito interessante……..mas…..e o nível técnico dessas equipes…..e a tal viagem desgastante.já pensou,seu clube cai num grupo onde tem um time chileno outro americano e um peruano?????aí vão criticar a comenbol,dizer que é um absurdo,desumano…….

      • carlos

        tambem acho, alem do mais o nome nao é libertadores da AMERICA, e pra min na ortografia e geografia correta, AMERICA é todo o continente, desde canadá até o extremo sul, argentina e chile, logo natural os times citados tambem mereciam participar, e distancia hoje em dia nesse mundo globalizado nao significa muita coisa, com tantos meios de transporte,

        • Gutenberg

          Liga dos Campeões só tem campeão? então pare de falar merda, pois a améria é dividida em 3 (do Sul, Central e do Norte)…

  • Alexandre

    Só não concordo que a Conmebol impeça que um time mande seus jogos em local que não tenha um aeroporto a até 100 km de distância.
    Isso é claramente discriminatório e visa prejudicar clubes de cidades pequenas e detrimento dos “grandes” do continente.
    Se o clube é sediado em uma cidade a mais de 100 Km de um aeroporto, tem um estádio adequado e seguro e se classificou para a Libertadores, por que não poderá jogar “em casa” ?
    A Conmebol deveria criar regras para garantir a segurança dos visitantes e isto não tem nada a ver com distância de aeroporto, haja vista o ocorrido no Morumbi.

    • janca

      É uma posição interessante a sua, mas mesmo assim eu sou favorável à decisão da Conmebol, porque as viagens podem ser muito desgastantes sem um aeroporto por perto.

      • Cleber Gomes

        Ué mas para jogo de ida e volta , o time que está na sua cidade natal distante mais de 100Km não vai se desgastar 2 vezes (jogando em casa e no país do adversário) viajando de “busu” até a capital com aeroporto? Bom, eu também não concordo com a regra. Não vejo problema técnico nisto. A mesma coisa é a altitude. No meu entender, para proibir um jogo em La Paz ,por exemplo, esta localidade deveria antes ser proibida de ser utilizada na classificação de um time para a competição. Isto seria igualar condições técnicas.

        • janca

          Talvez você tenha razão, é um ponto para ser discutido, mas sou faovrável à “regra do aeroporto”. Assim como a de estádios decentes. Se um time não tem o seu, tem que mandar em outro lugar. No caso da altitude não sou contra jogos em La Paz, por exemplo. Se é assim time (ou seleção) de país tropical poderia reclamar de jogar no frio _na Europa, por exemplo_ ou vice-versa.

          • Alexandre

            Facilita para o pessoal da imprensa, né, Janca ! 😉

          • Alexandre

            Ah, Feliz 2013!

          • janca

            Pra você também.

    • janca

      Já sobre segurança claro que tem que valer pra todo lugar, não é só pra proteger brasileiros no exterior, mas também times de fora que venham jogar por aqui como visitantes.

      • Bernardo

        Não entendo essa reclamação, porque para o time que mora a mais de 100km de um aeroporto, ou pros times mexicanos é mto pior! os times brasileiros terao que ir uma vez a o mexico, ou uma vez a uma cidade pequena.
        Agora imagina esses times, que sempre tem que sair do mexico, ou pegar onibus e tal.
        Eles são muito mais prejudicados, não faz sentido essa reclamação!
        Quem deveria reclamar são eles!

  • francotimão

    Ola, Janca, antes tarde do q nunca, ditado muito oportuno no momento, haja vista q a Conmebol parece começar (passos lentos) a se preocupar realmente com o q interessa no caso o futebol dentro e fora de campo, fair play, e endurecer com as torcidas e jogadores violentos e antidesportistas em geral, com certeza isso se deve a valorização da libertadores pelos brasileiros, que começaram a contribuir para q o torneio ficasse interessante e disputado…Abs!!!…Feliz Ano Novo…

    • janca

      Feliz 2013 pra você também. Grande abraço, Janca

    • Gringão

      Francotimão. O torneio desde o inicio na decada do 60 foi interesante, atê Santos com Pele teve interesse- O torneio não vira interessante só porque times brasileiros começam ganhar com maior frequencia nos 90. Sul-america não começa nem termina no Brasil
      Feliz 2013

      • francotimao

        Gringão…pode até ser q vc tenha razão, mas é indiscutível q ele ganhou as proporções de hoje a pouquissimo tempo, mas notamente com as vitórias do s. paulo…Feliz Ano Novo pra vc e sua familia….

  • striknight

    Boa janca !

    Sem duvida será uma ótima libertadores essa de 2013 pelo menos pelos times brasileiros que estarão disputando o torneio , que vença o melhor.

    Ha o palmeiras correra por fora , isso se não for desclassificado na primeira fase.

    Acredito que São Paulo e Grêmio se classifiquem e vão adiante pode se classificar 2 de cada grupo assim como atlético mineiro e fluminense.

    Corinthians tbm se classificará

    O bicho vai pegar na segunda faze !!!

    • janca

      É, o bicho pega na segunda fase, mas quem se classifica em primeiro e pontuando mais do que os outros sai em vantagem. Pelo grupo em que caiu o Corinthians tem tudo pra ser o primeiro, já São Paulo e Grêmio podem se classificar, passando da Pré-Libertadores, como primeiros ou segundos colocados, têm times brasileiros para enfrentar e Galo e Flu não serão adversários nada fáceis. Vai ser interessante. E o Palmeiras acho que passa bem da primeira fase, mas depois… Vamos ver.

  • Caio Cesar

    Não por ser corinthiano……..mais acho q esse negócio de a fiel ter invadido,o Japão seria uma boa para a Conmebol,pq ela poderia contar com a paixão dos torcedores sulamericanos,como marketing mundial da competição!!!!!!!!!!até a FIFA está usando a fiel para mundializar a Copa das Confederações!!!!!!!!acho q seria uma boa,o povo sulamericano são os mais loucos por futebol,pq tirando a fiel(que é a melhor do mundo,kkkk)temos os clubes argentinos,brasileiros,uruguaios….q fazem espetáculo dentro dos estádios!!!!!!!!

  • Cansado de ser campeão

    Recado para presidente Mário Gobbi, que parece estar desnorteado:

    – Esquece o Pato que não joga nada e contrata o Wagner Love (ou Henry, ou L. Damião ou o Tevez);

    – Troca o Martinez pelo Montillo;

    – Contrata o Leo Moura, o time precisa de lateral direito;

    – Contrata o Dedé e esquece esse Gil;

    – Contrata o Guinazu ou Christian, pois não tem substituto para o Ralf.

    Se liga presidente. Levaram 6 meses para conseguir patrocínio e agora vão esbanjar tudo num só jogador que nem tem o perfil do Timão e que pode rachar o elenco.

    Feliz 2013 Janca.

    • janca

      Feliz 2013 pra você também.

    • vitor

      vc quer oq mais? Messi, CR7, Pele ou talvez um cafezinho na cama???

      • Gabriel

        É cada uma que eu tenho que ler.

        O pata bichado, é mil vezes melhor do que W. Love e L. Damião, sem falar que Henry se for pra sair dos EUA ele vai voltar para o Arsenal e Tevez é muito mais caro, sem falar que não há possibilidade de retorno do investimento com uma futura venda já que ele já tem 28 anos.

        Léo Moura e Alessandro são dois velhos, não faz muita diferença entre eles.

        O Dedé seria uma boa, mas o Vasco não vai liberar-lo para um time do Brasil.

        O Cruzeiro não liberou o Montillo ano passado com uma proposta de 10 mi de Euros do timão, e 8 mi de euros mais 4 jogadores (menos Lucas, L. Fabiano e R. Ceni) do São Paulo, por que você acha que eles iriam trocar ele agora só pelo Martinez.

        E Guiñazu e Christian são muito caros para serem apenas reservas.

  • O mata-mata da libertadores também dá um ganho de emoção.
    Nada como duas finais alternando os mandos e se decidindo o campeão ali no campo, na hora, nada de campeão antecipado, de time cumprindo tabela ou entregando o jogo para x e não ajudar Y.
    É emoção todo jogo, o formato de copa é muito legal !!!

    • Willy Milane

      Concordo com você Chacal. Nosso campeonato nacional perdeu totalmente a graça quando transformaram em pontos corridos apenas pra favorecer clássicos entre os grandes no começo e no fim do torneio e isso só visa o lucro dos organizadores e dos clubes, não visa a satisfação dos torcedores, sem falar na chatisse da obrigação da tabela pros retardatários. É muito mais divertido a adrenalina explodindo nos mata-matas onde só vencem os melhores e não há chances pros preguiçosos que só se me chamou quando o time vai mal na competição de pontos corridos. Volto a dizer, campeonato de pontos corridos é uma chatisse enfadonha que só nos faz querer que a Sulamericana e a Libertadores cheguem logo.

      Abraços.

      • thomas

        cara vc falar que mata a mata se ganha o melhor, vc esta brincando comigo,um time ruim pode botar uma retranca e conseguir ganhar de um time bem melhor,campeonato de pontos corrido obriga o time ir bem sempre em todos os jogos.

  • Claudio

    Bom dia Janca…Assisto o canal FOXSPORTS todos os dias e ele falam da Libertadores que vão transmitir todos os jogos…Engraçado ele falam isso mas na verdade eles transmitem mais jogos de Corinthians e Flamengo…Como o Fla não esta na Libertadores acredito que o espaço do Corinthians será maior nas noites de quarta feira…Gostaria de saber se a Globo transmitira a competição ja que A Fox é detentora dos direitos de transmissão..O Futebol carioca ta no fundo do posso,o Vasco ta em ruinas,o Flamengo esta numa pindaiba e o Botafogo é so figurante nas competições…So se salva o Flu por ter a Unimed…O futebol paulista da um banho no resto do país em termos de conquistas e modernidade..SOS RIO.

    • janca

      A Globo transmite, sim, como transmitiu no ano passado, privilegiando os jogos do Corinthians, especialmente no caso do Estado de SP, já que eram os que mais atraíam audiência. E Fox e Sportv negociaram direito de transmissão, com o segundo canal cedendo, salvo engano, jogos da Copa do Brasil e do Brasileiro, embora no caso do último não sejam ao vivo. Já em relação à gestão do futebol concordo que os cariocas, neste momento, estão atrás, especialmente com o desastre que foi a passagem da Patrícia Amorim pela Gávea e o desastre que está sendo o Dinamite no Vasco.

      • Claudio

        Antes que eu me esqueça concordando com tudo que vc disse Janca Feliz 2013 e muito sucesso pra vc e todos os profissionais do Lance…Gosto quando vc responde os post..Que 2013 possamos nos interagir com essa equipe nota 1000..Feliz 2013,abss.

        • janca

          Um feliz 2013 pra você também. Abs. Janca

    • Garrido

      Caro amigo paulista e xará, parabéns pelos títulos conquistados pelo estado de São Paulo este ano, mas dizer que o Rio está no fundo do poço vc é um comediante porque não fala dos times do Sul e de Minas que não conquistam nada faz tempo principalmente os de Minas. Este ano foi o Fluminense, ano passado o Vasco foi vice com o Flu terceiro, ano retrasado o Flu com o Vasco campeão da Copa do Brasil, em 2009 o Flamengo campeão brasileiro, não estou vendo esse fundo do poço que vc se referiu, acredito que o Vasco não está em ruínas como já falou e sim se reestruturando, pior tá o Palmeiras que até de divisão caiu e vc não comentou o fato e o Santos que sem Neymar não incomoda ninguém, se São Paulo é um grande centro futebolístico não se esqueça que tem no seu maior adversário um outro grande centro que é o Rio de Janeiro.
      Desejo-lhe um feliz 2013, que suas expectativas sejam alcançadas !!!!

      • Vinicius Posterari Pereira

        Amigo, lembremos que o campeonato brasileiro é aquele onde 5-6 times disputam o título, mas excluem-se os teoricamente melhores 2-3 times que passam das oitavas da Libertadores, por culpa do péssimo calendário e da falta de ambição dos clubes.
        Dos times cariocas que vc falou, só salva o Fluminense que tá sempre brigando por tudo. Flamengo e Vasco mostraram o resultado pouco tempo depois: montaram times insustentáveis às pobres estruturas financeiras que têm e pouco tempo depois a velha máxima se confirmou: “a conta sempre chega”.
        Se as torcidas cariocas baixassem um pouco o nariz, parassem de valorizar o mais que falido campeonato carioca, ajudariam mais seus clubes… O Rio não é mais potência e não tem como se comparar em termos de estrutura aos times do RS, MG e, principalmente, de SP, exceto o Palmeiras. Apesar disso, é uma senhora velha e respeitável que tem muitos meios para se sustentar, porém os utiliza muito mal. Aproveitem as grandes e apaixonadas torcidas de Flamengo e Vasco, o fato de estar no segundo/terceiro estado mais importante do país, a proximidade física e de interesses com a Globo e voltarão a ser potências… (Não citei a CBF porque, além de ser espúria, isso já fazem muito bem: vide suspensão do Gaúcho, arbitragens vergonhosas a favor, que impedem rebaixamentos e empurram a títulos, etc)

  • Luis Figueredo

    Opa Janca,

    Fazia tempo que náo comentava, mas vale uma correção que todo a mídia tem sido levada por uma propaganda.

    Não houve nenhuma invasão corinthiana. Nada contra o Corinthians, mas é importante resaltar que eles levaram menos torcedores para o estádio que São Paulo (cerca de 1mil torcedores a mais) e Inter (cerca de 4 mil torcedores a mais). Então, essa invasão não é nada mais que uma propaganda.
    Vale ainda lembrar que existem muitos paulistas no Japão, então invasão mesmo foi a do Inter (na minha opinião).
    PS.: Não sou torcedor do Inter antes que comecem a falar. Só fico preocupado com a difusão de propagandas disfarçadas como informação jornalistítica. Sabemos que essas informações são muitas vezes vinculadas para se conseguir bons contratos. Segue uma boa análise da matéria do Mauro Cezar (não sou fã dele, mas acho que a matéria é boa):
    http://espn.estadao.com.br/post/299650_pesquisas-os-tamanhos-das-torcidas-do-fla-do-corinthians-e-numeros-da-invasao-de-1976

    abraços e boas festas!

    • Marco

      Amigo vc é um fanfarrao … era so assistir o jogo e ver !!! o Pior cego é aquele que nao quer ver !!!!

    • caro amigo,ledo engano teu,ou voce nao esteve no estadio e nem assistiu pela tv,publico pagante 68 mil,se olhar em todos os lances,tinha somente corinthianos no estadio,fui aos dois jogos,a praça que fica em frente do estadio estava tomada de corinthianos,olhava-se para traz na ponte que interliga o estadio e a cidade,era um mar de preto&branco!jah nos jogos do sao paulo,tambem fui assistir em 2005,voce se baseou no total,mas na verdade sao paulinos nao passavam de 500,enquanto no jogo do timao,se foram 68 mil como foi divulgado,no minimo tinha 50 mil corinthianos,abraços feliz 2013 e que seu time lute para superar a esse trauma!vae Corinthians!

      • Luiz

        Eu estive lá em 2005 com o São Paulo. O número de torcedores era gigantesco também. Se você olhar o video do jogo verá torcida em exatamente todos os pontos onde haviam torcedores do Corinthians. A tal “invasão” houve com o Inter, com o São Paulo, com o Corinthians… mas é inegável que o Corinthians dá mais ibope p/ a imprensa. E termos como esse vendem. Além da inegável quantidade de torcedores que levaram (exatamente como São Paulo e Inter). No dia em que o Flamengo voltar a disputar um Mundial, talvez daqui a 50 anos… vão novamente falar na maior invasão e bla bla bla…
        Feliz 2013 a todos vocês! Sãopaulinos, Corinthianos, Santistas, Palmeirenses….

    • janca

      Claro que houve invasão corintiana, basta você ver as imagens da final. A torcida tomou o estádio. Havia cerca de 28 mil corintianos em Yokohama _se não um pouco mais. Não se ouvia a torcida do Chelsea. Se isso não é invasão, não sei o que é. Abs. e boas festas pra você também

      • Luis Figueredo

        Pois é Janca. Exatamente!
        Foram divulgados 30 mil corinthianos em Yokohama.
        Em 2005, foram 31.500 mil (Sao Paulo) e em 2006 foram 34 mil (Inter).

        A questão não é a invasão corinthiana. A questão é que a invasão dos outros clubes foi ainda maior. O marketing e a propaganda fazem a gente acreditar no contrário.

        Abraços!

        • VC É UM FANFARRÃO MESMO , NÃO TEM OUTRA EXPLICAÇÃO.

        • VOU COLOCAR POR BAIXO, ANALISANDO AS IMAGENS DA ARQUIBANCADA ,NO MINIMO 50 MIL CORINTHIANOS. E INDEPENDENTE SE ERAM RESIDENTES DO JAPÃO OU ORIUNDOS DO BRASIL O QUE IMPORTA É QUE ERAM TODOS CORINTHIANOS E INVADIRAM SIM A TERRA DO SOL NASCENTE.TEM COISAS QUE SÓ A NAÇÃO CORINTHIANA É CAPAZ PARA DESESPERO DOS ANTIS.

        • Gabriel

          31.500 e 34.000, era o publico pagante das jogos, isso não quer dizer que eram 100% dos torcedores São Paulinos ou Colorados, pois ainda havia a torcida do rival, sem falar o público do jogo do terceiro lugar.

        • janca

          Havia mais torcedores do Inter e do São Paulo do que do Corinthians no Japão? De jeito nenhum. A venda de pacotes e compra de ingressos no Brasil bateu o recorde com o Corinthians, surpreendendo a própria Fifa. Emissão de vistos para o Japão também. Abs.

          • Luis Figueredo

            Fala Janca!

            Como eu havia dito, muitos iriam duvidar. É díficil acreditar que a campanha (propaganda) que foi feita em cima da invasão não seja tão incrível como queiram passar.

            Houveram poucos pedidos de visto para o Japão. Fonte oficial é a embaixada do Japão. (Veja o link que já postei). Foram menos de 10 mil brasileiros que pediram visto, como poderiam ter ido 20 mil corinthianos? A não ser que sejam corinthianos da conchinchina.

            No estadio não foram 31500, ou 34 mil o total, foram de torcedores do sao paulo e do inter, respectivamente. Mais do que torcedores do Corinthians (sim, eles tem esse simples controle no Japão, como em qualquer outro lugar do mundo). Veja o link da uool que postei.

            Nao quero tirar creditos da torcida do corinthians, mas tentar propagar que ela é melhor que outras usando dados que demonstram o contrário é demais.

            abraços.

          • janca

            Se você acompanhou a final as imagens mostravam outra coisa. E é possível sim pouco mais de 10 mil vistos para o Japão e mais de 20 mil torcedores _a Fifa estipulou em 28 mil_ corintianos nas arquibancadas porque você pode torcer pelo time paulista e não morar necessariamente no Brasil. Há muitos brasileiros que ainda moram no Japão e há aqueles que já tinham visto. Segundo o departamento de comunicação da própria Fifa o Corinthians bateu a recorde na procura e compra de ingressos. E se você acha que não houve invasão aquelas imagens da final foram ilusão de ótica?

      • Luis Figueredo

        Janca, antes que comecem a me crucificar e me chamarem de mentiroso é só ver os números de quem procurou.

        http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/mundial-de-clubes/ultimas-noticias/2012/12/12/corinthians-reune-31-mil-pessoas-mas-nao-bate-inter-e-sao-paulo-no-japao.htm

        E mais ainda. Menos de 10 mil brasileiros pediram visto para ir ao Japão. Ou seja, boa parte da torcida do corinthians eram de brasileiros residentes no Japão.

        http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/mundial-de-clubes/ultimas-noticias/2012/12/11/menos-de-10-mil-torcedores-do-corinthians-viajaram-para-o-japao-para-ver-o-time-no-mundial-de-clubes.htm

        Abraços.

        (segue a frase do amigo irracional acima. O pior cego é a quele que não quer ver. Na realidade o pior cego é aquele que só enxerga o que quer)

        BOas festas!

        • Vander

          Caro Luis Figueiredo, só vou lhe dizer uma coisa: quando você nos trouxer o número de vistos emitidos para sãopaulinos em 2005 e colorados em 2009 a gente conversa. Duvido que tenham chegado a 5 mil.
          10 mil não é invasão!
          E outra, a mesma campanha que você diz que a imprensa faz a favor do Corinthians, outra parte faz contra, vide matérias por ti citadas no UOL.

      • Luiz

        Janca, primeiramente um feliz 2013 p/ vc!
        Em 2005 não se ouvia a torcida do Liverpool. Em 2011 não se ouviu a torcida do Barça… Pura e simplesmente porque os europeus vão em número mega reduzido ao Japão. Eles não estão nem aí. Diferente de nós, sulamericanos, que estamos, e queremos ganhar o Mundial mais do que tudo. Acho que para o Mundial ganhar mais “respeito” por parte dos Europeus, ele devia ser jogado em Junho/Julho (sei que isso complica pelo fato da Copa do Mundo, Eurocopa, Copa America)… mas ele é jogado no meio da temporada Européia… o que não ajuda em nada a “massificar” o evento. O problema é que o calendário Brasileiro e Sulamericano tb não ajudam em nada.

        • janca

          Mas jamais se escutou uma torcida no Japão como a do Corinthians, tanto que vai ser usada _a invasão_ até em campanhas promocionais da Fifa.

      • marc

        Rs…

        E tem gente que ainda quer discutir isso, tirando números não sei de onde (fala de 31.500 torcedores do São Paulo e 34.000 do Inter, mas sequer cita a fonte de onde veio a informação) e usando) com verdade indiscutível… Lamentável.

        Amigo, o áudio do Estadio do Yokohama estava igual a um jogo do Pacaembu. Em 20 anos assistindo mundial este campeonato (desde a época em que o mesmo era somente o Intercontinental da Toyota e não mundial), nunca ouvi algo parecido.

        Mas para utilizar um argumento concreto, e não “inventado” como o senhor fez, a própria Fifa reconheceu a invasão em seu site, o técnico do Chelsea, Rafa Benitez, ficou impressionado com a quantidade de torcedores corinthianos que havia no estádio e a BBC (pasme!) fez um especial sobre a quantidade de torcedores que estava presente no estádio, entre outras coisas.

        Juro que não entendo nesta “teoria da conspiração” que torcedores de outros times estão fazendo contra a torcida do Corinthians. Patético.

        Abraços e feliz ano novo.

        • janca

          Feliz 2013 pra você também.

    • Celo

      Cara vc é cego ou louco …. na minha opinião vc é um flamenguista frustrado …essa foi a maior invasão que uma torcida já fez em todos os tempos …. e não foi como aquela que a FIEL fez aí no maracanã onde tinham 70.000 não …. pq foram aproximadamente 30.000 mais lá pro outro lado do mundo …. Estão tentando diminiur o feito dessa TORCIDA FANTASTICA que é a FIEL com medo que a verdadeira informação que é manipulado até hoje venha á tona ( que a FIEL é a maior torcida do Brasil sem sombras de dúvidas ) e na minha opinião o flamengo perde em numero de torcedores até para o são paulo deve ser igual á do palmeiras no máximo. Isso será revelado em breve … não tem como mentir tanto assim por tanto tempo … as pessoas já estão se ligando

    • josé

      falou e disse luis, o inter colocou 10.000 torcedores em dubai em 2010 no mundial e a imprensa brasileira não ficou todos os dias falando sobre isso como faz agora com o timão é só ver as fotos daquela competição, e o hit CAMISA VERMELHA ecou por todo o estádio mesmo o inter não estando na final. o brasil não é só rio-sp……..

      • Vinicius Posterari Pereira

        Dubai foi a metade da viagem até Tóquio, one o Corinthians fez escala? Ah, ok, obrigado…

  • Fernando Guimarães

    Um Feliz 2013 Janca!!!! Nos encontramos no Ano que vem!!!!

    • janca

      Pra você também. Abs.

  • os times mexicanos devem SER REVISTOS..UMA VEZ QUE ELES NÃO PODEM DISPUTAR O MUNDIAL VIA LIBERTADORES…..

    ELES DEPENDENDO DA SITUAÇÃO NO CAMP MEXICANO..ELES COLOCAM TIMES RESERVAS

    EM SEMI E QUARTAS DA LIBERTA……… E OUTRA SE GANHAR A LIBERTA TEM QUE DISPUTAR
    O MUNDIAL…………………….

    • janca

      Até pela distância _as viagens para o México são complicadas_ também acho que é algo que pode ser revisto. E a Libertadores pra eles não dá vaga para o Mundial, o que é acertado. Mas nada contra rever a presença deles no torneio sul-americano.

  • Mario

    nenhum plano marketing vai funcionar enquanto não melhorar a qualidade da arbitragem , acabar com a necessidade de ter q proteger quem bate escanteio com escudos da policia e mudar o calendario.
    acho q se ñ acontecer nenhuma surpresa a final vai ser com 2 times brasileiros ou talvez 1 brasileiro contra o Boca , favoritos p/mim Corinthians , Flu e SPFW .
    o Palmeiras deve passar p/fase do mata-mata mas não ir alem disso , o Galo vai ser eliminado pela falta de controle emocional do Cuca e o Gremio do luxa vai continuar sem ganhar nada igual 2012.
    o campeão da Sul-americana tem q ir p/a pre-libertadores por q o nivel tecnico das equipes q participam dela é muito baixo exemplo Tigres e LDU de loja e as equipes Brasileiras q poderiam ter um nivel melhor vão estar na copa do br a partir de 2013.

    • Mario

      janca boas festas e um feliz 2013

      • janca

        Pra você também, Mario. Abs.

  • Janca,primeiramente,voces comentaristas que acham tudo errado no futebol brasileiro,deveriam se auto corrigir,sao paulo nunca foi bi-campeao mundial,por isso que essa frenetica torcida vivem se vangloriando do que nao existe,sigam o exemplo da FIFA,bi-campeoes verdadeiros,genuinos sao somente 2 Barcelona(espanha)e Corinthians(Brasil) este ano a briga ficara sem duvidas entre 4 forças e 4 Estados diferentes Corinthians,Fluminense,Atletico e gremio,minha sincera opiniao ,o que ganhar certamente fara jus ,pois estao montando os melhores times,mas futebol eh uma caixinha de surpresa!abraços e feliz entrada de ano para todos!

  • Iuri

    Nós é que estamos atrasados nesse processo de mudanças. Globalização, Internet, mídias sociais, ativação de marcas, negócios, etc.
    Não é difícil compreender o que está ocorrendo e vale torcer para a que a Conmebol resolva se tornar mais séria (poderia começar por esse episódio da final da Sulamericana).
    Alguns jogos das últimas fases da Libertadores, de repente, podem ser disputados em estádios padrão FIFA e não será difícil que somente a renda de bilheteria de algum desses jogos seja maior que o prêmio oferecido ao campeão do torneio, se nada mudar nesse sentido.
    Vamos imaginar, a Conmebol poderá se beneficiar do potencial que o Campeonato Brasileiro tem de se internacionalizar (não consigo ver o inverso disso).
    Boas festas e feliz 2013 a todos!

    • janca

      Feliz 2013 pra você também, Iuri. Mas só uma observação: os times brasileiros também podem usar os torneios da Conmebol para promover suas marcas, eles que tendem a ter a hegemonia no continente sul-americano durante um bom tempo.

      • Iuri

        Tem razão, Janca. Pensando melhor, é uma via de mão dupla afinal. Tomara a organização favoreça o bom futebol.

  • Augusto

    Caro, Janca.
    Será que não esta na hora de remodelar os torneios e calendarios da Comenbol e concacaf, para buscarmos os mercados dos EUA, Canadá, México e outros, através de uma unificação das federações? Estamos entrando numa globalização onde, teriam mais patrocinadores investindo no torneio e uma visibilidade maior dos times, podendo até se aproximar da UEFA em relação aos valores envolvidos .Além de ser interessante ver jogos nos EUA, canadá e méxico (mesmo com o Problema de transporte).
    No caso do Brasil já passou da hora de acabar com os campeonatos estaduais e fortalecer os campeonatos nacionais em todas as divisões.

    • janca

      Reformular o modelos dos Estaduais do Brasil já era pra ter acontecido ontem _ou anteontem. Ou até antes disso. Não têm mais o charme de outrora e prejudica os grandes, que perdem quase quatro meses do ano com torneios muitas vezes sem graça _os Estaduais. Já unificar calendários e juntar torneios com Concacaf acho um pouco mais complicado, especialmente pelas distâncias. Até a globalização _ou principalmente a globalização_ precisa de freios.

  • Ricardo Malvazio

    A Copa Libertadores da América seria bem mais interessante se incluisse todos os clubes da América Campeões, Vices e Afins. Fazendo igual a Liga dos Campeões com fases eliminatórias até chegar a fase de grupos seria bem adequado a idéia, pois iriam para o mundial o melhor time da Conmebol e o melhor da Concacaf do mesmo modo. A grosso modo com certeza a Libertadores seria visada no mundo todo com o mesmo marketing já poderoso da Liga em outros Tempos. Poderia até mudar de nome “Liga Libertadores da América”! Um grande abraço!

    • janca

      É uma ideia… Grande abraço e um ótimo 2013, Janca

  • Ricardo Malvazio

    Já pensou que um clube de Panamá, Suriname, Guiana podem chegar as finais? Seria algo impensável, mas sensacional! Um exemplo é a Copa do Brasil que tem espaço para todos! Por que não para eles?

  • Marioh

    Janca,

    Vejo que o maior problema com a Comebol é a falta de punição adequada para os mandantes dos jogos. Jogar copos, pedras, garrafas, etc em campo são normais. Pior que jogos de várzeas, pois sabem que nada vai ser punido.
    Feliz 2013 para você Janca e toda a família.

    • janca

      Pra você também, Mario, um feliz 2013. Mas medidas para coibir a violência já começaram a ser tomadas. E faz algum tempinho. Aumentaram para 2013, o que é ótimo. Abs.

  • Adalberto F. Franco

    Boa Tarde, Janca.
    A Libertadores, nestes ultimos anos ficou restrita as disputas entre Brasil e Argentina, nos ultimos dois anos vencida por clubes brasileiros. O Uruguai, perdeu sua força no futebol no nosso continente, os outros paises ultimamente são meros participantes o que tem até facilitado a conquista dos brasileiros vide o ano passado quando o Santos, decidiu com o Peñarol, o time uruguaio estava sem garra, sem brio que acostumavamos ver em outros tempos.
    A parada do Corinthians, já foi mais dura porque o Boca Juniors, é um time encardido assim como a maioria dos times argentinos, tirando aquela porcaria de covardes e fujões do Tigres, que manchou o bom nome do futebol argentino.
    É bom mesmo a Conmenbol, dar mais valor ao futebol brasileiro pois se quiserem algum lucro vai ser dificil encontrar na América do Sul.
    Janca, um FELIZ ANO NOVO PARA TI E A TODOS QUE CURTEM SEU BLOG.

    • janca

      O Brasil tende a ter a hegemonia no continente pois está com os clubes mais fortes, a economia mais equilibrada, receberá a Copa de 2014 e o foco há um tempo se voltou para torneios sul-americanos. Mas há outros centros bons. E o Uruguai pode estar sem clubes de ponta no momento mas seu futebol evoluiu. Ganhou a Copa América e chegou às semifinais da Copa de 2010. Abs. e feliz ano novo pra você também, Janca

  • Rafael

    Palmeiras vai virar chacota na libertadores,só está disputando a libertadores so pra cumprir calendario,porque esse time é uma M**** torcida ridicula,aliás as torcidas de São Paulo são fraquissimas,torcida tem que ser do RJ. Saudações Tricolores!! FLU TETR4

  • renato

    Poderiam repartir mais e melhor o montante que já arrecadam dos patrocinadores. O campeão da Libertadores 2012 ganhou menos que o campeão paulista 2012 (premiação + direitos imagens)… dados do Estadão!

    Pro bem do próprio futebol sulamericano a Conmebol deveria vender melhor e repartir melhor a grana de seus torneios. Só assim dá pra se exigir que um time lá da Bolívia coloque iluminação no estádio, ou um time do Peru tenha um gramado razoável pra bom….

    • renato sá

      e um feliz 2013, que possamos continuar debatendo de forma engrandecedora as questões do esporte e que elas surtam efeito…
      Abraços

      • janca

        Sem dúvida, Renato. Um ótimo 2013 pra você também, Janca

  • sandrofla

    Precisa-se tomar certas medidas sim até para que a Libertadores seja respeitada no cenário europeu. è um trabalho a longo prazo, porém medidas simples já serão visíveis em âmbito internacional.

  • acho que a libertadores,tem para nós sul americanos o mesmo valor que a CHAMPIONS LEAGUE tem para os europeus.BURRICE e amadorismo dos nossos clubes,não terem valorizado essa competição nas décadas de 60,70,80 e até meados da de 90…..saímos em desvantagem(no quesito títulos) por isso em relação aos nossos rivais uruguaios,argentinos e até paraguaios (isso mesmo).outra BURRICE É O DESCASO dos clubes brasileiros com a copa sulamericana,não se deve desprezar uma competição intercontinental,e quando nossos clubes resolverem “acordar” para esse torneio,assim como na libertadores estaremos “anos luz” atrás dos nossos rivais sulamericanos em relação á títulos…..lamentável……..VAMOS FLUZÃO RUMOAO PENTA NACIONAL E A TÃO DESEJADA LIBERTADORES……

    • Drumond

      Sulamericana é a segunda divisão da libertadores…é a Europa League da UCL. Jamais será visada como a libertadores, não faz nem sentido, afinal de contas, só vai parar nela quem não se classificou para a libertadores.

      • tudo bem,respeito sua opinião,mas para a liberta são só 4 vagas mas a copa do brasil,além de premiar o campeão,com vaga na liberta,a copa sulamericana é um torneio intercontinental,mais importante do que qualquer torneio nacional,e tendo suas fases decisivas veiculadas em vários países dando ao campeão reconhecimento e notoriedade em todo mundo…..é ou não é um torneio importante???te pergunto:você prefere ver seu time campeão da copa do brasil ou da copa sulamericana?????em qual das duas vc acha que seu time teria mais lucro e visibilidade????

      • tudo bem,respeito sua opinião,mas para a liberta são só 4 vagas mas a copa do brasil,além de premiar o campeão,com vaga na liberta,a copa sulamericana é um torneio intercontinental,mais importante do que qualquer torneio nacional,e tendo suas fases decisivas veiculadas em vários países dando ao campeão reconhecimento e notoriedade em todo mundo…..é ou não é um torneio importante???te pergunto:você prefere ver seu time campeão da copa do brasil ou da copa sulamericana?????em qual das duas vc acha que seu time teria mais lucro e visibilidade????

  • Vai dar Galo na cabeça até a final da libertas. Feliz 2000 e Galo pra todos atleticanos e pra todos outros feliz 2013 com saude e paz nos corações.

  • Flavio

    Janca, pesquise um pouco…
    Anos 90 com São Paulo ???
    Nos anos 80, FLAMENGO (81) e GREMIO (83) já se degladiavam pelos campos da américa contra adversários inóspitos em busca da tão valorizada COPA.
    Hoje os torcedores valorizam mais essas competições porque perceberam que viver de REGIONAIS (Botafogo, Atlético-MG, Atlético-PR, entre outros) não satisfaz mais.

    Abs

    • renato

      For assim recuemos aos títulos do Santos na década de 60. A obsessão pelo título da Libertadores dentre os brasileiros é recente, da década de 90. Até então não era o torneio principal do calendário dos clubes brasileiros. Até o início da década de 90 os estaduais eram disputados até com mais vontade, com mais ímpeto que a Libertadores. O Campeonato brasileiro também era disputado com muito mais empenho que a Libertadores.

      Pode ver que a partir da década de 90 aos times brasileiros passaram a dar muito mais ênfase no título continental, tanto é que de 92 pra cá os times brasileiros frequentam muito mais as semi finais e finais que jamais frequentou nas décadas anteriores. Antes nossos times eram ruins? Claro que não, vide o Flamengo 81, Grêmio 83 e Santos dos anos 60, quando se empenhavam chegavam. Mas não era o principal foco do ano, esse ficava por conta dos Estaduais e brasileiro.

    • Flavio Rodrigues

      Desculpe a intromissão, não sei como era isso no Rio, RS ou outros estados, mas eu sou paulista e aqui em São Paulo, certo ou errado, só começaram a dar valor a Libertadores nos anos 90 com o São Paulo mesmo… isso é fato.

  • Alexandre

    Vai me desculpar mas vc esta querendo criar polêmica !!! A libertadores ganhou corpo com o Flamengo em 1980, a proporção daquele titulo a divulgação, a mídia a nível nacional mudou tudo, tanto que o Gremio correu atrás, e acabou virando obsessão entre os rivais !!! ACORDA !!!

  • hermanos brasileños esta copa no tendran nada que hacer puesto que regreso el virrey carlos bianchi a su casa boca juniors y volveremos a ganar todo lo que delante se nos ponga asi que brasileros preparence para su campeonato local saludos desde buenos aires aguante argentina !!!!

    • JOao

      o Romarinho e o Sheik mandaram um abraço!
      Feliz 2013!

      • renato

        Futebol argentino consegue estar mais falido que o Carioca……. Quem sabe Boca, River e cia não fazem um estágio no Rio pra aprender a dar o golpe nas contas e nos salários….

  • Armando Lima

    Janca, só não entendo porque ainda existem os estaduais no formato que são disputados. Os grandes deveriam disputar torneio regionais como o Rio-São Paulo, Sul-Minas, Copa do Nordeste, entre outros a serem (re) criados e só entrarem nos estaduais em suas respectivas fases finais. Os times brasileiros assim estariam melhor preparados para os grandes torneios como a Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana. E o calendário seria menos apertado.

  • Gledson

    O futebol sulamericano tem de nascer novamente pra fazer um campeonato descente pras Américas, a primeira coisa é acabar com os lixões de presidentes de confederações da América Latina que são todos picaretas, e depois, o presidente da Conmembol o cara de cabelo à cajú e contratar pessoas competentes. Ou seja, isso nunca vai acontecer.

    Eles querem o dinheiro do futebol brasileiro nada mais.

  • GIO

    O FLA COM ESSA DIVIDA DE QUASE 1 BILHÃO E NÃO PAGANDO SALARIOS DESDE OUTUBRO, NUNCA MAIS VOLTARÁ A LIBERTADORES. FALENCIA A VISTA.

  • thomas

    olha eu não concordo em dizer que os times do passado não dava valor na libertadores quais jogadores entra numa competição para perder.No passado era bem mais difícil ganhar a libertadores porque eles e nos também tinham ótimos times, hoje bem mais fácil nos ganharmos a libertadores por motivos econômicos, e isso tambem e desrespeito a times como cruzeiro,inter,santos grandes times do passado que conseguiram levantar o caneco.

MaisRecentes

Goleiro são-paulino



Continue Lendo

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo