A ordem é ficar no topo



A direção corintiana agora faz planos para manter o clube no topo, tendo como foco dois times europeus: o Manchester United e o Barcelona.

Do primeiro quer copiar algumas ações de marketing, que tornaram sua marca forte em outros continentes, como Ásia e América, além de montar um time competitivo que esteja sempre brigando por títulos. “Não dá pra vencer todas, mas dá pra  lutar por todos os títulos que disputarmos”, diz o presidente Mário Gobbi. Do segundo a ideia é importar o forte investimento nas categorias de base.

O Corinthians, que andou tendo dificuldades pra formar jogadores, pretende se tornar referência com a conclusão de um CT para as divisões de base, que deve ficar pronto em 2014, o ano da Copa no Brasil.

Com o contrato com a Nike, que vai render 30 milhões de reais ao clube por ano até 2022, a multinacional prepara uma campanha publicitária para faturar em cima da conquista no Japão, apresentando o Timão como a equipe de torcedores mais fanáticos do mundo. Em breve as camisas do time estarão disponíveis nas lojas da empresa nos cinco continentes.

Outro foco é explorar o estádio, que deverá ficar pronto daqui a um ano. Além de vender os “naming rights” _após a conquista no Japão voltou-se a falar em negociar o direito de nomear a arena por 400 milhões de reais_, o objetivo é transformá-la em centro de referência no Brasil, utilizando-a 365 dias por ano e transformando-a em outra boa fonte de recursos.

O programa Fiel-Torcedor deve ser aperfeiçado e ganhar novas adesões, assim como já se estuda a ideia de fazer pré-temporadas no exterior, com foco nos Estados Unidos, Ásia e Europa. já a partir de 2014 ou 2015.

Um mapeamento dos torcedores corintianos, em São Paulo e em outras regiões do país, deve ser feito no ano que vem. O Corinthians espera que a torcida cresça e se consolide como a maior do Brasil, deixando o Flamengo em segundo lugar, explorando principalmente a região Nordeste.

Campanha direcionada aos torcedores que foram ao Japão também está na mira. A ideia aqui é incentivá-los a encher os jogos pela Libertadores-2013 que o Corinthians disputar fora de casa. Dados das duas principais agências de turismo que venderam pacotes para o Japão indicam que 30,4% dos torcedores que foram ao Mundial saíram pela primeira vez do país para acompanhar a epopeia na Ásia. Os outros 69,6% já haviam ido ao exterior antes da viagem ao Japão.

Apesar de a Fifa ter estimado em cerca de 28 mil a 30 mil torcedores corintianos na final em Yokohama, na direção corintiana há quem apresente números maiores. O próprio Mário Gobbi chegou a dar entrevistas para a imprensa inglesa e japonesa dizendo que havia 50 mil corintianos , incluindo brasileiros que moram no Japão e foram para Nagoya e Yokohama apoiar o time.

Aos demais clubes brasileiros, em vez de desanimar, resta traçar o próprio planejamento para tentar evitar que o Corinthians inicie hegemonia no futebol local parecida com a de alguns clubes europeus em seus países. A história apenas começou e a certeza de que, se chegar ao topo é complicado, manter-se lá pode ser ainda mais difícil. O tempo dirá…



  • Jean Eudes

    Janca, sou Corinthiano e estou muito feliz com tudo que está acontecendo com o Corinthians, acho que é parte de um planejamento bem feito… o SP provou que se manter a base dá pra ganhar um monte de C.Brasileiro seguido… mas ai é que está, a cultura do nosso futebol… por mim o Tite ficaria no Corinthians pelo menos mais uns dez anos… só que já já começam a desmanchar o elenco e vai mais um tempo para encaixar o time ainda mais se nesse meio tempo mudar o treinador… acho que para um time aqui no Brasil se tornar um “barcelona”, primeiro precisamos mudar a cultura do nosso futebol…

    • janca

      Precisamos mudar as gestões, Jean. Mas o Corinthians, assim como o São Paulo em outros períodos, tem feito avanços pontuais muito importantes. Não foi por acaso que chegou ao título mundial. A questão é que ficar no topo não é simples, inclusive porque tudo tem seu ciclo.

  • Silvio

    A idéia não é ser um Barcelona é ser CORINTHIANS!!!!!!!!!!!! Assim como outros clubes devem copiar o que puder do modelo corinthiano o Corinthians deve copiar mesmo esses pontos do United e do Barça, pois são as referências nessas áreas. O que a diretoria está buscando é ser cada vez mais corinthians e cada vez maior tem mesmo que aproveitar este momento e tentar ficar no topo um bom tempo como os dois exemplos citados.

    • janca

      Claro que o Corinthians tem que manter as suas características e é o que vai fazer. Mas é válido copiar o que dá certo em outros lugares, importar alguns conceitos, descartar o que não dá certo, evoluir, enfim. Ficar parado é que não pode.

      • Silvio

        Sim concordo é que li no comentário acima que para um time brasileiro virar um barcelona precisa mudar a cultura do nosso futebol. Eu acho que nenhum clube deve tentar ser outro e sim ser o melhor possível como vc é. Não acho que a cultura do futebol brasileiro tem que mudar e sim como fazemos a parte do negócio do futebol que deve mudar, porém gosto mais da nossa cultura futebolística do que da européia.

        • janca

          Estamos de acordo. Não acho que tenhamos de mudar nossa cultura, não se trata disso, não temos que nos descaracterizar, o que não quer dizer que não possamos nem devamos adotar boas medidas que foram e são tomadas lá fora. E descartar as que não nos interessam. Mas tudo de acordo com nossa essência, claro. Abs.

  • Victor Dunstan

    Amistosos? É Difícil,ñ há calendário…se levar os titulares,perde com reservas…se vai com reservas,passa vergonha…como vai ganhar tudo???
    A marca vale 1 bilhão,segundo dados da BDO..um dos sócio,é conselheiro do clube…muiita credibilidade…kaokaokao

  • Mario

    o calendario atrapalha muito a ideia de amistosos ,pre-temporadas e ações de marketing no exterior ,se ñ fosse isso a nike q patrocina o Barça e Manchester poderia ajudar a ter amistosos contra eles alem das ações de marketing(o mesmo vale p/a Adidas/Flamengo)

    o CT p/categorias base é uma boa o duro é afastar a politicagem de lá,mas não pode fazer como SPFW q construiu longe do CT dos profissionais .

    é Timão Todo Poderoso! e muita gente riu dos planos do Sanches e suas metas ….

    • TRi MUNDIAL DOOM

      Mas o Sao Paulo q revela os melhores joogadores do Brasil e em maior quantidade, os mais bem preparados, a melhoor base para categoria de base no pais é do SPFC, vcs enfrentaram Oscar e David Luis q sairam do SPFC, ainda tinha la o Piazon, além de terem Émerson e Fabio Santos….Ou copia ou continua na idade da pedra, o Corinthians nao revela jogadores preparados e comreal talento, o ultimo foi o DECO q nem foi aproveitado, ganhar copa sao paulo nao vale nada se os jogadoresnao viram jogadores de futebol.

      • Mario

        o cego qnd eu falei q o ct da base SPFW era ruim ou ñ revelava ninguem?
        só disse q era um erro ficar longe dos profissional, o q atrapalha por q o tecnico ñ ve de perto a base p/poder aproveitar os jogadores, etc

      • Dudu Timão

        A última grande revelação do Corinthians foi o Willian, hoje é camisa 10 do Shaktar Donetsk, mas temos que construir algo parecido com o CT da base dos bambis, porém, não muito distante dos profissionais para dificultar as ações dos empresários urubus!

        • Mario

          empresario e conselho tem manter perto se montar longe f****, dos jogadores sitados pelo anti e crias do CT da base de cotia o Oscar fugiu p/o chorolado e o Piazon tentou fugir e não conseguiu

  • Francotimao

    Ola, Janca, Concordo com vc, realmente chegar é muito importante mas se manter é muito dificil, mas nós coritnhianos temos consciencia q não iremos ganhar todos os campeonatos q virão pela frente, msm porq ninguem consegue ter elenco pra conseguir esse intento, mas se manter a base forte e ainda reforçar o time então termos muito boas chances de ganharmos mais titulos no ano q vem, é incontestavel q o trabalho foi bem feito, planejado e cumprido a risca, e os frutos não se fizeram esperar, mas esperemos q essa visão não se perca no caminho e pelo discurso e atitudes da diretoria do timão nos deixa esperançosos q se mantera nessa msm linha, porq exemplos como Barcelona e United são claros de q planejamento, competencia e as vezes ousadia são ingredientes imprescindíveis para o crescimento de um clube…Abs!!!!!!!!!!!

  • Adam Fares

    Isso ai! O clube não pode se acomodar! Vai pra cima Corinthians!

  • Ton

    É possivél se manter no Topo sim, o próprio SPFC conseguiu 3 Brasileiros seguidos após ser campeão mundial, depois deu uma caída, mas jamais disputou um campeonato correndo riscos de rebaixamentos de 2005 até hoje.

    O Corinthians está sendo bem administrado e isso é o básico para que o time continue fazendo boas campanhas, se a Diretoria acertar na renovação do elenco (envelhecido como jogadores acima dos 30) e manter o esqueleto do time com a dupla Ralf-Paulinho acredito que o Corinthians estará sempre brigando por títulos.

    O Corinthians precisa de jogadores mais jovens porque Chicão, Alessandro, Danilo e Emerson já estão em fim de carreira e precisa de substitutos, para quem acha que não, é só ver o exemplo do Liedson que arrebentou em 2011 e no começo de 2012 não foi bem. É muito arriscado ter tantos jogadores com mais de 30 assim como esse elenco atual do Corinthians tem, principalmente porque o Timão tem deixado a base de lado nos últimos anos, nenhum jogador titular do time Campeão Mundial foi formado no Clube, a base já foi melhor aproveitada. É a única crítica que faço á atual gestão, o resto está de parabéns!

  • SOU CORINTHIANO E ACHO QUE O SPFC SEMPRE ESTEVE UM DEGRAU ACIMA O QUE O TIMÃO FEZ FOI ESTRUTURAR-SE IGUALMENTE AO SPFC, SÓ QUE NOSSA TORCIDA É O DIFERENCIAL POSITIVO ASSIM COMO O JUJU É O DIFERENCIAL NEGATIVO POR NÃO QUERER SAIR DO PODER. O QUE VC ACHA JANCA?! SCCP RUMO AO TRIIIIIIII E FICA JUJU E TIRONE PRA SEMPRE, POIS NÓS TODOS SABEMOS ONDE A PERPETUAÇÃO NO CARGO LEVA OS TIMES, SÉRIE bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb.

  • Gustavo

    Janca concordo com TUDO que você disse ! Mas para mim a UNICA coisa que falta ao Corinthians e em questão de venda de jogadores. Vou explicar

    O Corinthians depois de 2 grandes conquistas perdeu jogadores importantíssimos

    Copa do Brasil 2009 – Saíram Douglas, André Santos e Cristian que formavam o setor esquerdo do time. Logo mais sairia Elias.

    Libertadores 2012 – Saíram Leandro Castan e Alex, novamente o setor esquerdo. A media de gols tomados logo após a saída de Castan aumentou MONSTRUOSAMENTE.

    O corinthians teve 2 períodos sem esses jogadores em que não foi bem nas competições. 2010 e uma parte do campeonato Brasileiro de 2012 ate Douglas e Paulo André recuperassem sua boa forma física.

    O corinthians tem que ficar atento a isso, provamos que não devemos absolutamente nada aos europeus em campo ! Se chega Barcelona, Real Madrid ou Machester Unidet querendo um jogador nosso ai é uma coisa, agora, roma, udinese, Sporting, Valencia…. e muitos outros o corinthians não deve NADA para esses times MEDIANOS ! E as vezes da impressão que com qualquer 3 milhões parcelados em não sei quantas vezes o Corinthians vende peças importantíssimas para qualquer time mediano da europa. Um exemplo perfeito é o cruzeiro, porque?

    O que o cruzeiro faz ? – Querem o Montillo? vendemos, mas por 30 milhões. Aaa não tem o dinheiro? abraço e obrigado.

    Corinthians tem que aprender a fazer multa recisorias para peças chaves como Cássio, Paulinho, Ralf, Guerrero, Emerson com valores astronômicos protegendo assim o jogador e o clube e se caso vender um jogador desses já tem uma quantia grande de dinheiro para reposição de peça a altura.

    Concorda com meu raciocínio Janca?

    • janca

      Em termos, Gustavo. Acho que a saída de jogadores, assim como a reposição das peças, às vezes com atletas até melhores, faz parte do futebol. E acho que o Corinthians contrata até bem, veja o caso do Cássio, ninguém apostava nele, tanto falaram da questão do empresário, chegou aonde chegou. Nas categorias de base, principalmente, o Corinthians tem que evoluir e há espaço pra isso. Mas os contratos hoje, aí concordo com você, têm que ser muito bem costurados pra tentar evitar dores de cabeça. E mesmo quando são bem costurados às vezes não evitam uma tremenda dor de cabeça. Exemplos no futebol brasileiro não faltam.

      • Jose Francisco

        ISSO DE VALORIZAR A BASE É IMPORTANTÍSSIMO, VEJA O CASO DO BARCELONA QUE HOJE COMPRA POUCOS JOGADORES POR TEMPORADA. ENQUANTO QUE NO TIMÃO, ESTE ANOS MESMO DESPERDIÇAMOS UM TIME INTEIRO CAMPEÃO DA COPA SAO PAULO. QUANTO AOS 5AO PAULO, HOJE NÃO SERVE MAIS DE EXEMPLO PRA NINGUÉM, LÁ HOJE É O QUE FOMOS NO PASSADO E ESPERO QUE CONTINUE ASSIM.

    • janca

      E desculpe ter demorado tanto pra responder, o dia foi corrido… O que não é problema seu, claro. Abs.

  • Julio Cesar

    Zebras acontecem nesses mundiais: Mazembe venceu o Inter. Corintias venceu o Chelsea, que vencera o Barcelona. Foi muita zebra!! Quer dizer que: o melhor time do mundo é o Corintias ? O segundo melhor é o Chelsea, o terceiro Monterrey e o quarto melhor do mundo é Al Alhy…! Essa é a logica desses “mundiais”? Ah entendi ! Qto a “gestão” no corinthians, ganhar um estadio com dinheiro publico, ser patrocinado por dinheiro publico significa gestão ? O Barcelona atualmente tem patrocinio na camisa, antes nem isso eles tinham….então…façam o favor….menos…menos…muito menos…!! Qto ao Emerson (que não jogou nada; cavou faltas e simulou agressão) zombar do São Paulo que venceu dois mundiais…entre eles um contra o Milan, que ca pra nos, era muito mais time do que esse Chelsea…Emerson, chega de bla, bla, bla….

    • mano rocha

      Engraçado! os caras querem desmerecer o título do corinthians sobre o chelsea, dizendo que o time inglês não têm expressão na europa…entretanto esquecem que o são paulo foi campeão da libertadores enfrentando nas finais times como atlético paranaense, news old boys e o outro time nem sequer lembro o nome. quando enfrentou um time com um pouco mais de tradição como o velez em uma final levou porrada!

    • NfNW

      Obrigado pela audiência!

      Vai Corinthians!

      • Jose Francisco

        Vai cuidar do teu timeco Julio LEO, para teu governo, vai pesquisar e tu descobrirar que no panetone tem dinheiro publico. JULIO LEO é isto mesmo, JULIO LEO!

    • Rodrigo

      Sãopaulino é igual irmão do meio: é só o outro estar em evidência que ele começa a pular pra chamar a atenção.

    • meu deus……….. QUANTA INVEJA E RECALQUE…………….

      GELOL NELE……… DOR DE COTOVELO………………

      HEMOVIRTES NELE. DOR NA MORROIDASSSSSSSSSSSS

      A SOBERBA TEM QUE COMEMORAR …SULAMERICANA…ALIAS MEIA

  • Julio Cesar

    Não, repeti não….publica aí !!!! Polemica de verdade ninguem ta a fim de encarar….

  • Julio Cesar

    Obrigado….

    • Angelo

      Deixa de ser BABACA Julio Cesar……se o Chelsea ganhou na bola do Barcelona, ele foi melhor time que o Barcelona e ponto final.
      Zebra é o Muller fazer aquele Gol de “costas’ em que a bola bateu nele.
      Deixa de ser idiota e imbecil.
      Dinheiro público, é balela…..se os caras querem investir no maior do Brasil, que tem maior visibilidade e a MAIOR TORCIDA APAIXONADA e que COMPRA E PAGA por tudo que o Corinthians tem a sua marca… e que NÃO ABANDONA NUNCA….. quando seu timeco tiver tudo isso, os caras vão querer aumentar patrocínios, cotas de mídia e valorização da MARCA E INSTITUIÇÃO.

    • mano rocha

      A CAIXA PATROCINOU O SÃO PAULO NA DÉCADA DE 80

  • arur

    e por falar em profissionalismo. Hoje o Corinthians vai se tornando um time organizado, que não lembra mais aquele time que caiu em 2007 e isso se deve muito ao Ronaldo, pois acredito que em varias ocasioes, onde a presença dele, seja em reuniões com investidores, ou patrocinadores ninguem queria fazer feio na frente do fenomeno.
    E outra coisa ninguem se atentou a um fato importante… em 2009 qdo o corinthians foi campeão da copa do brasil, o Ronaldo foi o unico jogador a não tirar a camiseta na comemoração, mostrando assim os patrocinadores, agora em 2012 no titulo mundial nenhum jogador tirou a camiseta estampando assim para o mundo a logomarca do patrocinador, isso aconteceu depois de um certo Ronaldo.

  • Renato

    Janca,

    São metas bem ambiciosas, mas na prática bem difíceis de ocorrer. O que o Corinthians está vivendo hoje não é nem rastro do que o São Paulo viveu a alguns anos atrás quando foi campeão mundial, campeão da libertadores, três vezes consecutivas campeão brasileiro. A diferença é que o Corinthians tem mais mídia e mercado consumidor, e está se aproveitando bem disso. Mas adquirir a sonhada hegemonia é quase impossível. O São Paulo esta aí para provar. Viveu uma fase espetacular mas hoje está nivelado com os demais grandes.

    Superar o Flamengo em torcida é outra tarefa dura. A torcida do Flamengo é muito difundida em todas as regiões do Brasil, principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e mesmo com as constantes crises que o clube vive, ainda se mantém no topo com boa margem.

    Enfim, são vários fatores.

  • flavio

    Um certo Andres sanches um dia falou. “Quem quiser tirar um sarro do corinthians aproveita agora, porque daqui ha alguns anos não vai poder mais porque o corinthians será um dos maiores clubes do mundo”. É um grande administrador. Pessoa que tem visão além dio alcance. Ele vislumbrou ha quatro anos atrás aquilo que só estamos vendo agora. parabéns sr. Andres Sanches por conhecer administração como poucos, por ter segurado o Tite e provado que você estava certo! Pena que neste futebol brasileiro de canalhas você nunca poderá se sobressair, pois será derrubado pelos facínoras e algozes da verdade!

    • Victor Dunstan

      kkkkkkk
      Ele é tão bom que antes de entrar no Corinthians não tinha nada,foi só entrar que passou a ser dono d empresas…ahhaha..imagina qt não deve ter desviado,fora q deu preju pq estava junto com a msi,lembra do Nilmar?
      Um cara que se diz corinthianisssimo se diz sócio desde os ano 70,mas na verdade filiou-se nos anos 90…kkkkk
      Vaiiiii OTÁRIOOOO

      • FALOU EM ANDRES…………. ESTA BAMBIZADA ENTRA EM PARAFUSO…….

        O HOMEM LIQUIDOU OS BAMBIS DA COPA….. TOMOU O ESTADIO DE ABERTURA

        COLOCOU O CHAPADO DO JUVENAL NO BOLSO……. FEZ O PESADELO DELES [TIMÃO

        SER O MAIOR CLUBE DO BRASIL………… E AGORA ELAS ESTÃO DESCONTROLADAS…

      • Drumond

        Não sou advogado do Sanchez, MAS ele já era empresário, junto com sua familia, desde 1982….então…cuide da porcaria do seu time e não se meta nos assuntos do nosso, que apropósito, vai muito bem, obrigado.

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA,O CORINTHIANS AVANÇOU MUITO E MUITO RAPIDO E SE MATIVER O RITMO PODERA EM 3 OU 4 ANOS CRIAR UM ENORME ABISMO COM OS DEMAIS CLUBES BRASILEIROS E TER UM HEGEMONIA QUASE ABSOLUTA.
    QUANDO SE ANALISA OS NUMEROS REFERENTES AO CORINTHIANS VE-SE QUE O AUMENTO DE ARRECADAÇAO E EXPANTOSO(JA ESTA CIMA DOS 300 MILHOES)E DEVERA APOS A INAUGURAÇAO DO ESTADIO E A IMPLANTAÇAO DE DIVERSOS PROJETOS DE MARKETING ULTRAPASSAR OS 500 MILHOES ANO EM POUCOS ANOS.FORA ISSO EU VEJO CADA VEZ MAIS A MONTAGEM DE ELENCOS SENDO MUITO BEM PENSADA,O CORINTHIANS CADA VEZ MAIS GARIMPA BONS JOGADORES E REVELAÇOES E SE CONTRATA JOGADOR CONSAGRADO E MUITO BEM PENSADO!!!!
    EU JA DISSE SE OS RIVAIS FICAREM NESSA DE SO ATACAR E CRITICAR VAO FICAR CADA VEZ MAIS PRA TRAS!!!PRA FICAR NO MESMO NIVEL SO DE UM JEITO TRABALHANDO E ADMININSTRANDO BEM!!!!!!!

  • ALESSANDRO

    O CORINTHIANS CAMINHA PRA SAIR DO NIVEL AMERICA DO SUL RUMO A SER UM CLUBE NIVEL EUROPEU!!!!!!

  • @R9Sal

    Corinthians tem uma torcida fora de serie e o que faltava era alguem pensar grande e explorar todo o potencial que essa paixão pode gerar. Segundo passo foi estruturar o departamento de futebol e dai para as conquistas dentro do gramado foi uma consequencia natural.

    O que falta agora é entrar em todos os campeonatos pra ganhar, Corinthians não pode abandonar um campeonato como o Brasileiro por exemplo, e valorizar e acreditar nas categorias de base. Marquinhos é um ótimo zagueiro, hoje titular na Roma e saiu a preço de banana, talvez nem o clube acreditava nele e nem ele via chances reais de ser titular já que o Corinthians sempre prioriza buscar jogadores no mercado.

    E as conquistas de 2012 devem ajudar o clube nesse sentido, pois a partir de agora o Corinthians não carrega mais o peso de conquistar a todo custo uma Libertadores ou o Mundial.

  • jose

    Vai a merda, o São Paulo ganhou dois mundias consecutivos e nem por isso fica achando que é o melhor time do mundo. Tudo é fase

    • Marcos

      QUEM FAZ A HISTÓRIA DO FUTEBOL MUNDIAL É A FIFA……….

      ONDE ESTA ESCRITO TRI-MUNDIAL

    • Cristian

      Para quem comemora (meia) Sul-Americana como se fosse fosse uma Libertadores…

      Não é de se estranhar que ostente duas não-oficiais Intercontinentais como se fossem dois autênticos Mundiais.

      Mas pode falar, afinal é fregays…

      E existe uma máxima:

      O fregays sempre tem razão.

  • Gustavo

    Janca, olha o que eu disse ontem, viu a matéria no lance? 4 grandes europeus já estão interessados no Guerrero, quer apostar que a oferta dos 4 é baixa?

    Igual falei ontem citando o exemplo do cruzeiro com Montillo. Vocês querem o Guerrero? Paguem o que então vamos pedir, 25,30, 40 milhões, Ele vale isso tudo? Talvez, mas é so para nenhum europeu soberbo vir aqui achando que somos pobres e que oferecendo qualquer 3 milhões em não sei quantas vezes vão levar. Por que nunca vi o Corinthians gosta tanto de vender jogador IMPORTANTE por mixaria

    • janca

      Mas não é o Corinthians que gosta de vender jogadores importantes por valor pequeno, Gustavo. Mesmo no caso do Guerrero, ele explodiu, de fato, nos últimos sete, oito jogos e ganhou visibilidade com o Mundial. O Cássio era reserva no começo do ano… A questão dos salários e das multas contratuais não é tão simples assim. Tem que ser bem administrada, concordo, mas não é algo simples, não. Inclusive a influência de empresários não só entre os profissionais, mas também na base, algo que acontece em vários clubes brasileiros, vide o próprio São Paulo.

  • KLÉBER

    O BOCA DIZ QUE GANHOU A INTERCONTINENTAL:
    http://www.bocajuniors.com.ar/el-club/titulos#2000_intercontinental

    O MILAN DIZ QUE GANHOU A INTERCONTINENTAL:
    http://www.acmilan.com/it/club/palmares/ci1990

    O REAL MADRID FALA QUE GANHOU A INTERCONTINENTAL:
    http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/es/Club/1193040475224/PalmaresTotal/Palmares.htm

    O MANCHESTER UNITED FALA QUE GANHOU A INTERCONTINENTAL:
    http://www.manutd.com/en/Club/Trophy-Room.aspx?pageNo=2

    OU SEJA, SÓ OS XAROPES DO SAN7OS, DOS BAMBIS, DO FLAMENGO E DO GRÊMIO É QUE FALAM QUE GANHARAM O MUNDIAL!

    • corinthiano

      Pior. Só eles acham que estão certos.

MaisRecentes

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo

Galiotte cobrado



Continue Lendo