Cadê o abismo?



Pra quem insistia em ver um abismo colossal entre o futebol dos clubes brasileiros e o dos europeus, babando para os times lá de fora, o Corinthians deu uma belíssima resposta em Yokohama.

Ao contrário de Muricy no ano passado, Tite estudou seu adversário e soube, com a ajuda do incrível Cássio, sempre Cássio, anular o rival, cujo técnico errou ao entrar sem Oscar e cuja defesa dependia demais de David Luiz, sinal de que os brasileiros fazem a diferença aqui ou lá fora.

No Japão o Corinthians foi simplesmente cirúrgico, pra alegria de sua torcida, que lotou o estádio, com representantes de diversos bairros, cidades e estados do Brasil. Um bando de loucos, bando que fez a diferença e colocou, graças a Cássio, Tite, Guerrero e Cia., o Timão em evidência no mundo inteiro. Bicampeão, desta vez com um gostinho muito melhor do que o título de 2000. Vaga conquistada via Libertadores e taça erguida no Japão. Parabéns, Corinthians, o mundo é todo seu.



  • Mario

    negar o abismo é concordar com a cartolagem e seus rumos, reconhecer o abismo é valorizar ainda mais o titulo do Timão Bi campeão Mundial .
    Vaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Corinthians hoje o mundo é maloqueiro!

    • janca

      O abismo existe em termos administrativos. Desde que começaram a focar mais Libertadores e Mundial os times brasileiros têm se saído bem nas duas competições, vide São Paulo em 2005, Inter em 2006 e Corinthians agora. Santos só não se saiu bem ano passado porque acreditou no abismo em campo, abismo que existia na cabeça da comissão técnica santista.

      • e diga-se de passagem pela grande irresponsabilidade cometida depois da final da libertadores ! uma subestimação do grande adversário ! e que adversário , diga-se de passagem !

      • Janca, eu acredito no contrário: Corinthians, São Paulo e Internacional souberam aplicar uma estratégia que combinasse com seus elencos e jogaram sabendo de suas próprias limitações.

        O Santos perdeu pro Barcelona porque, além de abandonar o futebol que sempre jogou, entrou em campo achando que estava no mesmo patamar do Barcelona.

        O Corinthians está de parabéns pelo título – apesar de eu achar que também contou com a sorte de pegar um Chelsea extremamente mal armado em campo.

        • Marcos

          Existe sim muito amadorismo no futebol brasileiro, mas é impossível negar a ascensão do Corinthians pós serie B. Antes o time ganhava títulos aos trancos e barrancos (como a maioria dos times brasileiros) trocando elenco todo ano, trocando técnico durante o ano, não tinha CT, não tinha estadio nem no papel e tinha muitos e muitos problemas internos, as chamadas bombas dos programas esportivos da hora do almoço. Hoje o Corinthians se valorizou, quando digo a isso, quero dizer que o cluble passou a dar valor a si mesmo. Hoje, cinco anos após o rebaixamento o clube é outro, caminhando para ser um dos maiores da América do Sul, não que já não seja. Quando falo isso, não estou desdenhando de outros clubes, não torço pelo Corinthians. No ano passado torci pelo Santos de Neymar na final do mundial de clubes, mas vinte minutos depois do inicio do jogo eu já estava torcendo para o Barça, tamanha a covardia do Santos, ontem porém mesmo que o Corinhtians perdesse o jogo não deixaria de ficar orgulhoso, o time encarou o Chelsea de frente, tocou a bola, marcou, vibrou, ganhou. Falo isso porque sou brasileiro e sou sulamericado, os clubes europeus desdenham de nossos clubes, mas é nesses clubes que eles encontram seus ídolos, seus craques. A diferença existe no dinheiro, no glamour e dentro das nossas cabeças. Os três jogadores premiados ontem foram em terceiro o Peruano GUERRERO, o brasileiro DAVID LUIZ e o outro brasileiro CASSIO, todos sul-americanos, jogando aqui ou na Europa, mas todos sul-americanos. A Europa precisa aprender a respeitar o nosso futebol. Para isso nossos clubes precisam dar valor ao próprio cenário em que vivem que é o futebol sul-americano.

          • adri

            vc foi o cara nas suas palavras,antes de ser corinthiano sou brasileiro e sulamericano

          • Bruno

            Cara, falou tudo! O q seria dos clubes europeus sem os jogadores Sul-Americanos?

        • Alexandre

          Foram 5 títulos consecutivos da Europa. E apesar do Corinthians ter um ótimo treinador e um bom time o adversário esta em um mau momento. O Tite estudou o adversário e soube aproveitar. No entanto, acredito que apenas um jogo não pode e nem deve ser parâmetro para avaliar o “abismo” entre as realidades do futebol. Este mesmo Chelsea venceu o excelente Bacelona e Bayer e nem por isso é um time melhor.

          • janca

            E em oito anos foram três títulos de times brasileiros.

          • João

            Voce pode até não concorda sobre a não existencia do abismo técnico, mas mesmo se esse abismo não existisse, e o futebol praticado aqui e na europa estivesse em pé de igualdade, o normal seria, ainda sim, que os times europeus possuíssem a maioria dos títulos, pois a diferença economica entre os clubes brasileiros e europeus ainda é grande!

          • zélão

            isso é competência amigo não tem essa de mal momento,se fosse assim era pro corinthians ter tomado de lavada,pq perdeu para o time reserva do são paulo.em finais não existe o SI ISSO,SI AQUILO ganha o melhor!é mais competencia doq sorte.

          • corinthiano

            Veja bem.. o Chelsea vinha de 3 goleadas e no jogo anterior havia passeado em campo nos 3 a 1 sobre o Monterrey. Depois do jogo com o Corinthians, o Chelsea jogou mais duas vezes, e ganhou por 6 a 0 e 8 a 0 respectivamente. Dizer que o Corinthians ganhou pois o Chelsea estava num “mau momento” é dizer que time brasileiro e sulamericano só ganha por sorte…

        • Masan

          Sorte? Cara, pede para ir beber água, e sai de fininho!

        • Roberto

          Este mesmo chelsea goleou de forma impoedosa e massacrante seus dois adversários seguinres… Um deles foi de 8 a 0

    • Donizeti-SP

      É nóis na fita, como dizem os caras nas quebradas da ZL, que para quem não é de Sampa é a Zona Leste da cidade, reduto corintiano, onde o Corinthians tem sua sede e se concentra a maior parte da torcida corintiana, que é a maior também em todas as regiões da cidade, podem chorar a vontade “secadores e antis.”

      O Corinthians realmente é um time diferenciado, pois ganhou a LIBERTADORES INVICTO e agora jogando de IGUAL PARA IGUAL E DOMINANDO O CAMPEÃO EUROPEU CHELSEA ganhou o BI-CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA !

      As conquistas do São Paulo em 2005 e Internacional em 2066 no Mundial de Cluves foi tipo assim ” com as calças nas mãos”, sendo massacrados pelos adversários Liverpool e Barcelona e ” achando um golzinho salvador no contra-ataque.

      O Timão jogou de forma técnica e com raça, dominou os arrogantes ingleses e agora eles sabem quem é o Corinthians, quero ver a cara da imprensa inglesa que falou que o Chelsea iria massacrar o Timão.

      Definitivamente acabaram todas as piadinhas das outras torcidas contra o Corinthians, somos o maior Campeão Paulista com 26 títulos; 3 Copas do Brasil; 5 campeonatos Brasileiros e dois títulos de CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL e segundo a pesquisa Datafolha de ontem o TIMÃO TEM A MAIOR TORCIDA DO BRASIL !!!

      Vamos abrir a Copa do Mundo de 2014 na nossa nova casa, a ARENA CORINTHIANS, e depois disso não vai ter mais pra ninguém, será casa cheia todo jogo, times muito fortes e mais títulos ainda, o Timão caminha para ser um dos MAIORES TIMES DO MUNDO.

      Ah, e Papai Noel também confirmou que é corintiano, tanto que já entregou nosso presente com 13 dias de antecedencia.

      Que dó, que dó, que dó, que dó… dos antis e dos secadores.

      E tem mais, o Corinthians neste jogo inesquecível, acabou com o “complexo de vira-latas” que o futebol e cronica esportiva brasileiros vinham cultivando nos últimos anos em relação ao idolatrado e cantado em verso e prova futebol europeu, encarou o campeão europeu, dominou na técnica e na raça e ganhou, isso vai até ser importante para a seleção brasileira se reestruturar para a Copa das Confederações ano que vem e Copa do Mundo de 2014

      VAI CORINTHIANS, AGORA O MUNDO DO FUTEBOL É NOSSO !!!

      • oswaldo

        Donizeti, sem querer desmerecer o título (que por sinal veio em boa hora para o futebol brasileiro) tem que ser dado crédito ao Cássio que salvou o time por pelo menos 3 vezes. Agora, comparar o Chelsea com o Barça é meio difícil – em 2011 eles ganharam a Champions do Manchester United dando um baile nos ingleses lá na Inglaterra – em 2012 perderam do Chelsea por um milagre que não vai se repetir ( ganhando por 1 a zero e com um jogador a mais deixaram os ingleses virarem no último minuto depois de mandarem 3 bolas na trave). Agora, eles se classificaram invictos na fase de grupos da Champions enquanto isso o Chelsea foi eliminado. A sorte dos ingleses acabou rsrs e com esse tombo o Rafa Benitez periga ser o técnico de mais curta duração no comando do time inglês.

        • arur

          ta la pra isso. Para defender… para pegar… não vem falar em sorte não que vc acaba desmerecendo o titulo… sorte deu o são paulo em 2006 que acertou um ataque só e fez o gol, pq se fosse o bandeira de ontem pelo menos um gol o juiz tinha dado para o liverpool entao nao vem falar de sorte não.

        • Tiago

          será que não vai acontecer novamente, barcelona já não joga mais tanto quanto antes!

        • corinthiano

          Fácil!! Aguarde o fim de 2013. Timão x Barça no jogo do século. quem viver verá!

        • Danilo Alvinegro

          Sai fora secador!!!! morde o cotovelo que a raiva passa! manézão!

      • Carlitos

        Fábula!!!

        O torcedor alheio à esta nação, sempre se gabou e nos chamou de sonhadores! Escutamos sempre sonoros Nunca serão!!! Mas infelizmente pra estes, esta agremiação acaba de escrever e transformar o que era Fábula pra alguns em uma realidade sólida, concreta e linda! Não existe nada mais que possa denegrir esta Nação de Loucos, quis o destino que o Nome do predestinado Guerrero simbolizasse o sinônimo desta Nação!

        Hoje o Timão se gaba de ter o Guerrero e o Herói Cássio! Verdadeiros artifícios para ser Campeão, pra conquistar o Mundo!

        Hoje temos tudo aquilo que os outros nos cobravam, pois a Fiel já tinha tudo o que ela queria, ela sempre teve o Corinthians!

        Escutamos tantas abobrinhas nestes últimos dias. Que a Fiel na realidade não havia invadido o Japão, que não tomaríamos o Estádio de Yokohama como nosso… então pessoal pode trocar todos os aparelhos televisivos deste País, pois todos estão com defeitos! Outra coisa, não acreditem nas pesquisas, não acreditem nos orgãos de Comunicação, pois eles são mentirosos e eles são tendenciosos… eles são todos Corinthianos! A Carioca Globo é Corinthiana, a Paulistana Band é Corinthiana, O Edir Macedo é Corinthiano… A CNN agora também é Corinthiana, a FIFA é Corinthiana, mas não briguem com Deus!!! Pois ele é Fiel!

        É pessoal, muita gente hoje acreditará em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa… e infelizmente pra alguns a Carruagem não virou abóbora!

        Quanto à Andrés Sanchez, este é um Iludido, pois um dia teve a ilusão e foi visionário, tornou o que já era grande ainda maior… gigante, tipo Joãozinho e o pé de Feijão, e como pra muitos somos galinhas… o Corinthians é sim a galinha dos ovos de Ouro, toda mídia quer, todo patrocinador quer… e nos pagam uma fábula por isto!

        Pra terminar… não vou parabenizar os Loucos que invadiram o Japão, pois pra eles isto é a coisa mais normal do Mundo!!!

        AH! Pra aqueles que assistiram o jogo, não se assustem tudo aquilo foi ilusão de ótica, apenas uma Fábula… a Fábula mais linda do Mundo!!!

        • André

          Perfeito..

        • marco antonio

          Parabens Carlitos,
          Um primor de comentário.
          A Coisa irônica mais sana que ja presenciei nesses periodicos cibernéticos.
          Vc poderia até acrescentar o contraditorio em que nessa Fábula Chapeuzinho vermelho
          comeu o lobo mau.
          Um Grande Abraço e mais uma vez meus parabens por esse brilhante e “Fabuloso” comentario.
          Um Salve pros manos da Nação!

        • Eduardo

          Carlitos vc foi perfeito!!!!! Tudo ilusão de ótica!!!!! rsrsrsrsrsarsrsrsrssr…..VAI CORINTHIANS!!!!!!!

  • Sergio

    O Coríntias finalizou duas vezes e converteu uma. o Chelsea criou muito mais mas não converteu graças ao Cássio . Futebol tem destas coisas . Em 2012 o Atlético Goianiense, lanterna e rebaixado, derrotou o Fluminense líder e campeão. O Coríntias é um timeco de segunda categoria comparado com os grandes europeus.

    • Sérgio

      Se o Corinthians é um timeco dizer o quê do seu hein, xará?

    • mano

      obrigado pela audiência hoje na tv. A direção do timão agradece e afirma que já está renegociando o valor do patrocínio da caixa e da tv globo. Vocês nos ajudam muito, mas muito mesmo a crescer.

    • andre latarini

      hi hi hi somos timeco bom é santos que num disputa nada, parmera serie b ou bamby que precisa de segurança armado pa gnha do parmera da argentina acorda otario

    • Ruberval

      Vai dar seu rabo seu sãopaulino bambi de merda!!! Timeco é bosta do seu timeco que ganhou a segunda divisão da libertadores as custas da truculência dos seus seguranças!!! Somos bimundiais alias os únicos!!!! CHOREM BAMBIS IMUNDOSQUE O CORINTHIAS É BICAMPEÃO DO MUNDO!!!!

    • Botafoguense sofredor

      O Corinthians dominou completamente o segundo tempo, não dream chutão e em certos momentos botaram o Chelseana roda.
      Futebol não se resume apenas em lances de gol e taticamente o Corinthians foi perfeito.
      14 jogos da Libertaodres mais 2 do mundial e apenas 4 gols sofridos. Não dá para botar defeito.
      Parabéns.

      • arur

        foi perfeito botafoguense….

      • João

        Concordo totalmente com voce. Quem le certos comentários pensa que o corinthians jogou igual ao São e Paulo e o Inter, quando estes foram campeões mundiais! Apesar de na frieza dos números a realidade da partida nao ficar muito evidente, o corinthians jogou muito bem e representou os clubes brasileiros com muita dignidade, coisa que eu não via há bastatnte tempo nesses mudias de clube!

      • sebhatyan yosef

        Parabéns botafoguense pelo seu comentário isso prova que você assistiu o jogo admiro esse
        tipo de postura porque sou corinthiano mas quando ví o palmeiras da parmalat ganhar campeonatos e dar show nunca desdenhei mesmo sendo corinthiano porque não sou cego e nem burro e não ia tirar o brilho da conquista só por não ser palmeirense.

      • Sergio

        Olá caro botafoguense, muito isenta e correta sua analise. Um detalhe que resume seu comentário foram as jogadas que antecederam o gol corintiano. Foram quase 1 min de troca de passes dos corintianos, mais de 10 jogadores tocano na bola de forma sucessiva, apenas havendo uma raspada na perna de um jogador do Chelsea no chute do Ralf e depois um corte do David Luiz que acabou sobrando nos pés do Chicão que enfiou para o Paulinho que deu de cancanhar para JHenrique que cabeciou de novo para Paulinho que conduziu e ameaçou chutar e deixou para Danilo fazer o corte e disparar um chute que foi interceptado pelo Cheq ou zaqueiro para a conclusão final de cabeça do Guerrero. Puxa, foi lindo ver o gol sendo desenhado e obtido de forma merecida. Ou seja, um gol construido ao estilo do jogo do Corinthians, ao estilo do jogo que o Tite incutiu nestes 2,5 anos de trabalho quando conquistou o Brasileiro e Libertadores. Mesmo que tivesse perdido o jogo para o Chelsea estaria orgulhoso de ver o jogo que o Timão jogou contra o Chelsea o campeão europeu.

        • Caro Sérgio
          Antes, nós, maloqueiros, tínhamos de ser arrogantes pra nos defender das ofensas de todos os “antis”. Agora, nós, maloqueiros, somos insuportáveis, porque vencemos de todas as formas. A tudo e a todos. Chupa!!!!!!!!!!!!!!

    • Donizeti-SP

      A INVEJA É UMA MERRRRRRDDAAAA, CHUPA ANTI, VAI SE FODER IDIOTA.

    • William

      Nossa… você assinou um diploma de babaca meu amigo….
      Quem ganha jogo é Gol …

      • Humberto

        Pérai…
        2 finalizações ‘C@g%$@s’ e uma entrou??
        O Sheik meteu bola na trave e chutou mais 2 pra fora… o Goleiro deles fez uma ou duas boas defesas em finalizações… Paulinho tirou tinta da trave uns 3 minutos antes do gol… mais essas finalizações num valeram????? tendi…

    • Masan

      Garotinho, o negócio é o seguinte… O seu grandioso time tem quantos campeonatos com a chancela FIFA? O Corinthians, daqui para frente, gastará tempo apenas com seus iguais. Que não estão no Brasil. Afinal, o Timão é o único no país com dois campeonatos FIFA. E naõ vem com choradeira, porque Copa Toyota não vale! Ahahahahaha!!!!

    • Sergião

      Vida de torcedor de time adversário não esta fácil ultimamente, hein: ficar acordado naquela quarta feira de 4 de julho esperando e secando o Corinthians contra o Boca e, depois, de cabeça quente, ter que pensar qual piadinha teria que inventar (pq a primeira já tinha ido). Depois, ter que esperar 6 meses de agonia secando. Por fim, acordar às 6 da manhã do domingo do dia 16/12 e ver o Corinthians ganhar do super e invencível campeão CHEALSE! Agora só resta um consolo: qual piadinha vai ter que ser inventada (duas já foram)! hahahahaha VEM CORINTHIANS!!!! PARABÉNS MEU TIME!!!!! MOSTRAMOS AO MUNDO (TIME E TORCIDA) COMO É QUE SE FAZ (NA RAÇA, NO CAMPO E NAS ARQUIBANCADAS).

    • Flávio

      Ao tal de Sérgio….pode até ser que nós sejamos mesmo esse timeco que vc se refere…mas somos campeões…coisa que seu time com certesa não é….

  • Marcos

    O abismo existe. Negar isso por causa de um jogo é se recusar a enxergar a realidade. A conquista, jogando de igual pra igual com um grande europeu, é mérito isolado do Corinthians graças a capacidade do seu treinador. Na minha opinião não é uma boa amostra da qualidade vemos dos grandes clubes brasileiros, que jogam um futebol limitado técnicamente e sofrível taticamente, se comparado aos grandes clubes.

    • janca

      Recusam a enxergar a realidade aqueles que pegaram o jogo do Santos contra o Barcelona como parâmetro.

    • janca

      E o Corinthians ganhou também por conta de Tite, que teve muitos méritos, sim, mas também por conta dos jogadores, diretoria (atual e anterior) e torcida.

      • Carlitos

        Fábula!!!

        O torcedor alheio à esta nação, sempre se gabou e nos chamou de sonhadores! Escutamos sempre sonoros Nunca serão!!! Mas infelizmente pra estes, esta agremiação acaba de escrever e transformar o que era Fábula pra alguns em uma realidade sólida, concreta e linda! Não existe nada mais que possa denegrir esta Nação de Loucos, quis o destino que o Nome do predestinado Guerrero simbolizasse o sinônimo desta Nação!

        Hoje o Timão se gaba de ter o Guerrero e o Herói Cássio! Verdadeiros artifícios para ser Campeão, pra conquistar o Mundo!

        Hoje temos tudo aquilo que os outros nos cobravam, pois a Fiel já tinha tudo o que ela queria, ela sempre teve o Corinthians!

        Escutamos tantas abobrinhas nestes últimos dias. Que a Fiel na realidade não havia invadido o Japão, que não tomaríamos o Estádio de Yokohama como nosso… então pessoal pode trocar todos os aparelhos televisivos deste País, pois todos estão com defeitos! Outra coisa, não acreditem nas pesquisas, não acreditem nos orgãos de Comunicação, pois eles são mentirosos e eles são tendenciosos… eles são todos Corinthianos! A Carioca Globo é Corinthiana, a Paulistana Band é Corinthiana, O Edir Macedo é Corinthiano… A CNN agora também é Corinthiana, a FIFA é Corinthiana, mas não briguem com Deus!!! Pois ele é Fiel!

        É pessoal, muita gente hoje acreditará em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa… e infelizmente pra alguns a Carruagem não virou abóbora!

        Quanto à Andrés Sanchez, este é um Iludido, pois um dia teve a ilusão e foi visionário, tornou o que já era grande ainda maior… gigante, tipo Joãozinho e o pé de Feijão, e como pra muitos somos galinhas… o Corinthians é sim a galinha dos ovos de Ouro, toda mídia quer, todo patrocinador quer… e nos pagam uma fábula por isto!

        Pra terminar… não vou parabenizar os Loucos que invadiram o Japão, pois pra eles isto é a coisa mais normal do Mundo!!!

        AH! Pra aqueles que assistiram o jogo, não se assustem tudo aquilo foi ilusão de ótica, apenas uma Fábula… a Fábula mais linda do Mundo!!!

        • Jean

          Um do melhores textos sobre o mundial… Parabéns.

          • Diego

            Vou colocar seu texto no face amigo. mandou bemzasso!

    • ALESSANDRO

      MARCOS DISCORDO DE VC EM PARTE!!!A MAIORIA DOS CLUBES BRASILEIROS SIM TEM A DIFERENÇA EQUIVALENTE A UM ABISMO MAS ALGUNS CLUBES EVOLUIRAM NOS ULTIMOS ANOS COM BOAS ADMINISTRAÇOES COM MAIOR QUALIDADE,LEVANDO SEUS CLUBES A UM PADROA PROXIMO AO EUROPEU.ALEM DO PROPRIO CORINTHIANS QUE TEM DADO UMA AULA PARA OS OUTROS DE COMO DEVE SE ADMINISTRAR UM CLUBE(PENA QUE A MAIORIA NA ENXERGA)TEMOS AI O INTERNACIONAL,O GREMIO,O ATLETICO MG E ATE ALGUNS CLUBES MENORES QUE SAO MELHORES ADMINISTRADOS,MAS ESTES AINDA SAO EXCEÇAO!!!

      • Marcos

        Quanto a parte administrativa e estrutura concordo. Me refiro á questão técnica e principalmente tática. Basta lembrar a imensa superioridade dos clubes europeus mesmo nas últimas vitórias brasileiras( São Paulo X Liverpool e Inter x Barcelona). Mesmo clubes brasileiros com ótimos elencos tecnicamente, como é o caso do Fluminense atualmente, não traduzem todo o seu potencial por causa da defasagem tática.

        • janca

          Questão tática concordo _em geral. Técnica, não. E São Paulo, em 2005, com grande atuação de Rogério Ceni, Inter, em 2006, e Corinthians agora mereceram as conquistas. Não vi imensa superioridade dos europeus ao contrário de você. Aliás não vi superioridade dos europeus em nenhuma das três finais.

          • gustavo

            Assiste o TAPE de São Paulo vs Liverpool novamente meu amigo. Sou São Paulino, e NUNCA vi nenhum São Paulino dizer que o time inglês não foi MUITO melhor na partida e que essa foi a melhor partida da carreira do Rogério Ceni.

            Se aquilo não foi superioridade, foi o que ??? Essa eu nunca vi!

          • janca

            Foi estratégia acertada do São Paulo. E não vem dizer que os três impedimentos _muito bem marcados, por sinal_ prejudicaram o Liverpool.

          • Weishaupt

            Em relação a qualidade técnica dos jogadores, qualquer jogador mediano brasileiro é melhor que um jogador mediano de qualquer time europeu, fácil notar que os times europeus que não tem dinheiro para grandes contratações e contam mais com jogadores do próprio país não ganham nada (barça arrumou um safra incrível na base, mas vai passar) fica fácil enxergar isso quando sabemos desde o inicio dos campeonatos europeus quem são os times que irão brigar pelos títulos (itália = milan, juventus e inter; Inglaterra = united, city, arsenal, Liverpool e chelsea; Espanha = Madrid e Barcelona e por aí vai). Somente os times que tem dinheiro para montar seleções com os melhores jogadores de varias nacionalidades brigam por títulos.
            No plano tático os europeus estão a frente, mas ontem ouvindo radio e vendo alguns programas de TV antes do jogo, ouvi dezenas de vezes os comentaristas dizendo que o corinthians é o único clube brasileiro que podia encarar um clube europeu táticamente e mesmo assim todos diziam que o chelsea venceria.
            Os treinadores brasileiros precisam se modernizar no plano tático para quero futebol brasileiro acompanhe a evolução do esporte, o técnico Tite é um dos poucos que da valor a isso no momento.

      • Neinho

        Chegamos aqui pq Andrés Sanches mudou o estatuto do time,e mostrou pra quem falava q ele não tinha faculdade,mas mostrou q era um maloqueiro e levou ao timão onde esta hoje, então ai ganhamos serie b, paulista,copa do brasil,brasileirão,libertadores,bi-mundial,fora q também jogou aqui no poderoso timão o artilheiro de todas as copas Ronaldo fenomeno ,e são a marca mas valiosa do Brasil e uma das mais valiosa do mundo,então antis me desculpe mas AQUI E CORINTHIANS O BI-CAMPEÃO DO MUNDO

  • BOM,SÓ SEI DE UMA COISA,O TIMAO É CAMPEAO E FIM DE PAPO.
    VAI CURINTHIANSSSSSSSSS

    • Jean

      Simples assim…

  • striknight

    Bi campeão mundial não !!!

    Ta na cara que os caras não quiseram jogar no segundo tempo !

    Sorte do curintia que aproveitou sua chance .

    Parabens corinthians mais ainda terão que comer muito feijão com arroz pra alcançar agente

    • aldemir

      BI CAMPEÃO SIM ,SE VC NÃO ACEITA VAI RECLAMAR COM A FIFA POIS É ELA QUE REGE O FUTEBOL MUNDIAL E PRA ELA O CORINTHIANS É BI CAMPEÃO KKKKKK

    • Edson

      Um título do Corinthians é maior que todos os títulos dos bambis. Só ver o tamanho da festa, a mídia envolvida, a mobilização da torcida, a audiencia, etc…
      Aqui é grandeza.

      • corinthiano

        Eles têm títulos e uma torcida de moda que passa esmalte na unha antes do jogo. Nós temos alma, raça, fibra. E títulos. Essa é a diferença.

    • Rodrigo

      Só pra constar: torneio intercontinental só conta como mundial na Globo. E não, Sulamericana não é “igual” à Libertadores.

      • corinthiano

        E só é Mundial para 4 times… SPFW, Sereias da Vila, Gaúchos Gays do Olímpico e Flamerda… só eles (e a Globo) chamam aquilo de Mundial. E não percebem que caminham para o ridículo a passos largos.

    • Renato

      Engraçado.. Não jogaram o segundo tempo, mas ficaram com cara de nádegas depois do jogo ??? Ah, pára vai…. Merecemos e jogamos muito mais que vcs contra aquele timeco do Liverpool, com aquela espiga de milho do Peter Crouch de atacante… AQUI É CORINTHIANS RAPAZ…. BAMBY AQUI NÃO !!!

    • Rodrigo

      “Ta na cara que os caras não quiseram jogar no segundo tempo !”

      onde foi que eu vi isso mesmo… ah, lembrei, foi quarta-feira passada!

      • Humberto

        Não quiseram jogar, ou ficou uma fileira de segurança armado impedindo o ‘parmera da argentina’ de sair do vestiario no segundo tempo????

        • corinthiano

          O SPFW foi MUITO esperto. Sabendo que a torcidinha é de moda e que iria debandar geral se passasse mais um ano sem p…a nenhuma, deu um jeito de garantir o título na bala. Se não ganham por bem, ganham por mal.

    • corinthiano

      Bi-campeão sim, negão. Sabe ler? Vai em alguns sites internacionais e dá uma olhada!!! Se não souber outras línguas posta aqui que eu traduzo pra você!

    • Flávio

      Amigo,quer vc queira ou não…quem está na frente somos nós…no site da FIFA, os unicos bicampeões são corinthians e barcelona…o resto é balela…não reconhecem o torneio do jipe bandeirante….e se não concorda…vá reclamar na FIFA.

    • sebhatyan yosef

      kkkkkkkkkkk alcançar quem… somos o maior patrocinio de tv de camisa de marca esportiva que ia vencer o contrato daqui a 2 anos e pagou antecipado e renovou até 2020 cidadão aprenda vcs moças podem ter 300 titulos a + mais…..mas como vcs diziam e pra vcs isso caiu eu digo sem medo JAMAIS SERÃO KKKK mesmo com batismo que bosta……… kkkkkk mesmo com 23 anos sem ganhar titulo a torcida só cresceu seu time se ficar 10 anos sem ganhar nada acaba kkkk… chora amigo aqui é diferente….

  • Aos antis , a inveja !!!!!!!! vai curintia !!!!!!!!!!

  • volta parmalat !!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!! só assim p/ o bugre palestrino !

  • striknight

    Acabou o Bullying !!!

    • Edson

      Acabou nada. Uma vez bambi sempre bambi.

  • Robertao UK

    Fato:

    AQUI É CORINTHIANS!!! AQUI NÃO TEM MAZEMBADA E NEM BARCELATE!!!!
    LAVAMOS A HONRA DO FUTEBOL BRASILEIRO! Kkkkkkk

    VOCES DEVIAM NOS AGRADECER.

    DEMOS SHOW E HUMILHAMOS O CHELSEA

    #MAZEMBADA , #BARCELATE

  • J.Martins

    Tudo se resume à questão mercadológica e financeira: as emissoras de TVaCabo (ESPN, FOX, BAND), que não possuem os direitos do futebol brasileiro, tem mesmo que enaltecer os campeonatos inglês, português, russo, turco, japonês, espanhol, na busca de seus “traços” em audiência. Tecem loas ao Campeonato Espanhol que consiste de um total de……02 jogos, entre os times sabidos, turno e returno; ou alguém perde tempo para ver um RayoVallecano x Getafe???? Enquanto isso, o Corinthians atinge 25 pontos no IBOPE em uma 4.a feira às 8,30 h; e média de 45 pontos hoje, com picos de 55. O jogo de hoje mostrou para quem quis ver que times brasileiros podem enfrentar, em condição de igualdade, qualquer equipe do planeta. Infelizmente, os cronistas esportivos brasileiros mais parecem lacaios do futebol internacional onde só vêem as coisas boas, e críticos mordazes do futebol brasileiro onde só enxergam erros e mazelas. Em resumo, os “cães” (com o devido respeito ao melhor amigo do homem…) ladram, e a Caravana Corinthiana passa……

    • Rodrigo

      Pra ser conhecido (mesmo) no mundo, o futebol no Brasil precisa ser mais organizado, sem algumas cartolices que a gente vê a torto e a direito. Por exemplo, como explicar pros gringos o que é um campeonato estadual? Precisamos de um Brasileirão mais transparente e equânime, que, no mínimo, trate torcedores e telespectadores como gente. Aí, sim, passaremos em rede mundial.

      • corinthiano

        Estadual foi legal… há muito tempo atrás. É até divertido comemorar um título. Mas mais atrapalha do que ajuda. Poderiam esticar o brasileirão com mais intervalo entre os jogos (e não mais times!) e deixar o Estadual para os times do interior, valendo classificação para a Copa do Brasil. E talvez resgatar o Torneio Rio-São Paulo, com mata-mata. Interessante para aquecimento e treinamento para o resto do ano.

    • Renato

      Cara vc disse tudo, não dificil é jogar nos estadios e nos gramados europeu com boa segurança estadios novos e bem organizados, facil é jogar no estadio do argentinos junior ou na altitude que temos por aqui.

    • janca

      Os cães ladram e diminuem o futebol brasileiro, enaltecem campeonatos como o da Alemanha, com um time disparado na liderança, Espanha, com dois na disputa (pra dizer que há disputa e o Barça não está com a mão na taça) e outros do gênero e desvalorizam o nosso. Enquanto isso a caravana corintiana passa. E deixa um recado aos críticos.

  • lee

    seu janca, o abismo colossal é comentado e insistido pela geração dos video-games

    se fosse o barcelona, daí..sim..porque os caras estao um pouco acima da média, mas tirando os espanhóis, os outros clubes nao sao tão acima da média dos brasieliros que foram campeões, nao.

    A diferença é que se tu vender o paulinho -que joga pra caramba – pro chealsea, eo futebole dele vai ficar umas 4 vezes mais sinistro..do que o jogado aqui no brasil.. não vai mudar nada, mas para a mídia, ele vai ficar sinistrao!

    A diferença é apenas essa – lembrando que to falando dos clubes campeões aqui do brasil e nao de todos os da Série A..

    • Concordo só que até na Europa o barça esta acima dos demais.
      Quem superestima o futebol europeu é realmente a molecada mais nova. Tem mais essa ladainha de que jogador só evoluiu se for para lá é lenda, o que vai evoluir o Oscar ficando na réba e entrando na podre? O que evoluiu o Felipe Coutinho ou o Pato?
      Quem é bom se desenvolve lá ou aqui.

      • carlos

        essa molecada geraçao facebook e playstaiton nao entendem nada de futebol,

  • Marcelo Ulianov

    Maldita geração sportv/espn! Cresceram com essa lavagem cerebral! O Corinthians é o melhor do mundo, e provou isso. O Abismo existe sim. Sem BRASILEIROS Não existe futebol, muito menos na europa. Fernando torres é jogador de time pequeno por aqui. Monte de babacas!

  • Ado Marcelo

    Janca eu sou um dos que pensa existir uma diferença entre os times daqui e os de lá. Não acho justo usar um jogo no mundial para proferir qualquer sentença. E no Brasil hoje só o Fluminense vem brigando com o Corinthians, talvez o Grêmio e o São Paulo a partir do próximo ano … então esses 4 talvez tivessem chance de não fazer feio na liga inglesa por exemplo. Mas confesso que a postura do Corinthians em campo me mostrou que essa diferença não é tão grande como eu imaginava. Tirando Real e Barça .. o resto dá pra jogar quaaaase em igualdade de condições. O Chelsea teve chances claras de gol em jogadas não trabalhadas pois nada conseguia por baixo, uma inclusive, foi um lateral mal cortado que sobrou para o Torres, o resto foi o famoso lançamento ingles .. joga pro altão. A zaga não estava num bom dia e quase tudo que vinha pelo alto eles dominavam .. Por sorte o Cássio fez o dele!

    • janca

      Foi o que fizeram no ano passado. Usaram um jogo, a derrota do Santos para o Barça, para baterem na tecla do abismo. A resposta o Corinthians deu hoje em campo. Dos últimos oito Mundiais no Japão, três foram ganhos por times brasileiros. Em 2007, ganhamos a Copa América. Em 2009, a Copa das Confederações. O Brasil, seja em termos de seleção, seja em termos de times, não está atrás da Europa. Ou se está é porque quer. Como provou o Corinthians hoje basta se organizar que volta ao topo.

    • janca

      Por sorte o Cássio fez o dele, não. Ele fez o dele devido a muito treino, talento, agilidade… E tudo bem, um pouco de sorte também, ter sorte faz parte do jogo. Mas o Corinthians ganhou com méritos. Nâo vi nada de diferente no Chelsea, a não ser os velhos cruzamentos para a área, uma tradição do futebol inglês.

      • Humberto

        Falando em abismo.

        Sem David Luiz na zaga inglesa… Será que o resultado teria sido 1 x 0 mesmo???

      • Ado Marcelo

        Você tem razão janca, mas o Corinthians não é o Brasil e acredito ser hoje o clube brasileiro mais bem preparado, ainda tem o Flu com a grana da UNIMED e o SPFC e Grêmio com bons times., acho que fora esses 4 .. o resto teria dificuldades para jogar contra os grandes times europeus. Mas claro que basta se organizarem pois ‘pé de obra’ nós temos.

        • janca

          Mas se o Corinthians não é o Brasil, o Barcelona é a Espanha? Veja a qualidade da maioria dos times que disputam o Espanhol… Que aliás já parece decidido. Emoção zero.

  • Samuca

    Janca, boa tarde!!!
    O abismo existe em termos financeiros apenas. Dentro de campo é outra coisa. Em minha opinião, apenas Barcelona e Real Madrid estão acima da média dos grandes clubes europeus e hoje apenas Corinthians, Fluminense e São Paulo estão na média desses clubes (Chelsea, Manchester United, City, PSG, Juventus) e apesar de corinthiano ainda acho que se não fosse a consciência tática do time (implantada por Tite… sempre Tite) esse grupo não conseguiria bater os Blues, diferente do time de 2000 que daria um passeio em campo. Essa é só minha opinião!!!
    Gostaria de usar esse espaço para exaltar a torcida que realmente fez diferença. Pelas palavras de jogadores do Chelsea, a torcida gerou uma atmosfera totalmente voltada ao time corinthiano. Os jogadores azuis não esperavam tal coisa.
    Abismo? Pode ser financeiro ou até administrativo. Mas dentro de campo o futebol brasileiro deve ser respeitado. Abs.

    • janca

      Deve ser respeitado, sim. O Corinthians provou isso hoje. Abs.

  • pança

    este ano vi dois abismos um do palmeiras, em queda livre, e o outro abismo e o futebol dos santos e do barça (é imenso), este abismo é tão grande quanto o abismo entre o futebol de neymar e messi, o messi lembrado por recordes, e titulos, enquanto o neymar muito lembrado por amarelar na hora H, corinthians, méxico, argentina de messi…….

  • Chupa Léo

    Em 2012 cada time teve o que merece:
    Corinthians: Libertadores e Mundial
    Santos: Paulistinha
    Palmeiras: copa do Brasil
    São Paulo: título da Parada gay

    OBS: é 7NÁRIO do S4n7os. CHUPA LÉO.

  • Marioh

    Janca,
    É como li num comentario do blog inglês: Vergonha para um time que tem um inglês e o resto de jogadores de seleções estrangeiras contra um time que tem um estrangeiro e o resto de brasileiros. E mesmo assim perdeu.

    • janca

      E o destaque do Chelsea hoje foi o David Luiz. Sem ele o time inglês poderia ter levado mais gols. E terem deixado o Oscar no banco… Brincadeira.

      • Humberto

        Rafa Benitez.
        Bi – Vice Mundial…

        Era ele o tecnico do Liverpool em 2005. risos

        Acho que ele nunca mais vai querer jogar final de mundial interclubes contra times brasileiros
        kkkkk

        • corinthiano

          O bicho tem um “Hazard” danado com goleiro brasileiro… kkkk

  • Flavio Rodrigues

    Assino embaixo!!! e…. to feliz demais… abs…

  • Roberto Junior

    Janca, assim como utilizar o jogo entre Santos e Barcelona por único parâmetro pode ter sido um erro, também o é fazer algo semelhante em relação ao jogo de hoje.

    O Corinthians tem todos os méritos pela conquista, mas há variáveis que precisam ser consideradas: o fato do Chelsea, hoje, não estar, sequer, entre os 5 europeus mais fortes, a recente mudança de treinador, a rejeição a Benítez e a escalação equivocada são algumas delas.

    Também é perigoso transformar o time de Tite, que é exceção, em regra no futebol brasileiro. Dentro e fora de campo, o Timão vem se mostrando, pra usar o termo da moda, diferenciado em relação aos seus pares. Ou você acha que Flamengo, Botafogo, Vasco, Palmeiras ou qualquer outra equipe que ficou pra baixo do quinto lugar no Brasileirão repetiria o sucesso corinthiano no Japão?

    Por fim, concordo com amigo do primeiro comentário. Principalmente por parte da imprensa esportiva, grande formadora de opinião, há de se tomar cuidado ao se negar o tal abismo. Ok, pode ser que ele seja administrativo, apenas. Mas o administrativo também faz parte do futebol. A não ser que queiramos continuar a conviver com nossos campeonatos mal organizados.

    O ano não se resume apenas ao Mundial.

    Abs.

    • janca

      Acho que outras equipes brasileiras, como Fluminense e Grêmio, por exemplo, poderiam perfeitamente repetir o sucesso do Corinthians. O ano não se resume apenas ao Mundial, mas se o Corinthians tivesse perdido ia aparecer muita gente pra martelar na tecla do abismo, como apareceu quando o Santos foi engolido pelo Barcelona. E foi engolido porque quis.

      • Alexandre

        Pois é, hoje vimos o Atlético de Madrid, vice líder do espanhol, ser engolido porque quis.
        Há 3 anos que vemos, quase toda semana, um time ser engolido pelo Barça porque quis…

        • janca

          O Chelsea não foi engolido pelo Barça. E existe campeonato mais chato que o Espanhol? Campeonato de um time só… Nem começa e já sabemos quem vai ser o campeão…

        • janca

          Aliás o Chelsea eliminou o Barça em dois jogos.

          • Alexandre

            Isso tem nome: zebra.

    • Roberto para usar suas próprias palavras:
      __ ” mas há variáveis que precisam ser consideradas”.
      Pois é variáveis não constituem “ABISMOS”, mas sim diferenças sutis, linhas tênues, ganha aqui perde acolá.
      Diferença abissal, como querem passar muitos não tem.
      Abdicar da auto estima é uma coisa, se organizar é outra, nada impede de sermos organizados, bem administrados, mas conscientes de nossas capacidades.
      Não precisamos ser submissos para progredirmos.
      Caso fosse o futebol sulamericano menos brilhante já teria acabado há tempos, só não explode porque realmente é muito bom e heroico, um bravo sobrevivente.
      Vamos inverter as coisas, o barcelona com administração de Patricia Amorim ainda existiria?
      O Real Madrid com Dualib ganharia algo que não o espanhol “par-ou-impar”?
      Du-vi-de-ó-dó !!!

      • Omar

        Chacal, acho que vc deu o melhor exemplo até agora!

        Abs

    • Humberto

      A questão é simples.

      Existe SIM um abismo entre os times brasileiros e europeus (os de primeira linha, claro). Não tem como negar… Dinheiro é um fator altamente determinante. Administração também.

      Sou corinthiano, louco (como todo o bando) mais se o Corinthians jogasse um campeonato ingles ou espanhol (ou champions league) não teriamos condições de manter o ritmo do jogo de ontem em 38 rodadas seguidas (fora a competição continental). Ai entra o diferencial. Times europeus tem peças de reposição quase a altura dos titulares (coisa que não acontece por aqui).
      Administrativamente então a coisa é pior ainda. Aqui no Brasil temos dirigentes amadores, inconsequentes e irresponsáveis dirigindo os clubes. Por lá a questão é tratada muito a sério, e este profissionalismo se reflete em equipes mais fortes, mais dinheiro em caixa e maior exposição mundial.

      Basta analisar os dados. Os times brasileiros em sua maioria, já tiveram que abrir as pernas pra a Globo e negociar com bancos e afins o contrato do que irão receber em 2013. Times com 3 meses de salarios atrasados (tem time que num deposita nem o vale transporte dos funcionarios do clube).

      • janca

        O Campeonato Espanhol tem um time só: o Barcelona. Veja a classificação. Veja a do Alemão. Mal há disputa pela primeira colocação. O Corinthians faria bom papel em qualquer um deles.

        • corinthiano

          Também acho, Janca! Como dificilmente passarei pela coluna nos próximos dias, desejo a você, à família Lance! e aos amigos torcedores (do Corinthians ou não) um Feliz Natal e um ótimo 2013, com muita paz, dinheiro e gols!!

          • janca

            Pra você também um bom Natal e um excelente 2013 e parabéns pela conquista (ou melhor, pelas conquistas) do seu time, Janca

      • corinthiano

        Discordo. Corinthians, Grêmio, São Paulo e Fluminense seriam páreo duro em qualquer campeonato do planeta. Inclusive no Espanhol. Jogar um campeonato onde já se sabe quem vai ganhar antes de começar é fácil. Agora me fala aí quem vai ser o campeão brasileiro de 2013? E qualquer brasileiro que vai para a Libertadores ou para o Mundial entra como favorito. Todos temem, e isso não é de hoje. Enquanto não houver um campeonato envolvendo os maiores times do mundo (imagina um campeonato com Corinthians, São Paulo, Grêmio, Inter, Fluminense e outros, Barcelona, Real Madrid, Boca Juniors, Independiente, LaU, Benfica, Chelsea, Liverpool, Milan, Internazionale, Bayern…). Acha realmente que ficaríamos com as últimas posições??

        • janca

          Eu penso como você. Mas infelizmente temos uma cultura _ou pelo menos muitos querem impor um tipo de pensamento_ que é de achar que tudo que vem de fora é melhor. Os times que você citou podem fazer frente aos melhores times da Europa. E sua pergunta é pertinente: quantos times têm chances de ganhar o Brasileirão do ano que vem? Pelo menos seis. Na Espanha é Barça ou Real, se não Barça ou Barça _rs. Lá você começa o campeonato sabendo quem vai ser o campeão, como ocorre na Alemanha também, em Portugal (são dois disputando o título), na França (durante muitos anos era só o Lyon). Não podemos só desmerecer nosso futebol e nossos jogadores. Não podemos colocar os erros _especialmente de gestão_, que são gravíssimos, embaixo do tapete, mas achar que tudo o que acontece na Europa é nota dez e que somos nota zero não dá pra aceitar.

    • carlos

      tao forte como o corinthians, ou até melhores, estao fluminense, gremio, sao paulo, atletico mineiro, internacional, todos organizadissimos e com grana, e elencos, podriam ganhar e ganhariam a´te com mais tranquilidade desse chelsea…

      • Ednei Gonçalves Marcos, Jaraguá do Sul (SC) – 58a

        Sonho Meu – Maria Bethânia … Sonho meu, sonho meu… Vai buscar quem mora longe.. Sonho meu … … No meu céu a estrela guia se perdeu… A madrugada fria só me traz melancolia… Sonho meu

  • Edson

    Esquema tático de clube europeu + raça argentina = Corinthians

  • Rodrigo

    Perfeito, Janca. Mas precisamos reduzir o abismo fora de campo. É aí que o futebol brasileiro, digamos, (não) faz a diferença.

    • janca

      Concordo, Rodrigo.

  • Rogério

    Parabéns ao Corínthians!!!

    Não importa quem é melhor. O Corínthians mostrou hoje que pode chegar em qualquer lugar… Esqueçam os outros times e comemorem bando de loucos…

  • Ricardo

    O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES, DE TODO O MUNDO.

    – O Corinthians é o primeiro clube campeão mundial, vencedor da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, disputada em 2000 (ainda a maior e melhor de todas as nove edições já disputadas).

    – O Corinthians passa a ser, junto com o Barcelona espanhol, um dos dois únicos bicampeões mundiais. Mas o aproveitamento do Corinthians é superior, pois disputou apenas duas edições da Copa do Mundo de Clubes, ao passo que o Barcelona disputou três.

    – O Corinthians conquistou a Libertadores 2012 de forma invicta e, na sequência, foi campeão mundial. Antes do Corinthians, apenas o Manchester United, em 2008, foi campeão continental e mundial invicto.

    – O Corinthians de Tite, de Cássio, de Guerreiro e de demais guerreiros é o primeiro time brasileiro a ganhar, ascendentemente, o Brasileirão, a Libertadores e a Copa do Mundo. Os demais campeões mundiais brasileiros não alcançaram a TRÍPLICE COROA (Corinthians 2000: Brasileirão e Mundial; São Paulo 2005: Libertadores e Mundial; Internacional 2006: Libertadores e Mundial).

  • t.

    janca,

    e a declaração do piazon publicada aqui no lance?

    para mim, o corinthians sempre foi o favorito no mundial. pode ter valores até mesmo abaixo da média (alessandro taí pra provar), mas é um time aplicado taticamente e aguerrido quando interessa. o futebol anda tão nivelado por baixo que uma organização levada a sério tem feito a diferença inúmeras vezes. porém, é uma simplicidade hercúlea de se conseguir.

    parabéns ao corinthias (e, por outro lado, tristeza acompanhar o processo de decadência sofrido pelo flamengo desde o fim da década de 1990).

    • janca

      Triste mesmo acompanhar o processo do Flamengo, espero que com a nova direção comece a entrar nos trilhos. É um clube que merece ser bem tratado, tem história, tradição e torcida fantástica.

      • Rodrigo

        Merece ser bem tratado de dentro pra fora, é bom que se diga.

  • Gabriel

    E o grito dos “SEIS MIL VISTOS” do Uol encobriu totalmente as vozes das outras sessenta mil pessoas presentes em Yokohama, kkkk… Seria uma legião de tenores loucos? Ou, talvez, o milagre da multiplicação da loucura?…

    • Rodrigo

      Não é, acho que eles só levaram em conta os novos vistos concedidos, pra aqueles que nunca tinham ido do Brasil pro Japão. Não levou-se em conta os dekaseguis corintianos, os corintianos que já possuíam visto para o Japão e os corintianos espalhados pelo mundo – só da Inglaterra vieram dois vôos saturados de mano. Pra quem (ainda) não tinha entendido bastou um único lance de imagem das arquibancadas.

    • Tiago

      seis mil vistos novos, existem os q ja tem vistos, também tem os q moram no japão, e pessoas q vieram de todos os cantos do mundo, teve corinthiano que foi pro japão, dos eua, englaterra, alemanha e etc

  • leandro

    Janca o abismo continua,o corinthians jogou como time pequeno,recuado.Se fosse o Barça furava a retranca “titeana” e enfiava um monte de gols.jogo feio,e pode vir corintianos falar que é inveja,que é “anti”,mas jogou feio mesmo como sempre joga com cássio salvando como salvou contra o vasco.

    • Ricardo Soares

      calado anti. jogou muito bem. cai fora

    • janca

      Como time pequeno? Não vi isso, não. O Corinthians parou o Chelsea. E o Cássio estava lá pra defender. E defendeu muito bem, tanto que foi eleito o melhor jogador do Mundial.

      • Heitor

        Não, não, não. O Corinthians jogou como time grande e dominou o Chelsea mesmo, o fraco e decadente Chelsea que ganhou uma Champions League na costa do Drogba que caiu fora pq sabe a sujeira q é esse time

      • leandro

        Janca,
        quando o goleiro é eleito o melhor na partida é porque o time dele foi pressionado e perderia o jogo se não fosse o tal goleiro que em minha opinião merece ir para a seleção.Ou estou enganado ?

        • janca

          Um time tem 11 jogadores em campo, inclusive o goleiro. Se o melhor jogador em campo é o zagueiro, então, isso quer dizer o quê?

        • Thiago

          Goleiro melhor do TORNEIO leandro, e outra, em 2002 quando ganhamos a copa do mundo de seleções adivinha quem foi o melhor jogador da COPA??? Oliver Kahn, O GOLEIRO!!!!

          O David Luiz só foi o segundo melhor porque anulou o Shiek o cara que destruiu o BOCA na final da Liberta. Se não fosse o Zagueiro não poderia ter sido mais que 1 x 0????

          Você está comentando só para criticar mas não fundamenta o que defende!

      • corinthiano

        Não se esqueça que o zagueiro deles foi o segundo melhor do torneio… ou seja, demos trabalho para eles no ataque… E nosso atacante (Guerrero) foi o Bronze…

    • Humberto

      Se…..
      Se….
      Se….

      seu argumento contra o corinthians é na base do ‘Se’???

      Se fosse o barcelona…. Se o cassio aceitasse alguma…. Se o arbitro fosse amigo dos ingleses e revertesse tudo….
      Se tivesse terremoto no primeiro tempo não o teriamos segundo….
      E Se caísse um elefante cor de rosa voador no meio do campo???

      Se….. se…. se….

      a unica coisa concreta é:
      TIMÃO CAMPEÃO!!!!!!!! chóóóóóóóóóra!!!

    • corinthiano

      Recuado? Que jogo você viu?

    • Ednei Gonçalves Marcos, Jaraguá do Sul (SC) – 58a

      Continue sonhando, sinal de que deu IBOPE para nós…
      Sonho Meu – Maria Bethânia … Sonho meu, sonho meu… Vai buscar quem mora longe.. Sonho meu … … No meu céu a estrela guia se perdeu… A madrugada fria só me traz melancolia… Sonho meu

  • Thiago

    VAI CORINTHIANS!!!

  • Everton Martins

    Mas temos que concordar que o Chelsea está longe de ser um grande time europeu, prova disto é que nem se classificou para a próxima fase da liga dos campeões, é um grande clube mas atualmente não tem um grande time e passa por uma crise. Não querendo tirar os méritos do corinthias, mas teve sorte de enfrentar um time em crise e em formação, ao contrário do Santos que pegou o Barça ( melhor time de todos os tempos ) em grande fase.
    Mas parabéns ao corinthias…..

    • janca

      Mas superou o Barcelona, elogiado por todos, pra vencer no meio do ano a tão decantada Liga dos Campeões.

      • Heitor

        Superou o Barça pq jogou na retranca o tempo todo.. teve 3 chances de gol e fez 3 gols. Se jogarem 20 mata mata.. o Chelsea ganha 1. Ganhou dessa vez. Até o Messi perdeu penalti pra dar uma noçao da anormalidade.

        • Rodrigo

          Já vi que esse vai ser o argumento da vez: “Ah, o Chelsea não valeu, se fosse o Barcelona, aí sim”. Ou o Tigre.

          • Humberto

            argumento na base do “SE” é mto pouco
            kkkkk

        • corinthiano

          Não se esqueça que antes do Corinthians o Chelsea havia goleados as três partidas anteriores e só não goleou o Monterey pois tirou o pé para testar formações. Depois do Corinthians, o chelsea jogou duas vezes, com duas goleadas – 6 a 0 e 8 a 0.

  • Heitor

    O abismo é sim gigantesco, o Corinthians foi bem superior a um time mediano da Europa que ganhou a Champions num acidente, assim como o Porto. Hoje não existe no Brasil time pra fazer frente aos dois Manchesters, ao Barça, Real, Juventus, Bayern e Borussia Dortmund. Ganhou com méritos de um time que não é e nunca vai ser grande na Europa, dinheiro nao dá grandeza.

    • Rodrigo

      Momento “Ah, o Chelsea não valeu, se fosse o Manchester, o Barça, Real, Juventus, Bayern ou Borussia Dortmund, aí sim”.

      • amigo o barça ja não perdeu dois para os brasileiros? o milan idem, o real ganhou de 2 a 1 no pau da viola do vasco. e de quem mesmo o chelsea ganhou para ter a chance de jogar o mundial? ah do barça, e do bayern que tirou o real madrid, do modelo CR. AMIGO ENTENDA, NUNCA SUBSTIME UM BRASILEIRO, e a lição mais importante que o futebol pode dizer, o futebol brasileiro deve ser respeitado SEMPRE!!! E O FUTEBOL NÃO VIVE DE “ACHO QUE UM TIME BRASILEIRO NÃO GANHARIA DO TIME EUROPEU…(QUAL SEJA).

      • corinthiano

        E se fosse o Barcelona, diriam que não é mais aquele, que foi zebra, que foi sorte…

    • janca

      É tão fácil tentar desqualificar o trabalho dos outros e tirar o mérito da conquista do Corinthians…

  • Julio

    Abismo?Sim,claro que existe.Como comparar campeão da Champions League com todo o investimento financeiro e nível técnico com o campeão da libertadores?Aos justificadores de um futebol justo como o campeonato brasileiro sem finais,achar justo essa competição?A atmosfera criada pelos sulamericanos é de uma proporção absurda.É o jogo da vida!
    A Fifa deveria trabalhar para fazer uma copa de clubes de nível intercontinental como a copa do mundo para aí sim podermos falar qual o melhor time do mundo.
    Hoje mesmo com as últimas mudanças feitas pela Fifa,nenhum time europeu leva a sério essa competição.Uma final do “mundial de clubes” não tem uma atmosfera de final da Champions League.Bom para nós,os sulamericanos!

    • corinthiano

      Mas a atmosfera do Mundial também não é a mesma da Libertadores…

  • Jose Francisco

    SÓ VI ABISMO EM 2011, QUANDO UM TIME DE BABACAS(SARDINHAS) FOI ASSISTIR O BARCELONA JOGAR.

  • Pô, aquele de 2000 não dava para dar crédito, Janca! Já o de hoje, mesmo para quem torceu contra, foi emocionante quando a taça foi levantada! Agora, sim: Campeão do Mundo!

    Como de costume, deixo aqui minha opinião mais aprofundada: Glória ao Todo-Poderoso Timão – The favela is here! http://borogodofutebolclube.blogspot.com.br/2012/12/gloria-ao-todo-poderoso-timao-favela-is.html

    Foi bonito ver a festa dos mano!

    Grande abraço,

    João Sassi

    Ps: O Chelsea não é nenhum Barcelona, o que não é desculpa para o Santos pagar aquele mico!

    • janca

      E o Corinthians e sua torcida, respeitando suas características e sem babar para os europeus, fizeram bem a lição de casa. Venceram com muitos méritos num jogo emocionante. Abs.

      • Concordo plenamente. Só não acho viável ficar discutindo o que poderia ou não ser “se” isso ou “se” aquilo, entende? Os fatos são os que você citou: enquanto o Corinthians entrou sem complexo-de-vira-latas, o Santos evocou o que há de pior na subserviência do subdesenvolvimentismo atávico que ainda reina por estas bandas.

        Valeu!

        • janca

          Também não acho viável ficarmos no “se” isso, “se” aquilo. O Corinthians teve postura corajosa, nada de complexo de inferioridade e mostrou do que é capaz.Vitória lindíssima, principalmente pela torcida que invadiu o Japão, uma das cenas mais bonitas do futebol, lembrando a de 1976, no Maracanã. Abs.

  • Paulo

    Interessante: Até às 8:30 horas de domingo, os anti-corinthianos diziam que o chelsea ganharia o jogo com tranquilidade fora o baile, principalmente ao após a vitória do Celsea sobre o time do méxico, talves recordando o que tinha ocorrido em 2011 com o Santos.
    Pois bem, agora após o título do Timão tão dizendo que o fato do Oscar não entrar jogando foi fundamental para a derrota do Chelsea.
    Vá ser bairrista lá na Inglaterra. Vocês não conseguiram dormir esta noite e preparem-se para a recepção de amanhã terça-feira.
    Será que já tinham visto isso; Campeão invicto da libertadores e do mundial num total de 16 jogos com apenas 4 (Quatro) gols sofridos?
    Isso é Corinthians!

  • João Marcelo

    Agora dá para entender poque você sumiu da televisão. Opinião baseada apenas em algum tipo de ufanismo ou pachequismo, negando a realidade não tem mais vem. Eles estão dando mais espaço para quem estuda e entende de futebol, como o Lédio Carmona por exemplo.

    Dizer que o Santos perdeu porque achava que o Barcelona era muito melhor, é uma cegueira tremenda. O Santos perdeu porque NÃO ACHOU que era 100x pior. Se tivesse achado, jogaria fechado, com 11 atrás, igual INTER e SÃO PAULO, e teria uma pequena chance de ganhar, no acaso.

    A frase do seu post é muito contraditória ” Corinthians anulou o Chelsea…” seguida de ” Cássio salvou o Corinthians”…

    Mas enfim, continue escrevendo essas coisas, que continuara a ter um público cativo. Mas ele é cada vez menor…

  • Felipe

    Janca Gênio!

    Descobri hoje que o Santos só perdeu do BARCELONA porque quis! Afinal era muito melhor!!!!

    Gênio!!!

    • janca

      Não era melhor, mas entrou pra lustrar as chuteiras do Barcelona, aí poderia ter levado de oito.

  • Jorge

    Posta amanha que o Neymar é melhor que o Messi também Janca…

  • Carlos bellia

    O Chelsea era consideravelmente superior, e não saiu com uma goleada por conta da explendida atuação do Cássio. Pelo menos três defesas espetaculares (chute do Cahill em cima da linha, defesa de mão trocada no chute do Moses que tinha endereço certo e a defesa com o pé no chute a queima roupa do Torres). O Corinthians defendeu muito bem sim, e não foi retranca como estão dizendo. foram 14 finalizações do Chelsea contra 9 do Corinthians. Retranca foi o Chelsea contra o Bayern na final da Champions, 26 finalizações dos alemães contra 7 dos ingleses. A verdade é que os times brasileiros não tem condiçoes de peitar os times europeus partindo pra cima e pressionando contra as cordas. Tem que jogar com cautela. Os contra ataques corinthianos considerados velozes e mortais aqui, eram facilmente parados pela defesa do Chelsea. O Jorge Henrique e o Emerson não levaram vantagem na corrida uma única vez que fosse. Já os homens de frente do Chelsea eram muito rápidos e difíceis de acompanhar Hazard, Mata e Moses escapavam muito fácil da marcação. Então não diga besteiras de que o Corinthians não fez um jogo bom, porque só teve uma chance, porque no segundo tempo o Corinthians desmontou o Chelsea. Os ingleses não criaram quase nada comparado com o primeiro tempo. Parabéns ao Corinthians Campeões Justos da Libertadores e do Mundial.

    Foi uma vitória muito mais tática e com vontade, do que superioridade técnica, como esse cronista quer fazer o pessoal acreditar.

  • Marcos

    …….QUE ANO MARAVILHOSO…………….GANHAMOS A TRIPLICE COROA…………

    …SOU BI-CAMPEÃO MUNDIAL RECONHECIDO POR QUEM FAZ A HISTÓRIA DO FUTEBOL NO MUNDO…………..FIFA.COM……………E…………..

    a porkada foi rebaixada………………QUE ANO LINDO, INIGUALAVEL………

    VAI CORINTHIANS

  • JANCA PQ VC NÃO FALA QUE NA VERDADE OS TIMES EUROPEUS COSTUMAM VEZ OU OUTRA PIPOCAR PARA TIMES SULAMERICANOS QUE SE MOSTRAM SEMPRE MUITO MAIS AGUERRIDOS E MAIS VONTADE DE VENCER?! ATÉ ACHO QUE QUALUQER TIME PERDERIA PARA O BARÇA ANO PASSADO O PROBLEMA É QUE O SANTOS SE ENTREGOU, NÃO FOI A DERROTA EM SI QUE COLOCOU ESTE ABISMO ENTRE NÓS E OS EUROPEUS MAS, SIM A APATIA DO SANTOS QUE DEIXOU TODOS NÓS ENVERGONHADOS!!!! SCCP BI DO MUNDO.

  • Rivais, lugar de chorar é na cama porque é quentinha, ou no pé do cruzeiro rsrsrsrsrsrsr como diz um amigo meu, respeite a policia rsrsrsrsr Vai Corinthians melhor time e torcida do mundo.

  • Elcio Souza

    Sempre vi esse abismo, só que de forma diferente, tirem os jogadores Sul Americanos que atuam na Europa e sobra o que? Não posso esquecer que a Espanha atual Campeã Mundial poderia ter sido eliminada pelo Paraguai na Copa do Mundo e na primeira fase, pois os Paraguaios perderam um penalti e deram um calor na Espanha se eles tivesesm feito o gol de penalti hoje a Espanha seria lembrada como a seleção igual ao Mequinha, nada, nada e nada e morre afogado na praia.
    Aquele Fernando Torres é o David espanhol, o técnico seria um Joel da vida,pois deixar Oscar no banco é a completa falta de competência de armar um time ofensivo e sim a forma covarde de se jogar.

  • carlos

    fora dos gramados tinha um abismo colossal, tinha, pois hoje em dia nem mais isso tem, nossos clubes queiram ou nao estao se organizando , ainda mais com suas arena modernisisimas e cts belissimos, aliados a forte economia nacional que cada vez mais crsece, dentro de campo sempre fomos o que fomos, os melhores mesmo, rtanto que eles dependem e como de nossos jogadores, os b rasileiros é quem da as cartas na europa,seguido pelos argentinos e depoios os africanos, agora aos cretinos que sempre babaram o futebol europeu, masi uma geraçoa facebook e playstation da vida, que nao entendem nada de futebol, fas de barcelona da vida, tem mais de engoliremmesmo, sem tirar os meritos do corinthians, no brasil ainda tem fluminense, atletico mineiro, gremio, sao paulo, internacional que sao iguais ou até superiores ao timao, só pra terem ideia da força do futebol brasuca , isso sem lotar os time de gringos, igual fazem os europeus ridiculos e ainda assim memso apanha de nós, por que será:: porque brasil é brasil , sempre será, aprendam isso molecada baba ovo e certa caras idiotas da midia.

  • O abismo é bem menor do que muitos da imprensa querem nos dizer, quantos times de “primeira” tem na europa? 2 ou 3 por país, num total de uns 15, esse é oque os entendidos daqui falam de futebol europeu, eles se esquecem de getafes, granadas, livornos, queens park rangers, tudo isso é europeu tambem, teriam chances no brasileirão? duvido! A soberba é grande demais, e mesmo perdendo querem botar banca, porque choraram? torres, hazard (azar o deles), mata, lampard estavam totalmente decepcionados, porque? e oque dizer da torcida? torcedores malucos, la na europa estariam sentadas esperando um peça de teatro e batendo palmas na hora do gol. da-lhe futebol brasileiro, e parabens mesmo Janca por levantar esta bandeira.

    • janca

      É isso o que penso. O abismo é bem menor do que muitos da imprensa e fora dela vendem para a gente, Rone. E a soberba é grande demais. Diziam que o Chelsea não estava nem aí para o Mundial, só pra desvalorizar possível feito do Corinthians, acabou o jogo e a expressão dos jogadores do time inglês dizia tudo.

  • Jean

    Atualmente, exite uma diferença sim. Tanto que nos últimos mundiais conquistados pelos times sul-americanos, os melhores jogadores foram goleiros ou volantes. Mesmo o Chelsea não jogando bem, teve mais chances de gol claras do que o Corinthians. Tanto que Cássio se destacou.
    Agora, abismo, existe é para o Barcelona e Real Madrid. Mas isso, não é exclusividade dos sul-americanos. Este abismo existe até entre esses e a maioria dos outros clubes europeus.

    • corinthiano

      Não se esqueça que o David Luiz também foi destaque…

  • Rafael

    Janca,

    É dificil medir o abismo em apenas 1 jogo.
    Mas acho que existe sim, uma grande diferença.
    Se fosse feito um campeonato, dificilmente um time Sul-americano sairia campeão!

    O que acha Janca?

    • janca

      Acho bem possível que um time sul-americano ganhasse, sim, da mesma forma que poderia vencer um time europeu, Rafael. Os campeonatos europeus, exceção feita à Liga dos Campeões, não são essa coisa toda, não, especialmente em relação à disputa e à emoção. Veja na Espanha ou na Alemanha ou mesmo na França e em Portugal. Há no máximo dois times com chances de vencer a competição, aqui é diferente. Em termos de organização e administração é que existe um abismo enorme. Abs.

  • Francotimao

    Ola,Janca, Demos uma resposta direta aos europeus q sempre se acharam melhores q nós, se esqueceram q brasileiro não desiste nunca (salvo a palhaçada do Santos) e vamos sempre lutar até o fim, garra, vontade, habilidade, fazem sim diferença, sorte?, sim sorte também, mas ela faz parte do contexto, nunca esta sozinha, por isso merecemos e muito esse Bi-campeonato…Qto ao paulistinha ja faleceu a muito anos, deveria ser repensado e rapidamente, mas com delNERO no comando esperar bom senso seria utopia..Abs!!!!!!!!!!!!

  • Fabrício

    Concordo com vc, Janca, porém há de se situar o Chelsea no futebol europeu…depois da conquista da Champions, que, aliás, foi feita a partir de um esquema de futebol defensivo, e com um centroavante bem melhor que o atual (Drogba), o Chelsea caiu muito.
    Não é nem um dos 2 melhores times da Inglaterra atualmente (fica bem atrás dos times de Manchester).
    Entre os times da Europa fica atrás de Barcelona e Real Madrid (os dois melhores, acima dos demais), Juventus, Bayern Munique os dois de Manchester e Paris Saint Germain, e outros times como Borussia e até o Shaktar estão à frente do time inglês como os melhores times da Europa.
    Quando algum time sulamericano ganha de um Europeu ou é porque o time não é um dos melhores (Liverpool em 2005), ou ganha porque no futebol nem sempre o melhor ganha (Inter x Barça, 2006).

    O Corinthians de 2012 faria um bom jogo com qualquer um dos times acima, mas perderia da grande maioria…..há um abismo ainda…

    • João

      Concordo com voce Fabrício. Mas também concordo com o Janca quando ele se pergunta cade o abismo, pois na final do mundial no ano passado, ficou notória a diferença tática entre as equipes do barcelona e do Santos. Pra falar a verdade, deu até dó a vergonha que o time santista passou. Depois daquela partida, que foi emblemática para o futebol brasileiro, várias pessoas afirmaram que existia um abismo entre o futebol praticado aqui e o da Europa. Pra falar a verdade, eu acho que essa diferença ainda exista, entretanto, após a apresentação do corinthians, tenho esperança de que essa situação irá se inverter e que o futebol brasileiro, dentro de campo, vai ser mais organizado, pois ainda tem gente que pensa o futebol aqui no Brasil, como o Tite. Já em relação a sua afirmação de que o corinthians perderia para a maioria dos grande times europes, concordo com voce. Mas isso acontece por causa da grande diferença econômica. Nesse quesito, infelizmente, os clubes brasileiros somente poderão melhorar significativamente se o Brasil, algum dia, se tornar desenvolvido, até lá, só nos resta nos mantermos atualizados e, se possível, inovando na maneira de jogar o melhor futebol!

      • Fabrício

        Sim João, ano passado deu vergonha do Santos contra o Barcelona…foi como se fosse o melhor time da NBA jogando contra basqueteiros amadores de um clube da esquina…
        Esse ano o Chelsea estava num dos piores momentos de sua história recente…3 treinadores em pouco tempo, vários jogadores lesionados, e um técnico claramente perdido…na hora que o cara, perdendo, colocou o Azpilicueta eu vi que o Corinthians era mesmo campeão…
        Ano passado era um time desorganizado (Santos), baseado em um jogo de um jogador só, contra o melhor time da nossa época, no seu auge, treinado por um gênio do futebol (Guardiola). Quando o Chelsea ganhou do Barcelona, o time inglês era um outro time, com esquema excessivamente defensivista (ganharam assim desde as quartas de finais da Champions), e com um centroavante que quase fez chover…além de um Ramires muito mais implacável que o atual (pra mim a pior atuação individual da final).

        • corinthiano

          Agora o Chelsea é decadente. Até a hora do jogo, iria “estraçalhar” o Corinthians…

  • Victor Dunstan

    Isso só vai mudar quando chutarem a Globo e fazer um calendário decente,nem amistosos na europa tem jeito de fazer!!!
    É incrível encherem a bola do Cássio,esquecendo daquele pipoca do F. Torres (pé de meiaa) fosse qualquer outro atacante que joga no Brasil mesmo,fred,luís F,barcos,vágner love,neymar….vixiii…inúmeros outros…a história seria outra,estaríamos lamentando prejuízos $$ mortos e feridos!!
    O Abramovich deve tá c perguntando onde estava com a cabeça ao contratar Torres,o Souza do Chelsea…as vezes faz 1 gol perde 10…na maioria é aquilo que se viu,fiascoo mesmoo!! Ser campeão com Fábio Santos,né qualquer um não…kkkkkkkkkkkkk

  • mike

    Vi muitas pessoas aqui comentando que um jogo não é parâmetro para analisar se um time é melhor do que o outro. Que o próprio Chelsea não era mais time que o Barça e que o Bayer e acabou ganhando. Que o Chelsea estava e um mal momento e isso facilitou para o Corinthians. Mas na realidade isso é só uma forma de tentar diminuir a conquista de um time que além de ter brigado muito em campo, soube colocar a cabeça no lugar em momentos de pressão e tocar a bola. E digo isso pensando que contra outras as equipes, como no primeiro jogo contra o boca, não conseguiu! Então vem todas essas argumentos fundamentados no “se”. Mas a questão que tem que ser analisada é o torneio e suas regulamentações que já estavam pré determinadas! Ninguém foi pego de surpresa, todos sabiam que seria um jogo, como todos já sabiam que tanto na libertadores como na WEFA são dois jogos (casa/fora). E torneio em qualquer torneio se leva em conta no contexto, o momento no qual os times passam! Se não o time já ganhava pelo peso da camisa. Então não tem essa de “o Chelsea não sei o que, o Barça não sei o que lá…”, negócio É, o Corinthians jogou muita bola, o time inteiro, e mereceu a vitória e conquistou o TORNEIO mundial. Ponto. Sem contar que não consigo imaginar esse time facilitar um jogo decisivo para qualquer time do mundo! Facilitar!

    • janca

      Concordo. Por mais que possam tentar diminuir a conquista do Corinthians, com argumentos como o Chelsea não é mais aquele, se fosse o Barça a história seria outra, se não fosse o Cássio o resultado seria outro etc. etc. etc, o Corinthians jogou pro mundo inteiro ver, sua torcida deu um show em Yokohama e o título está aí. Parabéns aos corintianos que têm, sim, muito a festejar.

  • Advogado65

    Caro Antis: gostaria de saber porque só aqui no Brasil insistem em dizer que os jogos que se realizavam no Japão antes de 2000, e entre 2001 e 2004, era “mundial de clubes”??? Faço a presente pergunta porque tive curiosidade de acessar os sites oficiais de Boca Juniors, Millan (IT), Real Madri (ESP), Manchester (IG), Independiente (AR) e Peñarol (UR) e até mesmo Olimpia (PY) e todos eles, sem exceção, nomeiam o jogo “Dona Mitiko” como COPA INTERCONTINENTAL. Assim, faço outra pergunta: Quem no mundo, salvo no submundo Brasil, reconhece aquilo como Mundial de Clubes??? Se alguém souber, por favor me diga para que eu possa me retratar publicamente e reconhecer SPFW, Santos, Flalido e Gremio como campeões mundiais naquele torneio ….. A propósito, no site da FIFA o nome do Boca sequer é comentado, assim como os títulos do SPFW e demais timinhos são denominados Copa Toyota…. KKKKKKKK Corinthians: 1º Campeão (agora bi) da Copa do Mundo Clubes FIFA

    • Fabrício

      Filho…vai na sala de troféus do Real Madrid…vai ver o que está escrito. Mais fácil, dê uma olhada nos sites oficiais dos times europeus campeões…

  • lima

    O ABISMO É ENORME,é como diz aquele ditado: O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR.Parabéns ao corinthians pelo titulo.MAS COMPARÁ-LO A BARCELONA,BORUSSIA DORTMUND,REAL MADRID,MANCHETER UNITED E MAIS ALGUNS OUTROS TIMAÇOS DA EUROPA,É UFANISMO DEMAIS.O time do corinthians é arrumadinho e nada mais do que isso.

    • corinthiano

      blablabla blablabla blablabla blablabla…

  • lima

    Si a final tivesse sido contra o BARÇA,o corinthians não tinha visto a cor da bola,si bem que ia ficar retrancado praticamente o jogo todo,aí num esporádico contra-ataque ter a sorte de fazer um gol,assim como aconteceu com o inter-rs em 2006.os últimos campeões da libertadores refletem bem o abismo que existe entre o futebol sul-americano e o europeu.

    • corinthiano

      se se se se se se se se se se se se se se se se se… se…

  • João

    Não estou dizendo que o São Paulo e o Inter não mereceram. É claro que eles mereceram. Foram eficientes e ganharam o jogo dentro de suas limitações. Mas o desempenho deles dois foi diferente do cortinthians. Este, como dizem, jogou o jogo, tocou bem a bola, fez triangulações, marcou pressão, pressionou o chelsea, teve várias oportunidades de gols ( assim como o clube inglês), ou seja, foi um jogo disputado técnica e táticamente, de igual pra igual, diferente dos jogos do SP e Inter, que foi um jogo de ataque contra defesa, ou seja, quase que exclusivamente de um único time. De atuações de clubes brasileiros contra europeus, o único time que conseguiu e fez o que o coritinhians fez foi o Palmeiras, em 1999, salvo engano. Para falar a verdade, o palmeiras fez até uma atuação mais brilhante. Naquele dia o Palmeiras foi melhor e foi mais incisivo que o Manchester, mas, infelizmente, não conseguiu a vitória. Naquele dia a gente viu os papéis se inverterem.

    • corinthiano

      Concordo contigo. Se não fosse a falha do Marcão talvez os porcos tivesse levado aquele intercontinental.

  • MESMO SENDO CORINTHIANO CONCORDO COM VC JOÃO

  • Everson Araujo

    Discordo, pra mim o mundial 2000 teve um saber muito melhor. Primeiro porque foi no Brasil, o país do futebol, não no Japão, um país que não tem nenhuma tradição no futebol, onde a torcida é fria e sem emoção. Segundo porque o mundial de 2000 foi o mais difícil da história, com 2 potências européias e 2 sul-americanas. O Manchester de Beckham, o Real Madrid de Raul, Redondo, Roberto Carlos, Anelka, Hierro e Casillas entre outros, e o Vasco de Romario, Edmundo, Viola, Donizente, Juninho Pernambucano, Felipe, Ramon, Mauro Galvão, Gilberto e cia. Não dá pra comparar o grau de dificuldade do mundial 2000 para este de 2012. Sobre a vaga ter sido sem libertadores, pouco importa, a vaga foi para representar o país sede e tivermos que ser campeões brasileiros, o que é muito mais difícil que ganhar a libertadores. =)

  • Tiago

    O GRANDE, O RICO

    É preciso separar as coisas. As vezes requer uma dose de sabedoria pouco comum num país que tem por origem o conceito de colônia.

    Para ser grandioso é preciso mais do que dinheiro.

    Você olha e sabe quando é silicone. Bonito, sem dúvida…. mas é silicone.

    Posso investir milhões de dólares numa Torre e outros milhões de mídia para convence-lo de que é a mais alta do mundo. Eu até consigo, desde que você não suba lá pra medir.

    No futebol, as vezes medem.

    O rico só tem dinheiro. O grande tem todo o resto.

    O Chelsea é rico, o Corinthians é grande.

    Tão grande que estudou seu adversário e reconheceu o tamanho do jogo. O outro, tão rico que se perguntou: “Quem é esse tal de Corinthians?”.

    Dizer que “nem queria mesmo” depois de ter perdido é tão idiota quanto dizer que “nem vai querer” e depois brigar por ele com o alvará de ter dito não se importar.

    Medíocre. Uma das mais medíocres atitudes que há no esporte.

    O Chelsea, de grandes jogadores, é só um time de futebol. O Corinthians, que eles não sabem nem onde fica, é muito mais do que isso.

    A diferença entre eles não se mede no elenco, no quanto custa a porcaria do Torres ou quanto dinheiro será investido a cada janela de transferências.

    Se mede quando se olham.

    O rico despreza, se acha maior. O grande respeita, porque de fato é maior.

    Em volta daquele gramado a mais simples explicação para o título. Os milhares de fiéis que fazem do gigante um gigante. E a arrogância eterna de quem acha que aquele esporte diz respeito a negócios.

    De terno, eles chegam e saem sem mexer os olhos. Britanicos, pontuais, chatos.

    Com pandeiros no “busão”, chegamos nós. Em meio a festa, musica, medo, respeito, choro, tremedeira e tudo que um ser humano tem por direito. Porque somos humanos, como os fiéis que ali estavam morrendo de medo de perder.

    Aos milhares de ingleses que foram aos pubs rir do “tal Corinthians”, mais uma dose. Aos que foram ao Japão temer o tal Chelsea, um brinde.

    Não a falsa modéstia, pois isso não faz parte de clube nenhum. Mas um brinde ao que o dinheiro não compra, ao que faz o rico sentir inveja e ao que diferencia “poder” de “poder de compra”.

    Compra lá, Chelsea. Vá buscar o Messi, o Cristiano Ronaldo, um grupo de investidores e faça um estádio de neon que brilha no escuro.

    Uma nação você não compra, porque não está a venda. Essa se conquista, e quem conquistou foi o Corinthians que em diversos momentos de sua história não tinha dinheiro pra pagar salários de jogador.

    Quem ganhou o mundo movido por paixão foi o “favelado” clube de… de onde mesmo?

    Vai lá, Benítez. Entra no google maps e vai procurar por “donos do mundo”.

    “Você quis dizer… Corinthians?”

    (blog do rica)

  • acho que pra tirar essa duvida ai dos baba ovo do futebol europeu, o negocio vai ser o corinthians jogar contra o barça e bayer, ou entao esperar o chelsea estar em boa fase e repetir o duelo , pra ver se tem abismo ou sei la o que. o que ta matando o futebol dentro e fora de campo é esse bla bla, rivalidade inutil e que nao acrescenta nada. querendo ou nao , o clube mais brasileiro é o campeao. simples assim, timao e sua torcida nada igual, e como la fora eles nem ligam pro futebol sulamericano em geral,temos mais é que valorizar o nosso futebol .valeu janca

  • Luis

    O santos perdeu em 2011 de maneira humilhante para o Barça porque o tal de muricy é um treinador mediano. Onde já se viu mudar o esquema tático da equipe em cima da hora, colocando um 3-5-2 jamais testado anteriormente, sem contar que o Barça não tem centro-avante fixo, então porque colocar 3 zagueiros?! Muito orelhudo o cara.

  • Tiago

    QUando o oscar deixou de ser um bom jogador no máximo, para virar um craque da bola, esses jornalistas brasileiros não acompanham o futebol europeu e ficam só supervalorizando fracos jogadores brasileiros que estão na europa, oscar é um jogador comum, não lança nem marca melhor do que lampard, não ataca pelos lados como moses, e não se esqueçam moses quase fez um gol, porém Cássio SALVOU fazendo uma defesa espetacular, eu assisto quase tudo da europa, e não á toa o chelsea foi eliminado na primeira fase da Champions league com oscar de titular e vem fazendo um péssimo campeonato inglês, a verdade é q rafa benitez colocou o q tinha de melhor, frank lampard como um volante com uma alta qualidade no passe e os dois melhores do chelsea que são hazard e mata, oscar entrou e deu um lançamento onde não observou que fernando torres estava completamente impedido, oscar nem mesmo sequer jogou contra o monterrey, podem citar um toque q ele deu na bola, mas em um jogo com amplo dominio do chelsea ele mal pegou na bola, dos brasileiros do chelsea o único que vale algo é o david luiz, zagueiro alto, rápido e com boa técnica, jornalistas e populares antes de acharem um salvador da pátria, assistam aos jogos do chelsea primeiro para assim então saber o que é ou não bom, porque vir aqui e dizer que o salvador estava no banco depois de uma derrota é bem fácil, agora me expliquem porque o mesmo craque não levou o chelsea a segunda fase da champions e a se aproximar do Manchester United no campeonato inglês!

    • janca

      Então só os jogadores europeus do Chelsea têm algum valor? Acho que quem não acompanha o futebol europeu é você, que devia estar apostando suas fichas no Chelsea e deve ter ficado com a mesma cara desiludida dos jogadores do time inglês assistindo à festa corintiana. E Hazard e Mata foram parados pela defesa corintiana. E Fernando Torres, de quem eu gosto, aliás, foi apagado, sempre mal colocado lá na frente.

  • SOBERANO

    Bom dia Janca, sou CORINTHIANO e tenho uma opniao sobre esse assunto: Os times da Europa, com excecao do Barcelona, sao times que nós, brasileiros podemos enfentar de igual, basta fazer o que o Timao fez, com organizacao, preparacao, planejamento. O Santos teve a infelicidade de encontrar um time muito bem armado, que jogava há muito tempo juntos, e que tinha (e ainda tem) muitos jogadores talentosos. somando a isso, ainda teve a questao de o Santos pensar que seu principal jogador, o Neymar poderia resolver o jogo sozinho, nao pensou na parte tatica. Sobretudo, concluo que abismo nao existe e nunca vai existir, pois ate mesmo o palmeiras de 99 bateu de frente com aquele otimo time do Manchester United, e só perdeu por infelicidade do goleiro Marcos. Temos que parar de ficar nos apequenando, somos os unicos PENTACAMPEOES e nao devemos nada a nenhum continente do mundo!!!

  • Nilton

    Janca, acho que podemos falar que existe um abismo em organização, estrutura e sobretudo de poderio financeiro. No mais, cada vez que um brasileiro se prepara com critério e foco, volta vitorioso, pois temos elemento humano suficiente para ancarar qualquer europeu. Agora, se entrar em campo tremendo e praticamente para pedir autógrafos aí o resultado é vexatório, como foi com o Santos. A conquista Corinthiana não pode ser diminuída e sim exaltada. Chega de pensar pequeno porque somos tão grandes quanto os europeus.

  • O abismo existe sim, mas é entre o Corinthians e o resto dos times no Brasil… O Corinthians é a locomotiva, quem não embarcar, ficará bem a trás.

  • marcos nascimento

    chupa gambazada, nos vemos na recopa, jogaremos com o time b do tricolor!

    Desculpa ai mais o campeão VOLTOU PARA DESESPERO DE VCS!

    BONECAS BARBIE!!!!!

    • corinthiano

      As BONECAS BARBIE voltaram? Sejam bem-vindas. Vamos mostrar pra vocês quem é o atual campeão do Mundo.

  • Fernando

    Quando o Santos perdeu, no ano passado, muitos jornalistas infelizes falaram do tal abismo entre Europa x América do Sul.

    Esqueceram de considerar o abismo que existe entre Barcelona x Europa.

    O time de Messi e cia. fez com o Santos o que já havia feito com gigantes europeus – tocou a bola e passeou em campo.

    A diferença é que a nossa crônica esportiva brasileira prefere tomar como base 1 jogo que acontece no Japão, ao invés de assistir, acompanhar e analisar o futebol no mundo – e cada clube individualmente.

    Quem entende e acompanha futebol, sabia que o Chelsea não vinha jogando bem depois que o Drogba saiu.

    Já o Corinthians estava com a torcida ao seu lado, com mta vontade de vencer e com um esquema defensivo muito bem armado. O abismo não existe nesse caso.

    O que não significa que não possa existir no ano que vem. Esse conceito de Futebol Europeu não existe – o inglês é diferente do espanhol, do italiano, do turco e do francês.

    O Barcelona é diferente do Chelsea que é diferente do Milan, tanto na maneira de jogar futebol como na forma de administrar o clube.

    E o Corinthians é diferente do Flamengo, que é diferente do Boca.

    Generalizar é uma m…

    • janca

      É um problema mesmo (generalizar), mas foi o que fizeram depois daquele jogo Santos x Barcelona. Pegaram um jogo e transformaram em regra.

  • Danilo Corinthiano

    O abismo existe por que os olheiros do Brasil não prestam, ou funcionam a base do suborno.

    Tem muito craque jogando na várzea aí…

  • BOLAO LHP

    vaiiii corinthians, chupa bando de secadeiras . aqui eh corinthians . agora ano q vem pegamos os bambi e os sardinhas!!! vcs vao ter engolir a fiel !

MaisRecentes

Revolta corintiana



Continue Lendo

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo