Fifa estuda usar Fiel



E não é que a Fifa quer usar em 2013 imagens da invasão da torcida corintiana no Japão para promover a Copa das Confederações?

Em vídeo institucional que deve ser exibido nos cinco continentes, a entidade pretende adotar como monte a paixão do brasileiro pelo futebol. Para ilustrá-la, entre outras cenas, a ideia é mostrar a onda branca e preta no Mundial de Clubes. A invasão do Maracanã, em 1976, quando o Corinthians amargava 22 anos sem título e dividiu o Maracanã com o Fluminense, nas semifinais do Brasileirão, também deverá ser exibida, com trechos de torcedores congestionando a Dutra e de uma bandeira do Timão colocada na praia de Ipanema.

Dirigentes da Fifa têm dito que não estão surpresos com a quantidade de corintianos no Japão, pois isso já era esperado desde que os ingressos começaram a ser vendidos. Só no Brasil foram negociados pouco mais de 10 mil. A estimativa é de que 20 mil torcedores, incluindo brasileiros radicados no Japão, apoiem o Corinthians. Na quarta o jogo será contra os egípcios, vencendo a final acontece domingo contra o vencedor de Chelsea e Monterrey, que se enfrentam na quinta.

São esperados cerca de 5 mil ingleses em Yokohama para apoiar o Chelsea, boa parte dos quais mora no Japão, tendo sido vendidos pouco mais de 1 mil pacotes para torcedores que vivem na Inglaterra, enquanto não passa de 1 mil a expectativa de presença de torcedores mexicanos no Japão caso o time vá à final.



  • Mario

    otimo, agora o Corinthians com a nike precisam criar projetos de marketing p/faturar em cima disso , pena q calendario impossibilita fazer amistosos p/aumentar a exposição da marca lá fora

    • JOAO PAULO BARROS – ACRE

      é uma “luta” minha, essa história do calendário nacional… temos que copiar oq dá certo. assim, com o calendário igual ao da europa e da maioria do mundo, nossos clubes poderiam faturar e expandir suas marcas com amistosos e torneios internacionais…

      • JUKA

        “luta” sua?……não entendi….

        • JOAO PAULO BARROS – ACRE

          “luta”, pq nao sou dirigent com o poder d mudar…
          assim, fico usando os blogs e afins para tentar mudar isso…

      • Kallunga

        Não é preciso copiar o calendário do futebol europeu e sim organizar o calendario nacional que é um lixo,isso só não mudou ainda porque tem quem lucra com essa desordem, se fosse ruim para todos já teriam solucionado essa baderna.

        • JOAO PAULO BARROS – ACRE

          a mudança tem q ser radical, pois todos viram a bagunça q foi esse ano no brasileirao, em que vários times tiveram q ceder jogadores pra suas respectivas seleçoes, em meio a rodada do campeonato. assim, qual o estímulo q um time brasileiro tem em investir em jogador top d linha, se ele pouco vai jogar pelo clube? todos fomos testemunhas em relaçao ao neymar, q só jogou 16 partidas pelo santos e tendo aqueles casos de jogar um dia pela seleçao e no outro dia pelo santos… uma vergonha.
          assim, vao continuar trazendo jogador em fim d carreira , q nao joga mais pela seleçao…
          além do mais, tem o absurdo dos estaduais. começando em janeiro e indo até maio… os times nao se dedicam o necessário às pré temporadas, no qual poderiam ir realizar excursoes e ganhar dinheiro… os grandes na europa, ásia e eua. os médios, indo pro interior do país…

        • Mario

          tem q copiar o calendario europeu 1º por q é um calendario simples e organizado e 2º as copa do mundo da FIFA e Olimpiadas (ate copa America) são baseadas no calendario europeu p/acontecerem nas ferias dos times e ñ desfalca-los durante a temporada diferente daqui q tem q parar as competições no meio (qnd param) 3º o mundial de clubes da FIFA acontece nas ferias do Br e todos os clubes brasileiros q forem disputar vão perder as ferias.

    • Marcos

      Se fosse igual o da Europa o Corinthians só sairia do Brasil dia 8 pra chegar no dia 10 e jogar dia 12… pra que jogar amistoso contra europeu?? o que ganha o corinthians com isso, prefiro mil vezes meu time pertinho de mim jogando o que joga e ganhando titulos nao amistosos ….

      • Mario

        vc acha q Barcelona ,real e manchester fazem amistosos de pre-temporada nos EUA ,China etc por turismo ou p/faturar uma grana alta com marketing p/poder contratar grandes jogadores ?
        o Timão esta no japão durante as ferias do br e como vai ser a pre-temporada ano q vem? se fosse no calendario europeu era só adiantar alguns jogos e atrasar outros p/fazer uma boa preparação ,lembrando q os times europeus nessa epoca estão no meio da temporada e com isso melhor fisicamente

      • Marco – Coringão

        No fim a única solução que sobra é mudar o calendário mesmo. Tira os estaduais, ou transforma eles em divisões de acesso, e deixa só brasileirão e copa do brasil começando em setembro e terminando maio, sempre os campeonatos parando nas datas FIFA.
        E amistoso nunca é de graça. O time que “convida” tá pagando uma bolada pro convidado. Tá certo que isso não é fonte de renda. Aliás fazer amistosos pela europa e EUA aumenta o reconhecimento da marca.
        Achei ótimo o que a nike tá fazendo colocando outdoors em londres, o caminhão andando pelo japão, os banners nos sites de esportes do mundo todo. Explorar essa essência da Fiel Torcida, que o Corinthians é um time de guerreiros e a torcida sendo um espetáculo à parte.
        É isso aí corintianos, somos o cartão de visitas do Brasil!! E todos tem torcida, mas só o Corinthians tem a Fiel Torcida

  • Júnior Leal

    Corinthians sempre representa em tudo, tirando q os antis iram ficar doidos.
    Mas essa paixão é pelo CORINTHIANS!

  • Caçador de galinhas

    Melhor assim, nós que somos homofóbicos não gotavamos da parada gay no Brasil, ainda bem que agora vai ser lá no Japão.

    • caçador de bambis

      acho que parada gay é na vila sônia,a propósito o rai vai casar quando com zeca camargo ???

    • Nei

      Homofóbico não sei, imbecil você é, com certeza!

      • Jalin Habey

        Vc falou tudo Nei, esse baitola fala em homofobia…. ele é um lambe Jeba, mal resolvido Enrustido

    • Mario

      revelado o motivo por q spaulinos amam disputar mundias no japão ,mas ñ fiquem tristes vcs ainda podem desfilar na paulista todo ano ,mas só nos domingos por q a segunda é propriedade do Palmeiras kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Eduardo Rosentall

        O São Paulo só irá conseguir o Morumbi quando a torcida deixar de sentar um no colo do outro.

      • Eduardo Rosentall

        O São Paulo só irá conseguir encher o Morumbi quando a torcida deixar de sentar um no colo do outro.

      • Caçador de galinhas

        Vcs mesmo que disse que não levamos torcida prá lá, quem vai é o time, e só para disputar! Agora vcs quer fazer invasão, dá a bunda e tudo mais. Agora ta explicado???

        • Mario

          é q a mini torcida do seu time preferem ir em estadio no show da lady Gaga e Madona ne kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Corinthiano

            E depois corinthiano que é analfabeto, né?
            “Caçador de galinha” antes de ir para o Japão, você precisa concluir o ensino fundamental!!

        • Kallunga

          Que coisa feia 5ãopaulino não tire conclusões dos outros pelo que você gosta.Se o Juju ler o seu comentário ainda vai disser que seu ensino fundamental é inconcluso.

    • Araujo

      Soh quem usa a palavra homofóbico, são os gays. Vc deve ser uma bichona sao paulina

      • Ton

        Cara, acho que esse caçador de galinhas aí na verdade está procurando um pinto

        • Kallunga

          Kkkkkkk Ton pelo descontrole desse caçador ele agasalha um peru .

  • Paulo

    Sempre com esse papinho em caçador de galinhas ?!? Já disse, Corintiano não é precoceituoso, tem razão que somos a torcida que mais tem gays que os Palmeirenses que vem segundo, mais vcs que tem fama. Igual o Flamengo no rio, é o time que mais tem vice, mais a fama é do Vasco.

    • Caçador de galinhas

      Caro Paulo, gostei de ver. Está quase aceitando a sua personalidade duvidosa. O que vão dizer o resto dessa galinhada que está dando de machão por aqui ? Acho que isso é bom que abre as portas para o resto destes pederastas né ? Bom, sabemos que a sua parte vc já fez. Isso é bom.

      • Ricardo

        Caro galinhas, a questão é a seguinte: Nós corinthianos não somos preconceituosos, aceitamos a diversidade, e deve ter corinthiano homosexual, pois…

        Não é todo gay que é 5ã0 Paulino, mas todo 5ã0 Paulino é gay!!!!

        • Kallunga

          Kkkkk Ricardo,você foi cirurgico.

    • Kallunga

      Paulo,essa disputa o 5ã0paulino sempre ganha com vários corpos na frente ,não queira fazer média .

      • Caçador de galinhas

        Kallunga, quanto vc cobra para eu atrasar seu troço ???

        • Marcio

          Vixi!!! Tu paga pra comer uma bunda peluda e diz q nao eh gay? Tinha q ser bambi!!!

          • Caçador de galinhas

            Como vc sabe que é peluda?

  • Edson

    Olá Janca! Tirando as baixarias acima e voltando ao assunto, gostaria de saber se existe algo relacionado a direito de utilização da imagem da torcida, uma vez que só existe qualquer torcida porque existe uma agremiação, clube ou algo que o valha. A FIFA pode se apropriar de algo que não é exatamente preparado por ela? E também como um clube de futebol pode tirar proveito disso (além do Marketing)? Abraço Janca.

    • janca

      Oi Edson. Deixando as baixarias de lado, pelo que apurei a Fifa pode usar as imagens dos jogos, sim, até porque é ela quem organiza o Mundial de Clubes. Então pode exibir imagens da torcida corintiana no Japão, como pode exibir imagens da torcida brasileira em Copas, sem problema. O que não sei é em relação ao Brasileiro de 1976, já que não foi um torneio organizado por ela, embora as imagens da invasão tenham sido mostradas em todas as emissoras de TV e foram uma notícia (imagens de jornalismo, portanto). Talvez tenha que comprar das emissoras que fizeram as imagens, não acho que tenham de pagar ao Corinthians. Mas claro que o clube pode faturar em cima disso, inclusive porque vai ter repercussão internacional, como já está sendo. É a grande chance de o Corinthians se mostrar para o mundo e conseguir novos mercados.

      • Arthur

        Apenas um pedido para você, sinto que respeita todos que aqui comentam e pelo que percebo, lê e responde a maioria dos comentários, mas diga qual a razão de aprovar comentários do imbecil de alcunha Caçador de galinhas? Mantenha higienizado este local para que todos tenham vontade de voltar, aprovar essas idiotices escritas por esse ser, não tem nada a ver com liberdade de expressão.

        • Caçador de galinhas

          Descontrolou de vez. Aê fudeu. Libera filha, sem medo de ser feliz. Veja o Paulo, já se entregou.

          • Los.Batistta

            Caçador de Galinha? Isso deve ser chegado é num “Perú” Isso sim! kkkkkkkkkkkk!

        • janca

          Não costumo censurar comentários, mas concordo que vários postados aqui nada têm a ver com liberdade de expressão. Seriam pra uma outra esfera. Só que mesmo que você quisesse censurar A ou B o sujeito entra com outro apelido, outro e-mail e expõe o que quiser, depois de cadastrar o primeiro comentário, acaba postando à vontade sem necessidade de aguardar moderação. Mas isso que você aponta é uma coisa que deve ser discutida e já está, aliás, a regulamentação da internet, infelizmente terra de ninguém. Não defendo censura e tenho medo de quem é que vai controlar o quê, já vi essa história antes, mas aqui fica que nem a luta contra o doping. O gato correndo atrás do rato, uma coisa que não acaba mais. Lamento, mas é o retrato de uma parte da sociedade atual _brasileira e mundial, Arthur. E, diga-se de passagem, eu mesmo já fui agredido (ofendido) por vários internautas, que se escondem no anonimato. Tudo isso é algo pra gente pensar… Confesso que ainda não cheguei a uma conclusão.

          • Caio

            Parabens por sua resposta Janca, concordo plenamente. Infelizmente existem individuos que perdem o tempo para escrever bobeiras e opnioes extremamente, como ele mesmo se declarou, “homofobicas” e racistas. Isto so pode ser inveja ou dor de cotovelo! Como vc bem disse, fazer o que, infelizmente ignorancia ainda prevalece em nosso pais!

          • janca

            Concordo com você, Caio. Mas acho que esse tipo de declaração é pra esfera criminal. É uma lástima que continue no mundo de hoje _e não é só no Brasil não. Por isso acho que o fato de a internet ser uma espécie de território de ninguém preocupa, mas o controle é outra coisa complicada, porque já vimos aonde pode parar. Abs. e boa semana pra você, Janca

          • Caçador de galinhas

            Caio, vc é uma piada, onde foi que postei algo racista seu palhaço! Coloca seu e-mail aê que vou te enviar a minha foto, se achar que não sou eu, vou ligar a web cam pra vc ter certeza.
            Agora uma coisa é certa, “É fácil ser pedra, o difícil é ser telhado”.
            Quantas vezes vcs não entra nos nossos blogs expondo esses entulhos de opiniões falando de posições que só interessa a pessoa que realmente é aquilo que vc tenta empurrar, querendo que sejam todas, principalmente se torce para o São Paulo Futebol Clube.
            Tem uns palhações aê também que acha que todo Sãopaulino deve ser inteligente, nada contra quem não foi para escola, sempre esteve lá! Chegou até internet na sua cidade, impossivel que não haja uma escola. Há, e faculdade o governo também dá.
            Pode me chamar de analfabeto. Sou formado em engenharia mecânica na Unicamp que é do Governo, vc também pode. Não se sinta excluído. Nunca invente sobre racismo, isso é sério.

  • Eduardo Rosentall

    A Fifa deveria usar essas imagens:
    http://www.youtube.com/watch?v=ABpgASkn6H4

  • Cada vez mais me orgulho deste time se organizou cada vez mais esta a um patamar acima dos outros clubes aprendemos muitos com nossos eros do passado e aprendemos tambem com os outros clubes, o CORINTHIANS serve de lição para os outros clubes

  • Cada vez mais me orgulho deste time se organizou cada vez mais esta a um patamar acima dos outros clubes aprendemos muitos com nossos eros do passado e aprendemos também com os outros clubes, o CORINTHIANS serve de lição para os outros clubes o maior clube do mundo.

  • Nilton

    Janca, se a FIFA quer mostrar ao mundo a paixão do povo brasileiro pelo futebol e, para isto, utilizar imagens da torcida do Corinthians, acho que escolheram a torcida certa. A cada quatro anos existe o evento da Copa do Mundo, no qual todos os brasileiros vestem o verde e amarelo e torcem pela Seleção. Mas a paixão do Corinthiano é o Corinthians. Acredito que as imagens mostrarão coisas que só a Fiel é capaz de fazer… mas pelo Corinthians. Não sei se vão 20 mil brasileiros em Copas fora do Brasil. Será que vão?

    • janca

      Com certeza vão, especialmente se a Copa é na Europa. Mesmo na Copa Coreia/Japão havia pelo menos 20 mil brasileiros, que passaram mais de um mês fora de casa, acompanhando a seleção na Ásia, não era competição de uma semana só, como agora. E claro que a Fifa não vai mostrar só a torcida do Corinthians, deve mostrar, imagino, a do Flamengo, a verde-amarela em jogos no Maracanã, a Copa de 1950 teve o estádio com quase 200 mil torcedores…

      • Nilton

        Entendi. Muito legal. De qualquer forma é para se orgulhar em ver a torcida de nosso time representada no filme oficial. Olha só; seu blog é diferenciado pela sua interação com os comentários postados. E sei que censurar alguns seria como voltar aos tempos da ditadura. Mas que alguns como o do jovem “Caçador de Galinhas” não agrega nada , isto é fato. Um abraço.

        • janca

          Vários não agregam nada, Nilton, essa briguinha entre são-paulinos e corintianos já deu o que falar… Pena. Abs.

    • Caçador de galinhas

      Nilton, lambe meu saco seu merda! O que se fal, é de futebol, o que a Fifa deve usar aqui no Brasil é político, deixa de ser burro e clubista. Aliás, isso não é privilégio seu, é dessa torcida inteira! Sempre achando coisas para falar de torcida. Calma, não é assim as coisas. Mais vc é novo, ainda vai aprender. Agora se for velho, vc já sabe: “Papagaio velho, não aprende falar”.

      • Nilton

        E vc é tão inteligente… nossa. Não consegue se expressar sem utilizar linguajar chulo. Parabéns senhor inteligente. Belo exemplo de pobreza de espírito.

        • Caçador de galinhas

          Não disse que sou inteligente, isso não é verdade. Esse seu complexo de inferioridade que te mata.
          Quando eu falo eu sou tudo, até o Janca está contra eu. Na verdade, vcs querem falar de futebol agora pq interessa pra vcs. Estão no mundia, ganharam a américa. Não se lembram que até pouco tempo atrás vcs inventaram uma história de “Bambis” para fugir do assunto futebol que era impssivel discutir com o maior campeão do mundo no Brasil ? Mais é pena que vcs são assim…agora acredito que são diferenciados….bipolares pra ser sincero.

          • janca

            Não estou contra ninguém, tanto que os comentários estão aí. O que acho é que em blogs ou sites de futebol, como acontece em política também, vem muito preconceito pra fora, inclusive comentários homofóbicos, seja de corintianos, seja de são-paulinos, comentários contra determinados grupos sociais, acho isso complicado, pra não dizer outra coisa, mas representa muito do que acontece no futebol e na política também. Do Brasil e do mundo. Não sou faovrável ao politicamente correto, de jeito nenhum, mas pra tudo há limites. E não estou me referindo a A ou B, há muita gente agressiva, belicosa na internet, eu mesmo outro dia fui alvo de ataques e ameaças depois que postei que o Andrés estava enfraquecido na CBF. Foi escanteado até não poder mais pra que pedisse demissão. E foi o que fez. Acharam que era um post contra o Corinthians, pode imaginar a reação da galera. Não era. Marco Polo Del Nero e José Maria Marin quiseram colocá-lo lá pra baixo pra que pedisse o boné. Era uma informação, não um juízo de opinião.

          • Nilton

            Complexo de inferioridade… então vamos aos fatos: vc ou alguém que está utilizando seu nickname disse que vcs(5ã0 Paulinos) são homofóbicos. Me chamou de merda e burro. E xingou alguns internautas também. E toda a Fiel de bipolar. Se isto não for racismo…. e ainda diz que se formou na Unicamp. Imagino o tipo de profissional que se tornou. É claro que todos estão contra vc, pois vc não está aqui para comentar o assunto proposto e sim para deturpar e ofender. O Janca está certo… comportamento como o seu é para a esfera criminal. Além de racista, homofóbico e recalcado, vc também é covarde. Vc está precisando de ajuda profissional urgente. Onde vc estudou deve ter alguns bons psiquiatras. Quando vc for se consultar ele lhe dirá: o que posso fazer por vc meu filho? e vc: nada, briguei com toda a torcida do Corinthians. E ele: Muiiito bom!

          • Rafael

            Ao contrário do que o problemático torcedor do 5a0 Pauleka fala, a história do Bambi não foi “inventada”, não. Não é estória, é história mesmo:

            ======================================

            PORQUE O SÃO PAULO É BAMBI:

            O futebol, nos seus primórdios, era um esporte de elite, em terras brasileiras. O Bangu, no Rio de Janeiro, e, principalmente, o Corinthians, em São Paulo, foram pioneiros em levar o povo a participar da festa da bola.

            Clube mais importante da cidade do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do séc. XX, o tricolor Fluminense também era o clube mais representativo da aristocracia carioca. É por isso que o jogador Carlos Alberto, contratado pelo Fluminense, em 1914, procurou esconder a sua morenice (mulato que era) passando pó-de-arroz sobre a pele. Mas não adiantou. Logo na estréia, contra o América-RJ, aconteceu o inevitável: o pó-de-arroz começou a escorrer, misturado ao suor, e a torcida adversária não perdoou, começando a gritar: “pó-de-arroz, pó-de-arroz…”.

            Em pouco tempo, a torcida do Fluminense incorporou a gozação e adotou o pó-de-arroz como símbolo do clube (fenômeno que se repetiria, depois, com vários clubes: Flamengo/urubu, Vasco/bacalhau, Corinthians/maloqueiro, Palmeiras/porco, etc). E os tricolores passaram, até, a levar pó-de-arroz, talco e similares para os estádios, para saudar o seu time.

            *

            O futebol, na década de 1920, se consolidou como o principal esporte, na cidade de São Paulo (graças, em grande parte, à ascensão do Corinthians , o primeiro clube popular a participar do então elitista campeonato paulista). Três clubes se firmaram como as grandes forças, formando o “Trio de Ferro”: o Corinthians, o clube do povo (ou da “gentinha”, da “arraia-miúda”); O Palestra Itália, clube dos italianos (ou “carcamanos”) e o Paulistano, clube da aristocracia (ou dos “almofadinhas” e “janotas”).

            Com o advento do profissionalismo, o Paulistano, partidário dos “ideais do amadorismo”, abandonou o campeonato paulista. Órfãos de uma agremiação, atletas e seguidores do Paulistano fundaram o precursor do atual São Paulo FC: o clube que ficou conhecido como “São Paulo da Floresta” (nada a ver com a fauna própria desse tipo de habitat; o Floresta se deve ao nome do campo onde o clube costumava mandar os seus jogos, e à necessidade de diferenciá-lo do São Paulo atual).

            Apesar de sempre ter aspirado ser o representante da elite paulista, como “continuador” do Paulistano (clube que existe até hoje, e vai muito bem, obrigado), nem sempre o São Paulo conseguiu manter a pose. Sem contar a falência que decretou o fim do “São Paulo da Floresta”, o próprio São Paulo passou por dificuldades, a ponto de ter “passado o pires” para os torcedores dos rivais Corinthians e Palestra, no jogo que ficou conhecido como “O Jogo da Barrica”. Mas, mesmo na sarjeta, o São Paulo nunca perdeu a soberba, e, com o apoio de membros mais poderosos (ou do poder), conseguiu entrar no lugar que era do Paulistano no “Trio de Ferro”, principalmente com as conquistas obtidas nos anos 40.

            *

            Se o Corinthians, e sua torcida, chamavam a atenção, na década de 10, por serem intrusos em um meio futebolístico claramente elitizado, na década de 50 a situação havia mudado, e muito. O futebol era o esporte das massas, provocando o advento de estádios enormes (como o Pacaembu, em 1940) ou gigantescos (como o Maracanã, em 1950).

            Mas “ser da elite” ainda era muito valorizado. Nos anos 40, o Fluminense adotou o “Cartola” (um refinado sujeito de fraque e cartola) como o seu mascote. Em terras paulistas, era o São Paulo que levantava a bandeira do “clube da elite”. O fato de serem tricolores reforçava a identidade entre as duas equipes. No Rio, como em São Paulo, os “riquinhos” eram, pejorativamente, identificados a mimados e fresquinhos.

            Mas os sãopaulinos não levavam muito em conta essas brincadeiras. Tentavam manter-se, olimpicamente, à parte (ou acima) de coisas reles como a ancestral rivalidade entre “maloqueiros e carcamanos” (Corinthians e Palmeiras). Seus sonhos de grandeza se concretizaram com a nebulosa construção do Morumbi, aquele que já foi chamado de “maior estádio particular do mundo”.

            *

            Para reforçar a sua aura de “clube de elite”, o “pó-de-arroz” São Paulo adotou o próprio. Ou seja, a sua torcida passou a levar quilos de talco aos jogos no Morumbi, formando nuvens brancas para saudar a entrada do seu time em campo – espetáculo marcante, nos anos 70.

            Anos 70 marcados, também, pelo sucesso do “Show de Rádio” da Jovem Pan, programa humorístico apresentado logo após o término das transmissões esportivas, que possuía uma audiência esmagadora. Os personagens principais interpretados pela equipe do genial Estevam B. Sangirardi eram o corinthiano Joca (crioulo, favelado e macumbeiro), Noninha, do Palmeiras (representando a colônia italiana) e o Didu Morumbi (o aristocrático e afetado torcedor do São Paulo). O Didu reforçou o estereótipo do torcedor do São Paulo, afrescalhado e deslumbrado com as supostas manifestações de distinção do seu time, em relação aos rivais.

            Curiosamente, quem representava o Didu era o próprio Sangirardi que, apesar de sãopaulino, de fresco não tinha nada. O que denota a tranqüilidade com que a torcida do São Paulo lidava com esses estereótipos.

            *

            DE ALMOFADINHA A PÓ-DE-ARROZ, DE PÓ-DE-ARROZ A BAMBI (PASSANDO POR JANOTA, CUEQUINHA DE VELUDO, MIMADINHOS, FRESQUINHOS, ETC).

            Nos tempos atuais, os valores e a cultura da elite não são tão valorizados como já foram. São estigmatizados, até. A cultura popular (ou popularesca) assumiu a frente do palco. Filhas de oligarcas baianos (brancas) capitaneiam bandas de axé, e cantam “Sou negrão”. A juventude das classes média e alta, pelo Brasil afora, adotaram o “é nóis” e o rap paulistas, e o funk carioca.

            Ser “pó-de-arroz” deixou de ser motivo de orgulho. O legal, agora, é ser “maloquero”. Se o Palmeiras enfrentou uma crise existencial (ainda não inteiramente resolvida) para deixar de ser o clube dos italianos e descendentes, o São Paulo enfrenta uma ainda maior, nessa transmutação de clube da elite para clube popular.

            Porque clube de torcida grande é uma coisa, e clube popular é outra – mais profunda, ligada à essência, às raízes e à história. Um clube elitista pode se tornar um clube de grande torcida. Mas não pode se tornar popular – a não ser que renegue a sua história, que jogue fora o seu álbum de fotografias, que cale os seus antigos remanescentes.

            *

            Quando Vampeta se referiu, em 2002, aos rivais e fregueses sãopaulinos como “bambis”, ele não estava criando uma denominação nova. A novidade estava em um jogador utilizar uma denominação dos botecos. Que soou particularmente ofensiva pelo momento que o São Paulo vivia: uma seqüência de anos marcados por fracassos retumbantes – muitas vezes, para o arqui-rival Corinthians.

            O “bambi” incomodou tanto porque, além da evidente conotação pederasta, servia para definir, também, um time sem fibra, que amarelava, que tremia, que pipocava, enfim, nas decisões. No auge de sua vergonha, a torcida do São Paulo invadiu o CT e jogou pipoca nos seus jogadores. Apoiou, também, a saída do “fresquinho” Kaká do clube.

            Essa fase passou. O São Paulo é, há algum tempo, uma das principais equipes do futebol brasileiro. Ninguém mais chama os seus jogadores de “pipoqueiros”. O clube chegou a adotar o amarelo como cor predominante nos uniformes de treinos. Daí a assumir o bambi como mascote vai uma distância (apesar do termo “bambiada” utilizado pelo ídolo Rogério Ceni). Existe resistência e preconceito (como ficou claro naqueles episódios vividos pelo jogador sãopaulino Richarlyson).

            Mas… quem sabe? O bambi sempre foi um sucesso entre as crianças. Será que os sempre elogiados marqueteiros sãopaulinos não conseguiriam, a partir daí, encontrar uma solução para a crise existencial vivida pelo São Paulo – um clube que sempre se gabou de ser diferenciado e de elite, e que, no presente, se depara com uma torcida engrandecida e com essa questão de praticar ou sofrer preconceito?

          • Valdir

            O cacador de pintinhos,
            Voce deve ser um guri que acabou de sair das fraldas e por que fez uma universidade se acha o tal. O Bambi e consequencia da historia dos cervideos. O sao paulo era o time dos ricos e se gabavam disso,alias ate hoje. Quando o time entrava em campo a torcida jogava talco na arquibancada, dai para po de arroz e na sequencia Bambi foi um pulinho.
            Logo aprenda a historia de seu time antes de destilar seus traumas e frustacoes.

      • Joe LHP

        Mongoloide!!!

      • Kallunga

        Kkkkkk,não entendi o piti do cidadão ,parece um lord da aristocracia inglêsa no chá das cinco kkkkkk.

        • Caçador de galinhas

          Desculpe-me caro Rafael, mais não posso ler todo esse texto, estou no transito, e é muita coisa.
          Nilton, dá nem para comentar as suas conclusões né? São absurdas! chame a polícia e mande me prender por racísmo. Mais quero ver provar. Homofobia sim!!! Mais, muita gente iria preso por isso também.
          Kallunga, eu sabia que não iria entender…Mais deixa eu explicar: É que na verdade, …..hummmm…deixa quieto, não vou explicar não….é difícil explicar o óbvio.
          Pode crer Janca, vc tem razão, mais eu Jamais tratei qualquer blogueiro dessa forma, nunca disse nada. Essa corja de corintianús que sempre dizem essas besteiras. Nós também não ficamos quietos.
          Venho aqui também e subo o gás delas.
          Mais, desculpa aê, des já, lhes digo que nada do que eu disse se refere a vc e nunca será. Não tenho nada contra vc e nem sei que time torce.

          • Nilton

            Vc tem problemas. Vai se tratar.

          • kafepaulo

            Caçador de Galinhas, vá se tratar… e nem responda a pergunta do Doutor, senão…

          • INJURIA RACIAL écrime SIM…É A DENUNCIA PODE SER FEITA AO MP DE SAO PAULO.FIQUE ESPERTO.

          • DONIZETE

            Antes de se tratar, vá concluir o mobral, você escreve errado pra caramba, bambi. Depois diz que é formado em engª. Mecânica. Eu que sempre achei que a UNICAMP tivesse um bom nível deensino, me deparo com um “formando” desse gabarito! Que decepção

          • corinthiano

            Pois é, Donizete. Para você ver como inteligência e boa educação não vêm da faculdade que se faz. Eu, por exemplo, graças a muito esforço, sou corinthiano e formado pelo mackenzie, pela PUC e pela USP, mas a minha educação quem deu foram meus pais. Inclusive herdei o vírus da corintianomania diretamente de meu pai! Não nego nem jamais negarei tal fato. Não é o fato de ser engenheiro ou não que me faz diferente de ninguém. Quando alguém me pergunta, não coloco minha titulação na frente de meu nome. Sempre corintiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus!

      • FIUE ESPERTO….SR.RACISTA DE MERDA.INFELIZ.

  • Fiel

    CORINTHIANS, NADA PODE SER MAIOR.

    • corinthiano

      Maior que o Corinthians, só o Corinthians!

  • Francotimao

    Ola, Janca, é motivo de orgulho pra nós corinthianos sermos vistos e tidos como referencia de torcida em força e amor pelo time e, se realmente a FIFA usar a imagens da torcida Corinthiana em suas chamadas com certeza isso ira e muito contribuir pra a visão (exposição) do clube no cenário internacional e isso vem exatamente de encontro com o pensamenteo da diretoria a partir do Andres q nunca negou o objetivo de elevar o timão a condição e um dos melhores e mais conhecidos times no mundo…qto a restringir (moderar) comentários desairosos em relação ao timão e sua torcida aq no blog eu, pessoalmente acho q a melhor maneira de moderar esse tipo de “pessoa” é exatamente ignorar e não responder, o q com certeza iria inibir e excluir esse tipo de comentarista naturalmente…Abs!!!!!!!!!

    • Caçador de galinhas

      Na verdade Francotimao, eu já engoli as mentes deles, confundio seus raciocínio.

      • Rafael

        “Caçador de galinhas”??

        Um torcedor do 5a0 Pauleka???

        Para… Esse cara está mais para “Adorador de pintos”…

      • kafepaulo

        Quem estudou engenharia, vai entender de mentes…essa é boa, né não? Se por acaso, esse se perder algo na vida dele, ele se mata!!!O que o Mundo não vai perder grande coisa…
        Só um adendo…quem quiser vestir a carapuça, que vista…más, vivi muitos anos no JP, e lá os engenheiros, com pós graduações, são operários, como os que tem formação técnica, talvez um pouco mais valorizados monetáriamente…aqui, os caras são intelectos e tudo o mais…doutores…piada

        • corinthiano

          É verdade. Uma vez estava com alguns amigos da Alemanha e todos se surpreenderam em saber como no Brasil um diploma universitário dá “status”… isso é ridículo!

      • Rodrigo
  • 1º CAMPEÃO MUNDIAL

    Corinthians :

    Nada é mais bonito!

  • Jose da Silva

    A Fiel como exemplo de amor ao futebol no Mundo inteiro, aí os ANTIS PIRA. kkkk

  • Ton

    Apesar de não ter sido nós os inventores do esporte, o Brasil é considerado o “país do futebol” por nossa paixão não se comparar com nenhuma outra nação. Copa do Mundo no Brasil é o mesmo que uma Copa do Mundo de Basquete nos Estados Unidos.

    Mas claro que mobilizações de clubes de massa, como Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro podem servir de propaganda.

    O ponto fraco aqui é como diria o Kajuru “tem gente que gosta da bola, mas também tem gente que gosta DE bola” esse segundo caso é esse “caçador de galinhas” tanto que esse trouxa está sozinho, ninguém apoia um otário desse falando besteira!

    • Caçador de galinhas

      E na verdade já fiz chover aqui no site né Ton ?? Dá um bico aê pra vc ver se já não comandei tudo aqui sozinho.

      • kafepaulo

        Que grande merda!!!!Parabéns, ficou bem satisfeito pelos xingamentos que tu deve ter recebido…
        Meu Deus, para!!!Pois quero descer.

      • corinthiano

        Complexo de inferioridade? Tem sempre que dizer que comandou, que mudou, que alterou, que fez engenharia… será pinto pequeno?

  • Kallunga

    Quando o segundo Sol (Nibiru)chegar para alinhar as orbitas dos planetas …a Fiél fara a primeira invação interplanetaria nunca antes na Galáxia.Vaaaiii Corinthiaaannnsss!!!

    • Caçador de galinhas

      Depois não quer que chamem de viado….Não haja como tal. my god.

      • Caçador de galinhas

        É, AI PEGOU MAU KALLUNGA.

        • Rodrigo

          Por favor, pessoal, não alimentem o nosso querido sociopata aqui. A partir de agora vamos fazer de conta que ele não existe e deixá-lo falando sozinho.

          • Caçador de galinhas

            Endoidou de vez. kkk

  • Nilú

    Eu se fosse a_Fifa_, aguardaria o balanço final da presença da torcida corintiana no Japão.
    O comportamento dela dentro do país, seja diante da vitória, o que faço votos, ou de uma derrota.
    Enfim, antes de tomar essa decisão é preciso ter certeza que a repercussão foi positiva, caso contrário, não faz sentido, mesmo que o video mostre apenas coisas bacanas, trará também a lembrança de coisas negativas se existirem, o que eu espero que não!! Eu penso assim.
    Bom fim de tarde. Nilú

    • janca

      Também espero que o saldo seja positivo e o comportamento da torcida seja bacana, seja qual for o resultado, Nilu. Bom final de tarde pra você também, João

  • Motorhead

    Infelizmente em qualquer site esportivo que exista essa possibilidade de comentário dos leitores é isso, uma baixaria total. Janca não leio notícias de outros clubes, mas algum colunistas do Lance eu acompanho indiferente do clube, mas é complicado isso…. Todas essas baixarias são espelho desta nossa sociedade! Lamentável

    • janca

      É complicado mesmo e como você mesmo definiu algo lamentável, espelho de nossa sociedade ou de boa parte dela. Abs.

  • Flavio Rodrigues

    O post, q é ótimo e nem precisa comentário, agora os comentários, minha Nossa, como a felicidade de uns pode causar tanta infelicidade em outros? Quando essa galera vai entender que pra qq timer ser grande, tem q o rival ser grande também, cada um com sua peculiaridade, seu estilo, mas estando fortes, é isso que vai alimentar sempre o futebol, a rivalidade sadia, senão não teria graça… fora que essa mágoa com o sucesso dos outros não deve fazer bem pra ninguém… comentários raivosos, preconceituosos… triste, muito triste.

  • Anderson

    Janca, não é só a FIFA.

    O próprio Chelsea está considerando o comportamento e a paixão da Fiel como exemplos a serem seguidos:

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/mundial-de-clubes/ultimas-noticias/2012/12/10/fernando-torres-usa-video-de-corintianos-no-aeroporto-para-motivar-companheiros-de-chelsea-no-mundial.htm

    Com a difusão dos fatos desse Mundial, a Fiel deve se tornar, para o mundo inteiro, a maior referência de como uma torcida deveria ser, assim como já acontece, há muito tempo, no Brasil (para o bem e, infelizmente, também para o mal).

    Aliás, a “moda” dos bandeirões se alastrou por todo o mundo a partir de 2000, com a transmissão do jogo final do 1° Mundial, quando os Gaviões da Fiel abriram um bandeirão que cobriu cerca de 1/4 da arquibancada, o que impressionou a todos que viram a cena, pela plasticidade, coordenação e grandiosidade do fato.

  • Thiago

    Boa tarde, Janca.

    Da mesma forma que critiquei seu post sobre o Andrés, julgando que você foi extremamente parcial e outras coisas, que prefiro relevar após nossa “conversa”, tenho que PARABENIZÁ-LO pelo atual post.

    Notícia bem elaborada, sobre um assunto “novo” e, sim, Janca: você foi IMPARCIAL!!!
    Hahahahahaha!

    PARABÉNS!

    Um abraço

    • janca

      Abs., Thiago, e boa semana procê, Janca

    • janca

      Ah! E continuo achando que divergências de opinião fazem parte da vida e que não somos imparciais, pois a simples escolha de um post ou de um assunto ou de uma linha em detrimento de outro já mostra uma posição. Enfim, vida que segue, Thiago.

  • VAI, CORINTHIANS!
    • Caçador de galinhas

      Que isso ??? Baitola bixadas no Corinthians ???

  • flavio

    Campeão ou não, tu és nossa paixão!! VAI CORINTHIANS!!

  • Caçador de galinhas

    Aê galera, estou atravessando o estado para usina hidrelétrica Tales Pires, e onde estou indo não consigo acessar internet, infelismente não vou perturbar mais vcs.
    Vomitem as suas besteiras a vontade pq só volto semana que vem.

    Desculpem a todos….mais salve o meu tricolor paulista tricampeão do mundo….

    • Caçador de galinhas

      O Transtorno de Personalidade Antissocial é um transtorno de personalidade caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as regras sociais estabelecidas. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade e uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.
      .
      Egocentrismo patológico, incapacidade para lealdade ou manutenção de sentimentos de amor ou afeição, pratica comum de calúnias, omissões ou distorções de fatos, incapacidade de seguir algum plano de vida também fazem parte de suas características.

  • SOBERANO

    EU SOU GAY

  • Marcos

    PESSOAL……………o tal de Caçador……..antes assinava como Paulo Neto……….conhecido como ferrolho de cadeia……………o cara é carcereiro em sampa………..

    NOTA-SE PERFEITAMENTE O MESMO TIPO DE GRAFIA…………verifiquem em blogs do mes de setembro deste.

    MUDOU DE NOME ……………A BIXINHA

    VAI CORINTHIANS – 2012 BI MUNDIAL – SÓ NÓS PODEMOS………..dúvidas…FIFA.COM

  • SR.CACADOR DE GALINHAS É UM INFELIZ UM COITADO…QUE PRECISA DE ESPAÇO NAS MIDIAS SOCIAIS POR QUE COMO SER HUMANO E PESSOA NÃO FAZ DIFERENÇA NENHUMA A PARCELA INTELIGENTE DA A SOCIEDADE.

  • Roberto

    “Nada se compara ao Corinthians nesta terra chamada Brasil.”
    (Doutor Sócrates)

MaisRecentes

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo