Novos tempos no Fla?



Mal ganhou a eleição, Eduardo Bandeira de Mello tem que descobrir, como principal desafio imediato, a real situação financeira do Flamengo. Que não é nada boa, todos nós sabemos, mas o tamanho do buraco segue desconhecido.

O último balanço aprovado, assim mesmo com ressalvas, foi o de 2010. Ou seja, transparência zero ou, se houve alguma, foi muito, muito pouca. O passivo é enorme, as dívidas, inclusive com as contratações de alguns jogadores, caso de Vágner Love, são preocupantes, assim como possíveis derrotas em processos na Justiça, caso de Ronaldinho Gaúcho. Elas podem aumentar o rombo, que já fez a diretoria atrasar o pagamento de salários neste ano.

Uma pena que a dirigente que sai, Patrícia Amorim, acabe não sendo responsabilizada pelos estragos feitos por sua gestão ao clube, já que acabam repassados ao novo presidente. Um dos males do Brasil e de nossa legislação esportiva. Os clubes têm estatutos que protegem seus presidentes e acabam prejudicando as instituições. Há mandatários que os administram como se fossem seus feudos, só que sem a preocupação com o longo prazo. Fazem loucuras, contraem dívidas, buscam resultados imediatos, que muitas vezes não conseguem, e jogam o prejuízo aos sucessores.

Espero que Eduardo Bandeira se saia bem, formando um conselho gestor, como prometera, com um diretor-geral remunerado, executivos nas mais diversas áreas e devendo satisfação e resultados ao próprio conselho.

Há rubro-negros abnegados, que há tempos começaram a se encontrar e reunir num restaurante do Jardim Botânico, no Rio, muitos dos quais são “apenas” torcedores, não sócios, a maioria de sucesso em seu setor de atuação e que querem colaborar e apoiam Bandeira de Mello. Sou a favor da colaboração de “notáveis” para ajudar o Fla, que tem a maior torcida do país, algo em torno de 40 milhões.

Com a derrota de Patrícia Amorim, que confessou numa entrevista ao jornal “O Globo” não ter visão empresarial, a situação pode começar a mudar. Zico, desprezado por ela, ganha força de novo e, com sua experiência no mercado e no futebol, sem falar na ligação que tem com a Gávea, pode desempenhar papel importante nessa fase de transição. O futebol tem que ser tratado com visão empresarial, que a ex-presidente de fato não tinha, não de maneira amadorística, e as finanças e o marketing merecem atenção especial.

Com todo respeito, não dá para o Flamengo receber menos com contratos publicitários e ações de marketing do que o Inter, por exemplo, cuja torcida é menor e mais limitada à região Sul. A diferença é que há tempos os gaúchos _o Grêmio é outro bom exemplo_ se preocupam com seus torcedores, têm estádios próprios, sabem que o marketing é essencial e boa fonte de recursos, algo que os cariocas estão demorando a entender. Que seja diferente agora com novos ares da Gávea. Fica aqui pelo menos meu desejo de um futuro melhor. O Flamengo e o Rio merecem.



  • FERNANDA

    CONCORDO PLENAMENTE!!! A PATRICIA AMORIN ACABOU COM O FLAMENGO, MAS COMO SEMPRE, VAMOS NOS LEVANTAR DAS CINZAS E IR EM RUMO AO TÍTULO.
    PRESIDENTES SEM VISÃO E SEM NOÇÃO, JOGADORES SEM AMOR A CAMÍSA, POLEMICAS SEMPRE VAMOS TER. POREM O FLAMENGO E MUITO MAIOR DO QUE ISSO.

    UMA VEZ FLAMENGO, FLAMENGO ATE MORRER!!!!

  • valmir

    o inter s´o ganhou campeonato depois que elegeu um presidente ligado a máfia russa, o que facilitou os “negócios”.

  • corinthiano

    Agora só falta o Tironi. Assim teremos nossos bons adversários de volta! Parabéns aos flamenguistas, espero que o novo presidente reerga o futebol do clube!

    • Claudio

      Parabens torcedor coerente,sem ofensas,eduacado seu comentario..Boa sorte no Mundial.SRN.

  • Marcos Vinícius

    O Flamengo é o clube que mais possui dívidas com o governo,sejam trabalhistas ou de impostos. O clube assume e reconhece todas elas. Daí a pagá-las é outra história. Pelo tamanho e paixão de sua torcida,o Flamengo tem tudo para ser um dos maiores clubes do Brasil,em se falando de sócios e marketing. O problema está na ma fé e egoísmo dos seus dirigentes. Kléber Leite,hoje presidente da Traffic,talvez uma das maiores empresas ligadas ao futebol ‘ no Brasil,era repórter de campo na Rádio Globo,quando Valdir Amaral era o “cara da latinha”,e hoje é um dos homens mais influentes dos bastidores do futebol. Tudo isso começou com uma relação promíscua e perniciosa com o Flamengo em 94. Desde então o Flamengo passou a ser um exemplo de má administração. Não foram Márcio Braga nem Patrícia Amorim que deram jeito no Flamengo,e não será Eduardo bandeira quem dará. A salvação do futebol do Flamengo trem nome: PROFISSIONALIZAÇÃO! E não será por Eduardo Bandeira de Melo que ela virá.

    • janca

      Não sei se ela virá ou não com Eduardo Bandeira, mas espero que uma nova mentalidade comece a ser implementada, porque ficar como estava é que não dá.

  • ALESSANDRO

    BOA TARDE JANCA,SE O NOVO PRESIDENTE QUISER MUDAR E SE DEIXAREM(EM QUALQUER GRANDE CLUBE E PRECISO FAZER ACORDOS COM AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS)
    O FLAMENGO PODE SE ESPELHAR NO QUE TEM FEITO O CORINTHIANS,QUE APOS O CAOS EM POUCOS ANOS SE ESTRUTUROU,EMBORA NO EU ACHE QUE NO FLAMENGO ESSE PROCESSO SERA MAIS DEMORADO,AS DIVIDAS HOJE SAO MUITO MAIORES DO QUE ERAM AS DO CORINTHIANS NO SEU PIOR MOMENTO.SE O NOVO PRESIDENTE JA VIER COMO NOVAS E MELHORES INTENÇOES JA SERA MUITO BENEFICO AO CLUBE.

  • walter

    a patricia já deveria marcar a entrega da presidência, pois está atrasando nas renovações de contratos, novos patrocinios, enfim tudo. outra coisa é mudarmos o estatuto do clube para que possamos responsabilizar outros maus dirigentes como esses tal de kleber, edmundo, patricia.

  • Mario

    como 99% dos jornalistas cometem o erro apontar a gigante divida como um problema imediato, tanto ñ é q no ato de assinar o contrato com a Adidas vai ganhar entre 30 a 40 milhões ganhando um folego financeiro p/saudar as dividas mais urgentes , contratar uma auditoria , renegociar as dividas com calma e buscar novas fontes de renda.(sem falar q essa famosa divida dos clubes existem desde de sempre e nenhum clube parou no br por isso)

    o problema imediato dele é se livrar das lideranças nocivas(ate derrubaram o Zico qnd ele assumiu o futebol na sua ultima passagem pelo Fla) q existem dentro clube q tentarão atrasar ou destruir projetos de profissinalizar o clube.

    eu sou contra conselho gestor no futebol , dentro clube já existe Conselho Diretor,conselho fiscal , Conselho Deliberativo, Conselho de Administração e Grandes Beneméritos q só servem p/engessar o clube , é muito cacique para pouco indio

    • janca

      Se você acha que o montante da dívida não é um problema imediato _tanto é que houve mais de uma vez atraso em pagamento de salários para funcionários do clube e jogadores neste ano_ é porque deve viver em outra realidade. Dizer que as dívidas dos clubes existem desde sempre e que nenhum clube parou por isso só pode ser piada. Defender a inadimplência não dá.

      • Mario

        quem defendeu a inadimplencia?
        defendi q ñ é o problema imediato sendo q vai receber o dinheiro da Adidas e podera sanar as dividas mais urgentes(salarios , impostos e o q estiver explodindo) e com calma fazer uma auditoria e renegociar dividas.
        o timão qnd saiu das mãos do Dualibi estava falido ,pegou emprestimo p/as dividas mais urgentes e foi renegociar todas as outras dividas sem entrar em panico, hj esta tranquilo.

        e qual clube dos grandes parou por causa de dividas?

        defendo q o problema imediato é limpar o clube dos aproveitadores q só vão atrapalhar e fazer de tudo p/o clube continuar amador.

        • janca

          Não se trata de parar, Mario, mas de ficar anos atrasado em relação aos que administram melhor a parte financeira. E muitos clubes, por conta das dívidas, tiveram sérios problemas. Caso do próprio Flamengo, que atrasou salários neste ano, que perdeu o patrocínio da Petrobrás porque estava devendo ao governo federal e não pagava as dívidas. Acho que tem de fazer uma auditoria e renegociar as dívidas, sim, mas o dinheiro da Adidas não é a salvação da lavoura, pelo menos eu acho que não é. Há muita coisa, como você mesmo diz, a ser equacionada na Gávea.

          • Mario

            a Adidas é só p/dar um respiro inicial p/o novo presidente ter tempo p/correr atras das coisas

  • Zecafé

    Estava lendo ainda agora que a Patrícia pediu antecipação das cotas de TV de 2014 !!!!!! Incrível !!!!! Daqui a uns anos ela vai dizer que saiu com todos os salarios quitados , mas não dirá que deixou a administração futura comprometida…. Da mesma forma que o Delair bate no peito pra dizer que entregou um time campeão para a Patrícia . O Fla foi campeão em 2009 na RAÇA , e não pq tinha um time fantastico . E naquele ano, o presidente era o Marcio Braga, que se licenciou do cargo . Acho que o Bandeira já está começando errado em trazer Delair, e querer trocar de treinador e mandar o Zinho embora. Trouxe o Pelaipe que torço para que dê certo aqui, uma vez que já tem rusgas com a torcida do Flamengo .
    Janca, penso da seguinte forma :
    – Essencial o Fla o quanto antes montar um Sócio Torcedor de VERDADE , com valores baixos, acesso a ingressos facilitado de verdade, direito a votar e etc…
    -Investir em Marketing, resgatar a marca Flamengo .
    -Trazer dois grandes craques , como foram Thiago Neves e R10 , que mal aproveitados não trouxeram retorno NENHUM para a instituição.
    – Kaká e Robinho é possível SIM !!!!
    -Adriano é possível SIM !!!
    -Patrocínio Master de 35 milhões ano é possível SIM !!!
    -Adidas no uniforme
    -E sim, é mais que necessário termos um Estádio !!!

    • janca

      De fato a Patrícia Amorim está comprometendo a futura administração, pois vai entregar o clube num estado caótico para a próxima gestão. Há muita coisa para o Flamengo fazer, como você diz, com destaque para a montagem de um programa Sócio-Torcedor decente _no Sul e no Corinthians o programa vai muito bem_, investimentos em marketing, resgate da marca Flamengo, administração profissional do futebol, planejamento financeiro e um plano para ir quitando, pouco a pouco, as dívidas. Renegociação com credores, inclusive o governo, faz parte da jogada. Tem que ser feita e depois cumprida. Algo que seja exequível, claro.

  • Claudio

    Bom dia Janca.

    O Flamengo se apequenou ao longo dos vinte anos,dirigentes fracos,omissos e não sabem onde a fivela aperta..Espero que o novo presidente não faça loucuras pra dar satisfação a torcida como tem feito os antigos mandatários..O que adianta contratar jogadores caros ja que o mesmo não tem condições pra manter..O Mengão precisa usar jogadores feito em casa e parar de gastar milhões com jogadores que não dão retorno financeiro pro clube..A ex vereadora adorava participar de eventos na Gavea..Espero que se não der retorno imediato pelo menos não seja pior que a ex nadadora que por ironia do destino so nada nada e nada.

    • janca

      Você tocou num outro ponto importante: o trabalho das categorias de base, o Flamengo pode recomeçar a formar jogadores em casa e tem que tomar cuidado com contratações milionárias que depois não dão em nada e esfacelam os cofres do clube.

  • Francotimao

    Ola , Janca, o Flamengo deu um passo importante rumo ao q ha de mais correto em administração, esperemos q o novo presidente realmente consiga reerguer o futebol profissional do flamengo e espero sinceramente q a Patricia não tenha deixado um “buraco negro” nas finanças do clube o q dificultaria e muito esse reerguimento do fla, de minha parte deixo meus votos de uma boa gestão ao novo Presidente, Boa sorte…Abs!!!!!!!!!!!!

    • janca

      Não sei como será a nova gestão do Flamengo, mas espero que seja boa, o Flamengo precisa de um choque de administração. Até a parte financeira anda meio (ou muito obscura), o buraco não deve ser pequeno, tanto que até o pagamento de salários chegaram a atrasar neste ano.

  • Tri Mundial Doom

    Eu acredito que para o flamengo ter novos tempos, o presidente tem de pensar que é um clube pequeno, ir crescendo com planejamento novo e que descarte quase todas as idéias antigas, vai ter crescimento rápido pois é um clube de massa. Só vejo o flamengo sair da vergonha que tem sido desde o título de 92.
    Idéias a eliminar:
    – o Flamengo é maior q tal…
    …. O Ronaldinho foi maior que o Flamengo e calou quem o criticou.
    ….Petkovic poderia ser alguém mais importante no Flamengo, mesmo pq foi o melhor depois de júnior, o q ganhou títulos importante e no entanto é alguém menor q o flamengo.
    … Andrade sumiu.
    – O Flamengo precisa dar uma estrela ao torcedor…
    …Adriano.
    …Vágner Love, tudo bem que ele é flamenguista e raçudo, mas quase o preço do vice artilheiro e com melhor média de gols, o Luis Fabiano.
    – base…
    O time campeão da copa São Paulo deveria ser usado, mas não foi…
    -salário em dia…
    -Um só dando ordens e não 5 ou 6 dirigentes aparecendo como se fossem jogadores de futebol ou treinadores entendidos….

MaisRecentes

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo