As explicações de Del Nero



Confesso que não entendi as explicações de Marco Polo Del Nero, que teve documentos e computadores em sua casa apreendidos em operação pela Polícia Federal.

Segundo o presidente da Federação Paulista de Futebol e vice da CBF, o episódio não tem relação nenhuma com suas atividades no futebol. Mesmo assim, achei que o dirigente ficou devendo uma satisfação melhor à sociedade, mesmo que o caso esteja sob segredo de Justiça.

Ele teria contratado uma prestadora de serviços, que teria caído na mira da PF, para ter informações sobre uma determinada pessoa. Queria dados sobre sua vida pretérita, como colocou em nota oficial, registros forenses que constassem em nome dela bem como indicações sobre seu comportamento moral e social. Aliás o próprio termo “comportamento moral e social” é bem relativo. Do que se trata?

Enfim, a empresa contratada teria avançado nas investigações e oferecido a Del Nero um relatório sobre mensagens que a dada pessoa teria enviado a terceiros, o que ele diz ter recusado e, assim, rompido o contrato.

Agora que a empresa é investigada, parte da chamada “Operação Durkheim”, registros de serviços prestados ao presidente da FPF teriam sido encontrados e daí a busca e apreensão de documentos e computadores em sua casa. Tudo bem, Del Nero diz que não pode nominar as pessoas envolvidas no episódio, afirma que contratou a empresa via internet, que não há ligação com o esporte, que está tudo certinho, mas… Confesso que não entendi. Talvez até pelo segredo de Justiça.

Ah! E as explicações que ele teve de dar foram na Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros, embora garanta que nenhum crime financeiro foi a ele imputado. Enfim, mais confusão para o lado da CBF. Porque, segundo Andrés Sanchez, quem manda mesmo na entidade é Marco Polo Del Nero. José Maria Marin seria apenas um fantoche dele. Será?



  • renato sa

    Aposto que tem muuuuuuuuuuuuito dirigente e gente do meio futebolístico com medo do que a Polícia Federal possa encontrar nos computadores apreendidos…. procurando por A e encontrando B…..

    E o mundo do futebol parece sempre ser mais podre que o imaginado… Sanchez se alia a Teixeira , numa clara escalada à presidência da CBF. Por pressão política (dizem que do Planalto) e de protestos mil, Teixeira ‘abandona’ o cargo deixando-o para Marin, amicíssimo de Juvenal Juvêncio (inimigo declarado de Sanchez). Del Nero, outrora aliado de Sanchez no combate a JJ, vê em Marin a chance de ouro de presidir a CBF, e descarta a oportunista aliança com Sanchez. Em manobra de bastidores a dupla Marin/Del Nero escanteia o grupo de Sanchez…..

    Esqueceram, presidente e vice da CBF, que Sanchez possui ligação íntima com setores do alto escalão do partido que comanda o país. Mesmo a Presidenta não querendo nenhum dos três ao seu redor, o Ex-presidente, que ainda possui muito poder, e alguns deputados e senadores possuem ligação extrema com Sanchez…..

    Aí uma investigação da PF de dois anos (desde 2009), deflagra prisões bem no momento em que enfraquece o poderio do grupo de Sanchez na CBF…. nem um mês antes nem um mês depois….

    Marin que de bobo não tem nada, já percebeu o que pode (pura especulação baseada em movimentos suspeitos) ser apenas um ‘aviso’…. deve estar tramando outra artimanha….

    A questão é que, as vésperas da Copa, muito dinheiro e muito poder está rolando… por cima e por baixo dos tapetes. Empréstimos, financiamentos, contratos… Governo Federal, Estadual, Municipal… construtoras, bancos, comissões…. patrocínios, vendas, espaços, terrenos…… tudo conectado…. nada é por acaso e coincidências… hahahahahaha

    • José Henrique

      Monotrilhos, etc. né?

    • Mario

      mano p/de beber com J.J. e acreditar no Tirone . ok, Sanches é amigo lula e faz parte do PT e vc ignora q o socio do Del Nero é Deputado eleito pelo PT ou o Marin é cria politica do Maluf isso sem falar na famosa bancada da bola q protege os cartolas.

      • renato sa

        Mário, Primeiro não sou seu “mano”, nem te conheço. Segundo, você tem sérias dificuldades de interpretação. Terceiro, nem sei o que o presidente do time da turiassu anda falando para acreditar ou não nele.

        • FLAVIO

          Se você não sabe de nada então não fique postando suposições!! ADEUS!!

    • michael joshua

      Nooooooooossa…a teoria de que os Illuminatis teriam um plano para governarem o mundo,se torna fichinha nessa teoria da conspiração,que segundo o nosso “amigo” Renato,o Andrés arquitetou juntamente com o Lula.kkkkkkkkkkkkkkkk…não sabia que o Sanches tinha tanto poder assim não,mesmo que,segundo o bambi do Janca (que considera o Andrés o inimigo público numero 1)o mesmo saiu da CBF,sem prestigio nenhum (até mesmo no Corinthians),kkkkkkkkkkkkkkkk…esses caras me fazem rir…

    • janca

      Mas também há muita teoria da conspiração, Renato. Inclusive porque as coisas não são claras. E na escolha do próximo técnico da seleção até o governo, via Ministério do Esporte, tem dado palpite. Aldo Rebelo, por exemplo, não quer um estrangeiro. E o Guardiola dando sopa por aí e dizendo que gostaria de dirigir o Brasil…

      • renato sá

        não disse que as coisas são arquitetadas…. acredito mais que sejam contingenciais. Conforme a situação vai sendo posta, as decisões individuais vão sendo tomadas….. e nessas decisões muito jogo de influência, dinheiro e poder entram…. sanchez não tem poder, vejo ele mais como um fantoche…. como o Marin o é do Del Nero…

        • janca

          Eu concordo com o que você diz até chegar ao Sanchez. Não acho que o Andrés seja um fantoche, pelo contrário, acho que ele é muito esperto, embora tenha sido escanteado _nessa briga pelo poder_ por Marin e Del Nero e neste momento não esteja em situação confortável na CBF.

          • Lucas

            Sanchez Idolo da Fiel !

      • claudio

        pow, se o andrés tem tanto poder deveria se candidatar a presidente do brasil e não da CBF

  • José Henrique

    Muita maldade, ontem quem estava mordendo e humilhando, hoje mordido e humilhado.
    Nada como um dia depois do outro. né?

    • janca

      Muitas vezes nada como um dia depois do outro, mas nem sempre, nem sempre. Neste caso acho que todos se merecem, José Henrique.

  • Mario

    a explicação foi simples e p/ingles ver, logico q ñ é verdadeira ou alguem acredita nesse conto da carochinha q foi na net procurar uma empresa de detetives sendo q tem contato com o coronel Marinho e com varios delegados (tanto q parece q entre os presos tem varios policiais)e com empresas de segurança q podiam indicar uma empresa seria e sem riscos ,mesmo q fosse assim simples e uma participação tão pequena a PF ñ tinha batido na porta dele de madrugada e levado ele p/dar um depoimento. agora segredo de justiça é na verdade uma tremenda censura.

    • Mario

      quase esqueci de comentar, ñ sei quem manda + na CBF,mas q Marin , Del Nero e o exilado RT são Goodfellas com ctz

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA,O ANDRES MOSTRA MAIS UMA VEZ QUE E DE UMA INTELIGENCIA ABSURDA,TA CAINDO FORA NA HORA EM QUE COMEÇA A CAIR A CASA DOS MANDA CHUVAS DA CBF.APOSTA AI ELE VAI REAPARECER NO JOGO COM FORÇA TOTAL E COMO PRESIDENTE DA CBF EM 2015!!!!!!!!!!!QUANTO AO SR MARCO POLO DEL NERO ESPERO QUE SEJA DEVIDAMENTE INVESTIGADO E CREIO EU QUE CAIRA EM DESGRAÇA E LEVARA JUNTO O MARIN,POIS E O GRANDE SUSTENTACULO DO MARIN!!!!!!!E PRA PIORAR A SITUAÇAO VC SABE O QUE A DILMA COSTUMA FAZER COM QUEM SE METE EM CONFUSAO!!!!!!!!

    • José Henrique

      Não fala isso amigo!! O Sanchez foi mordido e humilhado. Você não leu o post anterior?
      Confesso que não entendi as explicações de Del Nero, mas…..entendi perfeitamente ontem que ele humilhou Sanchez, e…..o corinthians por tabela, lógico.
      Esse seu comentário é a antítese de tudo o que foi dito no blog anterior, e isso não pode acontecer em hipotese nenhuma. Vai morrer muita gente de infarto.

      • ALESSANDRO

        POIS PODE ESPERAR LEIA O QUE EU ESCREVI NO POST ANTERIOR.O ANDRES SANCHEZ PODE ESTAR EM BAIXA MOMENTANEAMENTE,POREM AINDA TEM LULA E DILMA E SUA FORÇA NO CORINTHIANS(COMO EU DISSE SE O GOBBI OUSAR DESAFIAR ELE NA PROXIMA ELEIÇAO ESTA FORA DO CORINTHIANS)E AINDA BOAS RELAÇOES COM DIVERSOS DIRIGENTES.
        E SE POR CONTA DESSE ESCANDALO O SR MARCO POLO DEL NERO CAIR EM DESGRAÇA LEVA JUNTO O MARIN POIS E ELE QUE O SUSTENTA.
        E SOBRE MORRER DE INFARTO E POR CONTA DE RIVALIDADES,O ANDRES COMO DIRIGENTE,ALIAS DENTRO DOS POSSIVEIS DIRIGENTES E O MELHOR QUE EU VEJO DISPONIVEL,VEJA O TRABALHO QUE ELE FEZ NO CORINTHIANS LEVANDO UM CLUBE REBAIXADO E FALIDO A SER O CLUBE DE MAIOR FATURAMENTO NO PAIS.PODE -SE NAO GOSTAR DELE POR CONTA DO TEMPERAMENTO E TAMBEM PELOS DEFEITOS QUE TEM(QUEM NAO OS TEM),MAS EM TERMOS DE COMPETENCIA ELE E ACIMA DA MEDIA.ACHO QUE SE UM DIA ASSUMIR A CBF DARA O CHOQUE DE GESTAO QUE A ENTIDADE TANTO PRECISA.

        • ALESSANDRO

          PODE ESPERAR COMO DISSE O RENATO SA EM COMENTARIO ANTERIOR,MEXERAM COM O CARA ERRADO QUE TEM INTIMA LIGAÇAO COM O PODER AGORA AGUENTEM!!!!

  • victor corinthians

    Em minha humilde opinião, eu acho que o que tem que ser comentado é o autoritarismo dessa CBF imunda! Essa instituição é podre assim como as pessoas que lá trabalham, se levantam os lençóis, o cheiro podre que sairá ninguém suportará. Mas porque ninguem investiga isso? Apenas porque ela é quem comanda a boa e velha política do pao e circo imposta desde os romanos!! E assim caminham a mediocridade e a inocência!
    Abraço janca!

  • antonio marcos

    Pra voce ver como o Corinthians e o Sanches foram humilhados, a Ambev ( Brahma) ira colocar as arquibancadas provisórias no Arena Corinthians, e ainda por cima, vai comprar o naming rights do estádio. Só que um detalhe: A Brahma é um dos grandes patrocinadores da CBF na copa.

  • antonio marcos

    Acho que o Sanches vai papar essa. Os éforos da CBF terão que pedir o chapéu.

  • Reinaldo

    Confesso que não gosto desse Del Nero. Porém Janca, confesso que jamais esperava que você fosse fazer essa espécie de jornalismo especulativo. Vamos esperar a apuração dos fatos para imputar algum crime a este cara. Afinal, quem deve falar se ele cometeu ou não algum crime é a polícia federal.

    • Vinicius Posterari

      Amigo, o Janca não acusou ninguém. Só achou as explicações escassas e vagas.

      Abs.

      • janca

        É exatamente isso, Vinicius. Abs.

    • janca

      Eu não estou dizendo que ele cometeu crime, você, pelo jeito, não sabe ou não quer ler o que escrevi. Apenas digo que não entendi o que se passou, porque ele não se explicou. OU explicou dizendo quase nada. Talvez pelo famoso segredo de Justiça.

  • Luiz Marfetán

    Sé está sendo investigado, alguma merda andou aprontando. Será que foi só isso?

    • janca

      Não necessariamente, pode ter se metido numa fria, pode ser vítima, não sei. O que sei é que não está claro o que aconteceu. Pelo menos pra mim não ficou.

  • Leonardo

    Puxa vida, Marco Polo me faz lembrar de um momento crucial na vida do Palmeiras: o ano de 2008. O time havido conquistado o paulistão e muita expectativa havia para a conquista do BR-08. Só que o tricampeonato veio para o tricolor.

    Marco Polo então diante da situação inventou uma “estória” daquelas, disse que o juiz do jogo final estaria corrompido por troca de ingressos para um show de música no Morumbi. Tentou manchar um título legítimo do SPFC. Quanta imaginação, quanto desespero!

    Trocaram o juiz, o SPFC ganhou e nada se provou… Jogaram uma pá de cal no assunto e ninguém mais fala nisso. 2008 um ano decisivo para a SEP, que hoje teve a pá de cal lançada sobre si.

    Quem sabe a PF não acha os ditos ingressos nos arquivos de Marco Polo?

    Obs.: Achei o comentário do Renato muito bom, apesar de críticas dos outros. Gostaria, apenas de tocar em um assunto sobre este grupo. Essa “gentalha” destruiu o clube dos 13 que era a nossa esperança de ter uma liga independente. O velho sonho de a CBF cuida somente da seleção. O ex-diretor de seleções ajudou a marretar o clube dos 13… Realmente, nada é por acaso.

    Abraço

    • Vinicius Posterari

      Leonardo,

      Bom comentário, mas acho sua visão sobre o clube dos 13 ingênua demais.

      Se fosse tão bom, não teria mantido valores tão defasados de transmissões televisivas. E teria ainda feito mais barulho e tentado com mais ímpeto criar a liga. Nunca conseguiu porque pouco tentou.

      Abs

      • Leonardo

        O que eu quis dizer é que antes se tinha pouco, mas tinha um fio de esperança. E hoje, qual é o cenário? Concordo que o clube dos 13 virou um trampolim para interesses pessoais e na hora de peitar a CBF refugou. A trupe bateu em morimbundo, mas acabou matando.

        Quanto as cotas televisas essa é outra situação, que envolve dívidas de clube e o poderio de algo muito maior que a CBF. Tanto a CBF, quanto os clubes são reféns dessa entidade. O clube dos 13 de fato ruiu quando pisaram no calo desta entidade (caso de cotas independentes de alguns clubes à Onega TV, conhecida como Redetv!). Essa entidade é muito maior que CBF, FPF, clube dos 13 e até que o próprio planalto. Plim plim.

    • Vaz

      Concordo com seu relato de uma das suspeitas sobre Del Nero só discordo em relação ao clube dos 13 que começou como oposição a CBF, viveu seu grande momento quando peitou a CBF, conseguiu grandes mudanças (era o momento de criar a liga já que a CBF estava enfraquecida) mas se esgotou por não ter avançado, optou por acordos com a CBF e RT e virou ao final um cartório dos clubes que a usavam como plataforma para seus interesses particulares. Vários dirigentes já vinham usando a presidência da entidade para se promover inclusive junto a CBF e a RT e seus fins ao final estavam tão deturpados que não fazia mais nenhum sentido. Aparecer alguém ou grupo que o detona-se era questão de oportunidade. Quanto ao resto é fato e daria para escrever um livro de pelo menos 1000 páginas com os desmandos só na FPF.

  • Vinicius Posterari

    Janca,

    Ele tinha que dar uma resposta, mas sem entrar em detalhes. Foi tão vago quanto será em possíveis explicações que a PF peça e investigações que poderiam bater em CPIs. Afinal, estamos no país da delação premiada, entre outras peripécias jurídicas.

    Acho que o que o Renato Sa falou faz sentido sim, ainda mais que a Copa é um dos cabos eleitorais de 2014. Vai saber se não tem gente alta do governo realmente pensando em provocar um racha definitivo na CBF e tocar os preparativos mais de perto, em todas as esferas. De qualquer forma, acho que isso vai muito além do Andrés Sanches.

    Aproveitando pra comentar o que disse o Alessandro: “VC SABE O QUE A DILMA COSTUMA FAZER COM QUEM SE METE EM CONFUSAO!!!!!!!!”… Digo que sim, todos sabemos, mas espero que nem todos estejam totalmente satisfeitos com isso.

    Nos últimos dias, mais uma pessoa muito próxima do tão aclamado ex-barbudo esteve envolvida em gravíssimas denúncias de venda de influência, lobby, etc. Denúncias ligadas única e exclusivamente à secretária da presidência em São Paulo apontam pra quase R$50 milhões em “comissões”, entre outros atos ilícitos. É muita inocência e ingenuidade o povo brasileiro continuar aceitando a blindagem que é feita neste senhor que nos presidiu por oito anos. O projeto de hegemonia dele abriu espaços pro período possivelmente mais sujo da política nacional, mas aparentemente ele não deixou de aproveitar pra fazer seu pé de meia. O povo aceitou calado o mensalão, bem como o encerramento de um dos pouquíssimos processos envolvendo o Lula, numa suposta venda de influência e PASMEM, publicidade declarada ao banco BMG. Voltando ao que a Dilma faz: demite. Mas você fica feliz em terminar aí?

    O mensalão tá realmente (ou não) “punindo” corruptos, mas tá muito longe de ser o divisor de águas que tão falando na lisura da política nacional.

    E o povo continua quieto. Deveríamos começar a ter mais vergonha de nós mesmos que dos políticos que “nós” elegemos.

    Abs

    • janca

      Pelo menos as coisas têm aparecido mais… Mas sigo pessimista sobre o modo de as coisas funcionarem neste país. Não vejo o que está acontecendo no STF e em outras esferas com tanto otimismo como os demais. Comemoramos tanto quando o Collor caiu, parecia um momento histórico, agora parece outro, o que não quer dizer que seja. Nem que o primeiro tenha sido nem que o atual seja um marco de mudança. PT e PSDB parecem cada vez mais iguais. Continuo achando que estamos no famoso “A Revolução dos Bichos”, do George Orwell.

      • Vinicius Posterari

        Genial. Também comparei recentemente uma outra situação pessoal à história do livro.

        Concordo também que parecemos estar vivendo isso no país. As pessoas sentem que vivem melhor e dão a força necessária aos porquinhos que tomaram conta da fazenda. A lei de imprensa, censura ao Estadão (fatos recentes) são a criação dos cães de guarda…

        Fato que PSDB e PT são cada vez mais parecidos, mas ainda vejo políticas de longo prazo (que no fim das contas, são mais efetivas) mais presentes nos planos tucanos. Talvez o Lula habilmente tenha conseguido a Copa e as Olimpíadas pra se defender depois que sua fórmula de populismo assistencialista não conseguisse mais se sustentar.

        Ao menos parece que a Dilma é muito melhor que ele e tem imposto seu estilo, ao invés de só seguir o padrinho. Isso me dá algum alento. O que me apavora é uma possível tomada do governo do estado capitaneada pelo barbudo, que já tem marketeiro querendo lançar como candidato.

        Enfim Janca, eles vão apagando os mandamentos e a gente continua esquecendo quais eram…

        Abs

        • janca

          É isso mesmo, Vinicius, eles vão apagando os mandamentos e a gente segue esquecendo quais eram. Esse livro é incrível, gosto de citá-lo muito porque é uma crítica ao totalitarismo que segue muito atual. Assim como “1984”, do próprio Orwell, embora eu prefira o primeiro. Grande abraço e boa terça pra você, Janca

          • FLAVIO

            Tuda a bandalheira que acontece hoje é graças à imprensa que idolatra esses esquerdopatas ridículos. E agora ficam chorando!!

  • Vaz

    Qualquer sujeito que preside uma entidade como a FPF, advogado (que deveria saber que isso é ilegal) que se envolve em compra de informações sigilosas, escutas ilegais e toda a sorte de ações de investigação criminosa sobre idoneidade moral e financeira de um cidadão deveria no mínimo ser questionados pelos clubes que são quem sustenta a entidade (não estranhe se a coisa nas próximas semanas adquirir contornos escandalosos) mas não se ouve um “ai” sobre o indíviduo. Por que será? Informar que o fato não tem relação com a FPF? Claro que tem. Em nenhum lugar se admite que alguém que presida uma empresa, órgão ou entidade tenha envolvimento com polícia e com apreensão autorizada pela justiça de documentos e computadores (isso indica mas não condena que o envolvimento não é tão insignificante quanto quer fazer parecer). Em qualquer lugar sério já seria no mínimo afastado até apuração completa dos fatos, aqui continua na presidência e ainda manipulando os bastidores.
    Quando lemos e ouvimos como as coisas estão andando nos bastidores da CBF, com os últimos acontecimentos, articulações que visam derrotar Marin/Del Nero nas próximas eleições da CBF, os bastidores nebulosos da demissão de Mano Mezes e da saída do Andrés e sua declarada articulação com a oposição e agora envolvimento do presidente da FPF em investigação sobre a vida de um “desconhecido”. Pensar o que?. Não acredito em coincidências. Só por esta possibilidade já teria que ser afastado, mas ……..
    O escândalo só vai aumentar

  • Emerson Luiz Fonseca

    O fim da CBF.
    Andrés é quem decide.
    O poder do “scarface” ou pinapple face. (desculpe não pude evitar),é gigantesco.
    Basta dizer o que foi o abate do clube dos 13.
    Ricardo Teixeira tb sabe o que vai acontecer, mas Andrés sabe muito mais.

  • Francotimao

    Janca, a gente bem sabe, q em politica principalmente, partidaria ou do esporte, etc…qdo alguem resolve mexer no vespeiro acaba respingando ou chovendo msm em muita gente “boa”, pra se chutar uma bola com uma precisão ao menos boa é necessario estar com o pé de apoio muito bem plantado, talvez a “dupla dinamica” não tenha ‘chutado” a bola com toda segurança, mas só o tempo dira, se o penalti foi batido no gol ou nas nuvens…abs!!!!!!!!!

  • Flavio Rodrigues

    sobre a PF em breve saberemos… sobre o Marin ser fantoche, não é o que parece, deve ser ciumeira do Andrés… se bem que dá na mesma… o Marco Polo sempre administrou sem grandes impactos… sem mudanças… etc, etc, etc…

  • JANCA ALGUNS DIZEM QUE O MANO FOI MANDADO EMBORA PRA LOGO DEPOIS CAIR NO COLO DO PORTUMEIRAS POR SUBIR COMO NINGUÉM CLUBES GRANDES QUE CAÍRAM, MANTER E AS VEZES SUBIR O NÍVEL DO TIME LOGO DEPOIS QUE SOBE FOI ASSIM NO GRÊMIO TAMBÉM. O QUE VC SABE DISSO? TEM FUNDAMENTO? DIZEM TB QUE É COISA DO DEL NERO PARA AJUDAR OS PORCOS. ABRAÇOS JANCA!

    • janca

      Fundamento nenhum. O Mano Menezes vinha fazendo um trabalho fraco na seleção e nunca teve o apoio nem do Marco Polo nem do Marin. Tinha só apoio do Andrés. Quando saiu o Ricardo Teixeira, como não mostrou bons resultados e a seleção foi vaiada as três vezes em que atuou no Brasil, inclusive no início do jogo contra os reservas da China, caiu. Abs.

  • FLAVIO

    Eu falei em vários posts que teríamos saudades do RT e quem vivesse veria. E continuo dizendo. QUEM VIVER VERÁ!!

  • José Henrique

    Quem manda na Cbf hoje de fato, e estabelece quem fica, quem sai e quem entra, é o quartel general instalado no Spfc, com uma dor de cotovelo do tamanho do morumbi, e as opiniões dos intelectuais (aff da mídia) que falam na maior cara de pau, que a “opinião popular quer Guardiola”
    Opinião popular? Pensam que somos idiotas? Opinião deles, já que não tem coragem de escolher um nome brasileiro para a seleção para não ficarem comprometidos com os possíveis resultados negatiovos.
    Se der certo, ótimo, dirão, eu não falei? O povão, (que odeiam, nem sabe quem é Guardiola.)
    É só lerem o que estão escrevendo os cardeais(se acham), para ver com clareza toda essa armação orquestrada.
    Mas de qualquer forma, não importa quem sejam, essas figuras já estão comprometidas moralmente, consigo próprias, se é que honram as calças.

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo