O futuro sem Mano



A saída de Mano Menezes, que, a meu ver, fez um péssimo trabalho como técnico da Seleção, pode trazer novos ares ao futebol brasileiro.

José Maria Marin não é bobo. Vinha descontente com o treinador que herdou de Ricardo Teixeira há tempos. Ele acha que sua administração como presidente da CBF só será bem avaliada se a Seleção reconquistar a torcida e fizer uma belíssima campanha em 2014. Sentia que, nas mãos de Mano, as chances de o Brasil se sair bem eram remotíssimas, tanto que ele, Marin, teve que intervir nas convocações do técnico, exigindo a presença de Diego Cavalieri e Fred, para ficar em apenas dois exemplos, no Superclássico das Américas.

Para Marin, que gosta de lembrar que tentou a carreira como jogador do São Paulo e, ao contrário de Teixeira, é boleiro, Mano não conseguia impor um padrão de jogo ao time, passava a imagem de uma Seleção decadente, não tinha carisma com a torcida e tampouco se saía bem com a imprensa.

Sem Mano, a Seleção pode receber uma boa dose de oxigênio dependendo de quem vier. Temos técnicos competentíssimos tanto no Brasil quanto no exterior, como venho dizendo há muito tempo. A safra de jogadores é boa. Mano Menezes, com todo respeito, é que não estava preparado para dirigir a Seleção. Que tenha sucesso em outras empreitadas e que o Brasil, sem ele, reencontre suas raízes e recupere o tempo perdido de 2010 pra cá.



  • Mario

    bom mano errou muito e devia ter caido a muito tempo, agora é ver quem assume prefiro um Guardiola (lembrando q as ferias dele de 6 meses estão no fim)a qualquer tecnico brasileiro/retranqueiro ,mas por merito de conquistas tem q ser o Murricy.

    • silvio

      Muricy tem grandes conquistas, mas o Muricy Ball, não é o tipo de padrão que gostaria na seleção.

      • César

        Zé da Medalha não é bobo não Janca, é burro e ladrão de medalha de menores de idade, agora você achar razoável trocar o treinador de uma seleção penta campeã mundial, quando o mesmo estava em seu melhor momento e a 7 meses de uma competição, me faz pensar que você não seja muito diferente do meu primeiro adjetivo para o Zé da Medalha.

        • janca

          Eu acho que foi ótimo trocar o técnico, que só conseguia enfrentar África do Sul, China e outros do gênero, quando pegava Colômbia ou Argentina B tinha sérios problemas. Imagine o Mano dirigindo o Brasil em Wembley contra a Inglaterra. É hora de nos comportarmos como gente grande.

          • Leandro Soares

            Se o J.M.M trouxer o Guardiola pro lugar do Mano(que ate acho que deixou uma boa base pra seleção, o problema não são os jogadores mas é que ele é péssimo em estrategia) vai fazer o nome dele na CBF
            Imagina o impacto que vai ter na imprensa internacional Guardiola tecnico da Seleção Brasileira e nos jogadores eles vão correr o dobro do que correm hoje vão querer mostrar serviço
            Tomara que se realize

          • janca

            Idem.

          • Alexandre

            Esse ponto levantado pelo Leandro é importante: do ponto de vista do marketing, chamar o Guardiola para a Seleção seria uma jogada de mestre. A imprensa mundial passaria a acompanhar in loco o nosso futebol.
            Até os jornalistas que estão criticando o Marin por ter enfim se livrado do Mano dariam o braço a torcer.
            Isso sem falar na parte técnica, pois ele é muito melhor que os técnicos brasileiros atuais.
            Lembrem do tão badalado Muricy dizendo que técnico bom é o que treina no Brasileiro, em entrevista no Mundial, e depois ficando apático no banco enquanto o seu time era engolido pelo do Guardiola.
            O Marin tem a chance única de escolher entre fazer História ou ter mais do mesmo.

          • janca

            Também acho que o Marin tem chance de fezer história ou pode acabar optando por mais do mesmo, o que seria uma pena.

          • t.

            escolher o guardiola como técnico da seleção brasileira, neste momento, é também mais do que fazer história: por muitos, guardiola é considerado atualmente o melhor técnico do mundo. ao escolhê-lo, a dupla que comanda a cbf estaria lavando as mãos por um eventual fracasso e se desvencilhando da responsabilidade, afinal, escolheram o melhor e este não conseguiu. na vitória, se autovangloriariam etc.

            pelo sim e pelo não, guardiola, hoje, se apresenta como o mais brasileiro dos técnicos.

          • janca

            Falou e disse. Também acho que o Guardiola o mais brasileiro dos técnicos, gostei dessa frase. Abs.

    • janca

      Queria ver o Guardiola. Mano já vai tarde. Marin acertou ao demiti-lo.

      • Rodrigo

        A gente pensa que quer o Guardiola, mas no fundo quer é o Barcelona. Isso viria incluso, hipoteticamente, no pacote?

        • janca

          Não, mas o Guardiola mesmo já deixou claro que é fã do futebol brasileiro, que o Barça se inspirava no futebol brasileiro _não no do time do Mano, claro_ e acho que poderia fazer um bom trabalho por aqui. Seria um projeto diferente e interessante pra ele e pra CBF. Precisamos oxigenar o ambiente…

          • Rodrigo

            Argumento sensato! Mas creio que ainda cabe uma contra-ressalva: preparar a maior seleção nacional para um Mundial, em que será anfitriã, dentro de dois anos é severamente diferente de treinar uma equipe que ele praticamente viu ser gestada no quintal de casa, ao longo de muitos anos, e num ineditismo sem precedentes. É isso que me deixa com um pé atrás. Fosse dois anos lá atrás, sem o Mano na parada, seria mais palatável. Forte abraço.

          • janca

            Seu dúvida. Seria uma aposta de risco. Mas a vida é um risco. E acho que a aposta seria válida.

          • Alexandre

            Há dois anos o Guardiola estava empregado. A hora é agora.

  • silvio

    Eu acho que é a hora de ligar para o Pep Guardiola e oferecer o cargo.

    • Jorge

      Concordo 100% !!! Guardiola para técnico da seleção!!!

    • janca

      Eu também.

      • Alexandre

        Janca,
        Ninguém melhor que você para começar a campanha Pep canarinho. 😉

        • janca

          Que seria bacana o Pep canarinho seria. Pelo menos eu acho, embora saiba que muita gente pense de maneira diferente, o que é mais do que natural. Abs.

          • Marcelo

            É Janca! Ajude-nos a começar uma campanha pelo Guardola na seleção! Aqui no lance foi divulgada a notícia que o Guardiola falou que aceitaria, na enquete do lance já da guardiola como preferido, mas os outros sites… globo.com, espn fazem enquetes sem o guardiola na enquete e por isso fica felipão na frente!
            Já compartilhei a notícia do lance no facebook e a comunidade guardiola na seleção agora! Todos deveriam fazer isso e mobilizar a imprensa o máximo que der por essa campanha!!!
            NOS AJUDE!!! COmeçe essa campanha que todos lhe seguiremos!!

          • janca

            Oi Marcelo. Não tenho essa força toda, não. Mas o Guardiola já sinalizou que estaria disposto a conversar mais de uma vez. Seria um desafio pra ele e uma ótima notícia para o Brasil, que deveria, a meu ver, bancar a aposta. Sobre os sites não levarem em conta nomes de fora, como o do Guardiola, que acho um tremendo profissional, é uma pena… Os tempos mudaram. Eu não descartaria um nome de fora, embora ainda haja alguma resistência não só na CBF _leia-se Marco Polo Del Nero_ como em parte da imprensa, como você vê, e da própria torcida.

    • Leandro Soares

      Tem que haver um jeito de fazer um movimento nas redes sociais para mobilizar a contratação do Guardiola O Jose Maria Marin não pode deixar essa chance passar

  • adams

    CBF agora é de Marin. Tá trazendo toda o staff paulista dele. Ou seja: a CBF vai ser uma ponta estendida da FPF. Qt ao técnico, duvido q ñ seja o Tite. Guardiola?? Putz, é sério isso, alguém querer esse técnico na sel. brasileira?? tem cada coisa q se ler na internet…

    • Joe LHP

      Que isso cara, o Guardiola vira com sua varinha mágica e transformara o futebol da seleção em um futebol moderno e vistoso de toque de bola, vai transformar o Lucas no Messi, o Sandro no Iniesta e o Jean no Xavi, dai vamos atropelar meio mundo.

    • Joe LHP

      Jornalista pelando o saco do Marin como se esse fosse um revolucionario do futebol, apoiando um ato meramente politico, irresponsavel, sem planejamento algum e as vespera de uma competição teste, o tal do Marin não passa de um filhote escroto da ditadura, que saiu da politica nacional para mamar nas fartas tetas da CBF junto do seu comparsa Marco Polo Del Nero que é tão safado quanto, vc como boa parte da imprensa é vendido e assim fazem dos diabos que ai estão verdadeiros anjos de candura.

      • Carlos

        Impressionante como alguns jornalistas que criticavam o Ricardo Teixeira agora se calam diante deste indivíduo, ex-vice de Maluf nos anos 80, artífice da Ditadura Militar que, se não for pior, é igual ao seu antecessor na CBF.
        Parece que funciona assim para alguns jornalistas: se o bandido é meu inimigo, vamos criticar, mas se o bandido for meu amigo… aí tudo bem, deixa pra lá!

        • Philipe_UDI

          A decisão foi completamente politica. Ainda bem que temos a ESPN para dar a cara a tapa.

          Pelo visto, o resto está ‘correndo’….

          • janca

            Claro, o trabalho do Mano Menezes à frente da seleção era sensacional…

  • JOAO PAULO BARROS – ACRE

    Sendo eu presidente, apostaria em PEP GUARDIOLA, mas como a copa é no BRASIL… a torcida iria vir com um bairrismo anormal. pois, ao meu ver é o tecnico mais carimbado que tem no “mercado”, se alguém convencer ele a sair do ano sabático…
    mas, como eu disse, a copa é no brasil…
    pois bem, com os nomes que temos aí, o que mais me agrada é o de MURICY, TITE e o de ABEL.
    se for levado em conta o momento de cada um. só q MURICY já recusou uma vez(e se arrependeu) e nao sei se teria outra chance…
    o ABEL é até um bom tecnico, mas nao é unanimidade entre os torcedores …
    já o TITE, vive o melhor momento da carreira, mas ele é uma especie de MANO MELHORADO… pois sou corinthiano e até hj, eu tenho um pé atrás com ele…
    por fim, temos FELIPAO E LUXEMBURGO…
    o primeiro leva a vantagem de ter trazido o penta em 2002 e desde entao nao conseguiu mais nada. e nem me fale em copa do brasil 2012… o mano também foi em 2009.
    além do mais, a CBF apostou em PARREIRA por ter ganho em 1994 e deu no que deu em 2010.
    -pra mim o LUXEMBURGO é um bom nome.
    sempre esperto, a 2 anos calçou as “sandálias da humildade” e vem sempre fazendo trabalhos regulares…

    só que ninguém me faz pensar o contrário de que PEP GUARDIOLA, seria o melhor nome pra 2014…pois, é só o que falta ele ganhar e seria uma “puta” motivaçao, que com certeza iria conseguir convence-lo a sair do ano sabático…

    • janca

      Duvido. Acho que a mentalidade do torcedor brasileiro mudou e ele, com o futebol globalizado, aceitaria sim um nome estrangeiro.

      • Cesar

        Marin se consagra politicamente se convidar o Guardiola e o Brasil for campeão. Pep tem o apoio da mídia e o brasileiro conhce o que ele conquistou em anos de Barcelona.

        Se for o Felipão, ou outro tecnico brasileiro, o mérito será todo do técnico. Ninguém lembrará do Marin.

        Se ele for esperto, “convoca” o Guadiola e entrega as chaves da seleção brasiuleira….Irrecusável

        • janca

          Também acho.

    • janca

      Do Brasil eu chamaria Abel Braga ou Vanderlei Luxemburgo. Terceira opção: Muricy.

      • Silvio

        Eu acho que se um Brasileiro for chamado vai ser o Felipão (eu levaria o Guardiola como já disse) ele está livre e acho que saio do Palmeiras com esse pensamento afinal era questão de tempo o Mano sair, apesar do time ter melhorado com o Kaká.

        • janca

          Sei não… E o Felipão saiu bem desgastado do Palmeiras, questionado, brigou com muita gente… Mas fez um ótimo trabalho em 2002, isso ninguém apaga, e teve uma passagem incrível por Portugal. Experiência ele tem de sobra.

      • Alexandre

        Luxemburgo tem altíssima rejeição na imprensa.
        Felipão ajudou a rebaixar o Palmeiras.
        Muricy está queimadaço no Santos (se bem que ele poderia levar o esquema Neymar+10, que ele adora, para a seleção).
        Tite renovou com o Corinthians.
        Abel renovou com o Fluminense.
        Sobra alguém?

        • Alexandre

          Se bem que o Dunga está por aí dando sopa… 😀

          • jose

            e o Luxemburgo assinou ontem um contrato de mais 2 anos pelo Grêmio. Então que venha Guardiola !!!

          • janca

            Mas o Dunga fez um trabalho muuuito melhor do que o Mano. Saiu execrado _a meu ver injustamente. Mas agora é hora de mudança. De olhar pra frente.

        • Renato

          na minha opinião, aqui no Brasil, Cuca, Jorginho Sombrancelha e Jorginho carioca são os melhores técnicos dos últimos anos.

    • Leandro Soares

      Tenho certeza que o Pep seria recebido de braços abertos élo torcedor brasileiro e serio ovacionado nos estadios basta que ele faça um bom trabalho
      Muita gente pensa que não mas um nome como o de Pep Guardiola mexe com o brio dos jogadores da motivação, futebol nós temos nossa seleção tem nomes otimos como o Oscar, Lucas e Neymar pra mim o trio da Copa no Brasil so precisamos de um tecnico ousado corajoso
      Pep com certeza tiraria o maximo deles e não com magica(como disse um amigo entusiasmado com a possibilidade assim como eu estou) mas sim com um poquinho de tempo e trabalho
      Quem no Brasil teria o impacto na seleção como nome de Guardiola??

  • Denis

    Qual é a sua seleção ideal???? Acredito no trabalho, nenhuma seleção que foi bem na preparação fez boa copa do mundo, vide a era Dunga… Na MINHA opinião foi precipitado (e cada um tem a sua), O Parreira por exemplo não fez um bom trabalho antes da copa de 94, mas ganhou né?!!? E agora coloca quem??? Ano que vem tem competição e ai??? Copa do Mundo!!! Agora chega outro que vai começar tudo de novo, pode até ser que mude o astral do grupo, mas em relação ao jogadores aposto (e com certeza ganho) que pelo menos 80% serão os mesmos!!! O que tem que mudar é gana, é vontade de ganhar dos jogadores!!! Temos talentos, mas falta a disposição de como por exemplo dos Argentinos!!! Como disse: MINHA OPINIÃO. Grande abraço.

  • gente o Parreira esta de bobeira ,o cara ja ganhou td ,chama ele e pronto

    • janca

      Não, o Parreira de novo não.

      • Silvio

        Concordo ele já deu oque tinha que dar.

        • Renato

          parreira? só pode tá de brincadeira… professor de educação física mais sortudo do planeta não, xará!

    • Alexandre

      Melhor ele de bobeira por aí do que de bobeira na Seleção…

  • Roberto Junior

    Janca, quem seria seu nome ideal pra substituir Mano?

    • janca

      Guardiola, como digo há tempos.

  • Marcos Vinícius

    Acho que Parreira e Felipão são os nomes mais fortes,mas tem tanto corintiano no diretoria da CBF que é muito possível que o próximo treinador seja o Tite,por mais absurdo que pareça.

    • Silvio

      O Corinthians avisou que não libera o Tite.

      • Rodrigo

        Até porque se, e sobretudo após um provável título mundial de clubes, Tite deve pensar bem se quer mesmo pegar a peteca por ora. Uma zebra e todos os seus méritos recentes perigam a ser apagados da memória futebolística popular.

      • Marcos Vinícius

        Graças a Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        • michael joshua

          Tite é do timão!
          E que se dane a seleção!

  • leandro aranha

    O pessoal do lancenet tem me decepcionado parecem estar defendendo um técnico amiguinho. então vejamos senhor João Carlos, quem são os ótimos técnicos no Brasil? O fato é que não temos time e temos técnicos todos do mesmo nível variando do medíocre até o bonzinho. Dentre os bonzinhos meu preferido é o Tite mas não acho que seja melhor do que Mano. Muricy , Felipão, Abel tem todos o mesmo nível e medíocridade jogando um futebol feio. E se for para ganhar com futebol feio torcerei para que jogar bonito seja Argentina, Espanha ou Alemanha.

    • janca

      Podemos contratar um técnico estrangeiro, por que não?

      • Renato

        concordo plenamente,
        acho estranho ninguém citar Cuca , Jorginho sobrancelha e Jorginho carioca, no meu ver esses sim tem um estilo diferente da retranca covarde dos demais técnicos, Tite, Muricy, Abel, será que esse futebol de resultado ia ser bom pra seleção ?

    • Silvio

      Contrata o Guardiola.

  • César

    Janca,

    Não foi tempo perdido. A seleção demorou, mais do que deveria, mas está montada. O cara trabalho, do jeito dele mais trabalhou. Quem te garante que seria diferente nas mãos de outros técnicos ? É falta de respeito com o profissional um comentários desses.

    Quem entrar vai convocar pelo menos 90% dos que lá já estão ou foram testados.

    O brasileiro tem que aprender a admitir que o mundo não é perfeito e a culpa ? Essa é dos nosso medalhões que não estão nem ai para seleção brasileira.

    Falo de Ronaldinho e Adriano. Assisti um amistoso da Inglaterra e vejo Gerrard carregando o time nas costas, tirando o peso de quem está chegando e impondo respeito.

    Já nos amistosos da seleção você vê uma torcida impaciente chingando, vaiando, fazendo chacotas e exigindo que Neymar vire Pelé e corra por trinta jogadores. É muita estupidez.

    O pior de tudo foi a CBF de Marin esperar o final do ano pra tomar alguma decisão, muita incompetência junta. Ano que vem tem Copa das Confederações e o Brasil já tem pretexto se não ganhar, não é assim que se faz ?

    Coitados de nós torcendo no próximo ano de novas experiências.

    • janca

      Desculpe, mas temos posições diferentes. Acho que o Mano fez um péssimo trabalho, embora o Brasil, depois dos pitacos do Marin, tenha melhorado nos últimos jogos. Mas mesmo diante da Argentina, convenhamos, não foi aquela partida, perdemos por 2 a 1, diante da Colômbia só empatamos, tínhamos que nos contentar com adversários do porte de um Iraque, um Gabão, uma China (com reservas) e outros mais. Sobre o amistoso contra a África do Sul, Mano tirou Neymar nos últimos instantes pra ver o jogador levar uma sonora vaia. Acha isso legal? Eu não. Como não gostei do Brasil na Copa América, por exemplo. Acho que o Marin acertou. Antes tarde do que nunca…

      • Marcos Vinícius

        Janca,concordo plenamente com você que Mano não deu um padrão de jogo à seleção. Mas é fato que ele deixou montada a espinha dorsal do time,em se falando de nomes de jogadores,você não acha?

        • janca

          Mais ou menos. Até o início de agosto, por exemplo, Kaká não servia, ele queria usar só os novos, Marin interferiu, começou a fazer uma mescla… Mano convocou jogadores demais, não encontrou o goleiro _inclusive na Olimpíada, quando isso nos prejudicou muito_, enfrentou times fracos no segundo semestre e quando pegou mais gabaritados, caso de Colômbia e da Argentina B, em Buenos Aires, não venceu. A exceção e a melhor partida do Brasil sob seu comando, a meu ver, foi a contra o Japão, quando nosso esquema encaixou. Ms não foi testado contra seleções de primeira.

    • Silvio

      Eu acredito que grande parte dos jogadores serão os mesmos, oque faltou com o Mano foi padrão de jogo e tática de equipe. Isso com os mesmos jogadores outro cara pode acrescentar ao time.

      • janca

        Faltaram mesmo padrão de jogo e tática para a seleção.

        • Rodrigo

          Que pra mim são o ponto fundamental da questão a partir de agora.

          • César

            Mano começou uma equipe do zero,

            Ele não pegou um meio campo e deu uma ‘ajeitada’. Isso demora meio campeonato para encaixar. Imagina só na seleção brasileira onde você faz um jogo aqui, outro acola e com um monte de corneteiros que se acham mais técnicos que Tele Santana ?

            Padrão tático já tem, o que difere são as peças que ele coloca ou não, com Kaká o time ganhou mais respeito, por exemplo.

            Mas são opiniões, abraço.

      • Leandro Soares

        exatamente o mano convocou certo mas estrategia não é seu forte

  • Fábio Vieira

    Boa tarde, Janca
    Discordo totalmente da demissão do Mano, e vou explicar porque, pois o Brasileiro quando trata do esporte Futebol sofre de amnésia:
    1°- Ele teve a difícil missão de, pela primeira vez na história, reformular um time inteiro, e detalhe, a pedido do povo, pois todos criticavam exaustivamente a seleção de Dunga, e não se faz uma reformulação do dia pra noite com uma seleção, pois ela não treina todo dia pra pegar entrosamento.
    2°- Ao contrário do que todos os torcedores imediatistas falam, não acho que o Mano convocou jogadores por interesse de empresários, Mano convocou pela primeira vez: Paulinho, Neymar (este que o povo caiu matando em cima do Dunga pq não levou), Oscar, David Luiz, Leandro Damião, Hulk, Marcelo, pra mim, convocações extremamente corretas. E digo mais, como podem falar que essa safra é ruim? Pra mim são todos jogadores de ponta.
    3°-Uma administração profissional só manda embora um treinador de Seleção quando os resultados de seu trabalho não são suficientes, e no meu entender a seleção começou a colher os frutos do trabalho e mostrar evolução somente neste segundo semestre de 2012. E neste caso pra mim a conclusão é simples: trata-se de um Presidente extremamente “amador”, cercado de aliados “amadores”, e que, somente mandou embora para aclamar a opinião publica (torcedores), ou seja, um torcedor Presidente. Se fosse pra mandar embora por um trabalho negativo, porque não o fez quando Mano perdeu a Olimpiada?
    Só peço que esse amador não tire o Tite do Corinthians para atender os seus caprichos…..

    • César

      Concordo com você, a demissão de Mano é no minimo sem sentido.

      Com a entrada de Kaka melhorou muito. O Mano pode não ser o melhor técnico do mundo, mas estava fazendo o seu trabalho e tinha tudo para fazer uma boa Copa das Confederações.

      Acho que o Tite não vai sair do Corinthians, lá ele tem prestigio e segurança.

      Está mais para o Muricy que tem preferência dos São Paulinos e não está TÃO feliz assim no Santos. E ele é um ótimo técnico, mas não acho que fará tão diferente do que o Mano vem fqazendo.

      • Senhores, para mim, resultados expressivos seriam contra a Argentina “oficial”, Alemanha, Inglaterra, Holanda. Ganhar de Gabão, Japão, Irã, até a minha querida Ferroviária de Araraquara tem obrigação de ganhar. E ganhar bem!

        Ele teve a chance dele e não aproveitou da melhor maneira. Achar que Leandro Damião é jogador de seleção, acreditar que Neymar é o melhor jogador do mundo, que aquele goleirinho Diego Alves joga alguma coisa, vou te contar viu. Leandro Damião é jogador de clube. E de clube brasileiro. Qdo for para Europa, vai virar um daqueles jogadores que de vez em qdo alguem lembra dele, como o Luis Adriano do Shaktar, que só lembraram dele pq ele não “respeitou” o fair play num jogo da UEFA. Neymar tem o rei na barriga e só joga contra XV de Jaú, Barbarense e cia ltda. Qdo é para resolver na seleção, nada faz.

        Eu tenho plena certeza que a CBF tomou a melhor decisão. Uma pena ter sido tardia.

        abs,
        FJR

        • janca

          Não sei se a Ferroviária ganharia não _rs. Na verdade eu nem gosto de discutir tanto a questão de nomes pras convocações, seleção cada um tem a sua, o Neymar, por exemplo, joga muuuuito. Mas acho que a CBF tomou mesmo a melhor decisão. Antes tarde do que nunca. Abs.

    • janca

      Boa tarde, Fábio. Eu concordo com a demissão. O Mano não precisava jogar todo o trabalho do Dunga no lixo, não conseguia enfrentar seleções de primeiro nível, foi um fiasco na Copa América, mostrou-se inseguro na Olimpíada, com a contusão do Rafael ficou sem um goleiro em que confiasse, fez muito pouco em mais de dois anos de seleção. Com todo respeito, já vai tarde.

    • Eduardo Junior

      Cara, até concordo em partes.

      Mas pra mim já errou em convida-lo, sem bagagem nenhum internacionalmente como tendo seu maior título a coba do brasil, sendo que tinha vários treinadores com mais bagagem que ele.

      O trabalha evoluiu agora nos 45 minutos do segundo tempo. A reformulação subiu muito a sua cabeça e o time só melhorou quando começou a convocar jogadores da era Dunga, mais precisamente Kaka, foi quem deu uma guinada na Seleção.

      Existem vários outros jogadores que estão se destacando pela Europa e ele não convoca.

      Ex. Hernandes da Lázio, Miranda do Atlético de Madri, por que o David Luiz esta mal, e Castan?

      Enfim, nunca uma convocação será unanimidade, mas ele superou todas.

      O Dunga provou que tava certo em não levar Neymar e nem Ganso, pois eles não conseguiram nem deslanchar nas olimpíadas mesmo pegando mais bagagem, quanto mais numa copa do mundo.

      E outra, quem criticou o trabalho de Dunga foi a mídia patiada, pois ele não dava regalias a ela.

      Enfim, vou falar com vc o que lí de um comentarista, e concordo: técnico de seleção tem q ter dna de seleção, Dunga tinha, Parreira tinha, dentre outros.

      • janca

        Ele demorou muito pra começar a mesclar a nova safra com os veteranos, vide Kaká, que só foi convocado por interferência do próprio Marin.

  • FLAVIO

    Quem tinha raiva do ricardo teixeira vai ficar com saudades!! Quem viver verá!! E não adianta abraçar as idéias da imprensa rosa porque eles só estão preocupados com timeco deles que está na graaaande copa sulamericana!!

  • Eduardo Junior

    O ideal seria o Pep Guardiola, acho que seria unanimidade em todo brasil.

    Sinceramente? os únicos técnicos capazes de devolver para o brasil a sua característica é
    Vanderlei Luxemburgo e Ney Franco (técnico nacional), porém o Ney quem sabe em 2018, ainda ta cru, mas montou uma boa base sub 20, é um técnico padrão europeu, tem feito um bom trabalho no tricolor, e acredito muito que se ele fosse o técnico da olimpíada o Brasil seria campeão, mas o Mano roubou todo seu trabalho para ganhar crédito e se ferrou.

    E o Vanderlei é aquilo, quando quer ser técnico resolve, mas quando quer ser outra coisa…

    Felipão e guerreiro, vai peitar as influências da CBF e cia, vai convocar aqueles que realmente acham q são melhores e não tem mede de estrela como o Mano tem, ex. tinha partidas que o Neymar não tava jogando nada, mas o Mano não saca de jeito nenhum, dentre outros queridinhos. (Neymar é o melhor jogador, mas e garoto e não tem bagagem internacional para ser protagonista, e só fazer um levantamento de todos seus jogos que em poucos ele foi protagonista).

    Felipão e preto no branco.

    Muricy e Tite não gosto de seus estilos, o time joga para o resultado.

    Abel já é meio termo, resultado e técnica, e tem uma boa bagagem, nacionalmente e internacionalmente.

    Sinceramente? eu prefiro Abel.

    Não coloco Pep Guardiola por que duvido que a CBF em coragem de encarar a crítica de todos os técnicos e seus protegidos em convidar um técnico estrangeiro, e fora que também duvido que o Guardiola aceitaria, ainda mais esse rojão que é o Brasil, numa copa dentro de casa.

    • janca

      Eu queria muuuito o Guardiola dirigindo o Brasil. Entende de futebol, gosta de futebol-arte, o que costumávamos praticar, tem postura, personalidade, seria uma ótima aquisição pra 2014.

  • Juninho

    #GUARDIOLA_JÁ!!!!!!!!!!!!!

    • janca

      Concordo.

  • Janca, boa tarde!

    Mais uma vez, sua matéria está de parabéns.

    Finalmente alguém da CBF tomou uma atitude decente. Uma pena que foram anos perdidos. O que espero que aconteça é a CBF fazer o destrato com a empresa que gerencia os amistosos da seleção e começar a acabar com essa palhaçada de jogar fora do país e ter esses adversários pífios. Outra aberração que deveria acabar é esse torneio de Superclássico das Américas. Acho o cúmulo do absurdo um jogador se sujeitar a jogar nesse catado sem esperanças de jogar no time dito titular. Sem falar no desrespeito aos clubes desses jogadores.

    Já se foi cogitado a seleção nacional tendo o Guardiola (ex-Barcelona) como técnico. Particularmente acredito que seja improvável, mas não temos técnicos de renomes atualmente. Felipão parou no tempo, Muricy talvez dê certo, Luxemburgo já teve sua chance e jogou no ralo, falar de Tite é brincadeira pois jogaríamos com apenas um atacante, 3 volantes e uma linha de 4 na zaga.

    Gostaria de ver Guardiola na seleção. Se no Barcelona ele fez miséria, imaginemos ele podendo escolher os jogadores sem custo algum?

    E temos que lembrar, também, que Guardiola foi citado em alguns clubes nesse final de ano, dentre eles o Chelsea e ele prontamente os recusou.

    abs,
    FJR

    • janca

      E brasileiros que encontraram o Guardiola em Nova York recentemente _até cheguei a escrever um post sobre isso, o “Estadão”, salvo engano, também mencionou_ perguntavam de um possível convite para a seleção e ele mostrava interesse. Claro que na hora de negociar a história é outra. Mas seria um tremendo desafio para o Guardiola, que é um baita treinador e admira o futebol brasileiro. Aquele de Telê e Cia., o futebol bonito que já jogamos um dia e temos condições de jogar de novo. E que o Barça, nas mãos dele, também jogava. Concordamos sobre o Guardiola. Ele faz miséria, como você escreveu. Grande abraço, Janca

  • Rodrigo

    – O problema agora é que, o que quer que aconteça com a seleção até 2014 será culpa do Mano. Se ganhar a Copa, foi porque o Mano saiu cedo; se perder, foi porque saiu tarde.

    – Guardiola? Racionalmente falando, não rola. Está todo mundo muito idealista, pensando que é só ele chegar que aquelas maravilhas todas acontecerão. Tinha mais coisa por trás. Primeira decepção e o mesmo pessoal que hoje quer ele vai vaiar. Aposto. Aliás, não é uma reclamação corrente que a seleção anda “européia” demais?

    – Muricy? Beleza, mas é oito ou oitenta; ou dá maravilhosamente certo ou esculhamba de vez com tudo. Isso porque ele não é muito maleável com um monte de gente dando palpite. Não é ambiente de clube.

    – Na minha opinião o Felipão é o mais adequado. Tem baixa rejeição, alguma moral, além de já saber o caminho das pedras, mas sem ter aquele excesso de monasterismo do Parreira, por exemplo. Quem critica pela atuação no Palmeiras é porque não se lembra ou não assistiu 2002. O Palmeiras já estava uma draga lascada antes dele chegar e, sob o comando dele, até que conquistou muito.

    • janca

      Só uma coisa em relação ao que você diz. Não acho que tudo o que acontecer com a seleção até 2014 será responsabilidade do Mano. O Mano foi responsável pela seleção até aqui, já não é mais. Sobre os nomes brasileiros, Muricy, Felipão, Luxemburgo ou Abelão, cada um tem sua opinião. O Parreira que acho que já deu pro gasto, especialmente depois de 2006, mas também por conta do trabalho que fez (ou não fez) com a África do Sul em 2010.

      • Rodrigo

        Oi Janca, quanto ao Mano, me refiro ao senso comum, que, acredito, periga, sim, crucificá-lo. Tipo ser o pênalti perdido do Zico, ou a convulsão do Ronaldo, com o agravante de o Mano não ter sido nenhum dos dois pra contrabalançar. E concordo quando você diz que ele estava verde pra seleção (e olha que eu sou corintiano!).

        Quanto aos prováveis substitutos, a lista é esta aí mesmo, mas é bom ter um pé atrás. Nós, amantes do futebol, temos a mania de privilegiar o técnico que está bem, o que pode ser perigoso. O Abel, por exemplo. Está bem, mas o puta dum elenco que ele tem na mão facilita muita coisa. Mas, noutras vidas, a cabeça dele rolou por muita caca feita. E boa fase por boa fase, até o Tite entra no bolo. Idem Luxa, e seu (pretenso?) excesso de didatismo etc. Forte abraço.

        • janca

          Crucificá-lo acho que não, Rodrigo. Ele poderia ser crucificado, isso sim, se continuasse mais um ano e meio dirigindo a seleção dessa maneira, pelo menos eu acho. E o Zico é muito maior do que aquele pênalti, assim como o Ronaldo é maior do que aquele suposto colapso, tanto que em 2002 deu a volta por cima. A carreira do Mano não acabou. Na seleção é que não dava mais.

  • Claudio

    Boa noite Janca…Leio que a maioria esmagadora foi a favor da demissão de Mano…Quem diria as redes sociais estão bomobando com esse fato!!!!!

    O Romario desafeto do Mano ficou todo satisfeito…

    Não sei ate quando isso é bom ou ruim a menos de dois da copa…Eu gostaria de ver o Tite ou Abel na seleção…O Muriçoca caiu um pouco e recusou uma proposta da seleção…O Felipão em baixa tambem não vejo com esse perfil de seleção apesar de ter ganho em 2002..

    • janca

      É, o pessoal está comemorando, sinal de que o Mano não era muito querido como técnico do Brasil. Romário, então, deve estar bem satisfeito mesmo. Esse bateu forte no Mano…

  • Claudio

    Pep Guardiola é um bom nome mas duvido muito que ele vai pegar esse abacaxi chamado seleção brasileira…A Europa é muito melhor pra ele do que encarar o ze da medalhas e seus bibelos..Guardiola é esperto e não vai entrar nessa barca furada e sujar sua carreira tão grandiosa.

    • silvio

      Ele já falou que se for chamado aceita e vai ser campeão do mundo.

      • janca

        É a capa do LANCE! de hoje.

  • Flavio Rodrigues

    Discordo, não sei o que esperam, um seleção voando faltando 2 anos pra copa? Não acredito em milagres, como já falei aqui acho que o trabalho se faz de médio a longo prazo. Será que ninguém vê isso? Qq que seja o próximo técnico, Campeões do Mundo ou não, o amadorismo desses dirigentes ultrapassados é o que vai prevalecer. A CBF mostrou mais uma vez que estamos ferrados! Por essa e outras que nosso futebol estará sempre no buraco. Da forma que foi, estou indignado!!!

    • janca

      Mas se o trabalho não está sendo bem feito, não vem produzindo resultados, há uma hora de mudar a rota. É o que a CBF está fazendo. Não dá pra morrer abraçado com o Mano só porque ele desperdiçou dois anos e pouco de trabalho.

  • Marcelo

    Janca, me diz uma coisa…Pep Guardiola vai jogar? Sinceramente dá impressão que esse cara é o melhor do mundo do jeito que está sendo falado. Não concordo com isso. Ele foi técnico do melhor time do mundo, o Barcelona, time esse que já estava montado há anos; além de montado era um time que já tinha estrutura e forma de jogar definidas há muito tempo. Sinceramente, técnicos não ganham jogo, mas com certeza perdem. Guardiola se for técnico do Brasil, não fará Neymar jogar como Messi, ou Ganso como Xavi ou Iniesta. O que faltou para Mano, foi o fato dos jogadores brasileiros vestirem de verdade a camisa canarinho, como se segunda pele o fosse. Todos os técnicos de ponta brasileiros (Muricy, Tite, Abel) são retranqueiros, e desses, alguns até mais do que o próprio Mano; um técnico que tentaria um esquema mais aberto seria o do Flamengo (do qual esqueci o nome), mas esquema aberto (para jogador brasileiro soa, como “não preciso marcar – e aí todos sabem o resultado). Em suma, não concordei com a demissão do técnico, em vista de que o objetivo do mesmo, era ser campeão em 2014, e não ganhar da seleção B portenha.

    • janca

      Mas se não ganha nem da seleção B portenha, como você mesmo coloca, vai pensar em ganhar a Copa? Não estava fazendo um trabalho pra isso… Pra chegar bem à Copa, digo. E como você mesmo colocou técnico não ganha jogo, mas perde. E Mano mostrou isso na seleção: perdendo de times nível A e vencendo times nível C, D ou E.

      • Marcelo

        Dunga não perdeu nenhuma competição importante (a não ser a Olimpiada) e do mesmo jeito foi expurgado pela imprensa..isto é, ganhou tudo na fase preparatória, mas perdeu a copa, e dessa forma foi eleito o bode expiatório. O que quero dizer com isso é o seguinte: não basta ganhar jogos amistosos contra grandes seleções, tem que ganhar a competição mais importante, leia-se copa do mundo…e isso, basta lembrar, tanto a seleção de 94, quanto a de 2002 o fizeram, mesmo sem terem empolgado durante a fase da preparação. Brasileiro, tem a péssima mania de acreditar que o Brasil tem que ganhar de todos, goleando, fazendo firula…Mano teria tanta chance de ser campeão, quanto o próximo técnico…, visto que, nenhum destes outros “professores” (incluo o Tite no meio – sou corinthiano), é muito diferente de Mano…..

        • janca

          Não é bem assim. A seleção de 82, que não ganhou a Copa, é lembrada com muito carinho até os dias de hoje.

  • Everton Martins

    Eu gostei muito da demissão do Mano, não dava mais, mas confesso que fiquei com medo ao ver o comentário na imprensa, de que Luis Felipe Scolari poderia assumir. Eu acho que não teria mais saco para ver uma seleção brasileira com três zagueiros, Três volantes e um esquema defensivo ferrenho, sem contar que ele é capaz de convocar Luan, Jão Vitos e esses “grandes jogadores” que ele tanto fez questão de trazer ao Palmeiras e tanto gosta.

    • janca

      Risos…

  • João

    Antigamente eu não via com bons olhos um técnico estrangeiro na seleção brasileiro. Hoje eu penso diferente! Técnicos estrangeiros que assumiram cargos aqui no Brasil fizeram ou fazem, em regra, um grande trabalho, dentre eles o Rubem Magnano, no basquete, e aquele da seleção de ginastica, um ucraniano, que não sei o nome. Acredito, inclusive, que se trouxessem um técnico estrangeiro de ponta, como o guardiola, talvez ajudasse na modernização do sistema tático do futebol brasileiro, mazela quase sempre levantada por muitos aqui no Brasil. Nada contra o Muricy, Tite ou Scolari, mas acredito que agora é a hora de apostar no nome de um estrangeiro, principalmente se for o Guardiola. Com a vinda dele e se o mesmo apresentar um bom trabalho, talvez ele possa ajudar a resgatar um pouco do antigo futebol brasileiro bem jogado, proposta que é diferente dos técnicos brasileiros de hoje, os quais na maioria são mais preocupados em ganhar de meio a zero, chegando ao extremo de alguns afirmarem que se quer ver espetáculo que vá pro show da Ivete Sangalo!

    • janca

      Eu também acho que chegou a hora de apostar na renovação, num nome de fora, um estrangeiro. Há ótimos nomes na Europa, inclusive de sul-americanos. Acho que a mentalidade do brasileiro mudou. Há alguns anos seria quase inadmissível, se não inadmissível, um técnico estrangeiro comandando a seleção. Hoje, talvez devido à própria globalização do mundo e do futebol, já não vejo assim, acredito que boa parte dos brasileiros aceitaria um nome de fora, que nos ajudasse a resgatar um pouco do nosso futebol.

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA,SO ESPERO UMA COISA QUE NAO INVENTEM DE TIRAR TITE DO CORINTHIANS,SE A CBF QUISER QUE PAGUE A MULTA RESCISORIA(SE O TITE ACEITAR)NAO DA PRA ACEITAR PERDER O TECNICO Q FEZ O TRABALHO QUE FEZ DE GRAÇA ARRISCANDO-SE A POR TUDO A PERDER E ALEM DISSO EM TEMPOS RECENTES A CBF TIROU 2 TECNICOS DO CORINTHIANS(MANO E LUXEMBURGO)SE QUISER UM TECNICO QUE VA TIRAR DE OUTRO CLUBE DO TIMAO E INADMISSIVEL.APROVEITO PARA PARABENIZAR A DIRETORIA DO CORINTHIANS QUE JA AVISOU QUE NAO LIBERA!!!!!CHEGA DO TIMAO SER A CASA DA MAE JOANA!!!!!

    • ALESSANDRO

      E ANTES Q FALEM QUALQUER COISA EU QUERO E MAIS QUE A SELEÇAO SE EXPLODA ELA E OTIMA SEM PREJUDICAR O TIMAO!!!!!!!

    • janca

      Gosto do Tite, mas duvido que a CBF o tenha como primeira opção, ainda mais depois da experiência fracassada com o Mano, oriundo do próprio Corinthians. O Marco Polo Del Nero gostaria de ver o Felipão dirigindo a seleção. Tite não é, pelo que me consta, nem a primeira nem a segunda nem a terceira opção. E o corintiano, aliás, xingou muito Tite no início do ano passado. Teve méritos, no caso do Tite, o Andrés Sanchez de segurá-lo.

      • ALESSANDRO

        BOM DIA JANCA TORÇO PRA QUE NEM ESTEJA SENDO LEMBRADO PELA CUPULA DA CBF,E QUEM XINGOU O TITE E PQ NAO CONHECE DE FUTEBOL EU SEMPRE GOSTEI E ADMIREI O TRABALHO DELE E SEMPRE ACHEI QUE DARIA BONS FRUTOS.O QUE NAO QUERO E QUE DEPOIS DE ACHAR O TIME E O PADRAO DO TIME VENHA A CBF CHUPIM E LEVE EMBORA,PRA MIM SELEÇAO POUCO IMPORTA RARAMENTE ASSISTO OU TENHO INTERESSE PELA SELEÇAO.O LUGAR DE LE E NO TIMAO E SE TIRAREM ELE PRA SELEÇAO NAO SO EU MAS A MAIOR PARTE DA TORCIDA VAI FICAR CONTRA A SELEÇAO.

        • janca

          Pra você pouco importa, mas será que para o Tite pouco importa? Respeito sua opinião, claro, mas se a CBF e o Tite se acertarem e o Corinthians liberar isso faz parte do jogo.

  • striknight

    Ainda faltou o lixo do teixeira tem que tirar o andres de la tambem , ao meu ver guardiola seria a melhor opção para o futebol brasileiro porem acredito que quem seja chamado seria o Felipão que agora esta desempregado.

    Tite para a seleção ainda considero fraco , assim como Abel braga e muricy todos são mereçedores da vaga mais acredito ainda não ser o momento deles.

    Luxemburgo ja esta ultrapassado.

    Lembrando tem que só falta o andres agora

  • Augusto

    Janca,

    Queria Guardiola. Ou Autuori. Mas aposto em Scolari em 1o lugar, Muricy em 2o, Tite em 3o.

    • janca

      É possível. O nome do Felipão surge forte… Mas ainda assim prefiro o Guardiola.

  • Marcelo

    Janca!
    Ajude-nos a começar uma campanha pelo Guardola na seleção! Aqui no lance foi divulgada a notícia que o Guardiola falou que aceitaria ( http://nolance.net/TaPCzX ) .Na enquete do lance já da guardiola como preferido, mas os outros sites… globo.com, espn fazem enquetes sem o guardiola na enquete e por isso fica felipão na frente!
    Já compartilhei a notícia do lance no facebook e a comunidade guardiola na seleção agora! Todos deveriam fazer isso e mobilizar a imprensa o máximo que der por essa campanha!!!
    NOS AJUDE!!! COmeçe essa campanha que todos lhe seguiremos!!

    • janca

      Enquete só com brasileiro fica defasada, você tem razão, Marcelo. Mas gostaria muito de ver a CBF dando um passo à frente e quebrando esse paradigma, apostando num técnico estrangeiro do calibre de um Guardiola pra comandar o Brasil na Copa.

  • RODOLFO

    APOSTO NO FELIPÃO…

  • Ton

    Acredito que para reconquistar a torcida, é preciso resgatar a mística da seleção canarinho e pelo que vi no lance, Pep Guardiola já está cantando “Esse cara sou eu”………………
    Alguém pode dizer que no Barça ele tinha Messi, Xavi, Iniesta……. e daí?

    Na nossa seleção ele vai ter Neymar, Lucas, Paulinho……..O brasileiro é exigente ao extremo, temos totais condições de enfrentar quaquer adversário com os jogadores que temos! É perfeitamente possível estabelecer um padrão de jogo alá Fúria, valorizando a posse de bola, toques rápidos e a ofensividade.

    Mas se a ecolhar for por Felipão, Tite ou Muricy não acredito que vá mudar alguma coisa!

    • Ton

      E completando….Guardiola seria a melhor opção porque o mais importante no momento é “resgatar o nosso estilo de jogo”

      A seleção de 1982 não ganhou a copa mas é lembrada com carinho até hoje por brasileiros e estrangeiros pelo futebol que apresentou com Telê, o mesmo que perdeu duas copas seguidas e mesmo assim tinha seu nome gritado pelos torcedores no começo dos anos 90.

      Por tudo isso, entendo que não deve assumir nenhum técnico gaúcho porque eles são todos retranqueiros!!!

      • janca

        Não dá pra generalizar, nem todo técnico gaúcho tem o mesmo estilo de jogo. Aliás, salvo engano, poucos dizem isso mas o Cláudio Coutinho era gaúcho, não? Apesar de ter morado muito tempo no Rio. E, a seu modo, mexeu muito com o futebol brasileiro, embora não tenha sido compreendido _inclusive por mim, que era criança naquela época_ quando comandou a seleção na Copa de 78.

    • janca

      E ele mesmo (refiro-me ao Guardiola) já disse que é fã do futebol brasileiro. Aquele bonito dos anos 70 e dos tempos de Telê, não o praticado pelo Mano.

      • valter

        Guardiola era fã da seleção de 70(Pelé, Gerson, Rivelino, Tostão, Clodoaldo, PC Caju, Piazza….). Até o Zagallo conseguiu ser técnico. E se o Guardiola fosse tão bom. ainda estaria no Barcelona.

        • janca

          Foi ele quem quis sair, achou que o ciclo estava encerrado.

        • silvio

          E ganhou tudo no Barcelona diga-se de passagem.

  • carlos mau

    por favor traz o Guardiola

  • sandrofla

    Bom dia Janca.
    Também gostaria muito de ver o Pep Guardiola a frente de nossa seleção pois voltariamos ao futebol arte, alegre e bem jogado.
    Imaginem Oscar, Lucas, Neymar, Paulinho sendo comandados pelo competente Pep…volto a acreditar na seleção se Marin for mesmo inteligente e contratá-lo.

    • sandrofla

      …pode também não dar certo mas a certeza de que com o Mano não daria é real!

      • janca

        Nunca se sabe, de repente com o Mano ganharíamos a Copa, impossível não era. Mas seria muito difícil, pelo menos do jeito que vínhamos jogando. Corríamos sério risco de dar vexame…

    • janca

      Eu também gostaria muito, poderia ser uma revolução pro nosso futebol, que necessita de um choque, Sandro.

      • sandrofla

        Você ver que uma possível chegada de Pep na nossa seleção já mexeu com todo o Mundo esportivo…os jornais da europa não param de comentar!

        • janca

          Estou acompanhando…

  • wellington

    Janca desculpe a sinceridade,mas nunca ouvi tanta baboseira sua. nosso melhor goleiro é o Diego, nosso melhor atacante, Fred ou Luiz fabiano o fim pra qm ja teve Ronaldo, Rivaldo ou Pelé, a zaga é o fim, seus zagueiro sofrem, seja o DAVI como o Thiago, no meio o unico q c salva é o Paulinho e olhe la, depender de Oscar e Lucas é o fim msm …o mano tem culpa tbm ..mas não pode fazer milagre cm o lixo que temo hj…fazer frente cm a as melhores seleções do mundo vamos ter sorte de passa das quartas em 2014……

    • janca

      Eu acho a zaga muito boa, não acho que dependamos só de Oscar e Lucas, você tem uma visão, eu tenho outro. Se acha a minha uma baboseira total, ok, quem sou eu pra contestar? Opinião é livre e cada um tem a sua.

  • TRICOLOR PAULISTA

    Janca, sinto falta dos seus comentários inteligentes e bem humorados no SPORTV. Quanto ao Mano, vida que segue. Que venha quem realmente tenha uma história de conquistas em grandes torneios, porque o que sai agora não ganhou nada de expressão.

    • janca

      Também acho, Tricolor. Sobre comentários inteligentes, menos, por favor, mas o bom humor eu conseguia manter. Apesar das críticas. E espero que o Mano siga adiante, que tenha aprendido lições da experiência, que não deve ter sido fácil, e que o Brasil se acerte também, porque não vinha num caminho legal _pelo menos eu via assim. Grande abraço, Janca

  • E OS JOGADORES NINGUÉM CRITICA?

    Sobre a demissão do mano, eu acho faltou coerencia da cbf e da maioria da imprensa brasileira, que concordaram com a sua demissão.Desde a epoca do Dunga na seleção, a imprensa brasileira criticava as convocações do Dunga, pedia por exemplo que o treinador brasileiro convocasse as revelações neymar e ganso,o mano assumiu a seleção e na primeira convocação, escalou o time que a torcida e a imprensa queria, no amistoso contra os estados unidos e venceu jogando bem,na primeira competição oficial o mano manteve a mesma base, mas os jogadores que na minha opinião são os maiores responsáveis, negaram fogo contra seleções fraquíssimas como Paraguai,Venezuela,eu acho muito facíl jogar toda a culpa no mano,ele não joga,convocou e escalou o time que a torcida e a imprensa queria,já não esta na hora da imprensa esportiva brasileira, parar de babar o ovo dos nossos jogadores e enxergar a realidade, que na hora da verdade esses jogadores pipocam,claro que a demissáo do mano foi politica do Marin e do vice presidente da cbf visando as proxímas eleições da entidade,vergonhosamente já começou a guerra para as eleições da cbf.

  • Ado Marcelo

    O problema é que o trabalho na seleção é muito fracionado., o treinador faz uma convocação a cada mês no máximo e tem poucos dias para treinar uma equipe. O Mano entende de tática, conseguiu dar um padrão tático ao Corinthians, porém isso exige treinos diários. Não é a toa que a seleção quando foi campeã sempre saiu do Brasil sob forte desconfiança, mas depois durante o período de treinamentos que antecede a copa, firmou-se e conseguiu o título.
    O erro do mano e de quase todo treinador é o número de jogadores convocados, mais de 100 com o Mano, por que veja, se já é difícil dar padrão a uma seleção com poucos dias de trabalho antes dos jogos, é ainda pior quando essa seleção muda constantemente. Faltou convicção ao treinador nas convocações, não sei que tipo de pressão sofre, mas se permite influencia externa, então merece mesmo perder o emprego.
    O próximo treinador da seleção que escolha uns 40 jogadores no máximo para trabalhar e siga com esses, tenha convicção naquilo que faz e não se deixe influenciar por opinião ou pressão externa e interna. E pouco antes da Copa se tivermos algum jogador arrebentando e que ainda não faz parte do selecionado, então traz esse cara, mas a seleção já terá então um padrão de jogo, e um ou dois atletas que chegarem, não vão fazer mudar o jeito de jogar.

  • Rafael_TricolorBSB

    Janca,

    Quanto ao trabalho eu concordo, não foi bom, mas o momento completamente inadequado. Duvido muito que não seja uma decisão politica. Demitiram o cara quando a seleção mostrava seu melhor desempenho, quando as coisas se acertaram mais. Já sei, vc vai falar que só bateram em bebado neste 2 semestre, mas então, pq não demitiram antes?
    Quanto ao material humano, na minha opinião nenhum técnico que assumir tem condições de ser campeão em 2014. Temos uma seleção MUITO inferior a Espanha, Alemanha e Holanda, e ainda temos rivais de peso como Argentina, Uruguai, França e demais.

    Felipão? Decadente. Seus últimos anos foram pífios.

    Muricy? Sei não…nunca montou times que joga bonito, mas sim vencedores. Aqui não basta, vide Dunga, que teve um desempenho fenomenal e foi eliminado da Copa por conta de duas falhas do seu goleiro e é/foi EXECRADO pelos formadores de opinião.

    Tite? Por incrível que pareça, é o que vive o melhor momento dos mais cotados. Mas vai se queimar coitado…

    Guardiola? Acho que a maioria aqui não acompanha futebol europeu. A maneira de se treinar o time e de trabalhar no dia a dia são completamente diferentes da nossa cultura. Os auxiliares do Barça viriam? Não. E quem daria treino, já que lá funciona assim? Nego acha que ele montaria um time próximo ao que é o Barça, e isto beira a piada. O cara tinha a equipe para trabalhar diariamente, e aqui ele vai se encontrar com os jogadores durante 3 dias a cada 2 meses? Ou vcs acham que na preparação da Copa das Confederações já seria possível montar algo parecido com 30% do que foi o Barça? Respondo: Não. Fora a diferença gritante no nível dos jogadores…

    Não temos material humano bom, é uma das piores safras. Todas as esperanças estão depositadas em um menino de 20 anos. Faltam nomes de peso. E estes nomes deveriam ser R10, Kaká, Adriano e cia. Mas, sabemos que não são.

    Eu gosto tanto da seleção, que por mim poderia ser o Péricles Chamusca!

    • Vaz

      Perfeito meu caro e acrecentaria apenas um ponto. A eterna politicagem da CBF pautada por uma guerrinha chata e tola de dois dirigentes do futebol paulista e em prejuízo do futebol e da seleção brasileira.
      Não estranhem se Ney Franco for o técnico (nada contra ele mas nada a favor, é mais um sem bagagem para tal e que corre o risco de assumir) em mais um lance político que começa com uma reunião não na CBF como seria o correto mas sim na Federação Paulista, fora de época e contexto (isto deveria ter acontecido depois da Olímpiada) e com a participação do presidente da FPF que ninguem explicou o que fazia nesta reunião já que seleção é assunto da CBF. Onde estava a diretoria e equipe técnicca da CBF? Por que reunião em São Paulo? Lá vamos nós com as mesmas velhas e falidas formas personalistas de administrar a seleção brasileira que se baseia na política e demagogia de seu presidente todo poderoso e termina contando mais com a sorte do que evolução tática e padrão de jogo.
      Como você mesmo diz, passar convocação após convocação com 2 ou 3 dias para treinar, não contar sempre com 2 ou 3 convocados por contusões e pseudo-contusões e querer que dai saia a seleções das seleções é viajar na maionese, é contar com a sorte em um momento de inspiração de 3 ou 4 jogadores brilhantes e nada há ver com padrão de jogo, tática, regularidade que é o que se espera de uma seleção.
      Será que alguém acredita que a coisa era ruim por causa do técnico? Acham que é ele que marca ou desmarca jogos, opina sobre amistosos, monta times e escolhe jogadores que queira? É claro que não. Nenhum deles o fez e só vi um cabra que tinha aquilo roxo para isso: João Saldanha que peitava desde ditador até a CBF, terminou difamado por um monte de opiniões que nunca deu. Foi praticamente expulso da seleção.
      Penso que se Mano não foi brilhante (em minha opinião nunca foi o técnico ideal para a seleçaõ apenas o indicado possível na época), deu para o gasto diante do desastre de 2010, da intempestiva desisão do RT como sempre tirando da reta e propondo por sua conta como agora uma renovação total como já hávia acontecido depois de 2006. Diante deste estado de coisas e das omissões e covardias de grande nomes que recusaram a seleção e pela insistência em convocar bons jovens jogadores, não dá para taxar o trabalho do Mano de péssimo. Foi apenas regular o que é pouco para a seleção mas o que era possível diante de sua prórpia forma de trabalho e da safra de jogadores medianos e que aparecem e somem com uma facilidade assustadora. A verdade é que temos 2 ou 3 bons novos jogadores e deles com 19, 20 anos querem que carreguem a seleção nas costas diante de uma imensa e eterna bagunça administrativa da CBF e agora do seu deslumbrado, manipulado e omisso presidente Marin.
      Quem manda na CBF é o presidente da FPF e que está entre a cruz e a espada apoiando seu amigo e leal escudeiro Andrés, sua própria ambição em ser o presidente da CBF e tendo que lidar com a paixão clubística apoiando a pressão do arcaico JJ . Dá para pensar em técnico com autonomia para montar uma seleção moderna e avasaladora diante deste quadro?

      • Rafael_TricolorBSB

        Amigão, o Marco Polo Del Nero é VP da CBF. Mas concordo que não tem cabimento a reunião ter sido na sede da FPF.

        Como disse em meu outro comentário, temos o trio de ferro a frente:

        Marin – São Paulino
        Del Nero – Palmeirense
        Andrés – Curintiano

    • janca

      Não demitiram antes porque não tinham outro nome, como até agora não chegaram ao consenso de quem vai dirigir a seleção. Mesmo nos dois últimos jogos, contra Colômbia e Argentina B, voltamos a ir mal. Empatamos com a primeira, perdemos para a segunda. A seleção tinha evoluído um pouco, mas não foi testado contra times mais fortes. E tinha evoluído um pouco porque o próprio Marin começou a dar pitacos na convocação, o que não era o papel dele. Ou não deveria ser.

      • Rafael_TricolorBSB

        Ué Janca, então isto é contraditório.

        Não demitiram antes porque não havia um nome, e demitiram agora mesmo não tendo este nome?

        É opinião, e uma das suas virtudes é respeitar as várias opiniões e até ter muita paciência com quem pega pesado demais, mas eu acho a safra muito ruim, e vejo que muitos estão esperando que em um passe de mágica o PEP, por exemplo, faça melhoras incríveis, e eu já acho isto longe de ser possível.

        Quanto ao desempenho, eu falei, foi ruim mesmo. E as suas escalações em algumas situações beiram o inexplicável. O Jefferson é convocado há 2 anos, e fica no Banco para um goleiro que teve sua primeira convocação. Qual a lógica disto? Eu não entendo…

        T Neves homem de confiança? Lucas banco?

        Mesmo assim, é visível que tem cunho político.

        E sobre técnicos brasileiros, nego já ta falando em Abel…me ajuda aí neh?! Abel é um Joel com um pouco mais de sorte…

        • João

          Concordo com voce em relaçao ao Abel Braga. Não questiono a competencia dele, mas o estilo e pensamento dele sobre o jogo não deve nunca ser levado a seleção. Monta times vencedores, mas que jogam de maneira bem conservadora! Em relação a safra, não acho que a mesma seja ruim. Pode não ser brilhante, mas ruim não é. Até porque uma parte do time é jovem ainda, provavelmente ainda vai evoluir muito.

        • janca

          O nome eles ainda não têm, mas vão anunciá-lo até janeiro. Com Mano não continuariam em 2013, então faz sentido dispensá-lo já agora. O que ficou claro, pra eles e pra mim também, é que o trabalho de Mano não agradou. Não adianta insistir, persistir e continuar no erro.

  • Rafael_TricolorBSB

    Sobre o Mano, ele foi alçado precipitadamente ao cargo. Fez bons trabalhos no Grêmio e Curintia, mas pouco perto do que o cargo exige.

    E sabemos que a Seleção queima o cara, pq olha o que ele virou para o Brasil. Estava no Curintia como um dos técnicos mais bem falados do País, e agora torcida nenhuma o quer por perto…

    Mas é um técnico novo, aposto no seu sucesso.

    P.S: O trio de ferro comanda a CBF hein? E pra variar, o SPFC é o líder….kkkkk….tirando a brincadeira…

    É uma piada a reunião ter acontecido na FPF. Quanto mais o tempo passa, mais ridícula se torna nossa cartolagem. Bando de _ _ _ _ _ _ _ _ _ .

  • Davi Alves

    Olá Janca, você esperava por essa? parece que foi uma supresa geral, apesar de praticamente ninguém gostar do trabalho e da pessoa do Mano, muito mascarado.
    Eu particularmente gostei disso e espero que o presidente acerte a contratação do Pep Guardiola para nossa seleção, também concordo que temos uma boa safra, muito mal explorada e se algum técnico brasileiro assumir tenho medo daquele jogo pragmático.
    O interessante é que ninguém citou o nome do Luxemburgo, estão cravando Tite, Felipão ou Muricy, Será que essa ligação Koff/Marin, não facilitaria a volta do Luxa, também não sou fã da pessoa Luxemburgo, mas desses nomes é o técnico mais ofensivo.
    O melhor foi ver o nervosinho do Andréas na coletiva, Kkkkk, o Marin deixou ele em uma situação heim…

    • janca

      Não esperava por essa agora, mas esperava por algo do gênero antes da Copa das Confederações, se voltássemos a dar vexame no início do ano. Mas gostei da demissão, não via mais clima para o Mano continuar. Clima com a torcida brasileira, digo.

  • Ado Marcelo

    Goleiros: Diego / Jefferson / Cassio.
    Laterais: Daniel Alvez, Marcelo, EDENILSON (faz bem a lat. direita e ainda joga de volante).
    Zagueiros: Thiago Silva, Castán, Dedé, David Luiz.
    Volantes: Paulinho, Hernanes, Arouca, Ramirez.
    Meia: Kaká, Lucas, Oscar.
    Atacantes: Luis Fabiano, Neymar, Bernard, Fred.
    Fico devendo um lateral esquerdo, não tenho ideia. Esse é um time base, claro que até a copa alguns jogadores podem surgir e outros hoje pouco cotados podem estar no auge, eu cito o Romarinho que é bom de bola, habilidoso e boa movimentação no ataque, em quase 2 anos pode estar jogando muita bola por exemplo.
    O time titular passaria por algo assim:
    Diego – Daniel – Thiago Silva e David luiz – Marcelo – Ramirez – Paulinho – Kaká e Lucas – Neymar e Luis fabiano.
    Acho que o Castán tem chance de figurar entre os titulares. Acho que o Oscar tem que provar muito ainda para ser titular, e o Lucas também.

    • Rafael_TricolorBSB

      Cássio? Edenilson?

      Pera aí neh amigão…

      • Ado Marcelo

        O Cássio seria o terceiro goleiro, não vai nem jogar.. o Edenílson joga muita bola, mas tem gente que prefere jogador famoso., de nome … Não é assim que se faz um time.

        • Rafael_TricolorBSB

          Não é questão de ser famoso, mas Edenílson na seleção vc pulou o corguinho. E vc ainda improvisou o cara.

          Quem faz falta nesta seleção é o F Melo. Joga muita bola e depois do Dunga, foi o mais injustiçado daquela seleção.

          • Ado Marcelo

            Nossa cara, o Felipe mello não joga nem no meu time do bairro, pensamos futebol totalmente diferente.

  • Marcos

    Na minha opinião Mano estava conseguindo dar um padrão tático interessante e moderno á seleção. Seu maior erro foi deixar de lado jogadores experientes mas que não são veteranos , como são Hernanes, da Lazio, e Diego Ribas, do Wolfsburg. Agora me permita discordar, mas técnicos competentísssimos no Brasil? Não é o que eu vejo pelo futebol praticado pelos clubes brasileiros. Mesmo os times argentinos com mais dificuldade de manter seus jogadores, conseguem jogar um futebol taticamente mais moderno.

    • janca

      Por isso gostaria de ver Guardiola dirigindo a seleção.

  • KKKKKK

    Janca, o Joel pode TO BE?

    Não, falando sério, já tinha passado da hora de mudar, agora poderia ser o Abel, Felipão…

    • janca

      Ou Guardiola. Isso sim seria mudança.

  • Luiz Marfetán

    Uma pequena reflexão: Será que Guardiola é tão burro de pegar uma seleção onde, praticamente, não conhece ninguém e o que deve conhecer, através da imprensa internacional, não é lá nada bom? (RT acusado de corrupção, Marin roubando a medalha de um menino).
    Essa seleção não tem mais apelo entre a torcida joga sempre, ou quase, fora. E formada por jogadores que atuam fora do país a muito tempo. Para acompanhar um jogo temos que nos sujeitar a ouvir as abobrinhas do narrador do monopólio.
    Em fim, não é mais a minha seleção gostava mais quando os jogadores jogavam aqui e tinham minha simpatia, até os que jogavam em times rivais ao meu.

    • João

      Poxa cara, até concordo com voce quando afirma que se os jogadores atuassem aqui no Brasil a simpatia dos torcedores seria maior. Mas nós não podemos ser intransigentes neste ponto, pois querendo ou não, apesar da crise economica da europa, lá ainda são pagos os melhores salários. Em razão disso, seria injusto exigir que o jogares jogassem necessariamente aqui e que abrissem mão de oportunidades profissionais. E acredito até que em relaçao a esse esquadrão estrangeiro a situação já esteve pior. Já houve convocações em que nenhum jogador doméstico foi convocado.
      Já sobre o Brasil atuar muito fora do país, concordo totalmente com você. A CBF justifica que o jogos são marcados por uma empresa estrangeira que detém os direitos. Acredito até que seja verdade, mas isso não afasta a total culpa da entidade em negociar um contrato ruim. Deveria colocar cláusulas que obrigassem a esta empresa a sediar vários jogos no Brasil. Depois não adianta reclamar que o brasileiro não tem muita ligação com a seleção, pois somando vários fatores como a maioria dos jogadores atuando fora do Brasil, quase todos o jogos sendo fora do Brasil e apresentando um futebolzinho de quinta, fica dificil exigir do torcedor brasileiro qualquer tipo de entusiasmo! Quem vê pensa até que a cidade de Londres é no Brasil, pois a seleção só joga lá!

    • janca

      Ele já disse que toparia o desafio, dependendo do acordo, claro. O Brasil ainda é uma das principais seleções do mundo, a única penta e joga a Copa em casa. Tem apelo, sim senhor.

  • BRENO SAMPAOLI

    QUALQUER TREINADOR SERIO E SEM NENHUM INTERRESE COMERCIAL, EMPRESSARIAL OU FINANCEIRO, TERIA FEITO UM TRABALHO MELHOR.
    GL-DIEGO ALVES
    LD-DANIEL ALVES
    ZG-THIAGO SILVA
    ZG-MIRANDA
    LE-MARCELO
    VL-LUIZ GUSTAVO
    VL-PAULINHO
    ME-HERNANES
    ME-OSCAR
    AT-NEYMAR
    AT-LUIS FABIANO

  • Concordo plenamente ……..mas o Muricy seria patético.Treinador decadente,não impõe um padrão de jogo com alternativas,não estuda futebol e não me sai da memória ele afundado na cadeira do banco de reservas no jogo com o Barcelona.Ali ficou caracterizado toda sus incapacidade de planejar e organizar um time.O time do Santos é horroroso e o grupo é muito melhor do que alardeia para esconder a sua incapacidade.
    Em tempo….sou Vascaíno para não pensarem que sou um tricolor aborrecido com a baixaria que ele fez com o clube.Se ele fosse o técnico o Flu não seria campeão brasileiro.

    • Alexandre

      Muricy não deixa saudades nem no São Paulo nem no Fluminense. E não deixará no Santos.

  • Augusto.

    Caro Janca.
    O problema da seleção na minha opinião não é só o técnico, já que pelo que vi até agora não temos jogadores de nivel para vestir a amarelinha, na minha opinião só a zaga e as laterais que é boa, não temos nenhum grande goleiro como foi Dida ou Marcos. Acho que os meias da seleção no final vão ser mesmo Robinho e Kaka, pois, não acho que ganso, Oscar e Lucas tenham bola para serem titulares, os volantes são fracos mesmo, desde a última copa temos problemas na posição (só lembrando, tivemos como titulares Gilberto Silva e Felipe Melo). E na frente só o neymar, até agora não me convenseram Fred e Leandro Damião. Acho o Tecnico fraco e retranqueiro, mas como ele tivemos vários no comando da seleção, acontece que os craques sumiram desta vez, ai quando os resultado não aparecem culpam o técnico primeiro, o Dunga foi a mesma coisa, ninguém da imprensa gostava, só que este ganhou a copa das confederações e deu um gás pro cara chegar na copa e lá um resultado fraco, pra mim não dá pra fazer omelete sem ovos, e acho que a imprensa tem que parar de achar que o time é bom, pois, não é faz muito tempo.

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo