A Caixa e o Corinthians



Segue dando o que falar o acordo entre a Caixa Econômica Federal e o Corinthians. O banco estatal irá patrocinar a camisa do clube paulista, exibindo-a já no clássico do final de semana, contra o Santos, e no Mundial de Clubes do Japão.

Dirigentes de clubes rivais e alguns especialistas em marketing esportivo lembram que o estádio do Corinthians está sendo viabilizado com dinheiro público e questionam o fato de uma empresa do governo dar preferência a uns e não a outros. Vêem protecionismo do governo em relação ao time paulista.

Em relação à forma como a construção da arena corintiana está sendo viabilizada fui e continuo sendo contra, pois não defendo recursos e benefícios públicos para estádios particulares. Mas encaro o patrocínio da Caixa de outra forma. O Corinthians, apresentando Certidões Negativas de Débito, pode perfeitamente receber recursos do banco, para o qual se associar ao time paulista pode gerar ótimos dividendos.

Por que só bancos privados poderiam patrocinar times de futebol? Estatais não? Qual a lógica? E nada mais natural que o escolhido tenha sido o Corinthians, clube cuja torcida tem o maior potencial de consumo do país e que está em evidência, tendo vencido a Libertadores e obtido vaga para o Mundial.

Vejo como um provável ótimo negócio para a Caixa e bom para o Corinthians também. Afinal o clube, que sonhava em receber até 50 milhões de reais por ano com o patrocínio máster, não conseguiu chegar a tanto e vai ter que se contentar com valores na casa dos 30 milhões de reais. O que já está bom, como insistia o presidente Mário Gobbi, que convenceu Luís Paulo Rosenberg a diminuir a pedida e concordar com o valor oferecido.

Para quem questiona os investimentos que a Caixa já faz no futebol, patrocinando Atlético-PR, Avaí e Figueirense, respondo que se trata da estratégia do banco que deve ser respeitada. E que os valores são muito menores do que os negociados com o Corinthians, por motivos mais do que evidentes.

Para quem não se lembra, durante 25 anos a Petrobras, estatal como a Caixa, patrocinou o Flamengo, só interrompendo a parceria devido à inadimplência do clube com o governo federal. A Eletrobras, cujas ações estão em baixa, patrocinou em 2012 o Vasco, clube que enfrenta enorme crise financeira.

E agora vem a Caixa com o Corinthians num projeto bem ambicioso. Especialistas no mercado já falam de 750 mil a 1,5 milhão de novos cartões de crédito do banco devido à parceria. Que, até prova em contrário, acho legítima, por mais que tenha descontentado muita gente.



  • carlos

    Tenho certeza que o acordo será melhor para a caixa. SENDO CAMPEÃO MUNDIAL O PREJUÍZO DO CORINTHIANS SERÁ DE 50%.

    • O PALHACO,ANALFABETO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ISENSAO NAO E DINHEIRO PUBLICO,OTARIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!VOLTA A FACULDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E PARA DE TORCER CONTRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ZE NINGUEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      MARIO CARRANZA

      • Lazaro

        Janca, quer dizer que se eu quiser montar o meu negocio (particular) não poderei recorrer a um empréstimo para um banco publico só porque será usado para interesses próprios (os meus)? E também não poderei ter incentivos fiscais da prefeitura em troca de fazer benfeitorias na calçada, iluminar a calçada, gerar empregos, etc só porque é para o meu interesse??
        No seu ponto de vista, qual seria a diferença entre o meu empreendimento e o empreendimento do Timão? Estariamos errados em fazer tal manobra??
        É o meu jeito de discordar da sua opinião! rsrsrs

        Grande abraço,

        Lazaro

        • janca

          A diferença é que nem todos conseguem o juro barato do BNDES. Juro barato que, segundo a “Folha” de ontem, custará 20 bilhões de reais aos cofres públicos, já que o governo dá subsídios para o banco oferecer taxas mais baixas para uma série de programas, entre os quais um para aquisição e produção de máquinas e equipamentos.

          • sandro

            Eu quero ver é quem vai pagar a BNDES??O Corinthians??….Tá bom !!!!

          • Lazaro

            Janca, juntando os fatores: maior risco operacional, maior risco de inadimplencia, menor poder de compra do tomador e garantias menos confiáveis, a taxa de juros tendem a ser maiores, que seria o caso do meu “pequeno empreendimento”; No caso do Corinthians, a análise destes fatores, independente de quais sejam suas variáveis, foram favoráveis para os juros serem menores. Olhando por fora, o Corinthians tem um ótimo poder financeiro, independente de suas dividas, tem um excelente projeto, tem ótimas garantias (fundo imobiliario sólido e administração de um grande banco na transação). O Corinthians aproveitou o bom momento politico e técnico para se envolver no projeto, coisa que talvez outros times não tiveram. Quem empresta dinheiro faz esta analise.
            Ainda assim o Corinthians não teria direito de emprestar dinheiro com o BNDES? Seria falcatrua ou dinheiro tomado por competencia de quem está negociando (o Corinthians e os envolvidos)?
            Quanto aos juros baixos admito que não li a materia da folha, mas com certeza esse valor engloba todas as operações de créditos do Sistema Financeiro Nacional, e isso deve contar até os juros do meu emprestimo consignado de 1.96% am… rsrsrs…

            Na minha opinião, o dinheiro foi tomado pelo Corinthians por competencia de quem negociou. Se outros times fizessem bons projetos não haveria por que negar dinheiro publico. Ao invés de chorar, nossos amigos são paulinos deveriam tomar como exemplo e se estruturar também. Se é para um, tem que ser para todos (assim espero!).

            Abraço,

          • janca

            Ninguém está falando em falcatrua, é uma questão de conceito. E o dinheiro ainda não foi “tomado” pelo Corinthians, Lazaro, o banco exige uma série de garantias e é legítimo que o faça. Abs.

      • marcos

        o cara escreve ”isensao” e chama o autor de analfabeto..diz que isençao nao e dinheiro publico e manda o autor pra faculdade..vai entender..

  • Alexandre Henrique

    Nota-se que este reporte é um chupetinha como tantos outros que não torcem pro TIMÃO e postam comentários desvirgulados. Quem construil alguma coisa com dinheiro público foi tu, com o dinheiro do BOLSA FAMÍLIA. esse povo todo que ta morrendo em São Paulo, só pode ser inveja do TODO PODEROSO TIMÃO

    • GetOTal

      Pergunta para o chupetinha qual a diferença de pagar juro de empréstimo com dinheiro público ou de dinheiro privado, o Corinthinas vai ter que pagar o BNDS do mesmo jeito, e incentivos da prefeitura é lei, para todos, o Corinthians está legal.

    • Paulo

      Pessoal! Não percam o seu tempo respondendo comentários de anticorinthianos, como esse Janca, sobre o nosso Estádio.
      Qualquer pessoa um pouco esclarecida, e informada sabe que o empréstimo do BNDS (que ainda nem chegou), vai ter de ser pago (olha o nome: EMPRÉSTIMO=EMPRESTADO, e não dado), e que a lei ampara qualquer tipo de empresa que queira investir na região de Itaquera. Estamos totalmente dentro da LEI. Se alguém acredita no contrário, deve acreditar também em duendes, fadas, etc…

      • janca

        É BNDES, não BNDS.

        • E “Estádio” não é com E (maiúsculo) como se fosse Estado, País. É tanta promiscuidade com o público e o privado que eles nem se entendem mais…
          Agora para “construiL” com “L” só tem uma explicação:
          Sindrôme de Lady Kate, “Tô pagando! Mas me falta-me o gramur.”

          • janca

            Mas país tampouco é com letra maiúscula… Erros acontecem… Se bem que alguns não são por erros de digitação _ou não podem ser. Mas esse mundo da internet…

          • CHACAL VC TEM TODA RAZÃO É ISSO MESMO, NÓS CORINTHIANOS TEMOS SIM MUITO DINNHEIRO, MUITO MESMO, E NÃO TEMOS GLAMOUR NENHUM GRAÇAS A DEUS. AS GLAMOUROSAS ESTÃO NO MORUMBI!!!! EM RELAÇÃO AOS ERROS DE PORTUGUÊS É TUDO NOSSO POIS TRABALHAMOS DESDE CEDO E ESTUDAMOS POUCO PARA AJUDAR DENTRO DE CASA, NÃO SOMOS PLAYBOYS E PITBOYS DA ZONA SUL QUE TEM TUDO NA MÃO, QUE TUDO QUE PEDE O PAPAI DÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • Diego ladY kate Ramos SJC/SP
            Você começa seu discurso dizendo ” NÓS CORINTHIANS TEMOS SIM MUITO DINHEIRO” e termina “NÃO SOMOS PLAYBOYS” e decida se tem dinheiro ou não, e se tem para que pegar emprestado?
            E a pérola veio no fim “QUE TUDO QUE PEDE O PAPAI DÁ”, o que o LULA MOLUSCO faz é exatamente isso, dar tudo que o filhinho incompetente não consegue sozinho.
            Na real Diego seus argumentos se chocam com o que acontece, ou seja no fundo até os corintianos sabem que é errado, mas por casuísmo tentam defender a situação.

            “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” Carl Sagan

  • Muito bem Janca.. Da minha parte, só volto a apostar nas Loterias da CAIXA, quando acabar o contrato com o TIMÃO…

    • Pedro

      É bem inteligente…vai fazer muita falta mesmo seus trocados…

    • eu

      nossa até diminui o premio da mega hoje,e estão pensando em acabar com alguns jogos só por sua causa…

    • GetOTal

      A Inveja é uma M….

      • frob

        E se o patrocinio da Caixa fosse para o Santos ou Palmeiras, o que a curintianada iria dizer?
        Babacas

    • CBFluminenC

      “Especialistas no mercado já falam de 750 mil a 1,5 milhão de novos cartões de crédito do banco devido à parceria.” e quantos cancelamentos vão ter de torcedores de outros clubes, porque não faz uma pesquisa decente e coloca ai.
      Já estou cancelando meu cartão de crédito, espero que outros torcedores facão o mesmo ai quero ver a grande torcida do Corinthians segurar a onda, rsrs….

      • janca

        No caso da Parmalat havia o mesmo receio. Pesquisas comprovaram que torcedores de outros clubes não deixaram de consumir o produto porque ela tinha parceria com o Palmeiras. A Caixa aposta nisso.

        • Julio Cezar

          Nestas questões de pesquisas têm que se considerar o percentual de rejeição que o clube ou candidato, caso de eleição, tem perante aos torcedores ou eleitores, no caso do Palmeiras o índice de rejeição é baixo perto do alto percentual de rejeição ao Corinthians, não só em São Paulo como também nos outros estados do país.
          O paralelo aqui no Rio de Janeiro é o Flamengo, quando ele foi patrocinado pela Batavo eu parei de comprar produtos desta marca, diferentemente do que aconteceria caso fosse o Vasco ou o Botafogo, porque este dois, apesar de adversários, não geram tanta rejeição.
          O tratamento diferenciado dado pela mídia à estes dois clubes (Corinthians e Flamengo), em razão do tamanho de suas torcidas, é considerado injusto pelas outras torcidas, daí este alto índice de rejeição destes dois clubes.
          Tem que considerar isto tudo na hora de patrocinar, pois o tiro pode sair pela culatra, exemplo maior disto é o próprio Corinthians, ele foi patrocinado por um plano de saúde, o Medial Saúde, que, se não me engano, até faliu, diferente da Unimed, que patrocina o Fluminense e só vem crescendo ano à ano.
          Saudações Tetr4tricolores!!!

          • janca

            Julio Cezar, entendo seu ponto de vista, mas ainda assim acho uma boa para a Caixa. Impressão minha, mas devem ser pouquíssimos os investidores que deverão deixar de aplicar na Caixa por conta do patrocínio ao Timão. E a marca pode ser bem trabalhada com o patrocínio. Aqui e no exterior. Abs.

          • Missori

            Nada a haver, Julio Cezar! Talvez seja por isso que a Petrobrás “faliu” né?

          • CANTIDIO LUIZ ULIVI NETO

            E o emprestimo do São Paulo, com o Estado para investir nas categorias de Base tricolor pode? Sem questionamento? E o patrocinador do São Paulo, BMG, o mesmo do Larioduto do Mensalão? Sem questionamento?Pode?

          • Donizeti-SP

            Julio Cesar, deixa de dor de cotovelo, quando seu fluzinho ( que subiu direto da série C para a série A do Brasileirão por CONVITE, com virada de mesa, nunca esqueça isso!, senão perigas ainda estar disputando clássicos contra o Santa Cruz na série C) conseguir amarrar as chuteiras dos jogadores do Timão e Flamengo a gente conversa, antes cresça e apareça, então podem investir em voces.

            Se voce é fanático a ponto de não consumir um produto só porque patrocina outro time de futebol, é caso de internação no pinel.

        • Joe LHP

          Muito chororo, tem time ai q rejeitou a Caixa pq ia ter problema pra recebe,r pq esta devendo até as calças para o governo.

      • NOSSA CARIOCA, A CAIXA E. FEDERAL VAI PEDIR FALÊNCIA PORQUE UMA MEIA DUZIA DE MANÉS COMO VC, VÃO CANCELAR O CARTÃO…………VAI CORINTHIANS RUMO AO BI-MUNDIAL

    • Duvido,que dó,que dó,que dó…………..

    • DEIXA DE SER BABACA CARA QUER DIZER ENTÃO QUE EU NÃO VOU COMPRAR MAIS TELEVISÃO SEMP TOSHIBA PQ PATROCINA O SPFWEEK DEIXA DE SER MANÉ! SE MORDA DE INVEJA!

  • saraiva

    Mario larga de ser mané, quer dizer que se uma marca de medicamentos patrocinar um rival do seu time e vc precisar do remedio vc vai morrer? larga de ser otario!

    • eu

      se largar de ser otário vira corinthiano…

  • Luis Felipe

    Com o Corinthians é sempre essa palhaçada , dinheiro publico para construção de itaquerão , cade para saude e educação? , banco estatal patrocinando o clube , pode ser uma estrategia de marketing arriscada pois o corinthians pode ter a 2° maior torcida do pais , mais concerteza existem mais torcedores de outros clubes doque do corinthians , e tambem nossa querida tv aberta transmitindo 75% dos jogos do corinthians , e os outros clubes como ficam ?

    O interesse por dinheiro vem crescendo nos ultimos anos e isso vem fazendo o futebol brasileiro perder sua magia , que antes um esporte imprevisivel hoje em dia antes de um jogo ou campeonato todos ja sabem muito bem quem vai vencer.

    Abraços

    • eu

      Faça uma conta rápida:são aproximadamente 35 milhões de corinthianos num país de aprox.200 milhões de habitantes o que dá aproximadamente 18% da população,aí tem o “framengo”que praticamente divide a torcida teremos +/- entre 36 e 40% da população.e você perde tempo em falar das outras torcidas??

      • Jorge Fiel

        Huahuahuahau, concordo plenamente, ai vc excluí as Bibas que se acham ricas e não precisam do banco do povo.

    • Alessandro

      Opa! Vamos parar de falar asneira!

      Dinheiro público = empréstimo do BNDES para o consórcio construtor. Empréstimo esse que é dado a qualquer grande empreendimento e que será pago. Então, onde está o erro?

      Mas é sempre assim… sempre esse mesmo discurso tonto, sem sentido, repetido a torto contra o Corinthians, com zero de sentido…

      Quanto ao patrocínio, nem tem o que se falar… quanta asneira!

      Chega! Preocupem-se em pesquisar melhor, cobrar o que tem de ser cobrado (investimentos em Educação, Saúde, Transporte público, etc.)…

  • Bom dia, Janca! Sou são-paulino, mas achei a ideia da Caixa muito acertada de fechar com o Corinthians – clube popular, banco popular. E, obviamente, o marketing do São Paulo ficar de doce por causa disso foi um exagero sem tamanho.

    Entretanto, pelo que ouvi falar, a Caixa “mudou as regras” de que apenas bancos que pagam os funcionários na cidade poderiam patrocinar clubes locais – que, nesse caso, é a Nossa Caixa. Isso soou meio forçado.

    • janca

      Acho que a iniciativa da Caixa pode trazer bons resultados pra ela e, portanto, considero interessante. Mas tem que saber fazer bom uso do marketing esportivo, como a Parmalat, embora o contrato fosse diferente, claro, de cogestão, fez com o Palmeiras nos anos 90.

    • eu

      primeiro onde você ouviu falar isso, segundo nossa caixa não existe mais,tem saído de casa nos últimos 2 anos???

      • Mano Tretador

        Putz! essa foi a mais engraçada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, as piadas expontâneas que pessoas anônimas fazem no dia a dia são muito mais engraçadas que a de muitos “humoristas” da tv, que aliás não tem um que preste hoje em dia, parabéns ao “eu disse”.

    • Marcos

      E por acaso o Habib´s ( patrocinador do S.P), não é superpopular?

  • Flavio Rodrigues

    Bom Janca, eu concordo com você sobre o patrocínio. Uma empresa que está entre as cinco maiores do seu ramo de atividade no país, resolveu investir em patrocínio em um clube que comprovadamente com números é o que mais tem retorno de mídia no país no esporte que mais tem retorno de mídia no país. Eu me pergunto. Os clientes da Caixa são diferente dos clientes dos outros bancos? A Caixa não precisa de exposição na mídia por ser do governo? A Caixa não precisa disputar mercado por ser do governo? Eu sei que a questão pode ser mais ampla, alguns acham que não, mas na prática, eu só vou abrir uma conta na Caixa se eu quiser, talvez eu me veja obrigado a fazer um financiamento de uma casa, sei lá, agora para ser cliente especificamente, não vou lá apenas pq é do governo. Tem que ter um nome forte e me atrair com vantagens como qq outro banco… abs

    • janca

      Eu penso por aí também. É uma estratégia de marketing do banco que me deu a impressão de ser muito boa, espero que dê certo.

    • robinho.df

      sou são paulino e vejo da seguinte forma,o corinthians estava sem patrocinador?estava,mas no começo do ano o são paulo tentou e não conseguiu o mesmo(na minha opinião o valor do contrato seria menor e mais vantajoso para a caixa pela exposição,não pela quantidade de torcedores).hoje em dia o time do corinthians tem maior visibilidade que os outros,qualquer time grande aparece na midia,sendo campeão ou rebaixado(vide palmeiras)os criterios de escolha é que suscinta expeculações por ser um banco publico(será que tem interferencia do ex-presidente),segundo o jornalista jose cruz tem poucos times(a seis meses atras o corinthians queria retirar as certidoes negativas)com as contas junto ao governo em dia,porque se o corinthians estiver sem as certidões fica configurado favorecimento ao mesmo. “quem tem competencia se estabelece”.se for da forma justa nada contra.

      • humberto

        robinho, andas mal informado meu irmão…o corinthians, atlético-pr, avaí, figueirense, só conseguiram esse patrocínio por estarem com certidão negativa de débito, caso contrário não haveria conversa. O são paulo negociou com a caixa no começo do ano, mas não conseguiu levantar as certidões necessárias e naõ pode fechar. Mas a caixa foi muito experta mesmo, pois o Raí já é garoto propaganda a tempos e ídolo tricolor, o mesmo acontecendo com Pelé e agora com o Mão Santa, o Marcão, ou seja, as grandes torcidas de São Paulo, todos têm algum ídolo fazendo campanha para a caixa. Golpe de mestre dos marketeiros. Abraços

  • Cleiton Ferreira

    Prezado Jornalista.

    Você leu a matéria do Lauro Jardim?

    Se você não leu eu explico pra você.
    Na matéria dizia que o Lula ajudaria o Corinthians a ter um patrocinio para a camisa.

    E de repente uma estatal do Governo patrocina o Corinthians, justamente proximo dos valores que os Dirigentes do Corinthians estava pedindo, em que nenhuma empresa particular estava afim de pagar.

    E você vem me falar que é normal.
    Normal o caramba, isso daí em sem vergonhice para não dizer outra coisa.

    • Jorge Fiel

      Lauro Jardim? huahauhauahu

      Morra de inveja seu enrrustido.

      Vaaaaaiiii Corinthiaaaaaannnssssss!!!!

    • janca

      Que explicação simplista… Então dizem que o Lula ajudaria o Corinthians, quero saber se ele ajudou, se pediu um favor para o Corinthians, que seria o patrocínio de um banco estatal e se fez isso porque não pediu então os 50 milhões de reais que o clube queria? Especular é muito fácil.

  • Cleiton Ferreira

    O José Serra já foi Prefeito de São Paulo e Governandor de São Paulo.
    O José Serra é Palmeirense fanatico.
    Quando Prefeito e Governador o José Serra fez politicagem a favor do Palmeiras?

    Não existe isso cara, um Mensaleiro vagabundo ladrão do caramba, ficar fazendo politicagem para o clube de coração.
    Eu vou dizer pra vocês, liberou geral.
    Daqui a pouco o Banco do Brasil vai ser o fiador daquela vergonha construido com o nosso dinheiro.

    • Mario

      chora cleiton ate os politicos palmeirenses são incompentes em ajudar o palmeiras kkkkkkkkkkkk ( lembrando Laudo Natel ajudou o SPFC a construir o Morumbi)

      • Cleiton Ferreira

        Sim, o Laudo Natel ajudou a construir o Morumbi sendo ele Laudo Natel Presidente do São Paulo.
        Quando o Laudo Natel foi eleito Governador do Estado de São Paulo (1971 até 1975), o Morumbi já estava pronto (inaugurado 1969).
        Talvez alguns brasileiros merecem os governantes que tem. Se existe falcatruas mas a falcatrua beneficia o meu time eu sou a favor da falcatrua.
        Quanto aos politicos palmeirenses não ajudar o Palmeiras, não é por questão de competencia, é por carater, até porque, o objetivo de um politico quando eleito não é ajudar um clube de futebol, é servir a população na saude, educação, segurança.
        Por exemplo, se um dia alguem da sua familia precisar de uma cirurgia, será que você também vai ficar gargalhando?

        • Fábio Vieira

          Telhado de vidro né, Sr Cleiton?
          Somente algumas informações para o seu conhecimento:
          Laudo Natel foi Governador de SP por duas vezes, a primeira entre 1966 e 1967, e foi eleito vice governador em 1962.(O Morumbi teve a construção finalizada em 1970)
          O terreno do Morumbi foi doado pela Imobiliária Aricanduva de propriedade do Sr Ademar de Barros em 1952, o mesmo Ademar de Barros que foi Governador de SP entre 1947 e 1951.
          O São Paulo recebeu empréstimo de aproximadamente CR$ 10.000.000,00 da prefeitura e do Governo do Estado de SP para viabilizar a obra.(Fonte Wikipedia, se não acredita…).
          E tem mais, pergunte a qualquer Palestrino quando o seu São Paulo da Floresta, se aproveitando da Guerra que impedia colonias italianas no Brasil, tinha a intenção de vir jogar no Palestra Itália e ao fim do jogo tomar o estádio deles, mas tomou um “vareio” de bola do Palestra e foi embora envergonhado de apanhar no campo e desistiu da idéia!

        • romarinhomandoulembranças

          enfia o dedo no ra…………………………………bo e rasga seu invenjoso de merda

        • Mario

          qnd Ademar de Barros foi cassado em 1966 lauro natel como vice assumiu o governo, cleiton chorão ate já foi publicado docs da epoca mostrando o dinheiro gasto ,politico brasileiro com carater , competencia KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK os politicos palmeireses ñ servem nem ajudar seu time ,lula pelo isso vez isso alem do mensalão ,e vou continuar rindo da cara de qualquer como vc q espera alguma coisa do gov. no br ou diz algo bom de algum politico e se um dia esperar algo do gov. me interno no Juqueri

        • Fabio Vieira

          Telhado de vidro né, Sr Cleiton?
          Somente algumas informações para o seu conhecimento:
          Laudo Natel foi Governador de SP por duas vezes, a primeira entre 1966 e 1967, e foi eleito vice governador em 1962.(O Morumbi teve a construção finalizada em 1970)
          O terreno do Morumbi foi doado pela Imobiliária Aricanduva de propriedade do Sr Ademar de Barros em 1952, o mesmo Ademar de Barros que foi Governador de SP entre 1947 e 1951.
          O São Paulo recebeu empréstimo de aproximadamente CR$ 10.000.000,00 da prefeitura e do Governo do Estado de SP para viabilizar a obra.(Fonte Wikipedia, se não acredita…).
          E tem mais, pergunte a qualquer Palestrino quando o seu São Paulo da Floresta, se aproveitando da Guerra que impedia colonias italianas no Brasil, tinha a intenção de vir jogar no Palestra Itália e ao fim do jogo tomar o estádio deles, mas tomou um “vareio” de bola do Palestra e foi embora envergonhado de apanhar no campo e desistiu da idéia!

      • AIRTON

        Tem toda razão Cleiton e participantes, nosso dinheiro não pode ficar a mercê de bandidos e vagabundos, nem estou falando dos Corintianos, me refiro a esses “políticos” que usam o dinheiro do povo para se beneficiar.

        Pode ter certeza que que muito dinheiro vai ser desviado com esta manobra feita pelo nosso ex-presidente, Lulala, pois esse é um corrupto de primeira, pois está conseguindo se sair bem até agora.

        Independente de torcida, sejam Palmeirense, Corintiano, São Paulino, etc.., devemos nos atentar que o favorecimento existe e está evidente. Está claro que o banco estatal foi manipulado pelo governo petista.

        Pessoal, não sou torcedor fanático, no entanto não coaduno com tais iniciativas, tendo em vista que não quero ver meu País dirigido por representantes corporativistas e corruptos. Todos viram o julgamento do mensalão, viram as manobras que esse partido fez para conseguir dinheiro, favorecimento e poder, então não podemos ser ingênuos ao ponto de não enxergarmos o que está acontecendo em nosso pais e que igualmente acontece com o patrocínio do Corinthians junto a Caixa Econômica Federal.

        E diante do exposto, e em resposta a este evidente favorecimento, convido a todos que são brasileiros e cidadãos a refletir a respeito. E principalmente fechar suas contas nesse banco como forma de protesto.

        Obrigado.

    • Marcos

      prefiro……….

      ARENA PETROBRAS

      VAI CORINTHIANS

    • Ernesto de Minas

      O José Serra, em quem votei para presidente, fez tráfico de influência sim. Ele recebeu a representação da Fiat (que estava antes da Kai) na sede do governo de São Paulo junto com o Beluzzo para acertarem o patrocínio na camisa.

    • Marcos

      Negativo. O falecido J.Serra ajudou sim o Palmeiras a fechar um contrato com a Fiat , aliás estas empresas montadoras vivem de subsídios e falam do Corinthians!

  • Rafael

    Janca,

    Sou Palmeirense, e acho que a caixa acertou em patrocinar o Corinthians.
    Deixando esse “clubismo” dos comentarios acima de lado, a caixa sendo um banco estatal está patrocinando um time que vai (torcedores gostando ou não) representar o Brasil no mundial.
    O Corinthians ganhou a Libertadores, Brasileiro-2011 e vai disputar um mundial, sendo reconhecido por vários torcedores de vários clubes como um acerto na questão administrativa.
    Qual banco não vai querer ter a marca associada?

    Se fosse o itaú, bradesco, ninguém estaria falando nada, mas a caixa é concorrentes dos bancos privados.
    Além disso, a caixa também patrocina vários outros tipos de esporte, isso é incentivo? e para o futebol não?
    As vezes parece que futebol é um esporte diferente de todos os outros.
    Se a caixa patrocinasse os 4 grandes de SP, não teria ninguém aqui reclamando.

    O que acha Janca?

    • janca

      E Itaú, Bradesco e Santander já estão com as marcas atreladas a outros eventos e competições. Vejo como você. A Caixa compete com outros bancos pelo mercado e, até que me provem o contrário, adotou uma estratégia interessante, a de patrocinar agora o Corinthians, podendo expor sua marca já no Mundial de Clubes. Mas o clubismo cega muita gente, então é complicado dialogar com alguns. No Sul o banco estadual fez o quê há alguns anos? Patrocinou os dois, Inter e Grêmio, pois lá a coisa é muita polarizada, é diferente de São Paulo. Não acho que a Caixa teria que patrocinar os quatro grandes do Estado. Acertou ao apostar as fichas no Corinthians, o time mais popular e cuja torcida tem o maior poder de consumo do Brasil.

  • valter

    Janca,

    A Caixa não está patrocinando nada no Corinthians. O que ela e o Corinthians assinaram foi um contrato de publicidade. Existe uma enorme diferença entre patrocínio e publicidade. Nada tem de errado no caso de uma Estatal fazer publicidade de sua marca ou produto utilizando o clubes de futebol ou qualquer outro esporte. Quando a Caixa utiliza a TV para fazer isso ela está patrocinando a emissora? A repercussão toda nesse caso acontece por envolver o Corinthians. Não vi até então alguém falar sobre Vasco, Flamengo, Inter e Grêmio que também tem ou tiveram contratos de publicidade com Empresas públicas ou Estatais.
    Outra coisa, Empréstimo do BNDES não é dinheiro público.

    • janca

      Está patrocinando a camisa sim, mesmo que você diga que não. Passou a ser patrocinadora máster do Corinthians. E BNDES é banco público, dinheiro nosso, claro que é empréstimo, mas com juros pra lá de camaradas.

      • Missori

        Amigo, janca, “empréstimos prá lá de camaradas” para o Corinthians, para o Palmeiras, para o Jabaquara, para o Guabiroba & Cia. Ltda., para o Cocada S.A…. desde que atendam os requisitos para a tomada de empréstimo. É dinheiro que está naquele banco para ser emprestado mesmo a qualquer empresa que aceite os termos do BNDES, portanto, não existe nesta operação NENHUMA vantagem que qualquer outra entidade não possa ter… É dinheiro que o Corinthians está emprestando e

        • Missori

          que vai pagar com juros e correção… Não estou vendo nesta operação nenhum tipo de favorecimento ao Timão, até porque o Corinthians está tendo que correr atrás de todas as garantias exigidas, fato que tem provocado a demora na liberação desta verba. SMJ. Abraços.

          • janca

            Como coloquei em resposta a seu comentário anterior, o empréstimo do BNDES, que é para todas as arenas da Copa, só existe porque são estádios que vão receber jogos do Mundial. E a escolha da arena corintiana, que nem existia, para abrigar partidas da Copa e receber inclusive a abertura, foi política. Além de recursos do BNDES, há benefícios da Prefeitura de SP e investimento direto do governo do Estado, justamente para ter a capacidade para receber o primeiro jogo do Mundial, o que valoriza mais o estádio e as negociações do Corinthians para vender os chamados “naming rights”.

        • janca

          Não é verdade. Se o estádio do Corinthians não fosse receber jogos da Copa não teria o empréstimo do BNDES e a escolha da arena corintiana inclusive para abrir o Mundial foi política. O Corinthians tentou construir _ou viabilizar projetos para construir_ sua arena em outras ocasiões, contando com auxílio (via empréstimo) do BNDES e não conseguiu. Inclusive quando o Banco Excel esteve na parada e o HMTF também.

          • Marcos

            Janca: qual seria a opção em s.p para abertura? Não venha me falar em Morumbi que aí sim, teríamos um “puxadinho” com dinheiro público com certeza!

          • janca

            Poderia ser a construção de um estádio público, já que o do Corinthians só está sendo viabilizado com benefícios e recursos públicos da Prefeitura de SP, do governo do Estado e do governo federal.

          • Gilson D. Mendes

            Caro Janca, espero que reveja seus conceitos. Então o ideal seria o governo fazer um novo estádio em São Paulo, sendo que após a conclusão da Arena Corinthians, a prefeitura vai ficar com o mico do Pacaembu e você vem falar em mais um estadio público, porque, independente de ser o estádio da Copa. o Corinthians iria fazer o seu estádio, mais modesto, mais iria e ai ficaria 2 estádio publico em São Paulo. O custo seria muito alto para a população bancar e logo, logo, estariam dando de graça para Sr. Eike Batista organizar Shows.

          • janca

            Mas a arena do Corinthians está sendo feita com recursos e benefícios públicos, Gilson. É isso o que eu quis dizer. Assim como aconteceu com o Engenhão, que ainda é da Prefeitura do Rio e lamentavelmente acabou nas mãos do Botafogo, e o próprio Maracanã, que está sendo reconstruído com dinheiro público e vai acabar nas mãos da iniciativa privada. Uma pena. E veja como se administra mal a coisa pública no Brasil. O Pacaembu, que você citou, irá virar um mico, como você coloca, porque a dona dela, que é a Prefeitura de SP, está ajudando o Corinthians a viabilizar seu estádio. Com nosso dinheiro.

      • valter

        Janca,

        Me desculpe. Longe de mim querer lhe ofender, mas não sou eu que estou dizendo que patrocínio é algo totalmente diferente de publicidade. E o Aurélio quem diz.
        Quanto ao BNDES, respeito sua opinião, mas continuo com a minha. Também não vamos brigar por isso. Continuo lendo sua coluna, que por sinal é ótima.
        Abraços

        • janca

          Você não está me ofendendo. A Caixa comprou os direitos de ser a patrocinadora máster do Corinthians e vai fazer publicidade na camisa do clube. Não há nada de errado nisso. Sobre o BNDES é um banco público, quer queiramos quer não, em relação ao empréstimo para o Corinthians e para outras arenas da Copa cada um tem o direito à sua opinião, claro, e divergências em relação a isso fazem parte do mundo do futebol e da vida. Cada um enxerga de uma maneira, o que é legítimo. Abs.

          • Flavio Rodrigues

            Janca, entendo seu raciocínio e concordo em parte, mas, de qq maneira o estádio paulista seria privado e teria dinheiro do BNDS, será que foi só questão política e não faltou competência ao SPFC que teve projetos vetados pela FIFA? Lembrando que em desespero, até cogitou-se a construção de um estádio em Pirituba.

          • janca

            Claro que falou competência ao São Paulo, que aliás queria ajuda do governo _sempre fui contra_, como quis e conseguiu o Corinthians. E continuo sendo contra num caso e no outro.

  • Roberto Junior

    Janca, a lógica é o chamado princípio da impessoalidade, que deve ser um dos norteadores da administração pública, das empresas públicas, inclusive.

    Tá lá, escrito na Constituição, a Carta Magna, a lei maior da República Federativa do Brasil.

    Entes feito a Caixa Econômica são pessoas jurídicas de direito privado, mas nem por isso podem agir como se fossem instituições particulares. Ainda mais em um país onde as coisas não são sérias.

    Abraço.

    • janca

      ???

      • Roberto Junior

        Pô, Janca, interrogações?

        Sou leitor antigão aqui, né? Era só dizer que escrevi complicado e eu vinha esclarecer.

        Tinha escrito maior discurso aqui te desancando. Mas tu és parceiro e um camarada gente boa , então fica só o simples feedback: da próxima vez, não precisa da ironia rsrsrsrs.

        Abs.

        • janca

          Mas quem disse que colocar interrogações é sinal de ironia? Nem lembro o porquê de ter colocado as interrogações, mas só pode ter sido porque não entendi seu raciocínio. O que não quer dizer que o problema esteja em você, pode estar em mim _ou nos dois. Falhas de comunicação acontecem… Abração, Janca

          • Roberto Junior

            Tá certo, meu caro. Ainda mais quando a comunicação é virtual.

    • Missori

      ?????????

    • Ernesto de Minas

      Voce mesmo já deu a resposta: ” a Caixa é um ente de direito privado”. Portanto ela não tem “exclusividade de mercado” ou coisa assim e tem que brigar com os concorrentes por espaço. Quer aliado melhor que a camiseta do Corinthians ?

    • francotimao

      ??????????????????

    • Nick Oslahf

      Quis falar difícil e se embananou! Se for usar termos jurídicos, tenha pelo menos noção do q escreve!

    • antonio marcos

      ??????.

  • Mario

    bom sou contra o governo ter estatais p/mim são cabides de emprego, em relação timão/CEF é uma parceria de sucesso basta ver qnd se falou nela desde do anuncio ,e p/os estão reclamando vão chorar na cama q é lugar quente ou vão fazer algo de util como entrar p/algum partido p/fazerem a diferença.

  • Isso é das maiores safadezas da história do futebol brasileiro. Maracutaia pura e simples. Utilizar o lulla (no minúsculo mesmo) para pressionar a Caixa e BNDES em favor do corintians é crime contra a economia popular, já que as duas entidades são estatais e mantidas com o dinheiro do contribuinte. Uma hora toda essa podridão virá à tona. Daqui a pouco o Banco do Brasil estará contratando e pagando salários dos jogadores do time do lulla. A pergunta que faço é a seguinte: Cadê o Ministério Público deste país? Não vai investigar nada? Será que todas as instituições já foram cooptadas e dominadas como na Venezuela?

    • Missori

      Se vc acha que é crime contra a economia popular, procure os seus direitos de cidadão… No Brasil, um dos institutos mais sérios é o Ministério Público, seja ele Estadual ou Federal e, portanto, se eles ainda não se manifestaram não é por negligência, não. O Ministério Público ainda não chegou ao “entendimento” que vc chegou… Só isso!!!!!!

    • ZÉP

      Sergio Almeida … em primeiro lugar o dinheiro do BNDES não é dado, mas sim emprestado. Da mesma forma que sará emprestado para todos os estádios da COPA, inclusive os estádios dos clubes privados como BEIRA RIO, ARENA DA BAIXADA E O MINEIRÃO E A ARENA PERNAMBUCO que ficarão sobre a administração de clubes particulares como CRUZEIRO e NÁUTICO após a copa. E os empréstimos terão que ser pagos, o restante do valor que fica por conta do incentivo fiscal da prefeitura paulista , se refere a adequação p/ a copa que a FIFA exige, o que é de interesse da prefeitura paulista. Em relação a CAIXA quero dizer que o CORINTHIANS não é o primeiro clube privado patrocinado pela mesma vide ( ATLÉTICO-PR,AVÁI-SC e FIGUEIRENSE-SC), sem falar de todos os orgãos de comunicação como, ( REVISTAS, JORNAIS,CANAIS DE TV,EMISSORAS DE RÁDIOS,…ETCs) e quase todas também são empresas privadas,nem por isso vejo ninguêm relamar do nosso dinheiro publico. SE FOR ASSIM SOMENTE ORGÃOS PUBLICOS PODERIÃO SER PATROCINADO POR EMPRESAS PUBLICAS. RESUMINDO CHUPA QUE É DOCE…!KKKKKKKKKKKKKKKK

    • Ernesto de Minas

      O MP só age quando “provocado”. Faça a denúncia; entre com ação popular. Só não continue sendo cidadão de internet. Seja cidadão de fato e de direito. Entre com ação popular, coragem , vamos. Ou então deixa de mimimi.

  • Leonardo

    O que acho errado neste patrocínio, é pq sempre há conversas de bastidores falando que o ex-presidente lula tem costurado acordos e usado de sua influência para conquistas recursos para seu tme de coração.

    Se for assim, cada presidente que ocupar a cadeira no palácio poderá subsidiar seus times de coração por meio de acordos, benesses e favores, usando estatais e outras empresas das quais não precisam de publicidade.

    Nesse sentido o acordo que o Corintians fez com a caixa passa a ser questionado.

    • janca

      Uma coisa é falatório, outra coisa é a comprovação de que o Lula foi o intermediário da negociação, exercendo poder de influência junto à Caixa. Até agora não vi nada disso. Se provarem o contrário…

      • Missori

        Perfeito, janca!

    • Ernesto de Minas

      Não é conversa de bastidor. É tão somente inveja, recalque, dor de cotovelo.

  • francotimao

    Caro Janca, é óbvio q eu como Corinthiano estou satisfeito com o patrocínio da Caixa, msm porq já sou cliente dela e msm q ela fosse patrocinar outro clube, como palmeiras, s. Paulo, santos ou lusa, continuaria sendo cliente, pois o banco me satisfaz as necessidades monetárias, acho uma tremenda bobagem os outros torcedores (não todos) torcerem o nariz para o patrocínio, pois eu não deixo de usar produtos cujo patrocínio vai pro s. paulo, palmeiras, etc…assim como deixo ou não de comprar produtos anunciados pelo Neymar, torcedores em muitas ocasiões deixam a paixão clubística aflorar acima da razão, entendo a paixão dentro do campo de jogo, de resto é a vida e aqlo q necessitamos pra viver..abs!!!!!!!!!

    • janca

      Não deixa de ser um risco que a Caixa está correndo, mas imagino que o lucro e o retorno do investimento sejam maiores, pelo menos que tenham calculado assim, por isso entraram nessa empreitada. Abs.

      • Missori

        janca, a CEF não estraria neste negócio para perder, seu negócio vai muito além do social, seu negócio é dar lucro. A CEF sabe muito bem onde “amarrar o seu burro”, e o Corinthians é um negócio praticamente garantido pela fatia de mercado que representa. A CEF não está perdendo nada e muito menos os seus correntista e poupadores. Abçs.

        • janca

          É isso o que eu acho, Missori, a Caixa deve se dar bem com o negócio, pelo menos vislumbra assim, se não não teria entrado.

          • Bruno

            Janca,

            eu creio que a primeira fase do projeto a CEF já atingiu.

            Eu acho que nunca se falou tanto nela como nestes dias…

          • janca

            Sei não… O que sei é que a Caixa deve ter retorno com o investimento e se bancos privados podem patrocinar clubes de futebol os estatais também. E investir no Corinthians é investir no clube cuja torcida, repito, tem o maior potencial de consumo, então, a meu ver, o investimento se justifica, sim.

  • Augusto

    Acho um pouco equivocado estes comentários, toda a empresa que começa em qualquer estado os cidade que traga melhorias para o devido lugar ganha da Prefeitura ou do Estado Incentivo fiscal, seja qual a forma que for como dinheiro ou diminuição de impostos, no caso do Corinthians já havia a intenção de fazer o estádio e com o capital do BNDES que como todos sabem é recurso que é liberado com o de empréstimo com juros menores e prazos maiores que outros bancos não fazem. Vender o uso do Name para alguma empresa é a forma que o clube encontrou de fazer seu estádio com um custo menor e vendo que seria possível que outros estádio de São Paulo não se encaixariam mesmo que seja pela CBF ser contra ao São Paulo na época, viu que podia unir duas frentes a de que o Corinthians faria seu estádio com o Estado sediar o jogo incial da Copa. Ai vem um bando de MANÉ com dor de cabeça (pra não falar outra coisa) e colocar idéias imbecis e as pessoas acham que é verdade

  • Álvaro Kantor

    Por que não comentam da Unimed no Fluminense, pois a empresa de saúde nega cirurgias e tratamentos e enfia milhoões de reais no time de futebol

  • Geraldo Caetano Rodrigues

    Se a Caixa assinou um contrato com o Corinthians, é porque ela entendeu que haverá retorno. Aliás, a grandeza do timão está acima dos demais clubes. Um recado aos torcedores do São Paulo: vocês sabem como surgiu o Morumbí? Quem era o senhor Laudo Natel? O que ele representou no cenário político brasileiro? Procurem saber….

  • fernando R

    O CORINTHIANS ENCOMODA MUITA GENTE !!!!!!
    —A PROVA DISSO ?? OLHA O TANTO DE COMENTARIOSS !!! TO CERTO ??? OU NAO ??
    OS BAMBISSS NAO FALAM Q O TIME DELES E TANTA MERDA , PORQUE ESTA ACHANDO RUIN ??
    SDS …

  • thiago

    é…
    o Corinthians da o que falar mesmo e não tem jeito !
    a Caixa pode patrocinar times como Atlético Paranaense, Avai e outros de menor expressão !
    mas é só falar no nome do Corinthians que a bicharada já fica louca, roendo as unhas coloridas de inveja.
    a Petrobrás ficou 25 anos patrocinando o Flamengo e ninguém nunca disse nada, ai era bonito ?? a Eletrobrás patrocinou o vasco e ninguém comentou nada…nem xiou, nem esperneou, e nem morreu !
    então Antis, senta e chora, porque o choro é livre !!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • José Luiz

      E é bom eles chorarem logo, pois do jeito que andam as coisas até para chorar pagaremos impostos…

  • Raí e Marcos

    Engraçado… os torcedores dos outros times falarem tanto do patrocínio da caixa… será que eles se esqueceram que o goleiro Marcos e o Raí são garotos propagandas da caixa?
    a caixa está simplesmente usando a figura do Marcos, Raí e Corinthians pra realizar novos negócios e ganhar dinheiro, objetivo de todo banco, sendo ele privado ou público… aahhh mas e o valor? se o do são paulo que tem menor torcida e não ganha títulos desde de 2008 foi de 23 milhões… pq 31 milhões é muito? pro atual campeão da libertadores e campeão brasileiro-2011…
    não tão querendo q a caixa pague o msm valor q do figueirense atl paranaense e avai neh?

    objetivo de banco é ganhar dinheiro… não sejamos ingênuos achando q esses 31 milhões anuais não serão recuperados e até multiplicados…

  • Leandro Vieira

    Pela milésima vez: o benefício que o Corinthians teve para construir o estádio serve para qualquer empresa que fizer empreendimentos em Itaquera.

    • janca

      Não é verdade, tanto que precisou de aprovação da Câmara Municipal. Não basta uma empresa investir em Itaquera pra receber benefícios municipais.

      • Missori

        Janca, será que a necessidade de aprovação da Câmara Municipal não foi para os incentivos fiscais do Município? Não foi para o empréstimo do BNDES… Data venia e SMJ… rs

        • janca

          Claro que foi para os incentivos fiscais do município. O BNDES é a mãozinha dada pelo governo federal. Os CIDs, pelo governo municipal. O estadual vai entrar diretamente com dinheiro.

  • @R9Sal

    Caixa Economica Federal, incentivos fiscais, dinheiro publico, Ct de Cotia, São Paulo FC

    http://www.youtube.com/watch?v=gHGcVUDzQH0&w=420&h=315%5D

  • José Luiz

    Dizer que os estádio será construído com dinheiro público é ótimo. Há duas parcelas importantes nessa história: empréstimo do BNDES (que, por ser empréstimo, terá que ser pago – e com juros). O banco até pode ser público, mas o dinheiro vai retornar com acréscimo, ou seja, o patrimônio público que será investido será aumentado em poucos anos. E os CIDs só podem ser dados a título de incentivo caso tenha estádio. Se não tiver, não tem CID. Ou seja, o dinheiro só pode existir com investimento para a construção do estádio. Sem esse investimento não há o dinheiro “público” a ser investido. E isso é previsto em lei. Acrescento também a ótima interpretação do Erich Beting no Uol – no exterior os estádios particulares são, sim, feitos com investimento público. Nos EUA, por exemplo, nem é por emprestimo, é por doação. Portanto dizer que o estádio está sendo feito com dinheiro público não significa apenas desinformação por parte do jornalista, como também um desserviço que apenas instiga a rivalidade.

    • janca

      BNDES é banco público, com dinheiro público e que empresta com juros camaradas. Há ainda a ajuda da Prefeitura de SP e investimento direto do governo do Estado para o Corinthians poder receber jogos da Copa _e o de abertura_, ampliando a capacidade do estádio. E se você é tão favorável a estádios particulares com dinheiro público, como diz que existe no exterior, peça para o governo, com nosso dinheiro, construir um pro Fluminense, um pro Flamengo, um novo para o São Paulo, um pro Santos, um pro Galo, outro pro Cruzeiro…

      • rubens

        Então deveriam fechar o BNDES, pois ele empresta dinheiro público para agentes privados a juros camaradas e prazos dilatados.

        • janca

          Fechar de jeito nenhum, mas o banco teria de rever seus conceitos. E não estou me referindo aos clubes de futebol… Vá ver a lista de grandes empresários que têm uma mãozinha camarada do banco…

  • Na minha opinião este blog deveria mudar de nome.Deveria se cha mar BLOG DO ANTA!!!

  • sandrofla

    Não vejo nada demais também, a estatal está aí e tem de continuar crescendo financeiramente e enxergaram no Corinthians a possibilidade real. Normal!

    • janca

      É o que eu também acho.

  • Willian

    Incrível a falta de informação de um colunista que afirma que o número de novos cartões de crédito da CEF aumentarão, mas não tem o conhecimento que as receitas oriundas dos cartões de crédito vão para as financeiras (VISA/MASTER), eu no seu lugar sentiria vergonha João Carlos!

    • janca

      O número aumentarão (sic) é boa _rs.

    • Missori

      Ah! tá, Willian! A CEF emitirá milhões de “cartões de créditos cujas receitas irão para as financeiras”… A CEF então virou entidade de benemerência que trabalha para as financeiras (VISA/MASTER)!!!!! Willian, se vc não sabe, mas acho que sabe e só quer fazer “marolas”, as bandeiras (Visa, Mastercard, Dinners, e o “escambau”) recebem um percentual do lucro mas o ganho maior é da CEF, compadre…!!!!!!! Ela, a CEF, vai ganhar muito com essa parceria, quer vc queira ou não…

  • BIG BOY

    EM TODA AS CONSTRUÇÕES DE ESTADIO OU MELHORAS, SÃO FEITA PELAS CONSTRUTORAS E NÃO PELOS CLUBES…
    ARENA GREMIO, PALESTRA, MODERNIZAÇÃO DO MORUMBI, ETC…
    OS CLUBES CONTRATAM A CONSTRUTORA E A MESMA SE ENCARREGA DA CONSTRUÇÃO E O CLUBE A PAGA NOS MESMOS MOLDES DO FINANCIAMENTO…
    VOCÊS ACHAM QUE TODAS AS CONSTRUTORAS ENVOLVIDAS ESTÃO COLOCANDO DINHEIRO DO SEU CAIXA?
    ISSO É INVESTIMENTO A LONGO PRAZO, E ESSE TIPO DE INVESTIMENTO É FEITO ATRAVÉS DE FINANCIAMENTOS JUNTO AO BNDES QUE AS CONSTRUTORAS SOLICITAM…
    QUEM TEM R$ 400.000.000,00 EM CAIXA PARA CONSTRUIR UM ESTADIO?
    AH O SÃO PAULO TEM…
    AH O PALMEIRAS TEM…
    AH O GREMIO TEM…
    POR QUE NÃO COMPRAM O MESSI, O CRISTIANO RONALDO, O XAVI, ETC…COM ESSE DINHEIRO ENTÃO?

    É SÓ PORQUE É O CORINTHIANS…

    MANÉS…

  • Cristiano

    tem muito bambi ai que vai querer devolver a casa financiada pela caixa. se for assim que estão falando, encerrar conta na caixa por causa do patrocínio não vai querer comprar casa também. muito besteira dos torcedores, pois são paulo tem o morumbi por causa de um governador fanático pelo são paulo. turma de memória curta.

  • Alexandre

    Só não dá para engolir este papo de que a Caixa quer “internacionalizar a sua marca” patrocinando o corinthians no mundial.
    Qual é o interesse de um banco público federal em “internacionalizar a sua marca”? Vai abrir agências e contas no exterior???
    Quanto à Petrobrás e à Eletrobrás, Janca, vale dizer que são sociedades de economia mista com ações na Bovespa, assim como o Banco do Brasil, e diferentemente da Caixa, que é 100% estatal.
    Há quem diga que a Caixa pretenda patrocinar muitos outros clubes. Particularmente acho que uma empresa estatal deveria, no máximo, patrocinar esportes olímpicos amadores, ao invés de se ligar ao futebol profissional.

    • janca

      Não sei se você sabia mas a Caixa tem balcões de negócio no Japão, por exemplo, para trazer investimentos para o Brasil, já que outras partes do mundo não enfrentam um momento fácil, vide o que acontece na Europa.

      • Gilson D. Mendes

        Caro Janca, apesar de todas as criticas ao pessoal da Caixa, não podemos esquecer que os bancos particulares só vão no filé e em minhas andanças por este Brasil afora, em muitas cidades do interior de alguns estado, você só encontra agências da Caixa, nem do B.Brasil existe, mas a Caixa esta lá. Pessoal que defende tanto os bancos particulares, porque não cobram deles a instalação de bancos nas cidades pequenas do nosso Brasil.
        A Caixa tem todos os direitos de querer crescer.

        • janca

          Concordo que a Caixa tem todo o direito de querer crescer e de competir com bancos particulares.

      • Alexandre

        Não sabia não.
        O que eu questiono é a tendência de empresas públicas passarem a anunciar em peso no futebol profissional.
        Certamente quem teria muito a perder seriam os outros esportes, que já não atraem as empresas privadas.
        As empresas públicas só existem porque têm importante função social, e embora em alguns casos, como o da Caixa, compitam com empresas privadas, não têm como fim único o lucro.

    • Missori

      Alexandre, acho que vc sabe o “porque” da palavra mista quando nos referimos as sociedade de economia MISTA, né???? É porque no seu capital social TAMBÉM TEM, E MUITO, DINHEIRO PÚBLICO, ISTO É, DINHEIRO DO POVO (COMO VCS GOSTAM DE MENCIONAR)!!!! Não tem essa de “sociedade de economia mista pode e empresa pública não pode… Dê uma pesquisadazinha…

      • Alexandre

        Ué, onde eu disse “sociedade de economia mista pode e empresa pública não pode” ???

  • Donizeti-SP

    Qualquer coisa que o Corinthians faça, logo bem a reclamação ou pura dor de cotovelo dos anti, mas fazer o que né, quem é grande não pode se importar com os cães que ladram enquanto a caravana vitoriosa do Timão passa.

    Banco é inteligente, não rasga dinheiro, os dirigentes da Caixa sabem que o patrocínio do Timão tem retorno certo, pois a fiel torcida é a única do país que realmente acompanha seu time e tem a turma do contra que sempre assiste para ficar “secando”, porisso tem a maior audiência, os caras torcem mais contra o Corinthians do que para seus próprios times, é uma vergonha.

    Depois da inauguração da Arena Corinthians vai ser covardia, será casa cheia todo jogo, o Timão vai ganhar o que quiser, contra quem quiser, quando quiser, vamos disputar a Champions League, pois aqui no Brasil e na américa do Sul não vai ter adversário para nós.

    Vai Corinthians!

    Chupem Antis.

  • José Henrique

    Incrivel como tem gente que insiste em desvirtuar tudo o que o corinthians faz.
    Neste post, o Janca disse claramente que foi um bom negócio para a Caixa, e ainda sim questionam.
    Ora, 2 ,5 milhões mensais não pagam nem o salário do Neymar, e muito menos os. Salários de 2 ou 3 jogadores do Flu, e tratam esse patrocínio com um grande “favorecimento” ao corinthians.

    Ora bolas, será que não se tocam que essa campanha sistemática só aponta para ridículo?

    E se desvalorizam, a cada dia com essa ladainha que não engana mais ninguém.

    • ALESSANDRO

      ASSINO EMBAIXO,EM VEZ DE CHIAR POR CAUSA DO PATROCINIO SUGIRO AOS OUTROS CLUBES QUE TRABALHEM POR UM IGUAL OU MELHOR.

  • haghios

    Caixa… Petrobrás …. são Empresas que representam o Brasil no Exterior …. mesmo sendo Santista … acho que foi um bom negócio para ambos … se o Corinthians será o representante do Brasil no Mundial de Clubes .. tem mesmo que divulgar o Brasil lá fora.. só não sei prá que tanto Aueee .. por causa disto … a Petrobrás … já Patrocina o Flamengo á anos .. e ninguém fala nada…. é óbvio que irei torcer pelo Chelsea … mas o Corinthians tem que aproveitar e Faturar ….

    • Missori

      Beleza, haghios! Isto é participar usando a massa cinzenta! É isso aí, mesmo torcedor adversário, quando inteligente, sabe participar desse tipo de debate, mesmo torcendo para o meu Coringão tomar uma “sarrafada” do Chelsea (mas não vai dar, meu mano!). Parabéns e SC.

    • janca

      Só uma coisa: a Petrobras deixou de patrocinar o Flamengo depois de 25 anos de parceria devido às dívidas do clube com o governo federal. Sobre o acordo da Caixa com o Corinthians, até que me provem o contrário, insisto que não vejo problemas.

  • Aleksandro

    FLAMENGO – PETROBRÁS
    VASCO – ELETROBRÁS

    E agora o SMALL se segura na barra da saia da CAIXA…

    Significa apenas que o timinho está próximo da falência, assim como os outros 2 “auxiliados” por estatais.
    Aproveitem este pequeno “refresco” antes do ISENTÃO quebrar de vez as finanças do clube. Enquanto isso os (ir)responsáveis (Mula, cara de areia mijada e rosemberg) estarão aproveitando o dinheiro que levaram e dando muita risada da choradeira curicana.
    Quem viver, verá!

    • rubens

      Mude seu nome pra Mãe Dina e OS ANTI PIRA!!!!

    • ALESSANDRO

      SE ORIENTA CRIATURA,O TIMAO BATE RECORDES DE ARRECADAÇAO A CADA ANO,DEIXA OS RIVAIS COMENDO POEIRA!!!!!QUEM VAI FALIR E SEU CLUBE QUE DEVE TA ATE O TETO DE DIVIDAS,COMO A MAIORIA DOS CLUBES OU SE BOBEAR E CAPAZ DE SER O VERDINHO DA SERIE B.

  • Para o CORINTHIANS NÃO PODE. Para o EIKE BATISTA (filho de ex-ministro) PODE? De onde vem a fortuna do empresário? Por acaso é do solo brasileiro? Ah sim, ele é carioca e o CORINTHIANS é paulista.

    • janca

      Quem disse que eu defendo os empréstimos ao Eike Baptista? Não por ser filho de A ou de B, mas vejo aí a privatização de bens que deveriam ser públicos. Veja o caso do Maracanã… Pode acabar nas mãos de quem? São sempre os mesmos.

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA,CHEGA A SER IRRITANTE ESSA COMOÇAO CAUSADA PELO PATROCINIO DA CAIXA AO CORINTHIANS,E UM BANDO DE GENTE DESINFORMADA QUE POE PAIXOES DOENTIAS(PRA NAO CHAMAR DE ESQUIZOFRENICAS)ACIMA DA RAZAO E DO BOM SENSO.A SEGUIR VOU COLOCAR ALGUMAS CONSIDERAÇOES:
    1-TODO MUNDO SABE DAS VANTAGENS DE SE PATROCINAR O CORINTHIANS,QUE DENTRE TODOS OS CLUBES BRASILEIROS POR CONTA DO PODER AQUISITIVO E DO TAMANHO E O MAIOR MERCADO CONSUMIDOR DO FUTEBOL E EMPRESAS COMO A CAIXA MESMO SENDO ESTATAIS ANALISAM PATROCINIO FRIAMENTE EM CIMA DE NUMEROS E POTENCIAL,A CAIXA ENTROU NISSO PRA GANHAR;
    2-QUANTO A INFLUENCIA DE LULA SE E QUE HOUVE,PRA MIM NAO PASSA DE INVEJA QUE PARTE DE PESSOAS LIGADAS A CLUBES QUE NAO TEM COMPETENCIA.A CAIXA JA TEM UMA CERTA TRADIÇAO EM INVESTIR EM PATROCINIOS DE FUTEBOL NAO SERIA O LULA A MUDAR A ESTRATEGIA;
    3-AOS DIRIGENTES DE OUTROS CLUBES QUE ANDAM TORCENDO O NARIZ OU FAZENDO INSINUAÇOES EU DIGO O SEGUINTE:CUIDEM DE SEUS CLUBES A COISA NAO ANDA BOA PRA MAIORIA DE VCS INCLUSIVE TEM GENTE REBAIXADA AI NO MEIO E GENTE QUE TEVE QUE FAZER MUITA REZA PRA NAO O SER TAMBEM.ENQUANTO VCS FICAM PREOCUPADOS EM CHIAR DO CORINTHIANS,O TIMAO VAI TRABALHANDO EM SILENCIO CRESCENDO E ABRINDOI DIANTEIRA EM ARRECADAÇAO,EM VEZ DE CHIAR TRABELHEM E BUSQUEM MELHORAR A SITUAÇAO DE SEUS CLUBES!!!!

    • ALESSANDRO

      O SONHO DOS NOSSOS RIVAIS E NOS DESTRUIR!!!!!ELES,SEUS FILHOS,NETOS,BISNETOS VAO CONTINUAR TENTANDO E NUNCA VAO CONSEGUIR,QUANTO MAIS TENTAM MAIOR NOS FICAMOS!!!
      OBS:ESSA COMOÇAO JA ESTA RENDENDO FRUTOS O NOME DA CAIXA E DO TIMAO ESTA GANHANDO EXPOSIÇAO EXTRA DAQUI A POUCO DA PRA PEDIR ATE UM AUMENTO!!!!!E ISSO AI RIVAIS COM DOR DE COTOVELO CONTINUEM A NOS AJUDAR!!!!

      • FelipeTricolor

        uhauahuha…vai rindo sua besta….vc vai ver o quanto de beneficio vc ganhar com isso…uhauhauha

  • Lucas Santos

    Ai meu Deus….os Diretores da Caixa devem estarem rindo nesse momento, eles nunca imagiram que seria tão facil fazer propaganda da sua marca de graça….liga a tv tão discutindo, no radio na internet…ta todo mundo falando da Caixa…..ahhh antes que me esqueça….

    Vem pra Caixa vc tambem…vem……antis……Vai Corinthinas.

  • FelipeTricolor

    Essa parceria dos chikens só prova que eles não tem capacidade de sobreviver sozinhos,e precisam sim da ajuda do governo,falar que o patrocinio veio porque o curintia é isso ou é aquilo,pq o curintia atrai massa,atrai uma pinoia,isso dai é ajuda do governo de forma escancarada,o time da devendo até cueca por causa do estadio,estava sem patrocio master,ficou sem receber de uma empresa que fez acordo pontual,oras,o Luizinho vendo isso,mexeu seus pauzinhos e foi la na caixa pedir ajuda….o problema é que em um Pais em que é normal roubar e levar vantagem,todo mundo acha isso normal,inclusive os corintianos.

    • Jefferson

      E QUANDO VOCÊ DESCOBRIR QUE O ESTADIO DO MAIOR DE TODOS VAI SE CHAMAR ARENA PETROBRAS? JÁ PENOU? AI MESMO QUE VC SE MATA, SUA BIBA….ENTÃO CHUPA MANÉ.

      • FelipeTricolor

        Não me mato naum sua besta,pq eu posso até ta pagando esse estadio que vcs ganharam do governo por Incompetência de conseguir construir sozinhos,mas vc tbm está pagando seu troxa,seus filhos vão pagar,e provavelmente seus netos,e com certeza vc sentira na sua aposentadoria…seu G/A/L/I/N/H/A traveco…é por pessoas como vc q temos o pais que temos,quem acha isso normal marece ser robado mesmo!!!!

    • PQ VC NÃO FALA DO LAUDO NATEL E DO ADEMAR DE BARROS QUE DERAM O MORUMBI P VCS HEIN SEU PALHAÇO VC É QUE NEM AQUELE PAI QUE FICA ORGULHOSO QUANDO O FILHO DELE PAPA A FILHA DO VIZINHO ATÉ BATE NO PEITO MAS QUANDO O FILHO DO VIZNHO PAPA A FILHA DELE DAÍ FICA MACHÃO! A VÁ TE CATAR BICHINHA!

      • FelipeTricolor

        Me prova com documentos que o Laudo Natel ajudou o São Paulo seu T/R/A/V/E/C/O otario…sua anta,quando o São Paulo recebeu o terreno do governo,Laudo Natel nem era Governador do Estado ainda seu palhaço,se informe,curintiano quer tapar as proprias sujeiras inventando noticias ou compartilhando noticias da qual nem sequer teve a coragem de verificar a veracidade dos fatos,tudo isso que vocês falam,rebaixamento no paulista,ajuda na construção do estadio,tudo isso são noticias criadas e iniciadas por proprios corintianos,ou seja,não tem fundamento ou prova alguma,vocês falam isso apenas para vocês mesmo acreditarem,quanto a situação de vocês,está mais do que provada e com fudamentos,está recebendo ajuda do governo em todas as frentes,quanto a sentir orgulho disso,vai de cada um,cada um tem o que merece,mas brasileiro é o unico que se fode e ainda acha vantajoso…

        • AIRTON

          Tem toda razão Cleiton e participantes, nosso dinheiro não pode ficar a mercê de bandidos e vagabundos, nem estou falando dos Corintianos, me refiro a esses “políticos” que usam o dinheiro do povo para se beneficiar.

          Pode ter certeza que que muito dinheiro vai ser desviado com esta manobra feita pelo nosso ex-presidente, Lulala, que por sinal está conseguindo se sair bem até agora.

          Independente de torcida, sejam Palmeirense, Corintiano, São Paulino, etc.., devemos nos atentar que o favorecimento existe e está evidente. Está claro que o banco estatal foi manipulado pelo governo petista.

          Pessoal, não sou torcedor fanático, no entanto não coaduno com tais iniciativas, tendo em vista que não quero ver meu País dirigido por representantes corporativistas e corruptos. Todos viram o julgamento do mensalão, viram as manobras que esse partido fez para conseguir dinheiro, favorecimento e poder, então não podemos ser ingênuos ao ponto de não enxergarmos o que está acontecendo em nosso pais e que igualmente acontece com o patrocínio do Corinthians junto a Caixa Econômica Federal.

          E diante do exposto, e em resposta a este evidente favorecimento, convido a todos que são brasileiros e cidadãos a refletir a respeito. E principalmente fechar suas contas nesse banco como forma de protesto.

          Obrigado.

  • Oscar de Melo

    Janca,a manchete do texto acima”O choro é livre”,bem que poderia ser a deste texto também,pois desde o início do projeto copa do mundo,o governo disponibilizou os mesmos recursos à quem tivesse melhor projeto pra sediar a copa,se os times dos chorões não tiveram capacidade de enviar projetos compatíveis com os exigidos pela FIFA,o choro continua sendo livre.Quanto ao patrocínio da CAIXA,só pode pleitear quem está em dia com fisco,e com o governo federal,com mais um choro livre.

    • janca

      Poderia, Oscar, se bem que são situações diferentes. No caso do estádio e do patrocínio do Corinthians trata-se de dinheiro e benefícios públicos que estão em jogo, embora muitos dos que reclamem protestam porque se trata do Corinthians e não do seu time de coração. O clubismo… Eu continuo com um pé atrás em relação a benefícios e recursos públicos para arenas privadas, sou contra o Botafogo ter ficado com a administração do Engenhão, sou contra a concessão do Maracanã para a iniciativa privada e não gostei da forma como o estádio do Corinthians foi _ou está sendo_ viabilizado. No caso do patrocínio já penso diferente. Acho que foi uma ótima jogada da Caixa, que tem todo o direito de patrocinar o Timão.

  • Dimmu Borgir

    Não tem nada errado, a Caixa é estatal mas concorre com outros bancos.
    30 milhões para a Caixa é dinheiro de pinga.
    O banco já tem uma quantia para ser gasta em marketing e publicidade, é só deixar de fazer menso comercial na TV que dá na mesma.
    acho o valor pequeno, deveria ser em torno de 60 milhões esse patrocínio.
    E o Corinthians só foi o escolhido porque está em dia com a situação fiscal, ao contrário do São Paulo.
    O Banrisul patrocina gremio e Inter e ninguém nunca comentou nada. Nem dos Correios, Banco do Brasil, que patrocinam outros esportes.
    Parabéns Janca.

  • Ton

    Olá Janca, concordo plenamente quando vc diz:

    “Para quem questiona os investimentos que a Caixa já faz no futebol, patrocinando Atlético-PR, Avaí e Figueirense, respondo que se trata da estratégia do banco que deve ser respeitada. E que os valores são muito menores do que os negociados com o Corinthians, por motivos mais do que evidentes.”

    Acrescento ainda que a marca “Palmeiras” por exemplo, está avaliada em menos de 500 milhões e conseguiu um patrocínio de 25 milhões anuais da Kia Motors.

    A marca “Corinthians” superou o valor de 1 bi, e entendo que foi com base nisso que o departamento de Marketing bateu o pé e rejeitou todas as ofertas inferior aos 30 milhões.

    Em meio a tantos erros, o Marketing do Palmeiras trabalhou muito bem nos valores que conseguiu com o patrocinador, já o São Paulo que fechou 23 milhões com a Semp Toshiba acho que foi mal, porque hoje a marca “São Paulo” é mais valiosa que a marca “Palmeiras”, sendo assim acredito que o Tricolor poderia conseguir valores maiores.

    Abraços!

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo