Série A ou Copa do Brasil?



Se você perguntasse para um palmeirense se ele preferia ficar na Série A e perder a Copa do Brasil ou caiu para a B e vencer o torneio que dá uma vaga na Libertadores, o que ele responderia? Imagino que boa parte ficaria com a primeira opção.

A questão é que não acho que uma coisa exclua a outra. O Palmeiras poderia ter vencido a Copa do Brasil mesmo sem abrir mão do Brasileirão.

Insisto há tempos que a estratégia adotada por Luiz Felipe Scolari foi de alto risco. Como foi a de Tite, que deu prioridade total à Libertadores, e a do próprio Muricy, que também apostou suas fichas no torneio sul-americano. Mas Tite tinha um elenco melhor e viu o Corinthians crescer no Brasileiro, e Muricy tinha Neymar, embora o segundo semestre do Santos tenha sido quase todo pra cumprir tabela.

O Palmeiras, nas dez rodadas iniciais do Nacional, parecia que não estava no torneio. E talvez tenha acreditado que, quando começasse a jogar, a situação seria modificada na hora, como ocorreu com o Corinthians. Não foi e segue até agora na zona de rebaixamento. Ainda dá pra escapar, mas seria um milagre. Teria que vencer os três jogos _ou ganhar dois e empatar um_ e torcer por seguidos tropeços de Portuguesa, Bahia e Sport (de pelo menos dois deles).

Faltou planejamento e faltou visão à comissão técnica e à diretoria palmeirense. Talvez tenha sido soberba. O que sei é que não precisava ser uma coisa ou outra. O Palmeiras poderia ter ganho (como poderia ter perdido) a Copa do Brasil sem ter deixado de lado o Brasileiro. São Paulo e Grêmo fizeram isso. Lutaram pela Copa do Brasil _ok, pararam nas semifinais, o que faz parte do jogo_ sem deixar o Nacional em segundo plano. Hoje os paulistas estão em quarto, fechando o G4, os gaúchos são vice, com vaga direta na Libertadores (pelo menos até aqui). E fizeram o mesmo com a Sul-Americana. Dedicaram-se a ela sem se esquecer do Brasileirão. O Grêmio caiu nas quartas de final, o que também faz parte do jogo (e que derrota dramática na quinta), o São Paulo segue vivo, partindo pras semifinais.

Que sirva de lição para outras equipes em outros campeonatos vindouros. Em vez de ou um ou outro, por que não um e outro? E antes que digam que sou contra priorizar um torneio, não é verdade. Sou a favor. Contanto que o outro não fique relegado ao décimo plano, numa estratégia de extremo risco, que pode acabar num desespero total, caso do Palmeiras em 2012.



  • Coxa

    Você esqueceu de falar do Coritiba. O Marcelo Oliveira errou porque deixou o Brasileiro pra trás como o Felipão. Por pouco o Coritiba não cai. Se ele continuasse por aqui bau-bau, Série B era quase certa. Pra nossa felicidade saiu, o Coxa se recuperou e ele afundou o Vasco. O Vasco só não cai porque o campeonato está no fim. Você não sabe o que é ter um Marcelo Oliveira trabalhando no seu time. O torcedor do Coxa sabe, o do Vasco aprendeu.

    • janca

      Não conheço bem o trabalho do Marcelo Oliveira pra opinar, mas acho que ele errou, sim, ao deixar o Brasileirão de lado, como fez o Palmeiras, colocou o Coritiba em sério risco.

  • Mario

    bom a portuguesa palestrina cometeu muitos erros e vão pagar por eles provavelmente na serie b ou nas urnas,bom outros vão passar por isso ou cometer o mesmo erro por q a raiz do problema é o calendario,se fosse como no europeu aonde as competições(copas e ligas)começam e terminam em datas muito proximas ñ haveria a opção de largar ou optar só por um campeonato.

    • janca

      O calendário é mesmo um dos grandes problemas, mas há outros, como a própria gestão de boa parte dos clubes, ainda muito atrasada. E os técnicos brasileiros que, a meu ver, também seguem estacionados no tempo _pelo menos boa parte deles.

  • Vaz

    Não acrediro em jogar bem os dois campeonatos sem resolver as brigas politicas eternas e montar um tremendo elenco pois mudanças profundas no calendário não acredito para já (talvez isto venha ocorrer com as próximas eleições na CBF se é que alguma coisa vai mudar).
    Ano que vem com o calendário correndo em paralelo para Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil durante a maior parte do ano, o que fazer? Manter o time “Top” para a Libertadores e um time “Top” também para a série B investindo pesado para os dois? Não temos estrutura e nem recursos para tal no futebol brasileiro. A tentação politica de querer contentar a torcida em um campeonato importante como a Libertadores como forma de compensar uma possível queda para segundona e fazendo crer que ficar entre os 4 que sobem é fácil, é enorme. Dirigentes não resistem a jogar para a torcida deixando o que é necessário fazer de lado.
    Outro grande problema que esquecem, é que Libertadores é jogada na quarta ou quinta-feira e Série B no sábado quando não na sexta e muitas vezes com as famosas rodadas de meio de semana na terça. Haja time e pernas para isso.
    O elenco teria que ser composto por pelo menos 40 jogadores, para ter esperanças de vencer e subir para a “elite” do brasileirão e disputar a Libertadores em condições de vence-lá. Não dá para pensar em hora dedicar-se a um, hora dedicar-se a outro. Penso que o melhor para o Palmeiras é jogar todas as fichas na Sérier B, reestruturar-se, amenizar sua guerra política interna e voltar a Série A o mais rápido possível e terminando logo com o pesadelo. A possibilidade de terminar em desastre querendo as duas coisas é muito maior do que a possibilidade de consegui-las.

    • janca

      Eu penso um pouco diferente, apesar das mazelas do nosso calendário. O Palmeiras pode formar um time digno para disputar e fazer um bom papel na Libertadores, sem se esquecer da Série B, lembrando que no ano que vem ainda haverá mudanças no calendário devido à Copa das Confederações. Claro que a prioridade é subir, mas isso não inviabiliza uma participação decente na Libertadores. Pelo contrário. É um estímulo a mais _o time saber que, apesar de poder disputar a segunda divisão (isso ainda não está confirmado, a esperança é a última que morre), terá ainda uma competição importante como a Libertadores. O erro, em 2012, foi deixar de lado o Brasileirão. O time abandonou as dez primeiras rodadas da competição, depois ficou de ressaca quando conquistou a Copa do Brasil, quando quis se recuperar começaram os tropeços e a coisa complicou. Ainda dá pra se salvar, mas não depende mais das próprias forças. E foram 35 rodadas até aqui. Salvo engano são 20 derrotas, um absurdo, mais de um turno perdido.

      • Vinicius Posterari Pereira

        Eu acho que vocês esqueceram do Corinthians de 2008. Não só vencemos a série-B como jogamos muito na Copa do Brasil e chegamos à final. Perdemos, sim, mas fizemos um excelente papel.

        O Palmeiras não pode querer montar um time de série B. O Corinthians não fez isso e os resultados vieram. Pra quem não se lembra, tínhamos no ano seguinte os mesmos André Santos, Willian, Chicão, Alessandro, Dentinho, etc… Não dá pra querer fazer um time como o Palmeiras se programar pra jogar a série B só com um time competitivo, tem que ser um time MUITO superior aos demais. Falam muito, mas esquecem que os gramados são piores, que o estilo de jogo é mais duro e que é uma divisão muito disputada.

        Enfim, se o Palmeiras não montar um time que jogasse por posições ao menos intermediárias na série A, pode dar tudo errado e não subir, porque dificilmente os problemas extra-campo vão embora. A cartolada que ainda acha que é poderosa e que está acima da instituição permanecerá lá, a parte ruim da torcida será a mesma (a que bate em jogador quando o time perde), então pra não correr risco, tem que entrar com muita folga pra subir. É só olhar Botafogo, Internacional, Vasco – todos tinham time pra lutar por Libertadores, mas vão assistir pela TV.

        Eu acho que cai, mas acho difícil ser já neste final de semana. Se duvidar vão vencer o Flamengo e duvido que Bahia, Portuguesa e Sport vençam juntos.

        • janca

          Caso o Palmeiras realmente caia, eu penso como você. Tem que montar um time forte, um time pra voltar em 2014 à Série A. E pra fazer um bom papel nas outras competições que disputar em 2013, entre elas a Libertadores. Em relação aos dois últimos rebaixados estou com receio de que sejam Palmeiras e Portuguesa. A direção da Lusa fez muita lambança neste ano, espero que o time vença amanhã pra dar uma respirada, mas não imagino que seja fácil. O Grêmio vem de derrota na Sul-Americana, mas é o vice-líder do Brasileirão. Enfim, aguardemos…

  • lee

    Se fosse meu time, preferia jogar a série B, pois as chances de voltar são praticamente de cem %. Já para conquistar um título como a copa do brasil, todo mundo sabe que não é todo dia, portanto, em um ano o clube volta e o título fica lá, marcado, enquanto a série B ficará marcado mais pela zoação dos rivais, que nã verdade não tem peso algum.

    **só ganharam a série B pq era muito time fraco junto…

  • Alem do abalo na imagem do palmeiras tem também o lado financeiro, a libertadores todos sabem, não remunera bem, a segundona nem se fala, junte-se a isso a situação financeira que não é boa e o palmeiras pode pagar ainda mais caro no futuro.
    Como manter uma equipe de ponta recebendo pouco durante 1 ano e comprometendo contratos futuros de publicidade ? A nova arena já ira dar frutos, ou no começo quem lucra é a WTorre?
    No meio desse turbilhão ainda tem dirigentes malucos e disputas políticas descabidas em um momento que deveria haver união, alem de uma torcida organizada que afugenta jogadores.
    Não sou palmeirense, mas não desejo mal ao palestra, porem penso a situação ser preocupante.

    • lee

      Tem nada. Quase certeza que vi que a cota de Tv será a mesma

      • Desculpe mas, “quase certeza” é o mesmo que meia grávida!
        Ou tem certeza ou não tem, mas tomará que você esteja certo, porem tem outros itens a considerar:
        Talvez queda na arrecadação por falta de clássicos, será que a torcida vai comparecer? E que preço será cobrado contra times menos expressivos?
        A KIA vai ter interesse em renovar o patrocínio?
        A ADIDAS parece que vai investir muito no Fla, alem de ter o Flu só o campeão brasileiro e favorito a libertas, se tiver que escolher vai sobrar para quem ?
        As vendas de camisas não serão abaladas? Qual jogador vai ser o puxador de vendas, Barcos nem sabemos se continuará?
        Eu não estaria muito tranquilo não, tudo tem jeito, mas é preciso ter comando e não tentar diminuir o tamanho do problema.
        Enfim, boa sorte palmeiras !

        • janca

          Pode haver queda de arredacação sim, embora não na cota de TV. Num eventual primeiro ano do time na Série B ela segue a mesma. Só é reduzida se ele fica mais de um ano na segunda divisão. Abs.

          • Alexandre

            O que aliás, está muito errado.
            Não faz sentido um time na Série B receber uma cota maior do que muitos da Série A.

          • janca

            Mas recebe a mesma cota no primeiro ano, se ficar mais um na Série B a coisa (e os números) muda de figura.

  • renato sá

    Problema do parmera vem desde o final da década de 70… poupado pela parceria com a parmalat em 90 …

  • Jurandir Hoffmeister

    Eu prefiro ser campeão e ir pra série B que ficar capegando até o final dos tempos da Séria A, dando graças a Deus pra não ser rebaixcado. Título é título e escapar do rebaixamento não vale nada. Além disso, tem que levar umas pancadas de vez em quando pra aprender. Até aprender.

  • ALESSANDRO

    BOA NOITE JANCA,QUANTO AO PALMEIRAS ACHO QUE JA SE FOI,ESTA NA SERIE B EM 2013 NAO TEM MAIS COMO.O QUE DEVERIAM E FAZER UM PLANEJAMENTO DE 2 ETAPAS PARA 2013 DIVIDINDO O ANO EM 2 PARTES EU FARIA DO SEGUINTE MODO:

    PRIMEIRO SEMESTRE:COMO VAO DISPUTAR A LIBERTADORES,EU IRIA ATRAS DE JOGADORES QUE FORAM REVELADOS NO BRASILEIRO,ESTES FICARIAM PRA SEGUNDA ETAPA PELO ANO TODO,SEGUE ALGUNS EXEMPLOS(AIRTON-CORITIBA,RAFINHA-CORITIBA,RHAYNER-NAUTICO,KIEZA-NAUTICO,LEO SILVA-PORTUGUESA,BRUNO MINEIRO-PORTUGUESA,GIANCARLOS-PONTE TEM VARIOS OUTROS EM OUTROS CLUBES)JUNTO A ESSES JOGADORES TRARIA UNS 4 A 5 ACIMA DE 30 ANOS LIVRES DE DIREITOS FEDERATIVOS E QUE TENHAM MUITA EXPERIENCIA E TARIMBA EM COMPETIÇOES PARA FICAR SO NO PRIMEIRO SEMESTRE E JOGAR A LIBERTA,DAR MAIS EXPERIENCIA AS REVELAÇOES SEGUE ALGUNS QUE PODERIAM VIR(CICINHO-EX SAO PAULO ATUALMENTE NO SPORT,TINGA- EX INTER ATUALMENTE NO CRUZEIRO,DIDA- PORTUGUESA,BOM SE PROCURAREM ACHAM MAIS ALGUNS)

    SEGUNDO SEMESTRE_SEM OS MEDALHOES COM AS REVELAÇOES MAIS ALGUNS REMANESCENTES DO ATUAL TIME E EVENTUALMENTE ALGUMA REVELAÇAO DE ALGUM REGIONAL ACHO QUE TERIA UM TIME MUITO FORTE PARA A SERIE B E ENTRARIA COMO FAVORITO ABSOLUTO,EMPURRADO PELA TORCIDA.

    ANTES DISSO TUDO ACHO QUE DEVE TER UMA GRANDE REFORMULAÇAO,DO ELENCO ATUAL MUITO POUCOS JOGADORES TEM CONDIÇOS DE FICAR,NA MINHA OPINIAO DEVERIAM FICAR APENAS:BRUNO,PATRICK VIEIRA,JOAO DENONI,MARCOS ASSUNÇAO,BARCOS(DUVIDO QUE FIQUE POIS DEVE ESTAR VALENDO MUITO E COM O DINHEIRO DA VENDA O PALMEIRAS VAI PODER MONTAR UM NOVO ELENCO)MAIKON LEITE.SOMENTE ESSES DEVERIAM FICAR.VALDIVIA,LUAN E HENRIQUE PODERIAM SER ENVOLVIDOS EM TROCAS OU VENDIDOS.

    • janca

      Muito jogador vai sair mesmo. Alguns porque não irão querer ficar, outros porque o Palmeiras não irá querer que continuem.

  • Marcos Vinícius

    Janca,o Palmeiras apostou todas as suas fichas na Copa do Brasil,acreditando que o Brasileirão seria apenas uma etapa na preparação para a Libertadores-13. Esqueceu de avisar isso a seus adversários,que ignoraram o limitadíssimo elenco alviverde a atropelaram. É fato: O Palmeiras vai cair,isso é algo acima de qualquer dúvida,do bem e do mal. Felizmente para poucos e infelizmente para muitos.

    Eu,como vascaíno,já vivi todas as situações por você citadas. Cara,não existe nada pior do que a queda para a segunda divisão. Mesmo que o Palmeiras conquista a Libertadores,algo pouquíssimo provável,mas a mancha (que não é verde) de cair para a série B é algo que não tem preço.

    Acho que a torcida age muito errado quando busca culpados e isenta os supostos inocente. Não existem inocentes,todos,comissão técnica,diretoria e jogadores,todos erraram. Só resta juntar os cacos de 2012 e sonhar com um ano vindouro melhor,e,principalmente,com um planejamento e elenco que correspondam às tradições do alviverde.

    Abraços,Janca.

    • janca

      Foi uma somatória de erros mesmo, não dá pra apontar apenas um ou outro. Não tem um vilão específico. Abs.

  • marcos

    JANCA,nunca vou querer e tb não interessa o que pensa um porkinho, só sei que amanhã é……………………………

    SEGUNDA

    VAI CORINTHIANS

  • Rodrigo rios

    Sou Palmeirense deste que nasci e acho que o palmeiras não vai cair neste fim semana por q a portuguesa não vai ganhar do grêmio mais a verdade tem que ser dita não importa o que aconteça o palmeiras vai cair. com toda a certeza o palmeiras não vai conseguir ser campeão da libertadores e vai ter que formar um time forte por q senão acontece igual aconteceu agora . Pra subir ano que vem(e não passar vergonha na libertadores) o palmeiras vai de que formar um time forte mesclando experiência com juventude dá pra faze dá mais o palmeiras vai ter que gastar uma boa grana.

    • janca

      Também não acho que caia hoje (o Palmeiras), mas a queda está muito perto. E aconteça o que acontecer a gestão do Verdão tem que ser revista. Preparou-se muito mal pro Brasileiro deste ano.

  • TRi mundial DOOM

    O Palmeiras nao teve competencia para vencer um Flamengo no pior ano do clube com todos implorando para q a temporada termine, Vagner love nem chutou a gol, ele costuma chutar com mais vontade, o zagueiro colocou para dentro das redes… q time ridiculo esse do porco, so fizeram porcaria….kkkk

  • Angela bispo:
    25/05/2013

    o flamengo e melhor do que o palmeiras então,o flanmengo não teve esta na boca de lixo.

MaisRecentes

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo