Ameaças no futebol



A recente onda de ameaças no futebol, envolvendo especialmente o Palmeiras, são um caso pra polícia, embora traga outras questões para discutirmos. Uma delas é a psicologia no esporte, que continua sendo relegada a segundo plano e pouco utilizada pelos clubes.

Como cada jogador reage diante de pressão? Há os que crescem, mas há os que caem de produção, não dormem direito, rendem bem menos do que poderiam, começam a errar lances fáceis… A cabeça do atleta é trabalhada? Acho que não, no máximo com palestras motivacionais e pitacos de autoajuda, quando a psicologia no esporte é muito mais do que isso e deveria ser individualizada. Porque cada atleta é único e reage de uma maneira específica.

No caso do Palmeiras, três dos jogadores que mais caíram de rendimento depois que as ameaças, atos de vandalismo, pichações etc. etc. etc. começaram foram Artur, João Vitor e Maurício Ramos. Segundo conselheiros da oposição, foram deixados de lado. Se quiserem cuidar da cabeça, que façam por conta própria. Se quiserem segurança, que contratem particulares. Assim fica difícil.

Mesmo no Flamengo, clube que aconselhou terapia a Adriano, o estafe do jogador passou a alardear que esse tipo de trabalho não é feito na Gávea, pelo menos não com os profissionais que atuam no Brasileirão. Ou seja, se o Fla valorizasse tanto a questão psicológica, teria um ou mais especialistas no setor para cuidarem de seus jogadores, algo que, pelo jeito, não faz.

Tantos reclamaram de suposta falta de preparo emocional de atletas brasileiros na Olimpíada, mas se o trabalho não é feito na base e de antemão, na hora h não adianta reclamar.

A psicologia e o esporte deveriam andar de mãos dadas. Basta ver o exemplo do tênis, modalidade em que um mínimo descontrole pode colocar tudo a perder. Não acho que seja por acaso que o brasileiro Thomaz Bellucci tem dado muito trabalho para os tenistas de ponta, como Roger Federer, e praticamente entregado o jogo quando se espera mais dele, diante de rivais menos badalados. Foi o que aconteceu na semana passada, quando não passou da primeira rodada do Masters 1.000 de Paris. Acabou atropelado pelo sul-africano Kevin Anderson por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1, em pouco mais de uma hora. Não deve ser por acaso que quando joga sem pressão de vencer atua de uma forma e quando o favoritismo é dele, costuma entrar na quadra de outra.

Isso vale para o tênis, para o futebol e para tantos outros esportes. É um trabalho diário _o da cabeça. Um trabalho que deveria começar na base, mas se nem no alto rendimento ainda é levado a sério, fica difícil.

Por mais que o tempo passe, ainda há preconceito com a atividade _a psicologia. Principalmente no esporte. Mas as barreiras estão aí pra serem quebradas. E uma hora serão. Espero.

Volto a postar na próxima quarta, dia 14, mas até lá continuarei, na medida do possível, respondendo os comentários de vocês. Desde já um bom final de semana e uma excelente semana a todos, Janca



  • Alan Miguel – SBC

    Boa análise, Janca. Como vc mesmo disse, violência e ameaças a jogadores de futebol não ajudam em nada a melhorar o desempenho do time que defendem e nem o desempenho dos mesmos. Mas é como vc contou também, em muitos casos, quando um jogador de um time considerado favorito atua bem quando não está sob pressão da obrigação da vitória, esse costuma render bem, no entanto, tem outros casos onde jogadores só conseguem produzir um melhor desempenho quando são desafiados, de fato. Existe muita relatividade nisso, e a psicologia esportiva deveria ser muito mais atuante nos clubes e em outras modalidades. Mas, Janca, como esperar isso num país onde torcidas ‘organizadas’ possuem liberdade quase que irrestrita para, em muitos casos, invadir local de treinamento quando bem entenderem para ‘conversar’, ‘motivar’ e/ou ameaçar atletas (trabalhadores, no caso)? Liberdade essa entregue de mão beijada pelas diretorias dos clubes. Não mudando a atitude interna das agremiações, não adianta se intensificar a psicologia esportiva também, pois não se encontrará equilíbrio nessa questão. Pelo menos, é o que eu penso. Abs, Janca, e continue com o bom trabalho.

    • janca

      De fato, Alan, quando as uniformizadas assumem o papel de “motivar” os jogadores, invadindo hotel, local de treinamento, seja lá o que for, é que a coisa está pra lá de complicada. Mas aí entra também uma outra questão, que é a da relação entre as organizadas e os dirigentes de futebol, muitos dos quais vivem refém das mesmas, dão-lhes benefícios, ingressos, ajudam com viagens, numa grande troca de favores, ou melhor, de interesses. E quando a coisa vai mal, como no caso do Palmeiras, já viu… Abs. e valeu pelas palavras, Janca

      • ROMARINHOOOOOO, O EXTERMINADOR DE PORCOOOO

        Cai pra segunda, o verdinho que se diz grande… Palmeiras
        Sobe pra primeira, o verdadeiro verdão… GOIÁS

  • Ciro

    Que goleada maneira que levou o Parmeras no Tribunal 9×0. Que maravilha! Para coroar essa campanha de sucesso e a minha felicidade ser completa só falta mesmo agora cair de uma vez, e olha que eu nem sou Gambá. E também é torcer e muito para que o meu time faça sua parte e lhe aplique a derrota de extrema unção daqui a duas rodadas. Eu que sempre fui até simpático com esse Clube a quem aprendi a respeitar e admirar desde os tempos da “Academia”, agora como talvez a maioria do Torcedores rivais desenvolvi outro tipo de sentimento por ele. Porque um Clube que tem uma torcida de vândalos e marginais como esse não mereceria nunca era fazer parte da elite do Futebol Brasileiro. E não me venham dizer que eles não representam a maioria do torcedores suínos porque pelas manifestações pelas redes sociais e em enquetes realizadas a granel por ai e por aqui, quase todos apoiavam qualquer tipo de maracutaia ou armação para permanecer na elite e inclusive as justificavam com qualquer tipo de argumento por mais estapafúrdios que fossem, inclusive com apoio de grande parte da imprensa paulista, como o jornalista que assina esse blog aqui. Ainda bem que a mesa não foi virada mais uma vez e não tivemos que passar por mais um escárnio que poderia ter repercussão internacional. Já basta em si que um Clube de grande história e que também já primou pela galhardia e uma certa classe ou fleuma ( não Britânica ) mas Italiana, tenha virado uma pocilga e sangre em praça pública e tenha deixado se tomar por essas facções criminosas, que autodenominam Torcidas Uniformizadas e que alguns chamam de Organizadas, não com uma certa razão porque facções criminosas costumam ser mais organizadas mesmo do que certas instituições civis. A eles meus piores sentimentos.

    • janca

      Mas as organizadas não dominam só o Palmeiras, são um mal _com algumas exceções, claro, não podemos generalizar_ do nosso futebol. E também não só do nosso, basta ver o que acontece na Argentina.

    • flavio

      Sr. CIRO obviamente seu time, seja qual for, também está infestado de marginais e canalhas de toda espécie na torcida. Mas parece que você não nota, uma vez que convive em seu seio. Ou seja os nossos marginais são sempre melhores que os demais não é mesmo?? Levando-se em consideração esta sua forma de pensar, obviamente você seria o primeiro a pedir virada de mesa para salvar o seu time. E pode ficar tranquilo porque eu não sou palmeirense, contudo estou cansado de tantas hipocrisias no meio futebolístico!!

    • mancha

      Ciro vc é mesmo um idiota ,,o tema aqui não é tribunal tão pouco rebaixamento,,,,,,por isso que vc é gambá e não tem cultura nenhuma ,,,,a desculpa ai ,,o que esperar de torcedor do timinho da marginal sem numero

      • TAI ….CHAMA UM DE IMBECIL…. E É MAIS IMBECIL AINDA,,, PROVOCANDO E DESRESPEITANDO AS PESSOAS………

        TAMBEM VAI ESPERAR O QUE DE UM CARA QUE SE CHAMA MANCHA……DEVE SER UM

        TREMENDO DE UM MEQUETREFE… ESTE TIPO DE TORCEDOR É QUE MERECE ESTE TIME

        HORRIVEL DELE… E EM 2013 VAI CURTIR OU QUEBRAR TUDO NOS CONFRONTOS COM O ASA

      • Romarinho, o exterminador de porco

        Corintianos apostólicos romanos, todo mundo se lembra da vergonha de 2010, quando os suínos – carne de Segunda! – entregaram o jogo pro Fluzinho ser campeão brasileiro e não deixar a gente fazer nossa festa. Eles deram risada, a gente ficou nervoso mas, um ano depois, ganhamos o Brasil, depois a América e agora o Mundo! O mundo…DÁ VOLTAS!

        No domingo, acho que não entregaram, né? Queriam ganhar dos pó de arroz, mas não passaram nem perto disso, mano. Deram mais um título para os caras, parabéns! Agora vão curtir a alegria de vocês na Série B de novo!

        O MUNDO DÁ VOLTAS! Aliás, o NOSSO mundo. Ele terá novo dono!

    • Renan

      haha… As organizadas são o menor problema de todos nesse pais, Os Frizos Mustafás Juvenais Sanchez , Euricos , Del Neros , da vida são o maior problema do Futebol. Esses são os Bandidos

    • Deco

      Ciro, vai te catar, bastardo. Pagando de “intelectual”, quando vc é um zé mané!!!! Você nem homem é para assumir para que time você torce! Querendo generalizar mais de 15 milhões de torcedores por ações isoladas de “torcedores” vândalos, que como foi dito , existe em todos os clubes ( alias, foi no Palmeiras que um tal de edilson, vampeta e cia , apanhou???) Foi no ct do Palmeiras que o onibus foi apedrejado, filmado ao vivo pela tv??? Não, mas como eram os queridinhos da mídia, sempre abafam o caso!!! Entre tantos outros casos de violência que rondam os estadios do Brasil. E quanto a moralizar o futebol, o dia que esse STJD fizer por merecer, ai se pode conversar. Mas por enquanto, é tudo farinha do mesmo saco, e já foi comprovado: eles ajudam mesmo quem eles querem, prejudicam quem querem, e depois pagam de “moralistas”. Bando de hipócritas e covardes, como você!!!!

  • Maurício de Manaus

    Bom dia JANCA!
    A maior ameaça ao Futebol Brasileiro, na minha modesta opinião, provêm, veladamente, da presidência da cbf (em minúsculo propositalmente), no que tange ao que é contrário aos seus interesses, ou seja, querem o futebol paulista no topo (entre os quatro melhores). As decisões que aquela entidade vem tomando para favorecer o são paulo são notórias e não vejo ninguém comentar a respeito. A última, tirar o Bruno Mendes do Botafogo, “em obediência a decisão judicial”, com a nítida intenção de enfraquecer o time diante da Portuguesa, já que os jogos que aquele clube (são paulo) tem pela frente, não soam como jogos fáceis de vencer (Grêmio – tentar o segundo lugar no camponato evitando a Pré-Libertadores, Náutico e Ponte Preta – manterem-se entre os classificados na Sulamericana /2013 e Corínthians – adversário histórico), o que poderia vir a ameaçar o seu posicionamento na tabela.
    Sabemos que presidente e vice, daquela entidade, são torcedores ferrenhos do são paulo.
    Que feio! Nao somos otários! Embora não possamos modificar isto, estamos de olho!
    Abraço JANCA!

    • janca

      Com todo respeito eu não vejo assim, Mauricio. O São Paulo abriu uma ótima vantagem em relação ao Botafogo e não depende deste jogo da Portuguesa pra ir ou não ir à Libertadores. O Marco Polo Del Nero, presidente da FPF e mentor de José Maria Marin na CBF, é torcedor do Palmeiras, nem por isso o Palestra se encontra numa posição confortável e em muitos jogos do primeiro turno foi prejudciado pela arbitragem. Muitos reclamam da liderança do Fluminense, como se a CBF estivesse fazendo um complô para o time do Rio, quando não está, até que provem o contrário. E dizer isso é tirar o mérito do Flu, ou, no seu caso, o do São Paulo. Teorias da conspiração há várias e cada um pode criar a sua, Mauricio. Abs. e bom final de semana pra você, Janca

    • flavio

      Mauricio concordo plenamente contigo. Inclusive quando Vasco e Botafogo estavam à frente do time da IMPRENSA ROSA os dois foram garfados sistematicamente para que o time da CBF e da IMPRENSA ROSA os alcançasse e passasse na tabela de classificação. Assim fica fácil! Com Imprensa sempre favorável, CBF ajudando e outras maracutaias deste timeco cor de rosa acho até que eles conseguirão ganhar a Sulamericana que por coincidência agora é tratada como campeonato grande porque o timeco está disputando. É por estas e outras que adoro quando o CORINTHIANS via de regra coloca este timeco em seu devido lugar, fazendo com que a imprensa fique desanimada. Mas eles vão conseguir seu intento que é ter a maior torcida do país, pois com o trabalho bem feito desta imprensa que coloca diuturnamente notícias deste timeco nas mentes deste povo idiota, sobretudo fazendo as cabeças das mulheres que geneticamente são mais frágeis e fáceis de influenciar, as quais a partir daí levam seus filhos a torcerem para o timeco deles, aumentando assim o número de idiotas torcendo para o timeco. Clube de ricos administrados para os ricos que têm nojo dos pobres. è só observar a arrogância de seus diretores e as palavras do cachaceiro quando falou sobre as pessoas da zona leste. E ainda tem idiotas pobres que torcem para esses caras. E assim caminha a idiotice!!

  • Claudio

    Janca
    Brilhante sua coluna,corcordo com tudo.
    Desculpe mudar de assunto e respeito mútuo a pessoa.
    Achei legal a mobilização em torno da escola que a qual me fugiu o nome..So mesmo a espnbrasil pra mostrar todos envolvidos naquela passeata contra demolição daquela escola modelo..Ja não basta o que fizeram com todos ao redor do finado maraca e agora querem destruir um patrimonio proprio do Rio de Janeiro. Grande abraço e sucesso hj e sempre.

    • janca

      Valeu, Claudio. Grande abraço, Janca

  • Claudio

    Hoje assistindo a Fox esporte o prefeito de Presidente Prudente prometeu dar segurança a tdos os envolvidos na partida,isso posto com a queda iminente do Palmeiras..Poderiam entrevistar qualquer autoridade mas o prefeito foi demais…Desde quando o prefeito cumpre alguma coisa…Vi as imagens da pancadaria em Araraquara e cheguei a conclusão que essa derrota do Verdão por 9×0 é o resultado de tudo que essa praga de organizada é capaz..
    Concordo que dirigentes são os maiores culpados por pactuar com esses vermes.
    Os verdadeiros torcedores,aqueles que choram no alambrado são sim a razão do time permanecer na divisão prinicipal…Imagino que o Mengão poedria estar no lugar deles devido a sua fragilidade..Bom fim de semana,absso.

    • janca

      As imagens da pancadaria em Araraquara foram impressionantes. Um bando de vândalos, não torcedores. E pelo jeito vem mais punição aí pro Palmeiras.

  • Ton

    Eu até entendo que Artur, João Victor e outros não tenham condições de vestir a camisa do Palmeiras, mas o Verdão contratou esses jogadores porque ele quis, não foi obrigado. O jogador pode ser culpado por falhar, perder um gol….mas não tem culpa de ser “grosso” . Esses animais travestidos de torcedores além de serem marginais, ainda por cima são burros.

    A História mostra que esse tipo de comportamento só afunda ainda mais uma equipe.

    O Corinthians em 2000 tinha o melhor time da história do Timão na minha opinião e após a derrota para esse mesmo Palmeiras na Libertadores, a torcida foi cobrar com violência os jogadores no parque São Jorge. Resultado: O Timão desfez a equipe, Edilson e outros se mandaram e o Timão foi o penúltimo na Copa João Avelanche.

    E o Palmeiras tinha um time bom até pouco tempo, mas aí os marginais ameaçaram Diego Souza, Love e Kléber e todos eles vazaram…..

    E agora? quem vai querer jogar no Alvi Verde em 2013????? Eu não jogaria!

    Para mim, ambiente é mais importante que salário!

    • janca

      Ambiente é importantíssimo, sim. Mas veja no próprio São Paulo. Neste ano ainda havia uma organizada pedindo a saída de Luis Fabiano. Agora que ele está jogando muito bem de novo, aplaude. Com o próprio Kaká foi assim, chamado de pipoqueiro e hostilizado por integrantes de uma organizada.

  • Francotimão

    Janca, o assunto abordado por vc é muito importante e, acredito q é quase unanimidade entre torcedores e profissionais do futebol q a Psicologia deve fazer parte integrante do quadro da equipe de profissionais (multidisciplinar) de um time de futebol…bom FDS e, Abs!

    • janca

      Também acho, inclusive (se não especialmente) nas categorias de base. Abs. e bom final de semana pra você também, Janca

      • Francotimão

        Vc lembrou bem, as categorias de base tbm precisam desse apoio psicologico…abs!!!!!!!

  • lupuz

    Sou contra a violencia,mas as constantes escalações desses mediocres:mauricio ramos,artur,luan e juninho,na minha opinião é pura provocação.

  • Sergio

    Mais uma vez ,vocês dos blogs do Lance denigrem a imagem do Flamengo, desta vez para dizer que o Flamengo não tem serviço de psicologia.
    A seguir texto que demonstra exatamente o contrário. maiores informações no link http://psicologiaflamengo.blogspot.com.br/

    BEM VINDO AO PRINCIPAL PORTAL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL

    Com mais de duas décadas de prática ininterrupta, o serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo é um dos mais tradicionais do Brasil no trabalho psicológico com atletas de futebol. Ao longo dessa jornada, vem contribuindo efetivamente na formação de vários jogadores de destaque no futebol nacional e internacional. O trabalho dos psicólogos e estagiários de psicologia oferece acompanhamento e preparação psicológica a todas categorias do futebol, desde o mirim até o profissional. Há algum tempo também funciona no futsal, da categoria infantil até o adulto. O Serviço de Psicologia do Flamengo atende hoje a psicólogos e estudantes de psicologia do Brasil inteiro com instruções, referências e consultoria no trato desta área apaixonante. Aqui nesse espaço virtual você encontrará textos, artigos, notícias, blibliografia,dicas e reflexões, tudo para ajudar a psicologia do esporte nacional a alcançar o patamar que merece junto às ciências do esporte

    • janca

      Se fosse assim casos como o de Adriano teriam sido encaminhados de outra forma. Assim como o de Ronaldinho Gaúcho, o do goleiro Bruno e os de tantos outros jogadores que passaram recentemente pela Gávea.

      • Sergio

        Muito simplista a sua análise ,mas não se esqueça de que as citadas criaturas nunca aceitaram participar de nenhum trabalho terapêutico e não se pode culpar o clube por isto. Voc~es paulistas tem um a arrogância proufnda com tudo q

        • Sergio

          Cancela este comentário. O correto foi a seguir.

    • janca

      Não basta ter o serviço, muitas vezes apenas no “papel”, é preciso aplicá-lo.

      • Sergio

        Muito simplista a sua análise ,mas não se esqueça de que as citadas criaturas nunca aceitaram participar de nenhum trabalho terapêutico e não se pode culpar o clube por isto. Vocês não gostam do Flamengo porque é o time mais querido do Brasil e isto magoa o ego de muita gente. Mas antes de deitar falação deviam conhecer melhor a instituição que tanto falam mal. Não é só de resultados de futebol que se faz uma análise do desempenho de um clube . Estes resultados variam ao sabor das contingencias . Este ano não foram bons , mas no seguinte podem ser.
        Agora, falar do Palmeiras tem que botar o Flamengo no meio para não ficar por baixo né Janca ?

        • janca

          Mas então, na sua visão, o Flamengo simplesmente não pode ser mencionado num texto sobre as ameaças e a pressão no futebol? Então até aí o tênis, esporte do Bellucci, também não poderia ser mencionado. Sobre o Adriano desde o início eu insistia que ele precisava querer ser tratado e pelo jeito não queria. Só o Zinho e a diretoria do Fla não viam isso. Aliás, por falar no Fla e nas eleições do clube, o que achou da reunião do Conselho vetando candidatura da oposição e deixando passar a da situação, mesmo com as contas referentes ao período de 2011 não tendo sido aprovadas?

          • Gabriel

            Janca,
            Sou flamenguista, mas gostaria de deixar claro que o problema do fla não é no serviço e sim de quem toma conta do fla.
            O Flamengo tem um modelo ultrapassado na politica.
            Acredito que os psicologos do flamnego e os médicos e todas as outras areas sejam as melhores do brasil, assim como todos os outros clubes.
            Imagina vc procurar um médico para operar seu joelho, por exemplo, vc vai no médico do fla q lida com isso toda hora ou no zé da esquina.
            então não acredito que seja problema de mais psicologos e sim na politica de gestão do clube.
            Ainda sim vamos deixar claro, o ronaldinho veio pro flamengo pq gosta do RJ viria para qlqr clube do rio sem duvida, ele não tem problema psicologico ele só jogou no atletico pq queria mostrar que ainda era aqle jogador de antigamente ,vamos ver até qndo ele seguira motivado.
            O problema do adriano é com o alcool, o clube mais organizado do brasil, que é o São Paulo não deu jeito, não vai ser a zona do flamengo que vai dar.
            O Bruno eu tenho minhas duvidas se um psicologo daria jeito, pois acredito que não há tratamento para uma pessoa que consiga tirar a vida de outra

          • janca

            Mas a política do Fla _e concordo que o problema está aí_ reflete no que acontece em outras áreas. Nunca disse _nem diria isso_ que o departamento médico do Flamengo não é competente, pelo contrário, tem ótimos profissionais, mas se a estrutura não é boa isso acaba refletindo em outras áreas. Veja o atraso de salários, por exemplo, o Fla anunciou no final da semana que passou que o de setembro estava quitado. Mas e o de outubro? Já estamos em novembro. Nunca disse que o R49 tinha algum problema psicológico, mas ele era quem mandava no clube, até técnico derrubou. E saiu na hora que quis porque a Justiça o liberou, já que não vinha recebendo na Gávea. Sobre o Bruno, caso pra polícia resolver. E só pra completar: o estafe do Adriano foi quem passou a informação de que o Flamengo poderia indicar profissionais (na psicologia esportiva) para ajudá-lo, mas profissionais de fora do clube, que estaria sem fazer esse tipo de trabalho entre os profissionais… Enfim, o time venceu ontem e escapou definitivamente do rebaixamento. Mas precisa de muito mais, claro. E de um choque de gestão, choque de gestão que não vi sob comando da Patricia Amorim.

        • Bastos

          Sergio, vc tem absoluta razão em uma coisa. Segundo q os oriundos de SP raramente tem alguma noção do q ocorre de verdade dentro do Flamengo. O serviço de psicologia funciona no Flamengo de forma ñ institucionalizada desde a Era Zico (é só perguntar ao próprio) e posteriormente, como vc já demonstrou saber, funciona de forma regular. E hoje ampara alguns dos jogadores da base, por razões variadas. Ñ é a toa q a base do Flamengo voltou a gerar frutos.
          Adriano é alcoólatra, e quem tem experiência com a coisa sabe q se a pessoa ñ quiser ser ajudada, nem se assumir como doente, nada pode ser feito. O caso do Bruno é outro, sociopatia, e nesse caso msm um experiente psicólogo pode falhar em detectar. E qto a Ronaldinho Gaúcho, esse sofre de absoluta falta de caráter. Inversamente proporcional ao seu talento, algo a se lamentar profundamente.
          Só acho, meu caro Sérgio, q vc deve ser um Flamengo apaixonado (como eu) e sabe q paixão as vezes se sobrepõe a emoção. E eu tenho ctz q vc vai concordar cmg q a Patrícia cometeu erros crassos, como o contrato absurdo com esse msm Ronaldinho. O comentarista Lúcio de Castro a época destrinchou o caso, mostrando tal despautério.
          Saudações Rubro-negras (o Time q balança mas NUNCA CAI)…

          • janca

            Se o Adriano é alcoólatra, não quer ser ajudado tampouco se assumir como doente, de acordo com suas palavras, por que o Flamengo insistiu tanto em tê-lo como reforço?

  • Dorival

    Oi Janca, minha experiência nesta área foi no mínimo estranha o pessoal que conheci da psicologia é arrogante acham que sabe tudo e tem resposta pra tudo além de rebaixar o técnico com nomes impublicáveis. Eles querem ser técnicos dão instrução aos jogadores contrarias ao que o técnico pediu enfim atrapalham muito mais do que ajudam.
    Isto sem contar com o estigma das doenças do psíquico do ser humano que são considerados loucos ou lunáticos e outros nomes infames até as religiões ignorantes pensam que estar com depressão é estar possuído pelo demônio ouvi esta preciosidade de um técnico evangélico.
    O que fazer eu diria que tem gente do ramo da psicologia competente, mas é preciso que o médico do time seja seu superior e devendo se reportar a ele somente. Que o médico faça um teste e avalie o que o psicólogo quer como carreira ser psicólogo ou treinador, faça uma entrevista com perguntas tipo: Você acredita em milagres? Acredita no poder da prece? Como ela deve ser administrada? Acreditada no poder da mente? Você sabe como administrar treinamentos para ensinar a pessoa usar o seu potencial pleno. O que vc sabe de neuro ciência, física quântica, mecânica quântica, coisas simples como estas perguntas podem avaliar como a pessoa vê o mundo e seus crenças.
    Sem uma avaliação da pessoa e suas crenças vc vai acabar com gente que esta muito longe de te ajudar, mas com certeza vai atrapalhar um bocado eu antes de trabalhar com alguém como meu subordinado eu procuro cobrir todas as bases, por que ficar trocando este tipo de profissional atrapalha e muito o ambiente. Em qualquer situação a pessoa tem de ser tratada em no máximo de dois meses isto não é algo para a vida toda.
    O Cazão largou as drogas agora esta viciado na psicóloga isto é trocar seis por meia dúzia, psicologia é para tratamento, resultados e a vida segue em frente. Já estive lá e sei muito bem como funciona e o que eu quero de um profissional desta área.

    • janca

      É que, como em toda profissão, há psicólogos e psicólogos, assim como há psiquiatras e psiquiatras.

  • Será que não seria o caso de avaliar pelo mesmo prisma, o jogador Kléber, hoje no Grêmio, que muitos dizem, que “se esconde” nos momentos decisivos ?!

    • janca

      Por que não?

  • Duda

    Uma coisa tem que ser dita e considerada: o campeonato foi concebido com 4 times sendo rebaixados, portanto, se tudo for feito de forma perfeita por todos os times mesmo assim vão haver 4 times descendo. Por isso as torcidas deviam parar com todo esse drama, pode até ficar triste, mas dar faniquito e se descabelar não.

  • Marcelo Guerra

    Falar é fácil… pq o sr não prova as ameaças?
    Não será a imprensa tentando tumultuar? Ou a incompetente diretoria Palmeirense tentando mudar o foco. É possivel! Por isso, sugiro analisarem antes de escreverem. Coisa que vcs não fazem. Papel aceita tudo. Muito fácil jogar pedra.
    Vou mais além: o próximo objetivo da imprensa é tirar o Barcos do Palmeiras. E já está trabalhando para isso.
    No julgamento contra o Inter, já havíamos sido condenados antes da hora pela imprensa que “não entendeu” que o propósito. E o propósito era mais do que válido.
    Cuidado. Vocês estão tumultando ainda mais a já complicada situação.
    Somos apaixonados pelo time. Vocês têm o poder da mídia.
    Escrevem o que bem entendem, muitas vezes indevidamente.
    Depois lamentam qualquer ataque de fúria. Não sou a favor, muito menos adepto à isso. Mas entendo. Afinal é difícil pessoas justas aceitarems injustuças.

    • janca

      Então há uma conspiração contra o Palmeiras e as cenas de violência em Araraquara foram uma montagem grotesca. Cada um acredita no que pode ou no que quer.

  • Roberto / Ilhéus / Bahia

    Todos falam que torcedores que agem com violência são marginais..bla..bla….bla..bla, no entanto se esquecem de alguns cronistas que instigam a violência, o Milton Neves é campeão neste quesito, e ninguém comenta, sabemos que o futebol mexe muito com a emoção e com emoção a flor da pele quem é que pensa? Até a um tempo o tal do Milton Neves voltou toda sua ira para o Fluminense defendendo de forma fanática o Atlético Mineiro, agora se volta para os Palmeirenses, fazendo comentários humilhantes e demagógicos. Então João porque vcs não falam sobre isto? vou estar esperando resposta.

    Obrigado… ST

    • janca

      Oi Roberto. Você tocou num ponto importante e prometo tratar o assunto em outro post, possivelmente na semana que vem, ok? Antes quero conversar com alguns analistas de mídia, não tenho uma posição fechada sobre o assunto. No caso da violência urbana, por exemplo, fugindo um pouco do esporte propriamente dito, a imprensa, quando parte para o sensacionalismo mais atrapalha do que ajuda? Ou se dá o contrário, já que chama a atenção para uma realidade que vivemos? A questão é a forma como a notícia é dada? Será isso? Mas vou tratar do assunto, sim. Abs. e bom domingo, Janca

    • Tato I

      Roberto:
      Tem muita gente na TV que só gosta de criar polêmica pra gerar IBOPE. Infelizmente a maioria dos telespectadores gostam desse “show burlesco” e muita gente põe o futebol acima de tudo (como uma válvula de escape para as frustações do dia a dia), isso sim é perigoso, pq temos filmes, novelas e programas recheados de violência e nem por isso saimos por aí matando todo mundo. Temos que selecionar “quem” assistimos, parar de dar IBOPE para esses irresponsáveis e lembrar que muitas vezes quem precisa de psicólogo é o torcedor fanático. Aliás, o fanatismo é o maior inimigo do entendimento.
      PS: Sou GALO roxo, e não culpo a CBF pelo título do Fluminense. Acho sim, que algumas vezes o GALO foi prejudicado e as vezes beneficiado. Pior foi alguns acontecimentos dos anos 80. Lógico que também não sou inocente a ponto de não acreditar que não existem favorecimentos no futebol, pois os intere$$e$ são enormes. Mas esse ano o GALO perdeu o título por pura incompetência.

  • val

    olha , janca você deveria procurar melhorar as suas fontes , pois a “oposição ” que no palmeiras é pior do que aquela de Brasilia, onde sempre se busca o interesses próprios em primeiro lugar e o clube que se lasque, não acredito nesse tipo de informação através de oposição se tem provas que tem ameaças então amostre se não é querer criar coisas para arrumar uma desculpa ou tumutuar o clima que ja não esta bom.
    Então que se prove as ameaças ao jogadores ou então é especulação o presidente sim foi ameaçado pois vimos pichações contra a sua pessoa agora cabe ao próprio ir na delegacia e abrir um boletim de ocorrencia pois isso não é coisa de torcedor é coisa de bandido e a polícia cabe investigar e punir os culpados .
    Por isso ressalto não confie apenas nas palavras dos opositores nem dos que são situação , mais nas provas que elas são as certezas dos que falam caso contrário melhor ficarmos quietos.
    Vandalos e bandidos trajados de torcedores estão espalhados por todo os clubes do BRASIL,o problema é que o palmeiras hoje esta em evidencia , o corinthians passou por situações parecidas e hoje parece que nunca exixtiu isso em nenhum outro clube só acontece no palmeiras .
    a imprensa deve tomar muito cuidado com o que diz pois vocês tem um poder imenso de formar opiniões e muitos não usam esta “arma” para a paz mais sim para ver a guerra ,quando vejo alguns comentaristas dizerem que fulano ou cicrano esta fazendo corpo mole , o que acha que ele esta plantando???

    • janca

      É só você ver as pichações que fizeram no clube, as cenas de violência contra PMs em Araraquara, com a torcida tentando invadir o campo, vandalismo contra tradicional lanchonete da família do presidente do Palmeiras em SP, invasão de hotel em Recife, você deve viver em outro planeta pra não ver nada disso. E nunca disse que isso só acontece no Palmeiras, tampouco escrevi que A ou B está fazendo corpo mole, pois não acho que há corpo mole no Palmeiras.

      • O JANCA VC TA CERTO.. ESTES AI EM CIMA QUE DEFENDEM AS ORGANIZADAS….

        SÓ QUEREM PROVAR QUE ELES SÃO VITIMAS…A BANDIDAGEM TA INFILTRADA SIM….

        E NOS TORCEDORES COMUM TEMOS QUE FICAR PRESOS. SEM O DIREITO DE FREQUENTAR

        ESTADIOS E ATE USAR UMA CAMISA DE NOSSO TIME NO METRO…PORQUE ELES AI PREGAM

        O TERROR…E AGORA FICAM IRRITADOS QUANDO AIMPRENSA DIVULGA OS ATOS DESTRUIDORES, DESSES VANDALOS… NINGUEM PRECISA PROVAR NADA…

        A NOSSA LEI QUE PRECISA SER REVISTA E COLOCAR ASSASSINOS DO FUTEBOL NA TRANCA

        JANCA CONTINUE FIRME E SEM PRESSÃO………….. PAU NELES

  • ALESSANDRO

    boa tarde Janca concordo em parte com vc quanto aos atos de vandalismo e reflexo do pais falido em termos de instituiçoes,afinal se estao matando quem trabalha para nos defender aos montes na da para esperar proteçao para jogador de futebol,essa proteçao deveria existir pro jogador,pro policial,pra todo cidadao honesto e decente do pais.
    Quanto ao psicologico do jogador acho que cada um e cada um e se precisar o jogador deve procurar um profissional,nao acho que isso deva ser responsabilidade do clube que ja arca com salarios pornograficos(qualquer jogador perna de pau de clube grande bota no minimo 50 mil por mes no bolso)o jogador que procure um profissional e se trate,o clube alem dos salarios ja banca alimentaçao,transporte de aviao,hoteis,medicos de primeira linha enfim tudo que e inacessivel a maiorias de nos pobres mortais.

    • janca

      Obrigação (do clube) não é, Alessandro, mas que seria bom, para o próprio clube, ter profissionais gabaritados em psicologia esportiva, especialmente na base, mas também no time de cima, como se diz, seria.

  • Ciro Martins

    É claro que as Organizadas não agem só no Palmeiras. Mas sem sombra de dúvidas nenhuma são mais perigosas do que as do Corinthians e Palmeiras. Haja vista o que está se prenunciando que elas estão ameaçando nesse jogo contra o Fluminense igual fizeram as Organizadas do Coritiba num jogo em que foi rebaixado contra o Fluminense. E se as autoridades da Segurança deixarem a Mancha Verde e a Fiel fazem igual ou pior. Uma barbárie em que pessoas inocentes que nem ligam para futebol são mortas ou ficam mutiladas como aquela senhora de Curitiba que jamais vai poder voltar a trabalhar e viver sua vida normalmente o que talvez seja pior do que a morte. Contra fatos não há argumentos o resto é querer tapar o sol com a peneira. Isso é que é um absurdo…. Isso é que me choca… Como eu sou uma pessoa que costumo ler nas entrelinhas e enxergar um pouco além da imagem, não me conformo com esse certo cinismo da Imprensa Paulista quando se trata de “defender os interesses” dos Clubes da Capital. E se fosse com o Clubes do Rio ou de qualquer lugar eu teria a mesma opinião. Eu costumo achar esse comportamento da Imprensa Esportiva Paulista é semelhantes a dos Americanos na maior parte de sua história e das justificavas que sempre arrumaram para o seu Imperialismo. Os outros não podem jamais invadir nações estrangeiras por qualquer motivo, mas principalmente para impor o seu modelo político e econômico, mas eles sempre arrumaram uma justificativa muito plausível para tal: ” Restaurar a Democracia e o Estado de Direito ” de livre imprensa e de mercado. Até aí muito bem… Tudo muito bonito no discurso; mas o que foi feito ao longo da história para chegar a esses fins é que é o problema. Porque a antipatia generalizada do resto do mundo para com eles? Porque a maioria das pessoas sabem nem que seja por intuição o que foi feito por eles com a justificava de que os fins justificam os meios. O resto pra mim é querer desviar o foco e tapara o sol com a peneira.

    • flavio

      Você tem alguma espécie de problema. Afinal não enxergar que na verdade os times mais beneficiados nos campeonatos brasileiros sempre foram os cariocas. Não observar que as torcidas organizadas dos times dos outros estados estão se matando aos montes, inclusive no rio de janeiro. Trata-se no mínimo de alguma disfunção mental. Talvez sua tendência esquerdista esteja fazendo exatamente com você aquilo que você diz que está ocorrendo. Ou seja sua própria visão limitada, bairrista, esquerdista e etc, está tapando-lhe O SOL COM A PRÓPRIA PENEIRA!!

    • Maurício de Manaus

      Boa tarde CIRO!
      Concordo, plenamente, com você!

  • Gabriel

    Janca,
    Sou flamenguista, mas gostaria de deixar claro que o problema do fla não é no serviço e sim de quem toma conta do fla.
    O Flamengo tem um modelo ultrapassado na politica.
    Acredito que os psicologos do flamnego e os médicos e todas as outras areas sejam as melhores do brasil, assim como todos os outros clubes.
    Imagina vc procurar um médico para operar seu joelho, por exemplo, vc vai no médico do fla q lida com isso toda hora ou no zé da esquina.
    então não acredito que seja problema de mais psicologos e sim na politica de gestão do clube.
    Ainda sim vamos deixar claro, o ronaldinho veio pro flamengo pq gosta do RJ viria para qlqr clube do rio sem duvida, ele não tem problema psicologico ele só jogou no atletico pq queria mostrar que ainda era aqle jogador de antigamente ,vamos ver até qndo ele seguira motivado.
    O problema do adriano é com o alcool, o clube mais organizado do brasil, que é o São Paulo não deu jeito, não vai ser a zona do flamengo que vai dar.
    O Bruno eu tenho minhas duvidas se um psicologo daria jeito, pois acredito que não há tratamento para uma pessoa que consiga tirar a vida de outra.

    • janca

      Já respondi em seu comentário anterior, já que o comentário entrou “em duplicidade”.

  • Ariel

    Psicologia no esporte não é obrigação, mas pode fazer a diferença. Muitos clubes confundem com pura autoajuda. Nas categorias de base seria bom ter psicólogos trabalhando tb., mas muitos clubes não têm dinheiro. O Estado poderia ajudar nestes casos (nas categorias de base, nunca no profissional, que cabe aos clubes, se quiserem)

    • janca

      Não acho que o Estado tenha que ajudar, ao contrário do que você diz. Tanto nas categorias de base quanto no time profissional, caso queiram usar o serviço cabe aos clubes contratá-lo.

  • o Flamengo ficou livre da degola, com ajuda do horroroso do hernandes….um gol no jogo anterior e um penalti inventado no jogo de ontem….com atuaçao sofrivel de todo o elenco….que tristeza….que tempos estamos vivendo….o pior é que ninguem fala de açoes para a proxima temporada….nao podemos fazer nada a nao ser torcer para que apareça alguma luz….

  • Ton

    Abrindo um parênteses……

    É Janca, pelo jeito acho que sua Lusa deve cair junto com o Verdão, assim como em 2002. A Portuguesa até me surpreendeu no inicio porque tinha caído no paulista e iniciou bem.

    E o Palmeiras, até acho ruim para o futebol de São Paulo, mas eu acho merecido pela má administração e pelo comportamento da torcida, ou de parte dela.

    A ironia da vida é fogo, quiz o destino que o Alvi Verde caísse justamente contra o Flu, time que eles torceram para derrotar o próprio time em 2010 para prejudicar o Corinthians.

    Eu até entendo perfeitamente que as torcidas do Tricolor e do Verdão não queriam ver o Corinthians campeão ( embora eu nunca vi e espero não ver a torcida do meu Timão torcendo contra o próprio time), mas jogar copos de água no Deola porque ele fez defesas e ameaçar os jogadores como fizeram a torcida do Palestra naquela oportunidade chega a ser o cúmulo da falta de esportividade.

    Então pra mim, castigo merecido!!!!!!!!

    • janca

      Sobre a Lusa, do jeito que está cai abraçado com o Palmeiras, e Bahia e Sport se livram. Mas ainda faltam três rodadas e a esperança, como dizem por aí, é a última que morre.

    • Robert

      Como se seu time de merda nunca tivesse caído.

  • Daniel

    Ano passado o pôster era “Corinthians Pentacampeão”, esse ano é “Fluminense Campeão”???!!!…Ora, porque o Lance! não é coerente? Cadê o profissionalismo? Tirem as máscaras jornalistas do Lance! e sejam homens. Se para vocês o Fluminense só é tricampeão brasileiro, coloquem isso no pôster. Ou então reconheçam de uma vez que o Fluminense é, e sempre foi campeão brasileiro de 1970.

  • JULIO

    ja caiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu hahahahahahahahahahahahahahahahahh

    eu nao consigo parar de rir desses idiotas hahahahahahahahhahahahahahahahahahhaahhah

    vai corinthians!

  • dedomédioduroerguido

    TIRONE NÃO CONFUNDA CAPITÃO DE FRAGATA COM CAFETÃO DE GRAVATA

    VOCÊ NÃO VAI MORRER PELO PALMEIRAS VOCÊ ESTÁ MATANDO O PALMEIRAS

  • Brasil

    Será que eles são IDIOTAS mesmos??!!! ou será que é vocês que perdem tempo para ir nas outras paginas que não seja do seu time . Como a humanidade é desprezível… o Brasil com tanto problema e tem gente se achando o máximo em desmerecer os outros só por causa de futebol… ridículo… duvido que tenha alguem aqui preocupado com as CPIs que estão rolando ou preocupado com o projeto de lei que irá censurar a internet no Brasil…duvido que alguem aqui vá na marcha contra a corrupção??!!! BANDO DE BACACAS.. MAIS BABACA AINDA AQUELES QUE VEM DESMERECER OS OUTROS AO INVÉS DE ENCONTRAR UMA MANEIRA DE AJUDA – LOS OU CONSOLA -LOS . VCS PERDERÃO O CENSO DO RIDÍCULO. POR ISSO QUE O BRASIL VAI CONTINUAR COMO ESTÁ POR CAUSA GENTE COMO ESSA QUE VIVEM SÓ NESSE MUNDINHO E NÃO CONSEGUEM SAIR FORA DA CAIXA. PIADA MESMO SÃO VCS MESMOS…

  • kleber

    janca,,,prossiga por favor. vc é um oásis no lugar comum dos comentaristas esportivos. obrigado e parabens.

    • janca

      Até parece _rs. Mas amanhã volto a postar “coisa nova”, Kleber. Abração, Janca

  • dedomédioduroerguido

    TENHO CERTEZA AGORA. DEPOIS DA QUEDA O PRÓXIMO PRESIDENTE SERÁ, AFONSO DELA MONICA E INFELIZMENTE
    VIRÁ DE BRINDES, HUGO PALAIA E BELUZZO E O MUSTAFÁ CONTINUARA PROMOVENDO A ANARQUIA

  • Mengão do meu coração

    Caros irmãos rubro-negros,
    Venho através de muita indignação pela situação que se encontra o nosso QUERIDO FLAMENGO.
    O que fizeram com Walin todos sabem que foi uma safadeza muito grande.
    Quero lembrar a todos nós NAÇÃO que a torcida do curinthias derrubou DUALIB devido ao manifesto que eles fizeram,a nossa é muito MAIOR E MAIS APAIXONADA capaz de fazer a mesma coisa com esta patricinha se caso for reeleita.
    NAÇÃO vamos fazer o seguinte, aqueles RUBRO-NEGROS QUE REAMENTE AMAM O FLAMENGO ,no dia das eleições todos levam faixas com protestos,mostrando a nossa indignação com essa FDP presidenta.Eles estão indo contra 40 milhões de torcedores,se todos nós ameaçarmos de não comprar nenhum produto licenciado do FLAMENGO se caso ela for eleita eles vão se desesperar.No próximo jogo que será no engenhão,vamos levar faixas ameaçando de não comprarmos mais nada do CLUBE enquanto esta mulherzinha estiver lá.Vamos reunir 50 mil pessoas em frente a GÁVEA no dia da eleição e fazer um protesto contra esta patricinha levando faixas e todo nosso desgosto.Essa mulher não pode ficar lá,a CORJA que esta na GÁVEA vai afundar nosso MENGÃO.Pensem no que estou falando,a nossa TORCIDA É FORTE E GRANDE podemos livrar o MENGÃO desta mulher,basta querermos.Imaginem só no dia da eleição as ruas da GÁVEA fechadas com 50 MIL TORCEDORES protestando contra está mulherzinha,os sócios irão ficar doidos se não nos ouvirem.Se fomos capazes de colocar 20 mil para ver o gayucho, por que não podemos fazer isto para ajudar o nosso MENGÃO VOLTAR A SER GRANDE???Vmos protestar sem violência,mas demonstrando revolta com o que está figurinha está fazendo com nosso MENGO.
    NÓS SOMOS FORTES,E O FLAMENGO É NOSSO!!!VAMOS PROTESTAR ESSA SITUAÇÃO NÃO PODE CONTINUAR.
    PARA VCS QUE AMAM NOSSO MENGÃO VAIS O EMAIL DA NOSSA PRESIDENTA,FAÇAM IGUAL EU FIZ,JÁ MANDEI UNS 1000 PARA ELA DEMONSTRANDO TODA MINHA REVOLTA.
    flapresidencia@flamengo.com.br

    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!!!!

  • ROMARINHO Exterminador de PORCOS

    kkkkkkkkk ano que vem é o flamenguinho jogando com as porcas na serie B, isso se as porcas nao cairem pra C kkkkkkkkk

    esse time do palmeiras é uma piada vaiiiiii corinthians !!!!!!!!

  • flamengo tem chance de ganha do palmeras

MaisRecentes

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo

A grana de Nuzman



Continue Lendo