Os critérios da arbitragem



O Figueirense irá formalizar novo protesto na CBF contra a arbitragem do Brasileirão. O time reclama de dois gols mal anulados no primeiro tempo do jogo de sábado, contra o Flamengo, lances em que foram assinalados impedimentos inexistentes, prejudicando os catarinenses.

Para o volante Coutinho e a direção do Figueirense, que com a derrota está praticamente rebaixado para a Série B, não houve má-fé. “Na dúvida prevalecem os grandes”, desabafou o atleta a emissoras de rádio.

No início de setembro, o clube de Floripa já fizera um vídeo com erros de arbitragem que o teriam prejudicado no campeonato. A decisão de enviar as gravações à CBF deu-se depois de empate contra o Fluminense, por 2 a 2, quando os catarinenses tiveram outro gol mal anulado, deixando escapar a vitória.

Apesar de estar numa posição mais confortável no campeonato, o Náutico também deve contestar o critério das arbitragens em seus jogos, reclamando que os grandes do Sul e do Sudeste têm sido beneficiados, mesmo que involuntariamente.

O Sport, que abre a zona de rebaixamento, não pretende se manifestar no momento para não tirar o foco da luta para escapar da degola. Vem de vitória contra o Vasco, 3 a 0 em São Januário, está a quatro pontos de Portuguesa, que recentemente também formalizou protesto contra a arbitragem, e Bahia. Domingo o Sport enfrenta justamente o Figueirense, em Florianópolis.

Se a moda pega e todos resolverem fazer DVDs com erros dos árbitros no campeonato, José Maria Marin e a comissão de arbitragem ficarão horas, horas e mais horas à frente da telinha. Medidas, que seriam boas, pelo jeito nada. E os erros _ou DVDs_ podem acabar empurrados pra baixo do tapete.



  • Claudio

    Bom dia Janca

    Imagina se a moda pega de voltar jogos por conta de arbitragem…Infelismente os times pequenos ou medio são muito prejudicados pela arbitragem,concordo tambem com a anulação dos dois gols do Figueirense..Se o Palmeiras todos os outros prejudicados pelos arbitros vão querer usar esse artifício pra ficar na primeira divisão..O problema é a gestão dos clubes,os erros que os mesmos sofreram no decorrer do campeonato. É pano pra manga.

    • janca

      Impossível, Claudio, era só o que faltava, né? E até acho que os clubes de menor expressão, com menos poder financeiro e repercussão nacional e/ou internacional, podem mesmo ser prejudicados na hora da dúvida, dependendo do árbitro. Às vezes inconscientemente até talvez eles tendam a evitar prejudicar os mais poderosos ou os que jogam em casa, com estádio lotado, ou os que têm menos força nos bastidores. Mas que a arbitragem brasileira tem que passar por um processo de mudança, começando pela profissionalização dos árbitros, tem.

    • E quando jogam seus estaduais contra os seus respectivos times pequenos,como se comportam?

    • Francisco

      Discordo totalmente. Todos são prejudicados não apenas os pequenos. Tem que melhorar o treinamento dos arbirtos e não ficar punindo-os. Essa ladainha de pequeno prejudicado é fraca.

    • Eddy Jones

      mas foi impedimento anta

  • Claudio

    E o Adriano pediu ferias…O Flamengo é mesmo a casa da mãe Joana..Dirigentes perdidos,torcida revoltada e um clube na mão de pessoas amadoras..A patricinha some e põe o zinho de escudo,a panela ferve..

    • janca

      E tampouco vejo o Zinho fazendo um bom trabalho, Claudio. Acho que ele tem errado demais, embora não seja fácil trabalhar no Flamengo, como não é fácil trabalhar no Palmeiras. Essas duas diretorias…

  • Claudio

    Janca gostaria que vc fizeste um post com todos os clubes beneficiados e prejudicados pela nossa péssima arbitragemm. Será que jogos duvidosos não poderiam ser remarcados por conta de arbitros tão ruins e fracos..O Flamengo so não cai esse ano por conta dos times abaixo dele serem piores..O Lancenet faz grandes enquetes e pesquisas sobre os clubes do Brasil..abs..

    • janca

      De jeito nenhum um jogo pode ser remarcado simplesmente porque o árbitro atuou mal, é fraco ou ruim na visão de A ou B. E se você fizer um balanço todos foram prejudicados pela arbitragem em algum momento, beneficiados em outro. Acho inviável fazer esse balanço que você sugere, pois há erros e erros. Uma falta mal marcada no meio campo, que não resulta em gol, um escanteio mal assinalado, um cartão amarelo descabido… E futebol tem muito da interpretação do árbitro também, não podemos esquecer disso.

      • Francisco

        Até pq se forem remarcar um jogo por isso, vamos recomeçar um campeonato.

    • Dyego

      Imagina se por que o arbitro atuou mal deve ser anulado um jogo, sendo assim daqui a pouco vao pedir pra anular jogo por que um jogador não foi bem, que o goleiro tomou um frango, se o tecnico faz um substituição errada. pois assim como o arbitro, os jogadores e tecnicos tambem fazem parte do espetaculo, ou seja, da partida de futebol. Se a moda pega!! rs

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Todas as igrejas, todos os politicos, todo o judiciario. defende com unha e dentes os marginais bandidos no brasil tem tudo . com ajudas desta porcada, mais os direitos humanos………………….

  • Felipe Lima

    Prevejo uma nova Copa João Havelange em 2013…

    • janca

      Eu não. Seria terrível pro futebol brasileiro, terrível, Felipe. Mas como conhecemos os dirigentes que temos de repente você acerta na previsão.

  • Flavio

    Olá Janca e leitores,
    Será que domingo teremos algumas definições do campeonato ? Num jogo só (PAL x FLU) podemos ter duas delas, o rebaixamento matemático do Palmeiras e o título para o Fluminense. No outro jogo, o GRE pode confirmar vaga na Libertadores em relação ao seu perseguidor o São Paulo. E INT, BOT e VAS podem dar adeus às chances da 4a. vaga (será que elea existe?) se mais uma vez resolverem tropeçar.
    Abs.

    • janca

      Se bem que São Paulo e Grêmio seguem na luta para conquistar uma vaga direto na Libertadores, sem disputar a famosa “Pré”, via Copa Sul-Americana. Mas não acho que o Flu ganhe do Palmeiras. Intuição, que muitas vezes dá em nada. Ou no oposto.

  • newton cota machado

    tem “comentARISTA” QUE FICA DE PLANTAO ESPERANDO ALGUM CLUBE REGISTRAR QUEIXA DE TER SIDO PREJUDICADO POR ARBITRAGEM. SE O “BENEFICIADO”ENTAO FOR DO RIO DE JANEIRO ,E UM PRATO CHEIO PARA OS ABUTRES CRESCEREM OS OLHOS. NA LIBERTADORES DESTE ANO ,OVASCO TEVE UM GOL LEGITIMO ANULADO CONTRA O CURINTIA,NAO TEVE COMENTARIOS, MAS O VASCO FOI PREJUDICADO, NO BRASILEIRO O FLUMINENSE TEVE GOL LEGITIMO ANULADO CONTRA O SANTOS,NINGUEM FALOU NADA MAS O FLUMINENSE FOI PREJUDICADO,CONTRA O CURINTIA NO ENGENHAO CARLINHOS SOFREU PENALTI ESCADALOSO NO INICIO DO JOGO,NINGUEM FALOU NADA MAS O FLUMINENSE FOI PREJUDICADO,CONTRA O ATLETICO MG O FRED TEVE GOL LEGITIMO ANULADO NINGUEM VIU NADA,MAS O FLUMINENSE FOI PREJEDICADO,CONTRA O VASCO O FLUMINENSE TEVE GOL LEGITIMO DE FRED ANULADO,NINGUEM NADA VIU,CONTRA O CRUZEIRO EM MINAS A ARBITRAGEM NAO DEIXOU O FLUMINENSE VENCER, GOL DE MAO DOS MINEIROS VALEU E VARIOS LANCES QUE O FLUMINENSE COM CERTAMENTE IRIA CONVERTER EM GOLS FOI PARALISADO PELA ARBITRAGEM.PRA VOCES VEREM QUE O FLUMINENSE JA ERA PRA TER SIDO PROCLAMADO TERTA CAMPEAO BRASILEIRO A ALGUMAS RODADAS.MAS O QUE ACONTECE E QUE COMENTARISTA VE E HOUVE O QUE QUER

    • janca

      O gol do Vasco a que você se refere, lamento dizer, mas estava impedido. Por muito pouco, mas estava.

    • marcelo

      e torcedor vê e ouve o quer……..

      • janca

        Sem dúvida, Marcelo.

    • netto

      o flor-minense e o vaisco eram para tar no lugar de onde nunca deveriam ter saido 2ª DIVISÃO, kkkkkkkkkk, subiu robado e NINGUEM VIU NADA NÉ……..

      • Charles Ubiratan

        Como assim?

        O Vasco foi campeão legítmo da segundona e com folgas….

        Já o FlorminenC, foi rebaixado 3 vezes SEGUIDAS, ganhou a terceirona, e subiu direto pra primeira.

        Deve duas subidas.. esse sim foi ROUBADO !

        • junior

          Não sei da onde vc tirou 3 rebaixamentos, que eu saiba foram 2 e um ja pagou, pois foi campeão da terceira. Agora, em 2000 não houve serie B , dai o Flu foi convidado juntamente com o vice e os campeoes da serie b a jogar a serie A e terminou em 4º na competição. Dai resolveram manter ele na serie A. Se é virada de mesa não sei, mas no campeonato de hoje os 4 primeiros se classificam para a libertadores e como o Flu ficou em 4º eles resolveram promover o msm a primeira. Há algo de errado nisso? Acho melhor vc se informar à respeito, pq depois disso o único ano em que o Flu esteve mal foi em 2009, onde foi quase rebaixado, no resto se manteve na primeira. Qualquer outra equipe grande que estivesse no lugar do Flu teria o msm privilégio.Agora acho engraçado ficar falando isso, sendo que o Flamenginho, por ex, devia disputar com o Sport o título em 1987 e naõ disputou e deveria ser rebaixado por isso, pois está no regulamento, e não foi. Agora falar em virada de mesa de um time que se manteve na primeira por seus méritos e não teve culpa de não ter tido segunda em 20000 é foda. Vcs deveriam se informar melhor ao inves de tc besteiras.

  • Fabrício Andrade – Porto Velho/RO

    Desde que acompanho o futebol que as equipes de menor expressão no são prejudicadas por erros de arbitragem. Não acredito em má fé, se acreditasse já teria deixado de assistir aos jogos há muito tempo, mas está claro que na dúvida os árbitros são aconselhados a marcarem a favor dos times “maiores”. Talvez esse cenário possa mudar no dia que a FIFA entender que o uso da tecnologia só fará bem ao futebol, e a exemplo de outros esportes, acatá-la.

    • janca

      Eu também acho que é bem possível que isso aconteça, não com todos os árbitros, claro, mas até inconscientemente, como já disse, na dúvida é bem provável que acabem apitando em favor dos grandes. Sobre o uso da tecnologia, sou favorável, desde que não atrapalhe o ritmo do jogo. Tecnologia com moderação.

  • julio

    AMIGO, ESTRANHO…VC CITOU O GOL MAL ANULADO DO FIGUEIRA NO FLU, MAS ESQUECEU DE UM PENALTI CLARISSIMO QUE ACONTECEU NA PARTIDA A FAVOR DO FLU, ISTO NINGUEM COMENTA…SABE PORQUE?..SABE PORQUE?..PORQUE SIMPLESMENTE O FLUZÃO É O MAIS COMPETENTE CAMPEÃO..SIMPLES SIMPLES..

    • janca

      Quem reclamou do lance não fui eu, foi o Figueirense.

    • Eddy Jones

      PRA DIZER QUE O GOL FOI MAL ANULADO, TEM QUE POSSUIR PROBLEMAS MENTAIS

  • Flurucava

    Ainda acho que as maiores reclamações são daqueles que estão correndo risco de rebaixamento. Agora, vejam a situação: http://www.lancenet.com.br/palmeiras/comunicacao-Palmeiras-treina-Kleina-justifica_0_805719468.html. Será que foi culpa da arbitragem também? STS.

  • Flurucava

    Outra coisa: arbitragem é baseada em um livro de regras. Regras não podem ser interpretativas, igual a maioria aí acha que pode. Regra é regra, para ser seguida. O que penso é que há uma necessidade emergencial de reciclar a arbitragem brasileira, nem que tenha que ser com especialistas em arbitragem. STS.

    • janca

      Não é bem assim. Fulano pode achar que foi pênalti, que o jogador tocou intencionalmente a mão na bola, sicrano pode interpretar diferente. Mas concordo que a arbitragem tem que ser reciclada e quero frisar mais uma vez, como já fiz em outros posts, que não vejo nenhum complô pró-Fluminense. O time está com uma mão e meia na taça, quase as duas, porque demonstrou muita competência neste campeonato, enquanto o Atlético-MG oscilou em momentos decisivos, inclusive no início do returno. Abs.

  • bruno

    Erros acontecem contra todos…não tem essa de prevalecer o pequeno, o flamengo teve um gol mal anulado contra o cruzeiro…vão dizer que prevaleceu o grande ??
    O problema é que quem está na pior sempre arruma uma desculpa pra esconder o fracasso a a irresponsabilidade

    O atético culpa a arbitragem por não estar na liderança…..mas esquece que no inicio do returno ficou 5 jogos sem vencer e deixou o fluminense passar, quando o fluminense tava atrás tava bem, quando o fluminense passou, aí segundo os atleticanos os árbitros passaram a fazer pacto de sangue pelo fluminense…sem contar que os árbitros ajudaram pacas o galo, ou ninguém se lembra do gol mal anulado do fred contra o galo, que o bandeira esperou ele driblar o goleiro , correr e tocar pro gol pra levantar a bandeira ??

    o figueirende Idem…o time é fraco, perdeu tudo e mais um pouco…e pra não admitir isso a culpa é da arbitragem e bla bla bla…

    Os ábitros erram para todos os times….não tem essa de ferrar mais de proposito pra um e pacto pra um ser o campeão…isso é coisa de torcedor retardado.

    • janca

      Flamengo e Cruzeiro são dois dos grandes do futebol brasileiro, então seu exemplo não procede.

    • janca

      E ninguém falou em “pacto”, como você escreveu, imagino que se refira a um complô (que para mim não existe) para A ou B ser campeão ou para C ou D ser rebaixado.

      • João Camilo

        Janca, Fla e Cruzeiro são dois grandes, mas isso é ignorar que os times do Rio e São Paulo têm maior poder econômico e na mídia (flamengo então). Isso pesa no final e é o que pesou na tal regularidade do fluminense (na hora dos jogos apertados, que decidiram o campeonato é que os tais erros aconteceram).

        Não falo em máfia, complô, coisa assim, mas acho muito estranho quando dirigente do futebol, CBF, STJD e Comissão de arbitragem é tratado como acima de qualquer suspeita e tentamos imaginar como tudo que acontece no futebol como “erros naturais”.

        • janca

          Oi João Camilo, entendo o que você quer dizer sobre o poder econômico e a importância para a mídia dos times do eixo Rio-SP. Acho que isso até pode influenciar a arbitragem, mas não de forma consciente, por isso não consigo ver complô, algo assim, até que me provem o contrário. Agora que temos de tomar cuidado com manipulação de resultados, temos, vide o que acontece na Europa, com denúncias e investigações que não acabam mais e a máfia das apostas. Mas aqui felizmente neste quesito acho que estamos atrasados. Ficam só as insinuações, não acredito em algo assim, como disse, até me provarem o contrário. Abs.

    • E mas ninguem se lembra do jogo em que o fluminense estava perdendo para a ponte preta e o juiz deu um toque de mao a favor do flu e deu penalt e mas nao foi nao contente com o empate do flu o juiz ainda no final da partida aos 47 do segundo tempo da uma falta a favor do flu que o jogador do flominense puxou o jogador da ponte preta e o juiz da a falta pro flominense isso que e uma ajudinha assim a te o meu filho de um aninho e campeao

  • verdadeiro

    Bahia x Fla => Penalti ESCANDALOSO contra o bahia
    Fla x Santos => Penalti ESCANDALOSO contra o santos
    Fla x Galo => Adiado para que o menguinho se reforçasse,senao seria uma goleada
    Fla x Figueira => DOIS gols do figueira anulados de forma absurda,só para o menguinho escapar da segundona.
    E assim vai o nosso futebol….

    • janca

      Então existe um complô pró-Flamengo? Se você tiver provas apresente porque será importantíssimo para o futebol brasileiro.

      • sandrofla

        O cara escreve um monte e nem se identifica…verdadeiro fanfarrão!

      • Nilson

        AÍ VC TÁ QUERENDO MUITO JANCA…MAS SUSPEITO É. SENÃO VEJAMOS: EM JOGOS DIFERENTES, UM CONTRA O BAHIA E OUTRO CONTRA O SANTOS, O MESMO ARBITRO APITOU (FRANCISCO NASCIMENTO) E ASSINALOU PENALTI INESISTENTE NO MESMO JOGADOR (IBSON) NAS MESMAS CONDIÇÕES, A FAVOR DO FLAMENGO DANDO-LHE A VITÓRIA. E DEPOIS DISSO A CBF SE APROVEITOU DE UMA SITUAÇÃO (O ESTADO DO GRAMADO DO ENGENHÃO) PARA TRANSFERIR UM JOGO DO FLAMENGO CONTRA O ATLETICO-MG PARA QUASE DOIS MESES DEPOIS. É BOM FRISAR QUE UMA SEMANA DEPOIS DISSO, TODOS OS OUTRO TIMES ESTAVAM JOGANDO NO ENGENHÃO NORMALMENTE, MENOS O DO FLAMENGO. PORQUE?

        • janca

          O gramado do Engenhão, sem o Maracanã, está uma lástima. Deveriam ter marcado mais jogos de Flamengo e Fluminense para outros estádios. Seja São Januário, seja Volta Redonda.

    • Carlos Eduardo

      Se o Flamengo é tão beneficiado, pq o Flu é o CAMPEAO?

      • pq o fluminense é muito mais time que o menguinho rsrsrs

        • então faz jus a isso,e feche a tampa do palmeirinha, no próximo jogo.lugar de porco é no chiqueiro.nos mais,é campeão quem tem competencia.o flu esse ano errou menos,se estruturou, o titulo jáa ganho é uma consequencia disso.se foi o melhor merece ser campeão.

      • ALESSANDRO

        PQ O FLAMENGO E TAO RUIM MAS TAO RUIM QUE PRA SAIR DO REBAIXAMENTO PRECISA DE VARIOS ERROS DE ARBITRAGEM,SE FOSSEM “MEXER”NOS RESULTADOS PRA DISPUTAR TITULO PELA MEDIOCRIDADE DO TIME DO FLAMENGO TERIAM QUE ARRUMAR 2 PENALTIS POR JOGO,SO ASSIM PRO FLAMENGO DISPUTAR O TITULO.

    • Eddy Jones

      BAHIA X FLAMENGO -> EXPULSÃO INVENTADA COVARDEMENTE PELO ARBITRO, 3 PENALTIS EM CIMA DO LOVE, 2 IMPEDIMENTOS MAL MARCADOS EM ATAQUES DO FLAMENGO

      FLA X SANTOS -> 2 PENALTIS PARA O FLAMENGO ANTES DESSE LANCE

      FLA X GALO – > ADIAMENTO FOI POR CULPA DO ESTATUDO DO TORCEDOR, E TAMBÉM DO BOTAFOGO. E O UNICO REFORÇO DO FLA NAQUELE JOGO, FOI O CLEBER SANTANA, QUE NEM FOI LÁ TÃO DECISIVO ASSIM NO JOGO

      FLA X FIGUEIRA -> NENHUM DOS GOLS FORAM ANULADOS DE MANEIRA ABSURDA. ERAM LANCES DIFICEIS. UM DOS IMPEDIMENTOS, FOI REALMENTE IMPEDIMENTO, APESAR DA POUCA MARGEM ENTRE O PENULTIMO DEFENSOR E O AVANTE DO FIGUEIRA, JÁ O OUTRO, É MUITO DIFICIL E SE REVER 10X, VAI TER 10X OPINIÕES DIFERENTES. SÓ QUE É AQUELA VELHA MANIA DE SEMPRE QUALQUER COISA SAIR FALANDO QUE AJUDARAM O FLAMENGO. POR SINAL, O TULIO APLICOU 2 ENTRADAS CRIMINOSAS EM JOGADORES DO FLAMENGO (COMO SEMPRE ESTE ANIMAL CRETINO E BABACA FAZ, VIDE AS LENDÁRIAS 3 JOELHADAS NO LEO MOURA CAIDO EM 2007) DIGNAS DE CARTÃO VERMELHO

  • verdadeiro

    Detalhe : Os colunistas tem MEDO de falar a verdade, creditam tudo a erros de “interpretação”…ridículo !!

  • Claudio

    Janca

    Imagina tres grandes clubes na beira do caos serem rebaixados no mesmo ano..Me refiro aos tres piores times em termos de administração..Flamengo,Vasco e Palmeiras sofrem com excessivas falhas de suas respectivas administrações…Abri o lance hoje a materia principal é essa corja de torcida organizada ameaçando de morte pessoas que la estão…Tinone tem se mostrado incopetente mas não é por isso que seja ameaçado de morte..

    Incrivel que esses tres clubes tem em comum..O Palmeiras pagou caro pelas constantes escalações de jogadores reservas enquanto disputava a libertadires..

    O Vasco é outro em que o sr Dinamite esta totalmente perdido e esta sozinho contra todos na diretoria do cruzmaltino,vendas de jogadores sem reposição e atraso de salarios..

    E por fim o meu Mengão na mão de uma ex vereadora que não sabe o que faz na Gavea.

    Onde ja se viu um jogador chegar ao ponto de pedir ferias…Ta na cara que la os caras fazem o que bem entender…Chateado com tudo issso…Hoje tem certos jogadores que são maiores que o clube infelismente e vida que segue..abss.

    • janca

      São três clubes muito mal administrados, mas muito mal administrados mesmo. Mas não são os únicos. Concordo que nada justifica o comportamento de parte da torcida do Palmeiras, parte que não representa o todo, que tem partido para o campo do vandalismo e da ameaça. E no caso do Flamengo a Patricia Amorim, que já fora refém do Ronaldinho Gaúcho, agora é refém do Adriano? Estão tratando o Flamengo com deboche _os próprios dirigentes. O Flamengo merece uma diretoria melhor, a meu ver, e não é de hoje. O clube mais popular do país, com a maior torcida (a do Corinthians é a que tem o maior poder de consumo), fatura menos com ações de marketing do que o Inter. Aliás, em termos de marketing, os clubes do Sul têm mandado bem e não é de hoje. Abs.

    • janca

      E a matéria de capa do LANCE! hoje está muito boa mesmo. Impressionante o que está acontecendo com o futebol (e o Palmeiras, em particular).

  • sandrofla

    Lamentável mas os erros sempre, sempre aconteceram. O grande diferencial é que somos previlegiados em nossa era com centenas de câmeras de vários ângulos diferentes e assim fica quase impossível não ter certeza do que realmente ocorreu no lance. O árbitro ainda não pode fazer uso das imagens (vide o problema com o Palmeiras e o gol de mão). Se o árbitro usa a tecnologia pode ser punido, se usar a intuição pode ser execrado… .

    • janca

      E com a tecnologia e a imagem vista por diversos ângulos e repetida inúmeras vezes, Sandro, eventuais erros de arbitragem ficam mais evidentes. O trabalho do árbitro não é fácil, por isso defendo a profissionalização da arbitragem e a utilização da tecnologia, embora com moderação. O trio de arbitragem poder se comunicar por aparelhos eletrônicos e ter virado um quinteto é um ponto positivo, mas há muita coisa a melhorar. Abs.

  • Francotimão

    Erros e acertos sempre fizeram parte da arbitragem, afinal são seres humanos, e ainda ha q se considerar q não são profissionais, então não ha como eles não errarem, é q nós sempre observamos é q as vezes acontecem erros absurdos demais, erros crassos são toleraveis, ou mais toleraveis, enquanto q os ocorrem “aparentemente deliberadamente” são menos toleraveis, mas no fim são msms erros, se não fosse assim não haveria porq continuarmos a assistir futebol e torcer, mas mudanças no futebols são prementes, como: uso da tecnologia, reciclagem, profissionalização dos arbitros, q acredito deixariam as regras menos interpretativas e mais “regradas”..Abs!!!!!

    • janca

      Há um espaço enorme pra melhorar a arbitragem, mas enquanto não partirem para a profissionalização de fato, enquanto não investirem com mais força em reciclagem, treinamento etc. etc. etc., como você bem colocou, a margem para o erro acontecer aumenta.

  • Mister krau

    Boa Tarde Janca: Bem eu não acho, eu vejo que nem todos os clubes tem tanto apoio do “stjd” quanto os clubes cariocas! Sou Corinthiano mas convenhamos, ja imaginou se o Palmeiras fosse carioca? Eis a questão; Estaria o clube estaria nessa situação? Claro que não. Penso que torcedores de outros clubes deveriam deixar a rivalidade de lado e lutar para que a “CBF” e “STJD” deixe de ser carioca. Ou seja; trasnfira-se para outro Estado da Federação!

    • val

      Corinthiano reclamando de beneficio aos times cariocas????? Esse que vc fumou tava vencido oh Mister Gambá! “Se” existe privilegios, nenhum time do Brasil se compara aos favorecimentos feitos ao Corinthians, assim como nenhuma torcida se equipara a do Mengão. SRN

      • ALESSANDRO

        UM DOS TIMES MAIS PREJUDICADOS NESSE BRASILEIRO FOI O CORINTHIANS PRA SE TER UMA IDEIA SE NAO HOUVESSE OS ERROS O CORINTHIANS ESTARIA NO MESMO NIVEL DE PONTUAÇAO DE GREMIO E ATLETICO MG,SO NAO HOUVE RECLAMAÇAO PQ O CORINTHIANS NAO TA NEM AI PRO CAMPEONATO.

      • Mister krau

        Meu caro “Urubu Val”, Onde vivo não tem tanto morros ou redutos de “meretricios” assim para consumir esse tal fumo que vc citou. No mais, acho bem mais saudável morrer abraçado a um Gambá do que um Urubú, principalmente vindo de uma progenitora quanto a sua.

    • janca

      Eu acho que sim. Botafogo e Vasco não caíram? E não faz tanto tempo, não.

  • Luiz Marfetan

    E para baixo do tapete que vão!
    A ajuda descarada ao Framengo começou no jogo contra o Atletico, ate que não tenha mais perigo vai ser assim.

  • Ton

    Além do fato da arbitragem brasileira ser de péssimo nível, ainda chamo atenção para o critério disciplinar. Alías, qual é o critério disciplinar? Se é que existe algum…….

    Quando o atacante “tromba” com o zagueiro na área (não é penalti e nem simulação) o juiz sempre mostra amarelo para o atacante, mas nem toda queda é simulação, afinal estamos falando de um esporte de contato.

    O Neymar e o Romarinho foram advertidos com cartão amarelo simplesmente porque comemoraram um gol, se alguém fizer um levantamento do número de cartões amarelos do Brasileirão e comparar com qualquer campeonato Europeu verá o absurdo.

    Aí os clubes ficam desfacaldos com jogadores suspensos e prejudica a qualidade do espetáculo!

  • ALESSANDRO

    BOA TARDE JANCA,NAO DA MAIS PRA ACREDITAR NESSA DE ERROS PUROS E SILPLES DE ARBITROS!!!!!SE FOR FAZER ANALISES ERRO A ERRO,E CLARISSIMO O FAVORECIMENTO A FLUMINENSE,FLAMENGO E CRUZEIRO AO LONGO DO CAMPEONATO.OS DE SABADO CONTRA O FIGUEIRENSE MAIS UMA VEZ DEIXA PRA PQ “SOMENTE”DECRETARAM O REBAIXAMENTO DO CLUBE DE FLORIANOPOLIS.SE FOSSEM VALIDOS COMO DEVERIA SER O TIME DE FLORIANOPOLISTERIA 32 PONTOS E ALGUMA CHANCE AINDA DE ESCAPAR,MAS O ARBITRO ACABOU COM QUALQUER ESPERANÇA.AO LONGO DO CAMPEONATO NAUTICO,PONTE,ATLETICO MG,FIGUEIRENSE,CORINTHIANS,BOTAFOGO,PALMEIRAS E MAIS ALGUNS TIMES FORAM SENDO DERRUBADOS POR JUIZES QUE NA VERDADE PODERIAM TER QUALQUER PROFISSAO MENOS SEREM ARBITROS.ACUSAR NAO DA MESMO PQ TUDO DEVE SER CUIDADOSAMENTE PLANEJADO EM SALAS LUXUOSAS QUE NINGUEM TEM ACESSO,DAI NAO HA COMO TER PROVAS,MAS O QUE E INCONTESTAVEL E QUE ALGO PODRE QUE NAO DA PRA PROVAR MAS QUE EXISTE EXISTE,E A UNICA SOLUÇAO E UMA REBELIAO DE CLUBES,MESMO PQ OS PREJUDICADOS SAO MUITOS E OS FAVORECIDOS POUCOS.

    • ALESSANDRO

      OS CLUBES DEVERIAM SE REBELAR E TOMAR CONTA DA ARBITRAGEM,O COMANDANTE DEVERIA SER ELEITO PELOS CLUBES PARA UM MANDATO DE 1 ANO NO MAXIMO SEM REELEIÇAO,ALEM DE SE TER PUNIÇOES MAIS RIGOROSAS PARA ARBITROS E MELHOR PREPARAÇAO PARA OS MESMOS.SO ASSIM SE RESPONSABILIZANDO E PUNINDO DE VERDADE TERIAMOS ARBITROS MELHORES.

      • ALESSANDRO

        E MAIS UM MOTIVO PARA OS CLUBES SE MOBILIZAREM PARA MELHORA DA ARBITRAGEM,O QUE OS JUIZES FAZEM DENTRO DE CAMPO PREJUDICA OS CLUBES EM RELAÇAO A PUBLICO E A FATURAMENTO,VAI SE CRIANDO A SENSAÇAO DE QUE O CAMPEONATO E REGADO A MARMELADA E OS TORCEDORES PRINCIPALMENTE DOS CLUBES PREJUDICADOS VAI ABANDONANDO OS ESTADIOS,AFINAL PRA QUE IR VER UM JOGO SE O RISCO DE ELE SE RESOLVER EM CIMA DE ERROS GROTESCOS E FAZER PAPEL DE BOBO?

    • janca

      Não acho que seja assim, Alessandro, embora no jogo de sábado claramente o Figueirense tenha sido prejudicado pela arbitragem. Só que não há evidência de má-fé. E não acho que Náutico, Atlético-MG, Corinthians, Botafogo etc. etc. etc. tenham sido “derrubados” por arbitragem. Tiveram erros a favor e erros contra. O próprio Palmeiras está na posição em que se encontra devido a suas escolhas. Largou o campeonato nas oito primeiras rodadas, conquistando apenas 5 pontos em 24 disputados, priorizando a Copa do Brasil, e não conseguiu se recuperar até agora. Por incompetência própria.

  • marcelo henrique raimundo

    vamos listar todos erros de arbitragem e somar os pontos e ver se essa diferença de 9 pontos é verdadeira:vascoxflu(-2ptos),figueirensexflu(-1ptos),fluxnáutico(-2ptos),fluxponte(-3ptos),fluxgalo(+2ptos),por baixo-6ptos fora outros jogos que houve reclamação(contra o Bahia,corinthians).O Galoxflu(-1ptos),atleticoxsport(-2ptos),Galoxcruzeiro(+2ptos),Galoxflamengo(+2ptos),isso considerando que foi penalti para o sport,fato que a maioria não considerou,este jogos acima as arbitragens interferiram no resultado final e a matemática nos mostra outra diferença de pontos,isso não é choro e sim uma constatação,as campanhas das 2 equipes são acima da média e este jogos podem fazer a diferença!

    • Eddy Jones

      GALO X FLA +2 PTS? SÓ SE FOR PARA O FLAMENGO.

      EXPULSÃO TOSCAMENTE INVENTADA PELO ÁRBITRO, QUE SE MANTIVESSE O CRITÉRIO PARA OS 2 LADOS, TERIA EXPULSADO O LEONARDO SILVA, O MASTURBATOR49 E O VOLANTE DO ATLÉTICO QUE TINHA TOMADO UM CARTÃO SE N ME ENGANO AO PARAR UM CONTRA ATAQUE

      E O PENALTI DO ERRA10 É TÃO VERDADEIRO QUANTO A FALTA QUE ELE SOFREU E BATEU NA TRAVE

  • marcelo henrique raimundo

    O mesmo árbitro que apitou atléticox flamengo(31/10/2012),e que não “viu” o penalti escandaloso,já estava apitando no final de semana Criciuma x joinvile.O mesmo juiz que apitou cruzeiro x atletico e deu um gol irregular ao cruzeiro já nos descontos do segundo tempo foi o mesmo do jogo Flu x náutico e o mesmo do jogo Grêmio x Santos onde fez uma lambança e culminou na expulsão do Neymar,não acontece nada e o prejuizo fica para os clubes,e eles ganhando na rodada seguinte o seu dinheiro!

    • Eddy Jones

      PENALTI ESCANDALOSO ONDE? VAI PRA CAMA CHORÃO!

      AQUILO ALI FOI MAIS FAKE DO QUE A FALTA (CLARAMENTE FAKE) QUE O ERRA10 CAVOU E LOGO DEPOIS, BATEU NA TRAVE

  • Pedro

    Bom, sou torcedor do time fora do “eixão” mais prejudicado nos últimos anos com arbitragem parcial brasileira, o Coritiba!
    Em 2011, em um lance capital, o fato de não marcarem um penalty claro nos momentos cruciais do jogo ao Coritiba, ficamos sem a Copa do Brasil. Nesse ano, bom houve uma palhaçada nacional no primeiro jogo em SP, onde todos aqui sabe o que ocorreu e no que resultou e no castigo disso!

    Certamente nos dois jogos, em lances capitais o arbitro foi parcial ao lado mais “forte” politicamente. Digo politicamente pois se for considerar, Palmeiras e Vasco são “grandes” devido a isso, pois sua gestão é para lá de amadora. Cmo foi dito, nunca vemos erros favorecerem pequenos. Se um arbitro erra, ele erra para ambos os lados, mas não é o que se vê. O erro só acontece para favorecer aquele que politicamente dentro da CBF, ou que tem mais torcida e patrocinio é mais “forte”.

    Enfim, o castigo esta aí. O Palmeiras vai ter a primazia de ser o primeiro campeão de um torneio nacional a ser rebaixado no mesmo ano e ainda corre o risco de ver seu eterno rival, alem de campeão regional, mundial. O outro, a Caravela Cruz Maltina esta firme no rumo de ano que vem, se não tiver ajuda do apito, fazer um cruzeiro pela segundona em 2014.
    Vai chegar um dia onde essa “bóia” do apito amigo vai acabar. E quando isso acabar, por mais que o pessoal do RJ não aceite e não goste, do modo que esta TODOS os times do RJ estarão a caminho da 2ª divisão e até mesmo alguns de outras regiões.

    Falaram em ranking e enquete, pq não fazem uma sobre a gestão dos clubes? Teria orgulho em dizer e afirmar que meu time esta facil facil dentro do G4.

    • Eddy Jones

      ENGRAÇADO, VOCÊS DO COXA FALAREM EM JUSTIÇA, MAS JÁ GANHARAM UM MONTE NO APITO

  • A manobra para favorecer o “Framengo” começou cedo. Não é de estranhar o Mengão deixar de ser transmitido ao vivo em várias rodadas do segundo turno. No primeiro turno foram muitos os jogos transmitidos, mas no segundo…
    Com jogo fora da rede “aberta”, os lances “duvidosos”, “tendenciosos” e “mal intencionados” são facilmente “escondidos”. Isso é mais uma vergonha. Por esse e outros motivos não assisto mais jogos em estádios e muito menos pago para ver jogos ao vivo. Chega de maracutaia.

    • ALESSANDRO

      AMIGO VC ESTA CERTISSIMO,COMO DIZ O FLAVIO PRADO QUEM VAI A ESTADIO E MUITO MAL TRATADO,DESDE O TRAJETO PARA O ESTADIO,PASSANDO PELO PESSIMO TRATAMENTO NAS BILHETERIAS,SEGURANÇA PRECARIA,BANHEIROS NOJENTOS,COMIDA PIOR QUE RAÇAO DE CACHORRO PRA AINDA DEPOIS DESSE SUFOCO TODO VER SEU TIME SER GARFADO POR ARBITROS RIDICULOS!!!!(PRA NAO DIZER MAL INTENCIONADOS)E ISSO TUDO PAGANDO BEM CARO!!!!E MUITO MELHOR IR OU LEVAR A FAMILIA AO TEATRO,RESTAURANTE OU AO OUTRO LOCAL!!!!!
      IR AO ESTADIO NOS TEMPOS ATUAIS E UMA MEGA ROUBADA!!!!!

    • Eddy Jones

      NÃO SEI SE VC SABE, MAS QUEM PASSA OS JOGOS DO FLA É A DONA GLOBO, CONSIDERADA PRÓ FLAMENGO

      MAS NA TRANSMISSÃO DO SPORTV/PREMIERE, NÃO MOSTRARAM O QUADRO DO MOMENTO DO PASSE, NEM UMA CAMERA FRONTAL AO LANCE DO IMPEDIMENTO, E FICARAM FALANDO O TEMPO TODO QUE FOI IMPEDIMENTO (E TEVE UM IGUAL PARA O FLA QUE FALARAM QUE FOI)

      MAS NA BAND, QUE É FAMOSA POR SER ANTI FLAMENGO, LOGO O NETO E O EDMUNDO, CONCORDARAM COM A MARCAÇÃO DO ARBITRO

      SE TIVESSE ALGUMA MARACUTAIA PRO FLAMENGO, LANCES COMO O IMPEDIMENTO MAL MARCADO NUM GOL DO LIEDSON CONTRA O CRUZEIRO, OU A COTOVELADA DO LEONARDO SILVA NO LOVE, NÃO PASSARIAM IMPUNES

      O GRANDE PROBLEMA, É QUE QUALQUER COISA DUVIDOSA A FAVOR AO FLAMENGO, JÁ SE FALAM EM COMPLô, ROUBO, E CASO PRA CHAMAR ATÉ O FBI E O OBAMA

      MAS NUNCA VEJO O MESMO PARA FALAREM O OPOSTO

      RECLAMAM DE PRECONCEITO NOS ESTÁDIOS, MAS QUANDO VEM UM TIME DO NORDESTE COM FAIXAS OFENSIVAS CONTRA OS TORCEDORES DO FLA NASCIDOS NO NORDESTE, FICAM APLAUDINDO E CONCORDANDO

      DIZEM QUE HÁ UM COMPLO A FAVOR DO FLAMENGO, MAS ESQUECEM QUE EM 2011 O FLAMENGO FICOU O BRASILEIRO INTEIRO SEM TER 1 PENALTI MARCADO A FAVOR

      CRITICAM O FLA POR QUESTÕES FINANCEIRAS, MAS TORCEM PARA TIMES QUE NÃO CONSEGUEM FECHAR PATROCINIO MASTER, QUE TEM DIVIDAS COM JOGADORES, QUE PRECISAM DE AJUDA DO GOVERNO PARA FAZEREM AS COISAS

  • Marcelo Pinto

    Eu acredito, que realmente, o Vasco foi ajudado pela arbitragem, na final da Copa do Brasil, só o Pedro mesmo.

MaisRecentes

A mágoa de Ceni



Continue Lendo

Alerta a Raí



Continue Lendo

Os erros do Verdão



Continue Lendo