O erro do Palmeiras



Quando me perguntam qual o principal equívoco do Palmeiras no Brasileirão-2012, respondo que foi a aposta de risco que fez no primeiro turno, poupando muitos jogadores no início do campeonato pra colocar todas as fichas na Copa do Brasil.

Está certo, o time, que precisava de um título, ganhou o torneio que lhe dá uma vaga na Libertadores do ano que vem. Mas será que precisava deixar tão de lado assim o Campeonato Brasileiro? A meu ver não só não precisava como não deveria. É muito arriscado colocar todos os ovos na mesma cesta e foi o que Luiz Felipe Scolari fez, assim como foi o que Tite fez no Corinthians. A diferença talvez seja que o Timão tem mais elenco do que o rival e o preço da aposta está aí pra todos verem.

Há conselheiros e diretores do Verdão que não concordam com a tese, dizendo que se tivesse usado seus principais jogadores tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileirão, o time não teria conseguido levantar a taça em Curitiba, o que fez em julho. Acho que poderia, sim, e não teria deixado escapar tantos pontos importantes no primeiro turno do Nacional, pontos que agora não têm sido fáceis de recuperar.

As brigas internas só atrapalham, claro, os rachas políticos no Palestra lembram muito os do Flamengo, e os menos culpados parecem ser os jogadores. Que têm se esforçado como vinham se esforçando nas mãos de Felipão.

Alguns até chegaram a comentar, depois das três vitórias _duas pelo Brasileiro e uma pela Sul-Americana_ nas mãos de Gílson Kleina, que os atletas poderiam estar de “sacanagem” com Felipão. Eu achava, como ainda acho, que não. Tanto que após as três vitórias vieram três derrotas para São Paulo, Coritiba e Náutico, uma atrás da outra, complicando muito a situação do time.

Hoje tem o Bahia, outro jogo que pode ser dramático. Talvez seja chover no molhado, mas de nada adianta a torcida pressionar e ameaçar jogadores e comissão técnica. Alguns atletas ficam mais irados _com a torcida_ e podem perder o equilíbrio. Outros ficam assustados e também podem perder o equilíbrio. Eles sabem que a situação está pra lá de complicada, não adianta aumentar a pressão sobre eles. Sei que é difícil, mas a torcida tem de ter paciência. Cobrar, mas sem violência, vide a perda do mando de campo de quatro jogos que o time sofrou por conta de atos de vandalismo no Pacaembu.

E, por que não?, tem de torcer para a equipe ter um pouco mais de sorte daqui em diante. Porque sorte faz parte do futebol. Como dizia Nelson Rodrigues, com sorte a gente atravessa o mundo, sem sorte não atravessa a rua. E é a pura verdade.



  • Gustavo Apucarana

    Discordo totalmente deste post, o Palmeiras jogou muitas vezes com o time titular, veja o jogo no primeiro turno contra os reservas do Corinthians, o que aconteceu com o Palmeiras é que nao aproveitou as chances criadas em muitos jogos já que jogou melhor contra o Santos, São Paulo(primeiro turno) e até o líder fluminense. Numa tentativa de primeira vitória no campeonato fez um jogo muito bom contra o Vasco que tinha o Diego Souza ainda, sempre com os titulares. Felipão não poupou ninguem.

    • marcos

      voce nao acompanha futebol. poupou e tirou o pé do freio. coritiba tb que poupou e se perdesse em araraquara tava na mesma situacao. unico que nao poupou foi sao paulo

      • O Palmeiras usou reservas, isto é, se pode dizer isto, apenas contra a Ponte Preta em Campinas, nas demais partidas podem ver as escalações e irão ver que jogou sim com os titulares. Perdeu para Corinthians(reservas) jogando com titulares, Gremio no sul com titulares, Bahia em Barueri com os titulares, etc, portanto a choradeira não procede. O Problema é que ao ganhar a Copa do Brasil que diga-se de passagem foi a mais facíl dos ultimos tempo, apenas jogando contra times de 5º categoria se podemos considerar alguns, apenas na semi final jogou contra um time bom hoje Gremio, mas que naquele instante não estava jogando bem e tambem não tinha muitos dos jogadores de hoje. Aproveitou a sorte na primeira partida que sorriu para o lado verde onde após uma excelente atuação do Bruno achou em dois contra ataques nos minutos finais do jogo e colocou 2 gols de vantagem e no segundo jogo conseguiu administrar em Barueri e foi para a final, final esta em que muito ajuadado por erros grotescos da arbitragem na primeira partida novamente fez o resulatado aqui e administrou em Curitiba.Daí é simples pois alguns jogadores se acharam os melhores e esqueceram que são mediocres e quando acordaram do sonho a coisa já estava feia e agora meus amigos a situação esta cda vez pior. A unica coisa que temos certeza é que se empatar ou perder hoje do Bahia, nada mais salvará mesmo ainda matematicamente tendo chance. Infelizmente o elenco fraquissimo levou o time novamente a Serie B. Espero que mude e consiga retornar grande novamente pois ao contarrio relamnte o que se diz hoje Guarani da Capital ou Portuguesinha da Turiaçu será realidade e não fato.

        • janca

          Palmeiras não só foi poupando um jogador aqui, outro acolá, como tirou o freio no Brasileirão, assim como fez o Coritiba. E não dá pra tirar o mérito da conquista da Copa do Brasil dizendo que foi o torneio mais fácil dos últimos anos. O Coritiba eliminou o São Paulo, que entra na rodada de hoje dentro do G4, o Palmeiras passou pelo Grêmio, terceiro colocado do Brasileirão. Menos, por favor.

      • janca

        O São Paulo foi uma exceção, de fato, e acho que foi um dos méritos do clube do Morumbi, que briga pelo G4 justamente por não ter aberto mão do Brasileiro. Mas vale ressaltar que o São Paulo chegou às semifinais da Copa do Brasil, Palmeiras e Coritiba, finalistas, tiveram dois jogos a mais pelo torneio.

  • Bom dia!

    O maior erro do Palmeiras foi achar que o time estava bom depois que “comprou” a Copa do Brasil.
    Aqui se faz e aqui se paga!!!!!!!!! Está colhendo o que plantou, e vai sofrer “muito mais” dando vexame na Libertadores. A VERDADE É ESSA!!!!!!11

    • marcos

      ta louco? fomos garfados no brasileiro, tao dando uma mao pro flamengo nao cair. palmeiras e fraco de bastidores

  • marcos

    nao falta sorte ao palmeiras, falta competencia. o time e fraco, nao tem criatividade alguma no ataque e a pressao da torcida afetou os jogadores. olha pro semblante deles e tem jogador com medo. a queda foi decretada contra o coritiba. fui no jogo e quando acabou vi todo mundo com aquela cara de comeu e nao gostou, o olhar perdido, ai a torcida sentiu que nao dava mais. outra que o gilson kleina e um cara fraco e cesar sampaio esta perdido

    • marcos

      o cesar sampaio e tao fraco como o zinho no flamengo. sao dois ex-jogadores colocados no cargo porque foram jogadores, que outro merito eles tem? as diretorias sao incompetentes e colocam gente conhecida do torcedor pra ver se o clima melhora. melhorou porra nenhuma. o cesar sampaio nao deve conversar com torcida. ele ta com medo e nao consegue articular um discurso. enquanto isso nosso presidente ficou em sao paulo e nao fui pro jogo com o nautico por motivos particulares. motivos particulares e medo de encarar a torcida

      • marcos

        o bruno no gol nao e essa coisa toda que a imprensa falou na copa do brasil. moleque ta inseguro, solta todas e nao aprendeu a sair do gol. nessa hora faz falta o deola, seria uma sombra pro bruno e podia começar jogando. diretoria errou ao dispensar o deola, ninguem percebe que ele faz falta? com elenco limitado nao podiamos ficar dispensando jogador

        • janca

          Em relação ao goleiro concordo sobre o Deola. Não teria dispensado o jogador, que faz falta num momento complicado como esse.

  • TUDO O QUE O PALMEIRAS TEM PASSADO É FRUTO DO DESCASO DE SUA DIREÇÃO. É IMPOSSIVEL ALGO DESTA MAGNITUDE ACONTECER QUANDO SE TEM UMA GESTÃO CUIDADOSA E PROFISSIONAL. E NÃO É SÓ O PALMEIRAS, MAS OUTROS CLUBES TAMBÉM; COMO O FLAMENGO. ESTES TIMES PARECEM QUE SÃO DIRIGIDOS POR UMA FAMÍLIA E NÃO POR PROFISSIONAIS, PARECEM MAIS FUTEBOL DE VÁRZEA, ONDE SE FAZEM TODO TIPO DE EXPERIENCIA ATÉ CHEGAR A UM TIME MAIS OU MENOS. TODO MUNDO MANDA QUANTO SE GANHA, MAS QUANDO SE PERDE FOGEM COMO RATOS. PARTE DAÍ ESSE TIPO DE AGRESSÃO MORAL E FÍSICA POR PARTE DA TORCIDA. COMO SEMPRE A DIREÇÃO OMISSA E COVARDE ACABAM ELEGENDO UM BOMBEIRO INEXPERIENTE PARA APAGAR O INCÊNDIO. NORMALMENTE DEPOIS QUE TODOS MORRERAM TORRADOS. ATÉ QUE APRENDAM, O MELHOR É QUE SEJAM REBAIXADOS.

    • janca

      Tanto Palmeiras quanto Flamengo estão, a meu ver, muito mal administrados. E o resultado é o que estamos vendo em campo. Mas dizer que o melhor é ser rebaixado já não acho que seja. Inclusive em termos de possível queda de receita. O Palmeiras tinha time pra ficar na Série A. E tem time pra ficar na Série A. Se ganhar do Bahia, a diferença cai pra seis pontos em relação ao primeiro fora da zona de rebaixamento. A situação vai seguir complicadíssima, faltando sete rodadas para o final, mas ainda há chance. O time respira por aparelhos, digamos assim, mas ainda respira. Até quando que não sei.

  • Flavio Rodrigues

    O Elenco palmeirense é muito fraco pra duas competições e em nosso calendário, pra jogar duas ao mesmo tempo em alto nível tem que ter um elenco superfantástico que ninguém tem e nem vai ter nunca, gastar milhões e milhões… é difícil… o Copa do Brasil só serviu pra iludir o palmeirense, inclusive os da diretoria… A administração do Palmeiras ainda segue a linha de raciocínio de tapar o sol com a peneira… e se não mudar, vai continuar afundando…

    • janca

      Mas será que os mesmos que criticam hoje diziam isso em julho, quando o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil? E acho que dá, sim, pra disputar as duas competições jogando com o time principal, como fez o São Paulo, por exemplo. Abs.

      • Rodrigo

        Jogou as duas competições com o time titular e não ganhou nenhuma das duas. Acho que era isto que ele queria dizer com elenco fraco e calendário ruim!!!!

        • janca

          O São Paulo? Se for o São Paulo, sim, jogou as duas com os titulares, ficou nas semifinais da Copa do Brasil, mas está no G4 do Brasileirão e o que também conta e muito.

          • TIME RUIM POR TIME RUIM O SANTOS SEM NEYMAR É IGUAL AOS PORCOS, É QUE OS PORCOS NÃO TEM NINGUÉM QUE DESEQUILIBRA!

  • Roberto Cesar Bernini Ferro

    Elenco do Plameiras é fraquissimo,o mesmo que ganhou na sorte do Coxa na copa do Brasil,jamais me enganei com este time vibrei com a conquista,mas o time sempre foi fraco

    • janca

      Não acho mais fraco que alguns que estão acima dele no Brasileirão.

  • Corélio

    O Palmeiras vai cair porque o time é horroroso.
    Ganhou a Copa do Brasil porque até Paulista de Jundiaí e Santo André ganharam já, mas nem por isso tinha grandes times. Copa do Brasil não é parâmetro nenhum.
    Basta ver que passou pelo Grêmio com dois gols nos últimos minutos de jogo lá no RS, por puro acaso, num jogo onde só deu Grêmio. O primeiro tempo da final então contra o Coritiba aqui em SP foi pior, só dava Coritiba, perdendo um gol atrás do outro, até cometer um pênalti imbecil e decretar mais um vice.
    O Palmeiras já era péssimo ano passado, e ficou pior nesse ano. Apostar em Valdívia já tinha se mostrado um erro, mas insistiram com ele. O Palmeiras só não tá pior porque tem Assunção e Barcos, e o Henrique quando jogou de volante foi muito bem.
    A verdade é que palmeirense tem o Felipão como ídolo, mas ele tem uma parcela de culpa enorme nessa situação, pois ele montou esse elenco. Ah, mas não trouxeram os jogadores que ele pediu. Mas segurou Valdívia, mesmo com proposta, bateu o pé pelo Luan. Trouxe Obina. Contratou uns jogadores meia boca.
    E a Diretoria do Palmeiras é de um amadorismo ímpar. Vejam o que o Palmeiras fez pra trazer o meia boca do Maikon Leite.
    O único azar do Palmeiras foi com o Wesley.
    Torcedor do Palmeiras pode espernear, mas o time é ridículo. Tem 3 jogadores medianos que as vezes fazem partidas muito boas (Assunção – volante que não marca, só serve pra bola parada, Henrique – joga melhor como 1. volante, mas direto tem que jogar como zagueiro, e o Barcos – tecnicamente o melhor jogador do elenco) e o resto nem mediano é. Os goleiros são fracos, defesa péssima, meio de campo inexistente e ataque de um jogador só.
    O que espanta é que esse time é meia boca já há 3 Camp. Brasileiros, e nada muda. E se a desculpa pra ter um time horroroso como esse é a falta de grana, o que farão ano que vem, disputando a Série B? Ou acham que vai haver uma revolução, que a Arena vai trazer milhões da noite pro dia e o time vai ser campeão da Libertadores?!?!?!

    • janca

      Discordo sobre o time ser horroroso, como você coloca, concordo que a diretoria do Palmeiras tem se mostrado amadora e feito um trabalho muito ruim.

  • MISTER.KRAU

    Pois é Janca: Só falta a diretoria do palmeiras questionar a diretoria do Corinthiasn para jogar contra o Bahia com todos os titulares! Vai que hoje tenha um apito amigo contra o Bahia! Eis a questão…

    • janca

      Era só o que faltava, mas duvido que isso aconteça. O Palmeiras está nessa situação por conta das circunstâncias e de seus próprios erros, há uma fase em que tudo parece conspirar contra, nada a ver com o Corinthians. Mas vamos ver o que acontcece hoje na Bahia. E não acredito em apito amigo pro Palmeiras, não, não sou muito adepto das teorias da conspiração. Se bem que acho que o Palmeiras, se fizerem um levantamento, talvez tenha sido mais prejudicado do que beneficiado por erros de arbitragem no primeiro turno. Felipão, especialmente, reclamava muito.

  • Luiz Farias

    Eu defendi o Felipao por muito tempo, mas nao tava mais dando para continuar com ele. Ele estava fazendo umas escolhas taticas muito equivocadas e nao tinha mais clima tambem. Nao vou dizer que havia ma vontade por parte dos jogadores, mas tinha gente ali que nao estava satisfeita com o comando. Essa desuniao e o historico de fracassos do Palmeiras nos ultimos anos contribuiram muito para o time se atolar no Z-4. Dai chegou o Kleina, que eh um cara esforcado, mas infelizmente nao vai resolver esse problema do dia pra noite. Ele sabe que nao da tempo de mudar o jeito do time jogar no meio do campeonato, sem tempo pra treinar. Ele esta tentando fazer o time funcionar com o mesmo esquema do Felipao, mas ta dificil. Entretanto, mudar completamente agora seria uma tragedia maior ainda. O time do Palmeiras nao eh essa draga toda como alguns falam, o elenco tem uns bons jogadores, com certeza melhores do que Bahia, Nautico, Portuguesa, Ponte Preta, Sport, Cruzeiro, etc. O Thiago Heleno eh um zagueiro regular, nao afeta o time. O Mauricio Ramos melhorou muito esse ano. Henrique joga muito bem de primeiro volante. Marcos Assuncao tem qualidade no passe e Barcos eh matador e muito habilidoso. Nao eh um time para figurar no G-4, mas tambem nao era para estar assim.

    • Luiz Farias

      Para o ano que vem eu acho que a principal mudanca que deve ser feita no time eh a aposentadoria do Assuncao. Sim, muitos vao dizer que eh loucura a gente se desfazer do nosso capitao, salvador da patria, batedor de faltas e com maior numero de assistencias… O problema eh que a dependencia excessiva pelos lances de bola parada do Assuncao (que sao muito bons, claro) cegaram alguns torcedores e ate o Felipao sobre o papel dele de VOLANTE. O futebol brasileiro mudou muito, assim como o mundial. Nao podemos nos dar ao luxo de ter um volante que nao marca forte. Nao precisa ser aquele estilo cabeca-de-bagre que so sabe dar botinada, mas o volante marcador que sai pro jogo, agil, inteligente, versatil.. estilo que o corinthians vem utilizando muito bem nos ultimos anos. Alias, o elenco do corinthians nao eh la essas coisas, mas a filosofia de jogo deles combinada com otimos jogadores nas posicoes certas levam o time a ser campeao de torneios importantes como brasileiro e libertadores. Acredito que o Wesley deveria tomar a posicao do Assuncao no ano que vem. Somado a isso precisariamos contratar um meio campo de ligacao com bom passe, para substituir o assuncao nessa organizacao de jogo. Pra mim seria o Alex ou o Cleiton Xavier. Por fim, precisamos do Valdivia comprometido, 100% ou entao um outro meio campo de alto nivel para ocupar a posicao dele. Dessa forma o meio poderia ficar Henrique, Wesley, Alex (C. Xavier) e Valdivia. Com este meio de campo nos precisariamos apenas de pequenos detalhes para acertar um bom time.

      • janca

        Tudo bem, opinião é opinião, respeito a sua, mas não acho que o caminho passe pela saída do Marcos Assunção. É uma das boas armas que o Palmeiras tem. E depois que se contundiu acabou virando uma opção a menos para o clube. Contra o São Paulo, especialmente, ele foi muito mal. Mas avaliando pelo geral e pela temporada segue sendo um jogador acima da média.

        • JANCA MUITA GENTE FALA EM CORRUPÇÃO NOS BASTIDORES DO PALMEIRAS ASSIM COMO ERA NO TIMÃO, E QUE GRAÇAS A GESTÃO DO ANDRES DIMINUIU BASTANTE COM A MUDANÇA DO ESTATUTO. QUERIA QUE VC FALASSE SOBRE ISSO?!

          • janca

            Denúncias de irregularidades não faltam, há vários rachas políticos, conselheiros trocando agressões, cadeiradas, acusações pesadas contra diretorias anteriores… Mas o que acho saudável é ver o Palmeiras, pelo menos, discutindo uma fórmula para alterar o processo eleitoral, ampliando o colégio. No caso do Corinthians não sei quantificar o que você chama de corrupção nos bastidores, não existe um índice pra isso, não sei dizer o quanto melhorou ou não na gestão do Andrés. Pelo que vi pelo menos caiu o número de denúncias, isso sem dúvida, mas o mérito do Andrés foi ter permitido a rotatividade no poder, que acho fundamental e não havia no período Dualib, pra fica rem um só exemplo.

    • janca

      Pode até ser _que houvesse gente descontente com o trabalho do Felipão_, mas nunca senti que houvesse jogador _como não acho que haja agora_ fazendo corpo mole no Palmeiras. E também acho que o elenco do Palmeiras _e o time principal, especialmente_ é melhor do que pelo menos oito dos times do Brasileiro. Também acho que não é time pra figurar entre os quatro primeiros, mas não é time pra estar entre os quatro últimos. E está, para infelicidade do torcedor palmeirense.

    • VC DEFENDEU O FELIPÃO QUE GANHAVA 800 MIL P/MES SENDO ULTRAPASSADO, GORA AGUENTA A SÉRIE B!

  • toninho

    DISCORDO TOTALMENTE DO SEU PONTO DE VISTA.
    Não tem nenhuma diferença de jogadores, tanto uns, quantos outros, no palmeiras, só pernas de pau.
    quando foi campeão da CB falei, vao se iludir, time mediocre, só tem um jogador em final de carreira, assunção, o resto, são jogadores de série B mesmo.

    • janca

      Ok, opinião é opinião.

  • Cláudio

    Olá Janca: Bem, eu acredito que o erro do palmeiras é ele ser “arrogante”. Isso ficou evidente quando após conseguir a copa “kia”, a diretoria do palmeiras postou em seu site uma matéria provocando o Corinthians pela matéria “contra tudo e contra todos” pela conquista da libertadores! Sem contar as provocações feitas pelo tal de “São Marcos”! Aliás, cade o “terror”?

    • janca

      Putz, sabe que não acho que o Palmeiras tenha sido “arrogante”, ao contrário do que você coloca? Provações, contanto que sadias, fazem parte do futebol _embora, confesso, não vi essa a qual você se refere. O “politicamente correto” cansa, Cláudio. Ou pelo menos o “politicamente correto” em excesso cansa. Talvez o grande erro foi o Palmeiras ter acreditado que recuperaria com certa facilidade os pontos que deixou escapar no Brasileirão, quando tinha o foco todo voltado à Copa do Brasil. Pode até recuperar, mas vejo como está sendo sofrido. Abs.

  • Mario

    fico imaginando se arrumassem o calendario como no europeu aonde as ligas e as copas acabam na mesma epoca ia ser um monte de time sendo campeão na copa do br e na libertadores e sendo rebaixado na liga do br kkkkkkkkk
    falando do palmeiras , um erro/equivoco unico ñ leva um time ao rebaixamento e sim uma serie de erros como no caso do Palmeiras, o problema do palmeiras todo mundo sabe é a diretoria sem pulso cheia de politicagem e o time fraco q tem a anos tanto q no br11 ficou sempre na parte da tabela da zona da sul-americana ou a parte q ia p/lugar nenhum , a conquista da copa do BR ñ atrapalha ate podia ajudar p/dar mais confiança a esse grupo fraco do palmeiras e essa q os outros tem elencos piores é conversa p/boi dormir ,basta pegar o exemplo do Internacional q tem o um dos melhores elencos do pais mas ñ mostra um futebol confiavel.

    • janca

      Tem razão quando comenta sobre essa série de erros. De fato até pode haver um equívoco preponderante, mas certamente um time não cai ou fica ameaçado pelo rebaixamento por um único motivo.

  • TENHO PRA MIM QUE NINGUÉM SÓ PELA SORTE OU PQ FOI ROUBADO, NO CASO DO PALMEIRAS ME PARECE QUE OS PROBLEMAS FORA DE CAMPO ATRAPALHAM DEMAIS, TORCIDA QUE BATE NO ATLETA, DIRETORIA QUE GASTA MAIS DO QUE ARRECADA SE PEGANDO A SOCOS E POR AÍ VAI! AGORA TEM QUE AGUENTAR A ZUAÇÃO DOS RIVAIS POIS CADA UM TEM A DIRETORIA QUE MERECE!! ARERERE PORCADA RUMOI A SRÉRIE BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB TEM Q

  • Francotimão

    Ok Janca, concordo com suas colocações sobre o palmeiras, inclusive sua observação de q as porquetas não tem time e/ou elenco pior q alguns q estão acima dele na tabela, o diferencial de pontos entre eles é exatamente a perda sistematica dos pontos no inicio do campeonato, e quando todos os time ja estariam entrosados (isso ocorre geralmente a partir do final do 1º turno e segundo turno) essa propalada diferencça de pontos perdidos estão traduzindo a posição deles na tabela do campeonato, como voce msm disse: o timão também abriu mão dos pontos e do campeonato no inicio do brasileiro, mas é incomparavel o momento absolutamente distintos de corinthians e palmeiras, inclusive o corinthians tem um elenco maior e mais qualificado e até por isso esta numa situação comoda (em relação ao rebaixamento) no campeonato, acho q isto resume tudo…abçs!!!

    • janca

      Sabe que no caso do Corinthians, que também poupou jogadores no começo do campeonato, achei uma estratégia arriscadíssima? Porque, se perdesse a Libertadores, como faria pra retomar o ritmo no Brasileiro, pressionado que estaria pela própria ressaca do torneio sul-americano? Mas foi uma aposta que o Tite bancou e deu certo. De fato o Corinthians tem mais elenco do que o Palmeiras, tanto que faz ótima campanha no Brasileirão. Se não tivesse deixado o torneio de lado em boa parte do primeiro turno, poderia estar brigando pelo título. Mas todos sabem que o objetivo do time este ano é outro, a conquista o Mundial, já que a da Libertadores conseguiu. E a preparação do time _para o MUndial_ parece que está sendo muito bem feita. São duas situações completamente distintas, de fato, Corinthians e Palmeiras. Abs.

      • Francotimão

        Verdade Janca, o Tite também arriscou muito, mas felizmente pra nós corinthianos a estratégia deu certo…

  • Maximiniano Robledo

    RUMO A SERIE B

  • Renato

    O erro do Palmeiras tem 34 anos. E se chama Mustafá Contursi.

  • Missori

    Janca, sei que estou repetindo o que muitos já disseram aqui. O fato é que a responsabilidade maior, o erro maior do Palmeiras em 2012, vem sendo o mesmo de 2011, 2010, 2009, 2008… uma diretoria incompetente que contrata mal, que não administra suas divergências internas, que contratou os melhores técnicos do país mas não deu o elenco com os quais esses técnicos sonhavam. O Palmeiras vem colhendo nesses últimos anos o fruto de péssimas administrações ao longo dos últimos anos e, infelizmente para a nação esmeraldina, continua sendo hoje uma péssima administração. A queda para a segunda divisão não será necessariamente um bem, uma vez que esta não será a primeira vez e quando caiu em 2002 não mudou sua estrutura administrativa, continua a mesma “cornetagem” dos vários segmentos políticos internos. Abçs.

    • janca

      De fato de 2002 pra cá o Palmeiras, em termos de administração, não mudou muito e o resultado está aí. Não só a situação do time no campeonato, mas as brigas _inclusive com agressões físicas_ entre diferentes grupos políticos que comandam ou tentam comandar o clube. Abs.

  • ENQUANTO SÓCIOS E TORCEDORES NÃO TIVEREM DIREITO A VOTO E FIM DAS REELEIÇÕES CLUBES COMO O PARMERA VÃO CAIR CADA VEZ MAIS ISSO VALE PARA TODOS OS TIMES!

  • SCCP

    Deixe aqui sua risada…

  • Vaz

    Quando começam a se misturar saudosismo (montar time repatriando e recontratando técnico e jogadores baseado em glórias que ocorreram em outras épocas), contratar na base do bom e barato principalmente quando usam isso em relação aos adversários (que vão atrás do melhor), como se esta atitude fosse um ato de sabedoria e de superioridade administrativa, dirigentes omissos e que não se entendem, técnico que precisa tomar decisões que são dos dirigentes (Felipão o cansou de fazer) e o silêncio “ensurdecedor” dos dirigentes principalmente do Sr. Tirone, o risco de desastre aumenta exponêncialmente.
    Que o Palmeiras embora limitado, tem plenas condições em termos de elenco e técnico para sair desta situação tem. Infelizmente a torcida (os tais uniformizados já que pessoas de bem quando fazem algum protesto, o fazem de forma civilizada ) e os corneteiros do Palmeiras não vão deixar. Tem muita gente lá dentro (e fora também já que conta com muitos jornalistas corneteiros) torcendo pelo fracasso para derrubar Tirone e seu mentor intelectual. A grande briga no Palmeiras chama-se Mustafá Contursi.
    Não se ganha ou se perde campeonatos em uma única partida e quando começam a procurar explicações enxergando complôs em todos os jogos onde se julgam prejudicados (este ano a lambança dos árbitros foi distribuida de forma democrática) a coisa tá feia.
    A diretoria do Palmeiras fez uma opção para contentar torcedores: “ganhar um título sem pensar muito no futuro” como se a coisa fosse automática: Jogar tudo na CB, jogadores foram poupados e os prórpios estavam desinteresados no brasileiro pois a aposta era que voltando ao brasileirão depois de campeões, ganhando os jogos da segunda fase tudo vai ficar bem. Era como uma fórmula matematica. Surpresa, assim como já aconteceu com outros times no passado, este automatismo não existe e depende muito do elenco, comissão técnica e apoio, mas muito apoio de uma direção organizada e presente e de uma torcida com bom senso, caso contrário é o que estamos vendo.
    Não contaram ao torcedor que a direção e comissão técnica batiam cabeça, o time era limitado (qual foi a contratação do Palmeiras no meio do ano?) e que o título da CB foi o apogeu e era só. Só para lembrar, no ano que vem a Libertadores vai correr paralelamente ao Brasileiro série A e B praticamente o tempo inteiro e não como nos anos anteriores quando terminava no meio do ano. Vão optar por qual? Se realmente se confirmar a série B, como manter um time competitivo para uma Libertadores e a segundona? Corinthians este ano assim como outros times no passado já demonstraram como é díficil jogar para ganhar a Libertadores e ir bem ao mesmo tempo no brasileiro.

    • janca

      E não se trata só do silêncio do presidente do Palmeiras ou da omissão num momento complicado como esse. Quando tem aberto a boca em geral não vem sendo muito feliz. Mas o time venceu o Bahia, que vem numa fase complicada, depois de um bom início nas mãos do Jorginho, e agora reduziu a seis pontos a diferença com o primeiro time fora da zona de rebaixamento, justamente a equipe baiana. Mas se reuperando no campeonato ou não a administração do futebol palmeirense tem sido desastrosa. E as brigas internas no clube não param. Abs.

  • SCCP

    Por que o Senhor Marcos não provoca o Corinthians agora? Terá que fazer seu jogo de aposentadoria com o Palmeiras rebaixado, e além de tudo na semana em que o Corinthians irá estrear no Mundial. É Marcão eu gosto de você, mas você infeliz não tinha o por que provoca na comemoração, agora chore e sofra com esse time medíocre que você tanto ama.

    Cadê o Felipão, Valdivia? ambos também fizeram um grande auê quando foram campeão as custas do M. Assunção. Ambos demonstraram que estariam no clube sempre, que o Palmeiras é vida deles. Mas cadê eles agora? Sumiram! Um pulou do barco quando viu que não teria mais salvação, deixando o barco a deriva. O outro jogador perna de cristal, se pegar um pouco mais forte quebra, um dos maiores salários do time não joga, e quando entra em campo só enagana.

    E o Frizzo que assim que foram campeões e o Palmeiras no z-4 disse que não tinha por que se preocupar, que logo saíriam daquela posição. A felicidade momentânea pode esconder a tristeza que está dentro.

    O título da Copa do Brasil foi ilusório, o único que ganharam por forças próprias contra um time grande foi do Grêmio nos 5 minutos finais. Depois tiveram ajuda descarada da arbritagem nos dois jogos da finais. 1° jogo penalt inventado pro Palmeiras e não marcado um escandaloso pro Coritiba. 2° jogo a falta que originou o gol do Betinho não existiu, ou seja, lances capitais de um final de campeonato.

    Agora pagam talvez pela soberba de achar que tinham um execelente time, quando ganharam o título todos esqueceram que a diretoria é ridícula, então vão com Deus pra 2°!

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo