Antes tarde…



É, antes tarde do que nunca. Que diferença faz Kaká na seleção, não?

Tudo bem, podem dizer que o Iraque não serve como parâmetro e concordo, mas o Japão, que na semana passada bateu a França, já serve. E Kaká foi bem nos dois jogos, dividindo a atenção da marcação adversária com outros jogadores, caso do próprio Neymar, Hulk, ainda temos o Oscar, que está em grande fase…

Demorou pra Mano Menezes perceber que errou ao assumir a seleção em 2010 e descartar tudo o que havia sido feito até aí, jogar no lixo a geração anterior. Porque a geração anterior ainda é atual.

Kaká, com toda a sua experiência, pode ser um diferencial para o Brasil, assim como eu não descartaria um Ronaldinho Gaúcho, um Robinho e, se querem saber, nem o Dida, goleiro da Portuguesa que, com 38 anos, ainda pode contribuir para a seleção.

E para o gol ainda acho que aquele que está em melhor fase é Diego Cavalieri, do Flu, e não deve ser esquecido um Rogério Ceni, do São Paulo, que voltou de contusão e tem jogado muito nos últimos jogos, embora nunca tenha repetido com a camisa do Brasil o sucesso que faz com a do clube do Morumbi.

Paulinho é outro que tem surpreendido positivamente, assim como Hulk, ambos méritos de Mano, mas cadê o Fred no ataque?Pelo que tudo indica será chamado dia 30 para disputar o amistoso em 14 de novembro, nos Estados Unidos, contra a Colômbia. Até que enfim… Espero que a convocação se confirme.

Demorou, mas aos trancos e barrancos dá pra ver uma luz no fim do túnel. O que não dá é pra seguir acompanhando a seleção em estádios vazios, como hoje, na Polônia, e na semana passada, na Suécia. Não é que na Suécia, para o jogo contra o Iraque, mais de 6 mil lugares ficaram vazios? E jogamos num estádio acanhado, com capacidade para 21 mil torcedores, 5 mil dos quais têm de acompanhar os jogos em pé. Assim é complicado. A seleção tem que ser mais bem tratada…



  • Fabio

    O duro é tirar Oscar, Lucas, Leandro Damião para entrar esse povo de novo. Nem citei Neymar porque, mesmo qdo ele afundar a seleção na copa, ninguém vai concordar.

    Vou dizer de novo, minha opinião, sem um centroavante como o Luis Fabiano, não ganha nada.

    O Fred é oportunista, não sabemos como ele deve se comportar contra grandes clubes da copa…

    • janca

      Entre o Fred e o Luís Fabiano eu chamaria o Fred. Mas estamos com boas opções no ataque, Leandro Damião é uma, o próprio Luís Fabiano, outra, e o Fred considero com um senso de colocação fantástico. É um grande jogador, muito oportunista. E deve ser chamado para o jogo contra a Argentina. Se você quiser saber como ele funciona diante do que chama de “grandes da Copa”, o Brasil tem que enfrentar os grandes da Copa, e Fred tem de ser convocado e ter oportunidades no time.

  • Eduardo Junior

    Concordo plenamente Janca, acho que o Mano ta encontrando o time titular da seleção, mas ainda tem pecado nos substitutos.

    No time que jogou hoje, a posição contestada acho que é o Hulk, que no lugar dele o Luiz Fabiano ou Fred se encaixaria melhor, com o trio Oscar, Kaka e Neymar.

    Nesse jogo por exemplo, a participação dele foi muito pequena para o conjunto.

    E o goleiro né, o goleiro do Flu é incontestável, do resto é isso mesmo, precisa somente acerta os substitutos.

    Minha seleção com os reservas.

    Goleiros: Diego Cavalieri / Diego Alves e Jeferson
    LD: Daniel Alves / Maicon (estamos muito carentes nessa posição)
    ZD: Thiago Silva / Dedé
    ZE: David Luiz / Miranda (atlético de Madri)
    LE: Marcelo / Adriano
    1V: Paulinho / Wellington voltou com tudo e mais um pouco;
    2V: Ramires / Hernandes ta jogando assim na Lazio, fora que é versátil
    M: Oscar / Ganso (vamos ver como vai retorna);
    M: Kaka / Lucas
    At: Neymar / Hulk
    At: Luiz Fabiano / Fred

    Em minha opinião esses são os melhores.

    • MISTER.KRAU

      ESSA SELEÇÃO DA ROCK. FAÇA A SUA ESCOLHA!
      BRUNO – JUNINHO – THIAGO HELENO – HENRIQUE – MAURICIO RAMOS – LEANDRO AMARO – ARTUR MARCOS ASSUNÇÃO – DANIEL CARVALHO – MAZINHO MESSI BLACK – JOÃO DENONI PATRIK – CORRÊA THIAGO REAL – OBINA – LUAN. FALTOU ALGUÉM?

      NA MINHA OPINIÃO OS…

      • janca

        Risos. Mas sabe que não acho o time do Palmeiras ruim? É que parece que tudo está conspirando contra. E esforço não tem faltado, aliás, pretendo tratar disso no post de amanhã.

    • janca

      No lugar do Luís Fabiano eu ainda deixaria o Leandro Damião, se bem que acho que o são-paulino não pode ser descartado, nada. Nem um Ronaldinho Gaúcho. O Bernard você não convocaria? Acho outro bom nome. E no gol, como opção, eu chamaria o Rogério Ceni. Recentemente até tinha dito que não, mas temos o direito de mudar de ideia, não? Abs.

      • Marcel

        Cara, não sei se é só eu que vejo isso, mas acho o Leandro Damião um jogador comum.
        Perde gol pra caramba, só é esforçado, assim como o Jonas. Pra mim, são dois ruins que o mano está valorizando convocando.

  • Francotimão

    Pois é Janca o dificil será “quebrar” esse contrato q o teixeira legou pra nós, alias mais um legado dessa criatura, esculpida a forceps, pois pra gente não é natural alguem ser galgado a uma presidencia na cara grande, mas infelizmente no Brasil ja nos acostumamos, vide Nuzman e outros filhotes de uma herança q a ditadura nos deixou, colaborou ou corraborou, assim como o voto obrigatório, quoeficiente eleitoral e tantas outras “maluquices” q só “nóis” somos capazes de gerar, mas a fé nunca termina de q as coisas vão se encaixar e o trem da vdd, da justiça, da honetidade e da liberdade com responsabilidade vai estar nos trilhos deste País continente….

    • janca

      E o Marin, que era o vice mais velho de Teixeira, não é o “novo”, digamos assim. Mais do mesmo, mais do mesmo…

  • DNH 2012

    GOSTEI DO JOGO DO BRASIL NÃO ASSISTI MAS ACOMPANHEI PELO RÁDIO E PELA MINHA IMPRESSÃO PARECE Q O BRASIL ESTÁ COMEÇANDO A ACHAR UM JEITO DE JOGAR. JÁ O KAKÁ EU HAVIA A UM TEMPO EM BLOG Q EU NÃO ME LEMBRA MAIS AQUI MESMO NO LANCE, FALADO SOBRE O KAKÁ. EU DISSE Q ELE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO DA SELEÇÃO E Q DEPOIS DAS CONTUSÕES Q ELE TEVE ELE IRIA VOLTAR A VESTIR A CAMISA AMARELINHA POR Q ELE É UM CARA DIFERENCIAL E AGORA COM EXPERIENCIA, E ESSA MESCLA COM JUVENTUDE E EXPERIENCIA PODE DAR MUITO CERTO. NÃO VOU MAIS CRITICAR O MANO POR Q ACHO Q ELE ESTÁ FAZENDO UM BOM TRABALHO ELE ESTÁ TESTANDO DIVERSOS JOGADORES Q ESTÃO EM DESTAQUE NA EUROPA E NO BRASIL MAS UM CARA Q ELE NÃO CHAMOU MAIS Q ESTÁ JOGANDO MUITO É O HERNANES TA JOGANDO MUITO NA LAZIO MAS DE RESTO TO GOSTANDO DESSA EVOLUÇÃO !!

    • janca

      Também gostei do resultado de hoje e do desempenho da seleção, com belas jogadas de Kaká, Neymar, Paulinho… A equipe foi bem. Pena que o trabalho parece ter começado tão tarde. E perdemos a Olimpíada para nós mesmos. Tínhamos tudo pra ganhar o ouro em Londres. Precisávamos de um goleiro mais experiente e também acho que na hora de chamarmos três atletas com mais de 23 anos erramos. Ou melhor, a comissão técnica do Brasil se equivocou, digamos assim. No caso do goleiro, após a contusão do Rafael, isso ficou nítido. Um time precisa de um goleiro bom e experiente. A defesa esteve muito insegura nos momentos decisivos e o ataque também falhou. Continuo achando que houve erro na convocação dos três jogadores com mais de 23 anos. Enfim, que a medalha venha em 2016, quando jogamos em casa. Só falta perdermos aqui também. Mas a Copa é outra história. Muito mais complicada. Um terceiro lugar acho que já estaria de bom tamanho, embora, pelo talento de nossos jogadores, podemos sonhar com mais, ao contrário do que muitos dizem por aí. É o que acho. Abs.

  • Fernando Duarte

    Janca, cada vez eu me convenço mais que jogar nesses grandalhões europeus é uma “roubada”. O Real Madrid não tem elenco. Eles fazem coleção de jogador. Então promovem os tais “rodízios”, que pode ser bom para o clube/treinador, mas é ruim para os jogadores. Tenho quase certeza que se Kaká jogasse como titular absoluto em algum time europeu ou brasileiro, estaria voando. O problema é que no Real, ele joga 15 minutos aqui, meia hora ali, às vezes começa jogando, muitas vezes fica no banco, ou seja, quase impossível ganhar ritmo. Se jogasse em algum time que o pusesse para jogar, quer jogasse bem ou eventualmente mal, seria ótimo para nós. Fico preocupado com o Oscar, pois já está entrando no “rodízio” do Chelsea. Neymar que não se iluda. Se for para um desses clubes, vai esquentar banquinho tb, e nós teremos uma Seleção com vários jogadores importantes com pouco ritmo de jogo. Abs

    • janca

      E outro que está num rodízio, ou melhor, escanteado, é o Lugano, que negocia o retorno ao São Paulo, descontente que está com o PSG. Mas na Europa os atletas ainda ganham muito mais _na média_ do que no Brasil e cada um sabe o que é melhor para si. Grande abraço, Janca

  • Missori

    Janca, repetindo o que disse no seu post anterior, achei que até aqui foi a melhor apresentação da amarelinha. Se não for um trem em sentido contrário, e acho que não é, estou começando a ver uma luz no final do túnel. O Kaká tem que estar nesta seleção e no time titular. A seleção precisa de tempo e o Mano do voto de confiança da torcida brasileira em geral, a verde amarela, não a de cores clubísticas. Eu sei que contrariamente à tua opinião, acho que se o Brasil perder essa Copa dentro de casa será o único país a sediar a Copa por duas vezes e não ganhar nenhuma; pessoalmente, acho que seria vexatório! Mas temos material humano de primeira que, bem trabalhado, pode dar frutos. Abraços.

    • janca

      Voto de confiança para o Mano fica complicado depois de tanta besteira que ele fez nos dois primeiros anos de trabalho, Missori, mas que a seleção fica melhor com uma mescla das gerações eu acho que fica. Só o Mano não via isso, parece que agora mudou de ideia, tanto que chamou o Kaká e duvido que esteja arrependido. Abs.

  • @R9Sal

    Não acho que o Mano desprezava o Kaka. Depois da Copa de 2010, que ele jogou no sacrificio, o Kaka passou a maior parte do tempo machucado e não havia como convoca-lo. Por isso, pra mim, a convocação do Káka não significa uma mudança de rumo do treinador brasileiro. Mudança de rumo seria convocar Dida, Ronaldinho Gaucho, Rogerio Ceni e toda essa baciada que foi citada no texto.

    Concordo que o Mano errou ao jogar no lixo todo o bom trabalho que o Dunga fez anteriormente. Chegou querendo escalar o time da imprensa, que é bom lembrar, apedrejava diariamente o trabalho do Dunga e pedia NeyMidia, Ganso e etc e hoje o proprio Mano paga o preço desse inicio equivocado.

    E gostei do jogo contra o Japão justamente porque lembrou o Brasil do Dunga que atraia o adversario e saia rápido pro contra-ataque e provavelmente a entrada do Kaka na equipe contribuiu pra isso. Faz tempo que o Brasil não tem time pra jogar dentro do campo do adversario. O grande problema daquela equipe era ter dificuldade pra jogar contra adversarios que não se abriam e a escalação de dois volantes mais leves (Paulinho e Ramirez hoje) é uma saida que pode ajudar.

    • janca

      Já eu acho que desprezava, sim, tanto que ficou dois anos sem chamar o jogador. E acho que chama o Fred também. Mas concordo que ele errou ao desprezar o bom trabalho que o Dunga fez, apesar do que aconteceu na Copa da África. Não se joga todo um trabalho no lixo e ele, agora, começa a rever os conceitos. Abs.

  • Carlos Otsubo

    Acho que o Kaká é uma exceção a um regra básica (o cara já foi o melhor do mundo…justíssimo), jogadores reservas de seus clubes e que disputam ligas fracas não deveriam servir para seleção….Sandro (reserva do Tottenham) Giuliano (disputando o campeonato Ucraniano) e até o Hulk que vem agradando mas teremos que ver até onde a técnica dele vai mudar disputando o campeonato Russo!!! Acho que seleção também não deveria ter espaço para as birras pessoais do Mano, acho imprescindível a presença do Fred e Hernanes (as vezes dá a entender que um jogador não pode pensar…mas o cara vem fazendo chover na Lazio e assim como Ramirez pode ser improvisado, chega de incoerência, ele convoca o Ramirez como volante sendo que o mesmo atua como ponta no Chelsea). Luis Fabiano também merece, o Leandro Damião não têm 1/3 da qualidade dos dois artilheiros do Campeonato Brasileiros (os três jogam em time de qualidade e olha a média de cada um…Damião fica muito abaixo)….e sobre os goleiros concordo com vc….pq não olhar o Ceni como uma opção??? O Cavalieri não deveria nem entrar em discussão!!!

    O Banco pode ficar mais fortalecido se o Mano deixar as birras de lado (por hora só vejo o Lucas como boa opção). E o Paulinho vêm me lembrando o Redondo tamanha qualidade!!!

    • janca

      E Hulk temos que analisar com mais calma mesmo, mas que tem sido uma grata surpresa, tem. Mas, ao contrário de você, vejo o Leandro Damião como um ótimo atacante, não o vejo atrás do Fred e do Luís Fabiano, não. Mas acho que o Fred especialmente está merecendo uma chance há tempos. E o Paulinho é outro que tem jogado demais, aí concordamos.

  • Flavio Rodrigues

    Opiniões são opiniões, sabe q to sempre aqui no seu blog e curto seu trabalho… mas, prefiro a linha do Mano do que a sua, rs… não to falando do Kaká nem do Diego Cavalieri, esses eu concordo com você, mas, Fred e Robinho, não deram certo antes e acho que nunca vão dar… Rogério Ceni e Dida, acho que foram os melhores depois do Marcão, mas isso é passado, não tem mais idade, nem são o que foram antes… o Gaúcho, pouco tempo atrás estava jogando e pisou na bola, mas esse, não pela cabeça que tem, mas pelo extraordinário talento, merece voltar sim e acho que terá uma nova chance, mas ele, assim como o Kaká, são exceções… eu sou muito crítico com relação ao time de 2010, pra mim, o time não tinha postura de seleção brasileira, não me passava o mínimo de otimismo e confiança, e, foi um vexame… não dá mais pra dar chances a esses caras… e o Paulinho não foi uma surpresa… depois do Neymar, é o melhor jogador atuando aqui no Brasil… E sim, a seleção merece ser tratada melhor! mas, isso, nós já sabemos que só qdo tiver rotatividade no poder, e outras coisinhas mudarem…

    • janca

      Risos. Mas você acha que o time do Mano que jogou a Copa América tinha postura de Brasil? O que disputou a Olimpíada e conseguiu deixar o ouro escapar? O que pegou Gabão, África do Sul etc. etc. etc. tendo de fugir de advesários mais gabaritados? Fred acho que merece chance, sim. Não dá pra entender como ficou fora do Superclássico das Américas _graças ao apagão pode ganhar uma chance na convocação do dia 30_ sendo o melhor atacante do Brasileirão. Não dá pra dizer que nunca derá certo na seleção. Mano dará? Espero que sim, mas se mudar os conceitos, como parece ter começado a mudar convocando o Kaká, que vinha sendo descartado como todos os demais da geração anterior.

  • Flavio Rodrigues

    Tinha postura de um time em formação, o time do Dunga tava pronto… é diferente. Não acho que ele descartava o Kaká, pela própria situação que ele vive no Real… acho que nada é por acaso, e o Fred, sim merecia uma chance no “superclássico”, você tem razão. Até agora a seleção não está formada, mas, penso que… rs… brincadeira… to convencido já a algum tempo que o trabalho de um técnico se mostra a longo e médio prazo, ainda mais na seleção… um exemplo claro disso, foram os trabalhos do próprio Mano e do Tite no Corinthians, demora pra engrenar, não tem jeito, “fora Mano!”, “fora Tite!”…. ouvi isso pra caramba, inclusive quando o Mano, entrou com Paulinho pra jogar numa partida da Libertadores de 2010… disseram que ele era louco, até eu disse, será que ele era? mas é assim, testa aqui, testa ali, tem o convívio… são “n” peculiaridades no dia a dia, o Dunga formou o time muito antes da Copa… time que por sinal, vou ser repetitivo… eu não botava fé… formou um time e depois não queria mais mexer… será que isso é bom? acho que a fase de teste é essa, a hora de errar é essa, Copa América… Olimpíadas… Infelizmente, a própria seleção é prejudicada com o nosso calendário ruim, e tem de usar esses torneios para formar o time…. entender de futebol ele entende, mostrou isso no Grêmio e no Corinthians, e eu tenho fé que vai ter um bom time pra Copa das Confederações, acho que esse é a hora certa, não antes… bom, tomara que dê tudo certo… abs

    • janca

      Mas a situação que o Kaká vive no Real não é de hoje e continua parecida com a dos últimos meses. Acho que o Mano mudou de ideia a respeito das convocações, o que é um direito dele. Por que não podemos mudar de ideia? Eu estou sempre mudando, quer dizer, nem sempre, nem sempre, mas temos o direito de mudar, sim. Acho que é o que está acontecendo com o técnico da seleção. E antes tarde do que nunca… Abs.

  • Vinicius Posterari

    Janca,

    Concordo em muita coisa. Só sou um pouco a favor, sim, de chamar o Gaúcho, mas não Robinho.

    O Robinho há muito não consegue se firmar nem no Milan, que diferente do que comentaram aqui, não é muito afeito aos rodízios do Real Madrid e os dois de Manchester. Nunca foi aquilo que sonharam que poderia ser (inclusive eu). Já o Gaúcho me parece motivado, talvez mais disciplinado, diferente daquele do Flamengo em quem queriam jogar responsabilidade (não combinava com o momento dele nem com a história recente daquele time).

    Em atividade hoje, só Ronaldinho Gaúcho e Kaká tem credibilidade e potencial pra serem convocados em praticamente qualquer situação, desde que eles estejam com vontade de fazer dar certo. O Kaká quanto a isso não precisa nem pensar duas vezes e o Gaúcho me parece viver um momento propício a ser reintegrado. Acharia sensacional um meio-ataque formado por Kaká, Gaúcho, Oscar/Ganso e Neymar. A meu ver, o Ronaldinho é MUITO mais contundente que o Hulk, mesmo que só dêem a bola e meio segundo pra ele pensar.

    E concordo que o caminho do Mano tem sido tortuoso, mas é cruel comparar as preparações dele e do Dunga se lembrarmos que um tinha de vencer as Eliminatórias. A Olimpíada é sacanagem falar, porque o Brasil jogou bem e perdeu a final para o México por um apagão dos jogadores (e eu não me canso de falar algo que, mesmo nesses tempos de massacre – justo – às arbitragens, a imprensa ignorou: não foi falta do Marcelo no lance que gerou o segundo gol do México). É incrível como ninguém teve motivos pra criticar o treinador a não ser o resultado do jogo. E perder, SIM, é do jogo.

    Pra mim a seleção do Dunga era capenga, mas fez um excelente trabalho na Copa. E dos três principais culpados, o primeiro foi o Gilberto (os dois gols sairam nas costas dele, que substituía o Michel Bastos que levara um cartão amarelo infantil na sua melhor apresentação com a amarelinha); o segundo foi o Julio César (vale até discutir até que ponto o “momento” importa pra meter a camisa da Seleção Brasileira num cara); e só terceiro foi do Felipe Mello, que deu o gol feito pro Robinho no primeiro tempo e só fez a m. que fez por estar desestabilizado após as lambanças dos dois primeiros. Responsável pelos três estarem lá: Dunga. 1 – não levou Roberto Carlos (tinha momento e história pra justificar sua convocação); 2 – levou bons goleiros, mas nenhum com a combinação nome e peito suficiente; e 3 – acreditou num cara descontrolado enquanto o Zé Roberto não estava no jogo.

    Se o Mano continuar forçando essa molecada e incluir caras que tenham nome e peito pra estar lá (Kaká, Gaúcho, Ceni – e olha que sou corintiano fanático -), acho que podemos e DEVEMOS acreditar que é possível levar o título. Acho o Tite melhor que o Mano, principalmente no lado tático, mas com tempo e o material humano que o Mano tem, acredito sim que ele tem potencial – vide Olimpíada onde fomos derrotados porque perder faz parte do futebol.

    Grande abraço

    • janca

      Acho que você tem toda razão na comparação Ronaldinho Gaúcho e Hulk, embora o último até esteja surpreendendo bem na seleção. O primeiro de fato é melhor e mais experiente e pode ser uma peça importante pra 2014. No caso do Robinho concordo em termos. Acho que você está certo quando fala do momento dele, que não se compara ao de Kaká e Ronaldinho, apenas o que digo é que não é um nome pra ser descartado de vez da Copa de 2014. Como Luis Fabiano não deve ser descartado de vez, muito menos Fred. Esse tem que ser chamado. Não digo pra 2014, mas pra agora, pois vem jogando muito. Idem pra Diego Cavalieri, já que não temos um goleiro definido até aqui e estamos fracos na posição, ao contrário do ataque. Abs.

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo