O Fla nas urnas



Segue causando preocupação no Flamengo o fraco desempenho de Patrícia Amorim nas urnas. A presidente do Fla não conseguiu novo mandato como vereadora no Rio, obtendo quase 12 mil votos e ficando fora da Câmara.

Parte do estafe da dirigente, candidata à reeleição no Fla, atribui o fracasso nas urnas à campanha ruim do time no Brasileirão e às polêmicas sobre sua gestão, abalada pelos casos Ronaldinho Gaúcho e Adriano e pelas sucessivas mudanças no departamento de futebol do clube.

Outra parte minimiza a derrota e diz que, entre os sócios, ela teria tido boa votação. Na Gávea e arredores, onde vivem muitos associados do Fla, Patrícia teria conseguido cerca de 2,8 mil votos. Por que perdeu, então? Segundo a visão desse grupo de assessores, que preferem minimizar o fracasso de domingo, o principal motivo é que, com o Fla dividido politicamente e às vésperas de eleições presidenciais, ela não pôde se dedicar como queria à campanha nas ruas.

Outro motivo lembrado é que o ex-jogador e técnico Andrade, cujo nome também é ligado ao Fla, concorreu para vereador, tirando votos da presidente. Detalhe: ele tampouco foi eleito, embora tenha conseguido quase 5 mil votos a mais do que Patrícia.

Por falar em política quem também não entrou em São Paulo foi o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PC do B), mesmo com apoio da União Nacional dos Estudantes, que ele já presidiu, e de celebridades do esporte, caso da ex-jogadora Hortência. Como não custa lembrar, Orlando saiu do ministério atolado por denúncias de corrupção e usou as imagens de Lula e Dilma na campanha. Esperava o triplo da votação em São Paulo, mas não conseguiu. Não é só a bola que pune. As urnas, às vezes, também.



  • Tiago

    Não tem como dizer, Janca, que os votos da Patrícia foram de associados ou torcedores porque foram em urnas perto da Gávea. Fato que ela piorou seu desempenho nas urnas. Fato que não entrou e não será vereadora. Fato que quem conhece o Flamengo não gosta da administração dela. Fez lambança desde o começo do ano. Esse é o pior ano da adminitração dela.

    • Tiago

      Pra completar as informações do seu post a Patrícia se candidatou pelo PMDB e o Andrade pelo PSDB.

      • janca

        Valeu, Tiago. Sobre os votos recebidos pela presidente do Flamengo de fato não dá pra saber quem votou nela, mas se foi bem votada (ou não tão mal votada) nos arredores da Gávea pode ser um bom sinal. Um sinal nem tão ruim assim. E sobre as causas de não ter sido eleita devem ser várias. Uma, imagino eu, seja a associação de seu nome a uma gestão que tem sido muito mal avaliada pela mídia, por muitos de seus pares e por boa parte da torcida do Flamengo. E não poderia ser diferente, ela é a presidente do clube, portanto, responsável pela gestão do Fla, que a meu ver anda muito mal, aliás. Outra é o que fez quando vereadora. Empregou parentes _quando podia empregá-los_, companheiros de Flamengo, amigos… Tudo bem, vocês podem perguntar se ela iria nomear inimigos ou desafetos e eu responderia que claro que não. Mas o empreguismo pelo empreguismo, basta ver os parentes que colocou lá, acho complicado. E é assim que eu, pelo menos, vi algumas das nomeações que fez e saíram até em jornal. Abs. e boa quarta pra você, hoje rodada importante do Brasileirão, inclusive para o seu Flamengo e a minha Lusa, Janca

        • valmir

          carioca gosta é de bandido e milicianos.

          • Cal mengão

            Valmir, tome cuidado com oq vai falar do povo do rio seu mané!!! Você só pode ser paulista…Que inveja do Rio hein!!!

          • Eddy Jones

            mora na maior rota mundial do tráfico e quer falar mal do rio? pqp

          • flau

            valmir vai dar seu cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu mané !

  • Rafael

    Janca,

    Como você menciona no seu texo, o fato de ela não ter se elegido, tem a ver com a má fase do Flamengo, e polêmicas como os casos de Ronaldinho e Adriano.
    Caso o time estivesse bem, brigando por libertadores e títulos, você acha que ela poderia ter se elegido?

    Isso não mostra a alienação dos eleitores, não só do Rio como do Brasil inteiro, por votar pela fase do time ou por tal cantor preferido?
    Por exemplo, o que o Agnaldo Timóteo fazia como vereador em SP ?
    pelo menos dessa vez ele não se reelegeu.

    O que acha Janca?

    • janca

      É, dessa vez ele não se reelegeu. Mas no caso da Patrícia acho que deve ter muito a ver com a atual fase do Flamengo e acho que é legítimo isso, porque acaba associando a imagem da dirigente à imagem de uma má administradora. Você vai querer votar numa má gestora? Sem deixar de lado a má condução de alguns casos, o de Ronaldinho Gaúcho o mais emblemático de todos, as brigas internas, as constantes trocas no departamento de futebol, a falta de um rumo… Tudo isso reflete no eleitor. Mas ela já trabalhou como vereadora. Será que foi bem? O eleitor do Rio, de certa forma, deu a resposta nas urnas. Não que ache que as urnas sejam um veredicto definitivo, porque não são. Nem sempre o mais capacitado vence. Já elegemos cada coisa… Enfim, boa quarta pra você, Janca

    • Eddy Jones

      mostra e não mostra alienação, pois se ela não consegue administrar um clube de futebol com o potencial financeiro que o flamengo possui, como ela vai legislar pela população do 2 maior municipio do país?

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Temos que aplaudir de pé os senadores cyro miranda e aluizio nunes, com este progeto de acabar com salarios de veriadores em cidades abaixo de 50.000 abitantes, gente uma pessoa que paga sobre 10 salarios minimos pra previdencia, quando se aposentar vai receber so 800.00 a 1.400.00 se tiver morrendo, deveria receber este valor de 6.220.00 mais não é este valor que a previdencia paga, porque são gastos em torno de 6.000.00 com cada presidiarios, mais 10.000.00 a 40.000.00 com cada veriador, sem falar nos secretarios, tirados ou furtados dos doentes e idosos, aqui em cocal do sul urussanga que planta batata doce e aipim quando se elege veriador nada melhor que ser um voluntario ser remuneração ok? todos unidos pra presionar por justiça ja.

    • j dias

      Vou acrescentar mais no seu comentario, trabalhei 35 anos como funcionário publico federal, me aposentei e cuntinuo obrigatoriamente descontando seguridade previdenciaria para sustentar esta coja de vagabundos que não fazem nada a não ser roubar “VEJA OS MENSALÕES”. e ESTA A POLITICA DOS corruPTos. Palmas para o ministro JOAQUIN BARBOSA do STF. Este é um negro SÉRIO.

      • janca

        ??? Como assim? Por que os outros não são? O que tem a ver a cor da pele com a pessoa ser séria ou não??? Triste seu comentário, que pode ser visto por muitos até como racista. Confesso que não entendi.

        • j dias

          E muito menos eu entendí seu mode de pensar, Primeiro porque não sou racista, a cor da pele não tem nada a ver com o carater do individuo, o que eu quis dizer é que o Ministrp do STF Joaquin Barbosa, além de muita coragem, é um cidadão brasileiro muito digno de confiança a quem eu depositaria com muito orgulho, apesar de ter mais idade de votar o meu voto para presidente em 2014. Se intera sobre o julgamento do mensalão que você vai ver o que eu quis dizer….

          • j dias

            Janca o meu comentario foi em resposta ao texto de Itamar etc….

          • janca

            Ok. Abs.

          • janca

            É que quando você escreve algo como “esse é um negro sério” parece que os outros não são. Também gosto do Joaquim Barbosa e tenho acompanhado, claro, o julgamento do mensalão, um momento importante de nossa história política.

  • Vinicius Posterari

    Janca,

    Quanto à Patrícia, acho que mais do que a gestão do Flamengo, o fato de colocar praticamente, senão a totalidade de seus funcionários vindos do clube que comanda, decretou o fim. Ainda bem. Que nunca mais seja eleita pra nenhum dos dois cargos.

    Quanto ao Sr. Orlando Silva, chega a me dar uma ponta de esperança nessa cidade. O eleitorado paulistano esteve perto de mandar ao segundo turno o cara mais incompetente da história do ministério da educação (quantas faculdades renomadas ainda usam o ENEM na classificação?) contra o pupilo do Maluf. Uma barbaridade. Seja como for, pelo menos não elegemos desta vez uma infinidade de ex-boleiros e o Orlando Silva.

    Acho que nunca o esporte e as urnas estiveram tão diretamente ligados, mas acho até que o resultado foi bom (pro povo).

    Abs

    • janca

      Não é só a ligação entre esporte e política que está aí. Religião também está na parada. E no Brasil cada vez mais forte. Uma mistura que, a meu ver, não tende a dar certo, não. Pelo contrário. Quanto à Patrícia, concordo que o fato de ter levado à Câmara alguns de seus subordinados e assessores de Flamengo em nada ajuda a melhorar a sua imagem. Pelo contrário.

      • Vinicius Posterari

        Janca,

        Primeiro, não sabia que você era FEAno. Saudações de outro FEAno, com muito orgulho.

        E realmente a mistura da política com a maioria das organizações teoricamente apolíticas é péssima. Muitas vezes, a associação com organizações políticas não oficiais também, vide a infinidade de políticos-sindicalistas envolvidos em irregularidades.

        O grande problema é que como têm grande exposição, fica ainda mais difícil segurar a avalanche de candidatos religiosos que a de atletas. Afinal, a credibilidade que os fiéis colocam neles é muito maior do que a do público para com os esportistas.

        Infelizmente, num país despolitizado como o nosso, ficamos realmente expostos a muitos tipos de oportunistas que usam parcelas menos politizadas da população pra se eleger.

        Pelo menos nessa eleição vimos alguns casos onde a urna puniu, como o Orlando Silva, Patrícia Amorim, Wadih Mutran, etc. Talvez ainda possamos ter alguma esperança.

        • janca

          E puniu muito mais gente ainda, inclusive alguns ex-jogadores de futebol. Mas que essa mistura religião/política/esporte é complicadíssima é. Abração de um FEAno, Janca

  • Stanlei

    A meu ver colegas, esse mandato da Patrícia a frente do flamengo serviu com uma luta para a sociedade, ou seja, os defeitos e qualidades dela foram superexpostos. Deste modo, conheceu-se de fato o tamanho da competência dela. Como a maioria da população é despolitizada, não era feito uma avaliação dos 3 mandatos seguidos na câmara de vereadores; mas como em futebol, somos phd, os eleitores não hesitaram em puní-la nas urnas pelo trabalho feito no clube.

    • janca

      Ah! Se pudéssemos votar para a CBF… Ou o COB…

    • janca

      E de fato ela ocupar a presidência do Flamengo lhe deu mais visibilidade. Para o bem ou para o mal. No caso para o mal, diria eu. Tanto que não foi eleita vereadora com a imagem associada por muitos analistas à má gestão no Fla. Mas no clube tem chances. Votam os associados, não necessariamente torcedores do clube.

      • Stanlei

        Errata: eu quis dizer que serviu como uma lupa para o sociedade.

        Acrescentando ao seu comentário, Janca. Como rubro-negro sofrido que sou, espero que ela não ganhe. E a única mudança possível do rol de candidatos, vejo somente o nome do Wallim.

        • janca

          Eu confesso que não sei dizer quem é melhor (ou menos pior), mas acho que a administração da Patrícia Amorim não foi boa para o Flamengo, não. Pelo menos não para o futebol do clube. Do ponto de vista do associado parece que tem uma boa parte que está gostando da gestão dela. Até por isso acho que o departamento de futebol deveria ser separado do social, administrado de outra forma, com verbas diferentes, planejamentos distintos, enfim, se não fica uma baita confusão. E o torcedor acaba menos representado do que poderia ser. Ou quase não é representado. Isso deve mudar no Palmeiras e é diferente no Sul, é só vermos o caso do Inter, por exemplo. Abs.

  • Dorival

    Janca, na minha opinião precisamos de bons administradores em todos os setores do futebol incluindo ai os treinadores só ser ex jogador não é curriculun, e nunca de politicos que só trazem corrupção e desgoverno.
    O futebol europeu já tem mais sdministradores profissionais que politicos e veja a diferença entre nós e eles.
    Forte abraço.

    • janca

      Concordo que precisamos de bons gestores. Ser ex-jogador não basta mesmo, mas o simples diploma de administração ou economia (e eu tenho um, pela USP), acho que não vale tanto assim também. Estudo e experiência prática contam muito, como conta a formação do profissional, que para mim tem de ser humanista e com uma visão geral do esporte, do negócio e de suas particularidades. Nessa semana, aliás, estou publicando uma série no diário LANCE! sobre os modelos de gestão dos clubes europeus, série que teve início ontem, segue hoje, amanhã… E depois também. Abs.

  • Vaz

    O caso da Patrícia é emblemático e mostra que na direção dos clubes é normal e a concordância que o presidente e diretores do clube sejam parlamentares assim como tentar influências através da eleição de ex-atletas. A questão é que quando esporte e política se misturam, sempre ocorrerá uma das duas questões: o que benefícia o clube pode ficar certo que prejudica o público, e o que benefícia o político, prejudica o esporte e as instituições (leia-se o erário público).

    Muitos vão achar que não há problemas mas há sim e chama-se “conflito de interesses” pois confunde-se o interesse do dirigente parlamentar com os do clube ou entidade que dirige. Pior é quando acham que se beneficia meu time que mal tem? Tem muito pois com certeza o que é interesse de um clube na maioria das vezes não será os dos demais e esta é a visão que trava qualquer criação de Liga ou mesmo mudanças nas federações e por tabela na CBF. Hoje não passa de jogo de interesses e culto ao prórpio umbigo.

    Vejo como maior resultado destas eleições a mudança no nosso povo que finalmente parece começar a perceber a diferença entre o dirigente e jogador do seu time, famosos e a vida política. Espero que isto prospere e que nossa mídia que vem exercendo um papel importante continue expondo estes pilantras o que irá concientizar as pessoas e melhorar o debate que hoje está saturado por troca de ofensas e fanatismo cego.

    abraços

    Obs: lendo debates acalorados sobre quem recebe benefícios públicos e quem não recebe, que está sendo prívilegiado etc.. fica claro como a um desconhecimento quase geral dos fatos. Assisti a pouco menção em uma entrevista sobre benefícios e subsídios que todos os times da 1ª e 2ª divisão do futebol brasileiro recebem e sem excessão. Esquecemos das famigeradas Loterias Esportiva e em maior escala da tal Time Mania que existe para injetar dinheiro público nos clubes de forma a pagarem o que devem a Receita Federal (centena de milhões de reais) entre outros, isto depois de renegociarem dívidas e obterem poupudos descontos. É ou não é benefício “indevido”? O governo não nos dá subsídios para que nós paguemos nosso imposto de renda e nem INSS não é? Porque estes clubes tem esse benefício? Mais uma das misturas de interesse político com os dos clubes e eleições.

    • janca

      Tampouco vejo com bons olhos um parlamentar presidir um clube de futebol. Ou faz bem uma coisa ou outra. Podem dizer: e o sujeito que tem um negócio próprio ou trabalha para uma empresa privada e ganha eleição para presidir um clube? No caso ou deixa o negócio próprio um pouco de lado, nas mãos de outras pessoas, ou faz acordo com a empresa para a qual trabalha, pede uma licença, de repente até acaba demitido, mas tem de tomar cuidado com conflito de interesses. No caso de vereadores acho que eles têm verba demais para trabalhar. Em cidades menores tenho até dúvidas se o cargo deveria ser remunerado. Mas isso é assunto pra outra conversa. Abs.

    • janca

      Não sou contra a Timemania, mas sou contra a mistura do público e do privado na administração do COB, da CBF e de outras confederações. Abs.

  • Francotimão

    Parece q os eleitores estão a cada votação sendo mais seletivos e atentos as coisas extra campo, extra politica, etc…, eu quero acreditar nisso…afinal temos sim q melhorar nosso voto, e eu sempre acreditei q Democracia é o ato de errar até acertar, e so se cresce politicamente, praticando, no caso, votando…abçs Janca…!!!!

    • janca

      Eu penso muito antes de cada voto, mas confesso que já errei bastante. Às vezes a gente se decepciona com aquele em quem votamos. Achamos que é uma coisa quando é outra ou vira outra. Porque o poder… Abs.

  • Ciro Martins

    Essa escroque deveria sofrer era um impeachment por causa desse contrato que ela firmou com o Ronaldinho Gaúcho. Um contrato absurdo e chamar isso de Gestão Temerária ainda é pouco ela, difícil saber que foi pior se Edmundo dos Santos Silva, Kleber Leite ou a de Patrícia Amorim, o que se pode dizer é que os três estão entram naturalmente na galeria dos piores Presidentes da História do Flamengo. E esse castigo nas urnas ainda foi uma punição pequena para ela, e a derrota na Gávea ainda seria também. E o povo mostrou que não basta ter tido algum destaque no Esporte para pensar que vai conseguir uma boquinha no Legislativo. Mais do que justo!

    • Eddy Jones

      kleber leite que montou o time campeão brasileiro de 2009, marcos braz nunca fez nada, era apenas arroz de festa.

      o unico problema do kleber é que é gastador demais, tem que ter alguém p coleirar ele. não o vejo na lista dos 3 piores não

  • Claudio

    Janca bom dia

    A Patrici sumiu depois da derrota nas urnas..Adoraria que ela sofresse dupla derrota na presidencia do clube…Como não acredito em milagres isso não vai acontecer..Fico indignado com essa diretoria em deixar jogadores sairem do clube e ficar com esses refugos caso do Magal,Ibson,Clber Santana entre outros pragas..Desses aí isento so o Liedson,apesar dele não estar na sua perfeita forma física pelo menos ele não se omite..Vou fazer uma lista de jogadores que deixou a Gavea e que poderia nos ajudar bastante.

    Kleberson (melhor que Ibsono e Renato canalada juntos)

    Junior Cesar (melhor de Magal e Ramon juntos)

    David (melhor que Hernane e Liedson juntos)

    esse é preço que nossa diretoria amadora faz,alem de reforçar um rival enfrquece nosso time.

    • Eddy Jones

      deivid melhor que liedson? junior cesar melhor que ramon? (esses tem o futebol mais identico que gemeos univitelinos (acho que é esses que são os gemeos gemeos msm, aqueles que nascem iguais)

      e o kleberson é melhor que o canelada, mas desde as lesões no manchester united, nunca mais conseguiu jogar nada. e o renato dps da recuperação dos problemas sofridos, de quebra recuperou o bom futebol

  • CRAQUE NETO

    CADE A MULAMBADA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, O GAVIAO COMEU A BUDA DO URUBU KKKKKKK………………E NOIS.

    • Eddy Jones

      sempre soube que além de analfabetos, corinthianos eram homossexuais, tá ai a prova. fica falando em comer macho

      só sei que quando jogaram valendo algo, o bonde dos cachaceiros e do goleiro matador acabou com vcs enquanto o roberto carlos comia o ronaldo

      e vcs depredaram a cidade de sp toda em mais outra eliminação da libertadores

  • Fora Patricia Amorim. Que este ano passe logo e esta administração fique no passado enterrada para sempre. E Depois voltaremos ao normal ,Dando nossas Porradas habituais no Florminense das bibas, No Vascaindo Vice da Gama e No Bosta fogo.

  • amauri de sá

    WELINTON! De 2010 pra cá o flamengo perdeu inúmeras partidas e em consequencia disso inumeras possibilidades de melhores colocações por falhas INDIVIDUAIS deste que é ao meu ver o pior zagueiro da historia do flamengo! Parei…fiz uma pesquisa e cheguei a incrivel marca de pelo menos 16 falhas bisonhas q resultaram em gols de adversarios. Se a esse numero fossem adicionadas as falhas indiretas, erros não tão visiveis, como por mal posicionamento, sem duvida esse numero no minimo triplicaria! Wanderlei, joel, jaime (interino e assustadoramente ex-zagueiro) e dorival não enxergaram isso! é impressionante como um cara que não domina os fundamentos basicos do futebol é titular no flamengo! Alô nação, o que inclui tb e principalmente as organizadas, ta na hora de fazer algo! Existem outros..negueba, botinele etc, mas ninguem interfere tão diretamente quanto esse cara! FORA WELINTON

  • Fora patrícia carminha amorrim, e michell levi vcs estão acabando com nosso flamengo….
    Wallin para presidente urgente……………….

  • Anderson

    Não deixem a Patricia continuar presidente!
    Não temos patrocínio, salários atrasados, caso R10, trocas de técnico, sem vice de futebol, muitas mentiras, caso Adriano, depois que pediu apoio do Love ele não jogou mais nada, não ganhou títulos nem no basquete, marido tricolor que se mete na administração, dívidas, perdemos o TN7, falhou em várias investidas de contratações, time brigando para não cair!!!! E aí, quer mais motivos?
    Precisamos de profissionais bem sucedidos que amem nosso time e são honestos. Pessoas como Wallim e o Dr. Langoni…..

    Saudações Rubro Negras,

    Anderson Baranov

  • Ai galera não adianta mudar a política do Flamengo ! A política do fla ta igual a as drogas do rio e no mundo inteiro vcs já viram acaba com crak ou a maconha ,ou cocaína? Não né saber pq ? esta raizada na Gávea. Seja quem entra na presidência não mudara nada continuara a mesma coisa. Vc já viu quando muda a presidência do nosso pais ,vc já viu alguma mudança? pq entra presidente e sai presidente E não mudar e o salario continua o mínimo .quem for assumir esse cargo .seja copetente p levar o fla a vitorias e projeta um estádio p o clube , já ta mais q na hora de se livre, time grande pensa grande ,uma torcida q tem 40 milhões de torcedores tem q aproveita os sócios e trazer mais sócio p ajudar o fla,administra com competência esse clube q não é a casa da mãe Joana ,vamos ver quem for assumir a presidência eu lhe dou mais 1 ano p eu e outros torcedores volte aqui p comentar sobre o Flamengo e a presidência, não mudara nada vai por mim.

  • fernando alves

    Na verdade na verdade estes caras tem que sofrer mesmo todo mundo sabe que o flamengo não paga a ninguem, todo mundo viu a safadeza que o flamengo fez com ronaldinho gaucho, e querem jogar nesta merda por que são beneficiados pela midia e o apito. Agora ficam chorando porque não recebem, porque estão com salarios atrasados e o zinho diz que é apenas dois meses. Isto é uma vergonha o flamengo era para cai para a segunda abraçado com o palmeiras e desmoralizante para o futebo brasileiro ver clubes como fiqueirense, sport, palmeiras e atletico GO serem rebaixados com os salarios em dia, sem dever a ninguem e por outro lado clubes metidos a grandes como esta piada de clube chamada flamengo permanecer

  • fernando alves

    Na verdade na verdade estes caras tem que sofrer mesmo todo mundo sabe que o flamengo não paga a ninguem, todo mundo viu a safadeza que o flamengo fez com ronaldinho gaucho, e querem jogar nesta merda por que são beneficiados pela midia e o apito. Agora ficam chorando porque não recebem, porque estão com salarios atrasados e o zinho diz que é apenas dois meses. Isto é uma vergonha o flamengo era para cai para a segunda abraçado com o palmeiras é desmoralizante para o futebo brasileiro ver clubes como fiqueirense, sport, palmeiras e atletico GO serem rebaixados com os salarios em dia, sem dever a ninguem e por outro lado clubes metidos a grandes como esta piada de clube chamada flamengo permanecer na primeira divisão devendo a todo mundo vergonha vergonha

  • fernando alves

    esta historia de culpar patricia amorim e outra mentira e inversão da midia para emcobrir a safadeza que é este clubinho de terceira divisão.

  • pessoal…entendo a indignaçao geral…eu tbm fico indignado…mas o pior desempenho dentro do flamengo é de quem cntratou nos ultimos tempos…foi a patricia?..nao sei….ela já declarou que nao entende de futebol…por isso chamou e zinho e deu carta branca….pena que demorou a fazer isso….quem contratou o Henandes?…pra nao falar de outros…que chegam e nao pegam nem banco…esse olheiro e esse que contrata…sim…devem sumir do flamengo….sao varias contrataçoes equivocadas…e o resultado está aí…e continua…

    • janca

      Ms como você lembrou ela chamou o Zinho recentemente e ele não tem dado jeito na situação, não. Que extrapola a questão do futebol. Veja os salários atrasados, por exemplo. Coisa gravíssima.

MaisRecentes

Contas corintianas



Continue Lendo

Timão em 2018



Continue Lendo

Verdão aflito



Continue Lendo