São Paulo poupa CBF



O São Paulo criticou, por intermédio de alguns de seus principais dirigentes, a convocação de Lucas para os amistosos contra Iraque e Japão na Europa. Não se conforma _e com razão_ em ficar sem uma de suas principais estrelas _a meu ver, a principal_ em três jogos importantíssimos no Brasileirão. O mais importante dos três é amanhã, contra o Vasco, em São Januário. Disputa direta por uma vaga na Libertadores e lá estará Lucas, em solo europeu, pra enfrentar… o Iraque.

Parece brincadeira, mas é curiosa a reação da cúpula são-paulina, que poupa a atual diretoria da CBF. Ou, pelo menos, o atual presidente, José Maria Marin, que tem boas ligações com o clube do Morumbi. Segundo o São Paulo, ele está apenas respeitando compromissos já assumidos pelo seu antecessor, Ricardo Teixeira. Não é bem assim. Já teve tempo suficiente para começar a colocar sua “marca” na direção da CBF. Mas qual é a marca de Marin? Fazer média aqui e acolá? Pagar salário de colaborador para Teixeira, de quem era o vice mais velho? Continuar com amistosos que não levam a nada? Colocar seus amigos para trabalhar na confederação?

Fica fácil o São Paulo responsabilizar o corintiano Andrés Sanchez, diretor de seleções, e o técnico Mano Menezes pela convocação e poupar a presidência da CBF, que passou a valorizar o Morumbi, algo que a gestão anterior não fazia.

E é fácil falar quando o problema atinge o próprio clube. Só agora o São Paulo vê o lado do Santos, que teve o time desfigurado no Brasileiro muito por conta da seleção e que até cálculo já fez. É bem provável que, terminado o campeonato, Neymar tenha jogado apenas metade das 38 partidas do time no Brasileirão. Como bem diz LAOR, o presidente santista, o atacante parece um jogador da seleção emprestado ao Santos e não o contrário. E quem paga seu salário não é a CBF, não. Embora sendo convocado ele se valorize, claro, e pode faturar mais com ações de marketing.

Sigo dizendo que o grande problema é o calendário e o enorme espaço dado para a participação dos grandes nos Estaduais. Quase quatro meses do ano perdidos, já que os Estaduais não têm o interesse despertado nos anos 60 ou 70. E isso não é de hoje, não.



  • Flavio Rodrigues

    Janca, bom dia! Pra mim, até o final dos anos 90 os estaduais tinham muita importância sim… mas, concordo que isso mudou… tb acho q os compromissos firmados pela CBF devem ser revistos, mas, tb não é tão simples… não estou dando razão para o Marin, pelo contrário… mas esses contratos não devem ser tão facilmente rompidos… Só q não adianta essa choradeira dos clubes, se não se juntarem e trocarem o comando da CBF e criar um novo calendário… por isso que eu acho q é só a velha lenga lenga de sempre, ninguém qr mudar nada… só ficam inventando desculpas para as derrotas… Ceder um jogador para a Seleção sempre foi uma honra, e jogos da seleção contra times frasco sempre existiram… se está d+ é pq o calendário está no seu limite, e precisa mudar… nunca vi o LAOR ou o Juvenal tocarem nesse assunto de forma séria… qdo aperta o calo ficam choramingando e só… Já tá virando muleta…

    • janca

      No caso do LAOR pelo que me consta ele está montando, com um grupo de notáveis do Santos, uma espécie de projeto de um novo calendário para o futebol brasileiro. Acho interessante o simples fato de estar discutindo isso ou pensando sobre a questão. Pois não basta ficar reclamando, tem que fazer propostas (construtivas) e conseguir apoio para implantá-las. Com as modificações que a maioria dos clubes achar necessárias. Abs.

      • Flavio Rodrigues

        Se está realmente fazendo isso, tá aí uma boa notícia!

        • edu

          Nunca li tanta besteira num post só.

      • Euzão

        Notáveis do Santos?!?! Ah, fecharam os bingos da baixada né!

        • janca

          Com ajuda de profissionais especializados em gestão esportiva. Uma agenda construtiva é importante e vejo a iniciativa com bons olhos.

  • Vaz

    Perfeito Janca, e em relação ao que você postou ontem fica claro que nada vai mudar enquanto grupos (incluo o torcedor também pois apoia ou crítica conforme o andar a carruagem) puxarem a sardinha para seu lado. Continuo com a pergunta: o que muda na substituição de Andrés/Mano por Raí/ Muricy? O que esperar quando leio que Raí vai a uma inoportuna festa do Chelsea e se coloca a falar que vai torcer contra o Corinthians? Quando o cara é colocado como nome certo para ser o futuro diretor de seleções, como irá dialogar com o Corinthians? Continuamos com a briga Corinthians x SPFC que nada de bom trás ao futebol e muito pelo contrário só contribui para sua desimportância? Vamos mudar as moscas? A união pela mudança pode ocorrer com discursos deste tipo?
    Recentemente li que grupos do Sul e Minas com discursos radicais e excludentes, se compõe para afastar da CBF Rio e São Paulo, construiremos algo de bom com este discurso? Daí saira a necessária Liga de Futebol? Não, infelizmente continuamos com dirigentes que jogam para suas torcidas e não estão interessados em Brasil.

    • janca

      Se o Raí realmente pensa em assumir a função de diretor de seleções deve pensar mil vezes no que diz. Tem o direito de torcer pra quem quiser, mas se declarou que vai torcer pelo Chelsea e está de olho no cargo na CBF não é uma legal, não. Só mais um problema. Como o do Andrés que teria dito que torce para o Palmeiras cair. Para um diretor de seleções não é legal dizer isso porque pode gerar uma série de outras especulações, ainda mais num momento em que a arbitragem brasileira voltou a ficar na berlinda. E um dos problemas do futebol brasileiro é o clubismo, cada um pensando apenas no seu, não no todo. Um calendário decente teria que atender a vários interesses, mas vai descontentar muita gente também, o que faz parte do jogo. Uns têm que ceder aqui, outros, acolá. Abs.

      • Alexandre G. Bruno

        Porra, meu … E você acha que o Andrés Sanches vai torcer pra quem??? E pra quem ele torceu no Mundial em 2005??? Quer criticar a postura ética do Raí, mas defende justamente o Andrés Sanchez??? Você só pode estar de brincadeira!!! Ou de sacanagem, mesmo …

        • janca

          Mas em 2005 o Andrés não era diretor de seleções da CBF. E mesmo hoje ele tem o direito de torcer contra quem quiser, inclusive e principalmente contra São Paulo e Palmeiras, os maiores rivais do Corinthians. Mas externar isso é complicado, como é complicado o Raí, caso queira assumir o cargo de Andrés, adotar uma posição contra o Corinthians ou dizer abertamente que torce pelo Chelsea. Há certas coisas, dependendo do cargo que ocupamos e da função que exercemos, que podemos até pensar, mas não falar. E entre Andrés e Raí eu preferiria o segundo na direção da CBF. Sem dúvida nenhuma. Como gostaria de ver um Leonardo na entidade, o próprio Leonardo que tem pontos a favor e pontos contrários, como todos nós, pontos positivos e negativos, mas tem muito mais bagagem e experiência administrativa do que um Marin, pelo menos a meu ver. Apesar da idade do atual presidente da CBF, que já chegou aos 80 anos. E não consigo ver evolução na maneira de pensar e de agir do atual presidente da CBF dos tempos em que era governador de São Paulo, no início dos anos 80, ou quando era o vice de Maluf no próprio governo do Estado. Abs.

          • Jean Cleber

            Mas Janca..como você mesmo disse o Andrés em 2005 nao era diretor de seleçoes e hoje o Raí também não o é..
            Entao pq o andres pode e o Rai não..??
            Acho que vc nao pensou nisso..!!!

          • janca

            Tem razão. Não pensei mesmo. Então o Raí pode, sim. Peço desculpas. Errei. Abração e valeu pela lembrança, de fato você tem razão. Raí agora não é diretor de seleções e pode não só torcer pelo Chelsea como dizer que torce pelos ingleses. Por que não? Abs.

    • janca

      E defendo uma liga de clubes para administrar o campeonato nacional, que não deveria estar nas mãos da CBF. Ela ficaria administrando a seleção brasileira. Mas com limitação de mandatos a no máximo uma reeleição. Não essa bagunça que é hoje. Abs. de novo, Janca

      • Vaz

        Bingo! É a categoria dirigente-torcedor em imitando a categoria sócio-torcedor, Andrés nem deveria estar ocupando o cargo que ocupa, quando trataadversários como trata (inimigo mortal quando é tudo isso é apenas futebol e usando adjetivos pouco respeitosos) . É obvio que se o sujeito é presidente de um clube, que torça para o mesmo mas existe aquela coisa da respeitabilidade que a “instituição” clube de futebol e seu dirigente máximo tem que se impor, a racionalidade, responsabilidade e principalmente coerência. O problema é que assim como nos cargos públicos e o exemplo vem de cima, o que menos interessa é o nome Palmeiras, SPFC, Flamengo e etc e sim interesses pessoais. Aí fica difícil mas um dia chegamos lá.

      • Mario

        liga no brasil ? vc lembra da copa JH organizada pelos clubes ? ñ iria funcionar

        • janca

          Mas em 1987 foi diferente com a Copa União, que encheu os estádios. O que acontece é que depois os clubes se dividiram e a coisa ficou complicada, novamente concentrada nas mãos da CBF.

          • Jorge Linhaça

            Enquanto existir a FIFA -Federação Internacional dos Frustrados Alienados…e ela decidir quem pode e quem não pode gerir o futebol nos paísa es…nada vai mudar….um clube nem mesmo pode se defender na justiça comum sem sofrer ameças da FIFA…que , venhamos e convenhamos, não serve para absolutamente nada além de faturar milhões às custas dos outros e envolver-se em maracutaias que fazem Teixeira parecer um escoteiro.

  • Marco M

    Um ponto de vista…

    A CBF poderia promover mais destes amistosos aqui mesmo no Brasil… como dizem “aproximar” a seleção do Povo.

    Sei que a CBF ( através das mal-feitorias do sr.r.teixeira – em minúsculo mesmo) esta de “rabo” amarrado a uma empresa que manda e desmanda o destino da seleção nestes amistosos porme deixo o ponto de vista.

    Trazer seleções de peso para o Brasil teria alguns efeitos benéficos:
    1- Estadios cheios querendo ver por exemplo um BR vs Alemanha (entre outras forças)
    2- Mais tempo para treinamento e menos em viagens desgastantes
    3- Os jogadores de Clubes teriam tempo hábil de participar dos jogos e recuperar-se ( salvo excessão de contusão) para os jogos dos Estaduais, Brasileirão, Libertadores etc.
    4- colocar o selecionado frente a times de força e futebol de mesmo nível.
    5- Clubes ficariam mais felizes…

    Claro que para isto a CBF tem que cortar a “amarra” com a dita empresa detentora dos amistosos… mexer um pouco no calendário… semana de jogos deveria-se parar os campeonatos.

    Abs

    • janca

      Eu concordo, Marco. A CBF poderia aproximar a seleção do povo trazendo bons adversários e tem poder pra tanto. Imagine enfrentar uma Alemanha, uma Espanha ou uma Itália por aqui. É muito diferente de enfrentar uma África do Sul ou uma China. Ou o time B do Brasil contra o B da Argentina. Abs.

      • Marcel

        Isso não é interessante para os dirigentes da seleção.
        O Brasil possivelmente jogaria mal, como vem jogando ultimamente, perderia em casa, seria vaiado e o Técnico poderia perder o emprego.
        Ninguém na CBF quer isso.
        Logo, mesmo que o Brasil pudesse escolher os amistosos, não faria essas escolhas contra times fortes em casa.
        abs.

        • janca

          Não é interessante fazer amistosos contra times tão fracos como os que estamos vendo. Poderíamos pegar seleções mais fortes, como a França, atuar em casa e vencer. Nossos jogadores têm qualidade e têm pela frente uma Copa das Confederações e um Mundial em casa. Aí acha que poderemos escolher os adversários? Não. E esses dois anos perdidos de preparação poderão fazer muita falta.

  • striknight

    Infelizmente é o futebol brasileiro , nunca chegaremos ao nivel do europeu tanto na organização como no calendario.

    Isso nunca mudara no nosso país , agente discute aborda varios temas porque somos apaixonado pelo esse esporte.

    Deveriam é fazer um boicote a essa seleção.

    Super classico das americas é uma vergonha , a globo monta esses torneios pra ver se ganha audiencia só ela transmite esses jogos.

    • janca

      É que a Globo, que eu saiba, comprou a exclusividade pra TV aberta de exibição dos jogos da seleção. Mas acho que alguma evolução, embora tímida, tivemos. Pelo menos já não vemos viradas de mesa como antes e o Brasileiro há dez anos é disputado no mesmo formato, que, diga-se de passagem, não era o preferido da Globo. O que mostra que ela não consegue fazer prevalecer sempre suas ideias, ao contrário do que alguns acreditam. Abs.

      • Marco M

        Melhor… a Globo “pagou” por vias oficiais (compra) e não oficiais (caxia 2 do sr.r.teixeira) para ter exclusividade!

        Melhor seria a CBF ter BAND, Record, Globo, SBT, pagando para poder televisionar os jogos que desejassem… creio que daria muito mais lucro ( Lucro ? confedereção? ) à CBF, desde que os calendários atendesse primeiro aos interesses de Clubes e da Seleção, depois a programação das TVs e seus vínculos comerciais.

        Isto só melhoraria a concorrencia da transmissão, daria liberdade de escolha ao consumidor e geraria muito mais trabalho aos profissionais da TV.

        Abs, M

        • janca

          Continuo dizendo que quanto mais concorrência melhor. Mas não sei se a CBF ganha mais vendendo os direitos com exclusividade para uma emissora ou deixando todas transmitirem os jogos da seleção. Imagino que dando exclusividade para uma só ganhe mais. Abs.

  • verdadeiro

    Grande coisa, pior é o vasco ficar sem o melhor zagueiro do Brasil, isso ng fala…bando de paulistas recalcados !!

    • Marco M

      dei “piti” na loira? rsrsrsr

    • janca

      Também é seríssimo. E o Fluminense teve a sorte, em certo sentido, de não ter Diego Cavalieri, pra mim o melhor goleiro do Brasil, e Fred, o artilheiro do Brasileirão ao lado de Bruno Mineiro, convocados. Com isso fica com mais força para seus jogos, mas os dois jogadores, não indo à seleção, não são valorizados como deveriam. E poderiam. Inclusive o valor de mercado de ambos fica abaixo do que deveria ser. Agora, só pra deixar claro, estou tratando da postura do São Paulo em relação à CBF. São Paulo, Santos e Vasco não são os únicos prejudicados, mas dos três certamente o Santos foi o maior.

      • Juca

        Meu deus até quando vão aprender que esse atual time do santos é muito ruim, o time depende de um único jogador, tirou ele acabou o time. Um time para ser bom não pode depender de um único jogador.

        • janca

          Não acho que o time é ruim como você coloca, mas que depende demais do Neymar, sem dúvida que depende. Abs.

          • Juca

            Ah não é ruim? tirou o Neymar o time está brigando para não cair. É só ver quantos pontos esse time do santos fez sem o Neymar. Ainda mais agora sem o Ganso, não tem um cidadão capaz de conduzir o meio campo.
            abraço.

  • Gledson

    A emissora de TV exige (porque pagou pra exigir) jogos de quarta a noite e domingo a tarde, custe o que custar para os clubes. A CBF faz seus jogos porque precisa deles, não para o campeonato em vigor nas datas FIFAs com em qualquer campeonato do mundo porque essa emissora não deixa. Pra não se criticar a TV que pagou milhões pros clubes esses jogam na conta na CBF, tirando o foco da verdadeira culpada posando de ofendido fazendo o jogo pela sua subserviência. Pra receber os direitos de TV os dirigentes assinam até cheque em branco.

    E a emissora de TV já avisou os clubes, ano que vem nada de amistosos preparatórios fora do país, eles querem a disputa dos Estaduais com os times completos, está em contrato e todos já se calaram.

    Esse joguinho de cena das diretorias é irritante.

    • janca

      Continuo dizendo que os Estaduais têm de ser reduzidos. Ou melhor, a participação dos grandes nos maiores Estaduais do país, como RJ, SP, RS, PR e MG.

      • Gledson

        Janca, por favor não se faça de ingênuo. Até criança de 15 anos sabe como organizar um campeonato e sabem qual campeonato serve pra alguma coisa. Pra mim campeonato Paulista deve servir como acesso de clubes menores para a Copa do Brasil e os grandes, fazer um tipo de torneio início uma rodada de clássicos preparatórios do estilo superclássicos regionais, ou simplesmente acabar de uma vez com eles.

        Os único interessado a manter as coisas do jeito que está é a emissora que comprou os direitos desses jogos as Federações que precisam se manter no poder e agraciar os votantes. Os clubes não reclamam porque não podem e não querem e depois jogam pra torcida e culpa A, B ou C a própria incompetência.

        Abraços.

        • janca

          Não acho que os Estaduais interessem à principal emissora do país, não. Se não interessam ao público a audiência tende a cair, Gledson. Abs.

  • Janca, o problema é que as federações estaduais não vão querer perder a “boquinha” que têm com os estaduais. Para a Federação Carioca, por exemplo, que valor tem seu estadual sem o Flamengo, o Vasco, o Botafogo e o Fluminense? Praticamente não há atrativos. O mesmo vale para qualquer estadual onde haja os times grandes. E a Globo, principal emissora, também não aparenta que queira mudanças, sobrecarregando a quantidade de jogos no calendário dos clubes.

    E o Marin, fazendo média, obviamente não vai mudar as coisas. E vamos continuar com um calendário diferente da Europa (sendo que até a Rússia conseguiu mudar seu calendário), estaduais que sobrecarregam as equipes, datas FIFA coincidindo com rodadas do Campeonato Brasileiro…

    • janca

      É por aí mesmo. As federações não querem perder a boquinha e o Marin, que precisa do apoio delas para permanecer no cargo, soube dobrá-las bem. Inclusive mantendo a “força” dos Estaduais e seu espaço no calendário nacional. Abs.

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Bandidos pege o candidato do pt em são paulo, porque esta com verbas nas cúecas nas meias e na bunda, se pegar é seu ok?

  • SÓ PRA RESSALTAR É BOM FRISAR QUE TODOS CLUBES CONCORDAM ENTÃO NUM VEM DIZER QUE É CULPA DO CORINTHIANO ANDRÉS OU SÃO PAULINO MARIN. É SIMPLES É SÓ O CLUBE DIZER NÃO!!!!!!!!!!!!!

    • janca

      Não é tão simples assim. O jogador vai querer deixar de defender a seleção? Muitos, felizmente, não. É o caso do Neymar, que com todo direito gosta de vestir a amarelinha, como gosta de defender o Santos. Mas precisamos de um calendário melhor para pelo menos diminuir esse tipo de problema. Abs.

  • Thiago Stanger

    Vc sabe o que é “contrato”? Pois é, existia e existe um contrato VIGENTE que a CBF assinou na gestão Texeira, onde o Brasil VENDEU os amistosos pra um grupo arabe. O que o Marin tem a ver com isso? As datas estão marcadas e vendidas, não há o que fazer.. se quebrar o contrato, imagina o tamanho da multa? Aprenda o básico, antes de escrever essas besteiras.

    • janca

      Poderia pensar em modificar o calendário nacional, reduzindo os Estaduais já para 2013. Vai fazer isso? Duvido. E os contratos foram feitos pela gestão Teixeira da qual o Marin era o vice mais velho. E ele já disse que concorda com a gestão do ex-patrão, agora colaborador remumerado da CBF, então tem culpa pela atual situação, sim. Informe-se antes de escrever, por favor. Não sabia que o Marin era vice do Teixeira? Sinto muito. E aprenda a ler. Ninguém falou em romper contratos, mas em mudar o calendário nacional.

      • radamantys

        Engraçado, porq não fala do Andrés que tbem ano passado falou claramente que ele era amigo de mafioso (RT) a record mostrou claramente isso na sua reportagem coisa que a globo, band e tbem o lance não falou nadinha. A record mostrou ate um vídeo dele falando isso, esse Andrés é mais safado que o Marin. É só o Laor e o JJ não liberar o Neymar e o lucas que eles mudam as coisas na CBF.

        • janca

          Claro que o Andrés era amigo do Ricardo Teixeira. Acha que chegou à CBF como?

        • janca

          E se Santos e São Paulo, que têm de liberar os jogadores, não o fizerem criam uma saia justa com o estafe dos dois atletas que querem, com razão, defender a seleção. A coisa não é tão simples assim, mas tem que ser conduzida de outro jeito. Com diálogo.

  • Fabio

    Todos dizem que essa é a seleçao do Neymar, principalmenete a mídia. O Lucas sempre foi um quase coadjuvante; que se tivesse desde o começo nas Olimpíadas, como merecia, talvez o desfecho teria sido outro.

    Portanto, nada mais justo do Neymar ser convocado sempre, já que o Santos não disputa nada este ano. Muuito diferente do São Paulo que tem um time bem melhor, que está no final de uma reformulação, e não no início como o Santos q

    • janca

      O Santos não disputa nada agora, pois não tem mais chances no Brasileirão, em parte por ter ficado desfalcado seguidamente graças à seleção. Mas ainda luta para não cair…

      • JANCA A GRANDE QUESTÃO AQUI É QUE TANTO SANTOS COMO SÃO PAULO TEM APROVEITAMENTOS PÍFIOS SEM JUCAS E NEYMAR NÃO FOSSE ISSO ESTARIAM QUIETINHOS, HÁ E É BOM LEMBRAR QUE OS SANTOS PERDEU PARA O CORINTHIANS COM NEYMAR E GANSO EM CAMPO!!!!!!!!!!!!!!!!

        • janca

          O que não justifica o Neymar ficar quase o tempo todo em amistosos ridículos da seleção, amistosos que mal servem pra preparar a equipe para a Copa. Poderiam mexer no calendário, insisto.

          • Joao

            Janca, o São Paulo com o time completo jogou 7 jogos nesse brasileiro, e ganhou 6… Você realmente acha justo tirarem o Lucas por “metade” do campeonato? Tenho certeza que nosso aproveitamento seria bem maior se em datas de seleção não houvessem jogos de clubes…
            Portanto NÃO é chororo com relação à CBF, e sim uma reclamação que procede, pois estão nos tirando a chance de ganhar o campeonato…Afinal quem paga os salários do Lucas é o São Paulo, e não o Mano ou o Andrés…

          • janca

            Mas o São Paulo não está reclamando do Marin, o que é curioso. Mas deve seguir o Santos e exigir que a CBF pague o salário do jogador enquanto estiver na seleção. O que não diminui o prejuízo do time que, assim como o Santos, é um com o seu principal atleta, outro sem ele.

  • Fabio

    Todos dizem que essa é a seleçao do Neymar, principalmenete a mídia. O Lucas sempre foi um quase coadjuvante; que se tivesse desde o começo nas Olimpíadas, como merecia, talvez o desfecho teria sido outro.

    Portanto, nada mais justo do Neymar ser convocado sempre, já que o Santos não disputa nada este ano. Muuito diferente do São Paulo que tem um time bem melhor, que está no final de uma reformulação,tentando vagas, e não no início como o Santos que vendeu “todo time”.

    É bom lembrar aqui que o Neymar já perdeu outros títulos frente a seleção, olimpíada, subs…

    Não quero secar, mas priorizar o Neymar na seleção é certeza de fracasso, pois se ele não passa nem do Piris, quanto mais dos zagueiros da Italia, Alemanha, etc. Na copa se dá o sangue e jogam todos fechados; precisamos de laterais e centroavante, ele como o Lucas fazem a diferença no meio. Fugi do assunto….abraço.

    • janca

      Acho o Lucas sensacional, o que não quer dizer que o Neymar não o seja. E a seleção não pode depender de um único jogador. Aliás, nem o Santos deveria, já tinha que ter pensado num plano B. Se bem que ficar sem seu principal jogador, para o qual você paga uma fortuna, metade dos jogos do principal campeonato do país é complicado.

  • Luiz Marfetan

    Janca, não sei ate que ponto essa seleção e vitrine p/alguem. Sé Neymar for vendido, e por meritos proprios e não pelas atuações no combinado do mano. Concordo que p/jogadores como Kaka, lf9, Rodolpho entre outros e bom negocio.

    • janca

      Mas defender a seleção sempre valoriza o atleta. A não ser que ele se saia muuuito mal. Abs.

  • Roberto Marques

    No meu modo de ver as coisas, antigamente todos os times tinham varios grandes jogadores e um banco de reservas que em caso de convocações da Seleção, estes jogadores entravam e davam conta do recado. Nos dias de hoje, nossas divisões de base estão indo de mal a pior, a pessoas que lá trabalham não são capacitadas para tal cargo e sem contar que muitos garotos sequer sabem fazer um passe de 3 a 4 metros e muito menos fazer um cruzamento na área. Ou seja são colocados lá por interesses. Com isso colocando o futebol brasileiro em xeque, visto que os grandes times do futebol brasileiro tem somente um ou dois craques no maximo, sem reservas a altura, e quando sai as convocações vira essa bagunça, jogos dos Campeonatos sem grandes jogadores em campo, onde o torcedor acaba pagando o ingresso e vendo um festival de horrores dentro de campo. Jogadores mediocres que se acham os melhores do mundo, mas não passam de peladeiros de fim de semana. que se preocupam mais com o visual e suas chuteiras do que com o proprio futebol. Os nossos técnicos tem que se reciclarem, fazerem intercambios com os grandes times europeus, mudarem seus esquemas táticos, por que não é de hoje que nosso futebol está uma lastima. Não tenho mais vontade de assistir aos jogos, prefiro ficar vendo pelo youtube grandes jogos do passado ou os campeonatos Ingles, Espanhol e Italiano. Algem tem que fazer alguma coisa pelo nosso futebol.

    • janca

      Uma matéria interessante pode ser sobre o trabalho nas categorias de base dos principais times do Brasil. Como mudou desde a Lei Pelé? Melhorou? Piorou? Quais os principais problemas? Mas ainda acho a safra de jovens jogadores que surgiram nos últimos dois, três anos extremamente promissora. Abs.

  • JANCA,PARABENS PELO COMENTARIO E OLHO DE AGUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E REALMENTE EXTRANHO QUE POUPEM AO ZE DAS MEDALHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!EXTRANHO PRA QUEM NAO SABE A HISTORIA DELE E O SAO PAULO.E,A CULPA E DO ANDRES,E DO MANO,QUE CASUALMENTE,TRABALHARAM NO CORINTHINAS.PORQUE SE O CORINTHIANS NO TIVESSE TIDO O ANO QUE TEVE EM CONQUISTAS,ESTARIA ESPERNEANDO POR CAUSA DO PAULINHO,QUE NAO E O LUCAS,MAS PARA O ESQUEMA DO CORINTHIANS,E RIVELINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E COM TODA A DOR DA ALMA,MAS COM FIDALGUIA,DEBO RECONHECER QUE O SANTOS TEM RAZAOES DE SOBRA PRA CHIAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!O DO NEYMAR CHEGA A SER RIDICULO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!CONTRA O IRAQUE E JAPAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NA RETA FINAL DO BRASILEIRAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DA UM TEMPO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MARIO CARRANZA

    • radamantys

      Então Mario leva o mano pro curintias pra ficar no lugar do TITI (o que vc acha) se ele não serve pro curintias vai servi pra seleção.

    • janca

      É o que você disse, Mario. Contra Iraque e Japão dá um tempo, né? E ó que já enfrentamos Gabão, África do Sul, os reservas da China, tá bem cuidada a seleção brasileira _rs. Já vivemos dias melhores. Pelo menos Kaká está lá. Mas cadê o Fred? Abração, Janca

      • Joao

        hahahahahahah por quê a reclamação do Santos sobre o Neymar é legítima e a do São Paulo sobre o Lucas não? Se eles sempre foram convocados juntos e têm a mesma importância para seus times?? Janca, Janca…

        • janca

          Quando eu disse que a reclamação do São Paulo não é legítima e a do Santos sim? O que coloquei é que o São Paulo não está reclamando do Marin, o que acho curioso. Já o Santos reclama da CBF como um todo, assim como deveria fazer o São Paulo. Os dois times estão sendo prejudicados, mas não são os únicos. Agora, se você pensar, o fato de estar na seleção certamente ajudou na transferência do Lucas para o exterior, que foi um bom negócio, em termos de grana, para o São Paulo. E continuo dizendo que o calendário tem de mudar. Não podemos deixar de lado a seleção, mas não dá pra prejudicar os clubes brasileiros, especialmente São Paulo e Santos (embora não sejam os únicos, não), como estão sendo prejudicados. O problema é do calendário, que poderia mudar.

  • rubens

    Além dos estaduais qye ocupam um espaço enorme no calendário, temos esse contrato esdruxulo que obriga a Seleção enfrentar qualquer um nos lugares mais inusitados (Polonia, por ex.) e o campeonato brasileiro não pára! A um tempo atras, a janela de transferência desfigurava os clubes brasileiros que perdiam seus principais jogadores para Europa, agora temos a própria seleção jogando contra os clubes…

    • janca

      Mas se modificássemos o nosso calendário a situação poderia ficar um pouco melhor. Agora é difícil entender um jogo contra o Iraque, salvo engano na Suécia, e o seguinte contra o Japão, desta vez na Polônia. Estão desvalorizando e maltratando a seleção brasileira. Abs.

  • lee

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,campeonatos-estaduais-ainda-sao-um-bom-negocio-,865044,0.htm

    Janca e leitores!

    Essa é uma matéria do Estadão..

    caraca1 Um campeao paulista/carioca..ganha mais do que um da libertadores..
    as cotas sao monstruosas…os clubes nunca çlargarão o osso!

    • janca

      Mas não se trata só da cota de cada clube. Pense no que o Corinthians ganhou ao vencer a Libertadores. Estádios cheios, um “boom” ainda maior no programa Fiel Torcedor, não se trata só de quanto um campeão paulista ou um da Libertadores ganha. O da Libertadores pode conseguir triplicar, quadruplicar, o que for, enfim, algumas de suas receitas. O campeão paulista dificilmente. Abs.

  • sandrofla

    Um grande jogo de interesses…JJ está feliz em ouvir o nome de seu estádio ligado a seleção brasileira depois de tantos anos, mas isso tem preço: a vaga no G4, pois o Lucas é sem exagero metade daquele time.
    Marín dia desses disse que não tem poder de decisão em escolher os amistosos da seleção e quem o faz é uma empresa estrangeira pois estava em contrato, fechado por Teixeira.
    Fico como brasileiro triste com o rumo que tomou nossa seleção.
    Abraço Janca!

    • janca

      Também fico triste, mas ajustes em contratos podem ser feitos, por que não? Por que não renegociar? O pior é ver Marin pagando salário a Teixeira, que fez um absurdo após o outro com nossa seleção, tratando como se fosse dele. E Marin faz o mesmo. Jogar contra Iraque e Japão na Europa é piada de mau gosto. Abs., Sandro, Janca

  • fabricio

    Janca, simplesmente vc é um retardado mental. post de merda, vai dar a bundinha vai.

  • Mario

    1º quem desfigurou o Santos foi a diretoria q liberou mal jogadores ,contratou pior ainda e ñ atende os pedidos do tecnico, Neymala é importante sim , mas ñ pode viver levando o santos sozinho nas costas
    2º a culpa ñ é do calendario e sim dos cartolas q só reclamam
    3º tem q parar com essa de reclamar de quem tem opinião exemplo Andres , Rai ou quem quer q seja, independente do cargo q ocupa ,é muito ridiculo pedir p/elas esconderem a opinião e despois cobrarem q eles tenham opinião ,o mundo seria muito melhor se as pessoas se expressassem e ñ essa M***** politicamente chata de fazer media

    • NINGUÉM FALA QUE O SANTOS NÃO CONSEGUE RENOVAR COM ADRIANO MEIO-CAMPO PRA MIM UM DOS MELHORES GANHA APENAS R$ 30 MIL MAS PAGA R$ 3 MILHÕES P/ MÊS AO NEYMAR EU REALMENTE ACHO QUE POR MAIS GENIAL QUE SEJA UM JOGADOR NÃO COMPENSA INVESTIMENTO TÃO ALTO DEIXANDO O TIME CARENTE EM OUTRAS POSIÇÕES!!!!!

      • JOGAR A CULPA NO CALENDÁRIO É FÁCIL!!!!

        • janca

          Mais fácil é enfiar a cabeça embaixo da areia e fingir que nada está acontecendo.

          • JANCA EU ENTENDO A BRONCA DO SANTOS E DE ALGUNS TORCEDORES MAS O MODELO ATUAL DE GESTÃO DO SANTOS É APOSTAR TUDO NO NEYMAR, DEIXANDO O PLANTEL DE LADO E ESSE PENSAMENTO0 JÁ VEM DE UM TEMPO, VASCO E CORINTHINAS ALÉM DO FLUMINENSE JÁ PENSAM MAIS NO PLANTEL. ISSO PQ NEYMAR QUASE NÃO SE MACHUCA SE NÃO SERIA PIOR, E GARANTO QUE O CORINTHIANS PERDE MUITO MENOS COM AUSÊNCIA DO PAULINHO ASSIM COMO O VASCO DO DEDÉ E O FLU DO TIAGO NEVES POR EXEMPLO. OU SANTOS E SÃO PAULO SE PLANEJAM MELHOR PARA O ANO QUVEM OU VAI DAR FLU OU CORINTHIANS DE NOVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • janca

            Talvez você tenha razão, Diego, o Corinthians, de fato, tem mais elenco do que o Santos. E o Santos depende excessivamente do Neymar, até mais do que o São Paulo depende de Lucas e Luís Fabiano. Se bem que acho que o São Paulo depende ainda mais do Lucas do que do Luís Fabiano. Mas em termos de elenco acho que o Corinthians está em vantagem, sim. Abs.

      • janca

        O Santos não paga 3 milhões de reais por mês ao Neymar e boa parte dos rendimentos do atacante é oriunda de contratos de marketing.

    • janca

      Que é que faz o calendário? Por acaso não são os cartolas? E a diretoria do Santos liberou jogadores em acordo com a comissão técnica, que foi consultada antes de cada liberação, pelo que eu saiba. O problema é que o Santos não se preparou para 2013, no sentido de que colocou todas as fichas na Libertadores. Perdeu o torneio, tinha abandonado o Brasileiro e se deu mal. Como tampouco se preparou para pegar o Barça no final do ano passado. Erro da diretoria, sim, mas também da comissão técnica que mostrou falta de capacidade de planejamento. Cadê o plano B?

    • janca

      Sobre o politicamente correto também acho que é algo que incomoda e às vezes se torna muito chato e excessivo mesmo. E desnecessário. Mas pessoas em determinados cargos e posições têm que tomar muito cuidado com o que falam.

      • Mario

        as pessoas no Br em determinados cargos a seculos escondem o q pensam e o pais continua na mesma rota de ir p/o buraco ( o q mudou foi o mundo antes q alguem diga q as coisas mudaram )

        • janca

          Não se trata de esconder o que pensa, em determinadas posições você tem que ser mais diplomático. Imagine se todos fossem dizer tudo o que lhes passa pela cabeça a confusão que não seria.

  • Primeiro galeraaaaaaaaaaaa quando teve a briga do clube dos 13 com cbf e globo para dexar os clubes mais livres e donos de si o que a maioria dos dirigentes fizeras enfiarão o rabinho no meio da perna e ficaram puxando saco dos mesmos e se me lembro na época o mais prejudicado foi o são paulo porque jj não aceitava tal monopolio mas sozinho não se brigam, agora falar que ele ta aliviando o Marim lógico o cara é são pauliono está ajudando o clube com o morumbi e eoutra o mesmos jogo s que santos perdeu neymala o são paulo perdeu Lucas então. tudo continua do mesmo jeito e não vai mudar se conformem com chororo ainda mais de quem está ruim como o santos desse ano……

    • COM AJUDA OU SEM AJUDA O SPFC NÃO É MAIS O MESMO, POIS JUJU FAZ O QUE QUER E SE NÃO OBIRI O OLHO NEL LIBERTA NEM NADA MEU CHAPA. O CARA DA ENTREVISTA CHAPADÃO TODA VEZ ELE NÃO É PROFISSIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PREFIRO ANDRÉS!!

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Amigos temos quie aplaudir de pé os senadores cyro miranda e aluizio nunes pra que seja aprovado com urgencia este progeto de acabar com salarios de veriadores em pequenas cidades abaixo de 50.000 abitantes, veja que quen se aposentar pagando sobre 10 salarios m. pra previdencia, quando se aposentar vai receber so 800.00 a 1.400.00 se tiver morrendo, deveria ser este valor de 6.220.00 mais estes valores elevados é pagos ou gastos so com cada presidiario que se gasta 6.000.00 com cada presidiario, sem falar nos 10.000.00 a 40.000.00 gastos com cada veriador tirados dos doentes e idosos aposentados, um veriador plantador de batata dece ou aipim como os de urussanga ou cocal do sul não poden receber salarios ok?

  • Denis

    QUE SE DANE A SELEÇÃO!!! MESMO ESSE PESSOAL MAIS NOVO QUE NÃO VIU O VERDADEIRO FUTEBOL SENDO JOGADO, ESTÁ DE SACO CHEIO DA SELEÇÃO BRASILEIRA. VIROU UM “NEGOCIO” JÁ FAZ TEMPO E MESMO CONCORDANDO COM A FALENCIA DOS ESTADUAIS, NÃO DÁ PRÁ ADMITIR QUE ESSA PORCARIA ATRAPALHE TANTO O NOSSO CAMPEONATO. O FUTEBOL BRASILEIRO VIROU UMA PROSTITUTA…ABRE AS PERNAS PRÁ NIKE, PRÁ GLOBO, PRÁ AMBEV E PRÁ QUEM CHEGAR E PAGAR… LAMENTAVELLLL!!!

    • janca

      Temos opiniões diferentes. Acho a seleção fundamental para o esporte brasileiro, adoro Copa do Mundo, o que não gosto é da forma como estão gerenciando, banalizando e desvalorizando a seleção. E um calendário bem feito pode dar espaço a todos. À seleção e aos clubes também.

  • Thiago Claudino

    Pelo menos o Neymar joga meu amigo,pelo menos ele desfalca o time para jogar!!!

  • Neil Azevedo

    Janca, te respeito e por isso posso dizer… que está no mínimo mal informado.
    O Lucas esta o mesmo número de jogos que o Neymar fora por convocações… como só agora a diretoria viu como o Santos se sente????
    A respeito do Marin concordo sobre o dirigente fazer média, pois o cara é político, esta na essência. Agora não tem como cancelar jogo marcado… isso é absurdo e vc deveria saber.

    • janca

      Mas quem falou em cancelar jogo marcado? Acho que temos de mudar nosso calendário e isso o Santos pretende fazer. Montou um grupo de estudos para elaborar uma proposta para um novo calendário ao nosso futebol. Acho ótimo.

  • nilson

    até onde sei os amistosos não pertencem mais nem a seleção brasileira o sr ricardo teixeita veneu os direitos para os árabes eles é quem detem os direitos pelos amistosos

    • janca

      Mas a seleção continua sendo brasileira e qualquer contrato pode ser revisto se houver um mínimo de disposição entre as duas partes. Do jeito que você coloca parece que a seleção não é mais brasileira, é de uma empresa, quando não é bem assim, não. Até a Nike chegou a rever em seu contrato a questão dos amistosos do Brasil. Por que agora seria diferente? Logo, logo vão colocar o Brasil pra disputar amistoso com Samoa Americana, aí, com todo respeito à Samoa, já é demais. E a CBF pode dar palpite sobre os adversários, sim, tanto que foi ela quem pediu para pegar equipes mais fracas no ano passado, caso do Gabão _foi escolha da CBF_, já que via o time sem condições de pegar adversários de nível mais forte e tinha receio que resultados ruins abalassem ainda mais a imagem de Mano Menezes e Ricardo Teixeira, o último, na época, já atolado por denúncias de corrupção.

MaisRecentes

Protestos à vista



Continue Lendo

Ajustes no São Paulo



Continue Lendo

Mattos em xeque



Continue Lendo