O governo e o Corinthians



O governo do Estado de São Paulo comprometeu-se a pagar as arquibancadas móveis do estádio corintiano a fim de deixá-lo em condições de receber o jogo de abertura da Copa. A estimativa é de que cerca de 15 mil a 20 mil cadeiras seriam colocadas a um custo de 70 milhões  a 80 milhões de reais.

Eu era contra, pois sou contra o uso de recursos ou benefícios públicos para arenas privadas, ainda mais sabendo que os clubes de futebol estão endividados com o governo. E nada de tratarem de pagar suas contas. Mas não é que agora o governo dá sinais de que pode não cumprir a palavra? Tenta achar parceiros privados para colocar as arquibancadas móveis, o que considero legítimo. Só que o que acontece se não achar? Deve honrar o que prometeu. Afinal compromissos são compromissos.

De vez em quando ou de vez em (quase) sempre parece que o Brasil está brincando de receber a Copa. Fez inúmeras promessas para a Fifa e depois não sabe como viabilizá-las ou se tem condições de fazê-lo. Quando leva um chute no traseiro não sabe o porquê… Prometer é fácil, cumprir é que são outros 500. E palavra empenhada é palavra empenhada ou deveria ser. Seja para o estádio do Corinthians, seja para a questão de mobilidade urbana, para o setor hoteleiro, para permissão de bebidas nas arenas durante o Mundial ou o que for.



  • renato sa

    R$80 milhões para ficar montada um mês.

    • janca

      É muito gasto mesmo, mas foi o prometido pelo governo estadual para que a arena corintiana pudesse receber o jogo de abertura da Copa.

      • kkkkkkkkkkkkkkkkk

        Não é Arena coco rinthians é ITAQUERÃO QUER OU NÃO QUER É ITAQUERÃO .

        • valter

          mais um imbecil anônimo.

        • Realmente é muito engraçado só não contaram para o bobão que quem paga somos todos nós, inclusive ele. Meu caro seu espaço não é aqui, procure certos provedores gratuitos onde o nível de inteligência é zero.

          • Corinthiano da Gavea

            O povo é tão corrupto quanto os políticos e as autoridades.
            Adoram fazer gato para não pagar TV à cabo, furar fila, subornar guarda de trânsito, molhar a mão de servidores para conseguir documentos mais rápidos ou obter vantagem, compram produtos piratas e ajudam a sonegar impostos, usam drogas e dessa forma sustentam o tráfico e consequentemente a criminalidade, compram produtos fabricados com mão-de-obra escrava, acham alguma coisa e não devolvem (no Brasil achado é roubado), adoram levar vantagem em tudo, compram votos nas eleições, outros vendem o voto, estacionam em local proibido, etc…
            Ou então é idiota, enganado, omisso e não reclama de nada nem exige que seus direitos sejam cumpridos. Paga impostos duas vezes, por exemplo. Ou trabalha 5 meses do ano para pagar seus impostos e sustentam a politicagem.

    • marcos

      um absurdo enqunto a saude e a educação esta como esta so espero que filhos e filhas de corinthianos e e de outros times tambem não estejam precisando de remedios e atendimento medico e educação .

      • renato sa

        Em 88 o Estado brasileiro e todas as suas federações (estados) se comprometeram a dar educação, saúde, segurança, etc etc… tá lá, na constituição. Documento mais sério, mais importante acho que não existe nesse país. Mesmo assim o nosso contrato não foi seguido…. descumprir o apalavrado com uma associação esportiva privada acho que não é nada de mais.
        Esses 80 milhões aplicados em um hospital, e algumas creches ou escolas na região de Itaquera acho que não envergonharia ninguém por “quebra de palavra”.

  • Corinthiano da Gávea

    Bom da Janca.
    Muita gente acha que não deveria entrar dinheiro público na construção, embora aconteça o mesmo com todas as outras sedes e ninguém reclama, tanto empréstimos do BNDES como a isenção fiscal. E a isenção é um dinheiro que não existe, apenas deixa de entrar nos cofres públicos, porém, se não houvesse o estádio esse dinheiro não existiria de qualquer forma.
    Vale lembrar que o Estádio irá custar praticamente o dobro do valor para o clube atender as exigências da Fifa, queiram ou não a Fifa encareceu muito esse estádio e endividou ainda mais o clube.
    Na minha opinião, independente de ser corinthiano, não acho justo o clube arcar sozinho com os custos da Copa. Se o estado ou a cidade deseja sediar o evento, tem mais é que fazer a sua parte e isso engloba dinheiro investido.
    Acho burrice construir arquibancadas provisórias, que são caríssimas, deveriam construir arquibancadas normais. Nunca vi nenhum dado comparativo em termos de valor entre os 20 mil lugares normais e provisórias.
    Em todas as sedes da Copa haverão clubes que se beneficiarão dos estádios. O Maracanã é público, mas Flamengo, Fluminense e Vasco se beneficiarão dele e o mesmo acontece com os outros estádios.
    O Botafogo praticamente ganhou o Engenhão depois do PAN, pois paga um valor insignificante pelo arrendamento do estádio.
    Se a Copa fosse no estádio do Palmeiras, a Arena Palestra também custaria o dobro do valor.
    Ou então, se o Estado não tem estádios decentes e não quer investir, que não sedie a Copa, é simples.
    É uma questão de justiça. O SPFC não se beneficiou da Copa de 50 para obter o Morumbi?
    Abraços.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk

      O seu time não colocou um centavo, um centavo, vcs pensam que esse estadio vai ser de vcs, para jogar vcs terão que pagar aluguel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Alexandre

      “Isenção é um dinheiro que não existe”.
      O Brasil é um país que não existe!

      • Jefferson

        Você deve conviver somente com gente que não presta, iguais a você e acha que o País todo é assim. Você e seus amigos são uma minoria. Se manda, vá embora daqui…..Não me confunda com sua família….

    • janca

      Caro Corinthiano da Gávea. Pensamos de maneira diferente. Isenção e benefício público (caso do empréstimo do BNDES, que ainda não saiu) é um dinheiro que deixa de entrar, como você mesmo colocou, ou quando volta retorna com juros camaradas (caso do BNDES), no governo. Se deixa de entrar é a sociedade que paga. O contribuinte. Sou contra dinheiro público e isenção fiscal para arenas privadas, até porque os clubes devem uma fortuna para o governo. No caso dos estádios públicos a situação é diferente. Mas sou contra reformas milionárias ou bilionária, caso do Maracanã, e depois ceder o estádio para a iniciativa privada, seja para o grupo do Eike seja para um consórcio comandado pelo Fla/Flu. E sem querer defender o São Paulo o Morumbi não foi construído para a Copa de 50, não. Os jogos foram em São Januário, no Maracanã, em São Paulo o estádio era o Pacaembu. Abs.

      • Corinthiano da Gavea

        Janca, provavelmente o Maracanã será “dado” para Flamengo e Fluminense, pois os clubes deverão pagar preço de banana para terem algum tipo de concessão, assim como fizeram com o Engenhão.
        No final das contas foi-se um bilhão do dinheiro público de qualquer jeito, seja o estádio público ou privado. No final das contas não faz diferença.
        Quanto custou o Engenhão aos cofres públicos e quanto o Botafogo paga por ele? Na última vez que eu me informei era algo em torno de 30 mil reais (dinheiro de pinga).

        • janca

          E você acha isso certo? Eu não. Muito menos o que fizeram com o Engenhão, que foi construído com grana pública.

          • Corinthiano da Gávea

            Acho errado Janca. Mas no caso do estadio corinthiano o governo e as autoridades tem que manter as propostas que fizeram.
            No caso do Engenhão ninguém reclama, com exceção de você e uns poucos. No caso do Maracanã é a mesma coisa, vai ter muito mais dinheiro gasto e ninguém reclama. Quase ninguém reclama dos gastos para a Olimpíada, o governo injeta muita grana no Rio e ninguém restá nem aí. Enquanto gasta-se tanto dinheiro com a Olimpíada do Rio, tem gente morrendo de sede e de fome em outros lugares do país.
            E as obras no Rio são para os bairros de classe alta, como a região da Barra. O que os moradores de Del Castilho, Bangú, Madureira e outros bairros terão de benefício? Nenhum.
            … enquanto isso, todo dia tem matérias criticando e secando a Arena Corinthians.
            Você já viu o Uol chamar o estádio de Arena Corinthians?

          • janca

            Também acho que o governo agora tem que manter o que prometeu. Já que prometeu… Abs.

      • Janca, infelizmente o roteiro e a lógica são sempre as mesmas em todo o país e pior ainda em São Paulo.
        Começamos com um Morumbi indefensável. O estádio está em área residêncial e mesmo assim vão reforma-lo (apesar dos protestos dos moradores que tentam na justiça limitar o uso do estádio), construir hotel, arena para shows e etc… Estão construindo linha do mêtro (o tal monotrilho) para atender o estádio e os interesses de seus proprietários mesmo com todos os questionamentos de viabilidade da obra mas tudo bem, para complicar a prefeitura dará isenção de ISS e negocia-se mais benefícios estaduais e federais, inclusive do BNDES.
        No Parque Antártica mantiveram 20% da arquibancada para justificar e dizer que era reforma. Pela lei, se tudo fosse demolido seria considerado nova construção, que não poderia ser feita já que a região não permite este tipo de construção. Usaram uma brecha na lei para manter uma pequena parte para que fosse enquadrada como reforma, o estádio está em uma área com milhares de residências ao redor, sem transporte público adequado, vias de acesso congestionadas com um complexo de escritórios e dois shopping’s que tambem recebem até hoje questionamentos judiciais.Basta passar ao lado para verificar que a altura das arquibancadas e onde será a cobertura e verificar que estão na frente das janelas entre o 10º e 11º andares dos prédios residênciais ao redor, em uma rua estreita e sem nenhuma obra viária possível (não tem nem condições de ampliação sem pesadas desapropriações e demolições )mas vai asisim mesmo e contando também com isenções fiscais da prefeitura.
        Agora vem o estádio do Corinthians onde uma obra que seria particular foi usada (até com a participação, influências e”esperteza” do Sr Andrés) para livrar a cara do governador do estado e do prefeito, mantiveram a abertura da copa e as promessas dos governos estaduais e municipais que estão no papel, terão que ser cumpridas gostem ou não. Os custos FIFA são verdadeiros absurdos mas o governo de São Paulo que ficou patinando viu o estrago politico que seria São Paulo ficar fora da copa (não vejo assim, mas infelizmente a maioria o vê, principalmente o mundo político que usaria isso já, agora nas eleições municipais, imaginem no ano da copa, ano eleitoral com Dilma candidata a reeleição fazendo abertura em outro estado e São Paulo fora, como a maquina eleitoral usaria isto ) e ai tome correria e improvisações. Lula faturou e Alkimin e Kassab bobearam e passaram a correr depois do prejuízo. Agora não sabem como viabilizar. Solução? Dinheiro público.
        Até a Lusa já aventou entrar nessa também querendo ampliar o Canindé com os mesmo benefícios. Podemos criticar?
        Finalizando Janca, a bobagem começou com a candidatura a copa e Olímpida que todos levaram na piada, gozação e desprezo mesmo. Quando todos achavam utopia, que era impossível a escolha do Brasil ((lembro de reportagens mostrando como não seriamos escolhidos, opinião de especialistas que diziam ser vergonhoso nossas condições, que fariamos papel de idotas perante o mundo, seriamos descartados na primeira), os caras nos escolheram e ficamos todos com jeito de cachorro que caiu de cima da mudança. Não sabiamos para onde ir e o que fazer. Os oportunistas aproveitaram e tome dinheiro público. Estes foram os fatos, ficamos todos espantados e incrédulos e agora só resta cumprir o acertado. Depois da porteira aberta agora fica díficil conter a boiada.
        Obs. Se não fosse o estádio do Corinthians era o Morumbi que seria reformado por algo em torno de R$ 1 Bi e só não saiu devido as brigas do Juju com a CBF, Governo de São Paulo (tanto estado como munícipio) e o Lula caso contrário também estaria sendo tocado no mesmo esquema assim como o Beira Rio e a Arena da Baixada, sem contar os absurdos de 80.000 lugares em Brasilia, estádio de Manaus , a enéssima reforma do Maracanã e etc…..

        • janca

          Tem razão sobre a Lusa. Até ela, que está atolada em dívidas, quer faturar com a Copa recebendo recursos e benefícios públicos. E idem em relação ao Morumbi, que teria praticamente que ser colocado abaixo e reconstruído, como acontece com o Maracanã, se fosse receber a Copa. Abs.

    • RENAN

      É dinheiro publico sim… pois estes impostos devidamente recolhidos deveriam ser investidos em educação, saude e segurança, o que é muito mais importante pro povo…!!! Quando vcs precisarem de escola, hospital ou da policia… é só ir no Itaquerão ou ligar pro curintia… afinal sua grana foi investida lá.

  • Corinthiano da Gávea

    Com exceção das arquibancadas móveis (se vingarem), qual dinheiro público está sendo dado ao Corinthians?
    Isenção fiscal não é dinheiro dado, é dispensa de tributo por meio de lei. Sem a obra o dinheiro não existiria.
    Emprestimo do BNDES não é dinheiro dado, é emprestado e paga-se juros.
    E tanto isenção como empréstimos do BNDES valem para todas as sedes da Copa, sejam os estádios publicos ou privados.
    Do jeito que falam, parece que essa isenção fiscal da Arena Corinthians é novidade, sendo que a isenção existe em todos os setores da sociedade, inclusive tem muitos artistas se beneficiando dela para obter ganho em causa própria, existe até no teatro.
    Só em 2010 o governo do Rio concedeu 50 bilhões em isenção fiscal. O Eike batista foi liberado de pagar quase 63 milhões em ICMS. E as empresas que ganham contratos sem licitação?

    • Edson Santo André

      Concordo em gênero, numero e grau. Tem muito interesse por traz de quem veicula informações e opiniões, favorecendo A ou B. Não me refiro a este blog, mas a midia brasileira (não todas) tem sempre rabo preso com alguem, seja governo, igreja, multinacionais.

    • Alexandre

      Caro, te aconselho a pesquisar um pouquinho antes de escrever besteiras, para não cair no ridículo.
      Os títulos dados pela prefeitura ao corinthians referem-se a tributos de terceiros que o corinthians terá direito a negociar com estes, não é isenção de tributos devidos pelo próprio corinthians.
      Do ponto de vista da prefeitura, são R$420 milhões que deixam de entrar nos cofres. Claro que sem a obra o dinheiro existiria e deveria ser pago à prefeitura.Uma simples conta de subtração que qualquer criança sabe fazer.
      Quanto ao empréstimo de R$400 milhões do BNDES, os juros são subsidiados, ou seja, o governos paga X de juros pelos títulos que emite e empresta via BNDES cobrando Y de juros, sendo Y menor que X, novamente uma simples subtração representa o prejuízo do governo.
      Já que todo mundo pode receber isenções fiscais, como é que os outros clubes fazem para recebê-las

      • Alexandre

        Continuando…como é que os outros clubes, fazem para recebê-las? Será que basta fazer campanha para o Haddad e ser amigo do Lula?

        • Adriano

          São Paulo, Palmeiras, Santos, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, entre outros, já ganharam isenções, doações e outras coisinhas mais dos governos.
          Deixem de ser hipócritas!!! Agora mesmo o Fluminense vai ganhar um terreno avaliado em 40 milhões para construir seu CT. São Paulo e Palmeiras já ganharam isso e muito mais.

          • Rodrigo

            Não concordo com o Adriano. Palmeiras nem o alvará pra demolir o que ficou da arquibancada conseguiu. Não tivemos nada de isenção fiscal. Corinthians ganhou estádio que será dele daqui 30 anos. São Paulo perdeu o direito de sediar a Copa pro Corinthians. Desculpe meu amigo, mas em SP tá muito descarado o favorecimento pra vocês.

          • Corinthiano da Gávea

            Adriano, o Corinthians só conseguiu o estádio porque o Juvenal Juvêncio é prepotnete e menosprezou o Corinthians.
            Os vereadores sãopaulinos, como Marco aurélio cunha, Aurélio Miguel e outros fizeram de tudo para atrapalhar o projeto corinthiano, no entanto esses aprovam a reforma do Morumbi. Inclusive o SPFC queria dinheiro publico para cobrir o estádio.
            Se o SPFC tivesse um estádio à altura de uma Copa do Mundo, não precisaria ser na Arena Corinthians. Mas nem estacionamento tem naquele lugar.
            E convenhamos, Copa do mundo tem que ser realizada em estádios modernos.
            É uma vergonha um estado rico com SP não ter um estádio decente. Em breve terá três.

        • Nick Oslahf

          Pergunta para o pessoal q mora em Itaquera se é melhor ter a obra do Corinthians ou um terreno q não gera qualquer receita. Pesquise no Google sobre a valorização q está acontecendo na Zona Leste. Me responda se o estádio do Corinthians se tornará um elefante branco. Pesquise um pouco vc sobre ordem tributária antes de promover a ridicularização dos leitores.

          • Aproveita e pergunta se eles não preferem que seja erguida uma UNIVERSIDADE PÚBLICA no padrão USP, porém voltado a medicina com um complexo hospitalar gratuito.
            Será que valorizaria a Zona Leste ?
            Será que diferente do seu elefante, que nos dias sem jogos ou shows ninguém frequenta, esse teria fluxo TODO dia?

          • Corinthiano da Gávea

            Chacal, é pelo mesmo motivo que construiram o Morumbi ao invés de um hospital.
            Pelo mesmo motivo que construiram o Maracanã ao invés de uma universidade.
            Tem que haver ambos, hospitais, universidades e estádios.
            Com certeza a população de Itaquera prefere o estádio.

        • Corinthiano da Gavea

          Alexandre, é só o seu time sediar a abertura da Copa que também receberá a isenção.

      • Corinthiano da Gavea

        Exato Janca, isenção é um dinheiro que não existe, um dinheiro que deixa de entrar.
        Se não existisse o estádio, o dinheiro não existiria e não entraria de qualquer jeito.
        Isenção está na Lei, vale para todos os estádios da Copa e é exigência da Fifa, está em todos os segmentos da sociedade.
        Se deixa de entrar não é o contribuinte que paga, apenas deixa de receber. E sem estádio, não receberia de qualquer forma.

        Para um país em que os políticos roubaram quase 1 trilhão nos últimos 10 anos, 400 milhões é dinheiro de pinga e não vai fazer falta nenhuma.

        Se o governo do estado não quer bancar parte dos custos da Copa, então que não sedie a Copa, ou que a façam em estádio público, no caso o Pacaembu (era só reformá-lo e aumentar a capacidade), mas teria os custos da reforma do mesmo jeito.

        Não existe sede de Copa sem investimento em estádio.

        • Corinthiano da Gavea

          Engraçado que ninguém reclama de quanto irá custar a Olimpíada. Alguém poderia repsponder-me quanto o governo irá gastar na Olimpíada do Rio? As obras que estão sendo feitas no Rio estão sendo pagas por quem? De onde saiu o dinheiro do PAN com superfaturamento?

          • Então para você um erro justifica o outro?
            Sim foi uma vergonha o PAN!
            Sim será (ou já é) uma vergonha as olimpíadas!
            Nem por isso temos que concordar que se aceite tudo em nome da copa.
            Se alguém roubar seu carro, você se acha no direito de roubar um carro também ?
            Os recursos para o PAN e o destino que se deu aos equipamentos foram vergonhosos, resta ao povo brasileiro não aceitar mais essas coisas. Mesmo que favoreçam ao seu time, seu bolso, seu bairro. Certo é certo,não tem meio termo!

          • janca

            Também acho que um erro não justifica o outro, Chacal. O exemplo negativo do Pan não deveria ser repetido nem na Copa nem na Olimpíada. Mas lamentavelmente tudo indica que será. Legado reduzido e orçamento subindo até não poder mais.

          • Corinthiano da Gávea

            Chacal, o estádio corinthiano não é um erro, muito pelo contrário. O Corinthians é o maior patrimônio dessa cidade. A obra valorizou a região, criou novos negócios, gerou empregos diretos e indiretos, haverá melhoria sa rede viária, no transporte público, a cidade ganhará um estádio moderno, etc… isso é progresso.
            Que culpa o Corinthians tem se a cidade até então não tem um estádio decente?
            Se fosse para o Morumbi ninguém reclamava, como é para uma região pobre da cidade, vocês ficam criando caso.

        • janca

          Não é bem assim. Dinheiro que deixa de entrar é grana que faz falta num país com as deficiências do Brasil, especialmente nos setores de saúde, educação e transporte. E se há corrupção isso não justifica benefícios e recursos públicos para o estádio corintiano. Pelo menos a meu ver. Mas no caso do governo do Estado de SP como a promessa foi feita para a própria Fifa algo tem de ser feito, pois a arena em Itaquera tem de ser ampliada para poder receber a abertura do Mundial.

          • Corinthiano da Gávea

            Janca, se não houvesse o Estádio, como o dinheiro entraria?
            E outra, se entrasse com certeza seria desviado, desperdiçado, esbanjado, roubado, iria pelo ralo abaixo.

          • janca

            O que A tem a ver com B? Se há dinheiro desviado temos de combater o desvio, a existência da corrupção no Brasil não justifica a construção do estádio corintiano da forma como está sendo feita. Pelo menos é o que eu acho. Abs.

        • RENAN

          É dinheiro publico sim! pois estes impostos devidamente recolhidos deveriam ser investidos em educação, saude e segurança, o que é muito mais importante pro povo…!!! Quando vcs precisarem de escola, hospital ou da policia… é só ir no Itaquerão ou ligar pro curintia… afinal sua grana foi investida lá…!

          • Abimael

            Janca, é publico que o estadio do Morumbi foi construído com dinheiro publico,aproveitando se as seguidas ditaduras e a inexistência na época de uma lei de responsabilidade fiscal, isso é o estádio foi construído exatamente nos períodos de duas ditaduras: “Getúlio Vargas” e a “Ditadura Militar” período em que houve um grande despejo de dinheiro publico em favor do São Paulo Futebol Clube,como vê,isso começou a muito tempo atras,não foi inventado agora pelo Corinthians,e o que mais estranho é a imprensa e a mídia atual não comentarem o fato ocorrido no passado. Hoje o BNDES esta emprestando para o Corinthians,na construção do Morumbi o dinheiro foi doado descaradamente,como isso pode ser tão facilmente esquecido por quem insiste em incutir em nossas mentes que empréstimo Financeiro e doação de recursos públicos são as mesmas coisas?

          • janca

            Não é verdade, Abimael. O estádio teve recursos públicos, mas não foi todo construído com grana do governo, não. O São Paulo teve que colocar muito dinheiro na obra tanto que ficou sem recursos para investir como gostaria no futebol do clube e passou o período de construção do estádio sem títulos. Um jejum de 1957 a 1970.

      • Daniel

        “Do ponto de vista da prefeitura, são R$420 milhões que deixam de entrar nos cofres.”

        De forma alguma, Alexandre!!!

        Isso aconteceria SE a área onde a arena ficará recolhesse, de alguma forma, valor equivalente a R$ 420 milhões em impostos. Não recolhe, pois na época a área era um simples terreno, sem um muro sequer construído.

        A emissão dos títulos pela Prefeitura só é possível pois a construção está sendo feita… na lógica da Prefeitura, ela emite títulos no valor de R$ 420 milhões pois sabe que, a médio e longo prazo, o imóvel que lá será construído reverterá esse valor (e muito mais) para o próprio Estado. Em impostos, principalmente.

        Quando o Corinthiano da Gávea diz que o dinheiro não existe, creio que ele quer dizer que esse dinheiro não é parte do Orçamento da Prefeitura, não é um dinheiro que está sendo tirado do Orçamento e dado pela Prefeitura para o Corinthians.

        Esses R$ 420 milhões não existem de fato, mas apenas de direito, na forma de títulos. Apenas isso e nada mais.

        Se não houvesse Arena, não haveria títulos. E se não houvesse títulos, o dinheiro não existiria. Pois o que a Prefeitura recolheria seria apenas os impostos do terreno onde a Arena é construída.

        Então, não há que se falar de dinheiro vivo sendo dado ao Corinthians. Há que se falar em emissão de títulos para recolhimento futuros de valores muito maiores. É como se a Prefeitura fosse a fiadora da construção e, em troca, esta faz com que a Prefeitura arrecade muito mais.

        Já existem estudos afirmando que a Arena e as obras ao redor poderão recolher mais de R$ 1,5 bilhão em dividendos para a Prefeitura. Quase QUATRO VEZES MAIS do que os R$ 420 milhões tão polêmicos.

        Janca, não sei se consegui me manter coerência, mas essa é a minha compreensão do fato.

        • janca

          Mas e o empréstimo do BNDES, a juros camaradas? E o dinheiro do governo do Estado? O estádio só está sendo viabilizado por conta da ajuda dos governos municipal, estadual e federal. Graças a recursos e benerícios públicos e sou contra recursos e benefícios públicos para arenas privadas, ainda mais se tratando de clubes que devem para o Fisco e os governos em geral. Abs.

    • RENAN

      É dinheiro publico sim… pois estes impostos devidamente recolhidos deveriam ser investidos em educação, saude e segurança, o que é muito mais importante pro povo…!!! Quando vcs precisarem de escola, hospital ou da policia… é só ir no Itaquerão ou ligar pro curintia… afinal sua grana foi investida lá…!!!

    • RENAN

      É dinheiro publico sim… pois estes impostos devidamente recolhidos deveriam ser investidos em educação, saude e segurança, o que é muito mais importante pro povo…!!! Quando vcs precisarem de escola, hospital ou da policia… é só ir no Itaquerão ou ligar pro curintia… afinal sua grana foi investida lá…!!! Clube mediocre, não consegue nem construir um estadio sozinho!!!

  • wladimir Pereira

    CORINTHIANO da Gávea,

    Voçê disse tudo amigo, Isenção não é dinheiro que sai do cofre público, é dinheiro que vai entrar com o investimento feito na área beneficiada, que antes não arrecadava nada. O governo delega à à iniciativa privada aquilo que deveria fazer e não faz.
    O CORINTHIANS está prestando um grande serviço ao poder público, pois está dando visibilidade a uma região nunca antes vista pelo governo, quer municipal ou estadual, e tampouco pela MÍDIA DEMAGOGA E OPORTUNISTA que pega carrona nos holofotes CORINTHIANO,mas é assim mesmo, falar de outros não dá retorno a estes babacas, anti-CORINTHIANOS.

    • Adriano

      O governo tem que escolher entre receber zero de impostos, pois não haverá empreendimento, ou receber 40% desses impostos por um tempo e depois disso 100% dos impostos, além de levar fluxo econômico à uma região carente. Difícil decidir, né? Hipocritas!

      • Corinthiano da Gávea

        A grande maioria dos moradores de Itaquera são corinthianos. O estádio trará alto estima à esse povo, além de melhorias na região e cosnequentemente novos investimentos e geração de empregos. Sem contar que poderão ver o Timão jogar pertinho de casa e num estádio moderno. Isso não tem preço.

        • Corinthiano da Gávea

          A maior alegria do povo de Itaquera e da zona leste é o Corinthians. Independente dos problemas que o povo enfrenta, sejam eles sofridos, quando o Corinthians ganha eles com certeza tem um dia ou vários dias felizes. É psicológico.
          Deixa o povo ser feliz com o Timão.

          • Cara seu mundinho é a parte (ou a margem) da sociedade.
            Suas convicções são baseadas em achismos, por exemplo: ” ninguém reclama quanto custará a olimpíada” reclamam sim!
            Muitos jornalistas escrevem, só que você não lê e ai por IGNORAR diz que não existe.
            Outra coisa que você não quer entender a grana é para estádio da ODERBRECHT, mais como sua torpe ética permite, para você não importa de quem é, como é pago, quem vai perder, o que importa é ACHAR que vai se dar bem. Triste!

    • RENAN

      É dinheiro publico sim… pois estes impostos devidamente recolhidos deveriam ser investidos em educação, saude e segurança, o que é muito mais importante pro povo…!!! Quando vcs precisarem de escola, hospital ou da policia… é só ir no Itaquerão ou ligar pro curintia… afinal sua grana foi investida lá…!!!!!!!!

  • Aimebek

    Esse clube não têm competência para nada. Se diz grande, mas não é. Vive as custas do contribuinte. Tudo que acontece na marginal sem número é duvidoso e cheio de jogadas. Inclusive nos títulos conquistados.

    • valter

      Você deve ser uma daquelas pessoas que “fura” filas, não estaciona seu carro em vaga de idosos porque não tem um, recebe troco a mais e não devolve. Em resumo, um grande imbecil…..

    • Corinthiano da Gavea

      Aimebek, diga qual é o seu time e eu informo rapidinho quanto ele deve.

  • junior de goiania

    Janca, ridiculo a historia desse estadio desde a conceção do terreno até a forma que foi concedido as isenções que por sinal foi de forma ilegal, agora mais ridiculo ainda são os torcedores do time tentar justificar o injustificavel… “isenção não é dinheiro dado”, não é dado é isento mesmo… ou voce acha que sem as isenções a construtora do lulalau ia meter as caras e fazer compromisso com o clube????
    Agora se é pra fazer que faça mas nao fique fazendo tudo as escuras, por baixo dos panos que isso fica feio é para a imagem da população que aceita uma estaparfudia dessa!

    • Cesar

      AMIGO SERIA IMPOSSÍVEL FAZER ALGUMA COISA NESTE ESTADIO AS ESCONDIDAS, ELE É MAIS VIGIADO E FISCALIZADO QUE AS ARENAS PÚBLICAS, PRINCIPALMENTE PELOS ANTI-CORINTHIANOS, MAIS UMA COISA VCS VÃO TER QUE ENGOLIR O ESTADIO VAI SAIR, VAI SER DO CORINTHIANS E PONTO FINAL.

    • Daniel

      Nunca vi alguma pessoa contra a Arena argumentar a favor da sua opinião sem atacar o Corinthians ou perder a linha. Seja técnico, amigo. Sem baixaria, pls…

  • O pior é que o estádio nem do corinthians é ! O clube não terá o título de propriedade registrado em cartório algum, não poderá se valer de garantia fidejussória (como fiador) e tão pouco oferece-lo como arresto de bens e ações judiciais. Repito “”NEM DO corinthians É””, pelo menos pelo próximos 30 anos será da construtora, gostem ou não.
    Essa ilusão já foi vendida aos simplórios torcedores que tentam de toda forma achar correto o que em outras situações julgariam errado.
    É a paixão que cega colocando o time acima da honestidade, porém toda essa vexatória situação é em prol de uma das maiores “empreiteiras vampiras” sempre dispostas a sugar o erário público, neste caso se utilizando da inocência de torcedores.

    • Rodrigo

      Aí que tá pessoal!!! Se o estádio não vai ser deles, porque eles querem os namming rights?

    • Nick Oslahf

      Isso se chama negócio. A empreiteira não vai construir um estádio pelo amor ao futebol. O Corinthians, uma instituição cuja marca atingiu um valor superior a R$ 1 bilhão de reais tb não começou ontem. Riscos existem em todos grandes negócios e isso se estende as garantias. Mas o mais engraçado é a indignação causada quando o assunto é futebol, sendo q acontece falcatruas de monte no país afora e os fiscais da lei nem dão as caras.

    • Corinthiano da Gavea

      O importante é mandar os jogos no estádio e ver o escudo gigantesco na fachada. Ver o painel gigantesco mostrando a Fiel.

      • O importante é ser honesto, andar de cabeça erguida e usufruir daquilo que conquistou a custa do seu esforço, não de maracutaia.
        Eu não quero usar um carro que é da câmara de vereadores (por exemplo) para ir a praia sabendo que o carro e o combustível é pago pelo contribuinte.
        Eu não quero comer churrasco sabendo que a carne é desviada da merenda escolar.
        Eu não quero vender remédio que deveria estar disponível no INPS mesmo que por muita grana.
        Cada um cada um, se para você o importante é o que escreveu, desculpe não lhe dirijo mais a palavra, não sou da sua laia.

        • Cesar

          NOSSA O POLITICAMENTE CORRETO,CONTINUE ASSIM QUE VC VAI ESTAR NO MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS DA PRÓXIMA TEMPORADA, KKKKKKK, O CARA QUE SE DIZ CHACAL QUE FALAR O QUE AMIGO… VC SÓ ME FAZ RIR…

          • Corinthiano da Gávea

            Pior que o Chacal nem tem coragem de quiser qual é o time dele.

          • A que ponto chegamos?
            Honestidade sendo tomada por piada, Chacal é sobre-nome amigo, ainda que se fizesse referencia ao animal seria melhor ser chacal que ser pilantra, enfim…
            “A Cesar o que é de Cesar” posso até estar onde descreveu, já de ti prevejo um futuro mais sombrio…
            “A cela o que é de Cesar”
            P.S. sou corinthiano

        • Ado Marcelo

          Eu sou corintiano e reconheço que o estádio está sendo financiado com dinheiro público. A parte do BNDES será paga, banco não leva prejuízo., então essa conta é do Corinthians. Os incentivos fiscais estão dentro da lei, não há irregularidade alguma, mas não deixa de ser dinheiro público.

          Então o Corinthians ou a empreiteira não são bandidos ou mocinhos na história., estão jogando o jogo político .. existe uma copa, existe interesse da cidade em receber essa copa, existe financiamento para isso acontecer.

          Gostaria que direcionassem toda bronca para o governo que primeiro quis a copa e, para isso prometeu um milhão de coisas. O SPFC iria se aproveitar das mesmas brechas para modernizar o seu estádio, que já foi construído com ajuda do governo por sinal.

          Gostaria que parassem de alimentar o ódio, pois os torcedores corintianos e o próprio clube não têm nada com isso, não fomos nós que exigimos estádio, incentivo ou o que for. É como eu disse, uma jogada da cidade para receber os jogos. É tudo política e, desde que todos estejam dentro da lei, não há que se acusar o clube ou a própria empreiteira. Vão brigar com os governantes que se dispuseram a tudo isso.

  • Adriano

    Eu concordo com o cancelamento da arena Corinthians, assim que os outros clubes devolverem tudo que já receberam ao longo de suas existências de incentivos públicos e com correção monetária! E não me venham com mi mi mi porque todos já receberam, sim! Hipócritas!

    • Corinthiano da Gavea

      1º) Botafogo – Dívida R$ 563,915 milhões.

      2º) Fluminense – Dívida R$ 404,899 milhões.

      3º) Vasco – Dívida R$ 386,894 milhões.

      4º) Atlético Mineiro – Dívida R$ 367,592 milhões.

      5º) Flamengo – Dívida R$ 355,452 milhões.

      6º) Palmeiras – Dívida R$ 245,298 milhões.

      7º) Santos – Dívida R$ 207,670 milhões.

      8°) Grêmio – Dívida R$ 198,882 milhões.

      9º) Internacional – Dívida R$ 197, 370 milhões.

      10º) Corinthians – Dívida R$ 178,492 milhões.

      11º) São Paulo – Dívida R$ 158,486 milhões.

      12°) Portuguesa – Dívida R$ 138,325 milhões.

      13º) Cruzeiro – Dívida R$ 120,300 milhões.

      14º) Coritiba – Dívida R$ 110,986 milhões.

      15°) Ponte Preta – Dívida R$ 105,025 milhões.

      16º) Goiás – Dívida de R$ 79, 931 milhões.

      17º) Figueirense- Dívida de R$ 27.028 milhões.

      18º) Vitória – Dívida de R$ 10,441 milhões.

      19º) São Caetano – Dívida de R$ 3,791 milhões.

      20º) Barueri – Dívida de R$ 2,371 milhões.

      • Corinthiano da Gavea

        Alexandre, veja acima qual é a dívida do seu clube.

        • Faltou por a dívida do ITAQUERÃO na conta do corinthicha. Tá vendo ai, já esta querendo se dar bem …
          Refaz a conta por favor o “da Gavea” !!!

          • Corinthiano da Gávea

            Márcio, vocês estão brigando porque insistem que o Corinthains irá ganhar o estádio, que será cosntruído com dinheiro do povo. Sendo assim, então não tem dívida nem conta para refazer.

  • Rodrigo

    Alguém já parou pra pensar o que vai acontecer com os estádios do nordeste? Alguém aqui conhece um time grande que pode usar a arena pantanal por exemplo? Ali sim, vai ter um prejuízo gigantesco.. Brasília é só lavagem de dinheiro….alguém me diga um time grande Brasilia?Pacaembú, o que vai acontecer com ele? Sou palmeirense, mas a Copa tinha que ser no Morumbi. Já era um estádio pronto, faltando apenas sua adaptação para os padrões da FIFA. Tem muito corrupto ganhando nisso, tem, mas era mais fácil então dar o Pacaembú pro Corinthians do que financiar quase 1 bilhão de reais do dinheiro público.

    • Adriano

      Morumbi nunca esteve pronto para a Copa de 2014!!! Anunciaram que precisava de uma cobertura de R$150 milhões. Agora o gasto com a cobertura já está estimado em R$300 milhões. Nunca que esse dinheiro todo iria sair dos cofres do time. Fora as obras que esconderam porque tem muita coisa pra concertar naquele porcaria ultrapassada.

      • Corinthiano da Gávea

        Vai ver quanto irá custar a reforma do Maracanã.
        Não duvido que se o Morumbi fosse o escolhido, iriam praticamente demolí-lo e fazer outro estádio, assim como ocorreu com o Maracanã, Mineirão e outros.

  • Parabéns Janca!!!
    Sou corinthiano, mas sinto vergonha!!! Iremos receber um estádio que na verdade, não é nosso.
    Iríamos entrar pra história, se devolvessemos esse estádio e construíssimos o NOSSO!
    Sei que isso não vai acontecer e sei que a torcida esta mto feliz, dojeito que tudo esta se desenrolando.
    Vergonhoso, é que ainda tem corinthiano, defendendo teses idiotas e buncando argumentos pífios.
    Em toda conversa, primeiramente, deveríamos nos colocar ‘do outro lado’. Mas ninguém faz isso. Ainda mais, qdo esta se beneficiando com a situação.
    Infelizmente, isso é Brasil! Amo o nosso país. Mas esse povinho……………..

    • janca

      É, Ronaldo, num país em que todos querem levar vantagem a coisa fica complicada mesmo. Grande abraço, Janca

      • Adriano

        Ronaldo, se você for realmente um corinthiano e não um fake, não fique com vergonha de ter o estádio financiado pelo poder público. Milhares de empresas e artista recebem dinheiro público a fundo perdido e ninguém fala nada. O Estado não vai perder dinheiro por causa da arena Corinthians, mas pelo contrário, irão lucrar muito com a Copa e depois com os impostos em cima das bilheterias milionárias que o Timão proporciona. Não entre nessa dos hipócritas.
        Deixe para ter vergonha se houver super faturamento, desvio de dinheiro, calote da dívida…esse sim é o verdadeiro disperdício do dinheiro dos brasileiros.

        • BETO CANADA

          O cara é um baita fake Adriano , fez o moderador de palhaço !!! kkkkk

        • BETO CANADA

          Essa conversa de dinheiro público em estádio é um bla bla bla pra ingles ver , utopia !!!

          O povo brasileiro é egoísta e só pensa no próprio rabo , e as eleições estão aí pra provar isso !!!

          Candidatos de times de futebol , como os que ja se elegeram como Aurélio Miguel e o Anão Ex Diretor do SPFC que não me lembro o nome…

          Cada um defende o seu clube e pronto , aliás, como o povo brasileiro que recebe salário baixo em carteira e o resto “por fora” e ainda qdo vem o imposto de renda esconde o máximo possível pro leão não abocanhar !!!!

          É fácil pro blogueiro fazer papel de rapaz bonzinho respeitador da sociedade , mas na vida real a história é outra, é fácil criticar mas difícil resolver o problema !!!

          Comparar dinheiro da Copa com Hospitais , Creches é outro equívoco , uma cidade como SP se não deixasse o povo receber “por fora” e recolhesse todos os impostos teria sem dúvida dinheiro pra bancar 2 estádios pra copa , mas não o faz , não fiscaliza nada e quando o faz os fiscais são corruptos …. isso é caso de polícia.

          A Arena Corinthians vai sair e pronto !!! Com empréstimo do BNDES que cubrirá grande parte da obra diga-se de passagem e empréstimo não é dinheiro dado. ( by the way Janca falar que os juros são baixos é um golpe baixíssimo de sua parte pois a sigla BNDES ja explica o motivo disso, portanto, isso é teoria de beira de estrada da sua parte, não cola)

          Sobre incentivos públicos , isso é lei votada e aprovada pelos vereadores e prefeito que Vc e a população votaram pra estar lá primeiro de tudo. Segundo , se o Corinthians fosse construir o modesto estádio pra 48 mil pessoas que era esperado , esse estádio ja estaria quase pronto.
          A Fifa toda poderosa quer estádio com 6 mil jornalistas , 32 chefes de estado pra quem não sabe o que isso significa eu explico : O Estádio do Corinthians será a Disneylandia pra todos os “terroristas” do mundo no dia da abertura !!!! entre centenas de coisas que no projeto inicial da Arena não se falava …..ou seja, a cidade na figura do prefieto que voces todos elegeram quer a abertura ???? Então pagará por isso !!!
          Nada de errado nisso , vcs “jornalistas” tem que parar de considerar clubes de futebol como empresas privadas , aki na américa do norte onde clubes de hóckey e basquete tem um dono que vive dos lucros do clube sim !!! Mas no Brasil a história é muuuuito diferente !!!

  • ONCE CALDAS DA ZL

    SE FOI PROMETIDO UMA ABERTURA EM SP, NAO PRECISARIA SER CONSTRUIDO UM ESTADIO NOVO, SERIA APENAS REFORMAR O MORUMBI E PRONTO, SEM GASTOS EXTRAORDINARIOS, SABIAM QUE O CURINTIAS NAO TEM GRANA, ESSE PAPO DE RIQUEZA É TUDO MENTIRA, É SÓ NO PAPEL, E AI JUNTANDO O LULA, CARA DE ABACAXI, RICARDO TEIXEIRA, RONALDUXO, FIZERAM ESSE MINGUAL TODO FAVORECENDO O CURINTIAS, CUJO ESTADIO SER SÓ APENAS EM 2043 QUANDO FOR TUDO QUITADO. O CURINTIAS NAO TEM UM CENTAVOS EM CAIXA, TERRENO INVADIDO, ESTADIO COM GRANA DO BNDS, INCENTIVO FISCAIS, ARQUIBANCADA COM DINHEIRO DO ESTADO, ONDE ESTA A TAL RIQUEZA DO CURINTIAS ? ALGUEM CONSEGUE EXPLICAR ?
    SE QUISERAM FAZER COPA EM SP ERA SÓ USAR O MORUMBI REFORMADO QUE A GRANA SERIA BEM PEQUENA ALEM DA REGIAO NOBRE PERTO DE TUDO. NAO QUISERAM PORQUE O LULA, RICVARDO TEIXEIRA E O CARA DE ABACAXI FIZERAM O ESQUEMINHA PARA QUE O CURINTIAS TENHA UM ESTADIO. POR ISSO O PT JA ERA, O LULA ESTA CHORANDO POR VOTOS.

    • Cesar

      SÓ PARA COBRIR AQUELA PORCARIA FICARIA 300 MILHÕES. AGORA TE PERGUNTO O SÃO PAULO IRIA PAGAR ISSO ??? VC DIZ QUE É FÁCIL ACESSO ACHO QUE VC NUNCA FOI NO MORUMBI NÉ, MAIS TE PERDOAMOS A DOR NO COTOVELO DEVE TE IMPEDIR DE ESCREVER COISAS MAIS INTELIGENTES… ABRAÇOS…

  • ONCE CALDAS DA ZL

    SEM CONTAR QUE O CURINTIAS ESTA TENDO A FAZENDINHA PENHORADA PELA PREFEITURA POR NAO PAGAR O IPTU, SAIU NA TV SBT, A IMPRENSA CURINTIANA E A GLOBO E BAND NAO PASSARAM ISSO, É CLARO, QUEIMA A IMAGEM DO CURINTIAS.

    • Corinthiano da Gávea

      Isso é normal, via penhorar o que se não for o patrimônio?
      O Santos fez o mesmo com a Vl. Belmiro. Outros clubes fazem o mesmo, não tem nada errado.

  • Aqui em Curitiba, a arena da baixada foi oferecida para sede da copa, em um momento ninguem quiz se responsabilizar. faço a pergunta qual vai ser o saldo positivo da copa? Porque o governo foi la dizer que faria? na hora em que ganhou todo mundo fez festa, e dpois querem fugir da responsa? se não fosse no estadio do corinthians, seria o do morumbi, correto? o são paulo pagaria como essa reforma? pelo que eu acompanho a reforma do maracana ta mais caro que se fosse um novo. Tudo que é positivo para o corinthians se torna arma para os adversarios criticarem. é um gol anulado, uma expulsão do adversario, dinheiro do BNDS que necessita ser pago, é um jogo ao vivo, se convocam um corinthiano é porque o sanches ta la, se não convoca é para não tirar jogador do corinthians, mundial do corinthians mesmo sendo FIFA é torneio, mas se for TOYOTA com dois continentes é mundial, por isso que são chamados de “antis”, e é por isso que para ser corinthiano tem que ser 100% timão.

  • Tem são paulino ai falando um monte de besteiras, tão bravos porque perderam a abertura da copa para o corinthians. é para os que escreveram que era só “reformar o morumbi”, vejam quantos ja foi gasto só com a “reforma” do maracanã.

    • Corinthiano da Gávea

      Reformar custa o mesmo que construir um estádio novo.

  • Caro adriano, infelizmente, vc é mais um demagogo que adora criticar a corrupção em nossos país. Mas, curiosamente, tbm adora ser favorecido(beneficiado) pela msma. Vc defende uma tese canalha: “se todo mundo rouba, podemos roubar tbm”. Coitado! Seja um pouco mais intreligente. Não seja alienado. Raciocine, como gente! Evolua, como ser humano! Pare de jogar a sujeira, pra baixo do carpete. Não queira pra vc, o que não aceitaria que fosse para os outros. Não coloque interesses, do seu(NOSSO) clube de futebol, acima de realidades mto mais importantes. Não pense, que o seu pensamento é o retrato de toda a nossa torcida. Vc esta mto enganado. Aliás, iludido! Ahhhhh, e outra coisa. Apartir de hj, vc não tem mais a mínima moral, pra reclamar de segurança, transporte, saúde, entre mtas outras coisas, que vc, certamente, reclama constantemente. Pra finalizar, somente uma observação: eu não sou mais corinthiano, do que ninguém. Só que ninguém é mais corinthiano do que eu. Entendeu? Mto menos vc, com esse seu pensamento pequeno, que não condiz com a nossa grandeza. Se vc e mtos bitolados, não tem ideologia, nem ética. Pelo menos respeite, quem tem. O seu ídolo, provavelmente, seja o sr lula.
    Desculpe, mas o meu não é. Só uma perguntinha, ja q é tão corinthiano, ja comprou sua passagem e seu ingresso??? A ta.
    abraço Janca, fique com Deus.
    Se todos fossem iguais a vc…. o mundo estaria mto melhor

    • janca

      Estaria nada, Ronaldo. Mas de fato pensar pequeno não dá. Abs.

  • André Luiz

    Nossa que discussão mais idiota, ao meu ver o estádio inteiro do “timão” por que escrever Corinthians é muito grande, vamos ao que interessa nas minha contas acompanha ai R$ 400 milhões BNDES e R$ 450 milhões incentivos fiscais certo? o que tem de dinheiro do Corinthians nisso? os dois de algum modo é do governo, Janca o seu raciocínio é lógico mas faltou colocar os valores totais da obra + da arquibancada ainda? Incentivos Fiscais é um dinheiro que não entrou no cofre certo? se não entrou como existe o que vocês estão usando? se não existe ou nunca iria existir como vocês estão usando? valorizar o que? se o bairro já está feito e não tem como valorizar terá que gastar uma grana ferrada pra essa tal valorização surtir efeito, Incentivos Fiscais são documentos que tem que ser vendido pra virar dinheiro e de onde sai o dinheiro o estádio inteiro é do povo, todo dinheiro gasto é de algum modo do povo, acorda seus argumentos não valem, vou roubar por que o outro rouba, vou fazer “gato” por que meu vizinho faz? que argumento sem noção o seu Corinthiano da Gávea…..

    • janca

      São 400 milhões do BNDES, 420 milhões via isenção fiscal (Prefeitura de SP) e de 70 a 80 milhões de reais, investimento direto do governo do Estado de SP para colocar as arquibancadas móveis, André. Abs.

  • Ado Marcelo

    Janca, eu sou Corintiano rooooxo e não nego que haverá dinheiro público no estádio do Corinthians, os incentivos fiscais são impostos futuros que não entrarão no cofre da prefeitura. Mas a parte do BNDES é financiamento à juros baixos e será pago, então, diferente do que muitos dizem, o estádio não será todo construído com dinheiro público. Será financiado totalmente com dinheiro público, o que é diferente.

    Bom, dito isso, entendo a lógica de não colocar dinheiro público para construção de arquibancada em arena privada., e até concordo., só que eu vejo esses 80 milhões mais como um investimento na cidade que arrecadará muito mais com turismo. É mais ou menos como fazer o certo por meios errados.

    E a prefeitura não vai recuar nas arquibancadas, é que estamos em época de eleição e não vão dar munição para adversário algum. Depois da eleição tudo volta ao normal.

    • janca

      É que o dinheiro do BNDES, mesmo que tenha que ser devolvido depois, é dinheiro público, sim. Os juros são “camaradas”, digamos assim. É verdade que está sendo dado para todos os estádios da Copa, pelo menos pelo que me consta, mas continuo sendo contra benefícios públicos para arenas privadas enquanto os clubes estiverem devendo para o governo. No caso do dinheiro do governo do Estado, já que foi prometido para fazer as arquibancadas móveis, a meu ver tem de ser dado, até porque a Fifa já garantiu que o estádio de Itaquera vai abrir o Mundial. E conta com as arquibancadas móveis, claro, que o governo disse que construiria. Abs. e boa semana pra você, Janca

MaisRecentes

Pela saída de Levir



Continue Lendo

Apoio a Jô



Continue Lendo

Os preços da Seleção



Continue Lendo