BraZuca?!?



Tem provocado indignação entre alguns o nome escolhido para a bola que a Adidas vai lançar para o Mundial de 2014. Se Brasil é com “s” e não com “z”, porque não usar Brasuca? Por que os estrangeiros preferem Brazuca, que é derivado de Brazil, como se refere ao país quem usa a língua inglesa?

Li na “Veja” que os dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, utilizam o termo brasuca (com “s”) e não brazuca (com “z”). Ainda segundo a revista, o termo tem um tom depreciativo, tendo sido criado em Portugal como contraponto ao nosso “portuga”. Não sabia disso. Mas não gosto do nome por outros motivos. Acho “banal”. Falta-lhe conteúdo.

Sigo achando que Gorduchinha, nome que acabou descartado e nem levado à votação foi, era bem melhor. Porque simboliza e representa muita coisa. Daria o que falar. Uma homenagem a Osmar Santos e a nossos brilhantes locutores do presente e do passado. História viva do rádio. Sinal dos tempos da luta  pelas Diretas, na qual o narrador esteve presente ao lado de Sócrates e Casagrande. Tempos em que o Brasil, perdendo ou vencendo, jogava como Brasil. É a história recente do nosso país. Mas a ideia não vingou e vamos ter que ficar com Brasuca mesmo. Ou melhor, Brazuca, como preferem os ingleses.

Por motivos pessoais e compromissos profissionais vou dar uma pausa nos posts até dia 24, quando retomo o blog com informações quentes do exterior. Até lá, dentro do possível, sigo lendo e respondendo os comentários de vocês. Um abraço a todos, João Carlos



MaisRecentes

Deuses da Bola



Continue Lendo

Galo pega fogo



Continue Lendo

Cornetas no Palestra



Continue Lendo